14 slideshare a engenharia logística operacional jun 2014

14
A ENGENHARIA LOGÍSTICA OPERACIONAL “A Inteligência é a Simplificação para Resiliência” Prof. Ms. Delano Gurgel do Amaral JUN 2014

Upload: delano-chaves-gurgel-amaral

Post on 28-Nov-2014

212 views

Category:

Business


3 download

DESCRIPTION

A essência da Logística é a Melhoria Contínua, portanto precisará se capacitar para proporcionar às empresas os benefícios possíveis com a otimização da Operação. Temos também um trabalho sobre Logística Lean, filosofia de Produção japonesa. Desperdício zero.

TRANSCRIPT

Page 1: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

A ENGENHARIA LOGÍSTICA OPERACIONAL

“A Inteligência é a Simplificação para Resiliência”

Prof. Ms. Delano Gurgel do Amaral

JUN 2014

Page 2: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Durante muitos anos a grande maioria das decisões relacionadas a Transporte, Movimentação e Armazenagem de Materiais e Gestão de Estoques foram tratadas de forma pouco técnica, sem uma abordagem científica, muitas vezes até negligenciadas.

Isso levou as empresas a uma série de deformidades, a desperdícios e custos invisíveis, que hoje se tornam cruciais implantar e desenhar Processos de Melhorias contínuas para a sobrevivência das empresas.

Page 3: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Muitas empresas falharam no redesenho de seu Processo Logístico, na revisão do layout  Operacional, na implantação de novas

tecnologias, na contratação de parceiros Logísticos e o não investimento em Treinamento

para especializar a mão de obra.

Nunca se falou tanto em Logística como agora. Não apenas em função dos gargalos de nossa

infraestrutura e do custo Brasil, mas também devido aos problemas que as empresas têm enfrentado e enfrentam em sua dolorosa rotina

diária, principalmente aquela relacionada ao atendimento à clientes.

Page 4: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Desenvolvimento, Pesquisa e Produção de novos produtos custa caro.

Também custa caro vender, entregar e mais caro é não entregar.

Ainda mais caro é ter que processar uma devolução ou arcar com custos relacionados a recalls, garantias, consertos ou reposição de um novo produto, fora as penalidades financeiras decorrentes do péssimo serviço realizado.

Page 5: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Apenas, para citar alguns, como as não conformidades em Transportes, as empresas estão tendo sobre custos ao redor de 10 por cento a 15 por cento das despesas normais com fretes.

São custos adicionais com retorno de entregas, devoluções, avarias em mercadorias, Transporte na modalidade de carga rodoviária expressa ou frete aéreo, penalidades pelo não atendimento do prazo acordado, multa por excesso de peso, entre outros.

Page 6: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Nos Armazéns também nos deparamos com diversos custos adicionais. Um deles é o efeito colmeia, resultado do mau aproveitamento cúbico do espaço disponível que normalmente se situa ao redor de 25 por cento do espaço físico total, sem considerar os corredores.

Avarias, furtos e roubos geram prejuízos de até 6 por cento da Receita Operacional Líquida de uma empresa.

Daí a importância da área de Gestão e prevenção a perdas e de uma sistemática Operação de Inventário Rotativo.

Page 7: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Falhas no dimensionamento de recursos, como mão de obra e equipamentos de movimentação, acarretam em custos superiores de até 15 por cento em um Centro de Distribuição.

Problemas com o layout Operacional e o fluxo de materiais levam à duplicidade de movimentações ou na necessidade de percorrer maiores distâncias e consequentemente, na necessidade de novos recursos.

Page 8: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Problemas com o endereçamento de materiais levam à perda de produtos no estoque e inversões no momento do picking e expedição.

A má Gestão de Estoques produz diversos efeitos indesejáveis. Pode significar um aumento do número de itens obsoletos e no montante de produtos vencidos.

Também poderá impactar no aumento do volume total dos Estoques que implicará numa maior necessidade de área e recursos Operacionais, além de gerar perdas de vendas e até de Clientes pela não disponibilidade imediata dos produtos.

Page 9: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Como pode-se observar, a Logística precisa atuar no Planejamento, na Gestão e monitoramento das atividades sob sua responsabilidade.

Não basta apenas focar na competência Operacional, em detrimento das atividades Estratégica e Táticas.

Page 10: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

A Logística trabalhando apenas a esfera Operacional atua como verdadeiros bombeiros, apagando incêndios, que num interminável ciclo vicioso, continuarão ocorrendo e se repetindo os “gargalos” nos Processos Operacionais.

É necessário desenvolver uma mão de obra pensante, com habilidades capaz de desenvolver e liderar projetos de melhoria contínua em todos os níveis de decisão.

Faltam profissionais capacitados tecnicamente, e que dominem assuntos diversos, relacionados à tomada de decisão, como Custos e Análise de Investimentos, Estatística, Pesquisa Operacional, Informática, entre outros.

Page 11: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Por que não termos uma formação específica para a área de Logística? Como por exemplo, o conhecimento de Economia, Administração de Empresas, Comércio Exterior, Matemática, Estatística e Engenharia.

Se estar falando da Engenharia Logística. Por que ainda não temos um curso voltado exclusivamente à formação desses profissionais, carentes nas Indústrias, Atacadistas, Varejistas, Operadores Logísticos e Transportadores?

Page 12: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

Diante dessas diversas possibilidades, a Logística não poderá, nunca, se contentar com o status quo adquirido e nem se curvar à rotina.

Um profissional desse tem um valor inestimável. Pode até custar mensalmente algo entre 5.000,00 a

10.000,00 mil reais, mas o retorno proporcionado, diante das inúmeras opções existentes, é muito maior

do que se pode imaginar.

Page 13: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

A essência da Logística é a Melhoria Contínua, portanto precisará se capacitar para proporcionar às empresas os benefícios possíveis com a otimização da Operação.

Logística ainda, pelo menos aqui no nordeste brasileiro, não é para a grande maioria das empresas um diferencial competitivo, mas será para TODAS num futuro próximo.

O caminho mais curto para isso acontecer será a ENGENHARIA LOGÍSTICA, portanto, forme e retenha o seu ENGENHEIRO LOGÍSTICO.

Page 14: 14 slideshare  a  engenharia  logística  operacional  jun 2014

TREINAMENTO EM LOGÍSTICA OPERACIONAL

[email protected]

85 3046-9802 e 85 9619-8872

SOLUÇÕES LOGÍSTICA