13.419- lei de cargos e salário

55
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 13.419, DE 05 DE ABRIL DE 2010. (publicada no DOE nº 062, de 05 de abril de 2010 – 2ª edição) (vide retificação abaixo) (vide abaixo parte vetada pela Governadora do Estado e mantida pela Assembléia Legislativa) Institui o Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundação de Atendimento Sócio- Educativo do Rio Grande do Sul e dá outras providências A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte: Art. 1º - O Plano de Empregos, Funções e Salários dos empregados da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, é o estabelecido nos termos desta Lei. Art. 2º - O Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundação de Atendimento Sócio- Educativo do Rio Grande do Sul é composto pelos seguintes quadros: I - Quadro Permanente de Empregos; II - Quadro de Empregos e de Funções em Comissão. Art. 3º - O Quadro Permanente de Empregos fica composto pelas seguintes categorias funcionais, conforme as suas características e a natureza das respectivas atribuições, destinadas ao atendimento das atividades essenciais e gerais, necessárias à consecução dos seus fins: I - Auxiliar de Serviços Gerais: constituída de 48 (quarenta e oito) empregos, sendo 14 (quatorze) de Auxiliar de Rouparia e 34 (trinta e quatro) de Auxiliar de Serviços; II - Agente Operacional I: constituída de 69 (sessenta e nove) empregos, sendo 43 (quarenta e três) de Motorista e 26 (vinte e seis) de Oficial de Manutenção; III - Agente Operacional II: constituída de 4 (quatro) empregos de Eletricista; IV - Agente Institucional: constituída de 1.660 (um mil seiscentos e sessenta) empregos, sendo 18 (dezoito) de Almoxarife e 1.642 (um mil seiscentos e quarenta e dois) de Agente Sócioeducador; V - Agente Administrativo: constituída de 85 (oitenta e cinco) empregos de Assistente Administrativo; VI - Agente Técnico: constituída de 99 (noventa e nove) empregos, sendo 78 (setenta e oito) de Técnico em Enfermagem, 5 (cinco) de Programador, 13 (treze) de Técnico em Contabilidade, 2 (dois) de Técnico em Segurança do Trabalho e 1 (um) de Técnico em Enfermagem do Trabalho; VII - Técnico de Nível Superior: constituída de 339 (trezentos e trinta e nove) empregos, sendo 8 (oito) de Administrador, 34 (trinta e quatro) de Advogado, 1 (um) de Analista de Sistemas, 3 (três) de Arquiteto, 64 (sessenta e quatro) de Assistente Social, 1 (um) de http://www.al.rs.gov.br/legis 1

Upload: luciana-reinheimer-liota

Post on 12-Aug-2015

34 views

Category:

Documents


15 download

TRANSCRIPT

Page 1: 13.419- lei de cargos e salário

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Gabinete de Consultoria Legislativa

LEI Nº 13.419, DE 05 DE ABRIL DE 2010.(publicada no DOE nº 062, de 05 de abril de 2010 – 2ª edição)

(vide retificação abaixo)(vide abaixo parte vetada pela Governadora do Estado e mantida pela Assembléia Legislativa)

Institui o Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul e dá outras providências

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:

Art. 1º - O Plano de Empregos, Funções e Salários dos empregados da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, é o estabelecido nos termos desta Lei.

Art. 2º - O Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul é composto pelos seguintes quadros:

I - Quadro Permanente de Empregos;II - Quadro de Empregos e de Funções em Comissão.

Art. 3º - O Quadro Permanente de Empregos fica composto pelas seguintes categorias funcionais, conforme as suas características e a natureza das respectivas atribuições, destinadas ao atendimento das atividades essenciais e gerais, necessárias à consecução dos seus fins:

I - Auxiliar de Serviços Gerais: constituída de 48 (quarenta e oito) empregos, sendo 14 (quatorze) de Auxiliar de Rouparia e 34 (trinta e quatro) de Auxiliar de Serviços;

II - Agente Operacional I: constituída de 69 (sessenta e nove) empregos, sendo 43 (quarenta e três) de Motorista e 26 (vinte e seis) de Oficial de Manutenção;

III - Agente Operacional II: constituída de 4 (quatro) empregos de Eletricista;IV - Agente Institucional: constituída de 1.660 (um mil seiscentos e sessenta) empregos,

sendo 18 (dezoito) de Almoxarife e 1.642 (um mil seiscentos e quarenta e dois) de Agente Sócioeducador;

V - Agente Administrativo: constituída de 85 (oitenta e cinco) empregos de Assistente Administrativo;

VI - Agente Técnico: constituída de 99 (noventa e nove) empregos, sendo 78 (setenta e oito) de Técnico em Enfermagem, 5 (cinco) de Programador, 13 (treze) de Técnico em Contabilidade, 2 (dois) de Técnico em Segurança do Trabalho e 1 (um) de Técnico em Enfermagem do Trabalho;

VII - Técnico de Nível Superior: constituída de 339 (trezentos e trinta e nove) empregos, sendo 8 (oito) de Administrador, 34 (trinta e quatro) de Advogado, 1 (um) de Analista de Sistemas, 3 (três) de Arquiteto, 64 (sessenta e quatro) de Assistente Social, 1 (um) de

http://www.al.rs.gov.br/legis 1

Page 2: 13.419- lei de cargos e salário

Bibliotecário, 5 (cinco) de Contador, 17 (dezessete) de Dentista, 30 (trinta) de Enfermeiro, 2 (dois) de Enfermeiro do Trabalho, 1 (um) de Engenheiro do Trabalho, 2 (dois) de Engenheiro Civil, 1 (um) de Engenheiro Elétrico, 1 (um) de Farmacêutico, 2 (dois) de Médico do Trabalho, 3 (três) de Nutricionista, 49 (quarenta e nove) de Pedagogo, 63 (sessenta e três) de Psicólogo, 3 (três) de Sociólogo e 49 (quarenta e nove) de Técnico em Recreação.

Art. 4º - A categoria funcional de Técnico de Nível Superior requer formação de nível superior e registro no órgão de fiscalização profissional, quando exigido para o exercício do emprego.

Parágrafo único - A perda do registro profissional por ato de responsabilidade do empregado resultará em extinção do contrato de trabalho.

Art. 5º - Os empregos integrantes das categorias funcionais de Auxiliar de Serviços Gerais, de Agente Operacional I, de Agente Operacional II, de Agente Operacional III, de Agente Institucional, de Agente Administrativo, de Agente Técnico e de Técnico de Nível Superior, que compõem o Quadro Permanente de Empregos, terão remuneração fixada em matriz salarial constituída de um padrão salarial identificado por número para cada categoria e de 14 (quatorze) níveis salariais identificados por letra em cada padrão, conforme estabelecido no Anexo I desta Lei.

§ 1º - Os salários de que trata o Anexo I são estabelecidos para carga horária semanal contratual de 40 (quarenta) horas, podendo ocorrer contratações com carga horária semanal de 20 (vinte) e de 30 (trinta) horas, caso em que o salário contratual será proporcional.

§ 2º - Mediante solicitação formal dos empregados, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul poderá, excepcionalmente, reduzir a carga horária semanal contratual dos empregados integrantes da categoria funcional de Técnico de Nível Superior do Quadro Permanente de Empregos, caso em que o salário sofrerá a redução proporcional.

Art. 6º - As atribuições e a carga horária semanal de cada emprego que integra as categorias funcionais que compõem o Quadro Permanente de Empregos são as estabelecidas no Anexo III desta Lei.

Art. 7º - Os empregados do Quadro Permanente de Empregos serão admitidos mediante contrato-padrão de trabalho, previamente homologado pelo Chefe do Poder Executivo.

Art. 8º - O Quadro de Empregos e de Funções em Comissão passa a ser composto por 227 (duzentos e vinte e sete) empregos e funções em comissão, destinados ao atendimento dos encargos de direção, de chefia e de assessoramento, a serem exercidos por pessoas de notória capacitação, de livre contratação ou atribuição e demissão ou dispensa pelo Presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, conforme o disposto no Anexo II desta Lei.

§ 1º - Os empregos e funções em comissão terão carga horária correspondente a 40 (quarenta) horas semanais e denominação, número e remuneração estabelecidos no Anexo II desta Lei.

http://www.al.rs.gov.br/legis 2

Page 3: 13.419- lei de cargos e salário

§ 2º - As atribuições de cada emprego em comissão e de cada função em comissão de que trata o “caput” são as estabelecidas no Anexo III desta Lei.

§ 3º - As funções em comissão de Corregedor, Presidente da Comissão de Licitações e Pregões, Oficial de Gabinete, Coordenador, Chefe de Núcleo e Chefe de Equipe serão providas exclusivamente por empregados integrantes do Quadro Permanente de Empregos ou por Integrantes do Quadro Permanente de Cargos, em extinção, de que trata o art. 13 desta Lei.

§ 4º - Os empregos em comissão poderão ser ocupados por pessoas estranhas ao serviço público.

§ 5º - Quando os empregos em comissão forem ocupados por integrantes do Quadro Permanente de Empregos ou por Integrantes do Quadro Permanente de Cargos, em extinção, de que trata o art. 13 desta Lei, ou ainda, por servidores públicos postos à disposição da entidade nos termos da legislação vigente, o serão sob a forma de funções em comissão, às quais corresponderá uma retribuição remuneratória, de acordo com o disposto no Anexo II desta Lei.

Art. 9º - A admissão de empregado aprovado e classificado em concurso público dar-se-á no padrão e no nível inicial da matriz salarial de cada categoria profissional do Quadro Permanente de Empregos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, respeitado o número máximo de empregos estabelecidos nos incisos I a VII do art. 3.º e Anexo I desta Lei.

Art. 10 - A promoção funcional é a movimentação dos empregados integrantes do Quadro Permanente de Empregos de um nível para outro imediatamente superior, observados os critérios de antiguidade e de merecimento, alternadamente, e respeitado o número de empregos estabelecidos nos incisos I a VII do art. 3.º e Anexo I desta Lei.

§ 1º - A promoção funcional por antiguidade é mensurada pelo tempo de permanência do empregado no nível salarial em que estiver posicionado no último dia do mês de dezembro de cada ano que antecede ao da concessão de promoção.

§ 2º - A metodologia para avaliação do desempenho funcional dos empregados, para efeito de promoção por merecimento, será regulamentada por decreto governamental até 90 (noventa) dias contados da data de publicação desta Lei.

§ 3º - O interstício mínimo para o empregado concorrer à nova promoção é de 730 (setecentos e trinta) dias, tanto para o critério de antiguidade como para o de merecimento, sendo garantido, para tanto, aos atuais empregados que optarem pelo Plano de Empregos, Funções e Salários criado por esta Lei a contagem do tempo de permanência no nível salarial em que estiverem posicionados no momento da opção.

§ 4º - Os empregados classificados no último nível do padrão salarial de cada categoria funcional não terão direito a novas promoções.

§ 5º - As promoções serão concedidas no mês de janeiro de cada ano, devendo abranger 20% (vinte por cento) dos empregados integrantes do Quadro Permanente de Empregos no último dia do mês de dezembro que antecede ao da concessão de promoções.

http://www.al.rs.gov.br/legis 3

Page 4: 13.419- lei de cargos e salário

Art. 11 - A remuneração dos empregados integrantes dos Quadros criados por esta Lei será reajustada de acordo com a legislação vigente.

Art. 12 - Fica criada uma parcela mensal denominada “Adicional de Incentivo Sócioeducativo” equivalente a 18% (dezoito por cento) do salário básico percebido pelo empregado detentor do emprego de Agente Sócioeducador, conforme matriz salarial constante do Plano de Cargos e Salários criado por esta Lei.

§ 1º - O adicional previsto no “caput” é de concessão restrita aos empregados em efetivo exercício do emprego e das atribuições de Agente Sócioeducador, previsto no Anexo III desta Lei.

§ 2º - A base de cálculo do Adicional de Incentivo Sócioeducativo será exclusivamente o salário básico percebido pelo empregado, conforme matriz salarial constante do Plano de Cargos e Salários criado por esta Lei, conforme Anexo I.

§ 3º - O Adicional de Incentivo Sócioeducativo deverá ser destacado no contracheque, com natureza salarial, servindo de base de cálculo exclusivamente para as seguintes parcelas: gratificação natalina, férias, adicional de tempo de serviço, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço − FGTS, horas extras, sobreaviso e adicional de penosidade.

Art. 13 - Fica em extinção na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul o Plano de Classificação de Cargos dos Órgãos Vinculados estabelecido pela Portaria 09/82, de 31 de março de 1982, ficando facultado aos empregados que o integram a opção pelo Plano de Empregos, Funções e Salários criado por esta Lei, desde que haja correspondência direta nos empregos, ou seja, que tenham a mesma denominação.

§ 1º - Para efeito da opção prevista no “caput”, fica estabelecida, excepcionalmente, a correspondência entre os seguintes empregos: Monitor e Agente Sócioeducador.

§ 2º - Os empregados optantes integrarão o Quadro previsto no inciso I do art. 2.º desta Lei, respeitada a categoria funcional de seu emprego e o nível salarial (salário básico) em que cada empregado estiver posicionado no momento da opção.

§ 3º - Os empregados optantes com salários básicos superiores aos estabelecidos na matriz salarial constante do Anexo I serão enquadrados no último nível de sua categoria funcional, respeitado o emprego contratual e o salário básico percebido, excluindo qualquer outra parcela salarial ou remuneratória, devendo a parcela salarial excedente do salário básico ser paga em rubrica destacada no contracheque, não reajustável, acrescida das vantagens decorrentes de tempo de serviço incidentes até 31 de março de 2010, sobre a qual não incidirão quaisquer vantagens.

§ 4º - O prazo para opção será de 90 (noventa) dias, a partir da data de publicação desta Lei.

Art. 14 - As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias.

http://www.al.rs.gov.br/legis 4

Page 5: 13.419- lei de cargos e salário

Art. 15 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 16 - Revogam-se as disposições em contrário, especialmente as Resoluções n.º 09/2002-D.G., de 24 de setembro de 2002, e n.º 15/2002-DG, de 18 de outubro de 2002, e suas alterações, que aprovou o Quadro de Empregos de Confiança e Funções Gratificadas da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, ressalvados os empregos e funções providas na data de publicação desta Lei, que serão extintos à medida que vagarem.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 05 de abril de 2010.

ANEXO I

MATRIZ SALARIAL E NÚMERO DE EMPREGOS DAS CATEGORIAS FUNCIONAIS DE NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR

CATEGORIA FUNCIONAL

EMPREGOPADRÃO

NÍVEL

DENOMINAÇÃO NÚMERO A B C D E F G H I J L M N O

Auxiliar de Serviços Gerais

Auxiliar de Rouparia 14

1 577,26 606,12 636,43 668,25 701,67 736,75 773,59 812,27 852,88 895,52 940,30 987,31 1.036,68 1.088,51Auxilar de Serviços 34

Agente Operacional I

Motorista 432 680,74 714,77 750,51 788,04 827,44 868,81 912,25 957,86 1.005,76 1.056,04 1.108,85 1.164,29 1.222,50 1.283,63Oficial

Manutenção 26

Agente Operacional II Eletricista 4 3 802,66 842,80 884,94 929,18 975,64 1.024,42 1.075,65 1.129,43 1.185,90 1.245,19 1.307,45 1.372,83 1.441,47 1.513,54

Agente Institucional

Almoxarife 184 1.115,88 1.171,67 1.230,26 1.291,77 1.356,36 1.424,18 1.495,39 1.570,16 1.648,66 1.731,10 1.817,65 1.908,53 2.003,96 2.104,16Agente

Socioeducador 1.642

Agente Administrativo

Assistente Administrativo

85 5 1.315,72 1.381,51 1.450,58 1.523,11 1.599,27 1.679,23 1.763,19 1.851,35 1.943,92 2.041,11 2.143,17 2.250,33 2.362,85 2.480,99

Agente Técnico

Técnico Enfermagem

78

6 1.551,43 1.629,00 1.710,45 1.795,97 1.885,77 1.980,06 2.079,07 2.183,02 2.292,17 2.406,78 2.527,12 2.653,47 2.786,15 2.925,45

Técnico Enfermagem do Trabalho

1

Programador 5

Técnico Contabilidade 13

Técnico Segurança do Trabalho

2

TÉC

NIC

O D

E N

ÍVEL

SU

PER

IOR

Administrador 87 2.338,83 2.455,77 2.578,56 2.707,48 2.842,86 2.985,00 3.134,25 3.290,96 3.455,51 3.628,29 3.809,70 4.000,19 4.200,20 4.410,21

Advogado 34

Analista de Sistemas 1

Assistente Social 64

Arquiteto 3

Bibliotecário1

Contador 5

Dentista 17

Enfermeiro 30

Enfermeiro do Trabalho

2

Engenheiro do Trabalho

1

Engenheiro Civil2

Engenheiro Elétrico

1

Farmacêutico1

Médico do Trabalho

2

Nutricionista3

Pedagogo49

Psicólogo 63

http://www.al.rs.gov.br/legis 5

Page 6: 13.419- lei de cargos e salário

Sociólogo3

Técnico de Recreação

49

QUADRO DE EMPREGOS E FUNÇÕES EM COMISSÃO MATRIZ SALARIAL, DENOMINAÇÃO E NÚMERO DE EMPREGOS/FUNÇÕES

DENOMINAÇÃO NÚMEROEMPREGO EM COMISSÃO FUNÇÃO EM COMISSÃO

PADRÃO REMUNERAÇÃO PADRÃO REMUNERAÇÃOCorregedor 3 FC-1 1.386,34Chefe de Gabinete 1 EC-1 3.800,59 FC-1 1.386,34Diretor de Estabelecimento 18 EC-1 3.800,59 FC-1 1.386,34Assessor de Comunicação Social

1 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31

Assessor A 9 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Diretor de Escola de Formação Permanente

1 EC-23.150,78

FC-21.260,31

Diretor de Centro de Convivência 1 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Assistente Direção Unidade 31 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Assessor B 16 EC-3 2.668,91 FC-3 1.067,56Assessor C 5 EC-4 2.336,74 FC-4 934,69Presidente da Comissão de Licitações e Pregões

1 FC-2 1.260,31

Coordenador 8 FC-2 1.260,31Chefe de Núcleo 24 FC-4 934,69Chefe de Equipe 104 FC-4 934,69Oficial de Gabinete 4 FC-5 467,34

ANEXO III

DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES, PRÉ-REQUISITOS E CARGA HORÁRIADOS

EMPREGOS E FUNÇÕES

QUADRO PERMANENTE DE EMPREGOS

I - CATEGORIA FUNCIONAL – AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

AUXILIAR DE ROUPARIA

http://www.al.rs.gov.br/legis 6

Page 7: 13.419- lei de cargos e salário

Descrição Genérica do Emprego

Cortar, confeccionar e consertar roupas, bem como orientar adolescentes quando em aprendizado.

Atribuições Gerais do Emprego

− Cortar e confeccionar roupas, inclusive de cama e mesa;− operar máquinas de costura, simples ou industrial, controlando a produção

executada nas mesmas;− passar a ferro as roupas confeccionadas;− fazer consertos;− executar bordados simples para a identificação de vestuário;− requisitar o material necessário;− pregar botões;− fazer caseados;− orientar adolescentes quando em caráter de aprendizado;− conservar em perfeito estado de utilização as máquinas e outros utensílios

necessários a execução de trabalho;− relacionar, identificar e se responsabilizar pela guarda e reposição do vestuário e

calçados dos adolescentes, conforme normas da Unidade;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Fundamental incompleto, mínimo 4ª série.

AUXILIAR DE SERVIÇOS

Descrição Genérica do Emprego

Servir e distribuir alimentação aos adolescentes, prestar serviço de copa, executar trabalhos rotineiros de limpeza em locais de circulação restrita, por motivo de segurança.

Atribuições Gerais do Emprego

− Separar, distribuir, recolher e limpar os utensílios; − recolher as sobras de refeições e colocá-las em local apropriado; − conservar em perfeito estado de utilização os utensílios necessários a execução

das tarefas; − fazer limpeza de utensílios e de instalações, sanitários e outros em locais de

circulação restrita, mantendo as condições de higiene, conservação e uso;− providenciar o abastecimento de materiais aos sanitários, como papel, toalha e

outros;− coletar lixos, removendo-os para local apropriado;− preparar e servir café, bem como prestar assistência em pequenos lanches, no

aquecimento, conservação e atendimento de copa;

http://www.al.rs.gov.br/legis 7

Page 8: 13.419- lei de cargos e salário

− requisitar materiais necessários ao desempenho de suas funções e conservá-los em local apropriado;

− usar equipamentos de proteção individual - EPI ou coletivo - EPC fornecidos pela Fundação;

− respeitar e observar os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Fundamental Incompleto, mínimo 4ª série.

II - CATEGORIA FUNCIONAL – AGENTE OPERACIONAL I

MOTORISTA

Descrição Genérica do Emprego

Dirigir veículos automotores oficiais, transportando pessoas e materiais, observando e informando as necessidades de manutenção preventiva do veículo.

Atribuições Gerais do Emprego

− Dirigir veículos automotores oficiais, devidamente habilitado, observando regras de trânsito, para transporte de pessoas, materiais e cargas, inclusive em viagens;

− registrar a quilometragem na saída e na chegada dos veículos, para efeito de controle;

− conservar e fazer manutenção preventiva do veículo a seu cargo, observando níveis de combustível, água, óleo, bateria e pressão dos pneus;

− examinar o funcionamento do sistema elétrico: lâmpadas, faróis, setas, buzinas, solicitando o reparo de qualquer defeito;

− zelar pela conservação, limpeza e segurança do veículo sob sua responsabilidade;

− executar pequenos reparos e substitui peças, quando possível;− fazer entrega de encomendas e correspondência;− responsabilizar-se pela acomodação, translado e segurança dos usuários sob sua

condução;− manter atualizada a Carteira Nacional de Habilitação;− preencher boletins de ocorrências;− dar plantões diurnos e noturnos, quando necessário;− exercer fiscalização sobre grupos de veículos em determinados serviços;− montar e desmontar pneumáticos e câmaras de ar;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Fundamental Incompleto, mínimo 4ª série; Carteira Nacional de Habilitação.

http://www.al.rs.gov.br/legis 8

Page 9: 13.419- lei de cargos e salário

OFICIAL DE MANUTENÇÃO

Descrição Genérica do Emprego

Executar trabalhos profissionais de manutenção nas áreas de pedreiro, carpinteiro, pintor, instalador hidráulico, e manutenção de máquinas e equipamentos.

Atribuições Gerais do Emprego

− Construir e consertar estruturas de madeira;− preparar e assentar assoalhos e madeiramento para tetos e telhados;− fazer e montar esquadrias;− preparar e montar portas e janelas;− operar com máquinas de carpintaria;− fazer reparos em objetos de madeira, consertar caixilhos, colocar fechaduras;− fazer alicerces;− levantar paredes de alvenaria;− trabalhar com instrumentos de prumo e de nivelamento;− fazer e reparar caixilhos, fossas e pias de cimento;− preparar e orientar a preparação de argamassas;− preparar e aplicar caiações;− fazer artefatos de cimento;− assentar marcos de portas e janelas;− colocar telhas, azulejos e ladrilhos;− fazer e orientar consertos em obras de alvenaria;− instalar e recolocar tijolos, telhas e outras;− trabalhar com qualquer tipo de massa à base de cal e outros materiais de

construção;− preparar tintas e vernizes em geral;− combinar tintas de diferentes cores;− lavar, emassar e preparar superfícies para pintura;− remover pinturas antigas;− aplicar tintas decorativas ou proteção, esmaltes, etc.;− emassar, laquear ou esmaltar móveis, portas e janelas;− lixar, fazer tratamento anticorrosivo, preparar massa e tinta a fim de obter

consistência, cor e tonalidade desejados;− abrir lustro, com polidores especiais;− pintar à pistola com tinta sintética ou a duco;− executar molde, pintar à mão livre e aplicar, com uso de modelo, letreiros,

emblemas, dísticos, placas e outros;− executar e orientar todos os trabalhos típicos de instalações hidráulicas;− realizar ligações de canos de ferros ou galvanização;− colocar registros, torneiras, sifões de chumbo− proceder a remoção de móveis e materiais;

http://www.al.rs.gov.br/legis 9

Page 10: 13.419- lei de cargos e salário

− colocar pias, caixas sanitárias, descargas de manilhas de espaço e quaisquer outros aparelhos sanitários;

− efetuar reparos em instalações hidráulicas e sanitárias;− organizar pedidos de suprimento de materiais e equipamentos;− calcular orçamentos de trabalho a serem realizados;− utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivos fornecidos pela

fundação;− fazer registros e aferições sobre o custo de mão de obra;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Fundamental Incompleto, mínimo 4ª série; Curso e/ou treinamento específico.

III - CATEGORIA FUNCIONAL – AGENTE OPERACIONAL II

ELETRICISTA

Descrição Genérica do Emprego

Prestar serviços de manutenção, consertos e estruturação de redes e equipamentos elétricos em geral. Executar serviços de eletricidade em geral.

Atribuições Gerais do Emprego

− Montar, instalar e consertar linhas e cabos de transmissão de energia elétrica trifásica e monofásica de alta e baixa tensão;

− testar máquinas e equipamentos quanto à tensão, corrente, resistência, potência e fator de potência, utilizando e interpretando os instrumentos de medição elétrica;

− montar, instalar e reparar quadros de distribuição completos com dispositivos de comando, medição e proteção;

− instalar eletricamente máquinas e equipamentos;− substituir componentes elétricos;− interpretar esquemas elétricos;− utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivo fornecidos pela

fundação;− executar trabalhos de manutenção elétrica corretiva e preventiva;− participar de reuniões técnico-administrativas quando solicitado;− auxiliar na elaboração de relatórios das atividades do setor;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Fundamental Incompleto, mínimo 4ª série; Conhecimentos profissionais específico.

http://www.al.rs.gov.br/legis 10

Page 11: 13.419- lei de cargos e salário

IV - CATEGORIA FUNCIONAL – AGENTE INSTITUCIONAL

ALMOXARIFE

Descrição Genérica do Emprego

Executar trabalhos próprios de almoxarifado tais como administração, guarda, controle e distribuição de materiais.

Atribuições Gerais do Emprego

− Supervisionar o almoxarifado;− encaminhar aos fornecedores pedidos de fornecimento de materiais;− promover o abastecimento, de acordo com os pedidos feitos, adotando medidas

tendentes a assegurar a pronta entrega;− organizar e manter atualizado o registro do estoque de material existente no

Almoxarifado;− efetuar ou supervisionar o recebimento e conferência de todos os materiais;− estabelecer normas de armazenamento de materiais e outros suprimentos;− inspecionar todas as entregas, supervisionar embalagens de materiais para

distribuição ou expedição;− supervisionar o serviço de guarda e conservação de móveis e materiais;− informar processos relativos a assunto de material;− elaborar relatórios mensais das atividades do órgão;− executar outras tarefas inerentes à função.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio completo; Curso de Administração de Materiais.

AGENTE SÓCIOEDUCADOR

Descrição Genérica do Emprego

Executar o atendimento direto aos adolescentes, tendo presente a finalidade sócio- pedagógica do trabalho.

Atribuições Gerais do Emprego

− Auxiliar, acompanhar e participar da realização de todas as atividades da vida diária dos adolescentes, considerando os termos do Plano de Atendimento Individual e do Plano de Atendimento Coletivo;

− sugerir, organizar e participar de atividades educativas, culturais e de lazer com os adolescentes, promovendo seu desenvolvimento e favorecendo o convívio comunitário previsto nos projetos técnicos de execução da Unidade;

http://www.al.rs.gov.br/legis 11

Page 12: 13.419- lei de cargos e salário

− zelar pela integridade física, psicológica e moral dos adolescentes, através da manutenção de um vínculo afetivo e ético;

− efetuar contenção mecânica em casos de crise de agitação psicomotora, conforme normas e orientação técnica da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo - FASE;

− acompanhar e desenvolver atividades em regime de co-educação;− custodiar adolescentes em consultas médicas, exames e internações hospitalares,

audiências e visitas domiciliares;− orientar e Acompanhar cuidados com limpeza de higiene pessoal, vestuário,

alimentação e apoio escolar dos adolescentes;− acompanhar e participar de atividades de educação, esporte lazer e cultura, junto

à rede de atendimento;− auxiliar e orientar os adolescentes na sua preparação para escola, como

vestimenta, materiais e tarefas escolares;− orientar os adolescentes a utilizar corretamente os recursos que a comunidade

oferece como: transporte, saúde, educação, esporte e profissionalização;− participar de comissões e reuniões interdisciplinares;− realizar relato do cotidiano da rotina das Unidades em livro de registros diário;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o

intercâmbio ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação, inclusive na condição de facilitador;

− dirigir veículo da Fundação, em situação de emergência, mediante autorização superior, respeitada a legislação vigente, responsabilizando-se pelas ocorrências geradas pela utilização do mesmo;

− zelar pela disciplina e segurança institucional, levando ao conhecimento do chefe imediato qualquer problema que fuja a rotina;

− trabalhar limites, exercendo seu papel pedagógico-terapêutico aqui compreendendo inclusive atividades e oficinas de caráter ocupacional e de ordem pedagógica (música, desenho, pintura, bordado, leitura, esporte, outras sem cunho formal profissionalizante) objetivando reduzir a tensão natural dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa;

− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS:VETADO.

V - CATEGORIA FUNCIONAL – AGENTE ADMINISTRATIVO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Descrição Genérica do Emprego

Desenvolver atividades de nível médio, envolvendo a execução de trabalho nas áreas de Recursos Humanos, Planejamento, Informática, Documentação, Comunicação, Finanças, Contabilidade e Apoio Administrativo.

Atribuições Gerais do Emprego

http://www.al.rs.gov.br/legis 12

Page 13: 13.419- lei de cargos e salário

− Redigir, digitar e revisar documentos;− elaborar e redigir atas, secretariando reuniões;− executar, administrativamente, projetos e atividades de apoio;− promover a simplificação de rotinas de trabalho, com vistas à maior

produtividade e eficiência do setor;− estudar e propor mudanças visando adequação à legislação vigente, referente ao

setor em que trabalha ou de interesse do serviço;− elaborar relatórios sobre atividades, interpretando quadros gráficos;− examinar e informar processos;− participar de estudos para elaboração de normas administrativas na sua área de

competência;− providenciar material de apoio para as atividades técnicas;− operar e responsabilizar-se pelo fluxo da produção de dados;− fazer gravação de cursos e palestras em áudio e vídeo;− coletar informações, executar registros e manter permanentemente organizados

arquivos relativos à pessoal, estagiários, patrimônio, materiais, contabilidade, finanças, legislação e imprensa, bem como cadastro de pessoas físicas e jurídicas;

− observar o cumprimento das normas pertinentes aos trabalhos de licitação para compra de materiais, contratações de serviços e realização de obras;

− executar as atividades de administração, guarda e distribuição de materiais;− fazer desenhos gráficos, diagramas e montagem de material impresso;− controlar a execução dos contratos e convênios firmados pela Fundação;− prestar atendimento ao público interno e externo, fornecendo informações de sua

área de trabalho;− operar máquinas copiadoras e equipamentos correlatos;− realizar compras que não exijam processo de licitação resguardados os aspectos

legais mediante autorização;− elaborar demonstrativos, dentro das periodicidades estabelecidas pela chefia

imediata;− observar o cumprimento do prazo e da legislação vigente nas atividades relativas

à área de pessoal e tributária;− participar da execução de atividades pertinentes à Licitações e Pregões;− participar de reuniões técnico-administrativas;− participar na elaboração de relatórios;− participar de comissões;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio Completo;

VI - CATEGORIA FUNCIONAL – AGENTE TÉCNICO

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

http://www.al.rs.gov.br/legis 13

Page 14: 13.419- lei de cargos e salário

Descrição Genérica do Emprego

Assistir ao enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de enfermagem, conforme código de ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Atuar na prestação de cuidados de enfermagem aos adolescentes;− participar da prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em

programas de vigilância epidemiológica;− observar e intervir na prevenção e controle sistemático de danos físicos que

possam ser causados aos adolescentes, no grau de sua competência;− organizar e acompanhar os usuários para consultas, exames e tratamentos;− prestar assistência de enfermagem em procedimentos médicos, executando

tratamento prescrito ou de rotina;− preparar, administrar e orientar a administração de medicamentos por via oral,

retal, intramuscular, inalatórios e tópicos;− realizar controle hídrico, controle de peso, curativos e verificar sinais vitais;− aplicar oxigenoterapia, nebulização, enema, calor ou frio;− executar tarefas referentes à conservação e aplicação de vacinas;− coletar materiais para exames laboratoriais;− prestar cuidados de enfermagem pré e pós-operatórios, quando necessários;− executar programas e atividades de assistência de enfermagem à adolescentes

gestantes e ao recém-nascido;− prestar orientação sobre pacientes quanto ao cumprimento das prescrições de

enfermagem e médica;− levar ao conhecimento do enfermeiro qualquer irregularidade encontrada;− prestar pronto atendimento em casos de emergência, tomando as providências

necessárias;− desinfectar, lavar, preparar e esterilizar o material;− manter vias aéreas superiores desobstruídas, aspirando secreções nasais, orais ou

via cânula de traqueostomia;− administrar alimentação por sonda nasoentérica ou por gastrostomia;− cumprir a escala e funções atribuídas, usando métodos e técnicas apropriadas a

cada procedimento;− participar de reuniões de enfermagem e interdisciplinares, comissões, quando

solicitado;− elaborar relatórios das atividades do setor e fazer registro pormenorizado dos

atendimentos;− utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivo fornecidos pela

fundação;− realizar contenções em caso de crises e agitação psicomotoras nos adolescentes;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio completo;

http://www.al.rs.gov.br/legis 14

Page 15: 13.419- lei de cargos e salário

Curso Técnico em Enfermagem; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional

de Enfermagem - COREN.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

Descrição Genérica do Emprego

Assistir ao médico e ao enfermeiro do trabalho no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem ligadas a segurança e saúde integral dos empregados, conforme código de ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Atuar na prestação de cuidados de enfermagem, de média complexidade, aos empregados;

− auxiliar na execução de atividades de conscientização, educação e orientação dos empregados para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, através de programas de duração permanente;

− fazer registros nas fichas de saúde dos empregados, sobre atendimentos realizados e/ou procedimentos atinentes ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO;

− proceder na verificação de sinais e sintomas de empregados, descrevendo-os ao nível de sua qualificação e/ou encaminhando para atendimento em recursos na comunidade, conforme orientação do médico ou enfermeiro do trabalho;

− cumprir escala e funções atribuídas, usando métodos e técnicas apropriadas a cada procedimento;

− realizar visita domiciliar e/ou hospitalar à empregados, quando solicitado;− realizar controle hídrico, de peso e curativos;− prestar, administrar e orientar a administração de medicamentos por via oral,

retal, intramuscular, inalatórios e tópicos, conforme prescrição médica;− aplicar oxigenoterapia, nebulização, enema, calor ou frio;− participar de campanhas preventivas de vacinação destinadas aos empregados,

executando tarefas referentesà conservação e aplicação de vacinas;− assistir ao enfermeiro do trabalho na coordenação e execução de programas de

prevenção, controle de doenças transmissíveis em geral, em programas de vigilância epidemiológicas, d ehigiene e segurança do trabalho, prevenção de acidentes , doenças profissionaise do trabalho;

− desinfectar, lavar, preparar e esterilizar o material− integrar atividades de treinamentos promovidos pela Fundação, quando

solicitado;− elaborar relatórios das atividades do setor;− participar de comissões− executar outras atividades correlatadas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais

http://www.al.rs.gov.br/legis 15

Page 16: 13.419- lei de cargos e salário

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio Completo;Curso Técnico em Enfermagem do Trabalho reconhecido pelo Ministério do Trabalho;Registro no Órgão de Fiscalização Profissional – Conselho Regional de Enfermagem -

COREN.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Descrição Genérica do Emprego

Executar e fiscalizar os trabalhos atinentes à contabilização de todos os fatos contábeis e administrativos, mantendo o controle e registro dos mesmos.

Atribuições Gerais do Emprego

− Escriturar analiticamente atos e fatos contábeis e administrativos;− conferir registros contábeis;− elaborar balanços, balancetes, demonstrativos, relações e levantamentos

contábeis;− conferir e visar conciliações de contas;− atuar na elaboração de orçamento e na revisão do Plano de Contas;− fazer apuração de tributos e confeccionar guias de recolhimento;− examinar e Executar atividades de empenho de despesas, verificando a

classificação e a existência de dotação ;− exercer atividades na contabilidade de custos;− preencher e assinar formulários de pesquisas de órgãos públicos;− fazer prestação de contas para as entidades que mantém convênios com a

Fundação;− conferir ou visar prestações de contas de adiantamentos;− fazer registro, controle e análise da movimentação patrimonial.− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de interesse

da Fundação; − fazer controle de movimentação patrimonial;− elaborar relatórios circunstanciados das atividades desenvolvidas;− participar de reuniões técnico-administrativas;− participar de comissões;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio Completo; Curso Técnico em Contabilidade; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional

de Contabilidade - CRC.

PROGRAMADOR

Descrição Genérica do Emprego

http://www.al.rs.gov.br/legis 16

Page 17: 13.419- lei de cargos e salário

Elaborar programas para o tratamento automático de dados, preparando, codificando e testando programas de computador

Atribuições Gerais do Emprego

− Elaborar programas de computação baseando-se em dados fornecidos pelo Analista de Sistemas;

− elaborar fluxogramas estabelecendo sequência de operações de computador a fim de atender as necessidades estabelecidas;

− converter fluxogramas em linguagem de máquina, utilizando para isso codificações próprias;

− efetuar transcrição de programas de forma codificada, simplificando rotinas;− testar a validade dos programas e efetuar as modificações oportunas;− preparar instruções de operação, listagens, gabaritos de entrada e saída,

redigindo e ordenando os assuntos e documentos pertinentes para instruir os operadores;− modificar programas alterando o processamento, codificação e demais

elementos, a fim de atualizá-los ou aperfeiçoá-los;− manter controle da utilização dos programas desenvolvidos junto aos usuários,

identificando e corrigindo deficiências, aprimorando versões;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio Completo; Curso de Programação de Computadores.(linguagem atualizada),

compatível com Software para Web.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Descrição Genérica do Emprego

Executar as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho utilizando métodos e técnicas cientificas, observando dispositivos legais e institucionais que visem à eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condições do ambiente, para preservar a integridade física e mental dos empregados.

Atribuições Gerais do Emprego

− Informar e orientar a Direção da Fundação, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho e formas de eliminação e neutralização dos mesmos;

− informar os empregados sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização;

− informar os empregados e o empregador sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na Fundação, riscos de sua atividade, bem como as medidas e alternativas para sua eliminação ou neutralização;

http://www.al.rs.gov.br/legis 17

Page 18: 13.419- lei de cargos e salário

− avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a Organização do trabalho de forma segura para o empregado;

− articular-se e colaborar com órgãos e entidades ligados a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças profissionais e do trabalho;

− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando ao intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional;

− indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção individuais e coletivos, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas;

− cooperar com as atividades de preservação do meio ambiente, orientando, Incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida;

− levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais para ajustes das ações prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica que permitam a proteção coletiva e individual;

− orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço;

− elaborar relatórios circunstanciados das atividades desenvolvidas;− participar de reuniões técnico - administrativas;− participar de comissões;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio Completo; Curso Técnico em Segurança do Trabalho;Registro no órgão de fiscalização profissional – Ministério do Trabalho.

VII - CATEGORIA FUNCIONAL – TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR

ADMINISTRADOR

Descrição Genérica do Emprego

Planejar, Organizar e Executar programas, projetos e pesquisas na área de Administração, conforme código de ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Realizar estudos e desenvolver projetos nas áreas de Organização, reorganização, modernização e racionalização administrativa;

− estudar a Organização estrutural da administração para identificar falhas e propor correções;

− propor e acompanhar o sistema de avaliação de desempenho Organizacional;− proceder auditoria de métodos e sistemas administrativos e de gestão

Organizacional;

http://www.al.rs.gov.br/legis 18

Page 19: 13.419- lei de cargos e salário

− coordenar o desenvolvimento de projetos, programas e rotinas na área de recursos humanos, acompanhando sua operacionalizarão;

− participar da elaboração de projetos de interesse da Fundação;− analisar, avaliar e atualizar a estrutura Organizacional;− estudar e acompanhar trabalhos de natureza técnica para elaboração de normas

pertinentes ao plano de ação e orçamento-programa;− acompanhar o desenvolvimento de técnicas de planejamento administrativo e

financeiro, a fim de promover o seu aperfeiçoamento;− estudar e propor normas para a administração de material;− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de interesse

da Fundação;− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico em nível Organizacional;− participar de seminários, treinamentos e cursos na condição e /ou facilitador

visando o intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da fundação;− selecionar e supervisionar estágios curriculares, inerentes a sua área. − participar de reuniões técnico-administrativas e comissões;− orientar e Coordenar trabalhos de pesquisa no campo da Administração;− elaborar relatórios circunstanciais referentes às pesquisas efetuadas;− prestar Assessoramento aos diversos órgãos da Entidade elaborando, inclusive,

pareceres fundamentados na legislação ou pesquisas efetuadas;− participar da execução de atividades pertinentes à Licitações e Pregões;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Administração; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho

Regional de Admininistração - CRA.

ADVOGADO

Descrição Genérica do Emprego

Exercer suas atividades profissionais em regime de dedicação exclusiva, representando e Assessorando em questões judiciais ou extrajudiciais para atender a demanda de direitos ou interesses da Fundação, conforme código de ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Realizar estudos da Legislação pertinente a assuntos correlacionados com as atividades da Fundação;

− acompanhar como procurador da Entidade, em processos judiciais, nos quais a Fundação seja autora, ré ou litisconsorte;

− emitir pareceres e garantir a correta aplicação da legislação no que diz respeito aos adolescentes internos;

− zelar pelo cumprimento dos prazos;− fazer petições junto ao Poder Judiciário;

http://www.al.rs.gov.br/legis 19

Page 20: 13.419- lei de cargos e salário

− desenvolver estudos e dar pareceres sobre questões de direito civil, trabalhistas, comercial, penal, tributário e administrativo;

− regularizar a situação dos imóveis da Fundação;− elaborar instrumentos de contratos de compra e venda, de trabalho, de prestação

de serviços, locações de imóveis, doação e administração de estabelecimentos de cooperação técnica e de convênios;

− participar de audiências junto as varas da Justiça da Infância e da Junventude, bem como nos demais foros Civis, Penais Trabalhistas e Administrativos;

− participar da permanente avaliação do programa de atendimento, através de reuniões interdisciplinares e comissões;

− acompanhar e emitir parecer sobre processos de licitações;− elaborar relatórios circunstanciados das atividades desenvolvidas;− selecionar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua área;− participar de comissões de sindicância para apuração de faltas cometidas por

servidores;− participar da elaboração do Plano de Atendimento Individual e Coletivo dos

adolescentes;− participar de Comissões de Avaliação disciplinar dos adolescentes;− fazer registro pormenorizados dos atendimentos em prontuário, mantendo-os

atualizados;− repassar todas as informações atualizadas ao adolescente, no que concerne ao

processo de execução bem como de todos os atos jurídicos dos quais participar;− participar de seminários, treinamentos e cursos visando ao intercâmbio e ao

aperfeiçoamento profissional atendendo aos interesses da Fundação;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Ciência Jurídicas e Sociais; Registro no órgão de fiscalização profissional – Ordem dos

Advogados do Brasil - OAB.

ANALISTA DE SISTEMAS

Descrição Genérica do Emprego

Projetar e implantar sistemas de tratamento de informações, procurando desenvolvê-los sistematicamente com os já existentes. Pesquisar, avaliar e implantar novas tecnologias e novas opções em equipamentos.

Atribuições Gerais do Emprego

− Elaborar projetos de informática;− projetar e implantar sistemas;− liderar a implantação de sistemas informatizados, tanto a nível logístico quanto

de programas;− participar na elaboração de planejamento da Fundação na área de informática;

http://www.al.rs.gov.br/legis 20

Page 21: 13.419- lei de cargos e salário

− prestar serviço de consultoria interna em processamento de dados;− emitir pareceres relativos à compra e implantação de novos equipamentos, bem

como de novos produtos de software;− definir novas metodologias e normas de trabalho;− executar outras tarefas correlatas;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando ao

intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Ciência da Computação, Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional

de Administração - CRA; Informática ou Administração com ênfase em Análise de Sistemas; Domínio da língua inglesa.

ARQUITETO

Descrição Genérica do Emprego

Realizar projeto, dirigir, fiscalizar e executar obras e reformas de acordo com as atribuições legais emitidas pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Atribuições Gerais do Emprego

− Projetar, dirigir e fiscalizar obras e serviços de arquitetura, paisagismo e urbanismo;

− elaborar projetos de edificações para atendimento dos adolescentes;− realizar perícias e fazer arbitramentos;− fazer orçamentos e cálculos sobre projetos de construções em geral;− examinar projetos e proceder a vistorias de construções;− emitir parecer sobre questões de sua responsabilidade;− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de

interesse da entidade;− elaborar relatórios circunstanciados das atividades desenvolvidas;− participar de seminários, treinamentos e cursos visando ao intercâmbio e ou

aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− participar de Comissões;− selecionar e supervisionar estágio curriculares inerentes a sua área;− efetuar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Arquitetura; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional

de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA

http://www.al.rs.gov.br/legis 21

Page 22: 13.419- lei de cargos e salário

ASSISTENTE SOCIAL

Descrição Genérica do Emprego

Planejar e Executar programas de Serviço Social conforme Código de Ética da Categoria Profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Propor e Participar da construção do Plano de Atendimento Individual e Coletivo dos adolescentes;

− organizar, Assessorar, Executar e avaliar programas e projetos de Serviço Social;

− manter a integração com os agentes sócio-educadores e demais operadores do programa, subsidiando-os tecnicamente;

− proceder à avaliação técnica da situação de cada adolescente, atualizando permanentemente o prontuário individual, dando ciência dos resultados através da elaboração de laudos, relatórios e sínteses informativas à Direção, assim como à autoridade competente do Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e do Ministério Público;

− participar da permanente avaliação do programa de atendimento através de reuniões interdisciplinares e comissões;

− realizar atendimento e orientação aos familiares dos adolescentes no sentido do restabelecimento e preservação dos vínculos afetivos e familiares;

− organizar o prontuário individual do adolescente;− encaminhar, Participar e viabilizar o acesso dos adolescentes à rede de

atendimento;− fazer registros pormenorizados dos atendimentos em prontuário, mantendo-os

atualizados;− utilizar instrumentos e técnicas (reunião, visita domiciliar, entrevista, dinâmica

de grupo, etc.) necessárias à intervenção junto aos adolescentes, seus familiares e comunidade;− planejar e Executar programas de Desenvolvimento de Recursos Humanos;− participar de projetos de capacitação e saúde do empregado bem como de

desenvolvimento organizacional;− desenvolver programas de desenvolvimento funcional nos setores de trabalho;− acompanhar e Participar de audiências no Juizado da Infância e Juventude;− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico em nível Organizacional;− participar de reuniões e ações junto aos Conselhos Tutelares, Ministério Público

e Juizado da Infância e Juventude;− realizar e Participar de estudos e pesquisas de relevância para Fundação;− selecionar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua área;− elaborar e emitir síntese, informação e estudo social dos adolescentes para

órgãos competentes;− desenvolver estudos, diagnósticos, realizando tratamento psicossocial e

avaliação de resultados;− apresentar propostas de política-sociais visando à melhoria das condições sócio-

econômicas locais, regionais e/ou estaduais;

http://www.al.rs.gov.br/legis 22

Page 23: 13.419- lei de cargos e salário

− fazer atendimento de grupo e atuação comunitária, através de trabalho intergrupal, inter-entidades propugnando pelo desenvolvimento de um sistema social, capaz de prevenir a delinquência e reincidência do ato infracional;

− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de interesse do órgão em que atue;

− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Serviço Social; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho

Regional de Serviço Social - CRESS.

BIBLIOTECÁRIO

Descrição Genérica do Emprego

Organizar, dirigir e Executar trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas.

Atribuições Gerais do Emprego

− Executar serviços de catalogação e classificação de livros, publicações técnicas, oficiais, seriadas e produções científicas;

− organizar fichários, catálogos e índices referentes à sua área de atuação;− responsabilizar-se pela guarda, conservação e devida catalogação de todos os

documentos produzidos pela Fundação;− orientar o usuário nas consultas bibliográficas;− organizar o serviço de intercâmbio entre diversos órgãos de publicações, centro

de documentação e outras bibliotecas;− supervisionar e/ou Executar os trabalhos de encadernação e restauração de livros

e documentos;− Elaborar vocabulário controlado, determinando palavras-chaves e analisando os

termos mais relevantes, para possibilitar a indexação e controle da terminologia específica;− defender o acervo da biblioteca;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando ao

intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação; − coordenar, avaliar e executar projetos literários e/ou sobre acervo da Fundação; − elaborar relatórios circunstanciados das atividades do setor;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar de reuniões, equipes interdisciplinares e comissões;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Biblioteconomia;

http://www.al.rs.gov.br/legis 23

Page 24: 13.419- lei de cargos e salário

Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB.

CONTADOR

Descrição Genérica do Emprego

Executar e fiscalizar os trabalhos atinentes à contabilização de todos os fatos contábeis e administrativos, elaborando o conjunto das demonstrações financeiras da Fundação.

Atribuições Gerais do Emprego

− Executar ou supervisionar todos os trabalhos referentes ao registro e controle da receita orçamentária, nas suas diferentes fases, assim como o registro da despesa empenhada;

− manter o controle e registros dos fatos contábeis e administrativos da Fundação; − reunir informações para tomada de decisões no campo da administração

econômico - financeira;− elaborar Plano de Contas e preparar normas de trabalho de contabilidade;− orientar a escrituração sistemática e cronológica de livros contábeis e fiscais;− fazer revisões e analisar planilhas de caixas, balanços, balancetes e

demonstrações financeiras;− elaborar, revisar e analisar balanços, balancetes e demonstrações financeiras, por

conta, grupo de contas de forma analítica e sintética;− elaborar e assinar a declaração de imposto de renda da Fundação;− preparar relatórios sobre a situação econômica, financeira e patrimonial da

Fundação;− controlar e cria sistemas de custos na Fundação;− controlar mapas de alocação de custos; − manter-se atualizado na área fiscal;− realizar fiscalização contábil interna;− elaborar relatórios circunstanciados das atividades exercidas;− prestar assessoria interna nos assuntos de caráter financeiro;− elaborar orçamentos de qualquer natureza: econômicos, financeiros,

patrimoniais e de investimentos financeiros;− selecionar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua área;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o

intercâmbio ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− participar de reuniões, de equipes interdisciplinares e de comissões;− assinar balanços e balancetes;− realizar estudos e pesquisas para o estabelecimento de normas diretoras da

contabilidade da Fundação;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Ciências Contábeis;

http://www.al.rs.gov.br/legis 24

Page 25: 13.419- lei de cargos e salário

Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional de Contabilidade - CRC.

DENTISTA

Descrição Genérica do Emprego

Fazer exames e prestar atendimento odontológico, realizando tratamento preventivo e corretivo, conforme código de ética da categoria, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente e – Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo - SINASE E – Programa de Execução de Medidas Sócio-Educativas de Internação e de Semiliberdade - PEMSEIS.

Atribuições Gerais do Emprego

− Fazer exames da boca e dos dentes;− fazer diagnósticos, radiografias dentárias e executar tratamentos;− fazer clínica buco-dentária: extração de dentes e de raízes, obturações,

tratamentos de canais, de abscessos e fístulas, curativos em geral;− fazer profilaxia buco-dentária, − fazer cirurgia buco-dentária e pequenas intervenções;− realizar exames dentários para fins de admissão;− fazer aplicação tópica de flúor;− emitir laudos e pareceres;− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de interesse

da entidade;− fornecer dados estatísticos de suas atividades;− elaborar relatórios circunstanciados das atividades desenvolvidas;− fazer prótese buco-dentária;− fornecer dados estatísticos de suas atividades;− elaborar relatórios circunstanciados das atividades desenvolvidas;− desenvolver atividades de caráter educativo junto aos adolescentes no contexto

institucional;− respeitar e observar os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente;− participar de reuniões técnico-administrativas;− fazer registro pormenorizado dos atendimentos, em prontuário, atualizando-os

sempre que houver novo atendimento;− elaborar, interdisciplinarmente, plano de atendimento individualizado dos

usuários;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar de comissões;− utilizar e zelar pelos equipamentos de proteção individual e coletivos fornecidos

pela Fundação, bem como realizar exame periódico anual quando requisitado;− executar outras tarefas correlatas, conforme Código de Ética da Categoria

Profissional, Estatuto da Criança e do Adolescente e SINASE E PEMSEIS.

CARGA HORÁRIA: 20 (vinte) horas semanais

http://www.al.rs.gov.br/legis 25

Page 26: 13.419- lei de cargos e salário

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Odontologia; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho

Regional de Odontologia - CRO.

ENFERMEIRO

Descrição Genérica do Emprego

Coordenar, executar e supervisionar os serviços de enfermagem e o atendimento à saúde integral dos adolescentes, conforme Código de Ética da Categoria Profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Planejar, organizar, Coordenar avaliar os serviços de assistência de enfermagem;− supervisionar as atividades do técnico e auxiliar de enfermagem;− emitir pareceres sobre matéria de enfermagem;− realizar consultas de enfermagem;− prescrever a assistência de enfermagem;− realizar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;− realizar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica;− participar no planejamento, execução e avaliação de planos de assistência de

saúde;− prevenir e fazer controle sistemático de infecção nas Unidades de Saúde;− participar na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de

danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de enfermagem;− participar na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral e nos

programas de Vigilância Epidemiológicas;− prestar assistência de enfermagem a gestante, parturiente, puerperal e ao recém-

nascido;− participar de programas e atividades de educação sanitária;− participar dos programas e das atividades de assistência integral a saúde

individual e de grupos específicos; − participar de programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde,

particularmente nos programas de educação continuada;− participar de programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de

acidentes e de doenças profissionais e do trabalho;− realizar registros de todas as atividades de assistência de enfermagem realizadas;− desenvolver atividades de caráter educativo junto aos adolescentes no contexto

institucional;− supervisionar a esterilização dos materiais;− orientar o isolamento de pacientes;− auxiliar os médicos em intervenções cirúrgicas;− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de interesse

da Fundação;− prestar cuidados diretamente aos doentes baixados na enfermaria;

http://www.al.rs.gov.br/legis 26

Page 27: 13.419- lei de cargos e salário

− ministrar palestras, orientando os presentes quanto a preceitos de higiene, prevenção contra doenças infecto-contagiosas e hábitos saudáveis;

− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico em nível organizacional;− fazer registro pormenorizado dos atendimentos em prontuário, atualizando-os

sempre que houver novo atendimento;− elaborar, interdisciplinarmente, Plano de Atendimento Individualizado dos

usuários;− elaborar relatórios das atividades do setor;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o

intercâmbio ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− participar de reuniões, de equipes interdisciplinares e de comissões;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Enfermagem; Registro no órgão de fiscalização profissional - COREN.

ENFERMEIRO DO TRABALHO

Descrição Genérica do Emprego

Planeja, coordenar, orienta e supervisiona os serviços de enfermagem, atividades e programas relacionados a segurança e medicina do trabalho na Fundação.

Atribuições Gerais do Emprego

− Responsabiliza-se, tecnicamente, pela orientação aos superiores e empregados quanto ao cumprimento do disposto nas Normas Regulamentadoras referente à engenharia e medicina de Segurança do Trabalho;

− promove, coordenar e Executar atividades de conscientização, educação e orientação dos funcionários para prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas, quanto de programas permanentes;

− faz registros mensais dos dados de acidente de trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, sugerindo a adoção de medidas de redução ou eliminação;

− faz pesquisas, estatísticas e análises visando subsidiar o Plano de Ação da Direção Geral da Fundação;

− planejar, Organizar, coordenar e avaliar os serviços de assistência de enfermagem;

− organizar e dirige serviços de enfermagem, supervisionando as atividades do técnico e auxiliar de enfermagem;

− emitir e digitar pareceres sobre matéria de enfermagem;− realizar consultas de enfermagem;− em situações de emergência, realizar cuidados diretos de enfermagem a

pacientes graves com risco de vida;

http://www.al.rs.gov.br/legis 27

Page 28: 13.419- lei de cargos e salário

− realizar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica;− colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações

físicas e tecnológicas da Fundação; − prevenir e fazer controle sistemático de infecção nos setores de saúde;− participar na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de

danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de enfermagem;− participar na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral e nos

programas de Vigilância Epidemiológica;− participar de programas e atividades de educação sanitária;− participar em programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde,

particularmente nos programas de educação continuada;− participar em programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de

acidentes e de doenças profissionais e do trabalho;− realizar registros de todas as atividades de assistência de enfermagem realizadas;− participar de equipes interdisciplinares, destinadas a estudar assuntos de

interesse da Fundação;− assessorar a Direção da Unidade e demais colegas, conforme o caso, utilizando

seus conhecimentos técnicos sobre a dinâmica institucional;− integra as atividades de treinamento promovidas pela Fundação, quando

solicitado;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando ao

intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico em nível Organizacional;− participar de reuniões técnico-administrativas;− fazer registro dos atendimentos em prontuários funcionais, atualizando-os

sempre que houver novo atendimento;− elaborar e dirigir a execução de projetos; − elaborar e digitar relatórios das atividades do setor;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar de comissões;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Formação: Graduação em Enfermagem e Especialização em Enfermagem do Trabalho;

Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional de Enfermagem - COREN.

ENGENHEIRO DO TRABALHO

Descrição Genérica do Emprego

Planejar, coordenar e supervisionar os programas e atividades relacionadas à segurança e medicina do trabalho, conforme Código de Ética da categoria profissional.

http://www.al.rs.gov.br/legis 28

Page 29: 13.419- lei de cargos e salário

Atribuições Gerais do Emprego

− Promover atividades de conscientização, educação e orientação aos trabalhadores, para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente;

− elaborar e implementar Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conforme dispõe a Legislação Federal;

− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de interesse da Fundação;

− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico em nível organizacional;− participar de reuniões técnico-administrativas;− dirigir a execução de projeto de engenharia, e segurança do trabalho,

acompanhar, orientar e fazer readaptação, quando orientado;− informar a direção através de planilhas, relatórios e listagens, sobre o

andamento do projeto;− detalhar projetos para contratação de serviços e analisar propostas apresentadas;− colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações

físicas e tecnológicas da Fundação;− elaborar relatórios circunstanciados das atividades desenvolvidas;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar de comissões;− fazer registros mensais dos dados de acidente de trabalho, doenças ocupacionais

e agentes insalubres, sugerindo a adoção de medidas de redução ou eliminação;− manter permanente relacionamento com o Centro Informativo de Prevenção de

Acidentes - CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la, recebendo as demandas, providenciando os devidos encaminhamentos, conforme dispõe a NR-5;

− aplicar conhecimentos de engenharia de segurança ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos de modo a reduzir e/ou eliminar riscos à saúde dos empregados.

− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o intercâmbio ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;

− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Engenharia ou Arquitetura e Certificado de Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho ;

Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA

ENGENHEIRO CIVIL

Descrição Genérica do Emprego

http://www.al.rs.gov.br/legis 29

Page 30: 13.419- lei de cargos e salário

Elaborar, executar e responsabilizar-se pela supervisão de projetos de edificações, estudando características, preparando plantas, orçamento, técnicas de execução, para possibilitar a construção e manutenção da obra.

Atribuições Gerais do Emprego

− Avaliar as condições exigidas pela obra, características do terreno para determinar o local mais adequado para a construção;

− calcular esforços e deformações previstas no projeto;− consultar outros especialistas trocando informações para decidir sobre as

exigências técnicas e estéticas da obra a ser executada;− elaborar o projeto da construção, preparando plantas e especificações, indicando

material, equipamento, mão-de-obra e cálculos para a execução da obra;− elaborar plantas, cronogramas e outros subsídios para possibilitar a orientação e

fiscalização da obra;− dirigir a execução do projeto, acompanhar e orientar as operações da obra;− assessorar a Direção da Unidade e demais colegas, conforme o caso, utilizando

seus conhecimentos técnicos sobre a dinâmica institucional;− integrar as atividades de treinamento, como facilitador promovidas pela

Fundação, quando solicitado;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando ao

intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− fazer readaptação de projetos relativos às obras, de aproveitamento de recursos

hidráulicos, da rede de esgoto e terraplanagem;− fazer levantamento planti-altimétrico;− elaborar e digitar relatórios das atividades do setor;− informar diretores da empresa ou órgãos governamentais através de planilha,

relatórios e listagens sobre o andamento físico da obra;− detalhar projetos para licitação e analisar propostas apresentadas;− participar de comissões;− realizar reuniões com empreiteiras, quando solicitado;− prestar Assessoramento Técnico;− utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivos fornecidos pela

Fundação;− coordenar a elaboração de cronogramas e contrato de obras;− supervisionar a análise e entrega de materiais para obra e fiscalizar as

empreiteiras;− executar obras para a administração direta da Entidade;− realizar medições e avaliação dos serviços nos canteiros;− fiscalizar e acompanhar obras nos canteiros;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Engenharia Civil; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho

Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA.

http://www.al.rs.gov.br/legis 30

Page 31: 13.419- lei de cargos e salário

ENGENHEIRO ELÉTRICO

Descrição Genérica do Emprego

Elaborar e dirigir estudos de projetos de engenharia elétrica, estudando características e especificações, preparando plantas, técnicas de execução e recursos necessários para possibilitar e orientar as fases de construção, instalação, funcionamento, manutenção, reparação de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos dentro dos padrões técnicos exigidos.

Atribuições Gerais do Emprego

− Estudar as condições requeridas para o funcionamento das instalações de produção e distribuição de energia elétrica, da maquinaria e ou aparelhos elétricos/eletrônicos e de outros implementos elétricos;

− realizar estudos pertinentes a solução de problemas de engenharia elétrica, visando subsidiar e orientar a direção da Fundação;

− executar e dirigir projetos de montagem e manutenção de instalação de equipamentos de áudio e vídeo;

− projetar instalações e equipamentos, preparando desenhos e especificações, indicando os materiais a serem usados;

− fazer estimativa de custos da mão-de-obra, dos materiais e outros fatores relacionados a instalação, manutenção ou reparação de equipamentos e/ou rede elétrica;

− supervisionar as atividades dos eletricistas;− acompanhar as etapas de instalação, manutenção e reparação de equipamentos

elétricos/eletrônicos em construções e reformas, inspecionando os trabalhos e prestando assistência técnica, observando especificações de qualidade e normas de segurança;

− estudar, propor e determinar modificações em projetos ou nas instalações e equipamentos elétricos/eletrônicos em operação;

− planejar e fazer a divisão das instalações em sistemas, componentes e peças, detalhando-o por meio de esquemas, planos, desenhos e outros recursos gráficos para facilitar a compreensão e execução do projeto;

− assessorar a Direção e demais colegas, conforme o caso, utilizando seus conhecimentos técnicos;

− integrar as atividades de treinamento como facilitador promovidas pela Fundação, quando solicitado;

− participar de seminários, treinamentos congressos e cursos visando ao intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;

− elaborar e digita relatórios das atividades do setor;− informar diretores da empresa ou órgão governamentais através de planilha,

relatórios e listagens sobre o andamento do projeto elétrico da obra;− detalhar projetos para licitação e Analisar propostas apresentadas;− participar de comissões;− participar de reuniões técnico-administrativas;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

http://www.al.rs.gov.br/legis 31

Page 32: 13.419- lei de cargos e salário

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Engenharia Elétrica; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional

de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA.

FARMACÊUTICO

Descrição Genérica do Emprego

Coordena e controla o estoque e o consumo de medicamentos na Fundação, bem como exerce a manipulação e/ou fabricação de medicamentos galênicos e das especialidades farmacêuticas.

Atribuições Gerais do Emprego

− Coordena a central de medicamentos da Fundação;− avalia, controla estoques e consumo de medicamentos nas Unidades de

internação;− elabora pedidos de aquisição de medicamentos e materiais de ambulatório, de

acordo com a rotina e as necessidades da – Fundação de Atendimento Sócio-Educativo - FASE;− supervisiona o estoque e acondicionamento dos medicamentos nas Unidades de

internação;− participa de reuniões de planejamento e/ou atividades técnicas junto à área de

saúde;− assessora a Direção da Unidade e demais colegas, conforme o caso, utilizando

seus conhecimentos técnicos sobre a dinâmica institucional;− integra as atividades de treinamento promovidas pela Fundação, quando

solicitado;− participa de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando ao

intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− verifica junto às distribuidoras de medicações, quanto à certificação de

qualidade dos produtos adquiridos pela FASE;− controla o armazenamento e acondicionamento de medicações, segundo as

normas estabelecidas pela vigilância sanitária;− elabora e digita relatórios das atividades do setor;− participa de reuniões técnico-administrativas;− seleciona, acompanha e supervisiona estágios curriculares inerentes a sua área;

− respeita e observa os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente;− participa de comissões;− executa outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Farmácia; Registro no Órgão de fiscalização profissional – Conselho

Regional de Farmácia - CRF.

http://www.al.rs.gov.br/legis 32

Page 33: 13.419- lei de cargos e salário

MÉDICO DO TRABALHO

Descrição Genérica do Emprego

Planejar, coordenar e orientar programas relacionados a medicina do trabalho e prestar assistência médica, de acordo com sua especialidade, visando atenção integral à saúde do empregado conforme código de ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Elaborar e implementar Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde dos empregados da Fundação.

− realizar visitas aos locais de trabalho dos empregados da Fundação, objetivando melhor identificação de riscos ambientais;

− realizar consulta médica, diagnosticar e prescrever tratamento, bem como reabilitação;

− fazer registro pormenorizado, dos atendimentos, em prontuários e formulários padrões atualizando-os sempre que houver novo atendimento;

− realizar e solicitar exames clínicos e complementares, admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional;

− prescrever medicação;− solicitar internações hospitalares;− encaminhar os empregados da Fundação a recursos de saúde especializados para

consulta, exames, diagnósticos, tratamento e reabilitação;− realizar pequenas cirurgias em ambulatório e atendimentos emergenciais;− realizar laudos com diagnóstico e indicação terapêutica, dentro de sua

especialidade;− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de interesse

da Fundação;− elaborar relatórios circunstanciados das atividades desenvolvidas;− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico a nível Organizacional;− participar de reuniões técnico-administrativas;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, e nos

programas de vigilância epidemiológica;− participar de comissões;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 20 (vinte) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Medicina - Especialização em Medicina e Segurança do Trabalho;

Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho Regional de Medicina - CRM.

http://www.al.rs.gov.br/legis 33

Page 34: 13.419- lei de cargos e salário

NUTRICIONISTA

Descrição Genérica do Emprego

Desenvolver programas e orientar estudos, observando a qualidade do equilíbrio nutricional, de alimentação e nutrição, realizando suas atividades de acordo com o código de ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Planejar, organizar, avaliar e supervisionar as ações de alimentação e nutrição;− planejar, coordenar, avaliar e supervisionar os estudos dietéticos;− realizar assistência dietoterápica aos adolescentes, prescrevendo, planejando,

supervisionando e avaliando as dietas;− realizar treinamento especializado em alimentação e nutrição;− emitir parecer sobre a quantidade e qualidade gêneros e produtos alimentícios;− prescrever suprimentos nutricionais necessários à complementação de dieta;− solicitar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico;− propor e participar da construção do Plano de Atendimento Individual e Coletivo

dos adolescentes;− manter relação com os demais operadores do programa, subsidiando-os

tecnicamente, buscando informações sobre o cotidiano dos adolescentes;− proceder à avaliação técnica da situação de cada adolescente, atualizando

permanentemente o prontuário individual, dando ciência dos resultados através da elaboração de laudos, relatórios e sínteses informativas à Direção, assim como à autoridade competente do Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e do Ministério Público, quando solicitado;

− participar da permanente avaliação do programa de atendimento através de reuniões interdisciplinares e comissões;

− encaminhar, e viabilizar o acesso dos adolescentes à rede de atendimento;− fazer recomendações sobre a compra de alimentos;− orientar e Executar programas de educação alimentar;− participar de pesquisas de laboratórios e nos trabalhos de saúde, relacionados

com a nutrição e a alimentação;− selecionar e supervisionar estagiários de nutrição; − participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o

intercâmbio ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Nutrição; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho

Regional de Nutricionistas - CRN.

PEDAGOGO

Descrição Genérica do Emprego

http://www.al.rs.gov.br/legis 34

Page 35: 13.419- lei de cargos e salário

Planejar, orientar e desenvolver trabalhos, estudos e pesquisas sobre técnicas educacionais, instrumentos e processos de aprendizagem em geral, conforme código de ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Elaborar e aplicar instrumento de medida e aferição, com vistas ao reconhecimento das necessidades e realidade social do educando na área de ensino, na área vocacional e profissional;

− realizar entrevistas com a família a fim de obter subsídios que favoreçam o ensino-aprendizagem;

− integrar as atividades de treinamento, como facilitador, promovidas pela Fundação, quando solicitado;

− realizar grupo operativo com os adolescentes;− desenvolver programas de acompanhamento funcional nos setores de trabalho;− planeja, coordenar e Executar programas de desenvolvimento de Recursos

Humanos;− realizar acompanhamento e orientação escolar e profissional;− fazer a análise do rendimento escolar com determinação de causas;− participar ativamente de todas das atividades no sistema de ensino;− apresentar relatórios periódicos das atividades desenvolvidas na área;− elaborar, implantar, acompanhar e avaliar atividades educacionais;− organizar a área de ensino nas questões da matricula escolar, suspensões e

cancelamentos de matrículas;− coordenar, acompanhar e avaliar projetos de ensino profissional;− encaminhar, acompanhar e avaliar em estágios e empregos;− participar de eventos tais como seminários, encontros, na Área de Educação;− participar de equipes interdisciplinares destinadas a estudar assuntos de interesse

da Entidade;− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico em nível organizacional;− participar de reuniões técnico-administrativas;− fazer registro pormenorizado dos atendimentos em prontuário, atualizando-os

sempre que houver novo atendimento;− elaborar interdisciplinarmente, Plano de Atendimento Individual e coletivo dos

adolescentes;− elaborar relatórios das atividades do setor;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar de comissões;− executar outras tarefas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Pedagogia - Licenciatura em Orientação Educacional, Supervisão ou Pedagogia Empresarial;

Supervisão ou Empresarial;

http://www.al.rs.gov.br/legis 35

Page 36: 13.419- lei de cargos e salário

Registro no órgão de fiscalização profissional – Ministério da Educação - MEC.

PSICÓLOGO

Descrição Genérica do Emprego

Atuar nas áreas da Psicologia social, clínica, institucional, organizacional e do trabalho, desenvolvendo suas atividades de acordo com o Código de Ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Realizar diagnóstico, emitir parecer, orientar e realizar intervenções específicas na sua área de atuação;

− orientar e Realizar intervenções específicas na sua área de atuação, aos empregados quanto ao atendimento dos adolescentes;

− realizar atendimento em grupo e/ou individual com adolescentes e seus familiares;

− acompanhar o desenvolvimento biopsicossocial dos adolescentes;− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnósticos em nível organizacional;− propor e Participar da construção do Plano de Atendimento Individual e

Coletivo dos adolescentes;− manter relação com os demais operadores do programa, subsidiando-os

tecnicamente, buscando informações sobre o cotidiano dos adolescentes;− assessorar a Direção da Unidade e demais colegas, conforme o caso, utilizando

seus conhecimentos técnicos sobre a dinâmica institucional;− proceder à avaliação técnica da situação de cada adolescente, atualizando

permanentemente o prontuário individual, dando ciência dos resultados através da elaboração de, relatórios e sínteses informativas à Direção, assim como à autoridade competente;

− participar da permanente avaliação do programa de atendimento, através de reuniões interdisciplinares e comissões;

− encaminhar, Participar e viabilizar o acesso dos adolescentes à rede de atendimento;

− prestar orientação aos familiares dos adolescentes no sentido do restabelecimento e preservação dos vínculos afetivos e familiares;

− selecionar e supervisionar estagiários de psicologia;− desenvolver projetos na área de capacitação e desenvolvimento organizacional;− estabelecer perfis profissiográficos dos cargos e funções da Fundação;− desenvolver programas de acompanhamento funcional nos setores da Fundação;− participar dos processos de transferência e demissão de pessoal;− encaminhar funcionários a tratamentos especializados, quando indicada a

necessidade;− fazer diagnóstico, planificar e Executar estratégias técnicas de intervenção

institucional visando a psico-higiene;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o

intercâmbio ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− observar o comportamento aplicando a técnica da dinâmica de grupo;

http://www.al.rs.gov.br/legis 36

Page 37: 13.419- lei de cargos e salário

− fazer o acompanhamento individual para menores que apresentam necessidades específicas na área mental e comportamental;

− fazer pesquisa e orientação vocacional, quando solicitado;− realizar o recrutamento e seleção, treinamento, acompanhamento e avaliação de

desempenho de pessoal, através de testes, entrevistas e aplicação de métodos e sistemas afins;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Psicologia; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho

Regional de Psicologia - CRP.

SOCIÓLOGO

Descrição Genérica do Emprego

Planejar, avaliar, coordenar, supervisionar e Executar planos, programas, projetos e pesquisas da Fundação, desenvolvendo suas atividades de acordo com o Código de Ética da categoria profissional.

Atribuições Gerais do Emprego

− Elaborar metodologias e técnicas específicas de investigação social aplicada na área de atuação humana, possibilitando a formulação e/ou o aperfeiçoamento de modelos de pesquisa;

− efetuar análise e estudo da dinâmica institucional, visando racionalizar a organização e o funcionamento da Fundação;

− estudar os aspectos relevantes dos fenômenos sócio-econômicos e culturais que se relacionem com as diretrizes do trabalho;

− coordenar, supervisionar e executar o levantamento, codificação, tabulação e ordenação dos dados, elaborando quadros, tabelas e relatórios, para permitir uma sistematização de resultados;

− prestar assessoria e consultoria técnica, elaborando estudos e pareceres técnicos, para orientar a tomada de decisões em processos de planejamento e/ou organização da Fundação;

− participar dentro de sua especificidade de equipes interdisciplinares, no embasamento, na elaboração, na análise e na implantação de projetos e programas;

− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico a nível organizacional;− participar de Comissões e reuniões técnico-administrativas;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o

intercâmbio ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

http://www.al.rs.gov.br/legis 37

Page 38: 13.419- lei de cargos e salário

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Ciências Sociais; Registro no órgão de fiscalização profissional – Conselho

Regional de Sociólogos - CRS.

TÉCNICO EM RECREAÇÃO

Descrição Genérica do Emprego

Diagnosticar, estudar, planejar, Executar e supervisionar atividades, a fim de proporcionar recreação, esporte e lazer, visando a promoção de saúde do adolescente, com ênfase na sua condição de pessoa em desenvolvimento.

Atribuições Gerais do Emprego

− Planejar, coordenar e executar programas de desenvolvimento de recursos humanos, na área da recreação;

− planejar, coordenar, orientar, acompanhar e Participar na execução de atividades lúdicas motoras, desportivas, artísticas, criativas e sociabilizantes de acordo com os objetivos da Fundação, levando em consideração os interesses e características dos adolescentes;

− participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando ao intercãmbio e ao aperfeiçoamento profissional, atendendo aos interesses da Fundação;

− coordenar Participar de equipes interdisciplinares, destinadas ao estudo e planejamento dos programas referentes à educação, recreação e lazer;

− realizar atividades educativas destinadas a desenvolver a sociabilidade e a integração nas várias áreas de abrangência da Fundação;

− documentar o trabalho desenvolvido nesta área para registro e estudo;− propor, elaborar, aplicar e interpretar diagnóstico a nível organizacional;− participar de reuniões técnico-administrativas;− fazer registro pormenorizado dos atendimentos, em prontuário, atualizando-os

sempre que houver novo atendimento;− elaborar, interdisciplinarmente, plano de atendimento individualizado dos

adolescentes;− selecionar, acompanhar e supervisionar estágios curriculares inerentes a sua

área;− participar de comissões;− colaborar na promoção de treinamento em recreação;− participar de todas as atividades sócio-educativas realizadas em interesse da

Fundação;− avaliar as atividades desenvolvidas e analisar os resultados obtidos;− orientar, supervisionar e acompanhar empregados em atividades de educação

física e recreação;− elaborar relatórios descritivos, relatando os resultados das atividades

desenvolvidas;− realizar avaliação do desenvolvimento psicomotor dos adolescentes, procedendo

aos registros cabíveis.− executar outras tarefas correlatas.

http://www.al.rs.gov.br/legis 38

Page 39: 13.419- lei de cargos e salário

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Educação Física; Registro no órgão de fiscalização profissional – Ministério da

Educação - MEC.

QUADRO DE EMPREGOS E FUNÇÕES EM COMISSÃO

CORREGEDOR

Descrição Genérica da Função

Receber e comunicar à Presidência da Fundação denúncias de fatos que se constituem irregularidades no exercício do dever funcional, zelando pelo cumprimento dos procedimentos legais e princípios da Administração Pública.

Atribuições Gerais da Função

− Comunicar imediatamente quaisquer irregularidades à Presidência, sem prejuízo das demais providências cabíveis;

− solicitar abertura de procedimento administrativo visando a correição funcional,quando entender cabível;

− Efetuar averiguações e apurações de irregularidades por determinação superior;− Propor arquivamento de processos, desde que devidamente fundamentado;− Emitir relatório, após as devidas investigações, indicando à Presidência a

penalidade adequada, quando for o caso;− Utilizar todos os meios não defesos em direito para a fiel consecução de seu

objetivo;− Atender às consultas formuladas pela Direção-Geral sobre matéria de sua

competência;− Apresentar mensalmente à Direção-Geral, ou quando solicitado, relatório de

atividades;− Propor à Presidência providências acautelatórias fundamentadas, inclusive a

indicação de afastamento preventivo do denunciado;− Elaborar seu regimento interno, a ser homologado pela Direção-Geral.− Executar inspeção, correção, auditoria interna, acompanhamento, diligência ou

revisão de qualquer procedimento no âmbito da Administração;− Propor, através da Direção Geral, recomendações às unidades da Fundação,

objetivando a racionalização e eficácia nos procedimentos adotados, bem como a obediência aos princípios da Administração Pública e legislação vigente;

− Manter incólume a documentação produzida ou recebida em razão de suas atribuições, zelando pelo sigilo do seu conteúdo;

− Executar trabalho técnico-educativo preventivo com o objetivo de reduzir irregularidades no âmbito institucional

− desenvolver outras atividades correlatas determinadas pela Direção Geral.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

http://www.al.rs.gov.br/legis 39

Page 40: 13.419- lei de cargos e salário

PRÉ-REQUISITOS: Ser empregados do quadro permanente composto de:− um com formação jurídica;− notória idoneidade funcional: sem penalidades administrativas, penal, cível ou

moral;− experiência em chefia na Instituição de no mínimo 03 (três) anos, exceto o

membro com formação jurídica.

CHEFE DE GABINETE

Descrição Genérica do Emprego/Função

Fornecer apoio técnico-administrativo aos assuntos referentes à Presidência da Fundação.

Atribuições Gerais do Emprego/Função

− Coordenar as ações administrativas do Gabinete da Presidência referente ao protocolo, secretaria, correspondência, recepção, infra-estrutura e segurança;

− representar a Presidência em relações institucionais internas e externas visando à implantação das ações decorrentes da finalidade da Fundação;

− distribuir, revisar e encaminhar, por delegação, os expedientes da Presidência;− preparar expedientes documentos e correspondências especiais para assinatura

do Presidente;− subsidiar e acompanhar a organização das reuniões da Direção Geral;− subsidiar, acompanhar e auxiliar a Assessoria de Imprensa nas suas atribuições;− realizar plantões aos finais de semana, conforme escala, ou quando necessário;− participar de comissões;− executar outras atividades que lhe forem atribuídas pela presidência.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior Completo.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Atribuições Gerais do Emprego/Função

− Assessorar os membros da Direção-Geral, subsidiando-a de informações nos temas e assuntos em que for solicitado;

− assessorar e participar da criação e implantação de eventos;− participar da elaboração de “mailling” para eventos, efetuar cadastro e elaborar

atividades com entidades parceiras;− participar da criação de pautas e matérias pertinentes ao Programa de Execução

de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade;− participar da criação, divulgação e acompanhamento de campanhas externas e

internas

http://www.al.rs.gov.br/legis 40

Page 41: 13.419- lei de cargos e salário

− participar da manutenção do site, criação e envio de release, clipagem jornalísticas;

− participar da organização, assessoramento e cobertura de Seminários;− acompanhar entrevistas dos membros da Direção-Geral nos meios de

comunicação;− acompanhar os membros da Direção-Geral em eventos, fazer registros

fotográficos e comunicação aos órgãos oficiais− participar da comunicação aos órgãos municipais, estaduais e federais;− representar os membros da Direção-Geral quando lhe for determinado;− participar de atividades de planejamento estratégico da Fundação;− executar outras atividades correlatas em consonância com os preceitos

estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do – Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo - SINASE E – Programa de Execução de Medidas Sócio-Educativas de Internação e de Semiliberdade - PEMSEIS.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior - Graduação em Comunicação Social, Jornalismo ou Relações Pública;

Registro no Conselho da respectiva categoria.

ASSESSOR A

Atribuições Gerais do Emprego/Função

− Assessorar a Direção-Geral, subsidiando-a de informações nos temas e assuntos em que for solicitado;

− assessorar o Presidente ou Diretor onde estiver lotado;− representar o Presidente ou Diretor quando lhe for determinado;− participar de atividades de planejamento estratégico da Fundação;− coordenar o processo de elaboração das diretrizes políticas ou técnico-

administrativas para a área de atuação da Fundação;− executar outras atividades que lhe forem determinadas pela Direção-Geral ou

pelo Regimento Interno da Fundação;− elaborar pareceres nas áreas de sua competência;− planejar, organizar, orientar as atividades relativas a implementação da política

de comunicação, diretrizes de pessoal das unidades de atendimento, coordenações e núcleos da Fundação;

− elaborar estudos, relatórios e ou texto referentes ao trabalho da Fundação para subsidiar a interlocução institucional interna e externa;

− participar de processos de capacitação dos empregados nos assuntos de sua competência, integrando-se a política de recursos humanos da Fundação;

− desenvolver projetos com o objetivo de promover parcerias e buscar recursos externos que possam impulsionar o conjunto de ações como um todo;

− realizar plantões de finais de semana quando necessário;− participar de comissões;− executar outras atividades correlatas.

http://www.al.rs.gov.br/legis 41

Page 42: 13.419- lei de cargos e salário

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior Completo;

DIRETOR DE ESTABELECIMENTO

Descrição Sumária

Coordenar as atividades da Unidade, sob sua direção, em conformidade com o Programa de Atendimento da Unidade, Plano de Ação da Fundação, Programa de Execução de Medidas Sócio-Educativa de Internação e /ou Semiliberdade.

Atribuições Gerais do Emprego/Função

− Responder pela função de guarda legal, para os efeitos de direito dos adolescentes sob a sua responsabilidade;

− representar a unidade perante a Fundação;− garantir que os adolescentes recebam, por parte dos operadores das unidades de

atendimento, tratamento digno e respeitoso, adequado às necessidades especiais, onde o caráter pedagógico da ação prevaleça sobre qualquer outro;

− responder pelo planejamento, execução e avaliação das atividades das Unidades de atendimento, tanto no aspecto administrativo como técnico-operacional;

− conhecer o Plano de Atendimento Individual e o Plano de Atendimento Coletivo, bem como acompanhar sua execução;

− coordenar as atividades da equipe técnica, sócio educador e do apoio administrativo;

− tomar todas as providências necessárias junto ao Conselho Tutelar, Ministério Público e ao Poder Judiciário, no sentido de representar os interesses dos adolescentes internos;

− exercer todas as demais funções necessárias ao regular e eficaz funcionamento do programa;

− executar outras atividades que forem determinadas pelo Regimento Interno da Fundação;

− representar o programa perante a mantenedora e falar em seu nome, bem como representar a Direção geral perante a Unidade de atendimento que está afeto, junto a seus empregados, adolescentes e familiares;

− responder pelo fiel cumprimento das disposições da sentença ou das demais determinações judiciais ou comunicar, imediatamente, a Vara de Execução da Infância e Juventude e, Direção da mantenedora eventual impossibilidade do cumprimento;

− responder pela observância das obrigações legais do Programa e dos direitos individuais dos adolescentes;

− responsabilizar-se pela custódia e integridade física e psicológica dos adolescentes internados na Unidade pela qual responde;

− gerenciar as atividades pedagógico-terapêuticas da Unidade que responde, em conformidade com o Programa;

http://www.al.rs.gov.br/legis 42

Page 43: 13.419- lei de cargos e salário

− responder pelo Planejamento, execução e avaliação das atividades do Programa, tanto no aspecto administrativo como técnico-operacional;

− administrar os recursos humanos e materiais da Unidade a qual responde, objetivando o atendimento adequado aos adolescentes que cumprem Medida Sócio-Educativa;

− responsabilizar-se pelo processo de avaliação de desempenho dos empregados lotados na Unidade;

− responsabilizar-se pela manutenção e conservação do patrimônio da Unidade;− aplicar medidas disciplinares e concede as recompensas disciplinares aos

adolescentes, previstas o Programa de Atendimento da Unidade;− aprovar o Plano Coletivo Individual de Atendimento e supervisionar a respectiva

execução;− aprovar o conjunto de regras da Unidade e propor, se necessário, suas

modificações;− abrir e encerrar o Livro de Ocorrências e livro de reuniões da Unidade;− responsabilizar-se pelo atendimento adequado dos adolescentes internados na

Unidade;− comunicar a Direção Geral a ocorrência de fatos que sugerem eventual

irregularidade funcional e/ou administrativa;− instituir a Comissão de avaliação Disciplinar, conforme o Programa de

Execução de medidas Sócio-Educativas de Internação e Semiliberdade;− exercer todas as demais funções necessárias para o regular e eficaz

funcionamento do Programa, zelando pelos adolescentes e empregados da Unidade;− elaborar relatórios subsidiados pelos Assistentes de Direção, Chefes de Equipe,

e equipe técnica;− responsabilizar-se pela realização das reuniões com equipes interdisciplinares,

bem como nos demais foros previstos no Programa da Unidade;− participar de reuniões externas a Unidade;− verificar e assinar a documentação recebida e expedida;− encaminhar ocorrências disciplinares a Corregedoria, quando necessário;− aplicar advertências a empregados , quando necessário, dentro do seu nível

hierárquico;− responsabilizar-se pela exatidão dos dados estatísticos, informações e relatórios

relativos ao trabalho da Unidade;− participar de comissões;

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio Completo.

DIRETOR DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Descrição Genérica do Emprego/Função

Coordenar as atividades do Centro, sob sua direção, em conformidade com o Programa de Atendimento do - Centro de Convivência – CECON, Plano de Ação da Fundação, Programa de Execução de Medidas Sócio-Educativa de Internação e /ou Semiliberdade.

http://www.al.rs.gov.br/legis 43

Page 44: 13.419- lei de cargos e salário

Atribuições Gerais do Emprego/Função

Atribuições Gerais do Emprego− Responder para efeitos de direito dos adolescentes sob a sua responsabilidade;− planejar, organizar e dirigir a execução das atividades de oficinas, de caráter

cultural, educativo, preparação para o mercado de trabalho, geração de renda e/ou profissionalização;

− garantir que os adolescentes recebam, por parte dos operadores do – CECON, tratamento digno e respeitoso, adequado às necessidades, onde o caráter pedagógico da ação prevaleça sobre qualquer outro;

− responder pelo planejamento, execução e avaliação das atividades do Centro, tanto no aspecto administrativo como técnico-operacional;

− conhecer o Plano de Atendimento Individual e o Plano de Atendimento Coletivo, bem como acompanhar sua execução;

− coordenar as atividades da equipe de socioeducadores e do apoio administrativo;− prover os meios necessários para a realização da programação do CECON;− exercer todas as demais funções necessárias ao regular e eficaz funcionamento

do programa;− executar outras atividades que forem determinadas pela Direção Geral da

Fundação; − responder pela observância das obrigações legais do Centro e dos direitos

individuais dos adolescentes;− responsabilizar-se pela integridade física e psicológica dos adolescentes quando

em atividades no CECON;− gerenciar as atividades de oficinas do CECON, em conformidade com o

Programa;− administrar os recursos humanos e materiais do Centro ao qual responde,

objetivando o atendimento adequado aos adolescentes que cumprem Medida Sócio-Educativa;− responsabilizar-se pelo processo de avaliação de desempenho dos empregados

lotados no CECON;− responsabilizar-se pela manutenção e conservação do patrimônio do Centro;− aprovar o conjunto de normas do CECON e propor, se necessário, suas

modificações;− abrir e encerrar o Livro de Ocorrências e livro de reuniões do Centro;− comunicar a Direção Geral a ocorrência de fatos que sugerem eventual

irregularidade funcional e/ou administrativa;− elaborar relatórios das atividades desenvolvidas no Centro;− responsabilizar-se pela realização das reuniões com a equipe bem como nos

demais foros previstos no Programa do Centro;− participar de reuniões externas ao CECON;− verificar e assinar a documentação recebida e expedida;− encaminhar ocorrências disciplinares a Corregedoria, quando necessário;− aplicar advertências a empregados , quando necessário, dentro do seu nível

hierárquico;− responsabilizar-se pela exatidão dos dados estatísticos, informações e relatórios

relativos ao trabalho do Centro;

http://www.al.rs.gov.br/legis 44

Page 45: 13.419- lei de cargos e salário

− participar de comissões.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Superior completo; Experiência mínima de 2 (dois) anos em áreas afins.

DIRETOR DA ESCOLA PERMANENTE

Descrição Genérica do Emprego

Realizar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento dos empregados indispensáveis à luz das Normativas Internacionais, Doutrina da Proteção Integral, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Estatuto da Criança e do Adolescente, Programa Estadual de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade, o modelo de gestão, a missão institucional e normativas adotadas pela – Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul - FASE-RS, promovendo cursos, seminários e eventos por si ou em parceria com outras instituições que tenham interesses comuns.

Atribuições Gerais do Emprego

− Dirigir o Centro de Formação realizando administração técnico-pedagógico-operacional eficaz, condizente com os objetivos do Programa de Formação Formação Socioeducativa de servidores, pesquisa e produção bibliográfica de ponta;

− promover e executar a formação dos funcionários da Fundação indistintamente em todos os níveis, quer de ambientação, integração, formação, treinamento, e especialização, entre outros

− zelar pelos princípios, valores e virtudes necessários à formação do perfil do funcionário socioeducativo, quer em nível pessoal, quer em nível profissional, à luz da legislação, doutrinas e princípios pedagógicos;

− administrar os recursos humanos lotados no Centro de Formação, bem como grupos de trabalho que venham a se constituir sob sua égide, priorizando a harmonia das relações interpessoais, a convivência ético-moral e a condição de servidores-modelo, uma vez que responsáveis pelo programa de formação;

− promover e responder pelo planejamento, a organização e execução de projetos técnicos, proposta político-pedagógica, programação anual, planos de cursos, planos de aula, projetos de pesquisa, publicação de produção teórico-técnica socioeducativa, e utilização adequada do acervo físico e virtual de documentos existentes na biblioteca do centro, entre outros.

− zelar pelo uso adequado, conservação e recuperação dos espaços físicos, materiais e bens patrimoniais utilizados no Centro ou sob sua responsabilidade;

− coordenar reuniões técnico-administrativas visando a análise, boa execução e avaliação do programa de formação como um todo;

− representar o Centro de Formação perante à Fundação e demais órgãos quando necessário;

− executar as normas, atividades e determinações adotadas e emanadas da Diretoria Geral;

http://www.al.rs.gov.br/legis 45

Page 46: 13.419- lei de cargos e salário

− divulgar programação de eventos de formação promovidos pelo Centro de Formação ou por congêneres, à convite, por força de convênios ou outras formas de parcerias;

− responsabilizar-se pela exatidão dos dados estatísticos, informações técnicas e relatórios relativos às atividades do Centro;

− aplicar medidas disciplinares pertinentes, segundo o nível hierárquico, conforme normativas adotadas e legislação vigente;

− participar de comissões e grupos de trabalho, por iniciativa ou sempre que solicitado;

− incentivar e preparar funcionários para integrar o corpo docente; − estabelecer parcerias com órgão de formação oficiais do Estado, bem como

universidades e outros estabelecimentos educacionais visando a melhor formação dos funcionários socioeducativos;

− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta horas semanais).

PRÉ-REQUISITO: Nível Superior Completo.

ASSESSOR B

Descrição Genérica do Emprego/Função

Avaliar a eficiência do desempenho dos programas e projetos voltados ao atendimento do adolescente.

Atribuições Gerais do Emprego/Função

− Participar na elaboração do Plano de Ação e Orçamento Programa da Fundação;− proceder a estudos e desenvolver projetos nas áreas de organização,

reorganização, modernização e racionalização administrativa;− assessorar na programação de Recursos Humanos de conformidade com o

processo de racionalização administrativa;− participar na elaboração de projetos de interesse da Organização;− analisar, avaliar e atualizar a Estrutura Organizacional;− assessorar a Diretoria nos aspectos relativos ao planejamento Organizacional;− participar de reuniões com equipes interdisciplinares;− respeitar e observar os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente;− exarar parecer e manifestação de assuntos pertinentes à sua área de competência,

quando solicitado;− assessorar a Presidência e a Direção Geral, quando necessário, os demais cargos

de Direção e Chefia da Instituição com relação a assuntos de sua competência;− organizar e manter o registro do processo de desenvolvimento institucional, suas

mudanças, reordenamentos e demais fatos de importância histórica, de forma a constituir arquivo através de relatórios e outros documentos;

− auxiliar no desenvolvimento de projetos, com o objetivo de promover parcerias e recursos externos que possam impulsionar o conjunto de ações da Fundação como um todo;

http://www.al.rs.gov.br/legis 46

Page 47: 13.419- lei de cargos e salário

− assessorar as Unidades de Atendimento e a Sede Administrativa nas questões referentes a execução, administrativa e de pessoal;

− assessorar coordenações e Núcleos da Diretoria a que está afeto;− elaborar, planejar e acompanhar a implantação e implementação das diretrizes

administrativas, de pessoal e da execução das medidas sócio-educativas nas Unidades de Atendimento, coordenações e Núcleos da Sede Administrativa;

− incentivar a integração dos grupos de cada coordenação e inter-coordenações na resolução de problemas e no desenvolvimento do trabalho em equipe;

− realizar plantões aos finais de semana, conforme escala, ou quando necessário;− elaborar e digitar relatórios pertinentes a sua área de atuação;− participar de comissões;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio completo.

ASSESSOR C

Descrição Genérica do Emprego/Função

Dirigir a execução dos serviços de responsabilidade especifica do setor sob sua responsabilidade, segundo orientação do Chefe imediato, bem como, como conduzir as atividades segundo a filosofia adotada.

Atribuições Gerais do Emprego/Função

− Assessorar no desempenho de atividades, envolvendo a execução de trabalhos na área de sua atuação;

− assessor na simplificação de rotinas de trabalho, com vistas à maior produtividade e eficiência do setor;

− assessor na redação, revisão e exame de documentos e processos;− assessor nas compras que não exijam processo de licitação, resguardados os

aspectos legais mediante autorização;− participar de reuniões e comissões;− executar outras atividades que lhe forem determinadas pela Direção-Geral ou

pelo Regimento Interno da Fundação;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio Completo.

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES E PREGÕES

Atribuições Gerais da Função

http://www.al.rs.gov.br/legis 47

Page 48: 13.419- lei de cargos e salário

− Coordenar as atividades desenvolvidas pelos membros da Comissão de Licitações e Pregões;

− participar do credenciamento dos interessados em participar dos certames;− receber as propostas, a documentação de habilitação e a declaração de pleno

atendimento às condições habilitadoras;− analisar as propostas quanto à conformidade do atendimento às exigências do

edital e desclassificação, quando for o caso;− selecionar as propostas para a etapa de lances;− negociar com o detentor da melhor oferta;− analisar a aceitabilidade dos preços ofertados;− classificar por derradeiro as ofertas;− adjudicar o objeto da licitação ao vencedor do certame;− receber os recursos, quando for o caso;− elaborar a ata da sessão pública do pregão;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio completo

COORDENADOR DE ÁREA

Descrição Genérica da Função

Planejar, organizar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas a sua área de competência.

Atribuições Gerais da Função

− Dirigir, coordenar e supervisionar os serviços de sua coordenação, assegurando a produtividade dos trabalhos;

− coordenar, organizar e acompanhar a execução das tarefas sob sua responsabilidade, determinando rotinas de trabalho e orientando sua execução;

− promover a obtenção dos resultados de sua coordenação em consonância com os objetivos da Fundação;

− participar, com outros setores da Fundação, na realização de tarefas que mantenham correlação de atividades;

− apresentar ao Diretor, ao qual está afeto, relatórios periódicos das atividades da coordenação;

− subsidiar a Direção Geral na formulação de políticas e diretrizes relativas a sua área de competência;

− responder, perante a Diretoria da Fundação e órgãos oficiais, pelas atividades desenvolvidas em sua área de competência;

− participar de reuniões com equipes interdisciplinares;− participar, por delegação, de reuniões externas a Fundação;− verificar e assinar a documentação recebida e expedida;

http://www.al.rs.gov.br/legis 48

Page 49: 13.419- lei de cargos e salário

− responsabilizar-se pela exatidão dos dados estatísticos, informações e relatórios relativos ao trabalho da coordenação;

− realizar plantões aos finais de semana, conforme escala, ou quando necessário;− participar de comissões;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Formação: Nível Médio completo;

ASSISTENTE DE DIREÇÃO DE UNIDADE

Descrição Genérica do Emprego/Função

Assessorar o Diretor da Unidade, Executando as tarefas determinadas pelo mesmo.

Atribuições Gerais do Emprego/Função

− Substituir o Diretor em sua falta ou impedimento, respondendo pelo pleno funcionamento da Unidade;

− assistir o Diretor no exercício de suas atribuições;− representar o Diretor perante as Chefias de Equipe e comissões nomeadas,

conforme designação;− auxiliar o Diretor no planejamento, execução e avaliação das atividades do

Programa, tanto no aspecto administrativo como no técnico operacional;− realizar, sistematicamente, o acompanhamento de cada serviço e de cada

plantão, devendo avaliar, orientar e encaminhar ao Diretor os resultados deste acompanhamento e das solicitações de recursos necessários para desenvolvimento do trabalho na Unidade de Atendimento;

− atender aos adolescentes após avaliação da Chefia de Equipe, quando necessária sua intervenção;

− reunir, sistematicamente, as equipes de empregados a fim de discutir e avaliar as potencialidades de trabalho, visando a integração das equipes e reforçando o caráter educativo de cada uma;

− participar da avaliação do contrato de experiência dos empregados;− realizar plantões, aos finais de semana, conforme escala, ou quando necessário;− responsabilizar-se pela efetividade e controle de horas extraordinárias efetuadas

pelos empregados que prestam serviço naquela Unidade;− controlar o cartão ponto dos funcionários;− coordenar, por delegação, reunião de setores da Unidade;− acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas junto aos adolescentes;− subsidiar a equipe técnica com informações gerais e especificas sobre os

adolescentes;− atender e orientar adolescentes com problemas disciplinares, buscando recurso

técnico especifico, quando necessário;

http://www.al.rs.gov.br/legis 49

Page 50: 13.419- lei de cargos e salário

− participar de reuniões técnico-administrativas e, quando solicitado, de reuniões externas a Unidade;

− coordenar, em conjunto com os Chefes de Equipe e Equipe Técnica, a saída de adolescentes da área da Unidade;

− participar de equipes interdisciplinares;− representar o Diretor da Unidade, por delegação, no impedimento deste;− elaborar, digitar e auxiliar na confecção de relatórios das atividades

desenvolvidas;− revisar a solicitação de materiais necessários ao desenvolvimento das atividades;− ler e dar visto diariamente no livro de ocorrências dos diversos setores;− comunicar ao Diretor todos os assuntos tratados em reuniões que Participar;− coordenar e/ou Participar juntamente com a equipe técnica das festividades na

Unidade;− elaborar as previsões de vestuário e calçados;− providenciar a aquisição de medicamentos, inclusive quando não houver o

fornecimento através do almoxarifado central, senda esta aquisição através de adiantamento, porem sempre por solicitação da área médica e/ou odontológica;

− controlar o roteiro e a utilização da viatura;− controlar e solicitar materiais, quando da inexistência ou necessidade, para o

suprimento geral da Unidade;− responsabilizar-se pela distribuição dos vales alimentação/refeição e vales

transportes os empregados lotados na Unidade a que pertence;− responsabilizar-se pelo adiantamento financeiro da Unidade;− supervisionar a execução das obras e serviços gerais, tentando promover

condições para a conservação da área física;− participar de comissões;− exercer todas as demais funções necessárias para o regular e eficaz

funcionamento do Programa;

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio completo;

CHEFE DE EQUIPE

Descrição Genérica da Função

Coordenara execução das atividades inerentes ao atendimento dos adolescente, bem como, na Unidade conforme diretriz adotada.

Atribuições Gerais da Função

− Coordenar e dirigir as atividades dos sócio educadores;− registrar, no Livro da Chefia de Equipe, o resumo das atividades desenvolvidas

no respectivo expediente, inclusive eventuais situações de conflito;− realizar o acolhimento de adolescentes na Unidade;− receber e repassar o plantão;

http://www.al.rs.gov.br/legis 50

Page 51: 13.419- lei de cargos e salário

− coordenar execução das atividades do Plano Individual de Atendimento e do Plano Coletivo;

− gerenciar e operar todas as rotinas de atendimento da Unidade;− coordenar a movimentação geral dos adolescentes nas atividades diárias, bem

como a distribuição de empregados para esse fim;− identificar as possíveis fragilidades no sistema de trabalho no que se refere ao

atendimento e segurança, tendo autonomia para interromper, alterar ou impedir qualquer atividade, comunicando de imediato ao Diretor ou Assistente de Direção da Unidade;

− reunir-se, sistematicamente, com sua equipe de trabalho;− avaliar as potencialidades e dificuldades dos empregados, subsidiando o Diretor

em suas decisões;− orientar e coordenar o uso de formulários para acompanhamento dos

adolescentes;− prestar informações à chefia e equipe técnica sobre os adolescentes;− participar da comissão disciplinar;− participar de reuniões interdisciplinares;− propiciar a integração da equipe de empregados;− participar da avaliação do contrato de experiência dos empregados;− representar a sua equipe de trabalho junto à chefia imediata;− garantir a integridade física, moral e psicológica dos adolescentes e empregados;− elaborar e digitar relatórios pertinentes a sua área de atuação;− responder pelo funcionamento da Unidade, enquanto Direção, na falta ou

impedimento do Diretor e do Assistente de Direção;− executar atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio completo; Detentor de emprego de Agente Sócioeducativo.

CHEFE DE NÚCLEO

Descrição Genérica da Função

Dirigir as atividades do Núcleo sob sua responsabilidade e de conformidade com o Plano de Ação da Fundação, e orientação da coordenação a qual está vinculado.

Atribuições Gerais da Função

− Coordenar assegurar a operacionalização do Núcleo respectivo;− subsidiar o coordenador de sua área em assuntos de competência do Núcleo ou

Serviço;− chefiar as atividades e avaliar o desempenho dos empregados lotados no Núcleo

ou Serviço;− responder técnica e administrativamente pelas atividades do Núcleo, seguindo

orientação da coordenação;

http://www.al.rs.gov.br/legis 51

Page 52: 13.419- lei de cargos e salário

− elaborar planos de trabalho que viabilizem o funcionamento adequado do Núcleo sob sua chefia;

− administrar os recursos humanos e materiais do Núcleo ou Serviço, promovendo a otimização e padronização dos processos de trabalho;

− subsidiar a coordenação na revisão ou formulação de normas da Fundação, visando à adequação e atualização legal ou administrativa dos processos de trabalho;

− coordenar as reuniões de equipe do Núcleo ou Serviço;− contribuir para integração dos resultados do trabalho dos empregados do Núcleo

ou Serviço;− responder pela efetividade dos empregados do Núcleo ou Serviço;− identificar e propor ações para a correção de rotinas ou problemas que impeçam

a consecução das atividades do Núcleo ou Serviço;− prestar orientação às Chefias da Fundação sobre assuntos referentes à área de

competência do Núcleo ou Serviço;− emitir parecer e elaborar projetos, procedimentos, contratos ou assuntos

atinentes a área de atuação do Núcleo ou Serviço;− solicitar, através da coordenação de Área a que está subordinado, treinamento

para a equipe de empregados sob sua chefia, visando à qualificação do trabalho; − facilitar para que os objetivos propostos para a Fundação sejam alcançados;− responsabilizar-se pela manutenção e conservação do patrimônio do Núcleo ou

Serviço;− participar de comissões;− elaborar e digitar relatórios pertinentes a sua área de atuação;− executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas pela

Direção.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITO: Nível Médio Completo.

OFICIAL DE GABINETE

Descrição Genérica da Função

Desenvolver atividades de secretaria do gabinete da Presidência, Diretorias de Qualificação Profissional e Cidadania, Administrativa e Sócio-Educativa, envolvendo o conhecimento e execução de trabalho nas áreas de documentação oficial, informática, recursos humanos, finanças e apoio administrativo.

Atribuições Gerais da Função

− Redigir, digitar e revisar documentos;− receber, protocolar e dar andamento a expedientes, correspondências, processos

físicos ou eletrônicos, entre outros;− operar sistema de Protocolo Integrado;− receber e enviar mensagens / informações via correio eletrônico e/ou fax símile;− organizar documentação a ser despachada pelo Diretor;

http://www.al.rs.gov.br/legis 52

Page 53: 13.419- lei de cargos e salário

− organizar e controlar a agenda do Diretor e Assessores do Gabinete com relação a entrevistas, reuniões, viagens, etc.;

− responsabilizar-se por elaborar a solicitação e a prestação de contas de diárias e adiantamentos dos membros do gabinete;

− fazer a efetividade dos empregados do gabinete;− promover a simplificação de rotinas de trabalho, com vistas a maior

produtividade e eficiência do gabinete;− examinar e informar processos, quando solicitado;− providenciar material de apoio às atividades do gabinete;− digitar dados em microcomputador;− coletar informações, executar registros e manter permanentemente organizados

arquivos do gabinete;− executar as atividades de solicitação, administração e guarda de materiais;− fazer desenhos gráficos, diagramas e montagem de material impresso;− subsidiar o Diretor e demais membros do gabinete utilizando seus

conhecimentos específicos, bem como, normas e procedimentos da Fundação;− ler, sistematicamente, os Diários Oficiais providenciando grifo e cópia

xerográfica das publicações promovidas pela Fundação ou de assuntos da competência da diretoria;

− participar e fazer atas de reuniões;− participar na elaboração e digitação de relatórios;− executar outras atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

PRÉ-REQUISITOS: Formação: Nível Médio Completo.

RETIFICAÇÃO(publicada no DOE nº 066, de 09 de abril de 2010)

Na Lei nº 13.419, de 05 de abril de 2010, publicada no Diário Oficial do Estado nº 062, de 05 de abril de 2010, 2ª Edição,

Na qual se lê:

QUADRO DE EMPREGOS E FUNÇÕES EM COMISSÃO MATRIZ SALARIAL, DENOMINAÇÃO E NÚMERO DE EMPREGOS/FUNÇÕES

DENOMINAÇÃO NÚMEROEMPREGO EM COMISSÃO FUNÇÃO EM COMISSÃO

PADRÃO REMUNERAÇÃO PADRÃO REMUNERAÇÃOCorregedor 3 FC-1 1.386,34Chefe de Gabinete 1 EC-1 3.800,59 FC-1 1.386,34Diretor de Estabelecimento 18 EC-1 3.800,59 FC-1 1.386,34Assessor de Comunicação

1 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31

http://www.al.rs.gov.br/legis 53

Page 54: 13.419- lei de cargos e salário

SocialAssessor A 9 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Diretor de Escola de Formação Permanente

1 EC-23.150,78

FC-21.260,31

Diretor de Centro de Convivência 1 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Assistente Direção Unidade 31 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Assessor B 16 EC-3 2.668,91 FC-3 1.067,56Assessor C 5 EC-4 2.336,74 FC-4 934,69Presidente da Comissão de Licitações e Pregões

1 FC-2 1.260,31

Coordenador 8 FC-2 1.260,31Chefe de Núcleo 24 FC-4 934,69Chefe de Equipe 104 FC-4 934,69Oficial de Gabinete 4 FC-5 467,34

leia-se

QUADRO DE EMPREGOS E FUNÇÕES EM COMISSÃO MATRIZ SALARIAL, DENOMINAÇÃO E NÚMERO DE EMPREGOS/FUNÇÕES

DENOMINAÇÃO NÚMEROEMPREGO EM COMISSÃO FUNÇÃO EM COMISSÃO

PADRÃO REMUNERAÇÃO PADRÃO REMUNERAÇÃOCorregedor 3 FC-1 1.386,34Chefe de Gabinete 1 EC-1 3.800,59 FC-1 1.386,34Diretor de Estabelecimento 18 EC-1 3.800,59 FC-1 1.386,34Assessor de Comunicação Social

1 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31

Assessor A 9 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Diretor de Escola de Formação Permanente

1 EC-23.150,78

FC-21.260,31

Diretor de Centro de Convivência 1 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Assistente Direção Unidade 31 EC-2 3.150,78 FC-2 1.260,31Assessor B 16 EC-3 2.668,91 FC-3 1.067,56Assessor C 5 EC-4 2.336,74 FC-4 934,69

http://www.al.rs.gov.br/legis 54

Page 55: 13.419- lei de cargos e salário

Presidente da Comissão de Licitações e Pregões

1 FC-2 1.260,31

Coordenador 8 FC-2 1.260,31Chefe de Núcleo 24 FC-4 934,69Chefe de Equipe 104 FC-4 934,69Oficial de Gabinete 4 FC-5 467,34

LEI Nº 13.419, DE 05 DE ABRIL DE 2010.(publicada no DOAL nº 9759, de 18 de maio de 2010)

Parte vetada pela Governadora do Estado e mantida pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei n.º 75/10, que originou a Lei n.º 13.419, de 5 de abril de 2010, que institui o Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

Deputado Giovani Cherini, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Faço saber, em cumprimento ao disposto no § 7.º do art. 66 da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu promulgo a seguinte Lei:

"ANEXO III

DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES, PRÉ-REQUISITOS E CARGA HORÁRIADOS

EMPREGOS E FUNÇÕES

QUADRO PERMANENTE DE EMPREGOS

................................

IV - CATEGORIA FUNCIONAL - AGENTE INSTITUCIONAL................................AGENTE SÓCIOEDUCADOR.................................PRÉ-REQUISITOS: Nível Médio Completo..................................."

Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, 17 de maio de 2010.

FIM DO DOCUMENTO

http://www.al.rs.gov.br/legis 55