13 de fev. 2014

3
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa 13 de fevereiro de 2014 ENSINO DE GRAMÁTICA A língua é formada por quatro estruturas: morfologia, fonética, sintática e semântica. Desde 1972, houve a obrigação da produção redacional em vestibulares. ATIVIDADES PRÉVIAS À LEITURA O HYUNDAI SONATA RECEBEU NO ÚLTIMO SALÃO DE DETROIT O PRÊMIO DE “CARRO INTERNACIONAL DO ANO” – ICOTY, OFERECIDO PELA REVISTA ROAD & TRAVEL, UMA MAIS RENOMADAS DOS ESTADOS UNIDOS. 1)Qual foi o título (ou nome do prêmio) que o Sonata recebeu? “Carro internacional do ano” 2)Esse título aparece na abertura da propaganda ou no interior? Os dois 3)Como se chama o sinal que está que está destacando o nome do prêmio? Aspas 4)Você sabia que títulos de livros, revistas, jornais, filmes, e outros títulos, podem ser

Upload: luana-coimbra

Post on 11-Jan-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Para estudar.

TRANSCRIPT

Page 1: 13 de fev. 2014

Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa

13 de fevereiro de 2014

ENSINO DE GRAMÁTICA

A língua é formada por quatro estruturas: morfologia, fonética, sintática e semântica.

Desde 1972, houve a obrigação da produção redacional em vestibulares.

ATIVIDADES PRÉVIAS À LEITURA

O HYUNDAI SONATA RECEBEU NO ÚLTIMO SALÃO DE DETROIT O PRÊMIO DE “CARRO INTERNACIONAL DO ANO” – ICOTY, OFERECIDO PELA REVISTA ROAD & TRAVEL, UMA MAIS RENOMADAS DOS ESTADOS UNIDOS.

1) Qual foi o título (ou nome do prêmio) que o Sonata recebeu?“Carro internacional do ano”

2) Esse título aparece na abertura da propaganda ou no interior?Os dois

3) Como se chama o sinal que está que está destacando o nome do prêmio?Aspas

4) Você sabia que títulos de livros, revistas, jornais, filmes, e outros títulos, podem ser destacados com esse sinal no interior de um texto?Sim

5) Logo, se tivermos de escrever um título, no interior (dentro) de uma frase, pode ser necessário assinalá-lo com aspas.

ITEM LINGUÍSTICO explorado no exercício: pontuação: aspasREGRA: “[empregam-se aspas em] títulos de livros, revistas, jornais, filmes, etc” (Cegalla, 2000, p.399)

1) O título recebido pelo automóvel Sonata também tem um nome estrangeiro. Qual é? Icoty

Page 2: 13 de fev. 2014

2) Esse nome estrangeiro está acompanhado, à esquerda, de outro sinal. Qual? Travessão

3) Perceba que o nome estrangeiro foi apresentado de forma diferente da sentença. O publicitário isolou esse nome, com a finalidade de destaca-lo. Logo, se quisermos destacar um nome ou palavra do restante da sentença, a fim de destaca-lo, usamos o sinal do travessão.

ITEM LINGUÍSTICO explorado no exercício: pontuação – travessãoREGRA: “[...] usa-se [...] 3) para isolar palavras... que se quer realçar” (CEGALLA, 2000, p.398)

1) Para chegar ao resultado e premiar, a revista estabeleceu critérios. Quais foram eles?

2) São idênticos?3) Como começam, qual a partícula que acompanha a palavra de

cada