128258798 administracao publica 01 leo albernaz

49
PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 1 NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA(EXERCÍCIOS) PROFESSOR LEONARDO ALBERNAZ Olá, pessoal! Sejam novamente bem-vindos ao nosso curso de Noções de Administração Pública(Pacote de Exercícios), direcionado ao esperado concurso para Analista Judiciário – Área Judiciária do TSE. Para aproveitarmos da melhor maneira os encontros que teremos nessas 6 aulas, dividiremos o edital e abordaremos conjuntos de tópicos diferentes em cada encontro virtual. Como os temas do programa têm muitos aspectos teóricos em comum, alguns tópicos irão aparecer em mais de uma aula, o que é importante para que os conhecimentos adquiridos com a resolução das questões se reforcem mutuamente. Conforme combinamos na aula demonstrativa, iremos resolver questões de provas anteriores sobre os temas solicitados, concentrando a maior parte dos nossos esforços em concursos anteriores da banca escolhida – a CONSULPLAN. De forma complementar, especialmente no caso de tópicos pouco explorados anteriormente pela banca, iremos utilizar questões representativas de outras bancas, de maneira semelhante à que fizemos em nossa aula demonstrativa. Para o encontro de hoje, selecionamos a parte do programa que trata dos fundamentos da teoria das organizações: Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Com as questões selecionadas, começamos hoje, pra valer, nossa preparação com foco total no TSE. Portanto, ao trabalho, e uma ótima aula pra vocês!

Upload: roberto2meireles

Post on 22-Oct-2015

43 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 1

Aula 1

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA(EXERCÍCIOS)

PROFESSOR LEONARDO ALBERNAZ

Olá, pessoal!

Sejam novamente bem-vindos ao nosso curso de Noções de Administração Pública(Pacote de Exercícios), direcionado ao esperado concurso para Analista Judiciário – Área Judiciária do TSE.

Para aproveitarmos da melhor maneira os encontros que teremos nessas 6 aulas, dividiremos o edital e abordaremos conjuntos de tópicos diferentes em cada encontro virtual. Como os temas do programa têm muitos aspectos teóricos em comum, alguns tópicos irão aparecer em mais de uma aula, o que é importante para que os conhecimentos adquiridos com a resolução das questões se reforcem mutuamente.

Conforme combinamos na aula demonstrativa, iremos resolver questões de provas anteriores sobre os temas solicitados, concentrando a maior parte dos nossos esforços em concursos anteriores da banca escolhida – a CONSULPLAN. De forma complementar, especialmente no caso de tópicos pouco explorados anteriormente pela banca, iremos utilizar questões representativas de outras bancas, de maneira semelhante à que fizemos em nossa aula demonstrativa.

Para o encontro de hoje, selecionamos a parte do programa que trata dos fundamentos da teoria das organizações:

Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.

Com as questões selecionadas, começamos hoje, pra valer, nossa preparação com foco total no TSE.

Portanto, ao trabalho, e uma ótima aula pra vocês!

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 2

Resolução de Questões de Prova

QUESTÃO 01. (Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005)

Sobre as vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização organizacionais, podemos afirmar corretamente que numa empresa descentralizada:

A) Os administradores nos níveis mais baixos em geral se sentem frustrados porque estão fora do processo decisorial.

B) A eliminação dos esforços duplicados reduz os custos operacionais, embora as linhas de comunicação mais distantes provoquem demoras prolongadas.

C) Os tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação e, portanto, prescindem de melhor treinamento.

D) O maior envolvimento na tomada de decisão entre os administradores médios aumenta as taxas de rotatividade e absenteísmo.

E) As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores, mas pode ocorrer falta de informação e de coordenação entre os departamentos.

Comentário:

Um aspecto relevante acerca da caracterização das estruturas organizacionais é o nível de centralização da autoridade na organização. Assim, podemos classificar uma estrutura como "centralizada" quando a autoridade está concentrada em um número reduzido de cargos; de outro lado, a estrutura pode ser dita "descentralizada" quando o poder de decisão encontra-se distribuído, mediante processos de delegação de autoridade.

Qual o melhor modelo? Centralizado ou descentralizado? Bem, depende. Devemos ter sempre em mente que a melhor forma de se estruturar uma organização irá variar caso a caso. Assim, o que podemos fazer é conhecer os benefícios e as dificuldades associadas aos processos de centralização e descentralização da autoridade, lembrando sempre que não existem apenas dois extremos.

Ou seja, não existem simplesmente dois tipos de organizações: as absolutamente centralizadas ou as completamente descentralizadas... Na realidade, as organizações podem se estruturar adotando uma determinada posição de distribuição do poder decisório entre unidades e cargos, ao longo de

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 3

um contínuo leque de possibilidades entre a máxima centralização e a máxima descentralização.

Feitas estas considerações iniciais, vamos conhecer os pontos positivos e negativos associados por Maximiano às estruturas mais centralizadas:

CENTRALIZAÇÃO:

A. Vantagens

• Uniformidade das atividades;

• Facilidade de controle;

• Comunicação vertical mais rápida, de cima para baixo;

• Acesso rápido a informação;

• Redução da duplicação de esforços.

B. Desvantagens

• Dependência da hierarquia para decidir;

• A uniformidade pode reduzir a competição;

• Dependência da hierarquia para avaliar gerentes;

• Não há incentivo à criatividade;

• Pode levar à ineficiência no uso de recursos.

Da mesma forma, o autor enumera os pontos positivos e negativos relacionados às estruturas mais descentralizadas:

DESCENTRALIZAÇÃO:

A. Vantagens

• Autonomia elevada dos gerentes;

• Facilidade de avaliação dos gerentes;

• Competição incentivada;

• Criatividade incentivada;

• Agilidade para decidir.

B. Desvantagens

• Perda da Uniformidade;

• Tendência à duplicação de esforços;

• Dispersão da comunicação;

• Dificuldade de identificar responsáveis;

• Dificuldade de controle.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 4

A partir destes pontos, podemos analisar as alternativas propostas na questão, identificando aquele que apresenta uma afirmativa certa sobre a descentralização.

O item A está errado, porque os administradores de nível mais baixo não necessariamente se sentem frustrados por supostamente estarem fora do processo de decisão – porque, na realidade, se eles são administradores em uma organização descentralizada, eles não estão fora do processo de decisão, apenas atuam em outro nível dentro da estrutura organizacional.

O item B também está errado, porque a descentralização não elimina a duplicação de esforços. Como vimos acima, ao contrário, ele pode provocar essa replicação de atividades, uma vez que unidades com autonomia podem desenvolver trabalhos semelhantes entre si, o que não costuma ocorrer em estruturas mais centralizadas.

O item C está incorreto, porque os tomadores de decisão nãoprescindem de melhor treinamento. Ou seja, eles devem ser muito bem preparados, pois suas escolhas podem influenciar nos rumos da organização.

O item D também está incorreto, pois, em geral, o maior envolvimento na tomada de decisão entre os administradores médios aumenta o comprometimento do colaborador e sua satisfação com a organização, o que diminuias taxas de rotatividade (ou seja, a velocidade de substituição das pessoas na empresa) e o absenteísmo (o índice de faltas ao trabalho).

Assim, está correto o item E, poisnas organizações descentralizadas as decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores. Além disso, como afirma a alternativa, e conforme estudamos nas vantagens e desvantagens citadas por Maximiano para os modelos descentralizados de organização, também pode ocorrer falta de informação e de coordenação entre os departamentos.

Gabarito: E

Para encerrarmos este ponto, vamos lembrar que essas questões são relevantes para gestores em geral, e aplicam-se plenamente à Administração Pública. Aliás, um dos principais normativos que regem a gestão governamental no Brasil, o Decreto-Lei nº 200/1967, já enfatizava a necessidade de descentralização no setor público, ao estipular:

Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes

princípios fundamentais:

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 5

I - Planejamento.

II - Coordenação.

III - Descentralização.

IV - Delegação de Competência.

V - Controle.

Mais à frente, ele retoma e detalha a questão da descentralização, em seu artigo 10, que transcrevemos aqui com alguns grifos nos pontos mais importantes:

Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada.

§ 1º A descentralização será posta em prática em três planos principais:

a) dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução;

b) da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio;

c) da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.

§ 2° Em cada órgão da Administração Federal, os serviços que compõem a estrutura central de direção devem permanecer liberados das rotinas de execução e das tarefas de mera formalização de atos administrativos, para que possam concentrar-se nas atividades de planejamento, supervisão, coordenação e contrôle.

§ 3º A Administração casuística, assim entendida a decisão de casos individuais, compete, em princípio, ao nível de execução, especialmente aos serviços de natureza local, que estão em contato com os fatos e com o público.

§ 4º Compete à estrutura central de direção o estabelecimento das normas, critérios, programas e princípios, que os serviços responsáveis pela execução são obrigados a respeitar na solução dos casos individuais e no desempenho de suas atribuições.

§ 5º Ressalvados os casos de manifesta impraticabilidade ou inconveniência, a execução de programas federais de caráter nitidamente local deverá ser delegada, no todo ou em parte, mediante convênio, aos órgãos estaduais ou municipais incumbidos de serviços correspondentes.

§ 6º Os órgãos federais responsáveis pelos programas conservarão a autoridade normativa e exercerão contrôle e fiscalização indispensáveis sôbre a execução local, condicionando-se a liberação dos recursos ao fiel cumprimento dos programas e convênios.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 6

§ 7º Para melhor desincumbir-se das tarefas de planejamento, coordenação, supervisão e contrôle e com o objetivo de impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, a Administração procurará desobrigar-se da realização material de tarefas executivas, recorrendo, sempre que possível, à execução indireta, mediante contrato, desde que exista, na área, iniciativa privada suficientemente desenvolvida e capacitada a desempenhar os encargos de execução.

§ 8º A aplicação desse critério está condicionada, em qualquer caso, aos ditames do interesse público e às conveniências da segurança nacional.

QUESTÃO 02. (Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005)

Existe um consenso crescente que a tomada de decisão deve levar em consideração a natureza complexa dos negócios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações. Assim sendo, a abordagem mais contemporânea para a solução de problemas deve buscar o pensamento:

A) Linear, supondo que cada problema tem uma solução única, e que esta afetará basicamente a área do problema e não o restante da organização.

B) Sistêmico, supondo que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução e estão inter-relacionados com o restante da organização.

C) Linear, buscando a simplicidade no tratamento das questões e considerando que o essencial é que os problemas sejam definidos, e as soluções, implementadas.

D) Sistêmico, supondo que, uma vez implementada uma solução, esta permanecerá válida e deverá ser avaliada apenas em termos de quão bem resolve o problema.

E) Sistêmico, focalizando os problemas como singulares, e abordando isoladamente cada área do problema independente dos inter-relacionamentos entre os elementos organizacionais.

Comentário:

Pessoal, esse tipo de tema pode ser abordado de diversas maneiras, permitindo grandes viagens teóricas. Entretanto, o que nos importa neste curso é entender os aspectos essenciais de cada tópico do programa, que nos permitam resolver as questões da prova, e essa será a linha que seguiremos. Aliás, faremos isso tanto quanto possível, em todo este curso.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 7

Quando tratamos de decisões, escolhas e formas de resolução de problemas, há várias linhas de estudo e várias tipologias criadas para estruturar nosso conhecimento sobre o assunto. Nesta questão, a banca abordou uma das classificações possíveis para o estudo das linhas de pensamento que podem levar à resolução de problemas: a “linear” e a “sistêmica”. A seguir, vamos sintetizar estas duas linhas.

Pensamento Linear: Trata-se de uma abordagem comparativamente simplista, em que se considera que cada problema tem uma solução única, que afetará apenas a área do problema e não terá reflexos sobre outras áreas, processos, recursos e aspectos em geral da organização. Notem que, nesta abordagem, os problemas tendem a ser percebidos como discretos e singulares, não se percebendo suas relações com outros elementos (e, por vezes, outros problemas) na organização e no ambiente em que ela se insere.

Pensamento Sistêmico: Trata-sede uma abordagem que pode ser considerada mais realista e moderna, que considera que os problemas são complexos e se relacionam com os demais aspectos organizacionais. Assim, cada possível solução a ser adotada pode ter reflexos sobre os demais elementos da organização. A incerteza, nesse caso, não diz respeito apenas à capacidade da solução escolhida para resolver efetivamente o problema; ela envolve os potenciais impactos que cada decisão poderá ter em diferentes aspectos, afetando o sistema organizacional de diversas maneiras, positivas ou negativas, de forma previsível ou não.

A questão que estamos resolvendo pede que seja identificada a abordagem mais contemporânea, logo, estamos falando do pensamento sistêmico, de forma que só poderiam estar certos os itens B, D e E.

Além disso, precisamos verificar em qual alternativa o conceito apresentado está coerente com a abordagem sistêmica. Da leitura da alternativa, percebemos que os itens D e E, na realidade, referem-se ao pensamento linear, e estão errados, portanto.

Assim, a única opção certa é a afirmativa B, que considera a complexidade dos problemas e suas relações com os demais aspectos da organização, o que, como estudamos, caracteriza o pensamento sistêmico para a resolução de problemas.

Gabarito: B

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 8

QUESTÃO 03.(Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005)

Podemos observar que à medida que um indivíduo progride em uma organização, as atividades gerenciais e as exigências em relação a elas aumentam, e o envolvimento em atividades técnicas diminui. Muitas vezes observamos nas organizações um contraste entre o nível gerencial e o nível funcional. Uma situação na qual o gerente se envolve mais em atividades técnicas do que o esperado no seu nível gerencial caracteriza:

A) Uma maior ênfase ao elemento humano na organização.

B) A predominância da obtenção de resultados eficazes através de pessoas.

C) O exercício limitado das funções do administrador.

D) Que os subordinados trabalham segundo as próprias potencialidades.

E) Uma criteriosa alocação de recursos escassos.

Comentário:

Embora o enunciado não tenha se referido explicitamente a competências, é disso que trata a questão. Assim, para resolvê-la, podemos considerar a definição de competência como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem a realização de objetivos e metas pessoais ou organizacionais.

As competências individuais podem ser classificadas de diversas formas, sendo uma das principais a distinção básica entre habilidades técnicas e gerenciais.

Chiavenato definiu habilidades técnicas como aquelas relacionadas à execução do trabalho, ao domínio de conhecimento específico para realização de tarefas. Por exemplo, a capacidade de elaborar um projeto de edificação, ou a habilidade de operar um sistema de informação, ou o domínio de ferramentas para a execução de determinadas atividades.

As competências gerenciais, no entanto, dizem respeito à capacidade do indivíduo para administrar unidades, processos, pessoas e recursos em geral, mobilizando-os para a realização de determinados fins.

Quase todo mundo já ouviu falar de uma situação como esta: uma empresa tinha cinco vendedores e um supervisor de vendas; o supervisor pede demissão, e a direção escolhe seu melhor vendedor para ocupar o cargo de supervisor. O que pode acontecer? Pode ser que a empresa perca seu melhor vendedor, sem necessariamente ganhar um bom gestor. Por quê? Porque as habilidades requeridas para cada cargo são diferentes: ao vendedor, são mais

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 9

importantes as habilidades técnicas (no caso, relacionadas à atividade de vendas); ao supervisor, são essenciais as habilidades gerenciais. E, em regra, observa-se que a exigência por competências gerenciais aumenta na medida em que o gestor ascende pelos níveis organizacionais.

Pois bem, no caso da questão que estamos resolvendo, o enunciado refere-se a um gerente que está se empenhando mais em atividades técnicas do que deveria, considerando seu nível gerencial. Assim, em outras palavras, ele está negligenciando as competências gerenciais, e isso está descrito em uma alternativa: o item C, que está correto.

Por sua vez, as demais opções estão todas incorretas: ao se afirmar que ele se dedica às atividades técnicas, isso não quer dizer que ele esteja cuidando das relações com os trabalhadores (itens A e B), ou que os subordinados estejam atuando de acordo com suas potencialidades (item D), ou que está havendo uma criteriosa aplicação de recursos (item E).

Isso só indica que ele não está exercendo adequadamente suas funções de administrador, conforme exige seu nível gerencial, como afirma o item C.

Gabarito: C

QUESTÃO 04.(Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) A empresa Soluções Inovadoras S. A. optou por desenvolver a departamentalização por projetos, onde ocorre a combinação de estruturas por função e por produto. Foi solicitado a você que apresentasse um organograma da nova estrutura. O organograma escolhido foi:

A) matricial

B) de linha

C) BCG

D) cruzado ou conjugado

E) linha x staff

Comentário:

A questão aborda justamente uma das características fundamentais da estrutura do tipo matricial, ou seja: a combinação de dois critérios de departamentalização – normalmente, o “funcional” com o “por projetos” ou o “por produtos”.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 10

A figura abaixo ilustra esse tipo de estrutura, caracterizada por uma dupla subordinação: os recursos, inclusive os humanos, são compartilhados pelas unidades funcionais e pelas unidades de projeto. Dessa forma, um mesmo trabalhador poderá ter, ao mesmo tempo, um chefe “funcional”, como, por exemplo, o supervisor da área de vendas, e um gerente de projeto.

Neste exemplo, observem que há intersecções entre as unidades de supervisão vertical (Produção, Financeiro, Vendas, Pessoal) e as unidades de Projeto, de caráter horizontal (A, B e C). Assim, serão empregados no Projeto A recursos e pessoas que fazem parte das áreas de Produção, Financeiro, Vendas e Pessoal. Se tomarmos um trabalhador que pertença simultaneamente ao Projeto A e à unidade de Vendas, por exemplo, notaremos que ele está submetido a duas unidades de supervisão.

Portanto, está certo o item A da questão.

Os demais itens estão todos errados. O item B refere-se à estrutura linear (ou “em linha”), caracterizada pela unicidade de comando, ou seja, pela existência de um único chefe imediato para cada unidade, com uma clara e precisa linha de hierarquia e subordinação. O item C refere-se à matriz BCG, um modelo para análise do ciclo de vida de produtos para definição estratégica da carteira de produtos de uma organização. O item D aparentemente tentou pegar o candidato desavisado, que enxergou na descrição do enunciado um modelo “cruzado” ou “conjugado” de diferentes formas de

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 11

departamentalização, sem conseguir identificar a denominação tecnicamente correta – ou seja, a matricial. Finalmente, o item E trata do modelo linha-staff, ou linha-assessoria, que parte do modelo linear, que descrevemos acima, mas inclui também outro tipo de unidade administrativa: a “assessoria”, que não tem autoridade linear, mas sim o papel de orientação técnica, ou assessoramento.

Gabarito: A

Finalizando, vamos ilustrar a estrutura organizacional linear:

E a estrutura organizacional linha-staff:

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 12

QUESTÃO 05.(Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) A discussão sobre ética na administração tem sua origem na opinião de que as organizações têm responsabilidades sociais. Isto significa dizer que as organizações:

A) Necessitam preocupar-se unicamente com seus objetivos, sem levar em consideração a sua relação com a sociedade.

B) Utilizam recursos da sociedade e, como são riquezas naturais, não precisam devolver nem compensar a sociedade pela utilização do mesmo.

C) Lutam para defender seu ambiente de tarefa, enfatizando suas preocupações com seus mercados consumidor, fornecedor e concorrente.

D) Devem se preocupar com seus custos somente financeiros, pois são os mesmos que fazem parte das suas formações de preços.

E) Utilizam recursos da sociedade e devem cumprir seus papéis com a mesma, aumentando a riqueza da sociedade.

Comentário:

Segundo Maximiano, a Ética na Administração leva à concepção de que as organizações têm responsabilidades sociais, ou seja, a obrigação de agir também com vistas ao melhor interesse da sociedade.

Dessa forma, trata-se de expansão da ideia da responsabilidade social dos indivíduos, ou dos deveres de cada um para com a coletividade. Nesta expansão, entende-se que a própria organização empresarial não pode restringir seus propósitos a objetivos comerciais ou econômicos, mas deve incluir outra dimensão em sua atuação: conduzir seus atos também em função dos seus deveres para com a sociedade.

Ao desenvolver as razões pelas quais as empresas devem atuar com responsabilidade social, Maximiano ressalta o fato de que as organizações, em sua busca por resultados, terminam por gerar benefícios para a sociedade, mas também por trazer prejuízos à coletividade em que se inserem. O autor exemplifica esses reflexos trazidos pela atuação usual das organizações empresariais para a sociedade:

Benefícios

• Geração de empregos;

• Pagamentos de impostos e salários;

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 13

• Promoção da distribuição da renda;

• Desenvolvimento de fornecedores.

• Treinamento da mão de obra.

Prejuízos

• Danos ao ambiente;

• Utilização e manipulação dos trabalhadores;

• Demissões e desemprego;

• Relações suspeitas com o poder político.

Conforme essa linha de pensamento, entende-se que as organizações,em sua relação com a sociedade, retiram e aplicam recursos, gerando resultados para si e impactos positivos e negativos sobre o ambiente. O dever de responsabilidade social implica que as organizações devem minimizar os prejuízos que podem causar e maximizar os benefícios, de forma a atuar numa via de mão dupla junto à coletividade. Afinal, se é dela que os recursos são retirados, a ela devem ser devolvidas recompensas.

À luz destas considerações, vamos analisar as alternativas da questão:

“A) Necessitam preocupar-se unicamente com seus objetivos, sem levar em consideração a sua relação com a sociedade.”

Não faz sentido, certo? Isso seria o oposto de responsabilidade social.

“B) Utilizam recursos da sociedade e, como são riquezas naturais, não precisam devolver nem compensar a sociedade pela utilização do mesmo.”

Errado, concordam? Como vimos, o consumo dos recursos da sociedade deve ser compensado pelas organizações.

“C) Lutam para defender seu ambiente de tarefa, enfatizando suas preocupações com seus mercados consumidor, fornecedor e concorrente.”

O ponto não é defender seu ambiente de tarefa, nem enfatizar suas preocupações com os mercados. Como vimos, a questão da responsabilidade social vai além dos aspectos empresariais da organização, alcançando seus deveres para com a sociedade em que atua.

“D) Devem se preocupar com seus custos somente financeiros, pois são os mesmos que fazem parte das suas formações de preços.”

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 14

Novamente, errado. A preocupação da organização socialmente responsável não ira se restringir aos custos financeiros.

“E) Utilizam recursos da sociedade e devem cumprir seus papéis com a mesma, aumentando a riqueza da sociedade.”

Finalmente, o item correto: observem que a alternativa trata justamente do dever da organização em retribuir à sociedade, e não simplesmente preocupar-se em obter lucros a partir do consumo de recursos advindos da coletividade.

Gabarito: E

QUESTÃO 06.(Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) O Planejamento é composto por diversas etapas. Uma delas é o controle. O controle no processo de planejamento empresarial significa:

Comentário:

Antes de analisarmos as alternativas, vamos relembrar o conceito de controle.

Controle administrativo pode ser descrito como o processo por meio do qual a organização pode verificar se seus objetivos estão sendo alcançados durante a execução dos seus planos, de forma a identificar possíveis necessidades de correções de rumo de forma tempestiva.

Assim, Maximiano lembra que o processo de controle envolve os seguintes passos:

1º - Definição de Padrões: Estabelecimento de referências acerca do que deve ser realizado. Pode corresponder a metas ou a regras de execução ou comportamento no âmbito organizacional.

2º - Medição: Atividade em que se afere o que está sendo realizado.

3º - Comparação: Etapa em que o desempenho medido é comparado com o padrão definido previamente, para se verificar se as referências estabelecidas estão sendo alcançadas.

4º - Ação Corretiva: Atuação com vistas a readequar os processos de trabalho ou os próprios padrões, a partir da constatação de diferenças entre o desempenho medido e os referenciais definidos.

Agora vamos traduzir isso por meio de um exemplo.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 15

Quando uma empresa decide que deve ser capaz de atingir um nível de satisfação dos clientes superior a 95%, ela está definindo um padrão, o que é o primeiro passo para realização do controle.

A seguir, a empresa irá realizar pesquisas de satisfação com seus clientes, de forma a medir o que está de fato acontecendo, realizando o segundo passo do controle.

Depois, a empresa deverá comparar a medição com o padrão. Por exemplo, se as pesquisas indicam que o nível de satisfação está em 80%, ela perceberá que está alcançando um resultado inferior aos 95% estipulados como referência. Ao comparar, a organização realizará o terceiro passo para concluir o controle administrativo.

Finalmente, a empresa deverá adotar ações corretivas, para que seus padrões sejam realmente alcançados. Este é o quarto passo, que conclui o processo de controle, e deve permitir a readequação dos processos de trabalho, com vistas ao alcance dos resultados (ou padrões) projetados.

Ficou claro? Então vamos examinar as alternativas:

A) Reunião de maior quantidade de dados possível para exame do problema em todos os seus aspectos, sejam eles externos ou internos.

Comentário: Controlar não significa reunir a maior quantidade de dados possível. Por um lado, é muito mais do que isso, como vimos. Por outro, raramente se deseja levantar todos os dados possíveis, mas sim aqueles que são realmente importantes para que o processo de controle seja realizado.

B) Explicação de programas e outros documentos executivos, com o objetivo de acionar os órgãos envolvidos.

Comentário: A descrição, obviamente, também não corresponde ao que definimos como processo de controle administrativo!

C) Escolha de uma das alternativas entre as várias estabelecidas anteriormente e estudadas detalhadamente.

Comentário: Isso se aproxima mais do processo decisório, em que alternativas são analisadas e escolhas são feitas a partir dessa análise.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 16

D) Utilização de métodos quantitativos para escolher entre o melhor plano de ação, antes da implantação do planejamento.

Comentário: A alternativa refere-se a avaliações do tipo “ex-ante”, ou seja, aquelas realizadas antes da execução dos planos e projetos, como é o caso das análises custo-benefício. Novamente, isso não corresponde ao conceito de controle.

E) Estabelecimento de ferramentas necessárias para se medir e avaliar a eficácia do planejamento quanto aos objetivos pré-estabelecidos.

Comentário: Essa é a opção correta. Como o enunciado refere-se ao controle no processo de planejamento, entende-se que os planos irão incluir o estabelecimento de objetivos e metas a serem alcançadas. O controle, no caso, tratará de medir e comparar os resultados com os padrões almejados, permitindo dizer se o planejamento alcançou aquilo a que se propôs.

Em outras palavras, o controle permitirá verificar se os objetivos pré-estabelecidos foram realizados (criando condições, aliás, para que as medidas corretivas sejam implementadas, se for o caso).

Gabarito: E

QUESTÃO 07.(Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) Analise as afirmativas:

I. As organizações se fazem presentes na vida civilizada, uma vez que fornecem os meios para o atendimento das necessidades humanas. No entanto, para alcançarem seus objetivos, as organizações devem ser capazes de utilizar corretamente seus recursos e, para isso, precisam de administração.

Comentário: Está correto. Podemos olhar para o mundo ao nosso redor e identificar o vasto conjunto de organizações em que nossa sociedade está estruturada - as empresas, as associações, os sindicatos, os órgãos e entidades públicas, as igrejas, etc. Podemos retomaraqui, a propósito, o conceito de organização de Antônio Cury:

“a organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 17

Finalmente, como afirmou o item, para alcançar seus resultados, a organização precisa ser administrada.

II. Organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns, baseando-se, principalmente, nos objetivos individuais.

Comentário: Bem, organizações, em regra, buscam objetivos coletivos – seus fundamentos não são, portanto, os objetivos individuais. Tome-se uma empresa, por exemplo: a sua atuação será pautada pelos objetivos organizacionais, e não pelos objetivos dos indivíduos. Está equivocado este item.

III. É impossível obter alta produtividade sem especialização. A especialização aumenta a produtividade, pois as pessoas podem se concentrar no que sabem fazer bem e trocar os bens que produzem e os serviços que prestam pelos bens e serviços que consomem, abrindo mão da autossuficiência.

Comentário: Embora seja possível encontrar exceções a esta afirmativa, pode-se compreendê-la como correta em termos de princípio geral. O princípio da especialização, já definido na escola clássica das teorias administrativas, defende que o domínio de conhecimentos e habilidades específicas permite o máximo desempenho de indivíduos e equipes, gerando melhores resultados e maior eficiência (ou seja, maior produtividade).

IV. A Administração foi definida por Mary ParkertFollet, como a arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas.

Comentário: Essa está correta. Relembrando o que disse Follet:

“Administração é a arte de fazer coisas através de pessoas”.

V. As organizações podem ser formais ou informais. Para que exista uma organização informal, é necessário, além do objetivo, um conjunto de regras mais ou menos permanentes e uma estrutura estabelecendo os papéis e as relações entre seus membros.

Comentário: Está errado. É verdade que as organizações podem ser formais ou informais, mas são as formais que necessitam de um conjunto de regras com um razoável grau de permanência e uma

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 18

estrutura bem definida de papéis e relacionamentos. Com frequência, as organizações informais não terão essas características, ou seja, normas fixas e estruturas muito precisas.

Enfim, estão certas as afirmativas I, III e IV. É o que dispõe a alternativa E, abaixo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I, II, III, IV, V

B) II, III, IV

C) I, III, V

D) II, IV, V

E) I, III, IV

Gabarito: E

QUESTÃO 08.(Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) São consideradas como funções da Administração:

A) Planejamento, Organização, Direção, Controle.

D) Marketing, Planejamento, Direção, Controle.

B) Planejamento, Organização, Marketing, Direção.

E) Financeira, Organização, Direção, Controle.

C) Estratégia, Organização, Direção, Controle.

Comentário:

Pessoal, resolvemos uma questão muito parecida com esta na aula demonstrativa, estão lembrados? É um tema que tem aparecido com frequência nas provas da banca, e que trata de um assunto bem tranquilo, de forma que não se pode sequer pensar em deixar de faturar uma questão dessas.

Vamos rever os pontos, que remontam aos fundamentos da Administração.

Prof. Leon

NoconstruçAdministTaylor; eFayol.

Aesforçoso trabaadministsistematracional

Trfeito empelos fudessa ta

Amovimenjeito cert

Poorganizamelhor fpara a tadefinindo

nardo Albe

o início dão da Tetração Cie a cham

abordagde Taylolho den

tradores stizar o trapara enco

ratava-se unidadencionáriorefa.

esse dentos assoto", ou, e

or sua vções maiforma dearefa do o assim a

Prever /

Organiza

Comand

Coorden

Controla

Adm

PANALIS

ernaz ww

do Séculoria Geraentífica,

mada Teor

gem da Aor por dettro de seriam reabalho deontrar os

, dessa fs especias, e, ent

esenho idociados a em inglês,

vez, Fayos eficient

e desenhaoperário,

as suas fu

/ Planejar

ar;

dar;

nar;

ar.

ministraçã

PACOTE DSTA JUDIC

ww.ponto

o XX, dual da Admcujo rep

ria Clássi

Administrerminar quma or

esponsávesenvolvid caminho

forma, daalizadas, tão, enco

deal, obtcada tare, "theone

ol tinha tes -, maar a estr, Fayol peunções:

r;

ABO

ão Científi

E EXERCÍCCIÁRIO – Á

dosconcu

uas verteministraçãpresentanca, cujo

ração Ciequal a marganizaçãoeis por ddo nas indos certos

a possibiliaté o nív

ontrar-se

tido a pefa, a Admbestway"

em mens busca a

rutura daensava na

ORDAGEM

ica

CIOS – TSÁREA JUDI

ursos.com

entes como, criandte maiorprincipal

entífica raneira mao. Para escobrir dústrias, para a ef

idade de vel das ta

o desen

partir dosministraçã".

nte o mealcança-los organizas atribu

CLÁSICA

Te

E ICIÁRIA

m.br

mplemeno a Abordé o amexpoente

resulta, eais eficien

ele, osos melhoutilizandoiciência.

se dividiarefas a sho ideal

s estudoão Científ

esmo obo por mezações. Aições dos

oria Cláss

tares inicdagem Cl

mericano e é franc

em princnte de ses engenhores padro uma ab

r o trabaserem expara a e

os dos tefica deno

jetivo -tio da defAo invés s adminis

sica

19

ciaram aássica: aFrederickês Henry

ípio, dosexecutarheiros erões parabordagem

lho a serxecutadasexecução

empos eminou "o

ornar asfinição dade olhartradores,

ky

sre

m

rso

eo

s

r,

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 20

Mais à frente, a maior parte dos estudiosos da Administração passou a considerar que a função “coordenar” poderia ser considerada como integrante da função “comandar”, que, ainda, poderia ser mais bem descrita como “dirigir”.

Assim, chegamos às funções essenciais da Administração, sintetizadas no acrônimo “PODC” (ou, como preferem os alunos, o velho “pod-cê”):

PLANEJAR

ORGANIZAR

DIRIGIR

CONTROLAR

É o que está expresso no item A da questão, a ser assinalado como resposta correta.

Gabarito: A

QUESTÃO 09. (Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) De acordo com Mintzberg, todos os administradores desempenham papéis para alcançar os objetivos organizacionais. Assinale-os:

A) Intrapessoais, Confidenciais, Decisórios.

B) Interpessoais, Informacionais, Decisórios.

C) Relacionais, Interpessoais, Escriturais.

D) Interpessoais, Escriturais, Correlacionais.

E) Intrapessoais, Escriturais, Decisórios.

Comentário:

Como sabemos, toda banca tem seus temas prediletos... No caso desta questão, estamos falando de um dos tópicos que têm sido abordados pela organizadora deste concurso, de forma que vale a pena redobrar a atenção.

Mintzberg defende que os administradores exercem três tipos fundamentais de papéis, no exercício de suas atribuições para a realização dos objetivos organizacionais.

Estes três tipos de papéis são:

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 21

Papéis Interpessoais

Relativos ao relacionamento entre os indivíduos e à busca pela construção conjunta de resultados organizacionais, incluindo o papel de liderança a ser exercido pelo administrador.

A chave aqui são as relações desenvolvidas com os demais indivíduos da organização.

Papéis Informacionais

Referem-se às atividades de coletar, receber, tratar e disseminar as informações, assegurando que os fluxos de comunicação contribuam para o alcance dos resultados da organização.

O ponto central aqui se refere a lidar de forma útil com as informações.

Papéis Decisórios

Referem-se ao ato de tomar decisões no âmbito organizacional, por meio do qual o administrador define estratégias, aloca recursos, resolve problemas e aproveita oportunidades.

O foco aqui está nas escolhas realizadas pelo administrador.

Das alternativas propostas nesta questão que estamos resolvendo, a única que apresenta estes três tipos de papéis é o item B, que está correto, portanto.

Gabarito: B

QUESTÃO 10.(Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) Sobre as habilidades do Administrador, relacione as colunas a seguir:

1. Habilidades conceituais.

2. Habilidades humanas.

3. Habilidades técnicas.

( ) Compreender como as partes influenciam o todo.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 22

( ) Conhecimentos especializados.

( ) Trabalhar e se comunicar com outras pessoas.

( ) Liderar o grupo.

( ) Analisar e interpretar situações abstratas.

( ) Analisar e interpretar situações complexas.

( ) Conhecimento da indústria, dos seus processos e produtos.

A sequência está correta em:

A) 3, 1, 2, 2, 3, 2, 3

B) 1, 2, 3, 1, 2, 1, 1

C) 2, 3, 1, 1, 3, 2, 2

D) 1, 3, 2, 2, 1, 1, 3

E) 2, 1, 3, 1, 3, 3, 2

Comentário:

Esta questão trata das três habilidades essenciais que um administrador deve possuir, na visão de Robert Katz: Técnicas, Humanas e Conceituais.

Ainda segundo Katz, todo administrador precisa combinar as três habilidades mencionadas, mas variando sua predominância de acordo com o nível da estrutura organizacional em que ele atua.

Vamos ver como Chiavenato explica o que são as habilidades propostas por Katz:

Habilidades Técnicas

Consistemna utilização de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. São especialmente importantes para o nível operacional, em que atuam os chamados gerentes de primeira linha.

Habilidades Humanas

Consistem na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações, assim como liderar grupos de pessoas.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 23

Habilidades Conceituais

Consistem na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o relacionamento entre suas partes. Permitem que o administradoratue de acordo com os objetivos da organização,de forma sistêmica, e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de suaunidade ou grupo imediato. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de habilidades conceituais.

Agora, só precisamos aplicar esses conceitos aos itens relacionados na questão:

( ) Compreender como as partes influenciam o todo.

1. Habilidades Conceituais

( ) Conhecimentos especializados.

3. Habilidades Técnicas

( ) Trabalhar e se comunicar com outras pessoas.

2. Habilidades Humanas

( ) Liderar o grupo.

2. Habilidades Humanas

( ) Analisar e interpretar situações abstratas.

1. Habilidades Conceituais

( ) Analisar e interpretar situações complexas.

1. Habilidades Conceituais

( ) Conhecimento da indústria, dos seus processos e produtos.

3. Habilidades Técnicas

Assim, a sequência correta é 1 – 3 – 2 – 2 – 1 – 1 – 3, conforme dispõe a alternativa D.

Gabarito: D

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 24

QUESTÃO 11.(Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) Para o desempenho das funções de Administrador acreditava-se que era importante apenas desenvolver o bom senso, relacionamento com a equipe e uma boa comunicação. A rigor, para que tenhamos um ambiente de alto desempenho isso não é suficiente. É preciso também desenvolver habilidades:

A) Lógicas, analíticas e de avaliação.

B) Cognitivas, afetivas e de inovação.

C) Técnicas, conceituais e de decisão.

D) Mentais, tecnológicas e de criação.

E) Emocionais, profissionais e de reflexão.

Comentário:

Nesta questão, a banca retomou o tema “habilidades do administrador”, mas agora adotando a classificação de Bateman e Snell, muito similar à forma proposta por Katz (que vimos na questão anterior).

É o seguinte:

Para Katz, as habilidades do administrador devem ser:

1. Habilidades Técnicas;

2. Habilidades Humanas;

3. Habilidades Conceituais.

Para Bateman e Snell, as habilidades do administrador devem ser:

1. Habilidades Técnicas;

2. Habilidades Interpessoais e de Comunicação;

3. Habilidades Conceituais e de Decisão.

Essencialmente, trata-se de conceitos correspondentes nos dois casos. Assim, para resolver a questão, notem que o enunciado foca inicialmente nas habilidades “interpessoais”, que dizem respeito à capacidade do gestor em relacionar-se com as pessoas e estabelecer com elas um processo adequado de comunicação.

Depois, a questão solicitou que fossem identificadas as habilidades adicionais que o administrador deveria apresentar, de forma que devemos

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 25

procurar as competências “técnicas” e “conceituais e de decisão” entre as alternativas. Isso, enfim, nos leva ao item C.

Gabarito: C

QUESTÃO 12.(Consulplan/Mun.Itabaiana/Auditor Fiscal/2011) Taylor, com a utilização dos princípios de Administração Científica, acreditava que, para se atingir a eficiência era necessário, dentre vários aspectos, utilizar o princípio da exceção. Tal princípio pregava que a direção deve:

A) Centralizar todo o processo, verificando desde a falta de funcionários ao trabalho até a captação de recursos financeiros.

B) Receber apenas relatórios condensados, resumidos e comparativos, englobando todos os elementos envolvidos na administração.

C) Controlar todos os aspectos relacionados à confecção do produto mais lucrativo da empresa, procurando compatibilizar custo e benefício.

D) Trabalhar somente com o departamento mais lucrativo de forma ampla, deixando para os subordinados cuidarem de aspectos relacionados aos outros departamentos.

E) Delegar todas as atividades aos subordinados, cobrando metas e prazos muito bem definidos e aplicando punições aos que não alcançarem os resultados desejados.

Comentário:

A abordagem da Administração Científica resulta, em princípio, dos esforços de Taylor por determinar qual a maneira mais eficiente de se executar o trabalho dentro de uma organização. Para ele, os engenheiros e administradores seriam responsáveis por descobrir os melhores padrões para sistematizar o trabalho desenvolvido nas indústrias, utilizando uma abordagem racional para encontrar os caminhos certos para a eficiência.

Tratava-se, dessa forma, da possibilidade de se dividir o trabalho a ser feito em unidades especializadas, até o nível das tarefas a serem executadas pelos funcionários, e, então, encontrar-se o desenho ideal para a execução dessa tarefa. A esse desenho ideal, obtido a partir dos estudos dos tempos e movimentos associados a cada tarefa, a Administração Científica denominou "o jeito certo", ou, em inglês, "theonebestway".

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 26

A busca por métodos científicos para orientar os engenheiros e administradores levou à concepção da Organização Racional do Trabalho, que se compõe dos princípios estipulados por Taylor para maximizar a eficiência de uma organização:

1. Divisão do trabalho: Todo o trabalho a ser desenvolvido em uma organização por ser dividido em vários tipos de atividade, dando origem às unidades organizacionais.

2. Desenho dos cargos e tarefas: A partir da divisão contínua do trabalho na organização, chega-se ao nível básico de execução, o que se denomina tarefa. A partir do agrupamento de tarefas básicas a serem executadas por um mesmo trabalhador, chega-se ao conceito de cargo. Portanto, o desenho de um cargo inclui a definição das tarefas a ele incumbidas, os métodos para execução dessas tarefas e a forma de relacionamento com os demais cargos dentro da organização.

3. Estudo da fadiga humana: Em busca do aumento da produtividade, tornava-se necessário evitar a fadiga dos trabalhadores, que redundaria em menor qualidade e menor produção no trabalho, culminando ainda, eventualmente, em doenças e necessidade de substituição de operários.

4. Estudo dos tempos e movimentos: Para chegar ao desenho do "jeito certo" de fazer o trabalho, os engenheiros deveriam analisar as tarefas e estudar os tempos e movimentos associados a sua execução. Taylor percebeu que as tarefas poderiam ser decompostas em movimentos simples e ordenados, permitindo a identificação de esforços inúteis e das melhores formas de se agrupar e coordenar os movimentos essenciais para a execução do trabalho.

5. Conceito de homo economicus: Para a Escola Clássica, o homem seria um ser racional e utilitarista, preocupado em maximizar seus resultados materiais.

6. Incentivos financeiros: Partindo da concepção do homo economicus, propunha-se a utilização de incentivos financeiros como indutores do aumento da produtividade.

7. Condições adequadas de trabalho: Para assegurar o melhor desempenho na produção, era preciso propiciar aos trabalhadores as condições ambientais adequadas.

8. Padronização do trabalho: Um dos objetivos da Administração Científica era padronizar todos os fatores relacionados à produção. Isso incluía não apenas o desenho das tarefas a serem executadas pelos operários, mas

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 27

também os padrões de supervisão, os instrumentos e ferramentas, as máquinas, os fluxos de trabalho e os materiais utilizados.

9. Supervisão funcional: A partir da divisão das tarefas e do desenho dos cargos, percebia-se que a especialização dos supervisores também poderia ser útil, levando ao estabelecimento de supervisões funcionais.

10. Princípio da Exceção: Taylor propunha que deveria ser dedicada atenção aos resultados que se apresentavam fora dos padrões estabelecidos, de forma a permitir sua correção. Reproduzido em um sistema de informação, consistiria na emissão de alertas somente quando os resultados verificados na prática divergissem dos referenciais previstos.

Dessa forma, de acordo com o Princípio da Exceção, a administração deveria receber relatórios condensados e resumidos, com foconos desvios e omitindo as ocorrências consideradas normais. Esperava-se que esses relatórios condensados fossem mais facilmentecompreendidos e comparados pelos dirigentes das organizações.

Analisando as alternativas da questão, percebemos que o item que se adequa a esta definição é a opção B, que deveria ser assinalada.

Entretanto, temos que notar que a redação empregada no item, reproduzidaliteralmente de Taylor, mas sem a contextualização devida, poderia gerar dúvidas. Vejamos:

“B)Receber apenas relatórios condensados, resumidos e comparativos, englobando todos os elementos envolvidos na administração.”

Não há dúvida quanto aos relatórios condensados, resumidos e comparáveis, como estudamos. Porém, a parte seguinte da afirmativa pode dar margem a dupla interpretação: pode se referir aos desvios ocorridos em todos os aspectos que dizem respeito à administração, como defendeu Taylor; pode se referir a tudo o que acontece, o que é exatamente o oposto de “exceção”.

De todo modo, a alternativa é a única que poderia ser compreendida como correta e deveriaser assinalada.

Gabarito: B

QUESTÃO 13.(Consulplan/Cesan/Analista Administrativo/2011) Uma determinada empresa prestadora de serviços situada no interior do

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 28

Brasil publicou em um jornal da região o seguinte anúncio como ação do processo de recrutamento da empresa “Procura-se administradores recém-formados para atuar como gestor da área de recursos humanos que possuam características que lhe permitam desempenhar bem papéis de decisão e papéis interpessoais.” Logo, essa empresa necessita de um administrador que:

A) Seja um líder com habilidades para gerenciar imprevistos, crises e conflitos e que saiba se comunicar com a equipe.

B) Seja um controlador das atitudes e comportamentos dos membros da equipe e que saiba impor de forma coercitiva, regras e procedimentos.

C) Seja um supervisor apenas do trabalho dos membros da equipe sem se preocupar com fatores alheios ao trabalho que afetem a produtividade da equipe.

D) Seja um líder autoritário no relacionamento com os membros da equipe e que proíba qualquer manifestação de conflitos na equipe.

E) Seja um disseminador de informações que pressionem os membros da equipe a buscar maior produtividade e que proíba sugestões da equipe.

Comentário:

Olhem só: nesta questão, de novo a banca aborda o tema “papéis dos administradores”, retomando os conceitos de Mintzberg. Vamos relembrá-los:

Mintzberg defende que os administradores exercem três tipos fundamentais de papéis, no exercício de suas atribuições para a realização dos objetivos organizacionais. Estes três tipos de papéis são:

Papéis Interpessoais

Relativos ao relacionamento entre os indivíduos e à busca pela construção conjunta de resultados organizacionais, incluindo o papel de liderança a ser exercido pelo administrador.

Papéis Informacionais

Referem-se às atividades de coletar, receber, tratar e disseminar as informações, assegurando que os fluxos de comunicação contribuam para o alcance dos resultados da organização.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 29

Papéis Decisórios

Referem-se ao ato de tomar decisões no âmbito organizacional, por meio do qual o administrador define estratégias, aloca recursos, resolve problemas e aproveita oportunidades.

No enunciado, a organização procura um administrador que exerça os papéis decisórios e interpessoais. Isso significa que ele deverá:

- Ser capaz de fazer escolhas sobre o uso de recursos e alternativas de ação, tomando decisões no ambiente complexo da organização;

- Estar apto a lidar com as demais pessoas da organização, especialmente com sua equipe de trabalho.

Agora, podemos analisar as alternativas da questão e identificar aquela que trata desses dois conjuntos de atividades. A única opção que aborda adequadamente esses papéis é o item A, que afirma:

A) Seja um líder com habilidades para gerenciar imprevistos, crises e conflitos e que saiba se comunicar com a equipe.

Os outros itens incorrem em diversos equívocos. Não se trata aqui de controlar pessoas e impor regras (item B); nem de ignorar aspectos externos ao trabalho que afetem o desempenho (item C); nem de ser autoritário e coibir a manifestação de conflitos (item D); nem de transmitir informações - que seria o papel informacional -, e muito menos de proibir sugestões da equipe (item E).

Gabarito: A

QUESTÃO 14. (Consulplan/Cesan/Analista Administrativo/2011) “Astrogildo Cury Reis foi contratado para trabalhar no setor de Organização, Sistemas e Métodos de uma empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de um município do interior da região Sul do Brasil. A primeira atividade que lhe foi apresentada era o desenvolvimento de um projeto de reestruturação organizacional da empresa, visto que as atividades não estavam agrupadas de forma organizada em seus respectivos departamentos.” Para desenvolver de

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 30

forma correta essa atividade, Astrogildo deverá recorrer ao conceito de:

A) Controle estratégico, para verificar a coerência entre as metas estabelecidas no planejamento com os resultados alcançados.

B) Administração, já que o conceito de administração considera a função de organização a principal em detrimento das funções de planejamento, de direção e de controle.

C) Manualização, que é a ferramenta utilizada para melhorar a disposição dos instrumentos de trabalho e para propiciar a melhor utilização dos equipamentos e das pessoas.

D) Departamentalização, que é o agrupamento de atividades e recursos em unidades organizacionais, conforme um critério específico de homogeneidade.

E) Centralização, que é o modelo de gestão composto de partes que se interagem e são interdependentes, formando uma estrutura com determinado objetivo.

Comentário:

A atividade que Astrogildo deverá conduzir refere-se à reestruturação organizacional da empresa, adequando atividades a departamentos, conforme afirmou o enunciado.

Bem, vamos analisar os itens.

A: Controle estratégico refere-se ao exercício do processo de controle em relação aos objetivos e metas delineados nos planos estratégicos da organização, ou seja, o controle sobre o desempenho da empresa como um todo, sob a responsabilidade da cúpula dirigente. Portanto, o item A não trata de reestruturação organizacional.

B: Administração envolve reestruturação organizacional, mas é muito mais do que isso. Conforme estudamos, administrar envolve quatro grandes funções – planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC). E não é verdade que organizar seja uma função superior às demais

C: Manualização diz respeito à definição de procedimentos padronizados, descrevendo regras e rotinas administrativas em manuais de trabalho.

D: Departamentalização, sim, refere-se à divisão do trabalho em unidades administrativas, de forma a definir a estrutura organizacional segundo critérios adequados aos objetivos da entidade. Portanto, o item D

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 31

trata de estruturação organizacional, tarefa incumbida a Astrogildo. É a alternativa correta.

E: Centralização diz respeito ao processo de acúmulo do poder decisório em poucas unidades administrativas, evitando-se os mecanismos de delegação de autoridade. Claro, isso não é o mesmo que reestruturação organizacional.

Enfim, deu letra D.

Gabarito: D

Aproveitando a questão, podemos relacionar aqui o que corresponde a cada uma das funções da administração, que estudamos novamente nesta aula. De forma sintética:

Planejar corresponde a definir os objetivos, as metas, as estratégias e os planos de ação da organização. Em outras palavras, significa definir o que a organização almeja para o seu futuro e de que formas os resultados serão alcançados.

Organizar corresponde a definir a estrutura da entidade, determinando como serão alocados os recursos e as atividades a serem desenvolvidas, de forma a assegurar que os processos de trabalho tenham condições de ser executados adequadamente.

Dirigir corresponde aliderar, a orientar e a coordenar as pessoas e as equipes, para que os recursos da organização sejam empregados na consecução dos objetivos planejados.

Controlar corresponde a verificar se o que foi planejado está sendoexecutado de forma adequada, identificando-se os acertos e problemas de desempenho da organização, de forma a permitir a adequação dos rumos com vistas ao alcance dos objetivos e metas traçados.

QUESTÃO 15.(Consulplan/INB/Inspetor de Controle de Qualidade/2006)

São componentes do processo de comunicação:

A) Emissor, mensagem, receptor e feedback.

D) Receptor, codificador, canal e promoção.

B) Emissor, decodificador, analista e mensagem.

E) Receptor, feedback, analista e codificador.

C) Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 32

Comentário:

O processo de comunicação envolve os seguintes elementos:

Emissor, que também pode ser denominado Fonte ou Transmissor.

Receptor.

Mensagem, ou seja, o conteúdo enviado pelo Emissor ao Receptor.

Código, ou seja, linguagem em que foi produzida a Mensagem.

Canal, ou seja, o meio pelo qual a Mensagem é transmitida.

Feedback, ou seja, o retorno fornecido pelo Receptor ao Emissor.

Ruídos, ou seja, as interferências que podem causar erros na comunicação.

Podemos descrever assim o processo de interação entre os elementos relacionados acima:

1. O emissor tem a intenção de enviar uma mensagem (por exemplo, o chefe quer enviar uma ordem ao funcionário);

2. Ele codifica sua mensagem e escolhe um canal de transmissão (o chefe redige a ordem no computador, em português, e decide enviá-la por e-mail ao seu funcionário);

3. O emissor transmite a mensagem (a mensagem é enviada pelo chefe);

4. A mensagem flui pelo canal de comunicação adotado, podendo sofrer a interferência dos ruídos (a mensagem irá trafegar a partir da “caixa de saída” do chefe e irá chegar à “caixa de entrada” do funcionário);

5. Quando a mensagem chega ao destinatário, o receptor a decodifica, assimilando seu conteúdo (o funcionário abre o e-mail e lê a mensagem, decodificando o texto escrito em português);

6. O receptor envia o feedback ao emissor, concluindo o ciclo de comunicação (o funcionário envia resposta ao chefe, manifestando que compreendeu a ordem e irá atendê-la).

Considerando as alternativas propostas na questão, verificamos que a única que somente inclui elementos da comunicação é a primeira opção, ou

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 33

seja, o item A. Todos os demais incluem elementos que não estão incluídosentre os elementos que acabamos de estudar, como “promoção”, “analista” e “frequência”.

Gabarito: A

Questões Complementares

Pessoal, na parte final da aula de hoje, vamos resolver 6 questões complementares, retiradas de concursos da Esaf e do Cespe, como fizemos na aula demonstrativa. Isso é importante porque iremos encontrar outras maneiras de abordar os mesmos temas do edital, que podem vir a ser utilizados pela banca organizadora. Como estamos lidando com uma banca que tem poucos concursos realizados nesta área, enfrentando o que deve ser seu mais importante processo de seleção pública, não podemos deixar de considerar estas outras abordagens que as bancas mais consagradas já utilizam. Como sempre digo, é ótimo estar preparado para qualquer que seja o tipo de prova – especialmente as mais difíceis –, então vamos lá.

Questão Complementar 01.(Esaf/MPOG/2009) Considerando o arcabouço racional-legal da administração pública no Brasil, é correto afirmar que:

a) apenas as teorias administrativas com foco nas tarefas e nas estruturas são aplicáveis à gestão pública.

b) nos dias atuais, encontramos fragmentos de todas as teorias administrativas nas organizações públicas, quer adaptadas quer em sua forma original.

c) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, pelo simples fato de todas elas terem sido desenvolvidas em ambiente empresarial.

d) à exceção das teorias administrativas com foco nas pessoas, as demais são aplicáveis à gestão pública.

e) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, que já dispõe de um modelo gerencial próprio e específico.

Comentário:

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 34

A resposta certa é a alternativa B. Ou seja: as várias teorias desenvolvidas em pouco mais de um século de conhecimento administrativo podem ser - e são, de fato - aplicadas às organizações públicas. Nesses casos, as teorias organizacionais podem ser encontradas em sua formatação original ou após sofrerem adaptações que as tornaram mais apropriadas à gestão governamental.

Isso soa bastante razoável, certo? Afinal, as questões pertinentes à administração das organizações em geral encontram bastante semelhança, quer elas se situem no âmbito público, quer no setor privado.

Assim, mesmo que existam referenciais teóricos próprios para que possamos compreender a gestão pública e sua evolução ao longo do tempo, os conceitos, métodos e ferramentas desenvolvidas para as empresas podem ser muito úteis na administração pública.

Aliás, se pensarmos nas funções da administração – Planejamento, Organização, Direção e Controle –,perceberemos rapidamente que todas se aplicam ao setor público. Por exemplo, a própria concepção da estrutura da administração pública, com seus processos de divisão de trabalho, gerando os órgãos da administração direta e as entidades da indireta, ilustra o processo de organização, certo?

Concluindo, não importa qual teoria administrativa você esteja considerando, ela poderá ser útil para a compreensão dos fenômenos organizacionais no setor público. Seja a administração científica, a escola comportamental, a teoria sistêmica, a abordagem contingencial, sempre há aspectos de interesse para auxiliar o gestor público no cumprimento da sua missão institucional.

Gabarito: B

Questão Complementar 02. (Esaf/EPPGG-MPOG/2009) Pensar em estrutura organizacional importa saber que as seguintes afirmativas são corretas, exceto:

a) em organizações que operam em ambientes instáveis, se impõe, em nome da eficácia, um desenho organizacional orgânico, mais flexível e capaz de se reprogramar.

b) organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista refletem uma estratégia mutante, emergente e proativa.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 35

c) uma arquitetura organizacional adequada é aquela que permite alinhar a estratégia a seus elementos essenciais: estrutura, processos, recursos humanos e sistemas informacionais.

d) em organizações que operam em ambientes estáveis, se impõe, em nome da eficiência, um desenho organizacional burocrático-mecanicista, mais rígido e programável.

e) organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista preservam uma estrutura rígida e verticalizada.

Comentário:

Para acertarmos esta questão sobre os tipos de estrutura organizacional, precisamos recordar que há dois modelos básicos previstos na abordagem contingencial das teorias administrativas.

A abordagemcontingencial pode ser vista como uma evolução da compreensão da organização como um sistema aberto, ou seja, um sistema que interage com o ambiente. Assim, a organização deve ser visualizada como parte integrante de um determinado contexto, com o qual procederá às trocas de insumos e produtos.

Além disso, é preciso entender que a condições do ambiente são capazes de requerer determinadas respostas da organização, ou seja, diferentes circunstâncias irão requerer a adaptação do sistema organizacional às contingências ambientais.

Espera aí, vamos traduzir isso!Embora os termos possam ser novidades para alguns, é fácil compreender como isso ocorre. Por exemplo: as condições em que atua a administração pública são muito diferentes das circunstâncias de mercado em que o Google opera, certo? Não se pode imaginar, portanto, que um órgão público deva se estruturar e adotar modelos de gestão idênticos ao que o Google vai precisar usar, se quiser sobreviver.

Esta percepção de que cada conjunto de circunstâncias irá requerer respostas diferentes da organização é a base da abordagem contingencial – vale repetir: de acordo com as contingências apresentadas pelo ambiente, a organização deverá apresentar a melhor resposta de adaptação.

Alguns dos estudos mais importantes nesta linha foram desenvolvidos por Tom Burns e Stalker, que conceberam então os dois modelos de organização de que trata esta questão de prova: o Mecânico e o Orgânico, cada um mais apropriado a certo conjunto de variáveis ambientais.

Prof. Leon

Omais rígforte, noautoridadapropria

Oquais asserem revalorizaçdescentrdinâmicaturbulentecnologter custooutra for

Asmecânicoe dinâmi

Vopois os ambiente

Ocomo umcompor a

Oestrutura

nardo Albe

Modeloida, baseo qual prde. Em tdo a cond

Modelofunções

edefinidasção da cralizado ea e versáttos, sujeiia. Naturos mais erma.

ssim, orgos, enquaicos tende

oltando àambient

es estáve

item C m elemena estratég

item Ea tem um

MoMec

MoOrg

PANALIS

ernaz ww

Mecâniceada na eredominatermos ddições de

o Orgâninão serias continucompetêne submettil tornariitos a graralmente,elevados

anizaçõesanto empem a se a

nossa qutes instáveis sugere

também nto que dgia da org

descrevm caráter

odelocânico

odelogânico

PACOTE DSTA JUDIC

ww.ponto

co seria cespecializm a pade adequaestabilid

co seriaam rigidaamente.

ncia técnitido a poa o Mode

andes varesse mode opera

s públicaspresas quaproxima

uestão, coveis requem estrut

está cordeve permganização

e o modrígido e v

••

o

••o

E EXERCÍCCIÁRIO – Á

dosconcu

caracterizzação doronizaçãoação ao ade de m

baseadomente es Predomiica das ucos con

elo Orgâniações de

odelo é mação, mas

s tendemue operamr dos mod

oncluímosuerem deuras mais

rreto, aomitir o alo.

delo mecverticaliza

AmbienteMercadosrelativa c

AmbienteMercadorápidas m

CIOS – TSÁREA JUDI

ursos.com

zado por utrabalho

o das tarambiente

mercado e

o em equstabelecidinaria a apessoas,

ntroles buico mais a

e mercadomais difícil

s a organ

m a se apm em medelos org

s que osesenhos s rígidas

tratar dalinhamen

canicista ado, o que

es Estáves e tecnolconstância

es Instávee tencolo

mudanças

E ICIÁRIA

m.br

uma divise no co

refas e ae, este me de tecno

uipes mudas, mas autonomia

constituurocráticoapropriado e a brus de ser imnização n

roximar mercados mânicos.

itens A eorgânicoe mecani

a estrututo dos p

como ae em reg

islogia em a

eisogia sofres

são adminntrole hie

a centralizmodelo seologia.

ultifuncionpoderiama das equ

uindo umos. Essa edo para ascas mudmplantadnão será

mais dosmuito com

D estão s, ao pacistas.

ura organrocessos

quele emra está co

em

36

nistrativaerárquicozação daeria mais

nais, nasm variar euipes e a

m modeloestruturambientes

danças dedo e podeeficaz de

modelosmpetitivos

corretos,asso que

nizacionalque irão

m que aorreto.

oas

se

o

seee

ss

,e

o

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 37

Assim, resta o item B, que está equivocado, porque as organizações mecanicistas não têm um caráter "mutante" ou flexível! Como o enunciado da questão solicita que seja identificada a alternativa incorreta, esta é a resposta esperada.

Gabarito: B

Questão Complementar 03. (Esaf/APO-MPOG/2009) Sobre o tema ‘departamentalização e divisão do trabalho’, é correto afirmar:

a) por ser contemporânea, a abordagem matricial é preferível à funcional.

Comentário:A afirmação não procede, pois a escolha de determinado tipo de estrutura está ligada às contingências da organização. Há situações em que é preferível o modelo funcional, assim como há casos em que se deve adotar o modelo matricial. É verdade que o modelo matricial é mais flexível, mas esse aspecto não é relevante para todas as organizações, ou em todas as circunstâncias.

b) em ambientes que privilegiam resultados, inexiste espaço para a adoção de estruturas colegiadas ou de assessoramento.

Comentário: Errado, pois estruturas de decisão colegiada e unidades de assessoramento podem conviver muito bem com a necessidade de realizar objetivos e atingir resultados. Caso contrário, nenhuma empresa poderia contar com conselhos administrativos, ou com estruturas de assessoria e orientação técnica.

c) a abordagem de organização virtual é mais aplicável à estruturação de indústrias navais.

Comentário: Organizações virtuais estão associadas ao predomínio do uso de tecnologias de informação e comunicação para substituir a interação física, modelo pouco propício a indústrias pesadas...

d) em organizações matricialmente estruturadas, a preocupação com a hierarquia é abolida.

Comentário: Não é isso. Embora ocorram problemas devido à duplicidade de comando, típicos das estruturas matriciais, isso não significa o fim da hierarquia na organização.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 38

e) em grandes organizações, é possível a coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização.

Comentário: Correto. Na verdade, a combinação de critérios de departamentalização não é apenas possível, mas bastante comum, especialmente em organizações de médio e grande porte. Assim, por exemplo, pode-se encontrar empresas que têm uma estrutura funcional, ao mesmo tempo em que adotam um critério de departamentalização geográfico para algumas unidades, como o setor de vendas (gerando unidades como a “Gerência Comercial Centro-Sul”, ou a “Supervisão de Vendas do Sudoeste”). Vale lembrar também que os critérios de departamentalização podem ser combinados no mesmo nível hierárquico ou em níveis hierárquicos diferentes, sem restrição.

Gabarito: E

Questão Complementar 04. (Cespe/2008)Entre as classificações mecanicista e orgânica, as repartições públicas são enquadradas nesta última.

Comentário: Como estudamos há pouco, as “repartições públicas” tendem a se estruturar conforme modelos mecânicos (ou mecanicistas, como preferiu o enunciado). Assim, órgãos públicos costumam adotar estruturas mais rígidas, com papéis fixos e bem delimitados, atuando em um ambiente relativamente estável, inclusive devido ao ordenamento jurídico que rege a organização e a atuação da administração pública.

Gabarito: C

Questão Complementar 05. (Cespe/2008) A estrutura organizacional que possui apenas três grandes áreas e nelas enfatiza as chefias das áreas específicas como pessoas, finanças e produção é um exemplo de estrutura matricial.

Comentário: Esta afirmativa está equivocada. Afinal, a estrutura organizacional que se define em termos de áreas específicas de atuação, ou seja, em termos de especialização das unidades administrativas, é o modelo funcional, e não o matricial. Assim, nas estruturas funcionais é que encontraremos unidades como, por exemplo, a Diretoria Financeira, a Diretoria Administrativa, a Diretoria Comercial, a Diretoria de Produção, a Diretoria de

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 39

Pesquisa e Desenvolvimento – ou seja, unidades especializadas em determinadas funções (daí, claro, o nome “funcional” que se emprega para denominar esse modelo de estrutura).

Gabarito: E

Questão Complementar 06. (Cespe/2008)A organização que possui uma estrutura organizacional em que a autoridade é única e centralizada, com aspecto piramidal, pode ser descrita como uma estrutura linear.

Comentário: Como estudamos em uma questão anterior desta aula, a estrutura linear é caracterizada pela unicidade de comando, ou seja, um modelo organizacional em que cada unidade tem uma linha de subordinação bem definida. Cada um sabe exatamente quem é o seu chefe... É o modelo adotado pela organização descrita no enunciado, que está correto, portanto.

Gabarito: C

Beleza, pessoal?

Conseguimos percorrer um bom conjunto de temas relacionados aos primeiros tópicos do edital, e vai ficando mais claro os assuntos preferenciais da banca e a forma com que ela aborda cada item.

Dá pra perceber, claramente, que as questões são escritas de forma clara, exigindo domínio dos fundamentos de cada assunto. Não têm sido comuns pegadinhas ou maldades em geral, o que sempre é bom, pois questões “francas” ajudam a selecionar os candidatos mais bem preparados.

Na próxima semana, prosseguiremos com os tópicos seguintes do edital, embora ainda reforçando os temas que vimos aqui com questões adicionais. Vamos consolidando os assuntos, explorando as possibilidades de questões para o nosso concurso e aprendendo a pensar no padrão Consulplan.

Reiterando o que disse na aula demonstrativa:

É possível estar muito bem preparado para resolver as questões e mandar muito bem nessa prova.

Ficamos agora por aqui e nos vemos em breve.

Grande abraço e até a próxima aula!

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 40

Referências

1) MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Gestão Pública Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2008.

2) MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2007.

3) CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus, 2004.

4) MOTTA, Fernando C. Prestes & VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thomson, 2002.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 41

Questões comentadas nesta aula

QUESTÃO 01. (Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) Sobre as vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização organizacionais, podemos afirmar corretamente que numa empresa descentralizada:

A) Os administradores nos níveis mais baixos em geral se sentem frustrados porque estão fora do processo decisorial.

B) A eliminação dos esforços duplicados reduz os custos operacionais, embora as linhas de comunicação mais distantes provoquem demoras prolongadas.

C) Os tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação e, portanto, prescindem de melhor treinamento.

D) O maior envolvimento na tomada de decisão entre os administradores médios aumenta as taxas de rotatividade e absenteísmo.

E) As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores, mas pode ocorrer falta de informação e de coordenação entre os departamentos.

QUESTÃO 02. (Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) Existe um consenso crescente que a tomada de decisão deve levar em consideração a natureza complexa dos negócios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações. Assim sendo, a abordagem mais contemporânea para a solução de problemas deve buscar o pensamento:

A) Linear, supondo que cada problema tem uma solução única, e que esta afetará basicamente a área do problema e não o restante da organização.

B) Sistêmico, supondo que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução e estão inter-relacionados com o restante da organização.

C) Linear, buscando a simplicidade no tratamento das questões e considerando que o essencial é que os problemas sejam definidos, e as soluções, implementadas.

D) Sistêmico, supondo que, uma vez implementada uma solução, esta permanecerá válida e deverá ser avaliada apenas em termos de quão bem resolve o problema.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 42

E) Sistêmico, focalizando os problemas como singulares, e abordando isoladamente cada área do problema independente dos inter-relacionamentos entre os elementos organizacionais.

QUESTÃO 03. (Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) Podemos observar que à medida que um indivíduo progride em uma organização, as atividades gerenciais e as exigências em relação a elas aumentam, e o envolvimento em atividades técnicas diminui. Muitas vezes observamos nas organizações um contraste entre o nível gerencial e o nível funcional. Uma situação na qual o gerente se envolve mais em atividades técnicas do que o esperado no seu nível gerencial caracteriza:

A) Uma maior ênfase ao elemento humano na organização.

B) A predominância da obtenção de resultados eficazes através de pessoas.

C) O exercício limitado das funções do administrador.

D) Que os subordinados trabalham segundo as próprias potencialidades.

E) Uma criteriosa alocação de recursos escassos.

QUESTÃO 04.(Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) A empresa Soluções Inovadoras S. A. optou por desenvolver a departamentalização por projetos, onde ocorre a combinação de estruturas por função e por produto. Foi solicitado a você que apresentasse um organograma da nova estrutura. O organograma escolhido foi:

A) matricial

B) de linha

C) BCG

D) cruzado ou conjugado

E) linha x staff

QUESTÃO 05.(Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) A discussão sobre ética na administração tem sua origem na opinião de que as organizações têm responsabilidades sociais. Isto significa dizer que as organizações:

A) Necessitam preocupar-se unicamente com seus objetivos, sem levar em consideração a sua relação com a sociedade.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 43

B) Utilizam recursos da sociedade e, como são riquezas naturais, não precisam devolver nem compensar a sociedade pela utilização do mesmo.

C) Lutam para defender seu ambiente de tarefa, enfatizando suas preocupações com seus mercados consumidor, fornecedor e concorrente.

D) Devem se preocupar com seus custos somente financeiros, pois são os mesmos que fazem parte das suas formações de preços.

E) Utilizam recursos da sociedade e devem cumprir seus papéis com a mesma, aumentando a riqueza da sociedade.

QUESTÃO 06. (Consulplan/Pref.Mun.de Laranjeiras/Administrador/2005) O Planejamento é composto por diversas etapas. Uma delas é o controle. O controle no processo de planejamento empresarial significa:

A) Reunião de maior quantidade de dados possível para exame do problema em todos os seus aspectos, sejam eles externos ou internos.

B) Explicação de programas e outros documentos executivos, com o objetivo de acionar os órgãos envolvidos.

C) Escolha de uma das alternativas entre as várias estabelecidas anteriormente e estudadas detalhadamente.

D) Utilização de métodos quantitativos para escolher entre o melhor plano de ação, antes da implantação do planejamento.

E) Estabelecimento de ferramentas necessárias para se medir e avaliar a eficácia do planejamento quanto aos objetivos pré-estabelecidos.

QUESTÃO 07.(Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) Analise as afirmativas:

I. As organizações se fazem presentes na vida civilizada, uma vez que fornecem os meios para o atendimento das necessidades humanas. No entanto, para alcançarem seus objetivos, as organizações devem ser capazes de utilizar corretamente seus recursos e, para isso, precisam de administração.

II. Organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns, baseando-se, principalmente, nos objetivos individuais.

III. É impossível obter alta produtividade sem especialização. A especialização aumenta a produtividade, pois as pessoas podem se concentrar no que sabem

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 44

fazer bem e trocar os bens que produzem e os serviços que prestam pelos bens e serviços que consomem, abrindo mão da autossuficiência.

IV. A Administração foi definida por Mary ParkertFollet, como a arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas.

V. As organizações podem ser formais ou informais. Para que exista uma organização informal, é necessário, além do objetivo, um conjunto de regras mais ou menos permanentes e uma estrutura estabelecendo os papéis e as relações entre seus membros.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I, II, III, IV, V

B) II, III, IV

C) I, III, V

D) II, IV, V

E) I, III, IV

QUESTÃO 08.(Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) São consideradas como funções da Administração:

A) Planejamento, Organização, Direção, Controle.

D) Marketing, Planejamento, Direção, Controle.

B) Planejamento, Organização, Marketing, Direção.

E) Financeira, Organização, Direção, Controle.

C) Estratégia, Organização, Direção, Controle.

QUESTÃO 09. (Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) De acordo com Mintzberg, todos os administradores desempenham papéis para alcançar os objetivos organizacionais. Assinale-os:

A) Intrapessoais, Confidenciais, Decisórios.

B) Interpessoais, Informacionais, Decisórios.

C) Relacionais, Interpessoais, Escriturais.

D) Interpessoais, Escriturais, Correlacionais.

E) Intrapessoais, Escriturais, Decisórios.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 45

QUESTÃO 10.(Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) Sobre as habilidades do Administrador, relacione as colunas a seguir:

1. Habilidades conceituais.

2. Habilidades humanas.

3. Habilidades técnicas.

( ) Compreender como as partes influenciam o todo.

( ) Conhecimentos especializados.

( ) Trabalhar e se comunicar com outras pessoas.

( ) Liderar o grupo.

( ) Analisar e interpretar situações abstratas.

( ) Analisar e interpretar situações complexas.

( ) Conhecimento da indústria, dos seus processos e produtos.

A sequência está correta em:

A) 3, 1, 2, 2, 3, 2, 3

B) 1, 2, 3, 1, 2, 1, 1

C) 2, 3, 1, 1, 3, 2, 2

D) 1, 3, 2, 2, 1, 1, 3

E) 2, 1, 3, 1, 3, 3, 2

QUESTÃO 11.(Consulplan/CFN/PAE-Administrador/2010) Para o desempenho das funções de Administrador acreditava-se que era importante apenas desenvolver o bom senso, relacionamento com a equipe e uma boa comunicação. A rigor, para que tenhamos um ambiente de alto desempenho isso não é suficiente. É preciso também desenvolver habilidades:

A) Lógicas, analíticas e de avaliação.

B) Cognitivas, afetivas e de inovação.

C) Técnicas, conceituais e de decisão.

D) Mentais, tecnológicas e de criação.

E) Emocionais, profissionais e de reflexão.

QUESTÃO 12.(Consulplan/Mun.Itabaiana/Auditor Fiscal/2011) Taylor, com a utilização dos princípios de Administração Científica, acreditava que, para se

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 46

atingir a eficiência era necessário, dentre vários aspectos, utilizar o princípio da exceção. Tal princípio pregava que a direção deve:

A) Centralizar todo o processo, verificando desde a falta de funcionários ao trabalho até a captação de recursos financeiros.

B) Receber apenas relatórios condensados, resumidos e comparativos, englobando todos os elementos envolvidos na administração.

C) Controlar todos os aspectos relacionados à confecção do produto mais lucrativo da empresa, procurando compatibilizar custo e benefício.

D) Trabalhar somente com o departamento mais lucrativo de forma ampla, deixando para os subordinados cuidarem de aspectos relacionados aos outros departamentos.

E) Delegar todas as atividades aos subordinados, cobrando metas e prazos muito bem definidos e aplicando punições aos que não alcançarem os resultados desejados.

QUESTÃO 13.(Consulplan/Cesan/Analista Administrativo/2011) Uma determinada empresa prestadora de serviços situada no interior do Brasil publicou em um jornal da região o seguinte anúncio como ação do processo de recrutamento da empresa “Procura-se administradores recém-formados para atuar como gestor da área de recursos humanos que possuam características que lhe permitam desempenhar bem papéis de decisão e papéis interpessoais.” Logo, essa empresa necessita de um administrador que:

A) Seja um líder com habilidades para gerenciar imprevistos, crises e conflitos e que saiba se comunicar com a equipe.

B) Seja um controlador das atitudes e comportamentos dos membros da equipe e que saiba impor de forma coercitiva, regras e procedimentos.

C) Seja um supervisor apenas do trabalho dos membros da equipe sem se preocupar com fatores alheios ao trabalho que afetem a produtividade da equipe.

D) Seja um líder autoritário no relacionamento com os membros da equipe e que proíba qualquer manifestação de conflitos na equipe.

E) Seja um disseminador de informações que pressionem os membros da equipe a buscar maior produtividade e que proíba sugestões da equipe.

QUESTÃO 14. (Consulplan/Cesan/Analista Administrativo/2011) “Astrogildo Cury Reis foi contratado para trabalhar no setor de Organização, Sistemas e

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 47

Métodos de uma empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de um município do interior da região Sul do Brasil. A primeira atividade que lhe foi apresentada era o desenvolvimento de um projeto de reestruturação organizacional da empresa, visto que as atividades não estavam agrupadas de forma organizada em seus respectivos departamentos.” Para desenvolver de forma correta essa atividade, Astrogildo deverá recorrer ao conceito de:

A) Controle estratégico, para verificar a coerência entre as metas estabelecidas no planejamento com os resultados alcançados.

B) Administração, já que o conceito de administração considera a função de organização a principal em detrimento das funções de planejamento, de direção e de controle.

C) Manualização, que é a ferramenta utilizada para melhorar a disposição dos instrumentos de trabalho e para propiciar a melhor utilização dos equipamentos e das pessoas.

D) Departamentalização, que é o agrupamento de atividades e recursos em unidades organizacionais, conforme um critério específico de homogeneidade.

E) Centralização, que é o modelo de gestão composto de partes que se interagem e são interdependentes, formando uma estrutura com determinado objetivo.

QUESTÃO 15. (Consulplan/INB/Inspetor de Controle de Qualidade/2006) São componentes do processo de comunicação:

A) Emissor, mensagem, receptor e feedback.

D) Receptor, codificador, canal e promoção.

B) Emissor, decodificador, analista e mensagem.

E) Receptor, feedback, analista e codificador.

C) Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

Questão Complementar 01. (Esaf/MPOG/2009) Considerando o arcabouço racional-legal da administração pública no Brasil, é correto afirmar que:

a) apenas as teorias administrativas com foco nas tarefas e nas estruturas são aplicáveis à gestão pública.

b) nos dias atuais, encontramos fragmentos de todas as teorias administrativas nas organizações públicas, quer adaptadas quer em sua forma original.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 48

c) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, pelo simples fato de todas elas terem sido desenvolvidas em ambiente empresarial.

d) à exceção das teorias administrativas com foco nas pessoas, as demais são aplicáveis à gestão pública.

e) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, que já dispõe de um modelo gerencial próprio e específico.

Questão Complementar 02. (Esaf/EPPGG-MPOG/2009) Pensar em estrutura organizacional importa saber que as seguintes afirmativas são corretas, exceto:

a) em organizações que operam em ambientes instáveis, se impõe, em nome da eficácia, um desenho organizacional orgânico, mais flexível e capaz de se reprogramar.

b) organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista refletem uma estratégia mutante, emergente e proativa.

c) uma arquitetura organizacional adequada é aquela que permite alinhar a estratégia a seus elementos essenciais: estrutura, processos, recursos humanos e sistemas informacionais.

d) em organizações que operam em ambientes estáveis, se impõe, em nome da eficiência, um desenho organizacional burocrático-mecanicista, mais rígido e programável.

e) organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista preservam uma estrutura rígida e verticalizada.

Questão Complementar 03. (Esaf/APO-MPOG/2009) Sobre o tema ‘departamentalização e divisão do trabalho’, é correto afirmar:

a) por ser contemporânea, a abordagem matricial é preferível à funcional.

b) em ambientes que privilegiam resultados, inexiste espaço para a adoção de estruturas colegiadas ou de assessoramento.

c) a abordagem de organização virtual é mais aplicável à estruturação de indústrias navais.

d) em organizações matricialmente estruturadas, a preocupação com a hierarquia é abolida.

PACOTE DE EXERCÍCIOS – TSE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA

Prof. Leonardo Albernaz www.pontodosconcursos.com.br 49

e) em grandes organizações, é possível a coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização.

Questão Complementar 04. (Cespe/2008) Entre as classificações mecanicista e orgânica, as repartições públicas são enquadradas nesta última.

Questão Complementar 05. (Cespe/2008) A estrutura organizacional que possui apenas três grandes áreas e nelas enfatiza as chefias das áreas específicas como pessoas, finanças e produção é um exemplo de estrutura matricial.

Questão Complementar 06. (Cespe/2008) A organização que possui uma estrutura organizacional em que a autoridade é única e centralizada, com aspecto piramidal, pode ser descrita como uma estrutura linear.

Gabarito

QUESTÃO 01. E QUESTÃO 02. B QUESTÃO 03.C

QUESTÃO 04.A QUESTÃO 05.E QUESTÃO 06.E

QUESTÃO 07.E QUESTÃO 08.A QUESTÃO 09.B

QUESTÃO 10.D QUESTÃO 11.C QUESTÃO 12.B

QUESTÃO 13.A QUESTÃO 14. D QUESTÃO 15.A

Questão Complementar 01. B Questão Complementar 02. B

Questão Complementar 03. E Questão Complementar 04. C

Questão Complementar 05. E Questão Complementar 06. C