127299987 anlise do meio envolvente

12
CP – Meio Envolvente Transaccional E Contextual Gonçalo Freire

Upload: anabelarreis

Post on 19-Dec-2015

17 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

CP – Meio Envolvente

Transaccional E Contextual

Gonçalo Freire

Page 2: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

O objecto principal da CP é a exploração do transporte de passageiros e mercadorias nas linhas-férreas, troços de linha e ramais (...) que se integram na rede ferroviária nacional, bem como dos que nela venham a ser incluídos.

Foi criada em 1975 como empresa pública responsável

pela gestão do caminho de ferro em Portugal

Page 3: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

É constituído por todos os agentes e factores que interagem directamente com a indústria em que a empresa actua. O seu impacto no desempenho económico dos vários concorrentes tende a ser por isso bastante acentuado e rápido.

Clientes

Fornecedores

Comunidade

Concorrentes

Meio envolvente transaccional

Page 4: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

Clientes: Sociedade que utiliza os transportes para as suas deslocações e empresas

que utilizam os meios de transporte para a movimentação das suas mercadorias.

Fornecedores: Agentes económicos que põe à disposição da organização os recursos

físicos e humanos de que ela necessita para realizar a sua actividade.

EMEF PETRÓLEOS DE PORTUGAL-PETROGAL,S.A. SERVIRAIL-SERV.REST.E HOTELARIA,LDA ISS FACILITY SERV.GEST.MAN.EDIF,LDA BOMBARDIER TRANSPORT. PORTUGAL,SA CHARON DIREC.NACIONAL DA POLIC.SEG.PÚBLICA SIEMENS S.A.

Page 5: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

Comunidade: Organizações, indivíduos e factores que partilham recursos e têm interesses

directa ou indirectamente relacionados com o mercado e a indústria. Faz parte deste conjunto a REFER, tendo esta como função a gestão

da infra-estrutura integrante da rede ferroviária nacional, desenvolvendo as actividades pertinentes ao seu objecto de acordo com os princípios de modernização e eficácia, de modo a assegurar o regular e contínuo fornecimento do serviço público, utilizando para o efeito os meios mais adequados à actividade ferroviária.

Concorrentes: Bens que satisfazem a mesma necessidade. Transporte de passageiros e

mercadorias. Apresentam-se como concorrentes ao meio ferroviário: os Táxis,

aviões, autocarros, camiões de transporte de mercadorias e os veículos particulares.

As principais concorrentes da CP são as empresas de transporte de passageiros, como a Tejo, a Carris e a rede de Expressos.

Page 6: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

O meio envolvente contextual condiciona a longo prazo a actividade da empresa através de influências externas que variam constantemente.

As forças incluídas neste meio são:

- Contexto económico;

- Contexto Tecnológico;

- Contexto Sócio-Cultural;

- Contexto Político-legal.

Meio Envolvente Contextual

Page 7: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

A taxa de desemprego e os custos energéticos são as principais variáveis do contexto económico neste sector de actividade.

A taxa de desemprego condiciona a utilização deste meio de transporte pelo facto de uma grande parte das receitas desta empresa provirem da compra de bilhetes por parte de clientes que todos os dias se deslocam para os seus postos de trabalho.

Relativamente aos custos energéticos, os comboios têm como principal fonte de energia a electricidade, utilizando também o gasóleo. Um aumento do preço destas energias aumenta os gastos da empresa e isso poder-se-á reflectir no preço dos bilhetes, provocando assim uma diminuição na utilização deste transporte.

Contexto económicoDetermina as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade.

Page 8: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

Contexto Sócio-culturalReflecte os valores, costumes e tradições da sociedade.

As empresas de transportes assumem-se como essenciais ao bom funcionamento do país pois permitem a deslocação de trabalhadores, estudantes e mercadorias, o que provoca um desenvolvimento social a nível laboral, educacional e de produtividade do país.

No aspecto demográfico, permite uma maior deslocação para zonas mais longas o que resulta numa maior distribuição da população e um aumento do uso deste meio de transporte.

Page 9: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

Contexto Político-legalCondiciona a alocação de poder e providencia o enquadramento legal dasociedade.

No que diz respeito ao enquadramento legal podemos dizer que a CP pode ganhar vantagem competitiva em relação as suas concorrentes devido a ser uma empresa pública com uma politica pouco rígida que lhe permite ter maior mobilidade na aplicação das suas estratégias.

Exemplo disso são os prejuízos que esta empresa tem apresentado todos os anos. Qualquer uma das suas concorrentes já teria abandonado o mercado nestas condições.

Page 10: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

O desenvolvimento de novas tecnologias é fundamental para a evolução da empresa no sentido de atrair e satisfazer as necessidades dos clientes, aumentando o seu bem-estar através das inovações.

Foram muitas as inovações tecnológicas até hoje e isso traduziu-se num grande aumento da sua utilização.

Actualmente possui boas vias-férreas bem localizadas abrangendo grande parte do país. Tendo a vantagem de ter comboios amigos do ambiente, ganha relevância nessa área.

Futuramente, a concretização da Rede de Alta Velocidade trará vantagens notórias ao nível do tempo de viagem, fiabilidade, segurança, comodidade e acessibilidade, competindo eficazmente com outros modos de transporte causadores massivos de poluição, congestionamento e acidentes de viação.

Contexto TecnológicoTraduz o progresso técnico da sociedade.

Page 11: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

Incentivos Do Governo:São determinantes para o bom funcionamento da empresa. Ao Estado cabe promover as políticas e acções necessárias para o financiamento dos investimentos direccionados à satisfação dos interesses dos utilizadores do transporte, quer directamente, quer através de novos tipos de engenharia financeira que impulsionem a participação do sector privado, nomeadamente através da constituição de parcerias público privadas. Para termos a noção da importância do incentivo efectuado pelo governo, só em 2005 o estado investiu 407 250 724€, ficando a cargo da empresa o investimento de 74 511 440€.

No que diz respeito a normas de qualidade e legislação laboral, a CP cumpre as normas estipuladas pelas directivas da UE, procurando sempre a melhoria das qualidades oferecidas para satisfazer as necessidades dos seus clientes e aumentar a sua diferenciação dos concorrentes.

Page 12: 127299987 Anlise Do Meio Envolvente

Impactos

Contexto

Tendências

Impactos

Positivo Neutro Negativo

EconómicoAumento da taxa de desemprego

Aumento dos custos energéticos

Menor utilização do transporte

Sócio-CulturalAumento da população com necessidade de efectuar deslocações diárias

Maior utilização dos transportes

Politico-Legal Enquadramento legal pouco rígidoMaior

flexibilidade nas estratégias

Possível evolução drástica dos

prejuízos

Tecnológico

Melhoria das condições ao nível do tempo de viagem, fiabilidade, segurança, comodidade e acessibilidade

Maior utilização

Diferenciação dos concorrentes