12/03/2016 - especial movelsul - edição 3.214

8
Sábado, 26 de setembro de 2015 Especial Há 40 anos publicou Há 40 anos Semanário publicou Somos Móveis Tudo começou há 40 anos com a realização da 1ª Mostra do Mobiliário, onde os empresários do setor projetaram mostrar que o município tinha potencial para se tornar o maior polo moveleiro do Brasil. Com o passar das edições, a Movelsul de Bento Gonçalves, hoje em sua 20ª edição, é considerada a principal feira de móveis da América Latina para o setor varejista.

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 26-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

12/03/2016 - Especial Movelsul - Edição 3.214 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Sábado, 26 de setembro de 2015

Especial

Há 40 anos

publicou

Há 40 anosSemanáriopublicouSomos Móveis

Tudo começou há 40 anos com a realização da 1ª Mostra do Mobiliário, onde os empresários do setor projetaram mostrar que o município tinha potencial para se tornar o maior polo moveleiro do Brasil. Com o passar das edições, a Movelsul de Bento Gonçalves, hoje em sua 20ª edição, é considerada a

principal feira de móveis da América Latina para o setor varejista.

Especial Movelsul Brasil Textos: Ana Carolina Azevedo/Assessoria SindmóveisArte-final capa: Andressa BorgesDiagramação: Pricila Piccini Fotos: Páginas 2 e 8 – Silvia Tonon; páginas 3 e 4 – Evandro Soares; Página 5 – arquivo Sindmóveis; Página 6 – Emmanuel Denaui; Página 7 - divulgação

Desde 1977, a feira Mo-velsul Brasil ampara o

fortalecimento da indústria moveleira de Bento Gonçal-ves, tendo sempre presente que, em torno de uma indús-tria e de sua produção, se desenvolve a sociedade. Para as comemorações de 20 edi-ções da feira, o Sindmóveis criou ações que envolvem a comunidade local e reforçam a mensagem de que em Ben-to Gonçalves está o principal polo moveleiro do país.

Com o projeto Somos Mó-veis, o Sindmóveis vem de-senvolvendo três grandes ações que são um convite à reflexão sobre a importân-cia que a indústria move-leira tem para o município e como os frutos desse se-tor romperam fronteiras e chegaram a todo o mundo. Além de um portal de me-mórias da feira na internet e de um evento itinerante de janeiro a março, a Movelsul

Sábado, 12 de março de 20162

Movelsul Brasil marca suasProjeto Somos Móveis inclui eventos itinerantes, linha do tempo na

Brasil deixou um legado pa-ra comunidade sob a pers-pectiva do design.

Esse legado foi a revita-lização dos brinquedos da praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento, entre-gue à comunidade no mês de janeiro. Para viabilizar a ação, o Sindmóveis convi-dou os estúdios Bria Design, Eduardo Nuncio, Interven-to Design, Studio Marta Ma-nente, Projeto 3 e UNT De-sign a criarem novas peças para o parquinho. O proje-to seguiu normas vigentes de fabricação e contou com o suporte de um arquite-to responsável. A fabricação dos brinquedos ficou a car-go do Sindmóveis e a insta-lação teve apoio das Secre-tarias Municipais do Meio Ambiente e Turismo.

Na web, a história da Mo-velsul Brasil está sendo con-tada em formato de linha do tempo com todo o mate-

rial captado nos bancos de imagens do Sindmóveis. Es-se arquivo foi transformado em uma rede social colabo-rativa e informativa. O si-te é interativo e quem tiver contribuições poderá incluir no portal. A ideia é que esse seja um grande arquivo pú-blico da trajetória feira.

Com patrocínio de Dura-tex, Renner Sayerlack e Ban-risul, a 20ª edição da Mo-velsul Brasil, maior feira de móveis da América Latina para lojistas e especifica-dores, ocorre de 14 a 18 de março de 2016, no Parque de Eventos de Bento Gon-çalves. A feira terá um total de 238 expositores dos seg-mentos de escritório, cozi-nha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. Pa-ra mais informações, acesse www.movelsul.com.br.

A 20ª edição da Movel-sul Brasil sediará o proje-to Gran Prix Senai de Ino-vação, uma competição entre escuderias multidis-ciplinares que busca inova-ções para o setor movelei-ro. Durante os cinco dias de feira, três equipes de sete integrantes cada trabalha-rão em um ambiente que simula um aquário huma-no, competindo em busca de soluções com foco em energia, água, lixo e segu-rança no trabalho.

A ideia é propor uma re-de de inovação tecnológi-ca para receber, selecio-nar e criar ideias, conceitos e protótipos. O diretor re-gional do Senai-RS, Carlos Trein, explica que o proje-to é transversal e pode ser aplicado em todos os se-tores econômicos, aproxi-mando entidade e empre-sas em uma competição sadia pela qualificação. Ele

Depois de meses de intenso trabalho na captação de expositores, planeja-mento da feira e execução desse enor-me projeto que envolve mais de três mil pessoas no seu período de montagem, chegamos à 20ª edição da Movelsul di-vidindo nosso espírito entre o simbo-lismo da comemoração e os desafios para fomentar uma semana de bons negócios para o setor moveleiro.

Não é a primeira vez que enfrenta-mos dificuldades e a Movelsul Brasil está aí para resgatar a confiança de toda a cadeia produtiva. É nessas oca-siões que o empresário deve se su-perar, investir na proximidade com o lojista e negociar olho no olho. As feiras continuam sendo um canal re-levante de promoção para a indústria e a presença na Movelsul trans-mite segurança para o lojista. Transmite que há empresas com gestão próspera, sólida e preparadas para o reaquecimento do mercado.

Não é por acaso que a Movelsul Brasil chega a sua 20ª edição nes-se ano. A feira, realizada pela primeira vez em 1977, contribuiu para a consolidação do polo moveleiro de Bento Gonçalves como o principal do país. Ainda hoje, preservamos nosso compromisso com os negó-cios, com um evento extremamente profissional, voltado ao setor va-rejista. Na próxima segunda-feira, a Movelsul Brasil abre suas portas com 238 expositores que endossam nossa credibilidade e excelência na promoção de feiras.

Com a for te participação de ex-presidentes e diretores e com a for-ça do polo moveleiro da região, construímos uma marca reconheci-da do mundo. Desde o ano 2000, realizamos o Projeto Comprador, que consolidou a feira no cenário internacional e, especialmente nes-se momento, as exportações se for talecem como estratégia de negó-cios para o setor moveleiro. A integração com o mercado internacional é essencial para a sustentabilidade dos negócios, além do aumento de competitividade e consequente desenvolvimento do setor.

Esse é um período de passos calculados, mas também é momen-to de celebrarmos. Afinal, são 20 edições movimentando a cidade de Bento Gonçalves, a economia e a população. Com nosso projeto So-mos Móveis, pudemos entregar novos brinquedos à praça Achyles Mincarone e conduzir uma série de ações em outras praças da cida-de, lembrando às pessoas a importância do polo moveleiro que temos aqui. Bento Gonçalves está na rota dos grandes eventos do setor e a Movelsul Brasil segue como uma oportunidade para fomentar os ne-gócios na região, no Brasil e no mundo.

Gran Prix Senai de Inovação será uma competição ao vivo, durante a feira

destaca que a ação conta com apoio técnico do Senai e as ideias são prototipadas e testadas, buscando sua viabilidade.

O modelo é inspirado num modelo sueco de inova-ção e acontece pela segun-da vez no Rio Grande do Sul – a primeira edição foi em 2014, durante a feira de tec-nologia e informação BITS, em Porto Alegre. “O projeto desmistifica a inovação, pro-vando que é possível desen-volver ideias relevantes para a indústria com muito pou-co”, pontua Trein.

O presidente do Sind-móveis, Henrique Tecchio, exalta os projetos parale-los da Movelsul Brasil co-mo fomento aos negócios. Segundo ele, além da gera-ção de negócios por meio da atração de lojistas e im-portadores, a feira sem-pre destina esforços para a inovação no setor movelei-

ro, ampliando sua compe-titividade. “Essa ação em parceria com o Senai vem mostrar ao visitante a pre-ocupação da indústria de móveis com a qualificação de seus processos, espe-cialmente num momento como o atual, em que a de-manda por eficiência é má-xima”, pontua.

No último dia da Movelsul Brasil, uma banca composta por representantes de empresas expositoras, entidades e da sociedade escolherá os melhores pro-jetos, que serão premiados. O projeto segue a metodo-logia DIP (Desenvolvimen-to Integrado de Produto), resultado de uma parceria entre o Senai, o Consorzio Politecnico Di Milano (Poli.Design, Itália) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachu-setts (MIT, Estados Unidos).

O que: Feira de móveis e complementos para o lojista e especificador Quando: de 14 a 18 de março de 2016, das 12h às 20hOnde: Parque de Eventos de Bento GonçalvesExpositores: 238 de sete estados (Minas Gerais, Pará, Pernambu-co, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo)Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberto apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decora-dores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)Informações: www.movelsul.com.br

Movelsul Brasil 2016

EDITORIAL

Confiança de toda cadeia produtiva

Henrique Tecchio, presidente do Sindmóveis

Expediente

Diretoria do Sindmóveis inaugurou os novos brinquedos da Praça Achyles Mincarone no mês de janeiro

Sábado, 12 de março de 2016 3

20 edições com ações para a comunidadeweb e a revitalização da praça Achyles Mincarone com brinquedos assinados por designers locais

Entre os países convidados, há mercados que não importam móveis brasileiros usualmente – estratégia adotada para a diversificação de mercados e clientes

Sábado, 12 de março de 20164

Com 120 empresas brasi-leiras inscritas para ro-

dadas de negócios, a Movel-sul Brasil 2016 terá a maior edição de Projeto Compra-dor de sua história. Os lo-jistas e distribuidores es-trangeiros convidados vêm de 14 países com potencial para a importação de mó-veis brasileiros: Argentina, Bulgária, Catar, Chile, Co-lômbia, Costa Rica, Estados Unidos, França, Marrocos, México, Moçambique, Pa-namá, Paraguai e São Mar-tinho. O projeto tem apoio da Agência Brasileira de Pro-moção de Exportações e In-vestimentos (Apex-Brasil) e é realizado desde a Movel-sul Brasil 2000.

O Projeto Comprador mantém nessa edição o formato de reuniões nos próprios estandes, opor-tunizando às empresas bra-sileiras uma apresentação mais abrangente de seus produtos. A maior parte dos países convidados para as rodadas faz ou já fez ne-gócios com o Brasil em al-gum momento. Entretanto, há mercados que não im-portam móveis brasileiros usualmente, como Bulgá-ria e Marrocos – estratégia adotada para a diversifica-ção de mercados e clientes. Em média, cada importador convidado importa US$ 1,2 milhões anualmente.

O presidente do Sindmó-

Projeto Comprador tem recorde de empresas inscritas

veis, Henrique Tecchio, pon-tua que a integração com o mercado internacional é es-sencial para a sustentabili-dade dos negócios, além do aumento de competitivida-de e consequente desenvol-vimento do setor. Segundo ele, o tamanho do merca-do internacional e o poten-cial da indústria moveleira mais do que justificam o in-vestimento nas exportações e negócios internacionais. “Em relação à importação mundial de móveis, de um

valor de aproximadamente US$ 160 bilhões, o Brasil de-tém menos de 0,5% desse mercado. Existe um grande potencial e as exportações brasileiras ainda tem muito espaço para crescer”, avalia.

O gerente de Exportações da expositora Santos Andirá, Rodney Silva, situa que essa é uma relevante ferramenta para as empresas que inten-cionam iniciar suas exporta-ções ou aumentar a carte-la de clientes internacionais. Ele destaca que a represen-

tatividade das exportações dentro das empresas pos-sibilita a concorrência com empresas de diferentes por-tes e clientes com diferentes perfis, incentivando melho-rias de qualidade e aprimo-ramento dos produtos. “No nosso caso, os guarda-rou-pas têm grande representati-vidade nas exportações. Para a feira, investimento em uma linha nova e bem atualizada, com novas texturas e cores – e o principal, com ofertas de preços muita atrativas”.

Serão 30 importadores e 120 indústrias brasileiras de móveis negociando exportações nos cinco dias da feira

Sábado, 12 de março de 2016 5

Sábado, 12 de março de 20166

Assim como a Movelsul Brasil, o Prêmio Salão

Design chega à 20ª edição neste ano. A mostra, que es-tará localizada no Pavilhão C do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reúne os produtos premiados e ou-tros finalistas desta edição. Serão entregues 15 premia-ções em dinheiro nas moda-lidades Estudante, Profissio-nal e Indústria; um prêmio Madeiras Alternativas, que consagra o melhor projeto fabricado a partir de espé-cies consideradas pelo Ser-viço Florestal Brasileiro pou-co utilizadas; dois troféus Professor Orientador e oito menções honrosas.

Como nas últimas edições, o Prêmio Salão Design 2016 recebeu inscrições em sete categorias: Iluminação; Mó-veis para dormitório; Mó-veis para sala de estar e jan-tar; Móveis para cozinha, área de serviço e banheiro;

Salão Design 2016 premia projetos do Brasil e do UruguaiPrêmio também comemora suas 20 edições e, este ano, foram 15 premiações em dinheiro e oito menções honrosas

Móveis para área externa; Móveis para escritório e ho-me-office; e Acessórios do-mésticos.

A comissão julgadora foi composta por cinco pro-fissionais do design: Ange-la Carvalho, Glaucia Bin-

da, Gustavo Bertolini, Ivens Fontoura e Paulo Biacchi. Quesitos como originalida-de, fidelidade do produto em relação ao projeto apre-sentado, forma e função, er-gonomia, acabamento, se-gurança e sustentabilidade

foram levados em conta pe-los jurados, que premiaram projetos do Brasil e do Uru-guai.

O designer carioca Pau-lo Biacchi, que estreou co-mo jurado do Prêmio Salão Design nessa edição, apon-

ta que o grupo de premia-dos demonstra grande força em acabamento e desenho. “Em muitos momentos do julgamento, a comissão foi crítica e até severa, o que serve de recado para nós, designers. Podemos melho-rar a qualidade dos nossos projetos e ter mais atenção ao aspecto técnico”, reforça.

Com patrocínio de Berne-ck, Promob e Idélli, o Salão Design é promovido desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, como forma de agregar criatividade e ino-vação tecnológica ao setor moveleiro por meio do de-sign. Ao todo, foram 12.588 projetos inscritos desde a primeira edição. Nesse ano, os premiados ainda partici-parão de uma mostra na pri-meira edição da High Design – Home & Office Expo, em São Paulo. A feira será o car-ro-chefe do São Paulo De-sign Weekend, em agosto.

Prêmio Salão Design é realizado desde 1988 pelo Sindmóveis e, a partir de 2007, com a criação da Casa Brasil, passou a ser promovido anualmente

Sábado, 12 de março de 2016 7

Há 39 anos, Bento Gonçalves conta com uma feira que carrega a inovação como sua principal marca. São 20 edi-ções divulgando as potencialidades do nosso município, nos-sos produtos, nossa expertise em promover grandes eventos. A Movelsul, maior feira do setor na America Latina e uma das maiores do mundo, nos mostra que com união e trabalho podemos desenvolver não somente um setor mas toda a ca-deia produtiva.

Em nome do povo bento-gonçalvense, parabenizo a direto-ria do Sindmóveis e da Movelsul pela promoção e a realiza-ção de mais uma edição desta feira. Para Bento Gonçalves, é uma imensa satisfação sediar a 20ª Movelsul, modelo no pa-ís por sua organização e pela competência de seus líderes.

Bento Gonçalves foi reconhecida nacional e internacional-mente por ser um pólo moveleiro, pela qualidade de seus mó-veis. A Movelsul é uma feira consolidada. É a maior e me-lhor feira do setor, e justamente por isso atrai a atenção dos quatro cantos do mundo. A Movelsul chega na sua 20ª edição com a expectativa de, mais uma vez, superar o volume de ne-gócios, ajudando Bento a crescer e impulsionando não só o desenvolvimento empresarial, mas também como uma ferra-menta para demonstrar o potencial turístico de nosso muni-cípio. Sinto muito orgulho de uma entidade como o Sindmó-veis, com pessoas que conseguem ter a visão empreendedora capaz de fazer a Movelsul ser essa potência mundial em ter-mos de feira.

A inovação como principal marca

Guilherme Reck PasinPrefeito de Bento Gonçalves

Uma feira consolidada

Vereador Valdecir RubboPresidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves

Sábado, 12 de março de 20168

Quem é quem na Movelsul Brasil 2016: Diretor Internacional: Luiz Cesar Girardi; Diretora do Salão Design: Cristiane Silveira; Vice-Presidente e Diretor Jurídico Trabalhista: Alexandre Michelin; Presidente: Henrique Tecchio; Diretor Operacional: José Antonio Mossmann; Diretora de Comunicação: Vanessa Machado; Diretor de Serviços: Romeu Dalcin e Diretor de Infraestrutura: Vinicius Benini

A Movelsul Brasil está presente em todo o universo moveleiro do país e atua como um verdadeiro fio condutor entre as pontas da cadeia

A Movelsul Brasil está pre-sente em todo o uni-

verso moveleiro do país. Fabricantes, lojistas e con-sumidores estão conectados pela feira, que atua como um verdadeiro fio condutor entre as pontas da cadeia. Em 2016, comemoram-se 20 edições do evento, promo-vido pelo Sindmóveis Bento Gonçalves desde 1977.

Em sua história, a Movel-sul Brasil já teve mais de 1.500 empresas expositoras. A primeira edição da feira aconteceu em 1977, ano em que o setor moveleiro con-solidou-se como atividade líder na economia de Bento Gonçalves. A 1ª Mostra do Mobiliário de Bento Gonçal-ves reuniu 24 fabricantes de móveis da cidade. A partir de 1988, a feira passa a ser denominada Movelsul, já com mais de 100 exposito-

res. Esse ano marcou, ainda, a primeira edição do Prêmio Salão Design, que também comemora suas 20 edições no próximo ano – já que, a partir da criação da feira Ca-sa Brasil, passou a ser reali-zado anualmente.

Nos últimos 10 anos, a Movelsul Brasil se interna-cionalizou e passou a ser ge-rida por um planejamento estratégico com horizonte de 20 anos. A feira formali-zou, em 2012, a segmenta-ção de seus expositores por tipologia de produto, se-guindo o modelo adotado pelas principais feiras do se-tor no mundo, como o Salo-ne Internazionale Del Mó-bile e IMM Cologne. Nesse modelo, o tempo de visita-ção ganha objetividade, am-pliando o poder de compra e a tomada de decisão do lojista visitante.

Fabricantes, lojistas e consumidores conectados com a feira