11º festival de folclore dos olhos d’Água mostrar a...

1
HORA DE ALBUFEIRA 5 SETEMBRO 2009 15 15 15 15 15 Folclore 11º Festival de Folclore dos Olhos d’Água Mostrar a cultura do povo num alegre convívio O grupo da Madeira agradecendo Filipa de Sousa Dois jovens bailadores garantem o futuro O Rancho Folclórico dos Ohos d’Água actuando O Rancho dos Ohos d’Água na Alemanha O Rancho de Biscaínho desfilando De 9 a 14 de Setembro, o Rancho Folclórico dos Olhos de Água irá represen- tar o Município num fim- de-semana dedicado à região do Algarve. Danças, cantares, poesia, teatro, fado e exposição de produ- tos regionais farão parte desta mostra cultural. O Rancho Folclórico dos Olhos de Água irá via- jar até Toronto, no Canadá, para participar de um fim- de-semana dedicado à re- gião do Algarve, de 9 a 14 de Setembro. Rancho de Olhos d’Água presente em Toronto A Associação, a convite da Casa do Alentejo, irá re- presentar o concelho, le- vando além fronteiras, o folclore, a poesia, os produ- tos regionais, o fado, o tea- tro e algumas imagens de Albufeira. A Câmara Municipal associa-se ao evento, procu- rando contribuir para a di- vulgação da tradição do concelho. Refira-se que Toronto tem uma comunidade de cerca de 500 mil portugue- ses luso descendentes que verão nesta iniciativa uma oportunidade de recordar alguns dos usos e costumes das gentes algarvias. O Rancho Folclórico dos Olhos d’Água vai exi- bir-se em três espectáculos no Salão Nobre da Casa do Alentejo, onde actuará tam- bém a popular cantora Fi- lipa de Sousa, finalista do “Concurso Operação Triun- fo” e que integra o grupo “Al-Mouraria” e que faz par- te da comitiva algarvia. ARMÉNIO ALELUIA MARTINS Cumprindo uma práti- ca anual o Rancho Folcló- rico dos Olhos d’Água realizou mais um festival, neste caso o 11º que reuniu cinco agrupamentos de di- versas localidades do país e fez atrair ao recinto da Praia dos Pescadores lar- gas centenas de pessoas que, rendidas à qualidade exibicional dos grupos não arredaram pé, mantendo-se no local durante mais de quatro horas. O verdadeiro espectácu- lo começou quando os cin- co ranchos folclóricos desfilaram pelas ruas da povoação, saindo defronte do edifício da Junta de Fre- guesia dos Olhos ‘Água. À frente um pequeno carro algarvio puxado por um corcel e transportando o mais jovem par do ranho organizador que alinhado atrás ia esboçando, aqui e ali, uns passos de dança ao som dos acordeons. A se- guir desfilavam os ranchos da freguesia de Biscainha – Coruche, Associação Cultu- ral de Vale da Pinta – Car- taxo, Grupo Etnográfico os Camponeses de Arraiolos e a fechar, inconfundíveis nos seus trajo e bem animados o Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Frei- ras da ilha da Madeira. Cultura de Albufeira no Canadá

Upload: others

Post on 11-Dec-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 11º Festival de Folclore dos Olhos d’Água Mostrar a ...files.horadealbufeira.webnode.com/200000089-7f96480904/15.pdf · dos Olhos de Água irá via-jar até Toronto, no Canadá,

HORA DE ALBUFEIRA 5 SETEMBRO 2009 1515151515Folclore

11º Festival de Folclore dos Olhos d’Água

Mostrar a cultura do povonum alegre convívio

O grupo da Madeira agradecendo

Filipa de Sousa

Dois jovens bailadores garantem o futuro

O Rancho Folclórico dos Ohos d’Água actuando

O Rancho dos Ohos d’Água na Alemanha

O Rancho de Biscaínho desfilando

De 9 a 14 de Setembro,o Rancho Folclórico dosOlhos de Água irá represen-tar o Município num fim-de-semana dedicado àregião do Algarve. Danças,cantares, poesia, teatro,fado e exposição de produ-tos regionais farão partedesta mostra cultural.

O Rancho Folclóricodos Olhos de Água irá via-jar até Toronto, no Canadá,para participar de um fim-de-semana dedicado à re-gião do Algarve, de 9 a 14de Setembro.

Rancho de Olhos d’Águapresente em Toronto

A Associação, a conviteda Casa do Alentejo, irá re-presentar o concelho, le-vando além fronteiras, ofolclore, a poesia, os produ-tos regionais, o fado, o tea-tro e algumas imagens deAlbufeira.

A Câmara Municipalassocia-se ao evento, procu-rando contribuir para a di-vulgação da tradição doconcelho.

Refira-se que Torontotem uma comunidade decerca de 500 mil portugue-

ses luso descendentes queverão nesta iniciativa umaoportunidade de recordaralguns dos usos e costumesdas gentes algarvias.

O Rancho Folclóricodos Olhos d’Água vai exi-bir-se em três espectáculosno Salão Nobre da Casa doAlentejo, onde actuará tam-bém a popular cantora Fi-lipa de Sousa, finalista do“Concurso Operação Triun-fo” e que integra o grupo“Al-Mouraria” e que faz par-te da comitiva algarvia.

ARMÉNIO ALELUIAMARTINS

Cumprindo uma práti-ca anual o Rancho Folcló-rico dos Olhos d’Águarealizou mais um festival,neste caso o 11º que reuniucinco agrupamentos de di-versas localidades do paíse fez atrair ao recinto daPraia dos Pescadores lar-gas centenas de pessoasque, rendidas à qualidadeexibicional dos grupos não

arredaram pé, mantendo-seno local durante mais dequatro horas.

O verdadeiro espectácu-lo começou quando os cin-co ranchos folclóricosdesfilaram pelas ruas dapovoação, saindo defrontedo edifício da Junta de Fre-guesia dos Olhos ‘Água.

À frente um pequenocarro algarvio puxado porum corcel e transportandoo mais jovem par do ranhoorganizador que alinhado

atrás ia esboçando, aqui eali, uns passos de dança aosom dos acordeons. A se-guir desfilavam os ranchosda freguesia de Biscainha –Coruche, Associação Cultu-ral de Vale da Pinta – Car-taxo, Grupo Etnográfico osCamponeses de Arraiolos ea fechar, inconfundíveis nosseus trajo e bem animadoso Grupo de Folclore da Casado Povo do Curral das Frei-ras da ilha da Madeira.

Cultura de Albufeira no Canadá