102 bio julho 2000

8
BOLETIM INFORMATJ o C ANO XI-N° 102 JULHO - 2000 10° ENCONTRO INTERECLESIAL Ilhéus - Bahia - 11 a 15 de Julho de 2000 -* x \s POVO DE DEUS \ 2000 ANOS DE CAMINHADA

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 10-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

102 . Boletim Informativo da Diocese de Osasco - BIO - Ano XI - N º 102 - Bio Julho de 2000

TRANSCRIPT

Page 1: 102 bio julho 2000

BOLETIM INFORMATJ oC

ANO X I - N ° 102JULHO - 2000

10° ENCONTRO INTERECLESIALIlhéus - Bahia - 11 a 15 de Julho de 2000

-* x

\s

POVO DE DEUS \2000 ANOS

DE CAMINHADA

Page 2: 102 bio julho 2000

NOTICIAS

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Jubileu da terra: um sopro de vida!Ern sintonia com o Plano Trienal daPastoral da Juventude do Brasil o DNJtem como tema Juventude e DívidasSociais, com o Eixo: Terra c inspi-ração bíblica: "Vi, então, um novocéu e uma nova terra!" (Ap 21,1).Ele vem dar suporte à formação dosgrupos, coordenadores, assessores,catequistas, professores e animar apreparação deste grande dia! O subsí-dio já está pronto e possui 3 Roteirospara Encontros e uma Celebração:com dinâmicas, textos bíblicos, dados

100 ANOS DECANONIZAÇÃO DE LA SALLE

Criatividade, paciência, dedicação e ca-pacidade de discernir as necessidadesdos jovens e de responder às suas aspi-rações mais profundas: essas são asqualidades do verdadeiro educador, res-saltadas por João Paulo II nurna mensa-gem dirigida aos Irmãos das Escolas Cris-tãs, por ocasião dos 100 anos da cano-nização do seu fundador, São João Ba-tista de Ia Salle, que, há 50 anos, foiproclamado por Pio XII como "padro-eiro de todos os educadores da in-fância e da juventude". Aos Irmãosdas Escolas Cristãs, que celebram nes-tes dias o 432 Capítulo Geral de seu Ins-tituto, o Papa dirige o convite: "procu-rar conhecer sempre mais a gran-deza do apostolado e a visão cris-tã do educador São João Batistade Ia Salle".

COMISSÃO PARAACOMPANHAR A RCC

A presidência da CNBB constituiu umacomissão para acompanhar a Renova-ção Carismática Católica Nacional. Com-põem a Comissão o bispo de Ilhéus (BA),Dom Mauro Montagnoli; o arcebispo deSão Luís (MA), Dorn Paulo Ponte; o bis-po de Piracicaba (SP) Dom EduardoKoaik; e o bispo de Ponta Grossa (PR),Dom João Avis. A CNBB agradece aobispo de Palmas (TO), Dorn AlbertoTaveira Corrêa, por ter colaborado atéagora no acompanhamento da RCC.

CNBB REGIONAL SUL l

A partir do dia 20 de junho, a CNBB,Regional Sul l, está atendendo pelotelefone: (Oxxll) 253-6788.O E-mail: [email protected] Home page: www.cnbbsull.org.brO Informamos que o endereço conti-nua o mesmo.

da realidade, cantos, orações, anexos,indicações de textos, preparados comcarinho para cada jovem e seu grupo,refletindo o tema do DNJ. Procure-ocom o coordenador de seu grupo, Re-gião Pastoral ou com a CoordenaçãoDiocesana da Pastoral da Juventude.Ano Jubilar: Festejamos 15 anos deDNJ! Avar.çarido e Ousando. Celebran-do como Igreja, a Vida da Juventude!Jovem participe, será no dia 15 deOurubro. na Região Pastoral Baraeri.

No próximo BIO traremosmaiores informações. Aguardem!

CANONIZAÇÃO DE 27BEATOS MEXICANOS

Em solene cerimónia na Praça SãoPedro, João Paulo II canonizou na ma-nhã de domingo, 21 de maio, 27 bea-tos mexicanos, quase todos martirizadosentre 1915 e 1937. anos de dura per-seguição a católicos. No ciirna de hosti-lidade à Igreja, 25 deles, sacerdotes eleigos, foram mortos por fuzilamento ouenforcamento. João Paulo II proclamousantos outros dois beatos mexicanos, umsacerdote e uma religiosa, que se dis-tinguiram por seu serviço aos mais ne-cessitados e aos enfermos.

1O° ENCONTROINTERECLESIAL DE CEB'S

De 11 à 15 de Julho, na cidade deIlhéus (Bahia) estará acontecendo o IO9

Encontro Intereclesial de CEB's.De nossa Diocese participarão as se-guintes pessoas: Rezilda e Vera ^> Re-gião Pastora! Bonfim, Manoel o Re-gião Pastoral Barueri, João Roberto^> Região Pastoral Santo António.Carlos >=> Região Pastoral Carapicuiba,Nildes ^> Região Pastoral Cotia, Pa-dre Machado ^ Assessor Diocesano.

2° ENCONTRO NACIONALDE DIÁCONOS E ESPOSAS

2° Encontro Nacional de Formação Per-manente de Diáconos e Esposas, com otema: "Formar-se sempre mais paraservir sempre melhor" (Dir. 65) - Éti-ca a serviço da vida.C Dias: 27 a 30 de julhoC Início: dia 27 às IShOO, e encerra-mento dia 30 às 13hOO.C Local? Casa de Retiros São Francis-co, Salvador-BA, Rua Valdernar Falcãos/n9, Brotas, Fone: (Oxx71) 356-9644.C Diária: R$ 25,00 por pessoa3 Inscrição: R$ 10,00 por pessoa

NOTICIAS DO EPISCOPADO

* Dom José Carlos de Melo, foi no-rneado Arcebispo Coadjutor de Maceió(AL), transferido da Arquidiocese de Sal-vador (BA).* Pé. Milton António dos Santos,foi nomeado Bispo da Vacante Diocesede Corumbá (MS).* Pé. António Fernando, foi nomea-do Bispo Auxiliar de Olinda e Recife (PE).* Dom António Maria Muccíolo, re-nunciou o governo da Arquidiocese deBotucatu.* Dom Aloysio José Leal Penna, foinomeado Arcebispo da Arquidiocese deBotucatu. transferido da Diocese deBauru.

2° MUTIRÃO BRASILEIRODE COMUNICAÇÃO

De 23 a 28/07, em São Paulo, acon-tecerá o 2g Mutirão Brasileiro de Co-municação, com o tema "Solidarieda-de na aldeia e no global".Local: Centro UNISAL - Largo Cora-ção de Jesus, 154 - Campos Eliseos -São Paulo-SPO Informações pelo: Fone/Fax:(Oxxll) 221-3622 ramal 218 (manhã).

COMIDI

Nos dias 26/27 e 28/05, os mem-bros do COMIDI (Conselho Missioná-rio Diocesano) participaram de urn en-contro de formação Missionária na ci-dade de Socorro - SP. Durante o en-contro houve várias atividades em gru-po onde se discutiu a realidade missio-nária de cada Diocese presente. Foidado maior enfoque aos problemas edesafios missionários. Também foi pos-sível constatar como está crescendo onúmero de leigas e leigos comprometi-dos com a missão. São muitas as pesso-as das várias Dioceses que estão partin-do para o Projeto Missionário Norte Sull, na Amazónia e até para outros Con-tinentes. Com esses exemplos nós daDiocese de Osasco queremos reavivaro ardor missionário em nosso meio.

O BIO ESTÁ AQUI DE NOVO!

O Boletim Informativo da Diocesede Osasco, está de novo com você.Traz temas informativos e formativos.Neste número falaremos sobre voca-ção. Use-o para fazer encontros como grupo que você participa. Use eabuse do BIO. Divulgue-o, presenteialguém com um Boletim.Procure-o na secretaria de sua

Paróquia ou Comunidade.

Julho 2000

Page 3: 102 bio julho 2000

CAMINHANDO COM O PASTOR

A CRUZ DA DESCOBERTAVISITA A DIOCESE DE OSASCO

A partir do dia 2 de julho teremos em nossa Diocesede Osasco a presença da cruz que presidiu a primeiraSanta Missa, celebrada em terras do Brasil, por isso cha-mado de "Terra da Santa Cruz". Acompanha a Cruz dadescoberta a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroei-ra e Rainha do Brasil.

Essa Cruz, levada a todas as Dioceses do Brasil, querque reflitamos sobre a importância da fé na Salvação de Je-sus Cristo para a felicidade de todo o povo brasileiro. Nesteano em que celebramos os 500 anos de evangelizaçãodo Brasil, precisamos arrependermo-nos de todas as injusti-ças e pecados cometidos contra os indígenas e povo negroem nome da evangelização. E precisamos louvar a Deus pe-las graças concedidas a este povo. dando-lhe sacerdotes emissionários que realizaram, em nome da fé cristã, grandestransformações nos corações dos homens e mulheres, habi-tantes desta terra. E zelaram com denodo extraordinário pelapacificação dos ânimos e pelo sereno e justo convívio social.

A cruz da descoberta visitará ern primeiro lugar a Re-gião Pastoral do Bonfim, nas Igrejas de Nossa Senhora dosRemédios e Nossa Senhora Aparecida do Jardim Piratininga.Depois passará pela Região Pastoral Santo .António na IgrejaCatedral de Santo António. Em seguida irá para a RegiãoPastoral de Carapicuiba. na Igreja dedicada a Nossa SenhoraAparecida. De Carapicuiba a Cruz e a imagem de Nossa Se-nhora Aparecida irão para a Região Pastoral de Barueri. nasIgrejas de São João Batista, em Barueri e São Judas Tadeu,ern Itapevi. Desta cidade de ItapevL a Cruz e a Imagem deNossa Senhora Aparecida irão para a Região Pastoral de SãoRoque, na Igreja de São Roque. E finalmente irão para aRegião Pastoral de Cotia, na Igreja de Nossa Senhora do MonteSerrate, ern Cotia, indo, no dia 15 de julho para a Diocese deSanto André.

Esta cruz da descoberta sugere-nos uma pequena re-flexão sobre a Cruz de Jesus e sua obra de Redenção dahumanidade.

Segundo São João, ao subir à Cruz Jesus sobe ao tronoreal, de onde conquistará todos os corações {Jo 12,32-33;18,28-19,16). E olhando para Jesus que o homem escapaverdadeiramente aos limites da sua condição humana parachegar, não a ser como Deus. rnas a ter a vida divina queJesus lhe oferece. E Ele que desce e sobe ao céu. e só sobequem Ele elevar ao céu: "Ninguém subiu ao céu senãoaquele que desceu do céu, o Filho do Homem, que estáno céu" (Jo 3,13).

A Cruz de Jesus torna-se para o crente o único meio desubida ao céu. O evangelista oferece-nos aqui a elevação po-sitiva porque esta é querida por Deus, em contraposição dasubida à árvore do paraíso, que é negativa, porque é exigidapelo homem para "ser como Deus" (Gn 2,17; 3,2-6.22).

E na Arvore da Cruz que Jesus se torna verdadeira-mente o único mediador entre o céu e a terra, a ponte entreDeus e os homens destruída pelo pecado de Adão na árvoredo paraíso.

A partir da sua elevação à Árvore da Cruz, Jesus assu-miu plenamente o seu papel de Salvador divino e universal. Amesma "árvore" que na primeira Sexta-Feira Santa foi fonte

de um escândalo horrí-vel, no seu simbolisrno,torna-se agora urna fonteinesgotável de dinamismopara a fé dos crentes, ele-vando-os até Deus. E a cruz,que nas duas traves cruza-das simbolicamente significaa união dos contrários - céu eterra, alto e baixo, norte e sul,leste e oeste, direita e es-querda - torna-se o lugar dareconciliação dos contráriosentre os homens.

É neste sentido quePaulo fala frequentemente da reconciliação de judeus e pa-gãos: "Agora vós que outrora estáveis longe, pelo san-gue de Cristo vos aproximastes. Ele é a nossa paz, Eleque de dois povos fez um só, destruindo o muro dainimizade que os separava, (. . .) a fim de, em si mesmo,fazer dos dois um só homem novo, estabelecendo apaz e reconciliando com Deus, pela cruz, uns e outros,num só Corpo, levando em si próprio a morte à inimi-zade." [Ef 2.13-16)

Mediante a Cruz de Cristo, Deus cornunica-se com ahumanidade, ou melhor, comunica à humanidade toda a ri-queza do seu amor infinito. Se qualquer palavra é semprecomunicação de si ao outro com quem se fala, e é, portantouma expressão de amor - então, do fracasso e da tragédia daCruz brotou o maior grau de comunicação com Deus. Assim,a Cruz é a Palavra mais perfeita de Deus dita à huma-nidade, porque exprime o maior grau de amor de Deus paraconosco.

Segundo alguns Padres da Igreja dos primeiros sécu-los, os braços da Cruz são braços de proteção materna, e o"seio" da Cruz do Calvário é o lugar da origem de um novopovo. Dele nasce o Homem novo, frequentemente referidopor São Paulo (Rom 6,4; 2Cor 5,17; Gal 6,15; Ef 2,15-16;4,22-24; Col 3,9-10), como numa das Leituras do Dia dePáscoa: "Não sabeis que um pouco de fermento levedatoda a massa? Purificai-vos do velho fermento, paraserdes uma nova massa, visto que sois pães ázimos.Cristo, o nosso Cordeiro Pascal, foi imolado. Celebre-mos a festa, não como fermento velho nem com fer-mento de malícia, mas com os pães ázimos da purezae da verdade." (ICor 5,6b-8)

Do mesrno modo, o fruto da árvore da vida. era sim-ples figura de Jesus na Cruz, pois Ele é o verdadeiro fruto daárvore da vida. A Bíblia não explica este simbolismo, mas osautores cristãos deleitarn-se nestes arroubos místicos, que têma sua verdade.

Que a visita da Cruz da Descoberta em nossaDiocese nos traga a alegria de aprofundar a nossa féno conhecimento da verdade de nossa salvação, reali-zada na Cruz em favor de toda a humanidade.

DOM FRANCISCO

Julho 2000 03

Page 4: 102 bio julho 2000

SEDE ACOLHEDORES E ANUNCIA

NOS CREMOS NO AMOR* Ambíentação: (Bíblia, flores, vela)*• Animador(a): A comunidade cris-tã tem uma marca: o amor. É o amorque distingue o cristão. Quanto maisamor vivido, mais o cristianismo se for-talece. A fé em Jesus Cristo só é ver-dadeiramente assumida quando seama muito neste mundo.* Oração: A alegria da caminhadaestá sempre na partilha de tudo quesomos e temos. A busca de aprofun-damento da fé está nos reunindo hojee acolhemos a cada um com satisfa-ção. Sejam iodos bem-vindos. Nossa fénos reuniu na esperança de crescermoscomo irmãos. Saudemos a Santís-sima Trindade com o sinal da cruz.Cantemos com bastante entusias-mo toda a nossa esperança de queno dia de hoje possamos juntoscrescer na fé!* Canto: Me chamaste...•* Animador(a): A fé nos dá a capa-cidade de sair de nós mesmos e ir aoencontro dos outros. Ela realiza em nóso milagre do amor desprendido, bon-doso e feliz. A fé nos leva a amar. Avivência do amor nos confirma na fé.

Peçamos ao Senhor: Senhor, forta-lecei a nossa fé!#• Todos: Senhor, fortalecei...* Leitor(a) l: A fé em Jesus Cristo ena sua mensagem passa sempre pelo de-safio do amor. Quem não estiver dispos-to a amar. não encontrará razão para vi-ver com Jesus e em sua comunidade.Peçamos ao Senhor: Senhor...* Todos: Senhor, fortalecei...* Leitor(a) 2: Mas só ama cê verdadee sinceramente quem se deixou roçar porJesus Cristo. É Ele mesmo que nos leva aamar. O seu testemunho de vida plena ébasicamente uma vida de amor generoso.* Animador(a): Vamos aclamar comalegria a Palavra do Senhor! Cantan-do: Bendita! Bendita! Bendita a Pala-vra do Senhor!...*Leitor(a)l:(Jol5,7-17)* Animador(a): A fé em Jesus Cristoproduz ern nossos corações a disposiçãode agir do jeito como Ele agiu. E He amoua todos e de maneira total. Esse amor deJesus é a maior inspiração de todos os cris-tãos e de todas as comunidades. Precisa-mos arnar do jeito como Jesus amou. E anossa fé que nos faz ter esse desejo.

* Leitor(a) 2: Para que o amor deDeus encha o coração de todos os vo-cacionados de luz e força, rezemos!* Todos: Senhor, escutai...* Animador (a): Aquela que tantoamou quer nos ajudar a realizar umavida cheia de amor. Rezemos!* Todos: Senhor,...Pai nosso... Ave Maria... Glória aoPai... Como era no princípio, ago-ra e sempre. Amém.Abraço da Paz.

'A VOCAÇÃO DOS LEIGOS E LEIGAS

*• Ambientação: (Flores, Bíblia, vela,figuras de leigos(as), cartaz com a frase"igreja e Ministérios dos Leigos(as)")* Animador(a): Dentro do tema "Voca-ções" destacamos o apostolado dos lei-gos pela prática da caridade. O Aposto-lado dos leigos é participação da missãosalvífica da Igreja. Os leigos são especial-mente chamados a tomarem a Igreja pre-sente nos lugares onde apenas eles po-dem ser Sal da terra.# Oração: Os sacramentos, principal-mente o sacramento da Eucaristia, co-munica e alimenta a caridade para comDeus e os homens e é a alma de todoapostolado. Sabemos que precisamos

caminhar muito no conhecimento deDeus e do seu mistério no mundo. E queprecisamos resgatar ern nós a força quevem de Deus e de sua promessa. Faça-mos o sinal da cruz cantando à Trin-dade: Em nome do Pai...* Canto: Eis me aqui, Senhor, eis meaqui. Senhor, pra fazer sua vontade, praviver no seu amor...* Leitor(a) 1: Consagrados a Cristo eungidos pelo Espírito Santo, os leigos sãochamados e capacitados para que nelesse produzam os frutos do EspiritolCristo.o grande Profeta do Pai, exerceu suatarefa profética e a exerce ainda, nãoatravés do sacerdócio ordenado somen-te, mas também através do sacerdóciodos leigos, fazendo-os testemunhas da fé.da graça e da palavra a fim de fazerbrilhar a força do Evangelho na vida co-tídiana, familiar e social.* Leitor(a) 2: Também através dos lei-gos, quis o Senhor dilatar o seu Reino.Reino de Verdade e de vida, Reino desantidade e de graça, Reino de Justiça,amor e paz.Cada leigo individualmentedeve ser, perante o mundo, uma teste-munha da Ressurreição e Vida de Cristo

e um sinal do Deus vivo.O que a alma épara o corpo, isto sejarn, no mundo, oscristãos leigos!* Animador(a): Não é só pela faltade padres que a Igreja escolhe minis-tros leigos. É pela dignidade batismal.E para o ministro leigo exercer melhora missão de evangelizar. Evangelizar éa missão de Jesus, a missão da Igreja,portanto, a missão do batizado.* Animador(a): Cada um é chamadopelo nome a dar a própria contribuiçãopara a chegada do Reino de Deus. Ne-nhum talento, por pequeno que seja,pode ser enterrado ou deixado inutili-zado! Aclamemos a Palavra do Senhor.*Leitor(a) 1: Mt 25,14-30* Animador(a): Não basta estar prepa-rado(a), esperando passivamente a ma-nifestação de Jesus. E preciso arriscar elançar-se à ação, para que os dons rece-bidos frutifiquem e cresçam. Jesus con-fiou à comunidade cristã a revelação davontade de Deus e a chave do Reino.Pai nosso..., Ave maria..., Glória aoPai... Amém.Abracemo-nos como irmãos e ir-mãs em Cristo.

04 Julho 2000

Page 5: 102 bio julho 2000

DA BOA NOVA - VOCAÇÃO E AMOR

'VOCAÇÃO# Ambientação: {Flores, Bíblia, car-taz com um barco e uma rede, vela, pão)# Animador(a): Somos convidados to-dos os dias a rever as nossas atitudes ea nossa prática fazendo também a nos-sa conversão, buscando constanternen-te aproximar-nos da perfeição em Cris-to. Como deveremos agir e sermos Igrejapara responder aos desafios do NovoMilénio e de nossa vocação?# Oração: Invoquemos à SantíssimaTrindade. Senhor, alcançamos a liber-dade e reconhecemos nela o dom ge-neroso de tua graça que abrange osseres humanos, e sobretudo aqueles quesão os teus favoritos: os pobres, os ex-plorados, os camponeses, os proletári-os, os indígenas, os negros, as crian-ças...Nós te louvamos, Pai. porque hoje,mais do que nunca, te tornaste presen-te em nossa história e te damos graçasporque depois de cativos recuperamosa liberdade. Cantemos: Há um bar-co esquecido na praia...*• Leitor l: A vocação é como um ôni-bus: ninguém entra no ônibus só paraandar de Ônibus e sim para ir de umlugar a outro. A vocação é um dos rnei-

GESTO DE AMOR FRATERNOos pelo qual somos conduzidos, enquan-to pessoas humanas. Somos convidadosa gritar teimosamente pelos quatro cantosdo mundo que o Evangelho é anunciado.* Leitor 2: Jesus atrai e revela suamensagem. O Pai acolhe e perdoa. OEspírito confirma e alimenta. A comuni-dade dos irmãos toma-se o lugar para avivência da vocação e do mistério denossa fé no encontro entre o homem, amulher e o Deus Trindade.*- Animador: Como Jesus chamou osdoze. hoje nos chama, nos convida. Ochamado dos primeiros discípulos é umconvite aberto a todos os que ouvem aspalavras de Jesus. Simão e André dei-xam a profissão; Tiago e João deixama família... Seguir a Jesus implica dei-xar as seguranças que possam impediro compromisso com uma açao tansfor-madora. Aclamemos a Palavra de Deuscantando (canto à escolha).* Leitor l:Mc l, 16-20* Animador: Rezemos pelas vocações* a cada invocação digamos: Senhor,escutai a nossa prece!* Leitor 2: Por todos os vocacionadospara que encontrem em Cristo os moti-

vos que os conduzam a um verdadeirodiscernimento, rezemos!* Leitor l: Por todos os padres, religio-sos, religiosas, por nosso Bispo, para quesejam sempre fiéis à sua vocação, reze-mos!# Leitor 2: Maria é modelo de fide-lidade a Deus. Ela tem um papel im-portantíssimo nas vocações. Peçamos asua ajuda, rezando... Ave Maria...

CELEBREMOS A NOSSA FE E A NOSSA VOCAÇÃO# Ambientação: (Bíblia, flores, pe-dacinhos de pape! coloridos, velas car-tazes vocacionais, salgados, doces esucos, para confraternizarem).# Oração: Ern nome do Pai, do Filhoe do Espírito Santo!# Todos: Amém!# Animador(a): Sejam todos bem-vindos a esta celebração. Durante osencontros anteriores rezamos pelas vo-cações e hoje estamos aqui para cele-brar os momentos ricos que vivemos.# Leitor 1: Vamos trazer os nossoscartazes vocacionais e relembrar e me-ditar os encontros anteriores (os carta-zes são colocados em lugares de des-taque).# Leitor 2: A nossa fé nos reúne enos faz irmãos. Nós formamos uma sófamília e ternos a Deus como Pai bon-doso e cheio de zelo. Uma comunida-de de irmãos que vive na certeza daRessurreição de Jesus, nosso irmão eSenhor.# Leitor 1: Formamos uma Igreja.Acreditamos na força de nossa uniãoe sabemos que todos os nossos talen-tos devem ser colocados a serviço dosirmãos e irmãs. Caminhamos neste

mundo como comunidade de fé.(Distribui-se o papei colorido picadopara várias pessoas, faz-se uma procis-são com a Bíblia e quando a Bíblia esti-ver passando no meio da comunidade,as pessoas joguem o papel picado).

' .

•* Animador(a): Acolhamos a Sagra-da Escritura demonstrando toda a nos-sa gratidão pelo dom maravilhoso de suaPalavra!-» Canto: Envia teu Espírito, Senhor! E

renova a face da terra!...* Leitor 2: Mt 20, 29-34* Animador(a): Diante do anúncioda paixão, os dois filhos de Zebedeudesejam o poder, que está na base dosreinos do mundo. Eles não compreen-dem que o caminho de Jesus é servi-ço. A cura dos dois cegos simboliza avisão da fé. que é compromisso comJesus. Com os olhos abertos para novamaneira de ver e agir, eles seguem aJesus, que vai dar a vida.* Preces espontâneas. A cada invocação, respondamos: Senhor, for-talecei a nossa fé!Encerremos esta nossa Celebração re-cordando as palavras ensinadas por Je-sus Cristo. Pai nosso...Peçamos a Maria que nos acompanhee nos proteja. Ave Maria...Saudemos à Trindade Santa: Glóriaao Pai...* Cantemos: Antes que te formastesdentro do ventre de tua mãe... (ou Seouvires a voz do vento...)* Abraço da Paz.* Confraternização: com a parti-lha dos salgados, doces e sucos queforam trazidos.

Julho 2000 05

Page 6: 102 bio julho 2000

PANORAMA

JUBILEU 2000 - POR UM MILÉNIO SEM DIVIDAS

Plebiscito Nacional sobre Dívida Externa - Uma consul-ta ao povo sobre o peso da dívida externa e interna em suavida e sobre a soberania do país retomando o processo da 3-Semana Social Brasileira e do Tribunal da Dívida Externa. Euma prática do Jubileu, solidária com todos os que lutam pelocancelamento da dívida externa dos povos empobrecidos.Dias: de 02 a 07 de setembro do ano 2000. Objetivos:O Plebiscito Nacional tem como objetivo geral consultar a to-dos os cidadãos brasileiros adultos para que votem e manifes-tem sua opinião em relação à situação da dívida externa einterna do Brasil. Para isso propõe: 1) levar o debate àopinião pública e às bases, possibilitando informações e escla-recimentos para que a população tome consciência de que adívida externa e interna é uma das principais causas doaprofundamento das dívidas sociais e ecológicas; 2) colocareste terna na pauta das mobilizações populares e questionar,a partir da prática, o modelo económico neoliberal adoradono Brasil, lutando pela recuperação da soberania nacional:3) sornar forças para exigir uma Auditoria Pública da dívidaexterna e interna, a suspensão do pagamento da dívida exter-na e a adoçào de controles sobre a política de endividamento.

O que é um plebiscito? E a consulta aos cidadãos sobre umdeterminado tema que interessa à vida de todos. É uma prá-tica de democracia direta.Nesse plebiscito, serão instaladasurnas durante uma semana, para que o maior número possí-vel de cidadãos possa votar. Por que um Plebiscito Nacio-nal? Vamos propor ao Congresso Nacional que convoque urnPlebiscito sobre a questão da dívida externa e interna. Mas.como normalmente nossos governantes não costumam nemgostam de consultar o povo, o Plebiscito Nacional de setem-bro será uma consulta aos cidadãos organizada por pessoas eentidades da sociedade civil. Este Plebiscito: é legal, poisos cidadãos são livres para organizar este tipo de consulta; élegitimo, pois a questão da dívida externa está carregada deilegalidades e injustiças, e pesa demais na vida do povo; seupoder é moral. Não obriga o Estado e o governo a seguiremas decisões votadas, mas põe em julgamento ético e político oEstado e o governo; tern grande poder de pressão e demo-cratiza o nosso país. Diga não à Dívida e sim à Vida Todosestão convocados a ajudar na organização do Plebiscito Na-cional da dívida. Ele somente será um sucesso se todos con-tribuírem. Caberá a você, às entidades, Igrejas, movimentospopulares, universidades e a outros grupos organizados criarComissões Estaduais e Comités locais promotores do Plebisci-to. Não esperem por Brasília, onde estão a Secretaria Execu-tiva e a Coordenação Nacional. Tomem iniciativas e articu-lem-se com a Coordenação.Data Importante: de 02 à 07/09 - realização do Plebis-cito em todo o País, encerrando no dia do Grito dosExcluídos. Na Bíblia, o Jubileu era um tempo para libertaros escravos, devolver a terra a seus verdadeiros donos e perdo-ar as dívidas. O Jubileu era um tempo para o arrependimentoe a reparação de injustiças, como também o início de um novotempo. O jubileu é uma oportunidade para se restabelecer ajustiça social e a igualdade aos excluídos. Assim, no espírito dolivro de Levítico {25. 8-12). os cristãos deverão fazer-se voz detodos os pobres do mundo, propondo o Jubileu como um tem-po oportuno para pensar, e exigir o perdão total das dívidas.

ROMARIA DA JUVENTUDENo dia 30 de Julho, nós da Pastoralda Juventude do Regional Sul l (SP),estaremos realizando a VI Romaria daJuventude. Queremos proporcionarum momento de celebração, reflexãoe fé. O tema é: "Jubileu da Juven-tude" e o lema "Maria, sim à VidaPlena..." Este ano terá uma motivaçãoespecial, pois celebraremos o Jubileudos Jovens. Organize-se não fique foradessa. As Regiões Pastorais já tern pas-sagens à venda.O Local: Aparecida (Basílica e Praçadas Palmeiras)3 Horário: início à Zero hora, comVigília na BasílicaO Informações: Ana Cláudia, pelaequipe do evento.O Fones: (Oxxll) 7091-2241S e-mail: [email protected]

ORAÇÃO PARA ROMARIA DA JUVENTUDEO Maria, nossa Mae, nós jovens do Regi-onal Sul l, nos reunimos ern vossa casa,neste Santuário de Aparecida, celebran-do o Grande Jubileu dos 2000 anosdo nascimento de Jesus Cristo, paralouvar e bendizer a Deus pela plenitudeda Vida comunicada a nós em Cristo. Sa-bemos que tudo isso foi possível, porquefoste uma jovem fiel e obediente ao Pla-no Amoroso de Deus. e solidária para co-nosco dizendo o vosso "Sim". Contemplan-do-vos, tão corajosa e confiante ao assu-mir a vontade do Pai, pedimos perdão aDeus, porque nem sempre soubemos di-zer-lhe o nosso SIM. Muitas vezes negan-do o amor ao nosso próximo, e nos fe-chando em nosso comodismo. Ó MãeQuerida de Aparecida, queremos tam-bérn manifestar-vos nossa gratidão, por

terdes assumido esta grandiosa Missãode tomar possível ao Filho de Deus en-trar em nossa história, assumindo a nos-sa humanidade para nos fazer partici-pantes de sua Divindade. Mãe da DivinaGraça, queremos aprender convosco, adizer SIM à Vida Plena, vivendo emsintonia com o Pai. acolhendo em nóspelo poder do Espírito Santo, o CristoVivo e Ressuscitado, irnpregnando-nos doAmor que dá sentido à nossa Vida e nosfaz viver ern comunhão e solidariedade,construindo um Novo Milénio, sem ex-clusões, onde haja Dignidade Humana ePaz para todos. Mãe Querida, conta-mos com a vossa protecão implora-mos, pela vossa poderosa intercessão,as mais copiosas Bênçãos de Deus paratodos os jovens. Amém!

06 ]ulho 2000

Page 7: 102 bio julho 2000

O LUGAR DE MARIA NA LITURGIAPara alguns autores, o culto a Maria teve início já no séc. í,outros colocam as primeiras manifestações do culto marianooficial mais tarde, depois da aparição do culto dos mártires. Ocerto é que quase todas as festas marianas tiveram sua origemno Oriente e que. a partir do séc. XI, a Igreja Latina, desenvol-veu um culto e uma devoção a Maria com carcterísticas própri-as. Mas. é a partir do Concílio de Trento que a rnaior parte dasfestividades marianas foram inseridas no calendário romano. AIgreja faz memória de Maria na celebração do ciclo dos mis-térios de Cristo e em íntima união corn eles. Nessa linha,está o ciclo do Advento-Natal, onde a presença e a lembran-ça de Maria são relevantes, como também as solenidades efestas que comemoram eventos salvíficos em que Maria éprotagonista associada ao filho no mistério da Encarnação-Redenção. As solenidades: Imaculada Conceição (08/12).Mãe de Deus (01/01) e Assunção (15/08) e, no Brasil, apadroeira Nossa Senhora Aparecida (12/10). as festas: Na-tividade de Maria (08/09) e Visitação (31/05) duas festivi-dades que no calendário anterior eram celebrações rnariais -Purificação de Maria (02/02) e Anunciação (25/03) - passa-ram a ser consideradas festividades do Senhor, recuperan-do-se, assim, o sentido cristológico das festas. Um segundogrupo de celebrações são as memórias obrigatórias e asmemórias facultativas. As obrigatórias comemoram aspectosparticulares dos mistérios da vida de Maria ou trazem presen-te devoções marianas transmitidas peia tradição. São elas:Nossa Senhora Rainha (22/08). Nossa Senhora das Dores(15/09), Nossa Senhora do Rosário (07/10) e Apresentaçãode Maria (21/11). As facultativas comemoram devoções maria-nas nascidas e desenvolvidas nas grandes Ordens Religiosas ounos grandes Santuários, a saber: Nossa Senhora de Lourdes(11/02), Coração Imaculado de Maria (sábado após a Soleni-dade do Coração de Jesus), Nossa Senhora do Carmo (16/07)e Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior (05/08).Vale lembrar as festas regionais onde cada estado, cidade, pa-róquia ou pequenas comunidades, fazem suas festas e celebra-ções litúrgicas à Mãe de Deus; ou ainda, a piedade popularque celebra com grande ênfase os meses temáticos dedicadosa Nossa Senhora: maio e outubro. Porém, não se deve esque-

cer que o mês de maio,geralmente está incluídono tempo pascal, deven-do prevalecer a liturgiaprópria desse tempolitúrgico; o que não im-pede que Maria seja lem-brada em alguns cantos,símbolos e nas "coroa-ções" no final do mês. Aofinal da Encíclica "MarialisCultus". Paulo VI indica oAngelus e o Rosário co-mo duas devoções a se-rern incentivadas e reno-vadas na Igreja. O Ange-lus marca o ritmo do diaem três momentos: oamanhecer, o meio dia eo entardecer; recorda aEncarnação do Filho deDeus ou, durante o perío-do Pascal. Rainha do céu.recorda o mistério da Res-surreição do Senhor. O Rosário foi e continua sendo a devoçãomariana mais difundida no Ocidente católico. Nele meditamosos mistérios centrais da Salvação, repetindo orações bíblicascorno o Pai nosso e a primeira parte da Ave Maria. Assim,as celebrações marianas acontecem no decorrer do anolitúrgico de acordo com o ritmo dos eventos de Cristo. Umaconcepção teológica e litúrgica equilibrada redescobriu o pa-pel de Maria na história da Salvação, no mistério de Cristo,na comunidade eclesial e, por conseguinte, a sua função nociclo da encarnação. A Virgem. Maria é modelo de discípulade Cristo e com ela aprendemos a seguir o único pastor,motivados pelo seu mandato: "Fazei tudo o que Ele vos dis-ser (Jo 2,5), Que Maria, celebrada tão carinhosamente naliturgia, nos aproxime mais de seu filho Jesus e nos motive aassumir o Projeto do Reino que é de vida para todos.

RUMO A FESTA DO JUBILEU

DÁSiskiA. 1111KDAD1Z

Diversas equipes estão se dedicando erntempo integral à preparação da Festado Jubileu, neste 30 de julho. A anima-ção vai ficar por conta da Equipe doGogó. de Paulo Aíonso (BA), que vai pro-vocar a participação de todos corn mui-ta música e dinamismo.O assessor é o Ir. Israel Nery, co-nhecido em todo o Brasil por seu traba-lho corn a Pastoral Catequética em ní-vel nacional e com o Ensino Religiosonas Escolas,

OS PARTICIPANTESNÃO PODEM ESQUECER DE:

1. Levar lanche suficiente para passaro dia. Haverá bebedouros.

2. Levar urn quilo de alimento não pe-recível para o Gesto Concreto.3. Pregar na roupa das crianças pe-quenas um crachá corn nome comple-to, telefone e endereço.4. Organizar a turma da comunidadeem ônibus ou peruas. Na chegada, mar-car um local de encontro para a volta.Providencie o quanto antes sua camise-ta da Festa do Jubileu, disponível noCentro Catequético Diocesano ou comos coordenadores de catequese das pa-róquias. Na Festa, haverá algumas ca-misetas disponíveis para serem vendidas.Haverá também venda de livros e arti-gos religiosos em geral. Boa Festa!

Ju lho 2000 07

Page 8: 102 bio julho 2000

MOVIMENTOS ECLESIAIS E ASSOCIAÇÕES

No dia 18/06. dia da Santíssima Trin-dade, membros dos Movimentos Ecle-siais e Associações, presentes na Dio-cese de Osasco viveram um dia de ple-na comunhão na diversidade dos caris-mas. Desde a preparação experimentou-se a beleza de ser Igreja juntos, num rela-cionamento de escuta, de colaboração ede participação ativa, como afirmou Rá-vio,.de Schoenstatt: "Aexperiência de prepara-ção é muito importante,ela faz corn que a genteviva, antes desse climade festa, de encontro deconfraternização e prin-cipalmente de ânimoern direção à caminha-da Rumo ao Novo Milé-nio". A Jornada de domingo marcoumais uma etapa desta caminhada que,a cada passo, fortalece o amor entre osMovimentos e Associações, germinan-do vida nova. Foi unânime a experiên-cia de descoberta, de abertura, de feli-cidade: aquela felicidade que brota daconvivência fraterna com "'Deus entrenós1'. António da Congregação Marianadisse ter descoberto a dimensão da Igre-ja. E Magali, dos focolares, exprime o

pensamento comum: "A gente ama,quando conhece (...) estou descobrindoa beleza de cada Movimento. Saio da-qui com o desejo de amar e valorizarcada um deles". O Ginásio de EsportesJosé Liberatti transformou-se num"Cenáculo", expressão de um novo Pen-tecostes, "uma oportunidade que Deusnos deu para vivermos urn pouco aquilo

Muitos são os donsum só é o espírito

que os primeiros discípulos viviam na Igre-ja primitiva", como disse Nelino, da RCC.A programação foi encerrada com aSanta Missa celebrada por Dom Fran-cisco que exortou todos a espelharemcom o próprio carisma a vida da igreja:"Nesta 2- Jornada ternos a tarefa deconviver unidos para que possamos ex-pressar a vida da Igreja. E expondo so-bre a Santíssima Trindade queremos ma-nifestar esta nova convivência, nesta

grande assembleia eclesial e fazer umpropósito muito grande neste dia: fazercom que em nossas comunidades hajamuita fraternidade, muita compreensãomútua. Porque somos dons de Deus ecada um expressa urn dom específicode Deus: a um é dada a palavra, a ou-tro e dada a caridade, a outro é dado oserviço, e todos se completam na har-

monia da fraternidade.Nesta Santa Missa co-locamos estes desejos eo trabalho de todos osMovimentos e Associ-ações da Diocese. To-dos vão trabalhar paraque haja a expressãoda unidade. Assirncomo a Trindade ex-

pressa a unidade de Deus, do mesmomodo também nós, juntos, varnos ex-pressar a unidade da Igreja". Todospartiram convictos, com uma fé reno-vada, com uma esperança fortalecida,no empenho de concretizar o conviteque João Paulo H lançou aos Movimen-tos e Associações, durante a Jornada dePentecostes de 1998: "Ide pelo mun-do e anunciai o Evangelho a todasas criaturas".

•tfPSSBl CALENDÁRIO PASTORAL - JULHO

01 -S- C.T.R - Encontro de Turmas - Centro Pastoral - das8:30às12:30h

- Executiva da Região Barueri - Jardim Silveira - 14h- Pastoral da Saúde - Dia de Formação - Centro Pas-

toral das 8 às 16h02 -D- 13^ DOMINGO DO TEMPO COMUM

- SÁO PEDRO E SÁO PAULO- Chegada da Cruz do Descobrimento do Brasil - até

dia 1504 -T - Comissão Executiva Região Bonfim - Piratíninga - 20h

- PP Região Barueri - 9h05 -Q- Reunião/Missa Dia do Voluntariado - Voluntariado - 1 4h08 -S- COMO - Início da Visita Missionária à Reg. São Roque

- RCC - Vigília da Secretaria - Marcos09-D- 14^DOMINGODOTEMPOCOMUM

- Pastoral Familiar - Retiro Diocesano- Encontro Regional de Liturgia

1 0 -S - Past. Carcerária - Reun. da Equipe - Piratininga - 1 4:3011 -T- 10^lntereclesial das CEB'S- Ilhéus -Bahia -até dia 1512 -Q- PP Região São Roque - 9h1 3 -Q- PR Região Bonfim - Piauí - 9h14 -S- Obra Kolping -21Q Encontro Estadual - até dia 16

- RCC - Congr. Nacional - Aparec. do Norte - até dia 21

1 5 -S - Escola de Fé e Política - C. Pastoral - das 9 às 1 2h- Pastoral Vocacional - Reunião da Equipe - Centro

Pastoral - das 8 às 11h16-D- 159DOMINGODOTEMPOCOMUM

- Pastoral da Comunicação - Região Barueri - JardimSilveira- 15hPJ - Reunião Diocesana - Região Pastoral São Ro-que - 1 4h

20 -Q- RCC - Evangelizas h ow22 -S- Reunião do Setor dos Movimentos e Associações -

CDP - 9h23 -D- 16^ DOMINGO DO TEMPO COMUM

- 2Q Mutirão da Comunicação - Colégio Salesiano -Santana/SP - até dia 28

26 -Q- Conselho Reg. Carapicuiba - Nossa Sra. Aparecida-das 8:30 às 11:30hComissão Administrativa - CEO - 9h

- Conselho Região São Roque - 20h30-D- 179DOMINGODOTEMPOCOMUM

- Catequese - Grande Celebração Trindade - GinásioJosé Liberatti - Osasco - das 9 às 16h

- PJ - Romaria da Juventude - Aparecida- RCC - Reunião Geral

Publicação Mensal do Boletim Informativo da Diocese de Osasco Distribuição GratuitaCoordenação e Redação: Ivani de Oliveira - Diagramação e Editoração Eletrônica: Isabel Cristina Chizzolini

Revisão: Dom Francisco M. Vieira - Colaboradores: COMIDI, Diác. Arnilton. Ana Cláudia, Paula, Roberto, Ir. Mary DonzelliniFone: Oxxl 1-7081-9857 - Fax: Oxxll-7081-2629 - Caixa Postal: 56 - CEP: 06001-970 - Impresso: PAULUS Gráfica

08 Julho 2000