10143816 pro aula28 – fungos - determinante · as leveduras são fungos unicelulares e...

1
BIOLOGIA I AULA 28: FUNGOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS ANUAL VOLUME 6 OSG.: 101438/16 01. Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos ramificados denominados hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, que forma o corpo do fungo. Resposta: C 02. As leveduras são fungos unicelulares e microscópicos com nutrição heterotrófica. São organismos aeróbicos facultativos, porque conseguem sobreviver em ambientes pobres em oxigênio. Elas produzem ATP a partir da fermentação anaeróbica da glicose. Resposta: E 03. Os fungos possuem células revestidas externamente por uma parede composta por quitina, um polissacarídeo nitrogenado. A quitina também aparece na constituição do exoesqueleto dos animais pertencentes ao filo Artrópodes. Resposta: A 04. O desenho representa a associação da raiz com um fungo endomicorrizico, porque ele penetra nas estruturas internas à raiz. A sequência numérica de 1 e 6 representa, na ordem, pelo radicular, epiderme, córtex, endoderme, floema e xilema. Resposta: A 05. Os fungos são organismos exclusivamente heterotróficos por absorção e armazenam o glicogênio como fonte de reserva. As plantas são seres autotróficos fotossintetizantes e armazenam o amido como reserva. Resposta: C 06. Os fungos são organismos eucariontes, unicelulares ou multicelulares, heterótrofos, armazenam glicogênio e possuem parede celular formada por quitina. Estruturalmente, os fungos multicelulares (cogumelos, orelhas de pau, trufas) são formados por filamentos denominados hifas, que constituem um emaranhado chamado micélio. Resposta: E 07. O quarto aluno acertou. Os cogumelos pertencem ao Reino Fungi, são organismos pluricelulares, heterótrofos, e suas células organizam-se de modo a formar filamentos denominados “hifas”. Resposta: D 08. A) As algas verdes unicelulares e fungos ou cianobactérias e fungos, geralmente os fungos são ascomicetos. B) É uma relação mutualística. Ambos organismos (alga e fungo) podem viver em locais que isoladamente não seriam capazes de se estabelecer. C) A alga verde realiza a fotossíntese produzindo nutrientes os quais o fungo se alimenta. O fungo que é heterótrofo retém umidade e absorve os sais minerais necessários a ambos. 09. A) O tubo I foi colocado na estufa. O aquecimento acelerou o processo fermentativo realizado pelo fungo ao transformar o açúcar do suco de uva em álcool etílico e CO 2 . O CO 2 liberado na reação estufou a borracha colocada na boca do tubo. B) Ciclo I – meiose; Ciclo II – mitose. C) As leveduras utilizadas no Ciclo II apresentam maior rapidez de multiplicação em seu habitat. 10. II. Falso: Os cogumelos são fungos classificados como basidiomicetos. Resposta: A ROBERT – 20/05/16 – Rev.: JA 10143816_pro_Aula28 – Fungos

Upload: lammien

Post on 01-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BIOLOGIA IAULA 28:

FUNGOS

EXERCÍCIOS PROPOSTOSANUAL

VOLUME 6

OSG.: 101438/16

01. Os fungos multicelulares são constituídos por fi lamentos ramifi cados denominados hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, que forma o corpo do fungo.

Resposta: C

02. As leveduras são fungos unicelulares e microscópicos com nutrição heterotrófi ca. São organismos aeróbicos facultativos, porque conseguem sobreviver em ambientes pobres em oxigênio. Elas produzem ATP a partir da fermentação anaeróbica da glicose.

Resposta: E

03. Os fungos possuem células revestidas externamente por uma parede composta por quitina, um polissacarídeo nitrogenado. A quitina também aparece na constituição do exoesqueleto dos animais pertencentes ao fi lo Artrópodes.

Resposta: A

04. O desenho representa a associação da raiz com um fungo endomicorrizico, porque ele penetra nas estruturas internas à raiz. A sequência numérica de 1 e 6 representa, na ordem, pelo radicular, epiderme, córtex, endoderme, fl oema e xilema.

Resposta: A

05. Os fungos são organismos exclusivamente heterotrófi cos por absorção e armazenam o glicogênio como fonte de reserva. As plantas são seres autotrófi cos fotossintetizantes e armazenam o amido como reserva.

Resposta: C

06. Os fungos são organismos eucariontes, unicelulares ou multicelulares, heterótrofos, armazenam glicogênio e possuem parede celular formada por quitina. Estruturalmente, os fungos multicelulares (cogumelos, orelhas de pau, trufas) são formados por fi lamentos denominados hifas, que constituem um emaranhado chamado micélio.

Resposta: E

07. O quarto aluno acertou. Os cogumelos pertencem ao Reino Fungi, são organismos pluricelulares, heterótrofos, e suas células organizam-se de modo a formar fi lamentos denominados “hifas”.

Resposta: D

08. A) As algas verdes unicelulares e fungos ou cianobactérias e fungos, geralmente os fungos são ascomicetos.B) É uma relação mutualística. Ambos organismos (alga e fungo) podem viver em locais que isoladamente não seriam capazes de se

estabelecer.C) A alga verde realiza a fotossíntese produzindo nutrientes os quais o fungo se alimenta. O fungo que é heterótrofo retém umidade

e absorve os sais minerais necessários a ambos.

09. A) O tubo I foi colocado na estufa. O aquecimento acelerou o processo fermentativo realizado pelo fungo ao transformar o açúcar do

suco de uva em álcool etílico e CO2. O CO

2 liberado na reação estufou a borracha colocada na boca do tubo.

B) Ciclo I – meiose; Ciclo II – mitose.C) As leveduras utilizadas no Ciclo II apresentam maior rapidez de multiplicação em seu habitat.

10. II. Falso: Os cogumelos são fungos classifi cados como basidiomicetos.

Resposta: A

ROBERT – 20/05/16 – Rev.: JA10143816_pro_Aula28 – Fungos