10 legislação capelania

13
LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Upload: faculdadeteologica

Post on 15-Aug-2015

945 views

Category:

Spiritual


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: 10 legislação capelania

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 2: 10 legislação capelania

INTRODUÇÃOA Constituição Federal de 1988 prevê em seu art. 5º, inciso VII que «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. A lei 6.923, de 29/6/1981, alterada pela lei 7.672, de 23/9/1988, organizou o Serviço de Assistência Religiosa nas Forças Armadas. A partir desta legislação temos definido que:

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 3: 10 legislação capelania

1) O Serviço de Assistência Religiosa tem por finalidade prestar assistência religiosa e espiritual aos militares, aos civis das organizações militares e às suas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral realizadas nas Forças Armadas (Lei 6.923, art. 2º)

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 4: 10 legislação capelania

2) O Serviço de Assistência Religiosa será constituído de Capelães Militares, selecionados entre sacerdotes, ministros religiosos ou pastores, pertencentes a qualquer religião que não atente contra a disciplina, a moral e as leis em vigor (Lei 6.923, art. 4º

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 5: 10 legislação capelania

3) Cada Ministério Militar atentará para que, no posto inicial de Capelão Militar, seja mantida a devida proporcionalidade entre os Capelães das diversas regiões e as religiões professadas na respectiva Força (Lei 6.923, art. 10).

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 6: 10 legislação capelania

LEI FEDERAL LEI FEDERAL Nº 9.982, DE 14 DE JULHO DE 2000 Dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 7: 10 legislação capelania

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A - Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 8: 10 legislação capelania

Art. 1o Aos religiosos de todas as confissões assegura-se o acesso aos hospitais da rede pública ou privada, bem como aos estabelecimentos prisionais civis ou militares, para dar atendimento religioso aos internados, desde que em comum acordo com estes, ou com seus familiares no caso de doentes que já não mais estejam no gozo de suas faculdades mentais.

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 9: 10 legislação capelania

Art. 2o Os religiosos chamados a prestar assistência nas entidades definidas no art. 1o deverão, em suas atividades, acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição hospitalar ou penal, a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar ou prisional.

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 10: 10 legislação capelania

Art. 3o (Vetado)Art. 4o O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de noventa dias.Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 11: 10 legislação capelania

Brasília, 14 de julho de 2000; 179o da Independência e 112o da República.FERNANDO HENRIQUE CARDOSOJosé Gregori, Geraldo Magela da Cruz Quintão, José Serra

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 12: 10 legislação capelania

ATIVIDADES DA CAPELANIAArt. 2º. Constituem, dentre outros, serviços de assistência religiosa:I – trabalho de evangelização e pastoral;II – aconselhamento;III – orações;IV – ministério de comunhão;

LEGISLAÇÃO CAPELANIA

Page 13: 10 legislação capelania

CONCLUSÃOPara exercer adequadamente a função de Capelão, o mesmo deve estar ciente das legalidades e obrigações da mesma. Assim, o trabalho será desenvolvido com mais verdade e organização.

LEGISLAÇÃO CAPELANIA