10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

13
CULTURA DE MODA PÓS MODA - FAAP MATRÍCULA : 2116103365 EUN MI KIM

Upload: mia-kim

Post on 14-Apr-2017

60 views

Category:

Design


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

CULTURA DE MODA

PÓS MODA - FAAP

MATRÍCULA : 2116103365

EUN MI KIM

Page 2: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

INTRODUÇÃO 1950

- Emergia dos salões sofisticados exclusivos para ricos e nobres e explodia na ruas. - Clientes de todas as idades e classes sociais mergulhavam na nova Onda iniciada após anos de privações da guerra. - Geração mais nova, primeira vez dando voz a seus desejos, começou a escolher o que vestir para se expressar. - Explorando o poder da moda como símbolo de identidade ; marca

- Definir as diferentes gerações tornou-se um grande negócio para as empresas de marketing ; a moda foi uma ferramenta eficaz. - Reportagens sobre o tema, por muitos anos restritas a revistas especializadas, passaram a ser procurados por um público maior. - Surgiu uma editoria de moda nos jornais famosos, um críticos e matérias frequentes ; resultou as tendências se transformaram no mecanismo dinâmico que guiava as vendas. -Novos tecidos de fácil manuseio e sistemas de produção em massa, As mulheres tornaram-se a mais bem-vestido do mundo.

Page 3: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

1. CHRISTIAN DIOR - NEW LOOK

-Privação da guerra mundial -Coleção de alta-costura de Christian Dior -Arrebatadora das pétalas delicadas no centro de uma flor (estilista Corolle) -Novo visual do vestido do Christian (New Look) ; promovido a casa de Alta-costura e assoberbada de encomendas. -New look, ajudou crescimento econômico -Ombro caídos, Cinturas estreitas, Quadris volumosos -Cinturitas ; Cinturas finas com espartilhos -Saias ; Repletas de saiotes -Definiu a exuberância da moda do pós –guerra -Após morte do Dior, New Look não sobreviveu - o estilo fosse pouco prático para o número crescente de mulheres no mercado de trabalho. -O estilo do Dior ficou caracterizado do ano 1950.

NEW LOOK CHRISTIAN DIOR – ALTA COSTURA

Page 4: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

CINTURAS ESTREITAS, OMBROS CAÍDOS PÉTALAS DELICADAS

2. JACQUES FATH E BETTINA - O ESTILO PARISIENSE

- Mas Jacques Fath (Estilista 1912-1954) – influências da moda no pós-guerra - Saias amplas e farfalhantes - Mais lembrado por criar o visual da parisiense intrépida e chique, uma alter- nativa mais jovial aos estilos de Balmain e Dior. - Simone Micheline Bodin Graziani ( Super Model 1925- ) ; Bettina - Simbolizou visual da parisiense do Fath - Tenha emprestado seu nome à blusa da primeira coleção de Givenchy, transformada depois em um ícone. - As silhuetas arrojadas, os decotes impactantes, os floreios pouco ortodoxo ; popularizados por Bettina.

JACQUES FATH PHOTOGRAPHED WITH TOP MODEL BETTINA IN HIS STUDIO

Page 5: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

3. CRISTÓBAL BALENCIAGA - Reinventando a

silhueta - Nascido em Getária, na Espanha, em 1895 - Abriu sua casa de alta-costura em Paris na requintada avenida George V (King of the United Kingdom ; Reign 1910-1936) - Destacado só no pós-guerra ; os anos 1950. - Linhas fluídas, Descobrir possibilidades de caimento dos tecidos no corpo feminino. - Revolucionamento das silhuetas clássicas, retrabalhando as linhas dos ombros e deslocando a cintura sem se preocupar em seguir as curvas naturais - Lançamento a jaqueta-balão (1953) – o torso em um casulo e parecia tanto alongar as pernas quanto o pescoço. - Lançamento vestido-túnica (1955) - Lançamento vestido baby - doll de cintura alta, o vestido-saco(1957) - O vestido Chemisier (1958) –tinha cintura marcada - Conquistado um dos objetivos mais inatingíveis da moda ; criar uma silhueta de fato nova e única

4. O BIQUÍNI - A invenção mais importante desde a bomba

atômica - Foi criado pelo estilista franceses ; Jacques Heim 1946 - No início, as mulheres não estavam preparadas para Usar peças de vestuário tão reduzidas, que mostravam O umbigo . - Foi proibidas em vários países, incluindo França - Bardot ; foram contra como todos os preconceitos da Época e aderiram ao biquíni (1953)

Brigitte Bardot

Page 6: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

-“ A invenção mais importante desde a bomba atômica” (Editora de moda Diana Vreeland) - A roupa mais atrevida que já apareceu em praias Americanas até hoje ( estilista Tina Leser) - Roupas de banho diminutas são feitas para dar às garotas o máximo de vitamina D e, aos garotos, uma visão atraente (revista Click)

5. SALVATORE FERRAGAMO - Estilo italiano

- Nascido em meio à pobreza do sul da Itália em 1898 - Era sapateiro - A Itlália tornava-se a meca do estilo e da elegância e atraia turistas do mundo todo. - Ferragamo fez sapatos para todos - Encomenda da duquesa de Windsor e criou a sapatilha bailarina para Audrey Hepburn, peça que ainda faz parte da coleção clássica da marca. -A época da sua morte, em 1960, possuía lojas em grande parte das maiores metrópoles do mundo.

6. MARILYN MONROE - A deusa da década vestida por

William Travilla - Filme “Os Homens Preferem as Loiras (1953)” – 1º grande sucesso - Cantora, Dançarina talentosa, Atriz com timing cômico competente - William Travilla (figurino 1920-1990) –Best known for dressing Marilyn

Page 7: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

VESTIDO DE WILLIAM

- William Travilla (figurino 1920-1990) –Best known for dressing Marilyn Monroe

- Com vestido de foto (esquerdo), com luvas compridas e um vestido até o tornozelo, nascia uma sex symbol emblemática. - Reconhecida por desbravadora da revolução sexual, devido ao modo como exercia seu potencial erótico, ampliando as fronteiras da aceitação pública. - Deusa sensual nas telas ; cabelos platinados, silhueta curvilínea, boca em

biquinho, cílios fartos e pinta charmosa - Inspirando inumeráveis seguidoras ; Madonna, Gwen Stefani

MADONNA GWEN STEFANI

7. O PRIMEIRO TAILLEUR CHANEL - Coco

volta com um clássico - A Pele bronzeada, independência financeira e visual masculinizado ; A personificação do estilo Chanel e um dos primeiros exemplos do poder da personalidade em marketing de moda.

- Chanel protestou o New Look da Dior ( pós – guerra) ; era antítese de tudo o que ela representava.

Page 8: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

CHANEL MASCULINIZADO

- Na coleção para inverno de 1954, lançou sua releitura do tweed clássico, na forma tailleur ; saia reta, jaqueta de gola careca com acabamento em galões, os botões dourados, os bolsos em aplique e a corrente dourada. - O tailleur tornou-se um símbolo de status para a nova geração e permanece Um clássico.

CHANEL’S TAILLEUR 1

CHANEL’S TAILLEUR 3

CHANEL’S TAILLEUR 2

CHANEL’S TAILLEUR 4

O tailleur Chanel anos 60 continua um clássico cobiçado

A jaqueta chanel Vista por karl lagerfeld

Em 1910 Coco Chanel conhece o milionário Arthur Capel e foi ele que ajudou Financeiramente Chanel para que ela pudesse abrir a sua primeira Loja de chapéus. Chanel começou a vender roupas desportivas para ir à Praia e para montar a cavalo Também foi quem inventou as primeiras calças femininas. Chanel também ficou conhecida pelos os seus Tailleurs.

Construindo suas roupas Como uma lógica Implacável, chanel tem A confiança de todos os meios de comunicação e Os compradores Americanos que Carinhosamente chamada novamente “Coco”

Page 9: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

8. GRACE KELLY - A loira ideal dos anos 1950

- GRACE KELLY (1929-1982) – A beleza perfeita dos anos 1950 - Sinônimo de um visual elegante e impecável - “uma mescla verossímil de elegância e erotismo” (Edith Head) - Cinco anos de uma fugaz fama hollywoodiana - Filme “ Ladrão de casaca (1955) ; Vestido dela no filme, tiveram como base drapeados clássicos, com caudas e lenços diáfanos que flutuavam ao vento em torno de seu pescoço. criado pelo Madame Grès ( estilista 1950) ; Lembravam esculturas gregas e deram a Kelly um encanto de deusa terrena ; Corpetes ajustados e saias esvoaçantes em uma paleta de tons pastel e branco eram traços fortes de seu estilo. - Ela saiu dos holofotes para se casar com o príncipe Rainier e se tornar parte de uma família real europeia. - Manteve o equilíbrio com seu estilo reservado e erudito. - Foram usadas para criar uma linha de manequins.

GRACE KELLY COVERS TATLER IN ICONIC 1955 EDITH HEAD DRESS

9. TECIDOS SINTÉTICOS - Tecnologia espacial, fios

milagrosos - O crescimento econômico posterior à segunda guerra mundial, surgiu uma nova geração de tecidos sintéticos como nylon, poliéster acrílico e vinil. - Especialmente atraente para as mulheres, porque eles eram fáceis de lavar, secar rapidamente e não vincar ou exigir engomar.

Page 10: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

- Wash and Wear Revolution ; foi cunhado para descrever uma nova mistura de algodão e acrílico. Foi aplicado a uma ampla variedade de misturas de fibras fabricadas.

A produção comercial de fibra de poliéster transformou a “lavar e vestir” novidade em uma revolução no desempenho do produto têxtil. FOTO 1 FOTO 2

- Comercialização de poliéster em 1953 foi acompanhada pela introdução de triacetato. A maioria das fibras fabricadas básica do século 20 já tinha sido descoberto, e os engenheiros da indústria se voltou para refinar suas propriedades químicas e fisicas de alargar a sua utilização em toda a economia americana. - A Indústria do vestuário viveu uma explosão de criatividade com

as possibilidades de design propiciadas pelos novos materiais.

- Em meados dos anos 1950, a malharia feminina passou por uma grande expansão. - O acrílico, perfeito para imitar a cara lã, estava lá para dar conta

da demanda.

- A disponibilidade das fibras sintéticas influenciou o modo como americanos e europeus se vestiam e viviam. - Resistentes a vincos e duráveis, as fibras sintéticas foram

abraçadas por uma cultura que associava roupa impecável e casa arrumada à respeitabilidade burguesa.

Page 11: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

10. BARBIE - Tudo o que uma mulher dos anos 1950 desejava

ser....... - A história : Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler observavam o

comportamento de sua filha Barbara eu brincava apenas com bonecas de papel e normalmente as personificava como sendo bonecas de papel e normalmente as personificava como sendo bonecas adultas, pois até então todos os bonecos fabricados nos Estados Unidos eram somente representações de criança. Ruth sugeriu ao seu marido a idéia de criar uma boneca adulta. - As menininhas interpretarem a vida dos adultos por meio de brincadeiras e por isso fez para a filha uma boneca na qual a menina poderia projetar suas fantasias de pessoa crescida. - Fevereiro de 1959, Barbie Millicent Roberts, com trinta centímetros de altura, foi lançada na Feira Americana de Brinquedos de Nova York.

- Primeira aparição ; uma loira de maiô listrado preto e branco, sandália, óculos Escuros e brincos. - Se tornou um sucesso instantâneo, e as primeiras 351 mil bonecas foram vendidas por US$ 3 cada uma. - O surgimento de Barbie refletia com precisão a atitude da sociedade ocidental em relação às mulheres. Longas pernas, cintura finíssima e seios voluptuosos, cílios longas, sem sardas, um pouco de maquiagem, ela era considerada um ideal.

Filha ; Ruth Handler

Page 12: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50

http://revistadonna.clicrbs.com.br/moda/recanto-para-a-moda-vintage/

http://inside.chanel.com/pt/jacket/sketches

http://aleixotiago.blogspot.com.br/2014/07/coco-chanel.hhttp://www.huffingtonpost.com/2013/11/01/grace-kelly-tatler-cover_n_4191718.htmltml

https://sacetmode.com/createurs-et-mode/coco-chanel/

{ FONTE DE REFERENCIA }

http://www.biography.com/people/christian-dior-9275315

http://www.vogue.co.uk/spy/biographies/christian-dior

{ FONTE DE LIVRO }

CRONOLOGIA DA MODA DE MARIA ANTONIETA A ALEXANDER MCQUEEN ( ZAHAR) DESIGN MUSEUM ; 50 ÍCONES QUE INSPIRARAM A MODA 1950 PAULA REED (PUBLIFOLHA)

Page 13: 10 ícones que inspiraram na moda dos anos 50