1. mensagem do diretor 03 - mogofores.salesianos.pt

17

Upload: others

Post on 26-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

ÍNDICE 1. Mensagem do Diretor 03

2. Salesianos de Mogofores 04

3. Projeto Educativo 05

4. Oferta formativa | Aprendizagem 08

5. ArtiSport | Atividades Co-curriculares 10

6. Passeios e Atividades 14

7. Valências do Colégio 22

8. Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora 27

2 3SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

MENSAGEM DO DIRETOR

Escuta! E levanta-te.

Tomamos este slogan educativo-pastoral como desafio sério a construir o nosso projeto pessoal de aprendizagem e de vida, em três momentos irrenunciáveis:

• “Escuto” cada dia quem sou! E “levanto-me”, decidindo quem ser.

• “Escuto” aquilo que sei ou não sei em cada matéria ou área de aprendizagem! E “levanto-me”, marcando prazos inadiáveis para saber.

• “Escuto” os meus dons e as necessidades dos outros. E “levanto-me”, oferecendo esses dons, por amor, ao grupo, à turma, à família.

• “Escuto”

Os nossos PIQAVs (Projectos Individuais Quinzenais de Aprendizagem e de Vida) serão o espelho quinzenal de quanto “escutamos” e de quão alto e quantas vezes nos “levantamos” e “levantamos” os outros. Sempre por amor e com o Amor, que é Deus!

Pe. José A. Fernandes

Director

1

SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

4 5SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

SALESIANOSDE MOGOFORESA obra dos Salesianos em Mogofores começou como Seminário, primeiro como Aspirantado e mais tarde também como Noviciado. No dia 26 de setembro de 1938 os Salesianos tomavam posse da Casa que iria acolher os Noviços e Estudantes de Filosofia, até aí integrados na obra dos Salesianos no Estoril. Progressivamente, foram criadas outras valências educativo-pastorais, oratório festivo, aulas de alfabetização de adultos, imprensa, paróquia, santuário, e mais tarde colégio. Em 1975, o seminário transformou-se no atual colégio, primeiro só masculino e depois misto. A obra de Mogofores é também, desde 1963, Santuário Mariano Nacional dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos

2PROJETO EDUCATIVO

O Projeto Educativo dos Salesianos do Mogofores é desenhado a partir do aforismo de D. Bosco, a educação é assunto do coração, e constitui-se como o referencial que atualiza e aprofunda o Sistema Preventivo Salesiano, para responder adequadamente às melhores e mais exigentes expectativas de quem nos confia a educação dos seus filhos, ajudando-os a viver já a vida com dignidade, tornando-se “Honestos Cidadãos e Bons Cristãos”.

O mundo sempre mais complexo e a experimentar mudanças velozes configura-se como um tabuleiro de incertezas, de indefinições e de complexidade. A resposta da educação a essas circunstâncias será um elemento singular e enérgico na hora de moldar o futuro.

Por isso, ao ancorarmos o Projeto Educativo dos Salesianos do Mogofores naquele aforismo inspirador, não só pretendemos ilustrar o seu Sistema Preventivo como também explorar um conjunto de opções concretas, baseadas numa explícita e fundamentada antropologia cristã e em evidências científicas, quer ao nível pedagógico, didático, metodológico, quer formativo e pastoral, consistentes e estratégicas, que fazem da Escola Salesiana uma escola com carácter próprio e diferenciadora.

Os Salesianos do Mogofores têm um projeto educativo centrado na relação familiar entre educadores e educandos, elegendo como grandes finalidades da sua ação:

3

6 7SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

INCLUSÃO

Reconhecer e valorizar as diferenças individuais

É o coração da nossa ação educativa, pois queremos atender à singularidade de cada pessoa: contextos vitais, familiares, opções livres.

A educação deve reorganizar-se à volta de cada “trajetória pessoal de aprendizagem”, uma vez que a pessoa aprende de variadíssimas formas e seleciona múltiplas vias para adquirir competências, motivando-nos para idealizarmos, em conjunto, formas de chegar a cada um dos nossos aprendentes, facilitando assim a realização de objetivos e critérios comuns.

COMPROMISSO

Formar “Honestos Cidadãos e Bons Cristãos”

Através do acolhimento, a escuta, a motivação, o conhecimento do aprendente e o “espírito de família” do nosso ambiente educativo, queremos formar pessoas com uma forte identidade própria e um projeto de vida, baseado na sua vocação e compromisso, com profunda espiritualidade cristã e vida interior, para se tornarem cidadãos de esperança alegre, responsáveis nos deveres de cada dia e santos – patamar excelso da síntese de educar e evangelizar.

ABERTURA AO MUNDO

Cultivar a criatividade e a inovação

Queremos ser uma escola que estimula a capacidade dos aprendentes para criar e gerar ideias, conceitos e conhecimentos, já que a inovação e a criatividade são

IDENTIDADE

Construir a identidade de cada aprendente

A pedagogia salesiana parte da convicção de que “em todo o jovem há algo de bem e o nosso primeiro dever enquanto educadores é descobrir este ponto, esta corda sensível do coração e tirar proveito disso.” (D. Bosco), pois cada indivíduo é um ser multifacetado e único, um ser para os outros de corpo, mente e espírito, de características e talentos, que devem ser potenciados em todas as suas dimensões, física, intelectual e espiritual – a partilha dos saberes e das dúvidas, as competências linguísticas e comunicativas, o raciocínio e resolução de problemas, o pensamento crítico e pensamento criativo, o reconhecimento interpessoal, o desenvolvimento pessoal e autonomia, o bem-estar, saúde e ambiente, a sensibilidade estética e artística, os saberes científicos, técnico e tecnologias, a consciência e domínio do corpo – mobilizando o saber para a construção da identidade de cada aprendente, sendo capaz de “integrar os saberes da cabeça, do coração e das mãos”.

APRENDIZAGEM

Ao longo da vida, Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a ser e Aprender a viver juntos, sendo para os outros com amor fraterno.

Baseando-nos nestas 4 perspetivas de aprendizagem, interligadas entre si, queremos preparar os nossos aprendentes para o trabalho, para a cidadania e para a vida cristã no séc. XXI.

Conhecimento, compreensão, competências para a vida e competências para a ação, são os pilares do nosso projeto educativo.

competências valiosas nas sociedades do conhecimento, com um plano de estudos relevante para a vida, integrando aprendizagens autênticas, relevantes e apreendidas da vida real, personalizadas, empíricas, impulsionadoras e desenhadas pelos aprendentes e professores.

HORIZONTE

Contribuir para a construção do futuro

E como tudo o que faz referência à pessoa humana requer atenção ao presente e olhar constante para o futuro, queremos ser uma escola que ajuda os aprendentes a desenvolver uma identidade própria e um projeto de vida, que ajude a transformar o mundo, numa sociedade justa que busque o bem comum, que seja humana e sensível aos mais desfavorecidos.

8 9SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

OFERTAFORMATIVA APRENDIZAGEMOs Salesianos de Mogofores dispõem da valência do 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico e Cursos Cientifico-Humanísticos do Ensino Secundário.

A oferta educativa dos Salesianos de Mogofores procura valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico dos aprendentes. Para robustecer este propósito, integra-se:

• Laboratório de Ciências, no 1º Ciclo do Ensino Básico;

• Oficina de Projeto, no 2º Ciclo do Ensino Básico;

• Música, como complemento à Educação Artística, no 3º Ciclo do Ensino Básico.

As áreas de estudos disponibilizadas no Ensino Secundário são:

• Ciências e Tecnologias;

• Ciências Socioeconómicas;

• Línguas e Humanidades.

4

Os Salesianos de Mogofores oferecem também, para os 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Inglês, cujo currículo é o previsto pela Cambridge English School, combinando a experiência e a especialização da Cambridge English Language Assessment e da Cambridge University Press, permitindo a certificação do nível de competência em Inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

A proposta pedagógica e didática apresentada proporciona a articulação e integração das aprendizagens, conjugando-as com o trabalho de grupo e aprendizagem cooperativa entre os aprendentes, permitindo-lhes adquirir mais conhecimentos, prepará-los para o trabalho em equipa que, possivelmente, deverão utilizar durante a sua vida.

Todos os aprendentes têm também acesso à Escola Virtual, um excelente recurso de apoio e de prática tecnológica e comunicacional.

10 11SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

ARTISPORTATIVIDADES CO-CURRICULARES

O ArtiSport Mogofores constitui-se como entidade dinamizadora de um conjunto de atividades co-curriculares promovidas pelos Salesianos de Mogofores, integradas no plano curricular. Visa proporcionar a descoberta e desenvolvimento de novas habilidades, formas de comunicação e expressão, em estreita relação com o outro. Aqui procuramos receber e acolher todos de braços abertos e em espírito de família.

FUTSAL

O projeto do Futsal dos Salesianos de Mogofores possibilita a todos os interessados a oportunidade de praticarem desporto num ambiente tranquilo, seguro e, acima de tudo, de aprendizagem. Abrangendo as vertentes educacional, desportiva e social, esta atividade promove a aquisição de valores e princípios do carisma salesiano e que norteiam a prática desportiva, o desenvolvimento das aptidões motoras básicas, a confraternização em grupo/equipa. Ao longo da época desportiva a equipa futsal terá a oportunidade de competir em condições ajustadas ao seu escalão etário. Desde os Jogos Nacionais Salesianos, a convívios realizados com outras escolas salesianas, muitos serão os momentos em que a equipa terá a oportunidade de exibir os conhecimentos que foram adquirindo através do treino.

5 BASQUETEBOL

O projeto de Basquetebol dos Salesianos do Mogofores apresenta-se como uma atividade que visa criar gosto, prazer e satisfação pela prática desportiva. Pretende favorecer o processo de desenvolvimento multilateral dos jovens, facilitar a integração social dos aprendentes, dar prioridade ao desporto-jogo como conteúdo educativo e recreativo. Possibilita um trabalho constante ao longo do ano visando o desenvolvimento técnico e tático dos atletas, onde se pretende melhorar os fundamentos dos basquetebolistas e promover a aquisição dos conceitos de jogo em equipa, cultivando o espírito da disciplina individual e coletiva dentro e fora do campo.

12 13SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

GUITARRA

A música é uma linguagem universal que acalma os ânimos e que une os seres humanos. Ela permite interpretar emoções, provocar sensações. É uma arte que coloca em harmonia os sentimentos e quebra o silêncio.

Aprender a tocar um instrumento musical é uma atividade muito enriquecedora ao nível dos sentidos e até terapêutica. Aprender a tocar um instrumento musical aumenta a capacidade de memorização, as habilidades de organização, ensina a ser perseverante, aumenta a coordenação, a concentração, melhora a escuta e ensina a ter disciplina. Citando o filósofo chinês, Confúcio, “A música produz um tipo de prazer sem a qual o ser humano não consegue viver”.

Ao escolher aprender guitarra, decides que esse instrumento será a extensão de ti mesmo, da tua sensibilidade e que te dá imenso prazer ao ultrapassar os desafios. A guitarra se transforma no teu meio de expressão artística, de acordo com o estilo de música que quiseres tocar (blues, rock, reggae, pop, clássico, alternativo).

CLUBE DE TEATRO

É do consenso geral que a prática de teatro oferece às crianças grandes benefícios. Para além de aumentar o conhecimento cultural, essa prática ajuda a desenvolver a criatividade, a expressão verbal e corporal e estimula a memória e a concentração. Além disso, o trabalho em grupo resulta muito importante para o desenvolvimento psicopedagógico das crianças, contribui para a integração entre pares e incrementa a autoestima.

CLUBE DE ROBÓTICA E INFORMÁTICA

O clube de robótica tem como finalidade iniciar os mais novos nos conceitos básicos de eletrónica, programação e robótica. Um dos projetos que iremos desenvolver, obrigatoriamente, será a construção de uma impressora 3D, para ser usada no clube como ferramenta na construção de peças para os restantes projetos. Adquire conhecimentos na programação de microcontroladores (Arduíno, ATmel) e processadores (Raspberry Pi, Orange Pi e similares) que são usados, atualmente, na construção de inúmeros dispositivos eletrónicos. Seja com o apoio dos LEGO MINDSTORMS EV3 ou Arduíno ou Raspberry Pi, podemos construir muitas coisas interessantes como, por exemplo, carros com controlo remoto ou autónomos, drones, robots para jogar Xadrez, etc. O limite é a tua imaginação. O material será fornecido por nós. No entanto, se desejares copiar um dos projetos, poderás trazer o teu material que poderás levar para casa no final do ano, ou quando o concluíres. No final do ano, haverá uma exposição de todos os trabalhos realizados. O clube de robótica terá um limite de 12 aprendentes.

XADREZ

O projeto de Xadrez dos Salesianos do Mogofores apresenta-se como uma atividade que visa criar gosto, prazer e satisfação por esta prática desportiva. Proporciona um trabalho perseverante ao longo do ano visando o desenvolvimento técnico e tático, onde se pretende que os estudantes melhorarem o seu desempenho e aquisição dos conceitos de jogo.

14 15SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

PASSEIOSATIVIDADESNos Salesianos de Mogofores a sala de aula vai para além de qua-tro paredes, procurando ambientes de aprendizagem diversos. Dispomos de um plano anual de atividades com uma oferta vasta que permita aos nossos aprendentes consolidar a sua formação através da interação com várias realidades e contextos

6

FESTA D. BOSCO (COM)VIDA APRESENTAÇÃO DA LENDA S. MARTINHO

APRESENTAÇÃO DE DANÇAS TRADICIONAIS

APRESENTAÇÃO GINÁSTICA APARELHOS

JOGOS NACIONAIS SALESIANOS

DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

16 17SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

DIA DA EUROPA - EXPOSIÇÃO BICICLETADA

DIA DO SORRISO FEIRA DA VINHA E DO VINHO “NOITE DE ESCOLAS”

FESTA D. BOSCO (COM)VIDA - TEATRO EXPOSIÇÃO “VULCÕES EM ERUPÇÃO”

VISITA DE ESTUDO - BOUNCE PORTUGAL 80 ANOS - SALESIANOS MOGOFORES

18 19SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

ESCOLA ABERTA VISITA AO PRESÉPIO DE PENELA

FESTA DA ALEGRIA, PORQUE É NATAL

CONFERÊNCIA HISTÓRIA - DOUTORA MARIA JOSÉ AZEVEDO PROFESSORA CATEDRÁTICA DA FAC . DE LETRAS DA UNIV. DE COIMBRA

VISITA AO MUSEU JOSÉ LUCIANO DE CASTRO MUSEU DA VILLA ROMANA DO RABAÇAL

20 21SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

PROGRAMA “DESPORTISTAS NO PALÁCIO DE BELÉM” TICHA PENICHEIRO E PRESIDENTE DA REPÚBLICA DR. MARCELO REBELO DE SOUSA

POESIA NAS RUAS DE ANADIA

FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA SANTUÁRIO DE FÁTIMA

ESCOLA ABERTA - ORIENTAÇÃO NO PARQUE DAS TERMAS DA CURIA

FESTA S. JOÃO BOSCO TORNEIO TAG RUGBY

22 23SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

VALÊNCIASDO COLÉGIO

PATIO

Espaço de suma importância na forma salesiana de educar, o pátio do colégio é encontro, alegria, desporto, presença, crescimento, amizade, proximidade…educação! O pátio do colégio é o primeiro abraço que o estudante recebe, a casa que nunca esquece.

Campos de jogos | No pátio existem três campos de jogos pintados no pavimento: dois de basquetebol com 420m2 e um de voleibol com 320m2. Há ainda um campo de futsal vedado, com relva sintética, com 480m2.

7 LABORATÓRIOS

O colégio dispõe de dois laboratórios de apoio às disciplinas de Ciências Físico-Químicas, Ciências Naturais, Físico-Química A e Biologia e Geologia, devidamente equipados com material específico, bem iluminados e ventilados, que cumprem todos os requisitos exigidos para o adequado trabalho experimental, no sentido de potenciar e desenvolver a curiosidade, o espírito crítico e uma sólida cultura científica.

BIBLIOTECA

Inaugurada no ano letivo 2016/2017 e sonhada há muito tempo, a biblioteca “D. Ximenes Belo”, que faz parte da rede de Bibliotecas de Anadia, é um dos cantinhos mais inspiradores do colégio. Neste espaço tranquilo, com boa iluminação natural, o principal objetivo é estimular o prazer da leitura, promovendo a curiosidade intelectual e científica e proporcionando a todos os estudantes um local onde possam estudar, realizar os seus trabalhos individuais ou em grupo, utilizar os computadores disponíveis para as suas pesquisas ou, simplesmente, sonhar e delinear os seus projetos.

24 25SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO

Sendo a componente educacional física de extrema importância na formação salesiana, constitui-se como imperativa a oferta de um espaço adequado à sua prática diária, tanto nas aulas de Educação Física como no leque de atividades extracurriculares desportivas e artísticas do ArtiSport. O nosso pavilhão gimnodesportivo, submetido a uma intervenção de atualização global no ano letivo 2016/2017, encontra-se devidamente equipado para responder adequada e eficientemente a todos os desafios de natureza desportiva ou de carácter performativo que lhe sejam colocados.

QUINTA

A sala de estar mais bonita e acolhedora do colégio é o ar livre! Na nossa quinta, que ocupa uma área de 29.000 m2, é possível sentir o pulsar da vida e assistir ao desenrolar das estações, testemunhar as mudanças das cores das folhas das árvores ou o nascimento das rosas, colher os primeiros frutos, ouvir o canto dos pássaros e observar os pequenos insetos que dão o exemplo do trabalho de grupo. É possível respirar ar puro e verde e, ainda, meditar na Criação no Canto de Caná.

BAR

Estrategicamente situado no ponto onde se cruzam os caminhos do pátio e das escadas que nos conduzem até às salas de aula, o bar do colégio oferece a todos um espaço acolhedor de agradável convívio. Entre as 8h00 e as 17h00, é possível fazer uma pausa para um retemperador café, uma saborosa refeição ligeira ou uma animada conversa em bom espírito Salesiano.

SALA DE MÚSICA

Localizada no extremo Norte do 2.º andar do edifício principal, a sala de música encontra-se adequada e modernamente equipada com um leque variado de instrumentos musicais de vários tipos, no sentido de estimular o desenvolvimento dos diferentes talentos dos que assim o desejarem. Para além da componente curricular, incentivar a formação musical/artística dos nossos estudantes faz parte da matriz educativa integral salesiana.

26 27SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

CANTINA

É preocupação do colégio assegurar uma alimentação de qualidade: equilibrada, diversificada e adequada às necessi-dades de todos os estudantes, professores e funcionários. As ementas são definidas de acordo com as recomendações nutricionais aplicáveis. A cantina disponibiliza ainda o usu-fruto de um microondas para todos os que preferirem trazer a própria refeição de casa.

CARRINHAS

De forma a facilitar a logística das famílias, os Salesianos de Mogofores dispõem de 3 carrinhas próprias, destinadas ao transporte dos aprendentes, nos percursos de ida e regresso, das suas moradas de residência até ao colégio. Mais informações poderão ser prestadas, mediante contacto com a secretaria do colégio.

SANTUÁRIO NACIONALDE NOSSA SENHORA AUXILIADORAA mensagem do Santuário Nacional de Nossa Senhora Au-xiliadora é a mesma de toda a Igreja e que São João Bosco assumiu com toda a alma e em todas as circunstâncias: es-palhar por todo o mundo a devoção a Nossa Senhora com o título de Auxiliadora para lembrar a perene proteção de Maria Santíssima, sobre a Igreja e sobre o Papa.

“Maria Santíssima é minha Mãe – dizia Dom Bosco. Ela é a minha tesoureira. Foi sempre Ela a minha guia.” Nas suas conferências e conversas, Dom Bosco procurava sempre res-ponder a estas três perguntas: Por que a honramos? Por que a invocamos? Por que é Auxiliadora?

8

28SALESIANOS DE MOGOFORES | AO RITMO DO CORAÇÃO

Quem privou com D. Bosco intuiu a intervenção materna, real e constante, de Nossa Senhora, invocada como Auxiliadora. No Oratório, com muito acerto e afeto passaram a chamar-lhe “A virgem de Dom Bosco.”

Já em 1824, Joãozinho Bosco, criança de 9 anos, como ele mesmo conta, teve o primeiro sonho profético, em que lhe foi manifestado o campo do seu futuro apostolado e ouviu a voz misteriosa do Senhor a dizer-lhe: “Dar-te-ei a Mestra.” E logo, apareceu a Senhora de aspeto majestoso que o animou a tra-balhar, para corrigir o comportamento dos jovens malcriados.

Nossa Senhora apareceu frequentemente nos sonhos de Dom Bosco e foi a estrela do seu apostolado. Chamava-lhe Mãe e sustentadora, que valia à Congregação Salesiana, especialmente quando era preciso um auxílio extraordinário para atender às necessidades dos jovens pobres e abandona-dos. Necessidades não só materiais, mas sobretudo quando as suas almas corriam perigo.

Durante toda a sua vida D. Bosco foi incansável em fazê-la conhecer, amar e honrar: conversas, discursos, conferências, livros, festas!

Com a construção da Basílica de Maria Auxiliadora de Turim, em 1868, D. Bosco quis erguer um monumento eterno do seu amor e dos seus filhos espirituais, à celeste Mãe. A mesma intenção e com a mesma ternura pela Mãe Auxiliadora, cons-truíram e lhe dedicaram também os Salesianos de Portugal um santuário em Mogofores, no coração da Bairrada.

Rua S. João Bosco, 14

3780-453 Mogofores

Tel: 231 510 790

Fax: 231 504 637

[email protected]