1. descriÇÃo da demanda -...

16
Projeto Serviço NFSe Cliente UNIDENTIS Documento Proposta Comercial Preliminar (PCP) Responsável Rafael Humberto Emissão 26/03/2014 Revisão 00 Histórico de revisões do documento Rev. Data Responsável Descrição 00 25/03/2014 Camila/Gilberto Criação 1. DESCRIÇÃO DA DEMANDA O grande número de faturas PJ e mensalidades PF que devem ser transformadas em Notas Fiscais apresentou a necessidade de um sistema capaz de viabilizar o sincronismo de informações entre contribuintes e municípios. Desta forma, será desenvolvido um módulo de gerenciamento e busca de recibos provisórios de serviços (RPS) e notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS -e). Estes módulos permitirão a geração de lotes e a visualização da situação de cada documento no sistema. Vale lembrar que as telas mostradas nesta proposta estão sujeitas a pequenas alterações como a disposição dos campos ou modificações em algumas funcionalidades. IMPORTANTE: neste processo de implantação, dependendo da legislação municipal, a operadora poderá necessitar a emissão de um Certificado Digital para assinatura digital dos arquivos que serão gerados. O processo de obtenção deste Certificado Digital (incluindo seu valor de aquisição) não está incluído no escopo e valor do projeto e será de responsabilidade e ônus da operadora junto aos órgãos competentes. Para estes casos, é exigido o Certificado Digital tipo A1 padrão ABRASF para que não haja comprometimento no funcionamento do sistema abaixo descrito.

Upload: dominh

Post on 14-Feb-2019

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Projeto Serviço NFSe

Cliente UNIDENTIS

Documento Proposta Comercial Preliminar (PCP)

Responsável Rafael Humberto

Emissão 26/03/2014 Revisão 00

Histórico de revisões do documento

Rev. Data Responsável Descrição

00 25/03/2014 Camila/Gilberto Criação

1. DESCRIÇÃO DA DEMANDA

O grande número de faturas PJ e mensalidades PF que devem ser transformadas em Notas Fiscais apresentou a necessidade de um sistema capaz de viabilizar o sincronismo de informações entre contribuintes e municípios. Desta forma, será desenvolvido um módulo de gerenciamento e busca de recibos provisórios de serviços (RPS) e notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS -e). Estes módulos permitirão a geração de lotes e a visualização da situação de cada documento no sistema. Vale lembrar que as telas mostradas nesta proposta estão sujeitas a pequenas alterações como a disposição dos campos ou modificações em algumas funcionalidades.

IMPORTANTE: neste processo de implantação, dependendo da legislação municipal, a operadora poderá necessitar a emissão de um Certificado Digital para assinatura digital dos arquivos que serão gerados. O processo de obtenção deste Certificado Digital (incluindo seu valor de aquisição) não está incluído no escopo e valor do projeto e será de responsabilidade e ônus da operadora junto aos órgãos competentes. Para estes casos, é exigido o Certificado Digital tipo A1 padrão ABRASF para que não haja comprometimento no funcionamento do sistema abaixo descrito.

2. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO PROPOSTA

2.1. Tela de gerenciamento de NFS-e

Uma tela de gerenciamento de NFS-e será desenvolvida e poderá ser obtida através do menu Financeiro Geração de NFS-e. A nova tela é mostrada na Figura 1 e será melhor detalhada neste documento.

Figura 1 - Tela de gerenciamento de NFS-e

O módulo conterá uma busca por todos os itens contidos no sistema, sendo eles RPS ou NFS-e. Os campos desta tela serão descritos a seguir:

Os botões da tela são:

1. Botão Gerar lote: dará acesso a uma tela onde serão escolhidos os débitos de faturas PJ e mensalidades PF que montarão o lote de RPS. Este módulo é mostrado no item 2.3

2. Botão Gerenciar lote: dará acesso a uma tela onde os itens serão mostrados agrupados por lote, de forma a facilitar o cancelamento entre outras operações em um lote como um todo. Esta tela é mostrada no item 2.4

3. Botão Relatórios: permitirá a escolha de geração de um relatório sintético ou detalhado dos itens. (item 2.6)

4. Botão Cancelar: permitirá o cancelamento apenas dos RPS ainda não enviados (situação ‘RPS Pendente’) e das NFS-e já geradas (situação ‘NFS-e Gerada’). Mudará a situação dos itens selecionados no grid para ‘A cancelar’. Os itens só serão de fato enviados para serem cancelados quando o botão ‘Processar’ for clicado.

5. Botão Detalhes do item: dará acesso a uma tela onde serão mostrados todos os detalhes do item selecionado. Este módulo é mostrado no item 2.5

6. Botão Processar: verificará a situação de cada um dos itens e checará aqueles que precisam ser enviados para a prefeitura ou quais devem ter seu retorno

1 2 3 4 5 6

processado. O sistema tomará, então, as providências para cada um dos casos, de acordo com a situação em que se encontra cada item.

Situação inicial do item Proc. Possíveis situações do item

após processamento

RPS Cancelado Nenhuma ação tomada pelo sist.

NFS-e Gerada Nenhuma ação tomada pelo sist.

RPS Pendente RPS Enviado

RPS Enviado

RPS Enviado

RPS Recusado

NFS-e Gerada

NFS-e a Cancelar NFS-e em Cancelamento

NFS-e em Cancelamento

NFS-e em Cancelamento

NFS-e Cancelada

NFS-e Cancelamento recusado

Será possível fazer a busca utilizando os seguintes filtros:

7. Convênio: o valor padrão deste filtro será ‘Todos’. 8. Tipo de nota: permitirá a escolha de notas fiscais do tipo Pessoa física (PF) ou

Pessoa jurídica (PJ). O valor padrão deste filtro será ‘Todos’. 9. Unidade de negócio: o valor padrão deste filtro será ‘Todos’. 10. Data para pesquisa: permitirá a busca pelos itens através da escolha de um período

de:

Vencimento

Competência

Geração

Emissão

Fechamento 11. Situação: permitirá a busca dos itens de acordo com sua situação, sendo elas:

RPS Pendente

RPS Cancelado

RPS Enviado

RPS Recusado

7 8 9 10

11 12 13 14

15

NFS-e Gerada

NFS-e a Cancelar

NFS-e em Cancelamento

NFS-e Cancelamento recusado

NFS-e Cancelado

Todos Estas serão detalhadas no item 2.2.

12. Tipo de item: permitirá a escolha de RPS ou NFS-e. O valor padrão deste filtro será ‘Todos’

13. Pesquisar: permitirá o preenchimento do texto de pesquisa para a busca por:

Nome do destinatário (padrão)

CPF/CNPJ do destinatário

Número do RPS

Número da NFS-e

Código do contrato

Código da fatura PJ

Nº lote 14. Botão Pesquisar: ao clicar neste botão, será feita a busca dos itens de acordo com

os filtros preenchidos.

15. O grid dos itens possuirá as seguintes colunas: a. Número do lote: número único de identificação do lote. b. Código da fatura c. Número RPS/Série d. Número da NFS-e e. Código do contrato f. Destinatário: nome do destinatário. g. CNPJ ou CPF. h. Unidade de negócio: mostrará a unidade de negócio do item (item 2.7) i. Valor líquido j. Valor bruto k. Vencimento l. Situação: indicará a situação do item no momento da busca m. Ocorrência: mostrará os erros referentes ao item, separados por ponto-vírgula

“ ; ”.

2.2. Situação do item

Os itens contidos nos lotes, que podem ser tanto RPS quanto NFS -e, possuem situações com representações distintas dos lotes aos quais pertencem. São elas:

RPS Pendente: quando o RPS for criado, aparecerá no grid com o status ‘Pendente’.

RPS Cancelado: só poderá ser cancelado o RPS com o status ainda ‘Pendente’.

RPS Enviado: o RPS foi enviado para a prefeitura, porém ainda não se sabe se este RPS se tornou uma NFS-e ou se foi recusado.

RPS Recusado: o RPS foi processado, no entanto gerou algum erro e não foi criada a sua NFS-e. Estes RPS poderão ser incluídos em um novo lote.

NFS-e Gerada: o RPS foi processado com sucesso e deu origem a uma NFS -e.

NFS-e a Cancelar: NFS-e será enviada para a prefeitura para ser cancelada assim que o botão ‘Processar’ for clicado.

NFS-e em Cancelamento: a NFS-e foi enviado para a prefeitura para ser cancelada, porém ainda não se sabe se o cancelamento foi feito ou recusado.

NFS-e Cancelamento recusado: o cancelamento da NFS-e foi recusado pela prefeitura.

NFS-e Cancelada: a NFS-e foi cancelada com sucesso pela prefeitura.

2.3. Tela para geração de lote

A tela para geração de lotes, acessada através do botão ‘Gerar lote’ na tela de gerenciamento de lotes (Figura 1), é mostrada na Figura 2. Esta tela possibilitará a criação de lotes, associados a apenas uma unidade de negócio (item 2.7) e a um tipo de nota. Não poderão, portanto, ser incluídos num mesmo lote RPS com tipos de notas ou unidades de negócio diferentes entre si. Vale lembrar que os RPS que gerarão NFS-e do tipo PJ terão seus dados retirados dos registros de faturamento (tela acessada através do menu Financeiro Faturamento pessoa jurídica botão Propriedades da fatura ).

As notas do tipo PF, por sua vez, utilizarão dados da conta corrente do associado (tela acessada através do menu Financeiro Conta corrente – pessoa física botão Novo / Altera ).

A tela para geração de lotes (Figura 2) será melhor detalhada a seguir.

Figura 2 - Tela para geração de lote

Os botões da tela são:

1. Botão Gerar lote: gerará um lote com todos os RPS contidos no grid de busca. 2. Botão Excluir item: ao clicar neste botão, todos os RPS selecionados no grid serão

excluídos deste (excluídos da busca feita utilizando os filtros) e não serão incluídos no lote quando o botão ‘Gerar lote’ for clicado.

3 4 5 6

8

1 2

7

A tela possuirá filtros que farão a pesquisa por débitos que ainda não foram processados. Os filtros são:

3. Convênio: o valor padrão deste filtro será ‘Todos’. 4. Unidade de negócio: o valor padrão deste filtro será ‘Todos’. No entanto, vale

ressaltar que os RPS serão separados de forma que sejam gerados lotes de RPS com uma única unidade de negócio. Por exemplo, caso haja RPS de três unidades de negócio distintas (cada uma em um município diferente, os quais exigem layouts específicos de geração do RPS) no grid, ao clicar no botão ‘Gerar lote’, serão gerados três lotes diferentes, cada um deles com RPS de uma mesma unidade de negócio.

5. Tipo de nota: permitirá a escolha de RPS que darão origem a de notas fiscais do tipo Pessoa física (PF) ou Pessoa jurídica (PJ).

6. Data para pesquisa: permitirá a escolha de um período de: a. Vencimento b. Competência c. Geração d. Emissão (Default) e. Fechamento

7. Botão Pesquisar: ao clicar neste botão, será feita a busca pelos RPS contidos no sistema ainda não processados.

8. O grid com o resultado da busca conterá as colunas:

a. Código da fatura b. Número RPS/Série c. Convênio d. Código contrato e. Destinatário f. CPF ou CNPJ g. Valor bruto h. Valor líquido i. Vencimento (ou a opção escolhida através do filtro Data de pesquisa –

item 6 desta tela)

2.4. Tela de Gerenciamento do lote

A tela de gerenciamento do lote permitirá a busca dos lotes já gerados. Estes podem conter tanto RPS quanto NFS-e, uma vez que seu conteúdo é sempre processado item a item. A tela de gerenciamento de lotes será descrita a seguir:

Os botões da tela são: 1. Botão Processar lote: verificará a situação de cada um dos itens dentro do lote

selecionado no grid e checará aqueles que precisam ser enviados para a prefeitura ou quais devem ter seu retorno processado. O sistema tomará, então, as providências para cada um dos casos, de acordo com a situação em que se encontra cada item

2. Botão Cancelar lote: marcará todos os itens deste lote como ‘A cancelar’, sendo eles RPS ou NFS-e. Estes só serão de fato enviados para a prefeitura para gerar o cancelamento quando o botão ‘Processar’ da tela for pressionado. Serão enviados para cancelamento apenas os lotes selecionados no grid.

A tela possuirá filtros que farão a pesquisa por RPS que ainda não foram processados. Os filtros são:

3. Convênio: o valor padrão deste filtro será ‘Todos’. 4. Unidade de negócio: o valor padrão deste filtro será ‘Todos’. Lembrando que cada

lote conterá itens de apenas uma unidade de negócio. 5. Tipo de nota: permitirá a escolha de lotes com RPS/NFS-e do tipo Pessoa física (PF)

ou Pessoa jurídica (PJ). 6. Data para pesquisa: permitirá a escolha de um período de:

a. Vencimento b. Competência c. Geração d. Emissão e. Fechamento

7. Botão Pesquisar: ao clicar neste botão, será feita a busca por todos os lotes que se enquadram aos filtros selecionados.

3 4 5 6

8

1 2

7

8. O grid com o resultado da busca conterá as colunas: a. Nº lote b. Unidade de negócio c. Tipo de nota d. Geração (ou qualquer outra data de pesquisa selecionada no filtro de

busca)

2.5. Tela de detalhes do item

A tela de detalhes do item, acessada através do botão ‘Detalhes item’ na tela de gerenciamento de NFS-e (item 5 da Figura 1) mostrará os detalhes do RPS ou de sua respectiva nota fiscal, de acordo com a situação do item no sistema. Este módulo será detalhado a seguir.

Os campos numerados são: 1. Nº RPS/Série: campo que não permite edição, terá o número de registro do RPS. 2. Nº NFS-e: campo que não permite edição, terá o número de registro da NFS-e. 3. Data de emissão: caso o item ainda seja um RPS, este campo (não editável) conterá

a data de emissão deste. Se o RPS já tiver gerado uma NFS-e, esta data será a de emissão da nota.

4. Competência: campo não editável que indicará o mês e ano de competência do item.

5. Vencimento: campo não editável que indicará a data de vencimento do item. 6. Este campo marcará a data e hora da última edição deste idem, assim como o

usuário que a efetuou. Mostrará também a situação em que o item se encontra (item 2.2).

A tela é separa em duas abas, sendo elas a aba com os dados Principais e outra com dados Complementares.

1

2 3 4 5

6

Aba Principal:

Os campos contidos na Aba Principal são: 7. Grid com os dados cadastrais do destinatário. 8. Grid com todos os itens cobrados dentro do RPS / da NFS-e e seus respectivos

valores unitários, quantidade e valor total 9. Valor Bruto do RPS / da NFS-e 10. O valor de desconto feito no valor bruto do RPS / da NFS-e 11. O valor de acréscimo ao valor bruto do RPS / da NFS-e 12. Valor líquido do RPS / da NFS-e

7

8

9

10 11 12

Aba Complementar

Os campos contidos na Aba Complementar são:

13. Valores detalhados da fatura, especificando os descontos, acréscimos e suas devidas descrições

14. Valores dos impostos calculados para a fatura 15. Será marcada hora, data e usuário que alteraram cada uma das situações do item.

2.6. Relatórios

Acessados através do botão ‘Relatórios’ da tela de gerenciamento de NFS-e (item 3 da Figura 1), o sistema permitirá que o usuário tenha dois tipos de relatório: Sintético e Detalhado. O relatório sintético utilizará os mesmos filtros da tela de gerenciamento de NFS-e, e imprimirá as mesmas colunas contidas no grid desta mesma tela. O relatório detalhado conterá os itens encontrados na busca da tela de gerenciamento de NFS-e e seus respectivos detalhes, encontrados através da tela de ‘Detalhes do item’ (item 2.5).

13

15

14

2.7. Unidade de negócio

A unidade de negócio passa a ser um item importante para a geração das NFS-e. A partir de agora, ao menos uma unidade de negócio deve ser cadastrada para cada cidade para a qual são emitidas notas (checar também as regras de quebra de lote no item 2.3) A tela para o cadastro de uma unidade de negócio é encontrada no menu Configuração Unidade de negócio botão Nova unidade (Figura 3). A criação de uma nova unidade de negócio exigirá como campos obrigatórios os itens: Código, Convênio, Nome, Razão Social, Endereço, CEP, UF, Cidade, Bairro, CNPJ e Inscrição municipal, como destacados na figura a seguir.

Figura 3 - Criação de nova unidade de negócio

O campo ‘Ativo’ deverá estar preenchido para que a unidade de negócio possa ser considerada na geração dos lotes. É importante ressaltar que cada lote possuirá RPS apenas de uma unidade de negócio.

Campos obrigatórios, exceto Inscrição estadual.

2.8. Tela de permissões do usuário

Devido aos novos módulos do sistema, será criado o controle para as permissões dos usuários que poderão utilizar estas novas telas. Estas poderão ser gerenciadas na tela encontrada através do menu Configuração Usuários Gerenciar permissões

No grid de módulos será inserido o ‘Gerenciamento de lotes NFS-e’. As permissões associadas a este serão:

Gerar lote

Processar itens

Cancelar RPS

Cancelar NFS-e

3. MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTE DO ESCOPO DE MODELOS NFS-E

PREVISTOS NESTA PROPOSTA

Nome do município Unidade de Federação

João Pessoa Paraíba

4. MANUTENÇÃO (ENVIO DE ARQUIVOS, RECEBIMENTO E LEITURA, ATUALIZAÇÕES)

Para manutenção do serviço de remessa e retorno dos arquivos à Prefeitura, suporte específico a este processo e quaisquer atualizações dos layouts de acordo com a legislação municipal, será adicionado um valor ao valor mensal do EasyDental Enterprise (descrito no item 6.2).

4.1. Este valor mensal do pacote inclui:

Suporte técnico via telefone (help-desk);

Suporte remoto via Internet;

Manutenções corretivas e ajustes no sistema;

Atualizações conforme novas resoluções da Prefeitura.

4.2. O valor mensal do pacote NÃO inclui:

Despesas de deslocamento ida e volta, táxis e despesas de estadia;

Implantação de modelos de Recibo Provisório de Serviço (RPS) / Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-E) de outros municípios que não constem nesta proposta;

Desenvolvimento de adaptações/customizações no sistema - mediante orçamento baseado em horas de desenvolvimento.

5. EXCLUSÕES

Não estão incluídos no escopo e valor do projeto os seguintes itens:

A operadora poderá necessitar a emissão de um Certificado Digital para assinatura digital dos arquivos que serão gerados. O processo de obtenção deste Certificado Digital (incluindo seu valor de aquisição) não está incluído no escopo e valor do projeto e será de responsabilidade e ônus da operadora junto aos órgãos competentes. Para estes casos, é exigido o Certificado Digital tipo A1 padrão ABRASF para que não haja comprometimento no funcionamento do sistema descrito nesta proposta.

O escopo deste projeto contempla apenas Notas Fiscais de Serviço, excluindo notas fiscais de produtos e notas fiscais de remessa.

6. ESTIMATIVA

6.1. Esforço previsto

Atividade Quantidade de municípios Valor (R$)

Desenvolvimento 1 R$ 800,00

Total R$ 800,00

6.2. Pacote manutenção

Descrição Quantidade de municípios Valor mensal unitário (R$)

Manutenção do serviço e eventuais atualizações

1 R$ 180,00

Valor total mensal R$ 180,00

O ‘Valor total mensal’ acima será adicionado ao valor mensal de manutenção do EasyDental Enterprise, no mesmo dia de vencimento.

6.3. Prazos previstos

Validade desta proposta 31/03/2014

Entrega final 10/04/2014

7. TERMO DE ACEITE

Declaro estar ciente de:

Existe uma margem de variação entre -30% e +30% (trinta por cento para mais ou para menos) em relação aos prazos apresentados nesta proposta.

Qualquer alteração no escopo e definições do conteúdo desse documento após esta data está sujeita a uma análise de viabilidade por parte da Easy Software e a um aceite pelo cliente de um novo orçamento.

Cliente: Unidentis

Revisão atual do documento: 00 de 26/03/2014

Responsável no Cliente:

Data:

Assinatura: