1 delvo ferraz da silva sistemas internos. 2 vesÍcula biliar (dan)

39
1 • Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

110 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

1

• Delvo Ferraz da Silva

SISTEMAS INTERNOS

Page 2: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

2

VESÍCULA BILIAR (DAN)

Page 3: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

3

• “Sob a ótica psicológica, a Vesícula Biliar influência a capacidade de tomar decisões” (maciocia 1996)

3

Page 4: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

4

1.1. Estocar e excretar a bileEstocar e excretar a bile2.2. Controlar a decisãoControlar a decisão3.3. Controlar os tendõesControlar os tendões

4

Page 5: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

5

Page 6: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

6

Page 7: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

7

Page 8: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

8

A A VB VB recebe a bile dorecebe a bile do F F, que a mantém pronta para excretar durante a , que a mantém pronta para excretar durante a digestão, quando for necessário (como na medicina ocidental).digestão, quando for necessário (como na medicina ocidental).

O fluxo suave da bile auxilia as funções do O fluxo suave da bile auxilia as funções do EE e do e do BPBP na digestão. na digestão. Qi do Qi do FF estagnado, a bile não flui suavemente= Qi do estagnado, a bile não flui suavemente= Qi do EE não desce não desce

provocando náusea e eructação.provocando náusea e eructação. A A VBVB é o único sistema Yang que armazena um fluido é o único sistema Yang que armazena um fluido ““puropuro”” como a bile, como a bile,

ao invés de substâncias ao invés de substâncias ““impurasimpuras””, como alimentos, líquidos e seus , como alimentos, líquidos e seus decompostos. Não se comunica com o exterior diretamente, como os decompostos. Não se comunica com o exterior diretamente, como os outros sistemas Yang. outros sistemas Yang.

Portanto, pelos parágrafos anteriores, podemos perceber que ela se Portanto, pelos parágrafos anteriores, podemos perceber que ela se assemelha mais a um sistema Yin.assemelha mais a um sistema Yin.

8

Page 9: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

9

O O F F controla a habilidade no planejamento da vida e a controla a habilidade no planejamento da vida e a VB VB controla a capacidade de tomar decisões e julgamentos. controla a capacidade de tomar decisões e julgamentos. Fornece coragem e iniciativa.Fornece coragem e iniciativa.

As duas funções devem estar harmonizadas para que As duas funções devem estar harmonizadas para que possamos planejar e agir adequadamente. possamos planejar e agir adequadamente.

Su Wen diz: Su Wen diz: ““A Vesícula Biliar é como um juiz imparcial A Vesícula Biliar é como um juiz imparcial de quem emana resoluçõesde quem emana resoluções..””(cap. 8). No capítulo 9 ele (cap. 8). No capítulo 9 ele acrescenta: acrescenta: ““Todos os órgãos dependem da tomada de Todos os órgãos dependem da tomada de decisão da VBdecisão da VB””..

Sendo assim, a VB é o órgão que Sendo assim, a VB é o órgão que ““motivamotiva”” todos os outros e todos os outros e pontos da VB podem ser usados para esse propósito. pontos da VB podem ser usados para esse propósito.

9

Page 10: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

10

Função quase idêntica ao do F. A única diferença seria Função quase idêntica ao do F. A única diferença seria que o F nutre os tendões com o seu Sangue, enquanto a que o F nutre os tendões com o seu Sangue, enquanto a VB proporciona Qi para os tendões de maneira que VB proporciona Qi para os tendões de maneira que estes possam ter movimentos e agilidade adequados.estes possam ter movimentos e agilidade adequados.

O ponto de reunião para os tendões está no canal da VB O ponto de reunião para os tendões está no canal da VB = Yanglingquan(VB-34). = Yanglingquan(VB-34).

10

Page 11: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

11

Além de controlar a tomada de decisão, a Além de controlar a tomada de decisão, a VBVB dá ao indivíduo coragem e dá ao indivíduo coragem e iniciativa.iniciativa.

Expressões em chinês: grande V = coragemExpressões em chinês: grande V = coragem

pequena VB = tímido, temeroso.pequena VB = tímido, temeroso. A deficiência da A deficiência da VBVB pode causar indecisão, timidez, perda da coragem ao pode causar indecisão, timidez, perda da coragem ao

menor sinal de adversidade.menor sinal de adversidade. O O RimRim também controla a também controla a ““direçãodireção”” e a vitalidade, a e a vitalidade, a VBVB concede a concede a

capacidade de transformar essa direção e vitalidade em uma ação positiva capacidade de transformar essa direção e vitalidade em uma ação positiva e decisiva.e decisiva.

A A VBVB proporciona coragem para a Mente, governada pelo proporciona coragem para a Mente, governada pelo C C (mãe-filho). (mãe-filho). Tonificar a Tonificar a VBVB é dar sustentação ao é dar sustentação ao CC, nos casos de debilidade da Mente , nos casos de debilidade da Mente proveniente de deficiência do proveniente de deficiência do CC. Por outro lado, a Mente provê clareza e . Por outro lado, a Mente provê clareza e integração para que a decisão não se transforme em descuido.integração para que a decisão não se transforme em descuido.

Por ser Yang, a Por ser Yang, a VBVB dá ao dá ao FF o movimento da Alma Etérea permitindo ao o movimento da Alma Etérea permitindo ao indivíduo planejar, ter sonhos. A deficiência causa depressão. indivíduo planejar, ter sonhos. A deficiência causa depressão.

11

Page 12: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

1212

Page 13: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

1313

Page 14: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

14

Page 15: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

15

Page 16: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

16

Page 17: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

17

Page 18: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

18

TRIPLO AQUECEDOR

Page 19: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

19

O Triplo Aquecedor (TA) é um dos aspectos mais evasivos da Medicina Chinesa e um tema de controvérsias há séculos.

Embora seja oficialmente um dos seis sistemas Yang, sempre se questionou sobre a natureza do TA: se apresentava ou não uma “forma”, ou seja, se de fato é um sistema ou uma função.

Por isso, estudamos mais os seus diferentes aspectos; os quais tornarão suas funções mais nítidas.

19

Page 20: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

20

Sua função é similar às funções dos outros sistemas Yang: recebimento de alimentos e líquidos, digestão e transformação, transporte dos nutrientes e excreção dos detritos (dentro desta visão, ele tem uma forma)

A função dos sistemas Yang é expressa pela palavra chinesa “Tong”, que significa “fazendo as coisas atravessarem” ou “assegurando a passagem”.

Resumidamente: TA libera o Qi Defensivo no Aquecedor Superior,

TA libera o Qi Nutritivo no Aquecedor Médio,

TA libera Fluidos no Aquecedor Inferior.

Page 21: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

21

O TA controla o movimento de vários tipos de Qi em vários níveis de produção e garantindo o escoamento suave. Também controla o transporte e a excreção dos Fluidos do corpo. O transporte e a excreção de Fluidos são intimamente dependentes do transporte e da penetração do Qi.

TA= estágio triplo de passagem e caminho, contribuindo para a produção do Qi Defensivo e Nutritivo.

1. Aquec. Sup.6 Libera Qi defensivo para o P.(O bloqueio pode causar espirros). A transformação dos Fluidos leva a sudorese.

2. Aquec. Médio 6Libera Qi nutritivo p/ todos os sistemas.(O bloqueio pode causar distensão abdominal). A transformação dos Fluidos leva a produção dos Fluidos Estomacais.

3. Aquec. Inferior 6Libera Fluidos p/ a B.(O bloqueio pode causar retenção urinária). A transformação dos Fluidos leva a produção da urina.

21

Page 22: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

22

O TA mobiliza o Qi Original emergindo da região entre os Rins para fazer com que diferencie em várias formas, em distintas partes do corpo e por diferentes funções.

O Qi Original reside no baixo abdome, entre os Rins, dispersa-se para os sistemas Yin e Yang através do TA e depois penetra nos 12 Meridianos e emerge nos pontos Fonte (dentro desta visão, o TA não tem uma forma).

Page 23: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

23

A tripla divisão do organismo consiste:

1.Do diafragma pra cima está o Aquecedor Superior {C, P, CS, garganta e cabeça}.

2.Entre o diafragma e o umbigo está o Aquecedor Médio {E, BP, VB}.

3.Abaixo do umbigo está o Aquecedor Inferior {F, R, ID, IG e B}

Page 24: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

24

Este é o principal processo fisiológico do Aquecedor Superior: distribuição dos Fluidos corpóreos por todo o organismo por meio do P na forma de vapor suave (Este é um dos aspectos da função dispersora do P).

Ling Shu (cap. 30) diz: “O Triplo Aquecedor abre para o exterior, espalha os cinco sabores da essência do alimento penetra a pele, preenche o corpo, umedece a pele e é como uma névoa”.

Page 25: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

25

Os principais processos fisiológicos do Aquecedor Médio consistem naqueles referentes à digestão e transporte dos alimentos e líquidos (amadurecimento e decomposição) extraídos dos mesmos para todo o organismo.

Por esta razão, o Aquecedor Médio é comparado a uma “câmara de maceração” ou “caldeirão efervescente”.

Page 26: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

26

O processo principal do Aquecedor Inferior consiste na separação das essências dos alimentos em partes puras e impuras, com a excreção destas.

De forma especial, o TA elabora a separação da parte pura da impura dos Fluidos e facilita a excreção da urina. Por esta razão, ele é comparado a um “fosso de drenagem”.

Page 27: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

27

Natureza de Fogo ( com o CS): enquanto pertencente ao elemento Fogo, o TA auxilia a Mente (Shen) e Alma Etérea (Hun) a estabelecer relações.

O caráter Fogo do TA significa que este órgão/canal está envolvido em assistir a Mente e a Alma Etérea especialmente para formar e manter relacionamentos.

Page 28: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

28

Embora estejam relacionados dentro dos Cinco Elementos, não há uma relação muito estreita entre estes dois órgãos.

Como canais, eles têm uma relação estreita e simétrica. O TA pertence aos canais Yang, e é a “articulação” entre os Yang Maior e Yang Brilhante. O CS pertence aos canais Yin, sendo também a “articulação” entre os canais Yin Maior e Yin Menor.

Ser a “articulação” implica que estes canais podem conectar os canais Yin e Yang. Ser a “articulação” em um nível psicológico, significa que esses canais são “mediadores” no sentido que podem afetar a capacidade de uma pessoa para se relacionar com outras pessoas e com o mundo externo.

Os canais do TA e do CS são simétricos enquanto o primeiro é o ponto de abertura do Vaso de Conexão Yang e o segundo é o ponto de abertura do Vaso de Conexão Yin.

Page 29: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

29

Page 30: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

30

Page 31: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

31

Page 32: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

32

Page 33: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

33

Page 34: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

34

Page 35: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

35

Page 36: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

36

Page 37: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

37

Page 38: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

38

Page 39: 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

39