1. cuidados antes de instalar e usar - monofrio.com.br · massa de frutas esmagadas. É comandado...

6
SUQUIFICADOR INTEGRAL SI-70 KG PARCERIA MONOFRIO EMBRAPA | PAT. REQUERIDA: BR 10 2016002718-7 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE USO 1. Cuidados antes de instalar e usar - O suquificador pesa cerca de 125 Kg e deve ser transportado e manuseado com cuidado. - Ler atentamente este manual antes de manuseá-lo. - Antes de usar, lavar o suquificador interna e externamente com água limpa e fria. Não limpá-lo com esponja abrasiva ou outro material abrasivo. - Certificar-se que a corrente elétrica da propriedade é de voltagem compatível e que a tomada de alimentação esteja em boas condições. - Manter o equipamento em local fresco, seco, livre de luz solar direta, de sujeira e de objetos que possam ocasionar danos ao mesmo, ao operador e/ou ao desenvolvimento das atividades de suquificação. O local deve ser construído especialmente para a elaboração de suco, segundo as normas construtivas e de higiene previstas em lei. 2. Apresentação e aplicações O sistema foi criado para a elaboração de suco de uva e de outras frutas em pequenas propriedades, com o objetivo de solucionar definitivamente a questão tecnológica da elaboração de suco integral em pequenos volumes. Nos estudos efetuados por ocasião do desenvolvimento do novo sistema, ficou demonstrado que o mesmo apresenta resultados altamente satisfatórios, a saber: produção de suco de melhor qualidade em relação ao suco de panela, em igual ou menor tempo e com menor gasto energético. O conjunto ideal de equipamentos necessários ao sistema de produção de suco integral é composto de desengaçadora/esmagadora manual ou elétrica (para uvas e jabuticabas), suquificador integral, prensa manual, refrigerador horizontal ou câmara fria e engarrafadora manual. Além dos equipamentos citados acima, os seguintes acessórios são também indispensáveis: caixas plásticas para transporte das frutas, tinas, baldes e funil em aço inoxidável, bombonas (para estocagem do suco no freezer horizontal), coador grande, termômetro para a tomada da temperatura do suco, garrafas de vidro (de 0,5 L, 1,0 L ou 1,5 L) com tampas herméticas rosqueáveis. O suquificador é o aparato principal na elaboração de suco natural integral em pequena escala. Funciona por energia elétrica monofásica. Pode ser carregado com até 70 kg de frutas esmagadas. É construído em aço inoxidável AISI 304, com soldas rebaixadas e montado de forma inclinada, sobre estrado de aço tubular e sobre rodas, para facilitar o deslocamento. Possui camisa dupla contendo líquido aquecedor em seu interior. Na parte interna, é constituído por cesto giratório que contém as frutas a serem processadas na elaboração de suco. O referido cesto gira guiado pelo eixo motor e pela base centralizadora, facilitando a homogeneização da

Upload: hanhu

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1. Cuidados antes de instalar e usar - monofrio.com.br · massa de frutas esmagadas. É comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura de aquecimento e da

SUQUIFICADOR INTEGRAL SI-70 KG

PARCERIA MONOFRIO – EMBRAPA | PAT. REQUERIDA: BR 10 2016002718-7

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE USO

1. Cuidados antes de instalar e usar

- O suquificador pesa cerca de 125 Kg e deve ser transportado e manuseado com cuidado.

- Ler atentamente este manual antes de manuseá-lo.

- Antes de usar, lavar o suquificador interna e externamente com água limpa e fria. Não limpá-lo com esponja

abrasiva ou outro material abrasivo.

- Certificar-se que a corrente elétrica da propriedade é de voltagem compatível e que a tomada de

alimentação esteja em boas condições.

- Manter o equipamento em local fresco, seco, livre de luz solar direta, de sujeira e de objetos que possam

ocasionar danos ao mesmo, ao operador e/ou ao desenvolvimento das atividades de suquificação. O local

deve ser construído especialmente para a elaboração de suco, segundo as normas construtivas e de higiene

previstas em lei.

2. Apresentação e aplicações

O sistema foi criado para a elaboração de suco de uva e de outras frutas em pequenas propriedades, com o

objetivo de solucionar definitivamente a questão tecnológica da elaboração de suco integral em pequenos

volumes. Nos estudos efetuados por ocasião do desenvolvimento do novo sistema, ficou demonstrado que o

mesmo apresenta resultados altamente satisfatórios, a saber: produção de suco de melhor qualidade em

relação ao suco de panela, em igual ou menor tempo e com menor gasto energético.

O conjunto ideal de equipamentos necessários ao sistema de produção de suco integral é composto de

desengaçadora/esmagadora manual ou elétrica (para uvas e jabuticabas), suquificador integral, prensa

manual, refrigerador horizontal ou câmara fria e engarrafadora manual.

Além dos equipamentos citados acima, os seguintes acessórios são também indispensáveis: caixas plásticas

para transporte das frutas, tinas, baldes e funil em aço inoxidável, bombonas (para estocagem do suco no

freezer horizontal), coador grande, termômetro para a tomada da temperatura do suco, garrafas de vidro (de

0,5 L, 1,0 L ou 1,5 L) com tampas herméticas rosqueáveis.

O suquificador é o aparato principal na elaboração de suco natural integral em pequena escala. Funciona por

energia elétrica monofásica. Pode ser carregado com até 70 kg de frutas esmagadas. É construído em aço

inoxidável AISI 304, com soldas rebaixadas e montado de forma inclinada, sobre estrado de aço tubular e

sobre rodas, para facilitar o deslocamento. Possui camisa dupla contendo líquido aquecedor em seu interior.

Na parte interna, é constituído por cesto giratório que contém as frutas a serem processadas na elaboração de

suco. O referido cesto gira guiado pelo eixo motor e pela base centralizadora, facilitando a homogeneização da

Page 2: 1. Cuidados antes de instalar e usar - monofrio.com.br · massa de frutas esmagadas. É comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura de aquecimento e da

massa de frutas esmagadas. É comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura de aquecimento e da temporização do sistema agitador, determinando o regime de giro do cesto interno. Possui válvula inferior para retirada do suco.

O suquificador foi projetado para a elaboração de suco integral de uva. Adicionalmente, o mesmo poderá ser usado também na elaboração de suco de outras frutas, respeitadas as especificidades de cada fruta. Testes realizados demonstraram que para a elaboração de suco integral de frutas de polpa dura, como pera, maçã, etc., é necessário triturar as frutas previamente, prensar as polpas trituradas e somente o caldo das frutas é levado ao suquificador para aquecimento. No caso de frutas de polpa mole (ex.: amora, framboesa, morango, mirtilo, etc.), esmaga-se as frutas, colocando-as em seguida no suquificador. O rendimento em suco é mais baixo que aquele obtido para uva, mas a pasta de polpa que permanece é excelente para produção de geléias e outros doces.

3. Cronograma de elaboração de suco integral

A elaboração de suco integral é mencionada abaixo, em ordem cronológica das etapas de elaboração.

- Colheita, transporte e recepção na unidade de processamento das frutas para elaboração do suco, preferencialmente acondicionadas em caixas plásticas.

- Para a operação do sistema, as frutas esmagadas são colocadas com o caldo no tambor giratório interno do suquificador (se for uva, tem que ser desgranada e esmagada; frutas de polpa dura, como pêssego, maçã, pera, etc., devem ser previamente trituradas em uma despolpadora e a massa triturada é em seguida prensada e somente o suco é colocado no suquificador, para pasteurização e envase). Jabuticabas devem ser previamente esmagadas.

- Garantir que o tanque interno e o cesto do suquificador integral tenham sido lavados de forma apropriada, segundo as normas de higiene previstas em lei.

- Posicionar o suquificador em local apropriado para o trabalho e próximo do ponto de abastecimento de energia elétrica, utilizando o cabo elétrico fornecido junto com a máquina, evitando o uso de extensões.

- Com a tampa aberta do suquificador, montar o cesto giratório no interior do casco encaixando na base centralizadora localizada no fundo do tanque interno.

- Conferir se a válvula de drenagem de suco localizada na parte inferior do suquificador está fechada.

- Proceder a pesagem das frutas, esmagá-las (conforme a particularidade de cada fruta, como explicado acima) e encher o cesto giratório interno do suquificador.

- Após a carga, girar o cesto interno p/ posição de encaixe alinhando com o eixo do agitador fixado na tampa da máquina.

- Fechar a tampa do suquificador de modo que o sistema de encaixe do eixo com o cesto interno fique adequado e a tampa esteja nivelada a base do tanque inferior. Com a tampa posicionada, engatar o fecho de pressão localizado na parte frontal.

Page 3: 1. Cuidados antes de instalar e usar - monofrio.com.br · massa de frutas esmagadas. É comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura de aquecimento e da

- Com a máquina carregada e devidamente fechada, acionar o equipamento junto ao quadro elétrico localizado na traseira do suquificador.

- No controlador eletrônico de temperatura e tempo devem ser ajustados os padrões de elaboração do suco que fica a cargo de cada produtor. Os testes efetuados para a validação do sistema demonstraram o seguinte padrão geral de funcionamento: temperatura de aquecimento do líquido aquecedor (120°C) e temporização do agitador ao longo do processo: girar durante um minuto e permanecer parado durante dois minutos. Com esses parâmetros, o tempo total da operação varia de 50 a 70 minutos, quando o suco no interior do suquificado girá a temperatura entre 65 e 75°C.

- Para ligar o suquificador, girar as chaves seletoras (Agitador e Aquecedor) da posição (0) para a posição (AUT). Assim, a máquina irá trabalhar conforme os parâmetros de temperatura e temporização do agitador previamente ajustados.

- A temperatura que é lida no controlador, refere-se a temperatura do fluido aquecedor. Para verificação da temperatura do suco sugere-se que após 40 minutos de processo se re uma amostra de suco através da válvula inferior e faça-se a medição externa com termômetro. Repe esta medição a cada 5 minutos até que o suco a nja a temperatura final desejada, determinando assim o tempo de ciclo para as próximas bateladas.

- Após o suco ngir a temperatura desejada, desligar a máquina girando as chaves seletoras p/ a posição (0). Confirmar se a máquina parou.

- Coletar o suco através da válvula inferior em recipiente adequado ao processo. Após a drenagem de todo o suco, fechar a válvula de coleta inferior.

- Abrir a tampa superior do suquificador destravando o fecho de pressão, u izando o puxador tubular frontal, sempre tendo o cuidado com as sup es quentes da máquina. Travar a tampa na posição aberta.

- Com o uso das duas alças de suspensão, encaixar no cesto giratório interno para -lo juntamente com a parte sólida da fruta. Proceder de modo cuidadoso, uma vez que o mesmo estará ainda quente.

- Re ar as partes sólidas da fruta do interior do cesto giratório para processo de prensagem ou outra forma de aproveitamento da massa da fruta.

- Lavar com água fria o cesto giratório e o interior do tanque interno, deixando a água escorrer completamente e preparando para a próxima batelada. Se a batelada seguinte for da mesma fruta, essa etapa pode ser dispensada. Neste caso, lavar apenas quando parar.

- Ao longo de todo processo, cuidar para não encostar nas sup ies quentes da máquina, principalmente na tampa superior.

4. Pasteurização u• •••izando o suqui• •cador

- Para a pasteurização (simples aquecimento) de suco de uva já ob do, ou qualquer outro suco que seja colocado no suquificador para aquecimento pré-envase, sugere-se regular o movimento do tambor interno em dois minutos em movimento e um minuto de parada;

Pasteurização utilizando o suqui�cador

Page 4: 1. Cuidados antes de instalar e usar - monofrio.com.br · massa de frutas esmagadas. É comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura de aquecimento e da

- Com o suquificador devidamente limpo e higienizado, o tambor giratório interno montado, a válvula de

coleta inferior fechada.

- Carregar com suco até o nível adequado, em torno de 70 kg de suco.

- Fechar a tampa superior adequadamente, cuidar o encaixe do sistema eixo agitador e cesto interno.

- Ajustar os parâmetros de temperatura e tempo de agitação.

- Com a máquina carregada e devidamente fechada, acionar o equipamento junto ao quadro elétrico

localizado na traseira do suquificador.

- Para ligar o suquificador, girar as chaves seletoras (Agitador e Aquecedor) da posição (0) para a posição

(AUT). Assim, a máquina irá trabalhar conforme os parâmetros de temperatura e temporização do agitador

previamente ajustados.

- A temperatura que é lida no controlador refere-se a temperatura do fluido aquecedor. Para verificação da

temperatura do suco, sugere-se após 40 minutos de processo retirar uma amostra de suco através da válvula

inferior e fazer a medição externa com termômetro. Repetir esta medição a cada 5 minutos até que o suco

atinja a temperatura final desejada.

- Coletar o suco através da válvula de coleta inferior em recipiente adequado ao processo. Após a drenagem

de todo o suco, fechar a válvula de coleta inferior.

- Abrir a tampa superior do suquificador, destravando o fecho de pressão, utilizando o puxador tubular frontal,

sempre tendo o cuidado com as superfícies quentes da máquina. Travar a tampa na posição aberta.

5. Painel de Comando Elétrico

- Chave seletora 3P (AGITADOR) – posição (0): agitador desligado;

- Chave seletora 3P (AGITADOR) – posição (MAN): agitador ligado manualmente;

- Chave seletora 3P (AGITADOR) – posição (AUT): agitador ligado pela temporização cíclica;

- Chave seletora 3P (AQUECEDOR) – posição (0): aquecimento desligado;

- Chave seletora 3P (AQUECEDOR) – posição (MAN): aquecimento ligado manualmente;

- Chave seletora 3P (AQUECEDOR) – posição (AUT): aquecimento ligado pelo controlador digital;

- Sinaleiros luminosos (verde) instalados abaixo das chaves seletoras indicam quando estão acionados o

aquecedor e o agitador.

- Termostato de segurança: instalado internamente ao quadro elétrico, ajustado em 150°C, serve para evitar

superaquecimento do fluido aquecedor em caso de falha no controle eletrônico de temperatura.

6. Controlador Digital MT543RI-PLUS V.04

Page 5: 1. Cuidados antes de instalar e usar - monofrio.com.br · massa de frutas esmagadas. É comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura de aquecimento e da

Controlador de temperatura e tempo eletrônico MT543RI-PLUS V.04: sendo que SP1 controla o aquecimento e

as funções F24 e F25 controlam os tempos de ligado e desligado do agitador.

6.1 - Ajuste da temperatura de controle do fluido aquecedor (SP1):

- Pressionar (SET) por 2 segundos até aparecer (SEt), soltando em seguida. Aparecerá (SP1) e a temperatura

ajustada para o 1° estágio.

- Utilizar as teclas (˄) e (˅) para modificar o valor e, em seguida, pressionar (SET).

- O ajuste (SP2) não está sendo utilizado. Manter em 50°C.

6.2 – Ajuste dos tempos de ligado e desligado do agitador:

- Acessar a função F01, pressionando simultaneamente as teclas (˄) e (˅) por 2 segundos até aparecer (Fun),

soltando em seguida. Logo aparecerá (F01) e então pressionar (SET), toque curto.

- Utilizar as teclas (˄) e (˅) para entrar com o código de acesso (123) e, quando pronto, pressionar (SET).

- Utilizar as teclas (˄) e (˅) para acessar a função F24 (tempo de agitador ligado).

- Após selecionar a função, pressionar (SET) em toque curto para visualizar o valor configurado para aquela

função.

- Utilizar as teclas (˄) e (˅) para alterar o valor e, quando pronto, pressionar (SET) para memorizar o valor

configurado e retornar ao menu de funções.

- Utilizar as teclas (˄) e (˅) para acessar a função F25 (tempo de agitador desligado).

- Após selecionar a função, pressionar (SET) em toque curto para visualizar o valor configurado para aquela

função.

- Utilizar as teclas (˄) e (˅) para alterar o valor e, quando pronto, pressionar (SET) para memorizar o valor

configurado e retornar ao menu de funções.

- Para sair do menu e retornar à operação normal (indicação da temperatura) pressionar (SET) com toque

longo até aparecer (- - -).

- Caso o controlador de temperatura eletrônico registrar uma leitura 10°C acima do ajustado no SP1

(temperatura de trabalho do fluido aquecedor) será acionado um alarme sonoro (buzzer) por 10 segundos de

forma intermitente. Os parâmetros de funcionamento do buzzer estão ajustados conforme as funções F27 a

F33.

Segue abaixo tabela de parâmetros ajustados no controlador de temperatura e tempo eletrônico MT543RI-

PLUS V.04

Função Descrição Mínimo Máximo Unidade HBSR

F01 Código de Acesso: 123 - - - 123 F02 Deslocamento de indicação (ofset) -50 50 °C 0 F03 Modo de operação do 1º estágio 0 1 XXX 1 F04 Mínimo setpoint permitido ao usuário SP1 -99 300 °C 50

Page 6: 1. Cuidados antes de instalar e usar - monofrio.com.br · massa de frutas esmagadas. É comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura de aquecimento e da

F05 Máximo setpoint permitido ao usuário SP1 -99 300 °C 130 F06 Diferencial de controle do 1º estágio 1 40 °C 2,0 F07 Retardo p/ ligar a saída do 1º estágio 0 999 Seg. 0 F08 Modo de operação do 2º estágio 0 4 XXX 1 F09 Mínimo setpoint permitido ao usuário SP2 -99 300 °C 50 F10 Máximo setpoint permitido ao usuário SP2 -99 300 °C 130 F11 Diferencial de controle do 2º estágio 1 40 °C 2,0 F12 Retardo p/ ligar a saída do 2º estágio 0 999 Seg. 0 F13 Tempo de inibição do alarme ao ligar 0 999 Min. 0 F14 Tempo de reativação do alarme qdo inibido Aut 999 Min. Aut F15 Tempo de alarme ligado 0 999 Seg. 0 F16 Tempo de alarme desligado 0 999 Seg. 0 F17 Modo de operação do 3º estágio 0 2 XXX 2 F18 Mínimo setpoint permitido ao usuário SP3 -99 300 °C 50 F19 Máximo setpoint permitido ao usuário SP3 -99 300 °C 130 F20 Diferencial de controle do 3º estágio 1 40 °C 2,0 F21 Retardo p/ ligar a saída do 3º estágio 0 999 Seg. 0 F22 Base de tempo do timer cíclico 3º estágio 0 1 XXX 1 F23 Tempo p/ativação do timer cíclico 0 999 Seg. 0 F24 Tempo de timer cíclico ligado 0 999 Min. 1 F25 Tempo de timer cíclico desligado 0 999 Min. 2 F26 Modo de operação do timer cíclico 0 4 XXX 0 F27 Modo de operação do buzzer 0 2 XXX 2 F28 Ponto de atuação do buzzer (inferior) -99 300 °C 130 F29 Ponto de atuação do buzzer (superior) -99 300 °C 10 F30 Tempo de buzzer ligado 0 999 Seg. 10 F31 Tempo de buzzer desligado 0 999 Seg. 10 F32 Tempo de inibição do buzzer ao ligar 0 999 Min. 0 F33 Tempo de reativação do buzzer qdo inibido Aut 999 Min. Aut F34 Intensidade do filtro digital 0 9 XXX 0 F35 Endereço do equipamento na rede RS-485 1 247 XXX 1

OBS: segue em anexo manual completo do controlador MT543RI-PLUS V.04

7. Dados Técnicos do Equipamento

- Modelo: SI-70 KG - Tensão elétrica: 220 V – monofásico - Potência Total: 3,2 kW - Capacidade de aquecimento: 3.000 W - Fluido Aquecedor: óleo vegetal - Peso (vazio): 125 kg