1 analise de mercados internacionais

2

Click here to load reader

Upload: closure-systems-international

Post on 08-Apr-2017

92 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 analise de mercados internacionais

Analise de mercados internacionais

O Chile é, o segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, o país da América do Sul mais bem qualificado no quesito infraestrutura, e por isso tem sido pioneiro em projetos nessa área: seus contratos do tipo “construir, operar e transferir”, começaram na década de 90 e permitem que empresas construam e financiem um projeto particular de infraestrutura e que coletem taxas de uso por até 30 anos (Depois a obra em questão torna-se propriedade do Estado.)

A moderna infraestrutura de transportes e telecomunicações, logística avançada, setor bancário eficiente e internacionalmente competitivo, alta penetração de computadores e internet além da excelente qualidade de vida são pontos chaves do país e são bastante valorizados pelos investidores estrangeiros.

A economia chilena é reputada por estar entre as mais estáveis e abertas da América Latina, além de ser conhecida internacionalmente como uma das mais sólidas da América, suas exportações se concentram em matéria prima e recursos naturais processados, essencialmente minerais. Consciente da dependência das vendas externas de cobre, principal mineral exportado, o governo chileno tem procurado estimular o desenvolvimento de outras atividades e bens destinados ao mercado internacional. Apesar de, em termos absolutos, o PIB chileno ser apenas o 5° da América do sul, em termos de per capta, é o maior do subcontinente, informação relevante para o exportador de serviços de alto valor agregado ou para o empresário focado no público de alto poder aquisitivo que almeja estabelecer comercial direta no país.

O PIB chileno é o 44° maior do mundo a respeito de paridade do poder de compra da moeda local referente ao dólar - critério relevante para a empresa que venha a se estabelecer no país. De fato, o PIB calculado por esse critério denota a dimensão do mercado local com os consumidores adquirindo bens e serviços na moeda local. Verifica-se a posição relativa do PIB chileno quando comparado a outros países da região, quando a moeda local é referenciada ao dólar pelo câmbio oficial, adotando-se esse critério PIB do país é o 47° maior do mundo, fator relevante para a empresa que venha exportar par ao país. O PIB calculado por esse critério denota a dimensão do mercado local com os consumidores, adquirindo bens e serviços segundo seu poder aquisitivo em dólar. Em outras palavras, denota a capacidade do país de operar no comércio internacional como importador. Importante frisar que o PIB per capta chileno é o maior entre os países sul americanos, consideravelmente acima do PIB per capta brasileiro(Chile; 14.529 e Brasil;10.466).

O Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial classifica o Chile na 30ª posição, entre a china e a República Tcheca (para efeitos comparativos, o Brasil ocupa a 56ª posição, entre Costa Rica e Maurício). Quando falamos da

Page 2: 1 analise de mercados internacionais

competitividade da economia chilena , segundo os parâmetros do Fórum Econômico mundial, destacam-se como pontos positivos: a transparência do governo, a qualidade das estradas e da infraestrutura área, qualidade da educação e a sofisticação do mercado financeiro.Essas características evidenciam a segurança do investimento e boas condições para o crescimento da economia.