09826915 fix aulas 09 e 10 - fitormônios, movimentos ... · a auxina (aia) e o etileno, hormônio...

1
BIOLOGIA IV AULAS 09 E 10: FITORMÔNIOS, MOVIMENTOS VEGETAIS E FOTOPERIODISMO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ANUAL VOLUME 2 OSG.: 098269/15 01. O hormônio gasoso etileno é responsável pelo amadurecimento dos frutos das plantas angiospermas. Resposta: D 02. A floração simultânea de diversas espécies de plantas na primavera ocorre devido ao fotoperiodismo desses vegetais. Resposta: D 03. [II] Falsa. O gás referido no texto é o etileno. [IV] Falsa. Frutos são estruturas exclusivas de angiospermas. Resposta: B 04. A auxina (AIA) e o etileno, hormônio gasoso, estão relacionados à abscisão (queda) de folhas, flores e frutos nos vegetais, dependendo da época do ano e de suas concentrações relativas entre essas estruturas e às quais estão fixadas, como caule e ramos. Resposta: B 05. As divisões celulares mitóticas são responsáveis pelo aumento do número de células durante o crescimento vegetal. A expressão diferencial dos genes garante a especialização das células dos diversos tecidos das plantas. Resposta: E 06. A aplicação artificial de auxinas sintéticas em plantações produz resultados favoráveis porque esses hormônios podem induzir o desenvolvimento de frutos em ovários não fecundados, produzindo os frutos partenocárpicos sem sementes. Resposta: C 07. O fotoperiodismo é a resposta das plantas a mudanças sazonais, como o comprimento do dia e da noite, provocando mudanças como a queda de folhas no outono e o início da floração em plantas fotoperiódicas. Resposta: C 08. O gráfico mostra que a espécie A é mais apta no tocante à germinação de suas sementes após a queimada. A germinação das sementes da espécie B é favorecida durante os meses mais chuvosos do ano no cerrado brasileiro. Resposta: D 09. As sementes de plantas espermatófitas apresentam o estado de dormência para que possam germinar em condições ideais de umidade, temperatura e luminosidade. Resposta: E 10. O etileno é um hormônio gasoso liberado durante o processo de amadurecimento dos frutos. Plantas geneticamente modificadas podem ter a produção do etileno bloqueada e, consequentemente, amadurecerão mais tarde. Resposta: A João Guilherme: 10/11/2015 – Rev.: AK 09826915-fix-aulas 09 e 10 - Fitormônios, Movimentos Vegetais e Fotoperiodismo

Upload: hanhan

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 09826915 fix Aulas 09 e 10 - Fitormônios, Movimentos ... · A auxina (AIA) e o etileno, hormônio gasoso, estão relacionados à abscisão (queda) de folhas, fl ores e frutos nos

BIOLOGIA IVAULAS 09 E 10:

FITORMÔNIOS, MOVIMENTOS VEGETAIS E FOTOPERIODISMO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃOANUAL

VOLUME 2

OSG.: 098269/15

01. O hormônio gasoso etileno é responsável pelo amadurecimento dos frutos das plantas angiospermas.

Resposta: D

02. A fl oração simultânea de diversas espécies de plantas na primavera ocorre devido ao fotoperiodismo desses vegetais.

Resposta: D

03.

[II] Falsa. O gás referido no texto é o etileno. [IV] Falsa. Frutos são estruturas exclusivas de angiospermas.

Resposta: B

04. A auxina (AIA) e o etileno, hormônio gasoso, estão relacionados à abscisão (queda) de folhas, fl ores e frutos nos vegetais, dependendo da época do ano e de suas concentrações relativas entre essas estruturas e às quais estão fi xadas, como caule e ramos.

Resposta: B

05. As divisões celulares mitóticas são responsáveis pelo aumento do número de células durante o crescimento vegetal.A expressão diferencial dos genes garante a especialização das células dos diversos tecidos das plantas.

Resposta: E

06. A aplicação artifi cial de auxinas sintéticas em plantações produz resultados favoráveis porque esses hormônios podem induzir o desenvolvimento de frutos em ovários não fecundados, produzindo os frutos partenocárpicos sem sementes.

Resposta: C

07. O fotoperiodismo é a resposta das plantas a mudanças sazonais, como o comprimento do dia e da noite, provocando mudanças como a queda de folhas no outono e o início da fl oração em plantas fotoperiódicas.

Resposta: C

08. O gráfi co mostra que a espécie A é mais apta no tocante à germinação de suas sementes após a queimada. A germinação das sementes da espécie B é favorecida durante os meses mais chuvosos do ano no cerrado brasileiro.

Resposta: D

09. As sementes de plantas espermatófi tas apresentam o estado de dormência para que possam germinar em condições ideais de umidade, temperatura e luminosidade.

Resposta: E

10. O etileno é um hormônio gasoso liberado durante o processo de amadurecimento dos frutos. Plantas geneticamente modifi cadas podem ter a produção do etileno bloqueada e, consequentemente, amadurecerão mais tarde.

Resposta: A

João Guilherme: 10/11/2015 – Rev.: AK09826915-fi x-aulas 09 e 10 - Fitormônios, Movimentos Vegetais e Fotoperiodismo