09465315 - fix aula 09 - polaridade e forças intermoleculares · quÍmica iv aula 09: polaridade e...

1
QUÍMICA IV AULA 09: POLARIDADE E FORÇAS INTERMOLECULARES EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SEMESTRAL VOLUME 3 OSG.: 094653/15 01. Teremos: A amônia é solúvel em água. O tetracloreto de carbono é pouco solúvel em água. Resposta: D 02. Metano, CH 4 : substância composta em que C e H (ametais) estão unidos por ligações covalentes polares. Oxigênio, O 2 : substância simples em que O (ametal) está unido por ligações covalentes apolares a outro O. H H H HC OO metano oxigênio Resposta: B 03. O átomo de Hidrogênio (densidade de carga parcial positiva) de uma molécula de HF é fortemente atraído pelo átomo de Flúor (densidade de carga parcial negativa) através de uma interação intermolecular do tipo ligação de hidrogênio (um caso especial de dipolo-dipolo). Essa interação é mais acentuada pela grande diferença de eletronegatividade dos elementos citados anteriormente, pois o Flúor é o elemento mais eletronegativo. Pelo fato desta interação ser bem mais forte que um dipolo comum, é preciso uma maior quantidade de calor para separar essas moléculas, ocasionando um maior ponto de ebulição. Resposta: D 04. O laurato de sacarose possui grupos hidrofólicos (fazem ligação ou ponte de hidrogênio) que são solúveis em água e grupos lipofílicos (fazem dipolo-induzido) que são solúveis em óleo ou gordura. Resposta: D 05. Os surfactantes diminuem a tensão superficial da água, pois são compostos formados por duas regiões distintas. Uma lipofílica que atrai moléculas apolares e uma hidrofílica, que atrai moléculas polares. Resposta: C Vicentina – Rev.: JA 09465315-fix-Aula 09 - Polaridade e Forças Intermoleculares

Upload: vannhan

Post on 13-Feb-2019

237 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

QUÍMICA IVAULA 09: POLARIDADE E FORÇAS

INTERMOLECULARES

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SEMESTRAL

VOLUME 3

OSG.: 094653/15

01. Teremos:

A amônia é solúvel em água. O tetracloreto de carbono é pouco solúvel em água.

Resposta: D

02. Metano, CH4: substância composta em que C e H (ametais) estão unidos por ligações covalentes polares.

Oxigênio, O2: substância simples em que O (ametal) está unido por ligações covalentes apolares a outro O.

H

HHH C O O

metano oxigênio

Resposta: B

03. O átomo de Hidrogênio (densidade de carga parcial positiva) de uma molécula de HF é fortemente atraído pelo átomo de Flúor (densidade de carga parcial negativa) através de uma interação intermolecular do tipo ligação de hidrogênio (um caso especial de dipolo-dipolo). Essa interação é mais acentuada pela grande diferença de eletronegatividade dos elementos citados anteriormente, pois o Flúor é o elemento mais eletronegativo. Pelo fato desta interação ser bem mais forte que um dipolo comum, é preciso uma maior quantidade de calor para separar essas moléculas, ocasionando um maior ponto de ebulição.

Resposta: D

04. O laurato de sacarose possui grupos hidrofólicos (fazem ligação ou ponte de hidrogênio) que são solúveis em água e grupos lipofílicos (fazem dipolo-induzido) que são solúveis em óleo ou gordura.

Resposta: D

05. Os surfactantes diminuem a tensão superfi cial da água, pois são compostos formados por duas regiões distintas. Uma lipofílica que atrai moléculas apolares e uma hidrofílica, que atrai moléculas polares.

Resposta: C

Vicentina – Rev.: JA09465315-fi x-Aula 09 - Polaridade e Forças Intermoleculares