08 géneros da fotografia - fotografia de paisagem natural

11
Géneros da fotografia: fotografia de paisagem A fotografia de natureza é um amplo tema fotográfico que visa representar fenómenos ou agentes naturais (plantas, animais, paisagens, fenómenos meteorológicos, pequenos pormenores, entre outros). Dicas para fotografia de paisagem 1 - Uso de tripé Por norma, na fotografia de Paisagem Natural utiliza-se valores de ISO baixo (exº ISO 100, para se obter o menor ruído possível) conjugados com aberturas pequenas (exº f/22, para se obter a maior profundidade de campo). Como os ISO’s baixos são pouco sensíveis à luz e uma abertura pequena significa que o diafragma da objectiva está mais fechado, então será necessário um tempo de exposição mais longo para a fotografia ficar exposta correctamente. Nesse sentido, um tripé robusto é uma ferramenta essencial para nos garantir que a câmara fica completamente estática durante a exposição.

Upload: prof-isabel-martins

Post on 28-Dec-2015

81 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

Géneros da fotografia: fotografia de paisagem

A fotografia de natureza é um amplo tema fotográfico que visa representar fenómenos ou agentes naturais (plantas, animais, paisagens, fenómenos meteorológicos, pequenos pormenores, entre outros).

Dicas para fotografia de paisagem

1 - Uso de tripé

Por norma, na fotografia de Paisagem Natural utiliza-se valores de ISO baixo (exº ISO 100, para se obter o menor ruído possível) conjugados com aberturas pequenas (exº f/22, para se obter a maior profundidade de campo). Como os ISO’s baixos são pouco sensíveis à luz e uma abertura pequena significa que o diafragma da objectiva está mais fechado, então será necessário um tempo de exposição mais longo para a fotografia ficar exposta correctamente. Nesse sentido, um tripé robusto é uma ferramenta essencial para nos garantir que a câmara fica completamente estática durante a exposição.

Page 2: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

2 - Uso do cabo disparador

Outro acessório essencial e que deverá ser utilizado em simultâneo com o tripé, é o cabo disparador que permite accionar o obturador sem termos contacto directo com a câmara através das nossas mãos. Nesse sentido as fotografias não ficam “tremidas” sempre que é necessário um tempo de exposição longo. Se não possui este acessório poderá sempre optar por utilizar o temporizador da sua câmara e evitar a trepidação causada pelo contacto manual com a câmara, mas há que ter em conta que esta será apenas uma solução de recurso. Veja-se o exemplo: se quisermos captar um momento numa fracção de segundo ou disparar no modo continuo, ainda que com velocidades lentas, só será possível através da utilização de um cabo disparador.

3 - Uso de filtros

A partir do momento que comecei a utilizar filtros fotográficos as minhas fotografias ganharam uma nova dimensão, desde aí que não prescindo deles e na minha mochila acompanham-me sempre os seguintes exemplares:

Filtro Polarizador Circular

Elimina reflexos de superfícies não metálicas proporcionando cores mais intensas e maior contraste. É extremamente útil para acentuar o azul do céu, intensificar as cores da vegetação e revelar elementos que se encontram debaixo de água.

Filtro de Densidade Neutra

Page 3: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

Filtro cinzento igualmente opaco a todas as cores do espectro e que, portanto, não afecta as cores finais da imagem. Utilizo quando pretendo aumentar o tempo de exposição e captar o movimento da água ou nuvens.

Filtro Graduado de Densidade Neutra

Serve para equilibrar as diferenças de luz existentes entre o que está acima e abaixo da linha do horizonte, uma vez que por norma existe sempre mais luz no céu. Na parte superior o filtro é cinzento e opaco enquanto que na parte inferior é totalmente transparente.

4 - Uso de objetiva grande angular

Há quem diga que fotografia de natureza é sinónimo de grande angular, se por um lado os filtros permitem um aumento de criatividade a inclusão de uma grande angular na nossa lista de equipamento permite a entrada numa nova dimensão. Estas objectivas apresentam um grande campo de visão e oferecem ao fotógrafo perspectivas de visão únicas.

Page 4: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

5 - Composição / Regra dos Terços

De nada adianta ter conhecimentos técnicos se na hora de compor uma imagem não tivermos um cuidado especial. A regra dos terços é uma maneira simples e um bom ponto de partida para se conseguir uma composição equilibrada, para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em nove quadrados, traçando duas linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar.

6 - Meteorologia

Na preparação de uma saída fotográfica para o exterior, devemos atempadamente consultar as previsões meteorológicas em sites da especialidade. Para um fotógrafo de paisagem natural não há nada pior do que um dia de céu limpo. A regra é “mau tempo = bom tempo para fotografar”, por isso se as previsões anunciam nuvens e possibilidade de chuva, prepare a mochila e vá fotografar, as possibilidades de captar momentos dramáticos, luz de transição e até um arco-iris serão muito maiores.

Page 5: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

7 - Golden Hour

Mais de 90% das minhas imagens são captadas nos momentos imediatamente antes e a seguir ao nascer e por do sol. Durante estes dois períodos do dia o sol está posicionado num ângulo baixo, a luz rasante e dourada cria longas sombras horizontais que conferem profundidade ás imagens e em simultâneo as texturas dos elementos são reveladas. Realizar uma sessão fotográfica ao pôr do sol é fácil para qualquer fotógrafo, devemos chegar com alguma antecedência e “bater” a zona à procura de potenciais enquadramentos para fotografar na hora mágica. Já a fotografia ao nascer do sol, exige um planeamento mais elaborado: teremos de ter estudado previamente o local a fotografar, ter força suficiente para sair da cama quando o despertador toca (no Verão o sol nasce bastante cedo, por isso é perfeitamente comum acordar as 04:00 AM) fazer o percurso ainda na escuridão da noite e encontrar o local previamente escolhido para estarmos prontos no momento em que os primeiros raios de luz iluminam o spot escolhido.

LINHAS Cansou de landscapes com o horizonte retinho ao fundo, mas não gostaria de arriscar estragar as fotos que podem ser a única lembrança daquelas férias tão gostosas? Invista nas linhas. Elas podem ser muito úteis quando o objetivo é direcionar a atenção do espectador para algum ponto específico da foto. Não é necessário que sejam linhas retas e perfeitas: pode ser o traçado de uma estrada, as árvores no horizonte, uma cerca ou um rio. Você pode tanto usar uma linha de forma parcial (como uma estrada que conduz até a gruta que é o assunto principal da sua foto), ou fazer com que a linha atravesse a imagem de um lado até outro, formando uma diagonal (como no caso abaixo).

Page 6: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

Se a idéia é transmitir vivacidade, as linhas são a aposta mais segura: a imagem passará sensação de movimento para quem a estiver observando. Você pode utilizar mais de uma linha na composição da cena, ou registrar uma intersecção (como um rio que é cortado por uma cerca lá adiante); mas é preciso ter em mente que um emaranhado de linhas pode levar ao efeito contrário e criar uma confusão visual.

Observe a imagem acima: logo de cara fica evidente que o assunto principal da foto é o rochedo. Tanto à esquerda quanto à direita das rochas estão presentes linhas que conduzem o olhar diretamente para lá. Olhando ainda mais atentamente dá para perceber qual é o grande feito de quem a registrou: tanto o mar quanto o céu ou a areia em primeiro plano poderiam ter desviado a atenção, mas ao invés disso nosso olhar é conduzido imediatamente ao rochedo.

Page 7: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

FORMAS GEOMÉTRICAS Ao posicionar os elementos mais interessantes da cena nos cantos de alguma forma geométrica, você estará criando uma composição balanceada. A forma mais comum e fácil de utilizar é o triângulo: escolha três pontos que você queira destacar e ajuste o enquadramento de modo que cada um deles fique em um dos lados do triângulo (o assunto principal pode ficar mais ao centro, se preferir).

Também é possível fazer uso de outras formas, como quadrados e retângulos (use a imaginação!). Esta não é uma dica que pode ser empregada em qualquer landscape, mas quando você a usar perceberá que a atenção será direcionada imediatamente para o assunto principal da foto. SILHUETAS Chegou a hora mágica (aqueles momentos do dia em que as cores ficam lindas, o amanhecer e o entardecer), você está com a câmera em mãos mas não está bem posicionado e o tempo é curto. Quer saber de outra aposta garantida para um momento como esse? Silhuetas. Se você estiver com algum amigo, peça para ele ir andando em direção ao sol nascente ou poente; fique um pouco atrás e fotografe a silhueta dele contra o céu multicolorido.

Page 8: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

Quando estiver sozinho, você pode fotografar outras silhuetas: uma árvore, as montanhas ao longe, os pássaros alçando vôo. O que importa aqui é testar ângulos diferentes e tentar realçar as silhuetas contra o céu.

EMOLDURANDO Eis outra dica para quando não se tem tempo para procurar e ajeitar pontos de interesse para destacar na foto: molduras. É um tanto mais simples e surtirá um efeito interessante, pois o assunto principal ficará evidente. Você pode escolher o espaço entre o tronco de duas árvores, uma encosta, uma ponte... praticamente qualquer coisa que possa servir como uma espécie de moldura para a cena.

O toque final

Existem dois ajustes que podem fazer toda a diferença em uma fotografia de paisagem: as cores seletivas e os níveis. Neste artigo nós falamos um pouco sobre as duas ferramentas, porém existem muitas possibilidades que podem ser exploradas além do que foi comentado, principalmente no ajuste de cores.

Page 9: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

Ferramenta de cores seletivas (Fonte da imagem: Baixaki)

Abra a imagem no Photoshop e vá em Image > Adjustments > Selective Colors. Essa ferramenta é ótima, pois ela mexe separadamente com cada canal de cores da foto. Isto é, você tem muito mais controle sobre cada parte da imagem, sem precisar alterar a sua coloração por inteiro.

Escolha um canal entre os nove disponíveis: “Reds” (vermelhos), “Yellows” (amarelos), “Greens” (verdes), “Cyans” (cianos, os azuis mais claros), “Blues” (azuis mais escuros e fechados), “Magentas” (tons de rosa), “Whites” (brancos, as áreas claras da foto), “Neutrals” (tons neutros) e “Blacks” (pretos, as áreas mais escuras da foto).

Os seis primeiros canais mexem apenas nas partes da foto que contêm as suas cores. Você pode então balancear cada tom, adicionando mais amarelo ou ciano, ou retirando esses tons, por exemplo. Brinque um pouco com a ferramenta para entender como a alteração tem efeito. Resumidamente, funciona assim: cada canal de cor da foto possui em si todas as outras cores e cabe a você escolher a quantidade de cada uma dessas cores em cada canal.

Page 10: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

Editar as cores seletivas já valoriza bastante a imagem

Já os três últimos canais devem ser alterados com muito cuidado, pois eles mexem em toda a imagem. Os brancos são as partes claras da imagem, os neutros são os tons médios e os pretos são as sombras. Nesses três canais, procure alterar apenas o último controle deslizante, “Blacks” (sem confundir com o canal “Blacks”, controle de mesmo nome), para escurecer ou clarear a foto. É algo parecido com o ajuste de níveis, porém mais focado nas cores e não na iluminação.

Se ainda for preciso, abra o controle de níveis (“Levels”) pressionando Ctrl + L no teclado e faça os demais ajustes que forem necessários. Em imagens de paisagem, na maior parte dos casos, esses dois ajustes já são suficientes. Existem casos, no entanto, nos quais você ainda pode usar a ferramenta de corte (“Crop”) para recortar a imagem, enquadrando novamente a paisagem, como é possível ver na imagem a seguir:

Page 11: 08 Géneros Da Fotografia - Fotografia de Paisagem Natural

A edição e o crop podem valorizar a sua fotografia de paisagem (Fonte da imagem:

Em geral, esses três ajustes simples no Photoshop devem bastar para destacar os elementos da imagem e deixá-la mais atrativa, porém você sempre pode usar outras ferramentas e filtros da sua preferência, de acordo com a proposta da foto.

Ao unir um bom enquadramento e elementos surpresas a uma edição final leve, as chances de que a sua fotografia de paisagem se torne muito mais do que apenas um registro simples do que foi visto são muito maiores. Exercite o seu olhar sempre e, se possível, carregue uma câmera (pode ser compacta ou mesmo de celular) com você o tempo inteiro, para não deixar passar uma oportunidade que renderia uma ótima foto.