08) assinale a alternativa correta, segundo o...

23
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PRIMEIRA ETAPA – PROVA OBJETIVA CARGO: MÉDICO – PEDIATRIA - NEONATOLOGIA DIA: 19/10/2003 HORÁRIO: 09:00 horas às 12:00 horas DURAÇÃO: 3 horas I N S T R U Ç Õ E S Para fazer a prova você usará: a) este caderno de prova com 8 (oito) folhas; b) um CARTÃO-RESPOSTA que deve ser assinado. Confira o número de inscrição, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. No CARTÃO-RESPOSTA, confira o nome e o número de inscrição. Examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 50 (cinqüenta), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Para cada questão são apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta. Questões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras não serão consideradas. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de máquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação. Ao terminar a prova, entregue o CADERNO DE PROVA COMPLETO (com exceção da última folha, a qual poderá ser destacada) e o CARTÃO-RESPOSTA.

Upload: truongque

Post on 20-Nov-2018

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PRIMEIRA ETAPA – PROVA OBJETIVA

CARGO: MÉDICO – PEDIATRIA - NEONATOLOGIADIA: 19/10/2003HORÁRIO: 09:00 horas às 12:00 horasDURAÇÃO: 3 horas

I N S T R U Ç Õ E S

Para fazer a prova você usará:

a) este caderno de prova com 8 (oito) folhas;b) um CARTÃO-RESPOSTA que deve ser assinado.

Confira o número de inscrição, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado.

A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais.

No CARTÃO-RESPOSTA, confira o nome e o número de inscrição. Examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente.

Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 50 (cinqüenta), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Para cada questão são apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão.

Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta.

Questões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras não serão consideradas.

Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de máquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

Ao terminar a prova, entregue o CADERNO DE PROVA COMPLETO (com exceção da última folha, a qual poderá ser destacada) e o CARTÃO-RESPOSTA.

O tempo de duração da prova (3 horas), inclui o tempo destinado ao preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA.

_______________________________________________ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

INSCRIÇÃO LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM C A R G O

NOME DO(A) CANDIDATO(A) No DA IDENTIDADE

Page 2: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

2

Page 3: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

Num dia no meio da semana, o paciente aguarda o momento em que será chamado. Faz uma hora que está ali, na sala de espera. Cansado, revira as páginas das revistas disponíveis (a mais recente é de dois meses atrás). Não adianta reclamar à recepcionista. Sim, ela tinha marcado na agenda o horário combinado. Mas imprevistos acontecem, responde secamente. Finalmente, o médico o atende. O paciente mostra os exames. Sem se desculpar pelo atraso, o especialista verifica os resultados, diz que tudo ficará bem, prescreve os remédios, faz meia dúzia de comentários e pede que o avise se surgir algum problema. Que não se preocupe. A secretária sempre transmite os recados. E assim o doutor dá a consulta por encerrada, despedindo-se e já convocando o paciente seguinte. O consultório está cheio.A cena descrita acima é corriqueira. E danosa. Pode colocar a perder a confiança no tratamento e, por tabela, prejudicar a saúde do doente. Para o médico, é possível que represente a perda de pacientes. Em alguns casos, esse tipo de atendimento – feito às pressas e com lapsos na comunicação – chega a ser questionado nos conselhos de Medicina.[...] Para melhorar a qualidade da relação médico-paciente, respeitadas faculdades de medicina incluíram aulas sobre esse relacionamento tão delicado. [...] De qualquer forma, a discussão do tema nas faculdades é uma boa maneira de resgatar o tratamento humanitário que notabilizou o médico de família, figura pouco comum no cotidiano das cidades. Além disso, há outras saídas. A professora Rosana sugere treinamento para os funcionários da recepção e oferta de acompanhamento psicológico na terapia de doenças mais complexas. Mas não é só. “Os médicos precisam entender que a comunicação é fundamental”, completa a pesquisadora.

Cilene Pereira e Lena Castellón. Relações Delicadas. IstoÉ, 17 de setembro de 2003.

01) Observe as normas abaixo.

I. Palavras cognatas relacionadas aos verbos que têm como radicais ced, gred, prim são escritas com ss. O mesmo se dá com palavras derivadas de verbos terminados em tir.

II. Após ditongos, usa-se ç e não ss. Também ç nos sufixos (ção e ação) presentes nos substantivos formados a partir de verbos.

III. O verbo ter se relaciona com tenção, forma que aparece nos substantivos dele derivados.IV. Os sufixos ez e eza caracterizam os substantivos abstratos femininos formados a partir de

adjetivos.

Assinale a alternativa em que TODAS as palavras têm sua grafia justificada pelas orientações acima.

A ( ) Reclamação, compressa, discussão, notabilizou, retenção.B ( ) Relação, danosa, framboesa, transmissão, acesso.C ( ) Delicadeza, confiança, comunicação, recepção, agressivo.D ( ) Pesquisadora, obtenção, prejuízo, paciente, transgressor.

3

Page 4: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

02) Analise as afirmativas abaixo.

Apenas na expressão “questionado nos conselhos de Medicina”, a palavra medicina aparece em ma úscula. Isso se deve ao fato de a palavra referir-se à ciência considerada no seu todo. A expressão “feito às pressas e com lapsos na comunicação” aparece separada por travessões. O efeito procurado é dar destaque à informação.emprego de aspas na expressão “Os médicos precisam entender que a comunicação é fundamental” assinala a fala de outrem registrada pelas autoras da reportagem.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A ( ) I e II.B ( ) II e III.C ( ) III e I.D ( ) Todas elas.

03) Assinale a alternativa em que TODOS os acentos são determinados por uma mesma norma ortográfica.

A ( ) humanitário, secretária, família, possível, saúde.B ( ) atrás, além, dá, também, é.C ( ) íntimo, previsível, ambíguo, saída, míssil.D ( ) saúde, incluíram, egoísmo, juízes, Camboriú.

04) Relacione as colunas:

A ordem CORRETA na proposição acima é:

A ( ) 3 – 4 – 1 – 2 – 3 – 5 – 4 – 1 – 6 – 2 – 4 – 3. B ( ) 4 – 3 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3 – 1 – 2 – 6 – 3 – 4. C ( ) 3 – 4 – 1 – 5 – 4 – 6 – 4 – 1 – 5 – 2 – 4 – 3.D ( ) 4 – 3 – 1 – 2 – 4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2 – 3 – 4.

4

1. Os diminutivos em inho ou zinho fazem seu plural acrescentando o diminutivo plural ao plural normal sem o s final.

2. Nos compostos formados por dois substantivos, se o segundo limita o primeiro, só o primeiro vai para o plural.

3. Nos compostos formados por verbo seguido de substantivo no plural, ambos os elementos permanecem invariáveis.

4. Nos substantivos compostos, só devem ir para o plural os substantivos, adjetivos e numerais que os formam.

5. Há substantivos que, mudando o gênero, mudam o significado.

6. Os substantivos empregados como adjetivos ficam invariáveis.

( ) as obras-primas( ) os saca-rolhas( ) os coraçõezinhos( ) os comícios monstro( ) os primeiros-ministros( ) o cabeça / a cabeça( ) os lança-chamas( ) os barezinhos( ) as horas-trabalho( ) as camisas laranja( ) os porta-bandeiras( ) os bem-amados

Page 5: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

05) “Sem se desculpar pelo atraso, o especialista verifica os resultados, diz que tudo ficará bem, prescreve os remédios, faz meia dúzia de comentários e pede que o avise se surgir algum problema. Que não se preocupe. A secretária sempre transmite os recados. E assim o doutor dá a consulta por encerrada, despedindo-se e já convocando o paciente seguinte. O consultório está cheio.”

No trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um enclítico. Pela norma culta:

A. ( ) O primeiro poderia, sem perda da elegância, ser usado após o verbo.B. ( ) O segundo poderia, corretamente, ser enclítico.C. ( ) Os três primeiros só poderiam ser empregados na forma que se dá no texto.D. ( ) O emprego da ênclise em despedindo-se está errado.

06) Observe a frase: “Mas imprevistos acontecem, responde secamente.” Estamos frente a dois verbos, empregados ambos no Presente do Indicativo.

Assinale a alternativa cujo sentido é o mesmo da frase apresentada:

A. ( ) Mas imprevistos vêm acontecendo, acrescenta secamente.B. ( ) Mas imprevistos têm acontecido ultimamente, afirma sem sorrir.C. ( ) Mas imprevistos podem acontecer, diz secamente em resposta.D. ( ) Mas temos tido imprevistos, informa secamente.

07) Estabeleça as correlações:

A resposta CORRETA é:

A. ( ) 7; 6; 2; 5; 4; 1; 3.B. ( ) 7; 6; 1; 5; 4; 2; 3.C. ( ) 7; 6; 5; 1; 4; 2; 3.D. ( ) 6; 7; 1; 5; 4; 2; 3.

08) Observe o período seguinte:

_____fazer três semanas que ele deixou de comparecer às reuniões; ________existir razões sérias para sua ausência, se não __________ ele já teria voltado.

As formas verbais que o completam com correção são:

5

1. É preciso que se solidifique a confiança entre o paciente e seu médico.

2. Ele compreenderá3. quando observar com atenção os sinais

que lhe são dirigidos.4. Não te contentes com o possível;5. procura ir além.6. Façamos a nossa parte;7. os outros fazem a deles.

( ) 3a pessoa pl. pres. indicativo( ) 1a pessoa pl. imperativo afirmativo( ) 3a pessoa sing. pres. subjuntivo( ) 2a pessoa sing. imperativo afirmativo( ) 2a pessoa sing. imperativo negativo( ) 3a pessoa sing. futuro do presente ind.( ) 3a pessoa sing. futuro subjuntivo

Page 6: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

A. ( ) vai, deve, houvessemB. ( ) vai, devem, houvesseC. ( ) vão, deve, houvessemD. ( ) vão, devem, houvesse

09) Observe:

“Para melhorar a qualidade da relação médico-paciente, respeitadas faculdades de medicina incluíram aulas sobre esse relacionamento tão delicado.”

“Respeitadas faculdades de medicina, para melhorar a qualidade da relação médico-paciente, incluíram aulas sobre esse relacionamento tão delicado.”

“Respeitadas faculdades de medicina incluíram aulas sobre esse relacionamento tão delicado, para melhorar a qualidade da relação médico-paciente.”

Sobre as estruturas acima, podemos afirmar:

I) A mensagem não sofreu alteração com a mudança da ordem dos elementos que a constituem.

II) O emprego das vírgulas ficou inadequado com a troca na ordem dos elementos que a constituem.

III) O uso das vírgulas, na segunda estrutura, permite que se estabeleça a ligação entre os elementos que constituem a informação central.

Estão CORRETAS:

A. ( ) I e II.B. ( ) II e III.C. ( ) I e III.D. ( ) Nenhuma delas.

10) “O artigo 25, ao dar aos médicos a prerrogativa de internar e assistir seus pacientes em hospitais privados com ou sem caráter filantrópico, ainda que não integrem seu Corpo Clínico, respeitadas as normas da instituição, está simplesmente assegurando ao médico as condições necessárias para fazer valer o inalienável direito de o paciente, enquanto cidadão, escolher livremente o profissional que irá cuidar de sua saúde.”

(José Maurício. Jornal de Medicina)Sobre o texto acima, podemos afirmar que:

A. ( ) “respeitadas as normas da instituição” refere-se à “prerrogativa de internar e assistir seus pacientes em hospitais privados [...]”, para a qual é condição.

B. ( ) “respeitadas as normas da instituição” refere-se às “condições necessárias para fazer valer o inalienável direito de o paciente escolher livremente o profissional”.

C. ( ) a organização textual não deixa claro a que se refere a ressalva “respeitadas as normas da instituição”.

D. ( ) a expressão “assistir seus pacientes” está incorreta e compromete o todo da organização do parágrafo.

6

Page 7: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

7

Page 8: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11) Em relação à terminologia e classificação do recém-nascido (RN), podemos afirmar:

A ( ) RN de baixo peso é toda criança com 2.500 g, ou menos, ao nascer.B ( ) Restrição de crescimento intra-uterino e pequeno para idade gestacional são sinônimos.C ( ) Filhos de mãe diabética são sempre grandes para a idade gestacional e devem ser monitorados

para hipoglicemia.D ( ) Quando não se sabe o peso da criança, no nascimento, nem a idade gestacional, o

comprimento de 25 cm é considerado equivalente a 500 g.

12) Quando uma mãe, por motivo específico, amamenta seu filho com somente um dos seios, a mama que não está sendo sugada interrompe a produção de leite, mesmo que ambas continuem a receber a mesma quantidade de ocitocina e prolactina. Isto pode ser explicado por:

A ( ) menor ação local da ocitocina.B ( ) menor ação local da prolactina.C ( ) não eliminação de peptídeo, que atua inibindo a produção de leite em nível local.D ( ) não eliminação de dopamina, que interfere na produção de leite em nível local.

13) Em relação à composição do colostro e do leite humano maduro, podemos afirmar que o colostro apresenta:

A ( ) mais gordura e menos lactose que o leite maduro, com igual quantidade de calorias.B ( ) menos gordura e menos lactose, com menor quantidade de calorias.C ( ) maior quantidade de proteína (às custas, principalmente, de imunoglobulinas) e nenhuma

diferença quanto às calorias.D ( ) o colostro possui maior quantidade de caseína, o que lhe confere aspecto transparente.

14) Em relação à lactogênese, podemos orientar as puérperas que a produção plena de leite:

A ( ) ocorre 4 ou 5 dias após o parto com, aproximadamente, 600 ml/dia.B ( ) ocorre 12 dias após o parto com, aproximadamente, 400 ml/dia.C ( ) em média, ocorre no terceiro dia pós-parto.D ( ) ocorre no oitavo dia, com 450 ml/dia, aproximadamente.

15) A hemorragia subconjuntival é um achado relativamente comum no neonato em alojamento conjunto, sendo motivo de preocupação materna. Entre as orientações que devem ser dadas pelo pediatra, uma delas é dizer que:

A ( ) essa hemorragia desaparece em 30 dias.B ( ) essa hemorragia desaparece em 5 dias.C ( ) o neonato deve ser encaminhado para um oftalmologista.D ( ) essa hemorragia desaparece em uma a duas semanas.

8

Page 9: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

16) A restrição do crescimento intra-uterino (RCIU) pode ser classificada como simétrica e assimétrica. Nas RCIU assimétricas:

A ( ) ocorre diminuição principalmente do peso e não do comprimento, uma vez que este último tem sua fase de maior velocidade de crescimento intra-uterino por volta das 20 semanas e, o peso, por volta de 36 semanas.

B ( ) as crianças tendem a permanecer com deficiência do crescimento, mesmo após a alta da maternidade.

C ( ) o índice ponderal está aumentado.D ( ) mesmo após o período neonatal, as crianças tendem a apresentar complicações clínicas.

17) Os recém-nascidos com RCIU simétrico:

A ( ) são de origem constitucional em aproximadamente 40% das vezes.B ( ) na idade pré-escolar apresentam risco aumentado de deficiência intelectual.C ( ) tendem a recuperar sua restrição do crescimento após os dois anos de idade.D ( ) uma vez passado o período neonatal, em geral não apresentam outras complicações no período

de lactente.

18) Um recém-nascido de sexo feminino, pais caucasóides, pesando 3.200 g, inicia com icterícia com 12 horas de vida. A mãe, primípara, é do grupo O, Rh + e o filho, A+, Coombs direto positivo. A puérpera não apresentou nenhuma intercorrência clínica durante a gestação e parto. Neste caso, a conduta mais indicada é:

A ( ) Solicitar bilirrubinas e, se a indireta for superior a 12 mg/dl, indicar fototerapia.B ( ) Solicitar bilirrubinas e, se a indireta for superior a 15 mg/dl, indicar fototerapia, seguindo critérios

da Academia Americana de Pediatria.C ( ) Solicitar bilirrubinas, indicar fototerapia e orientar a mãe que, em geral, a partir do 5° dia de vida

a concentração sérica de bilirrubina começa a atingir níveis de suspensão da fototerapia.D ( ) Solicitar bilirrubinas, indicar fototerapia e orientar a mãe que, provavelmente, no próximo dia a

concentração sérica de bilirrubina começa a apresentar níveis de suspensão de fototerapia.

19) Em relação à obstrução intestinal por rolha meconial podemos afirmar:

A ( ) No período perinatal, ela representa uma forma potencialmente perigosa de obstrução intestinal.B ( ) O RN apresenta distensão abdominal e vômitos, muitas vezes corados de bile.C ( ) Não se encontra associada a nenhuma doença do período pós-neonatal.D ( ) Deve ser suspeitada, sempre que o RN não eliminar mecônio nas primeiras 24 horas de vida.

20) Gestante de 30 anos, com 33 semanas de idade gestacional, sem pré-natal, chega à maternidade em trabalho de parto, com membranas íntegras e dilatação cervical de 2 cm. É tentada inibição do trabalho de parto, sem sucesso. Depois de consentimento verbal, é realizado teste rápido para HIV, com resultado positivo. Assinale a alternativa que indica a MELHOR conduta, em relação a essa paciente.

A ( ) Realizar cesárea após início de AZT EV por, pelo menos, 3 horas antes da cirurgia, e manutenção do AZT até ligadura do cordão umbilical.

B ( ) Iniciar AZT EV e deixar evoluir para parto normal, evitando episiotomia.C ( ) Não utilizar AZT EV, pois não há proteção nesse caso, porque a paciente não recebeu AZT VO

durante a gestação.

9

Page 10: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

D ( ) Realizar rotura artificial das membranas amnióticas, procurando encurtar o período em trabalho de parto.

21) O RN do caso anterior nasce bem, Apgar 9 e 9, peso de 2.000 g, sexo feminino, sendo recebido em campos aquecidos e realizada aspiração delicada das vias aéreas superiores. Apresenta idade gestacional estimada pelo Capurro somático de 33 semanas. Assinale a alternativa que indica a MELHOR conduta em relação a esse RN.

A ( ) AZT VO ou EV, 2 mg/kg/dose, 6/6 h, por 6 semanas.B ( ) AZT VO ou EV, 1,5 mg/kg/dose, a cada 12 h, nas primeiras duas semanas, e 2 mg/kg/dose, 8/8

h, VO ou EV, por mais 4 semanas.C ( ) AZT VO, 2 mg/kg/dose, 8/8 h, por 8 semanas.D ( ) AZT VO ou EV, 2 mg/kg/dose, 8/8 h, nas primeiras duas semanas, e 3 mg/kg/dose, 6/6 h, por

mais 4 semanas.

22) Uma gestante de 20 anos realizou três consultas no pré-natal. Foi-lhe solicitado VDRL com 20 semanas de gestação, com resultado de + 1/16. O Elisa anti-HIV foi negativo. Ela recebeu penicilina G benzatina 1.200.000 UI IM, dose única, e apresentou parto vaginal com 40 semanas de gestação. O recém-nascido (RN), de sexo masculino, teve peso de 3.300 g, Apgar 7 e 9, com exame físico normal, líquor normal e VDRL + 1/8. Assinale a alternativa que indica a conduta ADEQUADA nesse caso.

A ( ) Tratar o RN com penicilina G cristalina 100.000 UI/kg/dia, EV, por 10 dias.B ( ) Tratar o RN com penicilina G procaína 25.000 UI/kg/dia, IM, por 7 dias.C ( ) Tratar o RN com penicilina G benzatina 50.000 UI/kg/dia, IM, dose única.D ( ) Apenas acompanhar o RN em ambulatório, pois a mãe foi adequadamente tratada e o RN está

assintomático.

23) Puérpera, 24 h depois do parto normal, inicia com febre e aparecem vesículas características de varicela. Como se deve proceder em relação ao recém-nascido (RN)?

A ( ) Administrar-lhe a vacina para varicela ao RN, até 72 h após o nascimento.B ( ) Apenas isolar a mãe e o RN, incentivando o aleitamento, sendo que o leite materno apresenta

anticorpos protetores. C ( ) Administrar VZIG (imunoglobulina para varicela zoster) 125 U, IM, ao RN e isolá-lo da mãe, até

que ela não esteja mais infectante.D ( ) Administrar VZIG 125 UI, IM, à mãe e ao RN, mantendo o aleitamento materno.

24) Qual a melhor conduta para prevenir a transmissão da hepatite B, de mãe HBsAg positivo, para o seu RN?

A ( ) Aplicar vacina recombinante para hepatite B e HBIG (imunoglobulina para hepatite B) ao RN, nas primeiras 12 h de vida. Liberar seio materno.

B ( ) Aplicar vacina recombinante para hepatite B, nas primeiras 72 h, e orientar a mãe para não amamentar.

C ( ) Aplicar apenas HBIG ao RN nas primeiras 12 h e iniciar vacinação com vacina recombinante, a partir de um mês de vida.

D ( ) Aguardar 48 horas após a vacina e a imunoglobulina, para liberar a amamentação.

10

Page 11: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

25) RN a termo, peso de nascimento = 2.800 g, nascido de parto normal, com bolsa rota 30 h antes do parto, exame físico normal, assintomático, nascido de mãe com cultura positiva para estreptococo beta-hemolítico do grupo B na 35ª semana de gestação. A gestante recebeu penicilina cristalina 4 h antes do parto, em dose adequada. A conduta, quanto ao recém-nascido (RN), deve ser:

A ( ) Apenas observar sua evolução. B ( ) Tratá-lo com ampicilina e gentamicina, por 7 dias.C ( ) Coletar hemograma, hemocultura e líquor do RN e iniciar ampicilina e gentamicina,

suspendendo-os se culturas negativas.D ( ) Coletar hemograma e hemocultura do RN e tratá-lo, se os exames estiverem alterados.

26) Recém-nascido a termo, com 8 dias de vida, sexo feminino, peso 3.100 g, consulta em ambulatório, apresenta, no exame físico, lesões bolhosas com conteúdo purulento em axilas, região inguinal e periumbilical. O coto se apresenta com base eritematosa e endurecida, com secreção purulenta. A mãe nega outros sinais. Qual a melhor conduta a ser tomada, nesse caso?

A ( ) Proceder à internação hospitalar, solicitar hemograma, hemocultura e cultura das secreções e iniciar oxacilina e aminoglicosídeo.

B ( ) Aplicar penicilina G benzatina IM, tratamento das lesões com antibiótico tópico e acompanhamento ambulatorial.

C ( ) Iniciar com cefalexina, antibiótico tópico e fazer acompanhamento no ambulatório.D ( ) Romper as bolhas e limpar as lesões com clorexidine, aplicar bacitracina ou mupirocina nas

lesões e fazer posterior acompanhamento ambulatorial.

27) São as drogas de escolha para tratamento da toxoplasmose congênita:

A ( ) pirimetamina + sulfadiazina + ácido fólico.B ( ) espiramicina + sulfadiazina + ácido folínico.C ( ) sulfadiazina + pirimetamina + ácido folínico.D ( ) estreptomicina + pirazinamida + ácido fólico.

28) Em relação à asfixia perinatal, é CORRETO afirmar:

A ( ) A lesão neuronal é a causa das crises convulsivas em recém-nascidos com asfixia, sendo sempre indicado para esse caso, o anticonvulsivante.

B ( ) Os rins são mais freqüentemente envolvidos na asfixia perinatal que o sistema nervoso central, e a presença de oligúria persistente está muito associada à encefalopatia hipóxico-isquêmica.

C ( ) Notas baixas no escore de Apgar no 5º minuto estão fortemente associadas a mau prognóstico neurológico.

D ( ) Na encefalopatia hipóxico-isquêmica, as crises convulsivas ocorrem mais freqüentemente entre 24 e 72 horas de vida.

29) Por muitos anos se atribuiu aos níveis altos de oxigênio a evolução com doença pulmonar crônica no recém-nascido pré-termo. Atualmente, a maior parte das lesões pulmonares é atribuída à:

A ( ) hemorragia pulmonar e ventilação, com pressão média de vias aéreas elevada.

11

Page 12: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

B ( ) sobrecarga hídrica e edema pulmonar.C ( ) ruptura da estrutura pulmonar, por volubarotrauma.D ( ) presença de infecção, especialmente pelo Ureaplasm urealyticum.

30) De acordo com as últimas diretrizes internacionais para reanimação neonatal, se o líquido amniótico for meconial, estará indicada a intubação para aspiração traqueal do mecônio:

A ( ) quando o recém-nascido apresentar depressão respiratória, hipotonia ou freqüência cardíaca < 100 bpm, independentemente de o mecônio ser fino ou espesso.

B ( ) sempre que o mecônio for espesso, independentemente das condições do recém-nascido. C ( ) sempre que o mecônio for espesso e o recém-nascido apresentar-se deprimido.D ( ) quando o obstetra não tiver realizado aspiração adequada de vias aéreas, antes do

desprendimento torácico.

31) Assinale a alternativa CORRETA. Com a progressão da idade gestacional em relação ao peso fetal:

A ( ) a proporção de água corpórea total diminui e a de líquido extracelular aumenta.B ( ) a proporção de água corpórea total e a de líquido extracelular diminuem.C ( ) a proporção de água corpórea total não altera, e a de líquido extracelular diminui.D ( ) a proporção de água corpórea total e a de líquido extracelular aumentam.

32) Causam apnéia no recém-nascido:

A ( ) hipoglicemia, hipotermia, hipermagnesemia, hipocalcemia.B ( ) hipermagnesemia, hipoglicemia, hipofosfatemia, hipocalcemia.C ( ) hipertermia, hipofosfatemia, hipoglicemia, hiponatremia.D ( ) hiponatremia, hipertermia, hipofosfatemia, hipomagnesemia.

33) Você é chamado para recepcionar recém-nascido de uma gestante hipertensa após trabalho de parto prematuro. O recém-nascido encontra-se em apnéia, a freqüência cardíaca é de 80 bpm e ele está cianótico. O líquido amniótico apresentava-se bastante esverdeado e você observa mecônio espesso na cavidade oral do RN. Nesse momento, sua conduta é:

A ( ) aspirar boca e narinas; administrar oxigênio inalatório a 100%.B ( ) aspirar orofaringe e narinas; ventilar com balão e máscara.C ( ) aspirar orofaringe e traquéia; ventilar com balão e máscara-oxigênio a 100%.D ( ) proceder à intubação traqueal; ventilação com balão e máscara-oxigênio a 100%.

34) A intubação traqueal na reanimação de recém-nascido na sala de parto é formalmente indicada na seguinte situação:

A ( ) líquido amniótico meconial espesso.B ( ) “Gasping¨ após o nascimento.C ( ) hérnia diafragmática.D ( ) atresia de coanas.

12

Page 13: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

35) Afirma-se sobre a metodologia "canguru", como assistência ao recém-nascido pré-termo:

A ( ) é reservada para prematuros com peso superior a 1.500 g.B ( ) fortalece o vínculo mãe-bebê e não modifica as taxas de aleitamento materno.C ( ) para evitar hipotermia, o tempo de contato pele a pele não deverá ultrapassar duas horas.D ( ) proporciona estabilidade térmica e aumento dos períodos de sono calmo.

36) Sobre as afirmativas abaixo, é CORRETO afirmar:

A ( ) O mecanismo principal na hipoglicemia do recém-nascido pré-termo é a deficiência de glucagon.B ( ) As crises convulsivas são a manifestação mais freqüente na hipocalcemia.C ( ) Os recém-nascidos pequenos para a idade gestacional apresentam maior risco de hipoglicemia,

por terem poucas reservas de glicogênio e de tecido adiposo.D ( ) A presença de tremores indica hipoglicemia.

37) Recém-nascido com idade gestacional de 42 semanas, peso de nascimento = 2.100 g (abaixo do percentil 10 da curva de Lubchenco), nasceu por cesárea, após indução prolongada, e bradicardia fetal. Líquido amniótico meconial espesso. O recém-nascido apresenta Apgar 1o minuto = 3 e 5o minuto = 8, sendo submetido à reanimação. Qual a alternativa CORRETA para esse caso?

A ( ) Trata-se de RN a termo, com peso adequado; tendo tido boa recuperação do escore de Apgar, não necessita de cuidados especiais.

B ( ) O RN pós-termo e pequeno para a idade gestacional, por já estar submetido a sofrimento crônico intra-útero, encontra-se protegido de maiores riscos de distúrbios respiratórios.

C ( ) O sofrimento agudo ao nascimento predispõe esse RN a termo pequeno para a idade gestacional a maior risco de distúrbio metabólico, principalmente em relação à hipoglicemia.

D ( ) No RN pós-termo e com restrição do crescimento intra-útero é freqüente a evolução com hipoglicemia e, se apresentar dificuldade respiratória, a maior probabilidade é de ter ocorrido aspiração meconial.

38) A prematuridade responde por grande parte da morbimortalidade perinatal e infantil. Entre as ocorrências comuns aos recém-nascidos pré-termo, é ERRADO afirmar que:

A ( ) a hemorragia da matriz germinativa, com incidência tanto maior quanto menor for o peso de nascimento do recém-nascido, tem pico de ocorrência entre três e cinco dias de vida.

B ( ) a incidência da retinopatia da prematuridade aumenta inversamente à idade gestacional ao nascimento.

C ( ) todos os recém-nascidos de muito baixo peso apresentam respiração periódica e, freqüentemente, episódios de apnéia. Antes de se atribuir isso à prematuridade, devem-se excluir infecções, hipoglicemia, hipocalcemia e anemia, entre as principais causas do problema.

D ( ) a imaturidade do mecanismo de fechamento do canal arterial, a persistência da resistência vascular pulmonar elevada e a associação de episódios de hipoxemia favorecem a persistência do canal arterial em recém-nascidos prematuros.

13

Page 14: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

39) Em relação às crises convulsivas no recém-nascido, podemos afirmar:

A ( ) As manifestações sutis são menos freqüentes que as generalizadas.B ( ) São mais freqüentemente associadas à asfixia e a lesões traumáticas.C ( ) Na encefalopatia hipóxico-isquêmica, elas são mais comuns nas primeiras 24 horas de vida.D ( ) São mais comuns na hipocalcemia precoce, em relação à tardia.

40) Ao se suspeitar de displasia coxo-femural, deve-se solicitar:

A ( ) ultra-sonografia, em torno de uma semana de vida.B ( ) exame radiológico simples, com 10 dias de vida.C ( ) exame radiológico, depois de três semanas de vida.D ( ) ultra-sonografia, em torno de 21 dias de vida.

41) São considerados fatores agravantes no quadro clínico da síndrome do desconforto respiratório, EXCETO:

A ( ) RN de mãe com diabete gestacional, hormônios androgênicos, hipotermia. B ( ) hipotermia, hipoxemia ao nascimento, hipovolemia. C ( ) hipoxemia ao nascimento, hemorragia materna, hiperinsulinemia fetal. D ( ) nascimento por parto vaginal, raça negra, primeiro gemelar.

42) A teofilina é uma medicação freqüente no recém-nascido pré-termo, em que a presença de refluxo gastroesofágico, intolerância alimentar, baixo ganho de peso e hiperglicemia já são comuns por outras causas que não por efeitos colaterais da droga. Diante dessa situação, é recomendável:

A ( ) Verificar o nível sérico da teofilina; estando em nível adequado, deve ser mantida.B ( ) Substituir a teofilina por cafeína, pois esta apresenta menos efeitos colaterais.C ( ) Apesar dos sinais clínicos e com nível sérico abaixo do nível tóxico, se o recém-nascido ainda

apresentar episódios de apnéia, a teofilina deve ser aumentada.D ( ) A presença de temperatura superior a 37,5oC pode indicar infecção; não tem relação com a

freqüência dos episódios de apnéia e, se os níveis séricos forem baixos, a dose deve ser aumentada.

43) A aplicação de CPAP nasal representa um dos maiores avanços na neonatologia, a partir da década de 70. Ao se indicá-la, deve-se considerar que:

A ( ) com a oferta de oxigênio aquecido e umidificado diretamente nas vias aéreas, menos recém-nascidos necessitarão de intubação.

B ( ) o aumento da capacidade residual funcional ocorre por recrutamento de alvéolos e não há alteração do efeito shunt intrapulmonar.

C ( ) a presença de hipercapnia representa insucesso do sistema, devendo-se indicar a ventilação mecânica.

14

Page 15: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

D ( ) se a pressão for elevada para a curva pressão-volume, em determinado momento, a ventilação vai estar reduzida.

44) Na gasometria de recém-nascido pré-termo com síndrome do desconforto respiratório após dose de surfactante exógeno, OBSERVA-SE:

A ( ) melhora rápida da oxigenação, que não se deve ao aumento da complacência pulmonar, já que esta ocorre lentamente.

B ( ) melhora da ventilação, pelo aumento da capacidade residual funcional, sem variação no volume minuto, para determinada pressão inspiratória.

C ( ) melhora das trocas gasosas, principalmente por aumento da complacência, com pouca variação na capacidade residual funcional.

D ( ) que a melhora da hipoxemia e da acidose ocorre pela melhora da ventilação, sem associação com a resistência vascular pulmonar.

45) Na ventilação mecânica convencional no recém-nascido, a correção da hipoxemia pode ser obtida com aumento da pressão média em vias aéreas. Na estratégia de ventilação, pode-se afirmar:

A ( ) Um fluxo de gases maior determina maior tempo no pico inspiratório e, quando se considerar risco-benefício diante de RN hipoxêmico, é uma boa opção.

B ( ) Em RN com hipoxemia por distúrbio respiratório com baixa complacência, como a constante de tempo é maior, há necessidade de tempo inspiratório de 0,5 segundo.

C ( ) Como a pressão média em vias aéreas é diretamente proporcional ao aumento da pressão expiratória positiva no final da expiração, é uma boa estratégia aumentar o PEEP na presença de hipoxemia por distúrbio, com aumento da capacidade residual funcional.

D ( ) O aumento da pressão média em vias aéreas encontra-se associado à melhora da hipoxemia, até o momento em que passa a comprometer o débito cardíaco, pela redução do retorno venoso.

46) A monitorização não invasiva sempre é preferencial; no entanto, há limitações, especialmente no que se refere à oximetria de pulso, no recém-nascido. Ao se interpretar a saturação de oxigênio, deve-se considerar que:

A ( ) pela presença de hemoglobina fetal, diante de saturação de 93% já pode haver hiperoxemia.B ( ) a aferição da saturação de oxigênio é mais confiável nos distúrbios respiratórios agudos que nos

crônicos.C ( ) a má perfusão periférica por vasoconstrição na hipotermia altera a curva de dissociação da

hemoglobina para a esquerda, mas não altera a leitura do sensor.D ( ) a saturação de oxigênio é suficiente para a monitorização de recém-nascidos com alteração do

quociente ventilação/perfusão.

47) Diante de recém-nascido pré-termo com persistência do canal arterial, pode-se AFIRMAR:

A ( ) A ocorrência de hemorragia intraventricular já ocorre pela imaturidade do endotélio vascular na matriz germinativa, não havendo risco adicional pela presença de canal patente.

B ( ) A intensidade do sopro sistólico de ejeção aumenta com o passar dos dias, devido à queda da resistência pulmonar.

15

Page 16: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

C ( ) O manejo inicial inclui suporte respiratório e uso de indometacina.D ( ) Manifestações clínicas de enterocolite necrosante não contra-indicam o uso de indometacina.

48) A nutrição enteral do recém-nascido pré-termo deve ser iniciada logo que possível e da forma mais próxima à fisiológica, tendo-se como base que:

A ( ) a oferta do leite por sonda jejunal não interfere no aproveitamento dos lipídios do leite, sendo a primeira opção em prematuro com apnéias.

B ( ) o efeito benéfico da alimentação enteral mínima independe se a oferta for gástrica ou jejunal.C ( ) a presença de sinais de baixo débito, como palidez cutânea e perfusão periférica lentificada, não

contra-indica a alimentação enteral mínima, pois a perfusão mesentérica ainda se mantém adequada, por redistribuição de fluxo.

D ( ) o estímulo para o trofismo da mucosa intestinal por hormônios como a gastrina e o enteroglucagon favorece a tolerância ao leite, atingindo-se o volume pleno mais rapidamente.

49) Na divulgação, normatização e implantação do Método Canguru, o Ministério da Saúde do Brasil define como pressupostos:

A ( ) A metodologia inclui apenas a manutenção do recém-nascido na posição canguru pelo maior tempo possível.

B ( ) É garantida à mãe de recém-nascido prematuro sua permanência na maternidade pelo período que o obstetra definir.

C ( ) Para a manutenção de mãe e recém-nascido na segunda etapa, a mãe deve estar habilitada a reconhecer sinais de alerta como apnéia, cianose, regurgitação; a aplicação intermitente de medicamentos endovenosos não contra-indica essa etapa.

D ( ) Na segunda etapa, se o recém-nascido apresentar ganho de peso inferior a 20 g/dia, deverá retornar à internação convencional.

50) No diagnóstico clínico de cardiopatia congênita DEVE-SE considerar:

A ( ) Independentemente do RX de tórax, um teste de hiperóxia, sem melhora da oxigenação, indica cardiopatia congênita cianosante.

B ( ) O uso de dobutamina antes do diagnóstico ecocardiográfico deve ser reservado, pois, dependendo da malformação, pode comprometer mais a função miocárdica.

C ( ) As cardiopatias cianosantes apresentam hipofluxo pulmonar ao RX e, quando o fluxo é aumentado, a primeira hipótese é de defeito de septo AV.

D ( ) Em recém-nascidos, alterações associadas à cianose, como pneumotórax, hipovolemia, anemia e acidose sendo corrigidas, reduzem a resistência vascular e aumentam o fluxo sangüíneo pulmonar, com melhora da função cardíaca, mesmo diante de cardiopatia com shunt importante.

16

Page 17: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

GRADE DE RESPOSTAS

CARGO: MÉDICO – PEDIATRIA - NEONATOLOGIA

QUESTÕES ALTERNATIVAS QUESTÕES ALTERNATIVASA B C D A B C D

01 2602 2703 2804 2905 3006 3107 3208 3309 3410 3511 3612 3713 3814 3915 4016 4117 4218 4319 4420 4521 4622 4723 4824 4925 50

ESTA FOLHA NÃO SERÁ CORRIGIDA,

MAS PODERÁ SER DESTACADA PARA VOCÊ LEVAR E

CONFERIR O SEU GABARITO

17

Page 18: 08) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o …antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewNo trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um

18