07/03/2015 - saude - edição 3.110

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 7 de março de 2015 FOTOS REPRODUÇÃO Os erros mais cometidos na comida caseira Muitos dos temperos industrializados podem torná-la menos saudável ao organismo Página 3 Como manter a pele jovem e bonita por mais tempo Página 6 Tratamentos estéticos muitas vezes acabam com o desejo da cirurgia plástica

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 08-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

07/03/2015 - Saude - Edição 3.110 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 07/03/2015 - Saude - Edição 3.110

Bento Gonçalves :: Sábado :: 7 de março de 2015

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Os erros mais cometidosna comida caseiraMuitos dos temperos industrializados podem torná-la menos saudável ao organismo

Página 3

Como manter a pele jovem e bonita por mais tempo

Página 6

Tratamentos estéticos muitas vezes acabam com o desejo da cirurgia plástica

Page 2: 07/03/2015 - Saude - Edição 3.110

2 Sábado | 7 de março de 2015

REPRODUÇÃO

Fonte: minhavida.com.br

Alimento também é benéfico para pessoas com diabetes, além de prevenir e tratar doenças do coração

Grão-de-bico afasta a depressão e segura o peso

O grão-de-bico sempre esteve presente, prin-cipalmente, na culiná-

ria árabe, utilizado no pre-paro de diferentes pratos, frios e quentes, como sala-das, sopas, pastas e patês ou, até mesmo, em doces, devido a sua versatilidade. Parte da família das legu-minosas, ele vem conquis-tando espaço nos cardápios brasileiros, mas ainda perde para o feijão, que é o mais presente nas refeições. O grão-de-bico não é um dos alimentos mais baratos, mas seus benefícios compensam o investimento. Mais do que importantes qualidades culi-nárias, ele é nutritivo, rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, além de ajudar no emagreci-mento e também a espantar a depressão.

Um estudo mostrou que uma dieta feita com grão-de--bico é capaz de reduzir o co-lesterol total e o colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que o resultado esteja associado à presença dos ômegas-3 e 6, que estão

relacionados à diminuição do índice de gorduras no san-gue e à prevenção de doen-ças cardiovasculares, como infartos e AVC. As fibras presentes nessa leguminosa são geralmente solúveis em água. Por isso, ele também colabora para o bom funcio-namento do coração, pois di-minui a absorção de açúcar, gordura e colesterol.

Rico em fibras, o grão-de--bico ajuda a regular o intes-tino e promove uma sensação de saciedade, já que auxilia no controle da fome e traz mais benefícios para a ma-nutenção do peso. Por isso também pode ser consumido todos os dias. Uma opção é combiná-lo com cereais in-tegrais, como o arroz, pois fornece proteínas de extra-ordinária qualidade, pra-ticamente livres de água e gorduras elevadas. As grávi-das também podem aprovei-tar muito um dos benefícios oferecidos, pois ele é rico em ácido fólico que previne problemas no feto. Já para as pessoas com diabetes, os carboidratos presentes são

digeridos e absorvidos len-tamente, o que aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue.

O grão-de-bico também ajuda no humor. Ele afasta a depressão, pois aumenta a produção de serotonina, graças à alta taxa de tripto-fano, mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar.

Outro benefício a ser destacado é a presença dos hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Es-sas substâncias são eficazes na prevenção da osteopo-rose e no combate a doen-ças do coração e câncer de cólon. Além disso, o grão--de-bico pode aumentar a energia de uma pessoa, uma vez que é rico em ferro, um elemento integrante da he-moglobina, que transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo e também faz parte dos prin-cipais sistemas enzimáticos para a produção de energia e do metabolismo.

Page 3: 07/03/2015 - Saude - Edição 3.110

3Sábado | 7 de março de 2015

Os tropeços mais comuns na comida caseira

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Cientistas, na Inglaterra, concluíram que as co-midas de quatro chefs

famosos nesse país são menos saudáveis do que refeições in-dustrializadas. Para fazer a comparação, escolheram ale-atoriamente 100 receitas de profissionais com pelo menos um prato de sua autoria e 100 pratos prontos de três grandes cadeias de supermercado ingle-sas. Nenhuma das duas opções atingiu as recomendações da Organização Mundial da Saúde, mas os pesquisadores descobri-ram que as refeições congela-das chegaram mais perto do que as receitas dos chefs. É que as primeiras apresentaram me-nos gordura saturada, calorias e açúcar, além de mais fibras. Só perderam no quesito sal – faz sentido, já que o cloreto de só-dio é um poderoso conservan-te. Para muitos especialistas na área, o resultado não foi exata-mente uma surpresa. Boa par-cela dos cozinheiros não está preocupada com o equilíbrio de nutrientes, mas, sim, com o sa-bor de suas criações.

Está se perguntando o que você tem a ver com isso? É que, apesar de conduzido em terri-tório inglês, esse trabalho ser-ve para ilustrar uma realidade traiçoeira em qualquer parte do mundo: nem sempre um prato preparado na cozinha de casa, com alimentos fresquinhos, é sinônimo de saúde. Doses ge-nerosas de óleo e sal e recorrer com frequência à fritura são práticas comuns entre os brasi-leiros. E elas prejudicam a qua-lidade nutricional da dieta.

Feijão com arroz

Para o arroz ficar soltinho, não precisa exagerar no óleo. Experimente dourar o alho na panela, colocar água e, daí, acrescentar o arroz. Cozinhe--o em fogo baixo, com a pane-la semitampada.

Se você recorre ao bacon ao Fonte: mdemulher.abril.com.br

Fique de olho nos detalhes e saiba quais substituições são capazes de fazer a diferença

Criança estressada pode virar adulto doente

Como adultos, passamos dia-riamente por situações de es-tresse - maiores ou menores. Elas podem aparecer em diversos lugares, como no trabalho, na rua e até mesmo em casa. Alguns reagem ao estresse com mudan-ças no humor, e tornam-se pes-soas mal humoradas e tristes. Já outros apresentam alterações na saúde psíquica, desenvolvendo doenças como depressão, trans-torno de ansiedade, síndrome do pânico, conflitos em relaciona-mentos ou insônia.

Há, ainda, quem reaja ao es-tresse por meio de doenças que habitualmente são classificadas como psicossomáticas, como intestino irritável ou certos ca-sos de asma. Também existe um grupo de pessoas que desenvol-ve doenças vistas, até pouco tempo, como puramente orgâ-nicas, como diabetes, hiperten-são e arteriosclerose. Mas por último há aqueles que, sob o peso das mesmas situações de estresse, não adoecem nem fí-sica e nem emocionalmente.

As diferentes reações ao estresse são condicionadas na infância. Conflitos familia-res constantes, abusos físicos ou sexuais em crianças, uma educação muito severa ou ne-gligência nos cuidados ou na educação que a criança preci-sa, são fatores que predispõem o futuro adulto a adoecer com mais facilidade, tanto mental-mente como fisicamente. Fonte: personare.com.br

A criança passa não só por um crescimento em tamanho, mas pelo amadurecimento de seus órgãos internos. O siste-ma nervoso central e o sistema endócrino, com suas glândulas e hormônios, estão em forma-ção e são muito afetados pe-las experiências dolorosas da infância. Essas experiências marcam a forma de reação ao estresse, como uma informa-ção que fica impressa no cor-po, e se repete sempre que a pessoa se encontra diante de situações que inconsciente-mente têm relação com os so-frimentos vividos na infância. É por isso que muitas reações ao estresse parecem infantis, porque é a criança machucada que está atuando!

Quando o adulto - por meio de um trabalho terapêutico - reconhece as feridas físicas e emocionais que a sua criança in-terior carrega, ele dá o primeiro passo no sentido de acolher a criança que ele foi e libertar sua vida de adulto daquelas reações infantis. Isso o permite viver como uma pessoa livre e respon-sável. Afinal, é uma prisão reagir sempre da mesma maneira ao que acontece em nossas vidas. E quando podemos deixar de agir conforme o padrão, e mesclar o pensar e o sentir antes de agir, alcançamos a maior liberdade que podemos almejar.

à linguiça para o feijão ficar mais gostoso, evite a prática. Esses ingredientes acrescentam gordura saturada, sódio e co-lesterol à dieta. Se quer dar um toque extra, apele para o cogu-melo shitake. Coloque-o no fei-jão dez minutos antes de servir.

Ovo frito

Prepare-o em panelas an-tiaderentes, que demandam menos gordura. É só deixar o alimento na frigideira até a clara ficar branca e espessa. Daí vire-o com uma colher ou espátula de silicone para o co-zimento completo.

Estrogonofe

Para o molho, invista na versão light do creme de leite ou utilize iogurte natural des-natado – nesse caso, coloque--o por último, sem levar ao fogo. Dispense o catchup e fique com a polpa de tomate. No lugar do cogumelo em con-serva, fonte de sal, opte pelo champignon fresco.

Bife à milanesa

Tire a gordura aparente da carne. Use apenas a clara do ovo para empanar. Nesse pro-cesso dá para empregar a fari-nha de aveia para aumentar a quantidade de fibras. Em vez de fritar, asse: coloque o bife numa assadeira levemente untada. Borrife um pouco de azeite por cima. No início do cozimento, cubra com papel--alumínio para não ressecar. Quando a carne estiver pron-ta, retire o papel para ela co-rar e ficar crocante.

Caldo de frango

Os industrializados são dispensáveis, porque muitas marcas usam sódio demais. Considere, então, marcas light ou, melhor, fazer um caldo caseiro: cozinhe ossos, aparas de carnes, vegetais, ervas aromáticas e especia-rias em água por duas horas. Pode ser congelado.

Page 4: 07/03/2015 - Saude - Edição 3.110

4 Sábado | 7 de março de 2015

Fonte: minhavida.com.br

Essa especiaria ajuda no controle e combate do colesterol e da diabetes, além de promover um tempero ótimo nas refeições

REPRODUÇÃO

Coloque canela nas receitas e proteja a saúde

Com um chá quentinho, acompanhando a bana-na e até mesmo num

delicioso bolo. A canela dá um gostinho especial até nos pratos mais simples - e não é somente o paladar que esta especiaria agrada. Seja em pau ou em pó, a canela ofe-rece diversos benefícios para a saúde. Os óleos essenciais presentes na canela são os responsáveis por esses efeitos positivos, meia colher de chá do pó por dia são suficientes para sentir a diferença.

Ajuda a controlar o diabetes

A canela é rica em cromo, um elemento químico que aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda no controle da glicemia do sangue. Se-gundo pesquisa publicada, os baixos níveis de cromo no organismo também aumen-tam a intolerância à glico-se. Outro estudo, realizado pela Universidade Tecnoló-gica da Malásia, indica que uma substância encontrada no extrato de canela, o po-lifenol MHCP, reproduziria a ação da insulina nas células, auxiliando na redução dos

níveis de glicose no sangue. Participaram da pesquisa portadores de diabetes tipo 2, que consumiram meia co-lher de chá de extrato de canela por dia, durante três anos. No geral, todos os pa-cientes apresentaram uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sin-tomas da doença.

Regula o colesterol

Um estudo realizado cons-tatou que consumir meia co-lher de sopa por dia da espe-ciaria tem papel importante no combate ao colesterol. Após seis meses de estudos foi observado que 70% dos pacientes favoráveis a in-cluir canela na dieta tiveram uma redução de 10% dos ní-veis do colesterol ruim, 30% nos triglicérides (gorduras do sangue), e de 1% a 26% do colesterol total. Já os pacientes que não recebe-ram a dose diária de canela não apresentaram melhora. Os pesquisadores acreditam que a redução obervada é resultado da ação dos antio-xidantes, ativos no controle dos processos inflamatórios do organismo.

A ação antioxidante vem dos compostos bioquímicos fenólicos presentes na ca-nela. Quadros inflamatórios (como obesidade, diabetes, colesterol alto e síndromes metabólicas no geral) geram estresse oxidativo. Os antio-xidantes combatem os radi-cais livres, responsáveis por esse processo.

Hipertensão

Alguns especialistas pedem que pacientes hipertensos evitem consumir canela, por-que ela poderia atrapalhar no controle do problema. En-quanto isso, alguns estudos tentam provar o contrário: uma pesquisa recente reali-zada, mostrou que indivíduos com diabetes tipo 2 obser-varam níveis de pressão san-guínea reduzidos ao consumir dois gramas de canela por dia. Mas ainda é cedo para afirmar que se trata de uma regra e, se a hipertensão ar-terial preocupa você, o ideal é perguntar a opinião do seu médico antes de consumir a especiaria, evitando qualquer tipo de alteração nos valores.

Page 5: 07/03/2015 - Saude - Edição 3.110

5Sábado | 7 de março de 2015

Bebidas estimulantes mascaram a fadiga

REPRODUÇÃO

Seja para garantir horas ex-tras de estudo durante a madrugada ou para curtir

com disposição uma festa ba-dalada, as bebidas energéticas estão conquistando a popula-ção, sobretudo das faixas etá-rias mais jovens. Grande parte dos usuários, no entanto, não faz a menor ideia do que está ingerindo e dos riscos que o produto pode trazer. Popular-mente conhecidas como ener-géticas, as bebidas que exci-tam o sistema nervoso são, na verdade, estimulantes.

Vício

As bebidas estimulantes con-seguem mascarar a fadiga do indivíduo, o que nem sempre é um fator conveniente. A pessoa que consome este tipo de pro-duto pode não detectar a tempo uma possível lesão muscular ou articular por overdose de treino. A bebida também pode viciar. Os usuários frequentes podem ter o desempenho reduzido quando não consumirem antes a cafe-ína. Se a pessoa não abre mão de usar a bebida estimulante, o melhor é escolher uma compe-tição prolongada e importante para ingeri-la - no início e nos in-tervalos, evitando que seu con-sumo se torne um hábito em to-das as competições e ocasiões.

Isotônicas

Outro tipo de bebida que também conquistou o merca-do são as isotônicas. As isotô-nicas provocam a hidratação, possibilitando também a re-posição de carboidratos em concentrações consideradas pequenas - de 6% a 8% - e de eletrólitos, que são substân-cias que se perdem no suor. A bebida isotônica deve ser consumida com regularidade

a partir de uma hora após o início da atividade física. An-tes deste período, o ideal é priorizar a ingestão de água. As bebidas isotônicas também são usadas em festas para a reposição de pequenas quanti-dades de glicose e eletrólitos.

A verdadeira bebida energé-tica, rica em carboidratos, não deve ser consumida por pessoas diabéticas. Para os demais indi-víduos, que querem recuperar a energia rapidamente após a atividade física, o consumo não traz problema. No entanto, o usuário deve ficar atento à quan-tidade de calorias ingeridas, que precisa estar de acordo com a dieta diária recomendada. Já as bebidas estimulantes são con-traindicadas para pacientes com hipertensão e cardiopatias, pes-soas nervosas ou com problemas psiquiátricos, além de diabéti-cos e indivíduos com insônia.

Desidratação

Um dos riscos de consumir a bebida estimulante e o álcool é a desidratação. Tanto o álcool quanto a cafeína são produtos potencialmente diuréticos. Por isso, a orientação é para que o usuário alterne a ingestão do estimulante com grandes quan-tidades de água.

A cafeína não é a única fonte de preocupações dos especialis-tas da área de saúde. Algumas bebidas também contêm a dro-

ga efedrina, que é um estimu-lante, normalmente encontrado em descongestionantes nasais. Segundo alguns médicos, a ca-feína misturada com a efedrina pode causar sérios problemas cardíacos. O aminoácido natural taurina é outro componente de algumas bebidas deste tipo. Em alguns alimentos, este amino-ácido é encontrado em peque-nas quantidades. Nas bebidas estimulantes, no entanto, sua concentração é semelhante à encontrada em 500 taças de vi-nho. Em grandes quantidades, acredita-se que o taurina poten-cialize o efeito dos demais esti-mulantes presentes na bebida. Seus efeitos em longo prazo ain-da não foram estudados.

Inofensivos?

Apesar da preocupação dos especialistas, os fabricantes das bebidas estimulantes afirmam que estes produtos são inofen-sivos. A única orientação das indústrias é que os usuários se mantenham hidratados, já que a cafeína e o álcool são diuréti-cos, ou seja, provocam a perda de líquidos no corpo. Em todo o mundo, há três casos de morte - possivelmente ligados a este tipo de bebida - sendo investiga-dos. Um deles, de uma jovem, por desidratação, que consumiu a bebida estimulante e álcool.

Fonte: prevencao.cardial.br

Page 6: 07/03/2015 - Saude - Edição 3.110

REPRODUÇÃO

6 Sábado | 7 de março de 2015

Artigo | Saúde

Existem muitas tecnologias para ganhar uma aparência rejuvenescida sem cirurgias

Inicialmente, saiba que a face pode ter seu aspecto reju-venescido sem cortes, sem

cicatriz e sem lhe afastar do trabalho, além de manter a naturalidade da sua expressão facial, pois existem equipamen-tos liberados pela ANVISA para esta finalidade. Isto também é conhecido como rejuvenesci-mento tridimensional, técnica que troca o bisturi por tecno-logias voltadas a estimular sua capacidade de auto reparo da pele, gordura e músculo. Nos tratamentos sem cortes o ob-jetivo principal é que você seja questionado da seguinte forma: “Como você está bem, está fa-zendo algo na face”?

Pense em rejuvenescimento facial sem cortes ao reparar que seus pensamentos e desejos são os mesmo de pessoa mais jovem, porém o espelho lhe mostra uma situação pouco diferente, in-terferindo em sua autoestima, gerando estresse e reduzindo sua autoconfiança, isso favore-ce o aparecimento de doenças e consumo de medicamentos. Entenda que beleza da face é algo individual seu, ou seja, o modo como você está se vendo é o que importa, pois se enga-na quem pensa que beleza é um conjunto de traços que agrada a maioria, pois a maioria está fora de você e beleza é algo indivi-dual. O que não podemos pensar é que rejuvenescimento facial acontece independente da me-lhora na qualidade de saúde, pois todo o processo de reparo tecidual depende da qualidade da sua saúde. Lembre-se sem-pre disso: sua aparência exter-na reflete os acontecimentos e o estado geral do meio interno, assim beleza se faz de dentro para fora, também, pois você é um ser vivo e não é e nunca será uma máquina.

Como as técnicas buscam es-timular os processos de reparo tecidual, o reposicionamento das estruturas faciais tende a ser feito pelo seu próprio corpo, o que garante a manutenção da naturalidade da sua expressão

facial “pós-rejuvenescimento”, à qual advém do reequilíbrio das várias linhas faciais imaginárias. Com isto a percepção de me-lhora estética pode ser relativa-mente rápido, pois não há pe-ríodo pós-operatório, também, a melhora da aparência poderá acontecer, até mesmo, após cada sessão, pois os estímulos de reparo iniciam desde a primeira sessão. O rejuvenescimento fa-cial não fica limitado a esta ou aquela estrutura facial, pois o tratamento pode ter como ob-jetivo rejuvenescer a aparência da face, pescoço e colo juntos. É fato que se melhorar apenas a face, o pescoço e o colo podem aparentar descompasso em rela-ção à face.

Saiba que existem aparelhos liberados pela ANVISA capazes de estimular a capacidade de reparo dos tecidos corporais. Nesta forma, “natural”, o repa-ro dos tecidos é realizado pelo seu corpo, de modo que não há prazo de validade, pois o tra-tamento apenas estará estimu-lando seu corpo na execução do reparo tecidual, logo o resulta-do final é seu. Logicamente que você continuará envelhecendo a partir dali (na aparência), como em qualquer outro tratamento, com ou sem cortes.

O que os profissionais da saú-de buscam hoje num tratamen-to de rejuvenescimento facial é não alterar a característica físi-ca de cada um e não alterar as diversas expressões da face. As-sim, rejuvenescimento facial é a

busca do reequilíbrio de linhas faciais imaginárias, as quais de-pendem do posicionamento de determinados volumes faciais e ângulos de sua estrutura óssea. Nos tratamentos sem cortes, seu corpo é quem escolherá o posicionamento de ângulos e volumes faciais, na medida em que seus tecidos consigam re-cuperar o tônus e a elasticidade da pele, músculos e mesmo gor-dura na face. Isso faz com que, em termos práticos, o objetivo do resultado de rejuvenesci-mento facial sem cortes, e na forma natural, é fazer com que os outros vejam você diferente e com aparência mais jovem, mas sem saber onde está a diferen-çaPor tudo isto lembre sempre! Sua saúde é dependente da sua sensação de bem estar consigo mesmo. Seja de forma cirúrgi-ca ou não, se o seu desejo é ter aparência rejuvenescida em sua face, faça-o, de modo a buscar a sua felicidade plena.

Lembre-se, antigamente o re-juvenescimento da face era so-mente com cirurgias, hoje pode ser feito sem cortes, sem cica-triz e sem lhe afastar do traba-lho, graças ao uso de aparelhos liberados pela ANVISA capazes de favorecer a capacidade do seu corpo executar os devidos reparos teciduais. Para mais in-formações, busque um profissio-nal de saúde, seja ele médico, biomédico, fisioterapeuta ou nutricionista. Antes de tudo sai-ba que a felicidade está dentro de você e nunca fora de você!

Pele rejuvenescida, natural e sem cortes

Médico

Cézar deMoura

Page 7: 07/03/2015 - Saude - Edição 3.110

Saiba como se prevenir e acabar com o tártaro

Também conhecido por cálculo dental, o tártaro é resultado do endurecimen-to da placa bacteriana na superfície do dente. Em seu estágio inicial, a placa é uma película transparente, mas, se não for removida da maneira adequada, é calcifi-cada e se acumula entre os dentes e a gengiva.

Ao contrário do biofilme que é praticamente invisí-vel, o tártaro tem coloração amarelada e é facilmente observado. Além de compro-meter a estética do sorriso, essa formação pode levar a problemas sérios, como cá-rie, gengivite e periodonti-te, pois facilita a instalação da placa bacteriana.

Depois de formado, o tár-taro só pode ser removido Fonte: bolsademulher.com

A escovação e o fio dental são as principais prevenções do problema

7Sábado | 7 de março de 2015

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Saiba o que fazer em situações de emergência

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Lembre-se: procedimentos errados podem causar complicações graves

Emergências ocorrem a qual-quer hora e em qualquer lugar, e conhecer condutas

básicas de primeiros socorros é fundamental, já que o atendi-mento inicial pode fazer a dife-rença. É preciso saber identifi-car os sinais de anormalidade e de gravidade para socorrer a ví-tima de maneira adequada. Al-gumas dicas do que fazer (e não fazer). Confira, use e, o mais importante, mantenha a calma!

Antes de tudo, chame o Samu. Coloque as dicas em prá-tica enquanto ele não chega:

Engasgo

• Deixe a vítima em pé e fi-que atrás dela como se fosse abraçá-la.

• Feche uma de suas mãos e coloque-a na barriga dela, um pouco acima do umbigo. A outra mão, aberta, deve ficar sobre a primeira, comprimindo-a.

• Dê pequenos socos rápidos na barriga da vítima, indo para dentro e para cima. Faça isso de seis a dez vezes.

O que não fazer: provocar vômito, pois isso pode agravar ainda mais a situação. Ah, e só retire o objeto da garganta da vítima se ele estiver bem visível e se você conseguir alcançá-lo com a ponta dos dedos.

Afogamento

• Retire a pessoa da água com muito cuidado e coloque-a dei-tada de barriga para cima.

• Jogue a cabeça dela um

pouco para trás e gire-a para a lateral. Fica mais fácil ex-pelir a água.

• Se isso não acontecer e você perceber que a vítima não respira, faça respiração boca a boca: tampe o nariz da pessoa, coloque sua boca sobre a dela, respire fundo e assopre vigorosamente. Observe se o peito está levantando. Faça isso duas vezes.

• Intercale com a massagem torácica. Coloque uma mão so-bre a outra na altura do peito e pressione 100 vezes por minuto. Faça os dois procedimentos até a ambulância chegar.

O que não fazer: balançar a vítima para tirar a água dos pulmões ou dar tapas em suas costas. Isso só vai pio-rar a situação.

Mordida ou arranhão de cão

• Lave bem o local com água e sabão e passe um antisséptico.

• Use gaze limpa para fazer um curativo e tampar o local.

• Encaminhe a vítima ao pronto-socorro para avaliar al-guma contaminação. Possivel-mente ela terá de tomar vacina contra raiva.

• Caso o cão não seja seu, pro-cure saber sobre a saúde dele e se as vacinas estão em dia.

• Observe o animal por dez dias. Caso ele morra, adoeça ou fuja nesse período, a ví-tima deve voltar ao médico para que sejam tomados no-vos procedimentos.

por um dentista com a aju-da de instrumentos especiais em um processo conhecido como raspagem. Por isso, se suspeitar que está com esse problema, procure seu den-tista para receber o trata-mento adequado.

Prevenção

A melhor forma de pre-venir o tártaro é investir na higiene bucal diariamente. A placa bacteriana está em constante formação, por isso, precisa ser removida após as refeições com a aju-da do fio, escova e creme dental. Caso contrário, ela pode mineralizar e dar ori-gem ao tártaro.

Page 8: 07/03/2015 - Saude - Edição 3.110

8 Sábado | 7 de março de 2015

Escolha bem o colchão e os travesseiros Fique sempre de olho

na sua postura

Fonte: portalvital.com

Fonte: portalvital.com

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Para noites tranquilas de sono, é essencial que os elementos da cama sejam os corretos

Enquanto você começa a ler esta matéria, obser-ve como está seu corpo.

Se estiver caído para um lado ou para a frente, endireite--se já! Esse cuidado pode evitar dores nas costas, uma queixa infelizmente comum. Para ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas sentem dor na parte baixa da coluna, co-nhecida como lombalgia. A boa notícia é que na maio-ria dos casos este incômodo pode ser evitado. Para isso, basta ficar atento à sua pos-tura ao realizar as diversas tarefas cotidianas!

Quais são as posturas corretas

Amarrar o tênis: sente-se e traga a perna até você. O mes-mo vale para vestir as meias.

Falar ao telefone: não apoie o aparelho sobre o pes-coço e o ombro, para evitar forçar a musculatura. Se pre-cisar manter as mãos livres, use fone com microfone.

Dormir: a melhor posição é de lado, com os dois joelhos semidobrados, e um traves-seiro entre eles. Se você pre-fere dormir de barriga para cima, coloque um travesseiro abaixo dos joelhos e outro para apoiar a cabeça. Evite dormir de barriga para baixo, pois esta posição pressiona exageradamente sua coluna. E atenção: escolha com cui-dado seu travesseiro e col-chão, para que tenham resis-tência e altura adequada.

Pegar um objeto no chão: ao se abaixar, flexione o joe-lho e o quadril sem dobrar a coluna e contraia os múscu-los abdominais. Evite pegar objetos com peso excessivo. Se necessário, peça ajuda a outra pessoa.

Lavar louça: mantenha a coluna ereta, e apoie um dos pés sobre um pequeno apoio. Se a tarefa for prolon-gada, alterne os pés.

Carregar mochila: coloque as alças nos dois ombros e tome cuidado com o excesso de peso. As crianças devem carregar no máximo 10% do seu peso corporal.

Segurar o bebê no colo: procure sentar-se, evitando

Você passa cerca de 1/3 da sua vida com o corpo so-bre o colchão e o travessei-ro - portanto, preste muita atenção ao escolhê-los. O modelo adequado é funda-mental para uma deliciosa noite de sono e um dia com mais disposição e bem-estar. Veja o que levar em conta na hora da compra!

Colchão: resistên-cia sob medida

A escolha deve equilibrar o gosto pessoal com a ne-cessidade do corpo, além de considerar a qualidade da espuma e a sua densidade em função do peso e da al-tura de quem vai utilizá-lo. A resistência permitirá que o corpo fique corretamen-te apoiado, ou seja, que a coluna permaneça em uma posição linear – o que pro-porciona o relaxamento dos discos de cartilagem. Por isso, o colchão deve ser mais próximo do rígido do que do macio. O ortopédico é o mais indicado, pois cede a medida exata da curvatura do corpo.

O ideal é experimentá-lo antes da compra: um teste simples de ser feito é dei-tar e rolar o corpo: se você conseguir se movimentar rá-pido, o colchão é mais fir-me e próximo ao adequado; caso contrário ele é macio demais, o que não convém. Quem dorme em cama de ca-sal deve considerar sempre o corpo mais pesado. Mas se forem pessoas de portes muito diferentes, o ideal é colocar dois colchões de sol-teiro, um ao lado do outro.

O travesseiro ideal Se a pessoa costuma dor-

mir de barriga para cima, o travesseiro deve ser macio e fino, apenas para preencher o espaço entre a nuca e o col-chão. O de pluma é bem ma-cio e afina com o peso da ca-beça. Porém, para quem tem o hábito de dormir de lado, o melhor é optar pelo traves-seiro de espuma, com altu-ra suficiente para preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, criado pelo ombro.

períodos de mais de 10 mi-nutos em pé. Nesse caso, contraia o abdômen e dei-xe a bacia levemente para frente, para manter a colu-na reta.

Dirigir: não coloque o ban-co muito distante ou próximo dos pedais para evitar braços esticados ou flexionados de-mais. Já a inclinação do en-costo deve estar levemente para trás.

Assistir TV no sofá: evite se deitar, já que o sofá não tem adaptações ergonômicas para essa posição, (seu bra-ço costuma ser alto para se colocar a cabeça). Apoie a região lombar no encosto e deixe seu quadril e joelhos flexionados.

Sair da cama: não se le-vante para a frente. Vire de lado, apoie as mãos e os co-tovelos no colchão e use os braços para erguer a coluna e impulsionar o corpo fora da cama.

Trabalhar no escritório: mantenha a cadeira a uma altura que permita a flexão de 90° do quadril e do joe-lho, e apoie a região lombar no encosto. Apoie os ante-braços confortavelmente na cadeira ou na mesa. Os

pés devem estar totalmente apoiados no chão, enquanto a tela do computador preci-sa ficar na altura dos olhos para o pescoço permanecer em uma posição confortável. Se possível, dê uma pausa e faça alguns exercícios da gi-nástica laboral para alongar a musculatura.

Prevenção é tudo

Você costuma sentir dores nas costas? Se a resposta é não, aí vai um conselho im-portantíssimo: comece a se exercitar! Atividades físi-cas são essenciais para pre-venir problemas no futuro. Isso porque elas fortalecem e alongam a musculatura ao redor da coluna, além aju-darem a manter a flexibili-dade das vértebras.

Então, comece a se mexer agora mesmo! Qual a ativi-dade física que você mais gosta? Dança? Ou curte as ar-tes marciais, como taekwon-do, karatê e judô? As acade-mias contam, também, com diversas modalidades para quem gosta de suar a camisa e se divertir.