07 física slideshow (01)-3003

14
Fontes de energia eólica.

Upload: cristbarb

Post on 07-Jul-2015

498 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 07 física   slideshow (01)-3003

Fontes de energia eólica.

Page 2: 07 física   slideshow (01)-3003
Page 3: 07 física   slideshow (01)-3003

Sem dúvida, energia é o termo técnico originário da Física mais empregado na vida cotidiana.

Energia é um conceito muito abrangente e, por isso, muito abstrato e difícil de ser definido com poucas palavras de um modo preciso. Usando a experiência do dia-a-dia, poderíamos conceituar energia como "algo que é capaz de originar mudanças no mundo". A queda de uma folha. A correnteza de um rio. A rachadura em uma parede. O vôo de um inseto. A remoção de uma colina. A construção de uma represa. Em todos esses casos, e em uma infinidade de outros, a intervenção da energia é o requisito comum.

Diversos livros definem energia como "capacidade de realizar trabalho". Essa é uma definição limitada à mecânica. Um conceito mais abrangente de energia deve incluir outras áreas (calor, luz, eletricidade, por exemplo). À medida que procuramos abraçar áreas da Física no conceito energético, crescem as dificuldades para se encontrar uma definição totalitária.

Todavia, descrever aspectos que se relacionam à energia individualmente, nos ajudam a compreender cada vez melhor do seu significado.

Page 4: 07 física   slideshow (01)-3003

Apesar de não se restringir a isso, energia pode ser entendida como a capacidade de realizar trabalho, a capacidade de colocar as coisas em movimento, e movimento é algo fundamental no nosso dia-a-dia. As sociedades humanas dependem cada vez mais de elevado consumo energético para sua existência. Foram sendo desenvolvidos ao longo da história diversos processos de transformação, transporte e armazenamento de energia. Na realidade, em acordo com o expresso pela Primeira lei da termodinâmica e pelos conceitos de energia interna e energia térmica, só existem (além da energia pura radiante) duas formas de energia armazenadas em um sistema: A potencial e a cinética.

No cotidiano, estas acabam recebendo nomes específicos que geralmente fazem referência à natureza do sistema envolvido no armazenamento ou às plantas industriais onde são transformadas. Assim, tem-se:

Page 5: 07 física   slideshow (01)-3003

A energia hidráulica, sinônimo de energia potencial gravitacional ou mesmo cinética armazenada nas águas de uma represa hidroelétrica, que conforme o nome diz, cuida da conversão de energia "hidráulica" em energia potencial elétrica;

A energia nuclear para a energia potencial associada à interação nuclear forte, ou até mesmo, em senso comum, para a energia elétrica produzida em termoelétricas cujas fontes de energia térmica sejam reatores nucleares;

A energia eólica, associada à energia cinética de movimento das massas de ar (ventos);

A energia solar, associada à radiação eletromagnética com origem no Sol;

E a energia geotérmica, associada à energia térmica do interior da terra.

Hoje, nos aprofundaremos no estudo da energia eólica.

Page 6: 07 física   slideshow (01)-3003
Page 7: 07 física   slideshow (01)-3003

Como já dito anteriormente, energia eólica é aquela que se deriva dos ventos. (eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo à Éolo, deus dos ventos no panteão mitológico grego, portanto, ao vento.)

Esse meio de obtenção energético tem sido aproveitado desde a antiguidade para mover os barcos à vela ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos. Nestes, a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou bombeando água. Foram usados também para fabricação de farinha e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos. (conhecidos popularmente como Holanda.)

Page 8: 07 física   slideshow (01)-3003
Page 9: 07 física   slideshow (01)-3003
Page 10: 07 física   slideshow (01)-3003

A turbina eólica horizontal (a vertical não é mais usada) é formada por um conjunto de uma, duas ou três pás, com perfis aerodinâmicos eficientes, impulsionadas por forças predominantemente de sustentação, acionando geradores que operam a velocidade variável, para garantir uma alta eficiência de conversão. A instalação de turbinas eólicas é valida em locais que a velocidade média anual dos ventos é superior a 3,6 m/s.

PRÓ: Poluição zero. Pode ser complementar às redes tradicionais.

CONTRA: Instável, está sujeita a variações do vento e a calmarias. Os equipamentos são caros e barulhentos.

Page 11: 07 física   slideshow (01)-3003

Existem atualmente, mais de 20.000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo (principalmente nos Estados Unidos). Na Europa, espera-se gerar 10 % da energia elétrica a partir da eólica, até o ano de 2030.

O Brasil produz e exporta equipamentos para usinas eólicas, mas elas ainda são pouco usadas. Aqui, se destacam as Usinas do Camelinho (1MW, em MG), Mucuripe (1,2MW), Prainha (10MW, Ceará) e a de Fernando de Noronha, Pernambuco.

Page 12: 07 física   slideshow (01)-3003
Page 13: 07 física   slideshow (01)-3003
Page 14: 07 física   slideshow (01)-3003

http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/energia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica

http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html#eolica

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-eolica/energia-eolica.php