07 29 2014

40

Upload: orangotoe

Post on 01-Apr-2016

264 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

07-29-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 07 29 2014
Page 2: 07 29 2014

Só elogios02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

Os números oficiais ainda serão divulgados, mas não restadúvida de que a festa que marcou o 54º aniversário de MarechalCândido Rondon foi um sucesso.

O sol literalmente brilhou para a Expo Rondon, espan-tando o frio e atraindo moradores e visitantes para o Parquede Exposições Alvaro Dias, nos quatro dias de programa-ção (24 a 27).

Na Exposição e Feira da Indústria, Comércio, Serviços eMaquinários Agrícolas, muita coisa bonita, estandes de muitobom gosto... As empresas rondonenses puderam mostrar atodos que visitaram a Expomar o que têm a oferecer nos maisvariados segmentos e engatar negócios, com chances de muitosserem concretizados em breve. Os resultados mais uma vezforam positivos, pois atenderam às expectativas tanto emnúmero de expositores e de visitantes como de comercializações.

A Casa Cultural disseminou cultura. Foi o palco perfei-to para a mostra de talentos, na música,no teatro, na dança... Foi uma das pro-postas mais interessantes da progra-mação deste ano. Com um espaço maiore mais atrativo, conseguiu acolher maisgente. Foi nota 10.

A Arena de Shows também foi umainiciativa acertada da Comissão Cen-tral Organizadora. Um ambiente co-berto é muito mais propício aos dias deExpo Rondon, que quase todos os anosconta com chuva ou frio, ou ambos. Eisso foi percebido na primeira noite dafesta - quinta-feira (24) -, que foi demuito frio e de muito chuvisco, nãoatrapalhando o show de Michel Teló. Com certeza o espaçomais adequado aos shows foi uma experiência positiva e deveganhar novos contornos e ser aprimorada para as futurasedições da Expo Rondon.

A gastronomia é sempre muito atrativa, pela sua diver-sidade. Neste ano, em especial, foram muitos elogios ao CaféColonial, que nesta edição inovou, apostando num sistemade bufê. Com quem se falava, só se ouvia elogios do café. Ofrio também deu uma ajudinha, pois quando o clima é detemperaturas mais baixas, mais pessoas se sentem motiva-das a experimentar os pratos e produtos coloniais preparadospor rondonenses.

A Festa Nacional do Boi no Rolete é sempre um show à

São meses de planejamentoe comprometimento deentidades, parceiros e

patrocinadores. Sem essamistura, com certeza não

seria possível alcançartamanho sucesso e se tornar,

inclusive, vitrine paramunicípios maiores, que não

têm uma festa à altura dade Marechal Rondon

UM DILÚVIO GLOBAL? - PARTE 2No artigo anterior (parte 1), enfatizamos que o

dilúvio é um fato histórico e global, que pode serpercebido em todos os cantos de nosso planeta.Seguimos com descobertas a nível mundial:

LUOPING NA CHINA“Mais de 20 mil fósseis de répteis, mariscos e

outras criaturas marinhas foram localizados nasmontanhas de Luoping, no Sudoeste da China.Como estes fósseis do mar foram parar nestasmontanhas que estão hoje a 530 quilômetros dedistância do mar?

BALEIAS NO DESERTO DO ATACAMA“Durante a duplicação da rodovia Pan-americana,

que atravessa o continente, 70 fósseis de baleias comaté oito metros de comprimento vieram à superfície.Entre eles, 20 esqueletos completos do mamíferomarinho foram encontrados no deserto do Atacama,isso no Chile, que é considerado um dos desertosmais secos do mundo.

Explicação evolucionista: os frequentes terremo-tos que atingem o país podem ter provocado a subidade rochas sedimentárias do fundo do oceano pré-histórico há sete milhões de anos.“Explicação docriacionismo: de qualquer forma, como explicar osúbito soterramento de tantos grandes animais, jáque, para serem fossilizadas, as 70 baleias teriamque ser imediatamente cobertas por grandes quan-tidades de lama? Caso não fosse assim, o corpo dasbaleias teria sido decomposto antes de virar fósseis.

FÓSSEIS NO HIMALAIA“A Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia

montanhosa do mundo. Ela abrange cinco países;Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão, entre eles amontanha mais alta do planeta, o Monte Evereste com8.848 metros de altura. Também nestas cordilheirasforam encontrados fósseis provenientes das águasdo mar. O próprio Monte Evereste possui fósseis demoluscos no seu topo.

O argumento científico dado para estes fósseismarinhos é o mesmo das Cordilheiras dos Andes.Há milhões de anos atrás tudo isso estava abaixodo mar e, com o choque de placas tectônicas, estesmontes surgiram, ficando os fósseis marinhos nasmontanhas.

A verdade é que a Bíblia também fala de umsurgimento das montanhas. É possível que naépoca de Noé, as montanhas não tivessem asmesmas dimensões que conhecemos hoje.

O conhecido Salmo 90:1-2 nos diz isso: “Senhor,tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em gera-ção. Antes de nascerem os montes e de criares a terrae o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus”.

Se os montes surgiram antes, durante ou de-pois do dilúvio, a bíblia não fala. O fato é que os maisaltos picos do nosso planeta já foram cobertospelas águas salgadas do mar.

Poderíamos ainda falar sobre a existência detanto carvão natural, petróleo e gás natural, que,segundo a ciência, são fósseis de origem orgânicaque foram soterrados subitamente.

Mas, sendo tudo isso verdade, fica-nos a per-gunta: o que levou Deus a elevar as águas, abrir ascomportas dos céus, as fontes da terra, (Gn7:11) efazer chover quarenta dias e quarenta noites?

O relato bíblico nos conta que, antes do dilúvio,“o Senhor viu que a perversidade do homem tinhaaumentado na terra e que toda a inclinação dospensamentos do seu coração era sempre e so-mente para o mal. Então o Senhor arrependeu-sede ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lheo coração”. Gn. 6:5-6

O motivo do dilúvio não foi a maldade de Deus,mas do homem.

Um criminoso não é preso pela maldade do juiz,mas sim porque ele mesmo provocou a sua senten-ça. “Disse o Senhor: farei desaparecer da face daterra o homem que criei. A Noé, porém, o Senhormostrou benevolência”.

* O autor é pastor da Igreja de Deus noBrasil em Marechal Cândido Rondon

[email protected]

parte. Mais uma vez atraiu gente de todos os lados, de todaa região, muitas pessoas até de outras partes do Paraná eBrasil. Autoridades de “peso” também prestigiam o evento.Por sinal, neste ano, por ser de eleição, a festa foi ainda maisbadalada. O governador e candidato à reeleição Beto Richa,o senador e candidato à reeleição Alvaro Dias, o senador ecandidato ao Governo do Estado Roberto Requião, entremuitas outras lideranças políticas, prestigiaram o último diade festa da Expo Rondon.

Eles circularam pelo Parque de Exposições, degustaram oboi no rolete, cumprimentaram rondonenses e aproveitarampara, em suas entrevistas à imprensa, mandar recados aoseleitores. Uma forma de pedir votos, em tempos de campanha.

A volta da realização do rodeio também foi aprovada pelopúblico. A arena lotada de gente, nos três dias em que o eventofoi promovido, foi a prova de que os rondonenses e os moradores

da região gostam muito desta atração.Que ela definitivamente não pode ficarde fora da Expo Rondon.

Esses e muitos outros fatores impac-taram positivamente para que a ExpoRondon 2014 se tornasse uma dasmaiores da história do evento. Quemapenas prestigia a festa, no entanto,não imagina o trabalho de organiza-ção necessário para que tudo aconteçadentro do esperado.

São meses de planejamento e com-prometimento de entidades, parceirose patrocinadores. Sem essa mistura,com certeza não seria possível alcan-

çar tamanho sucesso e se tornar, inclusive, vitrine paramunicípios maiores, que não têm uma festa à altura da deMarechal Rondon.

Precisamos enaltecer o trabalho de todas as pessoas envol-vidas na organização da Expo Rondon, que engrandece eenobrece a nossa cidade. Sem esse engajamento coletivo,talvez não chegaríamos nem perto do ideal na promoção de umevento desta magnitude. Além disso, ressaltar a visão empre-endedora de muitas lideranças, que estão sempre buscandomelhorias e querendo agradar cada vez mais o público. Dedi-cação e vontade de inovar a cada ano não têm faltado aorondonense. E isso nos dá a certeza que teremos muitas, masmuitas, excelentes Expos pela frente.

Page 3: 07 29 2014

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,29 DE JULHODE 2014

Gleisi emMarechal Rondon

Comentário do dia - I“É inadmissível”. Afirmação da presidenta DilmaRousseff (PT) sobre uma carta enviada pelo banco

Santander a seus clientes mais ricos, no qual aempresa diz que um eventual sucesso eleitoral da

petista iria piorar a economia do Brasil.

O Governo do Estado implantou,em 2012, o primeiro Batalhão de Políciade Fronteira (BPFron) do Brasil. A medidaisolada não vai resolver o problema na região, mas foium pontapé inicial. Ainda é preciso avançar muito,daí a importância de uma parceria entre governoestadual e federal no combate à criminalidade. Mesmoassim, o fato do BPFron existir já deu maior sensaçãode segurança aos moradores de Marechal Rondon eoutros municípios.

No entanto, no domingo (27), em visita à ExpoRondon, o senador Roberto Requião (PMDB) fezduras críticas ao BPFron. Ele, que só aparece em épocade campanha, disse que “Batalhão é um aglomeradode soldados que vão ficar engraxando bota de coro-nel, fazendo almoço, jantar e executando funçõesburocráticas”. E mais, declarou que “precisamos depoliciamento de fronteira”.

Estranho o ex-governador criticar um batalhãoda Polícia Militar, pois foi em seu governo, em 2005,que ocorreu a implantação e inauguração do Bata-lhão de Toledo.

Além disso, o peemedebista mostrou com toda cla-reza que não tem conhecimento para que serve oBatalhão de Fronteira, cujo próprio nome já explicaqual o objetivo de sua existência e atuação. Mas se eletiver alguma dúvida pode digitar “BPFron” no Googleque vão aparecer em poucos instantes 30 mil resulta-dos, a grande parte mostrando apreensões de drogas earmas e prisões.

E mais, Requião demonstrou um desrespeito com aPolícia Militar. Vindo dele, não é de se duvidar queacabaria com o BPFron...

Comentário do dia - II“Não tenho rabo preso e sou pago pelos meus

clientes para falar o que penso”. Do analista deconsultoria e autor do texto do banco Santander,Felipe Miranda. Na última sexta-feira (25), o PTprotocolou uma representação contra a consultoriade investimentos Empiricus Research no TribunalSuperior Eleitoral (TSE) por “fazer manifestações

que interfiram na decisão de voto”.

Candidata ao Governo do Estado peloPT, a senadora Gleisi Hoffmann estará emMarechal Cândido Rondon na quinta-feira (31). Ela participa de um encontrocom empresários rondonenses a partirdas 14 horas, na sede da Associação Co-mercial e Empresarial (Acimacar).

Na oportunidade, a candidata apre-sentará as principais propostas que pre-tende executar caso seja eleita governado-ra. Ao mesmo tempo, a Associação Co-mercial repassará a Gleisi reivindicaçõesda comunidade rondonense e também iráapresentar demais demandas de interesseregional que necessitam de intervençãoou apoio do governo estadual.

Os associados da Acimacar interes-sados em participar do encontro devemconfirmar presença até as 18 horas de

amanhã (30) pelo telefone (45) 3284-5716, com Luciani.Por outro lado, a entidade informa que esta mesma oportunidade concedida a

Gleisi fica aberta aos demais candidatos ao governo estadual que manifestareminteresse em se reunir com a classe empresarial de Marechal Rondon.

“CABEÇAS DO CONGRESSO“CABEÇAS DO CONGRESSO“CABEÇAS DO CONGRESSO“CABEÇAS DO CONGRESSO“CABEÇAS DO CONGRESSO”””””O Paraná tem sete parlamentares entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional,

segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).Com isso, o Estado tem o quarto maior número de políticos na lista, atrás apenas dePernambuco e Rio de Janeiro, ambos com nove parlamentares, Rio Grande do Sul, quetem 11 políticos influentes, e São Paulo, com 17.

A pesquisa “Cabeças do Congresso Nacional 2014” é referente ao período de fevereiroa junho deste ano, excluindo os parlamentares licenciados do mandato.

Os destaques do Paraná são: senadores Alvaro Dias (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT) eRoberto Requião (PMDB), e os deputados federais Dr. Rosinha (PT), Eduardo Sciarra(PSD), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Rubens Bueno (PPS).

Candidata a governadora, Gleisi Hoffmannparticipa na quinta-feira (31) de um encontro

com empresários de Marechal Rondon

Divulgação

Sucesso da ExpomarA Associação Comercial e Empresarial

de Marechal Cândido Rondon (Acimacar)e empresas que participaram da 34ª Expo-mar - Feira da Indústria, Comércio, Presta-ção de Serviços e Máquinas Agrícolas estãocomemorando o sucesso alcançado no even-to, realizado desde a última quinta-feira(24) até domingo (27) juntamente com aExpo Rondon.

Segundo o presidente da entidade, Jo-sué Maioli, embora o balanço da feira aindaesteja sendo contabilizado, os resultadosiniciais apurados indicam que o eventoatendeu todas as expectativas, tanto emnúmero de expositores e de visitantes comode negócios. “Mais uma vez, a Expomar ea Expo Rondon mostraram que são even-tos que estão se profissionalizando cadavez mais”, afirma.

Presidente da Acimacar, Josué Maioli: “Todo otrabalho dos organizadores e dos expositores

valeu a pena, o que já gera expectativapositiva para a próxima edição da Expo

Rondon e da Expomar”

Arquivo/OP

Batalhãode Fronteira:O ALVO

Page 4: 07 29 2014

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

Ala do PMDB lança campanhacontra a candidatura de Requião

Dissidência peemedebista intitulada Frente Ampla ParanáTotal promete uma série de atos contra o candidato

peemedebista e defende o apoio a Beto Richa

FOGO AMIGO

Amostra grátisUma entrevista concedida pelo governador Beto Richa a um jornal

dá bem a medida do que teremos quando o horário eleitoral na TVfor iniciado. Interessante é que as informações passadas por eleem relação à realidade recebida do governo anterior, se tivessemsido divulgadas ao início de seu governo, justificariam em muito asdificuldades vividas em seu mandato. Explicação sua tenta justi-ficar a não divulgação da “herança maldita”, expressão hoje muitoem moda: o reconhecimento de que seu esquema de divulgação nãofuncionou bem, com o que o colunista concorda. Muito emboradirigido por um secretário de Comunicação tido como competente,indicado por homem forte de seu governo, exatamente antecessorna área e que no seu governo foi um chefe de Gabinete que,diferente de todos os anteriores, teve mais força que os demaismembros de seu governo. Inclusive dos seus chefes da Casa Civil.As informações contidas na entrevista de agora mostram umParaná encalacrado em dívidas herdadas, e perseguido pelo atualgoverno federal, o que coloca os dois adversários de agora nadefensiva. Como Requião, novamente candidato, excelente comu-nicador que é, vai tentar partir para o ataque, Richa vai ter que seabastecer de documentos para mostrar que as informações agorarepassadas sobre o período anterior são rigorosamente verdadei-ras. Quanto às dificuldades para ter acesso aos financiamentosobtidos e só realizados parcialmente ao fim do mandato, a recenteliberação fundamentada em ameaça de prisão do secretário doTesouro Nacional fala por si!

Comparação provocativaPara política da esquerda radical antirrevolucionária, que ainda

na semana falou de “tortura” sofrida por militantes como ela naqueleperíodo, a comparação feita em texto de FHC em que o “intervenci-onismo do governo Dilma” é comparado ao do presidente revolucio-nário Ernesto Geisel, soa como provocação. “Para a Dilma o Estadotem que ter um papel crucial no investimento e no controle”,escreveu Fernando Henrique.

Animais racionais!O comportamento da raça

humana, envolta em permanen-tes conflitos como os que agorase desenvolvem na Síria, na Fai-xa de Gaza e na Ucrânia, mostraque quando o poder e os radica-lismos políticos e religiosos do-minam setores da humanidade,a razão e o bom senso desapare-cem. Tudo isso ocorre quando omundo relembra uma de suascatástrofes, a primeira guerramundial - 1914. Só inferior àsegunda, 1939-45, pela evolu-ção armamentista ocorrida noperíodo. Evolução que agora sefaz ainda mais presente nasguerras atuais. Um jato abatidoa 11 mil metros de altura é aprova cabal.

Que seja eterno,enquanto dure!Nada como uma campanha

para apagar divergências do pas-sado. Carlos Lupi, presidente doPDT, ex-ministro do Trabalho,defenestrado do cargo por sus-peitas de irregularidades na pas-ta, na chamada “faxina ética”promovida por Dilma, agora é opreferido da presidente na cam-panha do Rio de Janeiro. Candi-dato ao Senado, Lupi, que sedesmanchara em declaraçõesde amor (político) à presidente,recebe o mesmo tratamento emsua campanha.

Opinião vetadaUm parecer de consultor do

Banco Santander criou o maior“rebu” nas hostes governistas.Em análise enviada a clientesde alto coturno, o analista apon-ta o “risco de deterioração daeconomia brasileira em caso dereeleição da presidente Dilma”.Além de ter garantido a demis-são do servidor, a presidência dobanco espanhol com filiais noBrasil teve que se desdobrar emdesculpas junto à presidente/candidata.

Diplomaciaem criseA postura da diplomacia

brasileira, no período do governodo ex-presidente Lula, em cons-tante procura de destaque para oBrasil, como potência emergentee candidato à vaga no Conselho deSegurança da Organização dasNações Unidas (ONU), sofreumudança radical no período atu-al, voltado mais para os proble-mas regionais e criticado pelapolitização. Assunto que agoraganha espaço na campanha, pelaagressiva expressão de diploma-ta israelense: “O Brasil é umanão diplomático”, obrigando asassessorias dos candidatos adarem ênfase à postura que adiplomacia brasileira terá emseus mandatos.

Ato de peemedebistas dissidentes contra a candidatura do senadorRoberto Requião, na Boca Maldita, no último sábado (26)

Dissidentes do PMDB que nãoapoiam a candidatura do sena-dor Roberto Requião ao Governodo Paraná lançaram no últimosábado (26), na Boca Maldita, nocentro de Curitiba, a Frente Am-pla Paraná Total. O objetivo dospeemedebistas contrários a Re-quião é apoiar a candidatura dogovernador Beto Richa (PSDB).

Encabeçado pelo secretário-geral do PMDB de Curitiba, Do-ático Santos, que integrava a alado partido que defendia a reelei-ção de Richa, o movimento, quecontou com a presença do ex-governador Orlando Pessuti,distribuiu cédulas falsas de dó-lar com o rosto de Requião epanfletos com matérias jorna-lísticas sobre a Operação Dallas,deflagrada pela Polícia Federal(PF) em setembro de 2011.

De acordo com investiga-ções da PF, haveria uma série deirregularidades no Porto de Pa-ranaguá, no litoral do Estado,como desvio de cargas a graneldestinadas à exportação no siloda Companhia Brasileira de Lo-gística (CBL), favorecimento deempresas responsáveis pela re-tirada de resíduos do porto,desvio de dinheiro público, en-tre outros. Dentre os investiga-dos no caso, estão os dois ex-superintendentes da Adminis-tração dos Portos de Parana-guá e Antonina (Appa), DanielLúcio de Oliveira e EduardoRequião, irmão de Requião. Se-gundo a Receita Federal, ape-nas os desvios de carga podemter lesado os cofres públicos ematé R$ 8,5 milhões.

Para o secretário-geral dopartido de Curitiba, Requião, aos73 anos de idade, deveria permi-

tir que o PMDB pudesse restabe-lecer um plano de futuro. “O Re-quião leva o PMDB à derrota. Porisso, nos distanciamos e vamosapoiar a reeleição de Richa”, dizSantos. “Só esse caso do irmãodele já descredencia o seu nomepara a chefia do governo. Vamosblindar o Paraná contra o Re-quião”, frisa.

Segundo Santos, a bandamusical que acompanhou o atona Boca Maldita irá percorrerCuritiba durante a campanhaeleitoral, distribuindo os mes-mos panfletos sobre Requião eescândalos políticos que envol-vem a família do senador.

O deputado federal OsmarSerraglio, presidente do diretórioestadual do PMDB, diz que nãosabia sobre o ato da Boca Maldi-ta, mas diz que o partido aindanão superou a divisão que domi-nou o PMDB antes da convençãoestadual. “Isso é resultado doembate que ocorreu na conven-ção. Os ânimos ainda não esfri-aram”, afirma Serraglio.

Na época, o partido se dividiuentre os que desejavam uma ali-ança com os tucanos, os que apoi-avam a candidatura de Requiãoe aqueles que queriam Pessuticomo candidato ao governo.

OUTRO LADOProcurado, o senador disse,

por meio de sua assessoria de co-municação, que irá entrar na Jus-tiça contra a dissidência por calú-nia e difamação. A assessoria deRequião informou ainda que pro-tocolou um pedido de liminar nasexta-feira (25) para busca e apre-ensão dos panfletos. Segundo Re-quião, o pedido foi aceito.

De acordo com o TribunalRegional Eleitoral do Paraná(TRE), porém, o pedido foi inde-ferido. Houve ainda um pedidode reconsideração da decisão porparte do senador, mas o TRE nãosoube precisar qual foi a novadecisão. Somente hoje (29) é quea assessoria do tribunal conse-guirá informar se o pedido dereconsideração foi aceito.

Weg e Copel vão construir parque eólico em PalmasA Copel se aliou à fabrican-

te de motores Weg Equipamen-tos Elétricos, de Santa Catari-na, para construir um parquede energia eólica em Palmas,no Sul do Paraná, onde hojefunciona o único empreendi-mento desse tipo no Estado. Aempresa paranaense será mi-noritária no negócio, com umafatia de apenas 13%.

A joint venture entre asduas companhias foi aprova-da sem restrições pelo Conse-

lho Administrativo de DefesaEconômica (Cade) na últimaquinta-feira (24), conforme des-pacho publicado ontem (28) noDiário Oficial da União.

Com capacidade de 4,2 me-gawatts (MW), a Usina EólicaPalmas II será maior que a pri-meira, que tem 2,5 MW, masainda assim pequena em rela-ção aos parques que a estatalparanaense está construindo ouvai construir no Rio Grande doNorte. A Copel está erguendo o

equivalente a 291,6 MW emempreendimentos eólicos na-quele estado, que vão entrar emoperação neste ano e no próxi-mo, e projeta outros 570 MW.

Vizinha de Palmas, a cidadecatarinense de Água Doce tam-bém tem mais parques paraaproveitar a força dos ventos.São oito empreendimentos emoperação, com potência de 142,8MW, segundo informações daAgência Nacional de EnergiaElétrica (Aneel).

Frente Ampla Paraná Total/Divulgação

Page 5: 07 29 2014

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 GERAL

Dilma diz que caso Pasadena não representou desgastePresidenta lembrou que foi excluída pelo TCU do processo que cobra

ressarcimento de US$ 792 milhões aos cofres públicos

POLÊMICA COMPRA

A presidenta Dilma Rous-seff afirmou ontem (28) que acrise envolvendo a Petrobrasnão significou desgaste paraela. Pelo contrário, teria com-provado a adoção de “uma con-duta muito decente” em todo oprocesso. A compra da refinariade Pasadena (EUA) pela estatal,em 2006, abriu uma crise políti-ca em seu governo quando a pró-pria presidenta revelou, nesteano, que o Conselho de Admi-nistração da Petrobras aprovouo negócio com base em um pare-cer “tecnicamente falho”.

Dilma presidia o conselho àépoca da aprovação da aquisi-ção. “Eu não acho que estou sen-do desgastada por Pasadena.Pelo contrário, eu acho que Pa-sadena mostra que sempre tiveuma conduta muito decente noscargos públicos”, afirmou, res-saltando que foi excluída peloTribunal de Contas da União(TCU) do processo que cobraressarcimento de US$ 792 mi-lhões aos cofres públicos.

As declarações da presiden-

Os partidos políticos e candi-datos às eleições de outubro de-vem apresentar à Justiça Eleito-ral a primeira prestação de con-tas de campanha. O prazo co-meçou ontem (28) e termina nosábado (02). A entrega das in-formações é obrigatória. Deacordo com a Lei Eleitoral, oscandidatos que tiverem as con-

tas consideradas irregularespodem ser cassados, mesmoapós tomar posse.

Nos documentos que deve-rão ser entregues, os comitêsfinanceiros de campanha terãode discriminar os recursos rece-bidos em dinheiro para financiaros candidatos e os gastos queforam feitos, além dos doadores.

Cabe ao Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) e aos tribunais re-gionais eleitorais julgar as infor-mações fornecidas. A JustiçaEleitoral poderá aprovar as con-tas, se estiverem regulares; apro-vá-las com ressalvas, quando asfalhas não comprometerem ascontas; e desaprová-las, quandoestiverem irregulares.

Previsão de crescimentoda economia do Brasil cai

A previsão de crescimen-to da economia brasileira em2014 recuou de 0,97% para0,90% na pesquisa Focus doBanco Central divulgadaontem (28), a 9ª revisão con-secutiva do número parabaixo. Há quatro semanas aexpectativa era de 1,10%.Para 2015, a estimativa deexpansão segue em 1,50%.

A projeção para o cres-cimento do setor industri-al em 2014 não apresentoupiora em relação à semanaanterior, manteve a expec-tativa de retração de 1,15%entre uma semana e outra.Para 2015, segue em 1,70%.Quatro semanas antes, aFocus apontava estimati-va de queda de 0,14% para2014 e alta de 2,20% em2015 para o setor.

Os analistas mantiveramestável em 34,85% a previ-são para o indicador quemede a relação entre a dívidalíquida do setor público e oProduto Interno Brutod(PIB) em 2014. Há quatrosemanas estava em 34,70%.Para 2015, segue em 35% háseis semanas.

A projeção para o ÍndiceGeral de Preços - Disponibi-lidade Interna (IGP-DI) em2014 caiu de 4,49% para4,34% na pesquisa do BC. OÍndice Geral de Preços - Mer-cado (IGP-M), que corrige amaioria dos contratos de alu-guel, recuou de 5,01% para4,87%. Quatro semanasatrás, o mercado previa para2014 altas de 5,45% para oIGP-DI e de 5,44% para oIGP-M. Para 2015, a proje-ção para o IGP-DI depois de34 semanas estável em 5,50%,subiu para 5,52%. Já a previ-são para o IGP-M no próxi-mo ano aumentou de para5,55% para 5,61%.

A pesquisa também mos-trou que a previsão para oÍndice de Preços ao Consu-midor (IPC) da FundaçãoInstituto de Pesquisas Eco-nômicas (Fipe), em 2014, se-gue em 5,56%. Há um mês, aexpectativa estava em 6,04%para o índice que mede ainflação ao consumidor emSão Paulo. Para 2015, a pro-jeção caiu de 5,13% para4,97%. Um mês antes a ex-pectativa era de 5%.

ta foram dadas durante sabati-na realizada pela Folha deS.Paulo, portal UOL, SBT e Rá-dio Jovem Pan. “Do ponto devista da minha situação, euqueria lembrar que o Conselhode Administração é um colegi-ado. Estavam presentes no con-selho naquele momento algunsempresários e pessoas de gran-de experiência na área de negó-cios”, ressaltou Dilma, citan-do, entre outros, o empresárioJorge Gerdau.

“O que aconteceu conosco?Nós não tivemos todos os da-dos. Tanto o TCU como o Minis-tério Publico percebem as con-dições e eu fui afastada desseprocesso. Não tem como mecondenar por Pasadena”, afir-mou Dilma, lembrando que orelator no TCU, José Jorge, per-tencia aos quadros da oposiçãoantes de ingressar no Tribunal.Além da investigação no TCU, acrise da Petrobras resultou nacriação de duas CPIs no Con-gresso, que ainda não apresen-taram resultados concretos.

A petista também foi ques-tionada sobre a troca de minis-tros que foi forçada a fazer porpressão do PR, que ameaçavanão apoiar a sua reeleição, o quelhe subtrairia um minuto notempo de propaganda eleitoralna TV. Dilma afirmou não ter sesentido “nem um pouco” chan-tageada. “Eu me se sentiriachantageada se colocasse no Mi-nistério dos Transportes umapessoa que eu não acredito enão confio”, respondeu, segun-do a qual, confia no novo titularda pasta, Paulo Sérgio Passos,que, embora seja filiado ao PR,é próximo da presidenta. “Eunão tolero, não compactuo e nãoaceito corrupção em qualquerespécie”, enfatizou.

O PR exigiu, para a apoiar acandidatura de Dilma, que elaretirasse César Borges dosTransportes e colocasse PauloSérgio Passos. A queda de Bor-ges, que também é do PR, se deuapós o ministro se desentendercom integrantes da cúpula desua legenda.

Começa prazo para partidos e candidatosprestarem contas à Justiça Eleitoral

Banda larga fixa está presenteem 35% dos domicílios do país

A internet de banda lar-ga fixa está presente em35,5% dos domicílios brasi-leiros. Em junho, a AgênciaNacional de Telecomunica-ções (Anatel) contabilizou23,22 milhões de assinantesdo serviço.

A região com maior nú-mero de assinantes é a Su-deste (14 milhões), o que cor-responde a 49,49% dos domi-cílios da região. Em São Pau-lo, onde 60,3% dos lares têminternet, há 8,85 milhões deassinantes. Na região Sul,há quatro milhões de acessosao serviço, o que coloca ainternet de banda larga fixaem 40,24% dos lares.

Na região Norte, há

676.417 acessos ao serviço,presente em 14,15% dos la-res. No Nordeste, são 2,68milhões de assinaturas - ocorrespondente a 15,75% doslares. Já na região Centro-Oeste, o total de assinanteschega a 1,8 milhão (35,68%das residências).

A unidade federativa quetem menor percentual de re-sidências com esse tipo deinternet é o Maranhão, ondeo serviço atende apenas 8,63%dos lares, o correspondente a164.012 assinaturas. Em pe-núltimo lugar está Amapá,onde a banda fixa se faz pre-sente em 9,37% das residên-cias, o que corresponde a18.489 assinaturas.

Page 6: 07 29 2014

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

CNI sugere alteração emreajuste do salário-mínimo

Proposta da entidade é de que o reajuste seja feito com base nainflação do ano anterior e na variação do Produto Interno

Bruto per capita de dois anos anteriores.

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Entre as propostas elabora-das pela Confederação Nacio-nal da Indústria (CNI) para oscandidatos à Presidência da Re-pública está a alteração na re-gra de reajuste do salário-míni-mo. A proposta da entidade é deque o reajuste seja feito combase na inflação do ano anteriore na variação do Produto Inter-no Bruto (PIB) per capita de doisanos anteriores.

Ontem (28) a CNI apresen-tou o resumo do que irá levar àpresidenta Dilma Rousseff, can-didata à reeleição pelo PT, aocandidato do PSDB, Aécio Ne-ves, e ao candidato do PSB,Eduardo Campos, em encontrosrealizados amanhã (30) com em-presários. No total, são 42 docu-mentos sobre temas considera-

dos relevantes para a indústria,com propostas como a alteraçãodo mínimo. “Se olharmos emperspectiva, vemos o crescenteconsenso empresarial no Brasil,a visão comum de estratégiapara o país”, comentou o diretorde Políticas e Estratégia da CNI,José Augusto Fernandes.

Na área tributária, a CNI, porexemplo, pede o fim da cumula-tividade de impostos sobre cir-culação de mercadorias e servi-ços (ICMS), a unificação de tri-butação de IPI, PIS/Pasep, ICMSCofins, ISS e Cide-Combustí-veis. Além disso, sugere umasimplificação na tributação so-bre a renda. Nos cálculos daCNI, os impostos aumentam em10,6% o valor de um investimen-to do Brasil.

Sobre a situação fiscal, a CNIsugere a substituição da metade superávit primário por uma“regra flexível de monitoramen-to das contas públicas”. A ideia éque seja adotado indicador“ajustado ao ciclo econômico elíquido de receitas não recorren-tes”. “Estamos mostrando que,para a indústria, as políticas ma-croeconômicas não são indife-rentes”, disse Fernandes.

Só no caderno de infraes-trutura, a CNI compila 13 su-gestões aos presidenciáveis,como o aumento da participa-ção do setor privado por con-cessões e parcerias público-privadas e a construção de umbanco de projetos para “apri-morar e acelerar o processo delicenciamento das obras”.

Greve no IBGEdeve continuaraté o finaldesta semana

A greve dos funcionários do Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE), que já dura mais de doismeses e impediu a divulgação comple-ta das taxas médias de desempregoaberto do país nos meses de maio ejunho, deverá continuar pelo menosaté o final desta semana.

A informação foi repassada pelodiretora-executiva do Sindicato Naci-onal dos Funcionários do IBGE (ASSI-BGE-SN), Ana Magni, após participarda assembleia da executiva Rio doSindicato, realizada ontem (28) paradecidir os rumos do movimento. Ogrupo deliberou pela continuidade daparalisação até que sejam concluídasas negociações a serem implementa-das ao longo desta semana com ogoverno federal.

A retomada das negociações foidecida na última sexta-feira (25), emBrasília, após reunião com a ExecutivaNacional da ASSIBGE com o secretá-rio de Relações de Trabalho do Minis-tério do Planejamento, Sérgio Mendon-ça. “A greve segue consolidada emvários Estados e a tendência é de queela continue pelo menos até o finaldesta semana, pois haverá negocia-ções com o governo ao longo destasemana e os núcleos nacionais estãodeliberando nas assembleias que co-meçaram nesta segunda-feira os ru-mos do movimento”, disse Ana.

Ana Magni adiantou que as as-sembleias realizadas até agora nosEstados de São Paulo, Pernambuco,Alagoas, do Mato Grosso do Sul, RioGrande do Sul, de Minas Gerais e daBahia já deliberaram pela continuidadeda greve. “Os núcleos estaduais es-tão seguindo o indicativo de continua-ção da greve”, mencionou.

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Globo_Esportes (@OGlobo_Esportes)Mercedes afirma que não vai mais interferir na briga entre

Hamilton e Rosberg.

ZH Grêmio (@zh_gremio)Empresário de Tite: “Dificilmente vai trabalhar este ano”.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Pedágios nas rodovias federais do Paraná geraram lucro para a União.

Atlético conta os dias para reencontrar a torcida na Arena da Baixada.

Veja (@Veja)Rio-2016: sujeira da Baía de Guanabara preocupa biólogo em

primeiro evento-teste.

Surto de ebola se espalha e provoca a primeira morte na Nigéria.

Governo federal publica medida provisória que tenta ampliarvoos regionais.

Jornal Extra (@jornalextra)Por determinação da Justiça, criança tem na certidão de nascimento

os nomes de dois pais.

BandNews FM Curitiba (@BandNewsFMCtba)Complexo turístico de R$ 2 bilhões pode ser implantado no Porto

de Paranaguá.

Carta Capital (@cartacapital)Não vai ser fácil para os Estado Unidos partilharem a liderança

monetária com a China. Por Luiz Gonzaga Belluzzo.

Época Mundo (@EpocaMundo)ONU pede, mais uma vez, trégua imediata em Gaza.

Portal R7.com (@portalR7)Etanol segue competitivo em GO, MT, PR e SP, diz ANP.

Consumidor sofreu uma tentativa de fraude a cada 17 segundosem junho, diz Serasa.

Dunga quer liberdade para dar bronca e exige que SeleçãoBrasileira tenha privacidade.

Estadão (@Estadao)Viajar deixa as pessoas mais felizes do que bens materiais, aponta estudo.

Caixas-pretas mostram que partes de foguete acertaram o voo MH17.

Valor Econômico (@valor_economico)Grande descompressão teria derrubado avião da Malaysia.

Reuters Brasil (@ReutersBrazil)Venda de material de construção cai e setor faz novo corte

em previsão anual.

Portal da Copa (@copagov)Gastos de turistas estrangeiros no Brasil cresceram 76% em junho,

mês em que a #Copa2014 teve início.

Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo)Colunista da Veja

Skaf foge do PT, mas a companheira insiste. É a arrogância...

Alceni Guerra (@Alceni_Guerra)Ex-ministro

Custo da energia ameaça indústria.

Rubens Bueno (@RubensBuenoPPS)Deputado federal do PPS-PR

Mercado reduz previsão para alta do PIB pela 9ª vez seguida.Analistas consultados pelo BC esperam crescimento da economiade 0,90% em 2014.

Page 7: 07 29 2014

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 ESTADO

Ministério da Fazenda libera mais dois empréstimosPrimeiro, de até US$ 60 milhões, deve financiar o Programa Integrado de Inclusão Social Requalificação Urbana.

Segundo, de US$ 8,5 milhões, será aplicado no Programa de Gestão Fiscal (Profisco)

PARANÁ

O governo federal, atra-vés do Ministério da Fazen-da, autorizou o Paraná a con-trair dois empréstimos doBanco Interamericano deDesenvolvimento (BID) comaval da União. A informaçãofoi publicada no Diário Ofi-cial da União. O primeiroempréstimo é de até US$ 60milhões e, segundo o gover-no paranaense, deve financi-

ar o Programa Integrado deInclusão Social Requalifica-ção Urbana do Estado. O se-gundo é de US$ 8,5 milhõesa ser aplicado no Programade Gestão Fiscal do Paraná(Profisco).

O governo paranaenseaguarda ainda a autorizaçãopara outra operação de cré-dito externo de US$ 67,2milhões, também com o

BID, destinado ao Progra-ma Paraná Seguro. O Mi-nistério classificou a opera-ção como “elegível”, em ca-ráter excepcional, quanto àcapacidade de pagamentodo Estado e garantiu o “pros-seguimento do processocom vistas à concessão degarantia da União”.

A demora na liberaçãodesses e outros emprésti-

89% das famílias paranaensesestão endividadas, diz pesquisa

mos motivou troca de acu-sações entre o governadorBeto Richa (PSDB) e o PTda ex-ministra da Casa Ci-vil, senadora Gleisi Hof-fmann. Richa acusou o go-verno federal de bloquearas operações para prejudi-car a sua administração efavorecer a candidatura deGleisi. O PT, Gleisi e a Uniãosempre negaram as acusa-ções, atribuindo as dificul-dades na autorização dasoperações a problemas degestão do Estado.

O dinheiro só começou

a sair depois que o governodo Estado recorreu e obte-ve uma série de liminaresno Supremo Tribunal Fe-deral (STF). No início domês, o Paraná chegou a pe-dir a prisão do secretário Na-cional do Tesouro, Arno Au-gustin, por crime de desobe-diência pela não liberação deempréstimo de R$ 817 mi-lhões do programa Proin-veste, apesar da decisão doSTF em prol do Paraná. De-pois disso, o dinheiro aca-bou sendo depositado naconta do Estado.

O número de paranaensesendividados se manteve pratica-mente estável em julho, confor-me dados da Pesquisa de Endivi-damento e Inadimplência doConsumidor (PEIC), elaboradapela Confederação Nacional doComércio de Bens, Serviços e Tu-rismo (CNC) e pela Federação doComércio de Bens, Serviços e Tu-rismo do Paraná (Fecomércio PR).

Neste mês, 89,7% das famí-lias estão endividadas no Es-tado, ante 88,7% em junho. Emjulho de 2013, 87,2% da popu-lação possuía algum tipo dedívida. Os consumidores queestão com contas em atrasosomam 25%. Em junho, a de-mora no pagamento era citadapor 27,6% dos entrevistados epor 21,7% em julho de 2013.

O estudo aponta reduçãono percentual de pessoas quenão terão condições de pagarsuas dívidas, que passou de 9,9%

em junho para 7,7%. Em julho de2013 a parcela que não conseguiacumprir seus compromissos fi-nanceiros era de 10,3%.

Outro fator positivo diz res-peito à inadimplência, definidapelo Banco Central (BC) comoatraso acima de 90 dias: 38,7%das famílias pesquisadas rela-taram que seus débitos ultra-passam esse prazo, o que repre-senta queda em relação ao mêspassado, com 42,2%, e em com-paração a julho de 2013, quandoa inadimplência atingia 48,7%dos consumidores.

Essa diferença no percentualde consumidores com contas atra-sadas por mais de 90 dias podeevidenciar que o consumidor es-teja quitando seus débitos anti-gos antes de gastar novamente. Opercentual de inadimplentes émaior entre as famílias com ren-da de até dez salários-mínimos,com 44,5%, ante 29,2% entre aque-

les com renda acima de dez sa-lários-mínimos.

No entanto, o percentual depessoas que se considerammuito endividadas aumentoude 23,3% em junho para 25,3%em julho. No mesmo mês doano anterior, o alto grau de en-dividamento era relatado por14,9% dos consumidores. Osque se consideram como maisou menos endividados são47,4%, os pouco endividadossomam 17% e 10,3% afirmamque não possuem dívidas.

O cartão de crédito é o prin-cipal motivo das dívidas dosparanaenses em julho, com64,2%, seguido pelo financia-mento de veículos, com 14,4%,e pelo financiamento imobili-ário, com 9,4%. O tempo médiode comprometimento com asdívidas é de 7,6 meses e a par-cela média da renda compro-metida com débitos é de 31,2%.

Etanol continua vantajoso noParaná e em mais três Estados

O etanol continuou com-petitivo no Paraná e emGoiás, Mato Grosso e SãoPaulo, na semana encerra-da em 26 de julho, confor-me dados da Agência Naci-onal de Petróleo, Gás Na-tural e Biocombustíveis(ANP), compilados peloAE-Taxas. Trata-se da quar-ta semana consecutiva emque o biocombustível man-tém vantagem nesses Esta-dos. Nos outros e no Distri-to Federal a gasolina conti-nua mais competitiva.

Segundo o levantamen-to, o etanol equivale a 68,41%

do preço da gasolina emGoiás. No Mato Grosso, arelação está em 65,50%; noParaná, em 68,69%; e emSão Paulo, em 65,71%. Agasolina está mais vantajosaprincipalmente no Amapá,onde o etanol custa o equi-valente a 96,54% do preçoda gasolina (a relação é favo-rável ao biocombustívelquando está abaixo de 70%).

O preço médio da gasoli-na em São Paulo está emR$ 2,855 o litro. Na médiada ANP, o preço do etanolno Estado ficou em R$ 1,876o litro.

Page 8: 07 29 2014

08 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

ESTUDO

Paraná é o terceiro Estado mais competitivo do BrasilEstado paranaense subiu duas posições no ranking nacional

e hoje fica atrás somente de São Paulo e Rio de JaneiroEstudo preparado pela em-

presa de consultoria britâni-ca Economist Intelligence Unit(EIU), com a cooperação doCentro de Liderança Pública(CLP), entidade brasileira,apurou que o Paraná superouo Rio Grande do Sul e MinasGerais em clima de negócios ecapacidade de atração de in-vestimentos, entre 2011 e2013, passando da 5ª para a 3ªposição no ranking nacional,ficando atrás apenas de SãoPaulo e Rio de Janeiro.

A mais recente pesquisa,efetuada entre abril de 2013 eabril de 2014, consistiu emuma avaliação dos aspectosgerais ligados à competitivi-dade de cada unidade federa-tiva do país, com ênfase paraos cenários político e econô-mico, as condições infraestru-turais e de regulação, o esto-que e fluxo de recursos huma-nos, além de indicadores decriminalidade, inovação e sus-tentabilidade.

De acordo com o trabalho,o Paraná teria exibido avan-ços nas vendas internacionaisdo agronegócio, na renda percapita, nos dispêndios reali-zados pelo setor privado compesquisa e desenvolvimento enos estímulos fiscais direcio-nados às políticas ambientais.

“Na verdade, em contra-posição ao panorama desani-mador, em âmbito nacional,embora esteja longe de repre-sentar o papel de uma ilha deprosperidade num oceano deinstabilidade, o Paraná perse-guiu, intransigentemente, nointervalo de tempo compre-endido entre 2011 e julho de2014, a recuperação, de modosincronizado entre governo eatores privados, de um con-junto de mecanismos e insti-tuições capazes de, ao mesmotempo, produzir defesas em

períodos cadentes da econo-mia brasileira e assumir fun-ções de autênticas molas pro-pulsoras em estágios de reati-vação da rota do crescimen-to”, detalha o diretor presi-dente do Instituto Paranaensede Desenvolvimento Econômi-co e Social (Ipardes), economis-ta Gilmar Mendes Lourenço.

De acordo com Lourenço, éfácil perceber que a base eco-nômica regional vem atraves-sando uma etapa de intensifi-cação da diversificação de suamatriz produtiva, fruto dapreparação e execução de umarranjo institucional, alicer-çado na participação ampla eefetiva da maioria dos entesrepresentativos da sociedadeparanaense, mirando a mon-tagem de um programa de de-senvolvimento para o Estado.“Daí a formação da carteirade mais de R$ 35 bilhões emprojetos de investimentos in-dustriais privados, nacionaise multinacionais, atraídospelo programa Paraná Com-petitivo, entre fevereiro de2011 e julho de 2014. Trata-sedo maior portfólio do país,quanto cotejada a amplitudeeconômica do Paraná com ados outros espaços subnacio-nais”, afirma.

Lourenço frisa que a atmos-fera local favorável pode serainda melhor entendida a par-tir da observação das estatís-ticas correntes. “A cesta de da-dos e informações econômicasrelativas ao interregno 2011-2013 expõe maior qualidade econsistência do que a edifica-da nos oito anos anteriores,caracterizados por uma espé-cie de represamento da de-manda por investimentos,quando o Paraná afugentavapotenciais interessados”, co-menta. “O Produto InternoBruto (PIB) paranaense cres-

ceu 4,1% ao ano, ante o acrés-cimo de apenas 2% para o país,entre 2011 e 2013, revertendoa trajetória dominante entre2003 e 2010, quando o Estadocresceu menos que o Brasil(3,8% ao ano versus 4%)”,exemplifica.

NÚMEROSNa avaliação do setor se-

cundário, a produção indus-trial do Estado avançou a umataxa de 2,5% ao ano, no triênio2011-2013, o melhor resulta-do entre os Estados da regiãoSul e Sudeste, contrapondo-seao decréscimo de -0,3% da pro-dução da indústria nacionalno mesmo período. O contin-gente de trabalhadores no se-tor fabril paranaense progre-diu 2,6% ao ano, no último tri-ênio, enquanto os postos detrabalho mantidos pelo setormanufatureiro brasileiro de-clinaram -0,5%.

No setor de serviços, o co-mércio varejista vem experi-mentado elevação significati-va do volume de vendas, enal-tece o presidente do Ipardes. Ocrescimento médio anual dofaturamento real do setor foide 8,1%, acima da expansãonacional de 6,1% e superandoas variações anotadas pelosdemais Estados do Sul e doSudeste, entre 2011 e 2013.

“Ademais, dados do Minis-tério do Trabalho e Emprego(MTE) revelam saldo positivode 366.168 empregos formaisno Paraná entre 2011 e junhode 2014, com 69,9% das vagascontabilizadas no interior doEstado, contra 60,8% entre2003 e 2010, o que sinaliza queo desenvolvimento econômi-co e social do Paraná, a partirde 2011, foi direcionado para adesconcentração e diversifica-ção das atividades produti-vas”, analisa.

Luta contra hepatites viraisterá ação com testes rápidos

Uma tenda será montada amanhã(30) na Praça Rui Barbosa, no centrode Curitiba, para fazer testes rápidosde diagnóstico de hepatite B e C napopulação. A iniciativa da SecretariaEstadual da Saúde faz parte das açõesdo Dia Mundial de Luta contra as Hepa-tites Virais, celebrado ontem (28). Apreocupação é maior com as hepatitesdo tipo B e C, que apresentam altopoder de transmissão. Para essasdoenças, a prevenção e o diagnósticoprecoce são prioritários.

A importância desta estratégia foireforçada no encontro, em Curitiba, demais de 300 profissionais de saúde detodo o Paraná. Especialistas afirmamque quanto mais cedo o tratamento foriniciado, maior é a chance da pessoaconviver com a doença, sem sofrercom sua forma aguda ou desenvolverquadros de cirrose e câncer. Estesdois tipos de hepatites têm tratamentogratuito na rede de pública de saúde.

Segundo o secretário estadual daSaúde, Michele Caputo Neto, o princi-pal desafio no enfrentamento das he-patites é o diagnóstico, já que a formacrônica da doença evolui de maneiragradativa e silenciosa. “Na maioria doscasos a pessoa não apresenta sinto-mas aparentes. Ela só percebe queestá com hepatite quando a situação jáé grave, o que dificulta muito o trata-mento”, explica.

Somente em 2013, o Paraná regis-trou 1.821 novos casos de hepatite Be 939 de hepatite C. Os números sãomaiores que em 2012, quando foram1.733 do tipo B e 923 do tipo C. O motivodesse aumento é a melhoria no diag-nóstico, com a implantação dos testesrápidos nos 399 municípios do Estado.Segundo o levantamento, a incidênciade casos é maior no Oeste e Sudoeste.

De acordo com o superintendentede Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz,pelo menos 2,6 mil profissionais estãocapacitados para realizar o teste noParaná. “É um exame simples e rápidoque está acessível a toda a populaçãoparanaense”, ressalta.

Todo o processo é feito em cercade 30 minutos e a pessoa já sai com oresultado e encaminhamento para tra-tamento, se necessário.

PREVENÇÃOCada tipo de hepatite tem sua

própria forma de transmissão. Elaspodem ser causadas por vírus, usode alguns medicamentos ou consu-mo de álcool e outras drogas. Nocaso das hepatites A e E, o contágioocorre por via fecal-oral, por contade condições precárias de sanea-mento básico, falta de higiene pes-soal e alimentos.

Já as hepatites B, C e D são trans-mitidas por via sanguínea, principal-mente através do sexo desprotegido,compartilhamento de seringas, agu-lhas, lâminas de barbear, escovas dedente, alicates de unha e outros obje-tos perfurocortantes.

VACINAPara hepatite B existe vacina. São

três doses ofertadas gratuitamentenas unidades básicas de saúde parapessoas com até 49 anos, manicures,pedicures, podólogos, caminhoneiros,bombeiros, policiais (civis, militares erodoviários), doadores de sangue, pro-fissionais do sexo, coletores de lixo eoutros grupos de risco.

A partir de setembro, as unidadesde saúde também vão disponibilizar avacina que protege contra a hepatiteA. Ela será aplicada em crianças comidade entre 12 e 24 meses.

NOVOS CASOSA coordenadora da divisão de Con-

trole das DST/Aids e Hepatites Virais,Elisete Ribeiro, explica que é importanteque quem tem direito à vacina procureum posto de saúde o mais rápido pos-sível para receber as doses. “Verifica-se aumento no número de casos novosentre a população jovem e por issoqueremos ampliar a cobertura vacinalnesta faixa etária”, disse.

Atualmente, muitas pessoas de 30a 40 anos estão sendo diagnosticadascom hepatite, mas adquiriram a doen-ça há mais de 20 anos. “Eles tinham aforma crônica da doença e não sabi-am. No passado não havia muita pre-ocupação com a esterilização de ma-teriais e por isso a transmissão emambientes hospitalares era mais co-mum”, ressaltou a coordenadora.

Ela lembra que pessoas que pas-saram por cirurgias, transfusões desangue e outros procedimentos nopassado devem procurar uma unidadede saúde para realizar o teste rápido.

Venilton Kuchler

Secretário estadualde Saúde, MicheleCaputo Neto: “Na

maioria dos casosa pessoa não

apresenta sintomasaparentes. Ela só

percebe queestá com hepatitequando a situação

já é grave”

Page 9: 07 29 2014

O PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 GERAL

NOVA SANTA ROSA

Contrato com Sanepar viabiliza Lago MunicipalConvênio entre a prefeitura e a autarquia estadual foi aprovado pela Câmara. Aprovação também

possibilitará uma série de benefícios às comunidades do interiorA Câmara de Nova Santa

Rosa realizou sessão extraor-dinária, na última sexta-feira(25), quando aprovou a assi-natura de contrato entre aprefeitura e a Sanepar. Ape-nas dois vereadores votaramcontra a aprovação da lei queautoriza a realização de novocontrato, uma vez que o atu-al está vencido desde 2009.

Segundo o secretário deAdministração e Planejamen-to, Luiz München, com essamedida os vereadores que vo-taram pela aprovação do pro-jeto de lei do Executivo Mu-nicipal ajudaram a viabilizara construção do Lago Muni-cipal e a levar uma série debenefícios para as comunida-des do interior.

O prefeito Rodrigo Fernan-des ressaltou que os vereado-res da base de governo pres-taram um grande serviço atoda a comunidade ao apro-var o projeto de lei que permi-te ao município firmar con-trato com a Sanepar.

O presidente da Câmara,Lari Hitz, destaca a iniciativado prefeito em buscar recur-sos, muitas vezes criticadapelos vereadores de oposição,que, segundo ele, tentam de-sabonar o trabalho do prefei-to, questionando suas via-gens para Curitiba. “Eles cri-ticam, mas se o prefeito ficassesentado no gabinete não teriaconseguido o apoio do Go-verno do Estado, o auxílio dodeputado Elio Rusch, em de-zenas de projetos e recursos

Prefeito Rodrigo Fernandes e equipe administrativa contaram com o apoio dos vereadoresda base do governo para a aprovação do projeto de lei que autoriza o município a

assinar contrato com a Sanepar, que transfere benefícios para a comunidade

que foram enviados para NovaSanta Rosa. Se o prefeito Ro-drigo não fosse atrás dos re-cursos na Capital do Estadonão teria conseguido junto àSanepar tantos benefíciospara o município antes mes-mo da assinatura do contra-to”, enfatiza.

Conforme o presidente daCâmara, o município estavasendo prejudicado pela faltade contrato, que expirou em2009. “Eles deixaram vencer ocontrato e não renovaram, oque gerou um prejuízo aomunicípio, uma vez que semo contrato a prefeitura per-deu o desconto de 50% quetinha na conta de água detodos os prédios públicos.Desde o ano passado o prefei-to Rodrigo estabeleceu conta-to com a direção da Saneparvisando regularizar a situa-ção, conseguir benefícios paratoda a comunidade e aindagerar economia aos cofrespúblicos, garantindo o bene-fício do desconto nas contasde água de todos os prédiospúblicos de Nova SantaRosa”, esclarece Lari.

LAGO MUNICIPALCom a aprovação da assina-

tura do contrato com a Sane-par pela Câmara, a prefeituragarantiu R$ 630 mil para aconstrução do Lago Munici-pal, sendo R$ 300 mil repassa-dos pela Sanepar a fundo per-dido e R$ 330 mil oriundos doPlano de Apoio ao Desenvol-vimento dos Municípios

(PAM), enviado no ano pas-sado pelo Governo do Esta-do, também a fundo perdido.

BENEFÍCIOSFernandes estabeleceu

como condição para realiza-ção de novo contrato com aSanepar a execução de umasérie de serviços para a comu-nidade da sede e do interior,além do repasse, a fundo per-dido, do valor de R$ 300 milpara a construção do Lago.Entre os produtos e serviçosque serão prestados pela Sa-nepar para que seja firmadocontrato está a perfuração de

Marcos Elieser

poços artesianos, doação decaixas d’água e canos paraextensão de redes, entre ou-tros, que, somados com osrecursos da Sanepar destina-dos à construção do Lago,totalizam cerca de R$ 500 mil.

ASSOCIAÇÕES DE ÁGUAA prestação dos serviços

públicos de abastecimento deágua e esgotamento sanitárioque será feito pela Sanepar com-preende a captação de águabruta, distribuição de água tra-tada, operação, conservação,manutenção de redes, incluin-do as ligações prediais e os ins-

trumentos de medição, coleta,remoção, tratamento e dispo-sição final de esgotos somentena área urbana do município

Os sistemas de abasteci-mento de água administra-dos pelas associações no inte-rior permanecem sob respon-sabilidade da comunidade ede seus associados. “Essasáreas de sistema autônomode abastecimento de água es-tão fora da abrangência docontrato com a Sanepar e con-tinuarão sendo comandadaspelos associados”, afirma osecretário de Administração ePlanejamento.

Page 10: 07 29 2014

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

TERÇA-FEIRA (29)

*

BOLO DE MILHOCOM COBERTURADE CHOCOLATE

Modo de preparo:Massa: bata os ingredientes no liquidificador, exceto o queijo, cocoe royal. Após a massa estar batida, despeje em um recipiente eacrescente os três últimos ingredientes mexendo bem; coloque opreparo em uma forma untada com margarina e polvilhe com açúcarcristal e canela; leve ao forno preaquecido a 200ºC por mais ou menos40 minutos. Cobertura: em uma panela coloque o creme de leite, oachocolatado em pó, e o leite. Leve ao fogo mexendo bem atéengrossar o creme; após, despeje por cima do bolo.

IngredientesMassa:1 lata de milho1 lata de polentina1 lata de açúcar1 lata de leite½ lata de óleo3 ovosUma pitada de sal50 gramas de queijo parmesãoralado

ÁRIES: Um dia que en-fatiza a saúde, a quali-dade de vida e as ativi-dades profissionais. Mo-

mento de agir com simplicidade.

TOURO: Momento queenfatiza o amor e aamizade na vida. É pre-ciso agir com discerni-

mento nas questões emocionais.

GÊMEOS: Período im-portante para equilibraras demandas relaciona-das à vida pessoal e

profissional. Faça um auto-crítica.

CÂNCER: Destaque aoaprimoramento mental.Dia interessante paracontatos relacionados à

esfera do trabalho. Criatividade.

LEÃO: Momento quepede que você tenhaconsciência dos seusvalores mais significa-

tivos. Esteja atento ao valor realdas coisas.

VIRGEM: Dia impor-tante para cuidar dasaúde do corpo e daalma. Desejo de ser útil

e de se auxiliar. Aprimore suashabilidades.

LIBRA: Dia que pedeinteriorização e refle-xão. Intuição e sensibi-lidade. Os assuntos li-

gados à saúde e ao trabalho es-tão enfatizados.

ESCORPIÃO: Fase mui-to importante para a car-reira profissional e hojeestão enfatizados os pro-

jetos com grupos e empresas.

SAGITÁRIO: Busque seaperfeiçoar um algumprojeto. Hoje é um diasignificativo para ques-

tões familiares e emocionais.

CAPRICÓRNIO: Cuida-do com a falta de fé emsi mesmo e em umaenergia superior. Melho-

re sua capacidade de se expressar.

AQUÁRIO: Dia impor-tante para pensar maisnas questões de saúdee estar mais em conta-

to com as emoções. Aprofunde asrelações.

PEIXES: Dia que en-fatiza os contatos e re-lacionamentos l iga-dos à esfera profissio-

nal. Cuidado com as cobrançasperfeccionistas.

50 gramas de coco ralado2 colheres de sopa rasa de fer-mento químicoCobertura:1 caixinha de creme de leite6 colheres de sopa de achoco-latado em pó2 colheres de sopa de leiteCaso queira uma coberturamais doce, acrescente açúcar

Cobra desabafa com Gael, que o acolhe. Sol conta de seu empregopara Bete. Bianca se preocupa com Karina. Lucrécia repreende Jadepor agir com inveja de Bianca. Nando descobre que o sofá onde dormefoi roubado e vai deitar na academia. Gael e Karina o veem dormindono tatame e jogam água nele. Bianca conversa com Duca sobre Karina.O rapaz decide esclarecer a situação com a filha mais nova de Gael.Cobra surpreende a todos com sua volta à academia. BB e Cobra seinteressam um pelo outro. Karina se declara para Duca.

MALHAÇÃO

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

10 | O PRESENTE VARIEDADES TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Davi tenta acalmar Manuela. Megan se prepara para ir à Califórnia.Começa o segundo episódio do Geração Nem-Nem. Lara e Briandesenvolvem uma grande afinidade. Pamela entrega para Megan um colarcom um perfume especial. Davi pede para Jonas deixar Manuela ir a SãoFrancisco em seu lugar. Lara ajuda Brian a desbloquear uma memória.Matias ajuda Danusa a procurar um apartamento perto de sua casa.Gláucia se une a Marisa para convencer Danusa a continuar morandocom a família. Ernesto descobre que foi enganado por Boccardi.

GERAÇÃO BRASIL

Fernando chega exatamente no momento em que Cristina estáprestes a ler a suposta carta de Eliane. Reginaldo não deixa Tuaneprocurar Victor. Danielle garante a José Pedro que ele será o sucessorde José Alfredo. Maria Clara e Enrico marcam a data do casório. Corafaz um escândalo durante o velório da irmã, e Xana percebe o seufingimento. Lorraine decide falar com Maria Marta. José Pedro ques-tiona José Alfredo sobre a sucessão da empresa. Elivaldo agride umpreso na cadeia. Cristina encontra a falsa carta de Eliane.

IMPÉRIO

Renato (Bruno Fagundes) garante a Epaminondas (Osmar Prado)que não apoiará a candidatura do prefeito e afirma que ficará fora dapolítica. Zelão impede que Izidoro (Raul Barreto) brigue com Giácomopor causa de Rosinha. Juliana se entende com Mãe Benta. Giácomoe Rosinha se abraçam com afeto. Giácomo recebe uma carta de Milita(Cíntia Dicker).

MEU PEDACINHO DE CHÃO

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

GAÚCHO FAZ EXAME DE PRÓSTATAO gaúcho, muito macho, foi fazer o seu exame de próstata. A

sala de espera estava lotada de homens que, como ele, estavamaguardando o médico. Depois de o paciente entrar na sala e ficarde quatro em cima da mesa, o médico colocou a luva e pimba!Tacou o dedo para dentro.

- Ai, tchê! - gemeu o gaúcho.- Está doendo? - perguntou o médico.- Tchê, eu não estou aguentando, doutor... Eu vou gritar!- Olha, eu acho melhor você se segurar! A recepção está lotada

de pacientes e vai ficar uma situação embaraçosa...- Bah! Mas eu não estou aguentando, doutor! Vou gritar! Vou

gritar! - disse o paciente com uma voz estridente.- Calma, rapaz... Já está acabando...- Mas eu não aguento, doutor... Eu vou gritar! Eu vou gritar...O doutor, já ficando de saco cheio com toda essa ladainha,

consentiu:- Então grita!E o gaúcho:- Bah! Mas que coisa deliciosa, tchê!

CERVEJA É UM VENENOO pastor discute com um bêbado:- Você sabia que cerveja é um veneno?- Bobagem! Hic... A água já matou muito mais gente!- O quê! Você ficou maluco?- Não! Você sabe quantas pessoas morreram no dilúvio?

LOUCO AGENTE SECRETODois loucos estavam tomando banho e um deles disse:- Duvido que você consegue subir pela água do chuveiro

e encostar no mesmo.O outro respondeu:- Eu não. Acha que sou bobo? Eu sei que quando chegar lá em

cima você vai desligar o chuveiro e eu cairei.

Page 11: 07 29 2014

O PRESENTE | 11TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 GERAL

COLÉGIO DE PATO BRAGADO

Unidade nova ficará pronta em março de 2015Previsão é de que estudantes ingressam no novo prédio no segundo semestre

Dividir e compartilhar sãopalavras usadas no dia a diados professores que lidam comos alunos. Verbos que nuncasaem de moda, já que cada vezmais a união ou o termo associ-ativismo (aos mais empreen-dedores) são expressões-chaveàs pessoas arrojadas.

Mas no caso da Escola Muni-cipal Marechal Deodoro e doColégio Estadual Pato Bragadoo compartilhamento já não émais possível e a separação éinevitável. Isso porque os doiseducandários dividem o mes-mo espaço para 1,2 mil alunos,mas é por pouco tempo, já queestá em construção uma novaestrutura para abrigar o colé-gio estadual.

A expectativa é de que nosegundo semestre de 2015 osestudantes do Estado se mu-dem para a unidade nova. Fica-rá a saudade dos professores ecolegas da escola municipal eda estrutura que tantos anosserviu como um segundo lar.

Conforme o diretor do colé-gio estadual, Flávio Miguel Pri-gol, são mais de 500 alunos re-gulares no colégio, além do Cen-tro de Línguas Estrangeiras

Modernas (Celem) - espanhol einglês, programa Mais Educa-ção, entre outros que aconte-cem paralelamente às aulas.Para isso são necessárias vári-as salas e outros espaços. “Hojefaltam salas, estamos usando oauditório do município para oprojeto Mais Educação e o labo-ratório de informática para asaulas de apoio. Além disso, alu-nos do municipal e do estadualsempre apresentaram algumasdificuldades de convivência,próprios da diferença de idadeque serão sanadas com a des-vinculação”, revela.

O novo prédio vai aumen-tar o número de vagas, pois acapacidade é para atender até1.080 estudantes. Serão 12 sa-las de aula, laboratórios de quí-mica, biologia e informática,refeitório, biblioteca, parte ad-ministrativa e quadra coberta,entre outros setores, como al-moxarifado, cozinha e cantina.

Em relação ao mobiliário eequipamentos necessários, odiretor comenta que uma par-te o colégio já possui e que estãosolicitando auxílio ao NúcleoRegional de Educação (NRE) deToledo. Pela Associação de

Pais, Mestres e Funcionários(APMF) também serão feitosinvestimentos.

A obra está em sua primeiraetapa e se concentra no términoda construção da quadra deesportes coberta. O muro aoredor de toda área que compor-tará também o prédio de 1.648metros quadrados já foi cons-truído. A segunda etapa com-preende a edificação do colégio.

Na última semana, visita-

ram o local da obra o prefeitoArnildo Rieger, o chefe do NREde Toledo, Léo Inácio Anschau,o assistente administrativoIldo Bombardelli e o diretor docolégio estadual.

HARMONIASegundo Prigol, os dois edu-

candários sempre dividiram osespaços com harmonia. “Souprofessor há mais de 20 anos enunca tivemos problemas com a

divisão de espaços, como cozi-nhas, inclusive a merenda esco-lar é supervisionada por umanutricionista e feita em conjun-to. O administrativo dos doiseducandários funciona muitobem e em conjunto. É bacana isso.Por um lado, sentimos em ter quesair, mas o município tambémprecisa de um local próprio paraa idade dos seus alunos e nóspoderemos oferecer mais quali-dade aos nossos”, pontua.

Obra éacompanhadapelo prefeito

Arnildo Rieger,chefe do Núcleo

Regional deEducação, LéoInácio Anschau,

assistenteadministrativo

Ildo Bombardellie diretor FlávioPrigol: primeira

etapacompreende aconstrução da

quadra deesportes

Marili Besso

Page 12: 07 29 2014

A Expo Rondon 2014 foi umadas maiores da história doevento, tanto pela participa-ção do público quanto pelaqualidade e variedade dos atra-tivos. A avaliação é da Comis-são Central Organizadora(CCO) da festa. Foram quatrodias de programação intensa,de quinta-feira (24) a domingo(27), que culminaram com umgrande público, principalmen-te no dia do encerramento, queteve a realização da Festa Na-cional do Boi no Rolete e o showmusical com Lucas Lucco.

Numa avaliação prelimi-nar, o coordenador-executivoda Expo Rondon, Lair Bersch,destaca o planejamento doevento, bem como o compro-metimento das entidades, par-ceiros e patrocinadores, comofatores que impactaram dire-tamente no sucesso da festa.“A cada ano as coisas se recri-am e fomos todos surpreendi-dos positivamente, com vári-os fatores. Foi um trabalho in-tenso de vários meses, comapoio do prefeito Moacir (Fro-ehlich), do vice-prefeito (Sil-vestre) Cottica e da Câmara deVereadores, bem como dasentidades, dos parceiros, dospatrocinadores e da impren-sa, garantindo que tivéssemosnovamente uma grande ExpoRondon”, enfatizou.

Bersch acredita que no de-correr da semana seja possívelapresentar um relatório com-

pleto com os números destaedição da festa.

MELHORIAS NAINFRAESTRUTURA

Para a realização da ediçãodeste ano da Expo Rondon, oParque de Exposições recebeuvárias interferências para me-lhorar sua infraestrutura. Entreelas está a nova Casa Cultural ea Arena de Shows, novidadesque, segundo Bersch, agradaramo público presente e contribuí-ram diretamente no sucesso dafesta, bem como outros fatores.“Nós recriamos e aproveitamosespaços, com a nova Casa Cul-tural e a nova Arena de Shows,oferecendo conforto e seguran-ça ao público. E há um terceiroitem, que foi o diferencial. Faloda dedicação e a vontade de me-lhorar sempre mais das entida-des, da sociedade organizada,em melhorar o conjunto da fes-ta, seja na Expomar, na ExpoPecuária, no Boi no Rolete. Esteconjunto constrói esse comple-xo de atividades que fazem doaniversário do município umadas melhores feiras do Paraná edo Brasil”, finalizou.

Page 13: 07 29 2014
Page 14: 07 29 2014

14 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

BOI NO ROLETE

Agrícola Horizonte e Rimmava/Ruzza vencem o concursoEquipes de empresas rondonenses levaram o 1º lugar nos quesitos culinária e apresentação

Milhares de pessoas prestigi-aram no domingo (27) o pontoalto dos festejos do aniversáriode 54 anos do município de Mare-chal Cândido Rondon, quandoaconteceu a 35ª Festa Nacionaldo Boi no Rolete. O Parque deExposições foi tomado por ron-donenses e visitantes, que sabo-rearam o prato típico do municí-pio, preparado por dezenas deequipes de assadores.

Internamente, uma atração àparte, como tradicionalmenteacontece, é o Concurso do Boi noRolete, uma competição entre as

equipes de assadores para apu-rar qual o melhor boi da festa,bem como o estande mais bonito.

Este ano a grande campeã nacategoria culinária foi a equipe daAgrícola Horizonte. Já na apre-sentação, a vencedora foi a equi-pe Rimmava/Ruzza.

No início da tarde, autorida-des, entre elas o prefeito MoacirFroehlich, o vice-prefeito Silves-tre Cottica e o coordenador do Boino Rolete, João Marcos Gomes,percorreram os estandes, visi-tando as equipes para a entregada premiação do concurso.

Fotos: Joni Lang/OP

Registro daentrega dotroféu de

campeã noquesito

apresentação àequipe

Rimmava/Ruzza

A campeã no quesitodegustação foi a

Agrícola Horizonte,que também faturou o

3º lugar. Na foto, oempresário Osvino

Ricardo comemorandocom funcionários,

assadores eautoridades

CLASSIFICAÇÃOCULINÁRIA1º lugar Agrícola Horizonte2º lugar Grupo Sperafico3º lugar Agrícola Horizonte4º lugar AABB

APRESENTAÇÃO1º lugar Rimmava/Ruzza2º lugar Saae/Afusaae3º lugar Rondotec/Maltauro Eventos4º lugar Sicredi

Page 15: 07 29 2014

O PRESENTE | 15TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 GERAL

Page 16: 07 29 2014

O último dia de Expo Ron-don, que terminou no do-mingo (27), foi marcado pelaFesta Nacional do Boi noRolete. A programação foiprestigiada por milhares depessoas, dentre elas o gover-nador Beto Richa (PSDB), osenador Alvaro Dias (PSDB),secretários estaduais Fernan-da Richa (Família e Desen-volvimento Social) e Norber-to Ortigara (Agricultura eAbastecimento), deputadoestadual Elio Rusch, deputa-dos federais Dilceu Sperafi-co, Alfredo Kaefer, EduardoSciarra e Nelson Padovani,que acompanharam a comi-tiva tucana.

O governador circuloupelo Parque de ExposiçõesAlvaro Dias e concedeu en-trevista à imprensa. “Viemosprestigiar esta belíssima festae o boi no rolete, que é umadas festas mais tradicionaisdo Estado do Paraná, dasmais prestigiadas e muito bemorganizada”, mencionou.

Na coletiva um dos prin-cipais assuntos foram as elei-ções e o seu projeto de reelei-ção. Questionado que avali-ação faz do momento inicialda campanha, Richa se dissemuito otimista e afirmou quetem muito o que dizer e de-monstrar na corrida pelo Pa-lácio Iguaçu, incluindo com-parações com governos an-teriores. “Não tem nenhu-ma única área da adminis-tração que não tenhamossuperado resultados anteri-ores. O Paraná vive um bommomento e ontem (sábado,26) comemoramos mais umgrande reconhecimento na-cional. Saiu na revista Épo-ca e na Folha de S.Paulo queo Paraná saltou para o ter-ceiro lugar no Brasil, atrássomente de São Paulo e Rio

de Janeiro, como o melhorambiente para investimen-tos do país. Avaliou-se di-versos aspectos, como infra-estrutura, estabilidade polí-tica, segurança jurídica, zelona aplicação dos recursospúblicos, incentivos fiscais,atração de investimentos na-cionais e estrangeiros. Issoatesta que hoje o Paraná viveum bom momento e que des-perta a atenção de investido-res, tanto nacionais como defora. Resumindo, em todasas áreas da administração osresultados são extraordiná-rios”, declarou.

O governador frisou que

ao assumir o Governo doParaná, em 2011, precisousanar as finanças estaduais.“Peguei um Estado quebradoe provo isso. Deixaram R$ 4,5bilhões de contas. Só de Pa-sep, como nos oito anos ante-riores não pagaram, somavaR$ 1 bilhão. Estamos parce-lando para colocar a casa emordem. Água, luz e telefoneR$ 100 milhões. Progressões epromoções de professores es-tavam atrasados dois anos.Honramos quatro anos donosso governo e dois anos dogoverno anterior. Dois anosrepresenta mais R$ 70 milhõesque não foram repassados aos

nossos professores no gover-no anterior. Embora tenhaocorrido tudo isso, os avan-ços são consideráveis. Tira-mos o Porto de Paranaguádas páginas policiais e hoje éum porto com modelo de ges-tão. Fizemos a maior contra-tação de policiais, com dez milao longo dos quatro anos;maior aumento salarial; mai-or contratação de professores;60% de aumento para os pro-fessores; investimentos naqualidade da merenda escolare saltamos de R$ 27 milhõesdo governo anterior paraR$ 92 milhões os recursos re-passados aos prefeitos para

cobrir gastos com o trans-porte escolar. Transformamoso Paraná em um grande can-teiro de obras e hoje o Estadotem com os prefeitos um cli-ma de harmonia, respeito eparceria”, afirma.

Para o tucano, na indus-trialização e geração de em-pregos não há parâmetrospara comparar o que foi feitoem sua gestão em relação aogoverno anterior. “Vivemoso maior ciclo industrial detoda nossa história. Talvezseja o grande legado do nos-so governo, porque a indús-tria vindo para o Paraná geraimpostos para todos os mu-

Page 17: 07 29 2014

nicípios, gera oportunida-des de emprego e tendo tri-butos podemos investirmais”, enaltece. “Enfim, fi-zemos uma gestão realiza-dora, com grandes projetose com importantes planeja-mentos de ações da nossaadministração e, acima detudo, a correta aplicação dodinheiro do contribuinte,que é revertido em seu fa-vor”, emenda.

ELEIÇÃOPRESIDENCIAL

Richa também se mos-trou animado com a dispu-ta presidencial. O PSDB temcomo candidato o senadorAécio Neves (MG). “Estepaís não suportaria mais umperíodo de governo que láestá. Não suportamos mais,quase que diariamente, de-núncias de corrupção, des-vio de conduta, obras su-perfaturadas. O núcleo des-te partido que está no poderestá preso na Papuda (peni-tenciária). É uma vergonhapara o país. O Aécio repre-senta essa expectativa e aesperança do povo brasilei-ro de um presidente que orepresente com dignidade,que tenha um governo com-petente, com grandes reali-zações, com visão modernade gestão pública. O Aéciotem todas essas qualidadese todas essas credenciais. Ésó analisar sua história devida e sua trajetória políti-

ca. Foi presidente da Câmarados Deputados, foi um gran-de governador de Minas Ge-rais e é senador. Acreditomuito na sua vitória e cadapesquisa mostra um cresci-mento da sua candidatura eum aumento da rejeição dapresidente (Dilma Rousseff,PT). Acredito que o Paranádará a maior diferença per-centual para o Aécio Nevesentre todos os Estados doBrasil”, opina.

Na ocasião, Richa revelouque o candidato a presidenteda República pelo PSDB es-tará em Curitiba no sábado(02), onde deve ocorrer umevento político.

CRÍTICASPerguntado se está inco-

modado com as críticas quevem recebendo do senadorRoberto Requião (PMDB), queé candidato ao Governo doEstado e declarou, há poucosdias, que daria uma trégua àadversária Gleisi Hoffmann(PT), Richa garantiu que não.“Os paranaenses já conhecema língua do ex-governador.Isso serve como uma cortinade fumaça para esconder aincompetência, inépcia e ver-gonha que foi sua passagempelo governo e denúncias decorrupção que até hoje elenão explicou. E mais aindaestão aparecendo. O Ministé-rio Público acatou a denún-cia do uso de dinheiro públi-co indevido para ele ter os

seus momentos de lazer e deprazer em suas cavalgadasmatinais, pois pela manhãnunca trabalhou. E não é jus-to que o povo do Paraná pa-gue pelas suas mordomias.Ele mantinha mais de 80 ca-valos com o dinheiro do povoparanaense. Isso é justo?”,questiona.

SEGUNDO TURNOEm um eventual segundo

turno, o candidato à reeleiçãofoi questionado quem prefe-riria enfrentar, se Roberto Re-quião ou Gleisi Hoffmann.Ele respondeu que hoje existea possibilidade concreta devencer a eleição no primeiroturno. “Eu participo da elei-ção, cumpro com meu papel,apresento os números queorgulham a todos. Apesar deter que dedicar parte da mi-nha energia em sanear as fi-nanças, pois peguei um Esta-do praticamente quebrado eprecisei colocar a casa em or-dem e resgatar a confiança doParaná com o setor produti-vo, estou contente. Vou apre-sentar isso e o que faremospara frente, porque o melhorainda está por vir. Mesmocom todas as dificuldades, oParaná apresenta avanços queo Brasil inteiro reconhece.Então imagina daqui parafrente o que faremos. Imagi-na se o Aécio for presidenteda República. Aí vai ser co-vardia administrar o Estadodo Paraná”, afirma.

BATALHÃODE FRONTEIRA

Richa pontua que uma dasconquistas de seu governo foia implantação do Batalhão dePolícia de Fronteira (BPFron)

em Marechal Cândido Ron-don, a partir de uma lei deautoria do deputado estadualElio Rusch aprovada pelaAssembleia Legislativa em1998. “O BPFron é uma reali-dade. Ele foi instalado e esco-lhemos a sede aqui em Mare-chal Cândido Rondon porentender que estrategicamen-te é importante para abrangertoda a região e o municípiorecebe essa conquista por par-te do Estado”, discorreu.

Ao lado do comandante doBPFron, major Erich Osternack,o governador revelou que ago-ra está sendo analisada tecni-camente a área que vai recebera construção da sede definitivada corporação. “Queremosuma construção própria paraque realmente se consolide asede do Batalhão e nenhumoutro governo para frente te-nha a coragem, ou a facilidade,de trocar a sede aqui de Mare-chal Cândido Rondon. Alémdeste Batalhão, instalamos umacompanhia do BPFron emGuaíra e outra em Santo An-tonio do Sudoeste, cobrindotoda essa região de fronteira,algo que não houve antes. Con-seguimos uma redução signifi-cativa da criminalidade. Hou-ve uma grande redução no nú-mero de homicídios, comoaconteceu em todo Estado doParaná”, conclui.

Page 18: 07 29 2014

A Expo Rondon 2014, even-to em comemoração ao 54º ani-versário de Marechal CândidoRondon, terminou no domin-go (27), culminando com aFesta Nacional do Boi no Ro-lete. O último dia de progra-mação contou com a presençado senador Roberto Requião(PMDB), que é candidato agovernador. O peemedebistacirculou pelo Parque de Expo-sições Alvaro Dias acompa-nhado da candidata a vice-governadora Rosane Ferreira(PV), deputado estadual Ade-mir Bier, deputado federal JoãoArruda, suplente de senadorSérgio Souza, além de verea-dores e demais lideranças.

Requião passou em estan-des para cumprimentar equi-pes e almoçou na Arena deShows, onde a Comissão Cen-tral Organizadora (CCO) ser-viu o almoço para as autorida-des. Ele também concedeu en-trevista à imprensa. Na opor-tunidade, o peemedebista cri-ticou o governador Beto Ri-cha (PSDB), que tenta a reelei-ção, e disse que retomou aideia de buscar um novo man-dato ao Governo do Estadopor não concordar com a atu-al gestão. “Essa campanha éuma jornada para colocar oParaná em ordem”, resumiu.

O candidato também falousobre trabalhos desenvolvi-dos em seus mandatos anteri-ores ao citar alguns progra-mas que implantou no Para-ná, como o Trator Solidário,aquisição de novos ônibusescolares, construção de 44hospitais, Clínicas da Mulhere da Criança e bibliotecas, den-tre outros. “Criamos 300 pro-gramas”, afirmou.

RACHA NO PMDBRequião comentou a respei-

to da divisão que houve no

PMDB. Uma ala do partido,formada pela maioria dos de-putados estaduais, era favorá-vel à coligação com o PSDB dogovernador Beto Richa. Para opeemedebista, este é um fatosuperado e não afeta sua cam-panha em busca da cadeira noPalácio Iguaçu. “O PMDB seaglutinou em torno dos pro-gramas que desenvolvemos nosgovernos anteriores. Não foinada difícil”, argumentou.

HOMENAGEMAinda na Expo Rondon, o

candidato a governador as-sistiu à homenagem que aCâmara de Vereadores e a Pre-feitura de Marechal CândidoRondon prestaram ao criadordo boi no rolete e que erapresidente do diretório muni-cipal do PMDB, AriovaldoBier, que morreu há cerca dedois meses.

A sessão solene de entregado título de Cidadão Honorá-rio a Ariovaldo, a partir de umprojeto de decreto legislativoassinado pelos edis DorivaldoKist (Neco) e Josoé Pedralli,estava programada há algunsmeses. Mesmo com sua morte,a cerimônia foi mantida e acomenda foi repassada aos fa-miliares do rondonense: viúvaCarme e aos filhos LeandroLuis, Edvandro Augusto e Gra-ciela Regina Bier. “Como Ario-valdo Bier faleceu no mês demaio, mantivemos a mesmadata de entrega e a outorga foirealizada aos seus filhos e àviúva como reconhecimento detoda a comunidade pela proje-ção alcançada pelo prato típicocriado por Ariovaldo Bier epelo trabalho que ele realizoucomo político”, enfatiza o pre-sidente da Câmara de Vereado-res, Ilario Hofstaetter.

Em entrevista à reportagemde O Presente, Edvandro agra-

deceu aos poderes Legislativo eExecutivo pela homenagemprestada. “No domingo com-pletou dois meses do falecimen-to do nosso pai, que aos seusamigos demonstrava estar or-gulhoso e contente pelo títuloque receberia durante a FestaNacional do Boi no Rolete”,afirma. “Nosso pai inclusive es-tava com boa parte do discursoda sessão solene preparado edois pontos teriam destaque:em um ele se desculparia com afamília por ter se ausentado doconvívio devido ao envolvimen-to com a política; e no outroagradeceria ao povo do municí-pio por apoiar seu trabalho epor ter recebido ele tão bemaqui, seja como político, mora-dor e empresário”, enfatiza.

Representando e discursan-do em nomes dos familiares,Edvandro expôs que enquantofilhos, eles também deveriamentender os motivos que Ario-valdo teve para atuar na políti-ca, pois estava ativo e realizan-do um trabalho em prol dacomunidade. “Isso nós, comofilhos, agora reconhecemos.Também agradecemos o ho-mem público e exemplo de paique ele foi. Ainda estamos cons-ternados pelo falecimento dele,porém gratos pela iniciativa doPoder Público”, finaliza.

Page 19: 07 29 2014

Durante entrevista à imprensa, o senadore candidato a governador Roberto Requiãocomentou a respeito da criação do Batalhãode Polícia de Fronteira (BPFron), cuja im-plantação ocorreu na gestão do atual gover-nador Beto Richa. A corporação tem sede emMarechal Cândido Rondon.

O peemedebista questionou a legitimi-dade do BPFron. “Essa história de Batalhãode Fronteira é uma bobagem. Precisamosde policiamento na fronteira. Batalhão éum aglomerado de soldados que vão ficarengraxando bota de coronel, fazendo al-moço, jantar e executando funções buro-

cráticas. No meu governo, tínhamos a For-ça Alfa e a Patrulha Rural”, pontuou. “Issotudo (BPFron) é lançamento. Parece o CaboCanaveral, nos Estados Unidos, lança pracá, lança pra lá e nada realmente se realiza.Isso são lançamentos absolutamente vazi-os”, afirmou.

Requião foi perguntado se, caso eleito,pretende desativar ou reestruturar o BPFron.Eis sua resposta: “Batalhão para engraxarbota de oficial não tem nenhuma utilidade.Precisamos de policiamento de fronteira, que,aliás, é uma função fundamental do governofederal”, concluiu.

Page 20: 07 29 2014

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

TERÇA-FEIRA,29 DE JULHO DE 2014

Dia 29: Adelar BorthDia 29: Ane Carolina ArnholdDia 29: Cezar MoraesDia 29: João NunesDia 29: Luiz BoldoriDia 29: Marcio Inacio HanselDia 29: Márcio SchützeDia 29: Marizene ReschkeDia 29: Rafaela Borgmann BerbiczDia 29: Sirlei Ferreira

CAMPANHADE NATAL 2014A diretoria da Associação Comercial,

Industrial e Agropecuária de Nova SantaRosa (Acinsar) realiza café da manhã,amanhã (30), a partir das 07 horas, nasede da entidade, com empresáriosassociados. O objetivo é apresentar ideiaspara a campanha do Natal da Acinsar eouvir sugestões.

Conforme o presidente da entidade,Daniel Ronaldo Dias Rodrigues, neste ano acampanha será diferenciada, sendo o focovalorizar o comércio local, além de premiarcom grandes prêmios os consumidores.

EUCALIPTO EM FOCOCom ganhos superiores à pecuária e

à agricultura, o cultivo de eucalipto temcrescido entre produtores no Noroeste doParaná. Cerca de 1,2 milhão de mudas sãoproduzidas anualmente na região. Trinta eum mil reais é a média de lucro, poralqueire, proporcionado pela árvore cortadano sétimo ano de produção.

MOTORCYCLEAcontece em Foz

do Iguaçu, na sex-ta-feira (1º), a 7ª Ca-taratas Motorcycle.O evento reunirámotociclistas detodo o país. Haverácomercialização demotos, equipamen-tos e acessórios.

CUIDADOCOM ASLENTES

O uso de lentes de con-tato sem higienizaçãoadequada pode causarceratite. A doença con-siste em uma inflamaçãoda córnea que pode le-var a um problema crô-nico leve ou até a perdacompleta da visão. Os sin-tomas incluem coceiraexcessiva, vermelhidão elesões nos olhos.

Carlos Moreira da Silva

Toda elegância das novas representantes dabeleza medianeirense: Endrine Mazzuco e Silva

(Miss Internet), Gabriela Gallas (Miss Medianeira2014), Jaqueline Silva (2ª Miss) e Fabíula

Nascimento (3ª Miss). Elas foram eleitas emdesfile ocorrido no último sábado (26)

Page 21: 07 29 2014

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 SOCIALAna Paula Wilmsen/OP

Divulgação

ATIVIDADE FÍSICAO exercício físico em excesso pode prejudicar a saúde em

vez de ajudar. As articulações são as que mais sofrem comexageros e a musculação realizada com sobrecarga é umdos erros mais comuns. Por isso, é essencial ficar atento noequilíbrio entre força, alongamento e a parte aeróbica.

PESQUISAS SOBRE O ALZHEIMERCientistas britânicos acreditam ter dado um passo importante nas pesquisas sobre o Alzheimer ao

criarem um novo exame de sangue que pode prever as chances de uma pessoa desenvolver a doença. Oestudo realizado com mais de mil pessoas identificou um conjunto de proteínas no sangue que podeantever o surgimento da demência com 87% de precisão. O Alzheimer é uma doença degenerativa cujoprimeiro sintoma é a perda da memória. Com o avançar do problema, pacientes também podem manifestarcomportamento agressivo, irritabilidade, confusão mental, entre outros. As pesquisas sobre tratamentospara o Alzheimer têm sido marcadas por fracassos. Entre 2002 e 2012, 99,6% dos experimentos feitoscom objetivo de prevenir ou reverter a doença não levaram a nada. Os médicos acreditam que as tentativasmalsucedidas se devem ao fato de que os pacientes começam a ser tratados tarde demais, já que os primeirossintomas só aparecem uma década depois do início da doença

Autoridades e lideranças durante a Festa Nacional do Boi no Rolete, ocorrida no último domingo (27), emMarechal Cândido Rondon: o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, o deputado federal AlfredoKaefer, Alita e o deputado estadual Elio Rusch, a primeira-dama do Estado do Paraná, Fernanda Richa, o

governador Beto Richa, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Chapla, o senador Alvaro Dias, o deputadofederal Dilceu Sperafico e o diretor vice-presidente da Copagril, Eloi Podkowa

A primeira-dama de Marechal Cândido Rondon, Maria CleoniceFroehlich, com o casal Catarina e Levi Martins Gomes. Na foto,Maria Cleonice entrega flor à Catarina durante solenidade em

homenagem a Levi, um dos autores do hino do município

Page 22: 07 29 2014

22 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

Instituição de ensino de tradição emMarechal Cândido Rondon, o ColégioLuterano Rui Barbosa está prestes a co-memorar 60 anos de fundação e desejamarcar a passagem do aniversário pormeio de várias ações até 2015. Com esteobjetivo, a escola lançou, durante a aber-tura da Expo Rondon 2014, na quinta-feira(24), o selo comemorativo dos 60 anos. Oato simbólico de descerramento do selocontou com a presença de autoridadesmunicipais, comunidade escolar e públicovisitante do primeiro dia de funcionamen-to da Exposição e Feira da Indústria, Co-mércio, Serviços e Maquinários Agrícolas(Expomar), junto ao Centro de Eventos.

No mesmo dia, foram distribuídos pinscom o selo comemorativo e ainda houvea assinatura do painel da Urna do Tempo.A proposta é que as assinaturas e regis-tros feitos pelas autoridades e pelo públi-co da festa sejam guardados para seremresgatados daqui dez anos.

Por ocasião do lançamento do selo, oprefeito Moacir Froehlich ressaltou arelevância do educandário para a comu-nidade regional. “É uma instituição deensino muito importante, que tem atua-do desde antes da emancipação do mu-nicípio de Marechal Cândido Rondon,consolidando uma história de respeito eadmiração”, enfatiza.

O mandatário reconhece no ColégioRui Barbosa, onde também estudou, umafonte de ensinamentos de grande valorpara todos que passaram pelos bancosescolares da instituição.

Rui lança selo comemorativo dos 60 anos de fundaçãoInstituição de ensinoestá passando porum processo demudanças nos setoresadministrativo epedagógico, visandoestar alinhadoao futuro

MARECHAL RONDON

Fotos: Divulgação

Descerramento do selo comemorativo contou com a presença de autoridades, comunidadeescolar e visitantes da Expomar: para o colégio é o início de uma nova etapa

Painel daUrna doTempo

recebeumensagens eassinaturas,que serãoresgatadasdaqui dez

anos, comoforma de

valorizaçãoda trajetóriahistórica dainstituição

De acordo com o presidente da enti-dade mantenedora do colégio, a Associ-ação do Instituto Vocacional e Assisten-cial Rui Barbosa (Aivarb), Ito Dari Ran-nov, o ato de lançamento do selo foimuito especial, pois trata-se de uma for-ma de celebrar um marco histórico pres-tes a ser alcançado. “Temos muito orgu-lho pelo fato do colégio fazer parte dahistória de Marechal Cândido Rondon,tendo formado muitos cidadãos. O lan-çamento marca uma nova etapa do RuiBarbosa e da Falurb, que iniciam o 60º anode funcionamento com a intenção deavançar tanto no setor pedagógico, comoadministrativo”, explana.

Conforme Rannov, para os profissi-onais que atuam na instituição é muitogratificante, e ao mesmo tempo umagrande responsabilidade, receber pes-soas a partir dos quatro meses de vidae entregá-las para a sociedade, depois

de cerca de 20 anos, formadas na facul-dade. “Um colégio do porte do Rui Bar-bosa é um marco para Marechal Cândi-do Rondon, pois sabemos que muitascidades do mesmo tamanho não têmuma instituição que oferece ensino tãocompleto”, salienta.

O presidente da Aivarb acrescentaque a comunidade regional pode confiarque o Rui Barbosa está fazendo a suaparte para construir uma sociedade cadavez mais justa e mais fraterna, embasa-do nos ensinamentos religiosos, princi-palmente de ordem confessional.

MUDANÇASO Rui Barbosa está passando por uma

fase de mudanças, que inclui a descen-tralização dos processos administrati-vos, os quais serão dirigidos a partir dedepartamentos pedagógico, administra-tivo-financeiro e de gestão de pessoas.

“São pequenas transformações que vãose somando e, ao final do 60º ano defundação, o Rui Barbosa estará alinhadocom o futuro, dentro daquilo que a soci-edade espera dos colégios de ponta,como é o Rui Barbosa”, enfatiza Rannov.

Partindo desta nova proposta, seráapresentado até o próximo dia 15 o novodiretor do colégio, Emerson Zielke. Ele foipastor durante vários anos na IgrejaEvangélica Luterana do Brasil (IELB),Comunidade Cristo, no centro rondo-nense, e posteriormente foi chamadopara atuar em Caxias do Sul (RS), ondeestá há cerca de 1,5 ano. O nome dopastor foi aprovado por unanimidadedurante assembleia, a partir de uma listade sete nomes. “Após a votação, tive-mos a grata satisfação de saber que opastor aceitou nosso convite de retornara Marechal Rondon, na condição de dire-tor. Agora, estamos no aguardo de suavinda”, finaliza o presidente da Aivarb.

SORTEIO HOJEO sorteio dos prêmios da promoção

de 60 anos do colégio, promovida duran-te a Expo Rondon, será realizado às 10horas de hoje (29), no estabelecimentode ensino. O público que coloriu o selocomemorativo, fez o desenho ou criouuma frase com o tema proposto concor-re a um tablet e uma bolsa de 50% parao curso Pré-Vestibular do Rui Barbosa.

O selo comemorativo evidencia o nú-mero 60 na cor predominante do colégio, obordô. O símbolo gráfico ainda conta como elemento “livro", que remete à educaçãoe que esteve presente na trajetória do RuiBarbosa desde as primeiras marcas. Elefaz alusão ao processo educativo, em queos conhecimentos e habilidades são trans-feridos para as crianças, jovens e adultossempre com o objetivo de desenvolver oraciocínio, ensinar a pensar sobre diferen-tes perspectivas, auxiliar no crescimentointelectual e na formação de cidadãos ca-pazes de gerar transformações positivasna sociedade.

O selo ainda marca a estreia do novoslogan do colégio: Educar é nosso forte!

O SELO

Page 23: 07 29 2014

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 GERAL

Pioneiros recebem homenagem com culto ecumênicoMISSAL

Administração inaugura calçamento e Unidade Básica de Saúde noBairro Renascer II e entrega melhorias na sinalização de trânsito

No dia em quem Missal com-pletou 51 anos de fundação, sex-ta-feira (25), quem recebeu ashomenagens foram os pionei-ros do município. O ato foi mar-cado com um culto ecumênicopresidido pelo padre CláudioGuntzel, da Igreja Católica, epelo pastor Maike Rodriguez, daIgreja A Verdade que Liberta.Além do culto, houve váriasapresentações culturais, alémde um videodocumentário comdepoimentos de pioneiros e fi-lhos de pioneiros.

Logo após o culto e as apre-sentações, as autoridades locaise população depositaram umacoroa de flores no local da pedrafundamental da cidade, em fren-te à igreja matriz. O evento con-tou com a presença de autorida-des e lideranças.

SÁBADOJá o sábado (26) foi um dia de

inaugurações. Além da inaugura-ção da Unidade Básica de Saúdedo Bairro Renascer, também foiinaugurado o calçamento no Bair-ro Renascer II. Foram diversostrechos com pavimentação polié-drica, colocação de meio-fio, pa-ver nas calçadas e ainda tubula-ção para escoar a água da chuva.

O calçamento foi realizado nasruas Nossa Senhora de Fátima,Machado de Assis, Campo Gran-de, São Gabriel e Santo Expedito.Para viabilizar a obra, o municípiofirmou convênio com a Sedu/Para-ná Cidade. O recurso estadualsoma R$ 359.213,20 e a contraparti-da municipal R$ 44.683,71, totalizan-do R$ 403.896,91. A obra foi realiza-da pela Construtora Possamai, deSanta Terezinha de Itaipu.

“Tivemos alguns transtornoscom esta obra. Um deles foi aqueda do muro após fortes chu-vas, mas agora os problemas queaconteciam foram solucionados

e é mais uma conquista da admi-nistração municipal, que vai tra-zer inúmeros benefícios à popu-lação do bairro”, declarou, naocasião, o secretário de Obras,Urbanismo e Transporte, LírioLuiz Liotto.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITOTambém foi entregue oficial-

mente a sinalização de trânsito,viabilizada a partir de um convê-nio com o Detran-PR, somandoinvestimento de R$ 120 mil a fun-do perdido.

A sinalização foi colocada emtoda a região urbana do municí-pio e nos bairros. Algumas placasque não estavam em locas ade-quados foram substituídas e co-locadas no local correto.

Estas inaugurações contaramcom a presença de autoridadesmunicipais, lideranças e pessoasda comunidade. O secretário deEstado da Saúde, Michele CaputoNeto, também esteve presente.

Culto ecumênico e apresentações culturais, além de um videodocumentário com depoimentos de pioneiros e filhos de pioneiros, aconteceram na sexta-feira (25)

Divulgação

Suinocultores de Mercedesrecebem R$ 12 mil em subsídios

A fim de melhorar as condições dasuinocultura de Mercedes, e levandoem conta a importância da atividadepara o desenvolvimento do município,foi realizada ontem (28), nas depen-dências do paço municipal, entrega dosubsídio ao sêmen suíno. A administra-ção municipal, por intermédio da Secre-taria de Agricultura, Pecuária e MeioAmbiente, repassou R$ 12.354 entreoito suinocultores, em forma de incen-tivo à inseminação artificial suína.

Conforme o secretário de Agricul-

tura, Pecuária e Meio Ambiente, Arlin-do Barbosa, este apoio à suinoculturaacontece há vários anos, pois, segun-do ele, é considerado extremamenteimportante ao setor pecuário merce-dense. “Este incentivo acontece se-mestralmente, e é contabilizado a par-tir do monitoramento das matrizes domunicípio. Os produtores que rece-bem o incentivo são os que estãodevidamente cadastrados, possuemo bloco de produtor rural e estão em diacom os tributos municipais”, disse.

Solenidade de entrega do subsídio ao sêmen suíno foi realizadaontem (28), nas dependências do paço municipal

Divulgação

Page 24: 07 29 2014

Formatura do Proerd reúne cerca de mil pessoas em ToledoPrograma, que possibilita que crianças sejam conscientizadas sobre os riscos e consequências

do uso de drogas, já formou em torno de 16 mil estudantes no município

24 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

TEATRO MUNICIPAL

O Programa Educacionalde Resistência às Drogas e àViolência (Proerd) realizou, noúltimo sábado (26), a forma-tura de mais 903 alunos emToledo. A solenidade aconte-ceu no Teatro Municipal. Foia 25ª edição do programa, quejá formou no município emtorno de 16 mil alunos. Oprograma possibilita que ascrianças sejam conscientiza-das sobre os riscos e consequ-ências do uso de drogas.

Segundo a diretora do En-sino da Secretaria Municipalde Educação, Neusa Koval, aformatura incluiu alunos de11 escolas da rede municipalde ensino, além de quatro darede privada. “São todos alu-nos dos quintos anos, quedurante o semestre recebe-ram 11 lições por meio deapostila e instrutores capaci-tados da Polícia Militar(PM)”, informou.

Para a secretária de Educa-ção, Tania de Grandi, a capa-

Formatura incluiu alunos de 11 escolas da rede municipal de ensino, além de quatro da rede privada

Camila Andrade

citação é fundamental. “Esseé um conteúdo que não dis-ponibilizamos na grade cur-ricular convencional de ensi-no, mas que é de extrema im-portância, pois orienta essascrianças que estão entrandona adolescência sobre os ris-cos do uso de drogas e atémesmo da bebida alcoólica.Mais do que ser abordado emsala de aula, esse é um assun-to que merece atenção dentrodos lares, por meio de diálogodos pais e o Proerd estimulaisso”, menciona.

Na ocasião, o vice-prefeitoAdelar Holsbach (Pelanka) elo-giou o trabalho dos policiais.“É de suma importância essetrabalho realizado pela PolíciaMilitar, por intermédio do 19ºBatalhão. A gente percebe ocarinho que as crianças têmpelos instrutores do Proerd,que ensina essas crianças a seralguém no futuro. Quero tam-bém parabenizar a participa-ção efetiva das famílias, que é

fundamental nessa educaçãocontra as drogas”, enfatizou.

O evento também contoucom a participação da verea-dora Sueli Guerra, do secre-

tário de Meio Ambiente, Le-oclides Bisognin, da presi-dente do Conselho Munici-pal de Educação e diretora doSistema Municipal de Ensi-

no, Veralice Moreira, e de re-presentantes da Polícia Mili-tar de Toledo, assim comodemais órgãos de segurançaconvidados.

Page 25: 07 29 2014

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 GERAL

COOPERATIVISMO

Comitiva oestina conhece sistema de crédito da ArgentinaNo roteiro estão as cidades de Buenos Aires e Rosário, uma das mais importantes do país

Uma comitiva de empresá-rios e líderes políticos da regiãoOeste do Paraná iniciou on-tem (28) uma missão oficial deuma semana à Argentina, como objetivo de conhecer siste-mas de crédito cooperativistaque dão certo no vizinho país.No roteiro estão as cidades deBuenos Aires, Capital do país,e Rosário, uma das mais im-portantes da Argentina. Fa-zem parte desse grupo organi-zado pelo Sicoob, entre ou-tros, o presidente da Associa-ção dos Municípios do Oeste

do Paraná (Amop) e prefeitode Assis Chateaubriand, Mar-cel Henrique Micheletto, oprefeito de Toledo, Beto Lu-nitti, o prefeito de Terra Roxa,Ivan Reis e o secretário execu-tivo da entidade, Vinicius Al-meida dos Santos.

No primeiro dia de via-gem, o grupo foi recebido pelogovernador da Província deBuenos Aires, Maurício Ma-cri, pré-candidato à Presidên-cia da República. Na audiên-cia, os representantes dos doispaíses garantiram colabora-

Bom Jesus abre SemanaMundial do Aleitamento Materno

O Hospital Bom Jesus (HBJ),de Toledo, abre amanhã (30), às13h30, a Semana Mundial doAleitamento Materno (Smam).O projeto é celebrado em cercade 120 países durante a primei-ra semana do mês de agosto. Nomunicípio toledano, o evento érealizado pelo HBJ em parceriacom a 20º Regional de Saúde(RS) e voltado aos profissionaisda área, com foco nos agentescomunitários de saúde das 18cidades compreendidas pela RS.As atividades acontecem naUniversidade Paranaense (Uni-par) campus II.

Neste ano, o tema do eventoé “Amamentação: um ganhopara toda vida!”. As ações inici-am com a palestra “Parto nor-mal: uma nova visão”, minis-trada por Jane Mello Pires, fisio-terapeuta e pela equipe de enfer-meiros obstetras do HBJ, às 14horas. Na sequência, às 14h30, a

equipe de enfermeiros neona-tais do hospital falam sobre oscuidados ao recém-nascido. Otrabalho do Banco de Leite Hu-mano (BLH) Dr. Jorge Nisiide doHBJ também será apresentado.

Já às 15h30, o tema “Senti-mentos despertados: durantea gestação e pós parto. Comoobservar e agir?” estará empauta com Rafaela Pastore,psicóloga do Hospital BomJesus. O encerramento dasatividades acontece às 16 ho-ras, com um coffee break.

MÃES DOADORASAs atividades da Smam en-

cerram na próxima quinta-fei-ra (07) com um chá da tarde paraas mães doadoras do BLH a par-tir das 15 horas. O encontro acon-tece na capela anexa ao HospitalBom Jesus. Na data, também se-rão realizadas atividades deshantala e dança circular.

ção mútua e afirmaram quefortalecerão o intercâmbiobilateral em áreas como co-mércio e tecnologia. Os oesti-nos também foram recebidospelo presidente do BancoGarantizar, Leonardo Rial.Esse banco é um importantefomentador de empresas depequeno e médio portes daArgentina. Logo após, foirealizada audiência com opresidente do Banco Patagô-nia, que pertence ao Bancodo Brasil, João Carlos deNóbrega Pecego.

Grupo esteve no Palácio de Governo em audiênciacom o governador da Província de Buenos Aires

Divulgação

Page 26: 07 29 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

INDEFINIDO

Grêmio não descarta contratar técnico estrangeiroRui Costa afirmou que não há preconceito com treinadores de

fora do país e que a intenção é municiar novo comandanteO Grêmio não descarta os

nomes já especulados paraassumir o cargo de técnico dotime. Ontem (28), o diretor-executivo Rui Costa comen-tou a possibilidade de contra-tar um treinador estrangeiropara substituir Enderson Mo-reira, que deixou a função nanoite de domingo (27) após aderrota para o Coritiba por 3a 2. Mais uma vez, deixou aquestão em aberto.

“Não há nenhum precon-ceito em relação à nacionali-dade. Queremos um profis-sional compromissado, trans-parente, que tenha vontadede estar aqui. A nossa inten-ção é municiá-lo com o maiornúmero de informações pos-síveis, para que ele não sintatanto o fato de chegar emmeio à temporada”, afirmou

Uma das possibilidades é a vinda do técnico daArgentina na Copa do Mundo, Alejandro Sabella

o dirigente.Questionado sobre o ar-

gentino Gerardo Tata Marti-no, que deixou o Barcelonaem maio deste ano, Rui Costadisse que é um nome de pesopela sua trajetória. Outronome de fora do país especu-lado é o de Alejandro Sabella.Um jornal argentino publi-cou matéria afirmando que avaga aberta no clube podecomplicar a renovação do trei-nador com a Associação Ar-gentina de Futebol (AFA).

O diretor-executivo elogiounovamente o trabalho de Tite,nome mais cotado até então.Apesar de não descartá-lo, fri-sou que o Grêmio não cogita apossibilidade de esperar paraanunciar um novo treinador.O empresário Gilmar Veloz afir-mou que o técnico vai terminar

um curso de aprimoramentona Europa. Perguntado seaguardaria mais de dois mesespara acertar com um novo téc-nico, Rui Costa foi enfático:“Esperar até outubro seria umatemeridade. Está fora de qual-quer cogitação”.

Amigo e parceiro de Koffno Grêmio nos anos 1990,Luiz Felipe Scolari (Felipão)também está na mira, masserá difícil convencê-lo a vol-tar a treinar pouco temposdepois do fracasso na Copado Mundo. André Jardine éo interino do Tricolor gaú-cho e deve comandar o trei-no no retorno da folga dogrupo, na terça-feira. Difi-cilmente, o novo nome seráanunciado antes disso.

A direção evita dar prazopara anúncio, mas há espe-

rança de que tudo se resolva atempo de a nova comissãotécnica estar presente no con-

fronto contra o Vitória, nosábado (02), em Salvador, pela13ª rodada do Brasileirão.

Divulgação

Coxa se reapresenta de olho noPaysandu pela Copa do BrasilApós a vitória por 3 a 2

diante do Grêmio, no últimodomingo (27), o Coritiba dáuma pausa no CampeonatoBrasileiro e passa a pensar naCopa do Brasil. Na quinta-feira (31), o time do Alto daGlória enfrenta o Paysandu,às 21 horas, no Couto Pereira,pela terceira fase da competi-ção. Sem tempo para descan-sar, os jogadores folgaram ape-nas na manhã desta segunda-feira e já se reapresentaram na

tarde de ontem no CT da Gra-ciosa para iniciar a preparaçãopara o jogo diante do Papão.

Os jogadores que atuaramdiante do Tricolor Gaúcho re-alizaram atividades físicas naacademia. Por outro lado, ossuplentes foram para o cam-po. Para o confronto, o técni-co Celso Roth garantiu quenão vai poupar nenhum jo-gador e irá utilizar força má-xima da equipe. “O Coritibanão tem o direito de pensar

que vai fazer isso ou aquilo.O Coxa tem que ir a campocom o que tem de melhor,com os jogadores que estãoem condição e é isso que va-mos fazer”, declarou.

Assim, salvo alguma mu-dança por ordem médica outécnica, a provável formaçãodo Coxa conta com Vander-lei; Norberto, Luccas Claro,Welinton e Dener; Baraka,Germano, Robinho, Dudue Alex; Zé Love. Antes doconfronto diante dos para-enses, a equipe realiza maisdois treinamentos, ambosna parte da tarde, sendo oprimeiro no CT e o segundono Couto Pereira.

Ronaldinho rescinde com oAtlético-MG após três títulos

Ronaldinho Gaúcho não émais jogador do Atlético-MG. Ro-berto Assis, empresário e irmãodo meia, se reuniu com o presi-dente do clube ontem (28) e acer-tou a rescisão do contrato, queterminaria em dezembro, de for-ma amigável. O acordo aconte-ceu na manhã de ontem, entreKalil e Assis, na casa do mandatá-rio atleticano. O jogador dará umaentrevista coletiva amanhã (30),na Cidade do Galo, quando sedespedirá da torcida.

Na última semana passada,o jogador dava indícios que sai-ria ao publicar mensagem dedespedida em seu twitter. PeloAtlético-MG, o camisa 10 atuoupor mais de dois anos e foramtrês títulos conquistados: Cam-peonato Mineiro e a Libertado-res na temporada passada, alémda Recopa Sul-Americana.

Contratado pelo Atlético emjunho de 2012, Ronaldinho dis-putou 88 jogos e marcou 28 gols.O meia desembarcou em BeloHorizonte após uma saída con-turbada do Flamengo, graças auma liminar na Justiça do traba-lho do Rio de Janeiro. Com achegada do técnico Levir Culpi,o meia não escondeu a insatis-fação ao ser substituído nos jo-gos. Contra o Lanús, pela Reco-pa, ele deixou o campo no se-gundo tempo acenando para atorcida em clima de despedida.

Liberado para a despedidade Deco na Cidade do Porto, naúltima sexta-feira (25), Ronal-dinho perdeu o voo, não foi aPortugal e também não se re-apresentou ao Atlético, fican-do fora do jogo com o Sport,em Recife, no domingo (27),pelo Brasileirão.

UFC 179 acontecerá em outubro no MaracanãzinhoO UFC 179 tem, enfim, um

local definido. Após muita espe-culação em torno da Arena daBaixada, em Curitiba, o Ultimateanunciou em seu site oficial, on-tem (28), que o evento do dia 25 deoutubro será realizado no Rio deJaneiro, quando o Maracanãzi-nho será a sede. Falta apenas aassinatura do contrato, mas oUFC já acertou os detalhes, comoa reserva da arena, e nunca tra-tou com outra possível sede naCidade Maravilhosa. A Arena daBarra, por exemplo, que abrigoutodos os quatro cards anterioresdo UFC no Rio, tem outro evento

marcado para essa data.O UFC 179 terá como luta prin-

cipal a revanche entre o atualcampeão dos penas (até 66 qui-los) e único brasileiro detentor decinturão no Ultimate, José Aldo, eo americano Chad Mendes. Osdois se enfrentaram numa pri-meira oportunidade também noRio de Janeiro, na Arena da Barra,em janeiro de 2012. Na ocasião,Aldo nocauteou o adversário comuma joelhada nos segundos fi-nais do primeiro round. Outroduelo que pode acontecer no cardé entre os meio-pesados (até 93quilos) Glover Teixeira e Phil Da-

vis, que já têm um acordo verbalpara se enfrentarem.

Inaugurado em 1954, o Giná-sio Gilberto Cardoso, conhecidocomo Maracanãzinho, fica noComplexo Esportivo do Maraca-nã, ao lado do Estádio do Maraca-nã e do Parque Aquático JúlioDelamare. Será a primeira vezque o local receberá um card doUFC, mas não um card de MMA. Oginásio já abrigou eventos do Jun-gle Fight e do Bitetti Combat, orga-nizações brasileiras de artes mar-ciais mistas, e foi sede de algumaslutas históricas do Vale-Tudo na-cional, antes da criação do UFC.

Page 27: 07 29 2014

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 ESPORTES

Laterais viram armas e ajudam em 70% dos gols pós-CopaEm três jogos, quatro gols tiveram participação de Wellington Silva, Cláudio Winck ou Fabrício no Brasileirão

INTERNACIONAL

O técnico do Internacio-nal, Abel Braga, não escondesua aptidão pelo esquema ofen-sivo. No último sábado (26),após vencer o Bahia fora decasa, chegou a dizer que “temfascinação pelo ataque” e paraver as redes adversárias serembalançadas, o técnico do Interconta com um trunfo impor-tante: a contribuição dos late-rais para os gols.

Nos três jogos realizadosapós a Copa do Mundo, o timemarcou seis gols. Destes, qua-tro tiveram um passe ou umgol de um dos laterais, o que dáum aproveitamento de 66,66%de efetividade. No sábado, láestava um jogador da posiçãonovamente para, enfim, dar asonhada primeira vitória fora

Fabricio será titular contra o Ceará pela Copa do Brasil

Divulgação

de casa ao time no Brasileirão.Wellington Silva chutou daintermediária aos 20 minutosdo segundo tempo e contoucom a falha de Marcelo Lombapara marcar no Bahia.

O lateral-direito trazido doFluminense, aliás, tem semostrado uma das principaisarmas ofensivas da equipe.Diante do Corinthians, naderrota por 2 a 1 na retomadada competição, ele fez o cru-zamento para Cláudio Win-ck, que também é originárioda função, cabecear. Na gole-ada sobre o Flamengo por 4 a0, embora não tenha sido di-reto, teve outra participação,ao sofrer o pênalti convertidopor D’Alessandro. A vitóriacontra os cariocas ainda teve

a contribuição de Fabrício,que marcou um gol e deuuma assistência para Alex.

A participação ofensivados laterais se mostra tam-bém em números gerais. Fa-brício é o quarto artilheiro dotime (ao lado de Alex) comsete gols, e ainda o segundoprincipal garçom (junto comAlan Patrick e D’Alessandro),com seis assistências. Winck éo 6º goleador com seis gols.Diante do Ceará, amanhã (30)pela 3ª fase da Copa do Brasil,no entanto, Abel não poderácontar com Wellington Silva.O lateral já disputou o tor-neio pelo Fluminense (assimcomo Wellington, que defen-deu o São Paulo). Gilberto eWinck lutam pela posição. Flu tenta 3ª vitória consecutiva

por proximidade ao líderCom os pés fincados na

zona da Libertadores, o Flu-minense tem o diagnósticopara se aproximar e tentardisputar o título do Brasilei-rão com o Cruzeiro: ter umasequência de vitórias. É o que aequipe vai tentar alcançar, apartir do confronto com oGoiás, no Maracanã, após darfim à irregularidade que mar-cou a retomada da competi-ção depois do recesso motiva-do pela Copa do Mundo. Comdois resultados positivos emsequência, buscará o terceiroa partir das 18h30 de domingo

(03). Algo em que já fracassouduas vezes.

Foi diante de Figueirense ePalmeiras, primeira e segunda,e São Paulo e Bahia, sexta e séti-ma rodadas, que o Tricolor ga-nhou duas vezes consecutivas.Derrotas para Vitória e Atléti-co-MG, respectivamente, impe-diram o terceiro triunfo à épo-ca. “Esta vitória foi importantepara a gente se manter na partede cima da tabela. Agora, preci-samos manter a regularidadepara disputar o primeiro lu-gar”, disse Cícero após o 3 a 0sobre o Atlético-PR.

Allione diz que Verdão é maior time do Brasil e quer estrearAllione foi apresentado on-

tem (28) como reforço do Pal-meiras, um dia depois da der-rota do time no Dérbi para oCorinthians, por 2 a 0, na Are-na. Mesmo com o resultado ne-gativo, o jogador de 19 anos semostrou contente por começara trajetória no novo clube, apósdeixar o Vélez Sarsfield. Dife-rentemente do usual, ele rece-beu a camisa de número 20 dasmãos do vice-presidente Mau-ricio Galiotte, pois o presidentePaulo Nobre participou de umevento da CBF no Rio de Janeiro.

Logo de cara, Allione se colo-cou à disposição do técnico Ri-cardo Gareca, seu comandante

no Vélez, para estrear pelo timecontra a Fiorentina, amanhã(30), às 21h50, pela Copa EuroA-mericana. O argentino fez ape-nas um treinamento com o elen-co alviverde no último sábado,na Academia de Futebol. “É umdia triste por perder um clássicotão importante. Isso não é nadalindo, mas para mim é especial,porque começo a jogar no maiorclube do Brasil. Contra a Fioren-tina posso jogar, mas a decisão édo Gareca. No domingo (dia 03),contra o Bahia, acho que estareiregularizado e à disposição”,afirmou o jogador.

Allione disse esperar ter maisespaço no futebol brasileiro do

que no argentino, consideradopelo jogador mais físico. Ele tam-bém disse que é positivo ter cin-co companheiros estrangeirosno Verdão. O elenco conta comos argentinos Mouche, Fernan-do Tobio, o paraguaio Mendietaalém dos uruguaios Victorinoe Eguren. “Jogo pela direita, deforma ofensiva e defensiva, eespero poder ajudar o Palmei-ras. O que o Ricardo pedir euvou fazer. Se ele me trouxe éporque confia nas minhas qua-lidades”, finalizou. O Palmei-ras pagou R$ 6 milhões por80% dos direitos econômicosde Allione, que assinou contra-to até a metade de 2019.

Oswaldo testa provável timeque enfrentará o Londrina

O técnico Oswaldo de Olivei-ra deverá poupar todos os titula-res do Santos na partida de quin-ta-feira (31), contra o Londrina,às 21 horas, no Estádio do Café.Na tarde de ontem (28), o treina-dor testou a equipe que deve en-trar em campo no jogo de ida da3ª fase da Copa do Brasil. Os joga-dores que venceram a Chapeco-ense, por 3 a 0, no último sábado(26), fizeram apenas um traba-lho regenerativo no CT Rei Pelé.

O restante do elenco partici-pou de um treino coletivo. Mes-mo com as alterações, Oswaldomanteve o esquema tático comtrês atacantes e escalou o Peixecom: Vladimir, Zé Carlos, Pau-lo Ricardo, Vinicius Simon eEmerson; Alan Santos, Renato eSouza; Jorge Eduardo, StéfanoYuri e Diego Cardoso.

Depois da vitória sobre aChapecoense, o treinador jáhavia dado sinais de que pode-ria poupar alguns jogadores nojogo desta quinta-feira, porqueos santistas entrarão em cam-po novamente no domingo (03),às 18h30, contra o Internacio-nal, em Porto Alegre, no estádioBeira-Rio. Neste intervalo, elesdeverão treinar na sexta-feira(1º) e viajar para o Rio Grande

do Sul no sábado (02).Para a partida contra o Lon-

drina, o treinador não poderácontar com Victor Ferraz, que jáentrou em campo na Copa doBrasil pelo Coritiba e não pode-rá disputar a competição peloAlvinegro, e Jubal, suspenso peloterceiro cartão amarelo. EduDracena, Gustavo Henrique eLeandro Damião, se recuperan-do de lesões, também estão fora.

Page 28: 07 29 2014

28 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

Com goleada, Associação Tapejara conquista Troféu RainhaMERCEDES

Em 2º lugar ficou a equipe Novo Rio do Sul e em 3º a Associação Gruta. Artilheiroda categoria masculino foi Laerte Prin e o goleiro menos vazado Eduardo Petri

Centenas de pessoas da co-munidade de Mercedes presti-giaram, na última sexta-feira(25), o confronto decisivo do 11ºTroféu Rainha de Futsal, cujoduelo reuniu as equipes Associ-ação Tapejara/Autoescola Bi-nho/Supermercado Modelo eNovo Rio do Sul/Disam/LS Mo-tos, tendo por local o Ginásio deEsportes Elvio Frey.

O 3º lugar foi conquistadopela Associação Gruta/Vere-ador Tonico, que goleou peloplacar de 15 a 0 o Clube Grê-mio/Adevil Tintas/Wyden eCia. Os gols foram marcadospor Laerte, com seis tentos,Daniel, com quatro, Estevame Giva, com dois cada, e Japa,com um gol.

A final, como não poderiadeixar de ser, proporcionou umgrande espetáculo, com os joga-dores dos dois times disputan-do a taça de campeão. Apesardisso, não houve muita dificul-dade e a seleção da AssociaçãoTapejara venceu com uma gole-

Jogadores da Associação Tapejara/Autoescola Binho/SupermercadoModelo com a taça de campeão do Troféu Rainha de Futsal

Divulgação

ada de 7 a 3 o time de Novo Riodo Sul, conquistando o TroféuRainha de Futsal, categoria adul-to. Os gols da Associação Tape-jara foram de Alex e João, comdois cada, e Geovane, Leandro eXoxa, com um tento cada. Para oNovo Rio do Sul, os gols foram deAnderson, Ênio e Léo.

CAMPEONATOA competição foi iniciada no

dia 18 de junho, quando aconte-ceu o desfile de todas as equipesinscritas. A abertura contou coma presença de autoridades e lide-ranças. Foram 38 dias de compe-tição, sendo realizadas 13 roda-das e 36 jogos pelas categoriaslivre masculino e livre feminino.

No total foram assinalados243 gols, com média de 6,75 golspor partida. Foram distribuídos49 cartões amarelos e somentequatro cartões vermelhos.

CLASSIFICAÇÃOA classificação final foi a

seguinte no masculino: 1º lu-

gar Associação Tapejara, quefoi premiada com troféu, me-dalhas e R$ 1.080; 2º Novo Riodo Sul, que levou troféu, me-dalhas e R$ 810; 3º Associação

Gruta, troféu, medalhas eR$ 540; e em 4º Clube Grêmio,que levou R$ 270. O artilheiroda categoria masculino foi La-erte Prin, da Associação Gru-

ta, que fez as redes balança-rem 16 vezes; o goleiro menosvazado foi Eduardo Petri, tam-bém da Associação Gruta, quesofreu apenas dez gols.

Page 29: 07 29 2014

O PRESENTE | 29TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 ESPORTESBASQUETE

Após vice no Sul-Americano, atletas competem no BrasileiroCinco jogadores da equipe Marechal Rondon/Aroba representam a Seleção Paranaense de Basketball

O selecionado Mare-chal Cândido Rondon/Associação Rondonen-se de Basquete (Aroba)conquistou medalhas eo troféu de 2º lugar no18º Campeonato Sul-Americano de Categori-as de Base. A equipe foirepresentada por joga-dores da categoria sub-15 do basquete em dis-putas realizadas entreterça-feira (22) e sábado(26), na cidade de NovoHamburgo, no RioGrande do Sul.

A equipe que repre-sentou o município foi aúnica participante doParaná, de um total de15 times oriundos deoutros Estados do país edo Paraguai. A campa-nha dos jogadores co-mandados pelo técnicoGuilherme Roma foi deduas derrotas e cinco vi-tórias em sete jogos.

Prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica e secretária de Saúde, ElveniTurmina (Mari), com os atletas da equipe Marechal Rondon/Aroba

Presidente da equipe, Paulo Sérgio Martins, e o técnico Guilherme Roma com os jogadoresselecionados para representar o Paraná nas disputas do Campeonato Brasileiro

Fotos: Joni Lang/OP

“Esta foi a maior con-quista que o basqueterondonense já teve. Nóssabíamos que os atletasestavam bem preparadose em condições de repre-sentar bem o município eo Estado, porém enfren-tamos times de renomeno cenário nacional,como Flamengo e LanceLivre, bicampeão do tor-neio. Os treinos diáriosdos meninos fizeram comque eles pudessem ter estedesempenho no campeo-nato”, afirma Roma.

O treinador mencio-na que a diferença dessacompetição para as ou-tras é que os jogadores jávinham se preparando,até na parte psicológica,pois sabiam da grandedificuldade que encon-trariam, tendo em vistaque as disputas no Para-ná não têm um nível tãoforte como o Sul-Ameri-

cano. “A partir do mo-mento em que chegamosna etapa decisiva contraFlamengo e Lance Livre,as partidas eram defini-das com três ou quatropontos de diferença. Anossa final foi contra oLusbe e teve diferença de14 pontos para eles, en-tão o resultado foi sur-preendente”, declara.

Atletas e dirigentesforam recebidos ontem(28) por representantesdo Colégio Rui Barbosa,presidente da Aroba, Pau-lo Sérgio Martins, bemcomo pelo prefeito Moa-cir Froehlich, vice-prefei-to Silvestre Cottica e pelasecretária de Saúde, Elve-ni Turmina (Mari).

BRASILEIROA convocação oficial

da Seleção Paranaensepara os atletas que com-petirão no Campeonato

Brasileiro de Basketballfoi divulgada na últimasemana, sendo que dosdez jogadores seleciona-dos, cinco são de Mare-chal Rondon. “Os joga-dores viajaram na noitede hoje (ontem, dia 28) ese apresentam amanhã(hoje, dia 29) para os pre-parativos da Seleção Pa-ranaense de Basketball”,comenta Roma, acrescen-tando que o Campeona-to Brasileiro será realiza-do em Poços de Caldas,Minas Gerais, entre os

dias 02 e 09 de agosto.Neste primeiro mo-

mento, os jogadores se-rão treinados pela comis-são técnica da Seleção Pa-ranaense, cujo técnico éo rondonense Guilher-me Roma, para então dis-putar o CampeonatoBrasileiro. Os jogadoresda equipe Marechal Ron-don/Aroba convocadospela Seleção Paranaensesub-15 são: Fabiano JoséPadilha Borges, Gui-lherme Leandro Branda-lise, João Matheus de Oli-

veira Camargo, Jona-than Medin Fernandez eRaul Cursio Eiras.

O campeonato reúneas seleções dos Estadosbuscando a taça de 1º lu-gar e, segundo o técnicoRoma, os atletas parana-enses partem em buscada conquista do campeo-nato. “As disputas con-tarão com os melhoresatletas de cada Estado eterão um ótimo nível téc-nico. Acredito em parti-das acirradas e jogadasponto a ponto”, finaliza.

Vôlei da Copa Integraçãoencerra tabu contra o Flamengo

A equipe infantil daCopa Integração do Pa-raná, que conta com atle-tas dos municípios deToledo, Foz do Iguaçu,Palotina, Formosa doOeste e Medianeira, ter-minou em 7º lugar na 1ªedição da Taça CidadeMaravilhosa de Volei-bol, competição dispu-tada entre a última quar-ta-feira (23) e domingo(27), no Rio de Janeiro.

O resultado foi con-siderado excelente pelacomissão técnica, umavez que a categoria teve18 equipes de seis Esta-dos brasileiros e do Dis-trito Federal. Além des-

se fator, as paranaensesquebraram um tabu quedurava mais quatro anosao derrotar o Clube de Re-gatas Flamengo em sua úl-tima partida.

Em seis jogos que dis-putou no Rio de Janeiro, aCopa Integração do Para-ná perdeu apenas quatrosets e venceu outros nove.Para os técnicos João Car-los Beloto, que é técnicodesportivo da Secretariade Esportes e Lazer de To-ledo, e Alvacir Borges (Ju-runa), a conquista em solocarioca mostra o patamarem que está o voleibol re-gional. “Vencemos equi-pes tradicionais como

Sesi e Flamengo e fomosa única representante donosso Estado. Talvez atépudéssemos ter chega-do mais longe, mas di-ante do alto nível técni-co, o resultado muitobom”, frisou Beloto.

Integraram a seleçãoas toledanas Letícia Cola,Eduarda Meurer, Eduar-da Loh, Yara Anshau eAndressa Takemura. Aequipe contou, ainda,com duas atletas de Fozdo Iguaçu (Gabriela eNatana), uma de Media-neira (Gabrielle), duas dePalotina (Bruna e Gabri-ela) e uma de Formosa doOeste (Ana Carolina).

Page 30: 07 29 2014

TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014ESPORTES

JOGOS ESCOLARES

Ginastas faturam dez medalhas e vão disputar etapa nacionalJogos Brasileiros da Juventude, Divisão A, serão realizados em João Pessoa, no mês de novembro

30 | O PRESENTE

As atletas de ginástica rít-mica da equipe Sadia/Prefeitu-ra de Toledo/Sesi conquistaramdez das 12 medalhas previstasna fase final dos Jogos Escolaresdo Paraná (JEPs), realizada emFoz do Iguaçu. Com os resulta-dos, também garantiram asduas vagas previstas na equipeparanaense para a etapa nacio-nal dos Jogos Brasileiros da Ju-ventude, Divisão A, abrangen-do atletas de 15 a 17 anos. Adisputa será em João Pessoa, naParaíba, no mês de novembro.

A ginasta Giovana OliveiraSilva ficou em 1º no individualgeral, Thainá Feroldi em 2º eMarine Vieira em 3º. Com osresultados, Giovana e Thainá

Atletas toledanas conquistaram dez das 12 medalhas previstas na fasefinal dos Jogos Escolares do Paraná, realizada em Foz do Iguaçu

asseguraram vagas para a eta-pa nacional dos Jogos da Juven-tude. Apenas duas atletas porEstado classificam-se para aetapa nacional.

Giovana, campeã estadualdos Jogos Escolares do ano pas-sado, e 3º lugar por equipe naetapa nacional, conquistou ain-da a medalha de ouro no arco ena bola. Marine Vieira ficou em3º em bola e segundo em maças.Thainá conquistou o 2º lugarem arco e o 3º em maças e Gabri-ela Griss o 3º lugar em arco. Osresultados foram consideradosexcelentes e também deram àFunet o 2º lugar por equipe.

“Eu estava bem tranquila,mas sabia que qualquer erro po-

deria significar a perda da vagana etapa nacional. Por isso meconcentrei e caprichei bastantepara fazer bem todas as séries”,disse Giovana. Agora, no retor-no a Toledo, ela intensifica os trei-nos para cumprir o calendáriode competições deste ano. Antesdos Jogos Brasileiros da Juventu-de, em novembro, ela tem o Cam-peonato Brasileiro Adulto, emduas semanas, e os Jogos Abertosdo Paraná, em setembro.

Além das atletas GiovanaOliveira Silva, Thainá Feroldi,Gabriela Griss e Marine Vieiraintegraram a equipe que foi paraFoz do Iguaçu o professor JeanMilan como técnico e SimoneLuiz como árbitra. Rondonenses conquistam medalhas

na 2ª etapa da Copa Oeste de GRFoi realizada sábado (26) e

domingo (27), na cidade de Cas-cavel, a 2ª etapa da Copa Oestede Ginástica Rítmica (GR) 2014.Atletas de várias cidades daregião participaram da compe-tição. A equipe de GR do ColégioCristo Rei/Prefeitura Munici-pal/Copagril/Fidetitá/Sesi, lide-rada pelas técnicas CristianeBoelhouwer, Sandra Regina LuiRomano e pela instrutora Ca-mila Maroso Berton, participoucom 14 atletas e conquistou setemedalhas nas principais cate-gorias da competição.

Na categoria estreantes, a gi-nasta Joisse Oliveira conquistou

o 1º lugar no aparelho mãos li-vres e Aline Lima a 1ª colocaçãono aparelho bola. Na categoriapré-infantil, Pamela Trevisan fi-cou com a medalha de prata eGiovanna Berti com o bronze noaparelho corda. Na categoria in-fantil, o 1º lugar ficou com TaynáStein, o 2º com Evelin Schäfer e o3º com Bianca Eggers da Silva.

A Copa Oeste serviu comopreparação para as próximascompetições, entre elas o Cam-peonato Paranaense Pré-Infan-til e Infantil, que acontece emCascavel, entre domingo e o dia03 de agosto, bem como o Cam-peonato Brasileiro de GR.

CAMPEONATO AMADOR INICIACOM 11 GOLS EM PALOTINA

Divulgação

Três partidas foram realizadas no domingo (27) pelo CampeonatoAmador Nova Rádio Cultura/Kaiser/Palotina Esportes de Futebol. Abola rolou nos campos da Comunidade La Salle e do Centro CulturalItaliano. No La Salle a equipe Empório da Cerveja goleou Maurício

Construtor/Mercado Santo Antônio pelo placar de 3 a 0. Nasequência, o time da Gbyte Informática aplicou 4 a 2 na Academia

Boa Forma/Pró Esporte. Já no Centro Cultural o duelo terminouempatado em 1 a 1 entre as equipes CEU e Jardim NovaEsperança. A próxima rodada acontece no domingo (03).

Willian Bilches

Page 31: 07 29 2014

O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 AGRONEGÓCIO

MISSÃO COMERCIAL

Empresários mexicanos querem comprar milho no ParanáEles se interessaram por informações a respeito das políticas públicas de apoio à produção agrícola

Uma comitiva de empresá-rios mexicanos, do setor de agro-negócio, está no Paraná, interes-sada em comprar milho no Esta-do. Na sexta-feira (25) os empre-sários estiveram na Secretariada Agricultura e do Abasteci-mento e o diretor do Departa-mento de Economia Rural (De-ral), Francisco Simioni, fez umaexposição sobre o potencial daprodução agrícola e oportuni-dades de negócios no Paraná.Gabriel Álvarez Mendoza, daempresa Agri Tendencias y Ser-vícios, disse que o México pro-duz 21 milhões de toneladas demilho e consome 33 milhões to-neladas de milho por ano.

Essa diferença é compradanos Estados Unidos. Mas agora,querem diversificar, buscandooutros vendedores. Além do Bra-sil, especificamente o Paraná, osmexicanos pretendem comprarmilho também da Argentina.

Mendoza disse que ficou im-pressionado com o volume de

Missão comercial do México no Paraná foi organizada pela Câmara de Comércio Brasil-México

produção de grãos do Paraná,em torno de 36 milhões de tone-ladas por ano, e acredita que háum grande potencial para umtrabalho em conjunto. Além domilho, os empresários mexica-nos também querem importar

farelo de soja para alimentaçãoda produção avícola.

A missão comercial do Méxi-co no Paraná foi organizada pelaCâmara de Comércio Brasil-Mé-xico. Além de Curitiba, os empre-sários estiveram em Cascavel,

Maringá, Palotina e Foz do Igua-çu. Eles se interessaram por in-formações a respeito das políti-cas públicas de apoio à produçãoagrícola, à importação e expor-tação de produtos agrícolas e dosistema de comercialização.

Reuniõesapresentamcondições decrédito paraagriculturafamiliar

Começaram ontem (28), noParaná, as reuniões técnicassobre as condições de crédito dasafra 2014/2015 para a agricul-tura familiar. No encontro, osparticipantes tiram dúvidassobre as normas e a operaciona-lização do acesso aos financia-mentos direcionados a esse seg-mento. Os encontros contamcom a presença de Mauri An-drade, coordenador-geral do de-partamento de financiamento eproteção da produção, da Secre-taria da Agricultura Familiardo Ministério do Desenvolvi-mento Agrário (MDA).

Essas reuniões técnicas se-rão realizadas pelo MDA com oapoio de diversas organizaçõesgovernamentais e não governa-mentais e são abertas a todos osinteressados, principalmentepara agentes financeiros (ban-cos e cooperativas de crédito),entidades prestadoras de servi-ços de Assistência Técnica eExtensão Rural (Ater), secre-tarias municipais de agricul-tura, organizações de agricul-tores familiares (sindicatos ecooperativas), entre outros.

A reunião de ontem foi emCuritiba; hoje (29) tem emGuarapuava; amanhã (30) éem Francisco Beltrão; e quin-ta-feira (31) será em Toledo,das 09 às 13 horas, no auditó-rio da prefeitura. Os encontrosencerram na sexta-feira (1º),em Londrina.

Manfred Dasenbrock é eleito secretário geral do WoccuO presidente da Central Si-

credi PR/SP/RJ, Manfred Dasen-brock, foi eleito secretário geraldo Conselho Mundial de Coope-rativas de Crédito (Woccu, nasigla em inglês), na manhã deontem (28), na Austrália, duran-te a Conferência Mundial doWoccu. Além disso, o Sicredirecebeu mais um prêmio de des-taque mundial pelo crescimentoda sua base de associados, quechegou a 650 mil pessoas em2013, 15% a mais que no ano an-terior. A Conferência Mundial doWoccu teve início no domingo(27), em Gold Coast, no Leste daAustrália. O evento reúne 1,8 millideranças do cooperativismo de45 diferentes países, sendo queo Brasil está representado porum grupo de 80 pessoas. Os pa-íses com maior destaque emparticipação são: Austrália, com740 pessoas; Estados Unidos,com 255; Canadá, com 149; NovaZelândia, com 99; o Brasil e oQuênia, com 75 participantes.

Na abertura do evento, opresidente do Woccu, GrzegorzBierecki, destacou alguns pon-tos importantes: “O movimen-to cooperativo mundial tem res-pondido de forma adequadaaos desafios da crise financei-ra mundial. O Woccu é a voz demais de 200 milhões de pessoasno mundo, no G20, no Comitêde Basileia, por exemplo. Omarco regulatório deve ser pro-porcional ao risco apresentadoe não deve ser igual para todos.Temos de mudar a regra atualem que as pessoas com maiorlobby obtêm melhores resulta-dos”, disse.

Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock,com diretores do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito

Ainda de acordo com Bierecki,a crise financeira abriu um mar depossibilidades para as cooperati-vas financeiras. “Nesse sentindo,nos fez lembrar os princípios co-operativos, que contribuem paranossa resiliência, nossa estabili-dade e nossa autossuficiência. In-vestidores externos não pressio-nam as cooperativas a terem re-sultados melhores. Somos movi-

Divulgação

Divulgação

dos pelas pessoas e não pelo capi-tal. Muitas pessoas escolhem ascooperativas ao invés dos bancoscomerciais, para fazerem partede algo ético e descente. Em mui-tos países as cooperativas são umaalternativa ao sistema financeiro,em outras são a única opção dis-ponível. Em muitos países, o cres-cimento poderia ser maior se exis-tisse maior cooperação entre as

instituições cooperativas exis-tentes. Por centenas de anos ascooperativas financeiras têmconstruído um mundo melhor.Raiffeisen, Desjardins, e outros,fizeram um esforço, não pelolucro, mas para servir as pesso-as. Seus pensamentos e princí-pios brilham novamente e atra-em milhões. O momento do coo-perativismo chegou, vamos agirem conjunto”, acrescentou.

Page 32: 07 29 2014

32 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

Cooperativas poderão se inscrever em curso a distânciaPeríodo de pré-inscrição começa no próximo dia 08 e representantes, técnicos de cooperativas e até cooperados

podem preencher o formulário. Trata-se de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural

CAPCAR

Devido à grande procu-ra, por parte das cooperati-vas brasileiras, o Ministériode Meio Ambiente acaba dedivulgar a realização de umanova turma do curso gra-tuito e a distância de Capaci-tação para o Cadastro Am-biental Rural (CapCAR).Com isso, o período de pré-inscrição começa no próxi-mo dia 08 e representantes,técnicos de cooperativas eaté cooperados podem pre-encher o formulário.

Segundo a Secretaria deExtrativismo e Desenvolvi-mento Rural Sustentável doMinistério do Meio Ambien-te, para esta nova turma te-rão prioridades as cooperati-vas e os sindicatos rurais. Oobjetivo do curso é formarfacilitadores para o cadastra-mento de imóveis rurais, comprioridade para o apoio aosproprietários rurais. Por con-

ta disso, o curso configurauma importante ferramentapara melhorar o conhecimen-to sobre o CAR e sobre a novalegislação, minimizando as-sim dúvidas, e conferindomaior segurança na tomadade decisão de nossas coopera-tivas e cooperados.

O curso tem duração de 78horas, com dedicação média de12 horas semanais, e será mi-nistrado em até sete semanas.Os participantes receberão umcertificado de curso de exten-são emitido pela UniversidadeFederal de Lavras (UFLA).

O CAR é um dos mecanis-mos do novo Código Flores-tal Brasileiro, que ganhoucontornos finais no últimomês de junho, passando acontar o prazo legal de umano, prorrogável por igualperíodo para o cadastramen-to obrigatório de todas as pro-priedades rurais do país.

Milho voluntário RR pode setornar planta daninha para soja

As áreas agrícolas que ado-taram nessa safra o sistema deprodução que tem a soja seguidado milho safrinha RR terão umnovo desafio, que é o de contro-lar a presença de milho voluntá-rio RR. O problema ocorre pelaimpossibilidade de se controlaras plantas de milho com o herbi-cida glifosato, porque tanto asoja quanto o milho RR são re-sistentes a este herbicida."Aqueles grãos de milho RR quesobrarem da colheita poderãogerminar e se comportar comouma planta daninha para a cul-tura da soja", alerta o pesquisa-dor da Empresa Brasileira dePesquisa Agropecuária (Embra-pa), Fernando Adegas.

De acordo com Adegas, opoder de competição do milhovoluntário é bastante elevado epode causar redução de produti-vidade na soja. "Se houver duas

ou três plantas por metro quadra-do, o milho pode reduzir em até50% a produtividade da soja", con-firma o pesquisador. Para quandoocorrer o problema, a indicação deAdegas é a de que os produtorescontrolem o milho com um herbici-da que tenha um mecanismo deação diferente do glifosato. "O ide-al é fazer o controle antes da seme-adura ou logo após a emergênciada soja, quando as plantas do mi-lho estão pequenas", explica.

ALTERNATIVASegundo o pesquisador, os

graminicidas são uma alternati-va para o controle de milho RRem lavouras de soja. No entanto,ele alerta que essa operação decontrole, pode ter um custo maiselevado do que o controle de todoo complexo de plantas daninhasda soja, que normalmente utilizao glifosato. "Outra opção de ma-

nejo é a utilização o métodomecânico, ou seja, capinar asplantas de milho, quando esti-verem pequenas", comenta.

No Brasil, muitas regiões pro-dutoras de grãos adotam o sis-tema de produção que englobaa soja, o milho e o algodão. "Como aumento na utilização de cul-tivares RR, o problema de ma-nejo das plantas voluntáriastende a ser cada vez mais com-plexo no Brasil", acredita Ade-gas. Nos Estados Unidos, porexemplo, como há neve no in-verno, a tecnologia RR não apre-senta, de forma agravada, esseproblema, assim como na Ar-gentina, onde não há tradiçãode cultivo subsequente. "Porisso, precisamos desenvolvermais conhecimento para as nos-sas condições, visando ter res-postas adequadas para os pro-dutores brasileiros", pondera.

Fabricação de queijo no Oeste é tema de dissertação

Primeira formanda do curso de Mestrado em DesenvolvimentoRural Sustentável, Ionara Casali Tesser: pesquisa em

contribuição aos agricultores familiares

Foi apresentada na sexta-feira (25), no campus de Casca-vel da Universidade Estadualdo Oeste do Paraná (Unioeste),a primeira dissertação de mes-trado do Programa de Pós-Gra-duação em DesenvolvimentoRural Sustentável (Ppgdrs), queé sediado no campus de Mare-chal Cândido Rondon. O cursofoi criado no ano de 2012 e for-mará neste semestre mais cin-co mestrandos.

A primeira formanda, Iona-ra Casali Tesser, pesquisou a“Fabricação artesanal e avalia-ção química e microbiológicado queijo colonial produzidosna região Oeste da Cantuquiri-guaçu”. Sua dissertação foi di-vidida em dois artigos: o pri-

meiro foi direcionado na pro-dução do queijo, ou seja, a formade como o agricultor preparatal alimento; e no segundo foianalisado e comparado micro-biologicamente e também a fí-sico-quimicamente alguns tiposde queijos coloniais para con-sumo humano.

Conforme Ionara, não existelegislação específica do queijocolonial, e assim são pegos ou-tros estudos para comparo.“Cheguei ao resultado de queainda há a necessidade de rea-lizar muitos ajustes para que oqueijo colonial seja ideal à saú-de e para consumo, principal-mente em relação à microbio-logia”, explica. Segundo ela, oqueijo colonial é uma cultura

nessa região e, por isso, há anecessidade de estudo.

A professora orientandaLuciana Fariña declarou queesta é uma pesquisa muito im-portante, pois está levando oconhecimento do Ppddrs paraa agricultura familiar da região.Ela diz que se trata de uma pes-quisa que aborda o que aconte-ce na agricultura da região. “Pormeio do mestrado, que já estásendo satisfatório, queremoslevar este tipo de ajuda para osagricultores do desenvolvi-mento rural sustentável fami-liar”, menciona a docente.

O Ppgdrs visa à formaçãode recursos humanos, paraanalisar, discutir, planejar,implantar e executar ações re-

lacionadas à extensão rural,produzir conhecimentos emDesenvolvimento Rural Sus-tentável e em processos de Ino-vação sócio-tecnológica com

enfoque agroecológico, bemcomo para o exercício de ativi-dades de ensino, pesquisa eextensão no campo da exten-são rural.

Januir Vieira Filho

Page 33: 07 29 2014

33O PRESENTETERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

Para álbum de família, Emilio Langer, Azelindo Langer, DarciLanger e Gustavo Langer. Quatro gerações: dois avôs, doisnetos, três pais, três filhos, um bisavô e um bisneto

Arquivo pessoal Divulgação

Acadêmicos do 4º período de Jornalismo da Fasul de Toledo durante aula de Fotojornalismo

O professor Rudinei Hilgert, entre outras pessoas, que participou do curso de Danças Folclóricas nacidade de Gramado (RS). O objetivo é repassar os ensinamentos aos idosos do município de Missal

MAIS CARROSOs motoristas brasileiros são os que mais trocam decarro. Segundo pesquisa realizada nos cinco principaismercados de automóveis do mundo, o ciclo de proprie-dade de um veículo de passeio no Brasil é de 1,7 anopor carro.

CASTANHA E CORAÇÃOComer castanha todos os dias reduz em 30% o risco dedoenças cardíacas. Segundo pesquisa divulgada no siteinglês Daily Mail, os efeitos são benéficos porque ascastanhas são ricas fontes de gordura não-saturada,vitaminas e outros nutrientes que reduzem o colesterol eevitam inflamações no organismo.

INVESTIMENTONos quatro primeiros meses de 2014 foram investidosR$ 708 milhões no setor de saúde no Paraná. Os recursossão do tesouro estadual e foram direcionados principal-mente na qualificação do atendimento em hospitais epostos de saúde.

Divulgação

SUINOCULTURASegundo dados divulgados pela Secretariade Agricultura e Abastecimento (Seab), oParaná ocupa o terceiro lugar entre osmaiores produtores de suínos no Brasil,com 5,5 milhões de cabeças abatidas porano. Os números correspondem a 15% daprodução total do país.

HUMOR E INTESTINOEstudos mostram que consumir alimen-tos integrais três vezes na semanaregula e melhora o humor. Segundoa Associação Brasileira de Nutrologia(Abran), uma dieta rica em fibrascontribui para o funcionamento dointestino que está diretamente ligadoà sensação de bem-estar.

CORAÇÃO EM RISCOA enxaqueca é um fator de risco paradoenças vasculares em mulheres.Segundo um estudo norte-americano,ao longo de 20 anos de pesquisa foiconstatado que 42% das 115 pacientescom enxaqueca apresentaram índicesmais elevados de infarto do miocárdio.

Alunos do programa Mais Educação, do Colégio Estadual Jardim Zeballos, de Guaíra, em visita à Câmara deVereadores. O objetivo dessas visitas é aproximar os jovens da vida pública do município, mostrando a importânciada atuação do Legislativo e principalmente da participação da população nessa atuação

Divulgação

Page 34: 07 29 2014

34 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

Polícia Civil trabalha com duas linhas de investigaçãoDelegado diz que assassinato pode ter sido crime passional ou ter relação comconsumo de drogas: “Mas ainda não é possível afirmar nada”, diz Pedro Lucena

EXECUÇÃO EM RONDON

Polícia estoura ponto detráfico de drogas em Toledo

A equipe da Polícia Militar deToledo realizava patrulhamentopor volta das 11h30 de domingo(27), na Rua Leduíno José Biavat-ti, na Vila Industrial, onde avistouuma motocicleta de placa ARP-3617 transitando em atitude sus-peita, e diante dos fatos abordouo condutor. Em busca pessoal, foilocalizado no bolso do moletomuma porção de maconha envoltaem plástico e algumas moedas.

Quando questionado sobre aprocedência da droga, o indivíduo

informou que adquiriu a mesmade outro elemento que estava emuma praça pública. Segundo o mo-tociclista, seriam cinco indivíduose o que teria buscado a porção demaconha e enrolado no plásticoseria uma pessoa de meia idadecom barba grisalha, utilizando umacamisa de cor azul.

Diante os fatos, a equipe poli-cial se deslocou até o endereçoindicado, na Rua Mané Garrincha,onde foram avistados os acusa-dos assando carne. Eles foram

abordados e ao verificar no mata-gal informado pelo usuário os po-liciais encontraram uma sacolacontendo várias porções de ma-conha ao lado de uma árvore. Foilocalizada mais uma sacola plás-tica contendo o restante do entor-pecente, também dividida em vá-rias porções.

Os cinco elementos, que nãotiveram os nomes divulgados, fo-ram encaminhados ao Batalhãode Polícia Militar e à 20ª Subdivi-são Policial.

Morador de Margaridatem residência arrombada

e moto furtadaUm morador de Linha

Marrecos, no distrito rondo-nense de Margarida, compa-receu domingo (27) na sede da2ª Companhia de Polícia Mili-tar de Marechal CândidoRondon para comunicar quesua motocicleta tinha sidofurtada, após sua residênciater sido arrombada.

Segundo o proprietário damotocicleta, ele teria chegado

em casa por volta das 18 horase encontrado uma janela desua casa arrombada. Os ele-mentos levaram do interiordo imóvel uma motocicletaYamaha/Fazer, placa ASH-6752, de cor azul. Buscas fo-ram feitas pelo distrito deMargarida e a rede policial foicomunicada, mas não haviainformações sobre a localiza-ção da motocicleta.

Pampa furtada em Marechal Rondoné encontrada em Santa Helena

Um veículo Ford/Pampa,furtado em Marechal CândidoRondon no dia 14 de maio, foiencontrado na tarde de ontem(28) abandonado e depenadopróximo do Lago de Itaipu no

distrito de São Clemente, in-terior de Santa Helena. Se-gundo informações da PolíciaMilitar, o carro estaria sem asrodas traseiras e vidros e apa-rentemente outras peças teri-

am sido retiradas. O veículoestava na reserva da Itaipu Bi-nacional, em um local de difí-cil acesso e a polícia tomavaas providências para retirá-lodo local ainda ontem.

Corpo de Fabiano Schmidt foi encontradopor populares e pelo seu irmão

Aqui Agora

A Polícia Civil de MarechalCândido Rondon segue com asinvestigações referentes aoassassinato a tiros do jovemFabiano Schmidt, de 26 anos,ocorrido entre as 04h30 e as05h30 de domingo (27), entre asruas Presidente Costa e Silva ePernambuco, em frente ao Colé-gio Estadual Antônio Maximili-ano Ceretta, em Marechal Ron-don. A vítima foi morta quandoretornava para casa.

O rapaz teria participadoda Expo Rondon em companhiade um irmão e amigos, dos quaisse separou na saída do Parquede Exposições, para ir para suacasa, que fica nas proximidadesdo Colégio Ceretta. Um vigiateria flagrado a distância doiselementos correndo atrás davítima e em seguida foram ou-vidos disparos de arma de fogo.

O assassinato mobilizoupoliciais civis e militares e umaequipe do Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência(Samu) de Marechal Rondon,além de funcionários do Insti-tuto Médico Legal (IML) de To-ledo. Comentários dão conta deque pouco antes do crime, a ví-tima teria se envolvido em umabriga com outros dois jovensem um estabelecimento próxi-mo do Parque de Exposições. Asuspeita é de que, depois de te-rem levado a pior na confusão,os dois teriam deixado o local,se armado e perseguido o jo-

vem até o desfecho do caso.A vítima, que acabou sendo

morta com tiros que atingiramsua cabeça, foi encontrada pelopróprio irmão depois desse te-lefonar para o mesmo e não tera ligação atendida. Segundo in-formações, populares teriam ou-vido três disparos. A informa-ção inicial era de que como ocelular da vítima não havia sidoencontrado, a polícia trabalha-ria com a hipótese de latrocínio- roubo seguido de morte -, o quefoi descartado.

O delegado da Polícia Civil,Pedro Lucena, informou ontem(28) que a polícia trabalha comduas linhas de investigação.“Uma delas é de crime passio-nal, ou então envolvimento com

consumo de drogas, mas aindanão é possível afirmar. Está des-cartada a possibilidade de la-trocínio”, enfatiza.

De acordo com o delegado, ocrime foi uma execução. “A po-lícia tem suposições e segue àprocura dos suspeitos. A equi-pe foi atrás de empresas onde osuspeito do assassinato teriapassado e procura o quantoantes esclarecer este homicídio,mas há dificuldades de concluiro caso devido ao horário e aolocal do crime, pois era ama-nhecer do dia”, conclui.

A vítima tinha carteira re-gistrada em uma empresa hádois anos e era pessoa conheci-da na cidade, pela atuação comentidades.

Corpo encontrado emMedianeira pode ter

sido apenas desovadoO corpo de Gilmar de Fi-

gueiredo, de 27 anos, conheci-do por Gilmarzinho, foi encon-trado na manhã de ontem (28),às margens da rodovia BR-277,em Medianeira. O corpo foi lo-calizado em meio a uma lavou-ra por uma pessoa que trafega-va próximo do Posto Fiscal BomJesus, 20 metros distante deuma estrada rural. Na sequên-cia, os policiais militares fo-ram ao local e acionaram aPolícia Civil, que passa a in-vestigar a morte de Gilmarzi-

nho, cujo corpo foi encaminha-do ao Instituto Médico Legal(IML) de Foz do Iguaçu.

A vítima residia no muni-cípio de São Miguel do Igua-çu e, segundo informações,teria inúmeras passagenspelo setor policial. A hipóte-se trabalhada é a de que aexecução tenha ocorrido emoutro local, sendo que o cor-po teria sido apenas desova-do em Medianeira, pois ha-via uma perfuração na nucade Gilmarzinho.

Corpo de Gilmarzinho foi localizado às margens daBR-277, próximo ao Posto Fiscal Bom Jesus

Guia Medianeira

Page 35: 07 29 2014

LOTOFÁCIL CONCURSO 1086: 02 04 05 07 10 12 13 15 17 18 19 21 22 23 24

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1472: 03 06 08 10 12 21 30 31 37 41 43 64 65 67 68 72 76 81 86 00 MEGA-SENA CONCURSO 1620: 13 23 27 34 38 57

FEDERAL CONCURSO 04887: 1º 27.357 / 2º 56.751 / 3º 97.384 / 4º 86.806 / 5º 22.858

SÚMULA DE EMISSÃO DEAUTORIZAÇÃO AMBIENTAL

Eldor Miguel Sulzbacher torna público querecebeu do IAP Autorização Ambiental Nº 40360 paraatividade de terraplanagem, retirada de terra, comvalidade até 21/07/2015, instalada no lote rural nº 04-A, município de Mercedes, Estado do Paraná.

Edição 3889 - O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Page 36: 07 29 2014

36 | O PRESENTE - Edição 3889 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

Page 37: 07 29 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 O PRESENTE | 37

APARTAMENTO, vendo,105m², c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, bwc, garagem, área de fes-tas, Av. Rio Grande do Sul, emfrente ao posto Stop, MCR, R$270.000,00. Tr. (45) 8821-9999(tim) ou 8822-5555 (claro) comLodi Corretor de Imóveis.

APARTAMENTO , vendo,138m², em construção, c/ 3 su-ítes, sala c/ 2 ambientes, cozi-nha, lavand., churrasq., 2 ga-ragens, piscina, salão de fes-tas, Ed. Morada do Sol, em fren-te a prefeitura, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

APARTAMENTO, vendo, 59m²,c/ 3 quartos, sala, bwc, cozinha,área de serviços, garagem, áreade festa, interfone, câmera desegurança, 1 ar-cond., Cond. Tan-credo Neves, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², c/ laje,2 quartos, suíte, R. Maranhão esq.c/ R. Dom João VI, Lot. Espigão,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9961-7873 com Paulinho.

CASA, vendo, 130m², nova,alvenaria, c/ 3 quartos, 3 bwc, áreade serviço, sala, cozinha, janelaspersianas, gesso, cerca ferro ma-ciço, área de festas c/ pia e mesade mármore, Lot. Bem Te Vi,MCR, R$ 265.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 69,98m², nova,c/ laje, 3 quartos, sala, cozinha,bwc, gesso, porcelanato, beiral delaje, Lot. Eichiler, Mercedes, R$190.000,00. Tr. (45) 8803-9784.

CASA, vendo, 140m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, 2 bwc, gara-gem, área de festas, R. SouzaNaves esq. c/ R. 2 de Abril, VilaGaucha, MCR, R$ 250.000,00.Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-5555 (claro) com Lodi Corretor deImóveis.

CASA, vendo, 180m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, 2 bwc, gara-gem, área de festas, R. Bahia, nº129, Jd. Ana Neusa, MCR, R$300.000,00. Tr. (45) 8821-9999(tim) ou 8822-5555 (claro) comLodi Corretor de Imóveis.

CASA, vendo, 200m², c/ 3quartos, 3 salas, 3 cozinhas, 3bwc, 3 garagens, área de festas,R. Men de Sá, nº 2507, Lot.Santa Monica, MCR, R$250.000,00. Tr. (45) 8821-9999(tim) ou 8822-5555 (claro) comLodi Corretor de Imóveis.

CASA, vendo, 55m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, 2 bwc, gara-gem, R. Capitão, nº 154, Lot.Frankfurt, MCR, R$ 130.000,00.Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou8822-5555 (claro) com LodiCorretor de Imóveis.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, terreno de esquina, c/ espa-ço lateral p/ construção de maisuma casa, Bairro Frankfurt, MCR,R$ 130.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,suíte, bwc, sala, cozinha, semimobiliada, + 70m² c/ área de fes-ta, quarto, bwc, churrasq., la-vand., garagem fechada, próx. aSuper Creche, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, nova, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, sala, copa/cozi-nha, lavand., varanda, beiral delaje, toda murada, Lot. Imperi-al, MCR, R$ 318.000,00, aceitoautomóvel, pode ser financia-da. Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, mista, terreno180m², Lot. das Torres, MCR, R$90.000,00. Tr. (45) 9941-6926.

CASAS, vendo, 2, novas, noasfalto, acabamento de 1ª, Lot.Bem Te Vi, MCR, valor a combi-nar, pode ser financiada, aceitoproposta. Tr. (45) 9910-0943 ou8803-0231 (tim) com Herton.

CHÁCARA, vendo ou troco,10.000m², 3km de MCR, valora combinar. Tr. (45) 9968-8210ou 9965-0217 com Jeferson,Creci F25031.

CHÁCARA, vendo, 10.000m²,c/ rio, ideal p/ lazer, 3.000m dacidade, MCR, R$ 105.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 24.200m²,20.000m² em plantio, restanteem reserva, sem benfeitorias, Li-nha Palmital, 7km de MCR, R$90.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 24.200m²,c/ 3.500 pés de eucalipto, sembenfeitorias, Linha Palmital, 8kmde MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flores-ta natural, 500m de MCR, valor acombinar, preço de ocasião, acei-to carro. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

CHÁCARA , vendo,36.000m², c/ benfeitorias, 7kmde MCR, R$ 150.000,00, trocopor casa em MCR. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA , vendo,54.000m², sem benfeitorias,toda cercada, próx. a Margari-da, R$ 85.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ benfei-torias, em Vila Nova, Toledo,R$ 180.000,00, aceito troca porcasa em MCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 1.100 hec-tares, no asfalto, próx. a Coli-nas e ao terminal ferroviário,em Tocantins, valor e prazo acombinar, aceito troca. Tr. (45)8840-6226 ou 3279-1666, Cre-ci F-21288.

SÍTIO, vendo, 5,5 alq., 1 emplanta, restante em pastagem,cercado, boa lamina de águade vertentes, energia elét. atéa propriedade, em Iguiporã,MCR, R$ 170.000,00. Tr. (45)9921-9903 com André.

SÍTIO, vendo, 75.000m²,60.000m² em plantio e pasta-gem, porteira fechada, c/ trator,implementos, gado, casa mobi-liada, em MCR, R$ 250.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 154m², c/3 quartos, sala, cozinha, 2 bwc,garagem, área de festas, R. SeteQuedas, s/n, Lot. Universitário,próx. a associação da AgrícolaHorizonte, MCR, R$ 350.000,00.Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-5555 (claro) com Lodi Corretorde Imóveis.

SOBRADO, vendo, 169m²,novo, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc,2 sacadas, sala de estar e jan-tar, cozinha, lavand., garagem,área de festas, ótimo acaba-mento, R. Castelo Branco, nº488, centro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9962-6232 comCarlos, Creci 18880.

SOBRADO, vendo, 180m²,semi mobiliado, terreno 400m²,R. Mato Grosso, nº 506, próx. aoHospital Filadelfia, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 200m²,novo, c/ 1 quarto, 2 suítes, 2 bwc,2 sacadas, sala de estar, cozinhaestilo gourmet, churrasq., la-vand., garagem p/ 2 carros, óti-mo acabamento, R. Tocantins,nº 996, centro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9962-6232 comCarlos, Creci 18880.

TERRA, vendo, 10.6 alq., 5 emplantio, sem benfeitorias, LinhaMarecos, distrito de Margarida,MCR, R$ 500.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 10 alq., p/ la-voura, próx. a Iguiporã, valor eprazo a combinar. Tr. (45) 9924-6339, Creci 21288.

TERRA, vendo, 12 alq., 6 alq.de 1ª, restante reserva, sem ben-feitorias, em Novo Sarandi, va-lor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2 alq., planta1.15, sem benfeitorias, c/ 3.000pés de eucalipto de 3 anos, Li-nha Vorá, Margarida, R$140.000,00. Tr. (45) 3282-1095ou 9848-6028 com Mário.

TERRA, vendo, 2.5 alq., c/ 3aviários, 2 casas, diversas ben-feitorias, ótima localização, R$1.200.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2.6 alq., naEsquina Bandeirantes, Novo TrêsPassos, MCR, valor: 1.100scs desoja por alq. Tr. (45) 3254-4453ou 9911-7374 com Dante.

TERRA, vendo, 3.400m², 200mda BR 163, próx. ao posto Tro-vão Azul, MCR, R$ 195.000,00,entrada e prazo a combinar. Tr.(45) 9924-6339 ou 8810-5512,Creci F-21288.

TERRA, vendo, 4.1 alq., c/mina de água potável, na Esqui-na Bandeirantes, Novo Três Pas-sos, MCR, valor: 1.100scs de sojapor alq. Tr. (45) 3254-4453 ou9911-7374 com Dante.

TERRA, vendo, 5 alq., c/ chi-queiros seminovos p/ 1500 suí-nos, fase de terminação, c/ casanova em alvenaria, em MCR,R$ 1.100.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA , vendo, 5 ,7 a lq . ,planta 3, restante pastagem,c/ benfeitorias, em MCR, R$285.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Crec i J-05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5.400m², naBR163, em MCR, valor e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339,Creci 21288.

TERRA, vendo, 7 alq., 5 p/plantio, 2 em pasto, boa água p/açude, em São Clemente, SantaHelena, R$ 460.000,00. Tr. (45)9995-4853.

TERRENO, vendo 24,80x30, naBR 163, próx. ao portal, MCR, R$240.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 1.430m², Av.Maripá, nº 1700, Lot. Natasha,próx. a Senacar, MCR, R$1.150.000,00. Tr. (45) 8821-9999(tim) ou 8822-5555 (claro) comLodi Corretor de Imóveis.

Temperatura: 23º/14º Temperatura: 23º/13º Temperatura: 22º/13º Temperatura: 23º/14º Temperatura: 21º/13ºTemperatura: 22º/14º

TERRENO, vendo, 220m², c/casa 80m², em frente ao Par-que de Exposições, MCR, valora combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 12x34,85,Lot. Porto Seguro, próx. a SuperCreche, MCR, R$ 66.000,00. Tr.(45) 9911-3929 com Osvaldo.

TERRENO, vendo, 12x37,5,ótima localização, Lot. Eichiler,Mercedes, R$ 75.000,00. Tr. (45)8803-9784 com Marcio.

TERRENO, vendo, 14x28, R.João Pessoa, próx ao BNH1, MCR,R$ 110.000,00. Tr. (45) 9911-3929 com Osvaldo.

TERRENO, vendo, 315m²,14x22,5, Lot. Recanto Feliz,MCR, R$ 55.000,00 à vista, ouR$ 15.000,00 de entrada e as-sume 54 parcelas de R$975,00. Tr. (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Crec i J-05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 340m²,de esquina, c/ casa 68m², R.Eloi Urnau, nº 2271, Lot. Jus-sara, MCR, R$ 95.000,00. Tr.(45 ) 3254-0477 ou 9919-0223 , Crec i J -04743 ,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo,360,50m², 17,50x20,60, ótimatopografia, Lot. Res. Flamen-go, MCR, R$ 112.000,00, acei-to automóvel na troca. Tr. (45)9978-4560 com Plinio.

TERRENO, vendo, 364m²,13x28, Lot. Araucaria, próx. aocentro, saída p/ Margarida,MCR, R$ 65.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

Page 38: 07 29 2014

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, Lot. Araucaria, próx. aocentro, saída p/ Margarida, MCR,R$ 85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, todo murado, próx. a As-sociação Comercial, centro, Mer-cedes, valor a combinar. Tr. (45)8819-9103.

TERRENO, vendo, 484m²,13,10x37,50, R. Wilmuth Em-mel, Lot. Vale do Sol, MCR,200m do Posto Tonin, saída p/Curvado, R$ 75.000,00, parce-lo parte. Tr. (45) 9135-3481(tim) com Elsio.

TERRENO, vendo, 591,50m²,R. Darlei Bregolli, Lot. Maioli,MCR, R$ 95.000,00. Tratarpelo (45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 637m²,13x49, ótima localização, Lot.Ecológico, MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO, alugo, 180m²,4 quartos, suíte grande c/ hidro-massagem, 3 bwc, churrasq., la-vand. c/ área p/ secar roupa, ga-ragem coberta p/ 2 carros, cozi-nha, sala de estar, sala de jantar,em MCR, R$ 1.250,00, inclusocondomínio. Tr. (45) 3254-1361.

APARTAMENTO, alugo, c/ 1quarto, suíte, sala, cozinha, la-vand., churrasq., R. 31 de Mar-ço, nº 263, Bairro Ana Paula,MCR, R$ 780,00 + condomínio.Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, centro,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9111-2355.

APARTAMENTO, alugo, Edi-fício Dom Pedro, nº 601, cen-tro, MCR, R$ 800,00. Tr. (45)3254-2126 ou 9972-4725 comDaniele.

BARRACÃO, alugo, na Av. IrioJacob Welp, nº 5266, Lot. AnaPaula, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3281-7013 com Pedro.

CASA, alugo, 85m² + área delazer, alvenaria, c/ 1 quarto, suí-te, demais dependências, BairroBotafogo, próx. ao CTG, 200mda Av. Maripá, MCR, R$ 550,00.Tr. (45) 9961-3234.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc, ga-ragem, edícula c/ lavand. e chur-rasq., janelas c/ grade, Lot. Higi-enópolis, próx. a escola, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 3279-1787 ou 9965-1506.

CASA, alugo, c/ 3 quartos, 2bwc, sala, garagem, lavand., co-zinha, boa localização, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9924-5775 com Irineu.

CASA, alugo, alvenaria, c/laje, 2 quartos, suíte, 3 bwc, sala,cozinha, 3 lavand., garagem p/ 4carros, churrasq., despensa, mu-rada, c/ grade, em MCR, R$1.280,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, bwc,sala, cozinha, lavand., churrasq.,garagem c/ portão elet., R. To-cantins, nº 5390, MCR, R$680,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,bwc, sala, cozinha, lavand., ga-ragem, R. 12 de Outubro, nº2916, Lot. Imperial, MCR, R$600,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corre-tor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,bwc, sala, cozinha, lavand., ga-ragem, R. Colombo, nº 2892,Lot. Imperial, MCR, R$ 650,00.Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, su-íte, 2 bwc, sala, cozinha, la-vand., área de festas c/ churrasq.,garagem c/ portão elet., R. SantoAndré, nº 634, MCR, R$ 750,00.Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,bwc, R. Dom Pedro I, nº 405, cen-tro, próx. ao Allmayer e posto Stop,MCR, R$ 410,00. Tr. (45) 9916-2700 (tim).

QUITINETE, alugo, c/ 1 quar-to, demais dependências, gara-gem, parabólica coletiva, 50m domercado Cercar, centro, MCR, R$390,00. Tr. (45) 9959-0433 ou3254-0298 com Terezinha.

QUITINETE, alugo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,área c/ churrasq., próx. ao De-tran, MCR, R$ 460,00 + 20,00condomínio. Tr. (45) 9930-1880com Rosa.

SALAS COMERCIAIS, alugo,2, R. Pernambuco, nº 1623, 50mda Unioeste, MCR, R$ 750,00cada. Tr. (45) 9969-8051.

ASTRA GLS 2.0, vendo, ano2000, prata, completo, revisado,R$ 15.500,00. Tr. (45) 9809-7749ou 3254-4878 com Aladio.

BITREM, vendo, ano 2010,Randon, valor a combinar. Tr. (45)9962-5592.

CAMINHÃO 1113, vendo, ano77, toco, graneleiro, R$28.000,00. Tr. (45) 9962-5592.

CAMINHÃO 1518 , vendo,ano 89, graneleiro novo, redu-zido, valor a combinar. Tr. (45)9993-1855 (tim) ou 3254-7076com Ruben.

CAMINHÃO, vendo ou troco,ano 81, Chevrolet D-60, c/ ca-çamba, vermelho, valor a combi-nar. Tr. (45) 9926-1803.

CAMINHÃO, vendo, ano 2004,Scania 420, trucado, valor a com-binar. Tr. (45) 9962-5592.

CAMINHÃO, vendo, ano2005, Volvo 380, c/ Bitrem, ano2010, valor a combinar. Tr. (45)9962-5592.

CARRETA, vendo, ano 2005,Randon, 9 eixos, c/ 24 pneus, 14não recapados, doc. ok, ótimoestado, R$ 130.000,00, aceitocarros ou caminhonete. Tr. (45)9909-8313.

CELTA, vendo ou troco, ano2012/12, 4 portas, completo, bomestado de conservação, valor acombinar, estudo proposta. Tr.(45) 9917-5987.

COROLLA XRS, vendo, ano2013, 27.000km, c/ garantia defábrica, estado de novo, valor acombinar, estudo proposta. Tr.(45) 9989-0805.

COROLLA 1.8, vendo, ano2010, prata, flex, automático,completo, airbag, rodas liga leve,cd original, 29.000km, impostos2014 pagos, manual, chave re-serva, impecável, R$ 51.900,00.Tr. (45) 9986-9262.

COROLLA GLI 1.8, vendo, ano2011, preto, flex, completo, air-bag, abs, ar digital, cd original c/comando no volante, rodas ligaleve, placa A, impecável, R$52.500,00. Tr. (45) 3254-7000 ou8803-6565.

CORSA WIND MPFI 1.0, ven-do, ano 97, bordo, 2 portas, c/trava, alarme, pneus novos, im-postos 2014 pagos, impecável,R$ 9.800,00, aceito Biz. Tr. (45)9986-9262.

CORSA WIND, vendo, ano2001/01, cinza, 4 portas, valor acombinar. Tr. (45) 9988-0263 ou8807-7964.

COURIER 1.6, vendo, ano2001, pneus novos, R$15.000,00. Tr. (45) 9993-1855(tim) ou 3254-7076 com Ruben.

ECOSPORT TITANIUM, vendo,ano 2013, modelo novo, baixakm, estado de novo, valor a com-binar, estudo troca de menor va-lor. Tr. (45) 9989-0805.

ESCORT SW, vendo, ano 98,completo, menos vidro, ótimoestado, R$ 8.000,00. Tr. (45)3254-2081 com Elmo.

F-1000, vendo, ano 94, die-sel, mwm 229 turbo, DH, trava,alarme, som, caixa grande,toda revisada, pneus bons,60.000km, R$ 35.000,00, semtroca. Tr. (45) 8844-6048 (cla-ro) ou 9802-5604 (tim).

F-1000, vendo, ano 94,mwm, valor a combinar. Tr. (45)9993-1855 (tim) ou 3254-7076com Ruben.

F-250 XLT, vendo, ano 2005/05, c/ banco de couro, valor databela fipe. Tr. (45) 9969-2492com Gilmar.

GOL 1.0, vendo, ano 2000,branco, 16v, 4 portas, motor abai-xo de 40.000km, valor abaixo databela fipe. Tr. (45) 8835-6742(após 18h30) com Gerson.

GOLF 1.6, vendo, ano 2002,prata, completo, bancos de cou-ro, placa A, pneus dianteiros no-vos, ótimo estado, R$ 22.000,00.Tr. (45) 9994-0990.

HILUX SW4, vendo, ano 2008,prata, 4 pneus novos, top de li-nha, revisado, valor a combinar,estudo troca de menor valor. Tr.(45) 9938-7738.

KA XR 1.6, vendo, ano 2005,chumbo, completo, c/ insufilm,rodas esportivas, alarme, enga-te, mp3, nota fiscal, ótimo esta-do, valor a combinar, sem troca.Tr. (45) 9133-2060.

KA, vendo, ano 2009, c/ ar-cond., trava, alarme, 4 pneusnovos, bom estado de conserva-ção, valor a combinar, estudo tro-ca. Tr. (45) 9917-5987.

MEGANE GRAND TOUR DY-NAMIQUE 1.6, vendo, ano 2011,flex, completo, ar digital, airbag,abs, computador de bordo, cdoriginal, rodas liga leve, impecá-vel, R$ 39.900,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

MERIVA JOY 1.4, vendo, ano2011, prata, flex, completo, c/abs, air bag, valor a combinar. Tr.(45) 9982-7554 ou 9973-0619.

OMEGA CD 3.8 SFI, vendoou troco, ano 99, v6, automáti-co, couro, airbag, abs, ar digi-tal, computador de bordo, cd ori-ginal, manual, valor a combi-nar. Tr. (45) 9919-6646 ou 9994-1949 com Mauro.

OMEGA, vendo, ano 93, com-pleto, 4 pneus novos, bom esta-do de conservação, R$ 9.800,00.Tr. (45) 9917-5987.

PALIO ELX 1.0, vendo, ano2007/08, completo, R$21.000,00. Tr. (45) 9912-6895com Cristiano.

PARATI 1.6 , vendo, ano2006, flex, roda liga leve, ar,vidro elét., trava, alarme, 2ºdono, impecável, valor a com-binar. Tr. (45) 9912-5550 ou9838-8622 com Paulo.

S10 COLINA 2.8, vendo, ano2010, preta, cabine dupla, 4x4,completa, acessórios, pneus no-vos, 43.000km, impostos 2014pagos, impecável, R$ 64.900,00.Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

SANDERO EXPRESSION1.6, vendo, ano 2012, prata, 8v,flex, completo, 36.000km, ma-nual, doc. 2014 pagos, revisa-do, impecável, valor a combi-nar, aceito troca por maior oumenor valor. Tr. (45) 9922-8486com Lucas.

SANTANA 1.8, vendo, ano2001, etanol, completo, bancode couro, R$ 13.000,00. Tr. (45)9974-7155.

SANTANA GLS 2.0, vendo,ano 93, preto, álcool, completo,R$ 7.500,00, aceito troca porVectra até R$ 12.000,00, pagodiferença. Tr. (45) 9962-0070.

SANTANA, vendo, ano 2003,prata, 21.000km, único dono,valor a combinar. Tr. (45) 9945-3072 ou 9813-6339.

SAVEIRO G3 1.8 AP, vendo,ano 2001, prata, bom estado deconservação, R$ 15.800,00, es-tudo proposta. Tr. (45) 9832-4373.

SAVEIRO G3 1.8, vendo, ano2001, prata, gasolina, travaelét., alarme, R$ 14.900,00. Tr.(45) 3284-1640 ou 9141-6066com Joel.

SAVEIRO, vendo, ano 2014,completa, rodas esportivas, capo-ta marítima, som, 1.700km, doc.2014 pago, R$ 38.000,00. Tr. (45)8408-2277.

SILVERADO, vendo, ano2000, R$ 33.000,00, aceito carrode menor valor. Tr. (45) 9828-5155 com Néco.

TIIDA 1.8 SL, vendo, ano 2011/12, preto, flex, completo, bancode couro, teto solar, câmbio me-cânico, R$ 35.000,00, sem troca.Tr. (45) 9855-8652 ou 9935-0614.

VECTRA EXPRESSION 2.0,vendo, ano 2005, prata, 8v, com-pleto, couro, ótimo estado deconservação, R$ 23.900,00, acei-to moto. Tr. (45) 9909-8313.

VOYAGE AP 1.8, vendo, ano93, bom estado de conservação,R$ 6.500,00, estudo proposta. Tr.(45) 9986-5434.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2010/10, partida elét., única dona, bomestado de conservação, R$4.900,00, estudo proposta. Tr.(45) 9986-5434.

BIZ 125, vendo, ano 2007/08,amarela, partida elét., ipva 2014pago, R$ 4.000,00. Tr. (45) 8806-7237 (tim) com Marcos.

CG 125 FAN, vendo, ano 2005,preta, R$ 3.300,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

CG 150 ESD, vendo, ano2007, preta, partida elét., freio adisco, carburador da 200cc, co-mando Ferza, pistão 4mm, esca-pamento Gemoto, motor c/250km, ótimo estado de conser-vação, R$ 4.500,00. Tr. (45)9829-3262 com Junior.

CG 150 FAN, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.300,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CG FAN KS, vendo, ano 2011/11, vermelha, R$ 4.600,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

CG TITAN KS, vendo ou troco,ano 2009, vermelha, c/ trava cor-rente, estado de nova, R$4.400,00, aceito Biz 100. Tr. (45)9986-7236 com Gerson.

CG TITAN KS, vendo, ano2010/10, amarela, R$ 5.300,00.Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

FAZER 150 ED, vendo, azul,seminova, 300km, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140 comFabiani.

FAZER 250, vendo, ano 2011/12, preta, placa A, ótimo estado,R$ 8.500,00. Tr. (45) 9932-2301.

LEAD, vendo, ano 2011/11,vermelha, R$ 4.800,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

NCX 700, vendo, ano 2013,4.600km, R$ 25.000,00. Tr. (45)9824-2414.

NEO, vendo, ano 2007/08,prata, R$ 4.500,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

Page 39: 07 29 2014

Edição 3889 - O PRESENTE | 39TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 29/07/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 30/07/2014R$ 2,00

PARA ASSINANTES

QUADRICICLO 300CC, vendo,ano 2012, Kawazaki, automáti-co, transmissão c/ cardan, 4x2,reduzido, R$ 13.000,00. Tr. (45)9914-9921 com Édi.

SHINERAY, vendo, ano 2012/13, preta, valor a combinar. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

TWISTER, vendo, ano 2008,preta, impostos 2014 pagos, pla-ca A, revisada, R$ 5.990,00, semtroca. Tr. (45) 9986-9262.

XTZ 125 E, vendo, ano 2012/12, preta, valor a combinar. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

YS FAZER 250, vendo, ano2009/10, vermelha, R$ 7.700,00.Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

BAR, vendo, c/ cacha de bo-cha, casa, 220m² de construção,terreno 1.000m², Vila Celeste,Santa Helena, valor a combinar,aceito troca. Tr. (45) 9821-4267ou 8835-6785.

CANÁRIOS, vendo, Belga,macho e fêmea, valor a combi-nar. Tr. (45) 9923-3141.

CAPOTA, vendo, p/ F-1000,valor a combinar. Tr. (45) 9908-7105 com Juliano.

COMPRO, andaime e tábu-as p/ caixaria, usadas, valor acombinar. Tr. (45) 9933-8866ou 3254-1804.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$114.600,00, entrada R$22.700,00, assume 69 parcelasde R$ 2.151,51. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$35.000,00, entrada R$ 8.300,00,assume 79 parcelas de R$603,00. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ veículo, crédito R$ 28.800,00,prazo 58 meses, a partir da 5ªparcela R$ 603,90. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

DOLLY , vendo, p/ Bitrem,va lo r a combinar. Tr. (45)9962-5592.

FAÇO serviços de pinturas esoldas em portões, grades, jane-las, portas e calhas, interessados.Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Labrador,preto, puro, c/ 50 dias, valor acombinar. Tr. (45) 9964-5534com Marcos.

FILHOTES, vendo, Pequines,Lhasa Apso e Shih-tzu, valor acombinar. Tr. (45) 9985-3400 ou3254-3025 com Nelli.

INSTALADOR DE ANTENAS,parabólicas, sky e digitais, con-sertos e instalações em geral, in-teressados. Tr. (45) 9945-6693com Marcio.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco,lava, estereliza e perfuma, camabox, cobertores, edredons, tape-tes, estofados de veículos, corti-nas e persianas, interessados. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE AVIAMENTOS, ven-do, em MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9995-9785 com Salete.

OFERTA DE TRABALHO p/açougueiro, c/ experiência, inte-ressados. Tr. (45) 9915-5013.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar administrativo/tele ven-das, c/ conhecimento em infor-mática e internet, não é necessá-rio experiência, interessados. Tr.(45) 3254-7056 ou 9992-3339.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de refrigeração, inte-ressados. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/instalação de som, alarmes, tra-vas, vidros elét., p/ sexo mas-culino, acima de 18 anos, c/experiência, interessados. Tr.(45) 3284-2591 ou 9135-3475(tim) com Cristiane.

OFERTA DE TRABALHO p/montador de móveis e auxiliarde montagem, c/ experiência, in-teressados. Tr. (45) 3254-2960com José.

OFERTA DE TRABALHO p/operador de munck, interessados.Tr. (45) 3254-5574 com Jair.

PROCURO trabalho como di-arista ou zeladora, na parte damanhã, interessados. Tr. (45)9931-8526 com Neusa.

TÁBUAS, compro, 30, usadas,c/ 3m de comprimento por 30cmde largura, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4513 com Miguel.

TELEVISOR, vendo, LG, 14",seminova, R$ 100,00. Tr. (45)9944-4415 ou 8800-0718.

TELEVISOR, vendo, SempToshiba, 20", prata, R$ 145,00.Tr. (45) 9944-4415 ou 8800-0718.

VENDO, lanchonete e paste-laria, c/ 3 anos, toda equipada,no centro, MCR, por motivo demudança, R$ 25.000,00, preçode ocasião. Tr. (45) 9944-6310ou 9851-9281 com Luis.

VENDO, sorveteria e lancho-nete, completa, ou somente asmáquinas, valor a combinar. Tr.(45) 9937-9118 ou 9918-8308com Roseli.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOCelso Pedro Beledeli torna público que reque-

reu ao IAP Renovação da Licença de Operação paraatividade de piscicultura, implantada no lote rural n°88, remanescente 2, integrante da 2ª parte do 49ºperímetro da Fazenda Britânia, linha Chapecó, muni-cípio de Maripá, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOIrineu Back e Vanderlei Back tornam público

que requereram ao IAP a Renovação da Licença deOperação para atividade de suinocultura, implantadono lote rural nº 82 da gleba nº13, linha São Miguelzi-nho, município de Santa Helena, Estado Paraná.

ADUBO, vendo, de aviário,esparramado na lavoura, valora combinar. Tratar pelo fone (45)9948-6042.

COLHEITADEIRA, vendo outroco, ano 92/93, New Holland,c/ 2 plataformas, único dono, re-visada, ótimo estado, R$60.000,00. Tr. (45) 3273-1395 ou8418-2698 com Jairo.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, valor acombinar. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

VACAS, vendo, 10, Holande-sas e Jersey, R$ 2.500,00 cada.Tr. (45) 9953-4901 (fora do horá-rio comercial).

VACAS, vendo, 25, Holande-sas, alta genética, 5 lotes de 5animais, a partir de R$ 4.500,00por animal. Tr. (45) 9825-2025.

VENDO, distribuidor de ester-co líquido, 4.500lts, bomba à vá-cuo, bom estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-2075.

Page 40: 07 29 2014