07 17 2014

34

Upload: orangotoe

Post on 01-Apr-2016

266 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

07-17-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 07 17 2014
Page 2: 07 17 2014

Contagem regressiva02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

A economia de Marechal Cândido Ron-don deixou de ser essencialmente agríco-la especialmente por uma razão: o incre-mento do segmento industrial. A in-dústria cresceu, se fortaleceu e hoje estáaí, rindo à toa. Obviamente que assimcomo tantos outros setores, tem seus gar-galos muito bem enumerados, os quaisdificultam em variados aspectos. Aindaassim, o momento é de ascensão.

A indústria é um dossetores que mais se desen-volveu no município ron-donense nos últimos anos,gerando centenas de opor-tunidades de trabalho. So-mente nos últimos quatroanos em torno de dois milnovos empregos foram cri-ados. São números signifi-cativos, que miram um fu-turo promissor, fruto deapostas do passado, a par-tir de parcerias, incentivos ou outras fren-tes com foco no desenvolvimento.

Agora que a indústria vai bem e andaa passos largos, esbarra em algumas di-ficuldades. O motivo é quase sempre omesmo: a carência de mão de obra. Aí agente se pergunta: mas se todos os meseshá pelo menos 200 vagas de empregodisponíveis na Agência do Trabalhadorde Marechal Rondon que não são preen-chidas, qual é o problema?

Qualificação é a resposta. É ela a prin-

A certeza de que o Senaivai facilitar o acesso à

qualificação profissional jáé um bom começo. Depois,aos poucos, possivelmente

serão atendidas asnecessidades de capacitaçãoe formação do trabalhador

rondonense e de toda aregião. A indústria agradece!

SALVEMOS OS PARTIDOSNão se dá o devido valor aos partidos políti-

cos no Brasil. Até porque os partidos não seentendem, não se afirmam, não se incomodamcom eles próprios. Por que iriam se incomodarse poderão os políticos sentirem-se atraídos epara um outro mudar na primeira oportunidade?Claro, há exceções. Não se quer, evidente, umalei partidária tipo Arena e MDB. Mas não seentende, por outro lado, o majestoso número deagremiações que gravitam pelo nosso sistema.Coligação, então, alianças, valem todas. Ideolo-gia, programa partidário, só para vender ima-gem. Ninguém segue, ninguém quer, parecendosamba de Dolores Duran.

O PMDB do Paraná lutou bravamente para terum candidato próprio ao Governo do Estadoquando tudo se encaminhava para uma aliançacom Beto Richa, valendo-se para isso o partidoque o PMDB gerou - o PSDB. Roberto Requião éo candidato ao Palácio Iguaçu, podendo ocupá-lopela quarta vez. Certo ou errado, Requião está naluta, contra Beto, contra Gleisi, embora dediquea esta os mais respeitosos cumprimentos.

A lei eleitoral está vigendo, não se pode apoiarcandidato de outro partido numa eleição, o que sefaz então, por baixo do pano. Não se distingueparentesco. Somos livres para pensar de formadiferente de nossos filhos ou de nossos pais, tiose padrinhos. O PMDB do Paraná, entretanto,acha uma brecha, ou acha que encontra. Odiretório peemedebista entendeu ficar difícil paraReinhold Stephanes, pai e filho, deixarem defazer campanha um para o outro. Sim, difícil é.Um é o ex-ministro de várias pastas, com atua-ção correta e destacada em função que exerceu.Outro, o filho, é um parlamentar atuante e firmeem suas convicções políticas.

Assim, o PMDB autorizou a “infidelidade” empalanques, como destacou um jornal paranaen-se, a “Folha de Londrina”. Então, achou-se umamaneira de “flexibilizar” os dispositivos para aseleições proporcionais. Que pai e filho votariamum no outro, tudo bem, sabia-se. Mas que deposse de um microfone considerando o prestígioque desfrutam os Stephanes pai e filho vão sairpelo Estado pregando um a candidatura do outro,embora pertençam a partidos diferentes.

Tudo bem, então. Daí, salvo melhor entendi-mento, daremos um passo para misturar ospolíticos de partidos diferentes campanhas paraum outro. As dobradinhas continuarão, não sóentre dois candidatos do mesmo partido, masfederal para cá, estadual também, ainda que empartidos diferenciados.

Não será dessa forma que teremos uma legis-lação partidária séria. Muito menos partidos orga-nizados, atuantes e coerentes. Na verdade verda-deira, nada se consegue mudar. Parece até como futebol de nosso país. Os jogadores são bons.Os técnicos mais ou menos. Os dirigentes,esses, então, são horríveis. E tudo vai continuarcomo está. Na política e no esporte.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

cipal causadora dessa oferta de empregonão correspondida. Chegou-se ao ponto deque treinar trabalhadores cada vez maisnão só uma questão de promover emprego,mas de viabilizar o crescimento do setorindustrial no município.

Por essas e outras é que industriais,empresários, lideranças e também traba-lhadores esperam ansiosos pela entrega daunidade do Serviço Nacional de Aprendi-

zagem Industrial (Senai)de Marechal Rondon. Aobra está na reta final deacabamento e deve ser en-tregue em três meses, paracomeçar a funcionar efeti-vamente em 2015. A uni-dade, que deve chegar àcasa de R$ 4,5 milhões, fazjus ao investimento. Seráum ambiente propício àdisseminação de conheci-mentos, ofertando, inici-

almente, no mínimo quatro mil vagas paracursos profissionalizantes.

Será uma estrutura muito bem-vindapara Marechal Rondon, assim como foi oSenac, este com foco no ensino-aprendiza-gem comercial, inaugurado recentemente.A certeza de que o Senai vai facilitar o acessoà qualificação profissional já é um bomcomeço. Depois, aos poucos, possivelmenteserão atendidas as necessidades de capacita-ção e formação do trabalhador rondonensee de toda a região. A indústria agradece!

Page 3: 07 17 2014

Divulgação

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,17 DE JULHODE 2014

A indicação de Haroldo Ferreira (PDT)como candidato a vice-governador na cha-pa de Gleisi Hoffmann (PT) somente nodia 02 de julho chamou atenção de muitose fez com que o PRP, do candidato agovernador Ogier Buchi, pedisse a im-pugnação da candidatura dos dois. Naargumentação, o partido afirma que essaescolha deveria ter ocorrido até 30 dejunho, prazo final para a realização dasconvenções partidárias.

Contudo, o coordenador jurídico da cam-

panha de Gleisi, Luiz Fernando Pereira, argu-menta que 30 de junho é a data-limite para asconvenções, mas, no caso do PDT e de outrospartidos, os convencionais delegaram à exe-cutiva da sigla a escolha do vice.

OUTROS PEDIDOSO Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

(TRE-PR) também recebeu pedidos de inde-ferimento das candidaturas dos deputadosestaduais Bernardo Ribas Carli (PSDB), LuizEduardo Cheida (PMDB) e Enio Verri (PT).

PEDIDO DEIMPUGNAÇÃO

Comentário do dia - I“Quem não quer brincar não desce para o play”. Do candidato

a governador, Roberto Requião (PMDB).

Comentário do dia - II“Municipalismo vive uma fase de maior expressão. Lembro que

na Ditadura o presidente da República não recebia prefeitos”.Declaração do senador Pedro Simon (PMDB-RS) durante a discussão,

ontem (16), no Senado, sobre proposta de aumento de repasse derecursos do governo federal ao Fundo de Participação dos Municípios

Maior rigorA criação de novos partidos pode se tornar mais

difícil no Brasil. Ao menos proposta de emenda àConstituição neste sentido foi aprovada ontem(16) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cida-dania (CCJ). O objetivo é aumentar o número míni-mo de assinaturas de eleitores exigidas para acriação de um partido político.

Pelas regras atuais, são exigidas assinaturasequivalentes a 0,5% dos votos válidos na últimaeleição para a Câmara dos Deputados, o quecorresponde a cerca de 500 mil assinaturas. Anova proposta estabelece a assinatura de pelomenos 1% do eleitorado nacional - em torno de1,3 milhão de apoiadores.

Divulgação

Mais recursos para osmunicípios

Embora tenha recuado da proposta inicial, senadoresaprovaram, na tarde de ontem (16), uma Proposta de Emen-da à Constituição (PEC) que aumenta o repasse do Fundo deParticipação dos Municípios (FPM).

Os parlamentares incorporaram a sugestão apresenta-da pelo governo federal, no início do mês, de elevar a verbado FPM de 23,5% para 24,5%. O reforço no caixa dasprefeituras será escalonado ao longo de dois anos, sendo0,5% em cada ano.

A PEC precisará passar por apreciação em dois turnos devotação no plenário do Senado. Se aprovada, vai para análiseda Câmara dos Deputados.

Redução dajornada detrabalho

A carga horária máxi-ma de trabalho dos psicó-logos poderá ser de 30 ho-ras semanais, sendo veda-da qualquer redução sala-rial para a categoria. AComissão de Constituiçãoe Justiça e de Cidadania(CCJC) aprovou o relató-rio do deputado EduardoSciarra (PSD-PR). Comosofreu alterações, a maté-ria retornou para análiseda Câmara e agora, casonão haja recurso para apre-ciação em plenário, vai di-reto à sanção presidencial.

HomenagemO Clube Toledão, em Toledo, será sede, na próxima quinta-

feira (24), a partir das 19h30, de solenidade para entrega de umaconjunta Moção de Aplausos e Reconhecimento ao governadorBeto Richa, ao secretário de Estado da Saúde, Michele CaputoNeto, e ao chefe da 20ª Regional de Saúde, Odacir Fiorentin. “Éuma forma de reconhecimento ao trabalho histórico que vemsendo feito em favor da saúde regional”, comenta o presidente daAssociação da Frente Parlamentar Regional de Saúde (Afrepa-sa), vereador Neudi Mosconi.

A iniciativa do encontro éda entidade em conjunto como Consórcio Intermunicipalde Saúde Costa Oeste doParaná (Ciscopar).

Durante o evento tam-bém será entregue um do-cumento solicitando ao Go-verno do Estado a constru-ção da sede do Hemonú-cleo (Banco de Sangue) emToledo, bem como o com-promisso em assumira administração doHospital Regional,processo que de-pende do muni-cípio fazer o re-passe.

Beto RIcha será homenageado emToledo na proxima quinta-feira (24)

TRE-PR analisaTRE-PR analisaTRE-PR analisaTRE-PR analisaTRE-PR analisapedidopedidopedidopedidopedido dedededede

impugnaçãoimpugnaçãoimpugnaçãoimpugnaçãoimpugnação dadadadadacandidatura decandidatura decandidatura decandidatura decandidatura deGleisi HoffmannGleisi HoffmannGleisi HoffmannGleisi HoffmannGleisi Hoffmann

Page 4: 07 17 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Governo pode aplicar aumentos maiores às tarifas do setor elétricoPara ajudar as distribuidoras de energia a cobrir o rombo do setor, Aneel pode

começar a repassar parte desses custos ao consumidor já no próximo mês

ENERGIA

Caso o governo não en-contre solução para ajudar asdistribuidoras de energia acobrir o rombo do setor, aAgência Nacional de EnergiaElétrica 9 Aneel) poderá co-meçar a repassar parte dessescustos para a tarifa dos con-sumidores já no próximo mês.

Essa medida é possívelsem que haja um reajusteextraordinário, já que o ca-lendário oficial da agênciaprevê a reavaliação de pre-ços de 16 empresas, tais comoa Celesc (SC), CEB (DF),Celpa (PA), Cemar (MA) eCepisa (PI).

De acordo com diretor-geral da reguladora, RomeuRufino, esta não é a solução

ideal defendida pela agên-cia, mas uma das opções pos-síveis. "Mês que vem tere-mos um conjunto grande deempresas que passando peloprocesso tarifário. Aquiloque não tiver solução viaempréstimo ou qualqueroutra fonte de recurso serárefletido (nas tarifas)", dis-se. Rufino não disse, entre-tanto, qual pode ser o tama-nho desse aumento.

As distribuidoras de ener-gia contam com auxílio dogoverno para pagar umaconta que, segundo infor-mações do mercado, podechegar a R$ 8 bilhões no fimdo ano. Essas companhiasdizem não ter caixa suficien-

te para fazer frente a essesgastos e desde o início doano estão pedindo socorro.

Até o momento o Tesouro

Abrabar pede flexibilizaçãoda lei seca no dia da eleição

O dia de ir às urnas aindaestá longe, mas a AssociaçãoBrasileira de Bares e CasasNoturnas (Abrabar) já dia-loga com a Secretaria de Es-tado de Segurança Públicado Paraná (Sesp-PR) sobre apossibilidade de uma flexibi-lização da lei seca no dia daeleição.

A proposta da Abrabar éde reduzir o período de leiseca de 24 horas para 12 ho-ras. A secretaria, porém, in-

forma que ainda estuda apossibilidade e que não hádecisão oficial sobre o tema.

Segundo o Tribunal Su-perior Eleitoral (TSE), a apli-cação ou não da lei seca deveser definida por meio de por-tarias pela Secretaria de Se-gurança Pública de cada es-tado e pelos respectivos Tri-bunais Regionais Eleitorais.

Para Fábio Aguayo, em-presário e presidente da Abra-bar, se for mantida a proibi-

ção de 24 horas de venda debebidas alcoólicas no dia dopleito, o setor de bares e res-taurantes pode perder até40% do lucro mensal, já quesão nos primeiros fins desemana do mês que essesestabelecimentos lucrammais. “Quem sai ganhandocom a medida são aquelesque organizam eventos clan-destinos ou vendas de bebi-das em locais fechados”, dizAguayo.

já participou da solução comum aporte de R$ 1,2 bilhão eintermediando um financia-mento bancário de R$ 11,2

bilhões. Todo esse montantejá foi gasto pelas distribuido-ras com o pagamento de com-pra de energia.

Federação Alemã pede desculpaà Argentina por brincadeira

Após a polêmica em relaçãoàs comemorações dos jogadoresda seleção da Alemanha aos ar-gentinos pelo título da Copa doMundo, a Federação Alemã deFutebol (DFB, na sigla em alemão)se desculpou ontem (16). No siteoficial da entidade, o presidenteWolfgang Niersbach lamentou acontroversa celebração e alegouque não era a intenção dos atletasserem desrespeitosos.

"Eu sei por Oliver Bierhoff(diretor técnico da seleção) que aideia dos jogadores surgiu es-pontaneamente de emoção e ale-gria. Eles são absolutamentedignos e justos desportistas que

fazem a diversão de todos e ape-nas queriam comemorar comos torcedores. Desculpem se issosoou falso e enganoso para al-guém", afirmou o dirigente.

Para não haver qualqueratrito na relação com os atuaisvice-campeões mundiais, Ni-ersbach se desculpará tambémcom o presidente da Associa-ção de Futebol Argentino (AFA)."Eu vou escrever uma cartapara o meu colega Julio Gron-dona e deixar claro mais umavez que a ação não teve a inten-ção de ser desrespeitosa. Te-mos todo o respeito pela Ar-gentina e boas relações com a

federação local", disse.A polêmica surgiu na últi-

ma terça-feira (15), em palcomontado no Portão de Bran-demburgo, em Berlim, para ascomemorações do tetracampe-onato mundial. A entidade di-vulgou vídeo em que RomanWeidenfeller, Shkodran Mus-tafi, Andre Schürrle, MiroslavKlose, Mario Götze e Toni Krooscantam famosa música entretorcedores em versão que pro-voca os argentinos. A imprensado país sul-americano alegouracismo e torcedores demons-traram antipatia com a brinca-deira nas redes sociais.

Com custo de R$ 1,4 bilhão,o Estádio Nacional Mané Gar-rincha, em Brasília, deverá serentregue à iniciativa privada.Esse é o objetivo do governadorAgnelo Queiroz (PT). Segundoele, a discussão está avançada eserá retomada agora com o fimda Copa do Mundo. "Estudare-mos a realização de uma licita-ção internacional destinada atransferir a administração doestádio" afirmou.

Desde a reinauguração donovo estádio, em maio de 2013,o Mané Garrincha foi palco de50 eventos, entre partidas defutebol e apresentações musi-

cais. No total, mais de 1,2 mi-lhão pessoas passaram pelaarena do ano passado para cá.A arrecadação gira em torno deR$ 3,2 milhões, enquanto as des-pesas com água e energia elé-trica foram de R$ 1,5 milhão.

O secretário extraordinárioda Copa no Distrito Federal,Cláudio Monteiro, disse que osestudos para a privatização doestádio ocorrem desde a épocaem que a arena estava sendoconstruída. Segundo ele, exis-tem diversos empresários inte-ressados em assumir a gestãodo espaço. "A Copa serviu paravalorizar ainda mais o Mané, é

uma pena que ainda haja quempense que se trata de um elefantebranco", desabafou.

Monteiro reforçou que o es-tádio deverá ser palco de al-guns eventos ao longo do se-gundo semestre. "Teremos pelomenos mais seis jogos da pri-meira divisão por aqui esse ano.Além disso, em dezembro, de-vemos realizar a segunda edi-ção do Torneio Internacional deFutebol Feminino, com a sele-ção brasileira feminina", frisou.O secretário declarou ainda queduas atrações musicais inter-nacionais se apresentarão nacidade até o fim do ano.

Mané Garrincha deve ser privatizado, diz governador

Page 5: 07 17 2014

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 GERAL

“Não vamos aceitar regras do governo cubano”, diz AécioCandidato a presidente também afirmou que o atual governo “financia”

Cuba com parte da remuneração dos médicos

MAIS MÉDICOS

Em sabatina realizadaontem (16) pela Folha deS.Paulo, pelo portal UOL,pelo SBT e pela rádio Jo-vem Pan, o candidato à Pre-sidência da República, se-nador mineiro Aécio Ne-ves (PSDB), afirmou quenão aceitará as regras dogoverno cubano para pa-gamento de profissionaisdo programa Mais Médi-cos, instituído pelo gover-no federal em 2013.

Atualmente, as bolsas pa-gas aos médicos brasileiros eestrangeiros é de R$ 10 mil.Porém, diferentemente dosoutros países, a remunera-ção dos profissionais cuba-nos é paga ao governo dopaís e apenas R$ 3 mil che-gam ao bolso dos médicos.

O ex-governador de Mi-nas Gerais (2003-2010) dis-se que esse acordo terá queser refeito, mas não expli-cou como garantirá que o

atual número de profissio-nais será mantido casoCuba não aceite um novoacordo. Hoje, cerca de 80%dos médicos do programafederal no Brasil é prove-niente de Cuba.

“Nós vamos manter osMais Médicos, vamos fa-zer com que eles se quali-fiquem e estabelecer no-vas regras para os médi-cos. Não vamos aceitar asregras do governo cuba-

CPMI aprovaquebra desigilo dedoleiro ede ex-diretorda Petrobras

A CPI mista da Petrobrasno Congresso aprovou ontem(16) requerimentos para que-brar os sigilos bancário, fiscale telefônico do doleiro AlbertoYoussef e do ex-diretor da Pe-trobras, Paulo Roberto Costa,e de empresas e pessoas liga-das aos dois.

Ambos foram presos naOperação Lava Jato, da Polí-cia Federal, sob a acusação decrimes como corrupção, lava-gem de dinheiro, entre ou-tros. Dos 644 requerimentosencaminhados pelos parla-mentares ainda não votados,foram aprovados 82 após umacordo entre representantes dogoverno e da oposição.

Essas são as primeiras que-bras de sigilo da comissão. Oacordo entre os dois lados pre-vê que os outros requerimen-tos possam ser votados poste-riormente na medida que asinvestigações avancem.

Segundo o relator daCPMI, deputado Marco Maia(PT-RS), havia requerimen-tos para investigar pratica-mente toda a Petrobras e oacordo foi focar o trabalho nositens mais relacionados ao pe-dido inicial de investigaçãoda CPMI. “Se aprovarmostodos, abriríamos de forma tãogrande a investigação que se-ria impossível investigar”,afirmou Maia.

Além das quebras de sigiloforam aprovadas também con-vocações e convites para de-poimentos de parentes de Pau-lo Roberto Costa, integrantesdo Tribunal de Contas, doMinistério Público e da Jus-tiça Federal, que investigamatos da Petrobras.

Novos documentos refe-rentes à compra da Refinariade Pasadena e das investiga-ções da Operação Lava Jatotambém foram solicitadospela comissão.

Comissão do Senado aumenta repassedo FPM para os municípios em 1%

Com o aval do governofederal, a Comissão de Consti-tuição e Justiça (CCJ) do Se-nado aprovou ontem (16) Pro-posta de Emenda Constituci-onal (PEC) que amplia em 1%o repasse de recursos para oFundo de Participação dosMunicípios (FPM). Os prefei-tos cobravam o aumento em2%, mas o Senado reduziu opercentual depois de ter a ga-

rantia do governo de que nãohaverá vetos à proposta, se foraprovada em definitivo.

Pela proposta, haverá oaumento do repasse dos re-cursos do Imposto de Rendae do Imposto sobre ProdutosIndustrializados (IPI) - re-cursos federais que compõemo fundo.

A PEC determina que oaumento ocorra em dois anos,

com 0,5% no primeiro e 0,5%no segundo ano. Em ano elei-toral, a presidenta Dilma Rous-seff cedeu à pressão dos prefei-tos e autorizou aliados a apro-varem o reajuste. O aumentoda participação da União noFPM é uma reivindicação anti-ga das prefeituras. O governosempre evitou atender o pedi-do por causa do impacto so-bre as contas públicas.

Transmissão da Voz do Brasilpoderá ter horário mais flexível

O Congresso deu ontem(16) o primeiro passo paraacabar com a obrigatorie-dade de transmissão da Vozdo Brasil no horário pre-visto em lei, que é de segun-da a sexta-feira, às 19 horas.

Comissão do Congressoaprovou medida provisóriaque libera as emissoras derádio a transmitirem o pro-grama entre as 19 e às 22

horas, nos dias úteis. A MPflexibilizava a transmissãoapenas no período da Copado Mundo, mas congressis-tas querem alterar o horáriode forma definitiva.

Relator da MP, o senadorRicardo Ferraço (PMDB-ES)acatou emenda que torna per-manente o horário flexível.“A Voz do Brasil tem suaorigem legal em 1932, que

previu a veiculação obriga-tória pelas emissoras de rá-dio. De lá para cá o mundomudou e a necessidade deinformação aumentou, so-bretudo nas grandes cida-des”, afirmou.

Ferraço disse que às 19horas, horário obrigatóriode transmissão, um “enor-me contingente de pessoas”deixa o trabalho e precisa de

informações de “utilidadepública” oferecidas pelas rá-dios em tempo real.

A MP tem que ser apro-vada pelos plenários da Câ-mara e do Senado para queo horário da Voz do Brasilseja modificado em defini-tivo. O Congresso tem atéoutubro para votar a pro-posta, quando ela perde avalidade.

no”, declarou o senador,segundo o qual, o atual go-verno “financia” Cubacom parte da remunera-ção dos médicos.

Para o tucano, os profis-sionais estrangeiros devemser qualificados no Brasil epassar pelo exame Revali-da, que “nacionaliza” os di-plomas. Aécio também dis-se que a saúde não pode ser“circunscrita” ao programaMais Médicos.

Se não houver mudançasno texto, o reajuste vai repre-sentar o aumento de 23,5%para 24,5% no repasse totalaos municípios por meio dofundo. O impacto previstopara os cofres da União é decerca de R$ 3,8 bilhões. A PECprecisa ser aprovada pelosplenários do Senado e da Câ-mara, em dois turnos de vo-tações, para virar lei.

Associação prevê queda na produção e venda de motosCom a 6ª posição no mer-

cado mundial, o Brasil devefechar 2014 com queda de 3%na fabricação e nas vendas demotocicletas. A projeção foiapresentada ontem (16) peladiretoria da Associação Brasi-leira dos Fabricantes de Moto-cicletas, Ciclomotores, Moto-netas, Bicicletas e Similares(Abraciclo), que, no início do

ano, previa estabilidade.A nova previsão reflete o

fraco desempenho do merca-do interno no atacado, queencolheu 12,2% no primeirosemestre, com a comercializa-ção de 716.814 unidades. Novarejo, foram vendidas 717,6mil motocicletas, com recuode 4,1% em relação aos pri-meiros seis meses do ano pas-

sado. Esse desaquecimentolevou o setor a produzir 8,4%menos entre janeiro e junhocomparado ao mesmo perío-do de 2013.

Já as exportações fecha-ram o primeiro semestre emalta de 1,6%, com 45,4 milunidades. De maio para ju-nho, no entanto, as vendasexternas recuaram 31,5%. De

acordo com os dados da Abra-ciclo, os negócios foram afeta-dos pelos jogos da Copa doMundo. As vendas no ataca-do em junho caíram 35,7% emcomparação ao resultado demaio e a produção teve recuode 42,8%. Nessa mesma base decomparação, o varejo regis-trou queda de 13,9%, com 6.033unidades comercializadas.

Page 6: 07 17 2014

06 | O PRESENTE GERAL

Banco Central confirmaapostas e mantém Selic em 11%

Pausa no ciclo de aperto monetário já era esperada poreconomistas, que enxergam estabilidade no juro

básico até o fim de 2014, pelo menos

ECONOMIA

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

G1 (@g1)Colegas que falam demais são os que mais atrapalham o trabalho,

diz estudo.

Economia: vendas do comércio crescem 0,5% em maio, aponta IBGE.

Hillary Clinton diz estar pronta para ocupar um “gabinete sem cantos”.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Aécio Neves defende participação de FHC em sua campanha.

Celular Razr, iPod e “micro de mão”: gadgets que muita gente queriater dez anos atrás.

Pós-Copa: latinos pedem socorro para retornar para casa.

Ag. Câmara Deputados(@AgenciaCamara)

Comissão aprova fim de horário fixo para #VozdoBrasil #Legislativo.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Correndo em casa, Rosberg levará taça da Copa do Mundo em

novo capacete.

G1 - Política (@g1politica)Campos diz que a confiança do mercado com o país foi “quebrada”.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Só oito Estados brasileiros medem a poluição do ar e os dados são

insuficientes ou imprecisos.

G1 Paraná (@g1parana)Funcionários descobrem túnel em transportadora de valores

no Paraguai.

Revista IstoÉ (@RevistaISTOE)Chefes do PCC comandam tráfico da prisão, dos Estados Unidos

e do Paraguai.

Política em Debate (@Politicadebate)Candidato do PRP pede impugnação de Gleisi Hoffmann. Gleisi tem uma semana para apresentar defesa contra pedido

de impugnação.

Lancenet! (@lancenet)Comemoração que causou polêmica na Argentina é comum na Alemanha.

Valor Econômico (@valor_economico)Cristina Kirchner pede fim de “pilhagem internacional” da Argentina.

Veja (@Veja)Mensaleiro pede à Justiça progressão de regime.

Novo banco cria “rede de proteção” para Brics, afirma Dilma.

Notícias do Senado (@Agencia_Senado)CDH aprova projeto que pode facilitar denúncia de violência

contra a mulher.

Copel (@copel_pr)Caso o cliente não consiga pagar a fatura por conta das enchentes,

poderá solicitar o parcelamento das três faturas nas agências da Copel.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Jurista propõe movimento para acabar com a reeleição de políticos.

“Eu não leio Fernando Henrique”, diz Lula sobre críticas doex-presidente.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Não escondemos nada, a Copa-22 será no Qatar, diz diretor da

organização.

O Banco Central decidiu,ontem (16), manter a taxa Se-lic em 11% ao ano. Foi a segun-da manutenção seguida dojuro básico, após uma sequên-cia de nove altas, iniciadas emabril do ano passado. A pausano ciclo de aperto monetáriojá era esperada por economis-tas, que enxergam estabilida-de no juro básico até o fim de2014, pelo menos.

Levantamento feito pela"Bloomberg" mostrou que amanutenção da Selic era una-nimidade entre os 57 entrevis-tados. A avaliação se baseia noenfraquecimento da economiae no alívio recente na inflação,apesar de os preços ainda per-manecerem pressionados em12 meses. O IPCA, índice oficialda inflação no país, ficou em0,40% em junho, ante 0,46% nomês anterior. Em 12 meses, po-rém, chegou a 6,52%, estouran-do o teto da meta estabelecidapelo governo, que é de 4,5% aoano, com margem de dois pon-tos para cima ou para baixo.

De acordo com a versão maisrecente do relatório Focus, doBanco Central, as instituiçõesfinanceiras consultadas pelaautoridade esperam que o índi-ce oficial de preços no país tenhaalta de 6,48% em 2014. A Selic éum instrumento usado pelo go-verno para conter o consumo,uma vez que o crédito (tantoempréstimos em instituições fi-

nanceiras quanto parcelamen-tos em lojas, por exemplo) ficamais caro/barato, conforme osjuros sobem ou descem.

PERSPECTIVASAnalistas descartam novas

elevações - ou cortes - na Selicaté o fim deste ano. Para Mar-cos Coelho e Charles Magno,do Banco Mizuho, o período depausa deve ser pautado nossinais inequívocos de enfra-quecimento da atividade eco-nômica doméstica e na deteri-oração da perspectiva de cres-cimento do país.

"O efeito dos juros está sen-do limitado por uma inflaçãode custos, como salário mínimoe tarifas, e pela política fiscal. Sea política monetária fosse maisfrouxa, a inflação seria mais de8%. Os dados correntes suge-rem uma atividade econômicafraca ou até mesmo em contra-ção e não podemos dizer que asperspectivas são de recupera-ção. A confiança da indústriarecuou em junho pelo sexto mêsconsecutivo e se encontra atu-almente no seu menor nível emcinco anos", dizem em relató-rio. "Até mesmo o setor de ser-viços, motor propulsor da eco-nomia brasileira nos últimosanos, tem apresentado um pes-simismo crescente, indicandoque faltam pilares para um cres-cimento sustentável da econo-mia brasileira", completam.

Para Eduardo Velho, econo-mista-chefe INVX Global Part-ners, somente uma surpresapositiva em relação à inflação euma recessão poderiam levar aum corte de juros este ano. Nofim de agosto, será divulgado oProduto Interno Bruto (PIB) dosegundo semestre, que poderáapresentar queda em relaçãoao primeiro. Para haver reces-são, seria necessária ainda ou-tra queda no terceiro trimestre.Na visão do economista, o fatode a inflação estar resistentenão significa que a política dejuros deixou de funcionar.

Nicola Tingas, economista-chefe da Acrefi (Associação Na-cional das Instituições de Crédi-to, Financiamento e Investimen-to), argumenta que a autorida-de monetária nacional não tembase para retomar o apertomonetário. "O BC não tem umaajuda da parte fiscal, a ativida-de econômica está se deterio-rando. Seria inócuo aumentaros juros sem ajuda fiscal, o quepoderia agravar o quadro decrescimento baixo", diz. A pos-sibilidade de corte na Selic tam-bém foi afastada pelos especia-listas até o fim do ano. José Car-los Faria, economista-chefe doDeutsche Bank, afirma que umcorte prejudicaria a credibili-dade do sistema de metas doBanco Central e contribuiriapara aumentar ainda mais asexpectativas para a inflação.

Novas infecções por HIV crescem 11% no BrasilEntre 2005 e 2013, houve um

aumento de 11% no número denovas infecções por HIV no Bra-sil, enquanto os casos no mun-do todo caíram 27,6% nesseperíodo, segundo relatórioanual divulgado ontem (16)pela Unaids, a agência das Na-ções Unidas dedicada à preven-ção e luta contra a Aids.

O texto aponta que, em todoo mundo, houve uma queda de38% de novas infecções entre2001 e 2013. A tendência emtoda a América Latina tambémé de diminuição, ainda que len-ta, no número de novas infec-ções. Em cinco anos, o númerode novos casos caiu 3%.

A taxa, entretanto, varia depaís para país. Enquanto hou-

ve aumento no Brasil, no Chilee no Paraguai, o México regis-trou queda de 39% de novasinfecções e, no Peru, a taxa di-minuiu 24%. As populaçõesmais vulneráveis ao vírus naAmérica Latina continuam sen-do usuários de drogas, transgê-neros, homens que fazem sexocom homens e homens e mulhe-res que trabalham com sexo.

O Brasil também registroualta no número de mortes pelaAids. Também houve aumen-to no México (+9%) e na Guate-mala (+95%). Em toda a Améri-ca Latina, porém, o número demortes caiu em 31% em toda aregião. Na Argentina, as mor-tes caíram em 3%.

Segundo o relatório, a Amé-

rica Latina continua a ser umaregião com alta cobertura deantirretrovirais. Cerca de 45%das pessoas que vivem com HIVna região têm acesso a trata-mento. Aqui, novamente, oacesso não é igual em todos ospaíses. Enquanto no Brasil,Chile e México o acesso aosmedicamentos atinge mais de40% da população, na Bolíviaessa taxa é de menos de 20%.

A Unaids afirma ainda que19 milhões dos 35 milhões depessoas com HIV no mundo nãosabem que são soropositivas. Orelatório revela também queapenas 15 países representammais de 75% dos 2,1 milhões denovas infecções por HIV queocorreram em 2013.

Page 7: 07 17 2014

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 ESTADO

Pesquisa mostra confiança do comércio para 2º semestreFecomércio registra que 50% dos empresários paranaenses esperam aumentar o faturamento

DESEMPENHO MELHOR

A Pesquisa de Opinião doEmpresário do Comércio, re-alizada pela Federação do Co-mércio de Bens, Serviços eTurismo do Paraná (Fecomér-cio PR) mostra que 50% doscomerciantes paranaenses es-peram ter faturamento supe-rior ao registrado no segun-do semestre de 2013. O de-sempenho dos negócios nospróximos meses ainda é in-certo para 27% dos entrevis-tados, enquanto 19% acredi-tam que a empresa passarápor um momento desfavorá-vel. Os outros 4% estão indi-ferentes e acham que não ha-verá alterações.

Traçando um comparati-vo entre comércio e serviços,verifica-se diferença entre onível de otimismo dos doissetores: 57% dos empresáriosdo setor de serviços esperamum faturamento maior no pe-ríodo, ante 46% dos comerci-antes varejistas. A incerteza émaior no segmento de servi-ços, com 29% de respostas in-definidas, em comparação a23% de indecisos entre os pres-tadores de serviços. O pessi-mismo também é mais acentu-ado no comércio, com 23%,ante 12% no setor de serviços.

O otimismo dos empresá-rios paranaenses vem apre-sentando quedas desde 2009.O presidente do Sistema Fe-comércio Sesc Senac PR, Dar-ci Piana, explica que a confi-ança do empresariado nor-malmente é menor no segun-do semestre, mas a tendênciaé que melhore até o Natal, amelhor época para o comér-

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana:“A situação econômica e política do país vem afetando as perspectivasdos empresários, que esperam por medidas mais efetivas do governo

para reduzir os entraves à atividade empresarial”

Comércio paranaense registraqueda de 2,4% em maio

O faturamento real (des-contada a inflação) dos esta-belecimentos comerciais devarejo paranaense, na defi-nição ampliada (que contem-pla, além do varejo, as ativi-dades de veículos, motos,partes e peças e de materiaisde construção) recuou 2,3%em maio de 2014 no con-fronto com maio de 2013.No mesmo período, o fatu-ramento no Brasil registrouavanço de 0,9%, segundoPesquisa Mensal do Comér-cio (PMC) realizada peloInstituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE).

Paraná e São Paulo (-4%)assinalaram as únicas retra-ções entre os Estados. Ossetores que mais contribuí-ram para o recuo nas ven-das do Estado foram equi-pamentos e materiais paraescritório, informática e co-municação (-41,2%); livros,jornais, revistas e papelaria(-26,3%); veículos, motoci-cletas, partes e peças (-11,6%); e material de cons-trução (-3,6%).

No acumulado de janei-ro a maio de 2014, as vendasreais do comércio paranaen-se reduziram em 0,2%, anteacréscimo de 1,4% na médianacional. As principais con-

tribuições negativas vieramdos ramos de equipamentose materiais para escritório,informática e comunicação(-27,9%); livros, jornais, re-vistas e papelaria (-13,4%);veículos, motocicletas, par-tes e peças (-7,1%); móveis (-2,6%) e material de constru-ção (-0,9%).

No indicador acumula-do em 12 meses, encerradosem maio de 2014, as vendasreais do comércio regionalcontinuam superando o re-sultado nacional, com am-pliação de 3,5%, contra evo-lução de 2,2% para o país. Odesempenho paranaense foipuxado pelo aumento nasvendas de combustíveis elubrificantes (11,6%), eletro-domésticos (11%), artigosfarmacêuticos e de perfuma-ria (10,1%) e artigos de usopessoal e doméstico (9,5%).

Na mensuração restrita(que não considera os ramosde veículos, motos e materialde construção), o volume devendas no Paraná expandiude 5,1% no mês de maio, 4,9%no acumulado do ano e 6,9%em 12 meses (terminados emmaio). No Brasil, o fatura-mento comercial mostrouvariação de 4,8% no mês, 5%no ano e 4,9% em 12 meses.

cio. “A situação econômica epolítica do país vem afetandoas perspectivas dos empresá-rios, que esperam por medi-das mais efetivas do governopara reduzir os entraves à ati-vidade empresarial. O ritmomais fraco de crescimento dasvendas no acumulado do anodemonstra que o varejo para-naense ainda não engrenou,o que têm influenciado nega-tivamente a satisfação com ascondições atuais e reflete nasexpectativas para os próxi-mos meses”, afirma.

O nível de empregos nocomércio deve permanecer es-tável, com tendência à ampli-ação, já que 66% das empresaspretendem manter o quadrode funcionários no próximosemestre e 16% planejam au-mentar o número de colabo-radores. Apenas 13% reduzi-rá o quadro funcional e 5%ainda não sabe qual medidavai tomar até o final do ano.

Dentre os fatores que di-ficultam a atividade empre-sarial foram citados a altacarga tributária (20%), oaumento da inflação (15%) eo esgotamento da capacida-de de compra do consumi-dor (13%). A falta de mão deobra qualificada também foimencionada por 8% dos em-presários como uma das difi-culdades para os negócios.

A maioria dos entrevista-dos, 52%, planeja realizar no-vos investimentos. As princi-pais áreas beneficiadas serãoinstalações (18%), equipamen-tos (17%), capacitação dos co-laboradores (15%), propagan-

da (13%) e novas linhas deprodutos (11%).

DADOS REGIONAISA 26ª edição da Pesquisa de

Opinião da Fecomércio trazcomo novidade os dados regio-nais. Os comerciantes de Curi-tiba e Região Metropolitana sãoos mais otimistas do Estado,com 54% das respostas favorá-veis, 23% indefinidas, 19% des-favoráveis e 4% indiferentes.

Na região de Londrina,49% dos empresários têm pers-pectivas positivas quanto àsvendas, 32% estão indecisos,11% são desfavoráveis e 8%indiferentes. Em Maringá, 42%projetam os próximos mesessob um prisma favorável, 32%estão pessimistas e 26% nãopossuem opinião formada.

Em Ponta Grossa e mu-nicípios dos Campos Geraiso segundo semestre será fa-vorável para 49% dos entre-vistados, indefinido para26%, desfavorável para 19%e indiferente para 6%. Já naregião Oeste, 48% dos co-merciantes estão confiantes,30% estão hesitantes, 18%têm uma visão negativa e 4%são indiferentes.

METODOLOGIAA pesquisa ouviu 320 em-

presários dos ramos de auto-peças, calçados, concessioná-rias de veículos, farmácias,material de construção, mó-veis, decorações e utilidadesdomésticas, turismo e tecno-logia da informação, entreoutros, no período de 24 dejunho a 11 de julho.

Arquivo/OP

Page 8: 07 17 2014

08 | O PRESENTE ESTADO QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Pagamento de precatórios passa a ter mudançasDívidas serão pagas em lista única e por valor crescente

DECRETO ESTADUAL

O Tribunal de Justiçado Paraná (TJ-PR) pas-sou a pagar precatóriosdo Estado utilizandocomo referência o tama-nho da dívida. A medidaatende ao decreto 10.032/14, publicado pelo Go-verno do Estado no iní-cio do ano para normati-zar a quitação de débitosem ordem única e de va-

lor crescente.Foram destinados

R$ 200 milhões na contavinculada ao TJ-PR paraliquidação de precatóri-os nesta nova modali-dade. Os primeiros pro-cessos quitados têm va-lores que variam deR$ 544,52 a R$ 20.386,91e datam de 1997 a 2011.

Atualmente, o Esta-

do tem 2.366 ações deprecatórios pendentes.Para realizar o pagamen-to, o TJ analisa indivi-dualmente cada casopara aplicação de juros ecorreção monetária.

A decisão do Gover-no do Estado de elaboraruma listagem em ordemcrescente para o paga-mento de dívidas judici-

ais foi aprovado pelo Co-mitê Gestor de Precató-rios do Tribunal de Jus-tiça do Paraná em 20 demarço. Na mesma data,o presidente do TJ-PR,desembargador Guilher-me Luiz Gomes, deter-minou a organização delistas com até 50 precató-rios expedidos contra oEstado para possibilitar

a liquidação gradual dosdébitos judiciais.

No despacho, o de-sembargador determi-nou a abertura de umaconta exclusiva na Cai-xa Econômica Federal -nominada Especial -Ordem Crescente de Va-lor - para a movimenta-ção dos R$ 200 milhõesdestinados pelo Estado

para pagar precatórios.O Estado repassa

mensalmente 2% da re-ceita corrente líquidapara o Tribunal de Jus-tiça quitar as dívidasde precatórios, que sãotítulos emitidos pelogoverno para pagarquem ganha na Justiçaprocessos contra o Po-der Público.

Regulamentada empresa pública que irá gerir os portos

Educação fiscal ensinasobre a função social dosimpostos para o cidadão

Milhares de estu-dantes do Ensino Fun-damental de escolas pú-blicas paranaenses es-tão tendo uma oportu-nidade diferenciadapara aprender de for-ma lúdica o que sãoimpostos, saber oquanto representam nopreço dos produtos eserviços, e em que sãoaplicados os recursosarrecadados pelo PoderPúblico na forma detributos, taxas e con-tribuições.

Este é o objetivo daVendinha do Fisco, pro-jeto de educação fiscaldesenvolvido pela Se-cretaria de Estado da

Fazenda e que está com-pletando 14 anos. Maisde 100 mil crianças jáparticiparam das ofici-nas, que envolvem ati-vidades como a simula-ção de vendas e a emis-são de cupons fiscais.

“Essa fórmula, queuniu as atividades lúdi-cas ao contexto peda-gógico, deu muito cer-to para prender a aten-ção das crianças. Porisso temos uma procu-ra muito alta pelas ofi-cinas da Vendinha doFisco”, relata Rosa Fáti-ma dos Santos, audito-ra fiscal da DelegaciaRegional da Receita Es-tadual em Maringá e re-

presentante da Secre-taria da Fazenda noGrupo de EducaçãoFiscal do Paraná.

Os alunos das esco-las do Ensino Funda-mental de várias cida-des do Paraná são oprincipal público. “É umtrabalho de longo pra-zo, por isso começamoscom eles. Ao levar essainformação, pretende-mos que eles aprendama importância de exigiro documento fiscalquando se adquire umbem ou serviço”, expli-ca. “Queremos que issose torne um hábito emsuas vidas quando adul-tos”, emenda.

O Governo do Esta-do publicou o decretonº 11.562, que regula-menta a Administraçãodos Portos Paranaensescomo empresa públicaque passa a gerir os ter-minais do Paraná. O de-creto marca a segundaetapa da implantação danova empresa.

A lei estadual núme-ro 17.895/2014, quetransformou os portosparanaenses de autar-quia para empresa pú-blica, foi sancionada noinício deste ano e esta-beleceu prazo de seismeses para regulamen-tação do estatuto daempresa gestora.

O decreto já contém oestatuto de Administra-ção dos Portos Parana-enses. Agora, a empresaestá apta para começar atrabalhar na criação doConselho de Administra-ção, que irá gerir a novaempresa. Também serácriada uma diretoria de

meio ambiente, paraatender de maneira apro-priada todos os temasrelativos à legislaçãoambiental dos portos.

“A transição de au-tarquia para empresapública é um processotranquilo e que não tra-rá mudanças operacio-nais”, explica o superin-tendente dos portos doParaná, Luiz HenriqueDividino. “Trata-se deuma mudança no cará-ter administrativo daempresa, que não traráimpactos na atividadeportuária”, diz ele.

A empresa pública serádirigida por dois órgãos:Conselho Administrativoe Diretoria Executiva. Ocorpo diretor irá subme-ter ao Conselho Admi-nistrativo e à Secretariade Infraestrutura e Logís-tica um plano de cargos esalários. Este plano seráelaborado por uma em-presa contratada, que irámontar o novo quadro

funcional. Além disso,será traçado o perfil pro-fissiográfico de cada fun-ção na empresa.

O antigo quadro fun-cional entrará em extin-ção e deixará de existirem poucos anos (nenhu-ma função será reocupa-da). Os trabalhadorespoderão optar por umPlano de DesligamentoIncentivado (PDI), porpermanecer onde estãoou, caso haja adequaçãojurídica, migrarem parao novo quadro. Novascontratações (via con-curso público) só serãofeitas dentro do novoquadro funcional.

Cargos em comissãocontinuarão a existir naempresa pública, masobedecendo às três situ-ações previstas consti-tucionalmente: direção,chefia e assessoramen-to. Cargos de perfil téc-nico (como engenheirose advogados) não pode-rão ser comissionados.

Superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, explica a transição daautarquia para empresa pública: “A transição é um processo tranquilo e que

não trará mudanças operacionais”

Najia Furlan

Page 9: 07 17 2014

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 GERAL

CONQUISTA

Medianeira vai ganhar duas trincheiras na BR-277De acordo com o DER, obras estão previstas para meados de agosto

Durante encontro realizadoontem (16) em Curitiba, o go-vernador Beto Richa afirmouque vai agilizar o processo deviabilização de duas trinchei-ras no trecho da BR-277 quecorta o munícipio de Medianei-

Governador Beto Richa reunido com o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior, e o deputado estadual Ademir Bier

Divulgação

ra. A afirmação foi feita ao dire-tor-geral do Departamento deEstradas de Rodagem (DER),Nelson Leal Junior, e ao deputa-do estadual Ademir Bier, autordo pleito. De acordo com o DER,as obras estão previstas para

meados de agosto.O projeto prevê a implanta-

ção de dois acessos subterrâne-os sob a BR-277 no município deMedianeira, um entre o viadutoBrasília e o acesso para Serranó-polis do Iguaçu, e outro em fren-te à unidade da Frimesa. Com astrincheiras, pedestres e ciclistasque trafegam pela região vãoatravessar a rodovia por baixo,sem a necessidade de cortar arodovia entre os veículos.

Estima-se que mais de cincomil pessoas circulam pelo localtodos os dias. Além disso, exis-tem dois bairros próximos daempresa, cujos moradores de-pendiam diretamente do trevoanteriormente existente. Hoje,a população é obrigada a sedeslocar pelo menos dois quilô-metros até o acesso do bairroJardim das Laranjeiras ou daAvenida Brasília.

Segundo Ademir Bier, devi-do ao grande número de pessoascortando a rodovia todos os diasa construção das trincheiras éessencial. “A construção dastrincheiras é uma necessidadeda população”, afirmou.

A Coordenação de Aperfei-çoamento de Pessoal de NívelSuperior (Capes) liberou recur-sos para as universidades queparticiparam da chamada Pú-blica Edital Pró-Equipamentos.A Universidade do Oeste doParaná (Unioeste) teve aprova-do seu projeto institucional naíntegra e receberá R$ 1.144.000.

Os recursos aprovadosnesta chamada serão empre-gados para aprimorar a infra-estrutura de pesquisa dos pro-gramas de pós-graduação no-vos e em consolidação, pormeio de aquisição de equipa-mentos, principalmente paraos laboratórios multiusuári-os, de acordo com a necessida-de de cada campus. Os equipa-mentos solicitados estão dire-tamente relacionados ao obje-tivo e às linhas de pesquisados programas de pós-gradu-ação da instituição

A proposta institucional,encaminhada à Capes, foi divi-dida em 12 subprojetos, cujascoordenações foram de respon-sabilidade dos programas depós-graduação. No campus deCascavel, participaram os pro-gramas: Energia na Agricultu-ra, Conservação em Manejo deRecursos Naturais e CiênciasFarmacêuticas. Já em MarechalCandido Rondon serão contem-plados os programas de Agro-nomia, Zootecnia e Desenvolvi-mento Rural e Sustentável.

Em Toledo, os programas sãoRecursos Pesqueiros, CiênciasAmbientais e Engenharia da

Pesca. Também receberão be-nefícios os programas de Pós-Graduação de Engenharia deSistemas Dinâmicos e Energéti-cos de Foz do Iguaçu. E, por fim,os subprojetos de Francisco Bel-trão são Geografia e Educação.

De acordo com o diretor dePós-Graduação da Unioeste,Edson Antônio da Silva, umadas missões da Universidade étornar-se referência na pesqui-sa e na difusão do conhecimen-to científico. Segundo ele, o di-agnóstico institucional mostraque os indicadores da pesquisae produção científica da insti-tuição tem aumentado conti-nuamente, com destaque parao número de doutores, númerode programas de pós-gradua-ção stricto sensu, conceito dasCapes e produção científica.Desta forma, explica o diretor,é importante o contínuo inves-timento para melhoria da in-fraestrutura da pesquisa dainstituição. “A partir da im-plantação deste projeto, espe-ra-se aumentar a produçãotécnica e científica dos pesqui-sadores, fortalecer as linhas depesquisas; viabilizar a criaçãode novos programas de pós-graduação; aumento dos con-ceitos dos cursos de pós-gra-duação na Capes; viabilizar acriação de novos cursos dedoutorado e consolidar a Uni-oeste como uma instituição dereferência em pesquisa, desen-volvimento tecnológico e cien-tífico na região Oeste e Sudoes-te do Paraná”, reforçou.

Capes libera R$ 1,1 milhão à Unioeste

Page 10: 07 17 2014

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Câmara e prefeitura buscam solução conjunta na saúdeReunião entre vereadores e a secretária de Saúde teve como objetivo discutir o problema

no intuito de achar alternativas para o atendimento de baixa complexidade

QUATRO PONTES

Com o objetivo de discu-tir soluções no setor de aten-dimento médico em QuatroPontes, tendo em vista cer-tas dificuldades que estari-am ocorrendo desde o fecha-mento do único hospital nacidade, no ano passado, foirealizada uma reunião en-tre vereadores e a secretáriamunicipal de Saúde, vice-prefeita Ana Maria Görgen,para debater a questão.

Segundo a presidente daCâmara Municipal, CleuniceMajolo, a aproximação entreo Poder Legislativo e Execu-tivo no intuito de buscar so-luções conjuntas é importantepara o município. “Somoscobrados diariamente. A po-pulação se queixa de familia-res que estão doentes e, comorepresentantes do povo, le-vamos as reivindicações po-pulares à esfera executivapara juntos solucionarmosos problemas”, comenta.

A vereadora admite que a

realidade envolvendo o pro-blema no setor de saúde não éuma exclusividade municipal,mas abrange também as esfe-ras regional e nacional. Noentanto, ela destaca que pro-vidências estão sendo toma-das e que a Câmara de Verea-dores sempre se preocupou emouvir a população. “Pedimosque o povo tenha paciência,pois acreditamos que os aten-dimentos serão realizados omais breve possível”, reforça.

A secretária da Saúde,vice-prefeita Ana Maria Gör-gen, por sua vez, comentaque desde o fechamento dohospital os pacientes queprecisam de atendimento debaixa complexidade estãosendo encaminhados para oHospital Bom Jesus, em To-ledo. “Jamais deixaremos opovo na mão e sem atendi-mento, mas por enquantopedimos que quando hou-ver alguma situação graveque contatem o Samu atra-

vés do 192”, declara.Uma das alternativas

para oferecer atendimentomédico de baixa complexi-dade, menciona a vice-pre-feita, é o agendamento no

Hospital Rondon, em Mare-chal Cândido Rondon, me-diante consentimento da Se-cretaria de Saúde de QuatroPontes. Além disso, ela re-vela que futuramente pode-

rá haver uma parceria entrePoder Público e a institui-ção hospitalar para que ospacientes possam ser enca-minhados com mais rapidezao município rondonense.

Secretária de Saúde, vice-prefeita Ana Maria Görgen, apresentou aos vereadores comoestá a situação e quais alternativas que podem ser implantadas em Quatro Pontes

Divulgação

Projeto de Pato Bragado é apresentadoa autoridades da Bacia do Prata

Depois da recente visita deuma comitiva da República daGuatemala, que foi a Pato Bra-gado conhecer o projeto de Fito-terápicos e Plantas Medicinais,ontem (16) foi a vez do municípioreceber um grupo de autorida-des do Comitê Intergoverna-mental Coordenador dos paísesda Bacia do Prata.

As cerca de 40 pessoas, re-presentantes de hidrelétricas daArgentina, Paraguai, Uruguai eBolívia, estiveram acompanha-das por integrantes da Itaipu Bi-nacional, entre elas o superin-tendente de Meio Ambiente, JairKotz, que intermediou a visita.

A recepção ocorreu na Câ-mara de Vereadores pelo prefei-to Arnildo Rieger, vice-prefeitoLeomar Rohden (Mano), verea-dores, secretária de Saúde,Marciane Specht, outros secre-tários, equipe responsável peloprojeto de Arranjo Produtivo Lo-cal (APL), representadas pelafarmacêutica Claudete Tieckere assistente social Marli Woll-mann, entre outras autoridades.

De acordo com o superinten-dente da Itaipu, as autoridadesestão cumprindo agenda de umasemana de oficinas práticas dosprogramas, bem como conhe-

Carnês do IPTUde Guaíra serão

entregues em agostoOs carnês do Imposto

Predial e Territorial Urba-no (IPTU) de Guaíra de-vem ser entregues no co-meço do mês de agosto. Osproprietários de lotes vazi-os ou com construções re-centes deverão retirá-los nobalcão do Departamento deTributação, no andar tér-reo do paço municipal.

O IPTU é um tributo quetem a arrecadação investidano próprio município, nasáreas de infraestrutura, sa-neamento básico, educação,obras, saúde, esporte, cul-tura, dentre outras. O nãopagamento do tributo noprazo legal implica na ins-crição do contribuinte emdívida ativa municipal, se-gundo a Lei de Responsabi-lidade Fiscal.

O vencimento do im-posto está marcado para odia 05 de setembro, e o con-tribuinte que optar pelopagamento em cota única

terá 10% de desconto. Oparcelamento pode ser fei-to em três vezes, com ven-cimento em 05 de setem-bro, 06 de outubro e 06 denovembro.

O vencimento da taxade licença para verificaçãode funcionamento e taxade inspeção sanitária foifixada em cota única para05 de setembro.

Nos vencimentos do Im-posto sobre Serviços (ISS)dos profissionais liberais,autônomos e demais con-tribuintes que se enqua-dram na tributação fixa ha-verá parcelamento (05 desetembro, 06 de outubro e06 de novembro) ou paga-mento em parcela únicapara o dia 05 de setembro.

Os contribuintes quefazem jus ao benefício daisenção devem procurarorientação com o Departa-mento de Fiscalização, nopaço municipal.

cendo boas ações da região, aexemplo do projeto de Pato Braga-do, que, segundo ele, é referênciapara a Itaipu. E esse intercâmbio,conforme Kotz, possibilitará atransferência da metodologia doprograma Cultivando Água Boapara aplicação em seus países.

A apresentação foi realizadapela farmacêutica responsávelpela implantação do projeto naunidade básica de saúde, SaraRegina Weirich. Na sequência osvisitantes e autoridades promo-veram visitas à unidade básica desaúde e unidade de produção deextrato seco (Sustentec).

TRATAMENTOA Secretaria de Saúde de Pato

Bragado implantou, no fim do anopassado, o tratamento de pacien-tes usuários do Sistema Único deSaúde (SUS) com fitoterápicos. Ainiciativa colocou o município navanguarda em nível nacional. São300 pacientes que participam doprojeto e recebem medicamentosfitoterápicos industrializados, ma-nipulados e drogas vegetais paratratamento de várias patologias.Já outros 45 integram um estudocientífico realizado em paralelocom o projeto (pacientes hiperten-sos, de saúde mental e diabetes).

Autoridades municipais deram as boas-vindas aos visitantes,que estão na região conhecendo boas práticas e projetos

Marili Besso

Page 11: 07 17 2014

O PRESENTE | 11QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 GERAL

Estudo de desenvolvimento é entregue ao prefeitoMaterial foi repassado por representantes do Crea-PR e da Area

MARECHAL RONDON

O gerente regional do Con-selho Regional de Engenha-ria e Agronomia do Paraná(Crea-PR), Geraldo Canci, e apresidente da Associação Re-gional dos Engenheiros eArquitetos de Marechal Cân-dido Rondon, arquiteta Adri-ana Silva Brescovitt, entrega-ram ontem (16) ao prefeitoMoacir Froehlich uma cópiado estudo básico de desenvol-vimento municipal.

No projeto são apresenta-dos pontos relativos à rees-truturação do quadro técni-co dos profissionais de enge-nharia, arquitetura, agrono-mia e geociências para o mu-nicípio de Marechal Rondon.

“O objetivo é facilitar a elabo-ração de projetos para execu-ção de obras e serviços porparte dos responsáveis pelacaptação de recursos e inves-timentos em infraestruturapara o município”, afirma.

Conforme explica Canci, asugestão é de que o municí-pio tenha quadro técnico com-patível para desenvolver e pla-nejar projetos a longo prazo.“Trata-se da estruturação evalorização do quadro técni-co municipal para que os pro-fissionais do setor tenhamsalários compatíveis com aresponsabilidade desempe-nhada, além de manter o qua-dro dos profissionais qualifi-

cados”, ressalta.Nos próximos dias, os re-

presentantes devem encami-nhar o estudo ou entregá-losaos prefeitos dos municípiosde Entre Rios do Oeste, Guaí-ra, Mercedes, Nova Santa Rosa,Pato Bragado, Quatro Pontese Santa Helena. “O ideal é queo quadro de engenharia pú-blico seja valorizado de formajusta para que os profissio-nais permaneçam nos seuspostos de trabalho por muitotempo. Outra sugestão é deque as obras municipais se-jam planejadas pelo quadrotécnico dos municípios, redu-zindo despesas com a contra-tação de empresas”, conclui.

Presidente da Area, Adriana Siva Brescovitt, e o gerente regional doCrea-PR, Geraldo Canci, durante visita ao O Presente ontem (16)

Joni Lang/OP

Procon de São Miguel alerta para emissão de nota fiscalO Procon de São Miguel do

Iguaçu intensificou a fiscalizaçãoa estabelecimentos comerciaisque não costumam emitir notafiscal ao consumidor perantecompra de produtos e serviços.

Conforme a coordenadoramunicipal do Procon, Sônia Souzade Freitas, a nota fiscal é o docu-mento que garante o recolhimen-to dos impostos por parte do es-tabelecimento comercial, além dodireito de reclamação ou troca doproduto por parte do consumi-dor. “A nota fiscal é a maior provada compra de um produto e sone-gá-la é crime”, pontua.

Segundo Sônia, os fornecedo-res e lojistas normalmente nãonegam o documento, mas, namaioria das vezes, só emitemquando o consumidor solicita. “Oconsumidor precisa saber que écom a arrecadação dos impostosque o governo tem mais recursos

para investir na saúde, educação,segurança pública e outros servi-ços prestados à população. Sem osimpostos, cada vez mais faltarãorecursos para investimento nes-sas áreas”, ressalta, acrescentan-do ainda que exigindo a nota fiscala cada compra, o consumidor esta-rá exercendo sua cidadania.

“Quando pedimos a nota fis-cal de uma compra ou de umserviço adquirido é que assegu-ramos que os impostos relati-vos àquela transação serão pa-gos pelo estabelecimento ao go-verno. Isso vale para tudo, des-de um almoço no restauranteaté a aquisição de produtos demédios e grandes valores. Qual-quer tipo de negócio é obrigadoa pagar imposto sobre o fatura-mento”, alerta.

Para incentivar a emissão denotas, a prefeitura lançou a cam-panha “Em São Miguel Nota Fis-

cal dá Prêmio”, que a cada seismeses sorteia dez vales-com-pras de R$ 500. A primeira pre-miação foi feita em maio desteano e munícipes foram contem-plados com R$ 5 mil.

O próximo sorteio será no mêsde dezembro. Assim, a cada seismeses R$ 5 mil retornam para ocomércio local, já que os vales-compras só podem ser utilizadospara compras em São Miguel. Acampanha também ajuda a au-mentar o índice de participaçãona arrecadação estadual e Fundode Participação dos Municípios.

“Não importa a forma de pa-gar a conta, seja em dinheiro, che-que, cartão de crédito ou débito,pedir a nota fiscal é ter certeza deque os direitos do consumidorestarão garantidos, além de con-tribuir para o desenvolvimentoda cidade”, finaliza a coordena-dora do Procon.

Josnei Wolfart

Coordenadoramunicipal do

Procon, Sônia Souzade Freitas: “Não

importa a forma depagar a conta, seja

em dinheiro,cheque, cartão decrédito ou débito,

pedir a nota fiscal éter certeza de que

os direitos doconsumidor estarão

garantidos”

Page 12: 07 17 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Vereadores rondonenses aprovam criação da ProemFundação Promotora de Eventos terá a finalidade de formular, coordenar e executar ações

nas áreas de turismo, cultura, esporte, meio ambiente e similares em Marechal Rondon

LEGISLATIVO

Na sessão extraordináriado Poder Legislativo realiza-da na tarde de ontem (16), osvereadores aprovaram a cria-ção da Fundação Promotorade Eventos de Marechal Cân-dido Rondon (Proem). O pro-jeto número 43/2014, que criaa entidade, é de autoria doPoder Executivo Municipal.

A Proem terá a finalidadede formular, coordenar e exe-cutar ações nas áreas de turis-mo, cultura, esporte, meioambiente e similares em Ma-rechal Rondon, além de pro-mover e explorar ações deter-minadas à realização de pro-jetos e programas em even-tos, feiras e exposições, mani-festações artísticas e tradicio-nais representativas do povorondonense e da região.

A organização executivada Fundação será formadapelo diretor-presidente, dire-tor de projetos, diretor admi-nistrativo-financeiro e asses-

sor de eventos, todos nomea-dos pelo prefeito para ummandato de dois anos, sendopermitida a recondução aocargo. A Proem terá estrutu-ra administrativa própria aser definida em seu estatuto epoderá requisitar a cessão deuso de espaços físicos e equi-pamentos, além servidoresmunicipais para compor a suaestrutura básica.

Conforme explica o prefei-to Moacir Froehlich na justifi-cativa do projeto que cria aFundação, as fortes raízes gaú-chas, germânicas e de descen-dência europeia dos habitan-tes fizeram crescer o grau deexigências e de qualidade doseventos. “Tudo isso foi ampla-mente discutido em 2013, porocasião do Fórum de DebatesSobre os Eventos de MarechalCândido Rondon. Fruto dessedebate, surgiram inúmerasideias, especialmente no tocan-te à realização da Oktoberfest,

Expo Rondon, festas distritaise temporada de verão em Por-to Mendes. Após dezenas dereuniões preliminares, con-cluiu-se pela criação de umafundação pública, com garan-tida participação da sociedadeorganizada”, destaca.

De acordo com o projeto

Vereadores aprovaram a criação da Proem em sessãoextraordinária realizada ontem (16)

aprovado, a participação dasociedade rondonense seráatravés do Conselho Comu-nitário de Entidades, que vaifiscalizar e aconselhar as polí-ticas e projetos a serem desen-volvidos pela Proem.

Integrarão o Conselho Co-munitário representantes da

Câmara de Vereadores, Acima-car, secretarias municipais deIndústria, Comércio e Turis-mo; de Cultura e de Gabinete;JCI; grupos folclóricos e ger-mânicos; Associação Munici-pal de Músicos; CTG; associa-ções comunitárias; clubes soci-ais, ACJC e clubes de serviço.

Cristiano Viteck

Observatório Social inicia etapado concurso de redação e projetos

O Observatório Social deMarechal Cândido Rondoninicia hoje (17) a primeira eta-pa do Concurso de Redação ede Projetos da Rede de Obser-vatórios Sociais do Brasil(OSB), no qual será abordado otema “Cada brasileiro pode setornar uma área livre de cor-rupção!”. Este ano há umanovidade: a categoria proje-tos para Ensino Médio, alémda possibilidade dos premia-dos da etapa municipal con-correrem também nas etapasestadual e nacional.

A etapa local conta com dezinstituições inscritas e na pri-meira fase de palestras devemser atendidos cerca de dois milestudantes. A palestra iráabordar assuntos pertinentesao tema, como o que é ser cida-dão, direitos e deveres, arre-cadação de impostos, corrup-ção e controle social.

O objetivo é auxiliar osalunos com informações bá-sicas para que os mesmos te-nham condições de aprimo-rar seus conhecimentos e as-sim se prepararem para aetapa de provas que aconte-cerá no mês de agosto.

Na categoria redações,participarão os estudantesmatriculados nos 8° e 9° anosdo Ensino Fundamental, como tema “quem é meu exemplode cidadão que age como umaÁrea Livre de Corrupção e amao Brasil de verdade?”. Já nacategoria projetos, para os es-tudantes do Ensino Médio,poderão ser criados jogos in-terativos ou de tabuleiro, po-esia, músicas, peças de teatro,cartazes, etc, sobre o tema: “Oque eu e meus colegas pode-mos fazer para ajudar a trans-formar nossa escola, ou nossobairro, ou nossa cidade ou oBrasil numa Área Livre deCorrupção”?.

Estudantes de 20 cidadesda Rede OSB devem partici-par, sendo eles moradores dosEstados do Paraná, Santa Ca-tarina, Rio Grande do Sul, SãoPaulo, Goiás, Piauí e Bahia. Apremiação de ambas catego-rias contempla para o 1° lugaruma bicicleta 18 marchas,para o 2° lugar um tablet epara o 3° lugar um MP4. Oregulamento pode ser confe-rido no portal do concurso:www.concurso.osbrasil.org.br.

Palestra do Dia do Comerciantereúne 1,2 mil pessoas

O Auditório Ecos da Liber-dade, em Marechal CândidoRondon, ficou lotado na noitede ontem (16), durante a pales-tra “Vendas no Século 21: mu-dar ou morrer”, com o profes-sor doutor Dado Schneider. Umpúblico de aproximadamente1,2 mil pessoas compareceu aoevento, uma promoção da As-sociação Comercial (Acimacar)com patrocínio do Sicredi e Si-coob, organizado para come-morar o Dia do Comerciante.

Na abertura do evento, opresidente da Acimacar, Jo-sué Maioli; a vice-presidentepara Assuntos do Comércioda entidade, Carla Rieger Bre-

goli; o diretor-superinten-dente do Sicoob, Luciano Cre-monese; e o presidente da Si-credi Aliança PR/SP, Adolfo

Freitag; destacaram o grandenúmero de participantes napalestra e parabenizaram oscomerciantes pelo seu dia.

Auditório Ecos da Liberdade ficou lotado na noite de ontem (16),durante a palestra com o professor doutor Dado Schneider

Cristiano Viteck

Comitê do Irradiando Saúdede Entre Rios promove reunião

Integrantes do Comitê do Progra-ma Irradiando Saúde de Entre Rios doOeste realizaram reunião, na terça-feira (15), com os membros do LionsClube, a fim de divulgar as atividadesque estão sendo realizadas no muni-cípio com o propósito de promover asaúde e prevenir doenças.

Na oportunidade, a vice-coordena-dora do Comitê, Rosecler Roesler, falouaos presentes sobre as atividades doprograma. Já a nutricionista da Secre-

taria Municipal de Saúde, Ana PaulaBesen, comentou sobre a Semana daPromoção da Saúde Alimentar que ocor-rerá em outubro. Também foi apresen-tado pelo educador físico Ernesto Juni-or da Rosa o Programa de GinásticaLaboral para trabalhadores, que é ofer-tado pela Secretaria de Esportes atodas as empresas do município gratui-tamente, com o objetivo de prevenirdoenças oriundas do trabalho repetiti-vo, como a Lesão por Esforço Repeti-

tivo (LER) e Distúrbios Osteomuscula-res Relacionados ao Trabalho (Dort).

O fisioterapeuta Helder Kieling res-saltou o quanto estas doenças afetama vida dos trabalhadores hoje em dia.Ele alertou, entretanto, que são pas-síveis de prevenção, quando se alia oautocuidado e uso de equipamentoscorretos no dia a dia.

Durante o encontro, o Lions foiconvidado a ser parceiro do ProgramaIrradiando Saúde.

Page 13: 07 17 2014

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

QUINTA-FEIRA (17)

*

POLPETONE ASSADOE RECHEADO

Modo de preparo:Misture a carne, a cebola, o ovo, o pão ralado e umedecido noleite, a batata cozida e espremida e a salsinha em uma tigelagrande. Tempere com sal e pimenta do reino. Em seguida, façauma bolinha com um pouco da massa, amasse na palma damão, coloque um pouco de muçarela e presunto e se quiser umpedaço de tomate, então cubra com outra porção de carne.Feche a lateral com a ponta dos dedos e molde o polpetone.Passe um pouco de farinha de rosca no polpetone e leve ao fornoem 180°C por 50 minutos. Sirva com molho de tomate.

Ingredientes½ kg de carne moída1 cebola1 ovo1 pão francês amanhecidoralado2 colheres (sopa) de leite1 batata cozida e espremida2 colheres (sopa) de salsinha

ÁRIES: Momento deturbulências e desafiosenvolvendo família erelacionamentos. Perí-

odo em que você tende a agir cominquietude.

TOURO: É importantecolocar em prática suasideias. Deve haver umaharmonização maior

entre aquilo que deseja fazer eas atitudes.

GÊMEOS: Atenção aosatritos envolvendo finan-ças e vida afetiva. É im-portante que esteja cons-

ciente dos seus valores essenciais.

CÂNCER: Momento ten-so para as situações emo-cionais, familiares e do-mésticas. É necessário

ter maior equilíbrio emocional.

LEÃO: Deve haver coe-rência entre aquilo quepensa e idealiza e aforma como age. En-

tenda os limites e aborrecimentos.

VIRGEM: Podem acon-tecer atritos envolvendoamigos e finanças. Bus-que a conciliação e te-

nha consciência do que é valioso.

LIBRA: Dia de desafiosprofissionais e familia-res. Você deve evitaragir de forma extremis-

ta, baseando-se apenas nos pró-prios interesses.

ESCORPIÃO: Momen-to importante para quevocê perceba o queestá precisando trans-

cender emocionalmente. Sejaequilibrado.

SAGITÁRIO: Dia desa-fiador para situaçõesque envolvem as ami-zades, empresas e ins-

tituições. Período em que devebuscar colaborar.

CAPRICÓRNIO: É im-portante saber traba-lhar em parceria e en-trar em acordo. Antigas

carências podem ressurgir e dei-xá-la agressiva.

AQUÁRIO: Momentoimportante para a saú-de e para a mudançade hábitos. Desaven-

ças com princípios de vida, valo-res e ideais.

PEIXES: Priorize o queseja positivo a todos queestão envolvidos em umnegócio. Evite agir de

forma impulsiva e precipitada.

picada3 colheres (sopa) de pimentãovermelhoSal a gostoPimenta-do-reino200 g de queijo muçarelaralado100 g de presuntoFarinha de rosca

Dona Tê vê Ferdinando e Gina se beijando de forma apaixonadae fica preocupada com o possível namoro dos dois. Epaminondaspromete para Renato que irá ajudá-lo no posto de saúde se for eleitoprefeito. Zelão despreza Juliana. O detetive contratado pelo prefeitodas Antas descobre que Epaminondas teve um caso com umamulher que, após dar à luz, abandonou o bebê no orfanato. Renatoconvida Mãe Benta para trabalhar como enfermeira no posto desaúde. Pedro diz para Ferdinando que faz questão que Epaminon-das lhe peça a mão de Gina em casamento.

MEU PEDACINHO DE CHÃO

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

CONSCIÊNCIA PESADAO gaúcho não aguentava mais: estava com a consciência muito

pesada! Pegou o telefone, discou para aquele velho número e falouquase sussurrando:

- Alô. É você, meu bem?- Sim, sou eu.- Olha, eu estive pensando sobre o nosso caso e acho que tomei

uma decisão. Eu sei que é terrível, mas devemos terminar tudo. Tudo!- Não fala isso...- Sinto muito, mas não podemos continuar com essa loucura.

Temos que jogar limpo. Eu vou desligar esse telefone e contar tudopra minha mulher agora mesmo!

- Mas e eu? O que é que eu vou fazer?- O mesmo que eu: conte tudo pra sua!

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Megan afirma a Davi que Pamela pode tentar convencerJonas a financiar Júnior e Manuela desconfia. Pamela garantea Jonas que ele não precisa se preocupar com Herval. Verônicaencontra o frasco de calmante de Sandra e decide procurá-la.Lara investiga as ações de Silvio como síndico do prédio edecide se candidatar. Ernesto vibra com a repercussão doconcurso da “Garota do Barata”. Jonas desmarca a reunião comBarata. Barata escolhe a nova “Garota do Barata”. Gláuciainvade a sala de Jonas. Pamela chama Davi para conversar.

GERAÇÃO BRASIL

ENCONTRO ÀS ESCURASUm homem disca o número errado e uma garota atende.

Depois de ouvir a voz, ele sente que ela é linda, então começaa conversar, perguntando de onde ela é e sugere um encontro, jáque ela vive perto dele.

- Onde você quer encontrar?- Vamos nos encontrar naquela casa de sucos a poucos

quarteirões daqui.- Eu estou livre às 18 horas, mas como te reconheço?- Eu vou estar segurando um copo de suco de manga. E como

vou reconhecê-la?- Ah, eu vou estar usando um vestido vermelho e vou levar um

guarda-chuva azul.O homem corre para o local poucos minutos antes das 18

horas e pede ao atendente um copo de suco de manga.- Oh, sinto muito senhor, estamos hoje sem suco de manga

- diz o garçom.- Você tem algum na cor laranja? Suco de laranja? Alguma

coisa?- Não, hoje apenas limonada.Então, o homem segura a limonada e espera até as 18 horas

na esperança de que ele vai reconhecer a garota. Chega a horae a garota entra com o vestido vermelho e um guarda-chuva azul.No entanto, o homem percebe que ela é extremamente feia. Elepensa consigo mesmo: “Ainda bem que não tem suco de manga”!

A menina ainda caminha até ele.- Você não é o homem com que eu vou me encontrar?- Desculpe-me?- Você é o cara do telefone.- Me desculpe, eu não tenho nenhuma ideia do que você está

falando.- Sim! Você é o cara! Eu reconheço a sua voz!- Você deve estar me confundido com outra pessoa. Eu não

sou esse cara.- Sim, você é, eu disse que iria encontrá-lo aqui com um

vestido vermelho e segurando um guarda-chuva azul.- Por favor, pare, eu não sei sobre nada do que você está

dizendo.- Olha, eu sei que é você! Por que você está dizendo que não é?- Poxa vida! Qual é o problema com você mulher! Isto se

parece com suco de manga para você?

Page 14: 07 17 2014

MARECHAL RONDON

Estado garante R$ 800 mil para o Hospital Municipal14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Recursos serão investidos em serviços ambulatoriais e hospitalares na Unidade de Saúde

Registro da assinatura do protocolo de cooperação ocorrida ontem (16), na prefeitura

Ademir HerrmannO diretor da 20ª Regional de

Saúde de Toledo, Odacir Fioren-tin, esteve ontem (16) em Mare-chal Cândido Rondon, ondemanteve audiência com o pre-feito Moacir Froehlich e a secre-tária de Saúde, Elveni CapitaniTurmina (Mari). Na oportuni-

dade, foi assinado um protocolode cooperação entre a Secretariade Estado da Saúde e o municí-pio que garante recursos na or-dem de R$ 800.454 para o Hospi-tal Municipal Dr. Cruzatti. Osinvestimentos são destinadosexclusivamente para serviços

ambulatoriais e hospitalares,para o período de um ano.

Conforme Fiorentin, estesrecursos são fruto de solicita-ção da própria prefeitura ron-donense, por intermédio daSecretaria Municipal de Saúde,acatada pelo Governo do Esta-do, que entendeu a necessidadedestes investimentos no muni-cípio. “Sabemos que o HospitalMunicipal está realizando umimportante trabalho no muni-cípio. Com os dados e estatísti-

cas que o município irá forne-cer após este primeiro ano deconvênio com o Estado, haveráa possibilidade de aumentar-mos os valores para os próxi-mos anos. A intenção é oferecerpossibilidades para que o aten-dimento possa ser aprimoradosempre”, destacou.

A secretária de Saúde, porsua vez, ressaltou que os recur-sos são importantes e que sãofruto do empenho da adminis-tração municipal, da equipe da

Secretaria, e da intervenção porparte da 20ª Regional de Saúdejunto ao Governo do Estado. “Es-tamos sempre buscando formaspara conquistarmos investi-mentos e recursos para atendi-mentos na área da saúde. Estesrecursos vindos para o HospitalMunicipal serão muito impor-tantes, pois garantirão atendi-mento de qualidade à popula-ção. Estamos muito felizes pormais esta excelente notícia parao município”, ressaltou Mari.

Page 15: 07 17 2014

O PRESENTE | 15QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 GERAL

Prefeitura investe R$ 40 mil em melhorias no trânsitoNOVA SANTA ROSA

Verba está sendo investida na execução de diversas travessias elevadas; valoressão resultantes da economia de recursos próprios do município

O prefeito de Nova SantaRosa, Rodrigo Fernandes, eo vice-prefeito e secretáriode Agricultura, Meio Ambi-ente e Infraestrutura, Ade-mar Bloch, vistoriaram, on-tem (16), a construção detravessias elevadas. Segun-do o prefeito, as travessiasvisam beneficiar toda a co-munidade, melhorando ascondições de trafegabilidadedo município, contribuindopara a redução da velocida-de dos veículos e oferecendomais segurança para os pe-destres, resultando em umtrânsito melhor para todos.

A administração munici-pal está investindo R$ 40 milde recursos próprios na obra,que utilizará, nesta primeiraetapa, 220 toneladas de Con-creto Betuminoso Usinado aQuente (CBUQ). As travessi-as foram implantadas na Ave-nida Tucunduva, em frenteao Colégio Estadual MarechalGaspar Dutra e Escola Muni-

cipal Getúlio Vargas; estãosendo executadas em três pon-tos da Avenida Horizontina;na Rua Boa Vista foi instaladaem frente à cooperativa Coa-mo; na Avenida Santo Cris-to, em quatro pontos; além deoutra implantada próximo aoPosto de Saúde.

REVITALIZAÇÃOFernandes também visto-

riou os trabalhos de revitali-zação da academia ao ar livrelocalizada junto à Praça daBíblia, onde foram instaladosaparelhos novos e mais resis-tentes que os modelos anteri-ores, visando, segundo o pre-feito, atender demandas dacomunidade.

MANUTENÇÃOOutra atividade que faz

parte do cotidiano da Secreta-ria de Agricultura, Meio Am-biente e Infraestrutura é o Pro-grama de Limpeza e Embele-zamento do município, que

inclui um trabalho de moder-nização de canteiros, lixeiras,pintura de meio-fio, faixa depedestre, limpeza e instalação

das placas de trânsito, novailuminação, revitalização deespaços públicos, bem como aexigência para que terrenos

baldios sejam bem cuidadospelos proprietários, visandoevitar a proliferação do mos-quito da dengue.

Luiz Fernando Cerni

Prefeito Rodrigo Fernandes e o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura,Ademar Bloch, vistoriaram a instalação de mais uma travessia elevada no município

Page 16: 07 17 2014
Page 17: 07 17 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,17 DE JULHO DE 2014

Dia 17: Celito RauberDia 17: Genésio MachinerDia 17: Giancarlo LarsenDia 17: Ivete Angélica Paggi SuzukeDia 17: Jorge Dari HunoffDia 17: Lili GeibDia 17: Marcia AlebrandtDia 17: Osvino Fábio Ricardi

Jenil e Amábile Mantovani, de Novo Horizonte, juntamente com filhos, noras e netos,comemoraram Bodas de Ouro no último sábado (12)

Oficina da FotoPROGRAMADE LIDERANÇA

Profissionais interessados emdesenvolver competências de li-derança têm até o dia 18 para seinscrever no Programa de Lide-rança da Escola de Gestão daIndústria do Sistema Fiep. Oobjetivo da capacitação é traba-lhar todos os aspectos que en-volvem o dia a dia de um líder,como o seu papel nas empresas,atitudes e comportamentos, co-municação e feedbacks, desen-volvimento de equipes e foco emresultados. As aulas iniciam nodia 22 de julho, no campus daIndústria, em Curitiba. As inscri-ções podem ser feitas no sitewww.faculdadesdaindustria.org.br.

ATUALIZAÇÃO DE DADOSOs empresários que ficam sem atualizar os dados do

registro de sua empresa durante mais de dez anospodem ser considerados inativos e perder o nomeempresarial. No levantamento realizado pela JuntaComercial do Paraná (Jucepar), mais de 32 mil empresasestão nesta situação em todo o Estado. O prazo para aatualização vai até o dia 30. As empresas palotinensespodem procurar a Junta Comercial na Associação Co-mercial e Empresarial (Acipa) e efetuar a atualizaçãocom a colaboradora Flávia Mara.

CURSO DEORATÓRIA

A Escola do Trabalho deGuaíra está com vagas disponí-veis para um curso de oratória,que será realizado até o próximodia 26. Para se inscrever, bastater mais de 14 anos e Ensino Fun-damental completo, além deapresentar cópias do RG, CPF,histórico escolar e comprovantede residência. As inscrições sóestão sendo efetuadas na sede daEscola do Trabalho.

Page 18: 07 17 2014

Ka

rin

e

Mu

na

rin

i

O casal de advogados Flavia Piccinin Paz e MarceloWordell Gubert, de Santa Helena

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 SOCIAL

Div

ulg

açã

o

GiovanaToebe eEdleusaSeidel,

presidentesentrante esainte da

Associação deSenhoras deRotarianos

de MarechalCândidoRondon

DOAÇÃO DE SANGUEA Secretaria de Saúde de Mercedes precisa de doadores de

sangue, e esse doador pode ser você. Mais que doar sangue,trata-se de um ato de amor, uma forma rápida de ajudaralguém. As pessoas que tiverem interesse em fazer a doaçãopodem procurar a Unidade de Saúde da sede do município ese inscrever. A data para a coleta no Banco de Sangue emToledo está agendada para o próximo dia 31. A saída será às07 horas, em frente ao Posto de Saúde.

SHOWUNIVERSITÁRIOA Nova Rádio Cultura, de Palotina, convi-

da toda a comunidade que gosta de boa músicasertaneja universitária para prestigiar o showde Pedro Paulo & Aléx neste sábado (19), noAvenida Tênis Clube. É uma boa pedida paraeste fim de semana.

TESTE SELETIVOSeguem abertas até a próxima quinta-feira

(24) as inscrições para o teste seletivo paracontratação de estagiários em nível médio esuperior na Prefeitura de Marechal CândidoRondon. As vagas e cadastro de reserva estãosendo oferecidas para estagiário de EnsinoMédio na área de Educação Infantil e estagiáriode Ensino Superior na área de EducaçãoInfantil e Ensino Fundamental.

Inscrições podem ser feitas no endereçoeletrônico www.testeseletivo.com.br.

Page 19: 07 17 2014

O PRESENTE | 21QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 GERAL

O processo de industriali- zação em Marechal Cân-dido Rondon carece de

trabalhadores. São pelo menos 200vagas de emprego disponíveis naAgência do Trabalhador todos osmeses e que não são preenchidas.O principal causador dessa ofertade emprego não correspondida é afalta de qualificação da mão deobra. Treinar trabalhadores cadavez mais é não só uma questão depromover emprego, mas de viabi-lizar o crescimento do setor indus-trial no município.

Por isso, lideranças políticas,empresariais e trabalhadores espe-ram a entrega da unidade do Ser-viço Nacional de AprendizagemIndustrial (Senai) de MarechalCândido Rondon. A obra está den-tro do prazo e deve ser entregueem três meses. A oferta de cursoshoje disponíveis ficará amplamen-te maior, ofertados com base nasdemandas que cada município daregião precisa suprir.

Quem conta é o gerente dasunidades de Toledo e MarechalRondon do Senai, Ademir José Fia-metti. “Estamos dentro do crono-grama, com previsão de entregapara outubro deste ano. Mas, efeti-vamente, ela começa a servir o setorindustrial a partir de janeiro ou

fevereiro do próximo ano”, anteci-pa Fiametti.

Ele explica que todos os cursosoferecidos são em áreas em que háfalta de trabalhadores. “Fizemosestudos para saber o que as indús-trias de Marechal Cândido Rondone municípios vizinhos precisavam.A partir disso, vamos desenvolveros cursos, montar laboratórios equalificar o trabalhador para aten-der essa necessidade de mão deobra”, explica.

ÁREAS“Hoje oferecemos cursos

básicos, mas com a inaugura-ção da unidade em Rondonvamos oferecer alguns maisespecíficos”, explica. “Porexemplo, dentro do curso deeletroeletrônica, terão os cur-sos de eletricista predial, ele-tricista industrial, eletropneu-mática e eletrohidráulica. Naárea de metalmecânica, va-mos oferecer qualificação paratorneiro, soldador, em mecâ-nica e em manutenção deequipamentos”, pontua.

Fiametti comenta que ou-tras áreas também terão des-taque no foco do Senai paraatender ao empresário do se-tor industrial, como seguran-ça no trabalho, construçãocivil, confecções e gestão. “Àmedida em que o tempo forpassando, as necessidades dasindústrias podem mudar e

Senai cria cursos a partir da demanda microrregionalMÃO DE OBRA ESCASSA

Entidade deveinaugurar unidadeem outubro, ampliandoa oferta de cursosde qualificação ecursos técnicos

vamos adequando nossos cursos aessas necessidades”, amplia.

TÉCNICOO Senai também vai ampliar a

oferta de cursos técnicos do EnsinoMédio para alunos de toda a re-gião. Hoje só é ofertado o curso emsegurança no trabalho. “Fizemosum estudo de demanda e pretende-mos ofertar alguns cursos técnicosnovos, como de logística, que osetor industrial sente falta”, conta.Outros que devem serofertados são os técni-cos em Comunicação eAlimentos e Bebidas.

NOVIDADEA novidade com a

instalação da unidade doSenai em Rondon será apossibilidade de atendi-mento personalizado,por meio do programain company. “Além doscursos, vamos atuar nasempresas, com levanta-mentos sobre as necessidades indi-viduais, abordando os problemasespecíficos e buscando soluções pararesolvê-los”, destaca o gerente.

Para Fiametti, a rede Senai éimprescindível na hora de encon-trar soluções para a indústria.“Não vamos deixar de atender oempresário. Se não resolvermosaqui em Rondon, vamos a Tole-do, se não, a Curitiba ou mesmono Senai em outro Estado se pre-

ciso for”, acrescenta.

OBRASA obra de 1250 metros quadra-

dos, na entrada da cidade de quemchega por Toledo, de acordo com ogerente, deve abrigar laboratóri-os, salas de aula, biblioteca, secre-taria, cozinha e banheiros. O in-vestimento deve ficar próximo dosR$ 4,5 milhões. A previsão de en-trega é para outubro.

NA EXPOMARO Senai de Marechal

Rondon prepara umestande para a Expo-mar, que acontece du-rante a Expo Rondon,no Centro de Eventosdo município, na pró-xima semana, entrequinta-feira (24) e do-mingo (27). No espa-ço, serão instalados al-guns dos equipamen-tos que vão fazer partedos laboratórios da

unidade em Rondon. “Vamos apre-sentar algumas de nossas máqui-nas na Expomar. É uma forma dedivulgar as ações que o Senai passaa fazer a partir do ano que vem eincentivar para a participação deempresários e trabalhadores nos pro-gramas”, avalia Fiametti. A maioriados equipamentos que vão comporos laboratórios já foi adquirida. Orestante deve chegar e ser instaladoantes da inauguração.

Giuliano De Luca/OP

"Vamos atuar nasempresas, com

levantamentos sobreas necessidades

individuais,abordando os

problemasespecíficos e

buscando soluçõespara resolvê-los"

Divulgação

Ademir Fiametti explica que serãomais atendimentos e mais oferta de

cursos de qualificação

Obra deve ficarObra deve ficarObra deve ficarObra deve ficarObra deve ficarpronta empronta empronta empronta empronta emoutubro desteoutubro desteoutubro desteoutubro desteoutubro desteano e começarano e começarano e começarano e começarano e começara amparar oa amparar oa amparar oa amparar oa amparar oempresário doempresário doempresário doempresário doempresário dosetor industrialsetor industrialsetor industrialsetor industrialsetor industriala partir de 2015a partir de 2015a partir de 2015a partir de 2015a partir de 2015

Page 20: 07 17 2014
Page 21: 07 17 2014
Page 22: 07 17 2014

24 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

FUTSAL

Equipe de São Miguel desiste da Copa Marechal RondonQuatro jogos movimentam o Campeonato Regional das categorias menores no sábado (19)

Os dirigentes das equipesparticipantes da Copa Mare-chal Cândido Rondon de Fu-tebol Regional 2014 estiveramreunidos ontem (16), na Se-cretaria Municipal de Espor-tes e Lazer, para deliberarsobre assuntos relacionadosao início do 2º turno da com-petição. Na oportunidade, foiformalizada a desistência da

Campeonato de Futsal dePalotina segue hoje com cinco jogos

A bola rola a partir das18h15 de hoje (17), no Gi-násio Municipal ArdomarSomensi, em cinco confron-tos válidos pelo Campeo-nato Municipal de FutsalMenores Romera/FarmáciaSão Vicente Palotti. A pri-meira partida acontece en-tre Agami Futsal A e EscolaTerra do Saber, pela cate-goria sub-7; na sequênciajogam Agami Futsal A eJardim Nova Esperança, ca-tegoria sub-9; Agami Fut-sal B enfrenta o Jardim NovaEsperança, categoria sub-11; UPE/Sesi/Cruzeiro Atem duelo com Jardim NovaEsperança pelo sub-15,

às19h45; e UPE/Sesi/Cruzei-ro B enfrenta o Bairro Uniãopela mesma categoria.

Os jogos realizados ter-ça-feira (15) pelo Campeo-nato Municipal de Futsalsomaram 26 gols. O ColégioCecília Meireles goleou aUPE/Sesi/Cruzeiro pelo pla-car de 4 a 1, no sub-9; aequipe Ceeduc venceu a Ce-râmica La Salle por 3 a 1, nosub-13; Gladiadores FC ven-ceu o Colégio Cecília Meire-les B por 4 a 3, no sub-13;CTN Empreiteira aplicou 5a 4 na URFE; e o ColégioCecília Meireles venceu aCerâmica Gabriel por 1 a 0,ambos na categoria sub-15.

Equipe UPE Cruzeiro, que disputa com o Jardim Nova Esperança

equipe de São Miguel de Igua-çu, devido à exoneração defuncionários e, também, aotérmino do projeto de futsalnaquele município.

A 1ª rodada do returno doCampeonato Regional de Fu-tebol categoria menores se-gue no sábado (19), quandoserão realizadas quatro parti-das nos municípios de Merce-

des e Assis Chateaubriand. Aequipe Mercedes/MCR Ami-dos tem compromisso marca-do com o time Palotina/UPE,pela disputa na categoria sub-15, às 14h15; já às 16 horas, osatletas da categoria sub-17 deMercedes vão duelar com aequipe Palotina/UPE.

No município de AssisChateaubriand acontecerá ojogo entre a Secretaria Muni-cipal de Esportes de AssisChateaubriand e Smel Tole-do/Genoma La Salle, às14h15, pela categoria sub-15;na sequência a equipe da casareceberá o time de Toledo, às16 horas, em confronto váli-do pela categoria sub-17.

As disputas da equipe ron-donense acontecerão naquarta-feira (23), quando aequipe AACC/Marechal Cân-dido Rondon receberá o sele-cionado de Santa Helena às19 horas, pela categoria sub-15; já pelo sub-17 o confrontoacontecerá às 20 horas, reu-nindo atletas dos dois times.

Representantes dos municípios participantes das disputas durante a definição do returno

Fotos: Divulgação

Divulgação

Jogadores da equipe Mercedes/MCR Amidos (foto)disputarão a vitória com os atletas de Palotina

Copagril bate o Umuarama e estreia com vitória na Liga FutsalAs disputas na Liga Nacional

não poderiam começar melhorpara a equipe Copagril/SempreVida/Marechal Cândido Rondon.Na noite de terça-feira (15), o timerecebeu o Umuarama no Ginásiode Esportes Ney Braga, protago-nizando um grande jogo pelo clás-sico paranaense, e com o apoio datorcida venceu o rival de viradapelo placar de 3 a 1.

O primeiro tempo deixou cla-ra a rivalidade e a vontade devencer das duas equipes. A Copa-gril criou boas oportunidades degol, mas o primeiro tento veio dosvisitantes, através do goleiro Dei-vid. Ele venceu o goleiro Dalton,

que entrou no lugar de Quinzi-nho, com uma cobrança de tirolivre devido à sexta falta marcadapelo time da casa. Na sequênciafoi a vez do Umuarama estourarnas faltas e Arthur conseguiu avingança, igualando o placar.

No segundo tempo, o timevisitante aumentou a pressão epassou a criar mais oportuni-dades. Apesar disso, quem mar-cou o segundo gol da partida foiRafinha Müller. Em uma co-brança de falta próximo à en-trada da área do goleiro Deivid,ele chutou forte e a bola passoudireto para as redes.

Foi neste momento, com pou-

co mais de seis minutos faltandopara o fim do jogo, que Yuri en-trou como goleiro-linha do Umu-arama. A estratégia, porém, be-neficiou a Copagril. Alvim apro-veitou a roubada de bola de Már-cio e chutou rasteiro de longe parao gol livre, encerrando o placar.

Os próximos dois compro-missos da Copagril serão forade casa. No sábado (19) a equipeestará no Distrito Federal, emTaguatinga, para enfrentar oGreen Team, às 20 horas. Naterça-feira (22) será a vez deencarar o Cabo Frio/Macaé,também às 20 horas, ambospela Liga Nacional. Rafinha Müller em cobrança de falta que resultou no gol da Copagril

Divulgação

Page 23: 07 17 2014

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 ESPORTES

Campeonato de Futebol terá sete jogos no sábadoDisputas acontecerão no campo do Fracaro, às 13h45, e no Jardim Irene, a partir das 14h15

MEDIANEIRA

Atletas de 14 equipes en-trarão em campo no sábado(19), em sete disputas válidaspela 3ª rodada do Campeona-to Municipal de Futebol Setede Medianeira, cujas partidasserão realizadas no campo doJardim Irene. O primeiro jogoserá às 14h15, quando Marti-car/Restaurante Ponto Certoenfrentará a Vidraçaria Cida-de Nova; na sequência joga-rão M3 Eco Print/MM Infor-

mática/CP Cursos e Flumi-nense/Mercado Néspolo/Ide-al Calhas B; e às 16h15 osjogadores do Formigas Bartêm confronto com o timeAtlético de Linha Mineira/Restaurante Frigideira.

Já às 13h45 a equipe ABAgro Brasil duelará com oAtlético de Linha Mineira/Mecânica Brasil no Campodo Fracaro; depois jogarãoFluminense/Mercado Nés-

polo/Ideal Calhas A e Bar daTere/Gaspar Lanches/Cin-tracom; às 15h45 será a vezdo Esporte Clube Condá en-frentar o time Modesto Ca-minhões; e o último dueloreunirá Seganfredo/Mara-fon e M3 Eco Print/MM In-formática/CP Cursos B. Acompetição é organizada pelaadministração municipal,por intermédio da Secretariade Esportes.

RESULTADOSA 2ª rodada do Campeona-

to Municipal foi disputada noúltimo sábado (12), nos cam-pos da Linha Mineira e naAssercoop. O time Atlético deLinha Mineira/Mecânica Bra-sil levou a melhor e venceupelo placar de 2 a 0 o EsporteClube Condá; Modesto Cami-nhões superou a Agro Brasilao aplicar 2 a 1; a goleada darodada foi aplicada pelo time

Fluminense/Mercado Néspo-lo/Ideal Calhas, que venceu oAtlético de Linha Mineira/Res-taurante Frigideira por 6 a 0;Seganfredo/Marafon ganhoudo Fluminense/Mercado Nés-polo/Ideal Calhas por 1 a 0; aequipe Phortenho aplicou 5 a3 no Lavacar Milli/Campo Va-lentini; e o Atlético de LinhaMineira/Ledds Pub goleou aequipe Mendes Transportespelo placar de 3 a 0.

Gio Bollis e Débora Góisvencem Copa AABB Open de Tênis

Cinco partidas apontaramna noite de terça-feira (15) oscampeões da 2ª Copa AABBOpen de Tênis 2014, disputa-da desde o último dia 07 nasquadras da Associação Atlé-tica Banco do Brasil (AABB)de Marechal Cândido Rondon.Cerca de 50 tenistas participa-ram da competição, represen-tando cinco categorias.

No masculino, Gio Bo-llis venceu a final da catego-ria estreante em um dueloequilibrado com Maikinho.Após vencer o primeiro setpor 6/2 e perder o segundopor 6/4, Gio conquistou otítulo com a vitória aperta-da por 10/8.

A decisão da classe inter-mediária teve como vence-dor Marcelo Goes, que supe-rou o jovem Erick Erlich, porduplo 6/3. Para fechar, nacategoria especial, EdwardJunior ficou com o título decampeão ao derrotar EdsonGóis, de Nova Santa Rosa,por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2).

Já no feminino, DéboraGóis ficou com o troféu decampeã da classe estreanteao vencer Rose Wendpappor 2 a 0 (6/2 e 6/3), en-quanto Mariana, de Paloti-na, faturou o título da clas-se especial após vencer DaniBortolon, também por 2 a 0(6/3 e 6/2).

Palotina se prepara paradisputar o Paranaense de Bocha

Depois de um período defolga devido à fase regionaldos Jogos Abertos do Paraná

(JAP’s), realizada em SantaHelena, a equipe do CentroCultural Italiano, que repre-

senta o município de Paloti-na no Campeonato Parana-ense de Bocha, volta a jogarsábado (19), em Santa Terezi-nha de Itaipu, contra a equi-pe da casa.

Outra disputa será reali-zada no domingo (20) ,quando Palotina receberá oselecionado de Tupãssi emcasa. Fica a expectativa deuma grande partida, bemcomo o convite para que acomunidade prestigie o con-fronto a partir das 14 ho-ras, no Centro Cultural Ita-liano. A equipe conta com opatrocínio de empresas ecom o apoio da prefeitura,por intermédio da Secreta-ria de Esportes.

EQUIPE DE BASQUETEBOL DE TOLEDOLIDERA COPA CENTRO OESTE

Mauro Bianchi

Com duas vitórias em duas partidas, a equipe de basquetebolfeminino de Toledo lidera com 100% de aproveitamento a Copa CentroOeste de Basquetebol. As vitórias foram diante das equipes de Campo

Mourão, por 59 a 51 pontos, e Maringá, por 66 a 65 pontos. Oprofessor Jonathan Massola dos Santos, o Touro, enaltece o empenhodo elenco, que é formado apenas por atletas pratas da casa, que estádisputando a competição para ganhar ritmo visando competir na fase

final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), que será realizada emToledo. Os próximos compromissos serão diante das equipes de

Astorga e Maringá, com datas a serem definidas.

Futsal feminino disputará2ª fase do Paranaense sub-17

Com apoio da Secretariade Esporte e Lazer, a equipede futsal feminino de Toledodisputou o Campeonato Pa-ranaense sub-17, realizado noúltimo fim de semana, emCuritiba. O primeiro jogoaconteceu no sábado (12) e a

equipe toledana venceu oColombo Futsal pelo placarde 4 a 2.

No domingo (13) foi a vezde enfrentar o time do Coriti-ba, equipe dona da casa, quevenceu Toledo por uma gole-ada de 8 a 1. Apesar da derro-

ta, o futsal feminino manteve50% de aproveitamento e vol-tou para casa em 2° lugar nogrupo C, com três pontos,necessários para se classificarpara a 2ª fase do campeonato,que acontecerá de 25 a 27 dejulho em local a ser definido.

Maracaju e Oliveira Castroduelam na Copa da Integração

Estão definidas as equipesque farão a disputa final da 1ªCopa da Integração de Guaíra.A semifinal realizada na Aceg(Clube Japonês) foi disputada eas equipes do interior serão asprotagonistas da grande finalque acontecerá amanhã (18), a

partir das 19h30, na Associa-ção Atlética Banco do Brasil(AABB). O primeiro finalistadefinido foi o time de Maracajudos Gaúchos, que venceu aequipe de São José pelo placarde 3 a 2. Na sequência, o time dacasa, Aceg, foi derrotado por

Oliveira Castro por 2 a 1.A disputa entre Aceg e São

José pelo 3º lugar aconteceráàs 19h30, enquanto a finalestá marcada para as 20h30.A Copa da Integração é orga-nizada pela Secretaria Muni-cipal de Esportes e Lazer.

Selecionado de bocha terá dois compromissos no fim de semana

Divulgação

Page 24: 07 17 2014

Tite e Gallo têm preferência da CBF para assumir a SeleçãoNovo treinador não será anunciado hoje (17). Presidente José Maria Marin e vice

Marco Polo del Nero descartam um técnico estrangeiro no lugar de Felipão

NOVO TÉCNICO

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O novo técnico da SeleçãoBrasileira não será um estran-geiro. Esta é a decisão dos quecomandam a ConfederaçãoBrasileira de Futebol (CBF),José Maria Marin e Marco PoloDel Nero. Eles querem contra-tar um treinador que saibatrabalhar a longo prazo e for-marão uma comissão que nãonecessariamente esteja atre-lada ao chefe e que terá de pen-sar em Olimpíada e Elimina-tórias ao mesmo tempo.

Marin não apontará uminterino. O escolhido deveráassumir o cargo em agosto,quando fará a primeira con-vocação após a Copa do Mun-do. A seleção joga em setem-bro, nos Estados Unidos da

Novo técnico da Seleção deve ser Tite (foto) ou Alexandre Gallo

Divulgação

América, em amistosos con-tra a Colômbia e o Equador.

Não está descartada umadobradinha, que a entidade ain-da não sabe como chamar. Háuma repulsa à combinação entretécnico e coordenador. Esse mo-delo, adotado com Felipão e Car-los Alberto Parreira, a CBF nãoquer repetir. Os nomes da vezsão Tite e Alexandre Gallo. Ma-rin e Del Nero gostam da posturade Gallo, de sua forma de pensaro futebol. Não é um treinador quepasse a mão na cabeça dos joga-dores e isso vale pontos no mo-mento. O jeito de Felipão e Parrei-ra de defender os atletas desa-gradou ao comando.

Gallo tem a base da Seleçãonas mãos, com sub-15, sub-17,

sub-20 e sub-21. É técnico dotime sub-20 e coordenador dasoutras categorias. Marin sabeque o time olímpico não sobre-vive sem ele sobretudo a doisanos dos Jogos do Rio. Sozinho,no entanto, Gallo não tem o es-tofo que a CBF procura. Tam-pouco para sobreviver ao fogocruzado que sempre foi para oBrasil a medalha de ouro.

Daí a necessidade da parce-ria com um peso pesado, nocaso Tite. A campanha do Co-rinthians na Copa Libertado-res e no Mundial de Clubes daFifa de 2012 e os três anos notime de Parque São Jorge, basi-camente com o mesmo elenco,agradam à cúpula da CBF.

Marin sabe que Tite viu to-

dos os jogos da Copa do Mundo,que se recicla desde dezembropassado, quando largou o Co-rinthians, e fez viagens pelaEuropa. Sabe também que eletem oferta, não confirmada, daseleção japonesa. Sabe que Titeestá no mercado.

Nada está decidido, contu-

do, Marin não pretende anun-ciar o nome do novo treinadorhoje (17), quando dará entre-vista no Rio. Raposa que é, nãofará escolhas no calor da crise.Pensa ainda em nomes paracompor a nova comissão, quepode ser formada por ex-atle-tas, por exemplo.

Santos faz último treino antesde clássico com o Palmeiras

O Santos realizou, on-tem (16) à tarde, no CT ReiPelé, o último treino antesdo clássico de hoje (17) con-tra o Palmeiras. A atividadefoi acompanhada pelo presi-dente Odílio Rodrigues epelo superintendente AndréZanotta. Os dirigentes acom-panharam a movimentaçãoao lado do gerente de fute-bol santista, Zinho, e do ex-volante Clodoaldo, ídolo doAlvinegro. O técnico Oswal-do de Oliveira aprovou apresença dos cartolas.

O treinador aproveitoupara trabalhar contra-ata-ques. Após cobranças de es-canteio, os defensores ti-nham a missão de tomar aposse da bola e avançar emvelocidade, abastecendo otrio formado por Rildo à es-

querda, Geuvânio à direita eGabriel pelo meio. O rendi-mento dos zagueiros BrunoUvini e David Braz e doslaterais Victor Ferraz e Eu-genio Mena foi positivo: osdefensores levaram a melhorsobre os reservas na maioriadas disputas.

Oswaldo não promoveumudanças no time em rela-ção aos últimos treinos. Aequipe titular foi escaladacom Aranha; Victor Ferraz,David Braz, Bruno Uvini eMena; Alison, Arouca e Lu-cas Lima; Geuvânio, Rildo eGabriel. Após a atividade,Victor, Lucas e Rildo treina-ram finalizações e cobran-ças de falta, enquanto osoutros titulares voltarampara o Hotel Recanto dosAlvinegros.

Lateral Adriano para por um mêse meio e desfalca o Barcelona

O lateral Adriano desfalcaráo Barcelona no começo da tem-porada. O clube anunciou on-tem (16) que o brasileiro está emtratamento de um distúrbio noritmo cardíaco e, por isso, teráque ficar parado por um períodode quatro a seis semanas, após ojogador ter sido submetido a umestudo eletrofisiológico paraidentificar o problema, duranteos exames de rotina antes docomeço da pré-temporada.

Enquanto estiver sob super-visão médica, Adriano não parti-cipará dos treinamentos coman-dados pelo técnico Luis Enrique.O lateral realizará atividades fí-sicas específicas durante todo operíodo, para que não tenha gran-de perda na forma física e possaestar disponível para jogar emum prazo menor. O trabalho pre-cisa ser feito à parte porque obrasileiro não pode sofrer cho-ques, sob o risco de ter uma em-

Adriano em exames da pré-temporada do Barça: distúrbio cardíaco detectado

Miguel Ruiz/FC Barcelona

bolia, por causa dos remédios an-ticoagulantes que precisa tomarno tempo de recuperação.

O problema cardíaco fazcom que Adriano perca um pe-ríodo importante no clube: achegada de um novo treina-dor. Com a forte concorrência

de Jordi Alba na lateral esquer-da, o brasileiro não terá a pré-temporada para mostrar ser-viço e tentar sair em vantagemna briga pela posição. O joga-dor vinha sendo titular naequipe de Tata Martino na retafinal da temporada.

Jorge Henrique reforça respeito e quer vitória do InterPara conseguir a primeira

vitória fora de casa no Brasilei-rão e seguir em busca da lide-rança, o Internacional tem umespião na equipe que pode aju-dar a desvendar os segredosdo Corinthians: Jorge Henri-que. O meia-atacante, queatuou por quatro anos no clubepaulista, promete passar todoseu conhecimento do agora ri-val a Abel Braga e aos compa-nheiros colorados.

A história construída no Ti-mão não ficará apagada, e o ca-rinho continua. Porém, caso ano-te seu gol, avisa que irá comemo-

rar. Jorge Henrique atuou pelo Co-rinthians entre 2009 e 2013. Coleci-onou títulos, como da Copa do Bra-sil, Brasileirão, Libertadores eMundial. A história construída noclube não o faz esconder o carinhocriado pelos paulistas e torcedo-res. Porém, ressalva que agoraestá do lado oposto e como joga-dor do Inter, promete fazer de tudopara sair com os três pontos:

“Foram quatros e meio de ale-gria. Sei do carinho do torcedorcomigo, do respeito, mas elesentenderão o meu lado. Estou noInter e defenderei suas cores. Sefizer um gol vou comemorar em

respeito à minha torcida e meuscompanheiros. O outro lado en-tenderá, até pelo carinho quetenho por todos. Passarei algu-mas coisas. Foram dois anoscom o Mano e sei como ele gos-ta de jogar”, afirma.

Jorge Henrique será titularcontra o Timão. O Inter estáencaminhado com Dida; We-llington Silva, Paulão, Juan eFabrício; Willians, João Afon-so, Alan Patrick, D'Alessandroe Jorge Henrique; Rafael Mou-ra. O confronto está marcadopara as 19h30 de hoje (17) naArena Corinthians.

Page 25: 07 17 2014

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 POLICIAL

Rondonenses envolvidos com PCC são presosCinco pessoas foram detidas e um menor apreendido quando eles

se preparavam para um assalto no centro da cidade litorânea

EM PARANAGUÁ

Dois rondonenses forampresos dias atrás em Parana-guá, acusados de participa-ção em uma quadrilha ligadaao Primeiro Comando daCapital (PCC). Eles foramdetidos com outras três pes-soas, durante operação reali-zada pela Polícia Militar. Cin-co pessoas foram presas e ummenor apreendido quando,segundo a polícia, eles se pre-paravam para realizar umassalto no centro de Parana-guá. Os suspeitos estavamem dois carros, um deles umRenault Scenic com placas deMarechal Cândido Rondon.

Cerca de 25 policiais parti-ciparam da ação. Na aborda-

gem, eles encontraram duasarmas - um revólver e umapistola -, um bloqueador desinal de telefone celular e pre-silhas de plástico, que, segun-do os militares, seriam usa-das para algemar as vítimas.

Os presos têm idade entre20 e 35 anos, além do menor.Entre eles está uma mulher.Dois são apontados pelo De-partamento de Inteligência daPolícia Militar como líderesdo PCC. A Polícia Militar dis-se ainda que a quadrilha éespecializada em sequestros eassaltos a bancos.

Ação aconteceu dias atrás, emParanaguá, quando quadrilha sepreparava para fazer um assalto

Miro Ferraz News

20% dos carros recuperadosserviam tráfico e contrabando

A Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF) em Foz do Igua-çu divulgou nesta semanaum balanço que mostra umaumento no número decarros furtados ou rouba-dos que foram recuperadosnos seis primeiros meses doano em relação ao mesmoperíodo de 2013. De janeiroa junho de 2014, a PRF,que responde pelo trechoda BR-277 entre Foz doIguaçu e Santa Tereza doOeste, apreendeu e recupe-rou 137 veículos, um a cada31 horas. No mesmo perío-do de 2013, foram recupera-dos 91 veículos.

Ainda segundo a polícia,dois em cada dez carros re-cuperados estavam sendousados por quadrilhas decontrabandistas ou trafi-cantes. “É notável a mu-

dança no modo de operardos contrabandistas e trafi-cantes na região de Foz doIguaçu, pois 20% dos veícu-los recuperados em 2014 es-tavam transportando dro-ga ou contrabando, o que éuma porcentagem alta secomparada aos anos ante-riores”, destaca o policialRaone Nogueira.

De acordo com a PRF, noprimeiro semestre de 2014 acorporação recuperou 137veículos com registro deroubo ou furto, provenien-tes de várias regiões do Bra-sil. No mesmo período de2013, foram recuperados 91veículos, 33% a menos queno primeiro semestre desteano. O número de pessoaspresas pelo crime tambémaumentou, de 83 em 2013para 91 no recorte deste ano.

Apreensões de veículos aumentaram 33% no primeirosemestre em relação ao recorte do ano anterior

Divulgação/PRF

Polícia prende acusado de tentativa de homicídioPoliciais civis de Media-

neira prenderam ontem (16)um jovem de 20 anos acusa-do de uma tentativa de homi-cídio. De acordo com a polí-cia, ele é apontado como sus-peito de tentar matar DélcioJosé das Chagas, que perma-

nece hospitalizado. Imedia-tamente após o registro docrime, a polícia iniciou as in-vestigações e identificou o jo-vem, solicitando ao Ministé-rio Público e ao Poder Judici-ário o mandado de prisão.

Com a colaboração da

Polícia Militar, foi cercado olocal conhecido como Fave-la do Ipezinho e cumprido omandado. Ele foi recolhidoà carceragem da Delegaciada Polícia Civil em Media-neira, onde segue à disposi-ção da Justiça.

Armas são apreendidas pela MilitarUm homem foi preso

pelo Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) depoisde ser flagrado carregandouma pistola calibre 380, noBairro Morumbi, em Fozdo Iguaçu. A ação policialaconteceu na terça-feira(15), durante operação pósCopa do Mundo. A equiperealizava patrulhamentona Avenida Mário Filhoquando abordou um Ci-troen C3 Aircross, com pla-cas do Rio de Janeiro.

Durante a vistoria, lo-calizaram a pistola dentrodo carro. O condutor ad-mitiu ser o proprietário daarma de fogo e até apresen-tou a documentação dela,registrada em seu nome,mas admitiu não possuirautorização para portar apistola. Ele recebeu voz deprisão pelo crime de porteilegal de arma de fogo e foiencaminhado com a arma àDelegacia de Polícia Civilem Foz do Iguaçu.

Também em Foz, na ma-nhã de ontem (16), polici-

ais do Grupo Tático patru-lhavam o Bairro Vila Portesquando avistaram dois in-divíduos em atitude suspei-ta. Em uma ação rápida aequipe realizou a aborda-gem. Ao revistar a cintura

do indivíduo de 22 anos,foi localizado um revólvercalibre 32 com seis muni-ções intactas. Com o outroabordado, de 30 anos, ha-via uma pequena quanti-dade de maconha.

Detido pelo BPFron tinha documentação dapistola em seu nome, mas não tinha porte

Divulgação/BPFron

Page 26: 07 17 2014

CAPACITAÇÃO

Seminário da C.Vale e Sicredi reúne cerca de 400 jovensEvento contou com palestras sobre cooperativismo de crédito, tendênciase novas tecnologias do agronegócio e marketing pessoal de alto impacto

28 | O PRESENTE AGRONEGÔCIO QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Cerca de 400 jovens associ-ados e filhos de cooperados daC.Vale e Sicredi Vale do Piquiriparticiparam, no último sába-

do (12), do 8º Seminário do Jo-vem Cooperativista. O grupo,formado por jovens de 16 a 30anos de Palotina, Assis Cha-

teaubriand, Maripá, TerraRoxa, Brasilândia do Sul, NovaSanta Rosa e Francisco Alvesacompanhou palestras sobre

cooperativismo de crédito, ten-dências e novas tecnologias doagronegócio e marketing pes-soal de alto impacto. O eventofez parte das comemorações doDia Internacional do Coopera-tivismo que, em 2014, foi come-morado no dia 05 de julho.

O encontro contou com trêspalestras. Jaime Basso, presi-dente da Sicredi Vale do Pi-quiri ABCD-PR/SP, orientou osjovens sobre cooperativismode crédito. “É sempre impor-tante reforçar que o coopera-tivismo de crédito auxilia nodesenvolvimento regional eque é construído por pesso-as”, avaliou.

O gerente do DepartamentoAgronômico da C.Vale, Ronal-do Vendrame, e profissionaisda área apresentaram as ten-dências e as novas tecnologiasdo agronegócio. O professor es-pecialista em marketing daFundação Getúlio Vargas, Mar-celo Peruzzo, diz que os jovensdevem ficar atentos às oportu-nidades para exercerem seuspapéis de líderes. “A liderançadepende apenas dessa juven-

Evento reuniu jovens de Palotina, Assis Chateaubriand, Maripá, Terra Roxa,Brasilândia do Sul, Nova Santa Rosa e Francisco Alves

tude maravilhosa. Os jovensdevem se adaptar, ter frequên-cia, conhecimento e fé para pas-sar todas as fases da vida. Comtudo isso, aliado ao amor, nãotem erro, esse é o segredo dosucesso”, pontuou.

O vice-presidente da C.Vale,Ademar Pedron, entente que ascooperativas estão cada vezmais preocupadas em qualifi-car os jovens. “Os jovens são ofuturo do cooperativismo. Porisso, cada vez mais, é impor-tante a busca por novos conhe-cimentos, para dar sequênciaao trabalho iniciado e desen-volvido pelos mais velhos”,declarou Pedron.

Fernanda Pandini, de Mari-pá, participou do encontro eacredita que o evento destacoua importância do planejamen-to das ações, iniciativa que deveser empregada junto às famíli-as nas propriedades rurais. “Àsvezes a gente nem dá valor àfamília, ao serviço e à educaçãoque nossos pais deram pra gen-te. Nestes encontros percebe-mos o valor de trabalhar juntocom eles”, finalizou.

Primato recebe Moção deAplausos pelo aniversário

A Primato CooperativaAgroindustrial recebeu, na se-gunda-feira (14), na 24ª SessãoOrdinária da Câmara de Ve-readores de Toledo, uma Mo-ção de Aplausos pelos 17 anosda cooperativa em Toledo. Orequerimento da moção foiapresentado pelo vereadorEdinaldo Santos, o qual sali-entou que a homenagem sejustifica devido ao grandepapel econômico e social que acooperativa Primato vem de-senvolvendo em Toledo.

O presidente da Primato,Ilmo Werle Welter, usou a tri-

buna para apresentar o traba-lho exercido pela cooperativa eagradeceu a homenagem. “Emnome da Primato, agradeço pelomomento de hoje. A cooperati-va é constituída com base noassociativismo e cooperação,tem a sua história marcadapela união e conjugação de es-forços conjunto entre dirigen-tes, cooperados, colaboradorese comunidade, que fazem delauma cooperativa consolidadae estruturada para atender àsnecessidades dos cooperados eda população de Toledo e re-gião”, afirmou Welter.

Divulgação

Page 27: 07 17 2014

O PRESENTE | 29QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 AGRONEGÓCIO

Sul quer ser o maior produtor de leite do paísHoje, a região Sul é responsável por 33% da produção nacional,

com um volume de 10,74 bilhões de litros por ano

COM CRESCIMENTO DE 119%

Secretários de Agricultura elideranças da agropecuária dostrês Estados do Sul (Paraná, San-ta Catarina e Rio Grande do Sul)querem transformar a região namaior produtora de leite do país,com capacidade para abastecero mercado interno e gerar exce-dentes para exportação. Comisso, a produção de leite seriauma nova geradora de divisas eriquezas para o Brasil. A ideia éaproveitar o crescimento daprodução apresentado na re-gião, que foi de 119% no período2000 a 2012, acima da médianacional, que chegou a 63%, e daArgentina que foi de 16% nomesmo período, para transfor-mar o Brasil num grande expor-tador de produtos lácteos.

Hoje, a região Sul é respon-sável por 33% da produção na-cional, com um volume de 10,74bilhões de litros por ano, pertoda produção da região Sudeste,capitaneada pelo maior Estadoprodutor, que é Minas Gerais,cuja produção está estimadaem 11,5 bilhões de litros de lei-te. Com características produ-

Regiões ondese concentra a

maior parteda produçãode leite nostrês Estados,como Oestedo Paraná e

de SantaCatarina e

Noroeste doRio Grande do

Sul, têmaspectos declima e soloque são um

privilégiopara o Brasil

tivas e sanitárias semelhantes,os secretários de Agriculturada região, Norberto Ortigara(PR), Airton Spies (SC) e Clau-dio Fioreze (RS) reuniram-seterça-feira (15), na sede da Fe-deração da Agricultura do Es-tado do Paraná (Faep), em Curi-tiba, com produtores para es-tabelecer estratégias comunspara o crescimento organizadoda cadeia na região Sul.

DIAGNÓSTICONa reunião, traçaram um

diagnóstico da produção nostrês Estados e de suas potenci-alidades para atingir com maisvigor o mercado nacional e in-ternacional. Segundo o secretá-rio de Santa Catarina, AirtonSpies, a região onde se concen-tra a maior parte da produçãode leite nos três Estados, comoOeste do Paraná e de Santa Ca-tarina e Noroeste do Rio Gran-de do Sul, tem aspectos de climae solo que são um privilégio parao Brasil. “Trata-se da regiãocom maior potencialidade deproduzir biomassa do mundo

porque tem mais exposição àluz solar com regime de chuvaso ano inteiro, o que garante aprodução de forrageiras paraservir de alimentos aos ani-mais”, explicou Spies.

As propostas individuais decada Estado serão apresenta-das no dia 05 de agosto durantesolenidade de lançamento daExpointer, uma das maiores ex-

posições agropecuárias brasi-leiras, realizada na cidade deEsteio (RS). O próximo passo,segundo os secretários, será oenvolvimento dos governado-res, que assinarão uma resolu-ção no âmbito do Conselho deDesenvolvimento e IntegraçãoSul (Codesul) para que as pro-postas se transformem em po-líticas públicas de Estado paravários anos e não para um go-verno, formando a Aliança Lác-tea Sul Brasileira.

DIRETRIZESCada Estado vai montar sua

proposta conforme quatro di-retrizes que foram determina-das durante a reunião: qualida-de e sanidade do leite; gestão donegócio com visão de sustenta-bilidade; assistência técnicacom o comprometimento dosprodutores e boas práticas naspropriedades e nas indústrias.

O secretário do Paraná, Nor-berto Ortigara, defendeu adotarmedidas práticas para dar umsalto de qualidade na produçãocomo o enfrentamento das prin-cipais zoonoses que afetam o re-banho e o incentivo ao produtormelhorar a alimentação dos ani-mais, investimento em melho-ramento genético e melhorar agestão da propriedade. “Essaspráticas vêm sendo adotadas noParaná e estamos colhendo re-sultados animadores”, disse.

O secretário Spies (SC) disseque o fortalecimento da defesasanitária, com contratação detécnicos para vigilância sani-tária e a formalização da cadeiaprodutiva do leite em toda suaextensão são medidas impor-tantes para alcançar bons re-sultados no padrão de produ-ção. Para Spies, a questão datributação do leite, que tem pro-vocado guerra fiscal entre osestados, deve ser neutra.

O secretário Fiorezi (RS), porsua vez, propôs concentrar es-forços em ações preventivas naqualidade do leite. Ele sugeriu aformação de um Centro de Inte-ligência do Leite com geraçãode pesquisa, prospecção e in-formações para troca de expe-riências entre os três Estados aexemplo de órgãos semelhan-tes existentes em grandes regi-ões produtoras do mundo.

PRODUÇÃOO Paraná e o Rio Grande do

Sul, juntos, são responsáveispor 12% da produção nacio-nal. Segundo o Valor Bruto daProdução do Paraná em 2013,o Estado já produz 4,5 bilhõesde litros por ano, e o Rio Gran-de do Sul apresentou uma pro-jeção semelhante, de produzir4,5 bilhões também em 2013.Santa Catarina vem logo atrás,com uma produção de 3 bi-lhões de litros por ano.

Secretários dos três Estados do Sul estiveram reunidos em Curitiba para discutir a questão

MDA promove reunião em Toledo dia 31O Ministério do Desenvolvi-

mento Agrário (MDA) vai reali-zar cinco reuniões técnicas noParaná, com o objetivo de ori-entar e esclarecer os agentesenvolvidos com a operacionali-zação do Plano Safra da Agri-cultura Familiar 2014-2015. Osprincipais assuntos discutidosnos cinco encontros serão o Pro-grama Nacional de Fortaleci-mento da Agricultura Familiar(Pronaf), o Seguro de Agricul-tura Familiar/ Programa de Ga-rantia da Atividade Agropecu-ária da Agricultura Familiar(Seaf/Proagro Mais), o Progra-ma de Garantia de Preços para

a Agricultura Familiar (PGPAF),a Assistência Técnica e Exten-são Rural (Ater) e o Programa deAquisição de Alimentos (PAA),entre outros instrumentos depolítica pública.

Os encontros serão em Curiti-ba, dia 28 de julho; em Guarapua-va, dia 29; em Francisco Beltrão, dia30; Toledo, dia 31; e em Londrina,dia 1º de agosto. As reuniões sãoabertas principalmente para agen-tes financeiros, entidades presta-doras de serviços da Ater, secre-tarias municipais de Agricultura,organizações de agricultores fa-miliares, e demais interessados.

As reuniões contarão com a

presença do coordenador-geraldo departamento de financia-mento e proteção da produção,da Secretaria da Agricultura Fa-miliar do MDA, Mauri Andrade,e serão realizadas com o apoiode diversas organizações.

O deputado federal Zeca Dir-ceu destaca que no Paraná mui-tos agricultores dependem des-ses programas para desenvol-ver suas produções. “Essas reu-niões podem auxiliar muito amaioria dos agricultores familia-res, que precisam se informarsobre todas as oportunidades queo governo federal oferece para osetor”, disse o parlamentar.

Fotos: Divulgação/Faep

Page 28: 07 17 2014

30 | O PRESENTE - Edição 3881 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Page 29: 07 17 2014

Edição 3881 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Page 30: 07 17 2014

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOSamoel Jonas Golz torna público que recebeu

do IAP Licença de Operação para empreendimentode suinocultura, com validade até 04/06/2018, insta-lado na linha Guamirim, município de Nova SantaRosa, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DEREGULARIZAÇÃO DA

LICENÇA DE OPERAÇÃOArnaldo Karsten torna pública que requereu ao

IAP a Regularização da Licença de Operação paraatividade de piscicultura, implantada no lote ruralnº 188 e 189, do 31° perímetro da FazendaBritânia, linha Piratininga, município de Maripá,Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA AMBIENTAL

SIMPLIFICADAD M Reciclados Ltda - Me torna público que

requereu ao IAP a Licença Ambiental Simplificadapara atividade de seleção, trituração, limpeza etriagem de vidros, sucatas de alumínio, plástico,papel, papelão e aparas, a ser implantada na RuaVitória Regia, nº 320, Jardim Higienópolis, municípiode Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

32 | O PRESENTE - Edição 3881 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Page 31: 07 17 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo,59m², c/ 3 quartos, sala, bwc,cozinha, área de serviços,garagem, área de festa, inter-fone, câmera de segurança,1 ar-cond., Cond. TancredoNeves, MCR, R$ 120.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

APARTAMENTO, vendo,80m² + vaga de garagem, emconstrução, c/ 2 quartos, R.Rio Grande do Norte, próx. aoCartório Eleitoral, ótima locali-zação, MCR, R$ 220.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo ou troco, c/laje, 3 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand., garagem,churrasq., terreno 490m²,14x35, Lot. Santa Maria, MCR,R$ 160.000,00, troco por ca-minhão caçamba. Tr. (45)9812-3000 com Francisco.

CASA, vendo, 105m², c/ 2quartos, sala, cozinha, la-vand., garagem p/ 2 carros,R. Colombo esq. c/ R. Salva-dor, MCR, R$ 125.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

CASA , vendo, 130m²,nova, alvenaria, c/ 3 quar-tos, 3 bwc, área de servi-ço, sala, cozinha, janelaspersianas, cerca ferro ma-ciço, área de festas c/ pia emesa de mármore, Lot. BemTe Vi, MCR, R$ 265.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Rena-to ou 9815-8023 c/ Abelha,Crec i J -05266 . www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 134m², nova,Lot. Marechal, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9965-1029ou 3254-3354.

CASA, vendo, 135m², deesquina, c/ 3 quartos, sala,cozinha, lavand., área de fes-tas, terreno 210m², Lot. Au-gusto, MCR, R$ 145.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 250m², deesquina, c/ edícula, mobília eeletrodomésticos inclusos,ótima localização, em frente apraça Tropical, R. Aluísio Ans-chau, Quatro Pontes, R$420.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, 70m², alve-naria, terreno de esquina, c/espaço lateral p/ construçãode mais uma casa, BairroFrankfurt, MCR, R$ 130.000,00.Tratar pelo (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 74m², c/ 2quartos de casal, portão elet.,espaço p/ ampliação, refor-mada, forro pvc, murada,terreno 238m², próx. ao Clu-be A l iança, MCR, R$133.000,00. Tr. (45) 9912-7994 com Edson.

CASA, vendo, 80m², nova,c/ 3 quartos, Lot. Trentine,500m do novo mercado Copa-gril, ótima localização, MCR, R$125.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA , vendo, aprox.100m², nova, c/ 2 quartos,suíte, sala, copa/cozinha, la-vand., garagem, toda murada,terreno inteiro, R. Colombo,Lot. Imperial , MCR, R$248.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3254-3888 ou9978-4560 com Schone Cor-retor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, sala, cozi-nha, lavand./garagem, R. 13de Setembro, Lot. São Fran-cisco, MCR, R$ 170.000,00,aceito terreno ou terra comoparte de pgto. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, c/ 4 quartos,sala, cozinha, lavand., gara-gem p/ 2 carros, churrasq.,terreno 253m², R. Cachoeira,nº 468, Jd. Líder, 4 quadrasda Av. Irio Jacob Welp, MCR,R$ 127.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, nova, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., próx. ao cemitério,MCR, R$ 95.000,00, pelo pro-grama Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, nova, c/ 2quartos, suíte, bwc, sala,copa/cozinha, lavand., va-randa, beiral de laje, todamurada, Lot. Imperial, MCR,R$ 318.000,00, aceito auto-móvel, pode ser financiada.Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CHÁCARA , vendo,24.200m², 20.000m² em plan-tio, restante em reserva, sembenfeitorias, Linha Palmital,7km de MCR, R$ 90.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Rena-to ou 9815-8023 c/ Abelha,Crec i J -05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

C H Á C A R A , v e n d o ,24.200m², c/ 3.500 pés deeucalipto, sem benfeitori-as, Linha Palmital, 8km deMCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renatoou 9815-8023 c/ Abelha,C r e c i J - 0 5 2 6 6 . w w w.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA , vendo,3.000m², c/ casa em alvena-ria 80m², 1,5 km do asfalto,saída p/ Toledo, ótima locali-zação, em MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CHÁCARA , vendo,3.000m², no asfalto, 3km deMCR, sentido Margarida, R$80.000,00. Tr. (45) 9968-8210com Jeferson, Creci 25031.

CHÁCARA , vendo,3.500m², terra plana, sempedras, c/ floresta natural,500m de MCR, valor a com-binar, preço de ocasião, acei-to carro. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo,36.000m², c/ benfeitorias, 7kmde MCR, R$ 150.000,00, trocopor casa em MCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

C H Á C A R A , v e n d o ,54.000m², sem benfeitori-as, toda cercada, próx. aMargarida, R$ 85.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Re-nato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA , vendo,8.400m², 400m da nova sededo CTG, 300m do asfalto, sa-ída p/ Margarida, em MCR,valor a combinar, aceito cami-nhão Mercedes 1313 ou 1513.Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

CHÁCARA , vendo, c /benfeitorias, em Vila Nova,Toledo, R$ 180.000,00, acei-to troca por casa em MCR.Tr. (45) 9921-9844 c/ Rena-to ou 9815-8023 c/ Abelha,Crec i J -05266 . www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 1.100hectares, no asfalto, próx. aColinas e ao terminal ferrovi-ário, em Tocantins, valor eprazo a combinar, aceito tro-ca. Tr. (45) 8840-6226 ou3279-1666, Creci F-21288.

SALA COMERCIAL, ven-do, 56m², c/ cozinha, 2 bwc,garagem, R. Rio Grande doNorte, próx. ao Cartório Elei-toral, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

SÍTIO, vendo, 5,5 alq., 1em planta, restante em pas-tagem, cercado, boa laminade água de vertentes, ener-gia elét. até a propriedade,em Igu iporã , MCR, R$170.000,00. Tr. (45) 9921-9903 com André.

SOBRADO, vendo, 97m²,novo, Lot. Ana Paula, MCR, R$230.000,00. Tr. (45) 9911-6138 com Ari.

TERRA, vendo, 10.6 alq., 5em plantio, sem benfeitorias,Linha Marecos, distrito de Mar-garida, MCR, R$ 500.000,00.Tratar pelo (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 11 alq.,mecanizados, em Pato Bra-gado, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com Rai-mundo Van Den Bonn, Cre-ci F11955J.

TERRA, vendo, 12 alq., 6alq. de 1ª, restante reserva,sem benfeitorias, em NovoSarandi, R$ 895.000,00. Tra-tar pelo (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2 alq.,planta 1.15, sem benfeitori-as, c/ 3.000 pés de eucalip-to de 3 anos, Linha Vorá,Margarida, R$ 140.000,00.Tr. (45) 3282-1095 ou 9848-6028 com Mário.

TERRA, vendo, 2,8 alq.,planta 1,2, sem benfeitorias,na região da Linha Arara,próx. a MCR, doc. toda em dia,R$ 115.000,00, preço de oca-sião, pode ser parcelada. Tr.(45) 3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 2.5 alq., c/ 3aviários, 2 casas, diversasbenfeitorias, ótima localização,valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 30 alq., 18mecanizados, restante empasto, em São Clemente, San-ta Helena, valor a combinar.Tr. (45) 9978-6422 com Rai-mundo Van Den Bonn, CreciF11955J.

TERRA, vendo, 5 alq., 4,3em plantio, sem benfeitorias,em Curvado, divisa com PatoBragado, valor a combinar.Tr. (45) 9921-9844 c/ Rena-to ou 9815-8023 c/ Abelha,Crec i J -05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5 alq., c/chiqueiros seminovos p/ 1500suínos, fase de terminação, c/casa nova em alvenaria, emMCR, R$ 1.100.000,00. Tratarpelo fone (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,5 alq., c/reserva, sem benfeitorias,Linha São Bernardo, SãoRoque, MCR, valor: 1.100scs de soja por alq., aceitocarro até R$ 25.000,00. Tr.(45) 9909-8313.

Temperatura: 27º/16º Temperatura: 26º/16º Temperatura: 26º/15º Temperatura: 27º/17º Temperatura: 24º/15ºTemperatura: 27º/16º

TERRA, vendo, 5,67 alq.,4,5 em plantio, c/ casa em al-venaria 130m² c/ laje, 2.000mdo asfalto, 7,5km de MCR, va-lor: 1.200 scs de soja por alq.,60% de entrada + 1 pagamen-to anual. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,7 alq.,planta 3, restante pastagem,c/ benfeitorias, em MCR, R$285.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,9 alq., idealp/ açudes ou plantio de eucalip-to, Linha Vorá, R$ 250.000,00 àvista, na troca valor a combi-nar, aceito casa em MCR. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO , vendo,1.000m², 20x50, c/ 300m² embenfeitorias, R. Espírito San-to, próx. ao Colégio Rui Bar-bosa, MCR, R$ 600.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo,12,5x42,5, murado de um lado,plaino, pronto p/ construir, Jd.Imperial, MCR, R$ 90.000,00,pode ser financiado. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

Page 32: 07 17 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

TERRENO, vendo, 12x32,murado, R. Girassol, Lot. Hi-gienópol is, MCR, R$57.000,00. Tr. (45) 9974-8699com Onelio.

TERRENO, vendo, 12x33,Lot. Bem Te Vi, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9965-1029ou 3254-3354.

TERRENO, vendo, 12x36,Lot. Trentine, atrás do mer-cado novo da Copagril, MCR,R$ 85.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 12x39, R.Olindo Artmann, Lot. Modelo,ao lado da casa nº 33, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9965-1029 ou 3254-3354.

TERRENO , vendo,13x45,50, R. Darlei Bregolli,Lot. Maioli, MCR, R$ 95.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 13x50,R. Pernambuco, Lot. Mees,MCR, R$ 150.000,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 3.459m²,80m de frente p/ R. Cabral,MCR, R$ 250.000,00. Tr. (45)8825-8696 com Renato.

TERRENO, vendo, 301m²,18,16m de frente, Lot. BeijaFlor, MCR, R$ 95.000,00, ouentrada de R$ 20.000,00, res-tante em até 60 pgtos, finan-ciamento direto. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 315m²,14x22,5, Lot. Recanto Feliz,MCR, R$ 55.000,00 à vista, ouR$ 15.000,00 de entrada eassume 54 parcelas de R$975,00. Tr. (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO , vendo,360,50m², 17,50x20,60, ótimatopografia, Lot. Res. Flamen-go, MCR, R$ 112.000,00, acei-to automóvel na troca. Tr. (45)9978-4560 com Plinio.

TERRENO, vendo, 360m²,12x30, Lot. Wollstein, MCR, R$65.000,00. Tr. (45) 8825-8696com Renato.

TERRENO, vendo, 360m²,12x30, próx. ao centro e aoPeixe Frito, 1 quadra da Av.Rio Grande do Sul, MCR, R$125.000,00. Tr. (45) 8825-8696 com Renato.

TERRENO, vendo, 362,5m²,12,5x39, Lot. Vale Verde, sa-ída p/ Foz do Iguaçu, em MCR,R$ 70.000,00, aceito carrocomo parte de pgto. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 364m²,13x28, Lot. Araucaria, próx.ao centro, saída p/ Margari-da, MCR, R$ 65.000,00. Tra-tar pelo (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 377m²,13x29, todo murado, Lot.Muller, próx. ao clube Alian-ça, MCR, R$ 135.000,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, Lot. Araucaria, próx.ao centro, saída p/ Margari-da, MCR, R$ 85.000,00. Tra-tar (45) 9921-9844 c/ Rena-to ou 9815-8023 c/ Abelha,Crec i J -05266 . www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 414m²,Lot. Parque Ecológico, óti-ma localização, MCR, valora combinar. Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 comSchone Corretor de Imó-v e i s , C r e c i 1 3 . 8 4 8 ,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 416m²,10,40x40, todo murado,Lot. São Francisco, MCR, R$68.250,00, pode ser finan-ciado. Tr. (45) 3254-3083com Imobil iária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 465m²,12x38,75, R. Helmuth Koch,Lot. Porto Belo, 400m donovo mercado da Copagril,MCR, R$ 90.000,00, parceloparte. Tr. (45) 9135-3481(tim) com Elsio.

TERRENO , vendo,484,375m², 12,5x38,75, Lot.Monte Carlo, em frente aomercado novo da Copagril,MCR, R$ 120.000,00. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENOS, vendo, c/ in-fraestrutura completa, libera-do p/ construção, Lot. Maioli,sentido Anel Viario, 500m daRealize Mat. Construção,MCR, valor a combinar, par-celamento próprio ou à vistacom 5% de desconto. Tr.(45) 9968-4052 ou 3254-2148com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot.Dreyer, centro, Quatro Pon-tes, valor a combinar, entradade 40% e saldo c/ parcelamen-to próprio em até 36x. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

APARTAMENTO, alugo, c/1 quarto p/ 1 pessoa ou ca-sal, sala conjugada, cozinha,lavand., bwc, garagem, R. 7de Setembro, nº 434, fundosloja Darom Móveis, MCR, R$560,00, incluso água e con-domínio. Tr. (45) 9971-1150 ou9930-5300.

APARTAMENTO, alugo, c/1 quarto, suíte, sala, cozinha,lavand., churrasq., R. 31 deMarço, nº 263, Bairro AnaPaula, MCR, R$ 780,00 + con-domínio. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Cor-retor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem co-berta, churrasq., interfone c/abertura de portão, parabó-lica, R. Deonato Schwab,nº1157, MCR, R$ 570,00. Tr.(45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo,c/ 2 quartos, suíte, sala deestar, sala de jantar, cozi-nha, bwc, lavand., garagemp/ 2 carros, área de festas,Res. Di Cavalcante, MCR, R$724,00 + R$ 220,00 de con-domínio, incluso água, taxade lixo, segurança. Tratar( 4 5 ) 3 2 5 4 - 7 0 0 1 , w w w.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/3 quartos, 2 bwc, sala, co-zinha, lavand., despensa,aquecimento a gás, gara-gem, R. Minas Gerais, nº505, MCR, R$ 850,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTOS, alugo,em MCR, valor a combinar. Tr.(45) 8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTOS, alugo,novos, c/ 2 quartos grandes,demais dependências, ótimoacabamento, R. Pres. Costa eSilva esq. c/ R. São Paulo, nº861, MCR. Tr. (45) 9926-1202.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,bwc, sala, cozinha, área deserviço, churrasq., gara-gem, Lot. Port III, próx. aoposto Tonin, saída p/ PortoMendes, MCR, R$ 580,00. Tr.(45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, 50,46m², al-venaria, c/ 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., R. Ta-lismã, nº 177, MCR, R$ 420,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/2 quartos, sala, cozinha, la-vand., bwc, garagem fecha-da, R. Cachoeira, nº 288, Lot.Santo Amaro, próx. a Unioes-te, MCR, R$ 570,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/3 quartos, sala, cozinha, la-vand. fechada, bwc, todamurada, R. Alecrim, nº 109,Jd. Higienópolis, MCR, R$400,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9977-5515, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/4 quartos, 2 bwc, 2 salas, 2cozinhas, lavand., murada ecercada, Vila Gaúcha, 1quadra da Av. Rio Grande doSul, MCR, R$ 900,00. Tratar(45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA , alugo, c/ 2 quar-tos, bwc, sala, cozinha, la-vand., garagem, R. 12 deOutubro, nº 2916, Lot. Im-perial, MCR, R$ 600,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quar-tos, bwc, sala, cozinha, la-vand., garagem, R. Colom-bo, nº 2892, Lot. Imperial,MCR, R$ 650,00. Tr. (45)3254-3888 ou 9973-9434com Schone Corretor deImóve is , Crec i 13 .848 ,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quar-tos, suíte, 2 bwc, sala, co-zinha, lavand., área de fes-tas c/ churrasq., garegem c/portão elet., R. Santo André,nº 634, MCR, R$ 750,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, área deserviço, churrasq., garagem,Lot. Trentine, MCR, R$ 600,00.Tr. (45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, c/ laje, 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem, R. Walter Di-etrich, nº 2171, Lot. Bem TeVi, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9815-6518.

FAZENDA, arrendo, 2.550hectares, p/ plantio, cultiva-da a 4 anos, c/ casa nova,barracão p/ maquinário, do-cumentada, na região de Que-rência, Mato Grosso, valor acombinar. Tr. (45) 9991-5266com Darlei.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, bwc, R. Dom Pedro I,próx. ao Allmayer e postoStop, MCR, R$ 420,00. Tr. (45)9916-2700 ou 3284-1325.

QUITINETE, alugo, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., área c/ churrasq.,próx. ao Detran, MCR, R$460,00 + 20,00 condomínio. Tr.(45) 9930-1880 com Rosa.

QUITINETE, alugo, próx.a Unioeste, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9934-4498 com Leoci.

SALA COMERCIAL, alugo,65m², alvenaria, R. Minas Ge-rais, nº 984, sala 2, ao lado bi-cicletaria Central, centro, MCR,R$ 724,00. Tr. (45) 3254-4512ou 9911-8128 com Fernando.

SALAS COMERCIAIS, alugo,2, R. Pernambuco, nº 1623, 50mda Unioeste, MCR, R$ 750,00cada. Tr. (45) 9969-8051.

ASTRA ELITE HATCH 2.0,vendo, ano 2006, branco, flex,8v, automático, 4 portas, ardigital, direção, vidro, trava,alarme, bancos de couro, air-bag, abs, retrovisor elét., fa-ról de neblina, som, rodas 16,manual, chave reserva, R$29.900,00. Tr. (45) 9965-5095ou 8811-7542.

ASTRA GL HATCH 1.8, ven-do, ano 2001/01, branco, com-pleto, ótimo estado de conser-vação, R$ 16.500,00. Tr. (45)8409-6429 ou 3268-1446.

BESTA SV 2.7, vendo, ano95, branca, diesel, valor acombinar. Tr. (45) 3273-1166com Vilson.

BORA 2.0, vendo, ano2001, completo, valor a com-binar. Tr. (45) 9851-9281 ou9944-6310 com Luis.

CAMINHÃO, vendo, ano77, Ford 7000, motor Merce-des, valor a combinar. Tr. (45)9908-5898 ou 9109-6251.

CARRETA, vendo, ano2005, Randon, 9 eixos, c/24 pneus, 14 não recapa-dos, doc. ok, ótimo estado,R$ 130.000,00, aceito car-ros ou caminhonete. Tr.(45) 9909-8313.

CIVIC LXL, vendo ou tro-co, ano 2004, automático,todo revisado, impecável, va-lor a combinar, troco por Hor-net. Tr. (45) 9912-5550 ou9936-8717 com Paulo.

CORSA HATCH, vendo,ano 2003/04, preto, 4 portas,completo, R$ 19.000,00. Tr.(45) 9973-3009.

CORSA WIND 1.0, vendo,ano 98, verde metálico, bá-sico, gasolina, 2 portas, tra-va , chave rese rva , R$8.990,00. Tr. (45) 9965-5095 ou 8811-7542.

CORSA WIND, vendo, ano2001/01, cinza, 4 portas, va-lor a combinar. Tr. (45) 8807-7964 ou 9988-0263.

CRV 2.0, vendo, ano 2009,cinza, automático, completo,couro, airbag, abs, cd origi-nal, rodas liga leve, únicadona, impostos 2014 pagos,impecável, R$ 58.900,00. Tr.(45) 3254-7000 ou 8803-6565.

D-20, vendo ou troco, ano88, cabine dupla, Tropical Ca-bines, turbo de fábrica, DH,ar-cond., rodas liga leve,pneus novos, 2º dono, ótimoestado, R$ 35.000,00, aceitomateriais p/ construção e mãode obra, ou carro de menorvalor. Tr. (45) 9944-7004.

ESCORT LX 1.6, vendo,ano 89, álcool, ótimo esta-do, valor a combinar, aceitomoto, parcelo pgto. Tr. (45)9942-2738.

F-4000, vendo, ano 79, azulmetálico, 5 marchas, motormwm, bomba Bosch, freio adisco, placa refletiva, pinturanova, toda revisada, R$28.900,00. Tr. (45) 9965-5095ou 8811-7542.

FOCUS SEDAN 1.6, vendo,ano 2008, flex, impecável, R$23.000,00. Tr. (45) 9824-2900.

GOL SPECIAL 1.0, vendo,ano 99, azul, impecável, R$10.000,00. Tr. (45) 9934-6169.

GOLF GENERATION, ven-do, ano 2003, banco de cou-ro, ar-cond. digital, airbag,baixa km, único dono, R$23.900,00. Tr. (45) 9972-6538.

HILUX SRV, vendo ou tro-co, ano 2006, roda cromada22, ótimo estado, valor acombinar, aceito carro atéR$ 40.000,00, res tantetransfere parcelas. Tr. (45)9952-9095.

Page 33: 07 17 2014

O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 17/07/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 18/07/2014R$ 2,00

PARA ASSINANTES

HYUNDAI I30 2.0, vendo,ano 2012, automát ico,32.000km, único dono, impe-cável, R$ 59.800,00. Tr. (45)9824-2900 com Marcelo.

KA XR 1.6, vendo, ano2005, chumbo, completo, c/insufilm, rodas esportivas,alarme, engate, mp3, notafiscal, ótimo estado, valor acombinar, sem troca. Tr. (45)9133-2060.

PALIO ECONOMY 1.0, ven-do, ano 2012, flex, c/ vidro,trava, alarme, som, estepesem uso, 18.000km, únicodono, R$ 19.000,00. Tr. (45)9933-7600 com Edson.

PALIO EDX 1.0, vendo, ano97, branco, 8v, gasolina, 2portas, rádio usb, aberturainterna do porta malas, doc.2014 pagos, de repasse, va-lor a combinar, aceito troca demaior ou menor valor. Tr. (45)9922-8486 com Lucas.

PALIO FIRE 1.0, vendo, ano2004, prata, gasolina, 4 por-tas, ar, vidros, trava, alarme,som, manual, chave reserva,R$ 14.990,00. Tr. (45) 9965-5095 ou 8811-7542.

PALIO WEEKEND ADVEN-TURE 1.8, vendo, ano 2007,prata, flex, completo, compu-tador de bordo, cd original, ro-das liga leve, manual, chavereserva, impecável , R$27.800,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

PAMPA, vendo, ano 92,dourado, álcool, c/ direção,suspensão dianteira nova,capota de fibra, pneus embom estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9953-2884com Celso.

PARATI 1.6, vendo outroco, ano 99, completa, 4p o r t a s , a r - c o n d . , D H ,pneus novos, ótimo estado,R$ 13.500,00, aceito mate-rias p/ construção. Tr. (45)9944-7004.

PARATI CL 1.6 AP, vendo,ano 95, gasolina, faról de ne-blina, rádio usb, doc. 2014pagos, revisado, impecável,valor a combinar, aceito trocade maior ou menor valor. Tr.(45) 9922-8486 com Lucas.

PARATI, vendo, ano 89, ál-cool, R$ 6.000,00. Tr. (45)9800-8090.

P I C K U P S T R A D AWORKING 1.4, vendo, ano2010/10, valor a combinar,troco por Pick Up de menorvalor. Tr. (45) 9974-1762com Lauri.

S10 ADVANTAGE 2.4, ven-do, ano 2011, preta, flex, ca-bine dupla, completa, couro,rodas liga leve, cibié, cd,acessórios, manual, chavereserva, impecável , R$49.800,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

S10 EXECUTIVE 2.8, ven-do, ano 2006/06, prata, die-sel, placa A, R$ 52.000,00. Tr.(45) 9122-9122.

S10, vendo, ano 96, cabinesimples, R$ 15.000,00, aceitoSaveiro ou Pampa de menorvalor. Tr. (45) 9971-5515.

SANTANA 1.8, vendo, ano2001, etanol, completo, ban-co de couro, R$ 13.000,00. Tr.(45) 9974-7155.

SANTANA 2.0, vendo outroco, ano 2000, gasolina,completo, valor a combinar,troco por Gol G4 ou G5, 4 por-tas, completo, volto diferen-ça. Tr. (45) 9933-0741.

SAVEIRO SUPER SURF,vendo, ano 2004, completa,ótimo estado de conservação,valor a combinar, abaixo databela fipe, aceito Biz. Tr. (45)8814-3463 com Marcos.

SILVERADO, vendo, ano2000, completa, valor acombinar. Tr. (45) 9828-5155 com Neco.

SILVERADO, vendo, ano2000, R$ 33.000,00, aceitocarro de menor valor. Tr. (45)9828-5155 com Néco.

TEMPRA 2.0, vendo, ano95/95, 16v, completo, 4 pneusnovos, bom estado, R$7.000,00. Tr. (45) 9823-3268.

UNO SX 1.0, vendo, ano97, ótimo estado, valor acombinar, aceito moto. Tr.(45) 9942-2738.

VECTRA CD, vendo, ano95/96, 8v, teto solar, 4 pneusnovos, suspensão nova, re-visado, R$ 9.000,00, abaixoda tabela fipe. Tr. (45) 9944-1004 com Eliton.

VECTRA EXPRESSION 2.0,vendo, ano 2005, prata, 8v,completo, couro, ótimo esta-do de conservação, R$23.900,00, aceito moto. Tr.(45) 9909-8313.

VECTRA GTX, vendo outroco, ano 2009, automático,completo, couro, ótimo esta-do, R$ 32.500,00. Tr. (45)8841-8996 com Adilson.

BIZ 100 +, vendo, ano 2003,azul, R$ 2.500,00. Tr. (45)9949-4313.

BIZ 125 ES, vendo, ano2009/10, vinho, 2 pneus no-vos, doc. 2014 pagos, 2ºdono , impecáve l , R$4.900,00. Tr. (45) 9932-1184 com Samuel.

BIZ ES, vendo ou troco,ano 2005, c/ partida, ótimoestado, R$ 3.500,00, aceitomateriais p/ construção. Tr.(45) 9944-7004.

BROS ESD, vendo ou tro-co, ano 2008, ótimo estado,R$ 6.000,00, aceito materi-ais p/ construção. Tr. (45)9944-7004.

CG 125 FAN, vendo, ano2005, preta, R$ 3.300,00. Tr.(45) 3254-4140 com Fabiani.

CG FAN KS, vendo, ano2011/11, vermelha, R$4.600,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

CG TITAN 150 ESD, vendo,ano 2004, azul metálico, par-tida elét., freio a disco, placarefletiva, trava carneiro, R$3.650,00. Tr. (45) 9965-5095ou 8811-7542.

CG TITAN 150 KS, vendo,ano 2009, vermelha, R$5.000,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

CG TITAN KS, vendo, ano2010/10, amarela, R$5.300,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

FALCON, vendo, ano 2008,preta, c/ protetor de mão Cir-cuit, pneus novos, relação ebateria novas, doc. 2014pago, R$ 11.000,00. Tr. (45)9917-5477.

LEAD, vendo, ano 2011/11,vermelha, R$ 4.800,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

NEO, vendo, ano 2007/08,prata, R$ 4.500,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

SHINERAY, vendo, ano2012/13, pre ta , va lor acombinar. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

TWISTER, vendo ou tro-co, ano 2008, vermelha,valor a combinar, troco porcarro de maior valor. Tr.(45) 9961-2333.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, preta, R$ 3.000,00.Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano2008/08, preta, bem conser-vada, R$ 3.500,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR ED, vendo,ano 2013/14, vermelha, R$6.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YS FAZER 250, vendo, ano2009/10, vermelha, R$7.700,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

BARCO, vendo, 5m, usado,valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

CAPOTA, vendo, de fibra,p/ Pick Up Corsa, cor prata,R$ 500,00. Tr. (45) 9961-2333.

CARRETINHA , vendo,nova, carroceria alta, valor acombinar. Tr. (45) 3254-1579ou 8418-3609 com Alvadi.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel, cré-dito R$ 109.000,00, entrada R$24.600,00, assume 74 parce-las de R$ 1.856,64. Tr. (45)3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel, cré-dito R$ 46.600,00, entrada R$8.700,00, assume 69 parce-las de R$ 816,31. Tr. (45)3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas e calhas, inte-ressados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

GRADES DE SEGURANÇA,vendo, sanfonadas, panto-gráficas, p/ portas e janelas,usadas, ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 9921-9844com Renato.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr.(45) 9945-6693 com Marcio.

LANCHA, vendo, de fibra,c/ motor 50hp, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140.

LANCHA, vendo, Focker160, c/ motor 60hp Yamaha,4 tempos, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

LANCHA, vendo, Tropical,motor 100hp, 4 tempos, valora combinar, preço de ocasião,aceito camionete. Tr. (45)9934-8875.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza e per-fuma, cama box, cobertores,edredons, tapetes, estofadosde veículos, cortinas e persi-anas, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

MADEIRA, compro, de pe-róba, usada, tábua, caibro eassoalho, valor a combinar.Tr. (45) 9134-4067.

MOTOR, vendo, ano 2009,40hp, c/ partida elétrica, valor acombinar. Tr. (45) 3254-4140.

MOTOR, vendo, ano 2013,15hp, usado, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de soldador, interes-sados. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/instalação de som, alarmes,travas, vidros elét., p/ sexomasculino, acima de 18 anos,c/ experiência, interessados.Tr. (45) 3284-2591 ou 9135-3475 (tim) com Cristiane.

OFERTA DE TRABALHO p/montador de móveis e auxili-ar de montagem, c/ experiên-cia, interessados. Tr. (45)3254-2960 com José.

OFERTA DE TRABALHOp/ vendedor externo, p/área de comunicação visu-al, interessados. Tr. (45)9978-9064.

PROCURO casal p/ traba-lhar c/ ordenha, c/ experiên-cia e referência, interessa-dos. Tr. (45) 9962-9687 ou9134-0994.

REBOQUE, vendo, p/ barco,novo e usado, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140.

SALÃO DE BELEZA, ven-do, na Av. Maripá, nº 1775,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9836-6552 com Aida.

TELHADO, vendo, p/ retirardo local, aprox. 115m², c/ 70telhas de fibrocimento 6mm1.10x1.8, 26 telhas 1.10x0.90,13 cunheiras, 10 tesouras11m, valor a combinar. Tr. (45)9921-9844.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa,valor a combinar. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

PESQUE-PAGUE, vendo, 3alq., c/ 20 açudes, ótima lâ-mina de água, infraestrutu-ra completa, c/ lanchonetec/ capacidade p/ 200 pes-soas, cozinha industrial, óti-ma clientela, c/ moradia emanexo c/ 4 quartos, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

VACAS, vendo, 25, Holan-desas, alta genética, 5 lotesde 5 animais, a partir de R$4.500,00 por animal. Tr. (45)9825-2025.

Page 34: 07 17 2014