07 09 2014

32

Upload: orangotoe

Post on 01-Apr-2016

278 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

07-09-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 07 09 2014
Page 2: 07 09 2014

Início do fim do caos02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

A segurança pública ou a falta dela é sempretema recorrente na região de fronteira. Carcera-gens são superlotadas com pessoas que cometeramtodos os tipos de crimes, juntando assassinos aladrões de galinhas em um mesmo espaço, ondemaquinar crimes e fugas é quase regra a todos.Os porões mostram um sistema ineficaz que háanos preocupa a população, que sente a insegu-rança bater à sua porta. Riscos iminentes defugas, como aconteceu dias atrás em MarechalCândido Rondon, falta de condições mínimaspara agentes e policiais trabalharem e as vergo-nhosas condições de higiene esalubridade das carceragensapontam para uma ferida aber-ta há décadas e que parece que-rer começar a cicatrizar.

Ontem (08) iniciaram astransferências de mais de 50presos condenados da delegaciarondonense para penitenciári-as do Estado. A fuga que acon-teceu em 30 de junho foi o esto-pim, que chamou a atenção doDepartamento PenitenciárioEstadual para o problema no município. Assoluções propostas pelo Ministério Público, hádez meses, começam a ser postas em prática.Retirar todos os condenados da delegacia, aomenos. Aliás, condenados não podem cumprirpena nas carceragens de delegacias, muito co-mumente confundidas e denominadas cadeias.

O soluço de esperança que o Governo doEstado apresenta para o município dá a sensa-ção de que boa parte do problema pode serresolvido, mas ainda há muito a fazer. A soci-edade quer e precisa, de toda e qualquer forma,a construção da Delegacia Cidadã, que vai abri-gar o setor administrativo e de atendimento ao

público, e também a construção de uma novacarceragem, retirando da nobre área central dacidade uma construção caindo aos pedaços, maisfurada que queijo suíço. Até dias atrás, o esgotovazava aos pés, mostrando o que laudos daVigilância Sanitária e do Corpo de Bombeirosjá comprovaram: o prédio não tem condiçõessequer de ser reformado.

Construir a segurança pública em MarechalCândido Rondon e municípios de fronteira pas-sa por uma total reformulação das delegacias ecriação de vagas nos presídios. É também uma

questão de reforço policial.Neste quesito, o Oeste estábem mais equipado que ou-tras regiões, com incremen-tos e investimentos sendoconstantemente feitos, sejapara contratação de mais po-liciais civis e militares, sejapara a criação do Batalhão dePolícia de Fronteira, o pri-meiro do país, seja para areestruturação da Polícia Fe-deral em Guaíra, outra cida-

de que vê sua Delegacia da Polícia Civil comoum barril de pólvora.

Muito já foi feito, mas muito ainda a de sealcançar, mesmo que não seja a largos passos,como a sociedade cobra e merece. A transferênciados presos é um indício de que a população e ospróprios presos possam estar vivendo o início dofim do caos. Sabe-se que os passos são lentos,como foram até agora. Mas precisam ser dados.É importante caminhar, progredir, solucionarproblemas, independente de quem esteja no po-der. Uma região das mais ricas e produtivas dopaís, que inspira oportunidades e espira pro-gresso, não pode sofrer com a falta de segurança.

Muito já foi feito, masmuito ainda a de se

alcançar, mesmo que nãoseja a largos passos, como

a sociedade cobra emerece. A transferênciados presos é um indíciode que a população e ospróprios presos possam

estar vivendo o início dofim do caos

FRACKING - A MORTE VEMDAS PROFUNDEZAS (PARTE 2)

Continuando o tema da semana passada, éimportante saber que por lei federal o subsolo dopaís pertence à União, logo é de responsabilidadedo governo federal o leilão realizado ano passado.Assim como a Funai demarca terras e as entregaaos índios mesmo quando os proprietários possu-em escritura registrada, a Agência Nacional dePetróleo (ANP), órgão do governo federal, simples-mente vendeu aquilo que está debaixo dos nossospés. Se as águas subterrâneas forem contamina-das, não haverá mais produção de aves, suínos eleite. Com isso, 50% da força econômica da regiãoestará fulminada. A água e os alimentos serãocontaminados com substâncias cancerígenas,cujas consequências serão doenças e morte cer-tas. O gás de xisto não tem cheiro, portanto podeespalhar-se no ar e estaremos nos envenenandosem perceber. Resíduos do “fracking” poderão serliberados no ar, como o metano e o cloreto depotássio. Viveremos aqui uma nova Chernobyl.Chernobyl foi um dos maiores acidentes envolven-do usinas nucleares, já que em 26 de abril de 1986um de seus reatores explodiu, liberando enormequantidade de elementos radioativos que se es-palharam pela União Soviética, matando mais de90 mil pessoas ao longo de várias décadas.

Debaixo dos nossos pés está a segunda maiorreserva de água do mundo, o Aquífero Guarani,considerado um dos bens mais preciosos para ahumanidade no futuro. Sem combustível podemosviver, afinal se não temos carros vamos andar debicicleta, mas sem água um ser humano não vivemais que dez dias. Com tantas fontes de energiaà nossa disposição, desde a luz solar, é incompre-ensível e inaceitável este tipo de exploração sub-terrânea que pode comprometer e acabar com tudoo que temos, inclusive nossa perspectiva de futuro.São muitas perguntas a fazer, mas a maior talvezseja esta: se os riscos são tantos, por que o governoestá fazendo isso?

São várias respostas: insanidade, estupidez,corrupção. E, pasmem, a maior fatia de blocos foiarrematada pela Petrobras, aquela das propagan-das tão bonitas do tipo “o desafio é a nossa energia”,e os demais blocos, ela de novo, em consórcio comempresas estrangeiras. Os primeiros blocos leilo-ados estão localizados em regiões de alta produ-ção agropecuária no Brasil. Isso interessa aosamericanos, pois acabando com nossa produção,a deles valerá muito mais. É possível assim enten-der os gigantescos escândalos envolvendo a Petro-brás. Tem gente ganhando “rios de dinheiro” navenda da nossa água, da nossa produção, da nos-sa saúde e até do nosso futuro. Com a dívida públicachegando aos R$ 2 trilhões, alguém viu aí um jeitode reforçar o caixa, afinal, tem as dívidas da Copa eas eleições vem aí.

Se um agricultor joga uma simples “bosta deporco” na água do rio, pode ser multado e até presopelos órgãos ambientais. Que podemos fazer nóscontra um governo que vende nossas águas, o arque respiramos e a saúde dos nossos filhos? Danatureza depende a vida de nosso povo. Amanhãcomeço meu protesto solitário: não abasteço maisem postos Petrobras. Nesta hora ninguém podeomitir-se. Vamos reagir, gritar, protestar, participardas manifestações e cobrar dos nossos represen-tantes uma posição dura e definitiva contra umgoverno que está se tornando nosso inimigo.

* O autor é professor em Nova Santa Rosa

[email protected]

Page 3: 07 09 2014

Arquivo/OP

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,09 DE JULHODE 2014

Comentário do dia“Tem espaço para fazermos muito gol, comemorarmos e ela

(Dilma) perder a eleição”. Opinião do ex-presidente FernandoHenrique Cardoso (PSDB), ao avaliar que os brasileiros

sabem separar política de Copa do Mundo.

1.0301.0301.0301.0301.030candidatoscandidatoscandidatoscandidatoscandidatos

Um total de 1.030 candidatos requereramregistro no Tribunal Regional Eleitoral doParaná (TRE-PR). Ao todo, são 263 candidatosa deputado federal e 727 candidatos a deputa-do estadual. A disputa por uma vaga ao Sena-do conta com oito nomes: Alvaro Dias(PSDB), Ricardo Gomyde (PCdoB), MarceloAlmeida (PMDB), Luiz Romero Pivo (PSOL),Adilson dos Santos Silva (PRTB), Mauri VianaPereira (PRP), Evandro José Castagna (PSTU)e Luiz Antonio Bárbara (PTC).

GOVERNODO ESTADO

A eleição conta com oito candidatos aoGoverno do Estado, sendo eles: Beto Richa(PSDB), que tem como vice Cida Borghetti(PROS); Gleisi Hoffmann (PT) e o viceHaroldo Ferreira (PDT); Roberto Requião(PMDB) e a vice Rosane Ferreira (PV);Bernardo Pilotto (PSOL) e o vice MaiconPalagano (PSOL); Geonísio Marinho (PRTB)e o vice Rodrigo Sottile; Ogier Buchi (PRP)e o vice Valdredo Dzazio (PRP); RodrigoTomazini (PSTU) e a vice Érika LucianaAndreassy (PSTU); Túlio Bandeira (PTC)e o vice Ulisses Nogueira (PTC).

Mais auxílio-moradiaPromotores e procuradores do Ministério Público do

Paraná (MP) vão receber auxílio-moradia retroativo amarço deste ano, de modo semelhante aos juízes esta-duais e desembargadores do Tribunal de Justiça doParaná (TJ-PR). Do mesmo modo que no Judiciário, osmembros do MP vão ganhar um adicional de 15% dosalário bruto, por mês. O benefício será pago apenas aospromotores e procuradores que requisitarem o auxílio.O pagamento da verba será regulamentado pela Reso-lução 2.509/2014 do MP, que seria publicada aindaontem (08) no Diário Oficial do Estado.

EMBARAÇOUma decisão de caráter provisório da Justiça de São

Paulo derrubou a suspensão partidária por suposto envol-vimento com o PCC que havia sido imposta pelo PT aodeputado estadual Luiz Moura, que tenta ser candidato àreeleição, e anulou a convenção estadual da legenda ocor-rida no mês de junho.

A decisão cria um embaraço ao partido no início dacampanha eleitoral e, se for mantida, invalida todas ascandidaturas do PT no Estado, inclusive a de AlexandrePadilha, que disputa o governo paulista. São Paulo temsido um dos principais redutos que o partido tem focadonesta eleição para acabar com a hegemonia do PSDB.

O Tribunal de Contas do Estado doParaná (TCE-PR), aprovou comuni-cado estabelecendo as condições paraemissão de Certidão Liberatória. Odocumento é requisito para que osprefeitos possam receber recursos deconvênios.

A emissão das certidões tem sidoobjeto de intervenções pontuais por-que os municípios ainda não supe-

O deputado federal Dilceu Sperafico (PP) não deve contar com apoio integral do PMDB deMarechal Cândido Rondon na sua candidatura à reeleição. Enquanto o PP estaria fechado emtorno do nome do deputado estadual Ademir Bier (PMDB) para a Assembleia Legislativa,algumas lideranças peemedebistas municipais, em contrapartida, ainda avaliam para quemfarão campanha à Câmara Federal.

O vereador Josoé Pedralli (PMDB), porexemplo, já decidiu que vai trabalhar por umcandidato do seu partido. O escolhido é JoãoArruda, sobrinho do senador e candidato agovernador Roberto Requião (PMDB).

Outros estariam simpáticos ao nomedo ex-senador Sérgio Souza (PMDB), quetem se destacado em Marechal Rondonpela quantidade de recursos que destinouao município, cujo montante fica atrássomente do que Sperafico viabilizou.

REUNIÃOSe ainda não ocorreu, deve

ser realizada no municípioreunião envolvendo os de-putados Sperafico e AdemirBier, juntamente com o gru-po político. Certamente noencontro um dos objetivosserá aparar eventuais ares-tas que haja entre PMDB ePP para manter a aliançaunida na campanha.

Novos prazosraram as dificuldades de adaptaçãoao Plano de Contabilidade Aplicadoao Setor Público (PCASP) e a novaplataforma do Sistema de Informa-ções Municipais (SIM) do Tribunal.

Para que não haja a suspensão daemissão das certidões, o que poderiaimpactar no andamento de projetos eprogramas municipais, o TCE conta comnovos prazos.

A Advocacia-Geral da União (AGU) deusinal verde para que Dilma Rousseff (PT)faça campanha durante a semana e em horá-rio comercial. O órgão afirmou ao Planaltoque a presidenta também poderá “casar”

eventos de governo com atos de campanha emviagens oficiais. A AGU recomendou, noentanto, que o PT reembolse os gastos dasviagens. Resta saber, agora, se a Justiça Elei-toral vai concordar com essas orientações.

Campanha emtempo integral

Falta de unanimidade

Page 4: 07 09 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

Governo amplia prazo paraestudo de trechos de ferrovias

Agora os interessados terão até o próximo dia 29 paraentregar ao Ministério dos Transportes o requerimento

de autorização para a realização dos estudos

INFRAESTRUTURA

Exemplo não seguidoA coluna já se referiu ao livro Milton Luiz Pereira - narrativas

de uma vida exemplar, editado pelo Centro de Estudos Judici-ários da Justiça Federal e basicamente baseado em depoimen-tos dos que tiveram o privilégio de com ele conviver, em suapassagem pela vida exemplar. Num momento como este vividono Paraná, em que o Judiciário estadual, seguindo modeloimplantado em outros entes da assim chamada Federação (sic)brasileira, beneficia-se de um recurso mensal agregado a seusvencimentos sob a forma de “auxílio-moradia”, com protestosquase unânimes de uma sociedade que paga carga tributáriaonerosíssima, mantenedora dos serviços públicos, vale relatarseu exemplo. Um dos depoimentos colhidos para o livro, deautoria do doutor Roberto Lemos dos Santos Filho, vale pelaoportunidade do registro. Teve ele a oportunidade de durantetrês anos assessorar o Dr. Milton, quando este presidiu oTribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, em São Paulo.Entre as atitudes dignas de respeito que Roberto Lemos descre-ve, uma que cabe como luva a este momento demonstra, entreoutras citações, o zelo do Dr. Milton pelo dinheiro público. Foiele voto vencido, ao encerrar seu mandato como presidentedessa seccional da Justiça Federal, antes de assumir o cargo deministro do Superior Tribunal de Justiça. O tema em debate noPlenário da 3ª Região versava sobre assunto delicado: paga-mento de verbas atrasadas aos senhores juízes (ainda nãoeram denominados desembargadores). Milton, no dia seguinteà decisão, entregou a seu assessor Roberto Lemos para enca-minhamento uma minuta de ofício, feita de próprio punho, pelaqual abria mão do recebimento da verba (parcela vencida evincendas). Um exemplo que, salvo desinformação da coluna,não encontrou similaridade no momento presente.

OrçamentoexcessivoO efeito cascata previsto

pela coluna em relação à deci-são do Tribunal de Justiça (TJ)do Paraná, beneficiando a to-dos com o auxílio-moradia,além de já ter sido aplicado aoMinistério Público, também estásendo reivindicado por outrossetores. Indiferentes ao que vaicustar para este Estado, quepor excesso nas folhas de paga-mento foi punido na liberaçãode empréstimos. Nem se digaque o orçamento do TJ compor-tava o aumento. Se comporta,tal orçamento formulado em2013, foi superavaliado.

Não somos!A Copa e a política têm dado

aos seguidores das redes soci-ais na internet espaço paramanifestações em todos osníveis, do entusiasmo (maispelo futebol até ontem, 08,cujo resultado este texto nãoalcançou) ao humor. Uma dassátiras de larga visualizaçãofoi postada por um revoltadocom tratamento hospitalar re-cebido por parente, com exa-me de coluna postergado parasetembro. “Não somos todosNeymar como alardearam”.

Problemas em...Um editorial da Gazeta do

Povo, de Curitiba, dá conta dedebate interessante que ocor-re no Chile, cujas problemassão semelhantes aos brasilei-ros. Um dos pontos altos do

debate, que por aqui tambémmereceria um aprofundamen-to, é “a valorização do gastopúblico, dirigido prioritaria-mente em infraestrutura, edu-cação, saúde e produtividadeeconômica”. No Brasil tam-bém caberia uma atençãoespecial à preocupante inse-gurança. Temas da maior rele-vância que certamente, se fo-rem tratados na campanhaque se inicia, o serão sem aprofundidade necessária.

... debateUm detalhe que merece

atenção nesse debate chileno,cuja economia é muito menorque a nossa. O Produto InternoBruto (PIB) chileno, confirma amatéria, foi de US$ 350 bi-lhões em 2012; o nosso deR$ 2,25 trilhões no mesmoano. Em população equivale a8,5% da nossa. Em termos derenda por habitante o Chile nossupera: US$ 20 mil e US$ 11mil no Brasil. Em média: emrealidade uns têm muito e ou-tros dependem da caridade go-vernamental, que, por sinal,será bastante exposta na cam-panha. A preocupação do Chi-le, embora menor, contemplaum ponto que o Brasil tem cui-dado pouco: o gasto corrente,como porcentagem do PIB, pro-blema dos últimos 20 anos,acelerado agora, que inibe in-vestimentos produtivos. Espe-cialmente os estatais em infra-estrutura que atravancam o de-senvolvimento do país.

O governo federal prorrogou oprazo para que interessados emelaborar estudos de viabilidadecomplementares de seis trechosferroviários previstos no Progra-ma de Investimentos em Logística(PIL). Agora os interessados terãoaté o próximo dia 29 para entregarao Ministério dos Transportes orequerimento de autorização paraa realização dos estudos.

Inicialmente, o governo deuprazo de 20 dias para os interes-sados se manifestarem, a partirda publicação do chamamento pú-blico, feita em 10 de junho. “A

extensão do prazo deve-se à de-manda de eventuais interessa-dos”, informou o ministério.

Os estudos contemplam os tre-chos de ferrovias entre Açailândia(MA) e Barcarena (PA), com 457 qui-lômetros de extensão; Anápolis (GO)- Corinto (MG), com 775 quilômetros;Belo Horizonte (MG) - Guanambi (BA),com 845 quilômetros; e EstrelaD'Oeste (SP) - Dourados (MS), com659 quilômetros; Sapezal (MT) - Por-to Velho (RO), com 950 quilômetros,e Sinop (MT) - Itaituba (PA), com 990quilômetros de extensão.

A partir do recebimento da

autorização, as empresas terão180 dias corridos para apresentaros estudos. Uma comissão do Mi-nistério do Transportes analisaráos estudos e selecionará aquele aser utilizado na futura licitação doprojeto. Não há garantia de que osestudos serão usados e somenteum servirá de base para o certa-me, sendo descartada a possibili-dade de combinação de propos-tas. O interessado que tiver seuestudo selecionado terá direito aressarcimento, que não poderá ul-trapassar 2,5% do valor do investi-mento no empreendimento.

Alta da energia à indústria elimina desconto do governoUma das principais bandeiras

do governo Dilma Rousseff, a re-dução de 20% na tarifa de energiapara a indústria concedida em ja-neiro de 2013 já estará completa-mente eliminada ao fim do man-dato da presidenta, segundo cál-culos da Federação das Indústri-as do Estado do Rio de Janeiro(Firjan). Desde o início do ano, aenergia elétrica já ficou 7% maiscara para a indústria nacional, su-bindo para R$ 313,2 por megawatt-hora (MWh).

O valor é 144% mais alto doque a média paga pelo setor in-dustrial nos Estados Unidos, porexemplo. Mas a expectativa é quepossa atingir R$ 342,7/MWh emdezembro de 2014, 3,1% acima doregistrado em dezembro de 2012,antes da redução na tarifa conce-dida pelo governo por meio daMedida Provisória 579.

“Quando entrar o regime debandeiras tarifárias (sistema querepassará ao consumidor a par-tir do ano que vem os gastos doacionamento de usinas térmicas),

o custo da energia para a indús-tria vai ficar ainda mais alto”, aler-ta a especialista em Competitivi-dade Industrial e Investimentosdo Sistema Firjan, Tatiana Lauria.

A Firjan estima que os reajus-tes das tarifas se mantenham nacasa dos 17% no ano que vem, oque resultaria num custo da ener-gia de R$ 420,2/MWh para a indús-tria ao fim de 2015, com a entradaem vigor do sistema de bandeirastarifárias. O cenário ainda é oti-mista, porque prevê condiçõesclimáticas e hidrológicas favorá-veis, que permitam um baixo aci-onamento das térmicas. Ou seja,apesar dos esforços do governopara aumentar a competitividadeda indústria nacional, a energiaelétrica ainda estará 59,8% maiscara ao fim do ano que vem, emrelação a janeiro de 2013, quandofoi concedido o desconto.

A crise energética, que fez ex-plodir os preços do insumo nomercado livre, pode ter contribu-ído para o mau desempenho daindústria este ano. Setores ele-

trointensivos, como o de papel ecelulose, concluíram ser maisvantajoso paralisar a linha de pro-dução e revender a energia apro-veitando os preços mais eleva-dos, aponta o economista Ricar-do Buratini, gerente de Estudos eEconomia do Departamento dePlanejamento e Gestão de Mer-cado do Grupo CPFL Energia.

O grupo CPFL registrou umaqueda de 0,4% no consumo industri-al de energia no primeiro trimestrede 2014, após a alta de 2% em 2013.Buratini reconhece que parte dorecuo no consumo pode ser conse-quência da menor demanda porprodutos ou ajuste nos estoques.Mas ressalta que o desempenho daprodução por si só não costumacausar grandes oscilações no con-sumo industrial. “A gente não con-segue precisar o peso da cada fator(para a redução no consumo). Maso pessoal de papel e celulose, porexemplo, não está com um merca-do tão fraco assim, tiveram queimportar para atender à deman-da”, contou Buratini.

Portabilidade numérica registrou2 milhões de trocas no 1º semestre

No primeiro semestre desteano, a Associação Brasileira deRecursos em Telecomunicações(ABR Telecom) registrou duasmilhões de trocas de operado-ras de telefonia fixa e móvel re-alizadas pelos usuários dos ser-viços. Entre janeiro e junho de2014, o relatório da entidade ad-ministradora da portabilidadenumérica no Brasil mostra queforam efetivadas 1,15 milhão(57%) de migrações por solicita-ção de usuários de telefonesmóveis e 852 mil (43%) entreoperadoras do serviço fixo, man-tendo o mesmo número de iden-tificação dos telefones.

O volume de portabilidades

numéricas realizadas entre ope-radoras de telefonia fixa, no perí-odo, equivale a 74% do registradoentre as móveis que, desde o iní-cio da implementação do serviço,apresentam movimento de trans-ferências mais ativo na maioriados DDDs em operação no país.

Em 2013, as migrações efetu-adas entre operadoras com orecurso da portabilidade numé-rica foram 2,10 milhões no pri-meiro semestre, das quais 1,22milhão (58%) para usuários detelefones móveis e 888 mil (42%)para o serviço fixo.

De acordo com as informa-ções divulgadas pela ABR Tele-com, no segundo trimestre do

ano - abril a junho -, foram rea-lizadas 605,54mil (59%) transfe-rências entre operadoras parausuários de telefones móveis e416,54mil (41%) para os de tele-fones fixos, totalizando 1,02 mi-lhão de trocas.

A portabilidade numérica foiimplantada no Brasil, de formagradativa, nos 67 DDDs existen-tes, entre os meses de setembrode 2008 e março de 2009. Desdeo início da prestação do serviçoaté o dia 30 de junho deste ano,24,09 milhões de transferênciasforam efetivadas, das quais 9,01milhões (37%) entre operadorasde telefonia fixa e 15,08 milhões(63%) entre móveis.

Page 5: 07 09 2014

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 GERAL

Inflação oficial acumula alta e estoura o teto da metaNos últimos 12 meses, IPCA acumula alta de 6,52%. Meta que o Banco Central deve alcançar

este ano é 4,5%, com margem de 2% para baixo ou para cima, ou seja, até 6,5%

ECONOMIA

A inflação oficial medidapelo Índice de Preços ao Con-sumidor Amplo (IPCA) ficouem 0,4% em junho deste ano,desacelerando em relação aos0,46% de maio. Nos últimos12 meses, o IPCA acumulaalta de 6,52%, acima dos 6,37%relativos aos 12 meses imedi-atamente anteriores. A metaque o Banco Central deve al-cançar este ano é 4,5%, commargem de dois pontos per-centuais para baixo ou paracima. Portanto, o resultadoem 12 meses ficou acima dolimite superior da meta (6,5%).

O IPCA fechou o primeiro

semestre do ano com alta de3,75%. No primeiro semestre de2013, o índice era de 3,15%. Osdados foram divulgados ontem(08) pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE).

Segundo a entidade, ospreços dos alimentos e bebi-das foram os que mais contri-buíram para a queda da infla-ção em junho, que passaramde 0,58% para 0,11%, umadesaceleração pelo terceiro mêsconsecutivo. Os alimentosconsumidos em casa apresen-taram redução de 0,60% emjunho, contra alta de 0,41%em maio. Os maiores percen-

tuais foram a batata-inglesa(-11,46%) e o tomate (-9,58%).Houve queda ainda dos ali-mentos consumidos fora decasa (de 0,91% em maio para0,82% em junho), com desta-que para a refeição (0,96% para0,75%), refrigerante (1,29%para 0,51%) e cerveja (0,34%para 0,01%).

Já influenciadas pela Copado Mundo, as diárias de hotelaumentaram 25,33%, impactan-do as despesas pessoais, grupoque teve alta de 1,57% em ju-nho, resultado 0,77% em rela-ção a maio - e causando impac-to de 0,17% no IPCA de junho.

Nas despesas com habita-ção, houve redução de 0,61%para 0,55%, mesmo com altasna taxa de água e esgoto(0,95%), aluguel residencial(0,84%) e artigos de limpeza(0,92%). Neste caso, houvecompensação no item energiaelétrica, que passou de 3,71%para 0,13%.

Os gastos com saúde e cui-dados pessoais ficaram em0,60% em junho, após 0,98%no mês anterior, deixandopara trás os reflexos do rea-juste de março nos preços dosremédios (1,47% em maio para0,29% em junho). Houve tam-

bém redução nos preços dosartigos de residência (1,03%em maio para 0,38% em ju-nho), vestuário (0,84% para0,49%), comunicação (0,11%para -0,02%) e educação(0,13% para 0,02%).

Utilizado pelo Banco Cen-tral como parâmetro para obalizamento do Plano de Me-tas, o IPCA é calculado peloIBGE desde 1980 e se refere àsfamílias com rendimento deum a 40 salários-mínimos eabrange dez regiões metro-politanas do país, além deGoiânia, Campo Grande eBrasília.

Vale Cultura já movimentouR$ 13,7 milhões em seis meses

Após seis meses de sua ins-tituição, os cartões do Vale Cul-tura (no valor de R$ 50 men-sais) já foram distribuídos amais de 215 mil trabalhadoresde todas as regiões do Brasil querecebem até cinco salários-mí-nimos - R$ 3.620. Ao todo,R$ 13,7 milhões já foram consu-midos por meio do Vale - e, des-se valor, R$ 12 milhões foramutilizados para comprar livros,jornais, revistas e artigos depapelaria. Os dados foram di-vulgados pela ministra da Cul-tura, Marta Suplicy, em eventona Federação dos Sindicatos deMetalúrgicos da CUT/SP, emSão Bernardo do Campo.

“Há um consumo muitomaior de livros e revistas. Osetor saiu muito na frente docinema e do teatro. Quando co-meçamos a falar do Vale Cul-tura, as editoras e a LivrariaSaraiva já começaram a se pre-parar. E foram mesmo benefi-ciadas”, declarou a ministra.

Em segundo lugar, apareceo setor cinematográfico, comR$ 1,2 milhão consumidos,equivalente a 9,2% do total. Emseguida, com 1,3% e R$ 180 milconsumidos, está o comérciovarejista de instrumentosmusicais e acessórios. O setormusical, de venda de discos,CDs, DVDs e fitas, aparece emquarto lugar, com R$ 90,6 mil e0,66%. “Os cinemas agora es-tão mais ágeis. Cadeias como oCinemark e Kinoplex já entra-ram”, contou Marta.

O teatro ficou em quinto lu-gar, com R$ 52,6 mil e 0,38% dototal consumido. “O teatro, umdos setores que mais reivindi-

cava o Vale, é o que está maislento no processo. Muitos tea-tros não vendem ingressos porcartão e ainda não se apodera-ram do benefício. Talvez este-jam esperando o sistema termais musculatura. Se pensar-mos em espetáculos mais ca-ros, como um Rei Leão, é pos-sível que reservem um dia parao Vale Cultura, por exemplo”,sugeriu a ministra.

Marta apontou um dadoque considera interessante: emum ano, um trabalhador rece-be, por meio do Vale, R$ 600.“Com isso, neste período, pode-se consumir 40 sessões de cine-ma ou 35 peças de teatro, 28livros, 50 entradas em eventosde arte e 12 shows musicais. Ébastante. Isso muda a vida deuma pessoa”, opina.

A ministra pontuou que,sendo cumulativo, o benefíciopode ser utilizado para pagarcursos e comprar produtosmais caros. “Os beneficiadosestão comprando instrumen-tos musicais. Daqui a pouco vãofazer cursos de música, de ar-tes. E vão investir em educa-ção”, destaca.

Os dados revelam ainda aproporção da distribuição de-mográfica do Vale Cultura. En-tre as regiões brasileiras, o nú-mero de cartões se mantém su-perior no Sudeste, com 65%,seguido pelo Nordeste e Sul,que empatam com 11%. “Émuito positivo haver equilí-brio no Sul e no Nordeste”,salientou a ministra. Por ou-tro lado, Norte e Centro-Oestetêm apenas 7% e 5% da fatia,respectivamente.

Inflação vai fechar 2014 dentroda meta, diz secretário da Fazenda

Apesar de a inflação terbatido em junho o teto dameta oficial do governo em12 meses, o secretário dePolítica Econômica do Mi-nistério da Fazenda, MárcioHolland, manifestou confi-ança de que não haverá em2014 um estouro da meta.“Acreditamos que o IPCAvai ficar dentro da meta”,enfatizou.

Escalado pelo governopara comentar o resultadodo IPCA de junho, que le-

vou o IPCA em 12 meses a6,52%, acima do teto da metaestipulada pelo governo de6,5%, ele considerou comomuito importante a desacele-ração da inflação mensal portrês meses consecutivos e pre-viu estabilidade para o índicenos próximos meses. “Temosa inflação este ano manten-do-se estável nos próximosmeses em níveis bem confor-táveis, dando estabilidade depreços para a economia e ainflação atingindo a meta

anunciada”, afirmou.Questionado se uma nova

surpresa de pressão de altanas tarifas de energia nãopoderá atrapalhar os planosdo governo, o secretário res-pondeu: “Temos componen-tes variados da inflação esteano cedendo, como produ-tos agrícolas, industriais”,afirmou. Segundo ele, o go-verno acredita muito na es-tabilidade dos preços de bensduráveis e semiduráveis, oque vai garantir a melhorada confiança do consumidorna aquisição desses produ-tos nos próximos meses. “Háacomodação de alguns itense pode ter alteração de outrosgrupos. Se olharmos os pre-ços monitorados, eles já tive-ram um comportamento decorreção do final do ano pas-sado para cá de quase 4%acumulado”,destacou.

Ele disse que não vê pre-ocupação com uma alta depreços monitorados, porquehá outros grupos de preçosse acomodando. “Indepen-dentemente desse grupo(energia), porque a gentenão sabe ainda, temos ou-tros grupos se acomodandoe se ajustam”, afirmou.

Para 2015, Holland afir-mou que a expectativa dogoverno é de uma inflaçãomenor do que a de 2014.“Essa é a expectativa nossa evamos trabalhar nessa dire-ção”, afirmou.

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, MárcioHolland: “Temos a inflação este ano mantendo-se estável

nos próximos meses em níveis bem confortáveis”

Divulgação

Page 6: 07 09 2014

06 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

Senadores querem incentivarrecuperação de cobertura florestal

EM PAUTA

Entre as medidas previstas no texto está a possibilidade dededução do Imposto de Renda dos valores gastos pelo produtor

rural na preservação ou recuperação de mata nativa

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Papa Francisco (@Pontifex_pt)Com Deus, nada se perde; mas, sem Ele, tudo está perdido.

Fernando Rodrigues (@FR_BSB)Jornalista da Folha de S.Paulo

Na largada, rejeição ao governo Dilma é igual à de FHC em 2002,quando tucanos perderam.

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Joaquim Barbosa adia aposentadoria para agosto.

MP “copia” o Judiciário e também vai pagar auxílio-moradia.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Esposa de Schumacher esbanja sorrisos em primeira aparição

pública desde acidente.

Carta Capital (@cartacapital)Novas técnicas que integram lavoura, pecuária e floresta trarão uma

revolução agrícola ao Brasil. Por Delfim Netto.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Pela primeira vez, China leiloará carta de Karl Marx.

GloboNews (@canalglobonews)Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituições do

Imposto de Renda.

Estadão (@Estadao)Petrobras: governo estuda ceder mais áreas na região do pré-

sal para a estatal.

Executivo suspeito de liderar máfia dos ingressos é solto.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)#ARG: ausência de Di María deve alterar esquema tático.

Folha Poder (@folha_poder)Brasil: “Cadê o legado da Copa”, perguntam vizinhos da

Arena Pernambuco.

Blog do Noblat (@BlogdoNoblat)Diga não ao voto nulo.

Faeg Senar (@SistemaFaeg)A forte queda dos preços internacionais prejudicou a movimentação

e pesou sobre as cotações no mercado da soja.

Boca Maldita (@Boca_Maldita)A Fifa é muito legal. Morder nas costas não pode, é proibido. Já

quebrar a coluna dos outros com joelhadas, isto está liberado, numa boa!

Época (@RevistaEpoca)Hillary Clinton está pronta para substituir Obama?

G1 (@g1)Novo exame de sangue pode prever Alzheimer, dizem cientistas.

Valor Econômico (@valor_economico)Inadimplência sobe 2,8% no primeiro semestre.

Poupança desacelera em 2014.

Com preço defasado, Petrobras deixa de ganhar R$ 104 bilhõesem três anos.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Dubai quer construir o maior shopping do mundo.

Portal R7.com (@portalR7)Declarações de candidatos citam aviões, lanchas e joias.

Deverá entrar na pauta dapróxima reunião da Comissãode Agricultura e Reforma Agrá-ria (CRA) proposta que assegu-ra aos proprietários rurais umconjunto de benefícios fiscais ecreditícios para incentivar apreservação e recuperação deáreas florestadas.

Entre as medidas previstasno texto está a possibilidade dededução do Imposto de Rendados valores gastos pelo produ-tor rural na preservação ourecuperação de mata nativa, emmontante equivalente a até 20%do imposto devido.

Os benefícios estão previs-tos em substitutivo do relator,Waldemir Moka (PMDB-MS), aoito projetos de lei do Senado(PLS) que tramitam em conjun-

to, sendo três de 2007 (131, 142e 304), quatro de 2008 (34, 64, 65e 78) e um de 2009 (483).

O relator aproveitou partesdos diferentes projetos e, além dadedução de Imposto de Renda,estabeleceu outros incentivos,como juros menores em financia-mentos públicos. Moka sugere,por exemplo, que quanto maiorfor a área de vegetação nativamantida em relação à área totalda propriedade, maior será a re-dução de juros sobre crédito ruralconcedido ao proprietário rural.

Moka propõe ainda que fi-que isento do Imposto sobre aPropriedade Territorial Rural(ITR) parcela da propriedadeequivalente a até quatro vezes aárea mantida com vegetaçãonativa. O substitutivo estabe-

lece que a recuperação da co-bertura florestal se dê peloplantio de espécies nativas. Otexto concede benefícios pararecuperação e preservação nãoapenas de áreas protegidaspelo Código Florestal (Lei12.651/2012), mas também so-bre parcelas mantidas com ve-getação que extrapolem os li-mites mínimos obrigatóriospela legislação.

Assim, os incentivos fiscaise creditícios valem para recu-peração de áreas de preserva-ção permanente (APP), comoas matas ao longo dos rios e noentorno de nascentes e lagos, etambém para proteção de re-manescentes florestais e áreasde refúgio para a fauna local,por exemplo.

Eleições: Justiça começa adefinir tempo de rádio e TV

Os tribunais eleitorais co-meçaram ontem (08) a convo-car partidos políticos e emis-soras de rádio e televisão paraestabelecer o tempo que cadalegenda ou coligação terá nohorário eleitoral gratuito. NosEstados e no Distrito Federal, asaudiências vão definir a situa-ção dos candidatos a governa-dor, senador e deputado.

O presidente do TribunalSuperior Eleitoral (TSE), mi-nistro Dias Toffoli, fará a dis-tribuição do tempo de rádio etelevisão entre os partidoscom candidatos à Presidênciae Vice-Presidência, na tarde

do próximo dia 16.Depois de calcular esse tem-

po, os tribunais terão que sorte-ar a ordem de veiculação dapropaganda de cada partido oucoligação no primeiro dia dohorário eleitoral gratuito. Deacordo com a Lei das Eleições, apartir do segundo dia a propa-ganda veiculada por último, navéspera, será a primeira no diaseguinte, dando sequência àordem do sorteio.

Os tribunais têm que fazero sorteio até 12 de agosto paraque o TSE conclua o plano demídia com todas as previsõespara o horário eleitoral. O do-

cumento elaborado com to-dos esses dados precisa servotado no plenário do TSE -que só volta a se reunir noinício de agosto, quando ter-mina o recesso forense.

A propaganda eleitoral gra-tuita começa a ser veiculada nodia 19 de agosto e pode se esten-der até 02 de outubro - três diasantes do primeiro turno. Casoocorra segundo turno, a pro-paganda pode ser retomada 24horas depois do fim das vota-ções, ou seja, às 17 horas do dia06 de outubro e segue até o dia24 de outubro, dois dias antesdo segundo turno.

Impasse sobre vetos e falta dequórum dificultam votação da LDO

O Congresso Nacional se reúne naterça-feira (15), às 19 horas, e podevotar a proposta de Lei de DiretrizesOrçamentárias (LDO) para 2015. Ape-sar de não estar na pauta, o projeto éprioridade para garantir o recesso par-lamentar a partir do dia 18. A convoca-ção feita pelo presidente do Congres-so, senador Renan Calheiros, esbarra,porém, em dois entraves.

O primeiro é a votação de 21 vetospresidenciais. Entre eles, o veto total aoprojeto de lei complementar 416/08, doSenado, que regulamentava a criaçãode municípios. Desde dezembro do ano

passado, o Congresso não conseguiuanalisar nenhum dos vetos, que tran-cam a pauta e impedem a análise da LDO.

A principal barreira, entretanto, é avotação da própria LDO na ComissãoMista de Orçamento (CMO). Ainda faltaaprovar o relatório preliminar do sena-dor Vital do Rêgo (PMDB-PB), apresen-tado em 03 de junho. O texto foi lidoapenas na última quarta-feira (02), apósdois adiamentos por falta de quórum.

O parecer define como será feita aapresentação de emendas ao relatóriofinal da LDO de 2015. Cada congressis-ta poderá apresentar, em até dez dias,

três emendas individuais para integraro anexo de metas e prioridades daproposta orçamentária de 2015.

O presidente da Comissão Mistade Orçamento, deputado Devanir Ri-beiro (PT-SP), marcou reunião hoje(09), às 14h30, para votar o parecerpreliminar. Ele admite, no entanto, quehá dificuldade em votar a LDO peloCongresso, o que poderá inviabilizaro recesso parlamentar. “Se não vo-tarmos, não teremos recesso. Se nãotivermos recesso, nós vamos votar (aLDO) no final de julho ou começo deagosto”, afirmou Ribeiro.

Page 7: 07 09 2014

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 ESTADO

Relatório aponta queda no número de homicídios dolososPARANÁ

No primeiro trimestre deste ano o Estado registrou queda de 6%. Foram 705 ocorrências de homicídiosdolosos de janeiro a março deste ano, contra 747 nos três primeiros meses do ano passado

Relatório técnico da Coor-denadoria de Análise e Plane-jamento Estratégico (Cape),da Secretaria da SegurançaPública, registra queda de 6%no índice de homicídios do-losos (com intenção de ma-tar) no Paraná no primeirotrimestre de 2014, na compa-ração com o mesmo períododo ano anterior.

O número de homicídiosdolosos é o principal índiceutilizado mundialmente paraavaliar os resultados na áreade segurança pública. Os da-dos servem para orientar eplanejar as ações das polícias.

Foram 705 ocorrências dehomicídios dolosos de janei-ro a março deste ano, contra747 nos três primeiros mesesdo ano passado. Na compa-ração com 2010, a diminui-ção chega a 30%. Naquele

ano, foram registrados 1.001homicídios dolosos no Pa-raná no período.

Com base nos resultadosde cada uma das 23 Áreas In-tegradas de Segurança Públi-ca (Aisp), o relatório de crimesrelativos a mortes demonstraque a redução dos homicídiosdolosos ocorreu em mais dametade das regiões do Paraná(13). Em outras quatro, o ín-dice dessa modalidade de cri-me permaneceu estável.

A maior queda no índice, de64%, foi na região de CornélioProcópio, no Norte do Estado.Entre as demais reduções estãoas de Jacarezinho (-45%), Apu-carana (-47%), Paranavaí(-30%), Toledo (-4%), Cascavel(-30%), Pato Branco (-38%),Guarapuava (-33%), União daVitória (-38%), São Mateus doSul (-33%), Ponta Grossa

(-6%), Paranaguá (-17%) e SãoJosé dos Pinhais (-11%).

O Relatório Estatístico Cri-minal com informações doscrimes contra a vida, produ-zidos pela Cape, traz dadossobre roubo seguido de mor-te (latrocínio) e lesão corpo-ral seguida de morte, alémdos homicídios dolosos. Odocumento detalha as infor-mações por cada um dos 399municípios do Paraná e, naCapital, traz dados referen-tes aos 75 bairros, com basenos totais de vítimas de cadaevento criminoso.

A íntegra do relatório podeser conferida no site da Secre-taria da Segurança Pública(www.seguranca.pr.gov.br),clicando no ícone “Gestão daSegurança”, no menu ao ladoesquerdo da tela e, em seguida,em “Estatísticas”.

Aprovados em concurso daPolícia Civil são convocados

para tomar posseA Secretaria da Seguran-

ça Pública publicou na se-gunda-feira (07) o edital nº86/2014, que convoca 97 no-vos policiais civis para to-marem posse. O período vaide hoje (09) até sexta-feira(11). Os candidatos deverãocomparecer no dia e horáriopreviamente agendadospara a posse, ao Grupo Seto-rial de Recursos Humanos(GRHS) da Secretaria da Se-gurança Pública.

O atendimento será feitoapenas nos dias e horários de-terminados. Os candidatosque desejarem a remarcação

do ato podem fazer a solicita-ção por meio do [email protected].

O endereço para o compa-recimento dos aprovados éRua Deputado Mario de Bar-ros, 1.290, Edifício CaetanoMunhoz da Rocha, 3º andar,Centro Cívico, em Curitiba. Oscandidatos deverão levar to-dos os documentos e declara-ções necessárias já preenchi-dos, com exceção da data. Alista dos documentos pode serconferida no link www.se-guranca.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php-?con-teudo=101.

MP “copia” o Judiciário e tambémvai pagar auxílio-moradia

Promotores e procurado-res do Ministério Público doParaná (MP) vão receber au-xílio-moradia retroativo amarço deste ano, de modo se-melhante aos juízes estaduaise desembargadores do Tribu-nal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Do mesmo modo que noJudiciário, os membros do MPvão ganhar um adicional de15% do salário bruto, por mês.O benefício será pago apenasaos promotores e procurado-res que requisitarem o auxí-lio. O pagamento da verbaserá regulamentado pela Re-solução 2.509/2014 do MP.

Para o pagamento ser re-troativo a março - quando foisancionada a lei estadual quepermite a remuneração -, osmembros do MP e do TJ de-vem entrar com requerimentopedindo o auxílio nos 30 diasdepois da publicação do ato.

A resolução do MP foiassinada pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Gi-acoia, na última quinta-fei-ra (03), um dia depois que oTJ-PR regulamentou o be-nefício em votação do ÓrgãoEspecial do Tribunal de Jus-

Prazo de inscrições ao BomNegócio Paraná é prorrogado

Devido ao grande númerode interessados, o prazo de ins-crições da terceira turma doPrograma Bom Negócio Para-ná na modalidade de ensino adistância (EaD) foi prorrogadopor mais uma semana e termi-na no próximo dia 15.

O curso tem carga horáriade 68 horas divididas nos mó-dulos de Gestão de Negócios,Gestão Comercial, Gestão dePessoas, Gestão Financeira eGestão Estratégica. Há tambémo módulo especial de Introdu-ção ao Ambiente Virtual, comoforma de permitir ao aluno umacompreensão melhor de comotrabalhar numa plataforma deEnsino a Distância e tirar me-lhor proveito do curso.

As aulas começam no dia 31.O curso é gratuito e as inscri-ções devem ser feitas pelo siteda Secretaria da Ciência, Tec-nologia e Ensino Superiorwww.seti.pr.gov.br.

O Bom Negócio Paraná ofe-rece cursos de capacitação ge-rencial, consultorias para microe pequenos empresários e facili-dades no acesso às linhas de cré-ditos de baixo custo da FomentoParaná. Além das aulas gratui-tas, o programa permite aos em-preendedores o acesso a financi-amentos por meio da institui-ção, com juros entre os maisbaixos do país. As faixas de fi-nanciamento variam de R$ 300a R$ 3 milhões, de acordo com acapacidade de cada empresário.

Comissão da Assembleia sereúne hoje para analisar projetos

A Comissão de Constitui-ção e Justiça da Assembleia Le-gislativa fará sua sexta reuniãoextraordinária do ano hoje (09),às 09h30, na Sala das Comis-sões da Casa. Entre as cincoproposições que compõem apauta estão três mensagens doPoder Executivo, todas elas tra-mitando em regime de urgên-cia. O projeto de lei nº 325/2014,por exemplo, complementa oteor da Lei nº 17.905, de 02 dejaneiro de 2014, e autoriza acontratação de operação de

crédito com o Banco Nacionalde Desenvolvimento Econômi-co e Social (BNDES) com o obje-tivo de reduzir o passivo doBanco de Desenvolvimento doParaná S.A., em liquidação.

Serão votadas tambémemenda e subemenda de plená-rio ao projeto de lei nº 783/2011,de autoria do deputado EltonWelter (PT), estabelecendo re-gras de proteção, utilização sus-tentável e instrumentos de com-pensação pela preservação dematas de araucárias.

tiça. No texto, Giacoia argu-menta que o objetivo é darparidade entre as carreirasdo MP e da Judiciário.

Na prática, os 702 mem-bros do MP e os 818 magistra-dos paranaenses podem rece-ber o auxílio, que vale mesmopara aqueles que já têm casano município onde traba-lham. Os dois textos, do TJ-PR e do MP, são idênticos naparte sobre quem poderá ga-nhar o bônus. Só há três pos-sibilidades que excluem o pa-gamento: ocupar residênciaoficial (custeada pelo Tribu-nal de Justiça ou MinistérioPúblico), morar junto comoutra pessoa que já receba obenefício (como um procura-dor casado com uma juíza,por exemplo) ou ter sido co-locado à disposição por rece-ber sanção disciplinar.

Não é possível estimar oimpacto financeiro final dobenefício porque nem o TJ-PR nem o MP souberam in-formar quantos membrosativos teriam direito ao be-nefício nem suas respectivasfaixas salariais. Mas, consi-derando apenas os menores

salários entre os membrosde cada instituição, os cus-tos anuais chegam a R$ 27,3milhões no MP e R$ 32 mi-lhões no TJ-PR.

O salário de um juiz subs-tituto, o menor entre os ma-gistrados, será acrescido deR$ 3,2 mil mensais. Já umdesembargador, com o maiorsalário, deve ganhar cerca deR$ 4 mil extras. No caso doMP, os ganhos ficarão na fai-xa entre R$ 3,2 mil (promotorsubstituto) e R$ 4,4 mil (pro-curador-geral).

LEGISLAÇÃOApesar de haver a lei esta-

dual permitindo o pagamentodo auxílio-moradia, a Consti-tuição Federal estipula que aremuneração de servidorespúblicos deve ser feita em par-cela única, sem quaisqueracréscimos. A justificativa doMP e do TJ-PR, porém, é deque o auxílio-moradia seriauma verba indenizatória (paracompensar despesa de traba-lho). Também por causa docaráter indenizatório, não écobrado Imposto de Rendasobre o auxílio-moradia.

Page 8: 07 09 2014
Page 9: 07 09 2014

O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 GERAL

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Prefeitos cobram reforma na Lei Orgânica do TCE-PRIntenção é pressionar os deputados estaduais para que atuem no sentido

de rever leis que vêm emperrando administrações municipaisPrefeitos de toda região,

convidados da Associação dosMunicípios do Paraná (AMP),viajam a Curitiba para par-ticiparem de uma reuniãohoje (09), às 10 horas, naAssembleia Legislativa, daqual também farão parte osdeputados estaduais.

A intenção dos prefeitosé pressionar os parlamenta-res para que atuem no senti-do de rever a Lei Orgânicado Tribunal de Contas, quevem emperrando as admi-nistrações municipais. A re-clamação é geral e os prefei-tos alegam não ter condi-ções de administrar diante

Prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich, integra a comitiva demandatários municipais que participa de reunião hoje (09) em Curitiba

Ademir Herrmann

do que consideram abusosdo Tribunal de Contas nofornecimento de certidõesnecessárias para a viabiliza-ção de investimentos.

Dentre os prefeitos queseguem para Curitiba está ode Marechal Cândido Ron-don, Moacir Froehlich, que éum defensor de longa datadessa questão. Através de ini-ciativa do mandatário ron-donense o assunto começoua ser discutido no Conselhodos Municípios Lindeiros aoLago de Itaipu, seguindopara a Associação dos Muni-cípios do Oeste do Paraná(Amop) e para a AMP.

“Será um encontro mui-to importante, onde estare-mos dando sequência a estemovimento, que quer ga-rantir que os mandatáriosmunicipais tenham um me-lhor tratamento por partedo Tribunal de Contas.Queremos que o órgão per-mita que os municípios con-tinuem trabalhando e reali-zando ações para suas co-munidades, sempre dentroda legalidade. Iremos maisuma vez cobrar da Assem-bleia Legislativa se de fatohaverá uma alteração na LeiOrgânica do Tribunal deContas”, declara.

Em Guaíra, Gleisi recebe sugestões para o plano de governo

Em Guaíra, Gleisi Hoffmann fez um balanço de sua atuação à frenteda Casa Civil e falou sobre suas propostas ao Governo do Estado

A candidata ao Governodo Paraná, Gleisi Hoffmann(PT), se reuniu na noite de

segunda-feira (07) com maisde 200 lideranças políticas,presidentes de associações e

representantes de entidadesde classe de Guaíra para de-bater a elaboração das dire-

trizes do plano de governoda coligação Paraná Olhan-do Pra Frente (PT-PDT-PcdoB-PRB-PTN).

Ela visitou o municípioacompanhada do candidatoao Senado, Ricardo Gomyde,e os deputados federal ZecaDirceu e estadual Elton Wel-ter. Participaram do encon-tro o prefeito de Guaíra, Fabi-an Vendrusculo, a prefeita deMercedes, Cleci Loffi, e o pre-feito de Salto del Guairá (PY),Eduardo Paniagua.

Gleisi fez um balanço desua atuação à frente da CasaCivil da Presidência da Repú-blica, cargo que ocupou entre2011 e 2014, e comentou sobre

os principais entraves para odesenvolvimento do Estado.A candidata ouviu as suges-tões sobre os desafios que apróxima gestão estadual iráenfrentar para estimular odesenvolvimento dos muni-cípios da região. Os temasmais abordados pelos partici-pantes da plenária foram saú-de, turismo, segurança e aquestão indígena.

Gleisi garantiu que suagestão estará comprometidacom a construção do contor-no de Guaíra e também com aexecução da obra da ferroviaMaracaju-Paranaguá, que vailigar o Mato Grosso do Sul aoPorto de Paranaguá.

Divulgação

Page 10: 07 09 2014

10 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

MODERNA, BONITA E SEGURA

Iluminação pública de Santa Helena é reformuladaPrograma diagnosticou que ruas eram muito escuras, especialmente

as vias principais; lâmpadas mais claras estão sendo instaladasO Programa Gestão Com-

partilhada, desenvolvido pelaadministração de Santa Hele-na, em parceria com a Associa-ção Comercial e Empresarial(Acisa), constatou que as ruasdo município, principalmentea Avenida Brasil, eram escuras.A partir do diagnóstico, umamplo projeto foi colocado emprática para garantir vias maisclaras e, com isso, conquistarmais segurança.

Com a proposta de substi-tuir as lâmpadas amarelas porlâmpadas mais claras, a Se-cretaria de Agricultura e MeioAmbiente, que hoje respondepelo Departamento de Abas-tecimento, iniciou um traba-lho de substituição nas aveni-das Brasil, Curitiba e ArnaldoBusatto, além da iluminaçãono trecho que liga ao Bairro

Novidade agradou a população local, que havia diagnosticado o problema

Sol Nascente.São cerca de R$ 350 mil in-

vestidos em novas lâmpadas,que deixam as ruas mais claras,proporcionando além de segu-rança, visibilidade, beleza eprincipalmente qualidade devida à população, conformeaponta o secretário de Agricul-tura, Darinês Wilsmann.

Segundo ele, foram adquiri-das as novas lâmpadas e subs-tituídas nesses principais lo-cais. O material que sobrou éreutilizado nas ruas que aindanão possuem iluminação. “Aideia é expandir essa ilumina-ção para toda a cidade. Inclusi-ve está se trabalhando em umprojeto para substituir as lâm-padas das praças, por seremescuras”, informa o secretário.

O Bairro Sol Nascente, tam-bém atendido com iluminação,

recebeu ainda outras melhori-as, como construção de galeriasde águas pluviais e calçamento.

O prefeito Jucerlei Sotorivaafirma que as mudanças na ilu-minação são notórias e estãoproporcionando mais visibili-dade e segurança. “E a popula-ção percebe o quanto é impor-tante deixar a cidade mais boni-ta. Queremos desenvolver umtrabalho e melhorar a ilumina-ção de toda a cidade”, afirma.

A comunidade aprovou asmudanças. O empresário Clé-cio Fantinell diz que quandoanoiteceu viu que havia algodiferente em frente ao seu co-mércio. “Estava tudo mais níti-do, mais claro. A iluminaçãovem ao encontro da beleza dacidade, além de proporcionarsegurança, pois os braços com-pridos dos postes deixaram

mais visíveis a pista de rola-mento. Diminuíram os pontoscegos da avenida. As pessoas

Palestra a agentes ambientaisaborda saúde e segurança

Palestra orientou sobre saúde do trabalhador para agentes ambientais

A Secretaria de Agricultu-ra e Gestão Ambiental de Palo-tina realizou, recentemente,uma importante atividade apartir do Programa CidadeLimpa. Profissionais do Setorde Vigilância em Saúde minis-traram palestra para os traba-lhadores da Associação deAgentes Ambientais PalotinaPreserva (Apava) sobre saúdee segurança no trabalho. Oobjetivo é ajudar os agentes naprevenção, já que atuam mani-pulando materiais que podemgerar contaminação.

O Projeto Cidade Limpavem sendo desenvolvido pelaprefeitura com envolvimentode diversas secretarias muni-

cipais. Entre as ações, estão sen-do investidos recursos da Fun-dação Nacional de Saúde paraampliar a conscientização so-bre a importância da recicla-gem. O projeto compreende di-versas etapas.

A primeira foi a realizaçãode um mutirão de limpeza quedurante dez dias recolheumateriais recicláveis e outrosresíduos sólidos. A iniciativaenvolveu as secretarias mu-nicipais de Obras, Agricultu-ra e Gestão Ambiental, de Edu-cação, de Planejamento e deSaúde e Assistência Social,além de agentes de saúde,agentes de endemias e agen-tes da Apava. O mutirão aten-

deu 4.844 imóveis e diversosbairros. Além de ampliar ovolume de materiais reciclá-veis para a Apava, a ação vi-sou também contribuir com otrabalho de combate à den-gue no município.

O secretário de Agricultu-ra e Gestão Ambiental, CarlosPiovesan, destaca que o proje-to pretende mudar o conceitoda coleta seletiva no municí-pio. “Queremos envolver cadavez mais a população nesteprocesso importante para omeio ambiente que é a recicla-gem”, ressalta, ao informarque diversas ações serão de-senvolvidas nos próximosmeses a partir do programa.

Jell abre inscrições paraapresentação de trabalhos

No próximo dia 16 abremas inscrições para o envio dostrabalhos aos interessados emparticipar da 17ª Jornada deEstudos Linguísticos e Literá-rios (Jell). O evento será reali-zado entre os dias 06 e 09 deagosto na Universidade Esta-dual do Oeste do Paraná (Uni-oeste), campus de MarechalCândido Rondon.

As inscrições dos traba-lhos devem ser feitas pela in-ternet no site www.jell-unioeste.com.br até 11 de ju-lho e, para os ouvintes, as ins-crições vão até 06 de agosto.

Segundo a organizadora doevento, professora Juliana de SáFrança, o objetivo é oferecer aosparticipantes um espaço aber-to para o diálogo envolvendoprofissionais de Letras, Educa-ção e áreas afins, tendo em vistaa formação de professores e osdesafios e perspectivas no ensi-no na era contemporânea. “Nes-

ta edição, o foco principal será aárea de Línguas Estrangeiras,especialmente no que diz res-peito à prática de ensino, pre-tendendo-se refletir sobre as re-lações dialógicas estabelecidasentre línguas, sociedade e tec-nologia em tempos de aldeiaglobal”, declara.

A 17ª Jornada de EstudosLinguísticos e Literários con-tará com conferências, mesasredondas, minicursos e comu-nicações. Já estão confirma-dos os conferencistas profes-sor/doutor Kanavilil Rajago-palan, da Universidade Esta-dual de Campinas (Unicamp),e o professor/doutor VilsonLeffa, da Universidade Católi-ca de Pelotas (UCPel).

Mais informações podemser obtidas na coordenaçãode Letras do campus de Ron-don, pelo telefone (45) 3284-7845, ou no site www.jell-unioeste.com.br/2014.

C.Vale promove 8º Semináriodo Jovem Cooperativista

Em alusão ao Dia Interna-cional do Cooperativismo, co-memorado no primeiro sába-do do mês de julho, jovens as-sociados e filhos de coopera-dos da C.Vale e da Sicredi par-ticipam, no sábado (12), do 8ºSeminário do Jovem Coopera-tivista. O seminário acontecena Asfuca de Palotina. A aber-tura, às 08h30, terá a presençados presidentes da C.Vale e da

estão mais seguras em cami-nhar pelas ruas com crianças efamílias”, entende.

Assessoria de Imprensa/Palotina

Sicredi, Alfredo Lang e JaimeBasso, respectivamente. Oprofessor Marcelo Peruzzoabordará o tema MarketingPessoal de alto impacto.

O evento tem o apoio do Sesco-op-PR (Serviço Nacional deAprendizagem do Cooperati-vismo). Os jovens interessadosem participar do seminário,devem retirar os convites nasunidades da C.Vale e da Sicredi.

Divulgação

Page 11: 07 09 2014

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 11

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

QUARTA-FEIRA (09)

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

*

O prefeito das Antas pergunta para Giácomo em quemele votará nas próximas eleições, mas o comerciante prefe-re não revelar sua opção. Renato diz para Milita que Giáco-mo permitiu que eles namorassem. O prefeito das Antas eEpaminondas selam um acordo para que não haja insultosdurante suas campanhas. Milita aceita trabalhar com Rena-to no posto de saúde. Gina entrega para Zelão uma cartaescrita por Juliana.

MEU PEDACINHO DE CHÃO

Pamela tenta convencer Jonas de que não conheceHerval. Brian avisa que a reprogramação que fez em Cidão émomentânea. Verônica não aceita o convite para escrever abiografia de Jonas. Jonas e Pamela se reconciliam. Edmilsonacerta uma pedra no drone. Moreira e Jojô temem a reaçãode Pamela ao ver a matéria com Cidão. Barata convidaErnesto para ser seu gerente de vendas. Dorothy recebeflores, e Brian fica enciumado. Pamela promove Jojô, queindica Verônica para ficar em seu lugar. Edmilson entrega odrone para Jonas.

GERAÇÃO BRASIL

EM FAMÍLIAJuliana briga feio com Nando ao dizer que Bia pode ser

filha dele. Livia flagra beijão entre Laerte e Shirley. Rafaelaconta para Shirley que está grávida. Helena diz a Luiza quevai ao seu casamento. Livia tasca beijão em Leto na frentede Paulinha. André faz convite inusitado a Bárbara.

NEGA MALUCADE CAPUCCINO

Modo de preparo:Bata os ovos com o açúcar, óleo, chocolate, café e canela nabatedeira ou liquidificador. Coloque a farinha delicadamente edepois a água quente. Coloque em assadeira untada com mantei-ga. Leve ao forno em temperatura média/baixa para assar e dourarpor cerca de 40 minutos. Ao retirar do forno, fure com um palito ebanhe com a cobertura. Cobertura: coloque todos os ingredientesem uma panela e leve ao fogo até levantar a fervura, aplique-aquente sobre o bolo. Decore com os confeitos de chocolate.

Ingredientes3 ovos1 e 1/2 xícaras de açúcar1 colher (sopa) de café em pósolúvel2 xícaras de farinha de trigocom fermento ou 1 colher(sopa) de fermento de bolo1 xícara de chocolate em pó50% de cacau ou 32%½ colher (sopa) de canela em

ESCONDIDO NA FREIRAO soldado chegou correndo a uma bifurcação e viu uma

freira de pé. Sem respiração, ele pediu:- Por favor, irmã, posso me esconder sob seus trajes por

alguns minutos? Eu explico depois.A freira concordou. Logo em seguida, dois soldados

chegaram correndo e perguntaram:- Por favor, irmã, você viu um soldado que passou por aqui?Ela respondeu:- Ele foi por ali, apontando para o outro lado.Depois que os soldados sumiram, o soldado engatinhou

para fora do hábito da freira e disse:- Eu não sei como lhe agradecer, pois eu não quero ir para o Iraque.A freira respondeu:- Eu posso compreender muito bem o seu medo.O soldado acrescentou:- Peço-lhe para não me considerar rude, ou impertinente,

mas você tem um belo par de pernas.A freira respondeu:- Se você tivesse olhado um pouco mais para cima, teria

visto um belo par de bolas e percebido que eu também nãoquero ir para o Iraque.

pó1/2 xícara de óleo1 pitada de sal1 xícara de água quenteCobertura:4 colheres (sopa) de leite1/2 xícara de chocolate em pó50% de cacau ou 32%1 colher de manteiga1 xícara de açúcar1 colherinha de café em pó

RESPOSTA SINCERAA professora pergunta:- Em qual dia da semana você mais gosta da escola,

Joãozinho?- Domingo!- Por quê?- Porque a escola está fechada!

ÁRIES: Dia que enfati-za conhecimentos eampliação de horizon-tes mentais. Atenção àintuição. Evite compor-

tamentos inflexíveis.

TOURO: Você deve evi-tar exageros financei-ros e atritos com ami-gos. Cuidado para nãoexagerar nas expectati-

vas e idealizações.

GÊMEOS: Dia que trazdesafios envolvendo acarreira. Entenda quecada pessoa tem umaprendizado. Respeite

a verdade alheia.

CÂNCER: Respeite seuslimites físicos, mentaise emocionais. Estejamais atento à saúde,valorizando hábitos que

tragam bem-estar.

LEÃO: Dia com ten-dências a desafios en-volvendo a vida afeti-va e a intimidade. Mo-mento em que deve

abrir o coração.

VIRGEM: Dia com con-flitos envolvendo a vidadoméstica e afetiva.Você deve estar atentoa sua verdade interior,

mas respeitar as diferenças.

LIBRA: Momento queenfatiza estudos, via-gens e conhecimentosque estão atrelados aotrabalho. Atenção aos

fatores sutis.

ESCORPIÃO: Dia emque é muito importantevalorizar os seus conhe-cimentos e talentos.Tenha cuidado com ilu-

sões e idealizações.

SAGITÁRIO: Ênfase naliberdade, no conheci-mento e na verdadeinterior. As demandasfamiliares podem estar

sendo intensas.

CAPRICÓRNIO: Cuida-do com mal entendidosna comunicação. Sejacongruente no que dize no que faz. Esteja

pronto a ajudar.

AQUÁRIO: Dia que en-fatiza as amizades, masé preciso ter cuidadopara não misturar comdinheiro. Esteja atento

aos valores essenciais.

PEIXES: Momento queestimula viagens e co-nhecimentos. São gran-des as demandas dos

relacionamentos.

Page 12: 07 09 2014

12 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

2013

Valor Bruto da Produção paranaense cresceu 20%Comercialização da safra agrícola e pecuária do último ano alcança R$ 69,1 bilhões

A agricultura para-naense volta a registrarnúmeros recordes parao Valor Bruto da Pro-dução (VBP) de 2013. Se-gundo a primeira ver-são elaborada pelo De-partamento de Econo-mia Rural (Deral), daSecretaria da Agricul-tura e do Abastecimen-to, a comercialização dasafra agrícola e pecuá-ria do último ano al-cança R$ 69,1 bilhões,com aumento de 20% secomparado a 2012. Amaior parte deste au-mento é explicada pelarecuperação da safra degrãos, que atingiu 36,5milhões de toneladaspara o período de 2012/2013 - 17% superior aoanterior, sendo o maiorjá registrado em todahistória do Paraná.

A soja continua lide-rando o ranking da ren-da no campo, com a pro-dução de mais de 15 mi-lhões de toneladas - 18%a mais que o ano anteri-or. O levantamento doDeral mostra, ainda, quea produção de carnes noEstado foi recorde, su-perando a marca de 4,5milhões de toneladas,9% acima do ano de 2012.

“Vários fatores con-tribuíram para que osetor agropecuário pa-ranaense apresentasseesse ótimo desempe-nho”, afirma o secretá-rio da Agricultura, Nor-berto Ortigara. “O cli-ma do ano passado co-laborou, ao contrário doano anterior, quando ti-vemos fases de seca, ape-sar dos preços pratica-dos naquele período es-tarem bons para o agri-cultor”, diz ele.

PREÇOSAlém do ganho de

produção, destaca-seainda o aumento de pre-ços. Uma fração de 74%do valor de 2013 é com-posta por dez itens, sen-do que sete apresenta-ram altas acima de 6,28%.Ou seja, superior à in-flação no período, medi-da pelo Índice Geral dePreços - Disponibilida-de Interna IGP-dI, cal-

culada pela FundaçãoGetúlio Vargas (FGV).“A escalada do câmbiono período impulsio-nou os preços de pari-dade do setor, o que co-laborou para esta alta ebeneficiou também ossetores exportadoresparanaenses”, explicaOrtigara. Ele diz que atendência de alta apon-tada pela série se man-tém, pautada pelo mai-or nível tecnológicoadotado no Paraná eainda pelo reajuste dospreços dos alimentosnestes últimos anos.

AGRICULTURAEspecificamente o

segmento da agricultu-ra, os números do Deralmostram que houve umaumento de 25% do VBPem 2013, o que repre-senta mais de R$ 7 bi-lhões acima de 2012. “Asafra da soja foi decisivapara este crescimento,pois somente naqueleperíodo saiu de R$ 9,7bilhões para R$ 16,7 bi-lhões, mostrando a boarecuperação da cultura”,afirma o economistaFrancisco Carlos Simio-ni, chefe do Deral.

Ele explica que o va-lor foi atingido em con-sequência de uma pro-dução recorde de 15 mi-lhões de toneladas da ole-aginosa na safra 2012/2013. O preço de comer-cialização esteve 18%superior aos recebidospelos sojicultores em2012. Simioni prevê queo agricultor paranaenseestará mais capitalizadoneste ano.

A cultura do milhotambém voltou a apre-sentar maior produçãoem 2013, porém os pre-ços não tiveram a mes-ma sustentação que asoja. Houve uma retra-ção e consequentementequeda no VBP do milhoem torno do R$ 1 bi-lhão, especialmente porcausa dos preços prati-cados no segundo se-mestre, quando se co-mercializa a maior parteda segunda safra. “Comisso o milho apresentauma renda bruta para o

período em torno dosR$ 5,8 bilhões”, explicao engenheiro agrônomoCarlos Hugo Godinho,técnico do Deral.

A produção de cana-de-açúcar em 2013 semanteve estável, porémos preços se retraíram,fazendo com que o VBPda cultura mostrasse umrecuo em torno dos 3%.Os técnicos do Deraldestacam que por trêsanos consecutivos hou-ve queda dos preços in-ternacionais de açúcar,em função da boa safrados países concorrentes,bem como os preços maiscompetitivos da gasoli-na em relação ao etanol.

Ainda conforme orelatório da Seab, ou-tras variações que me-recem destaque no seg-mento são a mandioca(aumento de 38%), ba-tata (aumento de 112%)e feijão (mais de 21%).Juntas, essas culturascompensaram a retra-ção do milho, avançan-do de R$ 1,2 bilhão paraR$ 4,8 bilhões.

PECUÁRIANo segmento da pe-

cuária, depois de umcrescimento de 4% em2012, o setor se expan-diu chegando a 17% em2013, alcançando a cifrade R$ 28,7 bilhões. “Essaexpansão se deve à recu-peração do setor avíco-la, que em 2013 ampliouo abate de frango para1,7 bilhão de cabeças,contra o 1,56 bilhão doperíodo anterior. Tam-bém para os criadoreshouve valorização de 7%no preço carne da ave”,

diz Godinho.Segundo os técnicos

do Deral, para 2013 oaumento do VPB na avi-cultura poderá ser co-memorado em sua ple-nitude, ao contrário de2012, quando os custoscom a alta do milho com-prometeram a receita deempresas e produtores.

No ano passado fo-ram produzidos 4,5 bi-lhões de litros de leite,

Programas daConab não sãointerrompidosno períodoeleitoral

Os programas executa-dos pela Companhia Nacio-nal de Abastecimento nãoserão interrompidos duran-te o período eleitoral por setratarem de ações continu-adas. Entre eles se desta-cam os programas de Aqui-sição de Alimentos, Ven-das em Balcão, os leilõesrealizados pela Companhia,entre outros.

O período impõe, no en-tanto, restrições quanto àdoação de cestas de alimen-tos a instituições públicas eentidades de interesse soci-al. A ação estará suspensa de04 de julho a 05 de outubro.Onde houver segundo tur-no, a restrição se estende até26 de outubro.

As limitações não se apli-cam ao fornecimento de ces-tas a comunidades específi-cas e previamente seleciona-das pelo Ministério de De-senvolvimento Social e Com-bate à Fome. Também é per-mitida a entrega de alimen-tos em casos de emergência,para atender vítimas de cala-midades públicas.

Na hipótese de produtoscom data de validade próxi-ma ou em situação que possacomprometer a qualidade, adoação poderá ser feita caso aação seja julgada pertinente,após a notificação à autorida-de eleitoral e com justificati-va ao procedimento.

Especificamente no segmento da agricultura, números do Deral mostram quehouve um aumento de 25% do VBP em 2013

Jonas Oliveira/AEN-Pr

8% a mais que em 2012,enquanto os preços fi-caram 8% acima da in-flação. Com essa valori-zação, o leite chegou aR$ 4,2 bilhões, mostran-do um incremento de17% para o setor. Tam-bém as silagens apre-sentaram aumento deprodução e preços aci-ma da inflação, chegan-do a R$ 1,7 bilhão, comevolução de 43%.

Já o setor florestal apresentou um desenvolvi-mento de 5% em função das toras para serrariase laminadoras, que tiveram crescimento de rendade 6%, com uma produção 11% maior, e tambémpela valorização da erva-mate.

A estimativa do VBP de 2013 deverá serconsolidada até a segunda quinzena de agosto,quando os técnicos do Deral finalizam os estudosdos comparativos das safras. O número é impor-tante, pois mede a receita bruta da agropecuáriaparanaense e implica na forma de como a admi-nistração estadual fará a composição da cesta deíndices de 2015, que forma o Fundo de Participa-ção dos Municípios (FPM).

FLORESTAS

Page 13: 07 09 2014

O PRESENTE | 13QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 GERAL

PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Bosque recebe melhorias para 35ª Festa do Boi no RoleteTrabalhos de limpeza estão sendo realizados no local onde as equipes preparam

seus boxes. Iluminação também foi completamente remodelada e melhoradaFotos: Ademir Herrmann

João Marcos Gomes, integrante da subcomissão do Boi no Rolete,vistoriou as melhorias que estão sendo realizadas no bosque

A estrutura do bosque noParque de Exposições de Mare-chal Cândido Rondon, local ondeestão localizados os boxes dasequipes que participam da FestaNacional do Boi no Rolete, estápassando por melhorias, com areforma de mesas, bancos, ba-nheiros, churrasqueiras, entreoutros. O trabalho vem sendoacompanhado por uma subco-missão da Comissão Central Or-ganizadora (CCO), que tem à

frente os vereadores João Mar-cos Gomes e Hilário Hofstaetter.

Na segunda-feira (07), apósreunião da CCO realizada noparque de exposições, o vereadorJoão Marcos Gomes foi verificaro andamento dos trabalhos.“Conforme definido no ano pas-sado, a partir da legislação cria-da, em que cada uma das equipesassumiu a responsabilidade peloseu box, a prefeitura e a CCOfazem apenas a parte geral do

bosque, que são melhorias naestrutura. O trabalho interno depintura das estruturas, reformaou colocação de cercas e outrosdetalhes de decoração cabe àsequipes. Com relação aos traba-lhos de forma geral, tudo estábastante adiantado. Com certe-za será mais um grande evento”,aponta João Marcos.

Conforme a CCO, assim comoo Parque de Exposições em geralrecebeu nova iluminação, a ilu-minação no bosque também foicompletamente remodelada e

melhorada. “Será um dos gran-des diferenciais para este ano”,adianta João Marcos.

35ª EDIÇÃONeste ano, a Festa Nacional

do Boi no Rolete, que é uma dasatrações do 54º aniversário deMarechal Cândido Rondon,chega à 35ª edição. Milhares depessoas comparecem ao Par-que de Exposições para presti-giar a atração gastronômica,com base no prato típico domunicípio.

Empresas, indústrias, associ-ações, entidades e grupos deamigos se reúnem para confra-ternizar com seus convidados.O boi assado no rolete recebetemperos e preparo especial,garantindo maciez da carne esabor inigualável.

Recentemente as equipesque participarão desta ediçãoforam chamadas para um en-contro na prefeitura rondonen-se, onde foram esclarecidasdúvidas e mencionados deta-lhes para mais esta festa.

Membros daComissão CentralOrganizadora se

reúnemperiodicamente

para tratar sobredetalhes da Expo

Rondon, queacontecerá de 24

a 27 de julho

Page 14: 07 09 2014

Depois de dez meses do pri-meiro pedido de interdição dacarceragem da Delegacia de Po-lícia Civil de Marechal CândidoRondon, feito pelo MinistérioPúblico por conta da superlota-ção e falta de segurança e salu-bridade, o Departamento Peni-tenciário Estadual (Depen) abriu70 vagas para o município e vairemover todos os presos conde-nados do local. A primeira trans-

ferência aconteceu na manhã deontem (08), quando 20 detentosdeixaram a cidade com destino àPenitenciária Estadual de Casca-vel. Até o fim da próxima sema-na, os outros 34 condenados queestão cumprindo pena na dele-gacia devem ser transferidos.

As informações são do dele-gado Pedro Lucena, que coman-dou a operação na manhã deontem. Um forte aparato poli-

cial foi mobilizado para dar su-porte à transferência. Ao me-nos oito viaturas das políciasCivil, Militar e do Batalhão dePolícia de Fronteira (BPFron) edezenas de homens fizeram aescolta de um ônibus e de duasviaturas que levaram os presos.

“Vínhamos há muito tempobatendo na tecla da transferên-cia. Não só nós da Secretaria deSegurança, mas também o Juí-zo da Vara Criminal e o doutorClairton (Mário Spinassi), pe-díamos a sensibilização das au-toridades. Até que enfim as au-toridades ligadas ao sistema pe-nitenciário nos ouviram”, pon-

tua o delegado.Lucena explica que a carcera-

gem rondonense abrigava antesda transferência 54 detentos jájulgados e condenados, que de-veriam estar em penitenciárias.“É um absurdo o número de pre-sos condenados que havia em Ma-rechal Rondon”, avalia o delega-do. “Tanto as autoridades quan-to a sociedade civil sabem quelugar de preso condenado é nosistema penitenciário e não emdelegacias”, lembra.

CRONOGRAMAEssa foi a primeira transferên-

cia do ano. Em cerca de dez dias

Page 15: 07 09 2014

O delegado PedroLucena explica que ospedidos de transferên-cias ocorrem sistema-ticamente, mas quenão obtinham suces-so. Ele avalia que afuga ocorrida em 30de junho chamou aatenção das autorida-des para o grave pro-blema enfrentado nomunicípio. “A fuga foifundamental para queas autoridades olhas-sem para MarechalRondon. A mídia divul-gou bastante a infor-mação e as autorida-des perceberam a ne-cessidade urgente emreduzir a superlotação na delegacia”, explica.

Em 30 de junho, presos fizeram dois buracos em paredes dadelegacia até ganharem a liberdade. Sete conseguiram fugir,mas três foram recapturados no momento da fuga, em um terrenoao lado da delegacia. Nesta semana, outro fugitivo foi recaptura-do, em Palotina, depois de ter supostamente participado de umassalto a uma empresa da cidade.

Lucena entende que somente a construção da DelegaciaCidadã pode acabar com as grandes chances de fuga, que, naopinião dele, geram grande risco à comunidade local. “A casacedida pela administração - que vai abrigar o setor administra-tivo da Polícia Civil, deixando o atual prédio somente para ospresos e para o Depen - já está sendo reformada, e devemosmudar em breve. O projeto da construção da Delegacia Cidadãestá meio empacado, mas não podemos perder as esperan-ças”, sintetiza.

todos os condenados devemdeixar o município. “Hoje (on-tem) foram transferidos 20(presos). Até o fim da semanavamos transferir outros 16”,diz Lucena. O dia exato datransferência não pode ser di-vulgado com antecedência pormotivos de segurança. “Osoutros 18 devem ser transferi-dos até o fim da próxima se-mana. O Depen abriu 70 va-gas para MarechalRondon. Não te-mos 70 condena-dos, mas vamosimplantar em peni-tenciárias todos os54, o mais rápidopossível”, garante odelegado, que atu-almente respondetambém pela Dele-gacia em Guaíra.

SUPERLOTAÇÃOCom a transferência de on-

tem, 113 presos permanecemna carceragem de Delegaciade Polícia de Marechal Cândi-do Rondon. Apesar de melho-rar as condições de trabalho depoliciais e agentes penitenciá-rios, o número ainda é alto comrelação à capacidade do local.“O número está muito aquémdo ideal. Temos espaço para30 presos”, pontua. Com asoutras transferências progra-madas, a carceragem deve con-

tinuar abrigando cerca de 80detentos. “Mas entram dois outrês novos presos por sema-na”, emenda.

DIFICULDADEA criação da Central de Va-

gas, que regula as transferên-cias em todo o Estado, na opi-nião do delegado de Mare-chal Rondon, tem “engessa-do” delegados, que não con-

seguem negociarcom facilidade atransferência de de-tentos. “A Centralde Vagas é um fatorcomplicador, mastemos que acatar asdecisões. Apesar dis-so, agora o problemaem Rondon vai dimi-nuir”, ressalta.

PRECARIEDADEA precariedade das instala-

ções da delegacia rondonenseé um fato que preocupa Luce-na. Várias tentativas de fuga,instalações sem higiene e lim-peza e falta de circulação dear são alguns dos problemasenfrentados. A fragilidade dasparedes, por diversas vezes re-mendadas depois de buracosterem sido feitos pelos deti-dos, facilita as tentativas e/oufugas. A superlotação, com in-fraestrutura adaptada, é fa-vorável a rebeliões.

“Tanto asautoridades

quanto asociedade civil

sabem que lugarde preso

condenado é nosistema

penitenciário e nãoem delegacias”

Page 16: 07 09 2014

16 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUARTA-FEIRA,09 DE JULHO DE 2014

Dia 09: Aírton Leomar HubnerDia 09: Augusto DudczakDia 09: David Carlos Augusto da CostaDia 09: Dirce Inês Klein BoufleurDia 09: Eni KawackiDia 09: Ilse Dahmer DvojatzkeDia 09: Isolde SchimdtDia 09: João Francisco MachadoDia 09: Lauro SchöneDia 09: Leoni TonnDia 09: Luciana KarpinskiDia 09: Meike Suzana SchumannDia 09: Nilson ChristmannDia 09: Roseli BottegaDia 09: Rubi Paulo Voigt

PRÊMIOEDUCADOR NOTA 10O prazo de inscrição da 17ª edição do

Prêmio Educador Nota 10 foi prorroga-do até hoje (09). O prêmio tem comoobjetivo promover as iniciativas pe-dagógicas de professores, diretores,coordenadores pedagógicos e orienta-dores educacionais de escolas públi-cas e particulares. São ideias que mos-tram a importância da aprendizagemde crianças e jovens e como despertareste prazer pelo conhecimento. As ins-crições devem ser feitas no sitewww.educadornota10.org.br.

JANTAR ITALIANOO Provopar de Pato Bragado realiza na sexta-

feira (11) o tradicional Jantar Italiano, que contarácom uma infinidade de pratos típicos. O jantarserá servido no Clube dos Idosos, a partir das 20horas. Fichas estão sendo comercializadas comintegrantes da Diretoria do Provopar, aovalor de R$ 25.

CURSO TÉCNICOEM INFORMÁTICAA Universidade Tecnológica Federal do Paraná

(UTFPR), em parceria com a Prefeitura de SantaHelena, Secretaria de Estado da Educação doParaná (Seed-PR) e apoio da Associação Comerciale Empresarial de Santa Helena (Acisa), está cominscrições abertas para o processo seletivo - e-TEC- 2014-2, destinado à classificação dos candidatospara o preenchimento das vagas oferecidas no 1ºperíodo do 2º semestre do ano letivo de 2014 paraos cursos de Educação Profissional Técnica deNível Médio - subsequente na modalidade adistância, no âmbito da Rede e-Tec (Escola TécnicaAberta do Brasil), ofertados pela UTFPR.

O curso ofertado pelo campus de Medianeirano município de Santa Helena é o de Técnicoem Manutenção e Suporte em Informática,com 50 vagas.

LIMPAR,DESINFETAR EESTERILIZAR

Limpar, desinfetar e esterilizar: vocêsabe a diferença? Quando usar cada umdeles? No programa Bem Estar, os infec-tologistas Caio Rosenthal e Renato Grin-baum explicaram que cada técnica temum resultado diferente - a limpeza, comum pano, água, sabão e detergente, porexemplo, remove apenas a sujeira e re-duz em até 95% a carga de micro-orga-nismos de um objeto; já a desinfecção,com cloro, álcool ou hipoclorito de só-dio, tira a maior parte deles, perto de98%, enquanto a esterilização, com auto-clave, elimina 100% de bactérias.

Divulgação

A Miss Entre Rios do Oeste 2013 e Miss SimpatiaParaná 2014, Ionara Rafaela Ruver, que participou recentemente

de um evento de entrega de certificados aos melhores do anona cidade de Amambaí, no Mato Grosso do Sul

Page 17: 07 09 2014

O PRESENTE | 17QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 SOCIAL

Divulgação

CURSO DEORATÓRIA

Neste sábado (12) e no próximo (19)acontece o curso “Oratória: nível básico”,promovido pela Associação Comercial eEmpresarial de Marechal Cândido Ron-don (Acimacar). Ele é direcionado parauniversitários, profissionais liberais, exe-cutivos, gerentes, líderes, professores epara todos aqueles com pouca ou nenhu-ma experiência, mas que querem desen-volver a habilidade de se comunicar empúblico. O instrutor será João Carlos Klein.

Mais informações e inscrições comTailini, na Acimacar, ou pelo telefone(45) 3284-5704.

UNILA ABRESELEÇÃO

A Unila está com inscrições abertaspara o processo de seleção para o preenchi-mento de vagas ociosas em 15 cursos degraduação, para ingresso no segundosemestre letivo de 2014. Há três modali-dades de ingresso: transferência, com-plementação de estudos e aproveitamen-to de diploma. Podem participar da sele-ção candidatos brasileiros e estrangei-ros, desde que se enquadrem nos crité-rios previstos no edital. As inscriçõesdevem ser feitas até 21 de julho pelo sitehttps://inscreva.unila.edu.br/events/67/subscriptions/new.

O casal RafaelSchroder e

Deise, com ofilho Gustavo,

juntamentecom Davi

Zimmermann ea esposa Joise,

durante acerimônia

interna de possedo Rotary Clube

Guarani, deMarechalCândido

Rondon. Naocasião, Davi

passou apresidência daentidade para

Rafael

O casal Célia e Darvil Bianchetprestigiando recente evento em Santa Helena

Karine Munarini

Page 18: 07 09 2014

Ao fim da partida no Mineirão, em entrevistacoletiva, Felipão assumiu a responsabilidade pelodesempenho decepcionante do time. "Quem é oresponsável quando a equipe se apresenta? Quemé o responsável pelas escolhas? Sou eu. O resul-tado pode ser dividido por todo o grupo, porque osjogadores querem isso. Mas a escolha da partetática, da forma de jogar foi minha. Então, oresponsável sou eu", garantiu o treinador, queadmitiu, durante a entrevista coletiva, que esta éa pior derrota da história da Seleção Brasileira.

Luiz Felipe Scolari ganhou a admiração eter-na do torcedor brasileiro depois de comandar oBrasil na conquista do pentacampeonato, em2002, e foi com esse currículo que ele foi chamadopara tentar o hexa, em casa. Mas, ontem (08), otreinador falhou na montagem do time que foipresa fácil para a Alemanha, perdendo por 7 a 1.

A crítica sobre o trabalho de Felipão na semifinalda Copa recai pela escolha que o treinador fez para

A Copa do Mundo temdado provas de que posse debola está longe de significarvitória. Mais uma mostra veioontem (08), quando o Brasillevou de 7 a 1 da Alemanha,no Mineirão. Apesar do pla-car histórico e do inquestio-nável domínio alemão em cam-po, foi a Seleção Brasileiraquem teve mais posse de bola,mais atacou e mais chutou.

Pelas estatísticas oficiais daFifa, o Brasil teve 52% da pos-se, contra 48% dos alemães.Os números mostram que otime europeu deu 14 chutes agol, sendo que metade delesse transformou em gol. Afi-nal, nove foram no alvo. Ju-lio Cesar ainda salvou doischutes, um deles dando o re-bote para Klose fazer o se-gundo da Alemanha.

O Brasil, que quase não

A maior derrota brasileira em Copas do Mundo para a Alemanha, por 7 a 1, nasemifinal de ontem (08), no Mineirão, foi o maior vexame da Seleção Brasileira na suahistória. O Brasil só tinha perdido por 6 a 0 uma vez, do Uruguai, no Campeonato Sul-Americano, em 18 de setembro de 1920. O futebol ainda estava nos seus primórdiose a seleção uruguaia ganharia dali a quatro anos o primeiro título olímpico em Paris,que faria os sul-americanos entrarem para a história como a Celeste Olímpica,também com a medalha de ouro de 1928, nos Jogos de Amsterdã.

A derrota de ontem no Mineirão foi a 5ª maior goleada da história das Copas. Estagoleada ficou atrás dos 10 a 1 da Hungria sobre El Salvador, em 1982, dos 9 a 0 daHungria sobre a Coreia do Sul, em 1954, dos 9 a 0 da Iugoslávia sobre o Zaire, em1974, das três goleadas por 8 a 0 em Suécia x Cuba (1938), Uruguai x Bolívia (1950),e Alemanha x Arábia Saudita (2002), e das quatro goleadas por 7 a 0 de Uruguai xEscócia (1954), Turquia x Coreia do Sul (1954), Polônia x Haiti (1974) e Portugal xCoreia do Norte (2010).

O Brasil também sofreu uma derrota humilhante em 1934, após perder para aEspanha por 3 a 1 e sair da Copa do Mundo da Itália. Em um amistoso, a equipebrasileira visitou Belgrado e perdeu por 8 a 4 para a Iugoslávia.

Em Copas do Mundo, o Brasil chegou a levar cinco gols em uma partida, na estreiado Mundial de 1938, contra a Polônia. Mas a equipe de Leônidas da Silva virou o duelopara 6 a 5, com três gols do Diamante Negro, apelido cunhado para Leônidas naquelaCopa.

Além destes resultados, o Brasil foi goleado pela arquirrival Argentina em 1939,por 5 a 1, pela Copa Rocca, em pleno Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 1940, oBrasil voltou a sofrer goleadas para a Argentina, em um período de 12 dias, tambémpela Copa Rocca. O primeiro duelo ocorreu em 05 de março, em Buenos Aires, 6 a1, e o segundo confronto aconteceu em 17 de março, em Avellaneda, com 5 a 1 paraos argentinos.

Depois deste período de "lavadas", a Seleção só voltou a sofrer uma goleadajá como bicampeã do mundo, em 1963, para a Bélgica, em Bruxelas, por 5 a 1. A últimagoleada mais forte da seleção foi por 4 a 0 para o Chile, na Copa América de 1987,em Córdoba.

VEXAME EM COPASAs únicas equipes na história das Copas que levaram cinco gols no primeiro

tempo de um confronto de Mundial, antes do Brasil, foram o Zaire, que levou seis golsna primeira etapa na derrota de 9 a 0 para a Iugoslávia, e o Haiti, na derrota de 7 a0 para a Polônia, ambas as partidas na Copa da Alemanha, em 1974.

o substituto de Neymar. Depois de testar Paulinho,Fernandinho e Luiz Gustavo juntos, ele optou porBernard, abrindo o meio-campo para a Alemanha.

O treinador acredita, porém, que não perdeu oscréditos da conquista do penta. "Fiz meu trabalhocomo sempre faço. Fiz aquilo que achava maiscorreto e o melhor. Esta foi a terceira derrota de umano e meio para cá (desde que reassumiu o time).Foi horrível pelo resultado", admitiu, sem deixarde lembrar que a partida foi atípica.

Felipão pediu desculpas "pelo resultado ne-gativo, porque nós não conseguimos chegar àfinal", mas lembrou que a tristeza da torcidatambém é dele. "Se for pensar na minha vida comojogador de futebol, entendo que foi o pior dia daminha vida. Vou ser lembrado pela pior derrota doBrasil, mas era um risco que eu sabia que iria correrquando assumi a Seleção". Perguntado sobre seufuturo no comando do time, ele desconversou:"Não é assunto para conversar agora".

ameaçou no primeiro tempo,acabou a partida com 18 chu-tes a gol no total, sendo queoito foram na direção correta.Um se transformou em gol deOscar, nos acréscimos, e setepararam em mais uma grandeatuação de Neuer, um dosmelhores goleiros dessa Copa.

O jogo brasileiro se con-

centrou na defesa na maiorderrota da sua história. LuisGustavo, David Luiz, Mar-celo e Dante deram, cadaum, mais de 50 passes. Comocomparação, Oscar e Ber-nard que deveriam organi-zar o jogo, deram 32 passes.Hulk saiu no primeiro tem-po com apenas sete.

Page 19: 07 09 2014

Thomas Müller, au-tor do primeiro gol nagoleada por 7 a 1 sobreo Brasil e vice-artilhei-ro da Copa do Mundo,com cinco gols, admi-tiu após o “massacre”que os alemães não es-peravam que a semifi-nal ocorresse desta for-ma, mas ressaltou queagora falta um últimopasso para levantar o

A Alemanha venceu a Seleção Brasileira por 7 a 1 ontem (08)e conquistou a vaga na final da Copa do Mundo pela 8ª vez nahistória. O número faz com que os alemães se tornem a equipe commais presenças em finais do Mundial.

Até a disputa desta semifinal, brasileiros e alemães dividiam oposto de seleções que mais vezes disputaram o título máximo dofutebol. Foram sete oportunidades para cada uma, com cinco títulosbrasileiros e três pelo lado alemão.

A primeira vez que a Seleção Brasileira chegou à final da Copa foiem 1950, justamente na primeira passagem do mundial pela terracanarinho. Além dos títulos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, o Brasiltambém disputou o título em 1998, mas foi derrotado pela França.

A Alemanha, por sua vez, foi campeã em 1954, 1974 e 1990.Os vices vieram em 1966 (contra a Inglaterra), 1982 (diante daItália), 1986 (contra a Argentina) e em 2002 (contra o Brasil). Sevencer a Copa do Mundo, a Alemanha iguala o desempenho nasdecisões: quatro títulos e quatro vices-campeonato. A Alemanhatambém chegou neste mundial pela 14ª vez em semifinais.

troféu do Mundial. "Não es-perávamos que fosse assim,mas foi perfeito. Jogamoscomo uma equipe e agoraqueremos ganhar a final",declarou o atacante doBayern de Munique.

O astro alemão, que estáatrás apenas do colombia-no James Rodríguez na listade artilheiros, com um gol amenos, destacou que a sele-ção alemã sabia como o Bra-

sil iria jogar a semifinal eisso facilitou as coisas.

"Sabíamos que o Bra-sil iria sair para o ataquee que iria deixar espaços.Foi d i ferente do queaconteceu em nosso du-elo contra a Argélia", afir-mou o atacante. "Para nósé pior jogar contra equi-pes que se fecham e o Bra-sil não iria fazer isso",concluiu Müller.

Artilheiro, craque e capitão. Lionel Messi concentra mais do que essasfunções na seleção argentina. Sua discrição esconde uma forte ascendência sobreo elenco e o técnico Alejandro Sabella. La Pulga corre e vibra menos do que oscompanheiros, respaldado por ser quem é. E por decidir como decide.

Hoje (09), às 17 horas, contra a Holanda, no Itaquerão, não espere por umMessi disputando todas as bolas em todos os cantos. Ele nunca jogou assim enão o faz na Copa. E continuará igual, mesmo muito perto de sua grandeobsessão: o título mundial, assim como fizeram, com a mesma camisa 10, Kempes(1978) e Maradona (1986).

Nas cinco partidas e 453 minutos disputados até agora no Mundial, oatacante percorreu, em média, apenas 7,6 quilômetros por partida. O número ficabem abaixo da média dos companheiros, que por ele cobrem outros 102quilômetros a cada jogo.

Outra característica do argentino é parecer estar “longe”. Suas magistraisarrancadas são exceção, já que o jogador do Barcelona permanece 90% do tempoem atividade de baixa exigência física. Concentrado, normalmente ele caminhade cabeça baixa, não conversa e demonstra pouca ou nenhuma expressão.

Reflexo da síndrome de Asperger, forma leve de autismo que afetou aindagênios como o cientista austríaco Albert Einstein e o pintor holandês VincentVan Gogh. A genialidade de Messi, contudo, se dá com a bola no pé.

Com quatro gols, decidiu as três partidas da primeira fase para a Argentina.Ao todo, foram 17 finalizações - 52,9% com direção certeira. Nas oitavas, contraa Suíça, deu a assistência para Di María balançar a rede na prorrogação.Participou ainda da construção das jogadas dos outros três tentos da equipeno torneio. É simplesmente essencial.

“Mesmo quando o Leo não cria várias chances de gol, como foi no jogo contraa Bélgica, quando teve só uma, ele é importantíssimo para a equipe”, enfatizao volante Mascherano. “Sabemos que ele é nosso principal jogador, o nossocapitão, o melhor jogador do mundo. A equipe joga para ele, pois sabemos o quãoimportante Messi é para a equipe”, comenta o lateral-direito Zabaleta.

O treinador chegou a alterar o time tentando um encaixe melhor para o astro.Agora, sem Di María, lesionado, a tarefa fica mais difícil. E a responsabilidadesobra para quem?

“Estou sentindo uma pressão positiva. É uma grande honra ser capitão econverter qualquer pressão extra em boas atuações para o meu país. Querodevolver essa confiança depositada em mim para liderar a Argentina à conquistado Mundial”, afirmou Messi, em entrevista.

Se há uma coisa que a Holanda não quer é tornar Messimaior do que ele já é. O técnico Louis van Gaal fez questãode não dar nenhuma pista sobre como pretende anulá-lo nasemifinal de hoje (09).

“Nós estamos jogando contra a Argentina. Nós não nosreferimos a jogadores individualmente, sempre aos times.Temos um plano para a Argentina”, ressaltou.

Ao mesmo tempo, reconheceu o valor do jogador doBarcelona (“ele foi eleito o melhor do mundo, há uma razãopara isso”), mas lembrou que ele não é o mesmo quandoveste a camisa da seleção. “Em princípio, ele sempre tevedificuldade em mostrar isso (o mesmo futebol do Barcelona)com sua seleção. Ele quer mudar isso nesse torneio, e nósqueremos impedi-lo de fazer isso”.

Messi é o artilheiro da Argentina neste Mundial, comquatro gols.

O treinador holandês disse considerar que não há favo-rito para a partida. “Temos que ter sorte e a moeda cair parao nosso lado”, afirmou Van Gaal.

Os jogadores da Holanda não escondem que apostam no diferencialde Arjen Robben para conquistarem a vaga na grande final da Copa doMundo. O atacante do Bayern de Munique é um dos maiores destaquesda competição até agora, já marcou três vezes e vem sendo o motor dotime holandês no Brasil.

Para o zagueiro Stefan De Vrij, Robben já fez o suficiente, no Bayernde Munique e na seleção, para ser eleito o melhor do mundo, na votaçãoorganizada pela Fifa todos os anos. “Ele está fazendo um trabalho fantás-tico, é muito importante para nós, na sua movimentação, em como ocupaos espaços. Está fazendo um campeonato maravilhoso”, exaltou o defensor.

Na avaliação de De Vrij, Robben tem sido o principal responsávelpela confiança renovada da equipe, contestada pela imprensa localantes da Copa. “Sei que a imprensa não confiava em nós, mas sempreacreditamos em nós”, disse o zagueiro de 22 anos, satisfeito com achance de jogar uma Copa. "É ótimo jogar um Mundial, é um sonho,principalmente para os mais novos".

Robben terá a chance de brilhar mais uma vez e de buscar a artilhariada Copa hoje (09), às 17 horas, contra a Argentina, no estádio Itaquerão,em São Paulo. Para o atacante, o confronto da semifinal marca uma novaoportunidade de jogar uma decisão e brigar pelo título, que não veio nafinal de 2010, contra a Espanha. Na ocasião, ele ficou marcado pordesperdiçar uma grande chance de gol nos minutos finais antes de osespanhóis garantirem o troféu com um gol de Iniesta.

Miroslav Marian Klose, o polonês naturalizado alemão, virou ontem (08), após a “sonora” goleada por 7 a 1 da Alemanha sobre oBrasil, na semifinal da Copa do Mundo no Mineirão, o maior artilheiro da história das Copas, com 16 gols, superando o brasileiro Ronaldo.O artilheiro dos Mundiais começou no Homburg, da quarta divisão da Alemanha, para depois passar por Kaiserslautern, Werder Bremen,Bayern de Munique e Lazio, da Itália, seu atual clube.

Klose atua pela seleção alemã desde 2001 e foi o artilheiro da Copa do Mundode 2006, com cinco gols marcados. Também marcou cinco vezes na Copa doMundo de 2002, quando se tornou conhecido por seus gols de cabeça e seu modode comemorar saltando em um mortal frontal. Marcou mais quatro gols na Copado Mundo de 2010. Agora, com seus dois nesta Copa, um no empate contra Ganae outro contra o Brasil, Klose entra para a história do futebol.

Além de maior artilheiro dos Mundiais, Klose também superou o "bomber" GerdMüller como maior artilheiro da Alemanha. Com o gol contra o Brasil, Klose chegoua 71 gols, contra 68 de Gerd Müller. O atacante desta geração tinha superado a marcaem um amistoso contra a Armênia, no início de junho, quando chegou aos 69.

Page 20: 07 09 2014

20 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

FIM DO SONHO

Decepção toma conta do rondonense após vergonha históricaPara torcedores, Seleção foi mal escalada e estava irreconhecível em campo.

Eles acreditam que abalo deve interferir no jogo de sábado (12)A Seleção Brasileira, mai-

or campeã da história da Copado Mundo, com cinco títulosconquistados, assistiu ontem(08) uma Alemanha jogandocom perfeição em campo. Osalgozes do Brasil simples-mente passearam durantetodo o jogo na decisão dasemifinal e aplicaram 7 a 1nos anfitriões, com uma go-leada que não era esperadanem pelo torcedor mais pes-simista. Em Marechal Cândi-do Rondon algumas pessoastorceram pela Seleção alemã,mas a ampla maioria, claro,esperava a Seleção Canari-nho levar a melhor em casa.Porém, diante do que viu, orondonense ficou arrasado!

Não faltaram vozes dizen-do, nas concentrações de tor-cedores, o quanto a derrotafoi vergonhosa para umaequipe cinco estrelas em com-paração com uma seleção trêsestrelas. Em conversa com areportagem de O Presente,muitos declararam a indig-nação com relação ao desem-penho pífio da equipe escala-da pelo técnico Luiz FelipeScolari (Felipão). Entre os ar-gumentos citados estão o aba-lo emocional pela falta deNeymar, falta de treinos epreparo da Seleção. Esses eoutros fatores, segundo eles,contribuíram para que o so-nho do hexacampeonato fos-se aniquilado, pela ineficáciado próprio Brasil.

OPINIÕESJuliano Blatt Rauber, de

Marechal Cândido Rondon,diz que ninguém vai querersaber quem ficou em 3º lugarna Copa do Mundo. “A Sele-ção Brasileira tinha o deverde conquistar esta Copa e nãode tomar uma goleada humi-lhante como aconteceu con-tra a Alemanha. Eu sabia quea Alemanha era mais forte,mas não imaginava que des-truiria o Brasil. A semifinalentre Brasil e Alemanha vaientrar na história das Copascomo uma vergonha para opaís que sedia esta edição dacompetição”, afirmou.

Para William Hübner,não seria possível descartar afalta que Neymar e ThiagoSilva representariam à Sele-ção. “A fratura que tirouNeymar da Copa abalou to-

Gol de honra do Brasil foi comemorado pelostorcedores, apesar de todo vexame da partida

Em Marechal Rondon, algumas pessoas preferiram torcer para a Alemanha

dos os jogadores, que nãoestavam preparados para umdesafio como o de ontem emenos ainda para jogar nadecisão. O futebol que o Brasilmostrou diante da Alemanhafoi tão humilhante que ficaabaixo de qualquer crítica.Eu imaginava um jogo difícilpara os dois lados, com vitó-ria do Brasil, mas não essevexame que deixou os brasi-leiros desnorteados na semi-final”, enfatiza.

Na opinião de Moacir Pis-tori, faz muito tempo que acamisa amarela não exerce in-fluência a ponto de ganharum jogo de Copa do Mundo.“Todas as outras seleções,mesmo as que foram elimina-das nas fases anteriores, trei-naram e se prepararam muitobem, com exceção do Brasil.Assisto a programas esporti-vos em canais de assinatura eneles os comentaristas sem-pre criticavam o fato de que ostreinos da Seleção Brasileiraeram levados na brincadeira enão com seriedade como de-

Fotos: Joni Lang/OP

Neste grupo, um torcedor exibia a bandeira da Alemanha, enquantoa maioria estava decepcionada com a atuação do Brasil

Moacir Pistori: “Assisto a programasesportivos em canais de assinatura e

neles os comentaristas sempre criticavamo fato de que os treinos da Seleção

Brasileira eram levados na brincadeirae não com seriedade como deveria”

William Hübner: “O futebol que o Brasil mostroudiante da Alemanha foi tão humilhante que fica

abaixo de qualquer crítica. Eu imaginava umjogo difícil para os dois lados, com vitória doBrasil, mas não esse vexame que deixou os

brasileiros desnorteados na semifinal”

Juliano Blatt Rauber: “A semifinal entre Brasile Alemanha vai entrar na história das Copascomo uma vergonha para o país que sedia

esta edição da competição”

veria”, declarou.“Os jogadores da Seleção

Alemã estão juntos há cincoanos, parte joga no mesmotime, o Bayern de Munique,portanto a Alemanha é umgrupo forte, consolidado. OBrasil deveria ter fortalecidoo meio de campo. Além disso,

a Alemanha teve mais de 930passes certos de bola de 1.130passes totais ao longo daCopa, enquanto o Brasil teveem proporção bem menor. ASeleção Brasileira não teve ne-nhuma partida com atuaçãoboa, de encher os olhos. Foipara a final quem estava me-

lhor preparado e que levou adisputa a sério”, analisa.

Pistori destaca que a der-rota vexatória do Brasil deveservir de lição para acabarcom a oligarquia que existeno futebol e mudar toda acúpula da Confederação Bra-sileira de Futebol (CBF).

Page 21: 07 09 2014

O PRESENTE | 21QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 ESPORTES

Copagril enfrenta o Maringá pelo Campeonato ParanaenseMarlon e Leandrinho não jogam por estarem lesionados;equipe rondonense quer a vitória para liderar o grupo A

CHAVE OURO

Com duas semanas de fol-ga em termos de jogos oficiaisapós a realização da primeirapartida da 2ª fase classificató-ria do Campeonato Parana-ense Chave Ouro, a equipeCopagril/Sempre Vida/Mare-chal Cândido Rondon viajahoje (09) a Maringá, ondeenfrenta o Ciagym/MaringáFutsal, às 20h30, no Ginásiode Esportes Chico Neto.

Os atletas comandados pelotécnico Paulo César de Olivei-ra (PC de Oliveira) treinaramnas duas últimas semanas parao confronto de hoje, diante dolíder do Campeonato Parana-ense. Os jogadores da Copa-gril entram em quadra com oobjetivo de vencer o time dacasa e assumir a liderança do

grupo A na competição. Asequipes Copagril e Maringáestão empatadas com três pon-tos e um gol de saldo.

Dois desfalques serão sen-tidos pela equipe rondonen-se: os jogadores Marlon e Le-andrinho não jogam devidoa uma lesão. Os recém-con-tratados Parrel e William nãoatuam devido à janela detransferência internacionalser aberta apenas no próximodia 14. De acordo com o super-visor técnico, Eduardo Santa-na, tão logo seja aberto o perí-odo, a Copagril entrará com oprocedimento necessário paraque os atletas possam compe-tir nos jogos.

O elenco realizou o últimotreino na manhã de ontem

(08) para o compromisso dehoje. “Os treinos foram bemaproveitados pelos jogadoresvisando às disputas no Cam-peonato Paranaense e na LigaFutsal, que iniciará nos próxi-mos dias. A rotina passará a serdesgastante, pois acontecerãocerca de 30 jogos em 70 diaspelo estadual e pela Liga Fut-sal”, afirma PC de Oliveira.

As equipes paranaenses te-rão mais dificuldade nesse perí-odo, pois nos outros locais oestadual não tem mais dispu-tas, ficando o foco totalmentevoltado às partidas da LigaNacional Futsal. O próximocompromisso da Copagril serádiante do Umuarama, terça-fei-ra (15), no Ginásio de EsportesNey Braga, pela Liga Futsal.

Joni Lang/OP

Treino de ontem (08) focou o confronto de hoje (09), quandoa Copagril busca a liderança do grupo A

Três jogos movimentamhoje o futsal em Pato Bragado

Com os jogos finais da pri-meira fase do CampeonatoMunicipal de Futsal em PatoBragado, foram conhecidos se-gunda-feira (07) os quatro pri-meiros classificados na catego-ria adulto grupo A.

A equipe da Lanchonete doPalao aplicou 9 a 7 na Agrope-cuária Agropet; já a Casa deCarnes Machado venceu a Sor-veteria La’Bella Sabores por 8 a4 e, fechando o placar, o Bar e

Bolão Bragadense ganhou daBeluar’t Esportes por 6 a 2. Des-sa forma, integram a segundafase as equipes Bar e Bolão Bra-gadense, Casa de Carnes Ma-chado, Lanchonete do Palao eBeluar’t Esportes.

Pelo grupo B, os classifica-dos para a segunda fase foramdefinidos no último dia 03. AAgropecuária Brusque venceua Fabrimaq por 8 a 3, a Magna-Som emplacou 4 a 0 na Cerâmi-

ca São Luiz e Bragaluz fechou oplacar em 10 a 9 contra a Acade-mia Impacto/Compor Estofa-dos. Estão classificadas: Agro-pecuária Brusque, Magna-Som,Fabrimaq e Cerâmica São Luiz.

A 1ª rodada da 2ª fase noadulto acontecerá amanhã (10).A partir das 19 horas jogamCasa de Carnes Machado eMagna-Som, Beluar’t Esportese Agropecuária Brusque e Lan-chonete do Palao e Fabrimaq.

As disputas finais da 1ª fase,chave única no veterano, ocor-rem hoje (09). A partir das 19horas, os confrontos serão en-tre Pizzaria Dois Irmãos/De-corações Lunauta e RainhaPré-Moldados, Autoelétricado Camário e SupermercadoItaipu e Casa de Carnes doTailor e Eletroeste. Os jogos dasemifinal da categoria serãorealizados na segunda-feira(14). A final do campeonatoacontecerá no dia 18. Todos osjogos ocorrem no ginásio OBragadinho.Disputas pela 2ª fase na categoria adulto acontecerão amanhã (10)

Marili Besso

Rondonenses participam doCampeonato Brasileiro de Bicicross

A equipe de Marechal CândidoRondon conquistou bons resultadosno Campeonato Brasileiro de Bici-cross, realizado no último domingo(06) em Americana, São Paulo. Re-conhecido pela União Ciclística Inter-nacional, a competição contou com aparticipação de 569 pilotos de 17Estados do país, que disputaram 95baterias em 33 categorias.

O município rondonense esteverepresentado por inúmeros pilotos,que conseguiram boas colocaçõesnas disputas. O ciclista Luiz Müllerchegou à semifinal na categoriacruiser 25/29 anos e Felipe Fernan-do à semifinal na categoria boys 15anos. Já o atleta Gustavo Azevedo

sofreu queda nos treinos de sába-do (05) e ficou de fora da provadevido a uma distensão muscularnos dois braços.

Estreante na competição, Gus-tavo Henrique dos Santos fraturou aclavícula na terceira bateria, ficandode fora da final. Os rondonenses queconquistaram medalhas foram: JuliaStüber Schroeder, com o 3º lugar nacategoria girls até oito anos; AnaWilma Kotz Inhoatto, 4º lugar na ca-tegoria girls 13/14 anos; e BrunoAndrioli da Cunha, 7º lugar na cate-goria Woman 17 mais. A equipe debicicross agradece o apoio da admi-nistração municipal, por meio daSecretaria de Esportes e Lazer.

Ciclistas que representaram o município nas disputas

Divulgação

Ginastas de Toledo conquistamcinco medalhas na Copa Oeste

A equipe de ginástica rítmica (GR)da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesiconquistou cinco medalhas na 2ª eta-pa da 9ª Copa Oeste de Ginástica,realizada no sábado (05), em Casca-vel. As atletas faturaram os três pri-meiros lugares na categoria juvenil,além do 2º e 3º no pré-infantil. Noadulto individual e no conjunto a parti-

cipação das atletas foi apenas comoapresentação, pois não tinham outrasatletas na categoria.

A Copa Oeste é uma competiçãoregional que reúne atletas de equipesde vários municípios do Oeste e servede preparação para competições demaior porte, como os campeonatosbrasileiros e paranaenses. No pré-

infantil aparelho corda, Francesca Pazficou em 2º lugar e Manuela Manrichem 3º. No juvenil aparelho fita, RafaelaSilva ficou em 1º lugar, Geovana Wentzem 2º e Karine Walter em 3º. A próximadisputa será o Campeonato Paranaen-se Juvenil e Adulto, que será realizadoa partir de amanhã (10) até o sábado(12) em Toledo.

Ginasta KarineWalter durante

apresentaçãona 2ª etapa da

competição

Eliane Torres

Page 22: 07 09 2014

22 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

D’Ale e Willians treinam com grupo na reapresentaçãoZagueiro Juan, que levou uma pancada no último amistoso, não participou

INTER

Após dois dias de folga noretorno de Santa Catarina, oInter se reapresentou na ma-nhã de ontem (08), no Cen-tro de Treinamento do Par-que Gigante, para dar conti-nuidade à intertemporada.Com 45 minutos de atraso, ogrupo apareceu no gramadopara iniciar o alongamento ecom as presenças dos atletasD'Alessandro e Willians, queprotagonizaram discussãocom direito a soco do argen-tino no volante na últimasexta-feira (04).

A atividade também teveausências. Juan, que tomouuma pancada no pé duranteo amistoso contra o Joinvil-le, permaneceu no vestiário.

Dida e Alex, que já não esta-vam à disposição de Abel Bra-ga, também trabalharam se-paradamente nas dependên-cias do clube. A dupla nãoparticipou de nenhum dosdois amistosos da equipe emSanta Catarina. O meia Arán-guiz permanecia no Chile pararesolver problemas particu-lares e retorna aos treinos nasexta-feira (11).

Os jogadores realizaramapenas trabalhos físicos.Brincaram de "bobinho" ederam trotes no campo. Des-de o início, D'Alessandro eWillians estiveram em gru-pos separados. Na atividadeem que turmas se formarampara tocar a bola, o argenti-

no ficou com Rafael Moura,Alan Patrick, Ygor e Pau-lão. Já o volante esteve comWellington Paulista, JorgeHenrique e Fabrício.

Após o empate em 0 a 0com o Joinville, no qual adupla ficou no banco de re-servas, o técnico Abel Bragaprometeu conversar com osatletas. A postura da direçãoé de manter a discrição sobreeventuais sanções, embora acúpula indique que irá puni-los de alguma maneira, comtendência de aplicação demulta. O Inter treina em doisturnos hoje (09). A reestreiano Brasileirão acontecerá nodia 17, diante do Corinthi-ans, em São Paulo. Willians treinou longe de D’Alessandro

Paula Menezes/GloboEsporte.com

Preparador faz jogadores do Timão sofrerem em treinoÀ exceção dos goleiros, os

jogadores do Corinthiansdeixaram o campo do CT Jo-aquim Grava exaustos apóso treinamento de ontem (08).O preparador físico EduardoSilva comandou um traba-lho de corrida de cerca de 40minutos em volta do campo,com direito a uma espécie desirene, que avisava o final decada bateria. A atividade éconsiderada uma das maisdesgastantes pelos jogadoresalvinegros.

“O Dudu é contador dehistórias. Ele fala lá dentroque é um trabalho mais leve,mas pelo menos é o tempoque temos para fazer isso.Depois começa jogo atrás dejogo, não vamos ter mais tem-

po para fazer isso, então acei-tamos numa boa”, brincou olateral Fábio Santos.

Com cones dispostos nosquatro cantos do campo, osatletas deram voltas sequenci-ais, correndo, e com um pe-queno intervalo entre elas. Nomeio, Eduardo Silva progra-mava a sirene, que tocava paraindicar quando todos deveri-am parar. Nos minutos finais,os goleiros Danilo Fernandese Júlio César, que já haviamterminado a atividade em ou-tro campo, ficaram do lado defora aplaudindo os compa-nheiros, aos risos.

Após empatar por 1 a 1com o Botafogo, no dia 1° dejunho, pela 9ª rodada do Cam-peonato Brasileiro, o Corin-

thians teve um período defolga até o dia 16, quandoiniciou os trabalhos em Ex-trema (MG). O elenco perma-neceu concentrado na cidademineira até o dia 26, quandovoltou a São Paulo e conti-nuou o período de treinos,focado principalmente naparte física.

A equipe já fez dois testes:venceu o São Bernardo por 4a 1 em jogo-treino no CTJoaquim Grava e bateu oUberaba pelo mesmo placar,em amistoso no TriânguloMineiro. Mais dois jogos-trei-no estão previstos: um con-tra a equipe sub-17, hoje (09),e outro contra o São Caeta-no, no sábado (12). Ambosserão realizados no CT.

Gareca comanda treino em camporeduzido e com bolas paradas

O elenco do Palmeirasvoltou a treinar na manhãde ontem (08), na Academiade Futebol. Na primeira par-te, o técnico Ricardo Garecacomandou trabalho em cam-po reduzido, com o grupodividido em quatro equipesde oito atletas, que se en-frentavam alternadamente.

Depois, o treinador ar-gentino que não acompa-nhou o trabalho de segun-

da-feira (07), por estar em seupaís, deu ênfase às bolas para-das, com Valdivia sendo o ba-tedor de faltas e escanteios. Comdois times separados, a inten-ção era aprimorar tanto o setordefensivo como o ofensivo.

Por fim, Gareca ainda reali-zou uma atividade tática, composicionamento e simulação desituações de jogo, como recom-posição e contra-ataque.

O treino de ontem mais

uma vez foi fechado para aimprensa, como vem acon-tecendo quase todos os diasno Palmeiras. Isso porquea Academia ainda está à dis-posição da Fifa. O clube es-pera a partir de quinta vol-tar a abrir as atividades. Namanhã de hoje (09) o Ver-dão disputará um jogo-trei-no contra a Ponte Preta,no CT, novamente sem apresença dos jornalistas.

Fla faz treino táticopela manhã e reservas

levam a melhorNey Franco e a comissão

técnica do Flamengo tive-ram mais duas baixas notreino da manhã de ontem(08), no Ninho do Urubu.Léo, com dores musculares,e Lucas Mugni, que sentiupancada no joelho direito,se juntaram a Cáceres, ain-da com a mão engessada, nodepartamento médico e nãotrabalharam no campo.Além deles, Gabriel, que vaipassar por cirurgia apósquebrar o nariz, e Felipe,que treinou a parte físicaseparadamente, não se jun-taram aos companheiros emdia de treino tático.

O time titular que traba-lhou grande parte do tem-po em campo reduzido foi omesmo que vinha se dese-nhando nas últimas sema-nas: Paulo Victor, Wallace,Chicão e Samir; Léo Mou-ra, Recife, Elano, Everton eAndré Santos; Paulinho eAlecsandro. Canteros, re-cém-contratado, e Herna-ne, que volta de lesão notornozelo direito, ficaramno time reserva.

Os jogadores de frenteainda treinaram finalizaçãopor cerca de meia hora etiveram bom aproveita-mento. Na parte final dasatividades, os suplentes le-

varam a melhor em ativi-dade de dois toques bas-tante descontraída e golea-ram por 4 a 1, com golsmarcados por Hernane, Ni-xon, Negueba e Erazo.

O zagueiro equatorianopermaneceu como um cen-troavante durante a recre-ação, e foi cornetado peloBrocador depois de perderum gol sem goleiro. “Era-zo, você é atacante! Nãopode perder um gol desses,meu filho”, brincou.

Elano foi poupado daparte final e, com os timesdivididos com 13 jogado-res de linha para cada lado,os titulares ganharam oreforço de Canteros, CaioRangel, Marcelo e Mat-theus. O último, inclusi-ve, fez o gol de honra desua equipe, de cabeça.

Na reta final de prepara-ção para o retorno do Cam-peonato Brasileiro, o Fla-mengo, que volta a treinaràs 09 horas de hoje (09),terá dois jogos-treinos, umna sexta-feira (11) à tarde eoutro sábado (12) de ma-nhã, ainda sem adversári-os definidos. Oficialmente,o time volta a campo no dia16, contra o Atlético-PR,pela 10ª rodada da competi-ção nacional.

Page 23: 07 09 2014

OPERAÇÃO COPA

BPFron apreende dois carros e contrabandoFlagrantes aconteceram na segunda-feira (07), durante combate aos crimes em Foz do Iguaçu,

]por ocasião de operação que tem o objetivo de garantir a segurança nas entradas do país

O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 POLICIAL

O Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron), com sedeem Marechal Cândido Ron-don, vem atuando fortemen-te na região de Foz do Igua-çu por conta da OperaçãoCopa do Mundo. O objetivoé auxiliar na manutenção dasegurança dos turistas, aomesmo tempo em que açõessão realizadas para inibir erepreender crimes transfron-teiriços. As três últimas fo-ram divulgadas ontem (08).

Na segunda-feira (07), porvolta das 10h30, os policiaismilitares do Batalhão apre-enderam, na Vila Portes, emFoz, um carro com placas clo-nadas. Eles realizavam patru-lhamento na Avenida CarlosGomes e localizaram um Paliocom placas de Foz do Iguaçu,em um estacionamento, sem o

motorista. Ao consultar placae chassi do veículo, descobri-ram o crime. As placas perten-cem a outro veículo. O carrofoi apreendido e encaminhadopara a Delegacia de PolíciaCivil em Foz do Iguaçu.

Praticamente no mesmohorário outra equipe do Ba-talhão de Polícia de Fronteiraapreendeu oito caixas de ci-garros contrabandeados doParaguai. O flagrante acon-teceu na Avenida Carlos Go-mes, também na Vila Portes.O produto era de um homem,que estava em atitude suspei-ta, também em um estaciona-mento. O homem, de 28 anos,morador de Medianeira, foiliberado. As caixas de cigar-ros foram encaminhadas paraa Receita Federal em Foz.

Na tarde do mesmo dia,

Condenado porhomicídio é preso

uma equipe apreendeu, nocentro da cidade, um carroequipado com radiocomuni-cador clandestino, comumen-te usado por contrabandis-tas, e cinco volumes de pro-dutos contrabandeados doParaguai. O Gol com placasde São Paulo foi abordado naAvenida Beira Rio. Duranterevista foram encontrados oscinco fardos, cheios de brin-quedos. O condutor estavasem os documentos e disseser de nacionalidade para-guaia. Ele teria tentado jogarfora o radiocomunicadorquando percebeu que seriaabordado. O homem, o car-ro, as mercadorias e o equi-pamento de comunicação fo-ram encaminhados para a De-legacia da Polícia Federal emFoz do Iguaçu.

Homem foicondenadopor morte

ocorrida noano de 1997

Divulgação/PC

Adolescente é atingido por três tirosUm adolescente de 16 anos

foi vítima de uma tentativa dehomicídio, registrada na se-gunda-feira (07), em Toledo.Após receber informação deque havia uma pessoa caídaem via pública, vítima dosdisparos, uma equipe da Polí-cia Militar foi até a Rua Otá-

vio Magalhães, no JardimCoopagro, e encontrou omenor. Mesmo atingido portrês tiros, ele conseguiu dizeraos policiais que um indiví-duo de bicicleta havia se apro-ximado e disparado diversasvezes contra ele. Três projé-teis atingiram o adolescente,

que foi socorrido por umaequipe do Corpo de Bombei-ros e encaminhando para aten-dimento médico no HospitalBom Jesus. O atirador não foilocalizado. A Polícia Civilprossegue com as investiga-ções para tentar identificar eprender o criminoso.

PRF apreende carro comcigarros após perseguição

A Polícia Civil de Medi-aneira cumpriu um man-dado de prisão expedidopela Vara Criminal de Ire-tama, na região Noroestedo Paraná, e levou para acadeia Marcelo Sousa, de38 anos, conhecido comoCelinho. Segundo o quefoi apurado pela polícia, ohomem, que era de Cam-po Mourão, estava resi-dindo em Medianeira hásete anos. Para a políciaele contou que no ano de

1997 foi cobrar uma contana cidade de Iretama, comum amigo, e neste episódioteria ocorrido um homicí-dio. A vítima teria sidomorta a facadas.

Sousa foi condenado a 15anos e três meses de prisão,em regime fechado, por ho-micídio qualificado, mas es-tava em liberdade. Ele foirecolhido à carceragem daDelegacia de Polícia Civil emMedianeira e está à disposi-ção da Justiça.

Um veículo Gol com placasde Joinville (SC) foi apreendidona manhã de ontem (08) pelaequipe da Polícia RodoviáriaFederal, na BR-163, em Toledo.O carro estava carregado comcigarros contrabandeados doParaguai. Os policiais realiza-

Veículo teve um pneu furado e motorista parou, mas ele fugiu em meio à plantação

AquiAgora.net

vam patrulhamento por voltadas 09 horas quando avistaramo motorista do Gol realizandoultrapassagem em local proibi-do. Quando tentaram abordaro veículo, o condutor fugiu emalta velocidade, acessando umaestrada rural. Os policiais ini-

ciaram uma perseguição, queterminou pouco depois, quan-do um dos pneus do Gol fu-rou. O motorista fugiu poruma plantação de milho próxi-ma e não foi mais localizado.No carro foram encontradas 20caixas de cigarros.

Uma carreta carregada com pacotes de arroz tombou no fim da manhãde ontem (08), na PR-317, que liga Toledo a Assis Chateaubriand. A

carreta Volvo com placas de Campo Grande (MS) tombou próximo aotrevo de acesso à localidade de Ouro Preto, em Toledo. Após perder ocontrole da direção, a carreta saiu da pista e tombou em uma lavoura.Pessoas que passavam pelo local saquearam a carga. A carreta estaria

seguindo de Pelotas (RS) para Brasília (DF). O motorista não ficou ferido.

CARGA SAQUEADABogoni Radarbo/Catve

Page 24: 07 09 2014

24 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

Page 25: 07 09 2014

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

Wood’s11/07 - LOUBET

Bielle Club11/07 - 8 BEATS PRESENTS12/07 - TEQUILA NELAS

Hooligans Pub10/07 - RAIMUNDOS COVER

ANOS 9011/07 - THE DOORS13/07 - DIA MUNDIAL DO ROCK -

ACDC COVER

Ministterio Club12/07 - A LIGA

Cowboy Saloon11/07 - VALESCA POPOZUDA12/07 - ENCONTRO SERTANEJO

FOZ DO IGUAÇU:Wood’s11/07 - DEU A LOUCA NO JOHNNIE12/07 - ZÉ NETO & CRISTIANO

MARECHAL CÂNDIDO RONDONCasa B12/07 - DOUGLAS & ANA PAULA

MEDIANEIRAQueen’s Pub12/07 - DIEGO & VINICIUS

SANTA HELENA12/07 - 3ª CERVEJADA GALO VÉIO

TOLEDOEmpório Santa Maria11/07 - ZÉ NETO & CRISTIANO12/07 - ROCK TRIBUTE

Um lugar especial: Estância Boqueirão das Rosas, emSão Sepé (RS).

Uma inspiração: uma boa música.Para me divertir: ficar com o meu filho, com a família

e sair com os amigos.Para espantar a tristeza: fazer uma jantinha gostosa

e jogar conversa fora.Perfume: CK One Summer (Calvin Klein).Mando bem quando: difícil falar, isso é quase que uma

autoanálise, mas acho que mando bem quando estou comas pessoas, família e amigos. Tento ser uma pessoa boa esimples.

Um sonho: não tenho um sonho em especial, um grandesonho já realizei, que foi o de ser mãe. Daqui para frente osonho é manter o que tenho, melhorando sempre.

Em casa adoro: tomar um mate com meus amores,Michel e Augusto.

Atividades atuais: sócia-proprietária da empresa Ilá-ria Boutique.

A moda agora é: nunca fui de seguir a moda, acho queas pessoas devem se sentir bem. Mas acho que o menossempre é mais.

Desço do salto: com injustiça. Me acho uma pessoajusta com tudo e com todos, isso aprendi com os meus paise tento passar para o meu filho.

O que me enche de orgulho: a família que construí,a maneira que me relaciono com a minha família e amigos, eclaro a cumplicidade que tenho com a minha irmã Juliana, issome enche de orgulho.

Preciso melhorar: em vários fatores, estou semprebuscando melhorar para me tornar uma pessoa melhor.

Seu lema é: não faça com os outros o que você nãogostaria que fizessem com você.

Uma mania: não tenho manias, ou pelo menos nãoconsigo identificar.

Família: simplesmente tudo, prezo por uma família unidae isso graças a Deus eu tenho.

Amigos: tenho amigos muito especiais, sei que possocontar com eles sempre.

Uma boa lembrança: lembranças boas da infânciacom meus avós paternos e maternos.

Filosofia de vida: ter paciência e acreditar que diantedos obstáculos nos tornamos pessoas mais fortes.

Ser empresária: mudei radicalmente, confesso quenunca pensei em ser empresária, mas estou adorando e hojevejo que foi o melhor para mim.

Para se destacar como empresária é preciso:estou aprendendo a ser uma, estamos tentando formar umconceito de um estilo diferente de calçados e fico cada diamais feliz quando vejo as minhas clientes usando “Ilária”.

Maior desafio encontrado no dia a dia na área queatua: os desafios são diários, manter a calma e seguir emfrente é uma boa saída para enfrentar os desafios.

O que falta em Santa Helena: faltava uma universida-de, mas com a vinda da UTFPR para o município, preencheuma lacuna importante para o desenvolvimento; com issotodos têm a ganhar.

Nota 10 para Santa Helena: uma cidade que encantaa todos, muito boa para morar e educar os filhos.

Em uma avaliação breve, aponte um ponto fortee outro que precisa ser melhorado no comércio deSanta Helena: acho que o comércio dentro das suaspossibilidades se empenha em oferecer serviços e produ-tos de qualidade a seus clientes, em contrapartida osclientes devem prestigiar o comércio local.

VOCÊSABIA?

DIA DA PIZZAO Dia da Pizza é come-

morado em 10 de julho, quan-do a data foi instituída peloentão secretário de Turis-mo, Caio Luís de Carvalho,em 1985. Foi feito um con-curso estadual que elegeriaas dez melhores receitas demuçarela e margherita, eempolgado com o sucessodo evento, o secretário es-colheu a data de seu encer-ramento, 10 de julho, comodia oficial de comemoração.Pizza é uma preparaçãoculinária de origem italianae famosa no mundo inteiro.Consiste em um disco demassa, regado com molhode tomates e coberto comingredientes variados.

Fonte: internet

O Conselho da Mulher Empreendedora de Santa Helena realizoua 3ª edição do jantar “Bella Notte” no sábado (05), no Clube Social

Bom Pastor. Na foto, representando todas as conselheiras, MarleneBarth, a presidente Deonice Mikami e Marcia Banoff. Parabéns

pela realização do evento, que mais uma vez foi sucesso

Karine MunariniDESTAQUE

O Colégio Santo Antônio promoveu, no último dia 28, a tradicional

festa junina, com escolha de barãozinho, sinhazinha e caipirinhas.

Na foto, os vencedores da noite. Barãozinho Pedro Otávio Bueno,

Sinhazinha Maria Paula Gasperini Flores e os Caipirinhas Leonardo

Lino Dill Becker, Gabriel Gubert, Júlia Rosa de Moura Gonçalves,

Bruna Strapasson e Rafaela Luíza Becker. Parabéns a todos!

Correio do Lago

Page 26: 07 09 2014

DENTRO DO ACEITÁVEL

Infestação do mosquito da dengue despenca em RondonNo início do ano, 11 em cada 100 imóveis apresentavam focos do

mosquito; hoje o número não chega a um imóvel a cada centena

26 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

Desde o início do ano, oLevantamento de Índice Rá-pido (Lira) do mosquito Aedesaegypti em Marechal CândidoRondon tem se mostrado alto,assim como os casos da doen-ça. Os órgãos de saúde reali-zam constantes ações paracoibir o aumento do númerode casos, especialmente traba-lhando para que o mosquitotransmissor não se prolifere.

No início do ano o Liraregistrado em Marechal Ron-don era de 11,10%. O segundolevantamento realizado apon-tou uma queda, para 10,60%.No último, feito na semanapassada, o levantamento re-gistrou índice de apenas 0,80%,percentual considerado satis-fatório pelo Ministério da Saú-de, que preconiza no máximo1% de proliferação.

A secretária de Saúde, El-veni Capitani Turmina (Mari),comemora o resultado e res-salta o empenho dos agentesde saúde e da população. “Te-mos que ressaltar o empenhodos agentes de endemias queestão diariamente fazendo vi-sitas e alertando a populaçãosobre os cuidados que devemser tomados. A população, porsua vez, entendeu o recado eestá fazendo a sua parte. Esta-mos muito felizes com os re-sultados conquistados”, men-ciona Mari.

Porém, a chefe da pastaalerta que os cuidados devemcontinuar. “Mesmo com astemperaturas mais baixas os

cuidados devem ser os mes-mos. A população deve elimi-nar todos os possíveis cria-douros do mosquito. Até omomento Marechal Cândido

Rondon confirmou 19 casosda doença, sendo 15 autócto-nes e quatro importados. Nãoqueremos que estes númerosaumentem”, ressalta Mari.

Secretária deSaúde, Elveni

Capitani Turmina(Mari): “MarechalCândido Rondon

está de parabéns,pois as ações

realizadassurtiram efeito”

Ademir Herrmann

Deptrans apresenta minuta dalei que regulamenta prestação

de serviços de mototáxiA Prefeitura de Toledo promo-

veu, por meio do Departamento deTrânsito e Rodoviário (Deptrans),um encontro com as empresas queexploram o serviço de mototáxi nomunicípio. O encontro aconteceu noAuditório Acary de Oliveira, ontem(08), e serviu para iniciar a discus-são sobre a regulamentação do tra-balho dos profissionais. O objetivodo governo municipal, junto com osmototaxistas, é construir uma regu-lamentação baseada na lei federalnº 12.009, de julho de 2009, querege as atividades em transporte depassageiros utilizando motocicleta.

Durante o encontro, foi apre-sentada a minuta do projeto de lei eos mototaxistas e empresários dosetor presentes puderam fazerapontamentos. Para o prefeito BetoLunitti, a discussão com os setoresé uma dinâmica adotada pela admi-nistração municipal para que todos,antes mesmo do encaminhamentodo projeto de lei para a CâmaraMunicipal, possam contribuir para asua elaboração. “Dentro do que épermitido pela Constituição Federal,nós podemos sim estudar, conver-sar e chegar em um ponto que sejabenéfico para os profissionais etambém para o Poder Público”.

De acordo com a minuta, queposteriormente será encaminhadaà Câmara de Vereadores, o serviçodeverá ser realizado por mototaxis-tas individuais, cadastrados no Mi-croempreendedor Individual (MEI),legalmente constituídos e devida-mente inscritos no Cadastro Nacio-nal de Pessoas Jurídicas (CNPJ).Além disso, o projeto prevê quecada MEI poderá ter um colabora-dor/funcionário, registrado comocondutor auxiliar, que poderá ope-rar a mesma moto. “Teremos umtempo, a partir da lei, para que todos

Encontro aconteceu no Auditório Acary de Oliveira,ontem (08), e serviu para iniciar a discussão sobre a

regulamentação do trabalho dos mototaxistas

Divulgação

estejam regulamentados, portandoa certificação do curso específicopara o desempenho deste trabalho,e com a moto dentro das especifi-cações previstas na Lei”, informouo diretor de Trânsito e Rodoviáriode Toledo, Fabiano Faria.

Segundo ele, veículos deve-rão ter a potência mínima de 125cilindradas e máxima de 300 cilin-dradas e apresentar a caracteri-zação - faixa quadriculada emamarelo e preto no paralama dian-teiro e na rabeta e com o númerode registro e a inscrição “Moto-Táxi/Cidade de Toledo” no tanque- definida em conjunto com osprofissionais. “Também deverá terno máximo seis anos de uso, po-dendo ser prorrogado por maisdois desde que um laudo, emitidopor uma empresa concessioná-ria, ateste as boas condições damotocicleta”, comentou.

O texto do projeto de lei tambémprevê que os serviços deverão serrealizados em caráter contínuo epermanente, comprometendo-se omototaxista com a regularidade,continuidade, segurança, higiene,conforto e cortesia na sua presta-ção, correndo por conta do permis-sionário toda e qualquer despesadele decorrente, inclusive as rela-tivas a pessoal, operação, manu-tenção, tributos e demais encar-gos. Para o mototaxista Edvaldo daSilva Oliveira, que está há 13 anosna praça, a regulamentação vai tra-zer segurança para os passagei-ros e para os profissionais. “Sem-pre tive a vontade de que as coisasfuncionassem bem e vejo que esteé o intuito do município. Acreditoque nossa participação é importan-te, pois sabemos quais são as difi-culdades e como a nova lei poderános amparar”, finalizou.

Page 27: 07 09 2014

Edição 3875 - O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Page 28: 07 09 2014

28 | O PRESENTE - Edição 3875 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

Page 29: 07 09 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 O PRESENTE | 29

APARTAMENTO, ven-do, c/ 3 quartos, sala,bwc, cozinha planejada,mesa de mármore, la-vand. c/ tanque embutido,garagem, R. Mem de Sá,Cond. Canadá, MCR, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 112m²,alvenaria, c/ 2 quartos,suíte, bwc, sala, cozinha,lavand., varanda, todamurada, R. PresidenteCosta e Silva, MCR, R$210.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Cre-ci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 134m²,nova, Lot. Marechal,MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9965-1029 ou3254-3354.

CASA, vendo, c/ laje,2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, garagem,murada, Lot. São Fran-c isco, MCR, va lor acombinar. Tr. (45) 9919-9870 ou 9997 -0410com Alessandro.

CASA, vendo, alvena-ria, forro de pinho, ga-ragem fechada, mura-da, R. Campo Grande,Lot. Lumara, MCR, R$170.000,00, aceito car-ro ou mo to a té R$20 .000 ,00 . Tr. ( 45 )8819-4934.

CASA, vendo, 56m²,alvenaria, c/ 2 quartos,cozinha, sala, área deserviço, bwc, c/ sobra deterreno 21m², em MCR,R$ 105.000,00, pelo pro-grama Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Cre-c i J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, nova, c/2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., próx. ao ce-mitér io, MCR, R$95.000,00, pelo programaMinha Casa Minha Vida.Tratar pelo (45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA , vendo,3.500m², terra plana,sem pedras, c/ florestanatural, 500m de MCR,valor a combinar, preçode ocasião, aceito car-ro. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

CHÁCARA , vendo,45.000m² planta, 24.200m²cercada em pastagem, c/2 açudes, água suficien-te p/ + 2 açudes, 3km daBR 163, próx. ao asfalto,em Novo Horizonte, R$300.000,00. Tratar pelotelefone (45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

PRÉDIO, vendo, inte-gral ou parcial, c/ apar-tamento 330m², salacomercial 320m², anexobarracão 200m², gara-gem 100m², R. 7 de Se-tembro, nº 1744, cen-tro, MCR, valor e condi-ções a combinar. Tr.(45) 9965-1830.

TERRA, vendo, 11 alq.,mecanizados, em PatoBragado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 30 alq.,18 mecanizados, restan-te em pasto, em SãoClemente, Santa Hele-na, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com Ra-imundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRA , vendo, 5,5alq., c/ reserva, sem ben-feitorias, Linha São Ber-nardo, São Roque,MCR, valor: 1.100 scs desoja por alq., aceito car-ro até R$ 25.000,00. Tr.(45) 9909-8313.

TERRA, vendo, 7 alq.,planta 5.70, sem benfei-torias, aprox. 4km do as-falto e do frigorífico daCopagril, Linha Ajuricaba,MCR, valor e condiçõesa combinar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO , vendo,1.000m², 20x50, c/ 300m²em benfeitorias, R. Espí-rito Santo, próx. ao Co-légio Rui Barbosa, MCR,R$ 600.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9961-5870,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo,12x33, Lot. Bem Te Vi,MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9965-1029 ou3254-3354.

TERRENO , vendo,12x39, R. Olindo Art-mann, Lot. Modelo, aolado da casa nº 33, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9965-1029 ou 3254-3354.

TERRENO , vendo,13x45,50, R. Darlei Bre-golli, Lot. Maioli, MCR,R$ 95.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo,15x23, de esquina, Lot.Imperial , MCR, R$78.000,00. Tr. (45) 9963-5893 com Marciano.

TERRENO , vendo,15x24, de esquina, Lot.Porto Seguro, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)8817-6866.

TERRENO , vendo,17x20, R. Pernambuco,Lot. Mees, MCR, valor acombinar, aceito carro nonegócio. Tr. (45) 9818-3730 com Reni.

TERRENO , vendo,375m², 12,5x30, todomurado, R. XV de No-vembro, Bairro Ana Pau-la, rua sem saída, ao ladoda Prinecesa dos Cam-pos, ótima localização,MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO , vendo,418m², Lot. Porto Segu-ro, saída p/ Curvado, 2quadras da super cre-che, MCR, R$ 75.000,00,aceito carro ou terrenoem Margarida. Tr. (45)9943-2997 com Silmar.

TERRENOS, vendo, c/infraestrutura completa,liberado p/ construção,Lot. Maioli, sentido AnelViario, 500m da RealizeMat. Construção, MCR,valor a combinar, parce-lamento próprio ou à vis-ta com 5% de desconto.Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, vá-rios, Lot. São FranciscoNovo, R$ 60.000,00 cada.Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

APARTAMENTOS, alu-go, c/ 3 quartos, Av. Mari-pá, em frente ao MercadoCopagril, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTO, alu-go, 70m², c/ 2 quartos,bwc, sala, cozinha, gara-gem, lavand., R. SãoPaulo esq. c/ R. Presi-dente Costa e Silva, nº1696, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9818-9198ou 9818-9199.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 1 quarto p/ 1 pes-soa ou casal, sala con-jugada, cozinha, lavand.,bwc, garagem, R. 7 deSetembro, nº 434, fun-dos loja Darom Móveis,MCR, R$ 560,00, inclusoágua. Tr. (45) 9971-1150ou 9930-5300.

Temperatura: 19º/15º Temperatura: 18º/15º Temperatura: 19º/15º Temperatura: 19º/15º Temperatura: 19º/14ºTemperatura: 19º/15º

APARTAMENTO, alu-go, c/ 3 quartos, sala,cozinha, lavand., gara-gem coberta, interfone c/abertura de portão, Ed.Canadá, MCR, R$560,00. Tr. (45) 9803-2282 com Kândida.

APARTAMENTOS, alu-go, novos, c/ 2 quartosgrandes, demais depen-dências, ótimo acabamen-to, R. Pres. Costa e Silvaesq. c/ R. São Paulo, nº861, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9926-1202.

CASA, alugo, 100m², al-venaria, c/ laje, 3 quartos,sala, cozinha, bwc, gara-gem, murada, cercada, R.25 de março, nº 407,MCR, R$ 700,00. Tr. (45)9929-8345 com Aldoir.

CASA, alugo, alvenaria,c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, lavand., bwc, gara-gem fechada, R. Cacho-eira, nº 288, Lot. SantoAmaro, próx. a Unioeste,MCR, R$ 570,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

Page 30: 07 09 2014

30 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014

CASA, alugo, alvenaria,c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, lavand. fechada,bwc, toda murada, R.Alecrim, nº 109, Jd. Hi-gienópolis, MCR, R$400,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, R. SãoPaulo, nº 1495, próx. aomercado Ruzza, MCR, R$530,00. Tr. (45) 9974-7113.

QUARTOS, alugo, c/ou sem móveis, próx. aUnioeste, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, demais depen-dências, garagem, para-bólica coletiva, 50m domercado Cercar, centro,MCR, R$ 390,00. Tr. (45)9959-0433 ou 3254-0298com Terezinha.

SALA COMERCIAL,alugo, 50m², R. 7 de Se-tembro, nº 1693, sala 02,MCR, R$ 600,00. Tr. (45)9812-3000 com Francisco.

SALA COMERCIAL,alugo, 65m², alvenaria,R. Minas Gerais, nº 984,sala 2, ao lado bicicle-taria Central, centro,MCR, R$ 724,00. Tr. (45)3254-4512 ou 9911-8128com Fernando.

SALAS COMERCIAIS,alugo, 2, R. Pernambu-co, nº 1623, 50m da Uni-oeste, MCR, R$ 750,00cada. Tr. (45) 9969-8051.

ASTRA ADVANTAGEHATCH , vendo, ano2006/07, cinza, 4 portas,completo, 4 pneus no-vos, R$ 25.000,00. Tr.(45) 9955-4556.

ASTRA GL HATCH1.8, vendo, ano 2001/01,branco, completo, ótimoestado de conservação,R$ 16.500,00. Tr. (45)8409-6429 ou 3268-1446.

CAMINHÃO 1518, ven-do, ano 89, graneleironovo, reduzido, valor acombinar. Tr. (45) 9993-1855 (tim) ou 3254-7076com Ruben.

CAMINHÃO, vendo,ano 71, Mercedes Benz1113, R$ 30.000,00. Tr.(45) 3254-8915 ou 9137-3089 com Clauri.

CAMINHÃO, vendo,Ford, motor Mercedes,toco, graneleiro, 5 mar-chas, bom estado, valora combinar. Tr. (45) 9908-5898 ou 9109-6251.

COMPRO, Delrey ouBelina, ótimo estado, va-lor a combinar. Tr. (45)9990-3399.

CORSA CLASSIC, ven-do, ano 2008/08, branco,4 portas, c/ ar-cond.,roda aro 15, rádio usb, R$15.500,00. Tr. (45) 9838-5899 com Rudimar.

CORSA SUPER, ven-do, ano 96, 4 portas, óti-mo estado, R$ 8.900,00.Tr. (45) 9923-5543.

COURIER 1.6, vendo,ano 2001, pneus novos,R$ 15.000,00. Tr. (45)9993-1855 (tim) ou 3254-7076 com Ruben.

CRV 2.0, vendo, ano2009, cinza, automático,completo, couro, airbag,abs, cd original, rodasliga leve, única dona, im-postos 2014 pagos, im-pecável, R$ 58.900,00.Tr. (45) 3254-7000 ou8803-6565.

D20 BRASINCA ANDA-LUZ, vendo ou troco, ano89, verde, motor perkins,turbo, cabine dupla, 6 lu-gares, R$ 20.000,00. Tr.(45) 9974-7155.

ECOSPORT 1.6, ven-d o , a n o 2 0 11 , f l e x ,26 .000km, p l aca A ,único dono, ótimo es-tado de conservação,valor a combinar. Tr.(45) 9838-7067.

F-1000, vendo, ano 98,mwm, completa, R$48.000,00. Tr. (45) 9993-1855 (tim) ou 3254-7076com Ruben.

FIESTA, vendo, ano 97,vermelha, 4 portas, rodasde liga, alarme, som,pneus novos, R$6.990,00, aceito Biz. Tr.(45) 9994-0990.

FOCUS 2.0, vendo, ano2008, flex, 4 pneus no-vos, ótimo estado de con-servação, valor a combi-nar. Tr. (45) 9824-2900.

GOL SPECIAL 1.0, ven-do, ano 99, azul, impecá-vel, R$ 10.000,00. Tr. (45)9934-6169.

GOL SPECIAL, vendo,ano 96, prata, ótimo es-tado, R$ 8.600,00. Tr.(45) 9923-5543.

G O L , v e n d o , a n o2000, bom estado, R$1 0 . 5 0 0 , 0 0 . Tr. ( 4 5 )9923-5543.

GOL, vendo, ano 2004/05, valor a combinar. Tr.(45) 9967-9820 com Lirio.

KA, vendo, ano 2011,prata, c/ vidro e travaelét., alarme, 60.000km,único dono, R$20.000,00, aceito troca.Tr. (45) 9972-3249.

LOGAN 1.6, vendo,ano 2011, 8v, completo,valor a combinar. Tr. (45)9982-7554.

MERIVA JOY 1.4, ven-do, ano 2011, prata,flex, completo, c/ abs,air bag, valor a combi-nar. Tr. (45) 9982-7554ou 9973-0619.

MONTANA CON-QUEST , vendo, ano2009/10, flex, completa,64.000km, único dono,R$ 24.000,00. Tr. (45)9961-0396 ou 3254-5212com Paulo.

PALIO , vendo, ano2002, branco, 2 portas, c/trava, alarme, R$10.900,00, abaixo da ta-bela fipe, aceito moto. Tr.(45) 9994-0990.

PALIO WEEKEND AD-VENTURE 1.8, vendo,ano 2007, prata, flex,completo, computador debordo, cd original, rodasliga leve, manual, chavereserva, impecável, R$27.800,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

PARATI CL 1.6 AP,vendo, ano 95, gasolina,completo, faról de nebli-na, rádio usb, doc. 2014pagos, revisado, impecá-vel, valor a combinar,aceito troca de maior oumenor valor. Tr. (45)9922-8486 com Lucas.

S10 ADVANTAGE 2.4,vendo, ano 2011, preta,flex, cabine dupla, com-pleta, couro, rodas ligaleve, cibié, cd, acessóri-os, manual, chave reser-va, impecável, R$49.800,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

SANTANA QUAN-TUM, vendo ou troco,ano 95, valor a combi-nar, troco por carro demaior valor. Tr. (45)9918-5675 com José.

SAVEIRO 1.6, vendoou troco, ano 2007, flex,vidro elét., trava, alar-me, pneus novos, valora combinar, troco pormaior valor. Tr. (45)9972-5812.

SILVERADO, vendo,ano 2000, completa, va-lor a combinar. Tr. (45)9828-5155 com Neco.

STRADA PICK UP ,vendo, ano 2001, ótimoestado, R$ 14.300,00. Tr.(45) 9923-5543.

VECTRA GLS 2.2, ven-do, ano 99, azul, gasoli-na, completo, 4 pneusnovos, rádio usb, doc.2014 pagos, revisado,impecável, valor a com-binar, aceito troca de mai-or ou menor valor. Tr. (45)9922-8486 com Lucas.

VECTRA EXPRESSI-ON 2.0, vendo, ano2005, prata, 8v, comple-to, couro, ótimo estadode conservação, R$23.900,00, aceito moto.Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GTX 2.0, ven-do ou troco, ano 2009,automático, completo,bancos de couro,39.000km, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45)8841-8996 com Adilson.

CG 125 FAN, vendo,ano 2005, preta, R$3.300,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

CG FAN 125 KS, ven-do, ano 2012, 12.000km,ún ico dono, R$4.450,00. Tratar (45)9904-1089 com Andrei.

CG FAN KS, vendo,ano 2011/11, vermelha,R$ 4.600,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

CG TITAN 150 KS ,vendo, ano 2009, verme-lha, R$ 5.000,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CG TITAN KS, vendo,ano 2010/10, amarela, R$5.300,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

FAZER 250, vendo, ano2011/12, preta, ótimo es-tado, R$ 8.500,00. Tr.(45) 9932-2301.

FAZER , vendo, ano2013, branca, 6.000km,único dono, R$ 9.500,00.Tr. (45) 9933-8934.

LEAD , vendo, ano2011/11, vermelha, R$4.800,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

NEO , vendo , ano2007 /08 , p ra ta , R$4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

SHINERAY, vendo, ano2012/13, preta, valor acombinar. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

TWISTER, vendo, ano2008, preta, 18.500km,3º dono, personalizada,R$ 6.590,00. Tr. (44)9706-6932 com Adir.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, preta, R$3.000,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo,ano 2008/08, p re ta ,bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR ED, ven-do, ano 2013/14, verme-lha, R$ 6.300,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YS FAZER 250, vendo,ano 2009/10, vermelha,R$ 7.700,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

ACORDEON, vendo,usado, 80 baixos, eletri-ficado, bom estado, valora combinar, aceito troca.Tr. (45) 9988-8654.

CACHORROS, vendo,Lhasa Apso e Shih-tzu,matrises, adultas, valora combinar. Tr. (45)9985-3400 ou 3254-3025 com Nelli.

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/imóvel, crédito R$44.300,00, entrada R$6.600,00, assume 70 par-celas de R$ 837,07. Tr.(45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/automóvel, crédito R$18.500,00, entrada R$6.250,00 à vista, as-sume 34 parcelas deR$ 520 ,00 . Tr. (45 )9994-0990.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, p/ imóvel, crédi-to R$ 90.011,69, prazo93 meses, a partir da 5ªparcela R$ 1.223,28. Tr.(45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, p/ veículo, crédi-to R$ 51.250,22, prazo53 meses, a partir da 5ªparcela R$ 1.172,12. Tr.(45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

Page 31: 07 09 2014

Edição 3875 - O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 09 DE JULHO DE 2014 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 09/07/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 10/07/2014R$ 2,00PARA ASSINANTES

COZINHA, vendo, usa-da, branca, R$ 1.600,00.Tratar pelo (45) 9933-7569 com Ademar.

FAÇO serviços de pin-turas e soldas em por-tões, grades, janelas,portas e calhas, interes-sados. Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Pas-tor Alemão, capa preta,c/ 37 dias, R$ 150,00.Tr. (45) 8804-1749.

FILHOTES , vendo,Lhasa Apso, vacinados evermifugados, prontospara entrega, valor acombinar. Tratar pelo(45) 9137-0692.

FILHOTES, vendo, Pe-quinês, machos e fême-as, valor a combinar. Tr.(45) 9985-3400 ou 3254-3025 com Nelli.

GELADEIRA, vendo,Consul, 380lts, 1 por-t a , d e g e l o s e c o , 6anos de uso, bom es-tado, R$ 450,00. Tr.(45) 9126-8220.

LANCHA, vendo, Tropi-cal, motor 100hp, 4 tem-pos, valor a combinar,preço de ocasião, acei-to camionete. Tr. (45)9934-8875.

LIMPA PISO , po l i -mento, tira manchas,riscos e encardidos dasuperfície do porcela-nato, cerâmica, grani-to, pedras em geral, po-limento de granitilha econcreto, interessados.Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

MADEIRA, compro, deperóba, usada, tábua,caibro e assoalho, valora combinar. Tr. (45) 9134-4067.

MADEIRAS, compro,tábuas e vigas de peró-ba, usadas, valor a com-binar, pago à vista. Tr.(45) 9134-4067.

MOTOR, vendo, Ya-maha, 15hp, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140.

OFEREÇO serviços deinstalação de som auto-motivo, rádio, dvd, alto fa-lante, módulo de potên-cia, sensor de estaciona-mento, câmera de ré,gps, valor a combinar. Tr.(45) 9928-9979 com Djo-nathan.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ auxiliar de solda-dor, interessados. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ cozinheira, c/ ex-periência, interessadas.Tr. (45) 9938-1174.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ eletrotécnico, in-teressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ soldador, quesaiba colocar aluzinco,interessados. Tr. (45)9933-8866.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ técnico/mecâni-co em refrigeração, inte-ressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ vendedor externo,ramo de tintas, p/ MCR eregião, c/ salário + co-missão, interessados. Tr.(45) 9996-6300.

PONTO DE XEROX,vendo, em faculdade, todoequipado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9938-2026.

REBOQUE, vendo, p/barco, novo e usado, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

TIJOLOS, vendo, 6 fu-ros, 9000 unidades, R$380,00 o milheiro. Tr. (45)9994-0990.

ADUBO, vendo, de avi-ário, esparramado na la-voura, valor a combinar.Tr. (45) 9948-6042.

COLHEITADEIRA, ven-do, ano 2004, John Dee-re, c/ 3.100hs, valor acombinar. Tr. (45) 9922-9791 com Marcio.

PEIXES, vendo, tilápia,pacú e carpa, entrego nacasa, valor a combinar.Tratar pelo fone (45)9934-8875 ou 9105-2280.

PLANTADEIRA, ven-do, ano 2003, PSMC102, 9 linhas, c/ recâm-bio e rosca sem fim noadubo, valor a combi-nar. Tr. (45) 3281-7024ou 9969-2181.

ROÇADEIRA, vendo,Massey Ferguson, p/trator, c/ 1,80m de cor-te, valor a combinar.Tratar pelo fone (45)9974-1401 com Rubens.

TRATOR, vendo, ano80, Ford 6600, bom es-tado, valor a combinar. Tr.(45) 3281-1342 (fora dohorário comercial).

TRATOR, vendo, ano82, Ford 4600, ótimo es-tado, valor a combinar. Tr.(45) 9922-6454.

TRATOR, vendo, ano98, Keiser 135, valor acombinar. Tratar pelofone (45) 9922-6454.

VACAS, vendo, Jerseye Holandesas, prenhas,valor a combinar. Tratarpelo fone (45) 9927-0825.

SÚMULA DE EMISSÃODE LICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença Prévia N°37433 para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Adelar EggersAtividade: Suinocultura, ampliação do sistema de

terminação em 500 animaisEndereço: Chácara n°316, linha Willems, distrito

de Margarida.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 23/06/2016

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Adelar Eggers torna público que irá requer ao IAPLicença de Instalação para ampliação da atividade desuinocultura, sistema de terminação em 500 ani-mais, a ser implantada na chácara n°316, linhaWillens, distrito de Margarida, município de MarechalCândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença de Instalação N°19439 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Cesar Luiz PetriAtividade: Suinocultura, ampliação da UPL em

440 matrizes (sem creche).Endereço: Lote rural n°15/A, linha Campos Sal-

les, distrito de Margarida.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 23/06/2016

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP a Licença de Instalação N°19405 para o empre-endimento a seguir especificado:

Empresa: Alfredo KunkelAtividade: Avicultura de corte para 23.500

aves/loteEndereço: Lote rural n°117/118/120, linha Curvado.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 13/06/2016

Page 32: 07 09 2014