06 17 2014

40

Upload: orangotoe

Post on 07-Mar-2016

264 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

06-17-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 06 17 2014
Page 2: 06 17 2014

Cenários distintos02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

O junho de 2014 está bem diferente dode 2013.

No ano passado vimos um movimento começartímido, ganhar força e levar multidões às ruas,principalmente nas Capitais, para reivindicarum Brasil melhor, menos desigual, composto depolíticos mais sérios e comprometidos com o povo,e menos corruptos.

Neste, também vemos multidões, mas desta vezdentro de estádios, ou até fora deles, unidos emprol de outra causa: o amor pelo futebol.

O cenário de hoje nada lembra o cenário dejunho de 2013. Até mesmo as manifestações atu-ais nada têm a ver com as do ano passado, quandoos brasileiros em geral se senti-ram motivados a protestar poralguma razão e cobrar melhori-as nos mais variados setores.Hoje, com poucas exceções, osmanifestos que temos por aí sãofeitos por mascarados, por bal-ck blocs ou simplesmente porcidadãos que, se têm algo defato para protestar, o fazem daforma mais lamentável possí-vel. Ao promover quebra-que-bra, ao depredar o patrimôniopúblico, essa parcela de mani-festantes mostra como não se devepromover um manifesto. Comisso, conseguiu apenas amedron-tar a outra parcela da população, composta pelocidadão de bem, que se empolgou a sair pelas ruasde forma civilizada.

As expressões de luta do ano passado foramsubstituídas, um ano depois, por caras pintadasdas cores de bandeiras de vários países do mundo.O que vemos hoje, em tempo de Copa do Mundo,são torcedores dando um show de alegria, deanimação. De exemplo, como a bela torcida daArgentina. Dos estádios também eclode um coroque emociona: “Sou brasileiro, com muito orgu-lho, com muito amor...”.

São junhos diferentes, de momentos distintos.O histórico junho de 2013 acrescentou muito à

sociedade. Contribuiu para o crescimento daconsciência política e dos direitos da cidadaniae serviu para mostrar a força que tem um povo.O mesmo mês de 2014, querendo ou não, gos-tando ou não, também será histórico, afinal,apesar de todos os pesares, o país do futebolsediar o maior evento futebolístico do mundoficará registrado na história do Brasil e deve nosdeixar algum legado, mesmo que não em títulosou em obras. Um aprendizado ficará depois detudo o que vimos e ouvimos.

Se pouca coisa mudou desde as jornadas dejunho, um ano depois, ao menos hoje os políti-cos em geral sabem que os brasileiros (a maio-

ria deles) não são massa demanobra como sempre pen-saram ser.

Se 12 meses se passaram e oPoder Público pouco atendeuo clamor das ruas, se pactosprometidos não foram coloca-dos em prática, se as reivindi-cações não foram as priorida-des dos políticos, seja no Exe-cutivo, seja no Legislativo, opovo está muito ciente disso. Seenganou feio quem pensou quea Copa do Mundo seria o talpão e circo e tudo ficaria bemna eleição; as pessoas estãobastante atentas a tudo o que

vem acontecendo. Não se assustem as autoridadescom a reposta que lhes pode ser dada, agoradificilmente com uma marcha de milhões nova-mente nas ruas, mas nas urnas. O barulho podeser tão ensurdecedor quanto o de junho de 2013.

Nada foi em vão até aqui, seja na política,seja no futebol. As jornadas de reivindicações de2013 e a Copa de 2014 deixaram marcas sufici-entes para o brasileiro acordar. Se seremos cam-peões do mundo no futebol já não importa(oxalá sejamos), o que importa mesmo será orumo que pretendemos dar ao nosso país em 05de outubro. Este sim uma vitória primordial queo Brasil merece.

A BÊNÇÃO DA FÉ MONOTEÍSTA - ACONFISSÃO DA GUANABARA - 3ª PARTE

O pastor Paulo Sérgio respondeu numa entrevistano Rio de Janeiro: “Sua pergunta me toma à 'queimaroupa', mas eu vejo que a maior bênção é a confissãogeopolítica de um só Deus, como nação brasileira. Aparte negativa é que Deus não é levado a sérioespiritualmente”. Perguntei: “O que significa ‘confis-são geopolítica’ em seu argumento”? Paulo Sérgiorespondeu: “Sou reformado da aeronáutica. O termo'geopolítico' significa a nação como um todo”.

A geopolítica é a congruência entre gruposde estratégias adotadas pelo Estado para ad-ministrar seu território.

Geograficamente temos o povo brasileiro de-voto em um único Deus, mas espiritualmente anação vive nos crimes, roubos e na violência.

Os morros, como também os palácios dos go-vernos, estão tomados de assaltantes e corruptos.Esse é o Brasil cristão geopolítico distante deDeus, próximo ao inferno.

É uma lástima assistir à condenação e àprisão de autoridades, pessoas que deveriamexigir o bem, a ética, a moral por uma questão deconsciência própria, devem ser condenadas, porcorrupção ativa e passiva.

O pastor Isai e a esposa Aline visitaram o Morrodo Alemão, no Rio de Janeiro, almoçaram com ospoliciais, e na mesma noite um policial foi mortocom três tiros no rosto. Estas são as frequentesnotícias dos morros, onde os cristãos foram dego-lados e jogados dos despenhadeiros. Séculosapós o ato violento contra o Evangelho de Cristo,colhemos os frutos da violência em todo o país, eé preciso reconhecer o erro.

O único caminho para evitar o castigo dopassado, que nos acompanha por gerações, éa confissão do pecado.

Faça isso com sua família e você não pagará pelosangue inocente derramado em solo brasileiro.

Na Grécia, 99% confessam sua fé em Deus.Visitamos Atenas, na Grécia, onde se diz que: “99%do povo confessa a fé em Deus, católica ortodoxa”.Porém, da janela do hotel tivemos a imagem, emplena luz do dia, de pessoas se drogando, numarua no centro de Atenas. Duas vezes sofremos atentativa de roubo no metrô, por cidadãos quecostumam assaltar os turistas, para roubar suascarteiras. Só Deus foi capaz de fazer com queninguém arriscasse colocar suas mãos em mim,mesmo quando eu fui trancado no metrô por quatrohomens e havia poucos passageiros a bordo.

Chegando ao Rio de Janeiro, questionei aorecepcionista do hotel: “Qual seria sua confissãode fé nas últimas 12 horas de vida”? Após ouvirresposta, eu lhe disse: “Jovem, você escaparia damorte, porque não possui fé alguma. Trate debuscar sua confissão, o quanto antes possível”.

Em nossas entrevistas pelo Brasil e pelo mun-do, falamos com mais de duas mil pessoas,tentando encontrar pessoas cristãs devotas, sin-ceras, tementes a Deus e cristãos convictos. De-vemos dizer que não foi possível encontrar maisque 5% de pessoas com uma confissão de fégenuína, como a que tiveram os franceses queforam enforcados ou degolados na Guanabara.

Ao ler a “Confissão da Guanabara” eu fiqueiadmirado por sua convicção, com referências his-tóricas e argumentos biblicamente fundados. Épreciso que nosso povo volte à confissão de fégenuína como à que tiveram os primeiros protes-tantes que pisaram em solo brasileiro.

* O autor é pastor da Igreja de Deus noBrasil em Marechal Cândido Rondon

(www.ecosdaliberdade.com.br)

[email protected]

Nada foi em vão até aqui, sejana política, seja no futebol. Asjornadas de reivindicações de

2013 e a Copa de 2014deixaram marcas suficientespara o brasileiro acordar. Se

seremos campeões do mundono futebol já não importa

(oxalá sejamos), o queimporta mesmo será o rumo

que pretendemos dar aonosso país em 05 de outubro

Page 3: 06 17 2014

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,17 DE JUNHODE 2014

Contraestadualização

MANUTENÇÃODA ALIANÇA

Vereador João Marcos Gomes: “Os deputados que representamMarechal Rondon deveriam utilizar seu peso na Assembleia

Legislativa para exigir, e não pedir a estadualização”

No próximo dia 29, vésperado fim do prazo para realizaçãodas convenções partidárias, oPP realiza o seu encontro paradefinir candidatos e coliga-ções. Assim como ocorreuem 2010, o partido devemais uma vez apoiar onome do governadorBeto Richa (PSDB),que é pré-candida-to à reeleição. A in-formação é do de-putado federalDilceu Sperafico(PP). “Estivemoscom o governa-dor na campa-nha passada,participamos doseu governo e com certeza estaremos, no dia da convenção,definindo novamente o apoio para sua eleição”, adianta.

Para a disputa à Assembleia Legislativa, por sua vez,o PP deve lançar chapa própria. Já para a Câmara Federal,na qual Sperafico disputa a reeleição, a sigla deve secoligar com PSDB e DEM, dentre outras agremiações.

DivisãoO PP vive uma divisão em suas fileiras. Ex-secretário

estadual e uma das principais lideranças do partido, o pré-candidato a deputado federal Ricardo Barros tem traba-lhado nos bastidores para a sigla apoiar a candidatura deseu irmão Silvio Barros (PHS) ao Governo do Estado. Inclu-sive o PROS, presidido pela deputada federal Cida Borghet-ti, que é esposa de Ricardo, já formalizou a aliança com oPHS. Contudo, a voz do pepista tem sido solitária.

O próprio presidente estadual do PP, Nelson Meurer,já declarou que o acordo é apoiar Beto Richa. “O Ricardovai ter que acompanhar o PP na coligação. Não sei comoele vai fazer para apoiar o irmão. Isso é problema dele. Masele não pode prejudicar o partido e não pode colocarinteresses políticos pessoais acima do partido”, diz.

Ma

ria

C

rist

ina

K

un

zle

r

Comentário do dia“Baixaria. Foi um horror”. Do presidente do Supremo TribunalFederal (STF), ministro Joaquim Barbosa, ao classificar ontem

(16) os xingamentos recebidos pela presidenta Dilma Rousseff nojogo de abertura da Copa do Mundo, na semana passada.

Licenciado da CâmaraO vereador Mauro Holz (PT), de Palotina, teve o seu pedido de licença por 30

dias aprovado por unanimidade entre os parlamentares. O edil irá tratar deassuntos particulares e retorna no dia 15 de julho. Em seu lugar foi empossadoontem (16) para a vaga na Casa de Leis o suplente Gilson da Paixão (PT).

CONTA IRREGULARA falta de divulgação de informações or-

çamentárias e financeiras levou o Tribunal deContas do Estado do Paraná (TCE-PR) ajulgar irregular a prestação de contas de2012 da Câmara Municipal de Cascavel. Dadecisão cabe recurso. Os vereadores Mar-cos Sotille Damaceno e José Roberto Maga-lhães Pereira, que presidiram o Legislativonaquele exercício, foram multados emR$ 1.450,98 cada um.

INÍCIO DAS OITIVASO Conselho de Ética e Decoro Par-

lamentar se reúne amanhã (18) para atomada de depoimento de testemu-nhas no processo contra o deputadofederal André Vargas (sem partido-PR). Até a tarde de ontem (16), nãohavia sido divulgada a lista com osnomes das testemunhas que serão con-vidadas para a reunião. O relator doprocesso, deputado Júlio Delgado(PSB-MG), já anunciou que pretendeouvir primeiro as testemunhas de acu-sação e depois as da defesa.

Deputado federal Dilceu Sperafico:“Estivemos com o governador Beto Richa na

campanha passada, participamos do seugoverno e no dia da convenção definiremos

novamente o apoio para sua eleição”

Gerou mal-estar na Câmara de Vereado-res de Marechal Cândido Rondon um ofícioda Secretaria de Estado de Infraestrutura eLogística informando que, em uma primeiraanálise, a rodovia que liga a sede municipalaos distritos de Margarida e São Roque nãoatende a critérios técnicos para ser estadua-lizada. O pedido pela estadualização haviasido apresentado à pasta pelo deputado esta-dual Ademir Bier.

“Seria interessante enviar um relatório dovolume de produção de frangos, suínos, de

grãos e de leite dos distritos de Margarida eSão Roque. Com todas as riquezas que semovimentam por essa rodovia é inadmis-sível essa resposta”, disparou o vereador JoãoMarcos Gomes. “Os deputados que repre-sentam Marechal Rondon deveriam utilizarseu peso na Assembleia Legislativa para exi-gir, e não pedir a estadualização”, emendou.

ManifestaçãoMorador de Margarida, o vereador Ceno

Unfried mencionou que os dois distri-tos possuem, juntos, 12 associações demoradores, sendo que as entidades pre-tendem marcar uma reunião com lide-ranças rondonenses para discutir o as-sunto. Ele adiantou até que as comuni-dades não descartam fechar a rodoviamunicipal como forma de se manifes-tar e chamar atenção para a questão.

ProjetoO presidente da Câmara de Verea-

dores, Ilario Hofstaetter, por sua vez, suge-riu a elaboração de um projeto para se ter emmãos um documento que mostre o quantoseria necessário investir para remodelar ereadequar a estrada que liga a cidade deMarechal Rondon a Margarida e São Roque.“Com esse projeto poderíamos pleitear re-cursos e quem sabe enquadrar o investimen-to em algum programa do governo federal,por exemplo”, ponderou.

Gu

sta

vo

Lim

a/C

âm

ara

d

os

De

pu

tad

os

Page 4: 06 17 2014

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

Conselho começa a ouvirtestemunhas petistas de Vargas

Entre as testemunhas listadas estão o líder da bancada na Câmara,Vicentinho, o deputado Cândido Vaccarezza e o presidente

nacional da sigla, deputado Rui Falcão

ÉTICA

Colhendo tempestadeEntre as surpresas de uma Copa que já apresenta algumas

“zebras”, resultados inesperados no jargão futebolístico, umaoutra disputa paralela ocorre no campo político. Neste junhodecide-se o futuro do país e também o do Estado. A depender doresultado das convenções, muita coisa pode mudar no atualpanorama, ainda morno em função da disputa paralela da Copa.Curiosamente o partido que mais influencia os resultados é umque sempre prefere ficar na reserva: o PMDB. Desde há muito, nocenário nacional, ele não entra em campo com time próprio. Aindaagora prefere uma reserva de luxo, com o mesmo candidato a viceque o representa, Michel Temer, mas descontente com o trata-mento que recebeu no primeiro tempo por parte da juíza DilmaRousseff. A própria manifestação da executiva nacional nos Esta-dos, em que a candidatura própria é disputada, poderia ser maisexpressiva se efetivamente interessasse ao partido. Pela manifes-tação de Temer, quando recentemente esteve aqui, tanto se lhefaz. A única preocupação é a de que se vencer o grupo que defendeo apoio a Beto Richa, dificilmente os peemedebistas locais farãocampanha por Dilma/Temer. Se derrotado na convenção de sexta-feira (20), o próprio Roberto Requião, que tudo deu a seus compa-nheiros nos 12 anos em que mandou no Paraná, ficará fora daeleição. Não poderá apoiar Beto Richa, que tudo fez para derrotá-lo, nem Gleisi Hoffmann, cujo companheiro, ministro Paulo Bernar-do, andou tendo sérios e comprometedores atritos quando gover-nador. Tem assim tudo para encerrar os quatro anos que lhe restamno Senado e ir para casa, com a triste sensação de que foi traído pelosque ajudou a crescer. Plantou vento...

Em choqueA continuar no ritmo atual, esta será a “Copa dos árbitros”.

Não passa um jogo sem muitas dúvidas.

O “velho de guerra”pode degringolar

Três vozes, entre os pos-síveis 700 convencionais doPMDB, levantam-se ostensiva-mente em favor de Requião: odeputado federal João Arruda,seu sobrinho, e o ex-deputadofederal Rodrigo Rocha Loures,atual assessor do vice-presi-dente Michel Temer, e o fidelís-simo Milton Buabsis. Gentecomo Luiz Cláudio Romanelli,Alexandre Curi e outros, queaté tempos atrás eram requia-nistas “desde pequenininhos”,bandearam-se para o PalácioIguaçu. Tudo indica que vãolevar a melhor, apontandoCaíto Quintana para vice deBeto. Depende da oferta quefizerem a Orlando Pessuti, hoje,praticamente, fiel da balança.

Confusão familiarUma situação curiosa ocor-

re também no grupo que este-ve com Beto durante todo ogoverno. Por conta da famíliaBarros. Ricardo, até dias atrássecretário de Indústria e Co-mércio do Estado, quer levarseu partido, o PP, a apoiar seuirmão Sílvio Barros, candidatoao governo pelo PHS, com apoioda presidente do Pros, CidaBorghetti. O problema é a resis-tência dos “pepistas”, que jáanunciam compromisso como chapão federal que apoiaBeto: PSDB, DEM e possivel-

mente PMDB. Não será surpre-sa se ao final a família vierunida com o atual governador:vai depender do agrado!

SNível baixoA manifestação grosseira

feita contra a presidente Dil-ma na abertura da Copa, trans-mitida ao mundo, gerou umaonda de desagravos entre ospetistas. Não apenas no dis-curso de Dilma, mas igualmen-te na manifestação de Lula,na convenção que lançou Ale-xandre Padilha ao governo deSão Paulo. Confirmou ele umaprevisão desta coluna: a cam-panha presidencial de 2014será “atípica e perigosa”. Nãohá, porém, como reclamar donível. Ele foi rebaixado com o“nós contra eles”, sempre pre-gado pelo ex-presidente.

Primeira visitaA presença de Eduardo

Campos e Marina Silva noNorte do Paraná, mais especi-ficamente Londrina, Maringá,encerrada em Ponta Grossa, éa primeira incursão dos socia-listas no Estado. Ainda mornapor estar apenas contatandocom representações de seg-mentos empresariais. Umaatuação mais incisiva da du-pla é esperada a partir do finalda Copa. Beto vai dividir seuapoio, uma vez que o PSB aquisempre o apoiou.

O Conselho de Ética daCâmara se reúne amanhã (18)para ouvir as primeiras teste-munhas de defesa do deputadoAndré Vargas (sem partido-PR) no processo por quebra dedecoro parlamentar. O relatordo processo, deputado JúlioDelgado (PSB-MG), pretendeouvir os antigos companhei-ros de Vargas no PT entre eleso líder da bancada na Casa,Vicentinho (SP), o deputadoCândido Vaccarezza (SP) e opresidente nacional da sigla,deputado Rui Falcão (SP).

Vargas responde ao pro-cesso por sua relação com odoleiro Alberto Youssef, pre-so na Operação Lava Jato daPolícia Federal. O doleiro foiarrolado como uma das oitotestemunhas de defesa do ex-petista. O Conselho de Éticaencaminhou na semana pas-sada um pedido à Justiça doParaná solicitando a oitiva,que pode ser feita na prisãoou via videoconferência. Orelator também pediu cópiado inquérito da Lava Jato.

Mesmo com a folga dos de-

putados em virtude dos jogosda Copa do Mundo, o relatore o presidente do Conselho,Ricardo Izar (PSD-SP), devempromover oitivas rápidas ama-nhça. A ordem no conselho éacelerar o trâmite do processoe votar o relatório de Delgadoa tempo de ser apreciado peloplenário da Casa antes de 17de julho, último dia antes dorecesso parlamentar. "Vou fa-zer apenas três perguntas àstestemunhas, não vou levarmais de dez minutos", disseDelgado.

Demanda de empresas porcrédito cresce 2,2% em maio

A busca de crédito por par-te das empresas aumentou2,2% em maio, na compara-ção com abril. Em relação amaio do ano passado, houveelevação de 6,4% e no acumu-lado do ano a alta foi 3,4%, deacordo com levantamento di-vulgado ontem (16) pela em-presa de consultoria SerasaExperian. A alta em maio foimais intensa nas micro e pe-quenas empresas, que a ex-pandiram em 2,5%. Nas mé-dias empresas, houve quedade 1,1%. Nas grandes empre-sas, o quadro é estável.

De acordo com os economis-tas da Serasa, a alta na deman-da das empresas por crédito em

maio reflete a necessidade deantecipação da produção debens e serviços, tendo em vistaas paralisações produtivas quedeverão ocorrer por conta darealização dos jogos da Copa doMundo em junho e julho.

No acumulado dos primei-ros cinco meses de 2014, as gran-des empresas lideram a alta dademanda empresarial por cré-dito, com expansão de 9,9% nacomparação com o mesmo pe-ríodo do ano passado. Nas mi-cro e pequenas empresas o cres-cimento no mesmo período foi3,6%. Nas médias empresas,houve recuo de 2,5%.

Entre os setores, o comérciofoi o que mais procurou crédito,

com alta de 2,3% ante abril. Nosetor de serviços, o crescimen-to mensal foi 2,2% e na indús-tria, 1,8%. Entre as regiões, asque registraram maior cresci-mento foram a Nordeste e aCentro-Oeste, ambas com ex-pansões de 4,7%. No Sul, a altafoi 3%. No Sudeste, o avanço foi0,9% e no Norte, 0,3% em maio.

No acumulado de janeiro amaio de 2014, o maior avançoda demanda empresarial porcrédito ocorreu no Norte (9,8%),seguido pelo Centro-Oeste(9,5%). Em seguida, o Nordesteregistrou alta de 5,4%. No Sul eSudeste, o crescimento foi 1,5%e no acumulado de janeiro amaio, 1,8%.

Page 5: 06 17 2014

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 GERAL

“Copa dura apenas um mês. Benefícios ficam”Presidenta voltou a enfatizar ontem (16) importância do Mundial no Brasil e lembrou que obras

e serviços, já programados no PAC, foram antecipados em virtude do evento esportivo

DILMA ROUSSEFF

A presidenta Dilma Rous-seff ressaltou que as obrasfeitas em todo o país, princi-palmente nas 12 cidades-sede, não são exclusivas paraa Copa do Mundo, mas parabenefício dos brasileiros.“Para qualquer país organi-zar uma Copa é como dis-putar uma partida suada e,muitas vezes, sofrida, comdireito a prorrogação e dis-puta nos pênaltis. Mas o re-sultado e a celebração finalvalem o esforço”, declarou.

Ela lembrou que o Mun-dial antecipou obras e servi-ços que já estavam previstosno Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC). “Te-nho repetido que os aero-portos, os metrôs, os BRTs(Bus Rapid Transit) e os está-dios não voltarão na malados turistas, ficarão aqui be-

neficiando todos nós. UmaCopa dura apenas um mês.Os benefícios ficam paratoda a vida”, ressaltou.

No programa semanalCafé com a Presidenta deontem (16), que trouxe opronunciamento em redenacional de rádio e TV dasemana passada, Dilma deuboas-vindas aos turistas quechegaram ou que ainda vãochegar para acompanhar osjogos. “Em nome do povobrasileiro, saúdo a todosque estão chegando paraesta que será também aCopa pela paz e contra oracismo. A Copa pela in-clusão e contra todas as for-mas de violência e precon-ceito. A Copa da tolerân-cia, da diversidade, do diá-logo e do entendimento. OBrasil, como Cristo Reden-

tor, está de braços abertospara acolher todos vocês”.

Ao final, a presidentamandou uma mensagem deotimismo à Seleção Brasi-leira. “Meus queridos joga-dores e querida comissãotécnica, debaixo da camisaverde e amarela, vocês ma-terializam um poderoso pa-trimônio do povo brasilei-ro. A seleção representa anacionalidade, está acima degovernos, de partidos e deinteresses de qualquer gru-po. Por isso, merecem queum dos legados desta Copaseja também a moderniza-ção da nossa estrutura dofutebol e das relações queregem nosso esporte. Opovo brasileiro ama e con-fia em sua seleção. Estamostodos juntos para o que dere vier”, destacou.

Presidenta Dilma Rousseff: “Tenho repetido que os aeroportos, os metrôs, osBRTs (Bus Rapid Transit) e os estádios não voltarão na mala dos turistas”

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Enem tem 8,7 milhõesde inscritos em 2014O Enem 2014 chegou a um

total de 8.721.946 inscritos. Onúmero representa um aumen-to de 21,6% em comparação àedição passada da prova - 7,1milhões. O ritmo de crescimen-to teve ligeira queda - entre 2012e 2013, o índice foi de 23,8% -,mas superou a expectativa doMinistério da Educação. A pastaestimava um total de 8,2 mi-lhões de candidatos. Os dadosforam divulgados ontem (16).

Esse total de estudantes con-sidera aqueles que fizeram ainscrição por meio de site espe-cífico e confirmaram o paga-mento da taxa, no valor de R$ 35,até o dia 28 de maio. Apenas 2,3milhões (26,48%) são pagantes.Os demais estão isentos da taxapor serem concluintes do Ensi-no Médio da rede pública(16,33%) ou por terem compro-vado carência (57,17%).

As regiões Sudeste e Nor-deste concentram o maior nú-mero de participantes, com trêsmilhões e 2,87 milhões, respec-tivamente. Em alguns Estados,houve crescimento mais robus-to do número de inscritos. EmPernambuco, por exemplo, aquantidade de inscritos chegoua 432,9 mil, aumento de 22% emrelação à edição passada.

Para o presidente do Inep(órgão do MEC responsável peloEnem), Chico Soares, esse ce-nário se deve à decisão da Uni-versidade Federal de Pernam-buco (UFPE) em adotar a provaem seu processo seletivo.

“Várias universidades estãofazendo essa adesão e certa-

mente teremos aumento ex-pressivo no número de vagas eno Sisu (Sistema de SeleçãoUnificada). Esse crescimentoestá condizente com a expecta-tiva criada em torno do Enem”,disse o ministro da Educação,Henrique Paim.

FORMAÇÃOA maior parte dos inscritos

(4,9 milhões) já concluíram oEnsino Médio em anos anterio-res. “Eles buscam através doEnem as muitas oportunidadesque o Exame cria”, avalia Soa-res. O Enem é pré-requisito paraestudantes interessados emparticipar de programas comoFundo de Financiamento Estu-dantil (Fies), Prouni (bolsas paraalunos de baixa renda) e Ciên-cia sem Fronteiras.

Outros 1,7 milhão conclui-rão o Ensino Médio neste ano e1,4 milhão terminarão essa eta-pa após este ano. Além disso,em 2014, 997.131 candidatos vãocertificar a conclusão do EnsinoMédio por meio do Enem.

A maior parte dos candida-tos se autodeclararam negros(57,91%). Grande parte deles tementre 21 e 30 anos (2,58 milhões)e é do sexo feminino (58,11%).

O ministro da Educação co-memorou os números. “Essecrescimento demonstra exata-mente o que falamos há bastan-te tempo: há um despertar dasociedade brasileira em tornoda questão educacional, espe-cialmente para programas fe-derais, que têm tido um cresci-mento muito grande”, pontua.

Intenção de consumo dasfamílias cai 1,6% em junho

A Intenção de Consumodas Famílias (ICF) recuou1,6% em junho deste ano,na comparação com o mêsanterior, atingindo, pelasegunda vez consecutiva,o patamar mais baixo dasérie histórica (iniciada emjaneiro de 2010). A pesqui-sa, da Confederação Naci-onal do Comércio de Bens,Serviços e Turismo (CNC),busca analisar a disposiçãodas famílias brasileiras emconsumir.

Segundo a economista

da CNC, Juliana Serapio, asprincipais explicações paraa queda da intenção de con-sumo são as altas dos jurose da inflação nos últimosmeses. Entre os sete compo-nentes usados para medir oíndice, apenas dois aumen-taram de maio para junho:a intenção de compra a pra-zo (que subiu 1%) e o nívelde consumo atual (que cres-ceu 0,3%).

Entre os cinco componen-tes em queda, o pior resulta-do foi observado no momen-

to para a compra de bensduráveis (-4,5%). Em segui-da, aparecem perspectivaprofissional (-3%), perspec-tiva de consumo (-2,6%),avaliação do emprego atu-al (-1,3%) e avaliação darenda atual (-1%).

Na comparação com ju-nho de 2013, o ICF apresen-tou redução de 7,4%. Os setecomponentes do índice tive-ram piora nesse tipo de com-paração, com destaque para aintenção de consumo de bensduráveis, que caiu 20,9%.

Anvisa inicia consulta públicasobre rotulagem de alimentos

A Agência Nacional deVigilância Sanitária (Anvisa)deu início ontem (16) à con-sulta pública para definirmudanças nos rótulos de ali-mentos que contêm ingredi-entes capazes de provocaralergia. A proposta de novanorma para a rotulagem dealergênicos está disponível noportal da Anvisa e as suges-

tões deverão ser enviadas ele-tronicamente por meio dopreenchimento de formulá-rio específico. O prazo pararecebimento de comentáriose sugestões será de 60 dias.

Entre as chamadas subs-tâncias alergênicas a serem lis-tadas nas embalagens dos pro-dutos estão: cereais com glú-ten, crustáceos, ovo, peixe e

amendoim; o leite, a soja, cas-tanhas em geral, nozes e ossulfitos (presentes no vinho).Alimentos que contenham tra-ços ou derivados desses ingre-dientes também deverão mos-trar o aviso em seus rótulos.Após a decisão final da Agên-cia, as indústrias terão prazode 12 meses para adequação àsnovas regras.

Page 6: 06 17 2014

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

Seis partidos ainda precisamindicar candidatos à Presidência

Até agora, PMDB e PDT já definiram que apoiarãoa reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT)

ELEIÇÕES

Pelo menos seis partidosainda precisam definir, até opróximo dia 30, os candida-tos aos cargos de presidentee vice-presidente da Repú-blica ou que nomes vão de-fender no pleito de outubro.No fim de junho, termina oprazo para a escolha de can-didatos. Até agora, PMDB ePDT já definiram que apoia-rão a reeleição da presidentaDilma Rousseff (PT). Os pe-emedebistas confirmaram,inclusive, o vice-presidenteMichel Temer na chapa doatual governo.

No sábado (14), o PSDBconfirmou a candidatura dosenador Aécio Neves (MG) àPresidência, mas ainda nãodefiniu o nome do vice nachapa. No mesmo dia, o PVescolheu para concorrer aocomando do Planalto o mé-dico sanitarista Eduardo Jor-ge, de 64 anos, junto comCélia Sacramento - vice-pre-feita de Salvador (BA).

A próxima convenção par-tidária nacional está marcadapara sábado (21), quando o

PT oficializará a candidaturade Dilma à reeleição, em Bra-sília. No dia seguinte, é a vezdo PSOL definir seus candi-datos. Com a desistência dosenador Randolfe Rodrigues(AP), o partido deve lançar onome de Luciana Genro (RS)para a Presidência da Repú-blica. O PSOL ainda não temcandidato a vice. Os encon-tros ocorrem em Brasília.

O PP, partido que integra abase aliada no Congresso, devetrilhar o mesmo caminho doPMDB. A convenção no dia 25deve confirmar o apoio da le-genda à reeleição de Dilma eTemer, mas, em alguns Esta-dos, o posicionamento deveser o de liberar a legenda paraoutras alianças. A sigla já pro-moveu algumas convençõesestaduais - em São Paulo e noRio Grande do Sul, por exem-plo. Em território gaúcho, as-sim como no Rio de Janeiro eMinas Gerais, há dissidência,e a legenda vai apoiar o candi-dato Aécio Neves.

No dia 27, o PCdoB tam-bém vai oficializar o apoio ao

atual governo e espera a pre-sença da presidenta DilmaRousseff na convenção queocorrerá na Capital federal.

Pelo PSB, são pré-candi-datos a presidente e vice-pre-sidente o ex-governador dePernambuco, Eduardo Cam-pos, e a ex-senadora MarinaSilva, respectivamente. Osnomes devem ser confirma-dos pelo PPS no dia 28, noCentro Internacional de Con-venções do Brasil (CICB), emBrasília. O encontro será con-junto com PPS, Rede Susten-tabilidade, PPL e PHS, quetambém apoiam a chapa Cam-pos e Marina.

O prazo do dia 30 de ju-nho estipulado pela JustiçaEleitoral também vale para asindicações de candidatos a go-vernador e vice-governador,senador e respectivos suplen-tes, deputados federais, esta-duais e distritais. Depois des-se período, os candidatos, ospartidos políticos e coligaçõestêm até o dia 05 de julho parapedir o registro dos candida-tos às eleições de outubro.

Ministro anuncia incentivo a empresas de médio porteO ministro da Fazenda,

Guido Mantega, anunciouontem (16), em São Paulo,medidas para incentivar oacesso de empresas de médioporte ao mercado de capi-tais. A isenção de Impostode Renda sobre ganho decapital, que hoje está em15%, é uma das ações previs-tas até 2023. A medida é vá-lida para empresas com va-lor de mercado inferior a R$700 milhões. “Queremos per-mitir a expansão dessas em-presas no Brasil”, declarou,durante a cerimônia na Bol-sa de Mercadorias e Futuros- BM&F Bovespa.

Mantega estima que o im-pacto fiscal dessas medidasseja pequeno, tendo em vistaque, atualmente, 11 empresasdesse porte atuam na bolsa.“Novas empresas não entra-riam, ou entrariam muito de-

vagar, se não fizéssemos essasmedidas. Praticamente esta-mos falando de algumas deze-nas de milhões”, apontou, semdefinir valor exato, que aindaserá calculado.

De acordo com a Bovespa,o potencial é que 15 mil em-presas possam se habilitar aabrir capitais. “É uma formade financiamento mais bara-to: a capitalização das empre-sas, adquirindo um sócio”,destacou.

A outra medida foi criaçãode um grupo de trabalho, for-mado pelo governo e pela Bo-vespa, para apresentar em 90dias uma proposta de facilitaro recolhimento de Imposto deRenda. Segundo o ministro,os incentivos serão detalha-dos em medida provisória quedeve ser publicada em até duassemanas. “Estamos vendo seé viável tecnicamente fazer

valer de imediato essa redu-ção do Imposto de Renda”,explicou. Ele espera que essasmedidas estimulem o investi-mento de pessoas físicas. “Es-peramos que isso atraia a pou-pança privada para a produ-ção”, declarou.

Durante o evento, Mante-ga anunciou também a pror-rogação para 31 de dezembrode 2020 dos incentivos tribu-tários para emissão de debên-tures de infraestrutura. Cria-da em 2011, a medida tinhaprazo de cinco anos. Alémdisso, o Ministério da Fazen-da incluiu a possibilidade deprojetos na área de educação,saúde, hídrica e irrigação eambiental. Atualmente, a me-dida vale para os setores detransporte, mobilidade urba-na, logística, saneamento bá-sico, energia, radiodifusão, ir-rigação e telecomunicação.

Desde a semana passada, os olhos e os corações do mundo estãovoltados para o Brasil, acompanhando a maior Copa do Mundo de futebolda história. Pelo menos três bilhões de pessoas vão se deixar fascinar pelaarte das 32 melhores seleções de futebol do planeta. Para o Brasil, sediara Copa do Mundo é motivo de satisfação, de alegria e de orgulho e, emnome do povo brasileiro, saúdo a todos que chegaram e estão chegandopara esta que será, também, a Copa pela paz e contra o racismo; a Copapela inclusão e contra todas as formas de violência e preconceito; a Copada tolerância, da diversidade, do diálogo e do entendimento.

Para qualquer país, organizar uma Copa é como disputar uma partida,com direito a prorrogação e disputa nos pênaltis. Mas o resultado e acelebração final valem o esforço. O Brasil venceu os principais obstáculose chegou preparado para a Copa, dentro e fora do campo.

Para que esta vitória seja ainda mais completa é fundamental que todosos brasileiros tenham uma noção correta de tudo que aconteceu. Uma visãosem derrotismo ou distorções. No jogo, que apenas começou, os pessimis-tas já entraram perdendo. Foram derrotados pela capacidade de trabalhoe pela determinação do povo brasileiro, que não desiste nunca.

Os pessimistas diziam que não teríamos Copa porque não teríamosestádios. Os estádios estão aí, prontos. Diziam que não teríamos Copaporque não teríamos aeroportos. Praticamente, dobramos a capacidadedos nossos aeroportos. Eles estão prontos e atendendo os que vieram nosvisitar e os muitos que virão até o fim da Copa. Prontos para dar confortoa milhões de brasileiros agora e depois da Copa.

Chegaram a dizer que haveria racionamento de energia. Querogarantir às brasileiras e brasileiros: não haverá falta de luz durante aCopa, nem depois dela. O nosso sistema elétrico é robusto, é seguro,porque trabalhamos muito para isso. Chegaram ao ridículo de prever umaepidemia de dengue na Copa em pleno inverno no Brasil!

A Copa acelerou obras que já estavam previstas no Programa deAceleração do Crescimento, o PAC. Construímos, ampliamos ou reforma-mos aeroportos, portos, avenidas, viadutos, pontes, vias de trânsitorápido e sistemas de transporte público. Fizemos isso, em primeiro lugar,para os brasileiros.

Tenho repetido que os aeroportos, os BRTs e os estádios não voltarãona mala dos turistas. Ficarão aqui, beneficiando a todos nós. Uma Copadura apenas um mês, os benefícios ficam para toda vida.

Também temos estádios modernos e confortáveis, à altura do nossofutebol e dos nossos torcedores. Além de servir ao futebol, serão estádiosmultiuso. Vão funcionar também, como centros comerciais, de negóciose de lazer, e palcos de shows e festas populares.

Tem gente que alega que os recursos da Copa deveriam ter sidoaplicados na saúde e na educação. Escuto e respeito essas opiniões, masnão concordo com elas. Trata-se de um falso dilema. Só para ficar em umacomparação: os investimentos nos estádios, construídos em parte comfinanciamento dos bancos públicos federais e, em parte, com recursosdos governos estaduais e das empresas privadas, somaram R$ 8 bilhões.

Desde 2010, quando começaram as obras dos estádios, até 2013, ogoverno federal, os estados e os municípios investiram cerca de 1 trilhãoe 700 bilhões de reais em educação e saúde. Ou seja, no mesmo período,o valor investido em educação e saúde no Brasil é 212 vezes maior queo valor investido nos estádios.

A Copa não representa gastos apenas. Ela gera negócios, injetabilhões de reais em nossa economia. Cria empregos, é fator de desen-volvimento econômico e social.

De uma coisa, os brasileiros podem ter certeza: as contas da Copaestão sendo analisadas minuciosamente pelos órgãos de fiscalização. Seficar provada qualquer irregularidade, os responsáveis serão punidoscom o máximo rigor.

O Brasil de hoje é muito diferente daquele país que, em 1950, recebeusua primeira Copa. Hoje somos a sétima economia do planeta e líderes,no mundo, em diversos setores da produção industrial e do agronegócio.Nos últimos anos, nosso país promoveu um dos maiores processos dedistribuição de renda, de aumento do nível de emprego e de inclusãosocial. Reduzimos a desigualdade em níveis impressionantes, levando,em uma década, 42 milhões de pessoas à classe média e retirando 36milhões de brasileiros da miséria.

Somos também um país que, embora tenha passado por uma ditadurahá poucas décadas, tem hoje uma democracia jovem, dinâmica e pujante.Desfrutamos da mais absoluta liberdade e convivemos com manifesta-ções populares e reivindicações que nos ajudam a aperfeiçoar nossasinstituições democráticas, instituições que nos respaldam tanto paragarantir a liberdade de manifestação como para coibir excessos eradicalismos de qualquer espécie.

Para perguntar à presidenta Dilma Rousseff, mande sua dúvidapelo e-mail: [email protected],

informando nome completo, idade, ocupação e município.

ESTA COPA É A NOSSA COPA

Page 7: 06 17 2014

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Aécio diz que “tsunami vai varrer” os que não são dignosEm encontro para confirmar seu nome à Presidência da República, senador mineiro destaca ação

social dos tucanos em estratégia para contrapor o discurso dos adversários petistas

CONVENÇÃO DO PSDB

O senador Aécio Neves(MG), de 54 anos, foi oficiali-zado no último sábado (14)como o candidato do PSDB àPresidência da República emconvenção formatada paraexaltar o que considera assuas duas maiores vitórias dapré-campanha: a unidade dopartido e o apoio de correligi-onários em São Paulo, maiorcolégio eleitoral do país.

No discurso que fechou oencontro, o mineiro defen-deu enfaticamente a passa-gem de Fernando HenriqueCardoso pela Presidência(1995-2002), algo que os can-didatos do partido não fize-ram nas três últimas dispu-tas. Também destacou que um“tsunami” vai varrer do Pla-nalto aqueles que “não sãodignos”. “A cada dia que pas-sa, por cada Estado e regiãopelos quais ando, eu perceboque não há apenas uma bri-sa, mas uma ventania pormudança, um tsunami quevai varrer do governo federalaqueles que lá não têm semostrado dignos e capazes deatender às demandas da po-pulação brasileira”, disse.

Aécio tentou mostrar queo PSDB tem compromissocom a área social. Trata-se deuma das preocupações dacampanha, já que a presi-denta Dilma Rousseff (PT) eseu antecessor, Luiz InácioLula da Silva (PT), têm comoprincipal bandeira o BolsaFamília e a ascensão socialdos mais pobres. O candida-to ressaltou que o programade transferência de renda,“que culminou no Bolsa Fa-mília”, foi criado no gover-no nacional do PSDB - trata-se do Bolsa Escola. “Fomosnós que criamos os primei-ros programas de transferên-cia de renda. Não adianta osadversários dizerem o con-trário”, afirmou.

A convenção registrou umpúblico de aproximadamentecinco mil pessoas. Entre elas,451 delegados votaram em cé-dulas de papel. O placar finalfoi este: 447 disseram sim pelacandidatura de Aécio, três vo-taram em branco e um votounulo. A convenção decidiutambém deixar a escolha dovice para depois. O tucanoainda conta com uma dissi-

dência no campo governistapara completar sua chapa.

DESAFETOSApontados pelos própri-

os tucanos como adversári-os internos de Aécio, o go-vernador de São Paulo, Ge-raldo Alckmin, e o ex-gover-nador José Serra fizeram lon-gos discursos de apoio aocorreligionário. “Quero sau-dar o presidente nacional doPSDB e o futuro presidente

Eduardo Campos confirmaapoio à reeleição de Beto Richa

Para Joaquim Barbosa,xingamentos a Dilma são “baixaria”

Adversário de Aécio Ne-ves (PSDB) nas eleições presi-denciais, Eduardo Campos(PSB) irá apoiar o tucano BetoRicha nas eleições do Paraná.Campos oficializou seu apoioà reeleição do tucano ao Go-verno do Paraná ontem (16),em Londrina, durante visitacom o governador ao Hospi-

tal do Câncer.O ex-governador de Per-

nambuco justificou o apoioafirmando que “PSB e PSDBsempre foram parceiros noEstado”, garantindo que o fatode Richa e Aécio Neves seremdo mesmo partido não impedeo apoio. “As articulações polí-ticas não podem influenciar

em uma parceria antiga", ar-gumentou Campos.

Beto Richa, por sua vez,disse se sentir privilegiado porcontar com o apoio de doispresidenciáveis, mas lembrouque o nome que irá apoiarpara presidente é Aécio Ne-ves, embora vá tentar conci-liar a situação.

O presidente do Supre-mo Tribunal Federal (STF),ministro Joaquim Barbosa,classificou ontem (16) como“baixaria” e “um horror”os xingamentos dirigidos àpresidenta Dilma Rousseffno jogo de abertura daCopa do Mundo, na sema-na passada, em São Paulo.

Barbosa participou on-tem da última sessão comopresidente do Conselho Na-cional de Justiça (CNJ). Até

o final de junho, ele vai pe-dir aposentadoria. Fã de fu-tebol, Barbosa disse que estáadorando a Copa.

Na última quinta-feira(12), por três vezes, durante acerimônia de abertura e o jogoda Seleção Brasileira, partedos torcedores puxou umcoro ofensivo à presidenta.No dia seguinte, Dilma co-mentou o episódio e afirmouque não se deixaria “atemo-rizar por xingamentos”.

Contribuintes já podem sacar restituição do 1º lote do IRDesde ontem (16) 1.361.028

contribuintes que declararamo Imposto de Renda neste anoou estavam na malha fina deanos anteriores poderão sacar arestituição no banco. Desde asemana passada, a Receita Fede-ral abriu a consulta ao primeirolote do Imposto de Renda Pes-soa Física de 2014, além de lotesresiduais de 2008 a 2013.

Ao todo, o Tesouro Naci-onal liberou R$ 2 bilhões. Em

relação ao primeiro lote de2014, foram contemplados1.350.668 contribuintes, quereceberão cerca de R$ 1,9 bi-lhão. As restituições terãocorreção de 1,87%, equiva-lente à variação da taxa Selic- juros básicos da economia -entre maio e junho deste ano.

Os contribuintes de ou-tros anos receberão cerca deR$ 100 milhões. Os pagamen-tos serão acrescidos de 10,77%

para as declarações de 2013,18,02% (2012), 28,77% (2011),38,92% (2010), 47,38% (2009)e 59,45% (2008). Em todos oscasos, a correção correspon-de à taxa Selic acumuladaentre maio do ano de entregada declaração até este mês.

Por causa do Estatuto doIdoso, os contribuintes comidade a partir de 60 anos terãoprioridade no pagamento dasrestituições. Ao todo, 1.275.541

contribuintes idosos e 85.487com deficiência física ou men-tal ou doença grave serão be-neficiados no primeiro lote.

A relação dos beneficiadosestará na página da Receita nainternet. A consulta tambémpode ser feita pelo telefone 146ou pelo aplicativo da Receitapara tablets e smartphonesdisponíveis nos sistemas iOS(da Apple) e Android.

Caso o valor não seja cre-

ditado, o contribuinte pode-rá procurar pessoalmentequalquer agência do Bancodo Brasil ou telefonar para acentral de atendimento dobanco pelo número 4004-0001(capitais), 0800-729-0001 (de-mais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivopara deficientes auditivos) eagendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seunome, em qualquer banco.

do Brasil, Aécio Neves”, afir-mou Serra. “O PSDB e seusaliados chegaram unidos atéaqui”, disse. Já Alckmin afir-mou que Aécio “é o nome dotrabalho e da inovação” eserá “o mais mineiro de to-dos os paulistas”.

As rusgas entre Aécio eos dois paulistas ficaram evi-

dentes nas eleições presiden-ciais de 2006, com Alckmincandidato, e 2010, quandoSerra disputou. Ambos con-sideram que Aécio não seempenhou o suficiente emMinas. Essa é a primeira elei-ção do PSDB, fundado em1988, sem um candidato deSão Paulo.

Senador AécioNeves durante

discurso naconvenção doPSDB, ocasião

em que foiconfirmadocandidato a

presidente daRepública: “Nãohá apenas umabrisa, mas uma

ventania pormudança”

Orlando Brito/PSDB

Page 8: 06 17 2014

08 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

PARANÁ

Famílias atingidas pelas enchentes recebem mais donativosPara São Miguel do Iguaçu foram encaminhadas 1.250 peças

de roupas, 300 cobertores e 300 quilos de alimentosArnaldo Alves/ANPr

O Governo do Paraná, pormeio da Secretaria da Famíliae Desenvolvimento Social eda Defesa Civil, e o Provoparenviaram ontem (16) roupase alimentos para as famíliasde São Miguel do Iguaçu, Fozdo Iguaçu, Laranjeiras do Sule Godoy Moreira. Eles estãoentre os municípios atingi-dos pelas fortes chuvas queprovocaram enchentes e des-truição no Estado no iníciodeste mês de junho.

Para São Miguel do Iguaçuforam encaminhadas 1.250 pe-ças de roupas, incluindo 200pares de calçados; 300 cober-tores e 20 cestas básicas quetotalizam 300 quilos de ali-mentos. Para Foz do Iguaçu,ainda na região Oeste, foramenviados 1.150 peças de rou-pas, sendo 100 pares de sapa-tos, e mais 300 cobertores.

Ao município de Laranjei-ras do Sul foram destinadosmil cobertores e a Godoy Mo-reira um colchão de casal, que

já recebeu 2,7 mil peças deroupas, 1.030 cobertores, 80kits dormitório - formadospor colchões, travesseiros, len-çóis e fronhas - e mais 50conjuntos para cozinha.

Todas as doações que che-gam e saem de Curitiba comdestino aos municípios atin-gidos pelas chuvas são cen-tralizadas e separadas no bar-racão do Provopar, que ficano bairro Água Verde. O ge-renciamento do envio dosdonativos é feito pela DefesaCivil, que faz a distribuiçãode acordo com as solicitaçõesdos municípios atingidos.

Em todo o Estado há postosde coleta de doações, que tam-bém podem ser entregues emtodos os órgãos públicos esta-duais, batalhões e delegacias depolícia, além das prefeituras.

Desde o início da campa-nha, o Governo do Estado eo Provopar atenderam comdonativos 48 municípios.Juntos, eles receberam

101.621 peças de roupas,40.855 cobertores, 3.898 fral-das, 4.468 colchões, 3.978 tra-vesseiros, 536 latas de leite,16.452 pacotes de salgadi-nhos, 10.339 litros de água,650 e 306 itens de higiene e

limpeza, respectivamente. Fo-ram entregues também 145kits de limpeza, que totali-zam dez quilos de produtos,8.966 itens de cozinha, 36brinquedos, quatro conjun-tos escolares e um de bebê.

Ao todo, foram enviadosaos municípios 55 toneladasde alimentos distribuídos em2.471 cestas básicas e mais 18mil quilos de hortifruti doa-dos pela Central de Abasteci-mento do Paraná (Ceasa).

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Sociale Defesa Civil, e o Provopar mantêm atendimento às vítimas das chuvas

Page 9: 06 17 2014

CHUVA NO PARANÁ

União libera mais R$ 2,1 milhões para assistência às vítimasO PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 GERAL

No Estado, 152 municípios foram atingidos por enxurradas e alagamentos, dos quais147 estão em situação de emergência. Onze pessoas morreram e 171 ficaram feridas

A Secretaria Nacional deProteção e Defesa Civil, do Mi-nistério da Integração Nacio-nal, liberou mais R$ 2,1 mi-lhões para assistência às víti-mas da forte chuva que atin-giu o Paraná. A portaria foipublicada na edição de ontem

Tecpar vai certificar equipamentopara postos de combustíveis

O Instituto de Tecnologiado Paraná (Tecpar) é a pri-meira instituição do país areceber a credencial para ho-mologar o Medidor Volu-métrico de Combustíveis,equipamento que pode serinstalado em postos de com-bustíveis para aumentar asegurança das informaçõesfiscais enviadas à Receita Es-tadual. O medidor tambémpode ser uma ferramenta degerenciamento para os em-presários.

O credenciamento do Te-cpar foi feito pelo ConselhoNacional de Política Fazen-dária (Confaz), órgão deli-berativo constituído pelos se-cretários da Fazenda dos Es-tados, e pelo ministro da Fa-zenda, e tem como base oConvênio ICMS 59/11, queestabelece normas para a ho-mologação do aparelho.

Com a intenção de dimi-

(16) no Diário Oficial da União.Este é o terceiro repasse

de recursos para o Estado.Na semana passada, o gover-no já havia destinado mais deR$ 346 mil para a execuçãode ações de socorro, assistên-cia às vítimas e restabeleci-

mento de serviços essenciais.Segundo a assessoria dapasta, os recursos foramdestinados à compra decestas básicas.

De acordo com o últimoboletim da Defesa Civil Esta-dual, 152 municípios foram

atingidos por enxurradas e ala-gamentos, dos quais 147 estãoem situação de emergência.Onze pessoas morreram e 171ficaram feridas. São 38 mil desa-lojados e cinco mil desabriga-dos e mais de 594 mil pessoasafetadas. Mais de 13 mil casas

foram danificadas.O Sistema Meteorológi-

co do Paraná (Simepar) in-formou que a semana co-meça com mais uma frentefria nos Estados do Sul doBrasil. O tempo permaneceinstável no Paraná.

nuir as brechas da sonega-ção fiscal, membros do Con-faz decidiram emitir umanormativa que regulamentao uso do aparelho, que aindanão é produzido no Brasil.Hoje, fabricantes do setorestão desenvolvendo o equi-pamento, que antes de che-gar aos postos será certifica-do pelo Tecpar.

A implantação do equi-pamento nos postos de com-bustíveis não é obrigatóriaainda, já que fica a critériode cada Secretaria Estadualda Fazenda definir pela obri-gatoriedade ou não do seuuso, assim como determi-nar quais estabelecimentosdevem implementar o siste-ma e em que prazo.

Por enquanto, o Estadode Santa Catarina já deter-minou que os postos de com-bustíveis devem instalar oMedidor Volumétrico de

Combustíveis em um prazode até 180 dias após a homo-logação do primeiro apare-lho pelo Tecpar. A intençãodo Confaz é que progressiva-mente mais Estados venhama aderir ao equipamento enovas instituições sejam cre-denciadas a homologá-lo.

O Medidor Volumétricode Combustíveis permiteque as informações de com-pra e venda do produto se-jam enviadas, em tempo real,para órgãos fiscalizadores. Oequipamento mede o volu-me de estoque, a quantida-de de combustíveis descar-regada e o quanto saiu dabomba. Ele monitora e au-dita as informações porqueé instalado tanto no tanquequanto no bico da bomba.O medidor também regis-tra, armazena e envia o his-tórico de operações volumé-tricas do posto.

Page 10: 06 17 2014

10 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

Ila volta a cobrar instalaçãodo Procon em Rondon

Vereador diz que para o município contar com uma unidade bastaapenas o desejo do Executivo em firmar parceria com a

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor

ÓRGÃO DE APOIO

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Estadão (@Estadao)Indústria dos games aposta em velhos sucessos para promover

nova geração.

Copa: Fuleco e personalidades somem das imagens dos jogos da Fifa.

Viva Schumi! Fãs comemoram alta de Michael Schumachernas redes sociais.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Apple vence Gradiente e mantém direito de usar marca iPhone

no Brasil.

Rádio Câmara (@RadioCamara)Plenário retoma votações dia 24 com Orçamento Impositivo na pauta.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Diego Costa, a caminho do Chelsea: “Se tudo der certo, será

o meu time”.

Zero Hora (@zerohora)Contribuintes podem sacar restituição do Imposto de Renda.

PVC (@pvcespn)Comentarista da ESPN

Argentina teve adversário difícil, mas precisa corrigir defeitos comoo espaço demasiado entre defesa e ataque.

Carta Capital (@cartacapital)O pivô Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro campeão a NBA.

Rubens Bueno (@RubensBuenoPPS)Deputado federal do PPS-PRPPS pedirá quebra de sigilos de mulher, filhas e genros de Costa.

Cícero Cattani (@cicerocattani)Jornalista

Ibope faz primeira pesquisa pós-vai tomar no “c...”

UOL Notícias (@UOLNoticias)Xingamentos contra Dilma na Copa foram “baixaria”, diz Barbosa.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Às vésperas da convenção, destino do PMDB do Paraná segue indefinido.

Cândido Vaccarezza (@vaccarezza)Deputado federal do PT-SP

Já vou adiantar meu palpite. Vamos ganhar de 2 a 1. É pouco, mas tábom, nossa equipe ainda está evoluindo.

Portal R7.com (@portalR7)FHC rebate acusação de Lula sobre corrupção: Não era preciso

vestir a carapuça.

Emergentes continuam sendo o motor do consumo de energia,aponta estudo.

Valor Econômico (@valor_economico)Natal decreta estado de calamidade por chuvas, mas mantém

jogo da Copa.

G1 (@g1)Brasil cai para quinto maior mercado de carros do mundo.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)“São meus bebês”, diz chinesa que transformou a casa em criatório

para cem mil baratas.

Melhores Destinos (@passagensaereas)Promoção de passagens de São Paulo a Nova York: ida e volta por

R$ 1.454! Vale até para a Black Friday!

Globo Rural (@Globo_Rural)Anvisa inicia consulta pública sobre rotulagem de alimentos.

Presidente da Câmara de Vereadores, Ilario Hofstaetter (Ila):“O município já deveria contar com uma unidade do Procon”

Maria Cristina Kunzler

O presidente da Câmarade Vereadores de MarechalCândido Rondon, IlarioHofstaetter (Ila), está solici-tando ao Poder ExecutivoMunicipal que atue no sentidode viabilizar a criação de umaunidade do Procon na cidade.O pedido do vereador foi for-malizado através de requeri-mento aprovado na sessão deontem (16) da Casa de Leis.

Ila ressalta que o municí-pio já possui legislação emvigor que permite tal ativi-dade, bastando para isso ape-nas o desejo do Executivo emfirmar parceria com a Co-ordenadoria Estadual de Pro-teção e Defesa do Consumi-dor - Procon/PR. O órgão fazparte do Poder Executivo eestá subordinado à estrutu-ra programática da Secreta-ria de Estado da Justiça e daCidadania.

“O Procon tem como ob-jetivo principal orientar,educar, proteger e defenderos consumidores contra

abusos praticados pelos for-necedores de bens e serviçosnas relações de consumo.Diante da sua importânciapara a população, o municí-pio já deveria contar com

uma unidade do Procon, pre-servando desta forma as re-lações comerciais firmadasentre empresas e consumi-dores”, defende o presidenteda Câmara.

Marcio Rauber propõe construçãode centro odontológico e de escolaNa sessão de ontem (16)

do Poder Legislativo rondo-nense, o vereador MarcioRauber apresentou requeri-mento no qual sugere à pre-feitura que firme convêniocom o Ministério da Saúdevisando à construção de umCentro de EspecialidadesOdontológicas (CEO) nomunicípio. “Seria muitobom para Marechal Cândi-

do Rondon participar destaação do governo federal, oque traria grande benefíciopara a comunidade rondo-nense”, declara.

Já através de indicação,também aprovada na sessãode ontem, ele propõe ao go-verno municipal que realizeestudo de viabilidade técnicapara a construção de umaescola no Bairro São Francis-

co. O vereador acredita quepelo número de moradores obairro poderia contar comum educandário para aten-der as crianças residentes nolocal e nas proximidades. “Oideal seria elaborar um am-plo projeto, apurando os cus-tos necessários para a execu-ção da obra, o que com certe-za beneficiaria centenas defamílias”, finaliza.

Gordinho do Suco cobra instalação desinalização de trânsito no São Lucas

O vereador Cleiton Frei-tag (Gordinho do Suco), deMarechal Cândido Rondon,apresentou indicação nasessão de ontem (16) da Câ-mara Municipal, na qualpede à administração queinstale placas de sinaliza-

ção de trânsito no BairroSão Lucas.

Gordinho do Suco lem-brou que o mesmo pedido jáhavia sido feito no ano pas-sado, mas como as melhori-as ainda não foram realiza-das ele reforça a reivindica-

ção em nome dos morado-res. “Diante da evidente ne-cessidade e do risco de aci-dentes de trânsito, sugere-se que o Executivo Munici-pal procure atender o pre-sente pleito com a maior bre-vidade possível”, destaca.

Page 11: 06 17 2014

O PRESENTE | 11GERALTERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

MARECHAL RONDON

Prefeitura vai ampliar hora-atividade do magistérioProjeto de lei foi aprovado em primeira discussão, na sessão da Câmara de

ontem (16). Medida será implantada de maneira gradativaComeçou a tramitar na Câ-

mara de Vereadores, ontem (16),projeto de lei da Prefeitura deMarechal Cândido Rondon quepretende modificar o percentualcorrespondente às atividadescomplementares ao exercício dadocência. O projeto foi incluídona ordem do dia ainda durante asessão, lido e baixado para aná-lise nas comissões de Justiça eRedação, Finanças, Orçamentoe Fiscalização, e Educação, Cul-tura, Bem-estar Social e Ecolo-gia. No intervalo, os vereadoresse reuniram e deram os parece-res favoráveis à matéria, que foiaprovada por unanimidade emprimeira discussão.

Atualmente, 20% da jornadade trabalho é destinada para ati-vidades complementares. Coma modificação, caso o projeto sejaaprovado em definitivo, seráampliada para um terço. Toda-via, detalhou a Secretaria Muni-cipal de Educação, a implantaçãode 33% de hora-atividade seráfeita por etapas, pois a implanta-ção imediata poderia gerar umcolapso no sistema educacionalda rede municipal e comprome-ter o ensino ofertado.

Desta forma, a implantaçãose dará em três etapas, sendo:agosto de 2014 (4,5%), agosto de

2015 (4,5%) e agosto de 2016 (4%).A regulamentação será feita pormeio de ato do chefe do PoderExecutivo, após aprovação doprojeto de lei.

Na sessão, o presidente doSindicato dos Servidores Públi-cos Municipais, Fernando AloísioHübner, alertou que havia umacordo com a Secretaria de Edu-cação para que a medida fosseimplantada de fato em etapas,mas sendo a segunda em janeirode 2015 e a terceira e última emjaneiro de 2016. Devido a isso,posteriormente pode ocorreruma discussão entre as partes(prefeitura e sindicato) para sechegar a um novo entendimento,pois existe a possibilidade de al-teração da lei.

De acordo com o vereadorJoão Marcos Gomes, poucosmunicípios já implantaram narede municipal a jornada de 33%destinada para atividades com-plementares. “Marechal Ron-don é pioneiro neste aspecto.Mas é bom lembrar que a hora-atividade vai ser exercida den-tro da escola para prepararaula, prova, conteúdo, traba-lho. É um momento para o pro-fessor se capacitar ainda maispara oferecer qualidade aosestudantes dos educandários

do município”, declarou.“O projeto é legal, por isso

nosso parecer favorável. Tam-bém não podemos ser irrespon-sáveis e votar contra, porque éum projeto que vem em benefí-cio da classe do professorado,mas não está sendo atendido ocombinado. Esse projeto volta

para a Câmara para mais umavotação e se ocorreu um erro,que pode ter acontecido, existe apossibilidade de apresentar umaemenda na sessão (extraordiná-ria) de quarta-feira (amanhã, 18).Agora se foi uma nova definiçãodo governo municipal, aí o sindi-cato precisa iniciar uma negocia-

ção para que posteriormente pos-samos, se for o caso, aprovaruma nova lei que satisfaça o in-teresse de ambas as partes”,pontuou o vereador Marcio Rau-ber, a respeito da implantaçãoda medida em três etapas, sen-do as duas últimas em agosto de2015 e 2016.

Projeto foi aprovado em primeira discussão na sessão de ontem(16): matéria prevê ampliar de 20% para 33% a jornada de

trabalho destinada às atividades complementares

Maria Cristina Kunzler

GLEISI HOFFMANNVISITA QUATRO PONTES

Divulgação

A senadora Gleisi Hoffmann, acompanhada pelo deputado estadual EltonWelter e pelo deputado federal Dr. Rosinha, esteve em Quatro Pontes naúltima sexta-feira (13). Em sessão solene realizada na Casa da Cultura,

ela realizou a entrega oficial de uma motoniveladora através doPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Ministério do

Desenvolvimento Agrário, além de dois ônibus escolares, por meio doPrograma Caminhos da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento

da Educação (FNDE). O repasse das chaves contou com grande presençade autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, comunidade

escolar, representantes da Associação Comercial e população.

Page 12: 06 17 2014

12 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Promotor garante que atendimentosNovo encontro estámarcado para segunda-feira (23). Expectativaé criar uma UnidadeHospitalar Regionalde média e baixacomplexidade, a partirde uma pactuação entremunicípios

Em reunião realizada ontem (16),no Auditório Acary de Oliveira,

na Prefeitura de Toledo, prefeitos e se-cretários de Saúde dos 18 municípiosque compõem o Consórcio Intermuni-cipal de Saúde Costa Oeste do Paraná(Ciscopar) discutiram uma solução parao rompimento do contrato dos serviçosde urgência e emergência com o Hos-pital Bom Jesus (HBJ). Na ocasião, opromotor de Justiça de Defesa da Saú-de Pública da Comarca de Toledo, JoséRoberto Moreira, garantiu que os aten-dimentos continuarão a ser realizadospor meio do contrato que o HBJ man-tém com a Secretaria de Estado daSaúde (Sesa). O encontro também con-tou com a presença de representanteda 20ª Regional de Saúde e foi propostodurante a última Assembleia Geral Or-dinária do Ciscopar devido ao prazopara encerramento do contrato, quevai até hoje (17).

O promotor destacou que o prontosocorro do HBJ não pode fechar do diapara a noite. “O Hospital é credenciadopelo Ministério da Saúde (MS) para serporta aberta para atendimentos de ur-gência e emergência via SUS (SistemaÚnico de Saúde). E não pode negar aten-dimento, sob pena de omissão de socor-ro, que é crime de homicídio, muito pro-vavelmente qualificado. A urgência eemergência não podem parar, a menosque seja pedido o descredenciamento ecumprido os prazos”, destacou.

Conforme o secretário-executivo doCiscopar, Vilmar Covatti, o hospitaldescumpriu com critérios do contratoe, ao ser notificado, pediu o rompimen-to. “Esse pedido foi realizado em abril eforam cumpridos os 60 dias, que seencerram hoje (ontem)”, declarou.

Já o HBJ alega que a maior demandaenviada pelos municípios é de atendi-mentos ambulatoriais, que deveriam sersolucionados nos próprios municípios.

ATENÇÃO BÁSICASegundo a vice-presidente do Cis-

copar e prefeita de Mercedes, CleciRambo Loffi, já está mais do que nahora dos municípios investirem maisem atenção básica. “Nós temos quebuscar uma solução regional, que aten-da a nossa demanda em baixa e médiacomplexidade”, mencionou. Para ela, asugestão apontada pelo promotor paracriação de uma Unidade Hospitalar Re-gional que atenda essas necessidadesdeve ser analisada. “É uma forma de

Solução para o rompimento do contrato dos serviços de urgência e emergênciacom o Hospital Bom Jesus foi o tema da reunião de ontem (16)

solucionar o problema, mas demandade esforço, principalmente dos maio-res municípios do Ciscopar. Acho, in-clusive, que deveria ficar em outro mu-nicípio, que não Toledo, para descen-tralizar os serviços e melhor abranger.Além disso, temos que estudar a pos-sibilidade de contratação de profissio-nais via uma fundação de saúde, porexemplo, devido ao problema de limiteprudencial, enfrentado por muitos mu-nicípios”, enalteceu.

A responsabilidade dos municípiosem investir na média e baixa complexi-dade vem sendo cumprida por Toledo,

conforme informou o prefeito Beto Lu-nitti, que foi um dos principais incenti-vadores para a realização do encontro.“Nós estamos ampliando as EquipesEstratégia Saúde da Família (ESF’s), queno início de 2013 eram cinco e hojeestamos caminhando para a décimaterceira, com a expectativa de chegar adécima sétima até o fim deste ano.Além disso, aderimos a programascomo o Programa de Valorização dosProfissionais da Atenção Básica (Pro-vab) e o Mais Médicos, assim comofizemos a contratação de novos pro-fissionais via prefeitura. Também im-

Fotos: Michael Juliano

Page 13: 06 17 2014

O PRESENTE | 13TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 GERAL

serão mantidos pelo Hospital Bom Jesusplantamos no Núcleo Integrado de Saú-de o Sistema de Classificação de Risco,que é o Protocolo de Manchester. Tudoisso ampliou significativamente o nú-mero de consultas e de abrangênciados serviços, o que já impactou no nú-mero de encaminhamentos para o Hos-pital Bom Jesus”, avalia.

Em contrapartida, outros municípi-os encontram maiores dificuldades. Asecretária de Saúde de Pato Bragado,Marciane Spech, expôs uma situaçãoocorrida ainda ontem. “Uma gestantede risco, acompanhada via Ciscopar,passou mal e não conseguimos atendi-mento no Hospital Bom Jesus. O municí-pio conta com um hospital de pequenoporte, mas que não é referenciado paraeste tipo de atendimento. Nossa saídafoi acionar o Samu (Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência). Mas o HBJdeveria atender a paciente, não só porser uma gestante de risco, mas tambémporque a entidade faz parte da Rede MãeParanaense. A única resposta que obti-vemos do hospital foi que deveríamospressionar a 20ª Regional”, relatou.

DIFICULDADESOs prefeitos e secretários munici-

pais de saúde também expuseram asdificuldades financeiras e legais paracontratação de médicos e da manuten-ção de unidades hospitalares locais.Para o prefeito de Marechal CândidoRondon, Moacir Froehlich, há uma car-ga exagerada para os municípios. “Não

há contrapartida dos outros entes fede-rados (União e Estado), o que acabalevando a uma insolvência dos municí-pios. É difícil contratar profissionais viaconcurso, porque eles não querem, etemos que apelar para contrato direto,mais aí o Ministério Público vem emcima, e se nos omitimos somos igual-mente penalizados”, destacou.

NOVO ENCONTROUm novo encontro está marcado

para segunda-feira (23), às 09 horas, naPrefeitura de Toledo. Na oportunidade,será discutida uma solução com a pre-sença de representantes da VigilânciaSanitária e dos prefeitos e secretáriosdos maiores municípios do Ciscopar,assim como da Promotoria de Saúde ede Patrimônio das comarcas. A expec-tativa é que haja uma pactuação dosmunicípios para buscar a possibilidadede criação de uma Unidade HospitalarRegional de média e baixa complexida-de, que atenda a demandas dos 18municípios.

CONTRATODe acordo com o secretário-execu-

tivo do Ciscopar, em 2013 o Consórciopagou R$ 1,4 milhão para os atendi-mentos de urgência e emergência noHospital Bom Jesus e em 2014 já foraminvestidos R$ 1,07 milhão para presta-ção dos serviços.

Para o promotor José Roberto Mo-reira, a criação de um novo contrato

pode ser considerada ilegal, não só pelosdois processos que o Consórcio já estárespondendo, mas também porque opagamento de atendimentos de urgên-cia e emergência pode ser consideradocomo um pagamento duplo pelo mes-mo serviço, que já é responsabilidadedo hospital. “Uma saída seria criar umacontrato para atendimentos ambulato-riais, porém isso demandaria a criaçãode uma licitação, na qual o hospital teriaque se candidatar. Isso eu digo em meunome, o ideal é que cada municípioconsulte seu promotor”, afirmou.

Em relação à alegação do HBJ sobreo encaminhamento de pacientes debaixa complexidade, o promotor desta-cou que nestes casos o hospital deveriadevolver o paciente com uma contra-referência. “Se não é classificado comomédia ou alta complexidade, o hospitaldeve reencaminhar para o município

com esse documento. Isso exige umaanálise assertiva para que não seja con-tra-referenciado um paciente em esta-do grave. Acho que há uma discordânciaentre os municípios e o hospital sobre oque é média complexidade”, alertou.

ORTOPEDIANo que tange ao pedido de descre-

denciamento dos serviços de alta com-plexidade da ortopedia e em cirurgiavascular, o diretor da 20ª Regional deSaúde, Odacir Fiorentin, informou queos atendimentos continuam até o fimdo ano. “Em reunião em Curitiba conse-guimos que o Estado concedesse o equi-pamento intensificador de imagem queera a grande reclamação dos médicos,e na ocasião ficou acordado que osserviços continuariam a ser prestados.Em breve esse equipamento deveráser entregue”, afirmou.

Durante o encontro,prefeitos e secretários de

Saúde expuseram asdificuldades financeiras e

legais para contrataçãode médicos e da

manutenção de unidadeshospitalares locais. Parao prefeito de Marechal

Rondon, MoacirFroehlich, há uma carga

exagerada para osmunicípios

Page 14: 06 17 2014

14 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Pato Bragado comemora amanhã 24º aniversárioData será festejada com teatro musical sobre a história de município

As comemorações do 24ºaniversário de emancipaçãopolítica de Pato Bragado,amanhã (18), às 19h30, noCentro Cultural, estão sen-do organizadas pela Secre-taria de Educação e Cultu-ra. Todos os anos, a data émarcada pelas apresenta-ções das oficinas do CentroCultural.

Segundo a secretária deEducação e Cultura, profes-sora Nadir Thomas, nesteano a apresentação será úni-ca, mas envolverá pratica-mente todas as oficinas. “Le-

Prefeito Arnildo Rieger e o LeomarRohden vice (Mano): “Dezoito de

junho é o grande marco nodesenvolvimento de Pato Bragadoe queremos celebrar essa história

com cada cidadão”

varemos para o público umteatro musical sobre a histó-ria do município, desde acolonização, com o envolvi-mento das oficinas de tea-tro, danças, banda, violão,teclado, acordeom, grupovocal e coral infantil. A oca-sião também será celebradacom sorteio de brindes e bo-los que serão servidos à co-munidade”, revela.

O prefeito Arnildo Riegere o vice Leomar Rohden(Mano) convidam a popula-ção para prestigiar a pro-gramação. “Certamente mui-

tas pessoas se lembrarão dosfatos históricos, das dificul-dades daquela época e a mo-bilização em prol do plebis-cito. Como 18 de junho é ogrande marco, um divisorno desenvolvimento de PatoBragado, a intenção é cele-brar, com cada cidadão, asatisfação de participar des-sa história”, salientam.

Marili Besso

Rondon terá nova escolapreparatória para concursos

Com o objetivo de prepararcada vez melhor os alunos paraos mais variados concursos,será inaugurada em MarechalCândido Rondon a empresaSucesso.com.cursos. O empre-endimento estará localizado naAvenida Maripá, 571 (antigaAndréia’s Calçados), próximoao semáforo, sendo que o aten-dimento inicia em julho.

Conforme o professor Ne-ander Kloss, o primeiro cursoofertado será preparatório parao Enem 2014 e as aulas iniciamem 04 de agosto. “Contamoscom professores de comprova-da competência, haverá ênfasenos conteúdos mais cobrados,atendimento individualizado emredação, material específicopara o Enem e teremos simula-dos”, pontua.

Com o Enem, lembra Kloss, oaluno pode conquistar vagas nasmelhores universidades públicasdo Brasil através do Sistema deSeleção Unificada (Sisu); garantirbolsas de até 100% da mensalida-de nas principais faculdades pelo

Programa Universidade para To-dos (ProUni); financiar os estudosna faculdade por meio do Fies e sócomeçar a pagar após o términodo curso; assegurar vagas em ins-tituições públicas e privadas deEnsino Superior e cursos técnicospor todo o país através do Sisutec;e retirar o certificado do EnsinoMédio sem a necessidade de vol-tar à sala de aula.

O professor ressalta, por ou-tro lado, que a empresa vai traba-lhar com aulas para os mais vari-ados tipos de concursos, inclusivevoltados para o governo federal,que está tendo uma grande de-manda nos últimos meses. “É umatendência hoje, até por determi-nação de órgãos de fiscalização,como Ministério Público e Tribu-nal de Contas, a realização deconcurso público para o preen-chimento de vagas ocupadas porcargos comissionados”, afirma.

Para mais informações, os inte-ressados podem entrar em contatocom Neander Kloss pelos [email protected] [email protected].

Professor Neander Kloss: “É uma tendência hoje a realização de concursopúblico para o preenchimento de vagas ocupadas por cargos comissionados”

Maria Cristina Kunzler

Sest Senat oferece mudança de categoriade habilitação de forma gratuita

O Sest Senat lançou re-centemente mais uma medidapara suprir a falta de profis-sionais no mercado de traba-lho do setor transportador.O projeto Habilitação Profis-sional para o Transporte -Inserção de Novos Motoris-tas vai fornecer de forma gra-tuita a mudança de categoriade habilitação para 50 milmotoristas, da categoria Bpara C e da categoria C paraD ou E.“A ação faz parte deuma estratégia nacional doSest Senat, que envolve umasérie de iniciativas. Uma de-las foi o projeto PrimeiraHabilitação, lançado no iní-cio deste ano.

Para conseguir alterar acategoria da Carteira Nacio-nal de Habilitação, os inte-

ressados precisam ter de 21 a45 anos de idade. O projetotambém prevê o custeio detodos os procedimentos ne-cessários para a obtenção damudança de categoria.

Os interessados terão decumprir os seguintes pré-re-quisitos, além de estarem nafaixa etária estabelecida: ren-da familiar de até três salári-os-mínimos, participar doscursos de formação de novosmotoristas oferecidos pelasmais de 100 unidades do SestSenat e assinar um termo decompromisso que irá traba-lhar no setor de transporte.No treinamento, serão utili-zados simuladores de direçãode última geração.

As inscrições podem ser fei-tas pelo site do Sest Senat, no

www.sestsenat.org.br, até opróximo dia 31, no item “Mu-dança de Categoria de Habili-tação”. Quem reside em Mare-chal Cândido Rondon deveráse cadastrar para a região deFoz do Iguaçu. Caso o númerode participantes local seja igualou superior a 20 pessoas, ocurso será ministrado no pró-prio município. Se o númerofor menor a 20 pessoas, o trei-namento será em Cascavel.

A estratégia do Sest Senatde estimular a mudança decategoria tem como objetivoresolver uma demanda domercado de transporte, queprecisa de mais motoristas decaminhão e de ônibus.

Mais informações podemser obtidas pelo telefone0800-728-2891.

ENTREGA DE DONATIVOSEM NOVA SANTA ROSA

Luiz Fernando Cerni

A Prefeitura de Nova SantaRosa, por meio da Secretaria

de Assistência Social eProvopar, iniciou ontem (16)a entrega de donativos daCampanha do Agasalho de2014, no Núcleo Municipal

de Integração e Capacitação(Numic). A entrega ocorrerá

também amanhã (18), das 08às 17 horas, inclusive comatendimento no horário do

almoço. Nas semanasseguintes, até que se tenham

donativos, será realizada aentrega todas as quartas-

feiras, no Numic, em horáriocomercial. A abertura daentrega dos agasalhos

contou com a presença deautoridades e lideranças.

Page 15: 06 17 2014

DISPUTA NA FILADuas senhoras chegam ao mesmo tempo no caixa do

banco e com muita pressa, uma delas diz:- Primeiro eu, ainda tenho que levar as crianças para a

escola!A outra retrucava:- Primeiro eu, que moro mais longe!O caixa, muito esperto, resolveu acabar com a briga

dizendo:- Primeiro eu vou atender a mais velha!As duas se olharam e disseram:- Sua vez! Pode ir!- Não. Primeiro você. Não ouviu o moço dizer?

CHORO DO JOÃOZINHOJoãozinho chega chorando na escola e Pedrinho

pergunta assustado:- Mas o que aconteceu Joãozinho?- Ah, Pedrinho, meu primo...- O que tem ele?Joãozinho, ainda mais desesperado, responde:- Ele vai fazer muita falta!- Por quê? Ele falecera?- Não, virou zagueiro...

ÁRIES: Os assuntos queenvolvem comunica-ção, documentos e trân-sito exigem paciência.

Dia de grande potencial intuitivo.

TOURO: Excelente mo-mento para avaliarcomo expressa suas ha-bilidades, como faz

negócios e o que valoriza. Dia queenfatiza o trabalho.

GÊMEOS: Aja com in-teligência e seja flexí-vel diante dos desafios.Tendência a estar in-

trospectivo. Reveja seus pensa-mentos e atitudes.

CÂNCER: O período dereavaliações continuaatuante. É hora de fa-zer um balanço dos

acontecimentos. Finalize estu-dos pendentes.

LEÃO: Período em queprecisa retomar conver-sações envolvendo ami-gos ou empresas. Seja

flexível. Reveja seus projetos.

VIRGEM: No aspectoprofissional o períodoé de retomada. Calmae paciência são ne-

cessárias. Fase em que as coisasandam devagar.

LIBRA: Sua filosofiade vida precisa ser re-pensada. Reveja seusconceitos, sonhos e

ideais. Desenvolvimento espiri-tual e intelectual.

ESCORPIÃO: Fase ca-racterizada pelo retor-no de situações emo-cionais e materiais.

Reflita sobre o que tem dificulda-de de eliminar.

SAGITÁRIO: Observe seo seu comportamento epensamento está sen-do repetitivo nas rela-

ções. Momento de aprender lições.

CAPRICÓRNIO: A ener-gia está focada no traba-lho e na saúde. Você po-derá ter importantes insi-

ghts a respeito de conhecimentos.

AQUÁRIO: Questões li-gadas ao amor, filhos eprojetos criativos retor-nam nesse momento.

Repense e converse bastante.

PEIXES: Momentocom foco na vida pri-vada e familiar, ondevocê está mais intros-

pectivo e precisa refletir. Flexibi-lidade e versatilidade.

BIFE ÀROLÊ

Modo de preparo:Tempere os bifes como preferir, espere meia hora para pegar otempero. Em seguida abra o bife e recheie com uma fatia debacon, uma de pimentão, uma de cebola e uma de cenoura.Enrole o bife e prenda com um palito de dentes para não abrir.Em uma panela de pressão, prepare o molho de tomate de suapreferência deixando meio ralo. Coloque os bifes, tampe apanela e assim que pegar pressão marque dez minutos decozimento. Está pronto.

IngredientesBifes passados na máquinaou batidos com o martelo (con-tra filé ou alcatra)Fatias finas de baconFatias finas de pimentão verde

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 15

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

TERÇA-FEIRA (17)

O suspeito ameaça Alice e Luiza e sai do aparta-mento levando as duas como reféns. Laerte e Shirleyvão a um bar em Goiânia. Luiza consegue mandar umamensagem do celular para Malu. Felipe pede perdãoa Regina, mas ela é fria com ele. Malu consegueinterceptar o carro de Alice. Felipe é condenado à

EM FAMÍLIA

*

pena de censura pública, mas não perde o direito deexercer a Medicina. Alice consegue desarmar o suspeito,que sai algemado. Felipe fica feliz ao receber o apoio deSilvia. Shirley dá um beijo em Laerte. Luiza discute comLaerte ao saber que ele esteve com Shirley em Goiânia.Jairo leva Bia embora da casa de Juliana.

PEQUENO PEDIDO- Oi, amor! Nossa, como você está cheiroso! - diz a mulher,

toda dengosa, ao marido.- O que foi, vida?- Nada! Não posso elogiar você, não?- Fala logo, vida.- Ai, amor, que bobagem. Mas, sabe, eu queria mesmo pedir

uma coisinha... Posso?- O que é dessa vez?- É uma coisinha bem pequena...- Fala logo, vida...- Compra um rádio de presente para o seu docinho aqui?- Ah, só um rádio! - responde ele, aliviado - E que tipo de rádio

você quer, querida?- Ah... Pode ser um daqueles que tem um carro por fora!

CAVALO VÉIOO pai caipira fala para o filho, também caipira:- Fio! Põe a sela no cavalo véio pra eu!- Ah, pai… Mas por que ocê vai com o cavalo véio?- É que eu acho que nóis tem que gastá as coisa véia primeiro!- Intão por que o senhor não vai a pé?

Fatias de cebolaFatias finas de cenouraTempero para o bife a gostoPalitos de denteMolho de tomate

Page 16: 06 17 2014

A Copa do Mundoé uma excelenteo p o r t u n i d a d e

que donos de bares, restau-rantes e lanchonetes têm parafaturar. Enquanto a maiorparte dos comerciantes fe-cha as portas na ocasião dosjogos do Brasil, empresáriosdo ramo de gastronomia elazer aquecem as vendas. Noprimeiro jogo do Brasil, cen-tenas de pessoas escolheramos bares para torcer. Mas cer-veja gelada e boa comida so-zinhas não atraem o exigentetorcedor de Marechal Cân-dido Rondon, que tem pro-curado opções para fazer afesta fora de casa, perto dasruas. De olho nessa exigênciade mercado, empresários in-vestem em uma gama de pro-dutos, serviços e promoçõespara chamar a atenção docliente nesse período doMundial da Fifa.

O bom número de pessoasno primeiro jogo do Brasil fazo empresário Sergio Marcuc-ci, do Hora Extra Café, espe-

rar mais de 70 pessoas no jogode hoje à tarde (Brasil e Méxi-co). Ele investiu em decora-ção tematizada, em música aovivo e na promoção de cerve-ja. Na compra de uma gelada,o torcedor leva outra de brin-de. “Samba, futebol e cervejaé tudo o que o brasileiro gosta.Procurei opções para atrair otorcedor e estou contente coma participação no primeirojogo”, conta.

O boteco, que tem atraídoum público fiel para happyhours durante os dias de se-mana, ganhou atrações nosdias de jogos da Seleção Brasi-leira. Televisão de 60 polega-das com imagem em alta de-finição ligada a um sistema desom ambiente, show de pa-gode antes, no intervalo e apósos jogos, boa comida e a pro-moção de cerveja chamarama atenção do consumidor.

“No primeiro jogo atraí-mos cerca de 75 pessoas. Es-peramos igualar ou aumen-tar a participação para ama-nhã (hoje, 17), já que a pro-

moção foi bastante divulga-da nesta semana, depois dojogo, especialmente pelo Fa-cebook”, conta. “Você tomauma (cerveja) e ganha outrana promoção Copa do Mun-do Eisenbahn”, reforça.

Marcucci explica que aideia é fazer com que a festacontinue após as partidas. “Porisso temos uma excelentebanda (Instintos do Sam-ba) para animar o torcedorapós os jogos”, menciona.

Para o empresário Rui Pa-trício (não é o goleiro de Por-tugal) Costa, da Haus Bier, adecoração diferenciada cha-ma a atração do público. Ban-deiras, cartazes e fitas nas co-res verde e amarela ganhamdestaque na fachada do seuempreendimento e tambémna parte interna, onde ele con-centra o grande movimento.“O cliente passa ali fora e per-cebe a decoração, sabe que aoentrar vai encontrar um bomclima para torcer”, revela Rui,que atraiu mais de 60 pessoasna última quinta-feira (12),

para a estreia do Brasil. “Espe-ramos ampliar esse públicopara o jogo contra o México”,diz. De acordo com ele, a mai-oria dos torcedores era for-mada por famílias. “Após osjogos o pessoal sai para as ruas,mas retorna à noite. Estamospreparados para receber bemesse consumidor”, expõe.

O empresário conta queinvestiu em uma televisão de60 polegadas com imagensem alta definição para o Mun-dial. “Compramos uma TVmaior para a Copa porquesabemos que ela pode atrair opúblico”, comenta. “E os re-sultados são satisfatórios. Po-deria ser um pouco melhor,mas estamos contentes com omovimento”, garante Costa,que também investiu em umapromoção de bebidas para ga-nhar a preferência do torce-dor. “Estamos dando um su-per desconto na torre de cho-pe de 2,5 litros. De R$ 32,50em dias normais, ela custaR$ 20 em todo o período daCopa do Mundo”, conta.

Mas não é somente nos diasde jogos do Brasil que torcedo-res estão frequentando o bote-co. Nos dias seguintes à es-treia, a procura para assistiraos jogos de outras seleçõestambém agradou o empresá-rio. “Tem muita gente quequer assistir às outras seleções,como Argentina, Alemanha,Inglaterra e Itália. O torcedorbrasileiro vem até aqui paragorar esses times e tambémacaba consumindo”, revela.

O empresário também usaas redes sociais para conquis-tar mais torcedores e ampliaras vendas. “No Facebook,mais de 2,5 mil pessoas jácurtiram nossa promoção dechope. Com isso, esperamosampliar o número de fre-quentadores no próximo jogodo Brasil, mas também emoutros jogos”, ressalta.

A lanchonete do Pátio Ca-milo percebeu que investin-do também conseguiria umafatia maior de consumidores/torcedores para o próximomês. Exibia os jogos em uma

Page 17: 06 17 2014

televisão, mas sentiu a neces-sidade de gastar para ganhar apreferência de mais pessoas.“Compramos uma TV de 60polegadas, que vai chegar

nesta semana. Sabemos que éimportante para atrairmos oconsumidor. Esse foi nossomaior investimento para aCopa, mas também fizemos

outras coisas, como uma de-coração para deixar o torce-dor no clima”, explica o filhodo proprietário e funcionárioJoão Paulo da Rosa Vieira.

Page 18: 06 17 2014

18 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

Avaliação prévia indica sucesso do Festival da Carne SuínaENTRE RIOS DO OESTE

Evento que marcou os 21 anos de emancipação do município ganhounovas atrações, que ampliaram interação com o público

A Comissão Central Orga-nizadora do 11º Festival Naci-onal da Carne Suína, que acon-teceu no fim de semana em En-tre Rios do Oeste, deve divulgaros números finais do eventoainda nesta semana, mas umbalanço prévio aponta para osucesso do evento. A festa, quecomeçou na sexta-feira (13) eencerrou no domingo (15), foi

desenvolvida em alusão aos 21anos de emancipação do muni-cípio, lembrados amanhã (18).O Centro de Eventos recebeuuma programação variada, queincluiu shows, bailes, exposi-ção da indústria, comércio eprestação de serviços, além deatrações culturais, gastronômi-cas e esportivas.

Para o prefeito Jones Heiden,

a edição 2014 do Festival Naci-onal da Carne Suína foi um su-cesso. “Mesmo antes de fecharos números, sabemos que foiuma grande festa. Em nosso en-tendimento, correu tudo den-tro da programação. Mesmo nasexta-feira, com uma noite demuita chuva, o povo partici-pou. No sábado (14) a atraçãoApaexonados por futebol tam-bém atraiu muita gente, alémdo baile na mesma noite, pres-tigiado por 2,3 mil pessoas. Do-mingo foi o auge da festa, commilhares de pessoas participan-do do almoço”, conta. Outrodestaque gastronômico foi o cafécolonial, que atraiu público deum gosto refinado.

Para o presidente da Comis-são Central Organizadora(CCO) e secretário de Indústria,Comércio, Turismo e Desenvol-vimento Econômico, InácioSchaefer, a festa superou as ex-pectativas de público e consu-mo de alimentos e bebidas, masfoi a programação variada quegarantiu a aprovação popular.“O que nos deixa contentes foiver a interação do público com

as atrações da festa. Tivemosvárias atividades que o públicogostou muito”, acrescenta.

Entre elas o presidente daCCO cita a show de acrobaci-as com motos, o sarau culturale o show da dupla Cacio eMarcos, que, de acordo comSchaefer, foi o maior show járealizado no município.

O evento neste ano tevecomo tema a Copa do Mundo.O pavilhão foi enfeitado deverde e amarelo para estimu-lar a festa. Novidade nesteano também foi a presença domascote do evento, que cha-mou a atenção de crianças eadultos que circularam peloCentro de Eventos.

Mascote ganhou a atenção de milhares de pessoas que passarampelo Centro de Eventos nos três dias da programação festiva

Giuliano De Luca/OP

Joni Lang/OP

Sucesso do evento foi coroado com milharesde almoços servidos no domingo (15)

Page 19: 06 17 2014

O PRESENTE | 19TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Chuva causa mais estragos em Santa HelenaCasas foram invadidas pela água, estradas precisaram ser interditadas

e foram, tanto em propriedades quanto em rodovias

FIM DE SEMANA

A chuva do último fim desemana, principalmente sexta-feira (13) e sábado (14), ocasio-nou prejuízos, mais uma vez,no município de Santa Helena.Casas foram invadidas pelaágua, estradas precisaram serinterditadas e danos registra-dos, tanto em propriedadesparticulares, quanto em rodo-vias. Em alguns pontos, a lamatransportada pela água e acu-mulada nas vias de tráfego pre-cisou ser removida com patro-la, carregadeira e esguicho.

Nos distritos de São Cle-mente e Sub Sede diversas resi-dências foram invadidas pelaágua. Em São Clemente, um rioque passa dentro da área urba-na causou prejuízo aos mora-dores. Em um dos casos, a cor-renteza arrancou a parede dodepósito de bebidas de um bar.Móveis, eletrodomésticos, col-chões, roupas e alimentos fo-ram danificados.

DOAÇÕESA comunidade se uniu para

prestar socorro às famíliasatingidas, principalmente

Em algunspontos, a lamatransportadapela água e

acumulada nasvias de tráfego

precisou serremovida com

patrola,carregadeira e

esguicho

para suprir as necessidades bá-sicas. As equipes da subprefei-tura se mobilizaram para darsuporte às ações. Canos deágua estourados precisaramser consertados assim comooutros trabalhos foram neces-sários para atender as pessoasprejudicadas.

Roupas e colchões foramarrecadados entre a populaçãodo distrito de São Clemente edistribuídos aos atingidosainda no sábado, segundo asecretária de Assistência Soci-al, Velone Zimerman.

O apoio e atendimentos de-vem continuar esta semana.Ontem (16), cestas básicas fo-ram fornecidas. Segundo a se-cretária de Assistência Soci-al, as pessoas podem doarprincipalmente colchões paraalgumas das famílias que ain-da precisam.

LIMPEZADE RODOVIAS

A Defesa Civil foi acionada,desde a madrugada de sábado,para prestar auxílio às famíliasatingidas e também para fazer

a limpeza da rodovia inunda-da. Pela manhã a lavagem dapista ocorreu no distrito de SãoClemente e à tarde em São Ro-que e Santa Terezinha.

O prefeito licenciado, Jucer-lei Sotoriva, o vereador Ricar-do Finger e servidores públi-cos municipais se empenha-ram para solucionar o proble-ma que provocava riscos aoscondutores devido ao estadoescorregadio na pista.

SEGURANÇAO barro acumulado deixou

a via escorregadia, o que che-gou a causar um acidente notrecho entre São Roque e San-ta Terezinha. O condutor deum Gol perdeu o controle dadireção e bateu de frente comuma Parati. Seis pessoas fica-ram feridas.

No período da tarde, umapatrola, uma carregadeira,uma caçamba e dois cami-

nhões-tanque de água foramutilizados para remover a lamaacumulada no asfalto, tanto noacesso ao distrito de São Ro-que, quanto na rodovia PR-495em Santa Terezinha.

Conforme registro do Siste-ma Meteorológico do Paraná(Simepar), na noite de sexta-feira choveu 90,6 milímetros eno sábado houve precipitaçãode 31,6 milímetros, somando122 milímetros.

Divulgação

Page 20: 06 17 2014

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

TERÇA-FEIRA,17 DE JUNHO DE 2014

Dia 17: Ana Silvia FonsecaDia 17: Carla Clarice MantrufelDia 17: Cláudio Roberto SilvaDia 17: Clemir BorellaDia 17: Dilce Marcon RichterDia 17: Esmael Moraes Camargo NetoDia 17: Gustavo PrigolDia 17: Isabel PeruchiniDia 17: Helena Karine da Cunha MarquesDia 17: Maristela VarellaDia 17: Rita de Cacia FonsecaDia 17: Rosemari Barth BommDia 17: Vanderleia Graciele KochepkaDia 17: Wilson Weirich

GESTÃO FINANCEIRAA Associação Comercial e Empresarial de Toledo

(Acit) realizará o curso de Gestão Financeira, com oobjetivo de capacitar o participante a dominar asituação financeira de sua empresa, conhecer seusresultados, analisar o que gera lucro e a forma deadministrar com segurança. O instrutor seráCláudio Carrasco, mestrando em Economia pelaUnioeste e especialista em Administração financeira.

O curso será nos dias 17, 24 e 31 de julho, cominicio às 19 horas, na sala de treinamentos da Acit.

Inscrições e mais informações pelo telefone (45)3055-4616, com Charlynston ou Katiane.

PIOR DESEMPENHODESDE 2009

Na semana do Dia dos Namorados (06 a 12 dejunho), as vendas cresceram 0,5% em todo o paíssobre a semana de 06 a 12 de junho de 2013,conforme revela o Indicador Serasa Experian deAtividade do Comércio, Dia dos Namorados 2014.Foi o resultado mais fraco para esta datacomemorativa do varejo dos últimos cinco anos,perdendo apenas para a queda de 1,7% verificadano Dia dos Namorados em 2009: 2009 (-1,7%), 2010(+10,9%), 2011 (+8,6%), 2012 (+5,2%) e 2013(+4,4%). No fim de semana da data - de 06 a 08 dejunho -, houve um aumento de 1% na comparaçãocom o final de semana equivalente do ano anterior(07 a 09 de junho).Para os economistas da SerasaExperian, além de ter coincidido com a data daabertura da Copa do Mundo no Brasil, o fracodesempenho das vendas dos Dias dos Namoradosem 2014 reflete também o encarecimento do crédito,o baixo grau de confiança dos consumidores e ainflação situada em patamar elevado, reduzindo opoder de compra dos consumidores.

8º FESTOARTNa sexta-feira (21) e sá-

bado (22), durante todo odia, acontece o 8º Festivalde Arte e Tradição Gaú-cha de Toledo, no Centrode Eventos Ismael Spera-fico. O evento é uma reali-zação do CTG Chama Cri-oula, com supervisão doMovimento Gaúcho doParaná (MTG). Haveráparticipação de CTGs detodo o Paraná, com in-vernadas artísticas (dan-ças, declamações poéticas,chulas, canções, gaitas eviolões, causos, Praça deAlimentação e a Faculda-de do Chimarão). A entra-da será franca.

Natália Alba em produção para a Conceitoem Revista de Santa Helena

Leila Fotografias/Conceito em Revista

Page 21: 06 17 2014

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 SOCIAL

PROGRAMA UNIVERSIDADEPARA TODOS

Os convocados na primeira chamada do Programa Uni-versidade para Todos (Prouni) do meio do ano 2014 devemse matricular até o próximo dia 24. A lista foi divulgada peloMinistério da Educação no domingo (15). Os aprovadosprecisam entregar na instituição de ensino os documentosque comprovem a renda familiar, para efetuar a matrícula.

Os estudantes que não foram convocados ainda têmchances de ser aprovados na segunda chamada do Prouni,que ocorre no dia 04 de julho. Estes devem fazer a matrículaentre os dias 04 e 11 de julho.

CENTRO DE TURISMOForam iniciadas as obras de construção do Centro de Atendimento ao Turista em Foz

do Iguaçu. O projeto será implantado na Praça Getúlio Vargas e na Avenida Cataras edeve facilitar a qualidade dos serviços prestados aos turistas de passagem pelo município.

João Livi

Welison e Simone Prevelato Silva em recente evento

João Livi, Jeselifer Tierling Maioli, Josué Maioli, Claudio Köhler, Leandro Tenfen, Andreia Hardke,Elisangela Trindade e Ida Roehrs prestigiando a solenidade de troca de comando da Coordenadoria das

Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), recentemente, em Cascavel

D i v u l g a ç ã o

Page 22: 06 17 2014

Luiz Felipe Scolari nãotem dúvidas de que a torci-da será o 12º jogador da Se-leção Brasileira diante doMéxico, hoje (17), às 16 ho-ras, em Fortaleza. O técni-co, porém, evidenciou umacerta preocupação com ocomportamento vindo dasarquibancadas em relaçãoàs dificuldades que pode-rão ser encontradas em cam-po pelo Brasil.

O comandante querque o torcedor que for àArena Castelão tambémtenha paciência, especial-mente em algum momen-

O técnico Vahid Halilhodzic mostrou bom humor, irritação ecerta dose de ironia. Em mais de 40 minutos de entrevista coletiva,o treinador da Argélia contestou, ontem (16), embora reconhecesseo declamado favoritismo da Bélgica, mas pediu audácia, corageme espírito de desafio do time para passar por cima da desconfiançacontra seus jogadores.

Vahid chegou a citar o presidente dos Estados Unidos daAmérica, Barack Obama, e mencionou o slogan da campanha queo levou à presidência do país americano para elevar a confiança emum resultado surpreedente na partida das 13 horas de hoje (17), noMineirão. O jogo abre o grupo H da Copa.

Em três participações, a Argélia nunca passou de fase. Mas em1982, em resultado que deixou o mundo boquiaberto, os argelinosvenceram a Alemanha. A lembrança, porém, não satisfaz o técnicobósnio da Argélia. Ele diz que o país precisa de novos exemplos emCopas. “Podemos fazer algo parecido na estreia contra a Bélgica.Há muito tempo que se fala dessa partida, não sei se felizmente ouinfelizmente. É preciso encontrar novas referências e estamos nospreparando para isso”, disse o treinador.

A Rússia fará sua estreia naCopa do Mundo diante da seleçãosul-coreana às 19 horas de hoje(17), na Arena Pantanal, emCuiabá. A seleção do maior paísdo mundo terá o apoio de torcedo-res da maior comunidade russano Brasil. Cerca de 60 pessoasque vivem na zona rural de Pri-mavera do Leste, no Mato Gros-so, vão ao estádio torcer pelo paísde seus antepassados. O agricul-tor Larion Ovchinnikov é um doslíderes da comunidade e um dosorganizadores da caravana.

to que a equipe mexicanaofereça resistência ao Bra-sil ou cause pressão. “Te-mos o povo conosco e nos-so time está cada dia emmelhores condições. Masé preciso dizer a eles quenão esperem que o Brasilentre e seja o dono da festasem o visitante ter uma boaparticipação”, frisou.

A certa apreensão do téc-nico remonta ao históricode jogos difíceis contra oMéxico. Apesar de mudan-ças para 2014 em relaçãoao time que perdeu para oBrasil na Copa das Confe-

derações no ano passado,Felipão enalteceu o rival.

“Sempre que jogamoscontra eles, temos dificul-dades. Parece que nos nú-meros há muito equilíbrio.E será um jogo assim. Deve-rão ter um posicionamentomuito correto do início aofim. Se lembrarem, no anopassado, o nosso segundogol foi feito aos 40 minutosdo segundo tempo. As duasequipes jogam um futebolde boa qualidade. Há muitamovimentação e trabalhode bola. Vamos continuarinsistindo nisso. Uma vitó-

ria nos deixa em uma situa-ção muito confortável”, ana-lisou o técnico. A Seleçãotreinou ontem (16) pelamanhã e durante a tardeprocurando o melhor resul-tado para o desafio de hoje,cuja vitória garante a classi-ficação às oitavas de final daCopa do Mundo. Os joga-dores da Seleção Canarinhosugeriram que os torcedo-res brasileiros cantem oHino Nacional abraçados.

“Queremos mostrar para nossaseleção que ela terá apoio aqui emMato Grosso. Queremos passar nohotel da seleção para desejar sorteaos jogadores antes de irem ao está-dio”, comentou. Filho de russos e hámais de 40 anos vivendo no Brasil,Larion admite que não tem acompa-nhado sua seleção, que tem comotécnico o italiano Fabio Capello.

“Faz tempo que não vejo umjogo da Rússia, mas sei que temum grande goleiro, que é o Akin-feev, e um craque que é o Dza-goev. Independente de não conhe-

cer todos os jogadores vamos es-tar lá na Arena Pantanal combandeiras e cartazes torcendo poreles”, destacou.

Page 23: 06 17 2014

O dia de ontem (16) começou com umanotícia motivadora para os alemães: o ex-piloto de Fórmula 1 e ídolo Michael Schu-macher saiu do coma após quase seis mesese pode-se dizer que em campo sua seleçãotratou de homenageá-lo, acelerando e deci-dindo o jogo contra Portugal no primeirotempo. Principalmente por parte de Tho-mas Müller, autor do primeiro hat-trick daCopa do Mundo e nomeado o melhor emcampo. Os três gols do atacante do Bayernde Munique deixaram a equipe de Cristia-no Ronaldo - Portugal - como o retardatáriodo Grupo G depois do atropelamento por 4a 0, na Arena Fonte Nova.

Hummels fez o outro e determinou queSalvador é a cidade das goleadas do tor-neio, pois na última sexta-feira (13), a Ho-landa aplicou 5 a 1 em cima da campeãEspanha. Portugal, destruído, precisa serecompor. Não bastasse ser goleado na es-treia, perdeu Hugo Almeida e Fábio Coen-trão, que saíram lesionados, e viu Pepe serexpulso após tentar intimidar Müller comuma leve cabeçada.

Terminado o empate por0 a 0 entre Irã e Nigéria, on-tem (16), as vaias tomaramconta da Arena da Baixada,em Curitiba, símbolo maiorda reprovação ao futebolapresentado por ambas asequipes. O técnico da seleçãoasiática, Carlos Queiroz, deude ombros para os apupos.

“Não viemos aqui parasermos perdedores simpá-ticos. Prefiro sair com vaiase um ponto do que perdero jogo e ter a simpatia do Preocupados em

buscar a vitória naestreia da Copa doMundo, os jogadoresdos Estados Unidosda América agirambem e fizeram o golmais rápido da Copa,aos 28 segundos dapartida entre a sele-ção norte-americana eos jogadores deGana. O gol foi mar-cado por Dempsey. Apartida terminou em2 a 1 para a equipe eaconteceu na Arenadas Dunas, em Na-tal, no Rio Grande doNorte, fechando os trêsjogos de ontem (16).

público. Quando meus jo-gadores atuarem por RealMadrid, Liverpool, Corin-thians e São Paulo, podere-mos pensar em outras coi-sas. Nós estamos celebran-do o ponto que conquista-mos, um grande ponto paranós. Não estamos celebran-do um grande jogo, esta-mos celebrando o nosso tra-balho. Sempre jogamospara ganhar, mas há mo-mentos em que não é pos-sível”, afirmou.

Page 24: 06 17 2014

Tanto o Brasil quanto oMéxico estrearamcom vitória na Copa

do Mundo. O Brasil venceu aCroácia na partida que marcoua abertura do Mundial de Fute-bol, na última quinta-feira (12),na Arena Corinthians; já o Mé-xico apresentou resultado maistímido contra a Seleção de Ca-marões, vencendo pelo placarde 1 a 0, em jogo realizado sex-ta-feira (13).

O melhor saldo de gols doGrupo A, ao qual pertencem asequipes, é do Brasil. São dois

gols positivos, ao passo em quea Croácia soma dois negativos;México tem um gol positivo eCamarões um negativo. Com

três pontos na tabela, Brasil eMéxico duelam às 16 horas dehoje (17), em Fortaleza. Os jo-gadores brasileiros observa-ram a atuação dos competido-res na sexta-feira e se prepara-ram bastante para a disputade logo mais à tarde.

A reportagem de O Pre-sente entrevistou ontem (16)moradores de Marechal Cân-dido Rondon, a exemplo dapartida de estreia, com o obje-tivo de saber a opinião delessobre este novo desafio do timede Felipão. Novamente a tor-

cida verde e amarelo demons-trou otimismo, sendo que al-guns rondonenses são maisefusivos nos comentários.

Quatro entrevistados apos-tam no placar de 2 a 1 a favordo Brasil, dois acreditam que aSeleção vence por 3 a 1, en-quanto dois dos participantesdestacam que a equipe se clas-sifica para a próxima fase daCopa do Mundo ao vencer osmexicanos por 2 a 0. Assim,cinco dos oito entrevistadospalpitam na soma de mais doispontos no saldo de gols doBrasil, que com a vitória chegaa seis pontos.

Um dos atletas que aparecena lista de todos os entrevista-dos como autor de gol contra oMéxico é o atacante Neymar,enquanto os outros gols dapartida são distribuídos entreDavid Luiz, Fred, Hulk, Oscar ePaulinho. Segundo os torcedo-res, a Seleção verde e amarelovai avançar de fase, apesar deconfrontos difíceis que encon-trará pela frente, e com deter-minação deverá figurar entreos cabeças da competição, po-dendo chegar à final.

Page 25: 06 17 2014
Page 26: 06 17 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

Cataratas fatura o bicampeonato do Troféu DifusoraFinal aconteceu na última sexta-feira (13), no Ginásio Ney Braga. Partida ficou em 5 a 5 no duelo com Nova Santa Rosa

FUTSAL

Um jogo eletrizante mar-cou a final do 38º Troféu Di-fusora/Copagril de Futsal. Apartida aconteceu sexta-feira(13), no Ginásio de EsportesNey Braga, em Marechal Cân-dido Rondon e colocou fren-te a frente os atletas das equi-pes Cataratas Empreendimen-tos/Jaclani Esportes/LabordeTintas e o selecionado NovaSanta Rosa Futsal/Frigoro-sa/Construluz/OpçãoNet.

O primeiro gol da disputafoi marcado por Bolha, a fa-vor da equipe rondonense,que logo ampliou para 2 a 0,com um gol-contra de NovaSanta Rosa. Nos minutos fi-nais da primeira etapa, NovaSanta Rosa diminuiu com umgol de Rafinha Soares.

No segundo tempo, o timenova-santa-rosense veio compressão total e logo Ricardo

empatou o jogo em 2 a 2,enquanto Neguinho viroupara 3 a 2. Faltando dez mi-nutos de jogo, Rafinha Soa-res ampliou para 4 a 2. Nasequência, Cataratas reagiu,empatando a partida com golsde Bolha e Maicon Schaefer.Quase no fim, Nova SantaRosa voltou a atacar e Rafi-nha Soares ampliou para 5 a4 a favor de Nova Santa Rosa.Faltando 15 segundos para ofim do jogo, Maicon fez o goldo empate e garantiu o títuloà equipe rondonense.

Como o troféu de campeãofoi conquistado pelo Catara-tas Empreendimentos, bicam-peão do certame, Nova SantaRosa ficou com o 2º lugar,porém já coleciona cinco títu-los. O 3º lugar ficou com aequipe da cidade de SantaHelena e em 4º ficou Pato

Bragado. A final foi prestigi-ada pelo prefeito de MarechalRondon, Moacir Froehlich, epelo prefeito de Nova SantaRosa, Rodrigo Fernandes,além dos secretários de Es-

Final do Campeonato de Futebol Amador inicia amanhãForam definidas na tarde

de ontem (16) as datas das par-tidas finais da Copa Colônia/Cercar/Jaclani Esportes/Pre-feitura de Marechal CândidoRondon, ou Campeonato Mu-nicipal de Futebol Amador. Emreunião entre organizadores edirigentes, ficou definido que ojogo da final será às 20 horasde amanhã (18), no EstádioValdir Schneider. A partida devolta será realizada no domin-go (22), a partir das 15 horas,no mesmo estádio.

A equipe do Clube Lira/Chi-apetti/Cresol disputou dez par-tidas na competição, obtendocinco vitórias, quatro empatese apenas uma derrota, marcan-do 19 gols e sofrendo 11. Já otime da Autoescola Ila/Labor-de Tintas tem nove partidas,somando sete vitórias e doisempates, e está invicto na com-petição, tendo feito 25 gols e

sofrido sete. O saldo das duasequipes é de 18 gols.

A realização dos jogos finaisfoi decidida em conjunto com osdirigentes, observando o feria-do de quinta-feira (19) e a faseregional dos Jogos Abertos doParaná (JAPs), que ocorre de 26

a 29 de junho. A Secretaria Mu-nicipal de Esportes e Lazer foirepresentada pelo secretário Ro-berto Braatz e por Jean Zeni,enquanto Scharles Abbeg repre-sentou a equipe Autoescola Ila eo Clube Lira foi representadopor Márcio Herpich.

Secretário de Esportes, Roberto Braatz, Scharles Abbeg,Márcio Herpich e Jean Zeni durante reunião ontem (16)

Esportes monta telãopara comunidade assistir

aos jogos do BrasilA Secretaria de Esportes de

Nova Santa Rosa disponibilizaum telão na quadra do Ginásiode Esportes Eurides Priebe. Asecretária de Esportes, CleideLima, enfatiza que em todos osjogos da Seleção Brasileira ha-verá exibição no telão do giná-sio. “Estamos com um grandetelão dentro da quadra. Queroconvidar toda a nossa comuni-

dade para assistir aos jogos co-nosco”, salienta. Ela lembra queos torcedores devem levar ca-deiras, mas não é permitida aentrada com bebidas e alimen-tos, que serão vendidos no locala preços acessíveis.

O próximo jogo do Brasil serádiante da seleção do México, às16 horas de hoje (17), na ArenaCastelão, em Fortaleza.

Campeonato de Bolão éencerrado no Clube Corinthians

No sábado (14) foi realizada afinal do Campeonato de Bolão2014, Copa Prefeitura de Mare-chal Cândido Rondon/AACC/Clube Corinthians de Margari-da. A caminhada final reuniu atle-tas de oito equipes e aconteceunas pistas do Clube Corinthians,de Margarida. A classificação foia seguinte: em 1º lugar Preto/Bar-riga/Nelson/Lotário/Vânia, com1.360 pinos; em 2º Américo/Pau-lo/Mirian/Chapla/Toco, com1.354 pinos; e em 3º Belmir/Irio/Jorge/Cleiton/Nena, com 1.354pinos. Foram entregues meda-lhas do 1º ao 3º lugar, mais premi-

ação de R$ 400, R$ 300 e R$ 200.Como braço de ouro femini-

no foi premiada Vânia, com 690pinos; no masculino o felizardofoi Preto, com 713 pinos. Ambosforam premiados com medalhase R$ 50. O braço de prata femini-no foi Mirian, que fez 683 pinos, eno masculino Jairo, que bateu705 pinos. O braço de bronzefeminino foi Nena, com 678 pi-nos, e no naipe masculino Timó-teo, com 703 pinos. Os braços deprata e bronze receberam meda-lhas. A competição contou comparticipação de dez equipes e foiiniciada no dia 15 de maio.

portes dos dois municípios,Roberto Braatz e Cleide Lima.

Após o jogo aconteceu aentrega das premiações àsequipes vencedoras, assimcomo aos destaques. O me-lhor técnico foi Scharles Ab-beg, da Cataratas Empreen-

dimentos, mesmo time do ar-tilheiro da competição, Már-cio Genz Lindner, que fez 17gols. Como goleiro menosvazado foi premiado ValmirMaldaner, com 27 gols sofri-dos. Maldaner atuou por PatoBragado Futsal.

Pelo segundoano seguido, o

time daCataratas

Empreendimentoslevanta a taçade campeão

Equipe NovaSanta RosaFutsal, vice-campeã do

TroféuDifusora\Copagril

Fotos: Joni Lang/OP

Divulgação

Page 27: 06 17 2014

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 ESPORTES

BRASILEIRÃO

Paulão projeta recuperação e busca 100% até o retornoZagueiro do Inter tem feito trabalhos em separado do grupo nos últimos dias

O zagueiro Paulão nãotem treinado com o restantedo grupo do Inter nos últi-mos trabalhos de intertem-porada no CT Parque Gigan-te. Na manhã de ontem (16),por exemplo, o jogador feztrabalhos na academia parase recuperar de um problemana coxa esquerda, sofrido napartida contra o Atlético-PR,na 4ª rodada do Brasileirão.Mas o defensor garante queterá totais condições na volta Paulão faz tratamento por conta de lesão na coxa esquerda

do campeonato nacional.“Fisicamente, tenho me en-

contrado não tão bem quantosaí, porque fiquei 20 dias semfazer nada para cicatrizar alesão. Estou um pouco abai-xo. Na volta, senti um poucoo cansaço. Mas dentro de dezdias devo voltar com o grupoe estarei melhor na parte físi-ca. Tenho mais 20 dias parame aprimorar. A ideia até lá(volta do Brasileirão) é estar100%”, disse Paulão, em en-

trevista coletiva antes do trei-no da tarde de ontem.

O elenco do Inter fez trei-nos em dois períodos, sendoque o trabalho da tarde en-volveu os jogadores apenasna academia. A preparaçãosegue com treino hoje (17), às09 horas, e o trabalho da tar-de foi antecipado para as13h30 em função do jogo daSeleção Brasileira contra oMéxico, pela 2ª rodada daCopa do Mundo.

Fellipe Bastos faz examese deve ser apresentado hoje

Envolvido na negociação dasaída de Kleber para o Vasco,Fellipe Bastos fez exames na tar-de de ontem (16) no Estádio Olím-pico, em Porto Alegre. A intençãoda diretoria é que ele seja apre-sentado hoje (17). Assim como ode Gladiador, o empréstimo é deseis meses, com possibilidade derenovação ao final.

Alvo do Inter em 2013, FellipeBastos só não se transferiu para oColorado por impedimento jurí-dico, já que seus direitos forampenhorados por Romário, que co-brava dívida com o Vasco. Desdeentão, ele já foi emprestado paraa Ponte Preta, no segundo semes-tre, e foi titular na campanha dovice-campeonato da Copa Sul-Americana. No retorno, mesmo

mais maduro, não vingou. O ca-beça de área foi adquirido ao Ben-fica, em 2012, por R$ 7,7 milhõesjunto com Eder Luís.

“Estamos fazendo mudan-ças no elenco e realocações.Quando se cogita uma saída, jáse traz alguém para a posição.O Adriano está indo para oVitória por empréstimo, entãoé importante ter outro volante,inclusive com outras caracte-rísticas. Fellipe tem a bola pa-rada qualificada, é jovem, tra-balha bem fisicamente. Esta-mos fazendo pequenos ajustese a vinda do Fellipe ja é apro-priada pela negociação com oVasco e oportuna por comple-tar o elenco com essa posição”,disse Rui Costa.

VASCOA diretoria do Vasco esperou

a realização dos exames médicose a assinatura do contrato paraanunciar em seu site oficial a con-tratação do atacante Kleber. Aapresentação do Gladiador acon-tecerá quinta-feira (19), no está-dio de São Januário, às 11h30.

O Vasco garante que nãopagará mais do que R$ 150 mil,teto salarial atual, dos cerca deR$ 620 mil mensais (somados oaditivo que recebe em razão dasluvas anuais de R$ 1 milhão)que Kleber recebe. A diferençaficará a cargo do Grêmio, com oqual tem vínculo até o fim de2015 e que tinha a intenção decolocá-lo em uma vitrine paraque se destacasse.

Muricy pede bomsenso ao Roma e dizque conta com Toloi

O São Paulo deve ter oreforço de Rafael Toloi nospróximos dias. Emprestadoao Roma até o fim deste mês,o atleta não vai permanecerna Europa, já que os italia-nos não exerceram o direitode compra, válido até o últi-mo domingo (15). Sem acor-do, o zagueiro será reinte-grado ao plantel tricolor.

O técnico Muricy Rama-lho pede bom senso aos diri-gentes do Roma para que oatleta se junte ao elenco são-paulino em Orlando. “Euacho que no Brasil pensa-mos diferente da Europa.Com o Pabón, que tinhacontrato, liberamos. Ele ti-nha vários convites, não po-

deríamos segurar o jogador.Temos dificuldade com oRoma por isso e esperamosque se resolva. Se quer exer-cer a compra, beleza, se nãoquer, não segura até o fimdo mês. Ele precisa treinar,trabalhar, mesmo que vásair depois”, disse.

“Seria importante resol-ver esse problema. É um jo-gador que faz parte do elen-co, que sabe o que penso.Em um momento ruim anopassado, com jogadoresmachucados e suspensos,ele jogou mesmo sem estarbem. Isso é muito impor-tante. Ele é um cara impor-tante para o time. Se voltar,usaremos”, finalizou.

Hospital suíço confirmaentrada de Michael Schumacher

O ex-piloto alemãoMichael Schumacher, hep-tacampeão mundial de Fór-mula 1, deixou ontem (16) ohospital depois de quase seismeses internado em coma.A recuperação do piloto setornou uma motivação paraos jogadores que estrearamcom goleada de 4 a 0 naCopa do Mundo, diante daseleção de Portugal.

Um dos primeiros a se ma-nifestarem ao receber a notí-cia foi Lukas Podolski. Ami-go pessoal de Schumi, o meia-atacante celebrou sua melho-ra e manifestou a alegria emuma rede social. Schumacherfoi transferido ontem do Hos-

pital de Grenoble para umlocal não divulgado, mas aimprensa europeia fala emuma unidade hospitalar emLausanne, na Suíça.

O Centro Hospitalar Uni-versitário de Vaudois, con-firmou que Schumacher deuentrada no local. “Ele estáaqui, chegou esta manhã(ontem, dia 16)”, declarou oporta-voz do hospital, Dar-cy Christen. Schumacherfoi transferido para o paíspara ficar mais próximo dafamília, que reside em LakeGeneva. Não foi comenta-do em que tipo de instala-ção Schumacher seguirásua recuperação.

Lais Souza recebe alta dohospital e segue tratamento

Depois de quatro meses in-ternada nos Estados Unidos daAmérica, Lais Souza deixou ohospital Jackson Memorial. Elarecebeu alta ontem (16), massegue morando em Miami paradar continuidade ao tratamen-to. A paulista de Ribeirão Pretocontinuará recebendo a assis-tência da equipe médica em umapartamento custeado pelo Co-mitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Foi um alívio sair do hospi-tal, pois eu já estava lá há muitotempo. Vir para casa significamuito, como, por exemplo, po-der comer a comida feita pelaminha mãe, receber meus ami-gos, poder passear e sentir o sol.Agradeço todo o apoio que te-nho recebido e as orações, o quetêm sido de grande importân-cia para mim”, afirmou a ex-ginasta por meio de sua asses-

Lais Souza com equipe médica do hospital de Miami.Brasileira recebeu alta ontem (16)

soria de imprensa.No dia 27 de janeiro, a esqui-

adora sofreu um acidente quan-do se preparava para a disputadas Olimpíadas de Inverno deSochi. Ela descia a pista de esquide Salt Lake City, quando se cho-

cou com uma árvore e sofreuuma lesão na coluna cervical.Com um trauma severo na ter-ceira vértebra, precisou ser sub-metida a uma cirurgia para fa-zer o realinhamento. O quadroera grave com risco de morte.

Augusto Turcato/Agência RBS

Divulgação/COB

Page 28: 06 17 2014

28 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

22ª EDIÇÃO

Café Colonial de Missal é prestigiado por 1,5 mil pessoasVinte por cento do lucro do evento será repassado aos Centros Municipais

de Educação Infantil; restante será destinado ao ProvoparNo último sábado (14) acon-

teceu mais uma edição do tra-dicional Café Colonial de Mis-sal. Neste ano, o evento foi pres-tigiado por cerca de 1,5 mil pes-soas, tanto do município comoda região. Foram servidos apro-ximadamente 60 pratos, entredoces e salgados.

Os recursos obtidos com apromoção serão destinadospara o Provopar Municipal,sendo que 20% do lucro serárepassado aos Centros Munici-pais de Educação Infantil(CMEIs). O resultado final serádivulgado nos próximos dias.

De acordo com a presidentedo Provopar, primeira-dama Fá-tima Ferrari, uma grande equipede voluntários auxiliou nostrabalhos, há cerca de três sema-nas, para que o Café Colonialfosse realizado com sucesso.“Várias pessoas e empresas apoi-aram o evento com doações eprestação de serviços. Fica nossoagradecimento a todos os vo-luntários e ainda aos servidos daadministração municipal, quenão mediram esforços para aten-

der a todos da melhor maneira”,agradece a primeira-dama.

Durante o evento ainda ocor-reu a entrega de dois veículos:um deles para um agricultor de

Missal e outro, um Fiorino Fur-gão, para a administração mu-nicipal, que destinará para o usoexcluso do transporte da me-renda escolar.

Divulgação

Público de Missal e de municípios da região pôde degustaraproximadamente 60 pratos, entre doces e salgados

Page 29: 06 17 2014

O PRESENTE | 29TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Fermop e Campeonato de Futebol são temas de reuniãoAMOP

Previsão é de que ambos os eventos tenham início logo após o términoda Copa do Mundo de Futebol, a partir da segunda quinzena de julho

Medianeira chega a 859colocações no mercado de trabalho

Com as 140 intermediações registra-das no mês de maio pela Agência doTrabalhador, Medianeira chegou aonúmero de 859 colocações no mercadoformal de trabalho neste ano. A marcaatingida nos primeiros cinco meses doano já é 22% superior à meta estipuladapela Secretaria de Estado de Trabalho,Emprego e Economia Solidária (Sets)para Medianeira em 2014.

O bom desempenho da Agência doTrabalhador local reforça a posição deMedianeira na geração de empregos e

renda no Paraná. Neste quesito, omunicípio ficou em primeiro lugar emtodo o Estado, conforme o Índice Fir-jan de Desenvolvimento Municipal(IFDM), divulgado pela Federação dasIndústrias do Estado do Rio de Janeiro(Firjan) no início do mês.

O índice de Medianeira nesta área,de 0,8337, é o mais alto entre os 399municípios paranaenses. No Brasil,entre os 5.565 municípios, Medianeiraestá em 31º lugar em geração de empre-gos e renda.

Duas reuniões realizadasontem (16), na sede da Associa-ção dos Municípios do Oestedo Paraná (Amop), em Cas-cavel, serviram como ponta-pé inicial de eventos promo-vidos pela entidade munici-palista: o 9º Festival Regionaldos Municípios do Oeste doParaná (Fermop) e o 6º Cam-peonato de Futebol daAmop. Ambas as reuniõesforam comandadas pelo pre-sidente da Amop e prefeitode Assis Chateaubriand,Marcel Micheletto, e conta-ram com as presenças dosprefeitos Anderson BentoMaria, de Maripá (segundovice-presidente da Amop), eAdilto Ferrari, de Missal (di-retor do Departamento deEsportes da Amop).

Quanto ao Fermop, foramconhecidos os municípios in-teressados em sediar as quatroetapas classificatórias e a final,

Secretários discutiram detalhes sobre a realização dos eventos

Divulgação

bem como as datas previstas,escolha da banda, regulamen-to, premiação e outros deta-lhes. O festival é o mais tradici-onal da região Oeste e premiaos intérpretes vencedores nascategorias gospel, popular esertaneja com R$ 11 mil emdinheiro e troféus.

Já o Campeonato de Fu-tebol, conhecido tambémcomo Copa Amop, chega àsexta edição consecutivacomo principal competiçãode futebol amador da região.A premiação, a exemplo doano passado, é uma motoci-cleta zero quilômetro para aequipe vencedora, bemcomo medalhas e troféus. Acompetição é itinerante eserve como reveladora detalentos do esporte.

Ambos os eventos são pa-trocinados, desde a primei-ra edição, pela Itaipu Binaci-onal, que apoia também ou-

tras iniciativas da Amop,como a realização do Prê-mio Amop de Jornalismo eSeminário de EducaçãoContinuada a Professores

(Serprof). A previsão é deque ambos os eventos te-nham início logo após o tér-mino da Copa do Mundo deFutebol, a partir da segunda

quinzena de julho. O lança-mento será realizado duran-te café da manhã agendadopara o dia 11 de julho, nasede da Amop.

Page 30: 06 17 2014

30 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

Acusado de matar ex-vereador é assassinadoSegundo suspeito de participar do crime já foi identificado e está sendo procurado na região

HORAS DEPOIS

A Polícia Civil de Media-neira garante ter elucidadoem menos de 24 horas o cri-me que vitimou o empresárioe ex-vereador Ruben Arnol-do Kühne, mais conhecidocomo Rak. De acordo com apolícia, o acusado de ser oresponsável pelos disparosque mataram o empresárioacabou sendo assassinado natarde de sexta-feira (13), emum bar localizado na VilaAlegria. O rapaz identificado

Na casa do acusado, polícia encontrou arma,capacete, uma pistola e munição

como André Luiz Torres daCunha, de 29 anos, que eraconhecido como Monstro,estava sendo procurado des-de a noite de quinta-feira (12),quando teria atirado cincovezes contra Rak, em frenteao comércio da vítima. An-dré havia sido identificadopela polícia pelas imagens dascâmeras de segurança, queregistraram o homicídio.Conforme a polícia, a mortede Cunha será investigada.

A polícia revelou ainda queo crime foi classificado comoroubo seguido de morte, umavez que possivelmente a in-tenção dos bandidos era rou-bar o estabelecimento de Rak.As investigações foram inici-adas e a polícia chegou até onome de Cunha e de outrojovem, que foi apontado comocomparsa. O segundo procu-rado pilotava a motocicletausada para a fuga. De acordocom a Polícia Civil, trata-se deLucas Oliveira dos Santos, de19 anos, conhecido como Ne-gão. Santos permanece fora-gido. A polícia já solicitou àJustiça um mandado de pri-são preventiva.

Durante as investigações apolícia localizou na casa deCunha uma pistola de calibrenove milímetros, a roupa queo suspeito usava no momentodo crime e um capacete. Todosos objetos foram recolhidos eestão sendo periciados.

Agora a polícia segue àprocura de Lucas e pede aajuda da população para lo-calizá-lo. O delegado-chefede Medianeira, Herculano

Fotos: Divulgação/PC

Augusto de Abreu, revelouque os dois suspeitos já ti-nham passagem pelo setorpolicial. Mostro estava emliberdade condicional. De-núncias podem ser feitas deforma anônima pelo telefone(45) 3264-2324.

COMOÇÃOO crime que vitimou Rak

gerou comoção em Medianei-ra, uma vez que o empresário

era muito respeitado e admi-rado na cidade, sobretudo porpromover a alegria das crian-ças carentes em datas comoNatal, Páscoa e Dia das Cri-anças, quando distribuía do-ces e brinquedos para a popu-lação carente. Ele também foiapontado como trabalhadorde bem e que ajudava a todosque o procuravam. Rak foieleito quatro vezes vereadorde Medianeira.

Bar onde suspeito de matar Rak acabou sendo assassinado, horasdepois do crime que chocou a cidade de Medianeira

Carreta é destruída pelas chamasUm reboque de uma car-

reta ficou completamente des-truído após pegar fogo porvolta das 02 horas da madru-gada de ontem (16), na BR-163,a cerca de três quilômetros dotrevo de acesso ao municípiode Mercedes. Uma equipe doBatalhão de Polícia de Frontei-ra (BPFron) que passava pelolocal no momento do acidentepercebeu as chamas. Um pro-blema mecânico no reboqueteria ocasionado o fogo.

Carreta ficou destruída após fogo seguido de explosão no painel

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Em um posto de combus-tível entre Guaíra e Mercedeso condutor teria desengatadoo cavalinho para seguir atéMarechal Rondon para bus-car assistência. Antes de che-gar em Mercedes, no entanto,ele teria percebido fogo nopainel, seguido de uma ex-plosão. Antes que o fogo to-masse conta do reboque, omotorista conseguiu sair, massofreu algumas queimaduras.

Ele foi socorrido por uma

ambulância do Corpo de Bom-beiros e encaminhado paraatendimento médico na Uni-dade de Saúde 24 Horas, emMarechal Rondon. Bombeirosainda tentaram controlar ofogo, mas o veículo foi comple-tamente destruído pelas cha-mas. O trânsito ficou inter-rompido nos dois sentidos atéque o fogo fosse controlado.Uma equipe da Polícia Rodo-viária Federal (PRF) de QuatroPontes esteve no local.

Justiça bloqueia bensde médico e técnico

em enfermagemO Juízo da 3ª Vara da

Fazenda Pública da Comar-ca de Toledo determinou obloqueio de bens do patri-mônio de um médico e deum técnico em enfermagem,no valor correspondente a50 vezes a remuneração decada um. A decisão foi pro-ferida a partir de ação civilpública ajuizada pelo Mi-nistério Público, por práti-ca de ato de improbidadeadministrativa.

A Promotoria de Justiçada comarca sustenta que osdois profissionais cobraram,ilicitamente, por procedi-mentos cobertos pelo Siste-ma Único de Saúde (SUS).Com isso, incorreram naprática de ato de improbi-dade administrativa. Pelos

mesmos fatos, o MP-PRtambém ofereceu denúnciapela prática do crime decorrupção passiva.

A Promotoria de Justiçarelata que o médico ortope-dista, que trabalhava noHospital Bom Jesus, em To-ledo, exigiu pagamento pararealizar cirurgia no pulso deuma paciente que havia so-frido um acidente de trânsi-to, no mês passado. O técni-co em enfermagem cobroupelo serviço de instrumen-tação cirúrgica. O Ministé-rio Público aponta que acobrança extra é ilegal, poistodos os materiais e serviçosprestados pelo SUS são gra-tuitos e os profissionais desaúde não podem exigirqualquer pagamento.

Page 31: 06 17 2014

O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 POLICIAL

PRF e PM fazem flagrantes em Marechal RondonPolícia desarticulou suposto ponto de venda de drogas após 30 dias

de investigações; duas pessoas foram presas

FIM DE SEMANA

Uma operação em conjun-to realizada pela Polícia Ro-doviária Federal (PRF) deQuatro Pontes e equipes daPolícia Militar de MarechalCândido Rondon desarticu-lou um suposto ponto de con-sumo e venda de drogas. Aação aconteceu por volta das22 horas de sábado (14), apósmais de 30 dias de investiga-ções por parte da PRF.

Na noite de sábado foiconstatado que um grupo de11 rapazes, entre menores emaiores de idade, estava naRua Pará, no Jardim Líder,fazendo uso de drogas e bebi-das alcoólicas. Com a chega-da dos policiais, alguns jo-vens tentaram dispersar in-vólucros da maconha que es-tava sendo consumida. A dro-ga também foi encontrada nobolso de um jovem. No quar-to de um dos moradores daresidência foi localizada maisuma porção de maconha epasta-base de cocaína.

Foram apreendidos dois

jovens de 16 e 17 anos, identi-ficados como os proprietáriosda droga que estava sendousada e comercializada. Umrapaz de 18 anos, além deestar com maconha, foi presotambém por corrupção de me-nores, já que vários menoresde idade estavam na residên-cia onde ele mora fazendo usode bebida alcoólica.

OUTROS FLAGRANTESPor volta das 15 horas de

sábado foram detidos três me-nores de idade que estavamfazendo uso de maconha. Umaequipe da Polícia RodoviáriaFederal de Quatro Pontes lo-calizou na Rua Porto Alegre,no Jardim Higienópolis, doisadolescentes de 15 anos e umde 16 anos consumindo a dro-ga em via pública. Os trêsmenores de idade e a drogaforam encaminhados para aDelegacia de Polícia de Mare-chal Rondon e foram libera-dos com a chegada dos pais.

Na noite de sábado, após

informações anônimas de quehavia um indivíduo que es-tava de posse de uma armade fogo, um jovem de 18 anosfoi preso. Ele estava em umamercearia de propriedade deseu pai. A arma de fogo tipopistola calibre 38, com oitomunições intactas, estava nodepósito do comércio. O jo-

Morador de Entre Rios é presocom 108 quilos de maconha

Um morador de Entre Riosdo Oeste foi preso no fim desemana acusado de transpor-tar mais de 100 quilos de maco-nha. Ele foi flagrado na noite desábado (14), na PR-317, próxi-mo ao Rio Ivaí, durante a ope-ração Rodovias Seguras. O ho-mem de 25 anos dirigia umCelta. Ao perceber que o carroseria inspecionado pelos poli-

ciais, ele tentou fugir, mas foidetido após perseguição. Nocarro em que ele estava foramencontrados 93 tabletes de ma-conha, totalizando 108 quilosdo entorpecente. O moradorde Entre Rios disse que haviacarregado a droga em Mare-chal Cândido Rondon e quefaria a entrega em Sertãozi-nho, no interior de São Paulo.

TENTATIVA DE HOMICÍDIOPortal Palotina

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite de domingo (15), emPalotina. Um homem foi atingido por dois disparos de arma de fogo, no

Bairro Pioneiro, onde mora. Ele foi socorrido pelos policiais em casa,após fugir do agressor. Agnaldo Luiz de Carvalho informou aos

policiais que estava em uma lanchonete do bairro quando outro rapazchegou e efetuou dois disparos contra ele. A vítima saiu correndo por

cerca de 300 metros até a residência, onde pediu socorro. Ele foiatingido no tórax e estava consciente quando foi atendido.

Motorista foge após engavetamento em RondonUm acidente de trânsito

tipo engavetamento foi re-gistrado por volta das 10h30de ontem (16), em MarechalCândido Rondon. A colisãoenvolveu dois veículos e umcaminhão - um Palio de Tim-bó (SC), um Spacefox complacas de Maravilha (SC) eum caminhão, que acaboudeixando o local após o si-nistro. Segundo informaçõesdo condutor do Palio, todosseguiam no sentido Guaíra aToledo. Próximo ao portalde entrada, o motorista deum caminhão teria manobra-do para acessar a Rua GernotReuter. Outro caminhão, queseguia atrás, acabou reduzi-do a velocidade, a exemplodo Palio que seguia na sequ-ência. O motorista do Space-

Dois carros ficaram danificados, mas não houve feridos

fox, no entanto, não conse-guiu parar o veículo e bateuna traseira do carro à frente.Com o impacto, o Palio foiprojetado para frente e bateuna traseira do caminhão. Não

houve feridos no acidente,que foi atendido por umaequipe da Polícia RodoviáriaFederal (PRF) de Quatro Pon-tes. O condutor do caminhãofugiu do local.

De três carros furtados, dois são recuperadosA 2ª Companhia da Polí-

cia Militar (PM) foi informa-da por volta das 08 horas deontem (16) sobre o furto deum veículo na Avenida RioGrande do Sul, em MarechalCândido Rondon. Confor-

me informações repassadaspara a PM, um Gol GTI, ano1992, placas BIT-0956, foilevado durante a madruga-da. A polícia desenvolvebuscas na tentativa de recu-perar o carro.

Durante o fim de semana,a Polícia Militar registroufurtos de dois veículos, emMarechal Rondon e EntreRios do Oeste, porém nasduas situações os carros fo-ram recuperados.

vem detido disse que com-prou a arma por R$ 1,3 milpara sua proteção, já que es-

taria sofrendo ameaças. Elefoi preso e levado com a armapara a delegacia local.

Suposto pontode consumo

e vendade drogas

foidesarticulado

na noite desábado(14)

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Page 32: 06 17 2014

32 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

Inauguração da PCH da Cercar fica para agostoGERAÇÃO DE ENERGIA

Inauguração estava marcada para junho e teve que ser transferida devido aoatraso provocado pelas chuvas nas obras finais

A inauguração da PequenaCentral Hidrelétrica (PCH) Moi-nho, da Cooperativa de Eletrifi-cação e Desenvolvimento Eco-nômico de Marechal CândidoRondon (Cercar), prevista para ofim deste mês vai ter que ficar parao segundo semestre, em meadosde agosto. O motivo do atraso,informa o engenheiro eletricistada cooperativa, João Pletsch, sãoas chuvas das últimas semanasque impossibilitaram a realiza-ção de importantes trabalhos nareta final da obra. A construçãoda PCH está praticamente con-cluída, mas há ações externasque necessitam de tempo bompara serem executadas.

A PCH Moinho foi construídano leito do Rio Iguaçu, no distritode Novo Três Passos. Tão logoseja inaugurada, já será possí-vel a geração de energia. A cen-tral tem capacidade para produ-zir cerca de quatro mil KVA. Aprincípio, a energia será repas-sada ao sistema elétrico nacio-nal, no caso, através da Compa-nhia Paranaense de Energia (Co-pel), para fazer a distribuição.

Atendendo legislação ambi-ental, na região da usina estãosendo plantadas sete mil árvo-

res e a mata a ser formada emvolta do reservatório de setehectares será de 100 metros. Jáa rede de transmissão tem 18quilômetros de extensão, dausina até a subestação da Co-pel em Marechal Rondon. A bar-ragem não tem comportas paracontrole do volume de água,mas sim um vertedouro. Pelabarragem vai passar continua-mente um metro cúbico de águapor segundo.

O investimento da Cercar naPCH Moinho é de aproximada-mente R$ 21 milhões. Deste mon-tante, em torno de R$ 15 milhõesforam financiados junto ao BancoNacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES). Orestante provém de recursos dacooperativa. A tramitação do pro-jeto da pequena hidrelétrica daCercar demorou em torno de dezanos, enquanto a construção foiiniciada em novembro de 2012.

Barragem da PCH Moinho: quase tudo pronto para formação do reservatório

Arquivo/OP

Número de contratos doPlano ABC tem aumento

O número de contratos doPrograma de Agricultura deBaixa Emissão de Carbono(ABC) aumentou em relação aoúltimo ano/safra. No períodoentre julho de 2012 e abril de2013, a quantidade de contratosregistrada foi de 8.359. Em com-paração com o mesmo período,de julho de 2013 a abril de 2014,o número de contratos realiza-dos chegou a 8.491.

De acordo com o secretáriode Desenvolvimento Agrope-cuário e Cooperativismo doMinistério da Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento (Mapa),Caio Rocha, o aumento no nú-mero de contratos realizadosdemonstra que o Plano ABC e alinha de crédito do ProgramaABC tem se expandido pelo Bra-sil. “Esses dados refletem a ex-pansão da área sob as tecnolo-gias do ABC. Significa que osprodutores têm aderido à linhado crédito do Plano”, afirmou.

A região Sudeste foi a quemais teve a contratações peloPrograma ABC, atingindo 3.190contratos, e o Estado em que foiregistrada a maior quantidadede contratos feitos foi MinasGerais, com 1.785. Em relação ao

crédito disponibilizado paraesta safra 2013/2014, os produ-tores de todo o país tiveram àdisposição R$ 4,5 bilhões e atéabril deste ano já foram desem-bolsados quase R$ 2,2 bilhões.

A novidade para o PlanoSafra que terá início no próxi-mo mês é que os juros para oPlano ABC continuam os mes-mos, ao contrário dos demaisprogramas de crédito para aagricultura disponibilizadospelo governo federal que tive-ram aumento nas taxas. “Porisso, a nossa expectativa é deque o programa tenha um cres-cimento significativo de ade-são até julho do ano que vem”,ressaltou Caio.

Os recursos para o PlanoABC para a safra 2014/2015 pro-gramados pelo Plano Agrícolae Pecuário (PAP) correspon-dem ao mesmo volume deR$ 4,5 bilhões. A principal mu-dança foi o aumento do limitede crédito para os beneficiári-os que passou de R$ 1 milhãopara R$ 2 milhões. O limite paraplantio comercial de florestasé de R$ 3 milhões por benefici-ário. Os juros variam entre4,5% a 5% ao ano.Inflação agropecuária recua

3,60% em junho, informou a FGVA inflação agropecuária no

atacado desacelerou no mêsde junho. Os preços dos produ-tos agrícolas atacadistas caí-ram 3 ,60% neste mês . Emmaio, o indicador para estesetor apresentou alta de 0,42%,no âmbito do Índice Geral dePreços - 10 (IGP-10), informou aFundação Getulio Vargas(FGV). A inflação de junho me-dida pelo IGP-10 caiu 0,67%,

após alta de 0,13% em maio.A instituição informou ainda

que os preços dos produtos in-dustriais no atacado continua-ram caindo, porém em maiorritmo. A queda foi de 0,56% nes-te mês, contra recuo de 0,47%em maio. Dentro do Índice dePreços por Atacado segundo Es-tágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar atransmissão de preços ao lon-

go da cadeia produtiva, os pre-ços dos bens finais caíram 1,45%em junho, em comparação àalta de 0,42% em maio.

Os preços dos bens inter-mediários tiveram queda de0,35% este mês, após reduçãode 0,26% em maio. Já os preçosdas matérias-primas brutasapresentaram taxa negativa de2,62% em junho, após caírem0,89% no mês anterior.

Page 33: 06 17 2014

33O PRESENTETERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rosa, Lari Hitz, em recenteevento com os ex-atletas e ídolos do Grêmio, Arilson e Carlos Miguel

D i v u l g a ç ã o

Comitiva de Missal, composta por autoridades, empresários, servidores municipais e estaduais, por ocasião do Festival deTurismo, realizado recentemente em Foz do Iguaçu. Produtos e materiais informativos do município estavam expostos noestande da Adetur

D i v u l g a ç ã o

A Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, em parceriacom o Coletivo Educador de Maripá, realizou a entrega daspremiações para os ganhadores do Concurso de Desenho alusivoao Dia Mundial do Meio Ambiente. Como premiação, foramdistribuídos tablets, jogos educativos ecológicos e mochilaspersonalizadas sobre o meio ambiente

Com o objetivo da promoção de um maior contato com a literatura, a Secretaria deEducação e Cultura de Mercedes, na última semana, realizou a entrega de obras literári-as às escolas da rede municipal. São 700 novos livros que estão sendo integrados asbibliotecas das escolas e disponibilizados para leitura local e empréstimo aos alunos

INVERNOA incidência de infarto e acidente vascular cerebral (AVC)cresce no inverno. Segundo a Associação Brasileira deMedicina, fatores externos como alimentação e hábitos dodia a dia são cruciais, já que nos períodos de frio hápreferência por alimentos mais gordurosos e abuso do sal.

MERCADO EM OBRASFoz do Iguaçu contará com um novo Mercado Municipal. Oprojeto será construído na região da Vila Portes. A intençãoé incentivar o desenvolvimento local, a partir da criação deuma área de referência turística e cultural da cidade.

CUIDADOS COM O AÇÚCARO excesso de consumo de açúcar pode ser prejudicialà saúde bucal. Alimentos como doces, refrigerantes efrituras são os principais vilões, pois em combinaçãocom a placa bacteriana, produzem substâncias queatacam o esmalte dos dentes.

INDÚSTRIAEXPANDEA produção industrialdo Paraná expandiu2,4% no acumuladodos últimos 12meses. Segundo oInstituto Brasileiro deGeografia e Estatísti-ca (IBGE), as princi-pais contribuiçõesforam dos setores demadeira, com 17%,minerais 11,8%, e ometal, com 9,4%.

D i v u l g a ç ã o

D i v u l g a ç ã o

Page 34: 06 17 2014

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE INSTALAÇÃOAcir Schmitz torna público que irá requerer ao

IAP a Renovação da Licença de Instalação para oLoteamento Flamboyant, a ser implantado a ruaOsvaldo Cruz, s/nº, município de Guaíra, Estado doParaná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOPedro Camera torna público que irá requer ao

IAP Licença de Operação para atividade de suinocul-tura, sistema terminação para 1500 animais, a serimplantado no lote rural n°13, chácara nº 04, colôniaSão Francisco, município de São Pedro do Iguaçu,Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOEloisa Doroti Nunes Dalmina - Me torna público

que requereu ao IAP a Renovação da Licença deOperação para a atividade de extração de basalto ecomércio de britas e areia, implantada na BR 163, km05, lote rural nº 202B, 12º perímetro, município deMarechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

34 | O PRESENTE - Edição 3860 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

Page 35: 06 17 2014

Edição 3860 - O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 EDITAIS

Page 36: 06 17 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.br TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 201436 | O PRESENTE

APARTAMENTO, ven-do, 59m², c/ 2 quartos,sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, interfone,monitoramento, R. 7 deSetembro, nº 2461, ap23, bloco 3, Cond. Tan-credo Neves, MCR, valora combinar, pode ser fi-nanciado. Tr. (45) 9914-3774 ou 9916-1705 comEverton ou Werno.

APARTAMENTO, ven-do, 59m², c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, todo refor-mado, condomínio todomonitorado por câmeras,MCR, R$ 120.000,00,pode ser financiado. Tra-tar pelo (45) 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 106m²,alvenaria, esquina, c/ 2quartos, suíte, bwc, 2garagens, acabamentode 1ª, R. Américo Vespú-cio, nº 6362, Lot. Laure-th, MCR, R$ 260.000,00.Tratar pelo (45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 108m²,c/ 3 quartos, sala de es-tar, cozinha, 2 bwc, ga-ragem, terreno 432m²,Lot. Independente,MCR, R$ 165.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 118m²,alvenaria, c/ 2 quartos,suíte, 2 salas, cozinha,área de serviço, gara-gem p/ 1 carro, chur-rasq., 2 bwc, terreno600m², no centro, emMCR, R$ 300.000,00.Tratar pelo (45) 3254-0477 ou 9961-5870,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m²,próx. ao Sesc, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)9974-2605.

CASA, vendo,131,16m², c/ 3 quartos,suíte, sala de estar, co-zinha, lavand., 2 bwc, 2garagens, edícula, ter-reno 199,2m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$336.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m²,nova, c/ laje, 2 quartos,suíte, sala de estar, salade jantar, cozinha, áreade serviços, despensa,2 bwc, garagem fecha-da p/ 2 carros, pinturanova, terreno 361m²,Lot. Alto da Boa Vista,MCR, R$ 385.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 156m²,nova, c/ laje, 3 quartos,sala de estar, cozinha,área de serviços, 2 bwc,garagem p/ 2 carros,edícula, despensa, pin-tura nova, terreno458m², Jd. Alvorada,MCR, R$ 265.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m²,c/ 2 quartos, suíte, salade estar, cozinha plane-jada, copa, área de ser-viços, despensa, 3 bwc,garagem, semi mobilia-da, edícula c/ churrasq.,terreno 600m², centro,MCR, R$ 500.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 55m²,nova, alvenaria, c/ laje,2 quartos, bwc, Lot.São Francisco, MCR,R$ 100.000,00, prontap/ financiamento MinhaCaminha Minha Vida.Tratar (45) 9807-1109com Juliano.

CASA, vendo,66,54m², nova, c/ laje, 2quartos, sala de estar,jd. de inverno, cozinha,área de serviços, bwc,garagem, terreno106,35m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$130.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 69m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, cozinha,área de serviço, bwc,garagem coberta, Lot.Vale Verde, MCR, R$115.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, garagem coberta,terreno 425m², Lot. Re-canto dos Pássaros,MCR, R$ 145.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, aprox.200m², alvenaria, c/ 3quartos, 3 salas, cozi-nha planejada, 3 bwc,lavand., despensa, ga-ragem p/ 2 carros, chur-rasq., semi mobiliada,acabamento em gesso,terreno 400m², R. 7 deSetembro, Jd. Alvorada,MCR, R$ 260.000,00.Tratar pelo (45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 70m²,terreno 12x36, Jd. Au-gusto I, MCR, R$85.000,00. Tr. (45)9975-5278 ou 9993-4819 com Jose ou Luis.

CASA, vendo, c/ 2quartos, suíte, sala deestar, sala de jantar, co-zinha, área de serviços,despensa, 2 bwc, gara-gem coberta, pinturaboa, terreno 400m²,centro, MCR, R$290.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, nova, c/laje, 2 quartos, sala, co-zinha, área de serviços,bwc, cercada, murada,Lot. Neitzke, próx. aoSesc, MCR, R$163.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CHÁCARA, vendo,26.300m², c/ benfeitori-as, açude, nascente, rio,ideal p/ lazer, 1500m daAv. Rio Grande doSul, em MCR, R$265.000,00, aceito trocapor casa. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

FAZENDA , vendo,1.100 HÁ, no asfalto,em Tocantins, valor eprazo a combinar, acei-to troca. Tr. (45) 8840-6226 ou 3279-1666,Creci F-21288.

PRÉDIO, vendo, inte-gral ou parcial, c/ apar-tamento 330m², sala co-mercial 320m², anexobarracão 200m², gara-gem 100m², R. 7 de Se-tembro, nº 1744, centro,MCR, valor e condiçõesa combinar. Tr. (45)9965-1830.

Temperatura: 26º/17º Temperatura: 26º/16º Temperatura: 25º/16º Temperatura: 26º/17º Temperatura: 23º/16ºTemperatura: 26º/17º

Page 37: 06 17 2014

O PRESENTE | 37TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 CLASSIFICADOS

SÍTIO, vendo,60.000m² em plantaçãoe pastagem + 15.000m²reserva legal, terra pla-na, c/ sisleg, casa mis-ta, estabulo novo, asmargens do rio Guaçu,R$ 230.000,00, aceitotroca. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo,104,32m², c/ 2 quartos,suíte, sala de estar, co-zinha, bwc, Lot. ParqueEcológico, MCR, R$240.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo,128m², c/ 2 quartos, su-íte, sala de estar, copa,cozinha, lavand., 2 bwc,garagem, pintura nova,de frente p/ o norte, Lot.Vale Verde, MCR, R$320.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo,130m², c/ 4 quartos,sala de estar, sala dejantar, cozinha, 2 bwc,terreno 396m², Lot. In-dependente, MCR, R$260.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo,168,17m², c/ 2 quartos,suíte, sala de estar, salade jantar, cozinha, jd. deinverno, área de servi-ços, 2 bwc, garagem,pintura nova, Lot. Frei-tag, MCR, R$395.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 10,7alq., c/ benfeitorias, 5alq. em lavoura, 4 alq.em pasto, ótima localiza-ção, em Bela Vista,MCR, valor: 1.300 scsde soja o alq., entrada eprazo a combinar. Tr.(45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo,5.400m², na BR 163,próx. ao posto TrovãoAzul, em MCR, valor eprazo a combinar. Tr.(45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci 21288.

TERRENO, vendo outroco, todo murado, por-tão elet., em MCR, va-lor a combinar, aceitocarreta no negócio. Tr.(45) 9978-6422.

TERRENO, vendo,12x28, todo murado, Lot.Marco Polo, MCR, R$110.000,00, pode ser fi-nanciado. Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo,13x45,50, R. DarleiBregolli, Lot. Maioli,MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo,16,50x25, de esquina,frente p/ o sol da manhã,100m da Av. Rio Grandedo Sul, próx. a futura ins-talação do Sicredi, Lot.Porto Alegre, MCR, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo,20x40, c/ 2 casas, emPato Bragado, valor acombinar. Tr. (45) 9947-4786 ou 9908-0027.

TERRENO, vendo,24,80x30, na BR 163,próx. ao portal, MCR, R$240.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo,318m², 12x26,5, lote 02,quadra 02, R. RogerioV. Grun, Lot. Prass, 6quadras da Veterinariado Ari, MCR, R$120.000,00, parceloparte. Tr. (45) 9135-3481 (tim) com Elsio.

TERRENO, vendo,342m², 12x28.5, Jd. Pa-raíso, MCR, R$60.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo,465m², Lot. Porto Belo,MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENO, vendo,627m², Lot. Pinz, saídap/ Margarida, MCR, R$88.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, c/infraestrutura completa,liberado p/ construção,Lot. Maioli, sentido AnelViario, 500m da RealizeMat. Construção, MCR,valor a combinar, parce-lamento próprio ou à vis-ta com 5% de descon-to. Tr. (45) 9968-4052ou 3254-2148 com Juli-ano.

TERRENOS, vendo,Lot. Beija Flor, em fren-te ao Lot. Ana Paula,MCR, valor a combinar,em até 60 parcelas. Tr.(45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 1 quarto p/ 1 pes-soa ou casal, sala conju-gada, cozinha, lavand.,bwc, garagem, R. 7 deSetembro, nº 434, fun-dos loja Darom Móveis,MCR, R$ 560,00, inclu-so água. Tr. (45) 9971-1150 ou 9930-5300.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 2 quartos, p/ 2pessoas ou casal, salaconjugada, cozinha, la-vand., bwc, garagem,R. 7 de Setembro, nº434, fundos loja DaromMóveis, MCR, R$580,00, incluso água.Tr. (45) 9971-1150 ou9930-5300.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 2 quartos, suíte,bwc, sala de estar, salade jantar, cozinha, la-vand., em MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9965-4401 com Marines.

CASA, alugo, alvena-ria, c/ 2 quartos, sala,cozinha, lavand., bwc,garagem p/ 2 carros,churrasq., R. das Ro-sas, nº 200, Jd. Higienó-polis, MCR, R$ 570,00.Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515.

CASA, alugo, c/ suíte,sala, cozinha, área delavand. interna, área deestacionamento, R. Ar-naldo Willian, nº 1040,próx. a Super Creche,MCR, R$ 350,00 + águae luz. Tr. (45) 9946-6845com Ana.

QUARTOS, alugo, c/ou sem móveis, próx. aUnioeste, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

ASTRA ELEGANCE,vendo, ano 2005/05,cinza, 4 pneus novos, ardigital, banco de couro,valor a combinar. Tr.(45) 9995-1222.

ASTRA GLS 2.0, ven-do, ano 2000, prata,completo, valor a com-binar. Tr. (45) 9809-7749 com Aladio.

ASTRA, vendo, ano2000, completo, valor acombinar. Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

BELINA I , vendo,ano 74, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

CAMINHÃO, vendo,ano 69, Chevrolet, mo-tor Perkins, doc. a die-sel, sem cabine e semcarroceria, R$ 8.700,00,aceito troca. Tr. (45)9944-0352.

CAMINHÃO, vendo,ano 75, Chevrolet D60,graneleiro, R$16.000,00, aceito troca.Tr. (45) 9969-0705 ou9950-0705.

CAMINHÃO, vendo,ano 78, Mercedes Benz2013, c/ rodoar, balão,turboclima, pneus no-vos, graneleiro, R$66.000,00. Tr. (45)3284-7788 ou 9958-6566 com Dionisio.

CARRETA, compro,graneleira, p/ caminhãotoco, valor a combinar.Tr. (45) 8832-3213.

CELTA SPIRIT, vendo,ano 2010, branco, c/ ar,direção, trio elét., valora combinar. Tr. (45)9995-1222.

CORCEL , vendo,ano 75, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

CITROEN C3 1.4,vendo, ano 2012, flex,8v, vidro elét., trava,alarme, ar-cond., arquente, bancos em cou-ro, baixa km, única dona,ótimo estado de conser-vação, valor da tabelafipe. Tr. (45) 9989-0071.

CORCEL , vendo,ano 77, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

COROLLA GLI 1.8,vendo, ano 2011, pre-to, flex, completo, air-bag duplo, ar digital, cdoriginal no volante, ro-das liga leve, 44.000km,placa A, impecável, R$52.900,00. Tr. (45)3254-7000 ou 8803-6565.

CORSA JOY 1.0, ven-do, ano 2006/07, bege,8v, flex, trava, alarme,DH, todo revisado, valora combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9961-0071 com Marcos.

CRV 2.0, vendo, ano2010, prata, completa,automática, couro, air-bag duplo, abs, únicadona, 54.000km, impos-tos 2014 pagos, impecá-vel, R$ 65.500,00. Tr.(45) 3254-7000 ou8803-6565.

F-1000, vendo, ano94, valor a combinar. Tr.(45) 9982-7554 ou9973-0619.

Page 38: 06 17 2014

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014

FUSCA, vendo, ano68, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

GOL G5 1.0, vendo outroco, ano 2012/12, cin-za vulcan, 8v, flex, bási-co, rodas 17, molas es-portivas, som, 2 sub 15,2 cornetas, twiter, po-tência, bateria extra, ra-dio dvd, valor a combi-nar. Tr. (45) 9961-0071com Marcos.

GOL G5 1.6, vendo,ano 2010, preto, flex,completo, valor a com-binar. Tr. (45) 9982-7554 ou 9973-0619.

IDEA ADVENTURE,vendo, ano 2010/10,Dualog ic Locker,25.000km, impecável,R$ 33.500,00. Tr. (45)9824-7245 ou 3254-4141 com Adir.

KA, vendo, ano 2012/13, preto, c/ ar-cond.,valor a combinar. Tr.(45) 9916-1010.

MERIVA JOY 1.4,vendo, ano 2011, prata,flex, completo, c/ abs, airbag, valor a combinar.Tr. (45) 9982-7554 ou9973-0619.

MERIVA MAXX 1.4,vendo ou troco, ano2009/10, prata, comple-to, roda de liga, som,placa A, ótimo estado,valor a combinar, preçode ocasião. Tr. (45)9961-0071 com Marcos.

MONTANA CON-QUEST 1.4, vendo, ano2007/08, preta, econo-flex, DH, placa A, R$22.500,00. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

MONTANA CON-QUEST 1.4, vendo, ano2008/08, prata, econo-flex, vidro elét., alarme,R$ 22.500,00. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

PALIO 1.0, vendo,ano 98, 4 portas, vidro,trava, direção, ótimoestado de conservação,valor a combinar. Tr.(45) 9902-9334.

PALIO ECONOMY,vendo, ano 2011/12, 4portas, completo, R$24.600,00. Tr. (45)9933-8444.

PRISMA 1.4, vendo,ano 2007/08, flex, com-pleto, 66.000km, pneusnovos, valor a combinar.Tr. (44) 9824-7722 comFernando.

RANGER XL, vendo,ano 2012, branca, com-pleta, valor a combinar.Tr. (45) 9982-7554 ou9973-0619.

SANTANA EXECUTI-VO 2.0, vendo, ano 90/91, injeção, DH, vidroselét., banco recaro,roda 15 orbital, R$9.300,00. Tr. (45) 9948-3988 com Douglas.

SANTANA, vendo, ano96, completo, 87.000km,R$ 11.000,00. Tr. (45)9971-3080 (tim) ou8801-6050 (claro).

VARIANT, vendo, ano76, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

VECTRA ELITE 2.4,vendo, ano 2006, prata,completo, couro, auto-mático, airbag, abs,comp. de bordo, pilotoautomático, 78.000km,todo revisado, impecá-vel, R$ 34.990,00. Tr.(45) 3254-7000 ou8803-6565.

VECTRA ELITE, ven-do, ano 2008/08, cinza,banco de couro, 4 pneusnovos, 80.000km, valora combinar. Tr. (45)9829-5277.

VECTRA EXPRESSI-ON 2.0, vendo, ano2005, prata, 8v, comple-to, couro, ótimo estadode conservação, R$23.900,00, aceito moto.Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GLS, vendo,ano 98, cinza, ar digital,faról de neblina, volante c/regulagem, R$ 13.900,00.Tr. (45) 8819-9103.

VECTRA, vendo outroco, ano 95, valor acombinar, aceito carro fi-nanciado ou consórciocontemplado. Tr. (45)9929-0425.

VECTRA, vendo, ano98, prata, completo, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

ZAFIRA, vendo, ano2004/05, c/ ar digital,banco de couro, rodaliga leve, manual, chavereserva, valor a combi-nar. Tr. (45) 9978-1203.

ZAFIRA, vendo, ano2007, valor da tabelafipe, aceito moto. Tr.(45) 9803-0454 ou9911-6138 com Ari.

BIZ +, vendo, ano2005/05, prata, gasoli-na, partida elétrica, im-postos 2014 quitados,R$ 3.500,00. Tr. (45)9918-4555 com Marcos.

BIZ 125 ES, vendo,ano 2010, 2º dono,doc. 2014 pago, ótimoestado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9924-3758com Vilmar.

BIZ 125 KS, vendo,ano 2007, preta, sem par-tida, doc. 2014 pago, c/trava elét, corta corren-te, R$ 3.600,00, aceitoBiz ou CG de maior va-lor. Tr. (45) 9991-4477.

BROS, vendo, ano2009, completa, valor databela fipe. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CB 300, vendo, ano2011, R$ 8.950,00, semtroca. Tr. (45) 3254-5196 ou 9967-1378com Joel.

CG 125 FAN, vendo,ano 2005, preta, R$3.300,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CG 125 FAN, vendo,ano 2006/06, vermelha,R$ 2.800,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

CG 125, vendo, ano2001/02, partida elét.,freio a disco, doc. 2014pagos, revisada, R$2.900,00. Tr. (45) 9941-1088 ou 8809-0202com Marcos.

CG 150 ESI, vendo,ano 2010, partida elét.,pneus novos, ótimo es-tado, R$ 5.000,00. Tr.(45) 9948-3988 comDouglas.

CG 150, vendo, ano2008, preta, part idaelétrica, R$ 3.928,45.Tr. (45) 9944-1983com Rui.

CG FAN 125 KS, ven-do, ano 2010/10, únicodono, 4.300km, manual,R$ 4.500,00. Tr. (45)9979-1080 ou 3254-5000 com Adelar.

CG TITAN 150 KS,vendo, ano 2009, ver-melha, R$ 5.000,00.Tr. (45) 9914-6553com Meri.

CG TITAN 150, ven-do, ano 2009/10, dou-rada, c/ baú, ótimo es-tado, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-2469 com Ilton.

CG TITAN KS, vendo,ano 2010/10, amarela,R$ 5.300,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CG TITAN KSE, ven-do, ano 2003, azul, R$3.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

CRYPTON ED, ven-do, ano 2010, preta, óti-mo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

FAZER 250, vendo outroco, ano 2009/10, ver-melha, única dona, ma-nual, chave reserva,doc. 2014 pagos, todarevisada, R$ 7.700,00.Tr. (45) 9941-1088 ou8809-0202 com Marcos.

FAZER 250, vendo,ano 2011/12, preta,placa A, ótimo estado,R$ 8.500,00. Tr. (45)9932-2301.

LEAD, vendo, ano2011/11, vermelha, R$4.800,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

NEO, vendo, ano2005, baixa km, ipvaquitado, 2º dono, valora combinar. Tr. (45)3254-4525 com Sergio.

NEO, vendo, ano2008, preta, valor abai-xo da tabela fipe. Tr.(45) 9934-8875 ou9105-2280.

SHINERAY, vendo,ano 2012/13, preta, va-lor a combinar. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

TENERÉ 250, vendo,ano 2013, bege, menosde 5.000km, ótimo es-tado, R$ 11.700,00. Tr.(45) 9948-3988 comDouglas.

XLR 125, vendo, ano98, valor a combinar. Tr.(45) 9971-3080 (tim) ou8801-6050 (claro).

YBR 125 K, vendo,ano 2005/05, preta, R$3.000,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo,ano 2008/08, preta,bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125, vendo, ano2005, azul, partida elét.,freio a disco, únicadona, manual, nota fis-cal, doc. 2014 pagos,toda revisada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088 ou 8809-0202com Marcos.

YBR FACTOR K, ven-do, ano 2010, R$3.800,00. Tr. (45) 9995-1004 com Adriano.

APARELHO DE SOL-DA, vendo, Tig Hylong160A, alta frequência, c/carrinho e regulador deargônio, sem uso, c/ ga-rantia, valor a combinar.Tr. (45) 8834-1048 ou9945-0490.

CADEIRA, vendo,nova, p/ escritório, mar-ca Visão, c/ regulagemde altura a gás, estofa-da, base giratória, regu-lagem de inclinação, R$170,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

CARTA DE CRÉDITO,vendo, contemplada,p/ automóvel, créditoR$ 18.400,00, entradaR$ 6.500,00 à vista,assume 34 parcelas deR$ 530,00. Tr. (45)9994-0990.

CASINHA DE BONE-CA, vendo, de madeira,R$ 600,00. Tr. (45)9134-6106.

COMPUTADOR, ven-do, novo, hd 1000gbSata3, 4gb memóriaddr3, monitor 20" Led,gravador dvd, placa mãeam3, teclado, mouse,caixas de som, c/ garan-tia de 12 meses, R$1.100,00, pode ser par-celado. Tr. (45) 9940-1637 (tim) ou 8826-9446(claro) com Cristiano.

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/imóvel, crédito R$152.800,00, entrada R$27.700,00, assume 69parcelas de R$ 2.871,85.Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

Page 39: 06 17 2014

O PRESENTE | 39TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2014 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 17/06/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 18/06/2014R$ 2,00PARA ASSINANTES

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/imóvel, crédito R$48.800,00, entrada R$8.200,00, assume 67parcelas de R$ 864,58.Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, sem taxa de ade-são, crédito R$150.000,00, prazo 149meses, a partir da 5ª par-cela R$ 1.309,67. Tr.(45) 9842-5000 ou3254-5000 com Tânia.

FILHOTES, vendo,Lhasa Apso, vacinadose desvermifugados, va-lor a combinar. Tr. (45)3279-1803 ou 9123-1241 com Cris.

JOGOS DE CHAVE,vendo, 2, novos, Tra-montina, de 6 a 32mm,boca e estrela, R$300,00. Tr. (45) 8834-1048 ou 9945-0490.

LANCHA, vendo, Tro-pical, motor 100hp, va-lor a combinar, aceitocamionete. Tr. (45)9934-8875.

LAVA SOFÁ, lavagema seco, lava, esterelizae perfuma, cama box,cobertores, edredons,tapetes, estofados deveículos, cortinas e per-sianas, interessados.Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

MACA, vendo, semi-nova, ideal p/ clínicade fisioterapia, valor acombinar. Tr. (45)9913-1604.

MÁQUINA DE SOR-VETE, vendo, usada, R$13.000,00. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

MESA, vendo, nova,p/ escritório, Artony,em mdf, gaveteiro c/ 2gavetas, base reforça-da, 75x120x60, R$300,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MONITOR , vendo,novo, Samsung Sync-master 2333, 23", wi-descreen, R$ 330,00.Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR/TV, vendo,novo, AOC, 19", led, en-trada hdmi, widescreen,controle remoto, R$330,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MOTOR, vendo, Ya-maha, 15hp, valor acombinar. Tratar pelo(45) 3254-4140.

NOTEBOOK, vendo,novo, Acer Quad Ultra-fino, Core, hd 500gb,4gb memória ddr3, tela14" led hd, gravadordvd, web cam, wireless,acompanha fonte e ba-teria, c/ garantia de 12meses, R$ 1.250,00,pode ser parcelado. Tr.(45) 9940-1637 (tim) ou8826-9446 (claro) comCristiano.

OFEREÇO serviçosde instalação de somautomotivo, rádio, dvd,alto falante, módulo depotência, sensor de es-tacionamento, câmerade ré, gps, valor a com-binar. Tr. (45) 9928-9979 com Djonathan.

OFEREÇO serviçosde manutenção, confi-guração, backup de ar-quivos, limpeza de com-ponentes, programaanti-vírus, formatação, p/computador, e desblo-queio de tablet, valor acombinar. Tr. (45) 9954-6696 ou 9825-3203.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ açougueiro, c/experiência, interessa-dos. Tr. (45) 9915-5013.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ auxiliar de cozi-nha, c/ experiência, in-teressadas. Tr. (45)9938-1174 com Carla.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ auxiliar de mar-ceneiro, p/ fabricaçãode tampa de carreta, in-teressados. Tr. (45)9902-9894.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ eletricista auto-motivo, c/ experiência,interessados. Tr. (45)3254-1122.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ eletrotécnico, in-teressados. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ empregada do-méstica, c/ referência, p/período matutino, desegunda a sábado, in-teressadas. Tr. (45)9989-0110 (após 19hs)com Dionéia.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ marmorista, c/ou sem experiência, naAv. Rio Grande do Sul,nº 5980, interessados.Tr. (45) 3254-5816 ou9967-5251.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ instalação desom, alarmes, travas, vi-dros elét., p/ sexo mas-culino, acima de 18anos, c/ experiência,período integral, c/ car-teira assinada, interes-sados. Tr. (45) 3284-2591 ou 9135-3475(tim) com Cristiane.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ técnico/mecâni-co em refrigeração, in-teressados. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

PLAY STATION 2,vendo, Sony, R$225,00. Tratar pelo (45)9944-4415.

PNEUS, vendo, 3, p/carreta, recapados,1100/22, sem uso, R$550,00 cada. Tr. (45)9982-2786.

POLICORTE , ven-do, Bosch, novo, nacaixa, R$ 450,00. Tr.(45 ) 8834-1048 ou9945-0490.

QUADROS, vendo, de-corativos, abstratos e pai-sagens, c/ ou sem moldu-ra, R$ 130,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

REBOQUE, vendo, p/barco, marca São Pau-lo, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

TELEVISOR, vendo,29", valor a combinar.Tr. (45) 9134-6106.

TELEVISORES, ven-do, tela plana, 14", 20"e 29", valor a combinar.Tr. (45) 9944-4415 ou8800-0718.

VENDO, lanchonete epastelaria, completa, 3anos no mercado, nocentro, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9944-6310 com Luis.

VENDO, máquinas decostura, galoneira, over-lock, corta-viés, c/ esto-que de tecidos e avia-mentos, móveis paraloja, valor a combinar. Tr.(45) 9959-1676 ou9979-6724.

EUCALIPTO, VEN-DO, A CORTAR,APROX. 6 ALQ., VA-LOR A COMBINAR.TR. (45) 9969-4049COM ANDREY.

PEIXES, vendo, tilá-pia, pacú e carpa, entre-go na casa, valor a com-binar. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

PLANTADEIRA, ven-do, ano 2002, Metasa9810, 9 linhas, c/ mar-cador de linha, R$20.000,00. Tratar pelofone (45) 9938-0100.

ROÇADEIRA, vendo,seminova, 2 tempos,R$ 320,00. Tr. (45)8809-1180.

TRATOR , vendo,ano 2002, New Ho-l land 7630, 4x4, R$60.000 ,00 . Tra ta rpelo (45) 9938-0100.

Page 40: 06 17 2014