06 05 2014

36

Upload: orangotoe

Post on 21-Mar-2016

265 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

06-05-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 06 05 2014
Page 2: 06 05 2014

Magia do futebol

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

A proximidade do dia 12 de junho, semana quevem, começa a causar expectativa nas pessoas. Oamistoso da Seleção Brasileira, na terça-feira (03),com o Panamá, já deixou o povo atiçado para osjogos da Copa do Mundo. Tinha muita gente loucapara abandonar o expediente no trabalho e acom-panhar o desempenho dos brasileiros em campo.Porém, como ainda não estamos na Copa, o jeito foificar de olho nos flashes da partida e nas análisesdos comentaristas esportivos, à noite, em casa.

E amanhã (06) tem mais. Depois de Neymarmandar bem contra os panamenhos, assim comomuitos de seus parceiros em campo, novamente vai termuita gente louca para assistir ao jogo contra a Sérviae acompanhar o entrosamento daSeleção, no último amistoso antesdo começo do mundial de futebol,contra a Croácia, no dia 12.

Em tempo de Copa, todo mun-do quer dar palpite, vira umamistura de técnico, de torcedor,admirador de determinados jo-gadores... Enfim, a maioria en-tra na magia do futebol, quecontagia, não tem jeito.

Falta uma semana para o mun-dial começar, mas nas rodas deconversa o que mais se escuta é opovo se organizando para assistir às partidas daequipe de Felipão. No Brasil, ver os jogos da Seleçãoparece um ritual. E neste ano, em casa, não serádiferente; possivelmente mais especial.

Os preparativos sempre começam com antece-dência porque o brasileiro não quer apenas ficarem frente à televisão, ele costuma preparar algodiferente para os dias de jogos. É reunião com afamília, é reunião com os amigos; tem que vestir acamisa verde e amarela; tem que ter petisco, temque ter bebida, decoração, torcida, união...

Por mais que haja muita gente revoltada com osgastos gerados para sediar a Copa, com o descasocom a falta de prioridades, com a corrupção rolan-do solta, com os superfaturamentos de obras, com

os mandos e desmandos da Fifa, há também muitosque vão deixar isso tudo de lado nos dias que omundial de fato começar. Seja para torcer peloBrasil ou contra, como muitos brasileiros estãodizendo que vão fazer, a maioria, possivelmente,estará ligada na telinha para acompanhar osjogos. Vão dar uma pausa no trabalho e ver aspartidas, afinal, querendo ou não, o Brasil vaiparar nos dias de jogos da Seleção.

Aliás, por falar nisso, tempo para organizarencontro com os amigos, família ou quem quer queseja para ver o time de Felipão entrar em campo é oque não vai faltar para muito servidor público. EmMarechal Cândido Rondon, por exemplo, a prefeitu-

ra vai adotar um expediente di-ferenciado para os dias das par-tidas do Brasil: das 07h45 às12h45. Ou seja, há muito funci-onário público municipal come-morando, e o olha que a Seleçãoainda nem ganhou nada!

São poucas as prefeiturasque vão adotar um horário que,digamos, seria o mais adequa-do, como encerrar o expedienteuma hora antes do início dosjogos da Seleção; a maioriaoptou pela dispensa que con-

temple a tarde livre para o servidor público. Porisso, os cidadãos em geral precisam ficar antena-dos. Vai precisar de algum serviço do ExecutivoMunicipal? Então, agende-se para ir pela manhã,porque à tarde...

Fique de olho também porque teremos feriadono dia 19, ou seja, no dia 20, sexta-feira, nãohaverá expediente. Pais e mães, nas escolas, emdias de jogos, também não haverá atividades.

Enfim, com mais tempo ou menos tempo deserviço nos dias de jogos, servidor público ou não,o brasileiro em geral tem demonstrado que estáentrando no clima da Copa. Até o Dia dos Namo-rados estão antecipando, para 11 de junho. É amagia do futebol...

Com mais tempo oumenos tempo de serviço nos

dias de jogos, servidorpúblico ou não, o brasileiroem geral tem demonstradoque está entrando no clima

da Copa. Até o Dia dosNamorados estão

antecipando, para 11 dejunho. É a magia do futebol...

“EU E O PESSUTI”Pronto, Roberto Requião com mais uma

das suas e faz tremer o coração de OrlandoPessuti e deixar embaraçado todo o recintopeemedebista da reunião com o vice-presi-dente da República, Michel Temer. Todasestas gentilezas podem dar em nada, masPessuti respira em paz, pois o até entãoadversário de alguns anos já está reconside-rando o que pensa do antigo correligionário.

Requião tem disso. Dito o que lhe vem natelha, talvez não sorria para fora, mas, segu-ramente, gargalha para dentro. E assim elevai conquistando os companheiros. Ora, oatual senador não deixa passar uma, um bomgoleiro, pega todas e devolve. Exagera, cla-ro, às vezes chega meio atrasado - esta podeser uma dessas vezes. Mas, no mínimo, deixaseu recado e conquista cargos. É bom lem-brar que já foram três mandatos de governa-dor, dois de senador, um de prefeito, outrode deputado estadual. Deixou feridos pelocaminho, gente dando o troco. Mas, vai ver,todos estão com ele. No caso, Requião vai terorgasmos se barrar o apoio do PMDB natentativa de reeleição do governador BetoRicha. Assim é a política, dir-se-á, e não nosassustemos, é assim mesmo. Lula, só paralembrar, perdeu três vezes, está aí sorriden-te e certo de que voltará em 2018. Requião émais apressado, quer voltar já.

AS CONVENÇÕESMarcada para o dia 20, a convenção esta-

dual do PMDB pode ser antecipada para o dia15. Seria uma gentileza para com os demaispartidos, pois, nesta altura do certame, todosesperam o que vai fazer o PMDB. Depois nãoquerem que Requião gargalhe. Richa estáabsoluto no comando da sua candidaturapelos tucanos. Gleisi domina o PT, menos porela do que por sobra de gente com voto. Ela éséria candidata, embora tenha precisado detrês pré- lançamentos para ser apontada emdefinitivo: se ganhou de 3 a 0 já pode pedirmúsica. Ela vai preferir pedir votos. E o PTtem, nem tanto por Dilma, mas por Lula, prin-cipalmente se este falar menos.

Já o Partido Progressista (PP) mostra desobejo como se faz política no país. Seupresidente, deputado Nelson Meurer, abusada franqueza: o PP, diz ele, pode apoiar Betoou, então, Requião. No plano nacional porque não Dilma ou Aécio ou até Campos?Afinal, todos se parecem, como se parecemos demais candidatos e seus respectivospartidos. Mesmo porque, Maluf está muitoativo. Constrangeu Alexandre Padilha (estána foto colorida) com a candidatura deste emSão Paulo. Nada demais, Lula e Dilma já nãoforam à casa de Maluf na eleição passada?Se querem pegá-lo no plano internacionalsão outros 500. E bota quinhentos nisso.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

Page 3: 06 05 2014

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,05 DE JUNHODE 2014

Posicionamento mantidoO prefeito de Itaipulândia, Miguel Bayerle,

reafirmou, na manhã de ontem (04), ao JornalO Presente, que a decisão do município sedesligar do Conselho de Desenvolvimento dosMunicípios Lindeiros ao Lago de Itaipu estámantida. De acordo com ele, não se trata deuma ameaça, tanto que um ofício já foi encami-nhado à sede da entidade. “Já comuniquei quenão tenho mais interesse em continuar partici-pando do Conselho”, declarou.

Ontem à tarde, o presidente da entidade eprefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva,pretendia ir a Itaipulândia conversar comBayerle para que ele pudesse rever esse posici-onamento e esclarecer os fatos que culmina-

ram com todo esse desentendimento entre osdois. O motivo do mal-estar foi a ocupação deíndios, que estavam em Santa Helena, na basenáutica de Itaipulândia, cuja ação de transfe-rência dos indígenas contou com apoio daprefeitura santa-helenense.

“Fiquei chateado com todo esse acontecido.E para o município não há mais vantagem emfazer parte do Conselho. Já vínhamos analisan-do isso e tomamos essa decisão. Muitas vezesnos questionávamos qual era a vantagem. OConselho foi criado para discutir a região lin-deira e os seus problemas, mas a partir domomento que não se discute não tem porqueparticipar”, afirmou.

Prefeito de

Itaipulândia, Miguel

Bayerle: “Já

comuniquei que não

tenho mais interesse

em continuar

participando do

Conselho (dos

Lindeiros)”

Arquivo/O

P

Comentário do dia - I“Constitui grupo de trabalho sobre redução da jornada de

enfermeiro. Intenção é votar até julho. Grupo terá 15 dias paraapresentar proposta responsável sobre 30 horas da enfermagem.

Sem equilíbrio, risco de partidos obstruírem é real”. Do presidenteda Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Audiência públicasobre fracking

Está agendada para quarta-feira (11), às 18h30, na Câma-ra de Vereadores de Toledo, audiência pública para discutira exploração de gás de xisto através de fracking (fratura-mento hidráulico). O objetivo é promover a discussão edeliberação de medidas para avaliar os riscos ao meioambiente e ao agronegócio da região em decorrência datécnica utilizada para extração de gás do subsolo.

Participarão da reunião representantes de órgãos ambi-entais, autoridades municipais, estaduais e federais, mem-bros do Ministério Público, órgãos de imprensa e a comu-nidade em geral. Os trabalhos serão conduzidos pelo pro-motor de Justiça Giovani Ferri, coordenador da bacia hidro-gráfica do Rio Paraná III.

Flexibilização da Voz do BrasilA presidenta Dilma Rousseff editou a Medida Provisória

(MP) 648 para flexibilizar o horário de veiculação do pro-grama “Voz do Brasil” pelas emissoras concessionárias deradiodifusão durante a Copa do Mundo. A alteração estápublicada no Diário Oficial da União de ontem (04).

No período do Mundial, que começa na próxima quinta-feira (12) e prossegue até 13 de julho, a retransmissão diária doprograma poderá ser cumprida entre as 19 e 22 horas. Atual-mente, a retransmissão deve ocorrer obrigatoriamente entreas 19 e 20 horas. A MP ainda permite flexibilizar retransmis-são em casos “excepcionais de ‘interesse público’”.

Gestores com contas irregularesO Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR)

encaminhou, ontem (04), à Justiça Eleitoral, a lista dos agentespúblicos com contas julgadas irregulares. A relação, disponívelno site da Corte (www.tce.pr.gov.br), é composta por 1.783registros relativos a 1.275 administradores públicos, que tive-ram contas desaprovadas pelo órgão de controle externo nosúltimos oito anos. Todos os processos têm trânsito em julgado.A Justiça Eleitoral adota a lista como um dos critérios paraimpugnação de candidaturas. Em Marechal Cândido Rondon,consta oito contas julgadas irregulares.

O Governo do Estado confirmou aconstrução de duas trincheiras em Medi-aneira e uma em Matelândia. A infor-mação foi confirmada ao deputado esta-dual Ademir Bier em reunião realizadana terça-feira (03) com o governadorBeto Richa e o secretário de Infraestrutu-ra e Logística, José Richa Filho (foto).

Na oportunidade, o governador afir-

mou que já está sendo providenciado o termo deajuste para assinatura da autorização das obras.

Duas trincheiras serão construídas no tre-cho da BR-277 que corta o município deMedianeira. A outra será construída emMatelândia, na mesma rodovia. As obras,solicitadas pelo deputado, serão executa-das pela Ecocataratas, concessionária queadministra o trecho.

Construção de trincheiras

Divulgação

Comentário do dia - II“E agora, essa... BB (Banco do Brasil), Caixa e outros órgãos

gastam R$ 9 milhões em ingressos da Copa para VIPs”. Dojornalista da Folha de S.Paulo, Fernando Rodrigues.

Page 4: 06 05 2014

Números que incomodamNão por acaso dois políticos petistas, entre eles a senadora Gleisi

Hoffmann, tentaram evitar a divulgação da Pesquisa Nacional porAmostra de Domicílios (Pnad) Contínua pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE). Venceu a resistência dos funcioná-rios, que entraram em greve obrigando o governo a recuar. Afinal, adivulgação dos números em termos de emprego acaba não sendo tãoruim no Sul, nada influenciando na eleição de outubro, preocupaçãomaior dos governistas. A pesquisa traz bons números nesta região;desafina fortemente no Norte e Nordeste, polos eleitorais da presi-dente Dilma, e exibe algumas das nossas velhas mazelas. Funda-mental para ajudar os formuladores da política social a mudanças,se quiserem trabalhar com seriedade. Muito mais preocupante parao governo são os números de uma pesquisa internacional, o PewRe-search Center, respeitada instituição americana que faz levanta-mentos em inúmeros países. "O nível de frustração dos brasileirosem relação à direção do país, a economia e seus líderes só têmparalelo em países que passaram por convulsões sociais como oEgito”, afirmou a analista brasileira que trabalha para a entidade. Omaior motivo de preocupação entre 85% dos entrevistados é ainflação. Essa preocupação econômica contrasta com os 59% quea consideravam boa em 2013. Outros dados preocupantes reveladospela pesquisa mostram o descontentamento do brasileiro com ainsegurança (85%), a saúde (85%) e a corrupção no meio político(86%). Sem contar os que criticam a educação (76%). O mau humornacional, segundo o PewResearch, é agravado pelos maus e custo-sos resultados da preparação dos estádios com padrão Fifa e dasobras de mobilidade acenadas pelo presidente Lula em 2007, como“o grande legado” da Copa. Resta a esperança de que as obras nãoterminadas e as simplesmente abandonadas, no caso do Paraná,sejam efetivamente retomadas depois da Copa.

Novela sem-fimA novela dos empréstimos ao

Paraná continua. À medida quenovas informações vêm à tona,aumenta a certeza da persegui-ção política movida por Brasília aeste Estado e seu governo. Issoacontece no melhor momentoem termos de representaçãopolítica do Paraná num únicomandato. Pela primeira vez oEstado teve três ministros. Ouserá por isso mesmo, a perguntaque fica! Sabe-se agora que oParaná teve o melhor desempe-nho na Receita Corrente Líquida,que cresceu 50% em três anos.

CaminhopedregosoDa mesma forma, a Dívida

Corrente Líquida, que correspon-de a tudo que o ente federativodeve, menos aquilo que tem di-reito a receber, a paranaense foia que menos cresceu nos últi-mos anos: 1%. Já Estados comoo Amazonas, aumentou em 12%.O curioso é que somente o Para-ná, de todos os entes da Federa-

ção, não recebeu o Proinveste, acada dia mais complicado, a pon-to de se tornar uma autênticabrincadeira de mau gosto quan-do se trata de entidades que de-veriam ter alto senso de respon-sabilidade.

ChapéualheioO Estado vive momentos de

dificuldades financeiras. Só nopacote de desonerações feitopelo governo federal, verdadeira“cortesia com chapéu alheio”,beneficiando a indústria auto-mobilística e a linha branca, oEstado perdeu R$ 2 bilhões.Acrescente-se os mais de R$ 3bilhões de empréstimos conce-didos e não realizados, e se teráa dimensão do tamanho do estra-go nas finanças públicas. Apa-rentemente o governador Betotem razão no seu “chororô”,como ironiza a senadora Gleisi asuas reclamações contra o mautratamento recebido, sem queela, com o poder que teve, fizessealguma coisa para ajudar.

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

Senado aprova "Lei da Palmada";texto segue para sanção de Dilma

Além das punições já previstas, projeto determina que osresponsáveis pela criança que adotem condutas violentas sejam

encaminhados para programas de proteção à família

CONGRESSO

Em choqueA intenção é ótima: a CPI do Pedágio desenrolada na Assembleia

Legislativa do Paraná chegou à sua parte final com o relatório queaponta a necessidade de um recuo em seus custos de até 25%. Éo melhor resultado entre as oito recomendações feitas no relatóriofinal, lido pelo deputado relator Douglas Fabrício. Alguns deputadoscomo Péricles de Mello (PT) e Kleiton Kielse (PMDB) mostraram-seinconformados por terem a avaliações sido baseadas apenas emdados oficiais. Kleiton queria a quebra do sigilo bancário dos sóciosdas concessionárias, realmente um bom ponto de partida. Seaprovado o resultado em Plenário, outras ações mais efetivaspodem ser tomadas.

O Senado aprovou ontem(04) a chamada "Lei da Palma-da", que pune castigos que re-sultem em sofrimento físico acrianças. O texto segue parasanção da presidenta DilmaRousseff. A aprovação ocorredepois de quatro anos de tra-mitação do projeto no Congres-so. O texto determina que ascrianças sejam educadas semo uso de castigo físico ou "tra-tamento cruel ou degradante,como forma de correção, disci-plina ou educação".

Defensora da proposta, aapresentadora Xuxa Meneghelacompanhou a votação da tri-buna do Senado, ao lado do pre-sidente Renan Calheiros(PMDB-AL), com o neto do par-lamentar em seu colo, Enzo.

Ao contrário da Câmara,onde foi hostilizada por umdeputado durante a votação,Xuxa recebeu elogios dos con-gressistas e até um pedido dedesculpas do senador MárioCouto (PSDB-PA) em nome doCongresso. No final da votação,a apresentadora chorou e abra-çou Renan.

"Você não devia ter ouvidonada do que ouviu na Câmaraporque não precisa ouvir. Eudisse para a minha mulher queeu ia lhe pedir desculpas porum deputado ter usado expres-são chula. Aquele safado da-quele deputado lhe ofendeu",disse Mário Couto.

HOMENAGEMO projeto ganhou o nome de

"Lei Menino Bernardo" em ho-menagem a Bernardo Boldrini,

que teria sido morto pela ma-drasta e por uma amiga dela nointerior do Rio Grande do Sul,com o suposto apoio do pai.

Além das punições já pre-vistas pelo Código Penal, oprojeto determina que os res-ponsáveis pela criança ou ado-lescente que adotem condutasviolentas sejam encaminha-dos para programas de prote-ção à família, tratamentos psi-cológicos ou psiquiátricos, e acursos de orientação. Tambémhá previsão de receberem ad-vertência legal.

Caberá ao Conselho Tute-lar analisar os casos e definir asmedidas de punição, assimcomo encaminhar as criançasa tratamentos especializados.

O projeto também estabe-lece multa de três a 20 salári-os-mínimos para os profis-sionais de saúde, assistênciasocial, educação ou qualquerpessoa que ocupe função pú-blica e não comunique as au-toridades sobre casos de vio-lência contra crianças que te-nha conhecimento.

CRÍTICASA maior resistência à pro-

posta foi da bancada evangéli-ca, que defende a autonomiados pais para educarem seusfilhos. O senador Magno Malta(PR-ES) tentou adiar a votaçãopara a semana que vem, masacabou derrotado depois deforte pressão do presidente doSenado, Renan Calheiros(PMDB-AL) - que foi pessoal-mente à comissão que analisouo projeto antes do plenário para

garantir sua aprovação."Um tapa na bunda, colocar

de castigo ou cortar mesada?Não existe receita pronta queexista para todos. Correção nãotem ligação nenhuma com vio-lência", afirmou Malta.

Em defesa do projeto, a se-nadora Ana Rita (PT-ES), rela-tora, argumentou que seu prin-cipal objetivo é estimular asfamílias a não usarem da vio-lência com as crianças. "A açãoprimordial desta lei é protegermeninas e meninos de trata-mento degradante."

Xuxa disse que a lei não in-terfere na educação familiarnem pune quem estabelecercastigos físicos, mas "mostraque as pessoas podem e devemensinar uma criança sem usarviolência". "Ninguém vai pren-der ninguém. Se der uma pal-mada, a pessoa vai ser presa?Não, de maneira nenhuma. É sópara impedir que usem violên-cia", afirmou a apresentadora.

Os senadores fizeram umamudança de redação no textopara separar em artigos dife-rentes o detalhamento de "cas-tigo físico" e "tratamento cruelou degradante". A medida per-mite que a presidente DilmaRousseff vete apenas parte doprojeto, sem comprometer aessência da proposta.

Há pressão de congressis-tas para que Dilma vete as pu-nições aos agentes públicos,mantendo a obrigação de co-municar as autoridades ape-nas para os que trabalham nasáreas de saúde, educação ouassistência social.

Aprovado projeto que proíberevista íntima em presídiosO Senado aprovou ontem

(04) projeto que proíbe a revistaíntima (sem roupas) em estabe-lecimentos penais do país. Pelaproposta, todos os visitantesdevem se revistados por meiode equipamentos eletrônicos -como detectores de metais oude raio-x - e nos casos em quehouver necessidade de revistamais detalhada ninguém pode-rá ser obrigado a retirar as rou-pas. O projeto, aprovado pelaComissão de Constituição e Jus-tiça (CCJ) do Senado, segue, senão houver recurso, diretamen-te para votação na Câmara.

Pelo texto, só devem sersubmetidos à revista pessoal,

em que há contato direto en-tre o visitante e o agente peni-tenciário, pessoas que nãopossam passar em equipa-mentos eletrônicos. A exceçãotambém vale para casos emque os aparelhos flagraremobjetos ou substâncias sus-peitas. Nos casos de revistapessoal, o projeto impede o“desnudamento” do visitan-te ou trabalhador que for in-gressar no presídio.

Se os detectores de metaisidentificarem substânciasproibidas, a visita ao presodeve ocorrer no parlatório doestabelecimento penal, ou lu-gar semelhante, onde os agen-

tes penitenciários poderãomonitorar o encontro - umavez que não haverá a revistasem roupas do suspeito de le-var algo ilegal para o detento.A medida também deverá seraplicada quando o visitantese recusar a passar pela re-vista manual.

O projeto afirma que a reti-rada de calçados, casacos, ja-quetas e similares não caracte-riza o desnudamento. O textoainda determina que a revistamanual seja realizada por “ser-vidor habilitado e sempre domesmo sexo da pessoa revista-da, garantindo-se o respeito àdignidade humana”.

Page 5: 06 05 2014

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Ministro diz que IPI sobre veículos vai subir em julhoPara Guido Mantega, setor automotivo precisa “andar com suas próprias pernas”

ECONOMIA

O ministro da Fazenda,Guido Mantega, disse ontem(04) que haverá aumento doImposto sobre Produtos In-dustrializados (IPI) sobrecarros em julho, mas aindanão está definido quanto.“Vamos avaliar a situaçãopara ver se podemos prosse-guir com elevação do IPI apartir de julho. O que estádefinido é que terá um au-mento. Poderá ser pequeno,ou não. Vamos avaliar a situ-ação do mercado na véspera”,disse. “O setor automotivo temque andar com suas próprias

pernas”, afirmou Mantega.A alíquota original do IPI

era de 7% e foi reduzida paraestimular as vendas, que fo-ram recorde em 2013. A alí-quota está em 3% e o crono-grama estabelecido pelo go-verno define a recomposiçãodo imposto em 1º de julho.

Sobre os estímulos que ogoverno estuda conceder aosetor, que tem registradoqueda nas vendas e aumen-to dos estoques das monta-doras, Mantega disse quenão há nada definido. Deacordo com ele, o governo

tem buscado maneiras demelhorar o crédito para acompra de veículos, que temapresentado quedas, mas“nada é certo”, disse.

O governo estuda injetarR$ 5 bilhões para intensificaro crédito para compra de car-ros, quantia que pode vir dosdepósitos compulsórios - di-nheiro que os grandes ban-cos são obrigados a reter noBanco Central.

Sobre a renovação doacordo automotivo com aArgentina, Mantega disseque os governos ainda não

Congressopromulga leique expandea DefensoriaPública

O Congresso promulgouontem (04) emenda constitu-cional que determina que aUnião e os Estados tenham,em até oito anos, ao menos umdefensor público por comarcado país. De acordo com pes-quisa divulgada em 2013, dototal de 2.680 comarcas nopaís, a Defensoria Pública es-tava presente em 754 delas(28,13%). O estudo foi feitopela Associação Nacional dosDefensores Públicos (Anadep)e pelo Instituto de PesquisaEconômica Aplicada (Ipea).

O projeto não traz os im-pactos financeiros da implan-tação da medida. Ao promul-gar a emenda, o presidente doCongresso, Renan Calheiros(PMDB-AL), disse que o paísprecisa garantir “condiçõesplenas de funcionamento”para as defensorias públicas.“A Justiça brasileira, em seusentido maior, não se fazia porinteiro, porque a DefensoriaPública carecia de demarca-ções inequívocas em nossaConstituição. Somente a cer-teza de que todos nós temosgarantido o direito de ser de-fendidos é que torna viável oprincípio constitucional daisonomia”, afirmou Renan.

O presidente da Câmara,Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN), disse que a pro-posta demorou mais de umano para ser aprovada no Le-gislativo porque a equipe eco-nômica do governo federal nãohavia dado o aval para a suaaprovação. “Quando a maté-ria estava pronta, o governopedia: a área econômica estáestudando, segura um poucomais. E eu a segurava, e eu asegurava, pronto para votar.Os defensores públicos prati-camente moravam na Câmarados Deputados todas as sema-nas”, relembrou Alves.

“bateram o martelo”.

PRODUÇÃOINDUSTRIAL

Sobre a queda na produ-ção industrial de 0,3% em abrilem relação a março, o minis-tro afirmou que a atividadetem altos e baixos e que énormal que haja essa sazona-lidade. “Há uma variação men-sal muito grande. Se olhar oano passado foi a mesma coi-sa, mês pra cima, mês pra bai-xo. Vamos aguardar o decor-rer do ano para aguardar e vercomo vai se situar”, declarou.

14 cubanos já deixaram o programa Mais MédicosDurante audiência na Câ-

mara dos Deputados, ontem(04), o ministro Arthur Chi-oro afirmou que subiu para14 o número de profissionaiscubanos do Mais Médicosque abandonaram o progra-ma. Segundo o ministro, oabandono dos cubanos temo menor índice entre os mé-

dicos participantes.Entre os brasileiros, afir-

mou Chioro, a taxa de desis-tência é de 8,4%; entre os es-trangeiros que se inscreve-ram individualmente, o índi-ce é de 0,8%; e entre os cuba-nos do acordo com a Opas,0,1%. O número anterior, di-vulgado em março, apontava

a desistência de sete profissi-onais cubanos do convêniocom a Opas (braço da Orga-nização Mundial de Saúdepara as Américas).

Na terça-feira (03), a Associ-ação Médica Brasileira (AMB)anunciou duas novas desis-tências de cubanos - já incluí-das nas 14 listadas por Chioro.

Em parte dessas desistências,os médicos conseguiram au-torização da embaixada ame-ricana para migrar para osEstados Unidos. Além desses14, há dezenas de outros mé-dicos que, por questões de saú-de e pessoais, acabaram vol-tando para Cuba, sendo subs-tituídos por outros colegas.

Preço de imóveis no Brasil desacelera pelo 6º mês seguidoO preço do metro quadrado

de imóveis novos e usadosanunciados em 16 cidades bra-sileiras desacelerou pelo sex-to mês consecutivo, de acordocom o índice FipeZap Amplia-do divulgado ontem (04).

Segundo levantamento, o

valor do metro quadrado cres-ceu 11,7% em maio em relação aomesmo período do ano passado.Porém, em abril, o índice tevealta de 12,2% na mesma compa-ração. No ano até maio, o indica-dor acumula alta de 2,98% anteexpansão de 4,9% ocorrida no

mesmo período do ano passado.No mês passado, as cidades

com maiores altas nos preços fo-ram Fortaleza (+5,2%) e Rio de Ja-neiro (+4,74%), enquanto Porto Ale-gre (-1,33%) e Brasília (-0,42%) apre-sentaram as maiores quedas.

O valor médio do metro qua-

drado mais caro no universo dolevantamento em maio foi emR$ 10.609 (Rio de Janeiro) e omais barato foi de R$ 3.942 (VilaVelha, ES). São Paulo registrouR$ 8.060, segundo a pesquisa. Jáa média das 16 cidades avalia-das foi de R$ 7.494.

Segurança hídrica depende de vontade política, diretor da ANAO diretor-presidente da

Agência Nacional de Águas(ANA), Vicente Andreu Guillo,declarou ontem (04) que a ges-tão eficiente de recursos hídri-cos no Brasil depende de vonta-de política e ação por parte dasociedade civil. “No Sudeste, aspessoas não estão, na minhaopinião, acreditando no queestá acontecendo. Não há umamobilização proporcional ao

risco que se apresenta. A águaprecisa entrar na agenda polí-tica da sociedade”, afirmou.

Para Andreu, há uma cultu-ra de abundância no Brasil esempre vai haver uma pressãopor aumentar a oferta de água,principalmente com a inclusãode uma grande parcela da po-pulação nas relações de consu-mo. “As pessoas quando têmmais renda utilizam mais água,

seja no consumo próprio ou nosprodutos que consomem. De-veríamos ter uma campanhaconsistente no Brasil para tra-tar da questão das perdas deágua. Se não houver uma redu-ção dessa pressão vamos con-tinuar pressionando os ma-nanciais”, avaliou.

A alternância do poder tam-bém é um fator que precisa serlevado em conta, segundo o

presidente da ANA. “A questãodo planejamento tem que estarligada à continuidade e vonta-de política de fazê-lo. No Nor-deste, mesmo com divergênci-as, a política dos recursos hí-dricos continuou nos últimos25 anos”, disse Andreu, expli-cando que os projetos de segu-rança hídrica devem estar aci-ma de questões políticas ou eco-nômicas.

Procurador é favorável à mudança na composição de bancadas na CâmaraO procurador-geral da Re-

pública, Rodrigo Janot, enviouao Supremo Tribunal Federal(STF) parecer favorável à vali-dade da resolução da Justiça Elei-toral que mudou a composiçãodas bancadas de 13 Estados naCâmara dos Deputados. As açõesque contestam a norma serão

julgadas na próxima quarta-feira (11) pelo plenário da Corte.

De acordo com entendimen-to de Janot, o TSE tem poderespara rever a composição dasbancadas dos Estados na Câ-mara. “Desse modo, conclui-sepela possibilidade de o TSE re-ver, com base nos dados demo-

gráficos fornecidos pelo IBGE, adistribuição das 513 vagas dedeputado federal, inclusivemediante redução do númerode cadeiras de algum Estado-membro, desde que nenhumdeles tenha menos de oito oumais de 70 representantes naCâmara Baixa”, argumentou o

procurador.O parecer será anexado às

ações diretas de inconstitucio-nalidade protocoladas no anopassado pelas Assembleias Le-gislativas de Pernambuco, doPiauí e de Santa Catarina e pelosEstados do Espírito Santo, daParaíba, do Piauí e Paraná.

Page 6: 06 05 2014

06 | O PRESENTE ESTADO QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

Governo vai repassar R$ 2,2milhões para combate à dengueDa região serão beneficiados Missal, Guaíra, Palotina e Terra Roxa

SAÚDE

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)IPI de carro popular não subirá.

"Eu concordo com o marqueteiro mor de Dilma: a coisa está realmentefeia para o governo", diz Aécio.

Fed. Indústrias do PR (@fiepr)Vendas da indústria paranaense têm queda inesperada em abril.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Alexandre Kalil espera dinheiro de Kléber e Bernard para

contratar jogadores.

O Globo Esportes (@OGlobo_Esportes)Ingressos da Copa comercializados fora do esquema oficial são

encontrados na Argentina.

Zero Hora (@zerohora)Pesquisa aponta que quarta-feira é o dia em que as pessoas mais traem.

Folha de S.Paulo (@folha_com)#FolhanaCopa BB, Caixa e outros órgãos públicos gastam

R$ 9 milhões em ingressos da Copa para VIPs.

Câmara dos Deputados(@CamaraDeputados)

Voz do Brasil mudará de horário durante a Copa do Mundo.

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

Convenção do PSOL PR acontece no dia 10 de junho.

Alceni Guerra (@Alceni_Guerra)Ex-ministro

Senado limita jornada de caminhoneiros a dez horas por dia.

Beto Richa (@BetoRicha)Governador do Paraná

Mais um compromisso cumprido: dez mil novos policiais militares ecivis contratados em quatro anos pelo nosso governo.

Ag. Câmara Deputados(@AgenciaCamara)

Em audiência na Câmara, ministro Arthur Chioro diz que investimentodo governo em saúde cresceu 58%.

Estadão (@Estadao)Governo reduz prazo de IOF para crédito no exterior.

Copa salva produção da indústria de televisores e bebidas.

Ricardo Setti (@ricardosetti)Colunista de Veja.com

Eleições 2014: em São Paulo, Skaf, do PMDB, se afasta de Dilma portemer “contaminação” com baixa do governo.

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Governo zera IOF para empréstimos superiores a 180 dias.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Número de brasileiros barrados na União Europeia cai 59% entre

2010 e 2013.

Manuela D’Avila (@manudeputada)Deputada federal do PCdoB-RS

Tem dias que vou te contar uma coisa... Tem dias que podiam serriscados do calendário.

Alvaro Dias (@alvarodias_)Senador do PSDB

Obesidade pode ultrapassar tabagismo como fator de risco, etratamento com inibidores é uma das soluções.

O Governo do Paranáanunciou o repasse de R$2,2 milhões para 35 municí-pios das regiões Norte, No-roeste e Oeste do Estado,que estão com altos índicesde incidência de dengue. Amedida visa fortalecer o tra-balho já desenvolvido nascidades, já que o controleda doença é responsabilida-de dos municípios.

“Ampliamos o repasse por-que mais municípios estão en-frentando epidemia. A situa-ção é crítica, mas vem sendorevertida com a atuação con-junta entre Poder Público e apopulação”, explicou o supe-

rintendente de Vigilância emSaúde, Sezifredo Paz.

Os recursos vão benefici-ar os municípios de Missal,Moreira Sales, Terra Boa,Iporã, Cianorte, Cidade Ga-úcha, Guaporema, Indianó-polis, Rondon, Alto Paraná,Diamante do Norte, Itaúnado Sul, Loanda, Marilena,Nova Londrina, Querênciado Norte, Santo Antonio doCaiuá, Tamboara, Ângulo,Astorga, Maringá, NossaSenhora das Graças, Ouri-zona, Paiçandu, PresidenteCastelo Branco, São Jorgedo Ivaí, Sarandi, Alvoradado Sul, Ibiporã, Guaíra, Pa-

lotina e Terra Roxa. Há 15dias, também foram anunci-ados recursos para Londri-na, Jataizinho e Cambé.

Dos 39 municípios em si-tuação de epidemia no Para-ná, 11 estão revertendo estequadro. Desde março de 2014eles vêm apresentando quedano número de casos confir-mados da doença e no núme-ro de notificações. Os municí-pios nesta situação são Alvo-rada do Sul, Marilena, NovaLondrina, Cidade Gaúcha,Indianópolis, Nossa Senho-ra das Graças, Marialva, As-torga, Moreira Sales, Parana-city, e Paiçandu.

Paraná tem 1.275 políticos na lista de inelegíveis do TCEO Paraná tem 1.275 políti-

cos na lista de inelegíveis doTribunal de Contas do Esta-do (TCE). A Corte encami-nhou ontem (04) a relação deagentes públicos que tiveramsuas contas julgadas irregu-lares pelo órgão, e por issopodem ser impedidos de con-correr às eleições deste anopela Justiça Eleitoral.

A lista é composta por1.783 registros, relativos a1.275 administradores públi-cos, que tiveram contas de-saprovadas pelo órgão de

controle externo nos últi-mos oito anos. Todos os pro-cessos têm trânsito em jul-gado, - ou seja, já foram jul-gados em última instânciapelo TCE. A Justiça Eleitoraladota a lista como um doscritérios para impugnação decandidaturas.

Para acessar os dados, bastaentrar na aba “Serviços” dapágina do TCE (www.tce-.pr.gov.br) e em seguida, em“Documentos Oficiais” e “Lis-ta de Agentes com Contas Irre-gulares”. Este ano, a relação

tem duas novidades: a primei-ra é o levantamento georrefe-renciado, que traz a quantida-de de registros de irregularida-des por município. Curitibavem em primeiro lugar, com 91anotações. Um dos motivos é ofato de ser a Capital do Estadoe, por isso, ser a sede de órgãose entidades estaduais. Na se-quência vêm Umuarama, com57 registros, e Londrina, com34. A segunda novidade é asíntese das irregularidades, queapresenta as principais causasde desaprovação.

Estado revisa lista de Espécies Exóticas InvasorasO Instituto Ambiental do

Paraná (IAP) iniciou nestasemana a discussão técnicapara revisão da lista oficialde Espécies Exóticas Inva-soras do Estado. As espéciesexóticas invasoras são apon-tadas como a segunda mai-or causa da perda de biodi-versidade mundial, depoisapenas do desmatamento.

A lista tem como objetivopromover a conservação dabiodiversidade e o seu usosustentável. Para isso, é ne-cessário criar regras de usode cada espécie, restringindoe estreitando o uso das exóti-cas invasoras para situaçõesespecíficas. “A lista serve parainformar às pessoas quais sãoas espécies exóticas e quais os

problemas que elas causam.Serve também para embasarpolíticas públicas”, afirma aengenheira florestal do IAP,Junia Heloisa Woehl.

O Paraná foi o primeiroEstado a publicar uma listacom espécies de plantas e deanimais considerados exóti-cos invasores. “A primeira lis-ta foi publicada em 2007 eagora estamos trabalhando aterceira edição”, explicou Ju-nia. A lista atual foi editadaem 2009 e contempla 69 espé-cies de fauna e 54 de flora.

Para a revisão da lista deespécies exóticas invasoras, osparticipantes se separaram emgrupos, cada um deles voltadoa um segmento - peixes, verte-brados, plantas e invertebra-

dos. A partir daí, são sugeri-das inclusões de novas espé-cies e fornecidas suas referên-cias de ocorrência de acordocom os critérios exigidos.

Para a inclusão de espéci-es exóticas é exigido um his-tórico de invasão biológicaem algum lugar do mundoou comprovada no Brasil.Elas devem se enquadrar emduas categorias. Na catego-ria 1 fica proibido seu trans-porte intencional, criação,soltura, cultivo, propagação,comércio, doação e aquisiçãointencional sob qualquer for-ma. Já as espécies enquadra-das na categoria 2 podem serutilizadas em sistemas de pro-dução com restrições sujeitasà regulamentação específica.

Page 7: 06 05 2014

Paraná passa a ter delegados em todas as comarcasOntem (04) o governador Beto Richa nomeou 66 novos delegados, 375 investigadores e 44 papiloscopistas

POLÍCIA CIVIL

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 ESTADO

O governador Beto Richanomeou ontem (04) mais 485profissionais para a PolíciaCivil do Paraná. São 66 no-vos delegados, 375 investiga-dores e 44 papiloscopistas,que irão atuar em todas asregiões do Estado.

O grupo foi o primeiro acumprir todos os requisitosprevistos no edital do con-curso público para ingressarna corporação. Outros novedelegados, 38 investigadorese quatro papiloscopistas ain-da serão chamados. Assim, oefetivo da Polícia Civil terá536 novos profissionais.

Além disso, o governa-dor enviou à Assembleia Le-gislativa um pedido de au-torização para chamar mais65 investigadores aprova-dos em concursos que ven-cem em julho. “Teremos omaior efetivo de policiaiscivis de toda a nossa histó-ria. Aumentar o contingen-te reflete em queda da crimi-nalidade”, disse Richa nasolenidade de nomeação,realizada no Palácio Igua-çu, em Curitiba.

Com as nomeações o Pa-raná vai atingir a meta de terum delegado em cada comar-ca do Estado. “Esta é umamarca histórica, o que de-monstra nosso respeito com

Governador Beto Richa nomeia novos profissionais da Polícia Civil do Paraná

a segurança pública, que foia maior preocupação apon-tada pelos paranaenses quan-do assumi o governo”, afir-mou o governador.

Até o final de 2014, o Go-verno do Estado terá incor-porado dez mil profissionaispara as polícias Militar, Ci-vil e Científica. “É a maiorcontratação de contingentedas polícias da história doParaná num prazo tão cur-to, de pouco mais de trêsanos”, afirmou o secretáriode Segurança Pública, LeonGrupenmacher.

Ele ressaltou que só para aPolícia Civil já foram contra-tados mais de mil profissio-nais desde 2011. O secretáriodestacou ainda o repasse denovos equipamentos e viatu-ras. “O governo também con-cedeu aumento para os salá-rios dos policiais, que é hojeum dos maiores do país, alémde liberar a promoção de car-reira”, afirmou.

Grupenmacher afirmouque a nomeação dos novosprofissionais tem aspectosimportantes. “Um deles é queo aumento do efetivo vai ga-rantir melhor atendimento àsociedade. O segundo é quepela primeira vez estão sendochamados todos os aprova-dos em concurso público, o

que era compromisso do Es-tado. Os que ainda não fo-ram nomeados serão convo-cados em breve”, declarou.

CONQUISTAPara o delegado-geral da

Polícia Civil, Riad Braga Fa-rhat, a corporação paranaen-se tem hoje muitos motivospara comemorar. “Todos es-tão comemorando esta con-quista histórica de termos umdelegado por comarca. É a re-alização de um antigo sonhoque leva mais tranquilidadepara a população”, disse ele.

O presidente da Uniãoda Polícia Civil do Paraná,Wilson Villa, disse que ascontratações eram neces-sárias há 18 anos. “Não é sóa instituição que tinha essanecessidade de maior efeti-vo. Quem ganha com essereforço é a população, quesofria com a deficiência nonúmero de profissionais,que nos acompanhou pormuitos anos”, afirmou ele.

REMUNERAÇÃOAlém de novos policiais

civis, o governo estadual já

contratou, também, 5,5 milpoliciais e bombeiros milita-res. O governador autorizou,ainda, a convocação de mais2.631 candidatos, aprovadosem concurso público.

A valorização dos profis-sionais é outro destaque. Ogoverno melhorou a remune-ração paga aos profissionaisda Segurança Pública. No pri-meiro semestre de 2012, foi im-plantado o subsídio salarial,que colocou o Paraná comoum dos Estados brasileiroscom a melhor remuneração daspolícias Civil e Militar.

Programa Bom Negócio abre inscrições para curso a distânciaPara facilitar o acesso e

beneficiar um maior númerode empreendedores, o Gover-no do Estado passa a oferecera capacitação do ProgramaBom Negócio Paraná na mo-dalidade de ensino a distân-cia por meio das instituiçõesestaduais de Ensino Superi-or paranaenses.

O curso tem carga horáriade 68 horas, divididas nas dis-ciplinas de Gestão de Negóci-os, Gestão Comercial, Gestãode Pessoas, Gestão Financeirae Gestão Estratégica.

O secretário da Ciência,Tecnologia e Ensino Supe-rior, João Carlos Gomes, des-tacou que o Bom Negóciobeneficia não só o empreen-dedor, mas também toda aregião onde ele está localiza-do. “Queremos chegar a to-

das as regiões do Paraná, jáque o empreendedor capa-citado tem mais chances deter sucesso no seu negócio,o que vai refletir no desen-volvimento econômico lo-cal e regional. Nossa meta écapacitar 12 mil empreende-dores, até o final de 2014, namodalidade de ensino a dis-tância”, disse.

As inscrições são gratuitase devem ser feitas no site doNúcleo de Tecnologia e Edu-cação Aberta e a Distância(www.nutead.org), no link“inscrições”. As inscriçõespara a primeira turma podemser feitas até o próximo dia 15.As aulas têm início em 26 dejunho. Uma nova turma devecomeçar em 03 de julho. Operíodo de inscrições será de17 a 27 de junho. Estão pre-

vistas mais duas turmas ain-da para o mês de julho e ou-tras duas para agosto.

O programa Bom Negóciooferece cursos de capacitaçãogerencial, consultorias paramicro e pequenos empresári-os e facilidades no acesso àslinhas de créditos de baixocusto do Banco do Empreen-dedor, da Fomento Paraná.

Além das aulas gratui-tas, o programa permite aosempreendedores o acesso aempréstimos pelo Banco doEmpreendedor, com jurosentre os mais baixos do país,de 0,51% a 1,07% ao mês. Asfaixas de financiamento va-riam de R$ 300 a R$ 3 mi-lhões, de acordo com a ca-pacidade de cada empresá-rio. O prazo de pagamentovai de 12 a 60 meses.

Orlando Kissner/ANPr

Page 8: 06 05 2014

08 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

Copa altera calendário escolar em Pato BragadoEDUCAÇÃO

De 12 a 23 de junho, com exceção do dia 13, não haverá aulas

Secretária de Educação, Nadir Thomas: “Direções dos educandários irão

seguir o determinado pelo Estado para a primeira fase dos jogos do Brasil”

O início da Copa do Mundo,na próxima quinta-feira (12),não deve alterar os 200 diasletivos previstos no ensino pú-blico em 2014 e que estão esti-

pulados no calendário da Se-cretaria de Estado da Educação.Em Pato Bragado, as direçõesdo colégio estadual e escolamunicipal irão seguir as deter-

minações do Estado para a pri-meira fase dos jogos da SeleçãoBrasileira. A secretária de Edu-cação e Cultura, Nadir Thomas,informa que de 12 a 23 de junho,

com exceção do dia 13, não ha-verá aulas. Por sua vez, as cri-anças da Educação Infantil Pin-tando o Sete, que frequentam ointegral, serão atendidas nor-malmente, salvo os dias em queacontecem os jogos da SeleçãoBrasileira (12, 17 e 23 de junho).

De acordo com a secretária,no Centro Municipal de Edu-cação Infantil (Cmei) nos diasdas partidas da Seleção Brasi-leira os pais devem buscar osfilhos uma hora antes do iní-

cio das disputas, seguindo ocombinado da reunião reali-zada no início do ano.

As férias na Educação Infan-til, escola e colégio ocorrem de30 de junho a 13 de julho. NoCmei será mantido o atendi-mento apenas aos pais que efe-tuaram a inscrição dos filhospara a colônia de férias.

Nos setores públicos o ex-pediente será mantido atéuma hora antes do início dosjogos do Brasil.

Prefeitura de Santa Helenaterá expediente diferenciado

Já em Santa Helena, o prefeito em exercício, Margon Strassbur-ger, expediu uma portaria ontem (04) determinando horário especialde expediente dos órgãos e entidades da administração públicamunicipal em dias de jogos da Seleção Brasileira na primeira faseda Copa do Mundo. Conforme a determinação, nos dias das partidasdo Brasil o expediente nas repartições públicas será em períodoúnico, das 07 às 13 horas. Nos demais será mantido horário normalde funcionamento, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

PALESTRA EM QUATRO PONTESDivulgação

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Quatro Pontes, por meio do

Programa Saúde na Escola, em parceria com o Colégio Estadual Quatro

Pontes, realizou na segunda-feira (02) palestra aos alunos sobre o tema

"Gravidez na adolescência", junto à Casa da Cultura, nos três turnos. As

orientações foram repassadas pela enfermeira Silvia Leticia Contini, de

Santa Helena. Ela falou sobre os métodos contraceptivos, as

dificuldades da gravidez na adolescência, bem como doenças

sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos relacionados.

Marili Besso

Page 9: 06 05 2014

O PRESENTE | 09GERALQUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

NOVA SANTA ROSA

Prefeito anuncia obras para Alto Santa FéDistrito será contemplado com dois mil metros de pavimentação poliédrica,

a partir de recursos próprios e de verbas do Governo do Estado

O prefeito de Nova SantaRosa, Rodrigo Fernandes,anunciou a construção deaproximadamente dois milmetros de pavimentação poli-édrica em dois trechos de AltoSanta Fé, sendo 1,5 mil me-tros em uma linha no interiordo distrito e cerca de 500 me-tros em outra área, que liga asede distrital ao cemitério da-quela comunidade.

O anúncio foi feito duran-te almoço no Clube de IdososBom Pastor, ontem (04). Otrecho maior está licitado eserá feito com recursos libera-dos pelo governo estadual,por meio da Secretaria de Es-tado de Infraestrutura e Lo-gística (Seil), aguardandoapenas o depósito da verba.

RECURSOS PRÓPRIOSO segundo trecho será fei-

to a partir de recursos própri-

os do município, contemplan-do uma demanda antiga dacomunidade, que reivindica-va a pavimentação até o cemi-tério. O edital de licitação paraa construção do trecho foi

Assinada ordem de serviço para execução de mais uma etapa da Central de MedicamentosSolenidade realizada on-

tem (04), na sala de reuniõesdo gabinete do prefeito deMarechal Cândido Rondon,Moacir Froehlich, marcou aassinatura da ordem de servi-ço para a execução de maisuma etapa da construção daCentral de Medicamentos. Aobra, com três pavimentos,está sendo edificada à Rua SãoPaulo, nos fundos da Unida-de de Saúde 24 Horas.

Esta etapa da obra com-preende a execução de fecha-mento dos três pavimentosdo barracão pré-moldado jáerguido. A área de execução ésuperior a mil metros qua-drados e o investimento paraesta etapa é de R$ 712 mil.

A empresa Rospirski Cons-truções foi a vencedora dalicitação, sendo que ela terá120 dias para a conclusão dostrabalhos.

Registro da

assinatura

da ordem

de serviço,

ocorrida

ontem (04)

Ademir Herrmann

lançado ontem e assinado peloprefeito antes do almoço.

Além do prefeito, prestigi-aram o momento o padreLucas Schwarz, o vice-prefei-to e secretário de Agricultu-

ra, Meio Ambiente e Infraes-trutura, Ademar Bloch, o se-cretário de Atividades Insti-tucionais, Marcos Elieser, osecretário de Administração ePlanejamento, Luiz München,

a secretária de Educação e Cul-tura, Vera Lorenzatto, o pre-sidente da Câmara, Lari Hitz,a vereadora do distrito, IveteNiedermeyer, e os vereadoresJairon Arndt e João Modes.

Prefeito Rodrigo

Fernandes assina

autorização para

licitar pavimentação

poliédrica e anuncia

cerca de dois mil

metros de

calçamento para

Alto Santa Fé

Luiz Fernando Cerni

Page 10: 06 05 2014

Os presidentes deduas comissõesda Câmara de

Vereadores de Quatro Pon-tes concederam entrevistaontem (04), com o objetivode prestar esclarecimentossobre a polêmica criada emtorno da rejeição do projetode lei nº 54/2014, que tratavada alteração de finalidade deuso de lote urbano localizadono Loteamento Primavera,para construção de uma salaestabilizadora com cerca de400 metros quadrados ao ladoda Unidade Básica de Saúde(UBS) - esta segunda em faseinicial de construção.

A reunião contou com apresença da presidente doLegislativo, Cleonice Majo-lo, dos vereadores César Sei-del (Canela), Gislaine Berga-mo (Gi), João Laufer e Thia-go Hansel. Conforme o pre-sidente da Comissão de Fi-nanças, Orçamento e Fisca-lização, Canela, o projeto deuentrada no dia 12 de maio,enviado pelo ExecutivoMunicipal, e foi rejeitado nodia 26. “Quando o loteamen-to foi criado, foi cedido 10%de área verde ao município e5% para utilidade pública(para implantação de equi-pamentos urbanos). Casoaprovássemos o projeto al-terando a finalidade, nós fa-ríamos o contrário: o lotea-mento ficaria com 5% deárea verde e 10% para utili-dade pública, infringindo oartigo 22 da Lei Comple-mentar nº 7/2008, que tratado Plano Diretor”, afirma.

“Estaria fora de lei, pois oprojeto ordinário é inferiorà Lei Complementar, por-tanto nós não poderíamosaprovar neste sentido. Nósreunimos as comissões como assessor jurídico, doutorJeferson Fink, que apresen-tou parecer contrário à apro-

vação da matéria, e osmembros das comissõesseguiram o parecer, agin-do pela legalidade, impar-cialidade e isonomia”, am-plia Canela.

POLÊMICA

Segundo o vereador, noano passado teve um casoparecido quando foi apre-sentado o requerimento nº115/2013, em nome dosnove vereadores, pedindoao Poder Executivo paraisentar os condomínios daárea verde e pelo parecerjurídico do Executivo issonão seria possível. “Nesteano veio este projeto pedin-do justamente parte da áreaverde do município no Lo-teamento Primavera. Se nãoé possível para os condomí-

nios, não é possível para oExecutivo”, completa.

Canela ressalta que alémde criar leis e fiscalizar, osvereadores têm ajudadomuito com a aprovação deleis e requerimentos, acre-ditando que o impassepode ter solução. “Nós sa-bemos que a audiência pú-blica teve como um dos as-suntos a instalação da Uni-dade de Pronto Atendimen-to (UPA). Do modo práti-co, acreditamos que podeser feita do lado da Unida-de de Saúde e quem sabe omunicípio possa adquiriroutra área do loteamento,ou desapropriar uma novaárea, para transformar emárea verde, ficando nos 10%que prevê a legislação, ten-do condições de alterar a

finalidade do lote urbanopara fazer essas instalaçõesque o município e a popu-lação necessitam”, declara.

Para a presidente da Co-missão de Justiça e Reda-ção, vereadora Gislaine Ber-gamo (Gi), as reuniões dacomissão são semanais, vi-sando à correta interpreta-ção das matérias. “O quechamou atenção foi a finali-dade de alteração de locali-dade, e a Comissão de Jus-tiça e Redação considerounecessário ter um parecerjurídico, pois infringe arti-gos de lei, indo contra oPlano Diretor”, comenta.

Conforme os cinco ve-readores presentes à en-trevista, este é um impas-se desnecessário, pois, se-gundo eles, o projeto da

Unidade de Pronto Aten-dimento não foi enviadoà Câmara. Os edis lem-bram que desde o ano pas-sado aprovaram 186 pro-jetos oriundos do Execu-tivo, rejeitando apenasquatro dos 190 recebidos;só neste ano foram recebi-dos 67 projetos e apenaseste foi rejeitado. Os verea-dores destacam que na úl-tima semana estiveramreunidos com representan-tes da prefeitura e da Asso-ciação Comercial (Aci-quap) para tratar da am-pliação e melhorias no Par-que Industrial 2, que auto-riza o financiamento entre50% e 60% da capacidadede endividamento do mu-nicípio, fato inédito emQuatro Pontes.

Page 11: 06 05 2014

“O que nos causou estranhe-za na rejeição deste projeto foi queem dezembro nós encaminha-mos um projeto desafetando aárea verde e eles (vereadores)desafetaram sem questionamen-to. Neste caso, nós pedimos ape-nas a transferência e não que omunicípio ficasse sem área ver-de. A área já é de domínio domunicípio. Alguns podem pedir:por que não construir no terrenoao lado? Porque o projeto nãocabe, então para otimizar o atendi-mento das pessoas na área dasaúde, nós queremos construir asala de estabilização ao lado daUnidade Básica de Saúde”, de-clara o prefeito Paulo Feyh.

Ele afirma que o projeto foinegado pelos vereadores sob opretexto de que o Executivo estariainfringindo o Plano Diretor, espe-cificamente a Lei Municipal quedispõe sobre o parcelamento desolo no município e a Lei Comple-mentar 007/2008. “Na nossa lei-tura, utiliza-se de dois pesos eduas medidas. Há 13 anos foi

edificada a estrutura atual, quenão comporta mais o atendimen-to realizado, tanto é que o muni-cípio paga aluguel de outra estru-tura para abrigar os profissio-nais. Nós pleiteamos a constru-ção de uma nova unidade desaúde, projeto enviado e aprova-do, e tendo em vista o fechamen-to do Hospital e Maternidade Qua-tro Pontes, nós queremos a solu-ção na área da saúde”, enfatiza.

Feyh lembra que a constru-ção da sala de estabilização foiaprovada em audiência pública.“Nós não aprovamos a transfe-rência de área verde porque foiaprovado ano passado na Câ-mara. Como eles dizem que sãoparceiros, acreditávamos quenovamente iriam nos auxiliar,porque estaríamos transferindoe não deixando de ter área verde.O projeto é edificar um complexode saúde para que as pessoasnão precisem se deslocar deum lado ao outro da cidade, alémde otimizar o quadro de pesso-al”, declara.

LOTEAMENTO

O Loteamento Jardim Prima-vera foi aprovado pelo decreto nº 73/2011 e tem área de 1750,5 metrosquadrados de utilidade pública,3.421 metros quadrados de áreaverde e 10.577,07 metros quadra-dos de sistema viário. Sobre o ter-reno de 3.421 metros desafetadosem questionamento, 1.450,95metros são para construção danova Unidade Básica de Saúde,restando 1.970,05 metros de áreaverde. O projeto 54/2014 pleiteavaapenas a transferência de 1.970metros de área verde para o terre-no de 1.710,5 metros. “Ficaria umdéficit de área verde de 259,55metros que seria compensadocom paisagismo (área verde) nanova estrutura da sala de estabili-zação, cuja metragem deve ser demais ou menos 400 metros, res-tando 1.570 metros no terreno dasala de estabilização para paisa-gismo e área verde. A lei de uso eocupação do solo prevê que 30%desta área do terreno não pode seredificada sem absorção das

águas”, ressalta o prefeito.A duas quadras do local há

uma praça de cinco mil metros,com área esportiva e academiade terceira idade, e mais à frentehá outra área pública da prefeitu-ra. “Não é possível edificar praçaem cima de praça, por ter poucouso em um município pequeno ecom excessivo número de pra-ças. Se não for com autorizaçãoLegislativa neste terreno, nósvamos usar da economicidadee construir a sala de estabiliza-ção em outro terreno, e a popu-lação vai ter esta estrutura nasaúde”, finaliza.

Page 12: 06 05 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

Começam os preparativos à 16ª Festa das OrquídeasEvento ocorrerá de 29 a 31 de agosto; já o tradicional Café Colonial está marcado para 19 de julho

MARIPÁ

Foi realizada em Maripá, naterça-feira (03), a primeira reu-nião formal da Comissão Cen-tral Organizadora (CCO) da 16ªFesta das Orquídeas e do Peixe. Areunião aconteceu no paço mu-nicipal e foi conduzida pelo pre-sidente da CCO, Euclides Kreutz,com a finalidade de encaminharos trabalhos para a realizaçãodo evento, que ocorrerá de 29 a 31de agosto, no Centro de Eventosdo município.

Durante a reunião, foramapresentados os membros daCCO e a função que cada inte-grante irá desempenhar. Opresidente fez uma explana-ção de âmbito geral de como seestá prevendo a estrutura paraa festa, bem como a progra-

Primeira reunião da Comissão Central Organizadora aconteceu no paço municipal na terça-feira (03),

com a finalidade de encaminhar os trabalhos para a realização do evento

mação e atrações. Comentoutambém sobre a realização dotradicional Café Colonial,marcado para o dia 19 de ju-lho, ocasião em que serão co-nhecidas e eleitas as Princesasdas Orquídeas.

Os membros da ComissãoCentral Organizadora foramdesignados pela portarianº 137/2014, de 23 de maio, sen-do composta por integrantesvoluntários que se dispuseramao trabalho. A CCO é formadapor: presidente: EuclidesKreutz; vice-presidente: Rodri-go André Schanoski; secretá-rio: Jony Neilton Zils; tesourei-ro: Jonis Spagnol; membros:Eder Anschau, Marilza Wag-ner, Cleiton Manske, Cézar

Antonio Ziliotto, Donaldo Se-ling, Élvio Gregório Pegoraro,Janaína Müller, Carmem Szi-manski, Marcos Antônio Can-

ton, Carla Martina Rech, Gon-da Baú, Valdir Krampitz, Al-tair João Pandini, Neide MariaMallmann Thim, Aroldo Krug,

Microcervejaria será instalada em Nova Santa RosaO prefeito Rodrigo Fer-

nandes recebeu ontem (04) avisita de Juliano e Rafael Kra-mer, sócios da primeira mi-crocervejaria a ser instaladanas próximas semanas emNova Santa Rosa.

Segundo os sócios, será cri-ado um tipo de cerveja especí-fica, típica de Nova Santa Rosa,para ter a identidade dos nova-santa-rosenses, sendo que a fa-

Prefeito Rodrigo Fernandes recebeu ontem (04) a visita de Juliano Kramer

e Rafael Kramer, sócios da microcervejaria a ser instalada

nas próximas semanas no município

bricação será focada na quali-dade e não na quantidade. “Comoa cerveja por si só é de estiloeuropeu (inglesa e germânica), aideia é resgatar essa cultura den-tro do município, por meio deuma cerveja de puro malte,”contam Juliano e Rafael. O pre-feito foi presenteado com umacamiseta estampada com a mar-ca da nova cerveja, denominada“Kramer’s Bier”.

Luiz Fernando Cerni

Medianeiratem hojeDia doDescarteEletrônico

A Prefeitura de Medianei-ra, por intermédio da Secreta-ria Municipal de AgriculturaSustentável e Abastecimento,realiza hoje (05) mais uma edi-ção do Dia do Descarte Eletrô-nico. Durante o dia, das 08 às17 horas, haverá um ponto derecepção dos mais diversos com-ponentes eletrônicos, na PraçaÂngelo Darolt.

Podem ser descartados obje-tos como CPUs, monitores,aparelhos de televisão, DVD’s,videocassetes, celulares, apare-lhos de som e similares, bate-deiras e liquidificadores, porexemplo. Só não serão recebi-das pilhas, baterias e lâmpadas,cuja coleta é de responsabilida-de das empresas que comerci-alizam estes materiais, confor-me legislação vigente.

A ação faz parte das come-morações ao Dia Mundial doMeio Ambiente e visa dar des-tino adequado ao lixo eletrôni-co. O material será repassadopara uma empresa especializa-da na reciclagem deste tipo deequipamentos.

Lilian Szimanski, Adair da Sil-va Ramos, Osmar Dobler,Charley Millbratz, AneliseSchwarz e Ivan Schanoski.

Divulgação

Page 13: 06 05 2014

CARRO SEM GASOLINA

Duas freiras estavam viajando quando a gasolina aca-bou e o carro parou na estrada. Para a sorte delas, haviaum posto de gasolina bem pertinho e elas foram até lábuscar um pouco de gasolina. As freiras explicaram oproblema e pediram um balde com gasolina para botar nocarro ali perto. O dono do posto foi procurar um balde e nãoencontrou nem balde, nem lata, nem nada. Só haviamesmo um penico velho.

- Se as senhoras não se incomodarem, eu boto a gasolinanesse penico. Ele não está vazando e garanto que vai darpara o carro chegar até aqui no posto.

As freiras concordaram e levaram o penico com a gaso-lina. Quando elas estavam despejando a gasolina do penicono tanque do carro, foi passando um sujeito. Ele parou, ficouobservando a cena, matutando e depois comentou com asfreiras:

- Já vi gente com muita fé, mas desse jeito, não!

ÁRIES: Hora de colocarfoco no que quer fazer,seja em termos pessoaisou profissionais. Cuida-

dos com a saúde são essenciais.

TOURO: Estímulo dodesenvolvimento deseus talentos e da cria-tividade. O ciclo atual

se refere ao uso inteligente de suashabilidades.

GÊMEOS: Momento emque as questões pessoais,familiares e emocionaisganham ainda maior

importância. Nova fase.

CÂNCER: O momentoenfatiza o aprimoramen-to de conhecimentos.Entre a intuição e a ra-

zão, uma lógica diferente se cons-trói. Aproveite.

LEÃO: Hora de rever seusvalores e habilidades. Afase atual é oportunapara ampliar seus conhe-

cimentos e a sua rede de contatos.

VIRGEM: Oportunidadede crescimento pessoale profissional. Momentoideal para desenvolver

seus principais projetos pessoais ede trabalho.

LIBRA: Interiorização,aprimoramento, discer-nimento e observação.Este ciclo tem uma gran-

de importância em seu desenvolvi-mento pessoal e profissional.

ESCORPIÃO: Realiza-ção de projetos que en-volvem parceiros. Não éhora de se dispersar, mas

de buscar o aprimoramento.

SAGITÁRIO: Estímulo aum novo momento pro-fissional e nas relações.Desafios envolvendo a

congregação de esforços acontece-rão em sua vida.

CAPRICÓRNIO: A buscade aprimoramento pro-fissional está total a seufavor. Aperfeiçoamento

e discernimento são as palavras-chave para seu dia.

AQUÁRIO: Momento queevidencia questões desaúde, relacionadas aoamor e às finanças. Per-

cepção dos valores mais importantes.

PEIXES: Hora de evo-luir nas relações. Podehaver um desafio entreas questões íntimas,

privadas e as demandas dos rela-cionamentos.

BOLO DELICIOSODE MAÇÃ

Modo de preparo:Bata os ovos com o açúcar e a margarina até ficar cremoso.Acrescente a farinha de trigo, o leite e o fermento. Misturedelicadamente e desligue. Coloque em uma forma untada eenfarinhada. Misture a maçã com o coco ralado e distribuasobre a massa. Leve para assar em forno preaquecido médiopor 40 minutos, ou até dourar. Retire, desenforme e regue como leite condensado.

Ingredientes4 ovos2 colheres de sopa de marga-rina1 xícara e 1/2 de chá de açúcar2 xícaras e 1/2 de chá defarinha de trigo

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

1 /2 xícara de chá de leite1 colher de sopa de fermentoem pó2 maçãs pequenas com cas-ca picadas50 g de coco ralado1/2 lata de leite condensado

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUINTA-FEIRA (05)

Sofia não é aceita nas duas es-colas a que se aplicou. Ben pedeAnita em casamento, e a menina oconvence a esperar. Ronaldo repre-ende o comportamento de Caetanocom os clientes. Serguei comentacom Meg que um cabeleireiro famosoo procurou para fechar negócio. Bene Anita pedem permissão a Vera eRonaldo para morarem juntos na ga-ragem do casarão.

MEU PEDACINHO DE CHÃOJonas se preocupa com o estado

de Brian. Dante se apavora quandoMatias conta que provocou um aci-dente com a van de Cidão. Pamelapensa em Herval. Gláucia discute comMarisa. Herval convida Pamela paraum evento na Plugar. Verônica convi-da Barata para jantar. Jack ouve Jo-nas falar com Brian sobre um envelo-pe grená. Jonas encontra o gravadorde Verônica e sai de casa apressado.Jack flagra Alex e Maria na Regenerae tira a carta de Jonas deles. Pamelalembra de Olinda e sente uma tontura.Jonas e Verônica se beijam.

EM FAMÍLIAAlice fica frente a frente com

um dos bandidos que abusou deNeidinha. Felipe chega ao limite etoma uma decisão importante. Ivanouve Clara e Cadu falando em sepa-ração. Bárbara recebe convite ines-perado de Lucas. Livia se derretetoda por Laerte e deixa Luiza comciúme. Clara diz para Cadu que temum encontro com Marina.

GERAÇÃO BRASIL○

MALHAÇÃO

*

Serelepe diz a Pituca que nãosabe quem são seus pais, e deixaclaro que não gosta de falar sobreo assunto. Juliana não aceita a com-panhia de Renato nem de Zelão nocaminho para a casa de Pedro Fal-cão. Renato e Zelão discutem. Cata-rina mostra para Epaminondas o li-vro escrito por Ferdinando. Ginaconta que deixou Ferdinando espe-rando porque ele ameaçou beijá-la.Zelão diz à mãe que ficará comJuliana de qualquer jeito.

VIAGRA FEMININOUm cientista japonês descobre o novo viagra feminino. O

produto é conhecido pelos japoneses pelo nome de Katon. Umrepórter foi entrevistar o japonês responsável pela descobertae pergunta:

- Quando você dá o Katon para mulher, o que acontece?- Mulher fica alegre, carinhosa, bondoóóósa, non? Te beija,

abraça o dia inteiro e a noite inteirinha. Não dá sossego, querir para a cama quantas vezes você aguentar. Te chama de"meu amor" e "minha vida" - afirma o japonês.

- Puxa, mas este produto é fantástico mesmo hein? Mas onome é mesmo Katon?

- Sim, sim! Katon... Katon de crédito.

Page 14: 06 05 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

MARECHAL RONDON

Nova patrola reforça parque de máquinas da prefeituraMotoniveladora, repassada por meio do PAC 2, será utilizada pela Secretaria de Viação e Serviços Públicos

Chegou em Marechal Cân-dido Rondon, ontem (04), maisuma máquina repassada pormeio do Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC 2),do governo federal. Desta vez,é uma motoniveladora. No anopassado o município já foi con-templado com outras duas má-quinas, uma retroescavadeirano primeiro semestre e um ca-minhão-caçamba basculanteno segundo semestre. Todos osmaquinários a custo zero parao município.

O ato de recebimento ofi-cial da nova patrola aconte-ceu em frente ao Paço Munici-pal Arlindo Alberto Lamb,com a presença de autorida-des municipais e colaborado-res da prefeitura.

A nova máquina, uma Ca-terpillar que tem custo superi-or a R$ 600 mil, será utilizadapela Secretaria de Viação e Ser-viços Públicos para a manuten-ção de estradas e melhorias nasede do município. O secretárioda pasta, Adriano Cottica, enfa-tiza que a patrola será muito

importante para reforçar a fro-ta de máquinas do município.“Estamos muito contentes coma vinda deste equipamento, queserá muito útil na manutençãodas estradas do município. Aadministração Moacir e Cotti-ca já realizou importantes in-vestimentos para renovar a fro-ta de máquinas, sendo que hojea Secretaria conta com uma es-trutura muito boa. A partir des-tes maquinários, conseguimosfazer um bom trabalho, tantona sede como no interior”, res-salta Adriano.

A motoniveladora conquis-tada junto ao governo federalficará exposta em frente à pre-feitura até que os trâmites bu-rocráticos sejam realizadospara que o equipamento possaser utilizado. Marechal Cândi-do Rondon é um dos 82 municí-pios contemplados nesta etapacom uma motoniveladora. Aotodo, 122 municípios parana-enses foram atendidos commáquinas agrícolas.

O prefeito Moacir Froehlichdisse que estes benefícios são

fruto do bom relacionamentocom o governo federal. Ele apro-veitou para agradecer pelosequipamentos enviados aomunicípio. “Temos muito aagradecer ao governo federalpelos investimentos que tem

Motoniveladora foi recebida ontem (04) e ficará exposta em frente à prefeitura até que

os trâmites burocráticos sejam realizados para que o equipamento possa ser utilizado

feito na nossa região e no nossomunicípio. Além dos investi-mentos em maquinários, comoos três entregues ao município,temos outras somas de recur-sos que foram enviados parainvestimentos em outros seto-

res. Estamos muito gratos portermos sido inclusos nestes pro-gramas. Com relação aos ma-quinários, são equipamentos dealta qualidade que vão ajudarmuito no dia a dia das secreta-rias”, enfatiza.

Ademir Herrmann

Page 15: 06 05 2014

O PRESENTE | 15QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Comerciantes optam por manter estacionamento oblíquoPorém, não será permitida a utilização das vagas por veículos que ultrapassem

os cinco metros de comprimento, conforme preconiza a legislação

BARÃO DO RIO BRANCO

Ontem (04), no AuditórioAcary de Oliveira, na Prefeiturade Toledo, aconteceu a terceirareunião com os empresários emoradores da Rua Barão do RioBranco. Atendendo ao pedidodos comerciantes, o Departa-mento de Trânsito e Rodoviário(Deptrans) optou por manter oestacionamento oblíquo desde arotatória da Avenida Parigot deSouza até a Rua Armando LuizArrosi, mantendo duas pistasde rolamento. Para tanto, serácumprida a legislação de trânsi-to vigente, que determina que,nestes casos, onde as vagas sãodispostas de forma diagonal,não podem ser estacionadoscarros que ultrapassem os cincometros de cumprimento.

A justificativa para a per-manência do formato que já éutilizado foi devido ao baixonúmero de vagas na região.“Três reuniões era a propostaque nós tínhamos e a partirdelas chegamos à conclusão demanter esta via da forma com

que está, investindo apenas nasua sinalização e nos semáfo-ros que serão instalados em al-guns cruzamentos, como na es-quina com o Largo São Vicentede Paulo. A única ressalva ficapor conta do estacionamentode permitirá apenas carros deaté cinco metros na vaga”, con-firmou o prefeito Beto Lunitti.

O vice-presidente da Associ-ação Comercial e Empresarial(Acit), Danilo Gass, parabeni-zou a Secretaria Municipal deSegurança e Trânsito pela sensi-bilidade em ouvir os anseios doscomerciantes. “Parabéns a todaa equipe de governo por ter dis-cutido com a comunidade parachegarmos a um consenso. Ne-cessitamos manter estas vagas ea prefeitura deu uma mostra deque está atenta ao que pensamseus munícipes”, comentou.

Lunitti também expôs asmudanças que acontecerão emoutras vias, como a Rua Almi-rante Tamandaré, que em breveterá uma ligação com a Avenida

José João Muraro. “Já foi tramita-do o processo para que o municí-pio possa realizar as interven-ções”, avisou, acrescentando so-bre a formação do Binário Leste/Oeste, que será instituído nas ruasGuarani e XV de Novembro econtará com semaforização sin-cronizada. “Vai levar e trazer ofluxo para a região das universi-dades e será um importante eixopara que a população acesse aUnidade de Pronto Atendimen-to e o Hospital Regional, ambosna região da Vila Becker”.

O prefeito ainda comentou quea próxima etapa dos serviçosacontecerá na Rua Sarandi e quan-do forem concluídas as obras naregião central, as intervençõespassarão para o Jardim Coopa-gro. “Serão realizados grandesinvestimentos naquela região eestão sendo construídas diversasestruturas de saúde. Precisare-mos nos antecipar”, explicou.

ESTARNa reunião, o secretário de

Segurança e Trânsito, Paulo dosSantos, também informou so-bre o processo licitatório para alocação de equipamentos e umsistema para o gerenciamentodo Estacionamento Regulamen-tado (EstaR) está em andamen-to. “No dia 02 de julho teremosa licitação”, adiantou. O objeti-vo é melhorar a utilização dasvagas da região central, ampli-ando o controle da rotatividade,bem como dar mais agilidade àsações dos agentes de trânsito domunicípio na fiscalização.

Serão fornecidos ainda 16

equipamentos do tipo palm tope 16 impressoras térmicas queservirão para emissão de guiasdo EstaR e emissão de notifica-ções. O sistema também deveráorganizar toda a gestão do Dep-trans. Com a ação, a SecretariaMunicipal de Segurança e Trân-sito quer trazer mais rapidez econtribuir para o desenvolvi-mento das atividades relacio-nadas ao trânsito. “Precisamosavançar para que a populaçãotenha uma resposta em relaçãoàs vagas da região central”, co-mentou Santos.

Divulgação

Terceira reunião com os empresários e moradores da Rua Barão do Rio

Branco aconteceu ontem (04), no Auditório Acary de Oliveira, na prefeitura

Page 16: 06 05 2014

A ocupação de índios emuma área destinada ao Insti-tuto Agronômico do Paraná(Iapar) na base náutica deItaipulândia, na semana pas-sada, ainda repercute na re-gião. Ontem (04) o prefeitoMiguel Bayerle e o vice-pre-feito Juarês Bassani visitaramas famílias que foram aloca-das vindas de Santa Helena.O objetivo foi manter conta-to com o cacique Lino CesarPereira para saber como estáa situação do grupo. Nestasemana, alguns indígenasprocuraram a SecretariaMunicipal de AssistênciaSocial em busca de cestasbásicas e lonas para montaracampamento.

Em contato mantido como escritório da FundaçãoNacional do Índio (Funai)em Guaíra, o prefeito foi in-formado de que o órgão fe-deral não teria condições deprestar assistência às famíli-as. “Os indígenas ocuparama área e não estão tendo as-sistência alguma. Tem diver-sas crianças que estão forada sala de aula. A Funai nosinformou que não tem es-trutura para bancar essa par-te de saúde, educação, ali-mentação. Os índios estãosem comida. Sem uma es-trutura de moradia”, rela-tou o mandatário ao JornalO Presente.

Bayerle ainda adianta queo município vai colaborarcom a assistência à comuni-dade indígena. “Eles são se-res humanos que merecemtodo nosso respeito. Não po-demos deixá-los numa situa-ção subumana. Se eles pro-curaram a Secretaria de As-sistência Social atrás de cestabásica é porque aquela co-munidade não tem o quecomer, não tem onde morar,

não tem sequer uma lona parafazer um barraco”, emendou.

De acordo com levanta-mentos iniciais, são 11 famí-lias que totalizam 44 indíge-nas. O grupo ocupou umaárea de 42 alqueires do Go-verno do Estado, margean-do a reserva da Itaipu Binaci-onal. Um dos objetivos coma ocupação seria chamaratenção do governo federal.

A POLÊMICA

A invasão de índios emárea do Iapar na base náuti-ca está envolvida por polê-mica. O motivo não é devi-do somente à ocupação em

si, mas da forma como elaocorreu. Existe um fato eduas versões.

Na última sexta-feira (30),uma movimentação de veí-culos da Prefeitura de SantaHelena chamou atenção emItaipulândia. Ao ser efetuadaa verificação, constatou-setratar da instalação do grupoindígena que estava na basenáutica santa-helenense.

O prefeito de Santa He-lena, Jucerlei Sotoriva, ementrevista a este diário, con-firmou que o município au-xiliou no deslocamento dosíndios. Ele declarou que asfamílias foram alocadas em

Itaipulândia porque houveuma tratativa neste sentidocom o Governo do Estado,por meio da Secretaria Es-pecial de Assuntos Fundiá-rios. Entretanto, ressaltouque a municipalidade nãoagiu de má-fé, tanto queutilizou veículos caracteri-zados da prefeitura. Disseainda que o prefeito MiguelBayerle tinha conhecimen-to da ação.

NÃO HOUVE

CONSENTIMENTO

O prefeito de Itaipulân-dia falou ontem sobre o as-sunto com O Presente. Ele

frisou que em nenhum mo-mento houve consentimen-to da prefeitura para que osíndios se instalassem na basenáutica. Da mesma forma,garante, não havia consenti-mento do Iapar. “O Hamil-ton Serighelli (secretário es-pecial de Assuntos Fundiá-rios), há muito tempo, co-mentou da possibilidade detrazer índios para cá. Nuncahouve a concordância, emprimeiro lugar, do Iapar, queestá explorando essa área deterra, e não houve a concor-dância por parte do municí-pio, porque estávamos dis-cutindo a implantação de

Page 17: 06 05 2014

um campo experimentalnaquele local. Por isso nun-ca houve o consentimentona utilização da área da basenáutica no intuito de repas-sá-la para os índios”, frisou.

Bayerle salienta que amunicipalidade tinha outrogrande projeto que seriaimplantado naquele local.“Existe um projeto de tra-vessia entre a base náuticade Itaipulândia e o Paraguai.Está havendo um estudo esabemos que no lado para-guaio isso estava bem adian-tado. O grupo que estavadesenvolvendo este projetoocuparia parte da área dabase náutica”, relata.

Devido à ocupação dolocal por famílias indígenas,os dois projetos que esta-vam em tratativas em proldo município foram inter-rompidos. “Estes projetosficam prejudicados. Não éque tenhamos algo contraos índios, mas para aquela

área estava sendo discutidoum projeto bem mais am-plo”, cita o prefeito.

Ele, por sua vez, preferenão entrar no mérito se oque ocorreu na área do Iaparfoi uma invasão ou não. “Nãovou entrar em discussão, masem nenhum momento hou-ve o consentimento do Iapare do município”, menciona.

Questionado se a muni-cipalidade pretende tomaralguma medida, Bayerleapenas lamenta que o localem que foram alocados ín-dios era uma área boa deItaipulândia e na qual a pre-feitura vislumbrava impor-tantes projetos. “Não é umaárea de terra do município,mas sim do Governo do Es-tado, que deve estar toman-do as devidas providências.Mas com todo respeito aosíndios, ficamos sentidosporque poderiam ser im-plantados projetos maisamplos”, expõe.

NOVAS INVASÕES

Alguns municípios daregião veem hoje a ocupa-ção indígena como umproblema. Questionado seteme novas invasões emItaipulândia, Bayerle acre-dita que isso não deve serepetir. “A maioria abso-luta das nossas proprieda-des são pequenas. Então omunicípio não tem ne-nhuma área improdutivaou grandes latifúndios.Eles (índios) acabaram,motivados não sei porquem, ocupando a área doIapar, que estava sendoutilizada e depois seriatransferida para o muni-cípio visando à implanta-ção do campo experimen-tal”, conclui.

Page 18: 06 05 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,05 DE JUNHO DE 2014

Dia 05: Álvaro HelfensteinDia 05: Fernando WildDia 05: Gilmar NeumannDia 05: Keila CrepinDia 05: Leidi NiedDia 05: Loreno TafarelDia 05: Nivair Castro de SouzaDia 05: Noeli FrantzDia 05: Rudi ScheufeleDia 05: Sônia Lewandoski M

ari

a

Ele

na

JANTAR DANÇANTENa próxima quinta-feira (12) acontece um

jantar em comemoração ao Dia do Vinho e aoDia dos Namorados. O jantar será servido apartir das 19h30, no Buffet du Cheff, emToledo. O cardápio vai ser à base de ovelha:ovelha na laranja, ovelha ao vinho, ovelhaassada, ovelha à parmegiana, leitão recheado,espaguete alho e óleo, arroz, salpicão, maione-se, salada verde e havaiana, incluindo trêsgarrafas de vinho e uma garrafa de suconatural de uva em cada mesa de oito pessoas.O valor é R$ 35 individual ou R$ 120 paragrupo de quatro pessoas.

CURSO DE

PIZZAIOLOO Senac Marechal Cândido Rondon, em parce-

ria com o Centro Municipal de Ensino Profissio-nalizante (Cemep) e o Centro de Referência deAssistência Social (Cras), realiza de 11 de junho a17 de setembro o curso de pizzaiolo. O curso temcarga horária de 180 horas e faz parte do ProgramaNacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(Pronatec). O objetivo é qualificar os alunos parapreparar diferentes tipos de massas, molhos, re-cheios e coberturas, montar pizzas, focaccias, calzo-nes em pizzarias, restaurantes, lanchonetes, ba-res, entre outros, aplicando as boas práticas, le-vando-o a relacionar-se eticamente com a equipe eos clientes, desenvolvendo uma atitude criativadiante dos desafios do trabalho. Mais informaçõespelo telefone (45) 3284-4200.

BAZAR DOSTROCADOS

A Igreja Evangélica Congre-

gacional do Brasil, situada na

Rua Dom Pedro I, esquina com

Rua Rio Grande do Norte, reali-

za sábado (07) o 2º Bazar dos

Trocados. Serão disponibilizadas

roupas usadas a partir de R$ 0,50,

e também novas com valores espe-

ciais, além de utilidades domésti-

cas. O bazar inicia às 09 horas,

encerrando às 17 horas.

João Livi

O casal Adriana e

Ademar Bayer

marcando

presença no

jantar em

comemoração ao

Dia da Indústria,

que aconteceu

em Cascavel,

recentemente

O casal Marta e Mem Mare

Page 19: 06 05 2014

O casal Aline e DorivalJunior curtindo férias

nas salinas deMaragogi, Alagoas

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 SOCIAL

FALAR EM PÚBLICOA Associação Comercial e Empresarial de Palotina (Acipa) promove neste

sábado (07) e no próximo dia 14 um curso de oratória módulo avançado, queserá ministrado pelo professor João Klein. O curso ocorrerá na Acipa, cominício às 08 horas. A capacitação é em período integral.

Serão repassadas técnicas de oratória, como se apresentar e falar bemem público entre outros assuntos, além de dinâmicas com os participantes.Mais informações pelo telefone (44) 3649- 4254, com Jocyelli Rocha.

CURSOS

TÉCNICOS

GRATUITOSEstão abertas as inscri-

ções para o processo seleti-vo dos cursos técnicos ofe-recidos pelo Senai, por meiodo Programa Nacional deAcesso ao Ensino Técnico eEmprego (Pronatec). Sãomais de 2,5 mil vagas paraestudantes do Ensino Mé-dio das escolas da rede pú-blica estadual, que tenhaminteresse em fazer um cursotécnico 100% custeado pelogoverno federal. As aulasiniciam no dia 28 de julho.Podem se inscrever estudan-tes a partir de 16 anos deidade que estejam cursandoo 2º ano do Ensino Médio.Há cursos em diversas áreasde atuação do setor indus-trial, como eletrotécnica,logística, eletrônica, redesde computadores e teleco-municações, em todas asregiões do Paraná.

Mais informações tam-bém podem ser obtidas nosite www.pr.senai.br/pro-natec ou pelo telefone 0800648-0088.

arta e Mauro Donha em recente evento

m Marechal Cândido Rondon

O casal Aline e DorivalJunior curtindo férias

nas salinas deMaragogi, Alagoas

Arquivo pessoal

COMO CRIAR UMSITE DE SUCESSOEstão abertas na Associação

Comercial e Empresarial de Mare-chal Cândido Rondon (Acimacar)inscrições para a oficina “Comocriar um site de sucesso”, que serárealizada na segunda-feira (09), das19 às 23 horas, na sala de cursos daAssociação Comercial. O objetivoé demonstrar a internet como umaferramenta para o sucesso dos ne-

gócios e compreender os benefí-cios da empresa ter um site.

O instrutor seráAndré Ott, consultor efacilitador de aprendi-zagem credenciadopelo Sebrae.

Mais informações einscrições na Acimacarcom Cláudia. A oficinaé uma realização da Aci-macar em parceria como Sebrae.

Page 20: 06 05 2014

O mundo cada vezmais atribulado,turbulento e cheio de

incertezas exige que as pessoastenham equilíbrio para vivenci-ar situações diversas. Estresse,cobranças no trabalho, brigasem família. Como lidar melhorcom essas situações, garantindomais qualidade de vida? Muitosbuscam a prática de atividadesfísicas, outros fazem ioga ou atémesmo são medicados com tran-quilizantes e calmantes. Mas háquem busque na fé a moderaçãonecessária para encarar todos

esses desafios. Um exemplo sãoas mais de duas mil pessoas queparticipam do Movimento deCursilhos de Cristandade emMarechal Cândido Rondon e mu-nicípios vizinhos.

O movimento, criado na Es-panha e com 52 anos de históriano Brasil, tem atraído cada vezmais participantes. Para ingres-sar neste movimento de igreja, apessoa participa de um retiro detrês dias. Os últimos realizadosaconteceram em dois fins de se-mana - 22 a 25 de maio para asmulheres e 29 de maio a 1º de

junho para os homens - e conta-ram com a participaram de 150pessoas, a maioria casais, mais90 pessoas das duas equipes quetrabalharam e reviveram a ex-periência. Os cursilhistas garan-tem que a experiência é maravi-lhosa, arrebatadora, põe no eixoquestões antes encaradas demaneira agressiva, inflexível eaparentemente sem solução eapresenta novas possibilidades.“Torna-se uma filosofia de vidapara quem participa”, garantem.

“Foi a melhor experiência queeu vivi em toda a minha vida. Eisso que eu já sou mãe”, conta aempresária Silvia Regina Catha-rino. Ela e o marido Paulo SergioCosta, também empresário deMarechal Cândido Rondon, par-ticiparam da última edição doCursilho, um movimento da Igre-ja Católica, conduzido por cris-tãos leigos com assessoria espi-ritual de um sacerdote em cadainstância, seja nacional, regionalou diocesana.

O movimento funciona daseguinte forma: quem passoupela experiência do retiro, no seu4º dia (assim chamado o períodoque é a vida após o cursilho até odia da morte), inspiram e convi-dam outros casais e jovens a par-ticipar. O retiro é uma rica expe-riência espiritual e tem como ob-jetivo a evangelização. Durante

os três dias acontecem três mo-mentos importantes: o encontroconsigo mesmo, o encontro como Cristo e o encontro com o outro.Após a vivência dos três dias, oscursilhistas se reúnem em gru-pos, entre uma e duas vezes pormês, para orar, estudar e promo-ver ações que beneficiem outraspessoas. Esses encontros são umdos meios de perseverança.

“O objetivo do Cursilho não éviver apenas a experiência dostrês dias. Eles são fantásticos, masé preciso mais. O carisma do mo-vimento é a evangelização dosambientes. Conhecer Jesus Cris-to, sentir a sua presença viva econfortante, é uma experiênciaúnica. E desse encontro nasce umavontade de sair de si, ir ao encon-tro do outro e levar a Boa Novadescoberta para novas pessoas.Na metodologia própria do mo-vimento, preparamos as pessoaspara que enxerguem as realida-des temporais e possam atuarsobre elas como cristãs e cristãoscomprometidos com a propostado Evangelho”, explica MartaSchumacher. Ela e o marido Gil-berto estão coordenadores dioce-sanos no período de 2012 a 2015.Eles são responsáveis pelos deca-natos de Palotina, Assis Chateau-briand, Toledo e Marechal Cândi-do Rondon. Em cada um dos deca-natos, há um casal coordenador.

Em Marechal Rondon a respon-sabilidade é do casal Marisa e JoséLademir Friedrich.

“Nossa caminhada de cris-tãos tem como base um tripé,constituído por oração, estudoe ação. Frequentamos os trêsdias do retiro para nos prepa-rar para o quarto dia, que édesde que terminou o Cursilhoaté que chegue a morte. Issoajuda a nos preparar para oquinto dia, que é a eternidade”,explica Friedrich.

“Normalmente o Cursilhoacontece duas vezes ao ano. De-pois desse retiro, que possuimetodologia própria, os casaispassam a frequentar as escolasvivenciais, ultreias, horasapostólicas e os encontros re-gionais de formação, nos quaisestudamos os temas e prepa-ramos cursilhistas para aju-dar na evangelização”, desta-ca Marta.

De acordo com ela, o objeti-vo é ter cristãos evangelizadospara melhorar os ambientes queeles frequentam. “É importanteque nós sejamos o próprio Evan-gelho, que precisa ser vivo, atra-vés de nós. A proposta é viver aespiritualidade, ou seja, os va-lores cristãos de forma autênti-ca e verdadeira no nosso dia adia e com isso inspirar as pesso-as. As pessoas nascem para ser

Page 21: 06 05 2014

felizes e existe um caminho paraisso, e é essa mensagem quequeremos passar”.

Marisa garante que esse com-portamento, alinhado ao que dizo Evangelho de Jesus Cristo,muda a vida das pessoas. “OCursilho muda nossa vida pes-soal, profissional, familiar e so-cial”, diz. “A gente cresce espi-ritualmente, faz bem para me-lhorar como pessoas, na vidado casal e na educação dos fi-lhos. Há uma mudança muitogrande. Empregamos valoresno dia a dia que aprendemoscom nossos pais, mas que ha-víamos deixado de lado. Sóentão vemos como é importan-te colocar esses valores emnossas vidas”, frisa. “Todostêm problemas, mas o movi-mento ajuda a passar por essesproblemas com mais facilida-de, encarar de maneira maisnatural”, pondera.

Marta acrescenta que tudotem base na família. “Depoisde frequentar o Cursilho a pes-soa começa com mudanças emsua pequena igreja doméstica,que é a própria família. As pes-soas passam a viver o casa-mento de outra forma e irradi-am isso para outras pessoas dafamília e para a sociedade”, diz.“Se temos famílias boas, temosuma comunidade estrutura-da”, amplia Marta.

Com o fim do Cursilho co-meçam os encontros, os meiosde perseverança, como a for-mação de novos grupos e asescolas vivenciais. “Nesses en-contros, cursilhistas e lideran-ças de toda a diocese debatemdeterminado tema e são incum-bidos de reeditar os debates emseus grupos, em suas cidades oucomunidades”, conta Friedrich.

Nos encontros do decanato deMarechal Rondon participamainda as comunidades de Mer-cedes, Nova Santa Rosa, NovoSarandi (distrito de Toledo),Quatro Pontes, Pato Bragado eEntre Rios do Oeste.

Além das atividades dosgrupos e das coordenações, osfrequentadores também parti-cipam de atividades ligadas di-retamente à Igreja Católica, ou-tras pastorais e projetos. Todaa igreja apoia o movimentoatravés dos sacerdotes e do bis-po dom João Carlos Seneme.“Em Rondon, nós nos encon-tramos para rezar, estudar,confraternizar, trocar experi-ências, compartilhar vivênci-as, desenvolver projetos e tam-bém temos a missa do Cursilho,uma vez ao mês, e a hora apos-tólica, também mensal”, desta-ca Friedrich. "Todo ano realiza-mos um encontro denominadoUltreia Festiva, que este ano de2014 será sediada pelo setor deAssis. Esse momento é compos-to de espiritualidade (missa),confraternização entre as famí-lias e uma rica troca de experi-ências. “É um momento de com-partilhar e celebrar tudo o querealizamos durante o ano”, re-lata Marta.

CHAMA ACESAFriedrich e Marisa estão à

frente do decanato rondonenseneste ano e no próximo organi-zando os grupos e mantendo aligação com a diocese, conscien-tes da responsabilidade de esti-mular a participação. “Nossagrande responsabilidade é teruma equipe que organize o mo-vimento para que as pessoas semantenham participativas,para manter a chama acesa”,

destacam. Para isso, de acordocom eles, é importante o papeldos padrinhos - aqueles queconvidam o casal para o Cursi-lho. “Os padrinhos estimulama participação. Esperamos che-gar ao fim de 2015 e ter somadopara ajudar o movimento emsi”, avalia Friedrich. “Este ano aproposta é pela busca aos afas-tados, que fizeram o Cursilho eque, por motivos alheios, dei-xaram de frequentar os encon-tros”, amplia Marta.

Para Friedrich e Marisa, co-ordenar significa não ser ego-ísta. “Soubemos como foi im-portante nas nossas vidas,pela família, pelo trabalho. Agente sabe que o movimentodá muitos e muitos frutos.Aceitamos coordenar porconta do bem que fez para agente. Outras pessoas tam-bém merecem passar por isso”,diz Friedrich, que amplia: omovimento está muito forte emMarechal Rondon.

ALINHADO À IGREJA“Estamos diretamente alinha-

dos com a igreja. Caminhamosjuntos, até porque nós somos aIgreja e a Igreja como um todoprecisa de lideranças para a evan-gelização e para as pastorais, e oCursilho estimula essa lideran-ça. “Não somos um grupo inde-pendente”, ressalta Marta.

O SABORDA LARANJA

Muita gente questiona o quese faz nos Cursilhos. Para quemparticipa, é algo que não há comoexplicar. “É uma experiência vi-vencial. Não tem como expli-car, tem que sentir”, diz Marta.

Silvia conta que no começoestava receosa, mas garanteque a experiência para ela foifantástica. "O convite foi feitopara o Sérgio (marido). Quan-do os padrinhos foram lá emcasa confirmar a presença, euainda estava relutante. Fui como coração apertado por deixaras minhas filhas, mas fiqueicom o coração apertado quan-do acabou”, disse.

Para ela, não existem pala-vras que expliquem o bem-es-tar e a paz espiritual conquis-tados com o Cursilho. "Comoexplicar o sabor de uma laran-ja sem ter experimentado? Nofinal do encontro eu soube osabor da laranja. Só indo parasaber. É uma experiência úni-ca, que desperta sentimentosbons”, analisa.

Entre os sentimentos está aigualdade entre os seres huma-nos, garante o marido. “Lá no

Cursilho ninguém é mais que nin-guém, todo mundo é igual. É mui-to bom viver assim”, diz PauloSergio Costa, que ratifica a opi-nião da esposa: “só vivendo parasaber realmente o que é; não temexplicação”. Para Marta, o Cursi-lho amplia visões, deixa a pessoamais perceptiva e mais sensível.

JOVENSNeste ano, a coordenação

diocesana promoverá umanova experiência. Já está sendoorganizado o 10º Cursilho paraJovens, de ambos os sexos (mis-to), e que acontece na primeiraedição de dois dias, conside-

rando as atividades profissio-nais e de estudo dos jovens.“Queremos formar líderes jo-vens, eles têm muito a contri-buir, precisam de espaço. Senão damos oportunidade, nãohá como esperar muito deles”,afirma Marta.

O evento vai acontecer de10 a 12 de outubro, no InstitutoJoão Paulo II. "Quem tiver inte-resse, não espere ser convida-do. Procure as coordenações oucursilhistas da sua comunida-de e já anuncie seu interesse edeixe seu nome. Em agosto ini-ciarão as inscrições e a forma-ção do grupo", orienta.

Page 22: 06 05 2014
Page 23: 06 05 2014
Page 24: 06 05 2014

24 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

FUTSAL

Finalistas do Troféu Difusora serão conhecidos hojeJogos de volta das semifinais acontecem no Ginásio O Bragadinho;em caso de empate, decisão será na prorrogação ou nos pênaltis

Atletas de quatro equipesentram em quadra hoje (05),no Ginásio de Esportes O Bra-gadinho, em Pato Bragado,para disputar os dois jogos devolta do 38º Troféu Difusora/Copagril de Futsal que apon-tarão os times que duelarãopelo troféu de campeão do cer-tame. O primeiro confrontoacontece às 19h30, envolven-do a equipe Cataratas Empre-endimentos/Jaclani Esportes/Laborde Tintas e o seleciona-do de Santa Helena. Na sequ-ência, os jogadores da equipeNova Santa Rosa/Frigorosa/Construluz/Opçãonet enfren-tam os atletas da equipe anfi-triã, Pato Bragado.

Os confrontos de ida do No confronto de ida, Pato Bragado e Nova Santa Rosa empataram em 1 a 1

Troféu Difusora de Futsalaconteceram na última quin-ta-feira (29), no Ginásio deEsportes Ney Braga, em Ma-rechal Cândido Rondon, eterminaram empatados. Ojogo entre Nova Santa Rosa ePato Bragado teve o placar de1 a 1, enquanto CataratasEmpreendimentos e JaclaniEsportes ficaram em pé deigualdade em 3 a 3.

Para garantir a classifica-ção para a final do TroféuDifusora, as equipes preci-sam vencer os times oponen-tes por qualquer placar; oempate com qualquer saldode gols leva a decisão à pror-rogação com dois tempos decinco minutos e caso o empa-

te persista, o finalista seráconhecido nos pênaltis.

A Secretaria de Esportese Lazer de Nova Santa Rosacomunica que haverá ôni-bus para os torcedores iremao jogo, com saída previstapara as 19h30, em frente àprefeitura.

Este é um dos campeona-tos de futsal mais tradicionaisdo interior do Estado do Pa-raná, reunindo dezenas deequipes de diversos municípi-os da região. A premiação serápara as equipes melhor classi-ficadas, além de goleiro menosvazado e artilheiro. Os con-frontos da primeira fase foraminiciados no dia 1º de abril, noGinásio Ney Braga.

Joni Lang/OP

Palotina e Marechal Rondonfarão a final do Regional

A emoção marcou os jogossemifinais do CampeonatoRegional de Futebol Suíço,Copa Kaiser/Palotina Espor-tes, realizados na última se-gunda-feira (02), no Campodo Santa Fé, em Palotina. Naprimeira partida se enfren-taram 3AC, de Marechal Cân-dido Rondon, e AABB, deGuaíra, em uma partida equi-librada. A equipe rondonen-se levou a melhor e venceupelo placar de 2 a 1, classifi-cando-se à final.

Já na segunda partida, oconfronto foi entre GByte In-formática, de Palotina, e Uso,de Mundo Novo (MS). Apósestar vencendo a melhor equi-pe da primeira fase por 3 a 1, otime de Palotina acabou ce-dendo o empate no segundotempo. A disputa foi para acobrança de penalidades e aequipe palotinense foi maiscompetente, vencendo peloplacar de 4 a 2.

A data do confronto da fi-nal ainda será definida.

Conjunto encerra participaçãona Copa do Mundo de GR

O conjunto brasileiro deginástica rítmica (GR), quetem entre as suas atletas aginasta Mayra Gmach, daSadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, encerrou sua participa-ção na Copa do Mundo deMinsk, na Bielorússia, em 11ºlugar, somando 15.950 pon-tos na classificatória do con-junto de bolas e fitas. Na sex-ta-feira (30), a equipe tinhasomado 15.550 pontos, noconjunto de maças, ficandoem 11º, mesma colocação doconjunto geral, totalizando31.500 pontos, na somatóriados dois aparelhos. A compe-tição foi realizada entre sex-ta-feira e domingo (1º).

Para a técnica Camila Fe-

renzin, a competição foi mui-to importante para dar àsatletas mais experiência e aconfiança necessária para aprincipal disputa do ano, oCampeonato Mundial, em se-tembro, na Turquia. Com osresultados, a equipe não as-segurou vaga para a final,realizada no domingo, com aparticipação das oito equipesmelhor pontuadas.

Além de Mayra Gmach,integraram o conjunto bra-sileiro as atletas Beatriz Po-mini, Eliane Sampaio, Fran-cielly Pereira, Gabrielle Silvae Isadora Magalhães. Acom-panharam a equipe a técnicae chefe da delegação, CamilaFerezin, a coreografa, Bruna

Rosa, a árbitra, Cristina Vi-tal, e a fisioterapeuta, Caro-lina Lebre Dantas.

CURSO

Por outro lado, a profes-sora Adelina MagendanzDalazem, da Sadia/Prefeiturade Toledo/Sesi, foi aprovadana segunda etapa da Acade-mia da Federação Internacio-nal de Ginástica (FIG) com amelhor pontuação, entre ototal de participantes inscri-tos, representantes de vári-os países. Do Brasil, apenasduas técnicas participaram.O curso foi realizado emCali, na Colômbia, de 20 a30 de maio. O curso é dividi-do em três etapas.

PORTÃO DO OCOÍ RECEBEPROJETO KARATÊ BOM DE NOTA

Divulgação

O projeto Karatê Bom de Nota, desenvolvido pela administração de

Missal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em contraturno

escolar, atende alunos a partir dos sete anos de idade. Os objetivos

são atingir o equilíbrio físico e emocional, além de trabalhar a

psicomotricidade, socialização e integração, estimular os sentidos,

melhorar a concentração, disciplina e o respeito ao próximo. Segundo

a secretária de Assistência Social, Lisete Noss Ribeiro, este projeto já

vem acontecendo no Bairro Renascer em dois turnos e no centro da

cidade com duas turmas. “Devido à grande procura, foi ampliado para

o distrito de Portão do Ocoí”, conta. As aulas da modalidade esportiva

são ministradas pelo professor Valdemir de Azevedo.

ENTREGA DE MATERIAIS À EQUIPE DE GR RONDONENSEJean Zeni

Na sexta-feira (30), o secretário

de Esportes e Lazer de

Marechal Cândido Rondon,

Roberto Braatz, acompanhado

dos representantes parceiros

do projeto de Ginástica Rítmica

(GR), Jorge Osmarini, Colégio

Cristo Rei, AACC e Sesi,

realizou a entrega de materiais

esportivos, dentre eles arcos,

bolas, fitas e massas. A entrega

aconteceu no pavilhão de

treinamento das escolinhas de

GR junto ao Parque de

Exposições Alvaro Dias e

prestigiada pelas professoras

e alunas da modalidade.

Page 25: 06 05 2014

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 ESPORTES

PARANAENSE DE FUTSAL

Copagril perde dois jogos seguidos e busca reabilitaçãoPróxima partida da equipe será amanhã (06), contra o Keima, de Ponta Grossa

A disputa seguiu firme doapito inicial até o último se-gundo, mas não deu para o timeda casa. Na noite de terça-feira(03), a equipe Copagril/SempreVida/Marechal Cândido Ron-don perdeu pelo placar de 3 a 2para o Poker/Guarapuava/Garden Shopping/Óleo Leve,líder do Campeonato Parana-ense de Futsal Chave Ouro. Poroutro lado, ambas as equipesprotagonizaram uma ótimapartida para a torcida.

A rivalidade entre os doistimes já era aguardada. A Co-pagril precisava dos pontospara alcançar seus objetivos daprimeira fase do CampeonatoParanaense e Guarapuava vi-nha com muita vontade de que-brar o tabu de não vencer osrondonenses há cinco anos.

Com o resultado, Guarapua-va praticamente garante a 1ª colo-cação na primeira fase e a Copa-

gril perdeu a chance de alcançar aliderança, mas segue em busca do2º lugar. Apesar de ser possível,mesmo ganhando os dois últi-mos jogos desta fase, o atual bi-campeão precisa torcer para queCascavel e Umuarama tropecem,ou não conseguirá alcançá-los.Umuarama Futsal encara o Kei-ma/Operário e Cascavel tem pelafrente Ciagym/Maringá e ACF,equipe esta que não venceu ne-nhum jogo na temporada.

O próximo jogo da equiperondonense será amanhã (06),contra o Keima, de Ponta Gros-sa. A partida será no Ginásio deEsportes Ney Braga, às 20h15, ea missão do recém-contratadotécnico Paulo César de Oliveira(PC de Oliveira), será garantir aprimeira vitória enquanto co-mandante do selecionado ron-donense. Depois disso, será a vezde encarar o Notável Móveis/Ampére, no próximo dia 14.

Maiara Basso é convocadapela Seleção Brasileira de Vôlei

A atleta Maiara Cristina Bas-so, de 18 anos, que integra a equi-pe do Projeto Feras do Vôlei háquatro anos pelo Colégio Evan-gélico Martin Luther, de Mare-chal Cândido Rondon, foi con-vocada nesta semana para a Se-leção Brasileira Juvenil que dis-putará o Torneio Internacionalnos Estados Unidos da América,entre os dias 10 e 21 de junho.

A jogadora apresentou-se nasegunda-feira (02) no Centro deTreinamento das Seleções, emSaquarema, no Rio de Janeiro,onde participa dos treinamen-tos junto à Seleção. O projeto,que conta hoje com cerca de 200crianças e adolescentes partici-pantes, vem revelando diver-sos atletas no cenário estadual enacional. Esse sucesso é devidoà parceria que o Colégio Martin

Luther tem com Sicoob e com aPrefeitura de Marechal Rondon,proporcionando treinamentosde qualidade para alcançar po-sições de destaque.

No início deste ano, a atletade vôlei foi cedida para o timeCascavel/São José dos Pinhais/Caio, quando disputou a Su-

perliga Feminina de Vôlei cate-goria B, cujos confrontos reuni-ram equipes e atletas todo opaís. Maiara esteve cedida en-tre os dias 05 de janeiro e 23 demarço. No mês de abril ela dis-putou o Campeonato EstadualSub-18 de Vôlei, já pela equiperondonense.

Atleta Maiara

Basso se

prepara para

jogar o Torneio

Internacional

nos Estados

Unidos

Palotinenses ganham três medalhas de ouro no taekwondoAtletas da arte marcial de ta-

ekwondo participaram da 4ª CopaOeste de Taekwondo, em Casca-vel, no último domingo (1º). A Copareuniu cerca de 320 atletas, o maiorevento regional do Paraná comparticipantes entre quatro e 40anos, que representaram 12 equi-pes da região, oriundas das cida-

des de Medianeira, Foz do Iguaçu,Toledo, Cascavel e Palotina.

O evento contou com integran-tes da Seleção Brasileira nas cate-gorias cadete e juvenil e com apresença do técnico da SeleçãoBrasileira, Fernando Madureira. Omunicípio de Palotina foi represen-tado pelos atletas do projeto “Ta-

ekwondo para Todos”, da EscolaPadre Vitorino Róggia e da Acade-mia Boa Forma, comandados peloprofessor Emerson Sudbrack.

O desempenho dos palotinen-ses foi muito bom, com uma me-dalha de ouro e uma de prata nacategoria infantil; uma medalhade ouro e uma de bronze na cate-goria infantil feminino; e umamedalha de ouro, duas de prata euma medalha de bronze na cate-goria cadete. O nível mais uma vezfoi destacado e os melhores colo-cados conquistaram pontuaçãoválida para o ranking estadual. Osatletas agradecem aos patroci-nadores Renova Tintas, Loja Ân-cora, I.Riedi, Laboratório São José,Tend de Tudo 1,99 e SecretariaMunicipal de Esportes.

Atletas que

representaram

o município de

Palotina e

faturaram

medalhas na

competição

Divulgação

Joni Lang/OP

Page 26: 06 05 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

Empolgado, Ademilson mira vaga no time titularAtacante retorna ao clube e não se intimida com a grande concorrência no ataque

SÃO PAULO

O São Paulo não econo-mizou para reforçar o seusetor ofensivo nesta tempo-rada. Além de Luis Fabiano,o clube foi ao mercado e trou-xe peças importantes comoAlexandre Pato e Alan Kar-dec. Mas um talento formadonas categorias de base do clu-be promete brigar pela posi-ção e dar trabalho ao técnicoMuricy Ramalho. Em alta apósboa passagem pela seleção bra-sileira sub-21, Ademilson re-torna ao clube durante a pa-ralisação do Brasileirão para adisputa da Copa do Mundo; oelenco tricolor viaja para Or-lando, nos Estados Unidos,no dia 14 de junho.

Sem se intimidar com agrande concorrência interna,o atleta de 20 anos mostraconfiança em sua boa fase,mas enaltece as qualidadesdos seus companheiros de ata-

que. Com a saída de Pabónpara o futebol mexicano, atendência é que o jovem voltea ter mais espaço na equipe.“Como eu sempre digo, a bri-ga por uma vaga continua.Independentemente de quemchega ou sai, tenho sempreque continuar trabalhando eficar preparado para poderajudar o São Paulo. É meudever tentar ajudar, sempre, epor isso me dedico nos trei-nos para ficar à disposição doMuricy”, afirmou ontem (04).

Ao lado de Lucas Evange-lista, Auro e Rodrigo Caio,Ademilson fez parte da sele-ção brasileira que venceu oTorneio de Toulon, na últi-ma semana. Empolgado comsua participação no time co-mandado pelo técnico Ale-xandre Gallo, o atacante es-pera dar sequência ao bommomento no São Paulo.

Para conquistar a confian-ça da torcida e ganhar a con-corrência interna, Ademilsonaposta em um aliado: o técni-co Muricy Ramalho. “Nós sem-pre aprendemos com todos ostreinadores que passam pelo

Rubens Chiri/sãopaulofc.net

Thiago Silvasonha com taça eplaneja zero golpara Seleção

Thiago Silva é um sujeitoque pensa grande. A uma sema-na da estreia na Copa do Mun-do, seus objetivos não são nadamodestos. Capitão da SeleçãoBrasileira, ele admitiu ontem(04) que o sonho de erguer a taçano Maracanã, no dia 13 de ju-lho, já está em sua cabeça. Emais: deseja passar toda a com-petição, os sete jogos até o título,sem levar nenhum gol.

Caso o Brasil seja campeão,ele, como dono da braçadeira,será o responsável por levantara taça. Gesto de Bellini, em 58,Mauro, em 62, Carlos AlbertoTorres, em 70, Dunga, em 94, eCafu, em 2002. Esses cinco cam-peões inspiram o pensamentodo zagueiro da seleção brasilei-ra; esse será o segundo Mundialde Thiago Silva.

“Se eu falar para você quenão pensei (em levantar a taça),estarei mentindo. É inevitável.É uma possibilidade grande,por ser dentro de casa, por teruma equipe qualificada e umatorcida apaixonada. O momen-to é único, a pressão é muitogrande. Mas temos de pensarna estreia, que é o mais impor-tante”, declarou.

Poupado do amistoso contrao Panamá, na terça-feira (03),Thiago Silva ficou na GranjaComary para fazer fortalecimen-to muscular. Ele deverá começara partida de amanhã (06) dianteda Sérvia. Este é o último testeantes da estreia no dia 12, tam-bém na capital paulista, frente àCroácia. Lá será dado o primeiropasso do projeto “zero gol” im-plantado pelo capitão.

Questionado sobre uma metade gols sofridos na Copa, eleesbanjou otimismo: “Zero. Zeroporque a parte defensiva da Se-leção é muito sólida. Acredito emtodos do setor defensivo e vejouma equipe muito bem prepara-da. Anos atrás, poucos falavamde nossa defesa. Agora falammuito mais e isso nos dá orgu-lho, motivação e ainda mais res-ponsabilidade. Tenho confiançatotal e espero acertar esse núme-ro de gols”, disse.

clube. E com o Muricy nãoestá sendo diferente, porquetodos os dias aprendo algumacoisa com ele. Sei que aindatenho que evoluir, mas achoque já aprimorei um pouco afinalização”, disse.

Ángel Romero chega ao Brasil e assina com o CorinthiansÁngel Romero, de 21 anos

de idade, desembarcou em SãoPaulo no fim da tarde de on-tem (04) para a realização deexames médicos e assinaturacontrato de cinco anos com oCorinthians. Acompanhadodo empresário e de seu irmão

Óscar, o atacante paraguaioatendeu rapidamente aos jor-nalistas e partiu para o Par-que São Jorge, onde foi rece-bido pela diretoria do Timão.Romero fica no Brasil até arealização de todos os examesclínicos e cardiológicos.

“Foram muitas coisas queme fizeram escolher o Corin-thians, sabemos que é umclube muito grande do Bra-sil. Quero mostrar dentro decampo o porquê me trouxe-ram para cá”, afirmou. Nasequência, Romero será libe-

rado pelo Timão, que oaguarda novamente no pró-ximo dia 16, data da volta aobatente de todo o elenco deolho na segunda parte doCampeonato Brasileiro, querecomeçará no próximo dia16 de julho.

Vasco procura Grêmio para se inteirar sobre GladiadorO Cruz-Maltino se move

nos bastidores para tentarreforçar o elenco durante apausa para a Copa do Mun-do. Após um período de son-dagens e interesses, o clubede São Januário teria procu-

rado o Grêmio a fim de rea-lizar uma negociação peloatacante Kleber Gladiador.No entanto, ambas as partesainda não oficializaram pu-blicamente as conversas.

O empresário do jogador,

Pepe Dioguardi, disse on-tem (04) que o Vasco teriaprocurado diretamente oGrêmio para inteirar-se dasituação do jogador com otime gaúcho. Por outrolado, o diretor executivo do

Tricolor, Rui Costa, negouque tenha chegado qual-quer proposta do Vasco porKleber, no entanto, o car-tola afirmou que, caso hajaalguma proposta, ela serádiscutida.

Itália decepciona e empata com a seleção de LuxemburgoApós empatar sem gols com

a Irlanda no último sábado (31),a Seleção da Itália terminou maisuma partida com placar igual.Desta vez por 1 a 1, ontem (04),com a fraca Seleção de Luxem-burgo, 112ª no ranking da Fifa, nosegundo amistoso de uma sérieque a equipe do técnico Cesare

Prandelli está fazendo como pre-paração para a Copa do Mundo.Os gols foram marcados por Mar-chisio, para a Azurra, e Chanot,para a equipe adversária.

O jogo começou morno, commuitos passes entre os jogado-res da Itália. A partida só es-quentou aos oito minutos, quan-

do Balotelli recebeu lindo lan-çamento pela direita, passoupor dois marcadores e cruzouna cabeça de Marchisio, quecolocou dentro da rede. Após olance, a seleção da Itália aindateve mais duas boas oportuni-dades com Balotelli e com Can-dreva, sem sucesso.

A Itália está no Grupo D daCopa do Mundo e faz sua es-treia contra a Inglaterra, nodia 14, na Arena da Amazô-nia, em Manaus. Antes, os ita-lianos terão mais um amisto-so, desta vez com o Fluminen-se, no domingo (08), às 17h30,em Volta Redonda.

Nadal despacha Ferrer e chega à semi em Roland GarrosHouve mais trabalho para

Rafael Nadal do que nos jogosanteriores, mas é bem com-plicado parar o octacampeãode Roland Garros quando ele

está no saibro francês. DavidFerrer equilibrou ontem (04)as ações no início, mas nãoconseguiu fazer frente ao ri-val e amigo: vitória de Rafa

por 3 sets a 1, com parciais de4/6,6/4, 6/0 e 6/1. Na semifinal,Nadal enfrentará o britânicoAndy Murray, que venceu ofrancês Gael Monfils por 3 sets

a dois (6/4, 6/1, 4/6, 1/6 e 6/0). Aoutra semifinal, definida naterça-feira (03), será entre osérvio Novak Djokovic e o le-tão Ernest Gulbis.

Ademilson venceu título com a Seleção sub-21

Page 27: 06 05 2014

Acidente com rondonenses parte carro ao meioColisão aconteceu na manhã de ontem (04), por volta das 07 horas,

quando estudantes chegavam à universidade

EM TOLEDO

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 POLICIAL

Seis pessoas ficaram feridasem um acidente que envolveuuma van de universitários edois veículos em Toledo namanhã de ontem (04). A batida,que aconteceu por volta das 07horas, quando estudantes che-gavam à Pontifícia Universi-dade Católica do Paraná (PUC-PR), no Jardim Coopagro, par-tiu um dos veículos ao meio.

O condutor de um Palio dei-

Carro ficou em dois pedaços depois de bater contra poste

xava o estacionamento da Uni-versidade, na Avenida Guara-ni, e teria causado a colisão aoacessar a via sem parar. Elebateu no Escort de Toledo queseguia para o distrito de Dezde Maio. O Ford desgovernadoatingiu a Ducato que transpor-tava 11 estudantes de Mare-chal Cândido Rondon. O mo-torista da minivan estaciona-va para deixar os universitá-

Jovem é preso após bater o carroUm jovem que não teve a

idade revelada pela Polícia Mi-litar acabou detido após se en-volver em um acidente de trân-sito na noite de terça-feira (03),em Medianeira. De acordo coma polícia, ele aparentava estarembriagado e fez o teste do ba-fômetro, que confirmou a des-confiança dos policiais. O mo-torista seguia em um Gol pelaAvenida Brasil quando teriaperdido o controle da direção eatingido uma caçamba de en-tulhos que estava em frente auma residência.

O jovem não ficou ferido edispensou o atendimento dossocorristas. Com o impacto, acaçamba foi arrastada por vá-rios metros. O condutor e o

Catve

rios quando foi atingido. Cincopessoas que estavam na van seferiram sem gravidade. Depoisde bater no coletivo, o Escortcapotou e ainda atingiu umposte, partindo o carro ao meio.

O condutor do Palio não seferiu. As vítimas foram socor-ridas e levadas ao HospitalBom Jesus e, de acordo com aassessoria da casa hospitalar,passam bem.

Carro ficou bastante danificado com o impacto na caixa de entulhos

Guia Medianeira

Gol foram encaminhados paraa Polícia Militar, onde o moto-rista do veículo passou mal.Depois ele foi encaminhado à

Delegacia da Polícia Civil,onde o carro ficou apreendi-do, já que o condutor não por-tava a documentação.

PRF detém oito bolivianos irregulares no paísBolivianos que entraram ir-

regularmente no Brasil para tra-balhar foram detidos ontem (04),por volta das 09 horas, em frenteà unidade operacional da PolíciaRodoviária Federal (PRF), naBR-277, em Santa Terezinha deItaipu. Eles foram flagrados emum ônibus, que foi apreendido.

O coletivo transportavaoito passageiros de naciona-

lidade boliviana. Esses pas-sageiros não portavam a do-cumentação de entrada noBrasil. O guia do ônibus disseque recebeu R$ 100 de cadaboliviano para levá-los atéSão Paulo (SP).

Além disso, no veículo aindafoi encontrada grande quanti-dade de mercadorias sem com-provação aduaneira. Em virtu-

de disso, a mercadoria, o ônibuse os 15 brasileiros que nele esta-vam foram encaminhados paraa Receita Federal em Foz do Igua-çu. Já os oito estrangeiros foramencaminhados para a PolíciaFederal, também em Foz, paraque sejam tomadas as medidasnecessárias, ou para legalizá-losno país, ou para mandá-los devolta ao país de origem.

OPERAÇÃO COPADivulgação/PRF

Na tarde de ontem (04),

durante a Operação Copa,

a Polícia Rodoviária

Federal (PRF) fez a

apreensão de 19 quilos de

maconha que estavam

escondidos em caixas de

brinquedos, em um ônibus

que partiu de Foz do

Iguaçu com destino a

Cascavel. A responsável

pelo produto, de 38 anos,

foi presa em flagrante. Ela

disse aos agentes da PRF

e da Receita Federal que

levaria o entorpecente

até a rodoviária de

Medianeira. A mulher

e a droga foram

encaminhadas para a

Polícia Civil local.

APREENSÃO DE ROUPASDivulgação/BPFron

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron)

apreenderam um carro carregado com roupas importadas ilegalmente

do Paraguai. A ação aconteceu na área rural do município de

Mercedes, na terça-feira (03). Nove volumes de roupas foram

localizados dentro do Corsa com placas de Blumenau, que foi

apreendido. O condutor, de 26 anos, morador de Foz do Iguaçu, foi

identificado e liberado no local. O veículo e a mercadoria foram

encaminhados para a Delegacia da Receita Federal em Guaíra.

ELETRÔNICOS APREENDIDOSDivulgação/BPFron

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) apreendeu na terça-feira

(03) duas sacolas de produtos eletrônicos contrabandeados do

Paraguai. A mercadoria foi localizada em Guaíra, em um ônibus de

linha, que fazia o percurso Guaíra a Umuarama. A bagagem pertencia

a um homem de 46 anos, morador de Vitória da Conquista (BA).

O material foi encaminhado para a Delegacia da Receita Federal

em Guaíra. O dono dos produtos foi liberado.

Page 28: 06 05 2014

JEPS EM MEDIANEIRA

Alunos-atletas disputam hoje segundo dia de competiçõesCampeões das categorias do vôlei de praia serão conhecidos à tarde

28 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

Os cerca de 1,2 mil estu-dantes que participam dasdisputas da fase macrorregi-onal dos Jogos Escolares doParaná (JEPs), em Medianei-ra, protagonizam a partir das08 horas de hoje (05) o se-gundo dia da competição, embusca da classificação para afase final dos JEPs. Na mo-dalidade de basquete, os es-tudantes do Colégio Rui Bar-bosa, de Marechal CândidoRondon, enfrentam às 09h15a equipe do Colégio Estadu-al João Mondrone, de Medi-aneira, na categoria mascu-lino A; às 11h15 o ColégioIncomar, de Toledo, tem du-elo marcado com o ColégioSemeador, de Foz do Iguaçu,na categoria masculino B,ambas no Ginásio AntônioLacerda Braga.

Uma atração será a dispu-ta do futsal, com participaçãode alunos das Apaes da re-gião, sendo que às 14 horasos estudantes da Escola Mu-nicipal de Educação EspecialTernura, de Assis Chateau-

Nova Santa Rosa fatura o3º lugar na Copa Oeste de Bolão

Divulgação

A equipe do bolão

masculino de Nova Santa

Rosa ficou com a 3ª

colocação na 2ª etapa do

9º Campeonato

Integração Costa Oeste

de Bolão Masculino

2014, realizado sábado

(31), na AACC de

Marechal Cândido

Rondon. Na 2ª etapa,

quem levou a melhor foi

Palotina, que somou

1.382 pinos. A 2ª posição

ficou com a AACC/

Marechal Rondon, com

1.377 pinos. Nova Santa

Rosa, em 3º, somou

1.366 pinos. Pato

Bragado ficou com a 4ª

colocação, somando

1.322 pinos. A última

posição coube a Dois

Irmãos, com 1.317 pinos.

briand, jogam com a equipeda Escola Municipal de Edu-cação Especial Zilda ArnsNeumann, de Santa Helena,na categoria masculino C.

O handebol é disputado noGinásio Wadir Dall'Óglio e às08 horas os atletas do ColégioEstadual Leonilda Papen, deMercedes, disputam com o Co-légio Vicentino São José, deFoz do Iguaçu, no masculinoB; já no masculino A o dueloocorre às 13h30, entre o Colé-gio Rui Barbosa, de MarechalRondon, e o Colégio EstadualAmâncio Moro, de Corbélia.

Na modalidade de volei-bol, os jogos acontecem noGinásio do Colégio Mondro-ne, onde, às 09 horas, os atle-tas do Colégio Estadual Cecí-lia Meirelles, de Palotina, due-lam com os alunos do ColégioEstadual Costa e Silva, de Itai-pulândia, no masculino B; às13h30 entram em quadra asestudantes do Colégio Evan-gélico Martin Luther, de Ma-rechal Rondon, que jogam comas meninas do time do Colégio

Mondrone, de Medianeira, nacategoria feminino A. Com dis-putas seguindo entre 08 ho-

ras e 14h30, serão conhecidosainda hoje os campeões dascategorias em disputa na mo-

dalidade de vôlei de praia, cu-jas partidas acontecem no Me-dianeira Country Clube.

Page 29: 06 05 2014

O PRESENTE | 29QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Começa a Feira Shopping em ToledoCerca de 60% dos expositores que participaram da Feira ano passado

retornaram em 2014. Atrações atraem público diversificado

21ª EDIÇÃO

Segue até domingo (08)a 21ª Feira Shopping deToledo. Com cerca de 100expositores dos setores decomércio e de prestaçãode serviços do município eda região, o evento aconte-ce no Centro de EventosIsmael Sperafico. A aber-tura, realizada na noite deontem (04), reuniu autori-dades e visitantes. Ao fimdo cerimonial, o público foirecepcionado pela Orques-tra Sinfônica de Cascavel.

Segundo o coordenadorgeral da Feira Shopping deToledo, César de Cesaro,ao atingir a sua maturidade,o projeto tem encontrado oequilíbrio ideal entre a rea-lização de negócios, o in-

centivo à cultura, a proje-ção do entretenimento e dolazer. “É a realização de umsonho”, comenta.

Ideia compartilhadapelo presidente da Associa-ção Comercial e Empresa-rial (Acit), Luiz Eduardo Gua-raná. De acordo com ele,cerca de 60% das empre-sas participantes retornamao evento. “Outro dado in-teressante: 20% são empre-sas de outras cidades, já asmarcas restantes são de To-ledo”, observa.

Outra novidade destaedição é o monitoramentode segurança por câme-ras. A expectativa é de que,nos cinco dias do evento,em torno de 60 mil pessoas

Coordenador geral da Feira Shopping, César de Cesaro, em pronunciamento na abertura do evento

Estudantes do Rui Barbosa sãodestaque em concurso de oratória

Três alunos do Colé-gio Luterano Rui Barbo-sa, de Marechal CândidoRondon, conquistaramcolocações de destaqueno Concurso de Oratóriada JCI, ocorrido na se-gunda-feira (02). Na cate-goria Ensino Médio, o es-tudante João Eduardo dosSantos obteve a primeiracolocação. Já na catego-ria Redação do EnsinoFundamental I, sagrou-se campeão o aluno Bru-no Luiz Neuberger.

Também obteve boacolocação a aluna MariaEduarda Hildebrand Sey-both Serfas, que ficou em3º lugar na categoriaOratória do Ensino Fun-

Bruno Luiz Neuberger foi o campeão da categoria

Redação do Ensino Fundamental I

damental II. Os estudan-tes foram premiadoscom certificados.

Os resultados foramrecebidos com grandesatisfação pela comuni-dade escolar, uma vezque as conquistas ates-tam a qualidade de ensi-no do educandário e ser-vem de estímulo paraque os demais alunos docolégio se dediquempara que seus esforçossejam reconhecidos pelasociedade.

Maria Eduarda Seyboth Serfas ficou em 3º lugar na

categoria Oratória do Ensino Fundamental II e João Eduardo

dos Santos em 1º lugar na categoria Ensino Médio

passem pelo local. O aces-so à Feira e às atrações égratuito.

PROGRAMAÇÃOAmanhã (06) o evento

abrirá as portas às 18 ho-ras. Em seguida, às 19 ho-ras, a boneca Emília contahistórias para as crianças,no Espaço Encantado; omesmo atrativo estará àdisposição dos visitantesàs 21h15. Na Praça dos Sa-bores, às 19h20, Crys Van-der promove um showacústico. No mesmo horá-rio, no palco principal, oCentro de Dança GicelleJan coreografa as DançasUrbanas. O teatro infantil“Princesa Cristal” será en-

Fotos: Divulgação

Divulgação/MM Matsuo

cenado no Centro de Con-venções, às 20 horas. Nopalco principal, às 20 horase às 21h30, entra em cena oshow Internacional Trípli-ce Fronteira.

No sábado (07) e no do-mingo, as atrações iniciam

às 15 horas. Teatro infantil,show acústico, contação dehistórias, apresentações dedança e shows folclóricosmarcam o fim de semana.

HORÁRIOSHoje (05) e amanhã, a

Feira Shopping cumpre ex-pediente das 18h30 às 23horas. Já no sábado, as ati-vidades iniciam às 14 horase encerram às 23 horas. Nodomingo, último dia do even-to, o público será recepcio-nado das 14 às 21 horas.

Page 30: 06 05 2014

30 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

Senado aprova instalação de relógios de tarifação duplaMedida não terá custos para produtor e vai beneficiar a irrigação e aquicultura

NO CAMPO

O plenário do Senado apro-vou, terça-feira (03), o substitu-tivo da presidente da Confede-ração da Agricultura e Pecuáriado Brasil (CNA), senadora KátiaAbreu, ao Projeto de Decreto Le-gislativo (PDS) 787/2009, queobriga as concessionárias dedistribuição de energia elétricaa instalar, sem custos aos pro-dutores rurais, relógios de du-pla tarifação de energia nas pro-priedades. O texto segue, agora,para a Câmara dos Deputados.

A medida beneficia principal-mente as atividades de irrigaçãoe aquicultura, que já contam comdescontos especiais nas tarifasde energia. No entanto, os pro-dutores arcam com os ônus des-tes aparelhos. A instalação des-tes relógios é condição essencial

para que os produtores tenhamtarifas diferenciadas.

Estes aparelhos de duplatarifação têm por objetivo me-dir o consumo de energia elé-trica em diferentes horários dodia. No caso da irrigação e daaquicultura, o período conta-bilizado para os descontos es-peciais nas tarifas vai das21h30 às 06 horas.

Relatora da matéria na Co-missão de Constituição e Justi-ça (CCJ) do Senado, a presiden-te da CNA, senadora KátiaAbreu, explica que a propostasuspende dispositivo da Reso-lução Normativa nº 207, de2006, da Agência Nacional deEnergia Elétrica (Aneel), queimpunha este ônus aos produ-tores rurais.

Segundo ela, a resolução exor-bita as competências da Aneel.Ela justifica que a lei 10.438, de2002, que concede os descontosnas tarifas, não autoriza a agên-cia a transferir aos produtoresrurais os custos da instalaçãodos equipamentos de mediçãodo consumo de energia elétrica.“A Aneel está legislando acimada lei por uma resolução queprejudica os produtores rurais,sobretudo aqueles que não po-dem pagar pela instalação dosrelógios. Se a transferência des-te custo for colocada em lei, tudobem. Mas hoje a Aneel não temdireito de prejudicar os produ-tores por uma resolução”, justi-fica a senadora. O projeto segueagora para análise da Câmarados Deputados.

Cooperativas e empresasdiscutem projeto em Tupãssi

A Associação dos Agricul-tores de Tupãssi (Agritu) e aEmater realizaram terça-feira(03) reuniões com os departa-mentos técnicos das coopera-tivas Coamo e Copacol. Tam-bém participaram dos encon-tros representantes de empre-sas de assistência técnica e pla-nejamento rural do municí-pio. O principal objetivo foi deapresentar os conceitos bási-cos do programa “Tupãssi Fa-zendo Agricultura de Preci-são” e integrar as instituiçõesna proposta, que visa benefici-ar pequenos produtores ru-rais. O projeto-piloto está sen-do desenvolvido no municípiopelo Governo do Paraná e é umdos primeiros do gênero noBrasil, com a tecnologia da agri-cultura de precisão disponívelpara os produtores da agricul-tura familiar. Participaramdas reuniões o vice-prefeito

Ailton “Ito” Caeiro, o coorde-nador estadual da área de grãose doutor em solos, Nelson Har-ger, vereadores e representan-tes da Emater.

Até agora os técnicos doprograma já passaram por 53propriedades rurais e fizeramo mapa de solo em cada umadelas. Na próxima safra os agri-cultores poderão implantar aspráticas sugeridas e realizar acorreção de solo nas proprie-dades, reduzindo os custos eaumentando a produtividade.“É uma iniciativa inovadora eo nosso principal objetivo é ho-mogeneizar as informaçõespara que as empresas e coope-rativas de Tupãssi estejam ci-entes de tudo o que está aconte-cendo e também sejam parcei-ras no projeto”, diz o extensio-nista da Emater e coordenadordo programa no município,Enio Bragagnolo.

Até agora os técnicos do programa já passaram por 53 propriedades

rurais e fizeram o mapa de solo em cada uma delas

Abiove eleva em 1,62% estimativade processamento de soja

A Associação Brasileira daIndústria de Óleos Vegetais(Abiove) elevou para 37,6milhões de toneladas a esti-mativa de processamento desoja em 2014, número 1,62%superior ao levantamentoanterior, divulgado em maio.O estoque final do grão deve-rá ser 11,25% menor do que oestimado anteriormente, so-mando 4,732 milhões de to-neladas. A estimativa de pro-dução brasileira na safra 14foi mantida em 86,5 milhõesde toneladas.

Segundo a Abiove, have-rá expansão de produção defarelo de soja, em 1,60%, para

28,650 milhões de toneladas.No levantamento de maio, aprevisão era de 28,2 milhõesde toneladas. As exportaçõesde farelo devem avançar2,92%, para 14,1 milhões detoneladas.

A produção interna deóleo de soja deve crescer2,11%, para 7,250 milhões detoneladas neste ano, aten-dendo parte do crescimentodo consumo interno, agoraestimado em 6,1 milhões detoneladas (+5,17%). As ex-portações, de outro lado,devem cair 11,54%, para 1,150milhão de toneladas, aindaconforme a Abiove.

Conselheiros da Copagril concluem curso

O projeto-piloto do Progra-ma de Certificação para Conse-lheiros de Cooperativas doAgronegócio do Paraná, reali-zado pela Copagril, em parce-ria com o Serviço Nacional deAprendizagem do Cooperati-vismo (Sescoop/PR) e o InstitutoSuperior de Administração eEconomia (Isae), teve o últimomódulo na segunda (02) e terça-feira (03). O tema estudado foi“Governança Cooperativa”, com

Divulgação

Tema estudado foi “Governança Cooperativa”, com o instrutor Rubens Mazzali

o instrutor Rubens Mazzali, queabordou os conceitos de go-vernança corporativa e suasdiferenças e semelhanças coma governança das cooperati-vas, os princípios e as boaspráticas de governança, a se-gregação da propriedade e dagestão na cultura cooperati-vista e a governança como ins-trumento de geração de valor.Também, ressaltou as respon-sabilidades e funções do Con-

selho de Administração e o pa-pel do Conselho Fiscal.

O objetivo do módulo éaprimorar e desenvolvercompetências dos membros deconselhos para proporcionaruma visão estratégica queauxilie na construção dos no-vos cenários cooperativos,assim como fortalecer conhe-cimentos sobre as atribuiçõese responsabilidades do conse-lho e seus membros.

Sustentabilidade das Casas FamiliaresRurais no Paraná é tema de debate

Acontece nesta semana, noPlenarinho da Assembleia Le-gislativa, o 2º Seminário Inter-nacional das Casas FamiliaresRurais, promovido pela Comis-são do Mercosul e Assuntos In-ternacionais e as comissões daAgricultura e da Educação, comparceria da Associação Regio-nal das Casas Familiares Ruraisdo Sul do Brasil (Arcafar) e dafrancesa Fédération Départa-mentale des MFR Rhône - Alpes.

De iniciativa do deputadoprofessor Lemos, participam doevento o deputado Elton Welter,

presidente do Bloco Parlamen-tar da Agricultura Familiar, adeputada Luciana Rafagnin, daComissão da Agricultura, CidaGeffer, presidente da Arcafar, elideranças francesas. Com o temaa "Sustentabilidade das CasasFamiliares Rurais no Paraná", oevento tem como objetivo o de-bate da promoção, desenvolvi-mento e possibilidade dos jovensagricultores de permaneceremno meio em que vivem, com umaformação integrada com a suarealidade através da pedagogiada alternância, com geração de

renda, inclusão social, qualidadede vida, cidadania e dignidade.

O deputado Welter, que com-põe a mesa e é atuante na disse-minação do projeto, afirmou anecessidade de se promover aeducação no campo. "Investir emtecnologia e educação de quali-dade é primordial para que ojovem do campo possua oportu-nidades em seu próprio municí-pio, no campo em que cresceu e seformou. Ele ficará no campo porestar qualificado, disposto e comcircunstâncias que promovemseu bem estar e realização", diz.

Divulgação

Page 31: 06 05 2014

Edição 3852 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 06 05 2014

32 | O PRESENTE - Edição 3852 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

Page 33: 06 05 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo ou troco,80m², em Cascavel, valor a combi-nar, aceito terreno ou casa em MCR.Tr. (45) 8815-6383 com Juliano.

BARRACÃO, vendo, de madeira,p/ retirar do local, valor a combinar.Tr. (45) 9974-3710 com Lauri.

CASA, vendo, 100m², de esquina,Lot. São Mateus, MCR, R$ 80.000,00.Tr. (45) 9815-6407.

CASA, vendo, 105m², semino-va, c/ laje, 2 quartos, suíte, sala,cozinha, lavand., bwc, garagemcoberta c/ churrasq., jd. de inver-no, terreno 195m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$ 195.000,00. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 106m², alvena-ria, esquina, c/ 2 quartos, suíte,bwc, 2 garagens, acabamento de1ª, R. Américo Vespúcio, nº 6362,Lot . Laureth, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 118m², alvenaria,c/ 2 quartos, suíte, 2 salas, cozi-nha, área de serviço, garagem p/ 1carro, churrasq., 2 bwc, terreno600m², no centro, em MCR, R$300.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 126m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, 2 bwc, área deserviço, garagem, em Novo Hori-zonte, R$ 125.000,00, aceito veí-culo ou terreno no negócio. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², nova, alve-naria, c/ 3 quartos, 3 bwc, área deserviço, sala, cozinha, janelas persi-anas, cerca ferro maciço, área defestas c/ pia e mesa de mármore,Lot. Bem Te Vi, MCR, R$ 265.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 130m², usada, c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc, áreanos fundos, garagem, terreno 12x45,Av. das Torres, nº 237, MCR, valor acombinar, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 140m², terreno750m², Bairro Ana Paula, próx. aocentro, MCR, R$ 220.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 146,79m², nova, deesquina, c/ laje, 2 quartos, suíte, salade jantar, sala de tv, cozinha, lavand.,bwc, lavabo, garagem, terreno383,67m², Lot. Sabiá, MCR, R$420.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 150m², alvenaria,terreno 440m², 11x40, Lot. Frank-furt, MCR, R$ 250.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 59m², c/ laje,sobra de te r reno, Lo t . P inz ,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9961-5870.

CASA, vendo, 40,17m², nova, c/laje, 1 quarto, sala de estar, cozinhaplanejada, área de serviço, bwc, pin-tura nova, terreno 303,6m², Lot. ValeVerde, MCR, R$ 150.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 53m², nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha, bwc, área deserviço, pintura nova, Lot. São Fran-cisco, MCR, R$ 105.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 62m², c/ 3 quartos,sala de estar, cozinha, área de servi-ços, bwc, edícula c/ churrasq., terre-no 238m², Bairro Botafogo, MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 66m², nova, c/ laje,2 quartos, sala de estar, jd. de inver-no, cozinha, área de serviços, bwc,garagem, terreno 106m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$ 130.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvenaria, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha, bwc,terreno 234m², R. Curitiba, nº 75, Lot.Luciana II, em MCR, R$ 110.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², alvenaria, ter-reno de esquina, c/ espaço lateral p/construção de mais uma casa, BairroFrankfurt, MCR, R$ 130.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 70m², c/ 3 quar-tos, sala de estar, cozinha, bwc,garagem, portão elet., cerca elét.,acabamento em gesso, móveis em-butidos, Lot. Wollstein, MCR, R$165.000,00, aceito terreno comoparte de pgto, pode ser financiada.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², nova, alve-naria, esquina, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., churrasq., naR. Pernambuco, nº 2260, Lot. Aveni-das, próx. à Unioeste, em MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand., terreno12x35, R. Aracaju, nº 177, Lot. Rai-nha, MCR, R$ 100.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², nova, alve-naria, c/ 3 quartos, sala, cozinha, ter-reno 14x33, Lot. Barcelona, MCR, R$120.000,00, aceito terreno, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 84m², c/ laje, 3 quar-tos, sala de estar, cozinha, área deserviços, bwc, garagem coberta, ter-reno 304m², Lot. Santa Felicidade,MCR, R$ 190.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 85m², c/ 3 quar-tos, bwc, sala, cozinha, lavand.,terreno 600m², 15x40, R. Salva-dor, nº 523, Jd. Gramadinho, MCR,R$ 150.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, aprox. 200m², al-venaria, c/ 3 quartos, 3 salas, cozi-nha planejada, 3 bwc, lavand., des-pensa, garagem p/ 2 carros, chur-rasq., semi mobiliada, acabamentoem gesso, terreno 400m², R. 7 deSetembro, Jd. Alvorada, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, 2, mesmo ter-reno, Lot. Frankfurt, MCR, R$205.000,00. Tr. (45) 9801-5313com Antoniel.

CASAS, vendo, novas, em diver-sos bairros, MCR, valor a combinar,podem ser financiadas pelo progra-ma Minha Casa Minha Vida. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 24.200m²,c/ 3.500 pés de eucalipto, sembenfeitorias, Linha Palmital, 8kmde MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 26.300m², c/benfeitorias, açude, nascente, rio, ide-al p/ lazer, 1500m da Av. Rio Grandedo Sul, em MCR, R$ 265.000,00, acei-to troca por casa. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 36.000m², c/benfeitorias, 7km de MCR, R$150.000,00, troco por casa em MCR.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 54.000m², sembenfeitorias, toda cercada, próx. aMargarida, R$ 85.000,00. Tratar pelofone (45) 9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www. imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ benfei-torias, em Vila Nova, Toledo, R$180.000,00, ace i to t roca porcasa em MCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CONDOMÍNIO, vendo, residen-cial, c/ 6 casas geminadas e 8 apar-tamentos, centro, em Palotina, va-lor a combinar. Tr. (44) 9947-2500.

PRÉDIO, vendo, integral ou parci-al, c/ apartamento 330m², sala co-mercial 320m², anexo barracão 200m²,garagem 100m², R. 7 de Setembro, nº1744, centro, MCR, valor e condiçõesa combinar. Tr. (45) 9965-1830.

SÍTIO, vendo, 60.000m² em plan-tação e pastagem + 15.000m² re-serva legal, terra plana, c/ sisleg,casa mista, estabulo novo, as mar-gens do rio Guaçu, R$ 230.000,00,aceito troca. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 250m², Lot.Doerzbacher, MCR, valor a combi-nar, aceito propostas. Tr. (45) 9910-0733 com Roseli.

TERRA, vendo, 10,7 alq., c/ ben-feitorias, 5 alq. em lavoura, 4 alq.em pasto, ótima localização, emBela Vista, MCR, valor: 1.300 scsde soja o alq., entrada e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 10.000m², na BR163, próx. ao posto Trovão Azul,em MCR, valor e prazo a combi-nar. Tr. (45) 9924-6339 ou 8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 12 alq., 6 alq. de1ª, restante reserva, sem benfeitori-as, em Novo Sarandi, R$ 895.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2 alq., sem ben-feitorias, c/ 3.000 pés de eucaliptosde 3 anos e meio, Linha Vorá, Marga-rida, R$ 135.000,00. Tr. (45) 3282-1095 ou 9848-6028 com Mario.

TERRA, vendo, 5 alq., 4,3 em plan-tio, sem benfeitorias, em Curvado,divisa com Pato Bragado, valor a com-binar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,67 alq., 4,5 emplantio, c/ casa em alvenaria 130m² c/laje, 2.000m do asfalto, 7,5km de MCR,valor: 1.200 scs de soja por alq., 60%de entrada + 1 pagamento anual. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,7 alq., planta3, restante pastagem, c/ benfeito-rias, R$ 285.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 6 alq., 2 em plan-tio, 2 em eucalipto, restante mato,em MCR, valor a combinar, aceitocasa e caminhão como parte do pgto.Tr. (45) 9981-1132 com Amarildo.

TERRA, vendo, 65 alq., planta 50,restante em pasto, c/ benfeitorias,10km de Cascavel, valor: 2.300 scspor alq., parcelo em 5x, partes iguais.Tr. (45) 9923-9210.

TERRENO, vendo, 12,60x40,20,no Lot. Nova América, MCR, R$70.000,00, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo, 12x28,todo murado, Lot. Marco Polo,MCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 12x32, todomurado, menos a frente, R. Girassol,Jd. Higienópolis, MCR, R$ 60.000,00,aceito carro até R$ 30.000,00. Tr. (45)9974-8699 com Onélio.

TERRENO, vendo, 13x45,50, R.Darlei Bregolli, Lot. Maioli, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 16,50x25, deesquina, frente p/ o sol da manhã,100m da Av. Rio Grande do Sul,próx. a futura instalação do Sicre-di, Lot. Porto Alegre, MCR, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 24,80x30, naBR 163, próx. ao portal, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 301m², 18,16de frente, Lot. Beija Flor, MCR, R$95.000,00, entrada de R$20.000,00, restante em até 60 pg-tos, financiamento direto. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 308m², 14x22,murado, plaino, Lot. São FranciscoNovo, MCR, R$ 38.000,00 + parcelasfixas. Tr. (45) 9133-7779 ou 9991-4154.

TERRENO, vendo, 342m²,12x28.5, Jd. Paraíso, MCR, R$60.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 345,10m²,Cond. Amazonas, 500m da rodoviá-ria, MCR, R$ 100.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 362m², 12x29,Lot. Vale Verde, MCR, R$ 68.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

Temperatura: 23º/16º Temperatura: 22º/15º Temperatura: 22º/15º Temperatura: 22º/16º Temperatura: 21º/16ºTemperatura: 23º/16º

TERRENO, vendo, 364m², 13x28,Lot. Araucaria, próx. ao centro, saí-da p/ Margarida, MCR, R$ 65.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www. imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 384m², 12x32,Lot. Araucaria, próx. ao centro, saí-da p/ Margarida, MCR, R$ 85.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www. imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da manhã,Lot. Avenidas, MCR, ótima localiza-ção, R$ 130.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dos Pássa-ros, próx. a área industrial, MCR,R$ 85.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 465m², Lot.Porto Belo, MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 600m², 12x50,Lot. Trentine, MCR, R$ 85.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www. imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 627m², Lot.Pinz, saída p/ Margarida, MCR, R$88.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 710,50m²,29x24,5, de esquina, lote 01 e 02, qua-dra 01, R. Albino Muller, Lot. Porto Belo,próx. ao novo mercado da Copagril,MCR, R$ 260.000,00, parcelo parte.Tr. (45) 9135-3481 (tim) com Elsio.

TERRENOS , vendo, vários,Lot. São Francisco Novo, R$60.000,00 cada. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

Page 34: 06 05 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ cons-trução, Lot. Maioli, sentido Anel Via-rio, 500m da Realize Mat. Constru-ção, MCR, valor a combinar, parce-lamento próprio ou à vista com 5%de desconto. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. BeijaFlor, em frente ao Lot. Ana Paula,MCR, valor a combinar, em até 60parcelas. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, 180m², 4quartos, suíte grande c/ hidromas-sagem, 3 bwc, churrasq., lavand.c/ área p/ secar roupa, garagem co-berta p/ 2 carros, cozinha, sala deestar, sala de jantar, em MCR, R$1.250,00, incluso condomínio. Tr.(45) 3254-1361.

APARTAMENTO, alugo, ao lado doPosto Tonin, MCR, R$ 450,00. Tr.(45) 3254-7858 ou 9942-3990.

APARTAMENTO, alugo, c/ 1 quar-to p/ 1 pessoa ou casal, sala conju-gada, cozinha, lavand., bwc, gara-gem, R. 7 de Setembro, nº 434,fundos loja Darom Móveis, MCR,R$ 560,00, incluso água. Tr. (45)9971-1150 ou 9930-5300.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand., R.Independência esq. c/ R. Sergipe,em cima da Medições Rondon, MCR,R$ 600,00. Tr. (45) 9952-5404.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, suíte, dependência p/empregada, último andar, Ed. Por-to Br i tânia, centro, MCR, R$900,00 + R$ 200,00 condomínio.Tr. (45) 9972-6538.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, suíte, sala de estar, sala dejantar, cozinha, bwc, lavand., ga-ragem p/ 2 carros, área de fes-tas, Res. Di Cavalcante, MCR,R$ 724,00 + R$ 220,00 de condo-mínio, incluso água, taxa de lixo,segurança. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO, alugo, p/ 1 pes-soa ou casal, c/ garagem p/ 1 carro,valor a combinar. Tr. R. Ceará, nº1293, próx. ao centro de eventos,MCR, com Mirta.

APARTAMENTOS, alugo, c/ 3 quar-tos, Av. Maripá, em frente ao mer-cado Copagril, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9856-5694 com Eloi.

BARRACÃO, alugo, 170m², ter-reno 435m², 29x15, R. CampoGrande, nº 94, 1 quadra da Av.Maripá, próx. ao BNH1, MCR, R$550,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, lavand., bwc, cer-ca fechada, R$ 550,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J-04743,www. localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, R. Sergi-pe, nº 1890, próx. ao Detran, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9945-5079.

CASA, alugo, mista, c/ 3 peças,de fundos, p/ 1 pessoa ou casalsem filho, Lot. Ana Paula, MCR,R$ 310,00, incluso água. Tr. (45)8805-2728 (tim) ou 3254-6160.

CASA, alugo, mista, c/ 3 quar-tos, garagem fechada, bwc em al-venaria, terreno grande, Lot. Re-canto dos Pássaros, ao lado doParque Industrial 03, MCR, R$350,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, nova, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, garagem, mura-da, cercada, Lot. Porto Seguro,MCR, R$ 550,00. Tr. (45) 3254-7001,www. imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, nova, c/ 3 quar-tos , bwc , lavand . , ga ragem,Bairro Higienópolis, MCR, R$600 ,00 . T r . (45 ) 3254-7001 ,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, procuro p/ alugar, c/ 3 quar-tos, 2 bwc, garagem, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 8815-8074.

QUITINETE, alugo, c/ 2 quartos,demais dependências, garagem p/bicicletas e moto, parabólica coleti-va, no calçadão, R. 7 de Setembro,nº 629, Ed. Tonin, centro, MCR, R$400,00 + condomínio. Tr. (45) 9959-0433 ou 3254-0298.

SALA COMERCIAL, alugo, 80m²,R. Minas Gerais, nº 433, centro,MCR, R$ 850,00 + condomínio. Tr.(45) 3254-4141 com Cristina, Imo-biliária Activa, Creci J3726.

SALA COMERCIAL, alugo, c/ ter-reno em anexo, ao lado do posto To-nin, MCR, R$ 500,00. Tr. (45) 3254-7858 ou 9942-3990.

SALAS COMERCIAIS, alugo, 2, R.Pernambuco, nº 1623, 50m da Unio-este, MCR, R$ 750,00 cada. Tr. (45)9969-8051.

TERRA, alugo, 4,9 alq., p/ produ-ção leiteira, c/ irrigação, sala de orde-nha, ordenhadeira canalizada, 50 can-zis, em Pato Bragado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9964-0451 ou 9921-6505.

ASTRA GLS, vendo, ano 99,branco, 2 portas, completo, valora combinar. Tr. (45) 9995-1222.

ASTRA, vendo, ano 2000, comple-to, valor a combinar. Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

BLAZER COLINA 2.8, vendo, ano2005, branca, turbo, diesel, interco-oler, 4x4, revisada, completa, valora combinar. Tr. (44) 9947-2500.

CAMINHÃO, vendo, ano 69, Che-vrolet, motor Perkins, doc. a diesel, semcabine e sem carroceria, R$ 8.700,00,aceito troca. Tr. (45) 9944-0352.

CAMRY 3.5, vendo, ano 2008/09,preto, v6, completo, teto, couro, pneusnovos, 38.000km, revisado, valor acombinar. Tr. (44) 9947-2500.

CELTA LIFE 1.0, vendo, ano 2010,preto, 4 portas, DH, vidro, travas, alar-me, R$ 15.000,00, preço de ocasião.Tr. (45) 3254-4583 com Sandro.

CELTA, vendo, ano 2010, branco,c/ ar, direção, trio elét., valor a combi-nar. Tr. (45) 9995-1222.

CHEVETE, vendo, ano 86, R$2.500,00. Tr. (45) 9974-6548 ou 9916-0740 com Alana ou Maicon.

COROLLA GLI 1.8, vendo, ano2011, preto, flex, completo, airbagduplo, ar digital, cd original no volante,rodas liga leve, 44.000km, placa A,impecável, R$ 52.900,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

CORSA SUPER, vendo, ano 96, 4portas, 4 pneus novos, ótimo estado,R$ 9.500,00. Tr. (45) 9923-5543.

CRV 2.0, vendo, ano 2010, prata,completa, automática, couro, airbagduplo, abs, única dona, 54.000km, im-postos 2014 pagos, impecável, R$65.500,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

ESCORT LX 1.6, vendo, ano 89,álcool, ótimo estado, valor a combi-nar, aceito moto, parcelo pgto. Tr. (45)9942-2738.

F-1000, vendo, ano 92, prata,cabine simples, mwm turbinada, ca-çamba de lata original, 5 marchas,pneus bons, doc. 2014 pago, revi-sada, R$ 29.800,00. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

F-1000, vendo, ano 93, 5 marchas,turbo, vidro elét., R$ 27.000,00, pre-ço de ocasião. Tr. (45) 9944-3958.

FOCUS 2L FC , vendo, ano2013/13 , f l ex , 15 .000km, R$5 3 . 0 0 0 , 0 0 , s e m t r o c a . T r .(45) 3284-2092 ou 9962-6633com Ade lmo.

GOLF 1.6, vendo, ano 2001, pra-ta, ótimo estado, valor a combinar.Tr. (45) 9941-3550.

IDEIA ELX 1.4, vendo, ano 2006,valor a combinar. Tr. (44) 9976-1080.

KA, vendo, ano 2012/13, preto,c/ ar-cond., valor a combinar. Tr.(45) 9916-1010.

KOMBI, vendo, ano 86, branca,9 lugares, valor a combinar. Tr. (45)9934-6169.

MERIVA MAXX 1.4, vendo, ano2009/10, completa, rodas liga, somoriginal, ótimo estado, R$27.500,00, abaixo da tabela fipe.Tr. (45) 8822-7774 (tim) com Jean.

MONTANA CONQUEST 1.4, ven-do, ano 2007/08, preta, econoflex,DH, placa A, R$ 22.500,00. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

MONTANA CONQUEST 1.4, ven-do, ano 2008/08, prata, econoflex,vidro elét., alarme, R$ 22.500,00. Tr.(45) 9904-4099 com Jandir.

MONTANA CONQUEST, vendo,ano 2010, prata, básico, 4 pneusnovos, R$ 23.000,00, aceito carrode menor valor. Tr. (45) 9991-4477.

PALIO 1.0, vendo, ano 98, 4portas, vidro, trava, direção, óti-mo estado de conservação, valora combinar. Tr. (45) 9902-9334.

PALIO FIRE 1.0, vendo, ano2003/04, bordô, 4 portas, ar-cond.,vidros elét., limpador e desemba-çador traseiro, engate de barco, ro-das liga leve, alarme, original, va-lor a combinar. Tr. (45) 9912-7007com Armando.

PARATI TRACK FIELD 1.6, ven-do, ano 2005, prata, valor da tabelafipe. Tr. (45) 9921-5131 com Nelson.

PICK UP STRADA, vendo, ano2001, motor 1.5, ótimo estado, R$14.800,00. Tr. (45) 9923-5543.

S10 2.5, vendo, ano 98/98, ver-de, 4x4, diesel, valor a combinar.Tr. (45) 3254-1658 ou 9825-0420.

S10 TORNADO 2.8, vendo, ano2010/11, branca, diesel, 4x4, dupla,51.000km, estribo lateral, rack de teto,sobre grade cromada, rodas aro 20cromadas e originais, pneus bons,bom estado de conservação, R$70.000,00. Tr. (45) 8829-0828.

S10, vendo, ano 2013, prata,4x4, cabine simples, diesel, va-lor a combinar. Tr. (45) 9914-2323.

SANTANA 1.8, vendo, ano 2001,álcool, completo, retrovisor elét.,porta mala elét., ar-cond., bancode couro, revisado, R$ 13.700,00.Tr. (45) 9974-7155.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano 2003/03, cinza, álcool, completa, bom es-tado, valor a combinar, aceito motode menor valor. Tr. (45) 9848-6028ou 3282-1095 com Mário.

SAVEIRO SUPER SURF, vendoou troco, ano 2002, completa, ar-cond., DH, vidros elét., espelhos elét.,bancos em couro, capota marítima,R$ 18.900,00. Tr. (45) 9935-0926.

STRADA ADVENTURE LOCKER,vendo, prata, cd, pneus novos, air-bag, abs, mp3, revisada, valor a com-binar. Tr. (44) 9947-2500.

TOWNER JUNIOR, vendo, ano2012, valor a combinar, aceito trocapor camionete de maior carga. Tr.(45) 8809-5691 (tim) com Nilton.

UNO MILLE SMART 1.0, ven-do, ano 2000/01, preto, 2 portas,R$ 8.781,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

UNO MILLE, vendo, ano 2006,prata, 70.000km, impecável, R$15.000,00. Tr. (45) 8822-3134.

UNO SX 1.0, vendo, ano 97, 2portas, injeção elet., ótimo estado,valor a combinar, aceito moto. Tr.(45) 9942-2738.

VECTRA ELITE 2.4, vendo, ano2006, prata, completo, couro, auto-mático, airbag, abs, comp. de bordo,piloto automático, 78.000km, todorevisado, impecável, R$ 34.990,00.Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

VECTRA ELITE, vendo, ano 2008/08, cinza, automático, banco de cou-ro, 4 pneus novos, 79.000km, valora combinar. Tr. (45) 9995-1222.

VECTRA EXPRESSION 2.0 ,vendo, ano 2009, prata, f lex,completo, 88.000km, ótimo esta-do, R$ 33.000,00. Tr. (45) 9937-0133 com Janete.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano97, azul, gasolina, completo, va-lor a combinar. Tr. (45) 9941-3550.

VECTRA GLS 2.2, vendo ou tro-co, ano 99/99, prata, completo, pla-ca A, ótimo estado, R$ 15.200,00.Tr. (45) 9948-3988 ou 3254-3331com Douglas.

VECTRA GTX, vendo, ano 2008,preto, top de linha, valor a combinar,aceito terreno. Tr. (45) 9941-3550.

VECTRA, vendo, ano 98, prata,completo, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593 comJeverson.

ZAFIRA, vendo, ano 2004/05, c/ar digital, banco de couro, roda ligaleve, manual, chave reserva, valor acombinar. Tr. (45) 9978-1203.

BIZ 125 +, vendo, ano 2010,vermelha, valor a combinar. Tr.(45) 9995-1222.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2006,vermelha, c/ partida, R$ 3.800,00.Tr. (45) 8803-6645.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2007/08, cinza, doc. 2014 pago, revisa-da, R$ 4.000,00. Tr. (45) 9974-6548 com Alana.

BIZ 125 KS, vendo, ano 2007,preta, sem partida, doc. 2014 pago,c/ trava elét, corta corrente, R$3.600,00. Tr. (45) 9991-4477.

BROS, vendo, ano 2009, comple-ta, valor da tabela fipe. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CBX 250 TWISTER , vendo,ano 2003/04, vermelha, R$4.100,00, abaixo da tabela fipe.Tr. (45) 9941-3550.

CG 125 FAN ES, vendo, ano2010/10, preta, R$ 4.250,00. Tr.(45) 9940-9969.

CG 125 FAN, vendo, ano 2005,preta, R$ 3.300,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

CG 125 FAN, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 3.200,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano 2010,preta, R$ 4.300,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

CG 150 FAN, vendo, ano 2006/06, vermelha, R$ 2.800,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2005/05, azul, R$ 3.500,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

CG TITAN KSE, vendo, ano 2003,azul, R$ 3.500,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

CRYPTON ED, vendo, ano 2010,preta, ótimo estado, R$ 4.300,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

FACTOR K1 125, vendo, ano2014, preta c/ vermelho, 3.000km,estado de nova, R$ 5.000,00 à vis-ta, aceito carro na troca. Tr. (45)9947-1545.

NEO, vendo, ano 2008, preta,valor abaixo da tabela fipe. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

XRE, vendo, ano 2012/12,5000km, único dono, R$ 1.300,00 deentrada + parcelas de R$ 563,00 peloconsórcio Sicredi. Tr. (45) 9977-4047com Joao.

XTZ, vendo, ano 2012, vermelha,11.200km, doc. 2014 pago, R$6.200,00, aceito carro. Tr. (45) 9916-8931 com Nilvo.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05,preta, R$ 3.000,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2006, ver-melha, R$ 2.800,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08,preta, bem conservada, R$ 3.500,00.Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

BARCO, vendo, 6m, borda alta,sem reboque, R$ 1.800,00. Tr. (45)9916-8931 com Nilvo.

BARCO, vendo, 6m, borda alta,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

CADEIRA, vendo, nova, p/ escri-tório, marca Visão, c/ regulagem dealtura a gás, base giratória, regula-gem de inclinação, R$ 120,00. Tr.(45) 9914-2133 com Allan.

CADEIRA, vendo, nova, p/ escri-tório, marca Visão, c/ regulagem dealtura a gás, estofada, base girató-ria, regulagem de inclinação, R$170,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

CALOPSITAS, vendo, filhotes eadultas, mansas, valor a combinar.Tr. (45) 9962-2776 com Odair.

CARTA DE CRÉDITO, vendo, con-templada, p/ carro ou moto, créditoR$ 13.000,00, entrada R$ 5.500,00,assume 1 parcela de R$ 394,00 + 25parcelas de R$ 360,00 + 10 parcelasde R$ 223,00. Tr. (45) 9953-5000 ou3254-1640 com Carlos.

CARTA DE CRÉDITO, vendo, con-templada, p/ veículo ou caminhão,crédito R$ 106.600,00, entrada R$38.000,00, assume 66 parcelas deR$ 1.538,00. Tr. (45) 9977-7037.

COMPUTADOR, vendo, novo,Core 2 Quad, 2,67ghz, Geforce 210,4gb ram, hd 500gb, monitor 20", c/mouse e teclado, R$ 1.180,00. Tr.(45) 9914-2133 com Allan.

COMPUTADOR, vendo, novo,Core I3, Geforce 8400gs, 4gb ram,hd 465gb, monitor 22", c/ mouse eteclado, R$ 1.100,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$34.500,00, entrada R$ 7.400,00, as-sume 82 parcelas de R$ 603,00. Tr.(45) 3254-5050 ou 9831-5050 na Cred-Certo, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$49.000,00, entrada R$ 7.700,00, as-sume 60 parcelas de R$ 941,31. Tr.(45) 3254-5050 ou 9831-5050 na Cred-Certo, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/imóvel, crédito R$ 95.873,53, assu-me 74 parcelas de R$ 1.787,95. Tr.(45) 3254-5050 ou 9831-5050 na Cred-Certo, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$300.000,00, prazo 149 meses, a partirda 5ª parcela R$ 2.619,35. Tr. (45)9842-5000 ou 3254-5000 com Tânia.

CONSÓRCIO, vendo, p/ auto-móvel, crédito R$ 31.400,00, en-trada R$ 16.000,00, assume 66 par-celas de R$ 395,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-555 (claro).

FAÇO serviços de pinturas e sol-das em portões, grades, janelas, por-tas e calhas, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

GAITA, vendo, usada, 80 baixos,Scala, bom estado de conservação,valor a combinar. Tr. (45) 9988-8654.

Page 35: 06 05 2014

Edição 3852 - O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 05/06/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 06/06/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

INSTALADOR DE ANTENAS, pa-rabólicas, sky e digitais, consertos einstalações em geral, interessados.Tr. (45) 9945-6693 com Marcio.

LANCHA, vendo, ano 2012, Che-rokee 19, 33 horas, capota, DH, som,115hp, gasolina, R$ 50.990,00. Tr.(45) 3254-7707.

LANCHA, vendo, Levfort Marajo,c/ carreta, lona, motor 70 Evinrude,danificado, R$ 12.000,00. Tr. (45)9134-0593 com Jeverson.

LANCHA, vendo, Tropical, mo-tor 100hp, valor a combinar, acei-to camionete. Tr. (45) 9934-8875.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco, lava,estereliza e perfuma, cama box, co-bertores, edredons, tapetes, estofa-dos de veículos, cortinas e persia-nas, interessados. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

LOJA DE PISCINA, vendo, c/móveis p/ decoração, deck ecoló-gico, aquecedor solar p/ piscina eresidência, loja c/ 7 anos, em Tole-do, R$ 150.000,00. Tr. (45) 8422-4119 com Fabiane.

LOJA DE PRODUTOS NATURAIS,vendo, c/ clientela formada, ou so-mente os móveis, no centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9928-3865.

LOJA DE ROUPAS , vendo,completa, moda feminina, mascu-lina, adulto e infantil, todas as es-tações, mobiliada, valor do esto-que R$ 40.000,00. Tr. (45) 9800-4992 ou 9983-1592.

MESA, vendo, nova, p/ escritório,Artony, em mdf, gaveteiro c/ 2 gave-tas, base reforçada, 75x120x60, R$300,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MONITOR, vendo, novo, Sam-sung Syncmaster 2333, 23", wides-creen, R$ 330,00. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR, vendo, novo, Sam-sung Syncmaster, 23", lcd, wides-creen, R$ 370,00. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR/TV, vendo, novo, AOCLe19w37, 19", hdmi, vga, widescre-en, R$ 370,00. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR/TV, vendo, novo,AOC, 19", led, entrada hdmi,widescreen, contro le remoto,R$ 330,00. Tr. (45) 9914-2133com Al lan.

MOTOR, vendo, ano 2012/13,Yamaha, 15hp, ótimo estado, R$5.500,00. Tr. (45) 3254-4140.

MOTOR, vendo, Yamaha, 15hp,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

OFERTA DE TRABALHO p/ açou-gueiro, c/ experiência, interessados.Tr. (45) 9915-5013.

OFERTA DE TRABALHO p/ au-xiliar técnico, c/ ou sem experiên-cia, interessados. Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

OFERTA DE TRABALHO p/ ven-dedor externo, autonomo, p/playground, academia do idoso, me-talurgia, p/ região Oeste, interessa-dos. Tr. (45) 3254-7056 ou 9992-3609.

PADARIA, vendo, completa, c/ to-dos os equipamentos industriais, 1 anoe meio de uso, bom estado de conser-vação, clientela formada, valor a com-binar. Tr. (45) 3256-1849 ou 8825-0992.

PROCURO trabalho como balco-nista ou motorista, possuo cnh AC,interessados. Tr. (45) 9927-0576 ou9910-7047.

QUADROS, vendo, decorativos,abstratos e paisagens, c/ ou semmoldura, R$ 130,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

REBOQUE, vendo, p/ barco, mar-ca São Paulo, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

VENDO, máquina de paver e blo-cos, hidráulica, c/ esteira, compres-sor, R$ 55.000,00. Tr. (45) 9946-5865.

PEIXES, vendo, tilápia, pacú ecarpa, entrego na casa, valor acombinar. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

PLATAFORMA, vendo, de milho,TC59, 6 linhas de 90, original, R$18.000,00. Tr. (45) 9972-6154 ou 3254-3146 com Valdemar.

VACAS, vendo, 35, Holandesas eJersey, valor a combinar. Tr. (45)9964-0451 ou 9921-6505.

Page 36: 06 05 2014