06 03 2014

36

Upload: orangotoe

Post on 30-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

06-03-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 06 03 2014
Page 2: 06 03 2014

Zum-zum só02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

A palavra soa estranho aos ouvidos, mas ultimamentetem sido tão difundida em nossa região que já estamos nosacostumando com ela. Estamos falando de "fracking".Entretanto, apesar de bastante comentada, há aindamuita gente que não sabe do que se trata.

O fracking nada mais é do que um método defraturamento hidráulico, a fim de criar fraturas nasrochas, para que o gás armazenado nos poros possa serliberado. Ele funciona da seguinte maneira: águamisturada com produtos químicos e areia é bombeadasob alta pressão para dentro de um poço de gás. Comoo fluído está sob alta pressão, ele cria as fraturas nasrochas de xisto. Essas fraturas unem os poros comgás, até então isolados uns dos outros. Como consequ-ência, o gás natural contido nasrochas é liberado e pode ser bombe-ado para fora da terra.

A questão é que água que é bom-beada até a superfície com o gáscontém não apenas o fluído do fra-cking, mas também metais pesadose hidrocarbonetos, podendo tambémtrazer substâncias radioativas e afe-tar os reservatórios subterrâneos deágua. Além disso, os produtos quí-micos utilizados no fracking são tó-xicos e podem poluir a água.

Por essas e outras, a técnica écondenada em muitos países, atémesmo nos Estados Unidos, onde é utilizada em largaescala há mais de dez anos, e estima-se que mais de ummilhão de vezes. Hoje, o gás oriundo de camadas de xistojá responde por cerca de 30% da produção naquele país.

No Brasil o assunto também anda dando o que falar,inclusive em nossa região. Isso porque a Agência Nacionaldo Petróleo realizou, em novembro do ano passado, a 12ªRodada de Licitações, ofertando 240 blocos terrestres compotencial para exploração de gás natural, em sete baciassedimentares, uma das quais no Paraná. Como em nossoEstado a reserva está sobre o Aquífero Guarani e numadas maiores regiões produtoras de alimentos do país e domundo, a informação está causando verdadeira comoçãoentre autoridades, lideranças, técnicos, agricultores, am-bientalistas e cidadãos.

A reserva paranaense está entre Toledo, Cascavel,Guarapuava, Pitanga e Paranavaí, totalizando 123municípios, e o consórcio vencedor da licitação teria aparticipação da Copel. Por essas e outras, desde o anopassado o assunto é um zum-zum só. Agora, autorida-des e lideranças da região estão se mobilizando pararechaçar a iniciativa e preservar as riquezas naturais dascidades abrangidas. Temem que a exploração de gás dexisto representa um grande risco ao lençol freático e aopróprio solo fértil do Paraná.

O tema já foi motivo de vários encontros. A Associ-ação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná(Acamop) está promovendo palestras com especialistasem diversas cidades, bem como solicitando aos Legisla-

tivos municipais que aprovem le-gislação proibindo a atividade so-bre o solo dos municípios, já que aexploração do subsolo é da compe-tência da União.

Hoje (03), em Toledo, haveráuma passeata de protesto contra ofracking, considerado um dos proces-sos de produção de energia maisagressivos ambientalmente falando.

A administração municipal jáse posicionou totalmente contra aintrodução do método em terrastoledanas. O Conselho Municipalde Meio Ambiente e o Sindicato

Rural estão, inclusive, coletando assinaturas da popu-lação para igualmente embasar novas iniciativas contraeste tipo de exploração na região.

O tema também será assunto da 4ª AssembleiaGeral Ordinária da Associação dos Municípios do Oestedo Paraná (Amop), na sexta-feira (06), em Cascavel.

A extração de gás natural pode ser uma alternativadiante do esgotamento de reservas facilmente aces-síveis, porém, se está proibida em vários países domundo é porque há muita coisa negativa em jogo. Estãocertís-simas as lideranças oestinas em se mobilizar,buscar informações sobre o que realmente vai acontecere unir forças contra esse método que pode ser prejudiciale catastrófico em uma região com água abundante eterras férteis como o Oeste.

Estão certíssimas aslideranças oestinas em

se mobilizar, buscarinformações sobre o querealmente vai acontecer e

unir forças contra essemétodo que pode ser

prejudicial e catastrófico emuma região com água

abundante e terras férteiscomo o Oeste

CONFISSÃO DA GUANABARA

Antes de morrer, Jean, Matthieu, Pierre e Andréescreveram em sua Confissão: I. Cremos em um sóDeus, imortal, invisível, criador do céu e da terra e detodas as coisas, tanto visíveis como invisíveis, oqual é distinto em três pessoas: o Pai, o Filho e oSanto Espírito, que não constituem senão umamesma substância, em essência eterna e de umamesma vontade. (Os artigos do credo serão avali-ados aleatoriamente)

A riqueza geopolítica da adoração a um só Deus.Imagens e deuses são ídolos proibidos pelo Cria-dor do céu e da terra. 1º Mandamento diz: “Eu sou oSenhor teu Deus, não terás outros deuses diante demim”. Ex. 20:1-3.

Temos ideia da riqueza que herdamos, ao sercolonizado por povos monoteístas e não por polite-ístas? O politeísmo (do grego: polis, muitos, Théos,deus: muitos deuses) consiste na crença em maisdo que uma divindade.

Conforme a revista Superinteressante, de 29 demarço de 2007, o número oficial de deuses na Índiachega a 330 milhões.

Assistindo à TV na Suíça, ouvi a entrevista de ummissionário da Índia, que falou de sua visita àresidência de uma família e lhes apresentou oDeus Criador do céu e da terra, revelado em JesusCristo pelo Espírito Santo, quando o pai lhe disse:“Missionário você chegou um dia tarde demais,ontem sacrifiquei meu filho ao nosso deus”.

Temos conhecimento do tesouro que possuí-mos no credo que diz: “Há um só Deus e um sómediador entre Deus e os homens”? 1. Tim. 2:5.Seus familiares creem no único Deus Criador do céue da terra? Essa fé pode salvar sua vida de feiticeirose da bruxaria, que ainda sacrifica vidas humanas.

Os incas sacrificavam seus filhos aos deuses.Segundo o best-seller internacional do professorGeoffrey Blainey, no livro “Uma breve história domundo”, os incas foram extremamente religiosos:o Sol era o deus masculino e a Lua a deusa dasmulheres. Em decisões importantes de guerras eem estiagens, o sacrifício de crianças de dez a 15anos era exigido pelas divindades, por ser conside-rados mais puros que os adultos. Para os pais aescolha de seu filho para esse sacrifício era vistacomo uma honra.

Na esperança de que os deuses da fertilidadeabençoassem as plantações, uma vida humana po-deria ser sacrificada numa época apropriada do ano.

O professor Blainey relata na página 176 que:“Na primavera de 1995, um desses sacrifícios dosincas foi revelado pelo derretimento da neve, a seismil metros acima do nível do mar. Uma meninahavia sido sacrificada durante as últimas décadasdo Reinado Inca e, possivelmente num ano deseca, quando o sacrifício humano parecia ser aúnica esperança de chamar chuva, ela foi sacrifica-da. O corpo congelado e, por isso bem preservado,aparentava ser de uma jovem em torno de 13 anosde idade, e que, aparentemente, gozava de boasaúde na véspera de sua morte”.

O filme “Novo Mundo - Humanidade" diz: “Ossacerdotes astecas sacrificavam milhares dehomens, mulheres e crianças por ano. Até 20 milem uma de suas cerimônias mais importantes...este é um dos maiores atos de sacrifícios huma-nos da história”...

A maior riqueza que o cristianismo trouxe aomundo é a confissão de fé de um único Deus, Pai,Filho e Espírito Santo, numa mesma substância.

A Confissão da Guanabara é parte de um dosmaiores tesouro da fé do cristianismo. Infeliz anação cuja população crê em adivinhação, astro-logia, cartomancia, curandeirismo, magia, quiro-mancia, tarô... ou divindades que podem ser pes-soas mortas ou ídolos de pedra, madeira, ouro,prata ou residir em grutas, árvores ou objetos. Ex.20:3-6 - Deut. 18:9-14.

* O autor é pastor da Igreja de Deus noBrasil em Marechal Cândido Rondon

(www.ecosdaliberdade.com.br)

[email protected]

2ª parte - A Confissão da Guanabara

Page 3: 06 03 2014

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,03 DE JUNHODE 2014

PPPPPolêmica em Quatro Polêmica em Quatro Polêmica em Quatro Polêmica em Quatro Polêmica em Quatro PontesontesontesontesontesUm assunto tem causado polêmica em Qua-

tro Pontes. Trata-se de um projeto da prefeituraque foi rejeitado na Câmara de Vereadores -recebeu apenas dois votos favoráveis, sendo dosedis Romaldo Görgen e Vilma Karkow.

O projeto em questão tinha como objetivopermitir o paço municipal a fazer uma transfe-rência de área verde. A ação seria realizadapara que fosse construída uma unidade de

saúde 24 horas ao lado da unidade básica desaúde. O investimento seria uma alternativaaté em razão do fechamento do único hospitaldo município e ao fato de que pacientes hojeprecisam ser deslocados para Marechal Cândi-do Rondon ou Toledo.

O local para receber a unidade 24 horas não foiescolhido por acaso, mas sim estrategicamente,tendo em vista que possibilitaria otimizar e cen-

tralizar os serviços de saúde, evitando que apopulação tenha que se deslocar de um lado parao outro da cidade, bem como poderia aproveitaralguns mesmos profissionais que já trabalham naunidade básica para atuar na nova estrutura.

Este assunto, inclusive, teria sido exposto eaprovado pela comunidade em audiência públi-ca. E agora, pelo que se sabe, a rejeição do projetoestá sendo indigesta em Quatro Pontes...

Sem pressaDurante solenidade na Prefeitura de Santa Helena, na

manhã de ontem (02), quando o prefeito Jucerlei Sotorivatransmitiu o cargo ao vice-prefeito Margon Strassburger,que comandará o paço durante 30 dias, um dos assuntosmencionados no ato solene foi o pedido de exoneraçãoapresentado pelo secretário municipal de Indústria, Co-mércio, Turismo e Administração Portuária, Edson Wamms.

Na oportunidade, Juce explicou que Wamms permane-ce por mais um mês na prefeitura, período no qual oprefeito estará de férias. Depois, ele reassume o mandato naCasa de Leis. Sotoriva ainda declarou que ele e seu vice nãotêm um nome ainda para indicar como substituto e que elesnão têm pressa na nomeação.

EncontroDeve ser agendado para o decorrer desta semana um encontro envolvendo

representantes da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e a diretoria daApae. Na pauta da reunião estará a crise financeira por qual vem passando ainstituição e a possibilidade da municipalidade ampliar o apoio à entidade,especialmente no que se refere ao repasse de recursos para a Associação dePais e Amigos dos Excepcionais.

O abismo entre as cidadesO presidente da Associação dos Muni-

cípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefei-to de Assis Chateaubriand, Marcel Miche-letto, tem defendido a redução do abismoque separa as cidades ricas das pobres.“Não é possível conviver com municípiospujantes, que se destacam em áreas comoagronegócio, Ensino Superior e Medicina,ao passo que a cidade ao lado sequer reúnecondições de oferecer o básico à sua popu-lação”, destacou, ao participar da reuniãodo programa Cidade Empreendedora, noSebrae de Cascavel.

Segundo ele, o desafio de líderes polí-ticos e empresariais é acabar com essadistorção, ou pelo menos diminuí-la.“Ricos e pobres precisam buscar um meiotermo que ajuste essas duas situações”,observou Marcel.

Presidente da Amop, Marcel Micheletto: “Osmunicípios precisam de uma gestão voltada à visão

empreendedora, de foco empresarial, para queas coisas que deram certo na iniciativa privada

se repitam na esfera pública”

Audiência pública

em PalotinaO plenário da Câmara de Vereadores de Paloti-

na será palco, hoje (03), às 14 horas, de audiênciapública para apresentação e discussão do PlanoMunicipal de Saneamento Básico. O evento édestinado para toda a comunidade.

Comentário do dia - I“Eu acho que, em um segundo

turno, (o adversário) será tucano. OPSDB tem base partidária maisorganizada, governa São Paulo,

Paraná, alguns Estados importantesno Nordeste e tem mais tradição de

palanque”. Previsão do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a

eleição presidencial deste ano.

Comentário do dia - I“Paulo Bernardo, Gaievski, André

Vargas, Youssef. Meu Deus, que cruz paracarregar. Oremos!”. Do senador Roberto

Requião (PMDB).

Bom trato Contagemregressiva

Arquivo/OP

Na próxima terça-feira (10) começao período no qual os partido políticospoderão realizar suas convenções inter-nas, destinadas a escolher os candidatose as coligações que vão disputar as elei-ções - o primeiro turno será no dia 05 deoutubro. Conforme a legislação eleito-ral, as agremiações têm o próximo dia30 para oficializar os nomes dos candi-datos que vão disputar cargos eletivospara presidente e vice-presidente daRepública; governador e vice-governa-dor; senador e deputado federal, alémde deputados estaduais - ou distritais,no caso do Distrito Federal.

“É muito grande a frente em defesa da manu-tenção da união no Paraná. Durante esses trêsanos o PMDB foi muito bem tratado pelo gover-nador Beto Richa (PSDB), teve secretários, osdeputados e prefeitos foram bem atendidos. Então,entendemos que é importante a união pela gover-nabilidade”. Opinião do presidente estadual doPMDB, deputado federal Osmar Serraglio.

A visita do presidente nacional de honra dopartido e vice-presidente da República, MichelTemer, a Curitiba, na última quinta-feira (29),quando reafirmou que a convenção será sobera-na, deixou ainda mais fortalecida a ala peemede-bista que apoia a coligação com os tucanos, aqual conta com 11 dos 13 deputados estaduais.

Page 4: 06 03 2014

Sonho e realidadeSete anos é muito tempo para um povo que, em sua imensa

maioria, meses depois, não se lembra em quem votou paravereador, deputados e senador. No máximo tem vaga lembrançado voto que elegeu o governador ou o presidente da República. Daía necessidade da imprensa, especialmente a escrita, que éacompanhada por uma minoria capaz de ler, entender e opinar,não simplesmente assistir como se faz com uma novela, retomaros fatos. Essa imensa diferença de número num país com aindamilhões de analfabetos ou semialfabetizados faz toda a diferençana hora de realizar a mídia técnica pelas agências de propagandaa serviço dos governos, em que as verbas governamentais (esta-tais principalmente) vão ser aplicadas. Daí a predominância devalores aos veículos de massa e a tentativa de “regulamentar” osdemais. Uma forma nada velada de censura, que tanto a “esquer-da” abominou nos governos revolucionários! A tese inicial dossete anos diz respeito à lembrança que se procura trazer emrelação ao entusiasmo gerado pela escolha do Brasil, em 2007,para sediar a Copa do Mundo de um esporte que ainda é orgulhonacional: o futebol. Para quem comemorou, como o ex-presidenteLula e sua “troupe”, tal fato como “o grande feito de seu governo,que realizaria a melhor Copa de todas desde 1930”, os resultadosnão estão correspondendo. A começar pelas opiniões de doisgrandes nomes do esporte bretão: Romário (hoje deputado fede-ral) e Ronaldo Fenômeno, antes um entusiasta do evento e agora“envergonhado de ser brasileiro pelos atrasos” e naturalmenteoutras mazelas mais comprometedoras nas obras da Copa. Semdeixar ele de lembrar que, em 2007, o governo aceitou todas asexigências da Fifa. Romário não deixou por menos: “Já perdemosa Copa fora de campo. Agora só nos resta rezar para irmos bem ládentro”. A pior parte ficaria com o ex-presidente e sua infelizmanifestação, classificando como “babaquice” reivindicar me-trôs que chegassem à porta dos estádios! Isso é um luxo idiota queo brasileiro não precisa: “vão a pé, vão descalços, vão de jumento”,concluiu. Justo ele, um homem que fez sua carreira como “traba-lhador” e que acenara aos brasileiros com grandes obras quemudariam suas vidas, especialmente em relação à mobilidade.Melhor: “sem um tostão de erário público”. Se as promessasfossem cumpridas, usuários do transporte coletivo estariam cadavez mais bem tratados! Não é o que se vê!

Produto finalLula, no entanto, garante

que não vai a nenhum jogo.Ficará confortavelmente emcasa, vendo os jogos pela TV etomando “uma cervejinha”.Talvez pela mesma motiva-ção que a presidente Dilmasuspendeu na programaçãode estreia da Copa discursosque evitem uma manifesta-ção ruidosa como a das Con-federações! O sonho da Copaera um, saiu outro! Paciência!Resta torcer para que com abola rolando o entusiasmopelo futebol volte a tomar con-ta dos brasileiros.

FidelidadeUm dos motivos por ter a

Copa do Mundo no Brasil en-tusiasmado quase que tão so-mente a garotada será o mes-mo que tornará conhecidos osjogadores do Brasil da Sele-ção titular: os álbuns de figuri-nhas, verdadeira febre nacio-nal da classe média. Fora dis-so só Neymar, um autênticoproduto nacional, sinônimo do

dinheiro fácil que o futebol e aMega Sena podem oferecer.Mais Fred e quatro jogadoresnacionais (contando reser-vas). O restante, todos hoje dalegião estrangeira que sóquem tem TV a cabo conhece.O torcedor continua torcendopor Flamengo, Corinthians,Atlético, “Coxa” e outros quetais, embora seus times, comoo futebol brasileiro, estejamem baixa.

PIB fortalecidoNum momento em que a

indústria nacional passa por pro-blemas de competitividade nasexportações graças ao “custoBrasil”, diminuindo o ProdutoInterno Bruto (PIB) nacional, noParaná, por conta de investi-mentos privados atraídos peloprograma Paraná Competitivo,o PIB estadual cresce mais queo nacional: 3,7%. Isso apesar deum desempenho menor do agro-negócio (1,9%), sempre a loco-motiva do crescimento parana-ense, por conta do forte calor efalta de chuvas no verão.

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Hospitais do Paraná devemmanter dentistas nos quadros

Hospitais públicos e particulares com pelomenos 50 leitos se enquadram

VETO É DERRUBADO

O plenário da AssembleiaLegislativa do Paraná (Alep)derrubou ontem (02) um vetodo governador Beto Richa(PSDB), por 29 votos contra 19.Assim, passa a ser lei o projetoque torna obrigatória a assis-tência odontológica a pacientesnos hospitais do Paraná, públi-cos e particulares, que possuampelo menos 50 leitos.

Pela lei, os hospitais que seenquadram no perfil devem

contar com um pelo menosum cirurgião dentista nasequipes multiprofissionais.Eles deverão ser responsáveispelos atendimentos de emer-gência e preventivos aos pa-cientes internados.

“Essa inclusão possibilitauma melhora na qualidadede sobrevida dos pacientes,uma diminuição do risco àsinfecções, redução do tempode internação e do uso de

medicamentos, e considerá-vel diminuição dos custos hos-pitalares”, justificou a autorada proposição, deputada Lu-ciana Rafagnin (PT).

A lei deve entrar em vigo-rar 90 dias após a publicaçãooficial. A aplicação, porém,deve ser feita de forma grada-tiva, conforme a disponibili-dade de profissionais nos qua-dros do estado, e respeitandoo orçamento do governo.

2º edição do Sisu tem 491mil inscritos no primeiro dia

No primeiro dia de inscri-ção, a segunda edição do Siste-ma de Seleção Unificada (Sisu)teve 491.112 inscritos até as 19horas de ontem (02), informou oMinistério da Educação (MEC).Como cada candidato pode fa-zer até duas opções de curso,foram feitas 943.777 inscrições.

Nesta edição, o Sisu oferece51.412 vagas em 1.447 cursos de67 instituições de ensino federais

e estaduais. Podem participaraqueles que fizeram o ExameNacional do Ensino Médio (Enem)de 2013 e não zeraram a redação.

As inscrições ficam abertasaté amanhã (04) e devem serfeitas no site do Sisu. O candi-dato que já tiver feito a inscri-ção pode consultar diariamen-te, até amanhã, a nota de cortedo curso que pretende fazer ealterar a escolha.

O resultado da primeirachamada do Sisu será divulga-do sexta-feira (06) e as matrí-culas serão feitas do dia 09 aodia 13. A segunda chamadaestá prevista para o dia 24 des-te mês, com a matrícula entreos dias 27 deste mês e 02 dejulho. Os candidatos que nãoforem convocados nas duaschamadas poderão integrar alista de espera.

Paraná vacina 76% das meninascontra HPV e se aproxima da metaO Paraná vacinou contra o

HPV 76,96% das 257.594 milmeninas entre 11 e 13 anos, des-de que a campanha começou emmarço deste ano. A percenta-gem está próxima da meta deimunização de 80%. O resulta-do faz parte do balanço do Mi-nistério da Saúde, divulgadoontem (02), sobre a aplicaçãodas doses em todo o país.

A vacina tem eficácia de98,8% contra o HPV, que é res-ponsável por 70% dos casos decâncer de colo de útero de todoo mundo. Segundo dados a Or-

ganização Mundial da Saúde(OMS), 290 milhões de mulhe-res no mundo têm HPV. NoBrasil, a doença é a terceira cau-sa de morte entre as mulheres,ficando atrás dos tumores demama e colorretal.

As meninas precisam tomartrês doses. A segunda ocorre seismeses depois da primeira, e aterceira, cinco anos depois. Em2015, o público-alvo serão asmeninas de nove a 11 anos e, apartir de 2016, a ação ficará res-trita às meninas de nove anos.

O levantamento do Minis-

tério da Saúde também mos-trou que, entre os Estados doSul, o paranaense é o que estáum pouco mais distante de atin-gir a meta. Paraná (257.594) eRio Grande do Sul (243.596) têmnúmeros próximos de garotasque devem ser vacinadas. Nocaso do estado gaúcho, toda-via, o percentual de imuniza-ção chega a 89,44%. No Estadode Santa Catarina, menos me-ninas precisam tomar a dose(148.562), e até o momento92,84% do público-alvo já to-mou a primeira dose.

Fifa colocará novo lote deingressos à venda amanhã

Amanhã (04), a Fifa vai colocarmais uma quantidade limitada deingressos para todos os 64 jogos,incluindo abertura e final. A vendaserá exclusivamente pelo sitefifa.com e o horário será divulgado

nas próximas horas.Acreditando na grande procu-

ra de ingressos, a Fifa, evitando adecepção de torcedores que ve-nham a fazer fila nos Centros deIngressos e para ser justo com

os torcedores em geral, decidiudisponibilizar as entradas ape-nas pela internet.

A explicação foi feita ontem(02) pelo diretor de Marketing daFifa, Thierry Weil.

Page 5: 06 03 2014

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 GERAL

“Não vamos acabar com direitos na área trabalhista”Pré-candidato do PSDB à Presidência defende que a partir de demandas dos próprios

sindicatos e trabalhadores pode haver uma relação mais direta com empresários

AÉCIO NEVES

Pré-candidato do PSDB àPresidência da República, osenador Aécio Neves (MG)afirmou ontem (02) que, seeleito, não acabará com osdireitos trabalhistas. “Eu fuiconstituinte. Ao contrário doPT, eu assinei a constituintetrabalhista. O que tenho de-fendido é que a partir de de-mandas dos próprios sindi-catos e trabalhadores podehaver uma relação mais dire-ta com empresários”, disse otucano, durante evento comempresários promovido peloEstado e pela Agência Corpo-ra Reputação Corporativa.

Em abril, no entanto, otucano chegou a defendermais de uma vez a flexibiliza-ção das leis trabalhistas parao setor do turismo. A primei-ra foi no começo do mês em

encontro com empresários dosetor. A segunda, em reuniãona Associação Comercial deSão Paulo. “Temos que ter co-ragem de debater isso. Em de-terminados eventos e regiões,a falta de flexibilização noturismo tem levado à infor-malidade”, disse o senador,na ocasião.

Segundo ele, será naturale importante que haja umnovo nível da relação dos sin-dicatos e trabalhadores e anegociação direta deve serampliada e estimulada.

Sobre a inflação, Aécio dis-se que, em sua eventual ges-tão, terá tolerância zero. “Ocentro da meta é que vamosbuscar e não o teto. No pri-meiro ano podemos estreitaras bandas, que hoje são exces-sivamente largas”. Segundo

Igo Estrela

ele, previsibilidade e regras cla-ras “é o que vamos fazer”.

Com relação ao etanol, otucano disse que é preciso termetas para a matriz de com-bustível. “É importante paradarmos segurança aos que in-vestiram neste setor e viramisso se perder”, comentou.

Ao falar do Ministério dasRelações Exteriores, Aécio cri-ticou o aparelhamento que estáocorrendo neste setor e em ou-tros. Ele também se disse preo-cupado com as propostas decontrole dos meios de comuni-cação em estudo pelo PT. “Con-trole dos meios de comunica-ção é censura. A liberdade deimprensa é o maior valor numasociedade democrática. E mepreocupo porque este controlepoderá ocorrer em outras áre-as”, expôs.

Mercado revê projeção para crescimento da economiaAnalistas do mercado fi-

nanceiro consultados peloBanco Central (BC) reduzirama projeção para o crescimentoda economia este ano. A esti-mativa para a expansão doProduto Interno Bruto (PIB),soma de todos os bens e servi-ços produzidos no país, caiu de1,63% para 1,50%.

A redução ocorreu após adivulgação do crescimento doPIB no primeiro trimestredeste ano. Segundo o Institu-to Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE), o PIB cres-ceu 0,2%, comparado com oquarto trimestre de 2013. Para2015, também houve reduçãona projeção para expansãodo PIB, que passou de 1,96%para 1,85%. A estimativa parao crescimento da produção

industrial passou de 1,40% para1,24%, este ano, e permaneceem 2,20% em 2015.

A pesquisa do BC tambémmostra que o mercado financei-ro não espera mais por aumentoda taxa básica de juros, a Selic,este ano. Na semana passada, omercado financeiro esperava pormais um aumento 0,25%, masessa alta ocorreria somente emdezembro. A Selic foi mantidaem 11% ao ano por decisão doComitê de Política Monetária(Copom) do BC, na última quar-ta-feira (28). A Selic havia pas-sado por nove altas seguidas emreuniões anteriores. Entretanto,em 2015, os analistas das institui-ções financeiras esperam que aSelic volte a subir. A expectativaé que a taxa básica chegue aofinal de 2015 em 12% ao ano.

A Selic é usada como instru-mento para influenciar a ativi-dade econômica e, consequen-temente, a inflação. Quando oCopom aumenta a Selic, o obje-tivo é conter a demanda aque-cida e isso causa reflexos nospreços, porque os juros maisaltos encarecem o crédito e es-timulam a poupança. Já quandoo Copom reduz os juros bási-cos, a tendência é que o créditofique mais barato, com incenti-vo à produção e ao consumo,mas a medida alivia o controlesobre a inflação.

Ao manter a Selic no mesmopatamar, a sinalização é que aselevações anteriores foram sufi-cientes para provocar os efeitosesperados na economia. O BC temreiterado que os efeitos de alta dataxa básica se acumulam e levam

Pré-candidato àPresidência peloPSDB, senadorAécio Neves: “A

negociaçãodireta deve ser

ampliada eestimulada”

Parecer do MP diz que trabalhadores não têm direito à correção do FGTSO Ministério Público Federal é

a favor da TR (Taxa Referencial)como índice de correção dos sal-dos do Fundo de Garantia do Tem-po de Serviço (FGTS). Em parecerenviado ao Supremo TribunalFederal (STF), o procurador-geralda República, Rodrigo Janot, de-fendeu o arquivamento de umaação que questiona a constituci-onalidade do uso da TR comoíndice de atualização monetáriados depósitos efetuados nascontas vinculadas do FGTS pornão refletir o processo inflacioná-rio. A ação foi apresentada pelopartido Solidariedade e aindaserá analisada no STF. Atualmen-

te, o FGTS é reajustado pela TR,mais juros de 3% ao ano.

Os trabalhadores reivindicamque a correção seja juros de 3%ao ano mais a reposição por umíndice inflacionário, como INPCou IPCA. O argumento é que, como baixo valor da TR (0,6% ao anoem abril), a correção do FGTS nãotem acompanhado a alta do custode vida. Para o procurador-geralda República, “não há violação aoprincípio da moralidade adminis-trativa devido à suposta apropria-ção, pela Caixa Econômica Fede-ra, da diferença entre a inflação ea TR no tocante às contas vincu-ladas do FGTS”.

Janot argumentou que a Cai-xa é apenas agente operadorada aplicação dos recursos dofundo, nos termos da lei, dosregulamentos e das diretrizes es-tabelecidas pelo Conselho Cu-rador do FGTS. “Não lhe assistedireito de dispor dos recursosem seu próprio interesse, tam-pouco definir índices de corre-ção monetária a serem utiliza-dos”, afirmou. Segundo o procu-rador-geral, a taxa de adminis-tração devida ao agente opera-dor não é imoral, por se tratar decontrapartida dos ônus envolvi-dos e do risco de crédito assumi-do pela Caixa, como ocorre em

outras relações financeiras.Na ação, o Solidariedade ar-

gumenta que a correção do FGTSpela TR viola o direito de proprie-dade, o direito dos trabalhadoresao FGTS e o princípio da morali-dade administrativa. De acordocom o Solidariedade, o FGTSconstitui propriedade do trabalha-dor e sua expressão econômicadeve ser preservada ao longo dotempo em face da inflação paraproteger o núcleo essencial des-se direito. O partido também sus-tenta que a Caixa se apropria in-devidamente da diferença entre aTR e a inflação, o que contrariariaa moralidade administrativa.

Capacidade degeração de energiacontinuará abaixoda média

O Programa Mensal de Opera-ção (PMO), divulgado pelo Opera-dor Nacional do Sistema Elétrico(ONS), prevê que a semana opera-tiva que se encerará na sexta-feira(06) será marcada por afluências(capacidade de geração de energiaelétrica) críticas, abaixo das médiashistóricas, nos subsistemas Sudes-te/Centro-Oeste e Nordeste do país.

Isso deve ocorrer mesmo com apassagem de duas frentes frias queavançarão pela região Sul e pelolitoral do Sudeste. Particularmentepara o Subsistema Nordeste, a ex-pectativa é que a afluência fique emtorno de 40% da média mensal.

Nos subsistemas Sul e Norte, noentanto, os valores da vazão deve-rão ficar próximos das suas médiasmensais, o que fará destes subsiste-mas exportadores de energia paraos outros dois subsistemas.

Em decorrência da precarieda-de da vazão dos subsistemas doSudeste/ Centro-Oeste e do Nordes-te, que se encontram, respectiva-mente, em 37,42% e 40,94% desua capacidade de armazenamen-to, o ONS vem implementandouma política de operação energéti-ca que prioriza a preservação dosestoques armazenados nos reser-vatórios das usinas localizadas nascabeceiras dos rios Grande, Para-naíba e São Francisco.

tempo para aparecer.

INFLAÇÃOO BC precisa encontrar

equilíbrio ao tomar decisõessobre a taxa de juros, de modoa fazer com que a inflação fi-que dentro da meta estabele-cida pelo Conselho MonetárioNacional. O centro da metadefinido pelo governo é de4,5%, com limite superior de6,5%. A estimativa para o Índi-ce Nacional de Preços ao Con-sumidor Amplo (IPCA) estápróxima do teto da meta. Deacordo com a estimativa dasinstituições financeiras, o ín-dice deve fechar o ano em6,47%, a mesma previsão dasemana passada. Para 2015, aprojeção foi levemente ajusta-da de 6% para 6,01%.

Page 6: 06 03 2014

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Senado vai debater proposta pararegulamentar uso da maconha

Sugestão apresentada por meio de iniciativa popular foi apoiadapor cerca de 20 mil pessoas em nove dias. Se tiver apoio dos

parlamentares, proposta pode ser convertida em projeto de lei

TEMA POLÊMICO

A polêmica sobre a defini-ção de regras para o uso recre-ativo, medicinal e industrialda maconha dividiu opiniõesna Comissão de Direitos Hu-manos e Legislação Participa-tiva (CDH) do Senado, ontem(02), que iniciou um ciclo deaudiências públicas sobre otema. Segundo a presidenta daCDH, senadora Ana Rita (PT-ES), a sugestão apresentada pormeio de iniciativa popular foiapoiada por cerca de 20 milpessoas em nove dias. Se tiverapoio dos parlamentares, aproposta pode ser convertidaem projeto de lei.

O senador Cristovam Buar-que (PDT-DF), que vai coorde-nar a discussão sobre o tema naCDH, diz que pretende fazeruma série de audiências comespecialistas de vários setores,para que ele possa ter subsídiosao relatório que vai apresentar

para orientar a decisão dos in-tegrantes da comissão sobre apolêmica. Ainda segundo o se-nador, o objetivo do debate nãoé liberar o uso da maconha noBrasil. “Não se trata de liberar,mas de regulamentar o uso, sefor o caso”, esclareceu.

Durante o debate, o secretá-rio nacional de Drogas do Uru-guai - único país no mundo alegalizar a produção, comerci-alização e distribuição da dro-ga -, Julio Heriberto Calzada,admitiu que a legalização damaconha pode aumentar o nú-mero de usuários. Mesmo as-sim, ele acredita que a combi-nação com outras políticas pú-blicas pode modificar padrõesde consumo e reduzir o núme-ro de usuários.

Calzada disse ainda que oUruguai conseguiu reduzir azero as mortes ligadas ao usoe ao comércio da maconha des-

STF julga dia 11 ações sobretamanho das bancadas na Câmara

O Supremo Tribunal Fede-ral (STF) julgará no próximodia 11 as ações que contestam aresolução da Justiça Eleitoralque mudou o tamanho das ban-cadas de 13 Estados na Câmarados Deputados. Foram pauta-das ações diretas de inconstitu-cionalidade protocoladas noano passado pelas assembleiaslegislativas de Pernambuco, doPiauí e de Santa Catarina, e pe-los Estados do Espírito Santo,da Paraíba, do Piauí e Paraná.

A polêmica sobre a mudan-ça na composição das banca-das na Câmara começou apósuma decisão do Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE), definida emabril do ano passado, ao julgarum recurso apresentado pelaAssembleia Legislativa doAmazonas. A Casa alegou que a

representação populacional doEstado na Câmara não condiziacom a realidade, pois tinhacomo referência um censo defa-sado. Sustentou ainda que Esta-dos com menor população,como Alagoas e o Piauí, tinhammais representatividade naCâmara - com nove e dez depu-tados federais, contra oito doAmazonas.

Conforme a decisão originaldo Tribunal, perderão uma ca-deira os Estados de Alagoas ePernambuco; do Espírito Santo,Paraná, Rio de Janeiro e Rio Gran-de do Sul. Ficarão sem duas ca-deiras a Paraíba e o Piauí. Ga-nharão uma cadeira o Amazo-nas e Santa Catarina; duas ca-deiras, o Ceará e Minas Gerais. Omaior beneficiado é o Pará, queterá mais quatro deputados.

A nova composição dasbancadas foi definida de acor-do com o Censo de 2010. Oscálculos levam em conta a po-pulação do Estado e a quanti-dade mínima (oito) e máxima(70) de parlamentares permi-tidos por lei para uma unidadeda Federação, além do quesitode proporcionalidade exigidopela Constituição.

No entanto, em novembrode 2013, a Câmara dos Depu-tados aprovou decreto legis-lativo que anulou a resoluçãodo Tribunal sobre o númerode deputados de cada Estadopara as eleições de outubro.Ao retomar o julgamento daquestão, na semana passada,os ministros do TSE decidiramderrubar o decreto e restabele-cer a decisão original.

de que, em maio deste ano, opresidente José Mujica assinouum decreto para regulamen-tar o cultivo e a venda da dro-ga. Hoje, o Uruguai assegura oacesso legal à maconha pormeio de autocultivo, com atéseis pés para cada moradia;pela participação de clubes decultivo, com 15 a 45 membros;ou pela aquisição a partir deum sistema de registro con-trolado pelo governo.

Para Cristovam, o debatesobre a maconha também deveanalisar problema do tráfico dedrogas. “Vamos continuar vi-vendo com tráfico de drogas?Não. Como vamos nos livrar dotráfico? Uma das propostas quetêm hoje é a regulamentação",ponderou o senador.

Na audiência pública deontem, a maioria das opiniõesforam contrárias à regulariza-ção da maconha.

Partidos têm menos de um mês para definir candidatosOs partidos políticos têm

menos de um mês para reali-zarem as convenções destina-das a escolher os candidatos eas coligações que vão disputaras eleições de outubro. De

acordo com a Lei das Eleições(9.504/97), as legendas têm de10 de junho a 30 de junho paraoficializar os nomes dos candi-datos que vão disputar cargoseletivos. O primeiro turno será

no dia 05 de outubro.A propaganda eleitoral, nas

ruas e na internet, será libera-da no dia 06 de julho e a cam-panha, no rádio e na televisão,começará no dia 19 de agosto.

Na semana passada, lançamos o Plano Safra 2014/2015 para aAgricultura Familiar que traz ótimas novidades. Para a safra que começano dia 1º de julho, colocamos R$ 24,1 bilhões para financiar a atividadede milhões de brasileiras e brasileiros que vivem da agriculturafamiliar. Nunca houve um volume tão grande de recursos para essa áreana história do Brasil. Se compararmos com o aplicado na safra de 2002/2003, no início do governo Lula, o valor de hoje é dez vezes maior. Osrecursos podem ser utilizados, por exemplo, para o custeio da safra,para comprar sementes e adubo, para pagar o combustível das máqui-nas; para investir em novas máquinas e novos equipamentos agrícolas,e, assim, modernizar as pequenas propriedades rurais e produziralimentos de forma sustentável. Uma coisa importante é que as taxasde juros continuam as mesmas da safra passada, entre 0,5% e 3,5% aoano para o agricultor, e, no máximo, 4% para as cooperativas. Alémdisso, os agricultores familiares contarão com um seguro, o Proagro,ainda mais eficiente, pois a cobertura do seguro vai ter como base arenda que o agricultor espera receber e não o custo da produção. Vamosgarantir 80% da renda bruta esperada, com limite de cobertura deR$ 20 mil, além do valor financiado.

Outra novidade desse plano é o Pronaf Produção Orientada parao agricultor financiar a produção sustentável de alimentos saudáveisnas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com essa nova linha decrédito, pode ser financiada a produção agroflorestal, a baseada naagroecologia, como, por exemplo, hortaliças em cultivo protegido semuso de agrotóxicos, a melhoria na criação de aves e suínos eautomação na produção de leite, garantindo melhor controle sanitá-rio. Os agricultores poderão tomar até R$ 40 mil de financiamentonesta linha de crédito e, se estiverem em dia com o pagamento dessecrédito, terão assistência técnica de graça.

Outra novidade é que assinei o decreto que regulamenta a AgênciaNacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) paragarantir aos agricultores familiares mais acesso a técnicas queaumentem a produtividade de seu trabalho, e, como consequência,sua renda. A Anater vai atuar em parceria com a Embrapa e com outrasinstituições de pesquisa para que todas as agricultoras e os agricul-tores tenham oportunidade de incorporar a melhor tecnologia existen-te, promovendo o desenvolvimento sustentável no campo.

Na próxima safra, 800 mil agricultores familiares vão receberassistência da Anater e o nosso objetivo é que a metade dessa metaseja cumprida com o atendimento às nossas agricultoras familiares.

Neste Plano Safra reservamos R$ 12 bilhões para financiar a comprade máquinas e equipamentos. São tratores, colheitadeiras, sistema deresfriamento de leite, sistemas de irrigação, aquisição de animais epequenas reformas nas propriedades. Com o apoio do governo, nosúltimos doze anos o investimento em máquinas e equipamentos danossa Agricultura Familiar saltou de R$ 80 milhões para R$ 4,5 bilhões.

O Plano Safra 2014/2015 tem novidades também para os assen-tados da reforma agrária. Uma delas é que as dívidas de 945 milfamílias assentadas serão renegociadas, o que lhes permitirá tomarnovos créditos e, assim, voltar a produzir. Outra novidade é um créditode R$ 1,6 bilhão para os novos assentados da reforma agrária. Comesses recursos, eles terão acesso a crédito para se instalar, aomicrocrédito para produção, e, a partir daí, o acesso às linhas normaisde financiamento. Criamos o Cartão do Assentado, que facilita o acessodesses agricultores ao crédito e à assistência técnica.

Lançamos, pela segunda vez, um Plano Safra específico parafinanciar a produção no Semiárido. A população dessa região enfrentao desafio da convivência com a seca, que, mais forte ou mais fraca emalguns anos, está sempre presente como uma possibilidade. Nestemomento, estamos saindo de um das piores secas dos últimos 50 anos,cujos efeitos poderiam ter sido mais devastadores não fosse a redede proteção social criada pelo governo, como o Bolsa Estiagem, e oBolsa Família, e os demais programas federais. Implantamos cister-nas em toda a região: no governo Lula foram 350 mil; no meu governo,mais 750 mil. Além disso, sob coordenação do Exército Brasileiro,distribuímos água utilizando caminhões pipa.

No novo Plano Safra do Semiárido, reservamos R$ 4,6 bilhões parafinanciar o custeio e os investimentos dos produtores da região.Aumentamos de R$ 3,5 mil para R$ 4 mil o AgroAmigo, microcréditoconcedido pelo Banco do Nordeste. Ampliamos a cobertura do Garan-tia Safra, seguro que se mostrou muito efetivo durante a seca, para1,35 milhão de famílias. Apoiar o agricultor familiar, dar-lhe assistên-cia técnica e crédito significa garantir que ele se transforme noverdadeiro protagonista do desenvolvimento do semiárido.

Para perguntar à presidenta Dilma Rousseff, mande sua dúvidapelo e-mail: [email protected],

informando nome completo, idade, ocupação e município.

Muitas novidadespara a agricultura familiar

Page 7: 06 03 2014

Seleção Brasileira é a que temmais chances de vencer a Copa

Segundo levantamento, Espanha e Alemanhatambém têm boas chances

PROBABILIDADE MATEMÁTICA

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 GERAL

A ameaça maior da poluição não está no campo, mas nascidades. Conforme o 5º e último Painel Intergovernamentalsobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas(ONU), elaborado por 196 países e divulgado no dia 13 de abrilúltimo, as áreas urbanas do mundo irão crescer 110 quilôme-tros quadrados por dia, ao longo das próximas três décadas.

Segundo o documento, as emissões de óxido de carbono(CO2), de 1,3% ao ano entre 1970 e 2000, subiram 2,2%anualmente entre 2002 e 2010. Os números mostram que,apesar da grave crise internacional dos anos de 2008 e 2009e das metas estabelecidas por vários países, as emissões deCO2 têm crescido muito nas áreas urbanas.

As cidades já são responsáveis por 75% das emissões deCO2 e até 2030 serão mais 1,2 milhão de quilômetros quadra-dos de áreas urbanas, o que significa expansão de cerca de 20mil campos de futebol por dia.

A população urbana aumentará 1,3 milhão de pessoas porsemana. Para enfrentar a expansão da área urbana, da popu-lação e das emissões de CO2, as cidades terão de repensarseu crescimento.

No Brasil, somente 270 dos 5.570 municípios já estariamalterando o desenho e o planejamento urbano, adotando aengenharia e/ou construção sustentáveis.

Para reverter este quadro, será necessário buscar cidades maiscompactas, que não se alastrem indefinidamente pela área rural.As cidades compactas reduzem percursos e emissões de CO2 ediversos municípios estão também adotando energias limpas.

Da mesma forma, investindo em áreas verdes e priorizandoo transporte público, além da substituição de combustíveisfósseis por etanol, biodiesel, hidrogênio e baterias elétricas.

As alternativas de combustíveis limpos estão disponíveis,mas precisam de incentivo político e apoio da sociedade paraserem adotadas. Sem isso, o atual quadro de indiferença aosalertas da ONU persistirá entre os chefes de Estado e líderes dapopulação do mundo.

É difícil entender este silêncio, diante da gravidade dosdados apresentados, especialmente na China e Estados Uni-dos, que são os maiores poluidores do planeta, respondendopor 70% de todas as emissões.

Nos Estados Unidos membros do Partido Republicano têmbloqueado todas as iniciativas pela adoção de medidas restri-tivas às emissões do CO2 e em retaliação, a China também,posterga medidas, alegando que a responsabilidade maior é depaíses desenvolvidos e que mais emitem CO2.

Diante disso, o mundo precisa se mobilizar e apoiar apopulação favorável às medidas de redução de CO2, comcidades mais sustentáveis. No Brasil temos o crescimentodesordenado das cidades, pela falta de planejamento e dese-nho urbano correto, que evitem a expansão das áreas urbanas.

Este seria um dos principais problemas de poluição dos recursosnaturais do país. Os municípios brasileiros possuem áreas muitograndes e não se preocupam com a compactação das cidades, o queresulta no crescimento desordenado ou sem planejamento.

A consequência para a gestão pública é o crescimento dos custoscom serviços e equipamentos públicos. Assim as cidades vão setornando insustentáveis e prejudicando a todos, ao deixarem deadotar boas práticas e melhorar seus indicadores, com planejamen-to adequado e adoção de diretrizes de sustentabilidade.

As soluções para que as cidades diminuam significativa-mente suas emissões de CO2, economizem água e energia,reciclem o lixo e melhorem a qualidade de vida da populaçãofelizmente já existem.

* O autor é deputado federal pelo Paraná* O autor é deputado federal pelo Paraná* O autor é deputado federal pelo Paraná* O autor é deputado federal pelo Paraná* O autor é deputado federal pelo Paraná

dep.di lceusperaf [email protected] lceusperaf [email protected] lceusperaf [email protected] lceusperaf [email protected] lceusperaf [email protected]

O CRESCIMENTODESORDENADO DAS CIDADES

E A POLUIÇÃO DO ARA taça do mundo de futebolnão vai sair do Brasil. Isso não éuma profecia, mas uma probabi-lidade matemática. Com 22% dechances, um levantamento doescrete de modelagem financei-ra da KPMG aponta que a Sele-ção Brasileira é a que tem maischances de vencer o campeona-to mundial que tem início no pró-ximo dia 12. As seleções da Espa-nha (19%) e da Alemanha (18%)são as que têm maiores chancesde título após o time canarinho.

A segunda boa notícia do le-vantamento é que a Argentina temapenas 8% de chances de vencera Copa em terras brasileiras.

“O modelo utilizado para pre-ver o provável vencedor da Copado Mundo trata as partidas indi-vidualmente. O modelo, portan-to, é composto de duas partes: aprimeira para prever os resulta-dos dos jogos entre cada umadas seleções participantes docampeonato, e uma segundaparte que simula a progressãodo torneio com base nos resulta-

dos de cada equipe”, explica osócio do Grupo de Negócios Glo-bais (Global Business Group, dasigla GBG) da KPMG no Brasil,Augusto Sales.

A primeira parte do modeloprediz a probabilidade de cadaequipe vencer uma partida pormeio de um modelo de regressãologística. O sistema foi comanda-do pelo consultor da KPMG, JosMeester, com base em todos osjogos a partir dos últimos quatroanos envolvendo dois participan-tes da Copa do Mundo, e conse-gue identificar o vencedor corre-tamente em 63% dos casos.

Na segunda parte do modelo,os resultados previstos de cadapartida foram utilizados para si-mular o torneio. O sistema calcu-la quem serão os dois primeiroscolocados de cada grupo. Estesresultados foram, então, inseri-dos na segunda fase do torneio eo avanço para a próxima rodadaé determinada pela probabilida-de de uma equipe ganhar de seusadversários. Isto leva a uma es-

timativa das chances que cadaequipe tem que chegar a cadarodada e, eventualmente, tornar-se campeão.

“Seguindo este modelo, po-demos prever todas as partidasdo Brasil, que deve se classificarcomo primeiro colocado do seugrupo, seguido pelo México. Nasoitavas, a seleção deve enfrentara Holanda, para vingar a derrotade 2010, e na final devemos ter umreencontro com a Espanha”, esti-ma Sales, segundo os dados dolevantamento.

JOGOSConfira como deve ser o ca-

minho brasileiro: 12 de junho -Brasil x Croácia (fase de grupos),17 de junho - Brasil x México (fasede grupos), 23 de junho - Brasil xCamarões (fase de grupos), 28 dejunho - Brasil x Holanda (oitavasde final), 04 de julho - Brasil xInglaterra (quartas de final), 08de julho - Brasil x Alemanha (se-mifinal) e 13 de julho - Brasil xEspanha (final).

738 municípios têm mais da metadedos alunos em atraso escolar

Em 738 municípios brasilei-ros, mais da metade dos alunosde escola pública do Ensino Mé-dio não têm a idade adequada àsérie em que estuda. São estu-dantes com pelo menos dois anosde atraso escolar. Na outra pon-ta, 217 de um total de 5,5 mil mu-nicípios têm menos de 10% deestudantes nessas condições.

Os dados são do Censo Esco-lar do Instituto Nacional de Pes-quisas Educacionais Anísio Tei-xeira (Inep). A maior parte dosmunicípios com distorção idade-série de mais de 50% (468) está naregião Nordeste. Quando se tra-ta dos municípios com taxa me-

nor que 10%, a maior parte, 190,está no Sudeste.

Os dados foram selecionadoscom o auxílio da plataforma dedados educacionais QEdu, que estádisponível para consulta desdeontem (02). O portal é uma parceriaentre a Meritt e a Fundação Le-mann, organização sem fins lucra-tivos voltada para a educação.

Os dados nacionais mostramque 32,7% dos alunos brasileirosde escola pública do Ensino Médionão têm a idade adequada à sérieem que estão. Parte desse atrasovem do Ensino Fundamental, onde23,7% estão nessa situação.

Pela Constituição, os Estados

e o Distrito Federal são responsá-veis, prioritariamente, pelo Ensi-no Médio. Segundo a presidentada União Nacional dos DirigentesMunicipais de Educação (Undi-me), Cleuza Repulho, os municí-pios têm um dever de casa: “Esseproblema não começa no EnsinoMédio, começa nos anos finais doEnsino Fundamental (do 6º ao 9ºano). Trabalhar na busca ativa éfundamental, tem que abrir odado e ver onde está esse aluno.Até para ver se ele tem condiçãode continuar ou não, se tem algu-ma síndrome mais complicada,se está atrasado porque ficoufora da escola”, afirma.

Consumo de gás naturalcresce e volta a bater recordeO consumo de gás natural no país

cresceu 3,3%, de março para abrildeste ano, atingindo demanda médiadiária de 77,2 milhões de metros cúbi-cos. Segundo levantamento da Asso-ciação Brasileira das Empresas Distri-buidoras de Gás Canalizado (Abe-gás), este é o segundo recorde men-sal consecutivo desde o início da dis-tribuição do insumo no país, em 1991.

Até então, os maiores índices al-cançados haviam sido o de maio de2013, quando a demanda pelo produ-tor atingiu 73,3 milhões de metros cú-bicos por dia, seguido de março desteano, quando o consumo chegou a 74,6milhões de metros cúbicos por dia.

Os dados da Abegás indicam queo aumento do consumo de gás no paísestá diretamente ligado aos níveis dos

reservatórios de água, ainda abaixodo esperado, o que leva a um crescen-te aumento do despacho de energiaproveniente das termoelétricas, quecontinua impulsionando o consumo.

Com isto, o segmento de geraçãoelétrica proveniente das térmicas au-mentou 4,8%, na comparação commarço de 2014, e em 38,7%, na com-paração com o mesmo período do anopassado. As informações da Abegásindicam que o consumo residencial foio que mais cresceu: 27,3% em relaçãoa março de 2014, e 9,2% na compara-ção com abril de 2013. Já o segmentoindustrial vem crescendo, embora demaneira moderada, refletindo o com-portamento da economia brasileira:0,8%, quando comparado ao mesmoperíodo do ano passado, e 1,2%, em

relação a março deste ano.Melhor desempenho teve o seg-

mento comercial que, em relação amarço de 2013, chegou a crescer 7,2%.Comparativamente a abril, a expansãofoi de 2,8%. O segmento automotivo foio único que apresentou retração: -0,6% na comparação com março desteano e -3,8% em relação a abril de 2013.

A Abegás contabiliza 2,4 milhõesde consumidores em todo o país. Re-gionalmente, o Sudeste concentra omaior consumo de gás natural, comdemanda média diária de 16,2 milhõesde metros cúbicos, seguida pelo Nor-deste, com 3,4 milhões de metros cú-bicos. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram, respectivamente,2,1 milhões, 1,1 milhões e 892 mil me-tros cúbicos por dia.

Page 8: 06 03 2014

08 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Empresa líder em reciclagem confirma fábrica no ParanáALUMÍNIO

Protocolo de intenções foi assinado ontem (02), em solenidade em Curitiba. Investimento será de R$ 30 milhõesO governador Beto Richa e

o diretor-presidente da Lata-sa Reciclagem, Mário Fernan-dez, assinaram ontem (02) pro-tocolo de intenções que garan-te apoio do Governo do Esta-do, por meio do programa Pa-raná Competitivo, para a ins-talação de uma planta indus-trial da empresa no municípiode Centenário do Sul. O secre-tário da Fazenda, Luiz Eduar-do Sebastiani, também assi-nou o documento.

Líder no mercado brasilei-ro de reciclagem de alumínio, aLatasa vai investir R$ 30 mi-lhões no empreendimento, quevai trabalhar com qualquertipo de sucata. A nova fábricacriará cerca de 150 empregosdiretos e 300 indiretos. A uni-dade de Centenário do Sul terácapacidade para reciclar deduas mil a três mil toneladasde sucata por mês. “São maisR$ 30 milhões de investimen-tos, que garantirão empregos erenda em Centenário do Sul,beneficiando, também, muni-cípios com menor Índice de De-senvolvimento Humano(IDH)”, afirmou o governador,na solenidade realizada noPalácio Iguaçu, em Curitiba.

Richa ressaltou o caráterdescentralizado dos investi-mentos produtivos feitos den-tro do maior ciclo industrial doEstado. “Dos novos investimen-tos, 75% estão localizados emmunicípios do interior do Pa-

Governador Beto Richa durante assinatura do protocolo de intençõespara inclusão da Latasa no programa Paraná Competitivo

raná, o que dissemina a oportu-nidade de empregos para aspessoas nos locais onde elas vi-vem, incentivando, tambémsurgimento de negócios paraempreendedores de todas as re-giões”, afirmou.

“Estamos colhendo frutos daestratégia de desenvolvimentoeconômico implantada pelo go-verno estadual, baseada no diá-logo com o setor produtivo, nasegurança jurídica aos investi-dores e no apoio por meio doprograma Paraná Competiti-vo”, emendou Richa. De 2011para cá, o Estado já teve confir-mado R$ 30 bilhões em novosinvestimentos, tanto de empre-endimentos que chegam ao Es-tado como de expansão de in-dústrias já existentes. Os novosempreendimentos têm potenci-al para criar 180 mil empregos.

O governador lembrou quepesquisa realizada pelo Sebraee Confederação Nacional da In-dústria (CNI), que apontou oParaná como o Estado com me-lhor ambiente para a instala-ção de micro e pequenas empre-sas. Richa citou ainda outrosindicadores do bom desempe-nho econômico do Estado. Da-dos do Ministério do Trabalhoconfirmam que, em 2013, o Es-tado foi o terceiro maior gera-dor de empregos com carteiraassinada. “O Produto InternoBruto (PIB) do Paraná cresceumais que o dobro do nacionalem 2013. Até 2010, o desempe-

nho do PIB estadual era menorque o do Brasil.

SUSTENTABILIDADEFundada em 1991, a Latasa

foi pioneira no Brasil no seg-mento de reciclagem. São maisde 200 mil toneladas de alumí-nio processados por ano em trêscentros de fundição localizadosno Estado de São Paulo. A em-presa conta com 20 centros decoleta em 11 Estados brasilei-ros e um em Miami.

O diretor-presidente da La-tasa, Mário Fernandez, expli-cou que a empresa trabalha comtodo tipo de sucata, mas que areciclagem de alumínio repre-

senta 98% da produção. “O alu-mínio é o maior gerador de su-catas no Brasil. A empresa pos-sui 20 filiais espalhadas peloBrasil e catadores em todo opaís. Isso ajuda muito a ter esseíndice de 98% de atuação comalumínio”, explicou.

Segundo ele, a Latasa traba-lha com o alumínio secundário(o alumínio primário é o damina, da bauxita). O secundá-rio consome apenas 5% da ener-gia que o primário consome.“Temos uma economia subs-tancial na reciclagem”, disse oempresário.

A Latasa já possui um cen-tro de coleta em Curitiba. “Co-

nhecemos bem o mercado local,temos forte mercado no Sul dopaís e, além disso, estamos per-to de São Paulo. Ou seja, próxi-mo dos principais mercadosconsumidores. Além disso, fo-mos muito bem acolhidos, comapoio do governo estadual etambém da Prefeitura de Cen-tenário do Sul”, afirmou o em-presário.

Para o prefeito de Centená-rio do Sul, Luiz Nicácio, a em-presa vai beneficiar a cidade,que possui um dos menores ín-dices de PIB do Paraná. “Seráum impulso para a nossa eco-nomia, com empregos e desen-volvimento”, afirmou.

Novo equipamento do Tecpar garanteprecisão nas análises de alimentosO Instituto de Tecnologia

do Paraná (Tecpar) conta umnovo equipamento que vai con-tribuir para aumentar a segu-rança alimentar no Paraná eque passa a atender aos cadavez mais rígidos requisitos deentidades internacionais.

Instalado no Laboratóriode Agroquímica (Lagro), oequipamento vai realizar, en-tre outros serviços, análisesem amostras de produtos deorigem vegetal que compõema merenda em escolas públi-cas do Estado e alimentos decooperativas agrícolas do in-terior que têm produção vol-tada ao mercado nacional e àexportação. O investimento doInstituto foi de R$ 600 mil.

O Sistema de Cromatogra-fia a Gás Acoplado a Espectrô-metro de Massas é um equipa-mento que analisa a presençade agrotóxicos em produtos

agrícolas e, também, poluentesorgânicos em amostras ambi-entais, entre outras aplicações.

O gerente do laboratório,José Laurentino Ferreira, ex-plica que o Tecpar já realizavaalguns desses ensaios, mas achegada desse novo equipa-mento aumenta a precisão dosresultados, trazendo mais efi-ciência ao processo, já que pou-pa tempo e recursos em novosensaios para confirmar os re-sultados. “O equipamentoamplia a sensibilidade na aná-lise de traços, baixando os li-mites de quantificação de resí-duos e poluentes, fazendo comque o resultado atenda aos re-quisitos de entidades e orga-nismos internacionais ligadosà segurança alimentar e quali-dade ambiental de países daUnião Europeia e dos EstadosUnidos, por exemplo”, explica.

O equipamento será usado

para a análises de resíduos deagrotóxicos para o Programade Análise de Resíduos deAgrotóxicos em Alimentos(Para), coordenado pela Agên-cia Nacional de Vigilância Sa-nitária (Anvisa) e que, no Pa-raná, é executado por meio deconvênio entre o Tecpar e aSecretaria Estadual de Saúde.Esse mesmo convênio prevêque o instituto faça análisesem produtos vegetais usadospara compor a alimentaçãoescolar em um programa pilo-to implantado em escolas es-taduais das cidades de Marin-gá, Cascavel e Pato Branco.

Entre os clientes privadosdo laboratório estão as coope-rativas do interior do Paraná,que enviam amostras para queo Tecpar avalie a conformida-de dos produtos vegetais co-mercializados no país e desti-nados à exportação.

Arnaldo Alves/ANPr

Page 9: 06 03 2014

O PRESENTE | 09GERALTERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

NO PARANÁ

Duílio busca informações sobre exploração de gás de xistoEm Toledo, conforme o deputado, está programada uma passeata

hoje (03) à tarde como forma de protestar contra o “fracking”O deputado estadual Duílio

Genari protocolou requerimen-to na Assembleia Legislativa,ontem (02), solicitando infor-mações oficiais e detalhadas doGoverno do Estado sobre a ques-tão da exploração do gás de xis-to no Paraná.

Na justificativa, o parla-mentar destacou que “como édo conhecimento público, aAgência Nacional do Petróleo(ANP) realizou a 12ª Rodada deLicitações, em 11 de novembrodo ano passado, ofertando 240blocos terrestres com potencialpara exploração de gás natural,em sete bacias sedimentares,uma das quais no Paraná”.“Como em nosso Estado a re-serva está sobre o AquíferoGuarani e numa das maioresregiões produtores de alimen-tos do país e do mundo, a infor-mação está causando verdadei-ra comoção entre autoridades,lideranças, técnicos, agriculto-res, ambientalistas e cidadãos”,acrescentou Duílio.

Conforme o deputado, a in-trodução do método “fracking”,que é o fraturamento hidráulicode rochas no subsolo para a ex-ploração de gás de xisto, repre-senta um grande risco ao lençolfreático e ao próprio solo fértilda região. Ocorre que o processonão convencional ou “shalegas” é considerado um dos sis-temas de produção de energiamais agressivos ambiental-mente e já foi proibido em di-versos países, após os proble-mas causados em regiões ondefoi implantado, cita Duílio.

A informação, segundo ele,

preocupa muito, pois para queo gás metano se desprenda darocha é necessária a injeção demilhões de litros de água, a até2,5 mil metros de profundida-de, com mais de 600 componen-tes químicos, alguns radioati-vos, sob a pressão de cinco milatmosferas. “Diante do poten-cial e das alternativas que oBrasil possui para a geração deenergia limpa e sustentável, aexploração do gasto de xisto estásendo apontada como uma ini-ciativa contrária aos interessesnacionais”, afirmou Duílio.

Em sua opinião, como noParaná a reserva está entreToledo, Cascavel, Guarapuava,Pitanga e Paranavaí, totalizan-do 123 municípios, e o consór-cio vencedor da licitação teria aparticipação da Copel, autori-dades e lideranças da regiãoestão se mobilizando para re-chaçar a iniciativa e preservaras riquezas naturais das cida-des abrangidas.

AÇÕESA Associação das Câmaras e

Vereadores do Oeste do Paraná(Acamop) está promovendo en-contros e palestras com especi-alistas em diversas cidades, bemcomo solicitando aos Legislati-vos municipais que aprovem le-gislação proibindo a atividadesobre o solo dos municípios, jáque a exploração do subsolo é dacompetência da União.

O Ministério Público Fede-ral de Cascavel e o MinistérioPúblico Estadual de Toledotambém já ingressaram comações contra a licitação na Jus-

tiça Federal e Justiça Estadual,respectivamente.

Em Toledo, o Conselho Mu-nicipal de Meio Ambiente e oSindicato Rural estão coletandoassinaturas da população paraigualmente embasar novas ini-ciativas contra a introdução dométodo no município e região.

A mobilização popular é tãogrande que hoje (03), às 13 ho-ras, informa Duílio, haverá pas-seata de protesto, partindo doprédio da prefeitura e seguindoaté o escritório regional da Co-pel, na Avenida Parigot de Sou-za. “Diante de tudo isso e dafalta de informações oficiaissobre o assunto, solicitamos oesclarecimento das dúvidas deautoridades, lideranças e po-pulação local e regional, de par-te do Governo do Estado e daCopel”, finalizou Duílio.

Deputado estadual Duílio Genari: “Diante do potencial e das alternativas que o Brasil possui para ageração de energia limpa e sustentável, a exploração do gasto de xisto está sendo apontada

como uma iniciativa contrária aos interesses nacionais”

Sandro Nascimento/Alep

Page 10: 06 03 2014

10 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Câmara aprova fim da inalienabilidade de imóvel da AcimacarCom isso, a Associação Comercial poderá levar adiante seu projeto de construir nova sede para a entidade

MARECHAL RONDON

Projeto em prol da Acimacar foi aprovado, no início da noite de ontem (02), com sete votos favoráveis e uma abstenção

Após diversas reuniões emuito debate, os vereadoresde Marechal Cândido Ron-don aprovaram, na sessão deontem (02), em primeira dis-cussão, com sete votos favo-ráveis e uma abstenção, o pro-jeto de lei de autoria do PoderExecutivo que autoriza omunicípio a revogar a cláu-sula de inalienabilidade pre-vista em lei municipal de 1974.A lei em questão é referente aoimóvel doado na década de 70para que a Associação Co-mercial e Empresarial (Aci-macar) construísse a sua sede,onde ainda hoje funciona nomesmo lugar.

A própria cláusula de re-versibilidade, prevista na leide 40 anos atrás, já perdeusua eficácia, tendo em vistaque a construção do prédioque abriga a entidade ocor-reu no prazo estabelecido.Sendo assim, a doação do ter-reno é definitiva.

Segundo consta no proje-to enviado pela prefeitura ao

existe a necessidade da Aci-macar ampliar sua sede, sen-do que o terreno atual nãocomporta tal investimento.Desta forma, o objetivo é per-mitir que a Associação Co-mercial possa utilizar suasede atual em comento para a

Legislativo, as cláusulas deimpenhorabilidade e inalie-nabilidade, incluídas na leimunicipal, tinham como fi-nalidade garantir que o imó-vel permanecesse no patri-mônio da entidade para com-portar sua sede. No entanto,

aquisição de outra área paraconstruir um novo prédiopara abrigar suas atividades.

Durante a votação do pro-jeto, na noite de ontem, osvereadores João Marcos Go-mes e Ilario Hofstaetter pedi-ram a inclusão de uma emen-da à matéria, que foi aprova-da. Nela, consta que a even-tual alienação do bem imó-vel em questão fica condicio-nada à aquisição de novoimóvel, destinada aos mes-mos fins, no prazo máximode 24 meses. “Precisamos to-mar cuidado para que a apro-vação ocorra dentro do as-pecto legal e para que a pre-sidência da Associação Co-mercial e para que o municí-pio, no futuro, não tenhamdores de cabeça”, explicou

um dos autores da emenda,João Marcos.

Em dúvida quanto à lega-lidade do projeto, Josoé Pe-dralli preferiu se abster davotação, mas enfatizou quepoliticamente é favorável. “Te-nho ciência do serviço presta-do pela Associação Comerci-al”, mencionou.

O vereador Elmir Port,por sua vez, citou que se oprazo de dois anos for curtopara que a Acimacar adqui-ra nova área, a Casa de Leispoderá solicitar prorroga-ção. “Se o prazo for insufici-ente, com certeza a próprialegislação nos dará o prazode prorrogar a responsabili-dade em relação à nova áreaa ser adquirida pela Associ-ação Comercial”, enfatizou.

Vereadores encaminham propostaspara melhorar gestão do lixo

O presidente e o vice-presi-dente da Câmara de Vereado-res de Marechal Cândido Ron-don, Ilario Hofstaetter (Ila) eJoão Marcos Gomes, respecti-vamente, finalizaram o relató-rio resultante da audiência pú-blica sobre a gestão dos resídu-os sólidos, promovida pelo Po-der Legislativo no último dia19. Ao todo, são 18 propostasapresentadas pela comunida-de e que podem ser efetivadasno município para melhorar a

Vereadores João Marcos Gomes e Ilario Hofstaetter (Ila): “O pedido é paraque coloquem em prática o mais breve possível as propostas apresentadas”

Cristiano Viteck

separação do material orgâni-co e do reciclável, a coleta e adestinação correta de cada um.

Entre as propostas apresen-tadas estão oferecer maiorapoio e estrutura para a Coope-ragir, permitindo desta formaque entidade amplie o númerode agentes ambientais dos atu-ais 48 para algo em torno de 110trabalhadores, garantindo as-sim o recolhimento e o proces-samento de um número maiorde material reciclável.

Também são apontadascomo necessárias a realizaçãode campanhas permanentes deconscientização e de incenti-vo à prática da separação dolixo nas empresas e nas resi-dências. Nessa perspectiva, foiproposto que os supermerca-dos voltem a distribuir saco-las de compras em cores dife-renciadas para facilitar a se-paração do lixo, evitando queresíduos orgânicos e reciclá-veis sejam misturados na horado recolhimento.

Conforme Ila e João Marcos,estas e outras propostas estarãopresentes em um documentoelaborado pelo Poder Legislati-vo e que será encaminhado aoprefeito Moacir Froehlich, assimcomo para os representantes daCodecar e da Cooperagir, aosintegrantes do Conselho Muni-cipal do Meio Ambiente e tam-bém ao Ministério Público naComarca de Marechal CândidoRondon. “O pedido é para quetodos avaliem e procurem colo-car em prática o mais breve pos-sível as propostas apresentadasna audiência pública”, finalizamos vereadores.

Gordinho do Suco solicitamelhorias nos loteamentos

Guarani e WollsteinFoi aprovada ontem (02),

pelo Poder Legislativo deMarechal Cândido Rondon,indicação do vereador Clei-ton Freitag (Gordinho doSuco). Ele solicita que aadministração municipal exe-cute melhorias emergenciaisna Rua São Paulo, especifi-camente nos loteamentosGuarani e Wollstein. Con-forme o vereador, quandochove ocorre o acúmulo deágua em uma das laterais da

rua, o que causa transtor-nos para centenas de rondo-nenses que todos os diaspassam pelo local.

Além desta melhoriaemergencial, que poderia serefetuada com cascalho, Gor-dinho do Suco propõe à pre-feitura que elabore um pro-jeto e libere recursos sufici-entes para concluir a pavi-mentação com pedras irre-gulares no referido trechoda Rua São Paulo.

Maria Cristina Kunzler

Page 11: 06 03 2014

O PRESENTE | 11TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Campus rondonense sedia Congresso de Ciências AgráriasUNIOESTE

Palestras com profissionais de vários órgãos e universidades do país estão sendo proferidas aos acadêmicosFoi aberto na noite de ontem

(02), no campus da Universida-de Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste) de Marechal Cândi-do Rondon, o 7º Congresso deCiências Agrárias da institui-ção (Seciagra), cujo tema nesteano é “Tecnologia de informa-ção aplicada à agropecuária”.Também integra a programa-ção, que segue até quinta-feira(05), o 4º Encontro Regional deControle Alternativo (Erca). Pa-lestras com profissionais de vá-rios órgãos e universidades dopaís estão sendo proferidas. Apromoção é da Unioeste, porintermédio de departamentos eentidades vinculadas ao Centrode Ciências Agrárias. De acordocom o coordenador do congres-so, o professor Odair José Kuhn,foram feitas 360 inscrições ante-cipadas - número superior aoúltimo Seciagra, do qual partici-param 300 pessoas. Mas a ex-pectativa era de que, até a ma-nhã de hoje, fossem atingidospelo menos 400 participantes.

A palestra magna de abertu-ra foi proferida pelo presidenteda Copagril, Ricardo Silvio Cha-pla, que falou sobre Avanços tec-nológicos e perspectivas para aagropecuária brasileira. Confor-me Kuhn, nos próximos três dias

haverá palestras voltadas aossetores de produção vegetal,zootecnia, produção animal,agronomia e do Erca. Elas acon-tecem no auditório do Tribunaldo Juri e em salas do campus daUnioeste. Hoje (03) estão previs-tas palestras com Paulo Henri-que Caramori, do Iapar de Lon-drina, sobre “Efeitos das mu-danças climáticas na agricul-tura”; Rosa Miriam Vasconce-los, da Embrapa Cerrados (Bra-sília-DF) sobre “Biodiversida-de, inovação tecnológica e a leidas patentes”; com Luiz Anto-nio Rossafa, do Crea-PR, parafalar de “Mercado de trabalhopara agrônomos no Paraná”; eLucia Madalena Vivan, da Fun-dação Mato Grosso, sobre Heli-coverpa armigera: nova pragana agricultura.

Tem, ainda, módulo sobrebovinocultura de corte: quali-dade da carne: classificação etipificação de carcaça (AnaMaria Bridi (UEL); Produção ecomercialização de carne bovi-na (Maria Macia - CooperativaAgropecuária); Sistemas deprodução de carne a pasto (Jos-mar Almeida Junior - Tecno-pasto) e Bem-estar animal emanejo racional de gado de cor-te (José Antonio Junior Rodri-

gues Soares - Oxen Currais).No módulo de aves e suínos:

modelagem na produção desuínos (Vladmir de Oliveira -UFSM); Modelagem na produ-ção de aves (Marcos do Vale -UFSM) e Tecnologias nas edifi-cações para produção de aves esuínos (Priscilla Ayleen BustosMac-Lean - UEM). No módulode bovinocultura de leite: nu-trição de vacas de alta produ-ção (João Arlindo Gonçalves -Nutrifarma); Tecnologias apli-cadas à ordenha de vacas dealta produção e Novas tecnolo-gias aplicadas na produção equalidade de forragens (BrunoBorges Deminicis - Ufes).

PALESTRASPara amanhã (04) estão mar-

cadas as seguintes palestras:ferramentas utilizadas em zo-otecnia de precisão (Silvia Sou-za/Unesp - Botucatu); Produ-ção de alimentos funcionais(Paula Toshimi Matumoto -Pintro/UEM); Automação comoferramenta de gestão na pecuá-ria de leite (João Salgado/ Dela-val); Apresentação de pôsterese orais: produção animal, co-mercialização, meio ambiente,controle alternativo e outros .

Também tem as palestras:

aplicação de N na cultura dasoja no contexto atual (MarcoAntônio Nogueira/ EmbrapaSoja - Londrina); Tecnologia deprodutos e Aplicação (José An-tonio Brandão Bonadio/ Jacto);Processamento e Armazena-mento de soja (Adriano DivinoLima Afonso/Unioeste - Cas-cavel); Utilização do milhotransgênico resistente a pra-gas e aplicação de inseticidas(Rodolfo Bianco - Iapar-Lon-drina); Tecnologias Emprega-das no Melhoramento Genéti-co do Milho visando alta pro-dutividade (Pedro Luiz Nurm-berg - Pioneer); Inoculantescontendo bactérias fixadorasde N para aplicação na culturado milho (Veronica MassenaReis - Embrapa Agrobiologia -Rio de Janeiro).

Mais ainda: ferramentasmodernas para conservação deágua e solo (Cesar FranciscoAraujo Junior/Iapar - Londri-na); Calagem: determinação daquantidade de calcário com basena participação do cálcio e mag-nésio na capacidade de trocacatiônica do solo (Alfredo Ri-chart - PUC-PR); e Uso da mo-delagem e software nas reco-mendações da adubação (JúlioCesar Lima Neves/UFV)

ERCANo Encontro Regional de

Controle Alternativo, marcadopara quinta-feira (05), serão pro-feridas as palestras Perspecti-vas para o controle biológico dedoenças de plantas no Brasil (Fla-vio Medeiros/ UFLA); Perspecti-vas para o controle biológico depragas na cultura da soja (Ade-ney de Freitas Bueno - EmbrapaSoja- Londrina); Homeopatia naprodução animal (Vanice MarliFülber - Biolabore); e Uso de pro-bióticos na alimentação animal(Pedro Tetsuo Kanno/VitalRoots do Brasil). Há ainda a mesaredonda “Gargalos para a gera-ção de produtos fitossanitáriosbiológicos”, com representantesde empresas do ramo.

O público participante, in-forma o coordenador do Con-gresso, é formado na maioriapor acadêmicos da Unioeste,mas há também profissionaisda área e estudantes de outrasinstituições. Kuhn enaltece aqualidade do evento, cujos pa-lestrantes são de diversas enti-dades e empresas do país. “Adiversidade enriquece o conhe-cimento disseminado duranteas palestras, bem como favore-ce e fomenta a troca de informa-ções entre o público”, conclui.

Roteiro de turismo rural ganha força em MedianeiraCom o apoio da adminis-

tração municipal e a uniãodas entidades representati-vas, Medianeira está ga-nhando forças para forma-ção de um roteiro de turis-mo rural ao conquistar oitem mais importante do tri-pé: a adesão dos proprietári-os rurais ao projeto. O pre-feito Ricardo Endrigo e a viceDelcir Aléssio participaramde uma das atividades docurso de turismo rural, rea-lizado na semana passada, eficaram surpresos com a de-terminação dos produtores,a quem garantiram o apoioda administração municipalpara assessoramento técni-co do grupo, por intermédioda Secretaria de Desenvolvi-mento Econômico.

O Curso de Turismo Ru-ral e Oportunidade de Negó-cios foi realizado de quinta-feira (29) a sábado (31) a par-tir de uma parceria entre aprefeitura, Senar-PR, Sindi-cato Rural Patronal, Sindi-

cato dos Trabalhadores Ru-rais, Associação dos Agricul-tores Familiares e Ecológicosde Medianeira (Aafemed) eEmater. Participaram do gru-po proprietários de estabele-cimentos que já trabalhamcom o turismo, como Sítiodo Beto, Recanto Olivo e Re-canto Ilha do Sol, e muitos

novos interessados em in-gressar na atividade.

No curso, os participan-tes tiveram aulas teóricas,visita às propriedades e pas-seio pelo Roteiro Caminhodo Colono, de Serranópolisdo Iguaçu. Como testagem,o grupo medianeirense irámontar um roteiro experi-

O prefeito Ricardo Endrigo e a vice Delcir Aléssio participaram de uma das atividades do curso deturismo rural e ficaram surpresos com a determinação dos produtores, a quem garantiram apoio

Divulgação

mental de turismo rural parareceber os participantes doroteiro de Serranópolis, jáno próximo dia 17.

NOVO CURSOComo o número de inte-

ressados superou as vagasofertadas, será realizado umnovo curso de turismo rural,

nos dias 15, 16 e 17 de junho.Quem quiser participar danova turma deve se inscreverjunto à Divisão de Turismo,na Secretaria de Desenvolvi-mento Econômico, localiza-da no antigo prédio do INSS,em frente à prefeitura. Maisinformações pelo telefone (45)3264-3927.

Page 12: 06 03 2014

12 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Ciretran realizará exames para portadores de deficiências físicasUnidade de Marechal Cândido Rondon abrangerá toda a região e servirá de referência no Estado

HABILITAÇÃO

A Circunscrição Regionalde Trânsito (Ciretran) de Ma-rechal Cândido Rondon dis-ponibilizará exames especi-ais para a retirada ou reno-vação de carteiras de habili-tação a portadores de neces-sidades especiais. A infroma-ção é do chefe de Ciretran,Roque Sturm. Portando umrequerimento feito e assina-do pelo deputado estadualElio Rusch, Sturm comemo-ra aquilo que ele consideraum grande avanço para osprocedimentos de retirada dacarteira de habilitação. "Nor-malmente, a pessoa com ne-cessidade especial precisavase deslocar até Curitiba para

realizar o exame", comenta.Com a implementação da

medida no município, porta-dores de necessidades especi-ais de toda a região que fazparte da circunscrição deMarechal Rondon, incluindoMercedes, Nova Santa Rosa,Pato Bragado, Quatro Pon-tes e Entre Rios do Oeste, se-rão beneficiados. Além disso,Sturm comenta que moradoresde outras circunscrições tam-bém podem optar pelo municí-pio para realizar o sonho de tersua própria habilitação.

Os exames para porta-dores de deficiências físicasou necessidades especiaisestão abertos.

O Presente

Projeto Pluralidade Culturalconta com exposição na prefeitura

Quando somos perguntados, di-zemos nosso nome, o lugar em quenascemos, quem são nossos pais, oque fazemos para viver. Perguntasconsideradas básicas servem paraque outras pessoas nos conheçam. Aquestão, neste caso, é que nem nóssabemos ao certo quem somos. Aorigem do nosso nome vai muito alémdaquilo que nos contam. Para respon-der a esta pergunta, precisamos fazeruma busca ao nosso passado e nopassado da nossa cidade. É o que osalunos do 8º e 9º anos do ColégioEstadual Eron Domingues fizeram.

Batizado como "Pluralidade Cul-tural: de memórias à geração.com",o projeto é mais do que um trabalhoescolar. É uma retratação do queMarechal Cândido Rondon foi, setornou no presente e pode vir a serno futuro. "Quando conhecemos ahistória da nossa cidade, podemosconcluir o nosso papel no meio emque estamos inseridos", diz a coor-denadora do projeto, professoraVera Beatriz Pagnussatti. Em con-versa com a reportagem de O Pre-sente, ela enfatizou que a compila-ção de documentos e levantamentode dados foi feita em conjunto pe-los quase 140 alunos. "Para o tra-balho, os alunos precisaram res-gatar nossa herança cultural, asgerações passadas e as tradiçõespessoais", conta.

O projeto é ascendente. Ele come-ça na fundação do município, mas seuresultado final contará um pouco dahistória do país em si. "Neste primeiromomento, falamos sobre MarechalRondon. Daqui para frente, os alunoscontarão um pouco da história do Pa-raná e queremos atingir alguns luga-res do Brasil", projeta Vera. O trabalhodeve ser encerrado em agosto, com otérmino definitivo da Copa do Mundo.

Algumas conclusões puderam serfeitas a partir dos primeiros resultadosobtidos. Por exemplo, o tão caracterís-tico preconceito por parte dos coloni-zadores para com a população que sedeslocava para a cidade ainda existe.Em menor número, é claro, mas a dife-rença pode ser sentida por meio daspesquisas feitas pelos alunos.

O trabalho faz parte da grade dadisciplina de Língua Portuguesa. Aprofessora Vera explica que a matériaevoluiu e hoje abrange outros tipos deveículos, como as redes sociais. "Otrabalho está sendo amplamente divul-gado pelas redes sociais, até porqueos alunos precisam dessa consciên-cia", explica.

As fotografias estão expostas nosaguão da prefeitura. As próximas

etapas do projeto incluem apresenta-ções de seminários, um painel com ahistória de algumas regiões do Paranáe até a produção de um livro de poe-sias, chamado "Pensar poético sobremeu Estado".

ENVOLVIMENTODOS ALUNOS

O Pluralidade Cultural engloboualunos de três turmas diferentes: 8º Be 9º A, D e E. Alguns estudantestiveram um papel maior do que osoutros, mas todos precisaram coope-rar para chegar ao objetivo propostopela professora. Dentre esses alu-nos, quatro em especial mostraram uminteresse em compartilhar as experi-ências vividas.

Camila Rogéria, Kézia Fachini,Larissa Nunes e Naira Sturm foramalgumas das responsáveis pela ela-boração de um dos painéis. "Valeu apena porque a gente pôde conhecermelhor nossa origem, alguns costu-mes e até diferenças na alimentação",destaca Naira. Todas enfatizaram queo trabalho foi desgastante, mas poruma boa causa.

A sensação de dever cumpridoaparece no olhar das pessoas, deacordo com as alunas. O "eu", nestecaso, não é individual. O trabalho bus-ca, acima de tudo, mostrar como evo-luímos na mesma proporção e quedependemos do crescimento de cadaum para nos desenvolver, seja comoalunos, professores, enfim, cidadãos.

Alunas Camila, Naira, Kézia e Larissa, responsáveispela organização de um dos painéis

Fotos: O Presente

Chefe deCiretran deMarechal

Rondon, RoqueSturm:

"Normalmente, apessoa comnecessidade

especialprecisava sedeslocar atéCuritiba para

realizar oexame"

Fotografias estão expostas no saguão da prefeitura:exposição é aberta à visitação

Page 13: 06 03 2014

CARONA ASSUSTADORANuma noite escura e de temporal, estava uma loira, de nome

Paty, na beira de uma estrada secundária mal-iluminada pedin-do carona. Nenhum carro passava e a tempestade estava tãoforte que a pobre Paty não conseguia ver dois palmos à frentedo nariz!

Subitamente, Paty viu um carro aproximar-se dela e parar.Radiante, saltou de imediato para dentro do carro e, fechandoa porta, se deparou com o fato de não haver ninguém no bancodo motorista!

O carro reiniciou então a marcha lentamente e Paty, olhandopara a estrada, vê uma curva aproximar-se perigosamente.

Aterrorizada e ainda não refeita do choque de se encontrarnum carro sem motorista, começa a rezar fervorosamente paraque a sua vida seja poupada.

Neste instante, quando a curva se encontra a apenas unsescassos metros do carro, uma misteriosa mão surge pelajanela e move o volante.

Paralisada pelo terror, Paty continua a observar as constan-tes aparições da mão a cada curva do caminho.

Até que, reunindo as forças que ainda possuía, salta do

ÁRIES: Os maiores de-safios são relacionadosao modo como você com-partilha recursos e sen-

timentos. Enfrente os seus medos.

TOURO: Teste de ma-turidade emocional. Per-cepção dos conflitosexistentes na vida fa-

miliar, doméstica e nas relações.

GÊMEOS: Há desafiosna saúde, no trabalho eno modo como você seexpressa. Não deixe

que atitudes orgulhosas interfiramem você.

CÂNCER: Ser maduroemocionalmente tem sidoo grande desafio. Vocêse depara com emoções,

comportamentos e padrões. Evolua.

LEÃO: Cresça e ama-dureça. Desafios envol-vendo família, emoções,estruturas domésticas

e maturidade. Procure ser flexível.

VIRGEM: A aceitaçãode sua essência, do quehá de mais luminoso, éessencial. Não se es-

quive de conversas importantes.

LIBRA: Seja maduro aolidar com recursos fi-nanceiros e ao expres-sar as suas habilida-

des. Ignore o medo e mostre o seupotencial.

ESCORPIÃO: Dia comintensos desafios nocampo profissional enas emoções. Cuidado

com atitudes autoritárias.

SAGITÁRIO: Há com-portamentos e padrõesque ainda não foramsuperados e que você

precisa encarar. A prática provarásua eficiência.

CAPRICÓRNIO: Nãoconfunda maturidadeemocional com atitudessisudas. Utilize o seu

poder emocional com sabedoria.

AQUÁRIO: Seja com-preensivo em seus rela-cionamentos e não des-cuide de suas respon-

sabilidades. Procure ser otimista.

PEIXES: Coloque emprática os conhecimen-tos, propósitos e ideaisque possui. O desafio é

de evolução espiritual. Superação.

BOLO PUDIMDE MILHO

Modo de preparo:Reserve em uma forma de orifício central grande, fartamenteuntada com manteiga e polvilhada com o coco em flocos. Batano liquidificador os ingredientes do bolo, menos as farinhas efermento que devem ser adicionadas ao conteúdo do liquidifica-dor em uma tigela. Depois de bem misturado, verifique se atextura ficou bem cremosa, um pouco mais firme, não pode serum bolo líquido, acomode a massa na forma onde está o cocoralado. Use o liquidificador para bater todos os ingredientes dopudim. Coloque o pudim por cima da massa do bolo, usemovimentos circulares para espalhar bem. Asse em banho-maria por uma hora, sempre em temperatura média. Desenfor-me morno. Se quiser, decore com mais coco ralado.

Ingredientes1 colher (de sopa) de fermentoem pó1 e ½ xícara de farinha de trigo(controlar)1 xícara de açúcar3/4 xícara de óleo3 ovos½ xícara de farinha de milho

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

carro, se ralando toda e sai em disparada, desesperada, para acidade mais próxima.

Cansada, encharcada e em estado de choque, entra num caféonde pede dois drinques: um Martini e um Blood Mary, relatandodebilmente o que havia acontecido, perante o olhar estarrecidodos outros clientes.

Naquele instante, dois homens entraram no mesmo café,absolutamente encharcados. Imediatamente um deles avisa parao outro:

- Olha lá a loira que entrou no nosso carro enquanto a genteestava empurrando ele!

pré-cozida½ xícara de leite-de-coco1 lata de leite condensado½ xícara de leite-de-coco½ xícara de leite4 ovos50 g de coco em flocosManteiga em temperaturaambiente

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

TERÇA-FEIRA (03)

Sidney se desespera e tenta sal-var Sofia. A polícia chega a tempo eprende Antônio. Sofia revela a Sid-ney que nunca esteve grávida. To-dos explicam o plano armado paracapturar Antônio, e Ben se preocupacom o estado de Sidney, que acredi-tou na gravidez de Sofia. Zureta contapara os amigos que Frédéric convi-dou os alunos para passar férias noHavaí. Martin revela a Omar e Zicoque o restaurante agora está em seunome. Sofia procura Sidney.

MEU PEDACINHO DE CHÃOManu e Davi se aproximam du-

rante a nova etapa do concurso ecomeça a pintar um clima entre osdois. Verônica janta com Jonas etenta falar com ele sobre sua família.Jonas avisa a Pamela que passará anoite acompanhando o desempenhodos candidatos. Pamela sente faltade ter um projeto só seu. Evangelinatermina o noivado com Brian, queacaba preso. Iracema e Gláucia seencontram e se alfinetam. Hervalconvida Pamela para sair. Olinda lê amão de Pamela. Dorothy se deses-pera com a prisão de Brian.

EM FAMÍLIAAlice vai com Nando ao presídio

interrogar um suspeito de abuso.Juliana fica aliviada ao encontrarBia em uma loja de brinquedos.Helena e Chica internam Felipe emuma clínica de reabilitação. Jairo diza Juliana que vai levar Bia para umafeijoada na comunidade. Marina eVanessa pensam na proposta desociedade de Branca. Ivan ouveClara e Cadu discutirem sobre se-paração. André se incomoda aoouvir Lucas convidar Bárbara paraviajar com ele. Jairo e Juliana che-gam à comunidade com Bia. Clara eMarina passeiam juntas.

GERAÇÃO BRASIL○

MALHAÇÃO

*

Serelepe avisa a Zelão que nãovai procurar Pituca para reatar suaamizade. Padre Santo cogita a possi-bilidade de greve dos professorespor causa do atraso nos salários e oprefeito das Antas se irrita. Ferdinan-do diz ao pai que não quer mais queZelão seja seu segurança. Sereleperesolve parar de frequentar a escolapor entender que já sabe ler e escre-ver e se despede de Juliana. Zelãodeclara seu amor para Juliana. Giáco-mo conta para Renato que Zelão acom-panhou Juliana até a casa de Pedro eo médico fica enfurecido.

Page 14: 06 03 2014

14 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

MARECHAL RONDON

Projeto Nutriheróis dará atenção a estudantes com obesidadeLevantamento aponta que cerca de 11% dos alunos de escolas e

Centros Municipais de Educação Infantil estão acima do pesoEncontro realizado ontem

(02), no auditório da Prefei-tura de Marechal Cândido

Rondon, marcou a divulga-ção dos resultados e estraté-gias do Projeto Nutriheróispara 2014. O mesmo objetivacombater a obesidade infantilno município e é coordenadopela Secretaria Municipal deEducação, por intermédio doDepartamento de Alimenta-ção Escolar, em parceria comas secretarias de Saúde e deAssistência Social, com cola-boração da Pastoral da Cri-ança. Estivem presentes nareunião diretores, coordena-dores e representantes dasescolas e Centros Municipaisde Educação Infantil (Cmeis),onde o projeto é realizado,além da equipe do Nutrihe-róis e representantes das se-cretarias envolvidas.

De acordo com a respon-sável técnica pela alimenta-ção escolar, nutricionista Ja-ciara Reis Nogueira Garcia,as ações do projeto irão bus-car diminuir e minimizar, tan-to fisicamente como psicolo-

gicamente, os problemas deobesidade infantil no muni-cípio. Conforme dados levan-tados pelo projeto, mais de11% dos alunos das escolas eCmeis, o que corresponde amais de 300 crianças, preci-sam de atenção pois foramdiagnosticados como obesos.

Jaciara explica que o tra-balho estará focado tambémnas famílias, procurando so-luções e criando novos e sau-dáveis hábitos alimentares.

Ela destaca que o encontrode ontem serviu para apre-sentar os dados coletados etambém para pedir a todosos gestores e coordenadoresdas escolas para que se en-volvam no projeto, tendoem vista a importância domesmo. “Apresentamos asestratégias com que o traba-lho será realizado nos pró-ximos meses, a fim de dimi-nuir os casos existentes eprevenir para que novos ca-

sos não apareçam. Todos de-vemos tomar atitudes paraque isto não se torne umproblema maior no futuro”,aponta a nutricionista.

Na oportunidade tambémfoi apresentado o mascote doprojeto, denominado de “Nu-trix”. Ele participará das açõesem encontros e nas escolaspara estimular os alunos acomerem frutas e verduras. Omesmo foi confeccionado poralunos do Cemic.

Encontro realizado ontem (02) reuniu equipe do projeto e representantes das escolas

Mascote “Nutrix” será uma dasatrações para a criançada,

a fim de estimular que comamfrutas e verduras

Fotos: Ademir Herrmann

Page 15: 06 03 2014

O PRESENTE | 15TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Centro de Eventos recebe melhorias para festaProgramação será realizada de 13 a 15 de junho. Principais atrações serão oshow com a dupla Cacio e Marcos e o 11º Festival Nacional da Carne Suína

ENTRE RIOS DO OESTE

Faltam dez dias para a reali-zação da festa alusiva às come-morações do 21º aniversário deemancipação administrativa deEntre Rios do Oeste. A progra-mação acontecerá de 13 a 15 dejunho, junto ao Centro de Even-tos do município. Em vista dis-so, o local está recebendo umasérie de melhorias, como a podade árvores, corte de grama, reti-rada de entulhos e galhos, revi-são nas instalações elétricas ehidráulicas, além de pintura dosmeio-fios na área externa. O Clu-be de Idosos, onde será servido oCafé Colonial, também está sen-do preparado.

Segundo o presidente da Co-missão Central Organizadora,Inácio Schaefer, as melhoriasestão sendo realizadas para me-lhor atender os munícipes e vi-sitantes de toda a região. “Esta-mos trabalhando intensamen-te no Centro de Eventos paraevitar qualquer problema e paraoferecer um ambiente seguro econfortável às pessoas que irãotrabalhar e ao público que visi-tará o local,” comenta.

O Centro deEventos estárecebendo

melhorias nainfraestrutura,

poda de árvores,corte de grama,

retirada deentulhos, além depintura dos meio-

fios na áreaexterna

PROGRAMAÇÃOA programação inicia no dia

13 (sexta-feira), com a aberturado Café Colonial às 18h30, e às19h15 será realizada aberturaoficial da festa, como tambémda Exposição da Indústria e doComércio, promovida pela As-sociação Comercial, Industriale Agropecuária (Acier). A par-tir das 20h30, com entrada gra-tuita, haverá apresentação daOrquestra Paranaense de ViolaCaipira da FAG, seguida deshow de Walter Basso e de bailecom a Banda Destake.

Já no dia 14 (sábado) as festi-vidades começam com a reinau-guração do Estádio Municipal ejogo de futebol dos Apaexona-dos, uma iniciativa do ex-árbi-tro da Fifa e ex-secretário do Es-porte e Turismo do Paraná, quemantém contato com muitos ex-atletas profissionais de grandesclubes do futebol brasileiro.

Ainda no dia 14, a partir das16 horas, haverá a abertura doParque Inflável e reabertura doCafé Colonial e da Exposição deIndústria e Comércio. Para as

21 horas está agendado showde acrobacias com motos daEquipe Força e Ação, que já par-ticipou de inúmeros programasde televisão como Legendáriose O Melhor do Brasil, da emisso-ra Record, programa Mais Você,da Rede Globo, programa daEliana, do SBT, entre outros. Jáàs 22h30 começa o Sarau Cultu-ral, às 23 horas se apresenta o DJMaguinho e, logo após, haveráshow com a dupla Cacio e Mar-cos, seguido de baile com a Ban-da Los Angeles.

Divulgação

No dia 15 (domingo), pontoalto da festa, será realizado o11º Festival Nacional da CarneSuína, além de Sarau Cultural,reabertura do Parque Inflável ematibaile com a banda G10.

VENDADE INGRESSOS

Os ingressos para o show doCacio e Marcos estão sendo co-mercializados ao valor de R$ 25o primeiro lote, R$ 30 o segundoe R$ 35 o terceiro.

As fichas para o café colonial

e almoço antecipadas podem seradquiridas por R$ 20 e na horacustarão R$ 25, sendo que a meiaficha custa R$ 10 tanto para oalmoço quanto para o café.

Os locais de venda para fi-chas e ingressos são em Mare-chal Cândido Rondon: Posto Pa-norama e Rádio Difusora; PatoBragado: Pizzaria do Serginhodois Irmãos e Brazinha; São Cle-mente: Mercado do Dirceu; San-ta Helena: Padaria Progresso; eem Entre Rios na Acier, Casa daMinda e Sorveteria Bom Gosto.

Page 16: 06 03 2014

16 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

TROCA DE COMANDO

Vice assume a Prefeitura de Santa Helena por 30 diasJucerlei Sotoriva estará de férias, mas promete acompanhar as ações

em algumas secretarias, como Saúde e Assistência SocialO prefeito de Santa

Helena, Jucerlei Sotori-va, passou o cargo aovice-prefeito, MargonStrassburger, ontem(02), para um períodode 30 dias. A transmis-são de cargo ocorreuapós um ano e cincomeses de governo, coma comemoração dos ges-tores por terem feito umaadministração conjunta,com projetos de curto,médio e longo prazos.

Durante os 30 dias,Sotoriva estará de férias,mas promete acompanharas ações em algumas se-cretarias, como Saúde eAssistência Social.

Em seu discurso, oprefeito interino agra-deceu a oportunidade eprometeu a continuida-de dos trabalhos combase no conjunto de ges-tão que segue um planode governo contínuo e

em parceria, tanto in-ternamente, quanto coma população. “Estamosfelizes com essa oportu-nidade, estamos traba-lhando em forma con-junta então não vemosdificuldades. Para mim,é um novo desafio, poissempre trabalhamoscomo empresário e ago-ra no Poder Público.Daremos sequência emtodas as ações”, ressal-tou Strassburger.

Segundo ele, os pode-res Legislativo e Executi-vo trabalharão juntos,sendo que muitas obrasestão em andamento.

O bom relacionamen-to entre prefeito e vice-prefeito foi destacado nosdiscursos tanto do pre-feito licenciado quanto dointerino, o que, segundoele, resulta em uma rela-ção de confiança entre osgestores. “Margon mere-

ce essa oportunidade.Formalizamos o períodode férias, mas iremos visi-tar algumas secretarias,começando pela Saúde,ficando alguns dias noórgão gestor para quepossamos fazer com quealgumas pessoas enten-dam qual é o serviço pú-blico”, informa.

De acordo com Sotori-va, existe confiança sufi-ciente para Strassburgerfazer o que for necessário."É o momento dele fazeralgumas ações que acharpertinente. Sabemos quehá um compromisso pú-blico desde quando fir-mamos essa união e omunicípio continuarácom as atividades. Temosmuitas obras, constru-ções e não existe relaçãode ciúme, pois o que foiconstruído até o momen-to foi realizado por todoo grupo”, finaliza.

Momento em que Jucerlei Sotoriva e Margon Strassburgerassinaram a documentação de transmissão de cargo

Karine Munarini

Entre Rios do Oeste recebe motoniveladora

A Prefeitura de Entre Riosdo Oeste recebeu, domingo (1º),uma motoniveladora provenien-te do Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC 2), porintermédio do Ministério do De-senvolvimento Agrário. O atode recebimento do equipamen-to no município contou com apresença do prefeito e do vice

Jones Heiden e Ari Maldaner,respectivamente, dos secretá-rios municipais, diretores de de-partamentos e vereadores.

Para o prefeito, “todo o equi-pamento disponibilizado pelosgovernos estadual e federal vempara contribuir para o desen-volvimento do município”, rela-ta. Já o secretário de Viação,

Autoridades durante o recebimento da motoniveladora,que chegou ao município no domingo (1º)

Ilvo Weschenfelder

Projeto Encontros e CaminhosCAB é encerrado em MaripáA Prefeitura de Maripá, em

parceria com a Itaipu Binacional,realizou na última sexta-feira (30)o encerramento do projeto “En-contros e Caminhos” CultivandoÁgua Boa Maripá, que ocorreu noCentro de Eventos do município.

Na ocasião, houve a exibição deum filme com a coletânea de filma-gens e fotos das diversas ativida-des do projeto realizadas no de-correr do mês de maio, que foiproduzido com o objetivo de apre-sentar para a população o resga-

te da sua história e cultura atravésda “Roda de Memória”, “TrilhaEcológica” e “Resgatando Brin-cadeiras Antigas”.

Além do cinema, houve ou-tras atrações, como a apresenta-ção do Grupo de Viola Caipira deToledo e a entrega de certificadosde reconhecimento das açõessustentáveis para associaçõesdo município. O evento contoucom a presença dos represen-tantes da Itaipu Leila Alberton eGilmar Secco, além da presençado prefeito Anderson Bento Ma-ria, vereadores e demais autori-dades do município.

“Agradecemos a presençade toda a comunidade e espera-mos que tenham gostado do re-sultado final, obtido através demuito esforço e dedicação detodos que se empenharam emparticipar das atividades destina-das ao projeto”, comenta IraniMoreira Kreutz, representantelegal do projeto.

Obras e Serviços Públicos,Valdecir da Silva Nunes (Buiú),destacou que “mesmo com mui-tos quilômetros de estradas in-terioranas adequadas com pa-vimentações, ainda a motoni-veladora é útil e necessária paraos acessos nas estradas vici-nais, pátios de agricultores, ter-raplanagens e basões”.

Durante o evento de encerramento houve a exibição de um filmecom a coletânea de filmagens e fotos das diversas atividades do

projeto, realizadas no decorrer do mês de maio

Divulgação

Page 17: 06 03 2014

O PRESENTE | 17TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Prefeitura presta homenagem a industriais rondonensesWillian da Silva e Adair Schumacher foram os únicos do Oeste do

Paraná que receberam o Prêmio Mérito Empresarial Fiep 2014

CAFÉ DA MANHÃ

Café da manhã realizadoontem (02), na sala de reuniõesdo gabinete, reuniu represen-tantes do Poder Público de Ma-rechal Cândido Rondon, como oprefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, se-cretários municipais, repre-sentantes da Associação Co-mercial e Empresarial (Acima-car), entre eles o presidente daentidade, Josué Maioli, e a coor-denadora regional da Federa-ção das Indústrias do Estado doParaná (Fiep), Marlise Ricardi.Além destes estiveram presen-tes os empresários Willian daSilva e Esméria Engel, da Indús-tria Sooro, e Adair e GilbertoSchumacher, das IndústriasSchumacher, que recentemen-te receberam o Prêmio MéritoEmpresarial Fiep 2014, emevento realizado em Cascavel,durante jantar regional da Fiepem comemoração ao Dia da In-dústria. Eles foram os únicosindustriais do Oeste do Paranácontemplados com esta home-nagem no evento.

O encontro, que foi dirigi-do pelo prefeito, serviu paraque o Poder Público rondo-nense também pudesse pres-tar homenagens a estas duasindústrias que, assim comooutras, são muito importan-tes para o município.

JUSTAO secretário de Indústria,

Comércio e Turismo, Guido

Herpich, enalteceu a importân-cia do setor industrial para omunicípio, sendo este o respon-sável por boa parte do PIB ron-donense e pela geração de gran-de número de empregos.

O presidente da Acimacardestacou que a homenagemàs duas indústrias é muitojusta, pois ambas são desta-ques em inovação em tecno-logias e representam muitobem o município no Brasil eem outros países.

A coordenadora regional daFiep explicou como as indústri-as foram selecionadas para re-ceberem a premiação. Ela men-cionou que as regionais da Fiepde todo o Estado, bem como sin-dicatos, indicaram nomes deindústrias para receberam ashomenagens. "Marechal Cân-dido Rondon indicou as duasindústrias, das quais, commuita alegria, foram selecio-nadas e receberam a honraria,após criteriosa análise feitapor uma comissão", disse Mar-lise, que destacou ser motivode muito orgulho e satisfação eque ambas são muito merece-doras deste prêmio.

O vice-prefeito aproveitou aoportunidade para mencionarsobre os investimentos que oPoder Público municipal temrealizado para o fortalecimentodas indústrias locais, não esque-cendo dos outros setores. Umadas ações mencionadas diz res-peito à intervenção das obras

junto à BR-163, trecho que cortao município e que receberá con-siderável soma de investimen-tos para que a via seja adequadapara o tráfego de veículos e paraque não traga nenhum contra-tempo às indústrias instaladasnas proximidades.

Por sua vez, Froehlich falouda importância da união de to-dos, seja industriais, Associa-ção Comercial e Poder Público.Ele destacou que o municípiocomemora junto esta homena-gem, que é muito justa pelo es-forço e espírito empreendedorde todos. O mandatário muni-cipal enalteceu que ambas asindústrias são exemplos em to-

dos os sentidos. Ao final do en-contro, os industriais recebe-ram placas de homenagens doPoder Público.

AGRADECIMENTOSO sócio-proprietário da So-

oro, Willian da Silva, agrade-ceu a todos pela homenagem.“Qualquer que seja o reconhe-cimento é sempre muito bem-vindo. Estamos honrados emter recebido a homenagem daFiep e agora, também, do Po-der Público municipal rondo-nense. Isso é muito importan-te, pois sabemos que nossotrabalho e esforço está sendoreconhecido. Estamos muito

felizes”, declarou.Representando as Indús-

trias Schumacher, Adair des-tacou que estas premiaçõesmostram a união dos setoresno município. “Com tudo issotemos a certeza de que sempreestamos muito bem acompa-nhados e orientados, seja porparte do Poder Público, Asso-ciação Comercial, equipe téc-nica, entre outros. São parcei-ros importantes, que têm pa-pel fundamental para todos osindustriais. É um exemplo tí-pico de união que torna estaregião tão próspera. Agrade-cemos a todos pelas homena-gens”, destacou.

Governo toledano concederá reajuste de 46% no vale alimentaçãoO prefeito Beto Lunitti assinou,

na última semana, o decretonº 377 para regulamentação daconcessão de auxílio alimenta-ção no período de outubro de2014 a setembro de 2015. Ape-nas um ano após a concessão, obenefício passará de R$ 150para R$ 220, um reajuste supe-rior a 46%. O vale alimentação

faz parte do compromisso dogoverno municipal, assinadoem campanha com o Sindicatoe atende a aproximadamente2,8 mil servidores.

Segundo o prefeito, a medi-da representa mais uma con-quista em prol dos servidores.“Temos trabalhado incessan-temente para promovermos

Encontro reuniu ontem (02) representantes de várias entidades e do Poder Público

Prefeito Beto Lunitti assinou, ladeado por integrantes da equipe degoverno, decreto para regulamentação da concessão de auxílioalimentação no período de outubro de 2014 a setembro de 2015

Divulgação

avanços para o setor, sendo quedos 20 compromissos firma-dos, 13 já foram cumpridos e osdemais estão em análise. Em2013 fizemos um esforço imen-so para concedermos ainda noprimeiro ano degestão o vale ali-mentação que re-almente benefici-asse os servido-res e não comoanter iormenteera feito, e um anoapós já concede-remos um au-mento significa-tivo no valor”,ressaltou.

A secretáriade Recursos Hu-manos, MarinesBettega, lembrouque o benefíciorepresenta umganho real, poisé além da infla-ção e não passapela folha de pa-

gamento. “Durante todo o úl-timo ano estudamos a melhorforma de concedermos o auxí-lio e chegamos a esse resulta-do, que é um cartão temporá-rio e indenizatório. Por esse

motivo o benefício não é con-siderado folha de pagamentopara o cálculo do índice de com-prometimento da folha, comrelação às receitas correnteslíquidas”, expôs.

Ademir Herrmann

Page 18: 06 03 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

TERÇA-FEIRA,03 DE JUNHO DE 2014

Dia 03: Adir Luis KaufmannDia 03: Almiro BauermannDia 03: Eneida Kliemann PonsDia 03: Gabriela SantoniDia 03: Gabriel Vinicius ScusselDia 03: Ieda PortDia 03: Isabel Silvana BritzDia 03: José Hamilton VieiraDia 03: Kátia Luzia MantovaniDia 03: Márcia Rita AndrioliDia 03: Marcio Edvino LermenDia 03: Noeli Terezinha BischoffDia 03: Salete Dewes

INOVA TALENTOSEstão abertas até o próximo dia 13 as inscrições para a segunda

edição do Inova Talentos, programa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), que incentiva a inovação nas empresas paranaenses. Ainiciativa disponibiliza trainees, profissionais que irão atuar nodesenvolvimento de projetos inovadores nas organizações e serãosubsidiados com bolsas do CNPq. Para participar, a empresainteressada deve ter um ou mais projetos de inovação e inscrevê-los.

FEIRASHOPPINGDE TOLEDOAcontece amanhã (04) a abertu-

ra da 21ª Feira Shopping de Toledo,no Centro de Eventos Ismael Spe-rafico, às 18h30. Neste ano, o even-to espera atrair um público estima-do em 60 mil pessoas, que poderãoconferir as novidades de 100 em-presas do comércio de Toledo eregião. Além disso, a Praça dosSabores contempla um cardápiocom comidas caseiras.

A época dos anos 1970 é o temada Mostra neste ano, que terá comonovidade a casa retrô “Uma Voltano Tempo”, decorada com peçasantigas. Atividades culturais, comoapresentações musicais, danças epeças teatrais também serão realiza-das durante a programação, quesegue até domingo (08).

MODANO OESTE

Cascavel sediará a Fei-ra Internacional da Moda,em 23 de junho. O eventoé um dos mais importan-tes do país e traz as últi-mas tendências nacionaise internacionais para apróxima estação.

JaquelineSilva, quefestejou 15

anos noúltimo

sábado (31).Aqui,

fotografadapor Leila

JaquelineSilva, quefestejou 15

anos noúltimo

sábado (31).Aqui,

fotografadapor Leila

Leila Fotografias

Divulgação

A bela Miss Guaíra, Silmara Moreira dos Santos, que representou muitobem o município no concurso do Miss Paraná 2014. Ela ficou em 5º lugar

Page 19: 06 03 2014

O PRESENTE | 19TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 SOCIALJoão Livi

Empresários do setor de moda bebê, de Terra Roxa, ladeadospelo prefeito Ivan Reis, prestigiando evento alusivo aoDia da Indústria, realizado recentemente em Cascavel

O médico rondonense Wilson Botton e a esposa Rosanaem recente evento da classe

Maria Elena

Page 20: 06 03 2014

20 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

INTERCÂMBIO

Embaixador da Argélia visita instalações da AlibraObjetivo é estreitar laços visando à exportação de produtos ao país africano

Estiveram ontem (02) naindústria Alibra, em MarechalCândido Rondon, o embaixa-dor da Argélia, Djamel-EddineOmar Bensaoum, e a repre-sentante da Câmara Árabe eexecutiva de negócios inter-nacionais, Fernanda Baltazar.De acordo com o sócio-dire-tor da Alibra Brasil, Hum-berto Salvador Afonso, a in-dústria exporta há cerca desete anos e o objetivo da visi-ta do embaixador é estreitaros laços comerciais e ingres-sar no mercado argelino.“Queremos realizar um tra-balho de desenvolvimento naArgélia, pois o país é umgrande exportador de pro-dutos lácteos. Os países daÁfrica, por terem sido colô-nias europeias, estão ocupa-dos por fornecedores euro-peus e o nosso trabalho éprocurar quebrar essas re-sistências. Hoje nós expor-tamos para alguns países daÁfrica, mas desde o início nós

percebemos o costume (deles)em comprar produtos dos eu-ropeus”, comenta Afonso.

Segundo ele, o Brasil temcerta dificuldade em exportarprodutos lácteos porque nãoé competitivo em termos depreços, haja vista que o custode produção é muito alto. “Aparticipação do Brasil em lác-teos é praticamente zero, sen-do que há seis sete anos não écompetitivo”, menciona. O quepode ajudar a derrubar estabarreira comercial entre as na-ções, pontua, é o fato de alinha de produtos da indús-tria ser diversificada. “A difi-culdade do Brasil está na ex-portação do leite em pó. AAlibra fabrica substitutos deleite em pó e, como nós traba-lhamos com bebidas lácteas, aideia é oferecer outros produ-tos para sermos competiti-vos”, enfatiza.

A indústria não deve so-frer mudanças, pois os paísesenviam uma delegação para

fazer auditorias técnicas e afábrica está bem regulada peloMinistério da Agricultura.“Acredito que seriam poucasadaptações para passar a for-necer para eles. O próximopasso é a Alibra visitar em-presas e órgãos do governoda Argélia para se colocar àdisposição. Aqueles são paí-ses pouco industrializados,

Embaixador da Argélia, Djamel-Eddine Omar Bensaoum, e representante da CâmaraÁrabe, Fernanda Baltazar, com diretores da Alibra em visita à indústria

com muita mão de obra e osgovernantes querem que vocêfaça uma operação lá, paraaumentar a industrializaçãodo país”, explica Afonso.

A Argélia tem 37 milhõesde habitantes e mais deUS$ 200 bilhões em reservasinternacionais e quer desen-volver o empreendedorismo.“Durante o período da Copa

do Mundo outras pessoas quedirigem empresas potenciaisdevem visitar a indústria ron-donense. Podem ser empresasclientes ou que ainda não sãoclientes. É um projeto daApex, realizado já no anopassado na Copa das Confe-derações e que foi muito bom”,conclui o sócio-diretor da Ali-bra Brasil.

Assinada ordem de serviço para reforma da UBS de Sub SedeFoi realizada, na última se-

mana, a assinatura da ordemde serviço para as reformas daUnidade Básica de Saúde (UBS)do distrito de Sub Sede, em San-

ta Helena. A empresa vencedo-ra foi a Blue Box e a obra terá umcusto total de R$ 85.406,01, sen-do R$ 48.621,69 contrapartidado governo federal, por meio do

Programa Requalifica UBS, eR$ 36.784,32 investimento porparte da municipalidade

Após a assinatura da ordemde serviço, aguarda-se firmar ocontrato para a locação do es-paço provisório onde a Unida-de Básica de Saúde irá atenderpelo período aproximado de 60dias, prazo estipulado para otérmino da obra.

Da mesma forma que no dis-trito de Sub Sede, outras unida-des já passaram por reformas,casos do distrito da Moreninhae do Bairro São Luiz. Segundo oprefeito Jucerlei Sotoriva, a po-pulação não ficará sem atendi-mento no período de reforma.

A médica cubana que aten-de na UBS de Sub Sede, KarinaBarcelay Lazo, informa que háum grande atendimento no dis-trito e a estrutura atual possuimuitas infiltrações, além de

necessitar um espaço adequa-do para realizar o atendimentoda população. “Iremos comu-nicar a comunidade sobre onovo local de atendimento e asreformas”, reforça.

Joni Lang/OP

Divulgação

Momento daassinatura da

ordem deserviço para

as reformas daUnidade Básica

de Saúde:investimentode R$ 85 mil

QUATRO PONTES RECEBE PATROLADivulgação

O município de Quatro Pontes recebeu naquinta-feira (29), em Pinhais, uma

motoniveladora (patrola) por intermédio doPrograma de Aceleração do Crescimento

(PAC2) - Equipamentos/Mais Máquinas, dogoverno federal. O prefeito Paulo Feyh

participou da entrega simbólica das chaves,juntamente com o diretor do Departamento

de Administração, Celso Bergmaier.Conforme Feyh, o maquinário irá ampliar a

frota municipal de máquinas, trazendo maisagilidade e precisão nos serviços prestados

à população quatro-pontense. Ao todo, 82motoniveladoras e 40 caminhões-caçamba

foram destinados a 122 municípios nasemana passada. O investimento do Ministério

do Desenvolvimento Agrário na aquisição dasmáquinas foi de R$ 43,7 milhões.

Page 21: 06 03 2014

OBatalhão de Polícia deFronteira (BPFron) setornou uma das corpo-

rações de segurança pública maisbem armadas do Paraná. O statusfoi conquistado recentemente, coma aquisição de 35 submetralhadorase 35 carabinas, ambas calibre 40. Oarmamento que passa a integrar opoliciamento na região foi apresen-tado ontem (02) à imprensa, duran-te uma instrução de tiro ministradapara os oficiais do Batalhão, emMarechal Cândido Rondon.

As submetralhadoras são armasautomáticas, capazes de disparar30 tiros de uma só vez, em umafração de segundos. Ontem os ofici-ais do BPFron receberam a instru-ção para usá-las e agora vão repas-sar o conhecimento para as suasequipes. Quando todos estiveremcapacitados, as armas vão acompa-nhar os policiais durante as opera-ções e nos trabalhos diários.

Para o comandante da unidade,major Erich Osternack, a chegadado arsenal bélico é de suma impor-tância para dar mais opções aospoliciais. “Cada situação requeruma arma específica. Para confron-tos urbanos, por exemplo, a sub-metralhadora é mais indicada. Paraconfrontos em áreas rurais o maisindicado é usar a carabina, que émais longa e, por isso, tem mais

precisão. Com essas novas armas, opolicial tem mais opções quandoestiver em situações diversas”, ex-plica o major. “Estamos muito pró-ximos do ideal na relação efetivoversus arsenal”, amplia.

A carabina dispara um únicotiro por vez. Com a submetralha-dora, o policial pode disparar umtiro, dois tiros ou optar pela rajada,quando vários são disparados deuma só vez. “Fizemos a instruçãocom os oficiais, que vão ser os mul-tiplicadores do conhecimento parasuas tropas”, destaca Osternack.

O armamento se soma aos 35fuzis calibre cinco cinco meia que acorporação recebeu em julho doano passado. “Cada uma das oitoequipes do Batalhão vai ter umfuzil, uma carabina e uma subme-

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 POLICIAL

BPFron ganha submetralhadoras e carabinasMAIS PODER DE FOGO

Armamentoapresentado ontem(02) garante maisopções aos policiaisdurante situações deconfronto na cidadee na zona rural

Fotos: Giuliano De Luca/OP

Investimento de cerca de R$ 320 mil garantiu as 70 novas armas para o Batalhão de Fronteira

tralhadora, além das pistolas de cadapolicial. Estamos aumentando nos-so poder de fogo”, amplia o major.

De acordo com ele, é importanteque a polícia de fronteira estejabem equipada, já que as quadrilhasque agem na região também têm àdisposição armas de grosso calibre.Ele frisa que o próximo passo ago-ra é a aquisição de escopetas calibre12, que devea c o n t e c e rainda nesteano. “Com a12, podemosusar muni-ção real etambém mu-nição anti-m o t i m ” ,pontua.

INVESTIMENTOO investimento total nas 70

armas é de aproximadamenteR$ 320 mil. O material foi con-seguido por meio de um proje-to do BPFron junto ao Progra-ma Enafron (Estratégia Nacio-nal de Segurança Pública nasFronteiras), ligado ao governofederal.

Armamento foi utilizado pela primeira vez na tarde de ontem (02), durante instrução de tiro, em Marechal Rondon

Major Erich Osternack frisa que a chegada do armamentocoloca o Batalhão entre os mais bem equipados do Paraná

Page 22: 06 03 2014

Homem se atira no lago para fugir, mas morreRapaz de 29 anos foi flagrado com pistola, mais de 160 munições e colete balístico após

cinco horas no Lago de Itaipu; seu comparsa morreu afogado

EM ENTRE RIOS22 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Um homem foi presoe outro morrreu afoga-do depois de se atiraremno Lago de Itaipu paratentar fugir de uma fis-calização da polícia.Após denúncia, umaequipe do Batalhão dePolícia de Fronteira(BPFron) foi até a basenáutica de Entre Rios doOeste, onde localizaramquatro pessoas com far-das militares do Para-guai. Duas delas fugi-ram em um barco. Osoutros dois se jogaramno lago por volta das02h30. Na manhã deontem um dos indiví-duos foi preso. Com ele,a polícia apreendeu umapistola, colete balístico evárias munições. Porvolta das 15h30 o Corpode Bombeiros localizouo corpo de Sérgio Jovi-no dos Santos, que seafogou. Com ele, foi lo-calizada outra pistola.

O homem resgatadoainda com vida estava

na água por volta das 07horas e apresentava si-nais de hipotermia.

Com o suspeito a po-lícia apreendeu uma far-da com camuflagem mi-litar, um colete balísti-co, uma pistola calibre45 adaptada para efetu-ar rajadas e 166 muni-

Com os suspeitos a polícia apreendeu fardas comcamuflagem militar, coletes balísticos, duas

pistolas calibre 45 e 166 munições

Giuliano De Luca/OP

ções dos calibres 40, 45 enove milímetros.

De acordo com o co-mandante do BPFron,major Erich Osternack,a suspeita é de que elesfaziam parte de umaquadrilha especializadaem roubos a caixas ele-trônicos e bancos.

BPFron descobre depósitode venenos contrabandeados

Um depósito clan-destino de venenos agrí-colas contrabandeadosdo Paraguai foi desco-berto na sexta-feira (30),em Terra Roxa. Membrosdo Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) reali-zavam patrulhamentos eabordagens a veículos ea pessoas no municípioquando o condutor deuma Montana fugiu emalta velocidade, pulandocanteiros centrais e tra-fegando na contramão.

As equipes localiza-ram a Montana em umterreno na Rua José Tei-xeira Ervilha, fizeram asnotificações de trânsitoe guincharam o veículo.

Ao ser realizada buscadomiciliar em um ranchode madeira, com autori-zação da dona da casa,uma mulher de 25 anos,foram encontrados 36 cai-xas de veneno líquido,

nove sacos de venenoem pó e 16 galões devenenos avulsos, quesomam cerca de R$ 1 mi-lhão. Os produtos foramencaminhados para aReceita Federal.

Produto foi encaminhado à Receita Federal em Guaíra

Divulgação/BPFrom

Jovem fica gravementeferido após briga

Um adolescente de 14anos e um jovem de 18 fica-ram feridos após uma brigaregistrada na noite de sex-ta-feira (30), no Jardim SãoFrancisco, em MarechalCândido Rondon. A confu-são mobilizou equipes doCorpo de Bombeiros e daPolícia Militar. O episódioteria começado quando in-divíduos foram até uma re-sidência, começaram achutar a porta e fazer amea-ças aos moradores.

Ao sair da casa, um ado-lescente de 16 anos come-çou a ser agredido. Seu ir-mão teria pego um pedaçode madeira e desferido vá-rios golpes nos agres-sores, mas teria fugido an-

tes da chegada da polícia.Os feridos foram encami-nhados para a Unidade deSaúde 24 Horas. Posterior-mente, a vítima de 18 anosfoi transferida para a Casade Saúde Bom Jesus, emToledo, por conta da gravi-dade dos ferimentos.

No local foi apreendidoum pedaço de madeira euma faca. O agressor ligoupara a Central de Opera-ções da Polícia Militar infor-mando o local onde estava.Ele foi encaminhado para aDelegacia de Polícia Civil,onde prestou depoimento.

Jovem foi transferido ao Hospital Bom Jesusdevido à gravidade dos ferimentos

Cassanelli/Oeste Digital

CINCO QUILOS DE MACONHADivulgação/BPFron

Cinco quilos demaconha foram

apreendidos com umadolescente na noite de

sexta-feira (30), emGuaíra. Militares do

Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron)

abordaram um ônibusque fazia a linha Guaíraa Londrina. A droga foi

localizada em uma malade um adolescente de

16 anos. Ele foiencaminhado com a

droga para a Delegaciade Polícia Civil em

Guaíra.

Terceira vítima deacidente morre na UTI

Faleceu na madru-gada de domingo (1º)na Unidade de Tera-pia Intensiva (UTI) daCasa de Saúde BomJesus, em Toledo, aterceira vítima do aci-dente registrado namanhã do último dia24, na BR-163, entreos municípios de Qua-tro Pontes e Toledo.

Laudete Tessaro, de 46anos, passageira deum Voyage de Laran-jeiras do Sul, não re-sistiu aos ferimentos.

O acidente envol-veu o Ford Ka de Ma-rechal Cândido Ron-don, um Ford Escortde Toledo e o Voyage.Janete Aparecida deLima, de 42 anos, ocu-

pante do Voyage, eSilneide Tereza Bida,de 25 anos, ocupantedo Ka, haviam faleci-do no local do aci-dente. Silneide eramoradora de Mare-chal Rondon e estavagrávida de sete me-ses. Socorristas nãoconseguiram salvar avida do bebê.

Page 23: 06 03 2014

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 POLICIAL

Quadrilha que roubava carros é desarticuladaAção aconteceu após uma denúncia anônima que informava sobre

o paradeiro de um veículo roubado em Guaraniaçu

EM TOLEDO

Uma denúncia anônimaacabou com a desarticulaçãode uma quadrilha que rou-bava veículos na região. Aprisão foi feita pela PolíciaMilitar na tarde de sábado(31), em Toledo, ocasião emque um veículo tomado du-rante assalto foi recuperado.Três jovens, de 19, 20 e 21anos, foram presos. Umamulher, também de 19 anos,foi presa com os jovens, mas,segundo a polícia, ela nãotem ligação com os crimes.

A ação aconteceu depoisque uma ligação anônima davaconta de que um carro rouba-do estava próximo a um bar,na Vila Pioneiro. Por volta das13h30 os policiais foram até olocal e localizaram o ToyotaCorolla com placas de Casca-vel que havia sido tomado em

assalto na cidade de Guarania-çu no dia anterior (30).

Durante acompanhamen-to tático, um dos elementos,que era passageiro, tirou amão para fora do veículo,sendo possível ver que eleestava de posse de uma armade fogo tipo pistola. Umaequipe tentou abordar os in-divíduos, mas o motoristajogou o carro contra os poli-ciais, que fizeram disparosem direção aos pneus do au-tomóvel, abandonado no Jar-dim Maracanã, próximo auma região de mata, onde ossuspeitos entraram.

Foram localizados doisintegrantes do bando e amulher. O quarto elementofugiu pulando muros dosquintais das casas vizinhas,mas, com o apoio de outras

equipes, foi detido a poucasquadras do local. Um dosdetidos, de 19 anos, era fo-ragido da carceragem da De-legacia em Toledo. Dentrodo veículo foi encontradoum simulacro de arma de

Carro roubado em Guaraniaçu foi localizado após denúncia anônima

Divulgação/PM

fogo, tipo pistola.Os detidos foram reconhe-

cidos como autores do rouboem Guaraniaçu e também deoutro roubo, em São Pedrodo Iguaçu, ocorrido em 26 demaio, ocasião em que toma-

ram de assalto um Honda Ci-vic. Na casa de um deles apolícia localizou um note-book que havia sido roubadocom o Corolla. Todos os en-volvidos foram encaminha-dos à 20ª Subdivisão Policial.

Presos tinham intençãode explodir carceragem

Policiais civis de Medianeiraapreenderam no início da tardede ontem (02) um adolescentede 17 anos que tentava arremes-sar ilícitos para presos da carce-ragem da delegacia local. A no-tícia não seria novidade, poisapenas neste ano já foram cincoflagrantes de situações seme-lhantes. No entanto, desta vez,além de drogas e de um telefonecelular, o menor tentava fazerchegar aos detentos uma bana-na de explosivo de nitrato deamônia, pronta para ser detona-da. De acordo com a polícia, aintenção era explodir o artefatoainda na tarde de ontem e pos-sibilitar uma fuga em massa.

Conforme informações dapolícia, os detentos tinham oobjetivo de explodir a parede dosolário no momento em queocorreria o banho de sol. Ospoliciais recolheram o explosivoe acionaram o Esquadrão Anti-bomba de Curitiba, que se des-locava para Medianeira para neu-tralizar o artefato.

Além do explosivo, o adoles-cente pretendia repassar 50 gra-mas de maconha e um apare-lho celular para os presos. A

polícia deteve o menor e seguecom as investigações para iden-tificar a pessoa que teria deixadoo explosivo na casa do menor epara saber para quem seria en-tregue na cadeia.

Ainda segundo a polícia, a fis-calização da cadeia e da área exter-na sempre foi priorizada e vem sen-do intensificada nos últimos dias,após rumores de que os detentosestariam planejando uma fuga.

BURACO EM RONDONAgentes da Delegacia de Polí-

cia Civil de Marechal CândidoRondon descobriram na tarde deontem um buraco que seria usa-

do para um fuga de presos nacarceragem local. Durante umavistoria, a equipe descobriu oburaco de aproximadamente 50centímetros na parede do localdenominado casão. Por ele, osdetentos teriam acesso à alafeminina da cadeia e, desta ala,poderiam fazer mais um buracopara sair no terreno lateral aoprédio da delegacia.

Os detentos foram removi-dos para o solário, onde perma-neceram até que o buraco fosseconsertado. Policiais do Batalhãode Polícia Fronteira (BPFron)prestaram auxílio aos agentesda delegacia rondonense.

Rondonense cai no golpe do falso sequestroUma mulher de 51 anos pro-

curou a Delegacia de Polícia Civilde Marechal Cândido Rondon natarde de ontem (02) após ser víti-ma do golpe do falso sequestro.Ela depositou R$ 1,5 mil que pe-gou emprestado para a conta do

criminoso, mas minutos depoisconseguiu contato com a filhaque supostamente havia sidosequestrada e percebeu o golpe.

As ligações começaram a serfeitas por volta das 12h30. A pes-soa ao telefone dizia ter sequestra-

do uma de suas filhas. Desespera-da, a vítima ligou para uma amiga,que percebeu a possibilidade deser um golpe e alertou a polícia.Minutos mais tarde a vítima con-seguiu falar com a filha, porém odepósito já havia sido efetuado.

Polícia diz que artefato seria usado para demolir parede dosolário e possibilitar fuga em massa

Divulgação/PC

CARRETA RECUPERADAAquiAgora.net

A equipe da Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon recuperou natarde de ontem (02) uma carreta roubada em Itajaí (SC), em 19 de

maio. O veículo foi flagrado próximo ao Lago Municipal emMarechal Rondon, após denuncia anônima. As carretas e parte decarga do bitrem era produto de roubo. O cavalo de tração estava

com placa adulterada e também foi apreendido.

REVÓLVER APREENDIDODivulgação/PM

Policiais militares do 19º Batalhão em Toledo prenderam duaspessoas e apreenderam um revólver na noite de sábado (31). Os

dois estavam dentro de um Gol abordado por estar em atitudesuspeita. O motorista, de 20 anos, assumiu ser o proprietário da

arma, um revólver calibre 38, e 11 munições intactas. Ambos foramencaminhados à Polícia Civil com a arma de fogo e o veículo.

Page 24: 06 03 2014

24 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

CAMPEONATO AMADOR

Autoescola Ila e Clube Lira vencem jogos de ida da semifinalBotafogo levou goleada de 4 a 1 da Autoescola Ila; Clube Lira tem confronto de volta com a AACC amanhã (04)

Com o tempo aberto e sol,inúmeras pessoas comparece-ram na tarde de domingo (1º)no Estádio Municipal ValdirSchneider, em Marechal Cân-dido Rondon, para assistir àspartidas de ida da semifinalda Copa Colônia/Cercar/Ya-maha/Jaclani Esportes/Prefei-tura de Marechal Rondon deFutebol Amador.

O primeiro duelo reuniu osatletas da equipe Autoescola Ila/

Primeiro gol da semifinal foi marcado por Rafael Kerber, da Autoescola Ila/Laborde Tintas

Laborde Tintas, que vieram comforça total para enfrentar o sele-cionado da SER Botafogo/SigilusAlarmes. Os jogadores da Auto-escola Ila souberam aproveitarmelhor os lances e golearam oBotafogo pelo placar de 4 a 1. Osgols da Autoescola Ila forammarcados por Rafael Kerber, quefez três tentos, e Maicon Schae-ffer; Cleverson Domingues (ZéColmeia) marcou o gol do Bota-fogo, e é o artilheiro da competi-

ção com 12 gols assinalados.No segundo jogo, a equipe

do Clube Lira/Chiapetti Veícu-los/Cresol venceu os atletas daAACC pelo placar de 1 a 0, cujogol da partida foi marcado pelojogador Alberto Lausch. Comas vitórias, Autoescola Ila e Clu-be Lira jogam pelo empate.Como na semifinal não há saldode gols, caso Botafogo e AACCvençam as partidas de volta, osfinalistas serão conhecidos nacobrança de pênaltis.

A princípio marcado parasábado (07) e domingo (08), umdos jogos de volta foi antecipa-do. O primeiro finalista do Cam-peonato Municipal de FutebolAmador será conhecido ama-nhã (04), em jogo agendado paraas 20 horas, no Estádio ValdirSchneider, colocando frente afrente os atletas das equipesClube Lira e AACC. Já o jogoentre Botafogo e Autoescola Ilaserá às 15 horas de domingo, noEstádio Mangold Hansen.

Rondonenses faturam 3º lugarno Paranaense de Handebol

A equipe masculina de han-debol de Marechal CândidoRondon/Colégio Rui Barbosafigura entre as principais doEstado. No último sábado (31)e domingo (1º), os atletas co-mandados pelo técnico Glei-son Pacheco competiram na 2ªetapa do Campeonato Para-naense de Handebol, catego-ria sub-18, realizada no muni-cípio de Assis Chateaubriand.

Os atletas rondonensesperderam a semifinal para a

equipe de Astorga, pelo pla-car de 31 gols a 21, disputan-do o 3º lugar; neste confron-to, a equipe rondonense serecuperou e em uma boa per-formance aplicou 31 a 17 naequipe anfitriã, conquistan-do o bronze. Os atletas dohandebol sub-18 represen-tarão Marechal Rondon nasdisputas dos Jogos Abertosdo Paraná (JAPs), DivisãoA, que acontecerão em SãoJosé dos Pinhais.

Equipe de handebol representará o município nos JAPs

Três equipes lideram a CopaAfeto de Futsal Feminino

Com 18 pontos cada, as equi-pes Loja Martipar/Orca Cont/Academia Silva Santos, AUFFTe Toledo Futebol Clube (Tole-dão) dividem a liderança da 2ªCopa Afeto/Secretaria Munici-pal de Esportes e Lazer de FutsalFeminino na categoria livre. Apróxima rodada será disputadasábado (07), a partir das 14 ho-ras, no Ginásio de Esportes Eu-zébio Garcia, na Vila Pioneiro.

As cinco partidas realizadasna 7ª rodada resultaram em ver-dadeiras goleadas, cuja soma-tória foi de 56 gols, com média de11,2 por jogo. O primeiro con-fronto teve como vencedor otime da Loja Martipar/OrcaContabilidade/Academia Silva

Joni Lang/OP

Divulgação

Mauro Bianchi

Meninas de São Miguel sãovice-campeãs de handebol

No sábado (31) e domingo(1º), a equipe de handebol fe-minino de São Miguel do Igua-çu participou da etapa finaldo Campeonato Paranaenseda Divisão de Acesso catego-ria sub-18, realizada em As-sis Chateaubriand. As atletassão-migueleses conquistarama medalha de prata. Com acolocação, os times de AltoParaná e São Miguel do Igua-çu garantiram vaga para dis-putar a Divisão Especial doCampeonato Paranaense sub-18 em 2015.

As atletas são-miguelen-

ses Natany Valentim de Lima(armadora) e Luana Brandino(goleira) receberam o prêmiode destaque como melhoresjogadoras durante a competi-ção. A equipe é formada pelotécnico Rafael Magenis e pelasatletas Aline Silva Ana LauraZanette, Bruna Macedo, Ca-rolini Slovinski, Cleide Gon-çalves, Gabriela Morais, He-loisa Silva, Ionara M. Gada-mski, Katyani Spelfer, LetíciaRodrigues, Luana Brandino,Mayeli de Moura, Natália Olei-nik, Natany de Lima, TatianeWolff e Sabrina Lopes.

Maioria dos municípios daregião vence o Dia do Desafio

Santos, que aplicou a goleada darodada: 16 a 1 na equipe MI In-formática/Vip Seguros/Livra-ria Barão; na sequência Central-Tintas/Constrular/DistribuidorBebidas Sol e Mar marcou 5 a 2na Dipagril/Eletrônica Ingá/Mó-

veis Líder; AUFFT venceu o Es-porte Clube Furacão por 15 a 3;Toledo Futebol Clube goleou otime Gowdy Colchões/MR Ma-lharia/Restaurante Filezão/Si-credi por 8 a 0; e Yara CountryClube fez 5 a 1 na Feizer Motos.

Foi liberado na manhã deontem (02), pela unidade do Sescde Marechal Cândido Rondon,o resultado oficial da progra-mação do Dia do Desafio 2014.Dos confrontos realizados naúltima quarta-feira (28), apenasEntre Rios do Oeste foi supera-do, atingindo a marca de 30,77%da população, enquanto LevyGasparian alcançou 80,32%; Di-amante do Oeste teve 78,81% deadesão, ao passo em que ÁguaSanta chegou a 39,10%; Guaíramobilizou 39,69% da popula-ção e Salamanca atingiu 23,3%;em Marechal Rondon, a mobili-zação foi de 44,24%, já Barran-quitas reuniu apenas 0,25% da

comunidade.O município de Nova Santa

Rosa fez a população aderir em47,37%, enquanto Urupema teve35,54%; Pato Bragado reuniu59,04% e Ponte Preta uniu29,20%; Quatro Pontes teve77,71% de participação, já SãoJosé do Itaperiú teve 58,46% deadesão; em Santa Helena a mo-vimentação foi de 44,53% da co-munidade, já em Regla foi de35,27%; São José das Palmeirasteve 72,19% dos moradores pra-ticando atividades, enquanto emSertão o percentual foi de42,96%; e Terra Roxa reuniu50,86% dos moradores em ativi-dade e Estanzuela apenas 3,96%.

Bons jogostêm marcadoas rodadas

do futsalfeminino

no Ginásio deEsportesEuzébioGarcia

Page 25: 06 03 2014

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 ESPORTES

CHAVE OURO

Copagril encara hoje o líder Poker GuarapuavaEmbate acontece no Ginásio Ney Braga. Técnico PC de Oliveira

comenta possível contratação de reforços da Europa

Goleiros Dalton Loch, João Neto e Quinzinho durante treinamento ontem (02)

Com o objetivo de reas-sumir o posto de 4º colocadono Campeonato Paranaensede Futsal Chave Ouro, osjogadores da equipe Copa-gril/Sempre Vida/MarechalCândido Rondon enfrentamàs 20h15 de hoje (03), noGinásio de Esportes Ney Bra-ga, em Marechal Rondon, otime do Poker Guarapuava/Garden Shopping/ÓleoLeve. A partida é válida pela5ª rodada do certame, reu-nindo o bicampeão parana-ense e a equipe que está em 1º

lugar na tabela.Com nove jogos disputa-

dos, a Copagril Futsal soma18 pontos e tem o melhorsaldo de gols da competição,com 25 gols. No último sába-do (31), o time amargou aterceira derrota no estadualna estreia do técnico PauloCésar de Oliveira (PC de Oli-veira), diante do Umuarama,cujo placar ficou em 2 a 1.

Caso vença a partida dehoje, a equipe fica atrás dePoker Guarapuava, Cascavele Umuarama. “A principal

meta é a equipe ser 1º ou 2ºlugar, dentro do possível, por-que aí você tem um tempo detreinamento, que é o que maisprecisa. A equipe está maispresa na parte motivacionalpela troca de comando e mu-dança de filosofia. Vencendoeste jogo, a gente ganha umcerto lastro para treinar e osjogadores vão assimilandomais a informação”, afirmouno treinamento de ontem (02)o técnico PC de Oliveira.

O ala Leandro Gonçalves(Leandrinho) não entra em

quadra no confronto de hojedevido a cartão, por outrolado o pivô Daniel Alves dosSantos Júnior (Daniel) retor-na após se recuperar de umalesão. “Praticamente um atle-ta compensa pelo outro. Oelenco precisa ser bom o sufi-ciente para ter contingência ese substituir”, destacou.

PC de Oliveira comentouque o elenco carece de certaspeças e a comissão técnica estáestudando muito a possibili-dade de contratação de refor-ços. “É preciso ser pontual,

mas vai demorar um poucoaté entender as dificuldadesdo grupo para não cometernenhum erro na possível vin-da de novos jogadores”, enfa-tizou. O técnico revelou que aequipe está atenta à janela detransações internacionais.“Alguns clubes de futsal estãocom muitos problemas finan-ceiros, principalmente na Es-panha, e isso pode facilitar anegociação com um ou outrojogador. A Copagril pode sairna frente pela boa estruturaque proporciona”, concluiu.

Técnico PC de Oliveira: “Alguns clubes de futsal estão com muitosproblemas financeiros, principalmente na Espanha, e isso pode

facilitar a negociação com um ou outro jogador. A Copagrilpode sair na frente pela boa estrutura que proporciona”

Fotos: Joni Lang/OP

Toledo sediará etapa doCampeonato Brasileiro de Motocross

O município de Toledo,tradicional no calendário domotociclismo paranaense,vai receber neste ano pelaprimeira vez uma das pro-vas do Campeonato Brasi-leiro de Motocross. O anún-cio ocorreu domingo (1º),durante reunião na sede doMoto Clube Toledo.

A prova está marcada parao dia 19 de outubro, data quea Confederação Brasileiraanuncia em seu calendário ofi-cial como a última da tempo-rada, porém existe a possibili-dade de receber a etapa anteri-or, o que aconteceria um mêsantes desta data. A estimativaé que mais de 300 pilotos pos-

sam disputar a prova na cida-de. Otimista, o presidente doMoto Clube Toledo, SyoneiZanette, disse que a meta dadiretoria é trabalhar não ape-nas para sediar uma etapa e,sim, para sediar a melhor eta-pa do Brasileiro deste ano, porisso cobrou empenho dos fili-ados à entidade.

Futebol Sete tem rodadahoje em Nova Santa Rosa

A 5ª rodada do 2º Cam-peonato de Futebol Sete -Troféu Passo Firme Espor-tes, contará com três jo-gos a partir das 19h30 dehoje (03), no campo da As-

sociação dos Servidores Mu-nicipais de Nova Santa Rosa(Asmunsar) . O primeiroduelo será entre Pavimen-tação Soares e Ebenezer; osegundo confronto envol-

ve Linha Guaçu e ClubeUnião; e, para finalizar anoite, se enfrentarão Bu-cholz/Metalglace/JuniorsSupermercado e Agroindus-trial Dois Irmãos.

ATLETA DO BELO HORIZONTEVENCE CAMPEONATO DE SINUCA

Divulgação

A grande participação de atletas de Medianeira no CampeonatoMunicipal Individual de Sinuca Mata 8 prova que a modalidade tem

muitos adeptos. A final aconteceu na sexta-feira (30), no Bar da Tere. Nadecisão entre os dois Valdecir, a taça foi conquistada por Valdecir

Pereira (Bigode), representante do Bairro Belo Horizonte e do Bar doValdemar; Bigode venceu Valdecir Machado (Siroca), representante do

Nazaré e do Boliches Bar. O atleta da casa, Roni Moreira, do Bar daTere, ficou em 3º lugar e o Troféu Disciplina ficou com o Bar do

Valdemar. Realizado pela Prefeitura de Medianeira, por intermédio daSecretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Campeonato de Sinuca

começou no dia 02 de abril com participação de 42 atletas.

Page 26: 06 03 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Inter e Juan assinam termo e acertam renovação até 2015Novo contrato será firmado após término do atual vínculo, que vai até julho

ZAGUEIRO

O Internacional e o zagueiroJuan terminaram as negociaçõespara a renovação do contrato.Ficou definida a permanência docamisa 4 até o final de 2015 coma assinatura de um termo decompromisso, para que o novocontrato seja assinado em julho,ao final do atual vínculo com ojogador. A situação aconteceuno final da última semana, cujanegociação estava avançadaentre as partes e faltavam al-guns detalhes para acontecer.

O novo vínculo se estendeao final do ano que vem com osmesmos valores da cláusula derenovação automática, quevaleria por seis meses. Ou seja,mensalmente, Juan receberámenos. Mas o valor do contratocom o Inter não sofreu mudan-ça. Foi apenas uma readequa-

Com a negociação concretizada, Juan ficano Inter até o final do ano que vem

ção do tempo de permanência,o que incide diretamente naquantia salarial. Até por isso,Inter e jogador não assinaramainda o novo contrato. O quevai acontecer apenas ao final doatual vínculo, que se encerraem julho. Na última semana,Juan e o Inter firmaram um ter-mo de compromisso que garan-te a renovação contratual, maso novo documento será regis-trado na CBF depois, por contadas mudanças sofridas.

Juan foi contratado pelo In-ter na metade de 2012, após sedesligar sem custos da Roma.Desde então, o defensor veste ascores coloradas e tem sido titu-lar absoluto da defesa, aindaque os 35 anos façam com que acomissão técnica tenha cuida-dos diferenciados na parte físi-

Eduardo Moura/LANCE!Press

Grêmiorenova comYuri Mamutepor quatrotemporadas

Tratado como promessa, oatacante Yuri Mamute perma-necerá no Grêmio por um perío-do extra. Depois de vivenciaralguns dias de indefinição, o jo-gador de 19 anos assinou reno-vação por quatro temporadascom o clube gaúcho. O vínculoanterior de Mamute com o Grê-mio encerrou em 16 de maio.Desde então, o atacante não trei-nava com o restante do grupo.No entanto, se reapresentará nor-malmente com o restante do elen-co no próximo dia 16.

Mamute foi alçado pela pri-meira vez aos profissionais ain-da em 2011, com Renato Gaú-cho, recém aos 16 anos. A seme-lhança física com o italiano Ba-lotelli já fez o atacante gremistaser chamado de "Mamutelli"pela imprensa italiana. O jovemvirou assunto ao se destacar pelaseleção sub-20. Conquistou doistroféus com a amarelinha emjunho de 2013: foi eleito o me-lhor jogador do Torneio de Tou-lon, na França, e também mos-trou bom futebol no Valais You-th Cup, na Suíça.

Até então, Mamute foi poucoaproveitado por Enderson Morei-ra. Em quatro partidas, balançouas redes em uma oportunidade.

Cristóvão fica satisfeitocom 2º lugar do Fluminense

O Fluminense empatou nodomingo (1º) com o Internacio-nal, por 1 a 1, no Moacyrzão, eperdeu a chance de ir para o re-cesso da Copa do Mundo maispróximo do líder Cruzeiro. O Trico-lor, porém, não perdeu posiçãona tabela de classificação, mes-mo tendo a mesma pontuaçãoque outros três clubes (São Pau-lo, Corinthians e o próprio Inter).

“Segundo lugar é uma posi-ção muito boa. A diferença depontos é pequena, o campeona-to é muito equilibrado. Terminaressa fase em segundo foi muitobom”, afirmou Cristóvão Borges.

O treinador também disse acre-ditar que a equipe tenha potencial

para melhorar e lutará por issoquando retornar desse intervaloque terá pela frente: “Durante es-ses jogos, mostramos vídeos paraque eles vejam as coisas boas eas más que fizeram. Aquilo queprecisa ser corrigido, fazemos jogoa jogo. A equipe tem potencial paramais. Tem capacidade para isso ecom certeza vamos lutar para vol-tar melhores”, destacou.

Durante o confronto com osgaúchos, o comandante tricolorutilizou dois atletas provenientesdas categorias de base do clube:os jovens Kenedy e Gustavo Scar-pa, que vieram de Xerém. O técni-co mostrou confiança na dupla,apesar da idade.

ca. O camisa 4 tem 76 partidascom o clube gaúcho e sete golsmarcados. Antes de acertar arenovação, o empresário Tadeu

Oliveira foi sondado por umclube da China, mas a vontadede Juan era de permanecer emPorto Alegre.

Jogadores do Coritibaacreditam que pausa será benéfica

Após nove rodadas, oCampeonato Brasileirochega à pausa para a rea-lização da Copa do Mun-do com pouco menos de25% das partidas disputa-das. Em nove jogos, oCoritiba somou sete pon-tos, com quatro empates,quatro derrotas e apenasuma vitória, conquistadano último sábado (31),sobre o Goiás. O aprovei-tamento de 25,9% deixoua equipe do técnico CelsoRoth na 17ª posição,abrindo a zona de rebai-xamento.

Depois de vencerem aequipe esmeraldina por 3a 0, os jogadores do Cori-tiba foram liberados para15 dias de folga, e retor-nam às atividades no dia16 de junho para iniciar aintertemporada. A partirde então serão mais 30dias até o retorno aos gra-mados do Estádio CoutoPereira, na partida con-tra o Figueirense, marca-da para o dia 16 de julho.Até lá, os jogadores acre-ditam que a paralisaçãodo campeonato será be-néfica para que o Coxareaja na tabela.

“Agora é descansar amente porque foi compli-cado essas nove rodadas,

e depois voltar com tudopara tentar sair dessa situa-ção incômoda. Vamos pen-sar jogo a jogo depois daCopa e ver onde chegamos.Temos um grande time, va-mos treinar totalmente di-ferente. Acho que (a pausa)beneficia principalmentequem está lá embaixo, queterá mais tempo para se re-cuperar, tratar lesões, oupara o treinador testar ou-tros esquemas”, avalia omeia Robinho.

Page 27: 06 03 2014

Felipão confirma time com Ramires e projeta testesEle pretende fazer mais testes no amistoso de hoje (03) e tranquilizou a todos sobre a situação de Paulinho

AMISTOSO CONTRA PANAMÁ

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 ESPORTES

Luiz Felipe Scolari confir-mou que Ramires será o subs-tituto de Paulinho no amis-toso contra o Panamá, hoje(03), às 16 horas, no SerraDourada. O volante foi testa-do entre os titulares no trei-no de ontem (02) e ganhou adisputa com Hernanes, esca-lado no coletivo de domingo(1º), quando Felipão distri-buiu broncas no sistema de-fensivo da Seleção Brasileira.

Para o treinador, o Pana-má servirá de modelo para ojogo contra o México, na se-gunda rodada da primeirafase da Copa do Mundo. ASérvia, adversário de sexta-feira (06), no Morumbi, ser-virá como teste para a estreia,

Ramires (centro) conquistou a confiança de Felipão

contra a Croácia."O time que joga é o que

começou (ontem). E escolhe-mos o Panamá porque jogade forma semelhante ao Mé-xico e porque disputou a cha-ve que o México disputou. Éum jogo que vai nos dar al-guma ideia ou detalhes e si-tuações parecidas com o Mé-xico. Por isso também esco-lhemos a Sérvia, para dar ideiade como joga a Croácia", afir-mou Scolari.

Felipão antecipou que játem em mente quatro substi-tuições planejadas. Mas aideia é usar as seis permitidasno amistoso. "Seis. As que eutenho, em princípio já decidipor quatro, independente-

mente do jogo. As outrasduas, vou decidir dependen-do do jogo", comentou o trei-nador, tranquilizando os tor-cedores com relação à situa-ção de Paulinho, que não vi-ajou para Goiânia.

"Só não veio porque bateuo tornozelo com o Bernard etinha dificuldade de treinar ejogar mais forte, então opta-mos por deixá-lo. Se o jogoda Copa fosse ontem ou ante-ontem, ele jogaria tranquila-mente", disse.

Assim como Paulinho,Thiago Silva e Fernandinhoficaram na Granja Comaryfazendo trabalhos físicos.Eles devem viajar para SãoPaulo para o jogo contra a

Sérvia, na sexta.O Brasil pega o Panamá

com Julio Cesar, Daniel Al-

ves, David Luiz, Dante e Mar-celo; Luiz Gustavo, Ramires eOscar; Hulk, Neymar e Fred.

Alexandre Loureiro/Vipcomm

Colômbia anuncia convocados eFalcao García não jogará a Copa

A Colômbia divulgou a lis-ta dos 23 convocados que de-fenderão o país na Copa doMundo de 2014. E a expectati-va do país foi frustrada. Todostorciam por uma recuperaçãodo grande astro Falcao García,mas o centroavante não se re-cuperou da lesão no joelho es-querdo, que sofreu em janeiro,e está fora do Mundial.

Além de Radamel, outrosdois jogadores foram cortadospelo treinador José Pekerman.Muriel e Luis Perea tambémdesfalcam a seleção sul-ameri-cana, que será cabeça-de-cha-ve no grupo C. Com Costa do

Marfim, Grécia e Japão."Tinha a ilusão de que iria,

apesar da lesão que tive. É pre-ciso continuar apoiando a equi-pe do lado de fora. Agora, sóquero que a Colômbia faça umbom Mundial", revelou Falcaoem entrevista coletiva.

Confira a lista de 23 convo-cados: Goleiros: David Ospina(Nice-FRA), Faryd Mondragón(Deportivo Cali-COL) e CamiloVargas (Santa Fé -COL); defen-sores: Camilo Zuñiga (Napoli-ITA), Pablo Armero (WestHam-ING), Cristian Zapata(Milan-ITA), Mario Yepes (Ata-lanta-ITA), Carlos Valdés (San

Lorenzo-ARG), Santiago Arias(PSV-HOL), Eder Álvarez Ba-lanta (River Plate-ARG); mei-as: James Rodríguez (Monaco-FRA), Abel Aguilar (Toulouse-FRA), Carlos Sánchez (Elche-ESP), Fredy Guarín (Inter-ITA),Juan Fernando Quintero (Por-to-POR), Aldo Ramírez (More-lia-MEX), Alex Mejía (A. Nacio-nal-COL), Victor Ibarbo (Ca-gliari-ITA) e Juan GuillermoCuadrado (Fiorentina-ITA); eatacantes: Jackson Martínez(Porto-POR), Teófilo Gutiérrez(River Plate-ARG), Carlos Bac-ca (Sevilla-ESP) e Adrián Ra-mos (B. Dortmund-ALE).

São Paulo conversa com Luganoe volta de uruguaio é descartada

Não foi à toa que MuricyRamalho, em suas duas últi-mas entrevistas, se esquivousobre Diego Lugano, apóspedir a contratação do uru-guaio. Em conversa com adiretoria, o técnico foi infor-mado de que a chegada dozagueiro é praticamente im-possível agora.

As razões são duas. Aprimeira: Lugano não quervoltar e disse isso em con-versa com os dirigentes doSão Paulo. O uruguaio temeque outra passagem possaarranhar sua imagem de ído-lo do clube.

A outra já foi externadapelo vice-presidente de fute-bol Ataíde Gil Guerreiro:Lugano não se encaixa noperfil que a diretoria preten-

de moldar no clube daquipara a frente. Na visão dequem comanda o futebol, omomento é de priorizar osjovens ou jogadores com po-tencial de revenda no futu-ro. Não é o caso.

O próprio presidente Car-los Miguel Aidar, que vemexternando seu desejo de re-patriar o ídolo, também sabeque o negócio dificilmenteevoluirá. Internamente, suasdeclarações pró-Lugano fo-ram entendidas mais comoresposta aos apelos de Muri-cy e da torcida. Nas últimaspartidas no Morumbi, al-guns são-paulinos exigiramo retorno de Lugano. Noentanto, terão de se confor-mar com outro nome, talvezde menos pompa.

Gobbi faz balanço, avalia elencoe revela otimismo no Corinthians

Após o "término" da pri-meira parte do CampeonatoBrasileiro e da temporada,por conta da paralisação daCopa do Mundo, o presi-dente do Corinthians, Má-rio Gobbi, divulgou umanota oficial no site do clube.No comunicado, o manda-tário alvinegro destacou osprós e contras da equipe eenfatizou que o time encon-

trou um norte, após a cam-panha insatisfatória no Na-cional de 2013.

Gobbi também destacou odesempenho de jogadores re-cém-contratados, lembrou osque ainda não jogaram ofici-almente pelo time e declarouque o clube segue na brigapor reforços. De férias, os atle-tas voltam às atividades nopróximo dia 16.

Com Leandro Ávila, Atlético-PR reagee fica perto de mini-meta no Brasileirão

O Atlético-PR reagiu no Cam-peonato Brasileiro após a mudan-ça no comando da equipe, na me-tade de maio. A saída do espanholMiguel Ángel Portugal e a entradado auxiliar técnico Leandro Ávilafoi suficiente para que o time do-brasse seu aproveitamento. Coma vitória de 3 a 1 sobre o Figueiren-se, o time fechou as nove rodadasantes da pausa para a Copa doMundo na 11º posição, com 13 pon-tos e atrás uma vitória do Interna-cional, que abre os quatro melho-res classificados.

Com Miguel, o Furacão con-quistou apenas uma vitória, comdois empates e duas derrotasnas cinco primeiras rodadas - oque representa um aproveita-mento de apenas 33%. Com Le-andro, o time venceu duas ve-zes, empatou outras duas e não

perdeu - ou seja, conquistou 66%dos pontos (o dobro em compa-ração com o antecessor).

O Rubro-Negro, porém, nãocumpriu a mini-meta traçadapelo interino, que queria o timeentre os oito melhores até a pa-rada da Copa. Mesmo não che-gando no previsto, a sensaçãoentre os jogadores do o Furacãoé de evolução com a presença dotreinador interino.

"O time evoluiu bastante des-de a primeira rodada. O grupotem evoluído com os trabalhos.Nos últimos três jogos, a equipecresceu muito com as orienta-ções do Leandro. Foi um resulta-do importante. Nós precisáva-mos desta vitória (sobre o Fi-gueirense). Com o resultado po-sitivo, teremos mais tranquili-dade neste período da Copa do

Mundo", disse o zagueiro LéoPereira, em entrevista ao siteoficial do clube.

A arrancada das últimas par-tida animou o zagueiro, que pre-vê o Atlético-PR mais competiti-vo no retorno da Copa do Mundo.A primeira partida será contra oFlamengo, no dia 16 de julho, ain-da sem local definido.

"Nossa meta é chegar ao G-4 e brigar na parte de cima databela. Nosso grupo já demons-trou que tem qualidade e poten-cial. Sem dúvida, vamos brigarpor posições lá em cima", com-pletou Léo Pereira.

O grupo rubro-negro volta aostreinos apenas no dia 12 de junho.A intertemporada será feita noCT Barcelos, já que a Espanhaficará hospedada no CT do Cajudurante a Copa.

Page 28: 06 03 2014

PARANÁ

Governo começa a pagar indenizações de sacrifício por tuberculoseAté agora foi pago um total de R$ 415.716,34 em indenizações correspondentes

ao sacrifício de 330 animais positivos para a doençaA Secretaria Estadual da

Agricultura e do Abastecimen-to (Seab) anuncia os primeirospagamentos de indenizações aprodutores rurais que tiveramanimais sacrificados em fun-ção de terem contraído tuber-culose. De acordo com o secre-tário da Agricultura e do Abas-tecimento, Norberto Ortigara,até agora foi pago um total deR$ 415.716,34 em indenizaçõescorrespondentes ao sacrifíciode 330 animais positivos para adoença, provenientes de 51 pro-dutores do Estado.

A indenização é válida so-mente para animais de raçasleiteiras e foi instituída pelaSecretaria da Agricultura paramelhorar a qualidade do leiteno Paraná. A medida está pre-vista no Programa Estadualde Controle e Erradicação daTuberculose e Brucelose, exe-cutado pela Agência de DefesaAgropecuária (Adapar) quepassou a exigir, desde ontem(02), a comprovação de que osanimais que fornecem leite en-tregue nas indústrias parana-enses estejam livres de tuber-culose e brucelose.

Como não há tratamentoviável em animais com tuber-culose, a única recomendação é

o sacrifício. “Ao perceber a ve-locidade no pagamento das in-denizações, o programa que estásendo executado pela Adaparganha a confiança do produtorque passa a contribuir para eli-minar essa zoonose”, disse osecretário. Os recursos são doFundo de Equipamento Agro-pecuário (Feap), do Governo doEstado, constituído em partecom taxas de defesa sanitáriaanimal cobradas pela Adaparque são revertidas para o am-paro de ações em Defesa Sani-tária. Segundo a fórmula utili-zada para o pagamento das in-denizações, o Estado paga 70%da arroba do boi gordo no diado abate, considerando rendi-mento médio de carcaça de50%, ou seja, metade do pesovivo do animal.

EXAMESDesde que foi instituído

esse programa, os produtoresde leite estão se mobilizandopara agilizar os exames queestão sendo exigidos em seusrebanhos, informou RafaelGonçalves Dias, gerente deSaúde Animal da Adapar. Emfunção disso, o número de exa-mes realizados por médicosveterinários habilitados pelo

Ministério da Agricultura epela Adapar avançou paracerca 150 mil por mês, consi-derado um número elevado.

O aumento dos abates emobilização para realizaçãode exames são procedimentosconsiderados positivos porquesão indicativos que a Adaparpassa a ter o controle real daincidência da tuberculose norebanho leiteiro. Antes, os ca-sos conhecidos eram resulta-do de ações da fiscalização naspropriedades, explicou Gon-çalves Dias.

O diretor-presidente daAdapar, Inácio Afonso Kroetz,alerta para a importância doprodutor comunicar a incidên-cia de doenças do rebanho bo-vino para a Adapar. No caso datuberculose - explica - a doençanão tem vacina disponível e étransmissível ao ser humano.O desafio é manter a sanidadena propriedade com animais

sadios e fazer exames periódi-cos para atestar a ausência des-sas enfermidades. “Caso hajacontaminação, o animal deveser sacrificado imediatamentepara o saneamento adequadoda propriedade”, disse.

IMPACTOOrtigara comentou que está

ciente dos impactos econômi-cos dessas medidas junto aosprodutores, mas salientou quetoda essa ação está sendo com-binada com o setor produtivo.“Fizemos várias reuniões comos representantes, dos produ-tores, das indústrias, dos pe-quenos laticínios, cooperativase todos estão cientes que é pre-ciso uma ação mais ousada paramelhorar a qualidade do leiteque está sendo entregue na in-dústria para que possam ga-nhar mais, inclusive podendohabilitar o Paraná a exportarprodutos lácteos”, lembrou.

TUBERCULINAO Instituto de Tecnologia do

Paraná (Tecpar) é o único labo-ratório no Brasil a produzir aTuberculina, antígeno aplicadopelos médicos veterinários pararealizar o exame de tuberculosenos animais e a produção está serevelando insuficiente paraatender o aumento da deman-da. De acordo com o secretárioOrtigara, o Tecpar procurou aSecretaria da Agricultura paraestabelecer uma parceria parainstalação de uma nova plantaindustrial para elevar a produ-ção do antígeno.

A demanda por esse produ-to cresceu muito no Estado porcausa do programa de erradi-cação da tuberculose e a ten-dência é aumentar mais aindacom o ingresso de outros Esta-dos que já manifestaram a in-tenção de copiar o modelo pa-ranaense como Rio Grande doSul, Goiás e Minas Gerais.

Imagem Ilustrativa/Luciany Franco

A indenização é válida somente para animais de raças leiteiras e foi instituída pelaSecretaria da Agricultura para melhorar a qualidade do leite no Paraná

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Page 29: 06 03 2014

As misses Terceira Idade de Entre Rios do Oeste, que foram eleitas no último dia 27: LoriMaria Ebert (Miss Simpatia), Juliana Maria Wochner (1ª Princesa), Ernih Terezinha Rucks (MissTerceira Idade) e Teonila Maria Escher (2ª Princesa), acompanhadas do prefeito Jones Heiden.O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social

Divulgação

Turma do 3º ano da Escola Municipal Dona Leopoldina, de Quatro Pontes, acompanhada pelaprofessora Raquely Ringenberg, em visita à casa da poetisa Maria do Carmo Maffei, noúltimo dia 20, completando os estudos sobre poesia

Divulgação

Autoridades de Missal com os participantes do curso de Culinária Orien-tal, encerrado no último dia 23. O curso foi realizado pela Escola deQualificação, por meio de parceria com a Secretaria de Indústria, Co-mércio e Turismo, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) eSindicato Rural de Medianeira. A instrutora foi a professora Fabiane Lodi

Divulgação

Para incentivar o aproveitamento e bom uso dos diversos alimentos que sãoproduzidos nos municípios, a Itaipu, com o apoio das secretarias municipais deEducação e de Meio Ambiente, promoveu, na semana passada, em Toledo, olançamento do terceiro curso de Formação Continuada de Gestão da Alimenta-ção Escolar e do terceiro Concurso de Alimentação Saudável Edição Orgânica. Aação, que leva o nome Encontros de Saberes e Sabores, contou com a participa-ção de aproximadamente 300 pessoas, entre merendeiras e nutricionistas, denove dos 29 municípios que fazem parte da Bacia do Paraná 3. Na foto, gruporondonense que participou do evento

Divulgação

FESTA JUNINAO Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon,realiza sábado (07) sua tradicional Festa Junina. Osfestejos iniciam às 15 horas, com muitas atrações.Entre elas apresentações culturais, brincadeiras etodos os quitutes juninos.

FEIRA DO LIVROO Centro Municipal de Educação Infantil AsildaRöpke, de Nova Santa Rosa, realiza de hoje (03) aquinta-feira (05) a Feira do Livro. Os livros serãovendidos a partir de R$ 1.

A feira será realizada no horário das 07h15 às18h15. O evento conta com o apoio da prefeitura,por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

TAXA PARA FIFAOs bares e restaurantes brasileiros poderão exibir osjogos da Copa desde que dez minutos antes edepois das partidas. A Fifa também está exigindoque para eventos em que há cobrança de entrada,seja pago uma taxa à entidade. O custo sai de R$ 1mil para eventos com até mil pessoas

SETOR EM CRESCIMENTOO setor de serviços cresceu 9,2% no primeirotrimestre de 2014 no Paraná. Segundo o InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), asprincipais altas foram nos serviços prestados àsfamílias com 12,5%, nos transportes e correio10,2%, e informação e comunicação com 8%.

FERROESTE ATODO VAPOR

As cargas frigoríficas transportadas no primeiroquadrimestre de 2014 pela Ferroeste dobraram devolume. Em comparação com a movimentação deanos anteriores, a empresa aumentou em 136% o

transporte de contêineres desse segmento.

29O PRESENTETERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Page 30: 06 03 2014

30 | O PRESENTE - Edição 3050 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Page 31: 06 03 2014

Edição 3850 - O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 06 03 2014

SÚMULA DE EMISSÃODE LICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença Prévia para o empreendimento a seguirespecificado:

Empresa: João Carlos HolzbachAtividade: LoteamentoEndereço: Chácara nº 29Município: Entre Rios do Oeste, Paraná.Validade: 30/10/2015

32 | O PRESENTE - Edição 3050 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

Page 33: 06 03 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo ou tro-co, 80m², em Cascavel, valor acombinar, aceito terreno ou casaem MCR. Tr. (45) 8815-6383com Juliano.

APARTAMENTO, vendo, 76m²+ garagem, em construção, c/ 2quartos, R. Rio Grande do Norte,próx. ao Cartório Eleitoral, ótimalocalização, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

BARRACÃO, vendo, 2, noLot. Parque Industrial II, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9922-4514 com Paulo.

CASA, vendo, 100m² + 68m²edícula, terreno 13x34,5, docu-mentação pronta p/ financiamen-to, Lot. Parque Ecológico, ótimalocalização, MCR, R$265.000,00, preço de ocasião. Tr.(45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 106m², alvena-ria, esquina, c/ 2 quartos, suíte,bwc, 2 garagens, acabamento de1ª, R. Américo Vespúcio, nº 6362,Lot. Laureth, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 108m², c/ 3quartos, sala de estar, cozinha,2 bwc, garagem, terreno 432m²,Lot. Independente, MCR, R$165.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 108m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, 2 bwc, gara-gem, terreno 14x34, R. CampoGrande, nº 330, MCR, R$160.000,00, pode ser financiado.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA , vendo, 114m² +68m² edícula, c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand., gara-gem, 2 bwc, ótima localiza-ção, R. Colombo, próx. aoSesc, MCR, R$ 350.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 118m², alve-naria, c/ 2 quartos, suíte, 2 sa-las, cozinha, área de serviço,garagem p/ 1 carro, churrasq.,2 bwc, terreno 600m², no cen-tro, em MCR, R$ 300.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 130m², usada,c/ 3 quartos, sala, cozinha, 2 bwc,área nos fundos, garagem, terre-no 12x45, Av. das Torres, nº 237,MCR, valor a combinar, aceitocarro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 131,16m², c/ 3quartos, suíte, sala de estar, co-zinha, lavand., 2 bwc, 2 gara-gens, edícula, terreno 199,2m²,Lot. Roda D'Água, MCR, R$336.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 156m², nova,c/ laje, 3 quartos, sala de estar,cozinha, área de serviços, 2bwc, garagem p/ 2 carros, edí-cula, despensa, pintura nova,terreno 458m², Jd. Alvorada,MCR, R$ 265.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m², c/ 2 quar-tos, suíte, sala de estar, cozinhaplanejada, copa, área de servi-ços, despensa, 3 bwc, garagem,semi mobiliada, edícula c/ chur-rasq., terreno 600m², centro,MCR, R$ 500.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m², nova, c/laje, 2 quartos, suíte, sala de es-tar, sala de jantar, cozinha, áreade serviços, despensa, 2 bwc, ga-ragem fechada p/ 2 carros, pintu-ra nova, terreno 361m², Lot. Altoda Boa Vista, MCR, R$385.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 59m², c/ laje,sobra de terreno, Lot. Pinz,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9961-5870.

CASA, vendo, 66,54m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala de estar,jd. de inverno, cozinha, área deserviços, bwc, garagem, terreno106,35m², Lot. Roda D'Água,MCR, R$ 125.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 69m², nova, c/laje, 2 quartos, sala de estar, co-zinha, área de serviço, bwc, ga-ragem coberta, Lot. Vale Verde,MCR, R$ 115.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, terreno 234m², R. Curi-tiba, nº 75, Lot. Luciana II, emMCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², c/ 3 quar-tos, sala de estar, cozinha, bwc,garagem, portão elet., cerca elét.,acabamento em gesso, móveisembutidos, Lot. Wollstein, MCR,R$ 165.000,00, aceito terrenocomo parte de pgto, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, garagemcoberta, terreno 425m², Lot. Re-canto dos Pássaros, MCR, R$145.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², nova, al-venaria, esquina, c/ laje, 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,churrasq., na R. Pernambuco, nº2260, Lot. Avenidas, próx. à Uni-oeste, em MCR, R$ 150.000,00.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,terreno 12x35, R. Aracaju, nº 177,Lot. Rainha, MCR, R$100.000,00, pode ser financiada.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², nova, al-venaria, c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, terreno 14x33, Lot. Barcelo-na, MCR, R$ 120.000,00, aceitoterreno, pode ser financiada. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 85m², c/ 3 quar-tos, bwc, sala, cozinha, lavand.,terreno 600m², 15x40, R. Salva-dor, nº 523, Jd. Gramadinho,MCR, R$ 150.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,suíte, sala de estar, sala de jan-tar, cozinha, área de serviços,despensa, 2 bwc, garagem co-berta, pintura boa, terreno 400m²,centro, MCR, R$ 290.000,00. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 90m², alvena-ria, forro pvc, terreno 12x36, R.Dom João VI, Jd. Alvorada, óti-ma localização, MCR, R$155.000,00, pode ser financiada.Tr. (45) 3254-3083 com Imobili-ária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, aprox. 200m²,alvenaria, c/ 3 quartos, 3 salas,cozinha planejada, 3 bwc, la-vand., despensa, garagem p/ 2carros, churrasq., semi mobilia-da, acabamento em gesso, terre-no 400m², R. 7 de Setembro, Jd.Alvorada, MCR, R$ 260.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 4 quartos,sala, cozinha, lavand., garagemp/ 2 carros, churrasq., terreno253m², R. Cachoeira, nº 468, Jd.Líder, 4 quadras da Av. Irio JacobWelp, MCR, R$ 127.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, c/ piscina, edí-cula completa c/ academia e salade jogos, suíte c/ hidromassa-gem, R. Pernambuco, centro,MCR, R$ 990.000,00. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, nova, c/ laje, 2quartos, sala, cozinha, área deserviços, bwc, cercada, murada,Lot. Neitzke, próx. ao Sesc, MCR,R$ 163.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, novas, em di-versos bairros, MCR, valor a com-binar, podem ser financiadaspelo programa Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 26.300m²,c/ benfeitorias, açude, nascente,rio, ideal p/ lazer, 1500m da Av.Rio Grande do Sul, em MCR, R$265.000,00, aceito troca por casa.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 3.000m²,c/ casa em alvenria 80m², 1,5km do asfalto, saída p/ Toledo,ótima localização, em MCR,R$ 120.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CONDOMÍNIO, vendo, residen-cial, c/ 6 casas geminadas e 8apartamentos, centro, em Palo-tina, valor a combinar. Tr. (44)9947-2500.

FAZENDAS, vendo, em Tocan-tins, no asfalto, parte já aberta,ao lado do terminal ferroviário, a27km de Colinas, sentido Palmei-rante, valor e prazo a combinar,aceito troca por imóveis, veículose caminhões. Tr. (45) 3279-1666ou 8840-6226, Creci 21.288.

PRÉDIO, vendo, integral ouparcial, c/ apartamento 330m²,sala comercial 320m², anexo bar-racão 200m², garagem 100m², R.7 de Setembro, nº 1744, centro,MCR, valor e condições a combi-nar. Tr. (45) 9965-1830.

SÍTIO, vendo, 60.000m² emplantação e pastagem +15.000m² reserva legal, terra pla-na, c/ sisleg, casa mista, estabulonovo, as margens do rio Guaçu,R$ 230.000,00, aceito troca. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 104,32m²,c/ 2 quartos, suíte, sala de estar,cozinha, bwc, Lot. Parque Ecoló-gico, MCR, R$ 240.000,00. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 130m², c/4 quartos, sala de estar, sala dejantar, cozinha, 2 bwc, terreno396m², Lot. Independente, MCR,R$ 260.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 168,17m²,novo, c/ laje, 2 quartos, suíte, salade estar, sala de jantar, cozinha,jd. de inverno, área de serviços,2 bwc, garagem, pintura nova,Lot. Freitag, MCR, R$395.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 250m², Lot.Doerzbacher, MCR, valor a com-binar, aceito propostas. Tr. (45)9910-0733 com Roseli.

TERRA, vendo, 10,5 alq., 9 emlavoura, sem benfeitorias, no as-falto, próx. a 10 de Maio, valor:2.300 scs, prazo a combinar. Tr.(45) 3279-1666 ou 8840-6226,Creci 21.288.

TERRA, vendo, 2 alq., sembenfeitorias, c/ 3.000 pés de eu-caliptos de 3 anos e meio, LinhaVorá, Margarida, R$ 135.000,00.Tr. (45) 3282-1095 ou 9848-6028com Mario.

Temperatura: 20º/05º Temperatura: 20º/04º Temperatura: 20º/04º Temperatura: 20º/05º Temperatura: 19º/07ºTemperatura: 20º/05º

TERRA, vendo, 2,8 alq., planta1,2, sem benfeitorias, na regiãoda Linha Arara, próx. a MCR, doc.toda em dia, R$ 115.000,00, pre-ço de ocasião, pode ser parcela-da. Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 5.400m², naBR 163, próx. ao posto TrovãoAzul, em MCR, valor e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 6 alq., 2 emplantio, 2 em eucalipto, restantemato, em MCR, valor a combi-nar, aceito casa e caminhão comoparte do pgto. Tr. (45) 9981-1132com Amarildo.

TERRA, vendo, 65 alq., planta50, restante em pasto, c/ benfei-torias, 10km de Cascavel, valor:2.300 scs por alq., parcelo em 5x,partes iguais. Tr. (45) 9923-9210.

TERRENO, vendo, 12,5x42,5,murado de um lado, plaino, pron-to p/ construir, Jd. Imperial, MCR,R$ 90.000,00, pode ser financia-do. Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,12,60x40,20, no Lot. Nova Amé-rica, MCR, R$ 70.000,00, aceitocarro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x28, todomurado, Lot. Marco Polo, MCR,R$ 110.000,00, pode ser financi-ado. Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 12x32, todomurado, menos a frente, R. Gi-rassol, Jd. Higienópolis, MCR, R$60.000,00, aceito carro até R$30.000,00. Tr. (45) 9974-8699com Onélio.

Page 34: 06 03 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014

TERRENO, vendo, 12x36, Lot.Trentine, atrás do mercado novoda Copagril, MCR, R$ 85.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com Imobili-ária Waldow, Creci J03479.

TERRENO , vendo,13x45,50, R. Darlei Bregolli,Lo t . Ma io l i , MCR, va lo r acombinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 15x24, deesquina, Lot. Porto Seguro,MCR, valor a combinar. Tr. (45)8817-6866.

TERRENO, vendo, 16,50x25,de esquina, frente p/ o sol damanhã, 100m da Av. Rio Gran-de do Sul, próx. a futura insta-lação do Sicredi, Lot. Porto Ale-gre, MCR, R$ 160.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9961-5870,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo,24,80x30, na BR 163, próx. aoportal, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Crec i J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 342m²,12x28.5, Jd. Paraíso, MCR, R$60.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 345,10m²,Cond. Amazonas, 500m da rodo-viária, MCR, R$ 100.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 362,5m²,12,5x39, Lot. Vale Verde, saí-da p/ Foz do Iguaçu, em MCR,R$ 70.000,00, aceito carrocomo parte de pgto. Tr. (45)3254-3083 com Imobil iár iaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 416m²,10,40x40, todo murado, Lot. SãoFrancisco, MCR, R$ 68.250,00,pode ser financiado. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 418m²,frente p/ o sol da manhã, Lot.Porto Seguro, próx. a SuperCreche, MCR, R$ 75.000,00,aceito carro. Tr. (45) 9943-2997com Silmar.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da ma-nhã, Lot. Avenidas, MCR, ótimalocalização, R$ 130.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dos Pássa-ros, próx. a área industrial, MCR,R$ 85.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 465m²,12x38,75, lote 12, quadra 02, R.Helmuth Koch, Lot. Porto Belo,400m do novo mercado da Co-pagril, MCR, R$ 90.000,00, par-celo parte. Tr. (45) 9135-3481(tim) com Elsio.

TERRENO, vendo, 465m², Lot.Porto Belo, MCR, R$ 80.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 484,375m²,12,5x38,75, Lot. Monte Carlo,em frente ao mercado novo daCopagril, MCR, R$ 120.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com Imobili-ária Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, c/ asfalto, Lot. Juliana,em Nova Santa Rosa, R$80.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, murado de um lado, óti-ma localização, em frente ao clu-be Aliança, MCR, R$ 120.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 627m², Lot.Pinz, saída p/ Margarida, MCR,R$ 88.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 744m²,24.80x30, na BR 163, próx.ao por ta l , saída p/ Toledo,em MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870 , Crec i J -04743 ,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENOS, vendo, Lot. BeijaFlor, em frente ao Lot. Ana Pau-la, MCR, valor a combinar, ematé 60 parcelas. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Dreyer, centro, Quatro Pontes,valor a combinar, entrada de 40%e saldo c/ parcelamento próprioem até 36x. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRENOS, vendo, vários,Lot. São Francisco Novo, R$60.000,00 cada. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TROCO, terrenos em Nova San-ta Rosa por terra na região Oestedo PR, ou por fazenda no nortedo país, interessados. Tr. (45)9969-3206.

APARTAMENTO, alugo, aolado do Posto Tonin, MCR, R$450,00. Tr. (45) 3254-7858 ou9942-3990.

APARTAMENTO, alugo, c/ 1quarto p/ 1 pessoa ou casal, salaconjugada, cozinha, lavand.,bwc, garagem, R. 7 de Setem-bro, nº 434, fundos loja DaromMóveis, MCR, R$ 560,00, inclu-so água. Tr. (45) 9971-1150 ou9930-5300.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, suíte, sala de estar, salade jantar, cozinha, bwc, R. Tira-dentes, em frente ao posto Cami-lo, MCR, R$ 750,00. Tr. (45)9812-3000 com Francisco.

APARTAMENTOS, alugo, c/3 quartos, Av. Maripá, em fren-te ao mercado Copagril, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9856-5694 com Eloi.

APARTAMENTOS, alugo, no-vos, c/ 2 quartos grandes, demaisdependências, ótimo acabamen-to, R. Pres. Costa e Silva esq. c/ R.São Paulo, nº 861, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9926-1202.

CASA, alugo, 121m², semino-va, c/ laje, 2 quartos, suíte, bwc,garagem p/ 2 carros, lavand.,portão elet., ar-cond., R. SantaCatarina, nº 5609, 100m do Se-nac, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9932-5335 com Luiz.

CASA, alugo, alvenaria, c/2 quartos, sala, cozinha, la-vand., bwc, cerca fechada, R$550,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515, Crec i J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/2 quartos, sala, cozinha, la-vand., bwc, cerca fechada, R.Alecr im, nº 109, MCR, R$550,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515, Crec i J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, R.Sergipe, nº 1890, próx. ao De-tran, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9945-5079.

CASA, alugo, seminova, c/ 3quartos, bwc, sala, cozinha, la-vand., garagem p/ 2 carros, cer-cada, R. Souza Naves, Lot. Har-dke, próx. a Casa da Costela,MCR, R$ 725,00. Tr. (45) 9923-3152 com Selvino.

FAZENDA, arrendo, 2.200hectares, p/ plantio, c/ casanova, barracão p/ maquinário,documentada, em São José doXingú, Mato Grosso, valor acombinar, anuência total c/ 2anos de carência. Tr. (45) 9991-5266 com Darlei.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 2 quar-tos, demais dependências, gara-gem p/ bicicletas e moto, para-bólica coletiva, no calçadão, R.7 de Setembro, nº 629, Ed. To-nin, centro, MCR, R$ 400,00 +condomínio. Tr. (45) 9959-0433ou 3254-0298.

SALA COMERCIAL, alugo,80m², R. Minas Gerais, nº 433,centro, MCR, R$ 850,00 + con-domínio. Tr. (45) 3254-4141com Cristina, Imobiliária Acti-va, Creci J3726.

SALA COMERCIAL, alugo, c/terreno em anexo, ao lado doposto Tonin, MCR, R$ 500,00.Tr. (45) 3254-7858 ou 9942-3990.

SALAS COMERCIAIS, alugo,2, R. Pernambuco, nº 1623, 50mda Unioeste, MCR, R$ 750,00cada. Tr. (45) 9969-8051.

TERRA, alugo, 4,9 alq., p/ pro-dução leiteira, c/ irrigação, salade ordenha, ordenhadeira cana-lizada, 50 canzis, em Pato Bra-gado, valor a combinar. Tr. (45)9964-0451 ou 9921-6505.

ASTRA, vendo, ano 2000,completo, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

BLAZER COLINA 2.8, vendo,ano 2005, branca, turbo, diesel,intercooler, 4x4, revisada, com-pleta, valor a combinar. Tr. (44)9947-2500.

CAMINHÃO, vendo, ano 69,Chevrolet, motor Perkins, doc. adiesel, sem cabine e sem carro-ceria, R$ 9.500,00, aceito troca.Tr. (45) 9944-0352.

CAMRY 3.5, vendo, ano 2008/09, preto, v6, completo, teto, cou-ro, pneus novos, 38.000km, revi-sado, valor a combinar. Tr. (44)9947-2500.

COROLLA GLI 1.8, vendo, ano2011, preto, flex, completo, air-bag duplo, ar digital, cd originalno volante, rodas liga leve,44.000km, placa A, impecável,R$ 52.900,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

CORSA CLASSIC, vendo,ano 2012, 4 portas, completo,baixa km, bom estado de con-servação, valor a combinar. Tr.(44) 9710-3030 ou (44) 8805-3157 com Daniel.

CORSA SUPER, vendo, ano98, completo, valor a combinar.Tr. (45) 9950-3449.

CRV 2.0, vendo, ano 2010,prata, completa, automática,couro, airbag duplo, abs, úni-ca dona, 54.000km, impostos2014 pagos, impecável, R$65.500,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

F-1000, vendo ou troco, ano84/84, motor mwm, DH, doc. emdia, impecável, R$ 26.000,00,aceito carro de menor ou mesmovalor. Tr. (45) 9815-1780.

F-1000, vendo, ano 93, 5 mar-chas, turbo, vidro elét., R$27.000,00, preço de ocasião. Tr.(45) 9944-3958.

GOLF 1.6, vendo, ano 2001,prata, ótimo estado, valor a com-binar. Tr. (45) 9941-3550.

IDEIA ELX 1.4, vendo, ano2006, valor a combinar. Tr. (44)9976-1080.

KA, vendo, ano 2002, comple-to, menos ar, valor a combinar.Tr. (45) 9950-3449.

KA, vendo, ano 2012/13, pre-to, c/ ar-cond., valor a combinar.Tr. (45) 9916-1010.

KOMBI, vendo, ano 86, bran-ca, 9 lugares, valor a combinar.Tr. (45) 9934-6169.

MERIVA MAXX 1.4, vendo,ano 2009/10, completa, rodasliga, som original, ótimo esta-do, R$ 27.500,00, abaixo databela fipe. Tr. (45) 8822-7774(tim) com Jean.

MONTANA CONQUEST 1.4,vendo, ano 2007/08, preta, eco-noflex, DH, placa A, R$22.500,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

MONTANA CONQUEST 1.4,vendo, ano 2008/08, prata, eco-noflex, vidro elét., alarme, R$22.500,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

PARATI TRACK FIELD 1.6,vendo, ano 2005, prata, valorda tabela fipe. Tr. (45) 9921-5131 com Nelson.

S10 2.5, vendo, ano 98/98,verde, 4x4, diesel, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-1658 ou9825-0420.

S10 TORNADO 2.8, vendo,ano 2010/11, branca, diesel, 4x4,dupla, 51.000km, estribo lateral,rack de teto, sobre grade croma-da, rodas aro 20 cromadas e ori-ginais, pneus bons, bom estadode conservação, R$ 70.000,00.Tr. (45) 8829-0828.

S10 , vendo , ano 2013 ,prata, 4x4, cabine simples,diesel, valor a combinar. Tr.(45) 9914-2323.

SANTANA 1.8, vendo, ano2001, álcool, completo, retrovi-sor elét., porta mala elét., ar-cond., banco de couro, revisado,R$ 13.700,00. Tr. (45) 9974-7155.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, comple-ta, bom estado, valor a combi-nar, aceito moto de menor va-lor. Tr. (45) 9848-6028 ou 3282-1095 com Mário.

SAVEIRO G3 1.6, vendo, ano2000, vermelha, c/ ar-cond., R$16.490,00. Tr. (45) 9954-4696ou 8422-6025.

SILVERADO, vendo, ano 99,motor mwm, 6cc, turbo, diesel,ótimo estado, R$ 40.000,00. Tr.(45) 9933-4669 com Vanderlei.

STRADA ADVENTURE LO-CKER, vendo, prata, cd, pneusnovos, airbag, abs, mp3, revisa-da, valor a combinar. Tr. (44)9947-2500.

UNO FIRE, vendo, ano 2006,branco, flex, 2 portas, c/ limpa-dor, desembaçador, ar quente,manual, chave reserva, 2º dono,R$ 11.990,00. Tr. (45) 9954-4696ou 8422-6025.

UNO MILLE SMART 1.0, ven-do, ano 2000/01, preto, 2 portas,R$ 8.781,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

VECTRA ELITE 2.4, vendo,ano 2006, prata, completo, cou-ro, automático, airbag, abs,comp. de bordo, piloto automáti-co, 78.000km, todo revisado, im-pecável, R$ 34.990,00. Tr. (45)3254-7000 ou 8803-6565.

VECTRA GLS 2.0, vendo,ano 97, azul, gasolina, com-pleto, valor a combinar. Tr.(45) 9941-3550.

VECTRA GLS 2.2, vendo outroco, ano 99/99, prata, comple-to, placa A, ótimo estado, R$15.200,00. Tr. (45) 9948-3988 ou3254-3331 com Douglas.

VECTRA GTX, vendo, ano2008, preto, top de linha, valor acombinar, aceito terreno. Tr. (45)9941-3550.

BIZ 125 KS , vendo, ano2007, preta, sem partida, doc.2014 pago, c/ trava elét, cortacorrente, R$ 3.600,00. Tr. (45)9991-4477.

BROS, vendo, ano 2009, com-pleta, valor da tabela fipe. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2003/04, vermelha, R$4.100,00, abaixo da tabela fipe.Tr. (45) 9941-3550.

CG 125 FAN ES, vendo, ano2010/10, preta, R$ 4.250,00. Tr.(45) 9940-9969.

CG 125 FAN, vendo, ano 2005,preta, R$ 3.300,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CG 125 FAN, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 3.200,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CG 125, vendo, ano 2001/02,partida elét., freio a disco, doc.2014 pagos, revisada, R$2.900,00. Tr. (45) 9941-1088 ou8809-0202 com Marcos.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2010, preta, R$ 4.300,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CG 150 FAN, vendo, ano 2006/06, vermelha, R$ 2.800,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2005/05, azul, R$ 3.500,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CG TITAN KSE, vendo, ano2003, azul, R$ 3.500,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CRYPTON ED, vendo, ano2010, preta, ótimo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

FAZER 250, vendo ou troco,ano 2009/10, vermelha, únicadona, manual, chave reserva,doc. 2014 pagos, toda revisada,R$ 7.700,00. Tr. (45) 9941-1088ou 8809-0202 com Marcos.

NEO, vendo, ano 2008, preta,valor abaixo da tabela fipe. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

VSTROM 650, vendo, ano2012/13, preta, 7.000km, c/todos os acessórios, valor acombinar. Tr. (45) 9935-0545com Ronei.

XRE, vendo, ano 2012/12,5000km, único dono, R$ 1.300,00de entrada + parcelas de R$563,00 pelo consórcio Sicredi. Tr.(45) 9977-4047 com Joao.

XTZ, vendo, ano 2012, verme-lha, 11.200km, doc. 2014 pago,R$ 6.200,00, aceito carro. Tr. (45)9916-8931 com Nilvo.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 2.800,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano2008/08, preta, bem conserva-da, R$ 3.500,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

Page 35: 06 03 2014

Edição 3850 - O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 03/06/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 04/06/2014R$ 2,00

PARA ASSINANTES

YBR 125, vendo, ano 2005,azul, partida elét., freio a disco,única dona, manual, nota fiscal,doc. 2014 pagos, toda revisada,R$ 3.500,00. Tr. (45) 9941-1088ou 8809-0202 com Marcos.

BARCO, vendo, 6m, bordaalta, sem reboque, R$ 1.800,00.Tr. (45) 9916-8931 com Nilvo.

BARCO, vendo, 6m, bordaalta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

BARRACÃO, vendo, pré-mol-dado, 240m², 20x12, novo, 4mde altura, entrego instalado, R$19.200,00. Tr. (45) 9969-9004.

CACHORRO, vendo, LhasaApso, fêmea, adulta, valor acombinar. Tr. (45) 9985-3400com Nelli.

CACHORRO, vendo, Shih-tzu,fêmea, adulta, valor a combinar.Tr. (45) 9985-3400 com Nelli.

CADEIRA, vendo, nova, p/ es-critório, marca Visão, c/ regula-gem de altura a gás, base gira-tória, regulagem de inclinação,R$ 120,00. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

CALOPSITAS, vendo, filho-tes e adultas, mansas, valor acombinar. Tr. (45) 9962-2776com Odair.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, p/ veículo ou ca-minhão, crédito R$ 106.600,00,entrada R$ 38.000,00, assume66 parcelas de R$ 1.538,00. Tr.(45) 9977-7037.

COMPUTADOR, vendo, novo,Core 2 Quad, 2,67ghz, Geforce210, 4gb ram, hd 500gb, moni-tor 20", c/ mouse e teclado, R$1.180,00. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

COMPUTADOR, vendo, novo,Core I3, Geforce 8400gs, 4gb ram,hd 465gb, monitor 22", c/ mousee teclado, R$ 1.100,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$124.500,00, entrada R$34.000,00, assume 68 parcelasde R$ 2.059,63. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$83.600,00, entrada R$ 5.300,00,assume 80 parcelas de R$1.326,59. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ imóvel, crédito R$ 155.794,49,assume 74 parcelas de R$2.905,41. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/veículo, crédito R$ 72.889,88, pra-zo 63 meses, a partir da 5ª parce-la R$1.411,63. Tr. (45) 9842-5000ou 3254-5000 com Tânia.

FAÇO serviços de pinturas esoldas em portões, grades, jane-las, portas e calhas, interessados.Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Husky Sibe-riano c/ Akita, machos, brancos,valor a combinar. Tr. (45) 9920-4650 com Anderson.

FLORICULTURA, vendo, ouprocuro pessoa p/ parceria, ane-xo ao Posto San Marino, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9822-0341 ou 9810-3805.

GAITA, vendo, usada, 80 bai-xos, Scala, bom estado de con-servação, valor a combinar. Tr.(45) 9988-8654.

INSTALADOR DE ANTENAS,parabólicas, sky e digitais, con-sertos e instalações em geral, in-teressados. Tr. (45) 9945-6693com Marcio.

LANCHA, vendo, Levfort Ma-rajo, c/ carreta, lona, motor 70Evinrude, danificado, R$12.000,00. Tr. (45) 9134-0593com Jeverson.

LANCHA, vendo, Tropical,motor 100hp, valor a combi-nar, aceito camionete. Tr. (45)9934-8875.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco,lava, estereliza e perfuma, camabox, cobertores, edredons, tape-tes, estofados de veículos, corti-nas e persianas, interessados. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LAVATÓRIO, vendo, usado, p/salão, R$ 200,00. Tr. (45) 9973-4406 ou 3254-0925 com Eldor.

LENHA, vendo, p/ churrasq.,lareira ou fogão, R$ 20,00 a bol-sa. Tr. (45) 9971-0085.

LOJA DE PISCINA, vendo, c/móveis p/ decoração, deck eco-lógico, aquecedor solar p/ pisci-na e residência, loja c/ 7 anos,em Toledo, R$ 150.000,00. Tr.(45) 8422-4119 com Fabiane.

LOJA DE PRODUTOS NATU-RAIS, vendo, c/ clientela forma-da, ou somente os móveis, nocentro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9928-3865.

MERCEARIA, vendo, c/ má-quina de assar frango, clientelaformada, no centro, MCR, valor acombinar, aceito carro como par-te de pgto. Tr. (45) 9967-1578com Sônia.

MONITOR, vendo, novo, Sam-sung Syncmaster, 23", lcd, wides-creen, R$ 370,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MONITOR/TV, vendo, novo,AOC Le19w37, 19", hdmi, vga,widescreen, R$ 370,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

MOTOR, vendo, ano 2012/13,Yamaha, 15hp, ótimo estado, R$5.500,00. Tr. (45) 3254-4140.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

OFERTA DE TRABALHO p/açougueiro, c/ experiência, inte-ressados. Tr. (45) 9915-5013.

OFERTA DE TRABALHO p/ ins-talação de som automotivo, alar-mes, travas, vidros elét., p/ sexomasculino, acima de 18 anos, c/experiência, período integral, c/carteira assinada, interessados.Tr. (45) 3284-2591 ou 9135-3475com Cristiane.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor externo, autonomo, p/playground, academia do idoso,metalurgia, p/ região Oeste, in-teressados. Tr. (45) 3254-7056 ou9992-3609.

PROCURO trabalho como bal-conista ou motorista, possuo cnhAC, interessados. Tr. (45) 9927-0576 ou 9910-7047.

PROCURO trabalho como di-arista ou p/ limpeza de obras, in-teressados. Tr. (45) 9813-0045.

REBOQUE, vendo, p/ barco,marca São Paulo, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença Prévia para o empreendimento a seguirespecificado:

Empresa: 2 MK Incorporadora de Imóveis LtdaAtividade: Loteamento PopularEndereço: Rua da Produção, Lote n° 72-A3,

Gleba 05, Colônia Rio Quarto.Município: Missal, Paraná.Validade: 26/05/2015

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

João Carlos Holzbach torna público que reque-reu ao IAP Licença de Instalação para atividade deloteamento, a ser implantada na chácara nº 29,município de Entre Rios do Oeste, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA Cooperativa Agroindustrial Copagril torna

público que irá requer ao IAP a Renovação da Licençade Operação para o recebimento e transbordo deprodutos agrícolas, implantada na Rua Itararé, n°800, município de Pato Bragado, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA Cooperativa Agroindustrial Copagril torna

público que irá requer ao IAP a Renovação da Licençade Operação para o recebimento, beneficiamento earmazenamento de produtos agrícolas, instalada naRua Joni José Luis Alves, n° 114, Jardim América,município de Guaíra, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

2 MK Incorporadora de Imóveis Ltda tornapúblico que requereu junto ao IAP Licença de Insta-lação para Loteamento Popular a ser implantado noLote n° 72-A3, Gleba 05, Colonia Rio Quarto, períme-tro urbano, município de Missal, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃO DE

REGULARIZAÇÃOMunicípio de Nova Santa Rosa torna público

que recebeu do IAP a Licença de Operação deRegularização Nº 26.468 para atividade de extraçãode basalto para brita e pedra de talhe, com validadeaté 18/06/2014, instalada no lote rural nº 25.B, 29ºperímetro, Fazenda Britânia, município de Nova San-ta Rosa, Estado do Paraná.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, valor acombinar. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

PESQUE-PAGUE, vendo, 3alq., c/ 20 açudes, ótima lâminade água, infraestrutura completa,c/ lanchonete c/ capacidade p/200 pessoas, cozinha industrial,ótima clientela, c/ moradia emanexo c/ 4 quartos, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

PLATAFORMA, vendo, de milho,TC59, 6 linhas de 90, original, R$18.000,00. Tr. (45) 9972-6154 ou3254-3146 com Valdemar.

PULVERIZADOR, vendo, ano2002, de arrasto, Ecoranger,2.000lts, 18m de barra, coman-do elét., estabelizador de barra,bom estado, valor a combinar. Tr.(45) 9974-2530.

VACAS, vendo, 35, Holande-sas e Jersey, valor a combinar. Tr.(45) 9964-0451 ou 9921-6505.

Page 36: 06 03 2014