0410113: diversidade biolÓgica e filogenia · ao mesmo tempo em que observa o material ao...

2
0410113: DIVERSIDADE BIOLÓGICA E FILOGENIA AULA PRÁTICA 4) Alveolados: Apicomplexos Objetivo: Analisar dois gêneros de apicomplexos parasitas de invertebrados Gregarina e Monocystis visando identificar algumas das fases do ciclo de vida. Material 1 -Gregarina sp. Parasita intestinal de larvas e adultos de artrópodes. Nesta prática serão utilizadas as larvas do besouro do gênero Tenebrio. Coloque sobre uma lâmina, uma ou duas gotas da solução previamente preparada que contém gregarinas. Cubra a preparação com lamínula e observe ao microscópio (não use a objetiva de 100X). Procedimento para isolar as gregarinas Pega-se uma larva de tenébrio. Com lâmina de barbear corta-se a cabeça; segurando o corpo da larva com uma pinça, puxa-se, com outra pinça, a extremidade posterior, de modo a retirar o intestino e demais partes do sistema digestório; esse material é colocado numa lâmina juntamente com gotas de solução fisiológica; sob lupa, o intestino é isolado do restante do tubo digestório e aberto a partir da extremidade posterior com auxílio de estiletes ou agulhas; se presentes, as gregarinas vão sendo liberadas junto com as massas fecais e secreções; as gregarinas são, então, separadas do material mais grosseiro e colocadas na solução fisiológica. Ao mesmo tempo em que observa o material ao microscópio, procure identificar quais fases do ciclo de vida da gregarina estão presentes na preparação. Para isso, compare o que está observando com o esquema do ciclo de vida desses apicomplexos (Figura 1). Aproveite esse momento para entender os processos que ocorrem nesse ciclo. Faça um esquema dos tipos morfológicos que conseguiu observar, identificando-os. O corpo do trofozoíto adulto apresenta, pelo menos, duas regiões distintas: o protomerito e o deutomerito. Reconheça-as, denominando-as. Em qual delas localiza-se o núcleo? Reconheça também no trofozoíto a presença de ectoplasma e endoplasma: o ectoplasma é a região mais externa e clara do citoplasma e o endoplasma a mais interna, densa e com granulações. Muitas delas são grânulos de reserva de amilopectina. Figura 1: Esquema do ciclo de vida de Gregarina.

Upload: trinhdieu

Post on 21-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 0410113: DIVERSIDADE BIOLÓGICA E FILOGENIA · Ao mesmo tempo em que observa o material ao microscópio, ... Pheretima hawayana, também conhecida popularmente como "minhoca louca"

0410113: DIVERSIDADE BIOLÓGICA E FILOGENIA AULA PRÁTICA 4) Alveolados: Apicomplexos

Objetivo: Analisar dois gêneros de apicomplexos parasitas de invertebrados Gregarina e Monocystis visando identificar algumas das fases do ciclo de vida.

Material 1 -Gregarina sp. Parasita intestinal de larvas e adultos de artrópodes. Nesta prática serão utilizadas as larvas do besouro do gênero Tenebrio.

Coloque sobre uma lâmina, uma ou duas gotas da solução previamente preparada que contém gregarinas. Cubra a preparação com lamínula e observe ao microscópio (não use a objetiva de 100X).

Procedimento para isolar as gregarinas

Pega-se uma larva de tenébrio. Com lâmina de barbear corta-se a cabeça; segurando o corpo da larva com uma pinça, puxa-se, com outra pinça, a extremidade posterior, de modo a retirar o intestino e demais partes do sistema digestório; esse material é colocado numa lâmina juntamente com gotas de solução fisiológica; sob lupa, o intestino é isolado do restante do tubo digestório e aberto a partir da extremidade posterior com auxílio de estiletes ou agulhas; se presentes, as gregarinas vão sendo liberadas junto com as massas fecais e secreções; as gregarinas são, então, separadas do material mais grosseiro e colocadas na solução fisiológica.

Ao mesmo tempo em que observa o material ao microscópio, procure identificar quais fases do ciclo de

vida da gregarina estão presentes na preparação. Para isso, compare o que está observando com o esquema do ciclo de vida desses apicomplexos (Figura 1). Aproveite esse momento para entender os processos que ocorrem nesse ciclo.

Faça um esquema dos tipos morfológicos que conseguiu observar, identificando-os. O corpo do trofozoíto adulto apresenta, pelo menos, duas regiões distintas: o protomerito e o deutomerito.

Reconheça-as, denominando-as. Em qual delas localiza-se o núcleo? Reconheça também no trofozoíto a presença de ectoplasma e endoplasma: o ectoplasma é a região mais

externa e clara do citoplasma e o endoplasma a mais interna, densa e com granulações. Muitas delas são grânulos de reserva de amilopectina.

Figura 1: Esquema do ciclo de vida de Gregarina.

Page 2: 0410113: DIVERSIDADE BIOLÓGICA E FILOGENIA · Ao mesmo tempo em que observa o material ao microscópio, ... Pheretima hawayana, também conhecida popularmente como "minhoca louca"

2

Material 2- Monocystis sp. Organismos desse gênero parasitam vesículas seminais de minhocas, como a da espécie Pheretima hawayana, também conhecida popularmente como "minhoca louca".

Coloque sobre a lâmina algumas gotas de uma solução fisiológica na qual foram dissociadas as vesículas

seminais de algumas minhocas. Cubra a preparação com a lamínula e leve-a ao microscópio. Se houve infestação com o parasita você o observará, além dos espermatozoides em formação das próprias minhocas.

Com base na figura 2, procure identificar as fases do ciclo de vida do Monocystis presentes na preparação. Aproveite esse momento para entender os processos que ocorrem nesse ciclo.

Desenhe as formas parasitárias encontradas, identificando-as. Os trofozoítos quando estão na fase final de sua formação, aparecem como células grandes e livres na solução. Quando estão em fase de crescimento, encontram-se no interior do citóforo (massa central de citoplasma) da "blástula ou mórula espermática" (agregados de células ainda não perfeitamente individualizadas e que podem ser espermatogônias - 8 a 16 células -, espermatócito I - 32 células -, espermatócito II - 64 células -, espermátides - 128 células -, ou espermatozóides - cauda ou flagelo presente); reconhece-se pelo movimento metabólico do trofozoíto. Aqueles que permanecem imóveis podem, geralmente, ser reconhecidos pela presença do núcleo no interior da célula (região mais clara e esférica).

Os gamontes em sizígia apresentam-se lado a lado, ou já envoltos pelo gamontocisto. Formações transparentes e cheias de corpúsculos ovóides (em forma de pequenos limões), correspondem ao

gamontocisto com os esporocistos.

Figura 2: Esquema do ciclo de vida de Monocystis Agora que já analisou os dois materiais, responda:

1- Qual a função da solução fisiológica nas preparações? 2- Esses organismos apresentam organelas relacionadas com a osmorregulação, como vacúolos pulsáteis (ou

contráteis)? Explique. 3- Diferencie esporocisto de esporozoíto. 4- Qual a função dos trofozoítos, esporozoítos e gamontes? 5- Em qual etapa do ciclo ocorre a meiose?

Citóforo

2n