04 17 2014

34

Upload: orangotoe

Post on 23-Mar-2016

280 views

Category:

Documents


37 download

DESCRIPTION

04-17-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 04 17 2014
Page 2: 04 17 2014

Cuecas Lupo

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

Senhores. SENHORES! A rua está órfã. Polici-ais e fiscais tributários arrancaram dela um dosmais ilustres filhos, o hippie. Deixaram a calçadavazia, cinza, antes palco para a colorida exposiçãode brincos, colares, pulseiras e tantos outros pen-duricalhos feitos à mão, por poucos, para quemquiser. A arte de produzir adereços com fios, pedras,conchas e penas é extremamente ligada ao povo sul-americano, vendida nos principais pontos turísti-cos brasileiros, argentinos, uruguaios... Mas emCascavel, cidade autoproclamada Capital do Oes-te, essa arte foi interpretada como contrabando demercadorias do Paraguai.

Francamente. Não dá para en-tender o que moveu aqueles fis-cais e policiais até a principalavenida da cidade para apreendera arte daquele jovem. Hipocrisia,talvez. Burrice, difícil, mas nãoimpossível. O que passa na cabe-ça de alguém que quer combater ocontrabando e vai fiscalizar hip-pies? Pensando com mais calma,a segunda opção parece se mos-trar a mais lógica. Só pode.

Hippies são organizados.Compram e vendem fazendo contabilidades dedar inveja a muito empreendedor. Escolheramviver sem endereço, opção que torna a vida difícilaos olhos de outros trabalhadores, os comuns,como você e quase todos. Dormir em hotéis bara-tos, comer em restaurantes, padarias, trabalharna calçada. Sem chefes, mas com metas de produ-ção e venda. Sem veículos, mas de uma logísticaque os leva de canto a canto do Brasil.

Pois em Cascavel ele foi banido, seu materialapreendido e ele preso. Em plena Avenida Brasil,onde milhares de olhos se voltavam a ele enquantoas pernas passavam ligeiramente em frente a seus

painéis. A reação imediata não podia ser diferen-te. Se a voz do povo é a voz de Deus, então nestasemana, Deus, aos berros, disse aos policiais efiscais cascavelenses: vai prender bandido, ele nãoé ladrão. Seus covardes.

Esse foi o som da calçada na hora em quepoliciais algemavam o artista, pouco depois deterem apontado para ele uma pistola automáti-ca carregada com balas que, na mão do rapaz,virariam alguma inofensiva peça de arte. Nãotenha dúvida disso. Mesmo com o clamor dapopulação, o jovem foi levado no camburão.

Fiscais retiraram sem o mí-nimo de cuidado seu materi-al. O colocaram em caixas.Mataram a arte e a expressãotípica do artista, que até ten-tou se desvencilhar das alge-mas, mas acabou sucumbin-do aos homens de farda.

Senhores. Contrabando?Querem achar contrabando,perguntem ao moleque da es-quina onde comprar DVDs pi-ratas. Vá ao comércio do bairroe compre um cobertor e um

rádio em forma de bola de futebol. Passe peloboteco e compre duas carteiras de cigarros pormenos de R$ 3. Ou ainda: deixem de comprarbrincos do hippie e comprem os brincos em lojasque vendem brincos chineses, contrabandeados,feitos à base de mão de obra escrava.

Melhor ainda, senhores. Procurem em suascasas. Busquem nas gavetas, nos cantos e sobre asmesas. Vocês vão encontrar algo que foi contra-bandeado. Aliás, busquem em vocês, dos pés àcabeça. Olhem para si mesmos. Afinal, não é todomundo que ganha bem a ponto de poder comprarcuecas Lupo, inclusive os senhores.

QUEREM ENVENENARA NOSSA CAIXA D’ÁGUAUma audiência pública de minha iniciativa, reali-

zada ontem (16), na Assembleia Legislativa, aprovoupropostas muito pertinentes em relação aos manan-ciais de água do Paraná. Inúmeras entidades deproteção do meio ambiente estiveram presentes.

A água é a condição para a existência de todos osseres vivos e, como tal, o acesso de todas aspessoas à água é entendido como um direito univer-sal. Só é possível que esse direito seja entendido sehouver uma proteção total às fontes de água, aosmananciais, aos aquíferos.

Por isso, a inconformidade dos presentes àaudiência com a tramitação do projeto de lei721/2013, cujos problemas em nada são atenua-dos pelo substitutivo.

Projeto e substitutivo pretendem, sem nenhumadiscussão com a sociedade paranaense, revogar alegislação sobre gestão e proteção dos mananciais(lei 8935, de 1989).

Projeto e substitutivo concordam no essencial: aderrubada de todos os dispositivos que impedematividades que ameacem os mananciais. Eles per-mitem a implantação nessas áreas de empreendi-mentos geradores de agentes poluidores, protegemos empreendimentos e obras que se instalaramilegal ou clandestinamente em áreas de mananciais,avalizam a utilização intensiva de agrotóxicos e pro-pugnam a anistia para as infrações e danos pratica-dos nas bacias.

Além disso, tanto em um quanto em outro defen-de-se a revogação da lei sobre a necessidade deafastamento dos esgotos e efluentes líquidos dasáreas de mananciais, excluem a proteção dos aquí-feros (mananciais subterrâneos) e abrem as por-tas para o encarecimento dos serviços estruturaisde saneamento e para u aumento das tarifas cobra-das dos usuários.

A principal decisão da audiência foi pedir umamoratória de um ano na tramitação de leis que tratamdas águas do Estado. Um tema de tamanha relevân-cia não é compatível com a pressa. Além disso, aaudiência também solicita a sustação do decreto10266, de 19 de fevereiro deste ano, que restringe acaracterização de áreas úmidas, permitindo assimque uma parte delas seja utilizada para atividadeseconômicas que agridem o meio ambiente. É eviden-te que atividades que coloquem em risco a qualidadedas águas do Paraná devem continuar proibidas.

Foi instituído o Fórum Permanente pelas Águasdo Paraná, que reunirá as diversas entidades eprogramará audiências em todo o estado. Uma ques-tão fundamental como a proteção de nossos manan-ciais não pode ser decidido da noite para o dia, semuma ampla discussão com a sociedade. Que o go-verno não atropele o direito da sociedade debater.

O Poder Público deve ser o primeiro a protegernossas águas. À sociedade civil cabe fiscalizar edar o alerta. Considerando ser a água nosso pre-cioso recurso natural responsável pela vida e suasustentação no nosso planeta, reconheço comoextremamente relevante um amplo debate com oconjunto da sociedade sobre os mananciais, NOS-SAS CAIXAS D'ÁGUA.

É gesto de compromisso e solidariedade com asgerações futuras cuidar dos mananciais, para quenossos netos e bisnetos tenham o direito de beberágua potável.

* O autor é deputado pelo PT e líder daOposição na Assembleia Legislativa

[email protected]

Se a voz do povo é a

voz de Deus, então,

nesta semana, Deus,

aos berros, disse aos

policiais e fiscais

cascavelenses: vai

prender bandido,

ele não é ladrão.

Seus covardes

Page 3: 04 17 2014

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,17 DE ABRILDE 2014

Comentário do dia - I“Depoimento de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, frustra oposição.

Esperado como homem-bomba, não fez revelações nem comprometeu Dilma”.Da repórter de TV e comentarista de política, Christina Lemos.

Comentário do dia - II“É um verdadeiro exercício forçado de imaginação querer creditardecisões editoriais do jornalismo do SBT ao PT”. Do presidente

nacional do partido, Rui Falcão, sobre as notícias de que a emissorateria cedido a pressões e cortado a veiculação de opiniões

da jornalista Rachel Sheherazade.

RelatorO deputado federal Eduardo Sciarra (PSD) será o rela-

tor-setorial da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015. Oparanaense será encarregado da parcela do orçamentoligada à Agricultura e ao Desenvolvimento Agrário. “Comorelator da matéria, pretendo trazer para compor a peçaorçamentária as grandes necessidades e interesses da agri-cultura e pecuária nacional. Nosso partido tem tradiçãonessa área, com líderes expressivos nacionalmente. Tenhocerteza que, com apoio de todos os companheiros do PSD,vamos trazer uma grande contribuição para esses setores, apartir do orçamento de 2015”, afirmou. “Pretendemosreforçar o papel da Embrapa”, adiantou.

Posse na CacioparA Coordenadoria das Associações Co-

merciais e Empresariais do Oeste doParaná (Caciopar) já agendou a data daposse dos novos diretores da entidade.O evento acontece no dia 06 de junho,no salão social do Tuiuti Esporte Clube,em Cascavel. Já a eleição da nova direto-ria está marcada para o dia 03 de maio eserá realizada na Associação Comerciale Empresarial de Marechal CândidoRondon (Acimacar).

Na oportunidade, o atual 1º vice-presi-dente Sérgio Marcucci, que representa aAcimacar na Caciopar, deve ser eleito pre-sidente da Coordenadoria. O mandato éde dois anos.

Além da posse dos novos diretores, oevento do dia 06 de junho marcará a entre-ga da Comenda Hylo Bresolin ao presi-dente da Federação das Associações Co-merciais e Empresariais do Paraná (Faci-ap), Rainer Zielasko.

Arquivo/OP

ParticularidadeMarechal Cândido Ron-

don carrega uma particula-ridade em relação a outrosmunicípios do Paraná. Senão o único, é um dos pou-cos municípios em que ape-nas uma Zona Eleitoralabrange outras cinco cida-des. Normalmente o núme-ro é mais reduzido. Daí aexplicação para que lideran-ças tenham “brigado”, háalguns anos, para conquis-tar uma segunda Zona Elei-toral para a comarca. No fi-nal, na disputa quem se saiumelhor foi Toledo.

OficializadoConforme foi adiantado por O Presente, na sessão de segunda-feira (14) da

Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon foi oficializado o nomedo vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) como líder da bancada do PPna Casa de Leis. O partido também conta com o parlamentar João MarcosGomes no Legislativo rondonense.

Tudo acaba em...Pizza. É assim que o deputado

federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), que foi o relator da CPI dosCorreios, que culminou com o pro-cesso do mensalão, está classifi-cando como terminará a CPI “am-pliada” da Petrobras. Ele lembraque esta é a segunda tentativa dese investigar a estatal.

“A outra (tentativa de CPI)que houve não aconteceu e nãochegou a lugar algum. E agora denovo. O que está se fazendo éenganar a população com o mas-caramento de uma CPI, que nãovai acontecer. Todo esforço queestá sendo posto é para que a CPIexista, para todo mundo acharque tem uma CPI, só que vãosolapar, dificultar, como fizeramno nosso caso (CPI dos Correi-os)”, afirma. “Tudo se desenha etudo mostra que a condução (daCPI da Petrobras) vai sequer ocor-rer com a intenção de se buscaralgo. Aí não tem jeito de chegarefetivamente a uma grande inves-tigação”, opina.

O Tribunal de Contas (TC) do Paraná mul-tou em R$ 1.450,98 o atual prefeito de Corné-lio Procópio, Frederico Carlos de CarvalhoAlves. O motivo foi a nomeação de um menorde idade, de 17 anos, para ocupar cargo emcomissão. O TC não aceitou o argumento da

Menor de idade não podeprefeitura na defesa, de que o servidor estava, naépoca da nomeação, legalmente emancipado paraatos da vida civil. A emancipação, no entendimentoda Corregedoria-Geral do Tribunal, não torna o cida-dão plenamente capaz de responder por seus atos naesfera penal. Cabe recurso da decisão.

Mudança devidoao feriado

Devido ao feriado na segunda-feira (21), a Câmara de Vereadores deMarechal Cândido Rondon transferiu para terça-feira (22) a sessão ordináriada Casa de Leis. Assim como acontece toda semana, o encontro semanal dosvereadores inicia às 17 horas.

Page 4: 04 17 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

Vargas formaliza renúncia àvice-presidência da Câmara

Documento não apresenta, no entanto, nenhuma menção àpossibilidade de ele abrir mão do mandato de parlamentar

CONGRESSO

As dúvidas persistemNão há lugar para novos Pangloss. Um escritor e filósofo

francês, cujo nome longo foi substituído pelo pseudônimo Voltaire,

notabilizado por seu estilo irônico e pela defesa das liberdades civis,

liberdade religiosa e livre comércio, isso por volta de 1759, escreveu

um romance “Candide”, em que apresenta um professor, eterno

otimista, chamado Pangloss. Entre outras “canduras” acreditava

que "o mal era apenas o caminho para um bem maior". Daí ter virado,

através dos tempos, sinônimo de extrema e inocente boa-fé.

Certamente não é, embora aparente, a postura do líder do governo,

senador José Pimentel (PT-CE), na terça-feira (15), após o depoi-

mento da presidente da Petrobras, Graça Foster. “O Brasil sai

satisfeito com essa audiência pública. Aqueles que tinham a

intenção de lapidar a Petrobras ficaram frustrados”, afirmou. A

impressão que passa é que não ouviu nada do que a presidente

Graça falou! Ele e os que tentam vender à opinião pública a certeza

de que não ocorreu nada lesivo aos interesses nacionais, nessa

malfadada compra. Bastaria atentar para essa afirmação da presi-

dente Graça: “Não há como reconhecer que (a Petrobras) tenha feito

um bom negócio (ao adquirir a refinaria de Pasadena)”. Elogiada por

todos pela seriedade com que atualmente administra a empresa,

ela jogou sobre os ombros do ex-presidente Sérgio Gabrielli e do ex-

diretor Nestor Cerveró a responsabilidade sobre um negócio que,

segundo ela, contabilizou um prejuízo de US$ 530 milhões. Não

conseguiu explicar por que Cerveró, depois de causar esse prejuízo,

ao omitir informações que levaram o Conselho (presidido por Dilma

Rousseff) a apoiar o péssimo negócio, ainda foi premiado com uma

diretoria da BR-Distribuidora, quando em qualquer empresa séria,

situação como essa levaria o autor "ao meio da rua". O mesmo com

Sérgio Gabrielli, hoje secretário de Planejamento da Bahia. Talvez

tenha sido considerada uma tese defendida por Maquiavel em seu

O Príncipe: “quem sabe demais não se deixa solto por aí”. Situação

que deve também ser levada em consideração em relação a outro

“companheiro”, agora caído em desgraça: André Vargas. Como dito

ontem (16) aqui, se abandonado à própria sorte, podendo se

transformar num “homem bomba”.

O outro ladoO assunto explosivo teve

desdobramento ontem, na Câ-

mara Federal. Foi a vez de Nes-

tor Cerveró falar, dando sua

versão sobre os mesmos fa-

tos. Já sinalizara antes, atra-

vés de seu advogado, que “não

tinha vocação para bode expia-

tório”. De lá para cá "muita

coisa pode ter acontecido", se

é que a coluna se faz entender!

Não haverá, pelo horário do de-

poimento, tempo de transmitir

as informações que forneceu

aos senhores deputados. Cer-

tamente (se nada "aconteceu"

no período), contestando a

versão que retira responsabili-

dade dos Conselheiros. Assun-

to para amanhã (18).

Ode ao passadoAos registros feitos pela im-

prensa escrita que obrigam polí-

ticos a cuidar do que falam, para

não serem confrontados no fu-

turo com coisas ditas no passa-

do, somam-se agora os recursos

da informática. Na terça-feira

(15), durante a sessão da As-

sembleia Legislativa, passava de

mão em mão celular que repetia

um trecho da campanha de 2010

em que o candidato a senador

Roberto Requião pedia votos para

André Vargas. Um dos mais riso-

nhos com a “animação gravada”

era Luiz Cláudio Romanelli, ex-

porta-voz de Requião, governa-

dor, na Casa de Leis.

Mesmos...Se confirmadas as alegações

feitas por empresa concorrente

à licitação procedida pela Secre-

taria de Estado dos Transportes

Metropolitanos paulista, respon-

sável pela concessão da linha

18-bronze (monotrilho Taman-

duateí-São Bernardo do Campo),

de que o edital “inviabiliza a com-

petição e por isso mesmo com-

promete a eficiência do siste-

ma”, acatada pelo Tribunal de

Contas de São Paulo, que sus-

pendeu a licitação, fica compro-

vado um ditado popular:

... métodos“Burro velho perde os dentes,

mas não perde a balda”, isto é,

seus maus hábitos. Em plena

discussão sobre a extensão da

CPI da Petrobras no Senado, que

a situação pretende atinja a aqui-

sição de trens para o metrô, feita

por essa mesma Secretaria, sob

suspeita de superfaturamento,

é inacreditável que dirigentes de

estatais federais ou estaduais

insistam nos mesmos métodos.

O deputado licenciado An-dré Vargas (PT-PR) formalizouontem (16), na Mesa Diretorada Câmara, a renúncia ao cargode vice-presidente da Casa. Odocumento não apresenta, noentanto, nenhuma menção àpossibilidade de ele abrir mãodo mandato de parlamentar.

O texto da carta entregue naMesa é o mesmo lido pelo líderdo PT na Câmara, Vicentinho(PT-SP), na última semana. Naocasião, Vargas explicou quetomou a decisão de deixar avice-presidência após a aber-tura do processo disciplinarcontra ele no Conselho de Ética.O processo foi aberto após serrevelado que o petista tinha vi-ajado em um jatinho empres-tado pelo doleiro Alberto Yous-seff, preso na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

O presidente em exercícioda Câmara, Fábio Faria (PSD-

RN), informou que a partir deontem já começaria a contar oprazo de cinco sessões do ple-nário para que seja feita a subs-tituição de Vargas na Mesa.“Com a oficialização será aber-to o prazo regimental para aescolha do novo vice-presiden-te. Não poderá haver candida-tura avulsa, essa vaga cabeapenas ao PT em razão da pro-porcionalidade do tamanho dabancada do PT na Casa”, infor-mou Farias.

O líder do PT, Vicentinho,comunicou que até o próximodia 29 a bancada deverá indi-car o nome para o lugar do pa-ranaense. Entre os mais cota-dos para o cargo estão os depu-tados José Guimarães (CE) ePaulo Teixeira (SP).

OPOSIÇÃO NO STFOs partidos de oposição

PSDB, DEM e PPS vão recorrer

ao Supremo Tribunal Federal(STF) caso o deputado federalAndré Vargas (PT-PR) renunciee, em função disso, o processocontra ele no Conselho de Éticada Câmara seja encerrado.

As legendas são autoras darepresentação contra o petistapor quebra de decoro parlamen-tar, devido ao envolvimento como doleiro Alberto Yousseff.

Líder do PPS na Casa, o pa-ranaense Rubens Bueno afir-ma que o mandado de seguran-ça pedirá o cumprimento doparágrafo 4º do artigo 55 daConstituição. O trecho deter-mina que a renúncia de parla-mentar submetido a processoque vise ou possa levar à cas-sação terá os efeitos suspensosaté a deliberação final. “Esta-mos preparados, mas antes defazermos isso, precisamos sa-ber se ele vai realmente renun-ciar ou não”, diz Bueno.

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho(PT-SP) subiu o tom ontem (16) e disse que opróximo passo que o deputado André Vargas (PT-PR) deve dar é renunciar ao mandato legislativo.Em conversas com petistas, o presidente nacionaldo partido, Rui Falcão, também pediu a renúncia doparlamentar: "Por mim, ele já tinha saído".

Questionado sobre como ficaria a situação deVargas após recuar da decisão de abrir mão docargo na Câmara, Falcão disse: "Acho que ele jádeveria ter renunciado". Essas são as primeirasdeclarações públicas de dirigentes do PT defen-dendo a renúncia de Vargas. "Nossa expectativa éde que ele renuncie ao cargo. Isso é o que espera-mos. Até para não ter que ficar sangrando perma-

nentemente. Mesmo respeitando as suas dificul-dades e as sua dores, eu sinto que vai chegando ahora da renúncia ao mandato. Isso vai eliminar umasérie de desgastes", afirmou Vicentinho.

A pressão para que Vargas deixe o Legislativovisa desmobilizar o processo a que ele responde noConselho de Ética da Casa. O partido teme que, seas investigações prosseguirem com Vargas aindano mandato, novos casos podem vir à tona em plenoano eleitoral. Para o partido, a renúncia faria com queo colegiado perdesse força e não pudesse avançar.

No entanto, há uma divergência em relação aofim do processo caso haja a renúncia. O presidentedo conselho, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), afir-ma que o caso prosseguirá no colegi

LIDERANÇAS DO PT PRESSIONAM

Vox Populi: Dilma venceria no 1º turno, com 40%A presidenta Dilma Rous-

seff (PT), pré-candidata à ree-leição, oscilou um ponto per-centual para menos e continuaem primeiro lugar, com 40%das intenções de votos, de acor-do com pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada on-tem (16). O levantamento mos-tra que, juntos, os rivais e pré-candidatos à Presidência, Aé-cio Neves (PSDB), EduardoCampos (PSB) e Pastor Everal-do Pereira (PSC), totalizam 26%das intenções de voto.

Em 2º lugar, está Aécio,que também oscilou um

ponto para baixo - de 17%para 16%. Campos, que anun-ciou esta semana a ex-sena-dora Marina Silva (PSB) comoa pré-candidata a vice em suachapa, tem 8% - ante 6% emfevereiro. Pastor Everaldo tem2% das intenções de voto.

Levy Fidelix (PRTB), Ran-dolfe Rodrigues (PSOL), Ey-mael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB)não pontuaram. Na pesquisaanterior, todos os candidatosconsiderados “nanicos” nãosomavam mais de 1% nas in-tenções de voto.

Votos em branco ou nulos

se mantiveram em 15% napesquisa divulgada ontem.O número dos que não sa-bem em quem votar ou quenão responderam à pesquisaé de 18% - ante 20% no levan-tamento anterior.

A margem de erro do le-vantamento é de 2,1%. Foramouvidos 2,2 mil eleitores em161 municípios de todos osEstados, menos Roraima, e noDistrito Federal, entre os dias06 e 08 de abril. A pesquisa foiregistrada no Tribunal Supe-rior Eleitoral no último dia 11,sob o número BR-00075/2014.

Page 5: 04 17 2014

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Cerveró diz não ter enganado Dilma e minimiza cláusulasEx-diretor da Petrobras participou ontem (16) de audiência pública na Câmara dos Deputados

PASADENA

O ex-diretor da Petrobras,Nestor Cerveró, afirmou on-tem (16) que não enganou apresidenta Dilma Rousseff,então presidente do Conselhode Administração da estatal,na compra de parte da refina-ria de Pasadena, no Texas(EUA). “De forma nenhuma”,respondeu ele ao deputadoVanderlei Macris (PSDB-SP),em audiência pública na Câ-mara dos Deputados.

Ele também disse que ascláusulas omitidas no resumopara aquisição da refinaria nãoeram importantes, rebatendodeclaração de Dilma de que oparecer era “falho” por causadessa omissão. Segundo o ex-diretor, todo o processo decompra foi desenvolvido aolongo de um ano. “Não houvenenhuma intenção de enganarninguém. Quer dizer, não hánenhum sentido de se enga-nar ninguém”, afirmou.

Cerveró fez questão de dei-xar “bem claro” de que tal posi-ção em favor da compra da re-finaria não era individual, masda diretoria. “Não existem de-cisões individuais”, garantiu,ao destacar que tanto a direto-ria que compunha, a da área

zada há sete ou oito anos.

BATE-BOCAO depoimento de Cerveró

gerou mais de um bate-bocaentre parlamentares da basegovernista e da oposição. O de-putado Luiz Carlos Hauly(PSDB-PR) chegou a interrom-per o depoimento para dizerque foi “enganado”. Segundoele, teve prejuízo por ter com-prado R$ 1 mil em ações daPetrobras, que hoje valem

internacional, e a do Conselhode Administração estavam deacordo com a operação.

Segundo o ex-diretor, a des-coberta do pré-sal tornou a re-finaria de Pasadena desinteres-sante para a Petrobras, pois aempresa passou a priorizar fa-zer grandes investimentos paraa exploração em águas profun-das no Brasil. Na época, porém,o negócio foi atrativo e até maisbarato do que a média de mer-cado, disse. “A compra da refi-naria de Pasadena ou de qual-quer outra refinaria no merca-do americano estava perfeita-mente enquadrada dentro doplanejamento estratégico deagregação de valor do nossopetróleo pesado”, expôs.

Ele afirmou que os investi-mentos em refinarias no exte-rior fizeram parte do planeja-mento estratégico da Petrobrasda gestão anterior, na época dogoverno Fernando HenriqueCarsoso (PSDB), mas que fo-ram ratificados na gestão doex-presidente Luiz Inácio Lulada Silva (PT). “Tenho essa sa-tisfação e esse orgulho de terdirigido a companhia na áreainternacional, seguindo umaorientação estratégica e uma

orientação do presidente Lulade internacionalização da Pe-trobras”, disse Cerveró.

Pouco antes, o ex-diretorafirmou que a operação foi um“bom negócio”, contradizendoo que disse, na terça-feira (15), aatual presidente da Petrobras,Maria das Graças Foster. Eledeclarou que, se a demissão deledo cargo de diretor da área fi-nanceira da BR Distribuidorativesse ocorrido por causa dePasadena, ela teria de ser reali-

Central sindical convoca dez categoriaspara discutir greve na Copa do Mundo

Ao menos dez categoriasprofissionais ligadas à ForçaSindical vão definir hoje (17)estratégias para negociar rea-

justes salariais e paralisaçõesdurante a Copa do Mundo.No domingo (13), cerca dequatro milhões de trabalha-

dores (ligados a várias cen-trais sindicais) se mobiliza-ram e podem decretar grevesdurante o evento esportivo.O encontro na Força Sindicalvai reunir sindicatos que re-presentam categorias que es-tão em sua maior parte emcampanha salarial e têm data-base no primeiro semestre.

Entre os setores que parti-cipam do movimento estãoaeroviários, rodoviários, tra-balhadores da construção ci-vil, funcionários das usinasde etanol, do segmento de ali-mentação, eletricitários, tele-fônicos, servidores públicosmunicipais e estivadores.

Até a semana passada, osprotestos estavam sendo pro-gramados pelos sindicatos deforma isolada. Mas, com aproximidade da Copa doMundo, pode ocorrer umamanifestação maior, com aparticipação de outras cen-trais sindicais.

Tombini diz que pressão inflacionáriavai diminuir nos próximos meses

O presidente do BancoCentral (BC), AlexandreTombini, declarou ontem(16) que a inflação deve re-cuar nos próximos meses.Ele apresentou uma palestrasobre as perspectivas para aeconomia brasileira em 2014,no Palácio do Planalto, parao Conselho de Desenvolvi-mento Econômico e Social.

Tombini destacou quehouve um choque de preçosde alimentos em março. Mas,segundo ele, esse choque étemporário e o BC vem tra-balhando para que o proble-ma se circunscreva ao setor.

Em março, segundo oInstituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE),os alimentos tiveram umainflação de 1,92%. O grupoalimentação e bebidas res-pondeu por mais da metadeda inflação oficial, medidapelo Índice Nacional de Pre-

ços ao Consumidor Amplo(IPCA), que ficou em 0,92%,no mês passado.

“Temos trabalhado paraque, este ano, mais uma vez,a inflação esteja compatívelcom os critérios do regimede metas”, disse Tombini. Ocentro da meta de inflação é4,5%, com limite superior de6,5%. A expectativa do mer-cado financeiro é que o IPCAfique bem próximo desseteto, alcançando 6,47%.

O presidente do BancoCentral lembrou que a taxabásica de juros, a Selic, vemsendo elevada desde abrildo ano passado para contera inflação. Atualmente, aSelic está em 11% ao ano.Ele reafirmou que essas ele-vações têm efeitos defasa-dos e cumulativos. “Umaparte relevante dessa políti-ca ainda não tocou a infla-ção”, disse.

R$ 431. O raciocínio gerou areação de deputados da basegovernista, que disseram quecomprariam as ações de Hauly.

Os deputados DomingosSávio (PSDB-RJ) e Edson Santos(PT-RJ), discordando da condu-ção do depoimento, chegaram adiscutir ao final da primeiraparticipação de Cerveró. A dis-cussão fez o presidente da co-missão, Hugo Motta (PMDB-PB), interromper rapidamentea audiência.

Ex-diretor da

Petrobras, Nestor

Cerveró, durante

audiência na

Comissão

de Fiscalização

Financeira e

Controle da

Câmara dos

Deputados: “Não

existem decisões

individuais”

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Page 6: 04 17 2014

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

PREPARATIVOS FINAIS

Dilma afirma que segurança daCopa do Mundo está garantida

Presidenta disse que “não há hipótese” de que o Mundialseja afetado por episódios de violência

A cerca de 60 dias do inícioda Copa do Mundo, a presi-denta Dilma Rousseff afirmouontem (16) que o governo vaigarantir a segurança do even-to e que “não há hipótese” deque o Mundial seja afetadopor episódios de violência. “ACopa implica aperfeiçoamen-to enorme da nossa seguran-ça. Colocaremos segurançapesada, as nossas Forças Ar-madas participarão em cará-ter dissuasório, mas atuarãoem toda a retaguarda e tam-bém na contenção. Usaremosa Polícia Federal e a PolíciaRodoviária Federal e temosparceria com todos os gover-nadores. Temos feito reuniõessistemáticas e acompanhamostodos os eventos, sem exce-ção”, declarou, em discursodurante a reunião do Conse-lho de Desenvolvimento Eco-nômico e Social, no Paláciodo Planalto.

Desde o ano passado, di-versas manifestações pelo paísquestionam a realização daCopa e os investimentos pú-blicos em obras para o Mun-dial, muitos deles com episó-dios de vandalismo, violên-cia e conflito com as forças desegurança pública. “Não háa menor hipótese do governofederal pactuar com qualquertipo de violência. Não deixa-remos em hipótese alguma aCopa ser contaminada, esse éum momento importante

para o país”, acrescentou.Dilma pediu a participa-

ção e colaboração dos brasi-leiros para receber os turis-tas que visitarão o país du-rante a competição e lem-brou que muitos chefes deEstado também virão para omegaevento. “Cada um denós é um recepcionista. ACopa é uma responsabilida-de do governo federal, masgostaria muito que todos osbrasileiros nos ajudassem areceber”, pediu.

A presidenta voltou a de-fender os investimentos pú-blicos feitos na preparação

do Mundial e disse que osbenefícios ficarão no país,principalmente as obras demobilidade urbana e de me-lhoria e ampliação de aero-portos. Dilma solicitou aindaque os “200 milhões de técni-cos” se juntem aos jogadorese treinadores da seleção parafazer do Mundial do Brasil a“Copa das Copas”. “A Copado Mundo é o futebol vol-tando para casa, como diz apropaganda. Todos os brasi-leiros, mesmo os que falamcontra a Copa, acabarão numatorcida apaixonada pelo nos-so time”, avaliou.

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Quatro jogos do Brasileiro são confirmados no Mané Garrincha.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Anelka grava vídeo e afirma que nunca acertou com Galo: “É falso”.

Zeca Dirceu (@zeca_dirceu)Deputado federal do PT

Enem deve ser aplicado dias 08 e 09 de novembro, diz Inep.

G1 (@g1)Famoso comício do movimento Diretas Já completa 30 anos.

Veja (@Veja)Catherine Zeta-Jones e Michael Douglas se reconciliam.

Senado aprova anistia de multas a planos de saúde.

Crescimento da economia brasileira desacelera, indica IBC-B.

Agência Senado (@Agencia_Senado)Votação do Marco Civil na CCT fica para terça-feira (22).

Gerson Camarotti (@gcamarotti)

Comentarista político da GloboNewsBase usa até "Volta Lula" para tentar barrar CPI da Petrobras.

Revista IstoÉ (@RevistaIstoe)Movimento contra a ditadura da depilação como padrão único de

beleza ganha força no Brasil e no exterior.

Portal Brasil (@portalbrasil)Robôs antibombas serão usados nas 12 cidades-sede da #Copa2014.

Carta Capital (@cartacapital)Governo Maduro completa um ano de crises. Apesar da pressão, ele

não dá sinais de que vá recuar.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Mônica Bergamo: ator José de Abreu diz que atacou Lula porque

Dirceu está mal na prisão.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)Sete meses após temporal, Corbélia ainda luta para se recuperar de

estragos causados.

Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo)Jornalista

O discurso sem lugar de Graça. É impossível defender a compra darefinaria de Pasadena e a explicação de Dilma.

Felipe Patury (@FelipePatury)

Colunista da Época93% dos comentários sobre a Petrobras na internet são negativos.

“Vamos fazer o Aécio ganhar no Rio”, diz presidente do PMDB.

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

Romanelli é o filho pródigo, mas bem pródigo, aliás, bota pródigo nisto.Cruz credo!

Portal R7.com (@portalR7)Congresso deve aguardar decisão do STF antes de definir sobre CPI

da Petrobras.

Congresso em Foco (@congemfoco)Vargas formaliza renúncia à vice-presidência da Câmara.

Os bancos não vão abriramanhã (18) e na segunda-feira (21), devido aos feriadosnacionais de Sexta-feira daPaixão e Tiradentes, informouontem (16) a Federação Brasi-leira de Bancos (Febraban).

A Febraban orienta a po-pulação a utilizar os canaisalternativos de atendimentopara fazer as operações ban-cárias, como caixas eletrôni-cos, Internet Banking, Mobi-le Banking, banco por telefo-ne e correspondentes (casas

lotéricas, agências dos Cor-reios, redes de supermercadose outros estabelecimentos co-merciais credenciados).

As contas com vencimen-to marcado para os feriados,como as de consumo (água,luz, telefone e TV por assina-tura, por exemplo), e os car-nês poderão ser pagos no pró-ximo dia útil subsequente, ouseja, terça-feira (22), sem inci-dência de multa. Os tributos,normalmente, já estão comdata ajustada pelo calendário

de feriados (federais, estadu-ais e municipais).

Os clientes também po-dem agendar nos bancos opagamento das contas deconsumo ou pagá-las (as quetêm código de barras) nospróprios caixas automáticos,ou em correspondentes. Jáos boletos bancários de cli-entes cadastrados como sa-cados eletrônicos poderãoser agendados ou pagos pormeio do Débito Direto Au-torizado (DDA).

Bancos fecham amanhãe reabrem na terça-feira

Presidenta Dilma Rousseff: “Não deixaremos em hipótese alguma a Copa ser

contaminada, esse é um momento importante para o país”

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Page 7: 04 17 2014

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 ESTADO

Paraná recebe com atraso 1,8 milhão de doses da vacinaAté o próximo dia 26, todas as unidades de saúde dos municípios

já estarão abastecidas para atender a população

CONTRA GRIPE

O Paraná recebeu do Mi-nistério da Saúde, somenteontem (16), cerca de 1,8 mi-lhão de doses da vacina con-tra a gripe para a campanhade vacinação que começa naterça-feira (22). O Ministérioda Saúde atrasou a entregadas doses aos Estados em 15dias. A Secretaria Estadualda Saúde já organizou a es-tratégia de distribuição dasvacinas, mas, em virtude doatraso na entrega e do feria-do prolongado, é possívelque alguns municípios nãoterão recebido as doses atéterça-feira, no dia do inícioda campanha.

“Lamentamos que o Mi-nistério da Saúde só tenhanos enviado as vacinas nestasemana, o que prejudicou aestratégia de distribuição. Sa-bemos que a vacina é muitaaguardada e é possível quealgumas pessoas que foremprocurá-la no primeiro dia sefrustrem”, afirma o superin-tendente de Vigilância em Saú-de, Sezifredo Paz.

Ele explica que no próxi-mo dia 26, dia “D” de vacina-ção, todas as unidades já es-tarão abastecidas para aten-der a população. “Neste diaesperamos um movimentomaior porque é fim de sema-

na e as unidades de saúdeestarão abertas o dia todo”,informa. A campanha segueaté 09 de maio.

Somente cinco Regionaisde Saúde já receberam as do-ses: Metropolitana de Curi-tiba, Foz do Iguaçu, Umua-rama, Cianorte e Toledo, quejuntas abrangem 88 municí-pios. Os demais já foram avi-sados desta mudança na lo-gística e orientados a busca-rem as doses nas regionaispara agilizar o processo dedistribuição. “Orientamos oscidadãos que têm direito àvacina para que se informemse as unidades de saúde de

seu município já dispõemdas doses antes de irem sevacinar, para que não per-cam tempo”, explica o coor-denador do Programa Esta-dual de Imunização, JoãoLuis Crivellaro.

PÚBLICO-ALVOPodem tomar a vacina

contra a gripe nas unidadesde saúde crianças entre seismeses e quatro anos, gestan-tes, puérperas (mulheres empós-parto até 45 dias), indí-genas, idosos, doentes crôni-cos, trabalhadores da área dasaúde e a população privadade liberdade. A expectativa é

que 2,9 milhões de paranaen-ses recebam a vacina durantea campanha. As doses estarãodisponíveis em mais de 2,5 milpostos e unidades básicas desaúde do Paraná.

A vacina, que estará dispo-nível na rede pública, protegecontra os vírus mais circulan-tes no país (Influenzas A H1N1e H3N2 e Influenza B). Porisso, todas as pessoas que sevacinaram em 2013 devem re-ceber a dose novamente. Avacina é segura e só é contra-indicada para pessoas que jáapresentaram reações adver-sas em campanhas anterioresou que tenham alergia a ovo.

Receita do setor de serviços cresce 13,9%A receita nominal do setor

de serviços no Paraná, queabrange o segmento empresa-rial não financeiro - excluin-do-se os setores da saúde, edu-cação, administração pública ealuguel imputado -, registrouavanço de 13,9% em fevereirode 2014, na comparação comfevereiro de 2013, frente ao cres-cimento de 10,3% para o Bra-sil, segundo a Pesquisa Men-sal de Serviços (PMS), realiza-da pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE).

A economista do Núcleode Macroeconomia e Conjun-tura Ipardes, Patrícia Adria-na Ostapechen Krüger, ex-plica que o desempenho pa-ranaense foi puxado pelos ser-viços prestados às famílias(16,6%), serviços de informa-

ção e comunicação (14,5%),serviços de transportes e cor-reio (13,5%) e serviços profis-sionais, administrativos ecomplementares (11,4%).

No acumulado do primei-ro bimestre de 2014, os servi-ços prestados no Estado apre-sentaram expansão de 10,8%,frente o acréscimo de 9,8% namédia nacional. As principaiscontribuições positivas vieramdas atividades de serviçosprestados às famílias (13,5%),serviços de transportes e cor-reio (11,8%), serviços de in-formação e comunicação(10,1%) e serviços profissio-nais, administrativos e com-plementares (7,4%).

No indicador acumuladoem 12 meses, encerrados emfevereiro de 2014, o setor de

serviços regional cresceu 7,7%,contra a evolução de 8,7% parao país. Os principais destaquesnesse tipo de comparação tam-bém foram os serviços presta-dos à família (12,5%), serviçosde transportes e correio (8,8%),serviços de informação e co-municação (6,9%) e serviçosprofissionais, administrativose complementares (4,3%).

“O crescimento verificadono setor de serviços parana-ense é resultado do aumentodo poder aquisitivo da popu-lação, concomitante ao aque-cimento do mercado de traba-lho regional, que segue ge-rando empregos mais nobres,com maiores rendimentos, emmaior parcela no interior doEstado”, disse a economistado Ipardes.

Escolha de placas de veículosamplia recursos para projetos sociais

O Departamento de Trân-sito do Paraná (Detran) ini-ciou ontem (16) a campanha“Futuro: Eu escolho”, quedivulga a doação da taxa depersonalização das placas vei-culares ao Fundo Estadualde Assistência Social (Feas).Os recursos são destinadospara desenvolvimento de pro-jetos sociais, como o progra-ma Família Paranaense, quehoje atende mais de 30 milfamílias em situação de vul-nerabilidade e risco social.

Ao escolher as letras enúmeros que compõem asplacas de identificação do ve-ículo, o proprietário está do-ando R$ 150 ao Feas. O valoré distribuído para o atendi-mento de pessoas carentes,no apoio técnico e financeiroaos serviços realizados nosmunicípios, ou em progra-mas, projetos e benefícios naárea de assistência social.

“A intenção é ampliar acapacidade de atendimento,em todo Paraná. Todos osmeses, o Detran repassa re-cursos da escolha de placasao Feas. Neste ano, cercade 12 mil pessoas já ajuda-ram as instituições benefi-ciadas pelo Fundo. No anopassado, foram mais de 60mil placas escolhidas”, disseo diretor-geral do Detran,Marcos Traad.

Com o aumento na divul-gação do serviço, a expectati-

va é a de que mais paranaensespossam ser atendidos peloGoverno do Estado. “O Para-ná é o primeiro Estado a usaros recursos arrecadados com aescolha de placas de veículosna área de assistência social.Esses recursos fazem toda adiferença para que possamosdesenvolver cada vez maisações que ajudam a melhorara vida das pessoas que maisprecisam em todo o Estado”,explica a secretária de Famíliae Desenvolvimento Social, Fer-nanda Richa.

PLACASA escolha da placa é uma

opção do usuário. Quem nãodeseja fazer a seleção dos dí-gitos recebe a placa conformea ordem sequencial do cadas-tro do Detran.

Para realizar o primeiroemplacamento é obrigatórioapresentar nota fiscal de ven-da do veículo, vistoria e decal-que do chassi para confirma-ção dos dados (realizado peloDetran ou pelo despachante) eo comprovante de residência.

Se o carro estiver em nomede pessoa física, são exigidos odocumento de identificação ofi-cial com foto e o CPF do propri-etário. No caso de pessoa jurí-dica, são necessários o docu-mento de identificação oficialcom foto e o CPF do represen-tante legal, cartão CNPJ e com-provante de poderes.

Page 8: 04 17 2014

08 | O PRESENTE ESTADO QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

Avaliação indica que Copel tem melhor atendimento do paísAvaliação revelou que 99,9% das queixas feitas à Companhia em 2013 foram resolvidas em

primeira ou segunda instância, por meio da central de atendimento ou ouvidoria

ANEEL

Sinara Freitas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avaliou a Copel como a

distribuidora de energia com o melhor atendimento ao cliente do Brasil

A Agência Nacional deEnergia Elétrica (Aneel) ava-liou a Copel como a distribui-dora de energia com o melhoratendimento ao cliente doBrasil. O resultado foi obtidoa partir de um índice que cor-responde à quantidade de re-clamações procedentes a cadadez mil unidades consumi-doras: Densidade de Recla-mações Procedentes (DRP).

A Copel obteve o menoríndice de reclamações dentreas distribuidoras do país,0,66. A média nacional dosetor é de 4,47 - à frente daEnergisa Paraíba (0,72) e daCompanhia Energética do RioGrande do Norte (1,83), queficaram com o 2º e 3º lugar,respectivamente.

A avaliação revelou que99,9% das queixas feitas à Com-panhia em 2013 foram resolvi-das em primeira ou segundainstância, por meio da centralde atendimento ou ouvidoria.Somente 0,1% foi encaminha-

do à ouvidoria da Aneel. “Esseíndice demonstra a seriedade ea excelência de todas as equipesda Copel ao atender cada clien-te. O resultado ratifica a políti-ca de respeito às pessoas e abusca pela satisfação do clien-te”, ressalta o diretor-presiden-te da Copel Distribuição, Vla-demir Santo Daleffe.

Para calcular o índice, aAneel considera o número dereclamações procedentes aten-didas pela ouvidoria da Agên-cia Reguladora. Em 2013, aouvidoria da Aneel recebeu1.450 reclamações de clientesda Copel Distribuição - redu-ção de 10,5% em relação àsqueixas registradas pelaAgência em 2012. Dentre es-ses casos, 274 (18,9%) foramconsiderados procedentes etiveram o problema resolvidoapós o contato com a Agên-cia. Para os outros 1.176, aAneel considerou adequada asolução que já havia sido dadaao cliente pela Copel, antes de

chegar à Agência.

MELHORDISTRIBUIDORA

Esta é a segunda avaliaçãode 2014 em que a Copel fica em1º lugar no Brasil. No começode abril, a Copel foi eleita amelhor distribuidora de ener-gia do país, conforme pesquisada Associação Brasileira dasDistribuidoras de Energia Elé-trica (Abradee), realizada comgrandes consumidores de ener-gia. Um total de 87,6% dosclientes paranaenses ouvidosdisse estar satisfeitos ou muitosatisfeitos com a qualidade dosserviços prestados pela Copel.

A qualidade do forneci-mento da Copel é fruto dealtos investimentos. O balan-ço 2013 da empresa, publica-do ontem (16), mostra que oinvestimento no ano passadofoi recorde, de R$ 1,98 bilhão.De 2011 a 2014, a Copel inves-te R$ 8 bilhões, outro recordena história da Companhia.

Page 9: 04 17 2014

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 ESTADO

ASecretaria de Estado da Fa-zenda lançou ontem (16) aNota Fiscal Paranaense,

uma campanha para mobilizar a po-pulação a exigir a emissão de notafiscal ou cupom ao comprar bens econtratar serviços.

Os consumidores concorrerão a doisprêmios semanais de R$ 10 mil, doisprêmios mensais de R$ 30 mil e doisprêmios trimestrais de R$ 100 mil. Oprimeiro sorteio será em 07 de maio e oresultado sai dos números da LoteriaFederal. A primeira etapa da campanhavai até 31 de dezembro.

Para concorrer é preciso enviar umamensagem de texto (SMS) a partir deum telefone celular para o número 8484e informar os dados da nota ou do cu-pom fiscal. Cada mensagem dá direitoa um número para concorrer aos sortei-os dos prêmios durante 90 dias.

O secretário da Fazenda, Luiz Eduar-do Sebastiani, disse que a campanha éum estímulo para que o consumidorexerça sua cidadania fiscal. Ele avaliaque a exigência do cupom fiscal impli-ca que a pessoa quer que o impostoque está sendo pago seja devidamen-te repassado aos cofres públicos, paraque seja revertido em serviços públi-cos de qualidade. “Esperamos que,por meio da campanha, em breve nãoseja mais necessário que consumidorprecise exigir o comprovante fiscal desuas compras, que passará a ser emi-tido naturalmente”, opinou o secretá-rio, ressaltando a parceria com a Se-cretaria da Comunicação Social para a

realização da iniciativa.Outro aspecto importante da Nota

Fiscal Paranaense, de acordo com ochefe da pasta, é que o consumidor éestimulado a fazer suas compras emestabelecimentos formais, que, muitasvezes, sofrem concorrência desleal porparte daqueles que não emitem docu-mento fiscal de venda e assim exercempreços diferenciados.

A coordenadora estadual da cam-panha, Maria de Fátima Zanardini,acrescentou que a iniciativa do Gover-no do Estado estimula o consumidor apedir o documento fiscal e, ao mesmotempo, “fomenta a prática da cidadaniafiscal, protege as receitas do Estado ereprime a sonegação de impostos”.

BENEFÍCIOSA secretária da Família e Desenvol-

vimento Social, Fernanda Richa, quetambém participou do evento de lança-mento da campanha, destacou que jáestá programada uma segunda fase dacampanha. Nesta etapa, o consumidorpremiado poderá indicar uma entidadesocial sem fins lucrativos ou escolaestadual para receber um prêmio deigual valor. “Isso permitirá ampliar o

Consumidor que exigir cupom fiscal concorre a prêmiosATÉ R$ 100 MIL

Primeiro sorteio jáacontece no dia 07de maio. Objetivo émobilizar populaçãoa exigir a emissão denota fiscal ou cupomao comprar bens econtratar serviços

Julio Céasr da Costa Souza/Sefa

Secretário estadual da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, durante lançamento da campanha

de cidadania fiscal denominada Nota Fiscal Paranaense

trabalho em benefício das famílias quemais precisam de nossa ajuda”, disse.

O superintendente regional da Re-ceita Federal, Luiz Bernardi, enfatizouque a medida contribui também para oaumento da arrecadação de tributos,com reflexos para o Estado, municípiose a União. “O aumento da arrecadaçãoamplia as condições para que o Estadocumpra a missão de promover o desen-volvimento da população”, destaca.

TODOS GANHAMO diretor da Coordenação da Recei-

ta Estadual, Helio Obara, disse que aNota Fiscal Paranaense embute umarelação de ganha-ganha entre o Esta-do, os contribuintes e os consumidores.Ele citou que o Estado amplia a fiscali-zação sobre a sonegação fiscal, porquepossibilita o cruzamento dos dados in-formados pelo consumidor com os docontribuinte. “Como consequência, irágerar mais recursos para serem aplica-dos em serviços públicos”, expõe.

Obara destacou ainda que, ao re-duzir a concorrência desleal, pois asonegação deixa de ser diferencialcompetitivo, e ao incentivar as ven-das pelo comércio formal, a campa-

nha “fortalece a imagem do contribuin-te do ICMS como uma empresa social-mente responsável”.

COMO FUNCIONAMaria de Fátima Zanardini esclare-

ceu que, para participar da campanha,o consumidor tem de cadastrar infor-mações do cupom fiscal de compra, dequalquer valor, através de mensagemde texto (SMS), via celular, no número8484. Terão de constar data da emissãodo cupom, a Inscrição Estadual, o nú-mero da máquina emissora e o da or-dem da operação.

Em seguida, a pessoa receberámensagem de resposta informandoo número do bilhete para participardo sorteio. Para resgatar o prêmio, oconsumidor terá de apresentar cu-pom original e sem rasuras, para afe-rição fiscal.

O sorteio estará atrelado ao re-sultado da extração da Loteria Fede-ral, que acontece às quartas-feiras.O bilhete ganhador será divulgadono portal da Nota Fiscal Paranaense(www.nota.pr.gov.br) e em outros ca-nais de divulgação do Governo do Para-ná, além da mídia.

Page 10: 04 17 2014

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

Assinados contratos para construção de RUsEm Marechal Rondon, obras custarão R$ 183 mil e serão realizadas pela empresa J. Turcatto Construções Ltda

UNIOESTE

O Colégio Estadual Quatro Pontes, por meio da biblioteca,organizou um Concurso Cultural entre os alunos do EnsinoFundamental e Médio com o objetivo de estimular e/ouaprofundar a prática da espiritualidade, bem como a reflexãosobre o sentido da Páscoa, uma vez que muitos ritos, práticasreligiosas e culturais estão sendo esquecidas ou desvalorizadas.

O texto que conquistou o 1º lugar do concurso foi escritopela aluna Luiza Wammes, 11 anos, estudante do 6º ano.Confira a seguir:

COLÉGIO QUATRO PONTESPROMOVE CONCURSO CULTURAL

O SENTIDO DA PÁSCOAPara mim a Páscoa é um conjunto de coisas boas e positivas, não

só os chocolates, mas a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa é omomento certo de refletirmos, pensarmos no que fizemos de errado.Mas, também, o que fizemos pelo bem. É um momento para agradecer-mos também pelas coisas boas que Deus nos deu, não pensarmos sóem nós, mas no próximo, nos desabrigados que gostariam de ter umlar, para os abandonados, órfãos, que gostariam de ter uma mãe e umpai, para os famintos que gostariam de ter uma migalha de toda a comidaque nós temos.

Que nesta Páscoa você reflita, pense com carinho no próximo, façauma prece para as pessoas que estão aflitas e sem esperança. Porqueo Senhor recompensará com coisas boas. Deixe de lado aquela pessoaegoísta, injusta, que às vezes você é, em troca de um mundo melhor, ondetenha amor, paz, fé e muita esperança. Obrigado Senhor por tudo o quenos destes. Abençoai nossos familiares, professores, funcionários,colegas, amigos, escola, e todos os desabrigados desse mundo. Senhor,abençoai e ajudai-os nessa caminhada tão difícil.

Feliz Páscoa. Com carinho. Luiza Wammes.

Oferecer refeições equili-bradas e a baixo custo para acomunidade interna-acadê-mica da Universidade Esta-dual do Oeste do Paraná(Unioeste) é a função do tes-taurante universitário (RU),antiga reivindicação dos es-tudantes das regiões Oeste eSudoeste do Paraná.

Ontem (16), importantepasso foi dado para a conso-lidação desta conquista. Oreitor da Unioeste, Paulo Sér-gio Wolff, assinou os contra-tos com as empresas respon-sáveis pelas obras dos RUsdos campi de Cascavel, Fozdo Iguaçu e Marechal Cândi-do Rondon.

Na ocasião, o reitor agra-deceu a todos por unirem es-forços em torno de uma causatão importante para a comu-nidade acadêmica. "A Unio-este é nova e graças à uniãodas pessoas é possível realizaras obras dos restaurantesuniversitários", salientou.

A empresa que realizaráas obras do RU no campus deCascavel, cujo valor é deR$ 394.451,03, é a Bertoluci &Ramos Ltda, No campus deFoz do Iguaçu será a cons-trutora JJBM Ltda, com cus-to de R$ 298 mil; e em Mare-chal Cândido Rondon, asobras custarão R$ 183.688,64e a empresa responsável é a J.Turcatto Construções Ltda.

As empresas iniciarão ostrabalhos neste mês e a pre-visão é de que nas próximassemanas seja aberto o pro-cesso de licitação para as obrasdos campi de Francisco Bel-trão e Toledo.

PROJETOSOs RUs dos campi de Cas-

cavel e Foz serão implanta-dos no local onde atualmen-te funciona a cantina. O pro-jeto de Cascavel prevê que orestaurante seja administra-do por uma empresa terceiri-zada e o valor médio da refei-ção será em torno de R$ 2. Osutensílios, móveis e equipa-mentos para o funcionamen-to do RU de Foz serão adqui-ridos por meio de emendaparlamentar.

No campus de MarechalRondon, o RU será implan-tado no Bloco 2, com espaçode 250 metros quadrados. Osubsídio necessário e a formade implantação estão em es-tudo. Uma parceira com a

BOM JESUS RECEBETRÊS RESPIRADORES

DO ESTADODivulgação

Heloísa Perardt

O Hospital Bom Jesus (HBJ) recebeu três novos respiradores da Secretaria

de Saúde do Estado do Paraná (Sesa). A entrega foi feita ontem (16) por

Odacir Fiorentin, diretor da 20ª Regional de Saúde, a Neovaldo Iaiti

Sassaki, presidente da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do

Paraná (Hoesp). Para Fiorentin, a vinda dos novos equipamentos

demonstra a preocupação do Estado e da direção do HBJ com a qualidade

dos serviços prestados. “A demanda que o Hospital Bom Jesus recebe

hoje é grande, por isso este tipo de investimento reflete diretamente no

atendimento”, salienta o diretor. “Esse reforço será essencial para a

estabilização dos pacientes”, complementa Sassaki.

prefeitura permitirá a implan-tação de um restaurante po-pular no campus de Toledo.As refeições serão feitas pelaCozinha Social do municípioe vão atender também a co-munidade externa. O RU docampus de Francisco Beltrãoestá em fase de projeto.

Ontem (16), o reitor da Unioeste,

Paulo Sérgio Wolff, assinou os

contratos com as empresas

responsáveis pelas obras dos

RUs dos campi de Cascavel,

Foz e Marechal Rondon

Imagem

do Cristo

ressuscitado

Pela artista

Ivone Luiza

B u r g

Page 11: 04 17 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

Membros da nova gestão tomam posse em RondonConselho tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição,

a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb no município

CACS/FUNDEB

Em ato realizando naterça-feira (15), na salade reuniões do gabinete,em Marechal CândidoRondon, o prefeito Moa-cir Froehlich e o vice-pre-feito Silvestre Cottica,acompanhados da secre-tária de Educação, MartaSalete Bendo, deram posseaos membros da nova ges-tão do Conselho de Acom-panhamento e ControleSocial do Fundo de Ma-nutenção e Desenvolvi-mento da Educação Bási-ca e de Valorização dosProfissionais da Educa-ção (CACS/Fundeb).

A gestão 2014/2015 doConselho é composta porrepresentantes da Secreta-ria Municipal de Educação- Terezinha Weimer (titu-lar) e Sandra Wiederkehr(suplente) -, do Poder Exe-cutivo - Carla Bellé (titu-lar) e Simone Gerke Rai-mundo (suplente) -, dosprofessores das escolas pú-blicas municipais - Adail-ton Gonçalves Dias (titu-lar) e Maria da GloriaReinstein (suplente) -, dosdiretores das escolas públi-cas municipais - Eliani Ma-rilei Freitag (titular) e Mar-cos Lermen (suplente) -, dosservidores técnico-admi-nistrativos das escolas pú-blicas municipais - GilmarWeimer (titular) e Claudi-na Gerke (suplente) -, dospais de alunos das escolaspúblicas municipais - Ma-

rilsa Scherer (titular) eVanderlei Britzke (suplen-te) -, dos estudantes daeducação básica pública -Janete Bonfim Sales e Vil-son Zastrow (titulares) eAnelzina Ribeiro Correa eSuzana Ribeiro Sckalei(suplentes) -, do ConselhoTutelar - Glecy RauberAntunes (titular) e Mar-garet Weirich (suplente) -e do Conselho Municipalde Educação - Adriano Ro-berval de Souza (titular) eRosemere Delattre Mora-es (suplente).

Na oportunidadetambém foram eleitosEliani Freitag como pre-sidente do Conselho,Marilsa Scherer vice-presidente, Gilmar Wei-mer secretário, e MarlyTerezinha Buss secretá-ria executiva.

O CACS/Fundeb é umcolegiado que tem comofunção principal acompa-nhar e controlar a distri-buição, a transferência e aaplicação dos recursos doFundo, no âmbito das es-feras municipal, estaduale federal. O conselho não éuma unidade administra-tiva do governo. Assim,sua ação deve ser inde-pendente e, ao mesmotempo, harmônica com osórgãos da administraçãopública local.

A atividade dos con-selhos do Fundeb soma-se ao trabalho das tradi-cionais instâncias de con-trole e fiscalização da ges-tão pública. Entretanto, oconselho do Fundeb não éuma nova instância decontrole, mas sim de re-presentação social, não

Autoridades reunidas com membros do CACS/Fundeb, em

solenidade que marcou a posse da gestão 2014/2015

devendo, portanto, serconfundido com o contro-le interno (executado pelopróprio Poder Executivo),nem com o controle exter-no, a cargo do Tribunal deContas, na qualidade deórgão auxiliar do PoderLegislativo, a quem com-pete a apreciação das con-tas do Poder Executivo.

O controle exercidopelos conselhos do Fun-deb representa a atuaçãoda sociedade, que podeapontar falhas ou irregu-laridades eventualmentecometidas, para que as au-toridades constituídas,no uso de suas prerroga-tivas legais, adotem asprovidências que cadacaso venha a exigir.

As reuniões do Conse-lho em Marechal Rondonsão trimestrais.

Ademir Herrmann

Vereadores mirins deSanta Helena são diplomados

Na presença de auto-ridades, lideranças, pro-fessores e comunidadeem geral, foi realizadana última quinta-feira(10), no plenário da Câ-mara de Vereadores deSanta Helena, sessão so-lene de posse dos verea-dores jovens eleitos paraa legislatura 2014. Par-ticipam do projeto Câ-mara Jovem estudantesdas escolas estaduais eparticular da sede e dointerior do município.

Na oportunidade, acon-teceu a diplomação dos ve-readores e suplentes, alémda eleição da mesa direto-ra. Foi eleita presidente daCâmara Jovem ChristinaCattani Belini, vice-pre-sidente Maruan Fernan-do Weizenmann, repre-sentantes do ColégioHumberto de AlencarCastelo Branco, 1ª secre-tária Dayane Marzurki-ewicz, da Escola Estadualdo Campo Santos Du-

mont, e 2ª secretária San-dy Melara Baú, da EscolaEstadual do Campo SãoFrancisco. Além deles, in-tegram a Câmara Jovemos também vereadoresGiulia Eduarda Cauduro,da Escola Estadual Graci-liano Ramos, Julia Schae-dler, do Colégio Santo An-tônio, Alison Broll de Al-miranda, da Escola Esta-dual do Campo José Bies-dorf, Kelin Reimann Zim-pel, da Escola Estadual doCampo Professora Verô-nica Zimmermann, Jéssi-ca Amanda Schirmann,da Escola Estadual doCampo São Miguel, Jéssi-ca Thais Swaluk, da Esco-la Estadual do Campo Te-otônio Vilela, e Igor Ro-berto Beathalter, do Colé-gio Estadual do CampoSanta Helena.

A primeira sessão or-dinária da Câmara Jovemestá marcada para quar-ta-feira (24), às 19 horas,no auditório da Câmara.

Christina Cattani Belini foi eleita presidente da Câmara

Jovem, após o ato de diplomação dos vereadores mirins

Divulgação

Page 12: 04 17 2014

ÁRIES: Encare os seusmedos mais profundos.Intensidade em questõespessoais e profissionais.

Desapegue.

TOURO: Hora de enfren-tar as dores e aspectosmal-resolvidos de seusrelacionamentos. Aten-

ção com o ciúme e a possessividade.

GÊMEOS: Enfrenta-mento do que precisaser aprimorado e cura-do, no corpo e na alma.

Perceba a influência das emoções.

CÂNCER: Amadureci-mento emocional temsido um dos grandes de-safios. Cuidado com ca-

rências e tendência a querer mudaros outros.

LEÃO: Não se eximadas responsabilidadesemocionais, familiarese do que você precisa

transformar. Esteja firme sobre aspróprias bases.

VIRGEM: Saiba perce-ber o que não é ditocom palavras, mas mos-trado em atitudes. Fi-

que atento à tendência a agir deforma defensiva.

LIBRA: Não pode havermais tanta indecisão ehesitação. Escolhas pre-cisam ser feitas. Escolher

também significa renunciar a algo.

ESCORPIÃO: Cuidadocom atitudes extremistas.O desejo de ter o contro-le das situações em suas

mãos não resolve os problemas.

SAGITÁRIO: Muito a re-fletir sobre a tendênciaa repetir comportamen-tos que não lhe fazem

bem. Encare o que precisa mudar.

CAPRICÓRNIO: Dia emque pode haver situa-ções delicadas envol-vendo amigos e em-

presas. Cuidado com a manipula-ção emocional.

AQUÁRIO: Hoje há des-favorecimento para de-cisões e ações importan-tes envolvendo a carrei-

ra. Esteja ciente das eliminações.

PEIXES: Cuidado coma tendência a imporaos outros de formadogmática a sua ver-

dade. O poder da fé não pode sernegligenciado.

BACALHAU

DE FESTA

Modo de preparo:Três dias antes, coloque o bacalhau de molho na água e deixena geladeira. Troque a água a cada seis horas. Depois escorrae aproveite a água para cozinhar as batatas descascadas ecortadas em rodelas de dois centímetros de espessura. Cozi-nhe as batatas al dente e reserve. Ferva dois litros de água ecoloque o bacalhau. Desligue o fogo e deixe a panela tampadapor uns dez minutos (não se deve ferver o bacalhau para que elenão resseque). Enquanto isso, em uma frigideira grande,aqueça uma xícara de azeite e frite as batatas para que fiquemdouradas. Reserve-as. Depois, refogue o pimentão, a cebola eo alho no azeite e reserve. Escorra o bacalhau e retire asespinhas e pele, deixando-o em lascas grandes. Em umatravessa grande, faça camadas de batata, bacalhau, cebola,pimentão e azeitona. Regue com o azeite restante. Feche compapel-alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 40minutos. Finalize enfeitando com ovos cozidos e sirva.

Ingredientes:1 kg de lombo de bacalhau2 kg de batatas em rodelas4 pimentões vermelhosfatiados2 pimentões verdes fatiados

RELÓGIO LEGALDois amigos se encontram:- Caramba! - diz o primeiro - Que relógio legal você comprou,

hein?- Não comprei não... - responde o amigo - Ganhei em uma

corrida!- Que legal, cara! E quantas pessoas participaram dessa

corrida?- Três!- Só isso?- É... Eu, o antigo dono do relógio e um policial!

PECADO CAPITALUm paulistano, trabalhando duro, suado, de terno e gravata,

vê um caipira deitado numa rede, na maior folga.O paulistano não resiste e diz:- Você sabia que a preguiça é um dos sete pecados

capitais?E, o caipira, sem nem se mexer, responde:- A inveja também!

QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

5 cebolas fatiadas20 dentes de alho fatiados150 g de azeitonas pretasportuguesas4 ovos cozidos para enfeitar1 lata de azeite (500 ml)

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUINTA-FEIRA (17)

Sofia se vangloria de sua arma-ção com Ben para Flaviana, e afirmapara a amiga que conseguirá se mu-dar com o menino para os EstadosUnidos. Palhares prepara Antônio paraa execução de seu plano. Sofia in-centiva Flaviana a acabar com seunamoro com Serguei. Bárbara deixauma carta endereçada a Virgílio. Rais-sa diz a Guilherme que Clara gostadele. Omar conta para Luciana sobrea paixão de Fábio e sugere uma formade a moça se afastar do professor.Luciana beija Fábio, que acredita terconquistado a moça.

MEU PEDACINHO DE CHÃOEdu aceita ficar no lugar de Kléber

e LC o leva para a Comunidade. Mar-lon avisa a Heloísa que Lili está doen-te. Jorge pede para Inês ajudá-lo aprovar sua inocência. Lili descobreque LC e Tereza conseguiram a subs-tância com Edu. Marcelo e Priscilabrigam. William e Marlon têm uma con-versa séria. Keila se assusta com aproximidade de Kléber. Inês e Jorgeentram em contato com Jamil. Lili re-age quando LC e Tereza decidemaplicar a fórmula em William e colocá-lo na máquina. Kléber fica frustradocom o desprezo de Keila.

EM FAMÍLIANeidinha conta para Alice deta-

lhes da violência que sofreu no pas-sado. Cadu diz a Clara que, se preci-so, pedirá a guarda de Ivan na Justi-ça. Laerte pergunta se Luiza estáfugindo dele. A sessão de fotos deMarina demora e ela pergunta a Clara,Vanessa e Giselle se podem passara noite no estúdio. Miss Lauren nãopermite que os idosos tenham umgato de estimação. Nando discutecom Jairo, e Juliana defende o atualmarido. Alice decide investigar o paie começa a visitar vários presídiospara descobrir onde ele está.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Epaminondas diz a Catarina quenão quer mais Renato em sua casa.Giácomo conta a Renato que PedroFalcão doou as terras para que elepudesse construir a venda e o médicofica interessado na informação. Ca-tarina tenta convencer Epaminondasa adotar Serelepe, mas não conse-gue. Serelepe foge, com medo de queo coronel o entregue ao prefeito, queo levaria para o orfanato. Pedro co-menta com todos que, se Renato as-sumir a construção do consultório,ele doará o terreno. Mãe Benta acon-selha Rosinha a esquecer Zelão.

PECADO DA VAIDADEA Maria está se confessando:- Senhor padre, eu acho que cometi um pecado capital. Hoje

pela manhã, quando me olhei no espelho, fiquei um tempãoobservando o meu rosto e me achei muito bonita!

- Não se preocupe, minha filha! Cometer enganos não épecado!

Page 13: 04 17 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

CRISTIANISMO

Igrejas promovem celebrações da Semana SantaCultos, missas e programações especiais acontecem até o domingo (20) e devem reunir milhares de fiéis

Fiéis de diversas denomi-nações cristãs intensificam,a partir de hoje (17), as par-ticipações nas celebrações daSemana Santa, que marca adata mais importante do ca-lendário religioso.

A Igreja Católica reuniu to-dos os padres da Diocese deToledo durante o dia de ontem(16) na cidade de Nova Auro-ra, onde, à noite, aconteceu acelebração de missa dos santosóleos, conduzida pelo bispodom João Carlos Seneme. Alémde missas e celebrações, a pro-gramação de adoração segueàs 20 horas de hoje (17) comministros, às 21 horas com gru-pos de família, às 22 horas coma pastoral familiar e às 23 horascom os jovens. Amanhã (18),Sexta-Feira Santa, marcada pelacrucificação de Jesus Cristo, dazero hora até as 08 horas acon-tecerá a renovação carismáticacatólica, às 08 horas apostola-do da oração, às 09 horas cele-bração do Colégio Cristo Rei,às 10 horas catequese, às 11

horas auxílio fraterno, às 12horas jovens, às 13 cursilho eàs 14 horas foco lares, todas asatividades realizadas em Ma-rechal Cândido Rondon.

MATRIZ SAGRADOCORAÇÃO DE JESUSNa Igreja Matriz Católica

Sagrado Coração de Jesus,hoje haverá missa às 19h30,com expectativa de participa-ção de aproximadamente 800a mil fiéis; amanhã será cele-brada missa às 15 horas, coma presença de cerca de 1,7 milpessoas; no sábado (19) a cele-bração especial será às 20 ho-ras, quando será instalado umtelão em frente à Matriz, sen-do aguardados em torno detrês mil fiéis, e no domingo(20) haverá celebração às08h30, para quando são espe-radas cerca de 800 pessoas.

COMUNIDADESEVANGÉLICAS

Na Igreja Evangélica AVerdade que Liberta será rea-

Culto foi celebrado na Comunidade Martin Luther ontem (16), pela manhã

e pela tarde, com a presença da comunidade escolar

lizado culto especial de Pás-coa às 19h30 de domingo. Jána Comunidade EvangélicaMartin Luther as celebraçõesacontecerão em três momen-tos: às 19h30 de hoje, com otradicional culto do lava pés,no qual haverá santa ceia;amanhã será celebrado cultoàs 19h30; e no domingo, às 06horas, será celebrado culto deressurreição com santa ceia.

Por sua vez, na Congrega-ção Evangélica Luterana Al-

vorada, a programação iniciaamanhã, com culto da Sexta-Feira Santa, às 09 horas, comsanta ceia, e culto em alemãoàs 16 horas. Para o sábadoestá programada apresentaçãoteatral relativa à Páscoa, cominício às 20 horas, enquantono domingo será celebradoculto de Páscoa, às 09 horas.

CULTOS ESPECIAISOntem (16), pela manhã e

à tarde, foram realizados cul-

tos especiais com a presençade alunos, funcionários e paisdo Colégio Evangélico Mar-tin Luther. Durante a sema-na, os alunos estudaram te-mas relacionados à Páscoa,trabalhando canções, ence-nações e pequenos textos,sendo a programação encer-rada com o Culto de Páscoa,o qual contou com a partici-pação da comunidade esco-lar e foi conduzido pelo pas-tor Vernei Hengen.

Divulgação

Page 14: 04 17 2014

O PRESENTE | 15QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Procura por título de eleitor é baixa em Marechal RondonOntem (16) Fórum Eleitoral funcionou em regime de plantão e a expectativa era de que

houvesse grande procura. No entanto, foram poucos os eleitores atendidos

A 20 DIAS DO FIM DO PRAZO

Em 07 de maio encerra o pra-zo para quem deseja fazer otítulo de eleitor, pedir a transfe-rência do domicílio eleitoral ousolicitar a transferência de localde votação visando votar naseleições de 05 de outubro. Em-bora faltem apenas 20 dias paraencerrar o período, a procurapor atendimento no Fórum Elei-toral de Marechal Cândido Ron-don é baixa.

Ontem (16), por exemplo, hou-ve atendimento em regime deplantão. A expectativa era de quehouvesse bastante procura. Noentanto, foram poucos os eleito-res que passaram pelo Fórum.“Não aparenta que esteja próxi-mo do final de prazo, porque omovimento não mudou. A procu-ra pelo atendimento não aumen-tou”, constata o chefe do Cartó-rio Eleitoral, Fábio Gealh, segun-do o qual, o local atende em mé-dia 20 pessoas por dia.

Para fazer o título de eleitorou solicitar outros serviços, o elei-tor deve estar munido com o do-cumento de identidade e compro-vante de residência. “O compro-vante de residência deve estar no

nome do eleitor, dos pais ou docônjuge. Além disso, se for solici-tar a transferência de domicílio, épreciso observar que o compro-vante deve ter sido emitido hámais de três meses”, menciona ochefe do Cartório Eleitoral.

O rondonense esclarece ain-da que os jovens com 15 anos,mas que até o dia das eleições - 05de outubro - já tenham completa-do 16 anos, também já podemfazer o título de eleitor.

Em um período atípico, já que encerra no dia 07 de maio o prazo

para fazer o título de eleitor para estar apto a votar em 05 de outubro, o

Fórum Eleitoral de Marechal Rondon tem atendido poucos eleitores

Fotos: Maria Cristina Kunzler

SEM ATENDIMENTOESPECIAL

De acordo com Fábio, o Fó-rum Eleitoral não terá atendi-mento especial nos fins de se-mana para atender os eleitoresaté o dia 07 de maio. Por outrolado, ele informa que devido aoferiado o Fórum Eleitoral per-manece fechado hoje (17) e re-torna ao atendimento normalsomente na terça-feira (22), das12 às 19 horas.

Chefe do Cartório

Eleitoral, Fábio

Gealh: “Não

aparenta que esteja

próximo do final de

prazo, porque

o movimento

não mudou”

Page 15: 04 17 2014

A haitiana NadegeJean, de 30 anos,moradora de Ma-

rechal Cândido Rondon, mor-reu em 30 de março no Hospi-tal Universitário (HU) de

Cascavel, em decorrência decomplicações após ter umareação alérgica a um medica-mento. O quadro dela era gra-víssimo, e uma falha pode tercontribuído para a piora.

Nadege era portadora de umasíndrome* que reduz a efici-ência do corpo em combateroutras doenças, estava grá-vida de sete meses e desen-volveu uma segunda síndro-

me, rara, pro-vocada peloúnico medi-camento quepoderia salvarsua vida.

O caso ge-rou polêmicadepois que oamásio da víti-ma, WilbertMoisé, procu-rou a impren-sa cascavelen-se para denun-ciar que a mu-lher teria mor-rido após rece-ber a medica-ção em Mare-chal Cândido

Rondon. Muitos anônimoscomeçaram a questionar nasredes sociais a eficiência doatendimento à saúde do mu-nicípio, sem saber a realida-de dos fatos. Para explicarcomo tudo aconteceu, a re-portagem do Jornal O Pre-sente entrevistou o diretordo Hospital Municipal Dr.Cruzatti, Wesley GiovaniStantowtz Pereira. Ele, queficou cinco dias responsávelpor Nadege, contou o cami-nho percorrido pela pacien-te e o erro que a trouxe devolta ao município, onde elapermaneceu até conseguiruma vaga no HU.

“Nadege veio grávida doHaiti. Ela também já era por-tadora de uma doença no sis-tema imunológico, que foidetectada pela Clínica daMulher e da Criança de Mare-chal Rondon quando ela fa-zia o pré-natal. O diagnóstico

foi feito tardiamente. Em 10de março ela começou o únicotratamento que poderia sal-var sua vida, porém teve umareação alérgica a esse medica-mento e teve complicações”,conta o médico. Nadege teveuma síndrome rara, conheci-da como Síndrome da Ste-vens Johnson (doença da peleprovocada por um fármaco),o que piorou ainda mais seuestado clínico.

Com as complicações, ahaitiana foi levada até o Con-sórcio Intermunicipal de Saú-de Costa Oeste do Paraná(Ciscopar). Ela foi atendidano Centro de Testagem eAconselhamento/Serviço deAssistência Especializada(CTA/SAE), mas o médicoresponsável, o infectologistaRoberto Ferreira Oizumi, so-licitou à equipe de urgência eemergência sua internaçãopara um hospital na região.

Nadege, então, foi trazidapara Marechal Cândido Ron-don, o que, na opinião domédico Wesley, nunca deve-ria ter acontecido. Ela deuentrada em 24 de março, comum quadro clínico complica-do e com a recomendação doDr. Roberto para que fosseinternada e recebesse dois me-dicamentos - anti-histamíni-co e corticóide endovenoso -que tratariam a reação alér-gica. Neste momento, a paci-ente já não conseguia sequertomar medicamentos via oral,tendo em vista as lesões naboca provocadas pela síndro-me, que causa bolhas pelocorpo e descolamento da pele,infecção nos olhos e outrossintomas.

“A Nadege nunca deve-ria ter sido trazida para Ma-rechal. O Hospital Munici-pal não tem suporte paraatender pacientes com o qua-dro dela. O município nãotem suporte para atender pa-cientes com o quadro dela.Essa moça teria que ter sidotransferida imediatamentepara o Hospital Universitá-rio de Cascavel”, entende omédico rondonense.

Para o diretor do Hospi-tal, trazer Nadege para o Dr.Cruzatti foi um erro. “Nin-guém queria se responsabi-lizar pela paciente. Ela che-gou na porta do nosso hos-pital e, é lógico, nós a aco-lhemos, mesmo sem ter osuporte necessário. Foi umadecisão humanitária”, lem-bra. “Fiz o tratamento pres-crito pelo infectologista, masela piorou. No segundo diadela aqui no hospital, inici-

Page 16: 04 17 2014

amos os pedidos para trans-feri-la. Eu havia diagnosti-cado a síndrome e inclusiveclassifiquei Nadege comovaga zero, ou código alfa(quando o paciente obriga-toriamente tem que sertransferido). Mas o médicoregulador do Samu (Serviçode Atendimento Móvel deUrgência), que faz as trans-ferências de um hospital paraoutro, negou minha classi-ficação de vaga zero”, conta.

“Por quatro dias, de 26 a29 de março, pedimos porvárias vezes na Central deVagas a transferência dela,mas os pedidos foram repeti-damente negados”, conta.“Pedimos ajuda até do Mi-nistério Público, que já sa-bia da gravidade de ela terque ficar em Rondon. O pro-motor Ricardo Barison Gar-cia pediu, inclusive, quaisseriam nossos procedimen-tos para transferir a pacien-te para um local de atendi-mento especializado”, expli-ca Wesley.

No sábado, Nadege foi fi-nalmente transferida, apósficar cinco dias no HospitalMunicipal de Rondon, quenão oferecia as condiçõespara o delicado caso. Mas asituação dela tinha se com-plicado ainda mais. “Ficamoscom ela até conseguirmosuma vaga, depois de muitainsistência e de intervençãoentre os diretores das Regio-nais de Saúde (Odacir Fio-rentin, da 20ª Regional emToledo, e Miroslau Bailak,da 10ª Regional em Casca-vel). Ela foi transferida parao HU para tratar da reaçãoalérgica. Depois os médicosdecidiram fazer a cesárea parasalvar a vida do bebê”, reve-

la o médico. Após o parto,Nadege teria falecido.

“O caso dela era muitocomplicado. A letalidade daSíndrome de Stevens Johnsonchega próximo de 100%. Paracomplicar, ela tinha outra sín-drome sem tratamento pré-vio e estava grávida”, refor-ça o médico Wesley Pereira.“Estão crucificando o mu-n ic íp io , que aco lheu amulher quando ninguéma queria”, desabafa o dire-tor do Dr. Cruzatti.

Com relação à alegação deque Nadege morreu porquetomou a medicação, o dire-tor do Dr. Cruzatti revelaque isso condiz com a verda-de. “Nesse caso o amásio delatem razão. Ela teve uma rea-ção alérgica ao medicamen-to, mas o tratamento era aúnica coisa que poderia sal-var sua vida. Não há comosaber se ele (medicamento)vai produzir reações adver-sas ou não”, pontua.

HUA equipe de O Presente

entrou em contato com a As-sessoria de Imprensa do Hos-pital Universitário para sabera data da entrada e do óbitode Nadege, mas, apesar desolicitar a informação, nãorecebeu retorno até o fecha-mento desta edição. Em prin-cípio, Nadege deu entrada noHU dia 29 e faleceu no dia 30,logo após o nascimento dofilho. A equipe procurou ohospital ainda para saber so-bre a saúde do bebê, mas igual-mente ficou sem resposta.

*Por impedimentos legais, oJornal O Presente não pode di-vulgar qual era a doença jáestabelecida da haitiana.

Page 17: 04 17 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,17 DE ABRIL DE 2014

CURSO SOBRE ETIQUETAEMPRESARIAL E MARKETING PESSOAL

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon(Acimacar) promove na próxima semana, quarta (23) e quinta-feira (24), das19 às 23 horas, o curso de “Etiqueta empresarial e marketing pessoal”,direcionado para executivos, gerentes, administradores, secretárias, vende-dores e funcionários que atendem ao público. O curso será ministrado porAna Maria Canton, diretora de Desenvolvimento do Sicoob Marechal eproprietária da Eco Dinâmica Treinamento Empresarial. Mais informaçõese inscrições na Acimacar ou pelo telefone (45) 3284-5704, com Simone. Ocurso tem o apoio do Sicoob e do Sebrae.

DOUTORADO NA UNIOESTE

Seguem abertas até o próximo dia 26 as inscriçõesao Programa de Pós-graduação em DesenvolvimentoRegional e Agronegócio, nível doutorado, da Univer-sidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), cam-pus de Toledo. O curso tem duração de três anos emeio. As inscrições podem ser realizadas na Secretariado Programa, que fica no prédio do Centro de CiênciasSociais Aplicadas e da Pós-Graduação em Desenvolvi-mento Regional e Agronegócio.

Autoridades e lideranças de Pato Bragado reunidas durante encontro realizado no município, recentemente

O Presente

Leoveraldo

Curtarelli de

Oliveira e a

esposa Liziane

Brizot. Ele foi

presidente da

Associação

Comercial e

Empresarial de

Santa Helena

(Acisa) na

gestão 2012/

2014 e ela é

secretária de

Finanças da

prefeitura

Page 18: 04 17 2014

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 SOCIAL

Ivanor/Studio Revel’art

Autoridades prestigiando o evento que sugeriu a “Paleta Suína Desossada e Recheada” como novo prato

típico de Nova Santa Rosa: o vereador Jairon Arndt e a esposa Regiane, o vice-prefeito e secretário de

Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Ademar Bloch, e a esposa Sigrid, o presidente da Câmara

de Vereadores, Lari Hitz, o vereador Jaime Thelen e o deputado Elio Rush

Divulgação

Dia 17: Adir Kruger

Dia 17: Andreia Engers

Dia 17: Ariston Limberger

Dia 17: Arnelio Schaeffer

Dia 17: Clair Skrosk

Dia 17: Guilherme Kuns

Dia 17: Gisele Binsfeld

Dia 17: Ivete Ivanir Freitag

Dia 17: Renato Nobre de Morais

Dia 17: Leila Binsfeld

Dia 17: Micheli Ames

Dia 17: Nilton Hachmann

Dia 17: Tânia Maria Monteiro

Dia 17: Vilma Hachmann

O AB Notícias Paraná iniciahoje (17) o Ano 18. Neste dia,completa 17 anos ininterruptos,atingindo todo o Estado a partir demais de 600 veículos de comunica-ção social, alcançando todas asregiões com seus 399 municípios.Prestigiar o municipalismo conti-nua sendo o mesmo propósito deseu lançamento, quando iniciou oserviço de dar guarida às reivindi-cações paranistas.

DEUTSCHES FESTEstão disponíveis os ingres-

sos para a 13ª Deutsches Fest deMissal, evento que vai aconte-cer de 25 a 27 de abril, no Centrode Eventos. Os ingressos ante-cipados estão sendo vendidos aR$ 20 no primeiro lote e R$ 25 nosegundo lote.

Na hora custarão R$ 30.

A candidataao título de

Miss Mercedes2014, MicheleKempner, 19

anos,residente nasede. Ela é

costureira etem o Ensino

Médiocompleto. O

concursoacontece no

dia 30

AB NOANO 18

Page 19: 04 17 2014

Em 2012, a rondonenseMaria Ramos da SilvaWalker comprou um sítio eos três açudes da proprieda-de se tornaram um “xodó”para a produtora rural, quetambém já atuou com hor-taliças. Reformou os tanquese colocou quatro mil peixes.Logo depois, recebeu pro-posta de um frigorífico, parafirmar parceria e trabalharem integração. O negócioparecia ser bom. Maria rece-beu incentivo e construiumais dois açudes e fez inves-timentos substanciais na pis-cicultura. Contudo, depoisde tanto investimento, a par-ceria não evoluiu. Segundoa rondonense, por parte daindústria não houve cum-primento dos acordos e, atu-almente, Maria Walker se vêcom os tanques cheios, compeixes que já passam das 600

gramas consideradas para oabate, prestes a amargar umalto prejuízo. Ela avalia quesó em ração, nesse lote, fo-ram cerca de R$ 65 mil, foraos investimentos em equi-pamentos, mão de obra etc.“E não sou a única (a terprejuízos). Tem muito pisci-cultor que se fiou em pala-vra de empresas e agora estácom menos produção ou atécom tanques vazios”, lamen-ta o produtora.

Maria defende a união dospiscicultores para formaçãode uma cooperativa e im-plantação de um frigorífico,para trabalhar nos moldesdo que já acontece na região,com a Cooperativa Agroin-dustrial de Piscicultura (Co-pisces), com sede em Tole-do. “Proposta para negociara produção a gente até rece-be, mas de empresas que

não conhecemos, de muitolonge, o que torna o negócioinseguro”, acrescenta a ron-donense, ao justificar suaopinião. Ela e muitos outrosprodutores estão de olhonessa proposta (de criaçãode cooperativa), que vemsendo fomentada na região,a partir de iniciativa dos pró-prios piscicultores.

Ontem (16), visitaram OPresente Ana Maria da Silva,Rodrigo Luiz Tonin e JosianeTonin - três dos cinco produ-tores/investidores que estãovisitando prefeituras da re-gião em busca de um me-lhor local e incentivo paraimplantação de um frigorífi-co de peixes para abate detilápias e outros peixes deágua doce. Mais que isso, aideia é ter anexo à indústriauma enlatadora de tilápia euma cozinha industrial paraprocessamento de peixescom destinação exclusiva àmerenda escolar.

DEMANDA

Conforme o projeto dosprodutores, o abate inicialdeve ser de cinco toneladas

de tilápia por dia, podendochegar a 20 toneladas/dia.Questionados se há produ-ção o bastante para abaste-cer o frigorífico, Tonin afir-ma que só entre os possíveissócios do frigorífico já existeuma produção de até setetoneladas/dia. Ana Maria,que é formanda em Enge-nharia de Pesca, expõe quelevantamento feito apontapara cerca de 120 produto-res potenciais fornecedoresque atualmente trabalhamcom a piscicultura como ati-vidade secundária devido àfalta de um frigorífico. De

acordo com o trio, só o mu-nicípio de Nova Santa Rosaproduz em torno de 400 miltoneladas/ano de tilápia. Elesestão de olho, ainda, no po-tencial do Lago de Itaipu,cujos piscicultores aguar-dam a liberação da culturade tilápia para tanques-re-des. “Também queremosatendê-los no abate de pa-cus”, expõe Josiane.

E para onde o peixe aba-tido vai? Esta resposta os pro-dutores também já têm. Elesinformam que fizeram le-vantamento junto a merca-dos nacionais e internacio-nais, abrindo possibilidadepara exportação à China defilé e enlatado. “Hoje a re-gião tem demanda latentepara produção de peixe e hámercado para a produção”,garantem.

COOPERATIVA

Os piscicultores da regiãojá tiveram experiências nega-tivas com frigoríficos de pei-xes. Muitos deles, como Ma-ria Ramos Walker, fizeram oinvestimento na atividade,incentivados por uma indús-tria, e depois foram “abando-nados” à sorte com o negócio.Segundo Ana Maria, Tonin e

Page 20: 04 17 2014

Em reunião com o secretário de Indús-tria, Comércio e Turismo de Marechal Cân-dido Rondon, Guido Herpich, ontem (16), ospiscicultores apresentaram à prefeitura aproposta e os dados de produção de peixesna região. Entre as possibilidades apresen-tadas ao grupo está a utilização do localonde há alguns anos estava instalado umfrigorífico de peixes no município.

Conforme Herpich, o Poder Público muni-cipal vê a proposta com “bons olhos”, poisseria o fechamento de um ciclo que inicia naprodução e se estenderia para a transforma-ção do produto. “Tivemos o prazer de recebera comitiva junto à secretaria, que nos apre-sentou o projeto para a instalação do frigorí-fico. O Poder Público municipal tem interes-se em oferecer algo para este empreendi-mento, pois assim conseguimos fechar ociclo produtivo de peixes em Marechal Ron-don. Hoje, uma das maiores dificuldadesencontradas pelo setor está na comerciali-zação do produto. E o frigorífico viria paraamenizar o problema. As instalações doantigo frigorífico é uma das possibilidades aserem analisadas”, destaca o secretário.

Após a reunião, a comitiva visitou asantigas instalações do frigorífico de peixese, conforme relatos, o espaço seria adequa-do e comportaria o projeto do frigorífico.Novos encontros deverão ser realizados paratratar sobre o assunto.

Josiane, atualmente há um panoramade mercado muito favorável à piscicultu-ra. “Temos um levantamento da cadeia,fatores de risco, mercado... tudo paraevitar contratempos”, destacam, menci-onando, ainda, que o Ministério da Pescae Aquicultura é hoje um grande fomen-tador da atividade no país.

Questionados sobre os recursos paraimplantação do frigorífico, os investi-dores citam que os produtores envolvi-dos hoje têm praticamente toda umainfraestrutura que já viabilizaria o ne-gócio, desde a produção de alevinos atéo transporte da produção. Além disso,a ideia é que os piscicultores atuem emcooperativa para abastecer o frigorífico.A cooperativa também atuaria com aassistência técnica e demais necessida-des à redução de custos da atividade epara manter o processo de produção.Ainda assim, estão sendo analisadosmeios de arregimentar recursos atravésde programas do Ministério da Pesca,além do BNDES.

Os produtores-empresários estão oti-mistas. Resta agora esperar que a pro-posta tenha eco junto ao Poder Públicoe piscicultores. “A implantação de umfrigorífico na região é que pode garantirque a piscicultura seja viável e ofereçamais uma fonte de renda no campo”,conclui Ana Maria.

Page 21: 04 17 2014
Page 22: 04 17 2014
Page 23: 04 17 2014

Angélica comemora resultados da Copa de PesaroGinasta melhorou sua posição internacional; treinos foram iniciados ontem (16)

GINÁSTICA RÍTMICA

24 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

A atleta de ginástica rítmi-ca (GR) Angélica Kvie-czynski, da equipe Sadia/Pre-feitura de Toledo/Sesi, melho-rou 14 pontos em relação àsua participação no ano pas-sado na Copa do Mundo dePesaro, na Itália, realizadaentre os dias 09 e 13 de abril.A ginasta, que viajou acom-panhada da técnica Anita Kle-mann, representando a Sele-ção Brasileira Individual, re-tornou ontem (16) aos trei-namentos em Toledo. Angé-lica ficou em 34º lugar noindividual geral, somando61.916 pontos, incluindo14.550 no aparelho arco,14.830 na bola, 16.400 na fitae 16.133 nas maças.

“Fiquei muito satisfeitacom os resultados. Estoumelhorando a cada competi-ção e isso é muito bom”, disseela, destacando os resultadosnos aparelhos de maças e fita,nos quais conquistou as duas

Angélica Kvieczynski, que integrou a Seleção Brasileira Individual, melhorou a sua

posição em relação ao ano passado, ficando em 34º lugar no individual geral

melhores pontuações do ano,em uma disputa com 50 atle-tas, entre elas as melhores domundo. A Copa do Mundode Pesaro foi a quarta compe-tição do ano, depois das par-ticipações na Copa de Thiais,na França, do CampeonatoSul-Americano, no Chile, eda Copa do Mundo de Lis-boa, em Portugal.

“No arco e na bola tivefalhas, tenho muito ainda amelhorar, mas vejo que estoucrescendo”, destacou a atleta,ressaltando a importância departicipar de disputas comoessas para ganhar experiênciae segurança necessárias a com-petições ainda mais importan-tes, como o campeonato mun-dial, que será realizado naTurquia, no mês de setembro.

“Ainda não estou no meuauge, estou melhorando emuito feliz com os resultadose com os elogios que recebi. Opúblico também gostou mui-

to das apresentações e aplau-diu bastante”, comentouAngélica, pedindo que a Con-federação Brasileira de Ginás-tica e o Comitê Olímpico Bra-sileiro busquem os patrocí-nios necessários para viabili-zar a sua participação emoutras competições interna-cionais ao longo do ano, an-tes do Mundial da Turquia.

“São em competições comoestas que podemos testar osnossos limites, ganhar maisexperiência, ver o que podeser melhorado para dar o seumelhor no Mundial”, acres-centou. O Mundial da Tur-quia deverá definir as 50 me-lhores atletas que irão partici-par do pré-olímpico em 2015,classificatório para as Olimpí-adas de 2016, no Brasil.

O projeto de GR de Toledoé uma parceira entre Sadia,prefeitura e Sesi, com o apoioda Itaipu Binacional e daUnimed Costa Oeste.

Eliane Torres

Judocas de Quatro Pontes faturam medalhas em torneioCom participação de cente-

nas de judocas de 12 academi-as, incluindo atletas que repre-sentam o município de QuatroPontes, a modalidade de judôda região Oeste esteve presenteno torneio regional realizadono último final de semana, emSanta Terezinha de Itaipu. Osalunos da Associação IrineuSchmidtke conquistaram umamedalha de ouro, cinco de pra-ta e uma de bronze.

A judoca Lilian Larsen Ki-

Praticantes de judô de Quatro Pontes que participaram do torneio regional

eling faturou o ouro, enquan-to Andreia Becker, Darlan Bar-cé, Eduardo Mathias, Livia Sch-midtke e Rafael Kuhn ficaramcom medalhas de prata; o bron-ze foi abocanhado por DaianeKrindges, enquanto o profes-sor Irineu Schmidtke ficou em5º lugar. A equipe recebeu otroféu de participação.

“Houve uma melhora sig-nificativa nas colocações atin-gidas pela equipe, sendo que odestaque desta vez ficou para a

aluna Lilian Larsen Kieling,medalha de ouro na categoria11 e 12 anos, ela que vinha deseguidos terceiros lugares nostorneios regionais. Nós esta-mos evoluindo, e esse é o ca-minho”, avalia Schmidtke.

“Agora os preparativos se-guem para o Campeonato Pa-ranaense sub-13, que aconte-cerá no dia 05 de julho, o qualvalerá vaga para o Campeo-nato Brasileiro de Judô. Tere-mos uma folga no calendário,pois desde o mês de março jáforam cinco competições: sub-18, sub-21, marrom e preta, eestímulo (em Ibiporã)”, infor-ma o professor.

Os atletas também compe-tiram na seletiva paranaenseao brasileiro da região 5. “Ago-ra é momento de respirar até opróximo evento, para na se-quência preparar ainda me-lhor os alunos que participa-rão de mais uma competiçãoem busca de melhores posi-ções”, destaca Schmidtke.

A equipe conta com apoioda Prefeitura de Quatro Pon-tes, por intermédio do De-partamento de Educação,Cultura e Esportes. Os trei-nos de judô são realizados àssegundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21 horas,no Museu Municipal.

Quatro partidas movimentamhoje o Regional de FutsalA bola rola a partir das

09h30 de hoje (17), no Giná-sio de Esportes Ney Braga,em Marechal Cândido Ron-don, nas disputas pela 3ª ro-dada do Campeonato Regio-nal de Futsal sub-17/Copa Ma-rechal 2014. O primeiro con-fronto do dia acontece às09h30, entre a equipe Copa-gril/Sempre Vida/MarechalCândido Rondon e o selecio-nado de Santa Helena, pelonaipe masculino; às 10h30 La-borde Tintas/Jaclani Espor-tes/AACC/Secretaria de Es-

portes de Marechal Rondontem confronto marcado comas atletas de Santa Helena.

Dois jogos fecham a ro-dada no Ginásio de Espor-tes Tancredo Neves, no mu-nicípio de Assis Chateau-briand. O primeiro dueloserá no naipe masculino,entre Assis Chateaubriande o time de Ouro Verde, às20 horas; na sequência, às21 horas, Assis Chateau-briand recebe a equipe deOuro Verde, desta vez nonaipe masculino.

Duas partidas foram realizadas terça-feira (15), válidas pela6ª rodada do 3º Campeonato Municipal de Bocha categoriafeminino, de Serranópolis do Iguaçu. A disputa na LinhaCruzeiro reuniu a equipe da casa, que levou a melhor e venceuEsquina Represo por 2 a 0. Já na Linha Bellon, o time anfitriãosaiu vitorioso ao aplicar 2 a 0 na equipe da Linha Boa Vista.

CAMPEONATO DE BOCHADE SERRANÓPOLIS

Divulgação

Page 24: 04 17 2014

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 ESPORTES

Cláudio Santos pode protagonizar última luta no MMATreinador de jiu-jitsu prepara alunos para o Paranaense e competirá no Mundial

ANÁLISE

Praticante da arte marcialde jiu-jitsu há mais de umadécada, modalidade em que étreinador em Marechal Cân-dido Rondon, Cláudio dosSantos analisa participar deuma terceira luta de MMA.Ele já atou em duas, sendovencido em ambas. A segun-da delas, por sinal, foi o prin-cipal confronto do 1º WestCombat, realizado em novem-bro no ano passado, no mu-nicípio rondonense, ocasiãoem que o lutador enfrentou oargentino Arif Lazart.

Se encarar a terceira luta,Claudio garante que será aúltima. “Estou analisandoesta possibilidade, mas será aterceira e última luta”, diz. Olutador está focado nos trei-namentos de seus alunos parao Campeonato Paranaense.“Minha preparação é voltadaao Paranaense de Jiu-Jitsu nomês de maio, evento que meusatletas participarão e que eutambém lutarei. Depois trei-

Professor e lutador de jiu-jitsu Cláudio dos Santos: “Dependendo

do meu desempenho no Mundial e das condições, posso começar

a treinar para o MMA de Marechal Rondon”

narei e participarei do Mun-dial Máster e Sênior de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro, entreos dias 31 de julho a 03 deagosto. Assim que retornar,dependendo do desempenhono Mundial e das condições,posso começar a treinar parao MMA de Marechal Ron-don”, afirma.

COMBATE

Claudio ressalta que suacontinuidade em mais umaetapa no MMA é ventiladapor seus amigos e bem pensa-da por ele mesmo. “Estou ana-lisando se continuo no MMAou se paro de competir, hajavista que as opiniões são divi-didas, inclusive na família, eprocuro respeitar essas opi-niões”, destaca.

Professor de jiu-jitsu hávários anos, o lutador infor-ma que vem se esforçando maisno lado profissional. “Na mi-nha primeira luta no MMA,participei para mostrar para a

juventude e aos adolescentesque é possível as pessoas doOeste do Paraná se formar eum dia serem profissionais doMMA. Pela idade em que eume encontro, não consegui-rei mais chegar a lutador pro-fissional, porém vou conver-sar bem com minha famíliapara conquistar o apoio delapara que eu possa lutar maisuma vez”, enfatiza.

Segundo ele, o filho oapoia na intenção de realizarmais uma luta, pois praticajiu-jitsu e sabe do potencialdo pai, mas a esposa do luta-dor se preocupa em que a lutaacarrete em uma lesão maisséria, por isso até o momentoprefere que ele não atue maisno octógono. “Quando par-ticipei da primeira luta, ima-ginei que ela seria a única, aípercebi que poderia fazer asegunda. Agora me sinto de-safiado a participar da tercei-ra e última, basta me prepararpara competir”, finaliza.

Campeões da bocha são premiadosem Entre Rios do Oeste do Oeste

Jogos Escolares iniciam quarta-feira em Guaíra Foram realizadas no últimosábado (12) as partidas finaisdo Campeonato de Bocha deEntre Rios do Oeste, promovidopela Secretaria Municipal de Es-portes e Lazer. Os confrontosaconteceram no Clube Atléticoe foram prestigiados pelo vice-prefeito Ari Maldaner, pelo se-cretário Russo e pelo vereadorEnio Luis Foliatti, participan-tes e comunidade em geral.

Quem garantiu o troféu decampeão foi a dupla LeopoldoOliveira e Orlando Klein; jáem 2º lugar ficaram RoquePoerch e Lauro Rohde; em 3ºNorberto Wegner e Luis Stein;e o 4º lugar ficou com os atle-tas Pedrinho Anderle e Ar-mindo Kamporst.

Os campeões Leopoldo Oliveira e Orlando Klein

acompanhados pelo vice-prefeito Ari Maldaner

De acordo com o secretárioJoão Amadeu Salla (Russo), oobjetivo, com a realização decampeonatos, é valorizar o es-porte e proporcionar diver-sas opções de lazer aos muní-cipes. “O município ofereceapoio e incentivo para a práti-ca de esportes nas mais diver-sas modalidades, para que oentrerriense tenha momentosde diversão e interação, e apósas disputas verificamos que ocampeonato foi um grande su-cesso”, afirma.

Para o vice-prefeito AriMaldaner, é importante quese promova o estímulo ao es-porte. “É justamente este o ob-jetivo que vem sendo alcança-do com êxito”, conclui.

Patrícia Porto

O município de Guaíra re-aliza entre quarta-feira (23) eo dia 28 de abril mais umaedição da fase municipal dosJogos Escolares do Paraná. Aabertura oficial será no mó-dulo esportivo, a partir das08 horas. Centenas de alu-nos-atletas da rede municipalde ensino se inscreveram emuma das modalidades dispo-níveis: futsal A e B nas cate-gorias feminino e masculinoe feminino A e B no voleibol.

Os times de voleibol e bas-

quetebol masculino já estãoclassificados para a etapa re-gional. Além de incentivar aprática esportiva, a competi-ção é uma oportunidade paradescobrir talentos. Os campe-ões de cada modalidade irãorepresentar Guaíra nas fasesseguintes dos Jogos Escola-res promovidas pelo Gover-no do Estado.

O primeiro dia de dispu-tas reunirá atletas da EscolaMaria Bolwer e Confracar-mo, na categoria B, às 09

horas; já às 10 horas jogamos alunos do Samuel Benckcontra os atletas do JardimZeballos, também na cate-goria B; o próximo confron-to será às 10h50 na categoriaA, entre Samuel Benck e Men-des Gonçalves; às 14 horasos atletas do Roosevelt due-lam com os estudantes doMendes Gonçalves na cate-goria B; e às 14h50, pela ca-tegoria A, os alunos do Con-fracarmo enfrentam os atle-tas do Roosevelt.

2ª Copa de Futsal Femininoé tema de reunião hoje

A Associação dos Amigose Atletas do Futsal Femininode Toledo (Afeto) realiza às 19horas de hoje (17) reuniãotécnica com todos os respon-sáveis pela 2ª Copa de FutsalFeminino, tendo por local oComplexo Esportivo EuzébioGarcia, na Vila Pioneiro.

A competição, que contacom a parceria da Secretaria

Municipal de Esportes e La-zer, começará no próximo dia26 e até o momento tem 11equipes confirmadas. “Na reu-nião vamos contabilizarquantas equipes irão dispu-tar as competições”, informoua técnica do futsal femininoem Toledo, Salete Dallagnol.

Os jogos serão realizadosaos sábados à tarde, no Com-

plexo Esportivo EuzébioGarcia. “Poderão participaratletas com idade acima de14 anos”, informou Salete,lembrando que haverá pre-miação para 1º, 2º e 3º lugare medalha para artilheira egoleira menos vazada. Aprevisão é que as finaisaconteçam na primeiraquinzena de junho.

Joni Lang/OP

Page 25: 04 17 2014

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 POLICIAL

PRF encontra 75 quilos de maconha abandonadosPolícia recebeu denúncia, foi checar a veracidade, mas suspeitos já haviam fugido do local

TRÁFICO

Duas ações da Polícia Ro-doviária Federal realizadasontem (16) terminaram coma apreensão de aproximada-mente 100 quilos de maco-nha, que foram encontradosem Foz do Iguaçu e SantaTerezinha de Itaipu. Em umadas ações, a droga foi aban-donada pelos criminosos àsmargens da BR-277. Duaspessoas foram presas.

A primeira apreensão foifeita pela equipe da (PRF) emSanta Terezinha de Itaipu,que apreendeu na manhã deontem, em frente ao postopolicial, aproximadamente 25quilos da droga, divididos em23 tabletes. O entorpecenteestava escondido em duas Droga foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal em Foz do Iguaçu

Divulgação/PRF

caixas de som, encontradasno compartimento de cargade um ônibus da linha Foz doIguaçu a Porto Alegre. Apósa descoberta da erva, os poli-ciais identificaram os doispassageiros responsáveis pelabagagem, um homem de 20anos e outro de 35, que, emvirtude do flagrante, recebe-ram voz de prisão. A ocor-rência foi encaminhada à Po-lícia Civil em Foz do Iguaçu.

A segunda apreensãoaconteceu de forma poucocomum. Por volta das 14 ho-ras, três pessoas foram até oposto Polícia Rodoviária Fe-deral da Aduana da Ponte daAmizade para relatar aos po-liciais que dois homens e uma

mulher queriam embarcarcom suas bolsas em um ôni-bus que estava estacionado àmargem da BR-277, em Fozdo Iguaçu. As testemunhasdisseram que o peso das ba-gagens chamou a atenção eem virtude disso resolveramprocurar ajuda policial. Ospoliciais, ao chegar ao local,vistoriaram as bolsas e en-contraram 104 tabletes demaconha, que, juntos, pesa-ram 75 quilos.

Os suspeitos, entretanto, jánão estavam mais no local. Aequipe realizou buscas, porémeles não foram encontrados.As testemunhas e a droga fo-ram encaminhadas para a Po-lícia Civil em Foz do Iguaçu.

Jovem morre ao bater peruacarregada com cigarrosUm jovem morreu por

volta das 19h30 de terça-feira (15) depois de bateruma Fiorino que estava car-regada com cigarros con-trabandeados do Paraguai.A Polícia Rodoviária Fede-ral e Corpo de Bombeirosde Marechal Cândido deRondon foram acionadospara atender ao acidente,registrado em uma curvana Vila de Novo Blume-nau, entre Nova Santa

Rosa e Maripá. Chegandoao local, os socorristasperceberam que o motorista,Marcelo Andrade de Moraes,de 22 anos, não havia resis-tido aos ferimentos.

De acordo com a polícia,ele teria perdido o controle ebateu em uma árvore. A Fio-rino com placas de Maringáseguia sentido ao trevo deMaripá. O veículo e a cargaforam encaminhados à Polí-cia Federal em Cascavel.

Corpo do rapaz de 22 anos ficou preso às ferragens

Exército se aproxima da PM de ToledoO comandante do 33º Ba-

talhão de Infantaria Motori-zada (33º BIMtz), sediado emCascavel, tenente-coronelEloy Woellner Júnior, visi-tou nesta semana o 19º Bata-lhão de Polícia Militar emToledo. Recepcionado pelocomandante da unidade, ma-jor Leonel José Beserra, Eloyquis conhecer as peculiarida-des do batalhão da PM. As-pectos operacionais, adminis-trativos e estruturais da uni-dade, como modalidades depoliciamento, operações de-senvolvidas, resultados obti-dos, instruções ministradasao efetivo, foram apresenta-das ao oficial. As visitas feitas

Divulgação/PM

Portal Palotina

Objetivos são conhecer as peculiaridades da polícia

e estimular a integração entre as forças

por militares do Exército Bra-sileiro visam ainda à integra-ção entre as forças, já que oExército vem ampliando suas

operações em auxilio às insti-tuições policiais no combate àcriminalidade, principalmen-te nas regiões de fronteira.

Casal de jovens morre em tragédia na PR-585A noite de terça-feira (15)

foi marcada por uma tragédiano interior de Toledo, quepoderia ter resultados aindamais agravados. Um acidentede trânsito por volta das22h30 resultou na morte deduas pessoas. Quando o trân-sito do local estava para sernormalizado, um segundoacidente deixou dois feridos,incluindo um repórter foto-gráfico e uma policial.

A primeira ocorrência foiregistrada na PR-585, próxi-mo à ponte sobre o Rio SãoFrancisco, na entrada para aLinha Tapui. Dois passagei-ros de uma moto Honda, deToledo, morreram durante

uma ultrapassagem. A motoera pilotada por EdersonLins de Souza, de 29 anos,que levava de carona a jo-vem Gleice Andrade Fonse-ca, de 19 anos.

A moto estaria seguindono sentido Toledo a São Pe-dro do Iguaçu e teria iniciadouma ultrapassagem a umacarreta próximo à ponte, mas,percebendo a aproximação docarro, o motociclista tentouretornar, porém, tocou nacarroceria da carreta. O casalsofreu a queda e foi de encon-tro ao automóvel.

Os policiais foram ao locale quando liberaram uma daspistas - sentido Toledo a São

Pedro do Iguaçu - quase acon-tece outra tragédia. O cami-nhão com placas de Sumaré,São Paulo, que vinha de SãoPedro do Iguaçu, perdeu ofreio e, desgovernado, atingiuseis veículos em sequência.

Um dos carros acabouatropelando o fotógrafo Sér-gio Bogoni, que foi socorri-do pelos Bombeiros com feri-mentos na perna. Uma poli-cial militar da Gotram tam-bém ficou ferida. Bombeirose outros policiais que esta-vam no local se jogaram parao acostamento para não se-rem atingidos. Os feridos fo-ram encaminhados para hos-pitais de Toledo.

Page 26: 04 17 2014

28 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

PRF amplia ações durante feriado prolongadoVAI PEGAR A ESTRADA? ATENÇÃO!

Cerca de 70 mil veículos devem circular pela BR-277, na região deSão Miguel do Iguaçu, de hoje (17) a segunda-feira (21)

Começou à zero hora de hoje(17) e vai até a meia-noite desegunda-feira (21) a OperaçãoSemana Santa/Tiradentes, daPolícia Rodoviária Federal(PRF). Por se tratar de um feri-ado prolongado, a previsão é deque em alguns locais e horárioso fluxo de veículos atinja picosaté quatro vezes maiores do queem dias normais. A PRF e aEcocataratas estimam que o flu-xo no período da operação, nopedágio de São Miguel do Igua-çu, chegue a 15 mil veículossomente no dia de hoje. Até ofim do feriado, cerca de 70 milveículos devem passar pelomunicípio, na BR-277.

Para divulgar as estratégiasda PRF para essa operação, acon-tece abertura no posto de SantaTerezinha de Itaipu, às 09 horas,direcionada para a imprensa. Oobjetivo da PRF é levar maissegurança aos usuários das ro-dovias federais a partir de umaintensa fiscalização de trânsitoe do combate à criminalidadeno Paraná. Para isso, são reali-zados comandos para coibir asinfrações que mais ocasionamacidentes, além de ações de edu-cação para o trânsito que visamalertar o motorista para adotarmedidas de segurança na dire-ção do seu veículo.

Também será priorizada afiscalização do uso do cinto desegurança e do uso correto dos

dispositivos de retenção paracrianças (bebê-conforto, cadei-rinha e assento de elevação).Outro ponto importante a sedestacar é a fiscalização demotocicletas, ciclomotores eseus condutores.

OBRAS

SUSPENSAS

A PRF enviou solicitações atodas as concessionárias paraque não sejam realizadas obrasdurante o feriado. Com exceçãodaquelas que possuem caráteremergencial, todos os pedidosforam atendidos. A medida temcomo objetivo garantir maissegurança e fluidez nas rodovi-as federais do Paraná.

De acordo com a polícia, de-vido ao cunho religioso do feri-ado, a movimentação deverá sermais intensa em direção ao in-terior paranaense e nas princi-pais rodovias que fazem liga-ção com o litoral do Estado e deSanta Catarina.

CHUVA OU NEBLINA

Caso o tempo esteja chuvo-so ou ocorra a formação de ne-blinas, é fundamental que omotorista redobre a atenção eadote um comportamento pre-ventivo na direção do seu veí-culo, aponta a PRF. “Nessascondições, é importante dirigircom a luz do farol baixo acesa,manter uma distância maior de

segurança em relação ao veícu-lo que segue à frente, evitar re-alizar ultrapassagens e dirigircom uma velocidade abaixo damáxima permitida para o lo-cal”, diz a mensagem enviada àimprensa.

E segue: “No caso de nãohaver condições de visibilida-de, é recomendável que o moto-rista procure um local seguropara estacionar o seu veículo,como hotéis, restaurantes, pos-tos de combustíveis, postos deserviço de atendimento aos usu-ários das concessionárias ouUnidades Operacionais da PRF.O veículo só deve parar no acos-tamento em casos de emergên-cia, com o pisca-alerta ligado”.

EXCESSO DE

VELOCIDADE

De modo a coibir a infraçãomais cometida pelos motoris-tas, a PRF utilizará os novosradares que registram a veloci-dade do veículo a mais de doisquilômetros de distância, alémde contar com policiais de ou-tras regionais, especializadosem operar esses equipamentos.

O motorista que ultrapas-sar o limite de velocidade emmais de 50% será notificadocom uma multa de R$ 574,62,além de estar sujeito à sus-pensão do direito de dirigir e àapreensão do documento dehabilitação.

A ultrapassagem mal-sucedida é responsável por grandeparte dos acidentes fatais atendidos pela PRF. Apesar de repre-sentar apenas 3% dos acidentes, a infração ocasiona 32% dasmortes nas rodovias federais. Neste sentido, a fiscalização seráintensa, sobretudo nos trechos de pista simples e em locais ondeé proibido realizar esta manobra. “Vale ressaltar que é umainfração gravíssima realizar a ultrapassagem, pela contramãode direção, em curvas, aclives e declives, sem visibilidadesuficiente, nas faixas de pedestres, em pontes, viadutos, túneis,nas filas de veículos e onde houver a marcação viária conhecidacomo faixa dupla”.

Outra infração recorrente é o trânsito de veículos peloacostamento, que acarreta uma infração gravíssima deR$ 574,62 e coloca em risco tanto o condutor do veículo, como asoutras pessoas que utilizam o local, como pedestres e ciclistas.

COMBATE À ALCOOLEMIAO combate à alcoolemia também foi intensificado, com

mais de 80 aparelhos em uso, presentes em todos os postos defiscalização. Os motoristas abordados serão convocados, aqualquer momento de sua viagem, a realizar o teste e serãoorientados sobre os riscos em misturar bebida e direção.Vale ressaltar que a infração para quem dirige embriagadoé de R$ 1.915,40, além de gerar a suspensão do direito dedirigir, a apreensão do documento de habilitação e possívelprisão do motorista.

POLICIAMENTO TÁTICOO Grupo de Policiamento Tático (GPT), divisão especializa-

da no combate ao crime, realiza o policiamento ostensivo aolongo de toda a operação na circunscrição da Delegacia PRF deFoz do Iguaçu, que compreende os municípios de Foz, SantaTerezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Mate-lândia, Céu Azul e Santa Tereza do Oeste. A atuação do GPT éfundamental no combate aos assaltos nas rodovias, ao tráficode drogas e contrabando de mercadorias. A criação do grupo,no fim de 2013, resultou em um aumento considerável deapreensões. De janeiro a março de 2013, foram apreendidos1.441 quilos de maconha e presos 24 traficantes. Já de 15 dejaneiro a 15 de abril de 2014, foram 8.474 quilos da mesma drogae 50 presos por tráfico.

RESTRIÇÃONos dias e horários de maior movimento, os veículos com

excesso de altura, largura ou comprimento não poderão circu-lar em trechos de pista simples. O cronograma começa hoje, das16 às 24 horas, amanhã, das 06 às 12 horas, e dia 21 (segunda-feira), 16 às 24 horas.

OUTRAS DICAS DA POLÍCIAO motorista que respeita as regras de trânsito contribui para a sua segurança,

de seus familiares e das demais pessoas que trafegam nas rodovias. Essas sãoregras importantes que o motorista deve seguir antes mesmo de ligar o seu veículo:

� Antes de iniciar a viagem, realize a revisão completa do seu carro. Éfundamental verificar o combustível e o óleo, alinhar a direção, balancear as rodas,verificar os freios e fazer o rodízio dos pneus, que garantem maior estabilidade aoveículo. Também é importante conferir a validade do extintor de incêndio, ascondições das paletas do para-brisa, triângulo de sinalização, macaco, chave deroda e estepe.

�Verifique se está em condições de dirigir o seu veículo, não consuma bebidas

alcoólicas antes de dirigir e procure descansar bem antes de pegar a estrada.� O uso do cinto de segurança é obrigatório, inclusive no banco traseiro.

Passageiros do banco traseiro que trafegam sem o cinto de segurança podem serlançados para fora do veículo em caso de acidente, ou ainda, podem esmagar osocupantes do banco da frente.

� O colo não é um local seguro para crianças que estão num veículo em movimento,pois podem ser arremessadas em caso de colisão. Elas devem estar em cadeirinhasadequadas para a idade. Crianças no banco da frente? Somente as maiores de dez anos.

� Não corra! Os limites de velocidade de cada via devem ser conhecidos erespeitados. O cuidado deve ser ainda maior em trechos urbanos, onde há grandeconcentração de pedestres.

Giuliano De Luca/OP

Polícia vai

intensificar ações

para combater

crimes e reduzir

riscos de acidentes

Ultrapassagem irregularno foco da operação

Page 27: 04 17 2014

O PRESENTE | 29QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Encontro de Motor-homes será aberto hoje em Santa HelenaProgramação segue até segunda-feira (21), com uma série de atividades junto ao Balneário Terra das Águas

10ª EDIÇÃO

Prefeitura rondonensefará teste seletivo

Conforme edital di-vulgado ontem (16), nodiário oficial do municí-pio, a Prefeitura de Ma-rechal Cândido Rondonrealizará novo teste se-letivo para estagiários,vagas e cadastros de re-serva, em nível médio esuperior. Vagas estãosendo oferecidas na áreade educação e outras, in-clusive para portadoresde necessidades especi-ais. A carga horária é de30 horas semanais.

Inscrições estarãodisponíveis a partir desegunda-feira (21) até odia 05 de maio, pelo sitewww.tes tese le t ivo .com.br. O valor da ins-crição será de R$ 20 para

Está programadapara as 20 horas de hoje(17), no Balneário Terradas Águas, em SantaHelena, a solenidade deabertura oficial do 10ºEncontro Internacionalde Motor-homes. Oevento acontece desde oúltimo dia 07 e segue atésegunda-feira (21), sen-do que até a tarde deontem (16) havia 282motor-homes estaciona-dos no balneário.

Na terça-feira (15)apresentações culturais,jantares e um show defogos fizeram parte daprogramação. Ontem asatividades iniciaram comapresentações de talen-tos estradeiros, seguidasde apresentação de dan-ças das crianças da Apae,do coral de Missal e boa-tinha com som mecâni-co e bar no salão social.

Além da abertura, aprogramação de hoje

contempla ainda distri-buição de chope, pão comsalsicha e linguiça, às20h30; a partir das 21horas haverá apresenta-ção verde e amarela e às22 horas baile com ban-da típica alemã. Amanhã(18) será servido almoço

Até ontem (16) havia 282 motor-homes no Balneário Terra das Águas

à base de peixes e acom-panhamentos.

No sábado (19), às20 horas, haverá cafécolonial preparado peloGrupo Oase e às 21 ho-ras acontecerão agrade-cimentos e homena-gens. Logo após haverá

o Ensino Médio e R$ 30para o Ensino Superior.

As provas acontece-rão no dia 17 de maio, noperíodo da tarde, em lo-cal a ser divulgado noedital de homologaçãodas inscrições. As pro-vas serão compostaspor questões objetivassobre Conhecimentosgerais, Matemática, Lín-gua Portuguesa, Geo-grafia e História.

O edital completo,com todas as informa-ções, está afixado no sa-guão da prefeitura e nodiário oficial eletrônico,edição nº 438, data dodia 16 de abril, que podeser acessado no sitewww.mcr.pr.gov.br.

baile com a banda Val-mir e Wanderlei, de To-ledo. Para o domingo(20) está marcado almo-ço com costela de boi eporco à pururuca, en-quanto o término daprogramação será na se-gunda-feira.

Divulgação

Page 28: 04 17 2014

30 | O PRESENTE - Edição 3820 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

Page 29: 04 17 2014

Edição 3820 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 EDITAIS

Page 30: 04 17 2014

A QUEMINTERESSAR POSSA

Eu, Renato Celestino Lenz Muller, comunico aquem interessar possa que estou propondo a compraem juízo, conforme os autos de execução de títuloextra judicial da Vara Cívil da comarca de MarechalCândido Rondon/PR, sob nº 217/2011, em que sãopartes: como exeqüente Cooperativa de Livre Admis-são Costa Oeste – Sicredi Costa Oeste, e executa-dos Diva Gosenheimer e outros. A compra desteimóvel que está avaliado em R$ 230.000,00 (duzen-tos e trinta mil reais), é proposta em 70 por cento dovalor acima descrito, como segunda praça (conformefolha 135 do referido auto).

Marechal Cândido Rondon/PR,em 16 de abril de 2014.

Renato Celestino Lenz MullerCPF: 012.794.540-75

Proponente

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP a Licença Prévia N°36878 para o empreendimen-to a seguir especificado:

Empresa: Vilson FulberAtividade: Núcleo de postura de ovos férteisEndereço: Parte nordeste do lote rural nº 25, linha

Encruzo Loveira, distrito de Bela Vista.Município: Guaíra, Paraná.Validade: 14/04/2016

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Almiro Schoninger torna público que recebeudo IAP Licença de Instalação para atividade desuinocultura, com validade até 05/12/2013, a serinstalada no lote rural nº 11/B, 18º perímetro, linhaCurvado, município de Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP a Licença Prévia N°36879 para o empreendimen-to a seguir especificado:

Empresa: César Luis SchererAtividade: Núcleo de postura de ovos férteisEndereço: Parte nordeste do lote rural n°25, linha

Encruzo Loveira, distrito de Bela Vista.Município: Guaíra, Paraná.Validade: 14/04/2016

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOAlmiro Schoninger torna público que requereu

ao IAP Licença de Operação para atividade de suino-cultura, instalado no lote rural nº 11/B, 18º perímetro,linha Curvado, município de Marechal Cândido Ron-don, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃORudi Bloch torna público que recebeu do IAP a

Renovação da Licença de Operação Nº 12625 paraatividade de suinocultura, terminação, com validadeaté 13/03/2018, instalada no lote rural nº 73.B, 48ºperímetro, Fazenda Britania, município de Nova San-ta Rosa, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

César Luis Scherer torna público que requereuao IAP a Licença de Instalação para a atividade denúcleo de postura de ovos férteis, a ser implantadana parte nordeste do lote rural n° 25, linha EncruzoLoveira, distrito de Bela Vista, município de Guaíra,Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOSelvino Leske torna público que recebeu do IAP

a Licença de Operação Nº 30640 para atividade desuinocultura, terminação, com validade até 17/02/2018, instalada no lote rural nº 1.193-A, gleba 02, Col."C" Serra Maracaju, Santa Rita do Oeste, municípiode Terra Roxa, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Vilson Fulber torna público que requereu ao IAPa Licença de Instalação para a atividade de núcleo depostura de ovos férteis, a ser implantada na partenordeste do lote rural n° 25, linha Encruzo Loveira,distrito de Bela Vista, município de Guaíra, Paraná.

32 | O PRESENTE - Edição 3820 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

Page 31: 04 17 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo, emconstrução, no Cond. Dom JoãoVI, MCR, valor a combinar, c/24 parcelas pagas, preço deocasião. Tr. (45) 9133-7453com Diógenes.

CASA, vendo, 100m², alve-naria, esquina, c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand., bwc,garagem, terreno 400m², próx.ao Sesc, MCR, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha, la-vand., bwc, garagem, terreno334m², Cond. Guarujá, BairroFranckfurt, MCR, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 105m², se-minova, c/ laje, 2 quartos, su-íte, sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem coberta c/churrasq., jd. de inverno, ter-reno 195m², Lot . RodaD'Água, MCR, R$ 195.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 106m², al-venaria, esquina, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, 2 garagens,acabamento de 1ª, R. Améri-co Vespucio, nº 6362, Lot.Laureth, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 118m², alve-naria, c/ 2 quartos, suíte, 2salas, cozinha, área de ser-viço, garagem p/ 1 carro,churrasq., 2 bwc, terreno600m², no centro, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 126m², c/ 2quartos, sala, cozinha, 2 bwc,área de serviço, garagem, emNovo Horizonte, R$ 125.000,00,aceito veículo ou terreno no ne-gócio. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 55m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, área de serviços, bwc,pintura nova, Lot. São Francis-co, MCR, R$ 115.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m² + la-vand., c/ forro pvc, 2 quartos,portão elet., reformada, próx.ao clube Aliança, MCR, R$130.000,00. Tr. (45) 9912-7994com Edson.

CASA, vendo, 99m², alvena-ria, c/ 3 quartos, 2 salas, gara-gem, lavand., murada, terreno20x40, Jd. Marechal, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 9961-0071ou 9931-3089.

CASA, vendo, alvenaria, p/lazer, no clube Os Arais, emPato Bragado, R$ 90.000,00. Tr.(45) 9932-7922 com Imobiliáriodo Serginho, Creci J5195.

CASA , vendo, aprox.200m², alvenaria, c/ 3 quar-tos, 2 salas, cozinha, 2 bwc,lavand., despensa, garagemp/ 2 carros, churrasq., 2 va-randas, semi mobiliada, aca-bamento em gesso, terreno400m², R. 7 de Setembro, Jd.Alvorada, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, de madeira,p/ retirar do local, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9978-4932 ou 3254-0789.

CASA, vendo, de madeira,terreno 800m², 20x40, no cen-tro, em Novo Três Passos, R$68.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, nova, esqui-na, c/ laje, 2 quartos, suíte,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem, acabamento em ges-so, Lot. Andorinha, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 9966-2061ou 8817-7575.

CASA, vendo, próx. ao su-permercado Itaipú, em PatoBragado, R$ 65.000,00 de en-trada + parcelas de R$ 500,00,aceito material de construção.Tr. (45) 9932-7922 com Imobili-ário do Serginho, Creci J5195.

CHÁCARA, vendo, 1000m²,20x50, em frente ao lago muni-cipal de Pato Bragado, R$50.000,00. Tr. (45) 9932-7922com Imobiliário do Serginho,Creci J5195.

CHÁCARA, vendo, 2 alq., c/casa de 170m², estrebaria,barracão, Linha Heindrich,MCR, valor a combinar. Tr. (45)3254-2664.

CHÁCARA , vendo, 2,5alq. , sem benfei tor ias, c/água corrente, em MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo,36.000m², c/ benfeitorias, 8kmde MCR, R$ 150.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 370 hec-tares, 291 c/ plantação, 79 emreserva, c/ 3 casas em alve-naria, barracão 300m², poçoartesiano, 18km de Naviraí,MS, valor e prazo a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SALA COMERCIAL, vendo,40,50m², R. 7 de Setembro, aolado do 24 Horas, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9914-3600.

SOBRADO, vendo ou troco,c/ 2 quartos, suíte, tudo emgesso, móveis planejados,água quente, ar cond., área defestas, Lot. Muller, próx. ao clu-be Aliança, MCR, valor a com-binar, aceito casas de menorvalor, pode ser financiado. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

SOBRADO, vendo, c/ laje, 2quartos, suíte, sala de estar,sala de jantar, cozinha, jd. deinverno, área de serviços, 2bwc, garagem coberta, Lot.Freitag, MCR, R$ 395.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 10,5 alq., 9,5mecanizados, c/ benfeitorias,em MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com RaimundoVan Den Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 2 alq., plan-ta 1,15, sem benfeitorias, c/3.000 pés de eucaliptos, LinhaVorá, Margarida, R$135.000,00. Tr. (45) 3282-1095ou 9848-6028 com Mario.

TERRA, vendo, 5,7 alq.,planta 3, restante pastagem,c/ benfe i tor ias , R$285.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 6 alq., me-canizados, em Rio do Sul, Mer-cedes, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com RaimundoVan Den Bonn, Creci F11955J.

TERRENO, vendo, 12,75x28,todo murado, 700m da rotató-ria da bandeira, em MCR, R$120.000,00 aceito troca. Tr. (45)9954-4696 ou 8422-6025.

Temperatura: 28º/18º Temperatura: 27º/16º Temperatura: 27º/17º Temperatura: 28º/17º Temperatura: 26º/17ºTemperatura: 27º/17º

TERRENO, vendo, 12x28,todo murado, Lot. Marco Polo,MCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo,16,50x25, de esquina, frentep/ o sol da manhã, Lot. PortoAlegre, MCR, 100m da Av. RioGrande do Sul, próx. a futurainstalação do Sicredi, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 308m²,14x22, Lot. São Francisco,MCR, R$ 65.000,00 à vista ouR$ 35.000,00 de entrada + 36parcelas de R$ 926,00. Tr. (45)9133-7779 ou 9991-4154.

TERRENO, vendo, 360m²,16x22,5, de esquina, R$65.000,00 à vista ou R$10.000,00 de entrada + 59 par-celas de R$ 1.083,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO , vendo,367,50m², 15x24,5, esquina,lote 01, quadra 01, R. AlbinoMuller, Lot. Porto Belo, próx.ao novo mercado da Copagril,MCR, R$ 140.000,00, entrada+ parcelamento próprio. Tr.(45) 9135-3481 (tim) ou 3284-2591 com Elsio.

Page 32: 04 17 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014

TERRENO, vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dos Pás-saros, próx. a área industrial,MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 465,43m²,de esquina, Lot. Flórida, MCR,R$ 105.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, Lot. Trentini, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 636m²,12x53, Lot. Avenidas, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9961-4446 com Rogério.

TERRENO, vendo, 672m²,c/ casa 100m² nos fundos,ideal p/ guardar maquinariosou ônibus, 30m da Av. RioGrande do Sul, Vila Gaúcha,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9149-0307 (tim).

TERRENOS, vendo, 2, c/448,50m² cada, 13x34,50, R.Ingrun Seyboth, Lot. ParqueEcológico, MCR, R$135.000,00 cada. Tr. (45)3284-1556 com Jairo.

TERRENOS, vendo, bem lo-calizados, em MCR, valor a par-tir de R$ 45.000,00, R$5.000,00 de entrada e restan-te entre 40 a 60 meses. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, senti-do Anel Viario, 500m da Reali-ze Mat. Construção, MCR, va-lor a combinar, parcelamentopróprio. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Bei-ja Flor, em frente ao Lot. AnaPaula, MCR, valor a combinar,em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Re-canto Feliz, próx. ao mercadoWeimann, MCR, valor a combi-nar, em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS , vendo, Lot.Wutzke, em NSR, saída p/ Pla-nalto, valor a combinar, peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS , vendo, noprolongamento da Av. RioGrande do Sul , próx. aomercado Copagril 2, a partirde R$ 95.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS , vendo, R$45.000,00 à vista ou R$5.000,00 de entrada e restan-te em até 60 pgtos. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO , alugo,120m², c/ 3 quartos, R. Cearáesq. c/ R. 7 de Setembro, nº735, MCR, valor: 1 salário. Tr.(45) 3254-5454 ou 9801-2367com Grando.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, sala, cozinha, lavand.,bwc, churrasq., garagem co-berta, parabólica coletiva, por-tão elet., R. Concordia, nº 1149,Jd. Universitário, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9978-5714.

APARTAMENTO , a lugo,novo, c/ 2 quartos, garagem,portão elet . , p/ máximo 3pessoas, no Cond. Hab.Nova Era, Jd. Coopagro, To-ledo, R$ 550,00 + taxas. Tr.(45) 9971-1240.

APARTAMETO, alugo, c/ 1quarto, sala, cozinha, sacada,centro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9801-2376 com Lena.

BARRACÃO, alugo, 175m²,c/ escritório, na BR 163, próx.ao portal, em MCR, saída p/Quatro Pontes, R$ 1.000,00. Tr.(45) 9969-9424.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,terreno de esquina, murado, c/cerca, portão, Lot. São Mar-cos, MCR, R$ 450,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA , a lugo, Lot . ArcoÍr is , MCR, R$ 500,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9977-5 5 1 5 , C r e c i J - 0 4 7 4 3 ,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, nova, gemi-nada, c/ 1 quarto, garagem,semi mobiliada, R. Olindo Art-mann, nº 28, Jd. Modelo, MCR,R$ 530,00. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

REPÚBLICA, c/ vaga p/ 2pessoas, Av. Maripá, nº 1111,apto 12, centro, próx. ao Mar-tin Luther, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9833-2810 (tim) ou9137-3101 (vivo) com Lari.

SALA COMERCIAL, alugo,2, R. Pernambuco, 30m da Uni-oeste, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9969-8051.

SALA COMERCIAL, alugo,65m², R. São Paulo, centro,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

SALA COMERCIAL , alu-go, R. Independência, nº977, centro, MCR, R$ 530,00+ taxas. Tr. (45) 9936-2984com Manoel.

TERRENO, alugo, 672m²,c/ casa 100m² nos fundos,ideal p/ guardar maquinari-os ou ônibus, 30m da Av. RioGrande do Sul, Vila Gaúcha,MCR, R$ 750,00. Tr. (45)9149-0307 (tim).

ASTRA ADVANTAGE, ven-do, ano 2010, preto, automáti-co, banco de couro, 4 pneusnovos, 76.000km, valor a com-binar. Tr. (45) 9995-1222.

BMW, vendo, ano 94, com-pleto, bancos de couro, cd, R$19.700,00. Tr. (45) 3254-9143ou 9961-2670.

BORA CONFORT LINE, ven-do, ano 2001, prata, 4 pneusnovos, chave reserva, bancoem couro, valor a combinar,aceito moto de menor valor. Tr.(45) 9991-4477.

CAMINHÃO , vendo, ano74, Mercedes Benz 1113, 8pneus seminovos, caixa dife-rencial e motor bons, carro-ceria, ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 3270-1216(após 18hs) com Danilo.

CELTA LIFE, vendo, ano2005/05, branco, 4 portas, c/ar, valor a combinar. Tr. (45)9995-1222.

CIVIC EX, vendo, ano 2000,completo, bancos em couro,cd, R$ 17.900,00. Tr. (45) 3254-9143 ou 9961-2670.

CIVIC EXS , vendo, ano2008/08, câmbio borboleta,top de linha, R$ 40.000,00,sem troca. Tr. (45) 9972-6848com Helio.

CIVIC LXL , vendo, ano2012/12, cinza, completo, ar di-gital, câmera de ré, câmbio au-tomático, banco de couro, úni-co dono, R$ 64.000,00. Tr. (45)9984-9330.

CORSA 1.6 , vendo, ano2005, completo, gasolina, R$18.500,00. Tr. (45) 9974-6818com Valdir.

CORSA HATCH 1.0, vendoou troco, ano 2008, vermelho,flex, completo, R$ 21.000,00,aceito Biz. Tr. (45) 3279-1551ou 9118-5586.

CORSA JOY 1.0, vendo, ano2003/03, branco, 4 pneus no-vos, c/ ar, única dona, valor acombinar. Tr. (45) 9995-1222.

COURIER 1.6, vendo, ano2004, completa, motor novo, R$17.000,00. Tr. (45) 9904-5031com Tiarles.

ESCORT 1.6, vendo, álcool,rodas liga leve, teto solar, óti-mo estado, valor a combinar,aceito moto, parcelo pgto. Tr.(45) 9942-2738.

F-1000 , vendo, ano 92,prata, cabine simples, mwmturbinada, pneus bons, doc.2014 pago, revisada, valora combinar. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

F-1000 , vendo, ano 94,mwm, turbo, c/ ar, valor acombinar. Tr. (45) 9993-1855com Ruben.

FIESTA , vendo , ano2012, vermelho, completo,airbag, abs, particular, va-l o r a comb ina r. Tr. ( 45 )9940-1137 com Ricardo.

FOCUS HATCH 1.8, vendo,ano 2001, completo, manual,chave reserva, doc. 2014 pa-gos, 2º dono, todo revisado,R$ 14.500,00. Tr. (45) 9934-2401 ou 3254-5723 com José.

FUSCA, vendo, ano 68, ori-ginal, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

FUSION, vendo, ano 2007/08, prata, valor a combinar. Tr.(45) 9911-9596.

GOL G5 1.6, vendo, ano2010, preto, flex, completo, va-lor a combinar. Tr. (45) 9982-7554 ou 9973-0619.

GOL QUADRADO 1.6, ven-do, ano 85, 4 marchas, R$4.900,00, aceito troca de mai-or valor. Tr. (45) 9941-3550.

KA, vendo, ano 2012/13,preto, c/ ar-cond., R$23.000,00. Tr. (45) 9916-1010.

KADETT 2.0, vendo, ano 92,verde, álcool, ótimo estado deconservação, R$ 5.900,00. Tr.(45) 9989-1505.

KOMBI, vendo, ano 75, 6portas, original, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-2074 ou9134-0593 com Jeverson.

MEGANE SEDAN DYNAMI-QUE 1.6, vendo ou troco, ano2008/09, preto, completo, va-lor a combinar. Tr. (45) 9911-1036 com Jean.

MERIVA JOY 1.4, vendo,ano 2011, prata, flex, comple-to, c/ abs, air bag, valor a com-binar. Tr. (45) 9982-7554 ou9973-0619.

OMEGA CD 4.1 , vendo,ano 96, verde escuro, paineldigital, 4 pneus novos, 2ºdono, ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 9901-7070com Claudinei.

PALIO FIRE ELX 1.4, vendo,ano 2008, flex, completo, com-putador de bordo, roda ligaleve, pneus novos, top de li-nha, valor a combinar. Tr. (45)9996-0540 com Geliart.

PARATI G3 1.6, vendo, ano2003, prata, completa, pneusnovos, R$ 18.500,00. Tr. (45)9993-1855 com Ruben.

PEUGEOT 308 ALLURE 2.0,vendo ou troco, automático,teto solar, 35.000km, únicodono, R$ 52.800,00, troco porcarro menor valor. Tr. (45)8809-6769 com Lucas.

RANGER XL, vendo, ano2012, branca, completa, valora combinar. Tr. (45) 9982-7554ou 9973-0619.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, comple-ta, bom estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9848-6028 ou3282-1095 com Mário.

SAVEIRO CL 1.6, vendo, ano93, branco, 4 pneus novos, óti-mo estado, R$ 12.000,00. Tr.(44) 9929-1644.

SAVEIRO G3 1.6, vendo, ano2000, vermelha, c/ ar-cond., R$16.990,00. Tr. (45) 9954-4696ou 8422-6025.

STILO 1.8, vendo, ano 2003,prata, completo, 8v, rodas aro17, doc. 2014 pago, ótimo es-tado, R$ 21.000,00. Tr. (45)9909-8313.

STRADA TREKKING 1.4,vendo, ano 2010, flex, comple-ta, cabine estendida, R$26.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

TL VARIANT, vendo, ano 75,motor 1600, original, valor acombinar. Tr. (45) 3254-2074ou 9134-0593 com Jeverson.

UNO FIRE ECONOMY 1.0,vendo, ano 2009, revisado, óti-mo estado, R$ 16.000,00. Tr.(45) 9993-1855 com Ruben.

UNO FIRE, vendo, ano 2006,branco, flex, 2 portas, c/ lim-pador, desembaçador, ar quen-te, manual, chave reserva, 2ºdono, R$ 12.500,00. Tr. (45)9954-4696 ou 8422-6025

UNO MILLE FIRE, vendo,ano 2008, branco, flex, bá-sico, pneus novos, ótimo es-tado, R$ 13.900,00. Tr. (45)9909-8313.

UNO, vendo, ano 2000/01, 2portas, R$ 8.000,00. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

VARIANT, vendo, ano 72,original, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2002, automático, completo,baixa km, air bag, rodas 17",valor a combinar. Tr. (45) 3282-1740 ou 9902-9334.

VECTRA CD, vendo, ano94/94, bege, impecável, R$8.500,00, abaixo da tabelafipe. Tr. (45) 9961-5007 (tim)com Marcos.

VECTRA ELEGANCE, ven-do, ano 2008/08, prata, auto-mático, banco de couro,66.000km, valor a combinar. Tr.(45) 9995-1222.

VECTRA EXPRESSION,vendo, ano 2009, prata, com-pleto, valor a combinar. Tr. (45)9134-0593 com Jeverson.

VECTRA EXPRESSION,vendo, ano 2011, prata, com-pleto, valor a combinar. Tr. (45)9973-0619 ou 9982-7554.

VECTRA GLS 2.0, vendo,ano 97, verde, pneus novos,revisado, impecável, R$15.000,00. Tr. (45) 9989-1505.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, completo, ardigital, R$ 18.990,00. Tr. (45)9954-4696 ou 8422-6025.

BIZ 100, vendo, ano 2003,c/ partida, impecável, R$3.000,00. Tr. (45) 9904-5031com Tiarles.

BIZ 125 KS, vendo, ano 2007,preta, sem partida, doc. 2014pago, c/ trava, corta corrente,R$ 3.800,00. Tr. (45) 9991-4477.

CB 500, vendo ou troco, ano2000, preta, escape esportivoe original, ótimo estado de con-servação, R$ 14.500,00. Tr.(45) 9982-1292 com Marcio.

CB 500, vendo, ano 2002,azul, pneus novos, imposto qui-tado, 33.000km originais, ótimoestado, R$ 13.500,00. Tr. (45)8402-7845 com Denilson.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2011, prata, flex, 10.200km, R$5.100,00, aceito troca. Tr. (45)9941-3550.

Page 33: 04 17 2014

O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 17/04/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 18/04/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

CG 150 KS , vendo, ano2005, vermelha, R$ 3.000,00.Tr. (45) 9941-3550.

CG 150, vendo, ano 2008,c/ partida elét., R$ 4.300,00.Tr. (45) 9944-1983 ou 3284-1185 com Rui.

CG TITAN 150 ES, vendo,ano 2007/08, pre ta , R$4.300,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

CRYPTON ED, vendo, ano2010, preta, ótimo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

DREAM , vendo, ano 96,valor a combinar. Tr. (45)3284-2263.

NX4 FALCON, vendo, ano2004/04, preta, bem conserva-da, R$ 8.500,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

SHADOW 600, vendo, ano2000, preta, R$ 15.900,00, acei-to troca. Tr. (45) 9941-3550.

XR 200 R, vendo, ano 2001,preta, toda revisada, impecá-vel, valor a combinar. Tr. (45)9996-0540 com Geliart.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05, prata, bom estado, R$3.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano2005/05, prata, toda revisada,R$ 3.200,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR FACTOR 125 E, vendo,ano 2008/09, prata, R$3.200,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2008/09, prata, bem con-servada, R$ 3.500,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2010/11, vermelha, revisa-da, R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

ANTENAS, instalações, ma-nutenção e atualização, p/ apa-relhos az-box, az-américa,probox, superbox, etc, atendoMCR e região, interessados. Tr.(45) 9934-4624 com Gilson.

APARELHO DE SOM, ven-do, Aiwa, valor a combinar. Tr.(45) 9944-4415 ou 8800-0718.

BANDONEON , vendo outroco, usado, valor a combi-nar, troco por acordeon Itali-ana ou Todeschini, em bomestado, Tr. (45) 8826-6263(tim) com Gilvane.

BARCO, vendo, 6m, bordaalta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

BARRACÃO, vendo, pré-moldado, instalado, valor acombinar. Tr. (45) 9954-4696ou 8422-6025.

BORRACHARIA, vendo, c/clientela formada, ótima locali-zação, em MCR, valor a combi-nar, preço de ocasião. Tr. (45)3254-8670 ou 9942-9445 comAdriano ou Marcia.

CACHORRO, vendo, GoldenRetriever, c/ pedigree CBKC, mi-crochipado, c/ 60 dias, 1ª vaci-na importada, valor a combinar.Tr. (45) 9935-1610 com Lincon.

CÂMARA FRIA, vendo, p/congelados ou resfriados,7,80x3,00, c/ módulos, usada,R$ 5.000,00, aceito moto. Tr.(45) 9134-6360.

CAPOTA MARÍTIMA, ven-do, p/ Hilux, em fibra, preto, c/santo antonio, valor a combi-nar. Tr. (45) 9977-1304.

CARRETINHA, compro, p/barco a motor, valor a combi-nar. Tr. (45) 9976-0430 comNeuza ou Sergio.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO , vendo, p/ imóvel,crédito R$ 58.500,00, entra-da R$ 11.100,00, assume 63parcelas de R$ 1.100,03. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO , vendo, p/ imóvel,crédito R$ 83.900,00, entra-da R$ 10.700,00, assume 77parcelas de R$ 1.451,49. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, p/ imóvel, crédito R$117.667,00, assume 100 par-celas de R$ 1.729,70. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847 naCredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, créditoR$ 450.000,00, prazo 198 me-ses, a partir da 5ª parcela R$3.797,80. Tr. (45) 9842-5000 ou3254-5000 com Tânia.

ESPINGARDA, vendo outroco, Monte Negro, 4.5,nova, c/ nota fiscal, valor acombinar. Tr. (45) 9922-4484com Ricardo.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas e calhas, inte-ressados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Yorkshi-re, c/ 50 dias, macho, valor acombinar. Tr. (45) 9911-2312com Eliete.

FILHOTES, vendo, Husky Si-beriano c/ Akita, olhos azuis,valor a combinar. Tr. (45) 9920-4650 com Anderson.

FILHOTES, vendo, PastorAlemão, c/ 45 dias, desma-mados, R$ 200,00. Tr. (45)9928-4164 ou 9981-1122com Thatiane.

FILHOTES, vendo, PoodleMicro Toy, fêmeas, c/ 2 meses,valor a combinar. Tr. (45) 9950-5433 com Sirlei.

FLORICULTURA , vendo,anexo ao Posto San Marino,valor a combinar, aceito motoou carro. Tr. (45) 9822-0341.

FORNO, vendo, elétrico, Fis-cher, seminovo, R$ 145,00. Tr.(45) 9944-4415 ou 8800-0718.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr. (45)9945-6693 com Marcio.

LOJA DE CALÇADOS, ven-do, 7 anos no mercado, no cen-tro, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9969-6919.

LOJA DE PRODUTOS NATU-RAIS, vendo, c/ clientela for-mada, no centro, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9928-3865.

MÁQUINA PERFURATRIZ,vendo, equipada, c/ motormwm, D229, bloca de 25,30 e40cm de diâmetro, 6m de com-primento, fura até 12m profun-didade, valor a combinar. Tr.(45) 9902-9334.

MÁQUINAS, vendo, p/ me-talúrgica, completa, c/ poucouso, valor a combinar. Tr. (45)9992-5354 com Adelmo.

MERCEARIA, vendo, c/ máqui-na de assar carne, clientela for-mada, ponto c/ mais de 20 anos,c/ loja de confecções em anexo,venda por motivo de mudança,valor a combinar, parte pode serparcelada. Tr. (45) 9910-7190.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE INSTALAÇÃOBucholz & Cia Ltda torna público que requereu

ao IAP Renovação da Licença de Instalação para aatividade de fabricação de máquinas e aparelhos derefrigeração e ventilação industrial, a ser implantadono lote urbano n° 01, quadra n° 02, Parque IndustrialII, município de Nova Santa Rosa, estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃO DE

REGULARIZAÇÃOA empresa abaixo torna público que requereu ao

IAP Licença Prévia N° 31760 para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Bucholz & Cia LtdaAtividade: Fabricação de máquinas e aparelhos

de refrigeração e ventilação industrialEndereço: Rua Campinas, nº 746, centroMunicípio: Nova Santa Rosa, Paraná.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de soldador, salário R$1.000,00, interessados. Tr.(45) 9904-5335 (tim) ou 9103-7852 (vivo).

OFERTA DE TRABALHO p/eletrotécnico, salário R$1.200,00, interessados. Tr.(45) 9904-5335 (tim) ou 9103-7852 (vivo).

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico de refrigeração, sa-lário R$ 1.200,00, interessa-dos. Tr. (45) 9904-5335 (tim)ou 9103-7852 (vivo).

OFERTA DE TRABALHO p/motoboy, interessados. Tr. (45)8405-1369 com Luiz.

PADARIA, vendo, completa,c/ 1 ano, bom estado de con-servação, valor a combinar. Tr.(45) 8825-0992 ou 3256-1849.

REBOQUE, vendo, p/ barco,marca São Paulo, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140.

TELEVIGO CONTRATAvendedor externo, salário +comissão, plano de saúde evale alimentação, interessa-dos enviar currículo p/:[email protected] Tr. (45)3254-1013.

TELEVISOR, vendo, SempToshiba, 20", R$ 125,00. Tr.(45) 9944-4415 ou 8800-0718.

VENDO, compressor e es-cadas, Schulz, usados, valora combinar. Tr. (45) 9912-4977com Fabio.

CARNEIROS, vendo ou tro-co, 2, reprodutores, Staines,valor a combinar. Tr. (45) 9911-2312 ou 9971-2858.

EMPILHADEIRA, vendo oualugo, Clark, diesel, valor acombinar. Tr. (45) 9996-0540com Geliart.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, va-lor a combinar. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

POTRANCA, vendo, Quartode Milha, c/ 3 anos, prenha de2 meses, valor a combinar. Tr.(45) 9959-5408.

Page 34: 04 17 2014