03 texto 9º ano - - - guerra fria - - - 9º ano 2015

2
História ~ Rafael Noronha = ] GUERRA FRIA Após a 2ª Guerra Mundial os EUA tentam levar ao mundo “as coisas lindas da América”, seja por meio da cultura ou do plano MARSHALL, dando início a chamada GUERRA FRIA, em oposição a URSS (União Soviética). Definição: Corrida Armamentista e de influência mundial entre os Estados Unidos (Capitalista) e a União Soviética (Socialista), a partir do fim da 2ª Guerra Mundial, que durou até os anos 80. QUEM DOMINARIA O MUNDO? Métodos: Alianças militares e econômicas OTAN (EUA) / COMECON (URSS). Espionagem CIA (EUA) / KGB (URSS). Perseguição aos opositores e sabotagem econômica. Corrida Espacial Os países: Alemanha e Coréia divididos entre Capitalismo e Socialismo. Na África divisão econômica ( mercado / planificada ). A China adotou o socialismo em 1949. E a ONU tentava resolver os conflitos entre os países. Guerra do Vietnã Antiga Colônia Francesa Dividida em 1954 em Vietnã do Norte (socialista) e Vietnã do Sul ( monárquico - capitalista) A partir de 1955: ditadura no Sul com o apoio dos EUA Reação em 1959 do Norte com Guerra Civil até 1975 com a vitória socialista. Revolução Chinesa – 1949 1959: Revolução Cubana. O Fim da Guerra Fria O mundo Socialista não conseguiu sobreviver economicamente nos anos 80. O poder do mundo Capitalista sobressaiu-se e conclamou vitorioso. Símbolo: a queda do muro de Berlim em 1989(imagem abaixo).

Upload: rafael-noronha

Post on 12-Aug-2015

257 views

Category:

Education


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: 03 texto   9º ano - - - guerra fria  - - - 9º ano 2015

História ~ Rafael Noronha = ]

GUERRA FRIA

Após a 2ª Guerra Mundial os EUA tentam levar ao mundo “as coisas lindas da América”, seja por meio da cultura ou do plano MARSHALL, dando início a chamada GUERRA FRIA, em oposição a URSS (União Soviética).

Definição: Corrida Armamentista e de influência mundial entre os Estados Unidos (Capitalista) e a União Soviética (Socialista), a partir do fim da 2ª Guerra Mundial, que durou até os anos 80.

QUEM DOMINARIA O MUNDO?

Métodos: Alianças militares e econômicas OTAN (EUA) / COMECON (URSS). Espionagem CIA (EUA) / KGB (URSS). Perseguição aos opositores e sabotagem econômica. Corrida Espacial

Os países: Alemanha e Coréia divididos entre Capitalismo e Socialismo. Na África divisão econômica ( mercado / planificada ). A China adotou o socialismo em 1949. E a ONU tentava resolver os conflitos entre os países.

Guerra do Vietnã

Antiga Colônia FrancesaDividida em 1954 em Vietnã do Norte (socialista) e Vietnã do Sul ( monárquico - capitalista)A partir de 1955: ditadura no Sul com o apoio dos EUA Reação em 1959 do Norte com Guerra Civil até 1975 com a vitória socialista.

Revolução Chinesa – 1949 1959: Revolução Cubana.

O Fim da Guerra Fria

O mundo Socialista não conseguiu sobreviver economicamente nos anos 80. O poder do mundo Capitalista sobressaiu-se e conclamou vitorioso. Símbolo: a queda do muro de Berlim em 1989(imagem abaixo).

Page 2: 03 texto   9º ano - - - guerra fria  - - - 9º ano 2015