03 - correio eletrônico

24
Um Pouco de História Foi em 1971 que tudo começou (na realidade começou antes, com pesquisas), com um engenheiro de computação da BBN (Bolt Beranek e Newman), chamado Ray Tomlinson. Utilizando um programa chamado SNDMSG, abreviação do inglês “Send Message”, e o ReadMail, Ray conseguiu enviar mensagem de um computador para outro. Depois de alguns testes mandando mensagens para ele mesmo, Ray tinha criado o maior e mais utilizado meio de comunicação da Internet, o correio eletrônico do inglês “eletronic mail” ou simplesmente como todos conhecem e- mail. O símbolo @ foi utilizado por Tomlinson para separar o nome do computador do nome do usuário, esta convenção é utilizada até hoje. Como não poderia deixar de ser, o primeiro endereço de e-mail foi criado por Tomlinson, tomlinson@bbn-tenexa. O símbolo @ (arroba) é lido no inglês com “at”, que significa em, algo como: o endereço tomlinson está no computador bbn-tenexa. Durante um bom tempo, o e-mail foi usado, quase que exclusivamente, por pesquisadores da área de computação e militares. Foi com o desenvolvimento e o aumento de usuários da Internet, que o e-mail se popularizou e passou a ser a aplicação mais utilizada na internet. Hoje, até mesmo pessoas que usam a Internet muito pouco, tem um e-mail. O correio eletrônico se parece muito com o correio tradicional. Todo usuário tem um endereço próprio e uma caixa postal, o carteiro é a Internet. Você escreve sua mensagem, diz pra quem que mandar e a Internet cuida do resto. Mas por que o e- mail se popularizou tão depressa? A primeira coisa é pelo custo. Você não paga nada por uma comunicação via e-mail, apenas os custos de conexão com a Internet. Outro fator é a rapidez, enquanto o correio tradicional levaria dias para entregar uma mensagem, o eletrônico faz isso quase que instantaneamente e não utiliza papel. Por ultimo, a mensagem vai direto ao destinatário, não precisa passa de mão-em-mão (funcionário do correio, carteiro, etc.), fica na sua caixa postal onde somente o dono tem acesso e, apesar de cada pessoa ter seu endereço próprio, você pode acessar seu e-mail de qualquer computador conectado à Internet. Bem, o e-mail mesclou a facilidade de uso do correio convencional com a velocidade do telefone, se tornando um dos melhores e mais utilizado meio de comunicação. Estrutura e Funcionalidade do e-mail Como no primeiro e-mail criado por Tomlinson, todos os endereços eletrônicos seguem uma estrutura padrão, nome do usuário + @ + host, onde: » Nome do Usuário – é o nome de login escolhido pelo usuário na hora de fazer seu e-mail. Exemplo: sergiodecastro . » @ - é o símbolo, definido por Tomlinson, que separa o nome do usuário do seu provedor. INFORMÁTICA CORREIO ELETRÔNICO Página 1 de 24.

Upload: turmaadm

Post on 19-Jun-2015

610 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 03 - correio eletrônico

Um Pouco de História

Foi em 1971 que tudo começou (na realidade começou antes, com pesquisas), com um engenheiro de computação da BBN (Bolt Beranek e Newman), chamado Ray Tomlinson. Utilizando um programa chamado SNDMSG, abreviação do inglês “Send Message”, e o ReadMail, Ray conseguiu enviar mensagem de um computador para outro. Depois de alguns testes mandando mensagens para ele mesmo, Ray tinha criado o maior e mais utilizado meio de comunicação da Internet, o correio eletrônico do inglês “eletronic mail” ou simplesmente como todos conhecem e-mail.

O símbolo @ foi utilizado por Tomlinson para separar o nome do computador do nome do usuário, esta convenção é utilizada até hoje. Como não poderia deixar de ser, o primeiro endereço de e-mail foi criado por Tomlinson, tomlinson@bbn-tenexa. O símbolo @ (arroba) é lido no inglês com “at”, que significa em, algo como: o endereço tomlinson está no computador bbn-tenexa.

Durante um bom tempo, o e-mail foi usado, quase que exclusivamente, por pesquisadores da área de computação e militares. Foi com o desenvolvimento e o aumento de usuários da Internet, que o e-mail se popularizou e passou a ser a aplicação mais utilizada na internet. Hoje, até mesmo pessoas que usam a Internet muito pouco, tem um e-mail.

O correio eletrônico se parece muito com o correio tradicional. Todo usuário tem um endereço próprio e uma caixa postal, o carteiro é a Internet. Você escreve sua mensagem, diz pra quem que mandar e a Internet cuida do resto. Mas por que o e-mail se popularizou tão depressa? A primeira coisa é pelo custo. Você não paga nada por uma comunicação via e-mail, apenas os custos de conexão com a Internet. Outro fator é a rapidez, enquanto o correio tradicional levaria dias para entregar uma mensagem, o eletrônico faz isso quase que instantaneamente e não utiliza papel. Por ultimo, a mensagem vai direto ao destinatário, não precisa passa de mão-em-mão (funcionário do correio, carteiro, etc.), fica na sua caixa postal onde somente o dono tem acesso e, apesar de cada pessoa ter seu endereço próprio, você pode acessar seu e-mail de qualquer computador conectado à Internet.

Bem, o e-mail mesclou a facilidade de uso do correio convencional com a velocidade do telefone, se tornando um dos melhores e mais utilizado meio de comunicação.

Estrutura e Funcionalidade do e-mail

Como no primeiro e-mail criado por Tomlinson, todos os endereços eletrônicos seguem uma estrutura padrão, nome do usuário + @ + host, onde:

» Nome do Usuário – é o nome de login escolhido pelo usuário na hora de fazer seu e-mail. Exemplo: sergiodecastro .

» @ - é o símbolo, definido por Tomlinson, que separa o nome do usuário do seu provedor.

INFORMÁTICA

CORREIO ELETRÔNICO

Página 1 de 24.

Page 2: 03 - correio eletrônico

» Host – é o nome do provedor onde foi criado o endereço eletrônico. Exemplo: click21.com.br .

» Provedor – é o host, um computador dedicado ao serviço 24 horas por dia.

Vejamos um exemplo real: [email protected]

A caixa postal é composta pelos seguintes itens:

» Caixa de Entrada – Onde ficam armazenadas as mensagens recebidas.

» Caixa de Saída – Armazena as mensagens ainda não enviadas.

» E-mails Enviados – Como o nome diz, ficam os e-mails que foram enviados.

» Rascunho – Guarda as mensagens que você ainda não terminou de redigir.

» Lixeira – Armazena as mensagens excluídas.

Ao redigir mensagem, os seguintes campos estão presentes:

» Para – é o campo onde será inserido o endereço do destinatário.

» Cc – este campo é utilizado para mandar cópias da mesma mensagem, ao usar este campo os endereços aparecerão para todos os destinatários.

» Cco – sua funcionalidade é igual ao campo anterior, no entanto os endereços só aparecerão para os respectivos donos.

» Assunto – campo destinado ao assunto da mensagem.

» Anexos – são dados que são anexados à mensagem (imagens, programas, música, arquivos de texto, etc.).

» Corpo da Mensagem – espaço onde será redigida a mensagem.

Alguns nomes podem mudar de servidor para servidor, porém representando as mesma funções. Além dos destes campos tem ainda os botões para EVIAR, ENCAMINHAR e EXCLUIR as mensagens, este botões bem como suas funcionalidades veremos em detalhes, mais a frente.

Para receber seus e-mails você não precisa está conectado à Internet, pois o e-mail funciona com provedores. Mesmo você não estado com seu computador ligado, seus e-mail são recebidos e armazenados na sua caixa postal, localizada no seu provedor. Quando você acessa sua caixa postal, pode ler seus e-mail on-line (diretamente na Internet, pelo WebMail) ou baixar todos para seu computador através de programas de correio eletrônico. Um programa muito conhecido é o Outlook Express, o qual detalhar mais a frente.

Página 2 de 24.

Page 3: 03 - correio eletrônico

A sua caixa postal é identificada pelo seu endereço de e-mail e qualquer pessoa que souber esse endereço, pode enviar mensagens para você. Também é possível enviar mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo, para isto basta usar os campos “Cc” e “Cco” descritos acima.

Atualmente, devido a grande facilidade de uso, a maioria das pessoas acessam seu e-mail diretamente na Internet através do navegador. Este tipo de correio é chamado de WebMail. O WebMail é responsável pela grande popularização do e-mail, pois mesmo as pessoas que não tem computador, podem acessar sua caixa postal de qualquer lugar (um cyber, casa de uma amigo, etc.). Para ter um endereço eletrônico basta querer e acessar a Internet, é claro. Existe quase que uma guerra por usuários. Os provedores, também, disputam quem oferece maior espaço em suas caixas postais. Há pouco tempo encontrar um e-mail com mais de 10 Mb, grátis, não era fácil. Lembro que, quando a Embratel ofereceu o Click21 com 30 Mb, achei que era muito espaço, mas logo o iBest ofereceu 120 Mb e não parou por ai, a “guerra” continuo culminando com o anúncio de que o Google iria oferecer 1 Gb (1024 Mb). A ultima campanha do GMail, e-mail do Google, é de aumentar sua caixa postal constantemente, a ultima vez que acessei estava em 2663 Mb.

WebMail

O WebMail, como descrito acima, é uma aplicação acessada diretamente na Internet, sem a necessidade de usar programa de correio eletrônico. Praticamente todos os e-mails possuem aplicações para acesso direto na Internet. É grande o número de provedores que oferecem correio eletrônico gratuitamente, logo abaixo segue uma lista dos mais populares.

» Hotmail – http://www.hotmail.com

» GMail – http://www.gmail.com

» iBest Mail – http://www.ibestmail.com.br

» iG Mail – http://www.ig.com.br

» Yahoo – http://www.yahoo.com.br

» Click21 – http://www.click21.com.br

Para criar seu e-mail basta visitar o endereço acima e seguir as instruções do site. Outro importante fator a ser observado é o tamanho máximo permitido por anexo, este foi outro fator que aumentou muito de tamanho, há pouco tempo a maioria dos provedores permitiam em torno de 2 Mb, mas atualmente a maioria já oferecem em média 10 Mb. Porém tem alguns mais generosos que chegam a oferecer mais que isso, é o caso do Click21 que oferece 21 Mb, claro que essa limitações são preocupantes quando se trata de e-mail grátis, pois a final de contas quando pagamos o bolso é quem manda. Além de caixa postal os provedores costumam oferecer serviços de agenda e contatos. A figura abaixo mostra a interface de alguns e-mails grátis.

Página 3 de 24.

Page 4: 03 - correio eletrônico

Todos os WebMail acima são ótimos, então fica a critério de cada um escolher o seu, ou até mesmo os seus, eu por exemplo procura aqueles que oferecem uma interface com o menor propaganda possível.

» Criando seu e-mail

Fazer sua conta de e-mail é uma tarefa extremamente simples, eu escolhi o iBestMail, pois a interface deste WebMail não tem propagandas e isso ajudar muito os entendimentos, no entanto você pode acessar qualquer dos endereços informados acima ou ainda qualquer outro que você conheça. O processo de cadastro é muito simples, basta preencher um formulário e depois você terá sua conta de e-mail pronta para ser usada. Alguns provedores exigem CPF para o cadastro, o iBest e o iG são exemplos, já outros você informa apenas dados pessoais, o Yahoo e o Gmail são exemplos, este último é preciso ter um convite.

Vamos aos passos:

1. Acesse a pagina do provedor (www.ibestmail.com.br) ou qualquer outro de sua preferência, conforme a figura abaixo.

Página 4 de 24.

Page 5: 03 - correio eletrônico

2. Clique no botão “CADASTRE-SE JÁ”, será aberto um formulário, preencha-o observando todos os campos. Os campos do formulário têm suas particularidades de provedor para provedor, no entanto todos trazem a mesma idéia, colher informações do usuário. Quando você estiver preenchendo o formulário vai encontrar um campo semelhante ao mostrado na figura seguinte, neste campo você informa o nome de usuário. Este será a primeira parte do seu e-mail e é igual a este em qualquer cadastro, no exemplo temos “@ibest.com.br”. A junção do nome de usuário com o nome do provedor é que será seu endereço eletrônico. No exemplo ficaria o seguinte: [email protected] .

3. Após preencher todo o formulário clique no botão “Aceito”, pronto seu cadastro estará efetivado.

Pelo fato de ser gratuito e ter muitos usuários é comum que muitos nomes já tenham sido cadastrados por outros usuários, neste caso será exibida uma mensagem lhe informando do problema. Isso acontece porque dentro de um mesmo provedor não pode ter dois nomes de usuários iguais. A solução é procurar outro nome que ainda esteja livre, alguns provedores mostram sugestões como: seunome2005; seunome28, etc. Se ocorrer isso com você (o que é bem provável que acontecerá) escolha uma das sugestões ou informe outro nome (não desista, você vai conseguir), finalize seu cadastro que seu e-mail vai está pronto para ser usado.

Página 5 de 24.

Page 6: 03 - correio eletrônico

» Entendendo a Interface do WebMail

A interface é a parte gráfica do aplicativo de e-mail que nos liga do mundo externo aos comandos do programa. Vamos conhecer melhor esta interface a partir da analise da figura abaixo. Estes conhecimentos vão lhe servir para qualquer WebMail que você tiver e também para o Outlook Express que é um programa de gerenciamento de e-mails, vamos vê este programa mais adiante.

Na figura, cada número refere-se a uma seção, acompanhe as explicações a seguir.

1. Chegou e-mail? – Este botão serve para atualizar sua caixa de entrar, verificando se há novas mensagens no servidor.

2. Escrever – Ao clicar neste botão a janela de edição de e-mail será aberta. A janela de edição é o espaço no qual você vai redigir, responder e encaminhar mensagens. Semelhante a função novo e-mail do Outlook.

3. Contatos – Abre a seção de contatos. Aqui os seus endereços de e-mail são previamente guardados para utilização futura, nesta seção também é possível criar grupos para facilitar o gerenciamento dos seus contatos.

Página 6 de 24.

Page 7: 03 - correio eletrônico

4. Configurações – Este botão abre (como o próprio nome já diz) a janela de configurações. Nesta janela podem ser feitas diversas configurações, tais como: mudar senha, definir número de e-mail por página, assinatura, resposta automática, etc

5. Ajuda – Abre, em outra janela do navegador, uma seção com vários tópicos de ajuda.

6. Sair – Este botão é muito importante, pois é através dele que você vai fechar sua caixa postal, muito recomendado quando o uso de seu e-mail ocorrer em computadores de terceiros.

7. Espaço – Esta seção é apenas informativa, exibe seu endereço de e-mail; quantidade total de sua caixa posta; parte utilizada em porcentagem e um pequeno gráfico.

8. Seção atual – Mostra o nome da seção na qual você está, no exemplo a Caixa de Entrada.

9. Número de Mensagens – Exibe o intervalo de mensagens que estão na tela e também o total da seção selecionada.

10. Caixa de Comandos – Neste menu suspenso estão todos os comandos relacionados com as mensagens exibidas. Para usar estes comandos, selecione uma ou mais mensagens o comando desejado e clique no botão “OK”. O botão “Bloquear”, bloqueia o endereço de e-mail da mensagem, útil para bloquear e-mails indesejados. Já o botão “Contas externas” abre uma seção para configurar outras contas de e-mails que enviarão as mensagens a sua caixa postal. Para o correto funcionamento desta opção é preciso que a conta a ser acessada tenha serviço POP3 e SMTP.

11. Lista de Páginas – Este menu suspenso exibe a lista de página, que aumenta conforme a quantidade de e-mails na seção. Para acessar selecione a página desejada e clique no botão “OK”. Veja que todos os comandos estão disponíveis também na parte inferior, isto para facilitar o uso de sua caixa postal.

12. Pastas do Sistema – Exibe as pastas padrões de um correio eletrônico. Caixa de Entrada; Mensagens Enviadas; Rascunho e Lixeira. Um detalhe importante é o estilo do nome, quando está normal significa que todas as mensagens foram abertas, porém quando estão em negrito, acusam que há uma ou mais mensagens que não foram lidas, o número entre parêntese indica a quantidade. Este detalhe funciona para todas as pastas e mensagens do correio.

13. Painel de Visualização – Espaço destinado a exibir as mensagens. Por padrão, ao abrir sua caixa postal, é exibido o conteúdo da Caixa de Entrada, mas este painel exibe também as mensagens das diversas pastas existentes na sua caixa postal. A observação feita no item anterior, sobre negrito, também é válida para esta seção. Observe as caixas de seleção localizadas do lado esquerdo de cada mensagem, é através delas que as mensagens são selecionadas. A seleção de todos os itens ao mesmo tempo, também pode ser feito pela caixa de seleção do lado esquerdo do título da coluna “Remetente”. O título das colunas, além de nomeá-las, também serve para classificar as mensagens que por padrão estão classificadas

Página 7 de 24.

Page 8: 03 - correio eletrônico

através da coluna “Data”, para usar outra coluna na classificação basta clicar sobre nome dela.

14. Gerenciador de Pastas – Nesta seção é possível adicionar, re-nomear e apagar as suas pastas. As pastas são um modo de organizar seu conteúdo, armazenando suas mensagens por temas. Quando seu e-mail é criado não existem pastas nesta seção, isso deve ser feito pelo usuário de acordo com suas necessidades.

15. Contas Externas – Este item é um link que abrirá a seção onde pode ser feita uma configuração que permitirá você acessar outras caixas postais diretamente da sua. O próximo link, como o nome já diz, abre a janela de configuração dos e-mails bloqueados e mais abaixo o link para baixar um plugin que lhe permite fazer uma configuração automática do Outlook Express. Estes dois primeiros links são os mesmos apresentados no item 10.

Os conceitos apresentados aqui, foram conceitos gerais que servem para qualquer WebMail, assim como para o Outlook Express. Conhecer estes conceitos lhe permite um melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelo e-mail (correio eletrônico), isso porque você vai saber exatamente o que esta fazendo. Neste tópico apresentei uma breve história do e-mail, os conceitos dos principais componente de uma caixa postal, disponibilizei endereço dos principais servidores de e-mail, mostrei como obter seu próprio correio eletrônico e por último detalhei a caixa de entrada do iBestMail, conceitos que podem ser aplicados a qualquer outro WebMail, bem como ao Outlook Express. Acredito que daqui para frente você terá uma nova visão de seu e-mail, mas não deixe de vê os próximos tutoriais, onde estarei explicando as demais funções do WebMail.

OUTLOOK EXPRESS

Instalado juntamente com o Microsoft Internet Explorer, o Outlook Express é um sofisticado aplicativo que permite além da utilização de outros serviços on-line, gerenciar uma ou mais contas de e-mail com plena autonomia, tornando muito mais agradável e simples a execução desta tarefa que cada vez mais, faz corriqueiramente parte do nosso cotidiano.

Através de um layout simples que pode ser personalizado pelo usuário, o Outlook Express apresenta na sua janela de trabalho, os seguintes controles que podem ser alternados através do pressionamento da tecla Tab:

Página 8 de 24.

Page 9: 03 - correio eletrônico

• Uma lista hierárquica para a navegação por entre as pastas onde as mensagens podem ser organizadas segundo critérios de classificação.

• Uma lista com as mensagens disponíveis dentro da pasta previamente selecionada.

• Um painel para a visualização da mensagem selecionada na lista de mensagens.

• Uma lista com os contatos cadastrados no catálogo de endereços. O layout descrito acima permite uma navegação rápida pelas mensagens dispostas nas diversas pastas, onde a manutenção das principais ações do correio eletrônico, como ler, excluir, criar, encaminhar e responder mensagens, são facilitadas pelas opções disponíveis em itens na barra de menus, através de menus popups ou ainda através de comandos executados diretamente através de teclas de atalho.

Por padrão, o Outlook Express cria automaticamente a seguinte estrutura de pastas:

• Outlook Express (nível hierárquico 0) - É o ponto inicial da estrutura hierárquica das pastas.

• Pastas locais (nível hierárquico 1) - Apresenta a estrutura das demais pastas com o nível hierárquico 2 ou superior.

• Caixa de entrada (nível hierárquico 2) - Armazena por padrão as mensagens recebidas.

• Caixa de saída (nível hierárquico 2) - Armazena por padrão as mensagens redigidas e prontas para serem enviadas.

• Itens enviados (nível hierárquico 2) - Armazena por padrão as mensagens já enviadas.

• Itens excluídos (nível hierárquico 2) - Armazena por padrão as mensagens excluídas das demais pastas.

• Rascunhos (nível hierárquico 2) - Armazena por padrão as mensagens salvas durante o processo de edição para serem continuadas posteriormente.

Além da possibilidade de se criar novas pastas para organizar e classificar as mensagens, podemos também configurar regras de mensagens para colocar automaticamente em uma pasta específica o e-mail de entrada que atenda a seus critérios.

Com o Microsoft Outlook Express podemos configurar mais de uma conta de correio eletrônico em uma única janela do aplicativo, ou ainda organizá-las em identidades individuais.

Cada identidade apresenta o seu próprio catálogo de endereços, suas pastas e listas de mensagens e isso favorece a separação do e-mail de trabalho do e-mail pessoal, além da separação do e-mail de usuários distintos, possibilitando que cada usuário tenha um acesso privado às suas mensagens mesmo que compartilhem o mesmo computador com outras pessoas.

Para personalizar a edição de mensagens, é possível inserir planos de fundo diferenciados, um trecho de texto como assinatura do usuário, bem como definir a formatação padrão do texto para o envio de mensagens que pode ser em HTML ou em texto puro etc.

As facilidades citadas acima e a vasta quantidade de opções que nos dão a flexibilidade de configurar o Outlook Express conforme a nossa preferência, o fazem

Página 9 de 24.

Page 10: 03 - correio eletrônico

um dos aplicativos de maior uso popular para o gerenciamento e manutenção do serviço de correio eletrônico da atualidade.

Outlook Express

Antes de começar a fala do próprio Outlook, vamos mostrar como fazer para instalá-lo, caso ele não esteja disponível. Ele é um componente do Windows, por isso pode ser que ele não esteja disponível para uso em seu computador. É muito simples fazer a instalação, basta apenas acessar a opção de componentes do Windows no Painel de Controle. Para isso siga os passos a seguir:

1. Abra o Painel de Controle e clique na opção Adicionar ou Remover Programas.

2. Na janela que se abre, clique na opção Adicionar/remover componentes do Windows (localizada do lado esquerdo da janela). A janela Assistente de componentes do Windows será aberta, conforme mostra a figura a seguir.

3. Use a barra de rolagem e selecione a opção Outlook Express.

4. Clique no botão Avançar e na janela que surge clique no botão Concluir para finalizar a instalação. Pronto seu Outlook esta disponível.

Ao terminar o processo anterior o Outlook pode ser aberto pelo seguinte caminho: Menu Iniciar > Todos os programas > Outlook Express.

Página 10 de 24.

Page 11: 03 - correio eletrônico

O que é o Outlook Express

O Outlook Express é um programa gerenciado de mensagens que lhe oferece uma série de recursos. A função principal deste aplicativo é receber e enviar mensagens, mas também gerencia grupos de notícia, faz busca de mensagens e é integrado com o Catálogo de Endereços.

Quando se trata de e-mail, assim como grupos de notícias o Outlook Express facilita muito o seu trabalho com estes serviços. Você pode gerenciar várias contas de e-mail ou grupos de notícias numa única tela (a tela principal do Outlook Express), enviar e-mail criptografados e criar uma (ou mais) senha pessoal para acessar o programa através do recurso de Identidades. Outro recurso muito útil é o Catálogo de Endereço, que permite a você inserir endereços de e-mail e outras informações e guardá-las para acessar mais tarde, sem precisar digitar novamente.

Além de todos estes recursos você ainda pode personalizar suas mensagens com o recurso de Papel de Carta. Com este recurso você pode criar assinaturas pessoais para usar em suas mensagens. Pode também usar imagens como plano de fundo, definir cores e padrões para suas mensagens se tornarem mais atraentes.

Aprenderemos pouco-a-pouco com utilizar todos estes recursos, pois o Outlook Express é um aplicativo muito fácil de usar.

Conhecendo a Interface do Outlook Express

Já falamos das funcionalidades no item anterior, agora vamos conhecer a interface do Outlook Express. Para isso veja a figura seguinte e logo após a descrição de cada elemento que compõe a interface deste programa.

Página 11 de 24.

Page 12: 03 - correio eletrônico

1. Barra de Menus – Como a maioria dos programas Windows, contém todos os comandos do programa.

2. Barra de Ferramentas – Disponibiliza os principais comandos em forma de ícones.

3. Pastas – Nesta seção, estão todas as pastas para organização das mensagens. Além das pastas padrões (Caixa de Entrada, Caixa de Saída, Itens Enviados, Itens Excluídos e Rascunho), outras pastas podem ser criadas para organização de suas mensagens de acordo com suas necessidades.

4. Visualização de Mensagens – Nesta seção são mostradas as mensagens de acordo com a pasta selecionada na seção pastas.

5. Contatos – Aqui estão todos os endereços de e-mail do Catálogo de Endereço, para acessá-lo clique no botão Endereço da barra de ferramentas.

6. Painel de Visualização – Nesta área é mostrado o conteúdo, de acordo com a mensagem selecionada na área de visualização de mensagens.

7. Barra de Status – Padrão em programas Windows, exibe informações para o usuário.

Adicionando uma conta para receber e enviar e-mail

As contas de e-mail são configuradas num servidor na Internet e, por isso, o Outlook precisa de uma configuração para poder acessar tais contas. Estas

Página 12 de 24.

Page 13: 03 - correio eletrônico

configurações, geralmente, são fornecidas pelo seu provedor de e-mail e são compostas basicamente por um endereço POP3, um SMTP, nome de usuário e senha. Os dois primeiros são protocolos para envio e recebimento de mensagens.

Para adicionar uma conta, abra o Outlook e clique no menu Ferramentas > Contas..., a janela a seguir será mostrada. Siga os passos a seguir

1. Clique no botão Adicionar e no menu suspenso que surgir clique em Email... .

2. Na janela Assistente para conexão com a Internet, digite seu nome na caixa Nome para exibição. Nesta opção definirá o nome que aparecerá nas suas mensagens, por exemplo, Sergio de Castro. Após definir o nome clique no botão Avançar >.

3. A próxima janela é onde definiremos o nosso endereço de e-mail, faça isso na caixa Endereço de email: Exemplo: [email protected]. Defina seu endereço de e-mail e clique novamente no botão Avançar > .

4. Nesta etapa você irá definir os endereços POP3 e SMTP de seu servidor de e-mail. Estes endereços, geralmente, seguem um padrão pop3.nomedoservidor.com.br e smtp.nomedoservidor.com.br, no entanto, qualquer dúvida contate o serviço de dúvida do seu servidor para pegar os endereços corretos. Preencha os campos conforme mostra a figura seguinte e clique mais uma vez no botão avançar.

5. Nesta etapa precisamos informar o nosso nome de usuário e senha do servidor, na caixa Nome da Conta e Senha respectivamente.

6. Este último passo é apenas uma janela informando que você conseguiu êxito na configuração. Clique no botão Concluir para finalizar o processo de configuração.

Página 13 de 24.

Page 14: 03 - correio eletrônico

Após a finalização da configuração o nome do servidor aparecerá na janela Contas na Internet. De volta a esta janela é possível fazer uma série de configurações através desta janela. Através do botão Remover você pode excluir contas que não deseja mais usar. O botão Propriedades permite acessar e modificar todas as configurações que foram feitas anteriormente. Já o botão Definir como padrão faz com que a conta selecionada se torne padrão, isto é, o Outlook passar a trabalhar com esta conta por prioridade. Como o botão Importar... as configurações de uma conta, salva previamente, podem ser resgatadas sem precisar ser digitadas novamente. O botão Exportar... faz o papel de salvar as configurações que serão restauradas pelo botão Importar... . Após fazer as configurações adequadas clique no botão Fechar para finalizar a janela.

Trabalhando com Identidades

As identidades é como se fosse contas de usuários do sistema, elas servem para personalizar configurações por usuários. Estas contas do Outlook podem ser criadas com ou sem senhas. Se for adicionado senha às identidades quando o Outlook for iniciado será solicitado a senha da respectiva identidade, se a senha for esquecida não será possível entrar no Outlook. Quando o Outlook estiver em funcionamento é possível alterar entre identidades de modo rápido e fácil. As configurações de identidades podem ser acessadas pelo menu Arquivo > Identidades.

Para adicionar uma nova identidade siga o caminho informado anteriormente e clique na opção Adicionar nova identidade... . Ao clicar nesta opção a janela Nova Identidade será aberta em primeiro plano juntamente com a janela

Página 14 de 24.

Page 15: 03 - correio eletrônico

Gerenciar identidades, em segundo plano. Uma nova identidade, também pode ser adicionada pela Gerenciar Identidades clicando-se no botão Nova. Fica a seu critério escolher uma das formas, mas já fica a dica a primeira opção é um caminho mais curto. Com a janela Nova Identidade aberta digite o nome da identidade a ser criada no campo Digite seu nome:, caso queira relacionar uma senha com a conta, selecione a opção Exigir senha que uma janela será exibida, digite sua senha nos dois campos e clique no botão Ok. Para alterar a senha posteriormente clique no botão Alterar senha, localizado do lado direito da janela. Após definir o nome da conta e a senha, caso queira usar, clique no botão Ok da janela Nova identidade. Veja a janela Gerenciar Identidades na figura a seguir.

Para alterar qualquer atributo de sua identidade abra a Gerenciar identidades, selecione a identidade a ser alterada e clique no botão Propriedades. A janela Propriedades de identidade é exibida, com isto você pode renomear a identidade e alterar ou atribuir senha por meio do botão Alterar senha. Observe, ainda, que a janela Propriedades de identidade é igual a janela Nova identidade, a diferença esta somente na barra de título. Portanto, você usa o botão Nova para criar uma nova identidade enquanto o botão propriedade lhe permite alterar os atributos de uma identidade já existente. Veja a janela Nova (Propriedades de) identidade na imagem a seguir.

Página 15 de 24.

Page 16: 03 - correio eletrônico

Agora que já aprendemos como criar, alterar e gerenciar as identidades vamos ver como alternar entre identidades.

As identidades fornecem um ambiente personalizado para cada conta, isto é, quando um usuário faz um login com uma identidade ele tem um caixa de entrada, configurações e contatos totalmente diferentes de outro. O usuário atual é identificado na barra de título do Outlook Express.

Para alternar entre identidades clique no menu Arquivo > Alternar identidades..., a janela alternar identidade será exibida conforme a imagem a seguir.

Página 16 de 24.

Page 17: 03 - correio eletrônico

Nesta janela são exibidas todas as identidades existentes e para alternar para qualquer delas simplesmente selecione-a e digite a senha, se existir, depois clique no botão Ok. Observe que a caixa Senha: aparece desativada quando não existe senha. O botão Logoff da identidade faz com que a identidade selecionada seja finalizada juntamente com o programa. O outro botão, como o nome diz, abre o Gerenciador de identidades.

Outros recursos

O Outlook Express não serve apenas para enviar e receber e-mails. Ele oferece uma série de recursos e funcionalidades que podem tornar mais prático o uso que você faz do correio eletrônico. O catálogo de endereços, por exemplo, pode ser bastante útil para armazenar o contato daqueles destinatários com quem você se corresponde com mais freqüência. Assim, a cada nova mensagem você não precisará digitar o endereço inteiro. Para criar uma nova entrada, abra o menu Ferramentas, clique em Catálogo de endereços, depois em Novo e em Novo Contato. Preencha os dados solicitados e clique em Adicionar. Se quiser acrescentar outras pessoas ao seu catálogo, abra um dos e-mails enviados, vá ao menu Ferramentas e selecione Adicionar ao catálogo de endereços. Se você tem se aborrecido com o recebimento de e-mails indesejados (os famosos spams), existe a possibilidade de bloquear novas mensagens desses remetentes. Para acionar essa ferramenta vá até a Caixa de Entrada e selecione uma mensagem enviada por esse remetente indesejável. No menu Mensagem, clique em Bloquear Remetente. Em seguida, clique em Sim se quiser remover de sua Caixa de Entrada todas as mensagens desse remetente. Pronto! Você não será mais importunado com os e-mails desse usuário. Essa opção não é definitiva, por isso se amanhã ou depois você mudar de idéia poderá voltar a manter contato com essa pessoa. No menu Ferramentas selecione Regras para as mensagens e depois Lista de Remetentes Bloqueados. Selecione o e-mail que deseja desbloquear e clique em Remover. Outro recurso interessante é a possibilidade de acrescentar uma assinatura com informações sobre cargo, telefone de contato, entre outras, em suas mensagens. Nesse caso, vá ao menu Ferramentas, depois em Opções. Na janela que surgir, clique em Assinaturas. Marque a opção Adicionar Assinatura em todas as mensagens enviadas se quiser que todos os e-mails sejam enviados com o texto editado na caixa inferior dessa janela. Se você possui mais de uma conta de e-mail também é possível usar assinaturas distintas para cada uma delas. Na mesma janela citada acima selecione a assinatura na seção Assinaturas. Preencha os dados que deverão constar dessa nova assinatura e depois clique no botão Avançado. Aí, é só selecionar a conta de e-mail em que será utilizada essa assinatura.

Como organizar seu correio eletrônico

Quando temos uma intensa correspondência eletrônica, fica difícil às vezes, controlar tudo. Se você participa de listas (grupos organizados em torno de um tema, para troca de mensagens), esta situação pode se agravar. Fundamental, então, que as pastas sejam organizadas para recebimento de

Página 17 de 24.

Page 18: 03 - correio eletrônico

mensagens, lembrando que seu Outlook não deve se prestar a armazenar mensagens ou arquivos. Deve ser mantido o mais leve possível, para evitar travamentos e comprometimento da memória do seu microcomputador. Instruções para "aliviar" o Outlook, serão dadas também ao fim desta página.

Inicialmente, vamos criar uma pasta para cada usuário do computador. Vá em Arquivo/Pasta/Nova e crie a sua pasta , selecionando "Pastas locais" e indicando o nome que quiser usar. Veja a figura, criei para mim a pasta Robrb e minha filha criou uma pasta a que chamou Net.

Depois disso, crie subpastas para seus assuntos. Então você já pode, manualmente, mesmo, ir passando as msgs recebidas para as respectivas pastas ( clique na msg fechada com o botão direito e mova para a pasta desejada ). Veja abaixo, apenas como exemplo, como separei meus assuntos. Algumas pastas têm um sinalzinho de +, isso indica que ela tem subpastas.

Página 18 de 24.

Page 19: 03 - correio eletrônico

Se você já tiver uma pasta para cada lista já facilita bem. Mas pode ainda usar filtros para direcionar as mensagens. Faça assim: com a mensagem fechada vá em Ferramentas/Regras para mensagens/Correio e crie as suas regras como desejar, por nomes, por assuntos. O procedimento é simples, basta seguir as instruções do assistente. Dirigindo as mensagens das listas para as respectivas pastas, só cairão na sua caixa de entrada seus assuntos pessoais, muitos dos quais você também pode direcionar para pastas. Mas a organização deve ir um pouco além para ser eficaz e não sobrecarregar o seu programa de correio. É importante arquivar mensagens, figuras, papéis, fotos, etc...fora do Outlook. Para isso, organize suas pastas em "Meus documentos". Da mesma forma, você pode criar uma pasta genérica. No meu caso criei a pasta Romy e daí subdividi em pastinhas, assim:

Página 19 de 24.

Page 20: 03 - correio eletrônico

Em muitos casos, como Sons, Figuras, é interessante subdividí-las também.

Tendo essas pastas organizadas, você pode fazer "faxinas" periódicas no seu Outlook, salvando figuras, arquivos de som, textos e o que mais quiser, deletando então as mensagens cujo conteúdo está salvo. Caso tenha um belo texto, salve-o também, em Salvar como/, escolhendo na parte inferior da caixa de diálogo o tipo Arquivos de texto (*.text). Se a formatação for especial, e você quiser guardá-la, também pode salvar em Meus documentos, numa pasta que criar, com o tipo *.eml. Quando for usá-la ela abrirá pelo Outlook. Vou falar rapidamente sobre o "peso" das mensagens. É importante verificar antes de enviar: clique com o botão direito no cabeçalho e verifique em propriedades. Geralmente as listas definem um limite máximo de peso para seus envios, que varia de uma para outra.

Você pode configurar o seu Outlook para visualizar o peso das mensagens. Vá em Exibir/Colunas e ative a opção Tamanho.

Numa visão simplista e despretensiosa, vai aqui uma pequena noção de unidade de medidas para que você possa se orientar melhor.

Byte= unidade básica de tratamento de informação com que trabalha o computador. Kilobyte ( Kb) = 1024bytes Megabyte( Mb)= l024kb Gigabyte ( Gb) = 1024Mb

Para efeitos práticos esses valores podem ser arredondados para 1.000.

Para conhecer o peso da figura ou arquivo que vai inserir ou anexar, na hora de inserir, clique no último quadradinho à direita da caixa de diálogo - Detalhes - e terá a informação. Se você não participa de listas, pode achar que não precisa "economizar" peso, mas lembre-se que com mensagens pesadas você pode ser um visitante desagradável na caixa de correio de alguém. Colabore! Eu tenho como padrão pessoal manter minhas formatações no peso máximo de 100Kb. O que comporta um belo papel de cartas e um arquivo sonoro, devidamente escolhidos.

Só que o programa de e-mail da Microsoft tem tantos recursos – muitos deles pouquíssimo usados – que merece pelo menos mais uma abordagem. Os assuntos desta vez são o acompanhamento de mensagens, emissão de recibos e certificação digital. Vamos a eles?

Página 20 de 24.

Page 21: 03 - correio eletrônico

22

A versão usada nesta demonstração foi o Outlook Express 6.0 em inglês – mas citaremos a maioria dos comandos em suas versões brasileiras, para facilitar. Como ele não é nosso programa de e-mail padrão, baixamos apenas algumas mensagens para capturar as telas de exemplo – não estranhe a ausência de contatos cadastrados, pastas de mensagens etc. Por padrão, o programa

exibe a tela de resumo quando é iniciado (Figura 1), mas se você só está interessado em e-mail, basta marcar o campo “Ir direto à caixa de entrada”, no rodapé desta tela.

Como acompanhar e ignorar mensagens

De cara, se você está acostumado com o Outlook Express sem qualquer configuração, vai reparar que nossa Caixa de Entrada tem uma organização um pouco diferente do padrão (Figura 2). Ela é resultado da ativação da opção “Agrupar Mensagens por Discussão”, do menu Visualizar – Visualização Atual. Assim o Outlook mostrará todas as respostas (geralmente marcadas com o prefixo RE:) a uma mensagem juntas, como em uma árvore de pastas. Para expandir um “galho”, clica-se sobre o sinal de +. Para encolhê-lo, no sinal de - (exatamente como nas pastas do Windows).

O agrupamento pode ser uma forma interessante de acompanhar um determinado assunto em um só lugar, mas não é a única opção. Mensagens individuais podem ser assinaladas com a bandeirinha vermelha (flag), tanto pelo menu Mensagens quanto com um clique na coluna correspondente da listagem. É um ótimo recurso para marcar aqueles e-mails que você já leu mas deixou para responder depois, já que é possível

listar as mensagens assinaladas primeiro, para que sejam tomadas as providências.

Já as conversas também podem ser marcadas tanto para acompanhamento (Figura 3), identificadas com o ícone dos óculos e texto em vermelho, quanto para serem ignoradas (Figura 4), identificadas pelo sinal de proibido –

os procedimentos são os mesmos da bandeirinha, sendo que para ignorar a partir da listagem basta clicar duas vezes. Essas opções servem para ajudar a separar o joio de trigo e dedicar mais atenção aos e-mails importantes do que às mensagens off-topic das listas de discussão, por exemplo.

Depois não diga que não recebeu

Você certamente já se deparou com uma mensagem perguntando se deseja confirmar a leitura de um e-mail (Figura 5), mas já teve a curiosidade de saber como esse recurso funciona? Quando esta opção está ativa no programa que enviou a mensagem e você

aceita confirmar (muita gente opta por jamais fazê-lo), o seu Outlook enviará um e-mail de volta para o remetente, com a data e hora em que seu e-mail foi aberto (Figura 6).

Se você gostou da idéia e que passar a pedir recibos também ou se odeia ter que ficar respondendo aos pedidos alheios e prefere

Página 21 de 24.

Page 22: 03 - correio eletrônico

decidir se vai enviar ou não os recibos para todos que pedirem, é só clicar no menu Ferramentas, Opções e abrir a aba Recibos (Figura 7). O primeiro campo determina se suas mensagens serão ou não acompanhadas de um pedido de recibo – o que também pode ser feito para uma única mensagem mais importante, clicando-se na opção correspondente do menu Ferramentas da própria tela de envio do e-mail.

Na opção seguinte você decide se nunca vai enviar recibos, se prefere responder caso-a-caso (padrão) ou se responderá sempre. Neste último caso, é recomendável assinala a opção “exceto se enviada para uma lista ou se o seu nome não estiver na lista de destinatários”. Já imaginou se, em uma lista de discussão com dezenas de integrantes, todos eles resolverem lhe enviar recibos?

Proteja o conteúdo de suas mensagens

Os especialistas em segurança da informação adoram dizer que um e-mail comum é como um cartão postal escrito a lápis. Qualquer um que ponha as mãos nele durante seu trajeto pode ler seu conteúdo e até mesmo alterar o que está escrito, sem que o remetente ou o destinatário jamais fiquem sabendo. A não ser, é claro, que você use certificação digital e criptografia.

Como não poderia deixar de ser, estes recursos estão na aba Segurança da tela Opções, acessada pelo menu Ferramentas (Figura 8). Depois das opções de proteção contra vírus (onde você pode reativar a abertura de anexos se estiver irritado com a proibição da Microsoft) e exibição de imagens nos e-mails (idem), temos as ferramentas de certificação propriamente ditas, terminando com as opções de criptografar ou não e assinar ou não suas mensagens.

Para assinar digitalmente um e-mail ou criptografá-lo, você precisar de um ID, espécie de identidade digital emitida por uma empresa de segurança. Neste caso usamos um certificado de teste válido por 60 dias, obtido gratuitamente no site da brasileira Certisign, responsável pelo e-CPF adotado pelo governo. O produto comercial,

chamado de e-mail Seguro Pessoal, custa R$ 46 por ano.

Clicando no botão Identidade Digital, abrimos a tela de certificados (Figura 9), onde deve haver pelo menos um para que se possa usar os recursos a seguir. Para adicionar um certificado, siga as instruções do site da Certisign. Se você já obteve um para um outro programa e puder exportá-lo de lá, é possível importar no Outlook, eliminando a necessidade de um novo pedido e, se for o

caso, pagamento.

O botão “Avançado” da tela de certificados permite, entre outras coisas, que se defina o nível de segurança da criptografia usada – até um máximo de 168 bits (Figura 10). Aqui você também decide se quer que uma cópia de sua identidade digital seja enviada com todas as mensagens assinadas e se vai guardar as identidades de quem lhe escrever no livro de endereços.

Na prática, já sabemos que nossas mensagens agora estarão protegidas de alterações ao longo do caminho e que será

Página 22 de 24.

Page 23: 03 - correio eletrônico

muito difícil lê-las até que cheguem à máquina do destinatário. E, por falar nele, já teve curiosidade de saber que cara têm essas mensagens? No Outlook Express, as assinadas digitalmente são marcadas por um ícone vermelho (Figura 11), enquanto as criptografadas recebem um selinho azul (Figura 12).

NOÇÕES SOBRE SEGURANÇA

A comunicação por e-mail está cada vez mais generalizada, mas, infelizmente, muitas pessoas nada sabem sobre a questão da segurança na Internet. E não se dão conta de que o uso do Correio Eletrônico é uma das maneiras mais comuns de infectar um computador com vírus. O que são vírus? São códigos que levam o computador a executar "programas" independentemente da vontade do dono, p.ex., apagando arquivos, impedindo que outros sejam executados, enfim, instalando o caos na máquina. Em geral, um vírus tem uma determinada atuação própria, "melando" um determinado programa; mas, há outros que causam destruição geral, afetando áreas importantes do computador. Felizmente, existem programas para detectar e "limpar" os vírus - os chamados programas antivírus, que devem ser atualizados com muita freqüência, semanalmente, mesmo. É muito comum usuários iniciantes comprarem um computador com antivírus e nunca se preocuparem em atualizar seu produto. Isso significa que não estão protegidos contra os vírus mais modernos - e toda a semana, quase, há novos vírus "lançados" na web. O resultado é que, muitas vezes, por ingenuidade, uma pessoa de boa fé faz o jogo dos criadores de vírus: ela recebe uma mensagem infectada, que não é detectada - ou porque a pessoa receptora não tem um antivírus instalado ou porque esse antivírus está obsoleto; logo, ao comunicar-se com seus amigos, via e-mail, esse receptor inocente dissemina o vírus. Muitos vírus anunciam sua presença, por meio de uma mensagem que aparece no computador, mas, outros, ficam silenciosos, apenas perturbando o desempenho da máquina. Dois outros problemas graves: o "vírus passivo" e a "hoax".

Vírus passivo: são mensagens também criadas por "crackers" para instalar o caos na rede internacional.

Nota: Não confunda " hackers" com "crackers". "Hackers" são pessoas com extremo grau de conhecimento e que "têm como objectivo principal o estudo da máquina e das suas falhas, procurando avaliar os erros informáticos e corrigi-los". "Crackers" são pessoas com grande conhecimento, tal qual um "hacker", porém empregam-no apenas no lado destrutivo.

O "vírus passivo" é um e-mail do tipo "corrente", em que se pede ao receptor que "passe esta mensagem para todos os seus amigos". Há sempre um pretexto: uma mensagem afetiva ("eu amo você", "tenha um ótimo dia" etc etc), religiosa (uma "oração milagrosa"), uma advertência sobre algo perigoso (um novo "conto do vigário", uma ação desonesta de uma empresa etc); na verdade, o objetivo é criar uma progressão geométrica de mensagens, "entupindo" a Internet e estabelecendo o caos.

Página 23 de 24.

Page 24: 03 - correio eletrônico

Hoax:("fraude", em inglês) é um tipo de vírus passivo dos mais perigosos, pois, espalha também o terror. Ultimamente estão sendo comuns as hoax sobre vírus: nesse caso, ironica e maldosamente, os bandidos se aproveitam da própria existência de vírus e do medo que causam, para espalhar boatos. Recentemente, uma hoax divulgadíssima aqui no Brasil avisava que um determinado arquivo era um vírus, e orientava a pessoa para verificar se tinha tal arquivo e, caso o encontrasse em seu computador, destruir de imediato o "perigoso vírus". Centenas de pessoas tiveram problemas: o arquivo era um arquivo normal, indispensável ao bom funcionamento do computador, e que muita gente destruiu, acreditando na mensagem recebida. Então, diante de tudo isso, o que fazer? Eis dez conselhos para serem seguidos: 1. Tenha sempre um antivírus instalado; 2. atualize seu antivírus semanalmente; 3.se você está com seu antivírus vencido, não navegue e nem se comunique com ninguém até resolver esse problema; 4. quando receber um e-mail pedindo que "passe esta mensagem para todos os seus amigos" , não passe: é um vírus passivo e pode até mesmo conter um vírus ativo qualquer; 5. alerte seus amigos sobre a necessidade indispensável de usarem antivírus; 6. alerte seus amigos sobre "vírus passivos" : se receber mensagem "corrente", explique ao amigo que a enviou que você agradece o interesse, mas, que ele está sendo explorado em sua ingenuidade; 7. não acredite em mensagens sobre "perigoso vírus récem-descoberto", a não ser que sejam de uma fonte autorizada e verificável (se a mensagem diz que isso é "um alerta da Microsoft", p.ex., verifique junto à empresa); se a mensagem for enviada por um amigo, indague qual é a fonte dele: "recebi e estou encaminhando" não merece crédito; 8. não abra mensagens de desconhecidos; 9. não abra arquivos executáveis (exe), pps e outros anexos recebidos de fontes pouco confiáveis, inclusive de amigos que você sabe serem negligentes quanto a antivírus; 10. não"apanhe" esse tipo de arquivo na web.

Página 24 de 24.