02 03 2015

36

Upload: o-presente-ltda

Post on 07-Apr-2016

306 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

COMO EVITAR LÁGRIMASNO LEITO CONJUGAL? - 5ª PARTE

Desejamos evitar as lágrimas dos que cho-ram, e por essa razão pedimos que as instruçõesdo tema “Lágrimas no leito conjugal” sejam to-madas como um “espelho” de avaliação dospróprios atos, para evitar a amargura conjugalsempre que possível.

A vida cristã e sincera para nada serve se vive-mos no inferno de nossa própria casa. Os filhos eamigos observam como vivemos a vida matrimonialcristã. Eles jamais aceitarão o nosso Cristo senossa casa e família não é uma luz para o mundo,desde o leito conjugal até o púlpito de nossasigrejas. Dores, tristezas e amarguras são causado-res de estresse e depressão que podem levar aoponto de onde não se pode retornar.

Ao escrever essas linhas, ouvi um comercialna TV que representa uma verdadeira “fábrica” delágrimas conjugais. Eis aí o veneno que cega asesposas que investem em primeiro lugar em simesmas. A atriz anuncia: “Quero compartilhar trêsdicas para você tornar a sua vida mais bonita. Aprimeira: seja feliz com você mesma; a segunda:sonhe, corra atrás daquilo que você acredita! Issomelhora sua autoestima e te deixa com ar irresis-tível de alguém autoconfiante (indução ao assé-dio); e a terceira: cuide bem de quem você amacomeçando com quem nunca te abandona: vocêmesma (inversão da lei do convívio na socieda-de)... o principal é ser feliz. Você merece e pode teraquele emprego, a casa o carro e, por que não, ocorpo à saúde, é só querer! (inverdade perigosa e“turbina” movida a lágrimas para quem segueesse conselho)... O melhor investimento é emvocê mesma”. Final do comercial abreviado.

Vejam o terror que é jogado pela TV nas casasem que crianças e jovens sonham com o casamen-to! O jovem que se une em casamento com umamoça nesses princípios se casa com quem estápreparado para ser a atração de outros na rua.Escrevendo sobre esse assunto recebi um artigopara o Jornal O Presente, e assim dizia o pastorNorberto: “O amor é a força propulsora que levaalguém a esquecer de si mesmo em detrimento dopróximo”. Pastor Norberto Obermann.

Falei desse pensamento quando minha espo-sa perguntou: “o que é investir no cônjuge? Con-fesso que fiquei sem argumento prático, poissomos acostumados ouvir palestras que incenti-vam o casal passar noites especiais no hotel, ouaté no motel, para se valorizar... Então, de repente,quando o relógio já marcava 23h45, tive que levarminha esposa ao hospital pois sua pressão arte-rial subia assustadoramente. A caminho do hos-pital eu entendi o que ela investiu em mim, levan-do-me à meia-noite ao hospital, entre a vida e amorte. Agora ela investe muitas horas preparandograndes quantidades de medicamentos para queeu possa sobreviver. Durante os nossos 45 anosde casados, tivemos alegria e dor, falta de bens efartura, mas um investia no outro.

As pessoas nos hospitais, ambulatórios e pre-sídios sabem o que é investimento no próximo.Maquiagens, vestes, cirurgia plástica e luxo não sãoinvestimentos que carecemos do cônjuge, que nosdeu o “sim”, mas é a mão estendida quando maisa necessitamos.

* O autor é pastor da Igreja de Deus no Brasilem Marechal Cândido Rondon

(www.ecosdaliberdade.com.br)

[email protected]

Dias piores virão02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

O esperado aconteceu: o candidato do PT à presi-dência da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia,foi derrotado pelo candidato do PMDB, EduardoCunha, o desafeto do Palácio do Planalto. Tudo o queDilma não queria.

E agora José? Deve estar ela se perguntando...A primeira derrota política do segundo mandato da

presidenta deixa claro a insatisfação dos deputados como Planalto e com o PT - o jogo de traições por parte dealiados é prova disso - e escancara a fragilidade daarticulação política com o Congresso, o que já era umfator delicado no primeiro mandato da petista.

No Senado, onde foi concretizada a reeleição de RenanCalheiros (PMDB), mesmo tendo o reeleito anunciadoum mandato “independente” doExecutivo, não se espera muita dorde cabeça, uma vez que lá é maisfácil a “repactuação”. Já na Câma-ra dos Deputados a preocupação égigante, e não à toa.

Após o fatídico início de feverei-ro, com um domingo (1°) pra lá deamargo, o governo vai ter que en-carar uma dura realidade: ficar defora de todas as decisões de cúpulada Câmara pelos próximos doisanos. A última vez em que o PTficou sem representação na mesada Casa foi entre 2005 e 2007,durante a gestão de Aldo Rebelo(PCdoB-SP), mas ele era aliado dos petistas.

É um cenário bastante delicado para o Partido dosTrabalhadores, diante de tudo o que vem acontecendo nosúltimos tempos. Nunca esteve tão frágil. É fato.

O maior temor do Planalto é de que o presidenteeleito da Câmara aprove uma “pauta-bomba”, au-mente gastos ou retire recursos já contabilizados pelogoverno e, o pior dos piores, abra um processo deimpeachment contra Dilma, por suposto envolvimentocom desvios na Petrobras.

A possibilidade disso não acontecer somente se tornaremota se de fato Cunha for beneficiário do esquema quefraudou a estatal, uma vez que ele - assim como Renan- é citado nas investigações da Operação Lava Jato. Docontrário, basta receber uma denúncia de crime de res-

ponsabilidade para abrir o processo. Será que ele vaiignorar os pedidos que receber é a pergunta que não quercalar - afinal, sempre há muitos interessados nisso.

Cunha passa a ser o cara da vez. Mesmo sendo desituação, muitas vezes age como se fosse oposição, e apartir de agora não será diferente.

Nos bastidores, todo mundo fala que Dilma detestao peemedebista e que sempre o tratou mal, principal-mente pelo fato dele ter contribuído para derrotas dogoverno em votações importantes. Agora, no comandode 513 deputados e de um orçamento de R$ 5,1 bilhão,com o poder de definir que projetos serão votados, equando serão votados, com o poder de instalação deCPIs, ele poderá mostrar com mais evidência o quanto,

também, detesta Dilma.Como o favoritismo de Cunha

era grande para faturar a presidên-cia da Câmara, talvez o melhor teriasido Dilma não se envolver na elei-ção ou buscado algum acordo. Masela preferiu não fazer muitos esfor-ços para tê-lo como aliado, aliás,mobilizou a máquina governamen-tal para derrotá-lo. Agora, apóssofrer uma derrota amarga, e com osescândalos da Petrobras fervendo,talvez ela reflita e até chegue à con-clusão que de teria sido melhor ouvirLula, e ceder.

Ainda assim será em vão. Tar-de demais. Resta buscar uma aproximação para uni-ficar a base e usar os cargos do segundo escalão dogoverno para abrir o diálogo com o PMDB e outrospartidos. Mesmo assim, sem dúvida, os próximos anosprometem. Serão de muitas dificuldades para a gover-nabilidade de Dilma. O Planalto, de novo, e dessa vezde uma forma mais aprofundada, vai se tornar “re-fém” do Congresso, principalmente da Câmara. Cunhavai dar o troco quando puder e criar caso na vida demuita gente. Ele não veio para mostrar cara de paisa-gem; não está para brincadeira, quer mostrar - muito- trabalho e não está nem aí para os petistas.

Nesta altura, ninguém gostaria de estar na pele deDilma. Se começar o segundo governo com uma derrotafoi ruim, calma! Dias piores virão...

Nos bastidores, dizem queDilma detesta Cunha esempre o tratou mal.

Agora, com o poder dedefinir que projetos serãovotados, e quando serãovotados, com o poder de

instalação de CPIs, elepoderá mostrar com mais

evidência o quanto,também, detesta Dilma

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,03 DE FEVEREIRODE 2015

MUDANÇA - I

Comentário do dia - II“Vamos buscar soluções para os problemas que surgirem, semprevalendo-se do diálogo e do bom-senso, que é a forma como o atual

governador conduz a política”. Do novo líder do governo na AssembleiaLegislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).

O falecimento precoce do secretário municipal de Agricultura e Política Ambientale vereador licenciado Hilário Gauer (PMDB), de 42 anos, ocorrida na sexta-feira (30),provoca uma mudança tanto no Poder Executivo como no Legislativo de MarechalCândido Rondon.

MUDANÇA - IIEmbora a morte de Gauer seja um episódio

muito recente, a Secretaria que ele comandava éde fundamental importância para o município.Por isso, a expectativa é de que o prefeitoMoacir Froehlich (PMDB) não demore muitotempo para anunciar quem será nomeado nolugar dele e terá o desafio de substituí-lo nocargo. Ainda essa semana ele deve se reunir comseu conselho político para discutir o assunto.

E quando se fala em desafio é porque otrabalho que o secretário vinha desenvol-vendo era diferenciado. O próprio se-cretário municipal de Viação e Servi-ços Públicos e também vereadorlicenciado Adriano Cottica (PP)por diversas vezes enalteceu queas duas pastas tinham muitoentrosamento e, por isso, a atu-ação surtia resultados positi-vos em prol da comunidade.

MUDANÇA - IIIJá na Câmara de Vereadores, quem herda a cadeira deixada por Gauer é o primeiro

suplente da coligação encabeçada pelo PMDB, Arlen Güttges (PDT). Atualmente, noentanto, ele está no comando da Secretaria Especial em Coordenação de Programas emSegurança e Trânsito.

Arq

uiv

o/O

P

BOLA DA VEZAté semana passada, era dada como certa a posse do suplente Alvori Ahlert (PT) como

vereador em Marechal Cândido Rondon. Tanto que já estava praticamente confirmado que eleseria empossado na primeira sessão ordinária do ano, que aconteceu ontem (02). Contudo,isso não ocorreu.

Como é professor universitário, o petista precisa resolver trâmites burocráticos naUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Ele deve ter uma definição até essasemana. Caso não seja empossado, quem é a bola da vez é o peemedebista e ex-diretor daCodecar, Ari Hansen, que está na quarta suplência ao somar 738 votos na eleição de 2012.

Com a morte deHilário Gauer, oprimeirosuplente dacoligaçãoArlen Güttges(PDT) herda acadeira naCâmara deVereadores

Comentário do dia - I“A oposição continua oposição e as medidas econômicas do governo fizeram

Dilma (Rousseff, PT) perder parte de sua base. Simples assim”.Do senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Preparação internaO presidente do diretório do PMDB de Marechal Cândi-

do Rondon, vereador Dorivaldo Kist (Neco), pretendeiniciar neste mês de fevereiro uma série de reuniões emtodos os distritos do município. O objetivo, segundo ele, éfortalecer o partido e filiar novas lideranças, já com vistasàs eleições do próximo ano. “O último encontro será nasede municipal”, adianta.

Neco comenta que, como a partir da próxima legislatu-ra, que inicia em 2017, a Câmara de Vereadores passará denove para 13 vagas, isso tem motivado líderes comunitári-os a se candidatar. “Na região de Novo Três Passos, porexemplo, não tivemos candidato na eleição passada. Já noano que vem teremos um candidato, assim como em outroslugares. Esse aumento de cadeiras dará oportunidade àspessoas do interior”, enfatiza.

Arquivo/OP

Presidente doPMDB deMarechalRondon,vereador

Dorivaldo Kist:“Aumento nonúmero devereadores

daráoportunidadeàs pessoas do

interior”

DOIS PARANAENSESNA MESA DIRETORA

Os paranaenses Alex Canziani (PTB) e Fernando Giacobo(PR) integram a nova mesa diretora da Câmara dos Deputa-dos. Canziani concorreu sozinho e foi eleito com 457 votospara a 4ª secretaria, que gerencia os apartamentos funcionaisdos parlamentares. Giacobo disputou contra o colega departido Lúcio Vale (PA) e teve 322 votos contra 158 na disputapela 2ª vice-presidência.

Os dois apoiaram Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presi-dência, mas o PR estava oficialmente na chapa de ArlindoChinaglia (PT-SP).

TRÊS BLOCOS NA ALEPTrês blocos foram formados pelos deputados na Assem-

bleia Legislativa do Paraná (Alep). O bloco PPS/PTB/PSBtem Cristina Silvestri (PPS), Tião Medeiros (PTB), TiagoAmaral (PSB), Tercílio Turini (PPS) e Gilberto Ribeiro(PSB). O bloco PP/PMN/SD tem Maria Victória (PP), JoséCarlos Schiavinato (PP), Felipe Francischini (SD) e Dr.Batista (PMN). E o terceiro bloco, PSL/PPL/PV/PRB, éintegrado por Pastor Edson Praczyk (PRB), Márcio Pache-co (PPL), Adelino Ribeiro (PSL) e Rasca Rodrigues (PV).

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

Em mensagem ao Congresso, Dilma defende ajustesPresidenta diz que ajustes na área fiscal não vão promoter “recessão e retrocesso” no país

ABERTURA DOS TRABALHOS

Em mensagem encami-nhada ontem (02) ao Con-gresso para a abertura dostrabalhos do Legislativo, apresidenta Dilma Rousseffdefendeu as primeiras me-didas econômicas adotadasem seu segundo mandato eafirmou que os ajustes naárea fiscal não vão promo-ver "recessão e retrocesso"no país. A petista disse queas mudanças na economiaterão efeito apenas a médioprazo no Brasil.

"Ajustes fazem parte dodia a dia da política econô-mica. Ajustes nunca são umfim em si mesmo, são medi-das necessárias para atingirobjetivos de médio prazo,que em nosso caso perma-nece o mesmo, crescimentoeconômico com justiça soci-al", afirmou. "Não promo-veremos recessão e retroces-so", completou.

Na mensagem, Dilma ad-mitiu que a economia inter-

nacional sofreu "instabilida-des e incertezas", por isso ogoverno implementou oajuste para preservar a eco-nomia do país. "Absorvemosa maior parte das mudançasdo cenário econômico parapreservar o emprego e a ren-da. Combatemos os efeitosadversos desse choque emnossa economia e proteger anossa população".

Apesar de ter anunciadoum pacote de medidas quereduzem direitos trabalhis-tas, a presidenta negou mu-danças no setor. Tambémnegou que as novas regrasem benefícios como abonosalarial sejam decorrentes deajuste fiscal. "Trata-se deaperfeiçoamento de políticassociais para aumentar suaeficácia, eficiência e justiça",disse na mensagem.

Dilma fez um apelo paraque o Congresso mantenhaa atual política de valoriza-ção do salário-mínimo, con-

siderada por ela medida ne-cessária a redução das desi-gualdades. Segundo a presi-denta, as políticas sociais vãocontinuar a ser prioridadeem seu segundo mandato,com correções em "distor-ções" encontradas em algunsdos programas do governo -sem mencionar quais as ir-regularidades. "Vamos mos-trar que é possível conciliarajustes na economia corri-gindo excessos e distorçõesde alguns programas soci-ais, com a preservação dedireitos trabalhistas".

A presidenta prometeutambém encaminhar ao Con-gresso este ano projeto comregras de transição entre oSimples Nacional e os demaisregimes tributários para aspequenas e micro empresas.Também disse que vai lançarum programa de desburocra-tização das ações do governo,como estratégia para simplifi-car suas ações.

Cardozo minimiza ausência do PT na mesa da CâmaraO ministro da Justiça, José

Eduardo Cardozo, disse on-tem (02) que espera uma ges-tão “excelente e harmoniosa”do novo presidente da Câma-ra dos Deputados, EduardoCunha (PMDB-RJ). Ele des-tacou que a ausência do PTnos cargos da mesa diretoranão é problema.

“O governo já teve, muitasvezes, uma convivência abso-lutamente harmônica com oLegislativo sem ter um petistana mesa. Tenho absoluta con-vicção de que o presidenteEduardo Cunha investirá pro-fundamente em uma boa rela-ção com os Poderes”, declarou.

Ao sair da solenidade de

abertura do ano judiciário noSupremo Tribunal Federal, elecomentou a eleição de Cu-nha, que comandará a Câma-ra nos próximos dois anos.“O Legislativo tem a liberda-de de escolher os seus nomes.Acho muito importante queessas escolhas tenham sidofeitas”, resumiu.

STF volta aos trabalhos com diversosprocessos à espera de julgamentoO Supremo Tribunal Federal

(STF) abriu ontem (02) o anojudiciário, após o período derecesso de fim de ano. Ao voltaraos trabalhos, os ministros têmpela frente diversos processospendentes de julgamento, comoas ações que tratam da desapo-sentação e da proibição de doa-ção financeira de empresas paracampanhas políticas.

Ainda este mês, o Supremodeverá receber da Procurado-ria-Geral da República (PGR) asdenúncias contra parlamenta-res que foram citados na Ope-ração Lava Jato pelo ex-diretorde Abastecimento da Petrobras,Paulo Roberto Costa, e o doleiroAlberto Youssef.

A primeira sessão de julga-mentos de 2015 está marcadapara amanhã (04). O primeiroprocesso a ser julgado será apossibilidade da capitalização dejuros em período inferior a umano. O resultado terá impactoem 13 mil processos que estãoparados na Justiça e aguardamdefinição pelo STF. Também estápautado o julgamento sobre alegalidade da contratação de es-critórios de advocacia sem licita-ção por órgãos públicos.

Outros casos com maior im-pacto social não têm data paravoltar à pauta da Corte. Em outu-bro do ano passado, a ministraRosa Weber pediu vista das açõesque tratam da possibilidade de oaposentado pedir a revisão dobenefício por ter voltado a traba-lhar e a contribuir para a Previ-dência Social. Até o momento, oplenário do Supremo está dividi-do em relação à validade do be-nefício, chamado de desaposen-tação. O ministro Luís Roberto

Barroso, relator das ações princi-pais sobre o assunto, admitiu adesaposentação e estabeleceucritérios para a Previdência Soci-al recalcular o novo benefício.Marco Aurélio não reconhece otermo desaposentação, mas en-tendeu que o recálculo pode serfeito. Os ministros Dias Toffoli eTeori Zavascki votaram pela im-possibilidade de os aposentadospedirem novo benefício.

A proibição de doações emdinheiro de empresas para cam-panhas políticas já tem maioriade votos do plenário, mas aguar-da vista do ministro Gilmar Men-des para ser concluído. Em abrildo ano passado, por seis votosa um, os ministros entenderamque as doações provocam de-sequilíbrio no processo eleito-ral e devem ser proibidas.

NOVOS MINISTROSNeste ano, o Supremo pode-

rá ter dois novos ministros. Apresidenta Dilma Rousseff de-verá indicar mais dois membrosda Corte até o fim deste ano. Aindicação mais esperada é paraa vaga do ministro Joaquim Bar-bosa, cuja substituição é aguar-dada há sete meses, desde queele se aposentou.

O quórum completo, com11 ministros em exercício, po-derá evitar empates e inter-rupções nos julgamentos detemas complexos, mas Dilmanão tem prazo para definir osnomes. Além da vaga deixadapor Barbosa, que se aposentouem julho do ano passado, odecano da Corte, ministro Cel-so de Mello, completará 70anos em novembro e será apo-sentado compulsoriamente.

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

Cunha quer independência sem prejuízo à governabilidadeNovo presidente pretende votar nos próximos dias a PEC do orçamento impositivo das emendas parlamentares

CÂMARA DOS DEPUTADOS

PROFISSIONAIS DA SAÚDE: OBRIGAÇÕESPARA 2015 E OPORTUNIDADES

Desde 1º de janeiro deste ano, os contribuintes pessoafísica nas ocupações de médico, odontólogo, fonoaudiólogo,fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, psicanalista eoutros profissionais liberais deverão informar o número deregistro profissional, bem como identificar pelo número do CPFcada titular do pagamento dos serviços por eles prestados noprograma multiplataforma Carnê Leão relativo ao Imposto deRenda Pessoa Física de 2015.

Esta obrigação foi publicada na Instrução Normativa nº1.531/2014, a qual orienta para a utilização do programa Carnê-Leão relativo ao Imposto de Renda Pessoa Física de 2015, vistoque esta informação será obrigatória no preenchimento dadeclaração de rendimentos das pessoas físicas em 2016.Quem utilizar este programa poderá exportar as informaçõespara a Declaração de Rendimentos do IRPF em 2016.

A Receita Federal tem como objetivo evitar a retenção emmalha de milhares de declarantes que preenchem a declaraçãode forma correta e pelo fato de terem efetuado pagamentos devalores significativos a pessoas físicas podem precisar apre-sentar documentos comprobatórios à Receita Federal.

Esta Instrução Normativa equipara os profissionais liberaisàs pessoas jurídicas da área de saúde que atualmente estãoobrigadas a apresentar a Demed.

Vale ressaltar que todas as atividades desenvolvidas naárea da saúde foram recentemente incluídas no rol das empre-sas que podem optar pelo Simples Nacional, um regime tribu-tário simplificado, que, aliado a outras variáveis, pode se tornarmais vantajoso em relação ao Lucro Real ou Lucro Presumido,até então as únicas opções.

Convidamos a todos os profissionais da saúde que atuamcomo pessoa física para conhecer as vantagens de se revesti-rem de personalidade jurídica e contar com um serviço perso-nalizado de assessoria empresarial nas áreas contábil, fiscal,recursos humanos e assessoria financeira pessoal.

O deputado federal Eduar-do Cunha (PMDB-RJ) foi elei-to no domingo (1º) presiden-te da Câmara dos Deputadospara o biênio 2015-2017. Eleganhou a disputa em primei-ro turno, derrotando seustrês oponentes por 267 vo-tos, de um total de 513 vo-tantes. O deputado ArlindoChinaglia (PT-SP) foi o se-gundo mais votado, com 136votos. Júlio Delgado (PSB-MG) contou com 100 votos eChico Alencar (Psol-RJ) teveoito votos. Houve dois vo-tos em branco.

Ao tomar posse, logo apóster o nome confirmado nopainel de votações do plená-rio, Cunha fez questão de res-saltar que será “o presidentede todos” e vai colocar emprática o mote de sua campa-nha, que foi a independênciada Casa em relação aos de-mais poderes. Prova disso éque já indicou como “priori-dade zero” dos próximos diasa conclusão da votação daproposta de orçamento im-positivo de emendas parla-mentares (PEC 358/13) - faltavotar o segundo turno.

O peemedebista ressaltouque vai trabalhar com as pau-tas de consenso dos líderes,sem priorizar as demandasque vêm do governo. Tam-bém afirmou que a vitóriadeixa para trás as possíveissequelas de uma campanhaque classificou como “dura” e

Ao centro, deputado Eduardo Cunha faz seu primeiro discurso como novo presidente da Câmara

de muitos ataques. E deixouclaro que a sua eleição nãoafeta a governabilidade. “So-mos responsáveis o suficientepara saber que o país precisauma estabilidade política. Eque nós não vamos ter estabi-lidade econômica sem estabi-lidade política. Não será a pre-sidência da Câmara que vaiprovocar a instabilidade”,afirmou.

VITÓRIA

Para o novo presidente, avitória não pode ser creditadana conta da oposição nem deum movimento contra o go-verno. Para ele, o caminhoque o levou à presidência daCasa foi construído com arti-culação, que envolveu atégovernadores, e pelo anseiodos deputados por uma Casamenos atrelada às demandasdo Poder Executivo. “Na ver-dade, a oposição não venceue o governo também não. Oque aconteceu foi que a Casavenceu. Esse é o resultado doprocesso”, expôs. “Temosque devolver à Câmara a di-mensão que ela deveria ter eque o Brasil merece que elatenha. O Parlamento reagiuno voto”, afirmou.

Para ele, existe um senti-mento entre os deputados deque um mesmo partido nãopode controlar todos os po-deres. Segundo Cunha, osganhos institucionais recen-tes do Congresso - ele citou o

orçamento impositivo dasemendas e a nova interpreta-ção do trancamento de pau-tas por medidas provisórias -ocorreram quando a presi-dência da Câmara estava como PMDB, e não com o PT.

MESA

Com a derrota de China-glia, o PT, maior partido daCasa, não terá nenhum mem-bro na mesa diretora. Essasituação não ocorria desde2005, quando o então depu-tado Aldo Rebelo (PCdoB-SP)presidiu a Câmara, mas Aldoera da base aliada e teve apoiodos petistas. Com a eleição, oPMDB mantém o recorde deser o partido que mais ocu-pou a presidência da Casa:nove vezes desde que o parti-do recebeu o registro eleito-ral, em 1981.

Além do presidente, tam-bém foram escolhidos os se-guintes deputados para com-por a mesa: 1ª vice-presidên-cia: Waldir Maranhão (PP-MA), eleito com 428 votos; 2ªvice-presidência: FernandoGiacobo (PR-PR), com 322votos; 1ª secretaria: Beto Man-sur (PRB-SP), com 436 votos;2ª secretaria: Felipe Bornier(PSD-RJ), com 437 votos; 3ª

secretaria: Mara Gabrilli(PSDB-SP), com 456 votos; 4ªsecretaria: Alex Canziani(PTB-PR), com 457 votos; 1ªsuplência: Mandetta (DEM-MS), com 424 votos; 2ª su-plência: Gilberto Nascimento(PSC-SP), com 382 votos; 3ªsuplência: Luiza Erundina(PSB-SP), com 372 votos; e 4ªsuplência: Ricardo Izar (PSD-SP), com 187 votos.

Reeleito, Renan promete apoiarreforma política e agenda econômicaPela quarta vez, o sena-

dor Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito presidente doSenado. Depois de um iníciode apuração que indicavadisputa apertada, o alagoa-no acabou abrindo vanta-gem e, no fim, derrotou ocolega de partido Luiz Hen-rique (PMDB-SC) por 49votos a 31, com um votonulo. A votação foi secreta eaconteceu em sessão queaconteceu no domingo (1º).

Depois de eleito, em umavotação que contou com os81 parlamentares da Casa,Renan agradeceu o que con-siderou uma “renovação da

confiança” dos colegas emsua atuação à frente do Se-nado. “A recondução à pre-sidência do Senado Federalme honra muitíssimo e meobriga a redobrar o traba-lho, triplicar o ânimo e qua-druplicar a vontade para cor-responder ao crédito que mefoi concedido pelos senado-res e senadoras”, declarou.

Ele também prometeu le-var adiante temas considera-dos fundamentais pela socie-dade, como a reforma políticae uma agenda econômica que“permita ao Brasil crescer semabrir mão das conquistas ob-tidas até aqui”.

Como suas primeirasações no novo mandato napresidência do Senado, Re-nan se reuniria ontem (02)com o novo presidente daCâmara dos Deputados, de-putado Eduardo Cunha(PMDB-RJ). A pauta seria apactuação de uma agendacomum às duas Casas, queacelere o processo legislati-vo e contribua para melho-rar o ambiente de negóciosno país. Renan também secomprometeu a pedir que aCâmara delibere sobre maté-rias aprovadas pelo Senadonos últimos anos que estãoparadas naquela Casa.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

BOLETIM FOCUS

Mercado prevê inflação de 7,01% em 2015, segundo BCTambém houve redução na projeção de crescimento da economia este ano,de 0,13% para 0,03%. Estimativas pioraram pela quinta semana consecutiva

Os investidores e analistasdo mercado financeiro eleva-ram para 7,01% a projeção deinflação para 2015, medidapelo Índice de Preços ao Con-sumidor Amplo (IPCA). Oteto da meta da equipe econô-mica é de 6,5%. O mercadotambém reduziu a projeçãode crescimento da economiaeste ano de 0,13% para 0,03%,próximo de zero. As estimati-vas pioraram pela quinta se-mana consecutiva.

Os dados são do boletimFocus, divulgado ontem (02)pelo Banco Central (BC). Oboletim Focus da última se-mana também voltou a elevarestimativa para os preços ad-

ministrados, que sofrem al-gum tipo de influência do go-verno. De 8,7%, a projeçãopassou a 9%.

Com relação à taxa básica dejuros, a Selic, a previsão para2015 permanece em 12,5% aoano. Em reunião nos dias 21 e22 de janeiro, o Comitê de Polí-tica Monetária (Copom) do BCdecidiu elevar a Selic em 0,5%,de 11,75% para 12,25% ao ano.

A projeção de câmbio foimantida em R$ 2,80. A esti-mativa da dívida líquida dosetor público ficou em 37%do Produto Interno Bruto(PIB, soma dos bens e servi-ços produzidos no país). Aprojeção do déficit em conta-

corrente, que mede a qualida-de das contas externas, se-guiu em US$ 78 bilhões.

O saldo projetado para abalança comercial, que haviasido reduzido para US$ 4,5bilhões, voltou a alcançar opatamar de US$ 5 bilhões.Os investimentos estrangei-ros estimados passaram deUS$ 60 bilhões para US$ 59,2bilhões. Já a previsão de cres-cimento da produção indus-trial caiu de 0,69% para 0,5%.

O Focus é uma pesquisasemanal do Banco Central.As estimativas divulgadasontem são avaliações feitaspor instituições financeiras nasemana passada.

Preços ao consumidor avançamna última semana de janeiroO Índice de Preços ao Con-

sumidor Semanal (IPC-S), me-dido pelo Instituto Brasileirode Economia da FundaçãoGetulio Vargas (FGV), apre-sentou variação de 1,73%, comalta de 0,22% em relação à se-mana anterior. Com o resulta-do, o indicador acumula altade 1,73% no ano e de 7,66% nosúltimos 12 meses.

Quatro dos oito componen-tes do índice registraramacréscimo em suas taxas devariação. A maior contribui-ção partiu do grupo educação,leitura e recreação (de 2,63%para 4,15%). Entre os tipos dedespesas desse grupo, os cur-sos formais tiveram alta sig-nificativa, passando de 6,29%para 9,19%.

Apresentaram elevação,além disso, transportes (de1,76% para 2,39%), habitação

(de 1,85% para 2,01%) e despe-sas diversas (de 1,44% para1,96%). Para cada uma dessasdespesas, destacam-se a tari-fa de ônibus urbano (de 6,7%para 9,18%), os custos comempregados domésticos (de1,31% para 1,84%) e os cigar-ros (de 2,18% para 3,34%), res-pectivamente.

Registraram decréscimo osgrupos alimentação (de 1,72%para 1,64%), vestuário (de-0,06% para -0,44%), saúde ecuidados pessoais (de 0,38%para 0,3%) e comunicação (de0,57% para 0,52%). Nessas clas-ses de despesa, destacam-secarnes bovinas (de 2,54% para1,23%), roupas (de -0,27% para-0,79%), artigos de higiene ecuidado pessoal (de -0,54%para -0,94%) e pacotes de tele-fonia fixa e internet (de 1,77%para 1,2%), nessa ordem.

Nível de emprego na construção civilem 2014 cai após dois anos em alta

O nível de emprego na cons-trução civil brasileira caiu 0,51%,em 2014, depois de ter registradoaltas de 3,02%, em 2012, e 1,54%,em 2013. Foram fechados 18 milpostos de trabalho com carteiraassinada e, com a queda, a basede empregados atingiu em de-zembro 3,285 milhões. Os dadosfazem parte da pesquisa feitapelo Sindicato da Indústria daConstrução Civil do Estado deSão Paulo (SindusCon-SP) emparceria com a Fundação GetulioVargas (FGV).

Apenas em dezembro, o se-tor eliminou 163,8 mil vagas, oque significou recuo de 4,75% emcomparação ao mesmo mês de2013. Em relação ao mês anterior,em novembro, foi constatadaqueda de 4,34% e saldo negativode 149.030 empregos.

A retração não surpreendeuo setor, disse, por meio de nota, opresidente do SindusCon-SP, JoséRomeu Ferraz Neto. Segundo ele,o mercado mais enxuto e o desa-quecimento nas obras de infra-estrutura obrigaram as empre-sas a fazer cortes. “Além da de-saceleração no volume de edifi-cações imobiliárias, o setor deinfraestrutura registrou diminui-ção do ritmo de obras em funçãode fatores como: interrupções deobras e demissões, em função deatrasos de pagamentos dos go-vernos da União e dos Estados;adiamento de ordens de serviços

para início da execução de obrase até cancelamento de contratosem decorrência dos desdobra-mentos da Operação Lava Jato”,informou no texto.

O executivo observou que arecuperação pode ocorrer ape-nas a partir do próximo ano. Aolongo de 2015, conforme a aná-lise dele, o emprego ainda es-tará ameaçado por conta dasdecisões tomadas nos dois últi-mos anos de se reduzir o volu-me de obras. “Para as obras deinfraestrutura, esperamos que,passada a fase do ajuste, osgovernos coloquem seus paga-mentos em dia e reiniciem con-tratações de novas obras, alémde impulsionarem licitações deconcessões e parcerias. Comisso, há expectativa de retoma-da do crescimento da constru-ção em 2016”, expõe.

No último mês de dezembro,o Centro-Oeste do país foi a re-gião que apresentou o maiorpercentual de cortes (7,79%),comparado ao mês anterior,com um saldo de 21.712 demis-sões. Em números absolutos, aregião Sudeste foi a que tevemais vagas suprimidas (60.822)em relação a novembro comqueda de 3,59%. Nas demais re-giões ocorreram as seguintes va-riações: Norte (-7,73% e 17.346empregos eliminados), Nordes-te (-4,11% e 30.268 cortes) e Sul(-3,77% e 18.882 cortes).

Mistura de etanol na gasolina devesubir de 25% para 27% este mês

A partir do próximo dia 16,a mistura de etanol na gasolinadeve subir de 25% para 27%. Aproposta foi acordada ontem(02) entre setor produtivo e oministro da Casa Civil, AloizioMercadante, e será apresenta-da hoje (03) para a presidentaDilma Rousseff, a quem caberáa decisão final. O acordo defineque, no caso da gasolina aditi-vada (premium), o percentualda mistura continue em 25%.

Com a retomada da cobrançada Contribuição de Intervençãono Domínio Econômico (Cide,imposto regulador sobre a gaso-lina) e a elevação do PIS/Cofinssobre a gasolina, que acrescen-tam R$ 0,22 ao preço do litro docombustível, uma elevação doálcool anidro na mistura devealiviar essa alta de preço.

A medida vai favorecer osetor sucroalcooleiro, que esti-ma um aumento na demandaanual por etanol em um bilhãode litros, segundo a presidente

da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), ElizabethFarina. As usinas brasileirasproduziram 28 bilhões de litrosde etanol no ano passado.

De acordo com o presidenteda Associação Nacional dosFabricantes de Veículos Auto-motores (Anfavea), Luiz Moan,estudo feito pela Petrobras con-cluiu que a elevação da misturanão representa prejuízo para omotor e não compromete o de-sempenho dos veículos. Outroestudo conduzido pela entida-de, que testa a durabilidade,será concluído no fim de março.

Era esperado um aumentoda mistura para 27,5%. SegundoMoan, decidiu-se pelo númerofechado porque as bombas nospostos atualmente não têm ca-pacidade de fazer análise do per-centual quebrado, o que poderiagerar dúvida ao consumidor.

Em abril, após concluído oestudo da Anfavea e com novatecnologia nas bombas, é pos-

sível que o percentual vá para27,5%. Segundo Farina, o setorvai dar conta da nova deman-da. “Não existe nenhuma preo-cupação com abastecimento.Temos estoque para um mêsdepois de a safra terminar”, dis-se, comemorando a decisãocomo no “timing certo”, dado omomento difícil do setor.

BIOELETRECIDADE

Outro assunto discutido foia ampliação do uso de eletrici-dade produzida a partir do ba-gaço da cana-de-açúcar na ma-triz energética brasileira, comoalternativa à produção hidre-létrica, comprometida por cau-sa da seca.

Ano passado, a oferta des-se tipo de energia para o mer-cado livre cresceu 20%, abas-tecendo 11 milhões de casas,afirmou Farina. Segundo ela,essa geração reduziu em 14%o uso de água nos reservatóri-os das hidrelétricas.

MEC divulga lista de aprovadosna primeira chamada do Prouni

O Ministério da Educa-ção (MEC) divulgou namanhã de ontem (02) a listados candidatos pré-aprova-dos na primeira chamada doPrograma Universidadepara Todos (Prouni). O re-sultado está disponível nosite do programa.

Em 2015, houve aumentode 11% no número de bolsasofertadas, quando compara-do ao primeiro semestre doano anterior. Ao todo, foramdisponibilizadas 213.113 bol-sas, das quais 135.616 inte-grais e 77.497 parciais. Quasemetade das vagas, 58% delas,

foram para a região Sudeste.Em 2014, foram ofertadas191.625 bolsas.

Para consultar a lista deaprovados no site, é neces-sário informar a instituiçãode ensino, local da oferta,curso, turno, tipo de bolsa echamada.

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 ESTADO

REDE ESTADUAL

Falta de professores coloca em risco início do ano letivoIndefinição na contratação de docentes temporários, redistribuição de aulas

e atraso de pagamentos ameaçam o calendário escolarO início das aulas na data pre-

vista - segunda-feira (09) - estáameaçado em toda a rede esta-dual de ensino do Paraná. A umasemana do começo do ano letivo,a Secretaria de Estado da Educa-ção (Seed) ainda não definiu o qua-dro de docentes para 2015. Os pro-fessores temporários nem sequerforam chamados. De quebra, adistribuição das aulas feita em de-zembro foi cancelada, afetando asemana pedagógica, na qual dire-tores e docentes planejam as ativi-dades do ano todo. Diante do atro-pelo no cronograma, a categoriaameaça uma greve antes mesmode começarem as aulas.

A rede estadual não se sus-tenta apenas com professores

do quadro próprio. Por causa dis-so, precisa recorrer aos profes-sores temporários - contratadosem regime especial, via Proces-so Seletivo Simplificado (PSS). Noano passado, por exemplo, dos70 mil professores da rede esta-dual, 29 mil eram PSSs.

Recentemente, o governadorBeto Richa assinou a nomeaçãode 5.522 professores efetivos,aprovados em concurso. Alémdisso, cerca de 600 professoresque prestam serviço administra-tivo na Seed e nos 32 núcleos deeducação devem voltar às salasde aula. Mesmo assim, a contanão fecha. O Sindicato dos Tra-balhadores em Educação Públicado Paraná (APP-Sindicato) esti-

ma que o governo precise con-tratar com urgência pelo menos15 mil professores PSSs paragarantir o início do ano letivo.

“Se não tiver essa contrata-ção imediata, não terá condi-ções de as escolas abrirem. Sim-plesmente não vamos terprofessores nas salas”, argumen-ta a secretária de Finanças da APP-Sindicato, Marlei Fernandes. “Sãomuitas as indagações, preocupa-ções e insatisfações”, emenda.

Os colégios localizados embairros mais pobres e periféri-cos, principalmente de grandescidades, enfrentam maior rota-tividade de professores. Porisso, são os que mais depen-dem dos PSSs.

Governo garante que começodas aulas não será adiadoA Secretaria de Estado da Edu-

cação (Seed) garantiu que a data deinício das aulas na rede estadual - 09de fevereiro - será mantida. A pastatambém assegurou que os profes-sores temporários (PSSs) serãochamados ainda antes do início doano letivo, embora não tenha estima-do o volume dessas contratações. Aconvocação desses docentes, noentanto, só deve ocorrer após aredistribuição de aulas, que se en-cerra amanhã (04).

“A demanda de PSS dependeda distribuição de aulas para osprofessores do quadro próprio,que têm absoluta prioridade”, des-tacou a Seed.

Para os docentes, no entanto,este atraso no cronograma deveretardar o início das aulas. Segundoa APP-Sindicato, ainda que os PSSssejam chamados ao longo desta se-mana, não deve haver tempo hábilpara que entreguem a documenta-ção e para que as escolas fechem oplanejamento das aulas, contemplan-do esses profissionais.

“O cronograma está comprome-tido. Mesmo que sejam chamados,ainda precisa distribuir aulas a eles.Os PSSs são o fiel da balança. Seeles não estiverem na rede o quantoantes, não se começa o ano letivo”,reforça a secretária de Finanças dosindicato, Marlei Fernandes.

Richa participa de posse no TREe defende autonomia dos poderes

O governador Beto Richa par-ticipou ontem (02) da solenidadede posse do desembargador Ju-cimar Novochadlo como presi-dente do Tribunal Regional Elei-toral do Paraná (TRE-PR). O novopresidente cumprirá mandato deum ano, substituindo o desem-bargador Edson Vidal.

O governador ressaltou otrabalho feito pelo TRE e desta-cou o bom relacionamento en-tre o Poder Executivo e as insti-tuições públicas. “Hoje, há diá-logo entre os poderes e institui-ções. Quem ganha com essaharmonia é a sociedade para-naense. Tenho certeza que essanova presidência, competentee preparada, continuará os im-portantes avanços conquista-dos nos últimos anos por essetribunal”, disse ele.

Na mesma solenidade foiempossado o novo vice-presi-dente do TRE-PR, o desembarga-dor Luiz Fernando Tomasi Kep-

pen, que também responderápela corregedoria. A nova dire-ção do TRE-PR será a responsá-vel pelo planejamento das elei-ções municipais de 2016 e a ex-pansão da biometria no Estado.

O novo presidente do TREdestacou que sua gestão darácontinuidade ao bom trabalhofeito atualmente no tribunal.“Vamos trabalhar para fortale-

cer o processo eleitoral brasilei-ro”, afirmou Novochadlo.

O desembargador Edson Vi-dal se despediu da presidênciado TRE com um balanço da ges-tão e enaltecendo a boa rela-ção com outros poderes, comoo governo estadual. “Criamosuma estreita relação de diálo-go e respeito entre os pode-res”, disse Vidal.

Empresas do Oeste estão entre asmais inovadoras do Paraná e do Sul

O Paraná tem apenas trêsempresas entre as 20 maisinovadoras da região Sul, deacordo com o levantamentoCampeãs da Inovação, feitopela Revista Amanhã e pelaEdusys.

A empresa mais inovadorado Estado, e terceira da regiãoSul, é a Prati-Donaduzzi, quetem sede em Toledo. Atual-mente, ela é uma das maiores

produtoras de genéricos do paíse fez recentemente um investi-mento para o aumento da capa-cidade de produção.

A GVT foi apontada como asegunda mais inovadora do Pa-raná, seguida pela Bematech,em terceiro.

O ranking foi feito com baseem questionários aplicados às500 maiores empresas do Sul dopaís e foi liderado no ano pas-

sado pela empresa gaúchaAEL Sistemas, especializadaem sistemas eletrônicos paraas áreas militar e espacial.

O ranking da Amanhã tam-bém traz uma lista em ordemalfabética com outras 30 em-presas inovadoras do Sul. So-mente quatro são do Paraná:Candon (sede em MarechalCândido Rondon), Clinipam,Datacoper e Lactec.

Governador Beto Richa cumprimenta o desembargador JucimarNovochadlo como presidente do Tribunal Regional Eleitoral

Arnaldo Alves/ANPr

08 | O PRESENTE ESPECIAL TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

O PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 ESTADO

Eleito presidente, Traiano fala em fortalecimento da AlepLEGISLATIVO PARANAENSE

Chapa liderada pelo deputado estadual do PSDB foi eleita com 51 votos favoráveis e duas abstenções.Ademir Bier (PMDB) e José Carlos Schiavinato (PP) também compõem nova mesa executiva

Os novos integrantes damesa executiva da AssembleiaLegislativa (Alep), para o biê-nio 2015/2016, foram eleitos nodomingo (1º), logo depois daposse dos deputados estaduaismembros da 18ª legislatura. Achapa “Parlamento Forte”, li-derada pelo deputado AdemarTraiano (PSDB) como candida-to à presidência, única inscritapara o pleito, foi aprovada com51 votos favoráveis, havendoainda duas abstenções. Somen-te o deputado Nelson Justus(DEM), na qualidade de presi-dente da sessão, não votou.

Plauto Miró Guimarães(DEM) foi novamente eleito pararesponder pela 1ª Secretaria daCasa, enquanto Ademir Bier(PMDB) também foi reconduzi-do para a 2ª Secretaria. Os de-mais membros da mesa execu-

Registro dos novos integrantes da mesa executiva da Assembleia Legislativa

Novo presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano: “Todos serãoreconhecidos e prestigiados pelo trabalho que desempenharão”

tiva para o biênio que inicia sãoos seguintes: Jonas Guimarães(PMDB), 1º vice-presidente;André Bueno (PDT), 2º vice-presidente; Gilberto Ribeiro(PSB), 3º vice-presidente; Ade-lino Ribeiro (PSL), 3º secretá-rio; José Carlos Schiavinato(PP), 4º secretário; e Ney Lepre-vost (PSD), 5º secretário.

Proclamada eleita a mesapelo deputado Nelson Justus,os eleitos assinaram o termo deposse. O novo presidente Ade-mar Traiano fez então o seuprimeiro pronunciamentocomo chefe do Poder Legislati-vo estadual, destacando espe-cialmente que pretende inves-tir em novos canais de acesso àinformação por parte do cida-dão, ampliando cada vez mais atransparência das ações da As-sembleia, valorizando seus ser-

vidores e dedicando tratamen-to respeitoso aos deputados.

Ele sinalizou também quepretende realizar uma adminis-tração que buscará a união e ofortalecimento da Casa. “Todosserão reconhecidos e prestigia-dos pelo trabalho que desempe-nharão - nas comissões, no ple-nário, nos cargos de direção e naatuação política”, sublinhou.

O deputado concluiu a suamanifestação assegurando quetodos os paranaenses podem con-tar com seu empenho, dedicaçãoe senso de Justiça “para que todospossamos ter orgulho da nossaAssembleia Legislativa”.

Ademar Luiz Traiano nas-ceu em Francisco Beltrão, noSudoeste do Paraná, em 03 dejaneiro de 1953. É formado emDireito e inicia seu 7º mandatocomo deputado estadual. O

parlamentar começou na vidapública e política em 1982, comovereador e presidente da Câ-

mara Municipal de Santo An-tônio do Sudoeste, municípioonde possui uma fábrica têxtil.

Fotos: Alep

10 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

CRESCIMENTO EM 2014

Ferroeste tem aumento de 26%na movimentação de cargas

Números positivos são efeito da aquisição de novaslocomotivas, otimização dos processos operacionais,crescimento da eficiência e novos fluxos ferroviários

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Paulo Moreira Leite (@pmoreiraleite)Diretor do Brasil 247

Com Eduardo Cunha, Câmara pode ingressar numa fase conservadorapoucas vezes vista em sua história.

Valor Econômico (@valor_economico)Venda de caixas d'água sobe em SP, RJ e MG.

Cade aprova compartilhamento de redes 2G e 3G por TIM e Oi.

Produção de cerveja cresce 0,35% em janeiro.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Terremoto de magnitude de 6,3 graus atinge a Argentina; epicentro

foi 109 quilômetros a Noroeste de San Luís.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Ator que fazia Power Ranger vermelho é preso por matar amigo com

uma espada.

Os marombeiros curtiram isso: comer ovos faz as pessoas seremmais caridosas, diz estudo.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Red Bull anda sem asa dianteira e revela: capacete de Vettel inspirou

carro camuflado.

São Paulo quer usar Paulista para “achar o time” até a Libertadores.

Após vitória sobre Nick Diaz, Spider se declara a Chael Sonnen: “Vocêmudou a minha vida”.

Estadão (@Estadao)Mercado já prevê inflação acima de 7% e PIB de 0,03% em 2015.

Ministra Kátia Abreu se casou depois de votar para a presidência doSenado.

Carta Capital (@cartacapital)Vida marinha corre o risco de extinção em massa, dizem pesquisadores

da Califórnia.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Anderson diz que lutou mais focado e elogia Nick Diaz: “Foi um ótimo

teste”.

Folha de S.Paulo (@folha)Tite pede que torcida apoie time na Libertadores para que atletas

“cresçam”.

Marta Suplicy (@MartaSuplicy_)Senadora do PT-SP

Sob a batuta do estreitamento e da falta de sensibilidade, o PTsubmeteu-se a uma derrota inusitada...

G1 (@g1)39 deputados federais que tomam posse são processados por

crimes.

Míriam Leitão (@MiriamLeitaoCom)Jornalista

É preciso criar gabinetes de crise para tratar do abastecimento deágua e eletricidade.

Reuters Brasil (@ReutersBrazil)Economistas passam a ver estagnação neste ano e inflação de

7,01%.

UOL Notícias (@UOLNoticias)MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Prouni 2015.

Congresso em Foco (@congemfoco)Derrota faz Palácio do Planalto buscar “pacto de governabilidade” com

Eduardo Cunha.

A Estrada de Ferro ParanáOeste (Ferroeste) encerrou 2014com crescimento significativo namovimentação de cargas. O vo-lume transportado teve um au-mento de 26% em relação a 2013.Cerca de 770 mil toneladas úteis(TUS) foram movimentadas, sen-do que 39,7% desta produção,grãos e congelados, era destina-da ao mercado externo.

Os números positivos sãoefeito da aquisição de novaslocomotivas, otimização dosprocessos operacionais, cres-cimento da eficiência, novos flu-xos ferroviários, redução do ci-clo de vagões e da performancecomercial mais rentável.

As importações de cimento,combustíveis e fertilizantes re-presentaram 32% das cargastransportadas e 28,3% do volu-me correspondeu ao fluxo in-terno exclusivo entre Cascavele Guarapuava. “A Ferroestecarregou e transportou cercade 20 mil vagões em 2014”, afir-

Cerca de 770 mil toneladas úteis foram movimentadas, sendo que 39,7%desta produção, grãos e congelados, era destinada ao mercado externo

ma o presidente da empresa,João Vicente Bresolin Araújo. Ofaturamento também cresceu.Quando comparado com os nú-meros de 2013, a receita foi su-perior em 24%, cerca de R$ 15,2milhões. O melhor resultado dosúltimos quatro anos.

Os principais produtosmovimentados em 2014 foramsoja a granel (31%), contêineresfrigorificados (22%), cimento

Rodrigo Piana

(13,5%), milho (11%), combus-tíveis (7,5%), fertilizantes (10%)e óleo vegetal (3%).

Outro destaque do ano pas-sado foi da movimentação doscontêineres. A média históricada Ferroeste era de 200 unidadesmensais. Com a implantação doterminal de congelados da Co-triguaçu, em Cascavel, o volumede contêineres transportadosaumentou em quatro vezes.

Consumo de energia elétrica nosetor rural cresceu 8,2% em 2014

A população rural para-naense registrou o maior cres-cimento entre as classes deconsumo da energia elétricaatendidas pela Copel, na com-paração dos dados de 2014com o ano anterior. A classerural consumiu durante o anoum volume 8,2% maior deenergia elétrica, contra umamédia de 5,6% registrado nomercado cativo da Compa-nhia. Levando-se em conta aestabilidade registrada nonúmero de ligações, este índi-ce representa diferença aindamaior em relação às demaiscategorias de consumo.

Em números absolutos, aatividade rural responde por9,3% do consumo dos municí-pios atendidos, sendo o quartomercado da concessionária,atrás dos setores residencial,industrial e comercial. Na ava-liação da área de estudo demercado da Copel Distribui-ção, a produção agropecuáriatem se beneficiado do aumen-to de produção e ganho de pro-dutividade nas culturas esta-duais, principalmente no seg-

mento soja e milho, que elevou opoder de compra do agricultor, oque trouxe reflexos para o consu-mo de energia. Nos últimos dezanos, a classe teve crescimentomédio de 4% ao ano, chegandoao patamar de 503,4 kWh/mêspor unidade consumidora.

O período foi acompanhadopela ampliação do acesso à ener-gia elétrica: só entre os anos de2011 e 2014, a Copel investiu R$80 milhões na realização de24.226 novas ligações no cam-po, por meio da construção de3.379 quilômetros de redes. Emjunho de 2014, o Paraná atingiua universalização do serviço,que hoje atende 372.464 pro-priedades. “Sabemos que aenergia elétrica no campo hojeé um insumo essencial para odesenvolvimento econômico esocial das famílias, por isso tra-balhamos com dedicação noatendimento às demandas dosetor”, afirma o diretor de Dis-tribuição da Copel, VlademirSanto Daleffe.

INCENTIVO

A partir deste mês de feverei-

ro, produtores que trabalhamcom irrigação e aquicultura te-rão um novo incentivo. Quembuscar inscrição nas tarifasque reduzem o custo da ener-gia elétrica consumida duran-te a noite pelos equipamentosdestinados a estas atividadesterá isenção na instalação domedidor que registra o consu-mo, de acordo com o horário deutilização. A instalação gra-tuita do equipamento foi regu-lamentada pela Agência Naci-onal de Energia Elétrica, pelaResolução 620/2014.

As tarifas concedem des-contos de até 70% na energiaelétrica consumida no horá-rio das 21h30 às 06 horas, ehoje já beneficiam quatro milpropriedades rurais no Esta-do. Os agricultores parana-enses atendidos pelo Progra-ma Nacional de Fortalecimen-to da Agricultura Familiar(Pronaf) podem obter aindamais vantagens na adesão àtarifa, com melhores condi-ções no custeio da extensão derede necessária para efetuar aligação de energia.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Esteja atento aosfatores espirituais. A fé,a espiritualidade e asquestões que envolvem

a família e os sentimentos estãoestimuladas.

TOURO: Fique atento àsilusões e à tendência aesperar demais das pes-soas. Valorize mais o

modo como você se expressa.

GÊMEOS: Benefícios emrelação à carreira e a ques-tões financeiras e emoci-onais. Reflita sobre valo-

res prioritários. Momento para agircom mais sensibilidade.

CÂNCER: Viagens, es-tudos, leituras e expres-são dos seus talentosestão favorecidos. Mo-

mento para ampliar os horizontesculturais e espirituais.

LEÃO: A energia tendea ser mais introspectivae reflexiva. Momentooportuno para repensar

o modo como você vivencia asemoções e a intimidade.

VIRGEM: Aja de umaforma mais sensível eintuitiva. Evite a tendên-cia a expectativas exa-

geradas e idealizadas, o que levaa confusões.

LIBRA: Se expresse commais criatividade e ins-piração. O trabalho sótem a ganhar com o uso

maior da sensibilidade e com osrelacionamentos positivos.

ESCORPIÃO: Uma ten-dência saudosista e so-nhadora tende a fazerparte do comportamen-

to emocional. Momento de forteexpressão emocional.

SAGITÁRIO: Um balan-ço maior entre vida pes-soal e carreira se faznecessário. É hora de se

expressar de uma forma mais in-ventiva e criativa.

CAPRICÓRNIO: Mo-mento favorece uma in-teração emocional comas pessoas para perce-

ber o modo como você está secomunicando e se relacionando.

AQUÁRIO: Podem haverbenefícios em negócios eem situações envolvendofamília e saúde. Esteja co-

nectado com valores mais essenciais.

PEIXES: Conecte-secom a sua sensibilidadee com os aspectos intui-tivos. Cuidado com a ten-

dência a um comportamento ca-rente ou dependente.

NUVEMDE COCO

Modo de preparo:Dissolva o leite em pó em uma xícara e meia (chá) de água. Misture bem

e leve à geladeira por cerca de duas horas. Dissolva a gelatina em meia xícara(chá) de água fria, aqueça em banho-maria até derreter e bata em umabatedeira a gelatina dissolvida e o açúcar por cerca de dez minutos ou atéque fique firme e dobre de volume. Coloque as raspas de limão e reserveem uma tigela. Bata, na batedeira, o leite em pó até obter um creme fofo. Junte,aos poucos, a gelatina reservada e misture bem. Despeje em uma forma comfuro central (23 cm de diâmetro) molhada e leve à geladeira por cerca dequatro horas, para endurecer. Desenforme a nuvem e cubra-a com o cocoseco ralado hidratado em meia xícara (chá) de água.

Ingredientes:12 colheres (sopa) de leite empó1 envelope de gelatina em pó

TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 11

sem sabor (12g)1 xícara (chá) de açúcar1 colher (sopa) de raspas dacasca de limão

TERÇA-FEIRA (03)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

José Alfredo foge ao ouvir Antoninho falando com Maria Marta, queimplora para ver o ex-marido. Maurílio persegue José Alfredo. Cristinaafirma para Elivaldo que o pai conseguirá resgatar seu dinheiro. Maria Martaflagra Maurílio com sua arma. Lorraine tenta encontrar o cheque que Ismaelescondeu. Érika guarda o álbum com as fotos de Maria Marta e Silviano.Severo se preocupa com os avisos do gerente do banco. João Lucas decideir atrás de José Alfredo. Reginaldo e Jurema acordam Cora e a obrigam atrabalhar. Felipe observa Enrico sem ser visto. Magnólia encontra o álbumde fotos de Maria Marta e Silviano. Maria Marta denuncia José Alfredo.Magnólia e Ismael chegam juntos à casa de Téo. José Alfredo é preso.

IMPÉRIO

Caíque avisa à família de Afeganistão que há dois espíritos lutandopelo corpo do primo. Maria Inês se surpreende ao ver Sueli em sua casa.Caíque e Castilho conseguem fazer com que Salvador deixe a casa deAfeganistão. Samantha não acredita quando Azeitona diz que a voz queescuta aparenta ser má. Fernando indica Adriana para cuidar do emagre-cimento de Bia e Laura fica surpresa ao perceber que a médica tambémsabia o nome de sua irmã. Marcos rasga o contrato de patrocínio deGustavo e o expulsa de sua casa. Adriana se oferece para pagar otratamento de Bia. Laura aconselha Bia a não contar a Vicente que Adrianacuidará dela. Aurélia fica chocada quando Sueli diz que não quer suapresença no jantar de noivado. Marcos anuncia que se casará com Sueli.

ALTO ASTRAL

Susana discute com Cristina. Madalena pede para Carlota não atrapa-lhar o casamento de seus netos. Mário leva Daniele para a mansão. Rafaeldescobre que Paulo chegará de viagem e Sandra tem uma ideia para tentarimpedi-lo de invadir a mansão atrás de Vitória. Fernando procura porCarlota. Beatriz vai falar com Paulo. Beto e Solange se beijam. Serginhodecide ir à casa de Alessandra. Vitória pede para Sebastiana afastarLeonor de Elísio. Carlota prepara uma armadilha para Daniele após serexpulsa da festa de casamento. Sandra e Rafael convencem Vitória a seencontrar com Paulo. Carlota ironiza Daniele. Cristina chega à mansão nomomento em que Rafael e Vitória se preparam para encontrar Paulo.

BOOGIE OOGIE

Karina agradece Gael por deixá-la viajar com Pedro, que fica exultante.A van enguiça na estrada. Barbara e Wallace vendem rifas de um jantar noPerfeitão para ajudar Jeff e Mari a juntarem dinheiro para voltar ao Rio deJaneiro. Vicki ameaça contar para Karina sobre a armação de Pedro eBianca. Jade convence Edgard a ensaiar a peça na praça. Barbaraestranha quando Wallace liga para Sol. Jade sabota o vestido que Biancausa no ensaio da peça. Durante uma brincadeira entre os integrantes dabanda, Vicki pede um beijo a Pedro na frente de Karina.

MALHAÇÃO

CHARADASO que a múmia disse para a outra múmia que estava cheia de problemas?R: Você está toda enrolada!Em um carro estão quatro romanos e um inglês. Qual é o nome da motorista?R: IVone.Qual é o país que tem duas sílabas e uma delas é de comer?R: Japão.Qual a diferença do sapo para o sapato?R: O sapo tem o salto para frente e o sapato atrás.O que é o que é, quando nova é verde, quando velha é preta e morre

estourada no céu?R: A jabuticaba.O que o vampiro disse para a namorada antes das férias na faculdade?R: Te vejo no próximo período.Como se chama um camelo congelado?R: Perdido.O que é um morango?R: Uma cereja arrepiada.O que é um pontinho vermelho na salada?R: Uma ervilha prendendo a respiração.O que é minha, eu te dou, e ainda continua sendo minha?R: Minha fotografia.O que faz o tempero ir embora?R: O espant-alho.O que o cigarro falou para o homem?R: Hoje você me acende e amanhã eu te apago.O que o galo foi fazer no açougue?R: Ver a galinha pelada.O que o Sol disse para a Lua?R: Vamos fazer um eclipse?O que o gato tem maior que um elefante?R: A agilidade.

SHAMPOO REPARADORCerto dia, durante o banho, o português vê escrito em um shampoo na

prateleira no banheiro: “shampoo reparador”.- Eu, hein? - disse ele. - Melhor eu virar esse frasco, pois não quero tomar

banho com esse shampoo reparando em mim.Então ele virou o shampoo para a parede, mas quando viu o rótulo do outro

lado decidiu deixar de frente mesmo. Estava escrito: “Repara muito mais!”.

12 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

Secretaria de Educação promove Semana PedagógicaProfessores da rede municipal estarão envolvidos em palestras, oficinas e trabalho de planejamento para 2015

MARECHAL RONDON

Uma palestra comMarta Beatriz HornSchumacher, sobre otema “Devolvendo com-petência para a vida”,abriu, ontem (02), a Se-mana Pedagógica, orga-nizada pela Secretaria deEducação de MarechalCândido Rondon. As ati-vidades seguem até sex-ta-feira (06).

A solenidade de aber-tura da programaçãocontou, entre outros,com a presença do pre-feito Moacir Froehlich,da secretária de Educa-ção, Marta Salete Ben-do, da diretora de ensi-no, Terezinha Weimer,e da presidente do Con-selho de Educação, Mar-lice Gundt.

Conforme a secretá-ria de Educação, a pro-gramação da SemanaPedagógica envolveráos professores das esco-las municipais em ativi-dades como palestras,

A abertura da Semana Pedagógica, na manhã de ontem (02), contou com a presença de autoridades municipais

Ademir Herrmann

oficinas e trabalho deplanejamento para oano letivo de 2015. “Nosdois primeiros diasacontece a capacitaçãocom todos os profes-sores reunidos na Igre-ja de Deus e no ColégioRui Barbosa e nos ou-tros três dias haveráuma formação específi-ca em cada escola complanejamento e estudodo currículo entre gru-pos. Trata-se de um pla-nejamento para quetudo esteja organizadopara o início do ano leti-vo e programado para olongo do ano”, comentaMarta, lembrando queas aulas nas escolasmunicipais iniciam nasegunda-feira (09).

A secretária destacouainda que a adminis-tração municipal temdado atenção especialao setor educacionalrondonense. “Além demelhorias nas estrutu-

ras físicas, o trabalhotambém é focado na ca-pacitação dos profissi-

onais envolvidos nodia a dia dos alunos afim de oferecer pessoas

cada vez mais qualifi-cadas para a formaçãodos alunos. Tudo está

muito bem organizadoe pronto para mais umano letivo”, ressalta.

Atividades letivas têm início em MercedesCom o objetivo de dar

início ao ano letivo, bemcomo de desenvolver aformação profissional,teve início ontem (02) aSemana Pedagógica darede municipal de ensi-no de Mercedes. A for-mação envolve todos osprofessores e educadoresque atuam na rede de for-ma a dar subsídios didá-tico-pedagógicos para otrabalho docente no de-correr do ano letivo.

Neste ano, a SemanaPedagógica, organizadapela equipe da SecretariaMunicipal de Educação eCultura, conta com umaformatação diferenciada.Como o município vemadotando o Projeto deEducação Financeira, on-tem e hoje (03) o formadorserá o especialista emEducação Financeira Al-temir Farinhas, da em-presa Equilíbrio Finan-ceiro. Este é um projetoque será inserido na gra-de curricular da rede mu-nicipal e que tem patrocí-nio da Itaipu Binacional.

Para o secretário deEducação e Cultura, Gil-

son Backes, a Semana Pe-dagógica é fundamentalcomo forma de integraçãoe também na busca denovos conhecimentos.“Nestes dois dias em espe-cífico a temática será aeducação financeira, pro-jeto inovador em parceriacom a Itaipu Binacional. Oobjetivo é de educar e ori-entar os alunos no sentidode melhor administrar assuas finanças”, ressaltou.

Já amanhã (04) os pro-fessores e educadoresparticiparão de uma ca-

pacitação do Projeto AUnião Faz a Vida, o qualé desenvolvido em par-ceria com a Sicredi Ali-ança. Na parte da ma-nhã a formação ocorre-rá com a equipe de as-sessoramento do Sicre-di, Cristiane Maccari eKiara Mensch, e, no pe-ríodo vespertino, sobpatrocínio também doSicredi, haverá palestracom o educador NilboNogueira, o qual abor-dará a temática “Peda-gogia de projetos”.

Secretário de Educação e Cultura, Gilson Backes:“A Semana Pedagógica é fundamental como forma de

integração e também na busca de novos conhecimentos”

Divulgação

O PRESENTE | 13TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

HOJE

Ministro dos Transportes cumpre agenda em RondonAntonio Carlos Rodrigues participa da inauguração das obras de adequação da passagem

urbana do município na BR-163. Gleisi Hoffmann também confirmou presençaO ministro dos Transpor-

tes, Antonio Carlos Rodri-gues, estará hoje (03) emMarechal Cândido Rondonpara a inauguração das obrasde adequação da passagemurbana do município naBR-163. A cerimônia estámarcada para as 10 horas,no Km 284 (intersecção darodovia com a Avenida ÍrioJacob Welp). A solenidade

contará com a presença deautoridades municipais e es-taduais, além de liderançasregionais. A senadora GleisiHoffmann também confir-mou presença, além de umagrande comitiva do Minis-tério dos Transportes. Apósa inauguração, haverá almo-ço entre as autoridades.

O trecho urbano daBR-163 no município rece-

beu investimentos de maisde R$ 56 milhões, oriundosdo governo federal. As obrascontemplaram a pavimen-tação de rua marginal, inter-secções em desníveis e pas-sarelas no perímetro urbanode Marechal Cândido Ron-don, numa extensão de apro-ximadamente 5,4 quilôme-tros, entre o trevo que liga aNova Santa Rosa e o portal.

Após a inauguração da obra, o ministro Antonio CarlosRodrigues participará de um almoço com autoridades

Prefeitura de Missal retoma atendimento normal e novos secretários assumemConforme o decreto 4545,

de 29 de janeiro, a Prefeiturade Missal volta amanhã (04)ao horário normal de aten-dimento ao público, em doisturnos. Durante o mês dejaneiro, foram realizados osserviços essenciais e houveapenas trabalho interno. A

partir de amanhã volta oatendimento ao público.

As secretarias de Admi-nistração, Finanças e Plane-jamento voltam a atenderdas 08 às 12 horas e das 13h30às 17h30. A Secretaria deObras, Urbanismo e Trans-porte, subprefeituras de

Dom Armando e Portão doOcoí, Secretaria de Agricul-tura e Meio Ambiente, Se-cretaria de Indústria, Comér-cio e Turismo, Secretaria deEducação, Cultura e Espor-te atenderão das 07h30 às11h30 e das 13h30 às 17h30.

A Unidade Básica de Saú-

de do centro volta a funcio-nar das 07 às 17 horas e asEstratégias Saúde da Famí-lia do Portão do Ocoí, DomArmando e Bairro Renascere a Secretaria de AssistênciaSocial e Cras das 07h30 às11h30 e das 13 às 17 horas.

Amanhã iniciam o traba-

lho também dos novos se-cretários. O agricultor Gen-til Rosa assume a Secretariade Agricultura e Meio Am-biente e Eduardo Staudt pas-sará a responder pelos tra-balhos da Secretaria de Saú-de. Nas demais pastas nãohouve alteração.

Divulgação

A Câmara de Vereadoresde Marechal Cândido Ron-don iniciou ontem (02) oano legislativo, por ocasiãoda realização da primeirasessão ordinária de 2015 naCasa de Leis, agora presidi-da por João Marcos Gomes.O encontro contou com apresença do prefeito MoacirFroehlich, vice-prefeito Sil-vestre Cottica, vereadores li-cenciados Arlen Güttges (se-cretário especial de Coorde-nação em Programas de Se-gurança e Trânsito) e Adri-ano Cottica (secretário deViação e Serviços Públicos),secretário de Administração,Altair Genz (Maninho), de-mais integrantes da equipede governo, ex-vereadores,assessores, representantesda imprensa e a comunida-

de em geral.A sessão contou com uma

particularidade. Apenas oitovereadores estiveram pre-sentes, tendo em vista que osuplente Alvori Ahlert (PT)já foi convocado, mas aindanão assumiu a 9ª vaga. Nes-ta semana encerra o prazode 15 dias para ele se posici-onar se será empossado ounão. Caso não seja, será con-vocado o suplente seguin-te, Ari Hansen (PMDB).

Durante a sessão, o pre-feito subiu à tribuna parafazer um pronunciamento.Ele iniciou o discurso rela-tando as dificuldades e in-certezas financeiras. “Temosnos manifestado que dosentes federados, o municí-pio é que está começando apagar mais alto e caro essa

conta”, expôs, lembrandoque a Constituição prevê al-guns investimentos míni-mos em áreas como saúde eeducação. Enquanto o mu-nicípio não pode fugir des-sa obrigatoriedade, o mes-mo não tem ocorrido comEstado e União.

O mandatário afirmouainda que os governos têmcriado programas nos quaisas prefeituras aderem, masposteriormente acabam sen-do subcusteados pelos en-tes estadual e federal. “Nomomento que aumentamoso nosso custeio na partici-pação dos serviços, vamosencurtando a capacidade deinvestimentos”, declarou.

Froehlich revelou que jáse passaram 30 dias de 2015,mas a municipalidade ainda

vive a incerteza a respeitodo tamanho que será a arre-cadação do ano e os repas-ses financeiros. “O orçamen-to projetado para este ano épara ser um pouco maior doorçamento do ano anterior,mas não há clarezas ainda”,frisou. “A Amop (Associa-ção dos Municípios do Oes-te do Paraná) já disse que amaioria dos municípios re-cebeu menor a primeira par-cela deste ano do FPM (Fun-do de Participação dos Mu-nicípios). Já o ICMS vai de-pender justamente da ativi-dade econômica do Estado,e aí sobra para o municípiosaber o tamanho de sua ar-recadação através do IPTUe taxas de limpeza”, relata,acrescentando: “Dentro des-te cenário de dúvidas, o pre-

feito e o vice-prefeito vêmaqui (na Câmara) para di-zer para toda população, re-presentada pelos edis, que aPrefeitura de Marechal Cân-dido Rondon, em 2014 - mes-mo sendo um ano de elei-ções e de Copa do Mundo,em que normalmente por serano eleitoral se gasta maisdo que arrecada -, conse-guiu fazer uma pequena eco-nomia”, declarou.

Com esse superávit, ex-plicou o mandatário, estásendo possível começar oano com o início de novasobras, bem como evitar ainterrupção de pro je tosque já estão em andamen-to. “Graças à contraparti-da do município”, resu-miu. “Graças à austerida-de, conseguimos fazer uma

pequena economia quenos dá o fôlego até quese abra os orçamentosdo Estado e União”,emendou.

TRANSPARÊNCIA

Por outro lado, oprefeito lembrou quea prefeitura rondo-nense ocupa a 6ª co-locação no rankingde transparência ela-borado pelo Tribunalde Contas. Para ele,e s t e í n d i c e m o t i v apara que a municipa-lidade possa avançarainda mais. “O povorondonense não querter desconfiança e vernovamente aquelesper íodos em que acada duas semanas tí-nhamos um escânda-lo na mídia. Isso éuma página virada”,garantiu.

RELATÓRIO

Na oportunidade,Froehlich fez a breveleitura de um relatóriode obras realizadas ouque tiveram início nobiênio 2013/2014. Eletambém citou quais sãoas metas para 2015/2016e que projetos estão emandamento e devem serconcluídos ainda noatual mandato.

Conforme o chefedo Poder Executivo,integram as metas parao biênio a quarta eta-

pa da construção doteatro municipal; revi-talização da área cen-tral da cidade; conclu-são da Central de Me-dicamentos, da Unida-de de Pronto Atendi-mento (UPA) e das 200casas populares do Re-canto Feliz; pavimen-tação e implantação degalerias de águas plu-viais no loteamentoSão Francisco; pavi-mentação dos bairrosCiprestes, Santa Ma-ria, Continental e Gua-rani; pavimentaçãocom construção de ga-lerias de águas pluvi-ais no distrito de Por-to Mendes; coberturadas quadras esportivasdas escolas municipaisJean Piaget, BentoMunhoz da RochaNeto e Antonio Ro-ckenbach; edificação deum reservatório deágua com capacidadede quatro milhões delitros no Parque de Ex-posições Alvaro Dias;aquisição de uma áreapara a construção docampus da Universi-dade Tecnológica Fe-deral do Paraná (UTF-PR); pavimentaçõesrurais em trechos deIguiporã, Linha Pal-mital, Linha Ouro Ver-de e Linha Heidrich; econclusão da constru-ção da Unidade Básicade Saúde (UBS) do

bairro Botafogo.O prefeito elencou

ainda outras obras pre-vistas ou em andamen-to realizadas pelo Es-tado ou União, masque de alguma forma omunicípio é parceiro.“Construção da Esco-la Estadual MonteiroLobato, no bairro Pri-mavera; novo Fórumda Comarca de Mare-chal Rondon; sede de-finitiva do Batalhão dePolícia de Fronteira(BPFron); duplicaçãoda BR-163 de MarechalRondon a Toledo”,mencionou.

PRIORIDADES

Ainda em seu dis-curso, o prefeito enal-teceu a parceria entreo Poder Legislativo eExecutivo e pediu quea Câmara desse prio-ridade e agilidade natramitação de algunsprojetos que envolvemassuntos que ele ale-ga serem importantespara o desenvolvimen-to e o futuro de Mare-chal Cândido Rondon.O chefe do paço muni-cipal citou como exem-plo o Plano Municipalde Gestão de ResíduosSólidos, Plano Muni-cipal de SaneamentoBásico, municipaliza-ção de trânsito, revi-são do Plano Diretor earborização urbana.

16 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

Semana Pedagógica terá diferentes oficinas em Pato BragadoInício do ano letivo na Escola Municipal será na segunda-feira (09)

PREPARATIVOS

A Secretaria de Educação eCultura de Pato Bragado jáestá desenvolvendo a Sema-na Pedagógica que antecede oinício do ano letivo na escolado município. Neste ano, asatividades estão enfocandoplanejamento, organização etambém oficinas. A aberturadas atividades aconteceu on-tem (02), quando foi realiza-do um café da manhã comrecepção aos professores, noauditório da escola. A oca-sião contou com a presençado prefeito em exercício Leo-mar Rodhen, do presidenteda Câmara, Dirceu Anderle,da secretária de Educação,Cristiane Bonatto; da direto-ra do Cmei, Elis Frozza, dodiretor da Escola Municipal,Lairton Meinerz, e equipepedagógica. Em seguida, fo-ram realizadas orientações eatividades coordenadas pelafonoaudióloga Cintia Johans.

Hoje (03) serão desenvolvi-das atividades de planejamen-to e organização e amanhã (04)

acontecerá a oficina de Psico-motricidade, na escola, com aprofessora Maria Gorethe.

Já na quinta-feira (05) ha-verá oficina de Musicalizaçãoe movimento, que será co-ordenada pela professora Ermí-nia Machiavelli. Na sexta-feira(06) será a vez da professoraCleide Mussini desenvolver aoficina de Desenvolvimento in-fantil. Estas oficinas irão acon-tecer no Centro Cultural.

AULASHoje ocorrerá um encontro

do Departamento de Cultura,com a presença da diretora So-lange Weiler e colaboradores,ocasião em que será elaborado ocronograma de atividades parao ano de 2015. A Secretaria deEducação também promoverá,hoje, um treinamento com asmerendeiras escolares, sob res-ponsabilidade da nutricionistaJanice Roos Hachmann.

O início do ano letivo naEscola Municipal será na se-gunda-feira (09).

Entrerrienses planejam ano letivo de 2015Teve início ontem (02), em

Entre Rios do Oeste, a SemanaPedagógica organizada pelaSecretaria Municipal de Edu-cação e Cultura. A aberturada programação aconteceu noCentro Cultural e contou coma presença do vice-prefeito AriAloísio Maldaner, presidenteda Câmara de Vereadores,Valdecir Bischoff, e da secre-tária de Educação e Cultura,Marilei Lerner, que destacouo trabalho que é desenvolvi-do pela administração muni-cipal através das ações volta-das ao setor educacional en-trerriense.

As atividades seguem atésexta-feira (06) com a realiza-ção de cursos, oficinas e traba-lhos de planejamento para oano letivo de 2015.

“A Semana Pedagógica éum momento fundamentalpara o planejamento do anoletivo que está começando”,reforça Marilei.

A abertura da programação aconteceu no Centro Cultural, ontem (02),e contou com a presença de autoridades municipais

Hoje (03) haverá o curso deconcepção do currículo básicoministrado pelo professor JoãoZanardini. Amanhã (04) serápromovido curso de educaçãofinanceira nas escolas com oprofessor Altemir e na quinta-feira (05) acontece palestra so-

bre Danças circulares -aprender brincando, com aprofessora Ivete Rambo. Ostrabalhos serão finalizadosna sexta-feira.

As aulas na Escola Munici-pal Presidente Médici iniciamna segunda-feira (09).

Divulgação

O PRESENTE | 17TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

UNIOESTE

Cursos à terceira idade estão com inscrições abertasAqueles que possuem o Ensino Médio completo podem se inscrever até segunda-feira (09);

já para os que não possuem o Ensino Médio concluído o prazo vai até o dia 24A Universidade Estadual do

Oeste do Paraná (Unioeste) di-vulgou recentemente dois edi-tais para projetos referentes aoPrograma Universidade Aber-ta à Terceira Idade (Unati), quetem como principal objetivoreinserir esse público em ativi-dades de ensino, pesquisa e ex-tensão na própria instituição.Ambos os projetos visam aten-der pessoas com idade igual ousuperior a 60 anos.

Um deles é destinado parapessoas que já tenham conclu-ído o Ensino Médio. Para estecurso cada discente terá direi-to a cursar na graduação nomáximo quatro disciplinasanuais, o equivalente a 544horas. Ao final, quem tiver fre-quência mínima de 75% rece-berá certificado constando acarga-horária, nome e ementade cada disciplina. As inscri-ções podem ser feitas na Unio-este até segunda-feira (09).

Outro projeto é o Curso Hu-manidades para o Envelheci-mento Saudável, destinadopara pessoas com qualquer es-

colaridade. Para este projeto oaluno poderá candidatar-se a,no mínimo, três matérias. Acarga horária é de mil horas,também com direito a certifica-dos. As inscrições estão abertasaté o próximo dia 24.

O diretor-geral do campusrondonense da Unioeste, PauloKoling, destaca a importânciado apoio do Poder Público nes-tes projetos. “Os municípiostrabalham diretamente com opúblico da terceira idade atra-vés de políticas e programas.Por isso este apoio é muito im-portante. A Unioeste está abrin-do suas portas para receber aexperiência das pessoas demaior idade, e gerando melhorqualidade de vida para este pú-blico”, menciona.

O coordenador do Progra-ma Universidade Aberta à Ter-ceira Idade no campus rondo-nense, Alberto Madureira,menciona que todos devem fi-car atentos quanto aos prazos.“As inscrições para quem já temo Ensino Médio vão até o dia 09e para aqueles que não possuem

o Ensino Médio concluído, asinscrições seguem até o dia 24.Mais informações podem serobtidas na Unioeste”, diz.

De acordo com a secretáriade Assistência Social, primei-ra-dama Maria Cleonice Fro-ehlich, o Poder Público munici-

pal vê o projeto com bons olhose apoia a iniciativa. Segundoela, os cursos vêm ao encontrode uma demanda existente nomunicípio. “Trazer projetos queatendam ao público da terceiraidade é uma das propostas doPoder Público. A Unioeste, por-

tanto, vem ao encontro destaproposta, através da Unati.Quero reforçar para que todasas pessoas de 60 anos ou maisfaçam suas inscrições. É umaoportunidade única de partici-par de atividades junto à uni-versidade”, ressaltou.

Fotos: Ademir Herrmann

Secretária deAssistência Social,

Maria CleoniceFroehlich: “É uma

oportunidadeúnica de participarde atividades junto

à universidade”

Diretor do campusrondonense daUnioeste, Paulo

Koling: “A Unioesteestá abrindo suas

portas para recebera experiência daspessoas de maioridade, e gerando

melhor qualidade devida para este

público”

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

TERÇA-FEIRA,03 DE FEVEREIRO DE 2015

Dia 03: Adolar WagnerDia 03: Aiandra Nadine VorpagelDia 03: Angélica MaiaDia 03: Arno KunzlerDia 03: Charles BastDia 03: Geraldo BerwangerDia 03: José Eduardo SwrowskiDia 03: Lazinha Coltro dos SantosDia 03: Lourdes Maria BalestDia 03: Márcio Odair VorpagelDia 03: Mariane VorpagelDia 03: Odair Marcelo SokolowskiDia 03: Silvio Francisco Poletto

VESTIBULAR DA FALURB É AMANHÃA Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândi-

do Rondon, realiza amanhã (04), às 19h30, o Vestibular 2015, queoferece vagas para os cursos de Administração e Ciências Contá-beis. Os cursos da Falurb são aprovados e bem conceituados peloMinistério da Educação (MEC), além de terem se destacado porpreparar excelentes profissionais da área. As inscrições para asegunda etapa do vestibular estão abertas e podem ser feitas no sitewww.falurb.edu.br. O início das aulas será na segunda-feira (09).

17ª FEIRA PONTA DE ESTOQUEA Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit)

iniciou ontem (02) a comercialização dos estandes à 17ª FeiraPonta de Estoque, que será realizada nos dias 1º e 02 de agosto.A feira é direcionada a empresas dos segmentos de calçados,confecções e acessórios e possibilita fazer o giro do estoqueparado. Até o dia 27 de fevereiro as inscrições são para asempresas associadas que par-ticiparam da última edição.Do dia 02 a 27 de março seráaberta a venda para os associ-ados que não participaram daúltima edição. De 1º a 17 deabril será direcionada paraempresas que já possuem umestande e desejam adquirirmais um. E a partir de 20 deabril, a venda será aberta paraas demais empresas interes-sadas. Mais informações pelotelefone (45) 3055-4617.

CURSOEM MARIPÁ

A Secretaria do Traba-lho e Assistência Social deMaripá, por meio da Agên-cia do Trabalhador, está cominscrições abertas até quin-ta-feira (06) para um cursode oratória. As inscriçõespodem ser realizadas naAgência do Trabalhador, quefunciona em anexo ao Cen-tro Comunitário. Os interes-sados precisam apresentardocumentos pessoais. Ocurso será realizado na pró-xima semana, na segunda(09), terça (10) e quinta-fei-ra (12), no Centro Comuni-tário. Mais informações po-dem ser obtidas pelo telefo-ne (44) 3687-1101.

Milene Risse,que aniversariahoje (03).Parabéns!

Leila Fotografias

O PRESENTE | 19TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 SOCIAL

Elói Podkova, Gil Bueno Magalhães, Ricardo Chapla, Moacir Froehlich eMárcio Buss em recente inauguração em Marechal Cândido Rondon

João LiviSICREDI

COMEMORANeste mês de janeiro de

2015, a carteira de Créditoda Cooperativa Sicredi Ali-ança PR/SP ultrapassou amarca histórica de R$ 300milhões. O crescimento doproduto registrado pelainstituição financeira re-flete o seu papel fundamen-tal no acesso ao capital eno fomento do desenvol-vimento dos associados edas regiões onde atua.Entre os fatores que cola-boraram para este resul-tado está o volume maiorde recursos e o aumentosignificativo na quantida-de de associados atendidospela cooperativa.

Um dos pilares do cres-cimento do Sicredi, a con-cessão de crédito contem-pla diversas linhas, sendoas mais comuns o créditopessoal, os limites de con-ta, o crédito rural e o cré-dito empresarial. Esses re-sultados positivos refletema eficiência da gestão e aconsolidação do cooperati-vismo de crédito no merca-do financeiro.

João Livi

Cleri e Ruben Schweinberger marcando presençaem evento de Marechal Cândido Rondon

A forte chuva que caiu natarde de ontem (02), em Cas-cavel, adiantou o resultadode público do primeiro diado Show Rural. Até poucoantes das 16 horas, já havi-am entrado no Parque Tec-nológico Coopavel 26.792pessoas. Público considera-do bom pelos organizadoresdo evento, que segue até sex-ta-feira (06), promovido pelacooperativa. “Estamos empleno período de colheita eplantio, então, sabemos queas pessoas que vêm ao ShowRural é o público realmenteinteressado nas tecnologiasapresentadas durante o even-to”, pontua o coordenador-geral, Rogério Rizzardi.

Para hoje (03), é aguarda-do um visitante especial, ogovernador Beto Richa. Ele éesperado para as 10 horas, noportal de entrada do parque.

Diferente dos outros anos,Richa não deve conceder en-trevista coletiva. Ele vai visi-tar os estandes acompanha-do do diretor-presidente daCoopavel, Dilvo Grolli, prin-cipalmente os de órgãos esta-duais, como o Iapar e Emater-PR, que estão apresentandotecnologias, manejos e açõesdesenvolvidas.

CONFIANÇAO primeiro dia do Show

Rural emanou confiança aosvisitantes de que a crise eco-

nômica tão propalada não vaiprejudicar a escalada de as-censão do agronegócio brasi-leiro. “É um período de análi-ses mais profundas de aplica-ções, mas retroceder nunca”,afirma o presidente da Cen-tral Sicredi PR/SP/RJ, Man-fred Dasenbrock. Segundo ele,o ano, considerado medianopara o agronegócio, pode ofe-recer grandes oportunidadesde investimentos aos produ-tores. O próprio Sicredi vaimanter seu plano de expan-são abrangendo os Estadosde São Paulo e Rio de Janei-ro, no caso da Central queele preside, e em outros Es-tados do país pelas demaiscentrais do Sistema Sicredi.

A cooperativa, inclusive,já começa a planejar sua es-tratégia de trabalho para oPlano Safra, que deve terum incremento de cerca de10%, no mínimo, por parteda instituição.

PLANTIO DIRETOO lançamento do livro

“Plantio Direto: a tecnologiaque revolucionou a agricul-tura brasileira” também foium momento de exaltação aoagronegócio do Paraná. A so-lenidade foi o momento parahomenagear os protagonis-

tas da obra, os pioneiros doplantio direto Herbert Bartz,de Rolândia; Nonô Pereira,de Ponta Grossa; e FrankeDijkstra, de Castro. Partici-param do lançamento o dire-tor-geral da Itaipu, Jorge Sa-mek, o secretário de Agricul-tura do Paraná, Norberto Or-tigara, o secretário de Desen-

volvimento Urbano, RatinhoJunior, e o diretor-presidenteda Coopavel, Dilvo Grolli.

Os pronunciamentos gi-raram em torno da impor-tância do plantio direto parao aumento da produtividadede grãos no Paraná e depoispara a manutenção, mas tam-bém foram de alerta: o pro-dutor está deixando de ladoas práticas conservacionis-tas e não está aplicando o“sistema” plantio diretocomo realmente deve ser.

Enquanto isso, nas em-presas e órgãos presentes aoShow Rural, tecnologias emanejos são apresentadospara garantir vida longa aosistema no Paraná, e tam-bém poder conciliar o siste-ma com a agricultura de pre-cisão. No estande da Embra-pa, palestras atentam parasistemas de terraceamento,rotação de culturas, tecno-logias de pulverização e ou-tras práticas conservacionis-tas. Reportagem completa

sobre plantio direto e tam-bém entrevista com o presi-dente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbro-ck, você lê na próxima edi-ção de O Presente Rural, bemcomo uma projeção com es-pecialistas sobre o mercadode grãos para 2015.

O acesso ao Parque Tec-nológico Coopavel, para visi-tar o Show Rural, é gratuitoe cerca de 200 mil pessoas de-vem passar pelo local até o fimda semana.

ESPORTE E RECREAÇÃO

Projeto Mais Verão é finalizado com sucesso em MercedesPonto alto da programação, disputas no futebol de areia contaram com

24 equipes, além de numeroso público espectador

24 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

O Projeto Mais Verão foi fi-nalizado com sucesso em Mer-cedes. Depois das etapas de fu-tevôlei, handbeach e vôlei deareia, no fim de semana foi a vezda Praça Willy Barth ser palcodas disputas do futebol de areia.

Com um grande públicopresente e 24 equipes, sendo 18no masculino e seis no femini-no, a competição começou nosábado (31) e terminou no do-

mingo (1º), reunindo times deMercedes, Ouro Verde do Oes-te, Marechal Candido Rondon,Pato Bragado e Guaíra.

A programação tambémcontou com recreação infantil,espaço saúde, avaliação física,super jump, torneio de pênaltise show de encerramento com ocantor Bill Vox.

Na categoria feminina, a clas-sificação final foi a seguinte: 1º

lugar Ouro Verde A, que faturoutroféu, medalhas e R$ 300; 2ºMadson Móveis, de Guaíra, quevoltou para casa com troféu,medalhas e R$ 200; e 3º Lancho-nete Beira Lago/Estância Weber,que ganhou medalhas e R$ 100.

No masculino, o 1º lugar fi-cou com a LS Motos/Big Express,de Mercedes, que foi premiada

com troféu, medalhas e R$ 700;o 2º lugar foi conquistado pelaFranciosi Multimarcas/RhalInsumos Agropecuários, deMarechal Cândido Rondon, quefaturou medalhas e R$ 420; e o3º lugar coube à Pedreira Tre-vo/Chapeação Schwingel/JHKPinturas, de Mercedes, que ga-nhou medalhas e R$ 280.

Fotos: Divulgação

Equipe da LSMotosBig

Express, deMercedes, queconquistou o1º lugar nomasculino,

duranteentrega dapremiação

Na categoriafeminino, OuroVerde A foi a

campeã erecebeu troféu,

medalhas edinheiro das

mãos deautoridades

Anderson faz testes físicos e deve ser apresentado hojeVolante de 27 anos, que estava no Manchester United, já seria

integrado ao elenco colorado na tarde de ontem (02)

INTERNACIONAL

Em Porto Alegre desdesábado (31), o volante An-derson, de 27 anos, que esta-va no Manchester United(ING), realizou testes físicosno Centro de TreinamentosParque Gigante, na manhãde ontem (02), já com a cami-sa de treinos do Internacio-nal. Segundo informações dojornal Zero Hora, o jogadordeverá ser apresentado peladiretoria colorada como novoreforço do clube para 2015 namanhã de hoje (03).

De acordo com a publica-ção, Anderson, revelado peloGrêmio e com passagens porPorto (POR) e Fiorentina(ITA), além do Manchester,já treinaria com o restante doelenco do Internacional natarde de ontem.

Ainda segundo a impren-sa gaúcha, o atleta receberácerca de R$ 500 mil por mês desalários e luvas de R$ 5 mi-lhões em parcelas anuais até2019. O contrato dele com o

Anderson será jogador do Inter por quatro anos

Internacional deverá ter du-ração de quatro temporadas.“Tenho certeza que ele seráaquele Anderson que nós to-dos conhecemos. Acho que éuma contratação que o Intervai aproveitar muito”, disse opresidente Vitório Piffero, àRádio Gaúcha, sobre a chega-da do reforço.

Além de Anderson, a dire-toria do Internacional con-

tratou neste início de 2015 olateral-direito Léo, que veiodo Flamengo; o volante Nil-ton, do Cruzeiro; o zagueiroRever, que estava no Atléti-co-MG, além de Vitinho, meia-atacante do CSKA Moscou.O técnico Diego Aguirre, ex-jogador do clube, tambémchegou em substituição aAbel Braga, que deixou o clu-be no fim do ano passado.

AFP

Berna questiona presidentedo Fla sobre episódio em

Macaé e pede puniçãoO goleiro Ricardo Berna, do

Macaé, agredido no último sá-bado (31) por uma facção orga-nizada que se assume como detorcedores do Flamengo, nãoesconde seu descontentamen-to com o presidente do rubro-negro, Eduardo Bandeira deMello, pelo posicionamentodeste quanto ao caso. Berna foiagredido dentro do vestiáriode seu time no Estádio Moacyr-zão, momentos antes de as equi-pes entrarem em campo pelaprimeira rodada do Campeo-nato Carioca.

“Fiquei chateado ao ler adeclaração do presidente(Eduardo Bandeira), quando foiinformado do ocorrido comi-go. Fiquei incomodado. Eleachou estranho. Queria que eleachasse estranho se fosse com

um jogador do time dele. Achouo quê? Que eu fiz um corte nopescoço? Fica a minha palavracontra a dele. O presidente doFlamengo duvidou da minhapalavra ou o foco dele é outro,falando de preço de ingresso edeixando de lado o que os tor-cedores do Flamengo, aos quaisa ele respondem, fizeram. Sin-ceramente, o 'poste está mijan-do no cachorro'. Daqui a poucovão colocar robôs para jogarfutebol no lugar de pessoas”,disparou o goleiro.

Aos 35 anos, Ricardo Bernateve maior destaque na carrei-ra atuando pelo Fluminense,onde conquistou dois títulosdo Campeonato Brasileiro. De-pois de um período no Náutico,ficou sem jogar em 2014, retor-nando ao Macaé neste ano.

De olho no Rio Open, Nadal inicia treinamentos no saibroDepois da frustrante elimi-

nação com direito à pneu nasquartas de final do AustralianOpen, para o tcheco TomasBerdych, Rafael Nadal iniciouos treinamentos ontem (02)

“Você mudou a minha vida”,diz Spider a Sonnen

Anderson Silva e Chael Son-nen deixaram a antiga rivali-dade de lado no fim de semana.Após Spider vencer Nick Diaz,no UFC 183, o falastrão não pou-pou elogios a atuação do brasi-leiro e teve o carinho retribuídopelo ex-campeão do Ultimate.

“Fiquei impressionado comsua movimentação no fim daluta. Precisava te dizer que aqui-lo foi inspirador. Muito obriga-do, porque você venceu essa lutapara todos os lutadores maisvelhos nesta noite”, afirmou Cha-el, durante o programa Spor-tcenter, da emissora ESPN.

Depois das bonitas palavrasdo americano, Spider fez ques-tão de relembrar as lutas entreos dois, em 2010 e 2012. Para oatleta tupiniquim, Sonnen mu-dou sua vida e o obrigou a fazersua melhor apresentação no oc-tógono. “Quem precisa agrade-cer alguém sou eu para você.Você é parte deste esporte e pre-cisam te respeitar, eu devo res-peitá-lo. Muito obrigado, vocêmudou tudo na minha vida.Você foi a melhor luta que fiz noUFC”, disse Anderson, que ven-ceu os dois combates diante deChael Sonnen.

no piso de saibro visando ostorneios na América do Suldentro de duas semanas.

O número três do mundodefenderá o título no ATP500 do Rio de Janeiro, o Rio

Open, a partir do dia 17, ter-ça-feira de Carnaval, onde játem data de estreia agenda-da. Na sequência, a partir dodia 23, disputa o ATP 250 deBuenos Aires, na Argentina.

United oferece R$ 142 milhõespor Marquinhos, mas PSG recusa

No último dia da janela detransferências internacionais,o Paris Saint-Germain recusouuma oferta milionária do Man-chester United pelo zagueiroMarquinhos. A proposta gira-va em torno de R$ 142 milhões,mas não agradou os franceses,que não pretendem se desfazerdo brasileiro.

Marquinhos é reserva doPSG desde a chegada de outrobrasileiro, o titular da Seleção

Brasileira, David Luiz, que for-ma a dupla de zaga com ThiagoSilva. Incontestáveis em cam-po, os dois não dão espaço ao ex-corintiano. No entanto, o clubefrancês descartou qualquer tipode conversa pelo jogador.

Sem chances de ter Marqui-nhos, o Manchester United agoracorre atrás da contratação de ou-tro zagueiro, o alemão Hummels,do Borussia Dortmund, para ocu-par o posto de titular na equipe.

Vettel é o maisrápido no segundodia de testes na pré-temporada da F1

Mais uma vez, o alemão Se-bastian Vettel foi o piloto maisrápido dos treinos de pré-tempo-rada da Fórmula 1, na cidade deJerez de la Frontera, na Espanha.Agora com o carro vermelho daFerrari, o tetracampeão da F1 fezuma volta em 1min20s984.

No segundo lugar, mais umavez um piloto da Sauber. Se no pri-meiro dia Marcus Ericsson brilhou,agora foi a vez do brasileiro FelipeNasr terminar com o vice, com otempo de 1min21s867. Foi o pri-meiro treino de Nasr com a Sauber.

Quem terminou em tercei-ro foi o finlandês Valtteri Bot-tas, da Williams Mercedes, com1min22s319.

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

Equipe retoma atividades e conta com nova comissão técnicaNovo técnico vindo de Samoa já prepara os jogadores para o Campeonato

Paranaense de Rugby. Treinamentos ocorrem na Vila Industrial

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

RUGBY EM TOLEDO

A equipe toledana derugby retomou as atividadesno último dia 17 e o ano co-meçou com novidades. O Clu-be de Rugby de Toledo, quemantém o time, conta comnova diretoria e o elenco comnovo treinador. Daniel Fau-mui veio de Samoa, país situ-ado no continente da Ocea-nia, a convite da antiga co-missão técnica e já prepara otime para a 1ª etapa do Cam-peonato Paranaense de Ru-gby, que acontece em março.

Já a nova diretoria, eleitano fim do ano passado, contacom o presidente MarceloLascoski, o vice-presidenteDennyson Adriel Guimarães,o 1º e 2º secretários Marcos

Costa e Matheus Vinicius, res-pectivamente, e a 1ª e 2ª tesou-reiras Ana Paula Guimarães eMirian Eger.

Para Lascoski, o desen-volvimento do rugby traba-lha a integridade, o respeito eo trabalho em equipe dos atle-tas envolvidos. O novo pre-sidente ainda citou o bommomento do esporte em To-ledo, que teve atletas selecio-nadas para o Programa Atle-ta na Universidade. “As jo-gadoras Amanda Welter eMilena Ranzani vão podercolocar em prática as suasexperiências e qualidades des-portivas”, comentou.

A secretária de Esporte eLazer, Marli Gonçalves Cos-

ta, recebeu a nova comissãotécnica e reafirmou o com-promisso com a equipe derugby de Toledo. Marli ga-rantiu a continuidade notransporte de atletas e recur-sos para pagamentos de arbi-tragem e alimentação nas com-petições oficiais da modalida-de, além de garantir o espaçode treinamento oficial da equi-pe, no Complexo Esportivoda Vila Industrial, o Campodo Curvão.

O time de rugby treinanas terças-feiras, das 08h30às 09h30, em equipes mis-tas, e aos sábados, das 15 às17 horas, equipe feminina, edas 17 às 19 horas a equipemasculina.

Definidos os grupos daCopa Cataratas de Futsal

A comissão organizadorada 3ª Copa Cataratas de Fut-sal recebeu a confirmação dasduas últimas equipes que fal-tavam para fechar os partici-pantes da competição. “Tí-nhamos várias equipes inte-ressadas em participar, feliz-mente nossa competição jáestá sendo tratada como umadas melhores do país, o queatrai várias equipes. Como jáhavíamos feito o convite, es-távamos aguardando o pra-zo dado às equipes para suaresposta, que no caso das duasforam positivas, e virão paraengrandecer ainda mais nos-so evento”, afirma o presi-dente da Liga Iguaçuense deFutebol de São (Lifs), AldinoLourenço Cardias.

Participantes da Liga Na-cional de Futsal, as equipesTambasa/Minas e AFSU/Umuarama/Penalty aceita-ram o convite e se juntam àsoutras seis já confirmadasanteriormente: Foz Catara-tas Futsal (PR), C. A. SanLorenzo de Almagro (Ar-gentina), Copagril/SempreVida/Penalty (PR), Blume-nau/Zee Rucci/SCF (SC),Lem/Vento em Popa/Janjar

Futsal (BA) e ACBF/CarlosBarbosa (RS).

Em reunião realizada nosábado (31), no Ginásio deEsportes Costa Cavalcan-ti, a comissão organizado-ra sorteou os grupos, apósa confirmação dos oito par-ticipantes.

O grupo A é compostopor Foz Cataratas Futsal, C.A. San Lorenzo de Almagro,Tambasa/Minas e AFSU/Umuarama/Penalty; e o gru-po B por Copagril/SempreVida/Penalty, Blumenau/ZeeRucci/SCF, Lem/Vento emPopa/Janjar Futsal e ACBF/Carlos Barbosa.

As equipes irão se enfren-tar dentro de seus grupos, eos dois melhores de cada gru-po fazem os jogos das semifi-nais, sendo que os vencedo-res realizarão a final.

O público interessado emprestigiar as partidas deverácontribuir com um quilo dealimento não perecível pordia para assistir aos jogos.Os ingressos poderão ser tro-cados com antecedência emalguns pontos que serão di-vulgados em breve pela co-missão organizadora.

Torneio de Futebol Sete movimentaterminal turístico de Missal

O Terminal Turístico de VilaNatal, em Missal, recebeu nodomingo (1º) atividades do Pro-jeto Mais Verão nos Caminhosao Lago de Itaipu. O Torneio deFutebol Sete contou com a par-ticipação de cerca de 230 atle-tas, sendo sete equipes no naipefeminino e 16 no naipe mascu-lino, vindas de Foz do Iguaçu,Santa Helena, Itaipulândia, SãoMiguel do Iguaçu e Medianeira,além de pratas da casa.

A premiação foi de R$ 1,7mil, dividido entre as quatroprimeiras equipes colocadas decada naipe.

A classificação final do tor-neio foi a seguinte: masculino:1º lugar Mercado Aliança, 2ºFerragens Missal/JJ Constru-ções, 3º Grupo Proibido e 4ºLava Car Dp Buga; e feminino:1º lugar Marcenaria Gomes, 2ºLanchonete Banhadinho deOuro, 3º Friella Medianeira e 4ºTerraplanagem SR.

Além do Torneio de FutebolSete, a programação tambémcontou com brincadeiras paraas crianças, distribuição de

Equipe da Marcenaria Gomes, que faturou o 1º lugar no feminino

Atletas do time Mercado Aliança, que disputaram comoutras 15 equipes e faturaram o 1º lugar no masculino

brindes aos participantes e ospresentes tiveram a oportuni-dade de verificar as condiçõesde saúde com alunos de Educa-ção Física da Uniguaçu Faesi, deSão Miguel do Iguaçu.

O Projeto Mais Verão é re-alizado a partir de uma parce-ria entre Governo do Estado,por meio da Secretaria de Es-porte e Turismo, Itaipu Bina-cional, municípios lindeiros eprefeituras.

Fotos: Divulgação

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

SUSPEITAS

Barcelona teria fraudado operação para contratar NeymarAntes da investigação, clube disse que pagou 17 milhões de euros (R$ 51,4 milhões) pelo craque. Já o Fisco

Espanhol calcula que, contando os impostos, atleta custou 95 milhões de euros (R$ 287,6 milhões)A contratação de Neymar

pelo Barcelona segue dando oque falar e ainda parece longede um ponto final. Ontem (02),segundo a Rádio Cadena Ser,o Fisco Espanhol solicitou uminquérito contra o presidentedo Barcelona, Josep MaríaBartomeu, por ter fraudado2,8 milhões de euros (R$ 8,4milhões) na operação para tra-zer o craque brasileiro, no fi-nal de maio de 2013.

A Fazenda também pro-põe a abertura de um julga-mento do ex-presidente San-dro Rosell por delitos fiscais esocietários e por ter engana-do o clube. Vale lembrar que

o ex-dirigente renunciou aocargo máximo do Barça porconta do envolvimento emsupostas fraudes.

O Fisco, em cima do Bar-celona desde outubro do anopassado, calcula que, con-tando os impostos, Neymarcustou 95 milhões de euros(R$ 287,6 milhões), tornan-do-se o segundo jogador maiscaro de todos os tempos. Oclube catalão teria admitidoque houve problemas na tran-sação e já estaria negociandoo pagamento da multa à Jus-tiça para encerrar o caso.

As contas não fecham. OBarça, no início da investiga-

ção, disse que pagou 17 mi-lhões de euros (R$ 51,4 mi-lhões) pelo craque. Admitiu,posteriormente, o pagamen-to de 57 milhões de euros(R$ 172,6 milhões). A diferen-ça seria um adiantamento aopai de Neymar, que confir-mou o recebimento, visto comoilegal pelo Santos, que enten-de que o valor teria de serigualmente repartido entre osdonos dos direitos econômi-cos do atleta na época (o San-tos, a DIS e a família de Ney-mar). Posteriormente, o valorfinal do negócio, segundo osespanhóis, foi de 86,2 milhõesde euros (R$ 286 milhões).

Grêmio admite proposta, maspromete análise sobre Barcos

No sábado (31), logoapós a vitória por 3 a 0 sobreo União Frederiquense, opresidente do Grêmio, Ro-mildo Bolzan Jr., negou quehouvesse uma proposta ofi-cial do futebol chinês pelocentroavante Barcos. Tra-tando apenas como uma“sondagem empresarial”, odirigente disse que nada im-pediria que o time tricoloranalisasse uma oferta, desdeque ela viesse. No domingo(1º), porém, as palavras ga-nharam outra figura.

Em entrevista à Rádio Ga-úcha, o diretor de futebol RuiCosta admitiu que o Chang-chui Yatai fez uma propostapara ter o jogador. “Ela preci-sa ser analisada com todo ocuidado, pois tem que aten-der a uma série de conveniên-cias. Por toda a importânciaque o Barcos dá ao Grêmiocomo pelo que ele dá ao Grê-mio, é uma parceria muitoconsolidada. A negociaçãoprecisa atender todas as par-tes, pois envolve uma série de

coisas”, resumiu Costa.O Grêmio é dono de 85%

do passe de Barcos. Confir-mados os valores apresenta-dos, o time tricolor receberiaR$ 8 milhões pela negocia-ção. O Palmeiras, dono deoutros 15%, ganharia cercade R$ 1,4 milhão.

Para a negociação ser con-cretizada, o argentino terá deabrir mão de R$ 2,5 milhõesrelativos a direitos de imagem.Na China, ele receberia o do-bro em relação ao que ganhaem Porto Alegre. A identifica-ção com a torcida gremista,porém, pesa. Em dois anos,foram 113 jogos e 45 gols.

A saída ou não do argen-tino, mesmo que a propostachinesa seja eventualmentenegada, deve ser definidanos próximos meses. Istoporque o contrato de Barcoscom o Grêmio se encerra emfevereiro de 2016. Caso o ar-gentino saia, Marcelo More-no, cujo vínculo expira emdezembro, deve ser procu-rado para renovar contrato.

Hernan Barcos foi o destaque na vitória do Grêmiopor 3 a 0 sobre a União Frederiquense

Palmeirense avisa: “Quem riu da genteem 2014, está receoso de nos enfrentar”Victor Luis saiu chorando

do Allianz Parque, no dia 07de dezembro, aliviado após oPalmeiras se salvar do rebai-xamento à Série B na últimarodada. Desde então, 18 joga-dores foram contratados e ojovem de 21 anos de idade foium dos 15 que ficou daquelegrupo. Vendo uma nova men-talidade tomar conta da Aca-demia de Futebol, o lateral-esquerdo e volante voltou achorar neste começo de 2015,

mas por alegria.Satisfeito por estar no gru-

po de Oswaldo de Oliveira, ojogador fez um aviso aos ri-vais: “Nossos objetivos sãopor títulos neste ano. Passeipor um momento difícil noano passado, como os queficaram, e só de continuar nogrupo, ter sido inscrito (noPaulista), foi uma vitória.Chorei com meu pai por tersido inscrito em um grupovencedor. Quem riu da gente

no ano passado, vai vir comreceio de jogar contra nós”,afirmou.

Até agora, foram três jo-gos (dois amistosos, além daestreia no Paulista) e três vitó-rias, mesmo bastante desfal-cado. Jogadores como Arou-ca, Dudu, Alan Patrick e Val-divia, titulares para a tempo-rada, ainda não entraram emcampo. Zé Roberto, porém,está desde o início do ano e jáassumiu o papel de líder.

Tite lembra do Tolima e pedeapoio da torcida do Timão

Depois da vitória por 3 a0 sobre o Marília, no do-mingo (1º), na Arena Co-rinthians, pela estreia noCampeonato Paulista, otécnico Tite já voltou suasatenções para o duelo di-ante do Once Caldas(COL), amanhã (04), pelaCopa Libertadores.

Como sempre, surgemos questionamentos sobreo desastre contra o Depor-tes Tolima (COL), em 2011,quando o Timão caiu namesma fase de forma sur-preendente. Tite era o trei-nador. Agora, ele destaca aimportância do lado psico-

lógico e quer apoio do tor-cedor alvinegro em casa.“Fica como aprendizado, li-ção (a eliminação para o To-lima). Você aprende comderrotas e vitórias. Mental-mente, você precisa estarmuito forte. O atleta sentequando há desconfiança. Oestádio ecoa. Então, peçoque a torcida apoie. O Feli-pe vai ficar maior, Jadsonvai ficar maior, Luciano,Petros... Se eu sinto isso,com 52 anos, imagina umgaroto. Busco nível alto deconcentração. Esse carinhoda torcida é diferente”, afir-mou o técnico, em entrevis-

ta coletiva.Tite mostrou-se satisfei-

to com o desempenho deseus comandados no do-mingo. Para ele, o aspectofísico é o maior problemaatual, já que é início de tem-porada. Mesmo assim, eleelogiou a vontade na etapainicial. “A equipe vai bus-cando maturidade. Fiqueimuito contente com o se-gundo tempo. Eu lembromuito bem do Tolima tam-bém. Eles (Once Caldas) jo-gavam com losango, agoratêm movimentos de 4-2-3-1. Estamos acompanhan-do”, afirmou.

Lucas Uebel/Grêmio

28 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

Suspeito de abusar sexualmente de criança é presoMenina de cinco anos teria sido vítima do homem, que negou o crime, mas acabou atrás das grades

MEDIANEIRA

Um homem foi preso emflagrante no domingo (1º),acusado de abusar sexual-mente de uma menina de cin-co anos de idade. O crimeteria ocorrido na comunida-de de Maralucia, no interiordo município de Medianeira,na noite de sábado (31). Ospais da criança foram ao Ba-talhão da Polícia Militar (PM)para denunciar o caso.

Conforme relato dos au-tores da queixa, eles estavamem sua residência na compa-nhia de familiares e amigos.Por volta das 22 horas, umprimo da mãe da criança tam-bém chegou até o local. Mi-nutos depois, as pessoas per-

ceberam que a menina e ohomem haviam sumido. Osfamiliares iniciaram as bus-cas pelos dois e os encontra-ram cerca de uma hora maistarde, em um campo de fute-bol nas proximidades. O ho-mem disse que apenas teriasaído para dar uma volta debicicleta com a criança.

Após o ocorrido, os paisperceberam um ferimento su-perficial no pé da criança eque seu comportamento ha-via mudado. Ao pergunta-rem o que teria acontecido noperíodo em que ela esteve como homem, a vítima teria ditoque o acusado teria levado elaa um matagal e contou deta-

lhes do que teria acontecido,queixando-se de dores naspartes íntimas e barriga.

A criança foi levada aohospital e submetida a umexame de corpo de delito, queconstatou que não houve con-junção carnal, fato que por sisó não atesta a inexistência docrime. Após o registro da ocor-rência e encaminhamento àDelegacia da Polícia Civil, ospoliciais militares iniciaram asbuscas pelo acusado. Ele foidetido na localidade de PortãoOcoy, no município de Mis-sal, e conduzido até a Delega-cia da Polícia Civil de Media-neira, onde permanece à dis-posição da Justiça.

Ponte da Amizade tempoliciamento reforçado

Policiais rodoviários fede-rais de diversos Estados doBrasil chegaram a Foz doIguaçu para ampliar a segu-rança na região da Ponte daAmizade, na fronteira com oParaguai. Ao todo, são 26

policiais motociclistas que atu-arão tanto no combate ao cri-me quanto na fiscalização detrânsito. Na manhã de do-mingo (1º) eles se reunirampara definir as estratégiaspara o policiamento na área

fronteiriça. Eles se unem àsequipes que atuam no video-monitoramento e no policia-mento aéreo, que já vinhamsendo aplicados na regiãodesde o início das obras derevitalização da ponte.

Integrantes da PRF vão atuar com motocicletas na região de fronteira

Divulgação/PRF

Homem volta ao crime e retorna à prisãoPoliciais rodoviários fede-

rais apreenderam no fim damanhã de ontem (02) uma pis-tola, um revólver, dois carrega-dores, munição e 700 gramas decocaína. Todo o material estavaescondido em um fundo falso

de um veículo com placas deCanoas (RS). O carro foi abor-dado durante fiscalização noposto da Polícia RodoviáriaFederal na BR-277, em SantaTerezinha de Itaipu, por voltadas 11h30. O motorista, que

estava cumprindo pena em li-berdade provisória por tráficode drogas, foi preso em flagran-te por tráfico de drogas e dearmas. O suspeito foi encami-nhado para a Delegacia da Polí-cia Federal em Foz do Iguaçu.

Procurado se entrega àpolícia em Santa Helena

Um homem foi preso de-pois de causar uma grandeconfusão por volta das 21horas de domingo (1º), den-tro do 4° Pelotão da PolíciaMilitar (PM) em Santa Hele-na. Ele chegou ao local de-clarando possuir mandadode prisão em aberto e dizen-do que queria ser preso.Muito alterado, passou adesacatar e agredir os polici-ais até ser contido e detido.

Diante de seu depoimen-to, foi feita uma consultados dados repassados ver-balmente por ele, já que ocidadão não portava ne-nhum documento de iden-tificação. Todos os dadosque ele repassou conferiramcom o sistema de consulta

de mandados de prisão emaberto. Ele tinha contra sium mandado expedido pelaVara de Execuções Penaisde Foz do Iguaçu.

Foi dada voz de prisãoao indivíduo, mas suposta-mente ele teria se arrepen-dido da rendição. O homempassou a ameaçar a equipe,dizendo que iria matar ospoliciais e seus familia-res, ao mesmo tempo queofereceu resistência à pri-são e passou a agredir ospoliciais com chutes esocos. A equipe usou for-ça moderada e algemaspara contê-lo. Ele foi en-caminhado à Polícia Civillocal para confirmar suaidentificação.

Jovem agridepadrasto e acaba preso

Um desentendimento fa-miliar acabou com uma pes-soa ferida e outra presa, namanhã de ontem (02), emMarechal Cândido Rondon.Os fatos aconteceram porvolta das 11 horas, no meioda rua, no cruzamento daAvenida Maripá com a RuaEspírito Santo, no centroda cidade. Familiares teriamdito que os desentendimen-tos e ameaças entre um jo-vem de 28 anos e seu pa-drasto já estavam aconte-cendo há alguns dias, sem-pre por parte do jovem. Na

manhã de ontem a PolíciaMilitar (PM) já havia orien-tado mãe e filho sobre asbrigas. Minutos mais tardeo filho acabou agredindo seupadrasto quando o encon-trou na rua.

O agressor foi detido pelaPM e encaminhado para acarceragem pública de Mare-chal Cândido Rondon. O pa-drasto, de 37 anos, foi socor-rido pela equipe do Corpo deBombeiros e encaminhadopara atendimento médico naUnidade de Saúde 24 Horascom ferimentos no rosto.

Agressões aconteceram na rua, em plena luz do dia

Cristine Kempp/AquiAgora.net

O PRESENTE | 29TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPECIAL

Blitz acaba com suspeito de assalto presoPoliciais localizaram o suspeito depois de o nome dele aparecer em um

documento de uma moto parada durante a fiscalização

MARECHAL RONDON

30 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

Um jovem de 22 anos foipreso depois de seu nome apa-recer em uma blitz de trânsito,no fim da tarde de domingo(1º), em Marechal CândidoRondon. Contra ele pesava ummandado de prisão expedidopelo Fórum da Comarca deTerra Roxa, sob suspeita de orapaz ter participado de umrecente assalto a uma coope-rativa de crédito, na localida-de de Santa Rita do Oeste, emTerra Roxa. A Polícia Militar(PM) chegou até o suspeito de-pois de parar outro jovem emuma blitz de trânsito.

O motociclista estava emdia com a Justiça, mas a polí-cia descobriu, pelo documen-to do veículo, que o dono damoto não. Acertadamente, ospoliciais militares solicita-

Jovem foi detido ao chegar no local da blitz

ram que o proprietário damotocicleta Twister, com pla-ca de São Miguel do Iguaçu,comparecesse ao local. Com achegada dele, os policiais de-ram voz de prisão ao jovem.

Ele teve também o seu veículoVectra apreendido.

A equipe da Militar fez oencaminhamento do jovem àcarceragem pública de Mare-chal Cândido Rondon.

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Criança é ejetada do carrodurante capotamento

O mês de fevereiro come-çou violento no trânsito emMarechal Cândido Rondon.Era por volta das 18 horasde domingo (1º), quando umacidente deixou quatro pes-soas feridas, na rodovia queliga a cidade ao distrito deMargarida. Um veículo Agi-le capotou, causando feri-mentos em seus ocupantes.O caso mais grave é de umacriança, que estaria sem cin-to de segurança e foi ejetadapara fora do carro.

As vítimas seguiam nosentido Margarida a Mare-chal Rondon quando, emum trecho entre a EstânciaCoroados e o Clube Guara-ni, o condutor perdeu ocontrole e seguiu por cerca

de 50 metros no acostamen-to até bater contra uma va-leta. O carro foi projetadopara o alto, atingiu umaárvore e caiu em seguidaem um barranco com ar-bustos. A criança teria sidoejetada do veículo no mo-mento do impacto contra aárvore. Outra criança e umcasal foram retirados dedentro do veículo com aju-da de testemunhas.

As duas crianças e a mu-lher foram encaminhadaspara a Unidade de Saúde 24Horas e após ao HospitalRondon. O condutor, de 38anos, foi socorrido pela equi-pe do Corpo de Bombeiros etambém encaminhado para aUnidade de Saúde 24 Horas.

Quatro pessoas que estavam no carro ficaram feridas

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Motociclista com CNH cassadafazia manobras perigosas

Um homem com a CarteiraNacional de Habilitação cas-sada usava uma moto irregu-lar para produzir manobrasperigosas no balneário de Por-to Mendes, em Marechal Cân-dido Rondon. É o que consta nadenúncia que levou à sua noti-ficação na tarde de domingo(1º), dentro do parque de lazer.De acordo com o denunciante, ohomem levava até crianças nagarupa da moto, expondo a in-tegridade física dos menores.

A denúncia foi feita depoisque o acusado teria agredido

verbal e fisicamente um ho-mem, que procurou o Destaca-mento da Polícia Militar (PM)de Porto Mendes. Os policiaisforam até o local e encontram osuspeito fazendo a manobra co-nhecida por zerinho. A moto,de trilha, não possuía placa etinha pendências no Detran, oque levou à apreensão do veícu-lo. O carro do infrator, um Co-rolla, possuía um reboque semplaca e sem documentação le-gal. O autor da denúncia resol-veu representar contra seu de-safeto, que foi notificado.

Jovem tem fraturas múltiplas em colisãoUm jovem ficou gravemen-

te ferido depois de se envolverem um acidente de trânsitoregistrado por volta das 16horas de sábado (31), na rodo-via que cruza o distrito de Igui-

porã, em Marechal CândidoRondon. Ele era o ocupante deuma moto Biz que colidiu con-tra um Gol quando o motoris-ta do veículo, que seguia dodistrito para a cidade, teria

manobrado para entrar em umposto de combustíveis.

O motociclista que estavaem sentido contrário acaboucolidindo violentamente con-tra o carro. Após a colisão eviolenta queda, ele teve fratu-ras múltiplas nas pernas e emum dos braços. A vítima é Ale-xandro Osmar Bundchen, de21 anos. Ele foi socorrido pelaequipe do Corpo de Bombeirose encaminhado para atendi-mento no Hospital Rondon. Ocondutor do Gol não se feriu.

A motocicleta ficou destru-ída, a exemplo da dianteira doveículo. O acidente foi registra-do por uma equipe da PolíciaRodoviária Estadual de Mare-chal Cândido Rondon.

Homem perde parte da perna em acidenteUm homem perdeu parte de

uma perna após se envolver emum grave acidente de trânsitoregistrado por volta das 21 ho-ras de domingo (1º), na PR-486,trecho que liga Assis Chateau-briand a Brasilândia do Sul. Omotociclista, de 37 anos, tom-bou a Honda Biz e teve parte daperna esquerda arrancada. In-formações extraoficiais dãoconta que um veículo teria coli-dido contra a vítima. A políciainvestiga o caso.

Os patrulheiros do Postoda Polícia Rodoviária Estadu-al (PRE) foram os primeiros achegar ao local. Uma equipedo Serviço de AtendimentoMóvel de Urgência (Samu) foi

Homem recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado a hospital de Assis

acionada e prestou os primei-ros socorros. Identificado comoSérgio Ferreira, ele foi encami-

nhado para o Hospital Benefi-cente Moacir Micheletto, emAssis Chateaubriand.

Leo Silva/Rádio Jornal AM

Ele teria traumas nas pernas e em um dos braços

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Edição 4019 - O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 EDITAIS

LOTOFÁCIL CONCURSO 1165: 01 02 03 05 08 09 10 12 15 17 18 19 21 22 25

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1526: 03 06 07 17 18 23 25 26 38 50 51 62 66 70 78 82 86 88 90 98 MEGA-SENA CONCURSO 1674: 22 30 42 50 58 59

FEDERAL CONCURSO 04941: 1º 82.733 / 2º 03.688 / 3º 70.720 / 4º 77.100 / 5º 69.959

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Valdemar Wachholz Schievelbein torna pú-blico que irá requer ao IAP a Licença Prévia paraatividade de suinocultura, ampliação do sistema deUPL em 200 matrizes, a ser implantada no lote ruraln°140/141/A/C e n°140/141/A, linha Três Voltas,município de Marechal Cândido Rondon, Estado doParaná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOValdemar Wachholz Schievelbein torna públi-

co que irá requer ao IAP Renovação da Licença deOperação para atividade de suinocultura, sistema deUPL para 100 matrizes, implantada no lote ruraln°140/141/A/C e n°140/141/A, linha Três Voltas,município de Marechal Cândido Rondon, Estado doParaná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

A pessoa física abaixo torna público que requereuao IAP Licença de Instalação para o empreendimentoa seguir especificado:

Pessoa física: Edis Rosmar KrugerAtividade: Loteamento KrugerEndereço: Chácara nº 378, prolongamento da

Rua São PauloMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença Prévia N° 39164 para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Ricardo José KemferAtividade: Suinocultura, sistema de crechário para

4800 leitõesEndereço: Lote rural n°237-A, Esquina Bandei-

rantes, distrito de Novo Três PassosMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 16/12/2016

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOFrimesa Cooperativa Central torna público que

irá requerer ao IAP Renovação de Licença de Opera-ção para indústria de laticínios, implantada na BR163, Km 283, Parque Industrial II, município deMarechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Ricardo José Kemfer torna público que irá re-quer ao IAP Licença de Instalação para atividade desuinocultura, sistema de crechário para 4800 leitões,a ser implantada no lote rural n°237-A, linha EsquinaBandeirantes, distrito de Novo Três Passos, municí-pio de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

32 | O PRESENTE - Edição 4019 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo,150m², cobertura, fase finalde construção, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, sala de es-tar, sala de jantar, 2 saca-das, terraço, área de servi-ço, R. Rio Grande do Nor-te, próx. ao Cartório Eleito-ral, ótima localização,MCR, R$ 420.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo,56m² + vaga de garagem,salão de festa e playground,próx. ao Parque Barigui,região central, na via rápi-da Martin Afonso, Ed. Mo-retti, em Curitiba, R$295.000,00, aceito imóvelem MCR. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim)com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo,76m² + vaga de garagem,novo, c/ 2 quartos, R. RioGrande do Norte, próx. aoCartório Eleitoral, ótima lo-calização, MCR, R$240.000,00. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim)com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo,c/ todo o interior reforma-do, no Cond. Tancredo Ne-ves, MCR, R$ 140.000,00.Tr. (45) 9948-8681.

CASA, vendo, 100m², c/2 quartos, suíte grande,sala de estar e jantar, cozi-nha, bwc, toda murada,averbada, terreno 645m²,15x43, R. Men de Sá, nº1729, 50m do Colégio EronDomingues, MCR, R$350.000,00, preço de oca-sião, pode ser financiada,aceito proposta. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, 70m², ter-reno 476m², 14x34, emMercedes, R$ 135.000,00,aceito carro ou camionetecomo parte de pgto. Tr. (45)9824-2414.

CASA, vendo, 100m², c/3 quartos, forro de madei-ra, bom estado de conser-vação, terreno 208m², R.Umuarama, 100m da Av.Irio Jacob Welp, MCR, R$135.000,00. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim)com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, 105m²,nova, c/ laje, 2 quartos, suí-te, sala, cozinha, lavand.,área de festa c/ garagem,toda cercada, beiral de laje,telha de concreto, R. Norber-to Neumeister, Lot. Andori-nha, MCR, R$ 259.000,00.Tr. (45) 9801-5352.

CASA, vendo, 220m², c/laje, 3 quartos, suíte, 2 bwc,sala, cozinha, 2 lavand.,churrasq., despensa, gara-gem p/ 3 carros, terreno800m², R. Ceará, nº 1900,próx. ao Centro de Eventos,MCR, R$ 285.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 40m², nosfundos do terreno, ideal p/construção de casa na fren-te, sol da manhã, R. Ale-crim, nº 715, Lot. AugustoI, MCR, R$ 95.000,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 9965-4400 com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 54m², nova,alvenaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem c/ churrasq., muronas laterais, R. Irene Kaeferesq. c/ R. Colombo, Lot. Re-canto Feliz, MCR, R$105.000,00, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 65,65m²,alvenaria, c/ laje, 1 quarto,1 suíte, sala, cozinha, bwc,jd. de inverno, lavand. fecha-da c/ churrasq., garagem,R. Arcelino Jose dos San-tos, Lot. Wolstein, MCR,R$ 135.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 89m², es-quina, c/ 3 quartos, bwc,sala, cozinha, lavand., ga-ragem, Lot. Maioli, MCR,R$ 190.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim)com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, 90m², c/laje, piscina, área de festa,terreno 210m², Lot. PortoSeguro, MCR, R$250.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 90m²,nova, c/ acabamento emgesso, porcelanato, R.Rio Grande do Norte, nº445, centro, ao lado doColégio Eron Domingues,MCR, R$ 220.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², c/ laje, 3 quartos,sala, copa/cozinha, áreade serviço, garagem, chur-rasq., bwc, varanda, todamurada, Lot. Res. Conti-nental, ao lado do BNH II,MCR, R$ 155.000,00,pode ser financiada. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², nova, c/ 2 quartos,suíte, sala, copa, cozinha,área de serviço, 2 bwc, va-randa, garagem, R. Colom-bo, Lot. Imperial, MCR, R$255.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 3254-3888 ou9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox.120m², c/ 3 quartos, suíte,sala, copa, cozinha, área deserviço, 2 bwc, varanda,garagem, toda murada, cer-cada, beiral de laje, porce-lanato, gesso, R. Maceió,Lot. Imperial, MCR, valor acombinar, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3254-3888 ou9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, de madei-ra, p/ retirar do local, valora combinar. Tratar pelo fone(45) 9914-8181.

CASAS, vendo, em diver-sos bairros, MCR, valor acombinar, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 9969-6919 ou 9965-4400 com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA, vendo,4.500m², plana, c/ parte emfloresta natural, 500m deMCR, valor a combinar, pre-ço de ocasião. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo,42.000m², Linha SangaMineira, 300m da BR 163,15km de Mercedes, R$360.000,00, aceito casa outerreno em MCR ou Qua-tro Pontes. Tratar pelo fone(45) 9909-8313.

CHÁCARA, vendo,5.000m², no clube HípicoMarechal, 150m do asfal-to, 4km de MCR, R$75.000,00, parcelo em até36 vezes. Tr. (45) 9967-1989, Creci F19.390.

SALA COMERCIAL ,vendo, 49m², nova, c/ co-zinha, 2 bwc, R. Rio Gran-de do Norte, próx. ao Car-tório Eleitoral, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

SÍTIO, vendo, 18,6 há,sendo 2 em pasto, 16,6em plantio de mandioca,100% plana, toda cercada,c/ casa em alvenaria,em Itaquirai, MS, R$250.000,00, aceito troca.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo,165m², c/ 2 quartos, suíte,3 bwc, sala de estar/jan-tar, cozinha, lavand., chur-rasq., garagem c/ portãoelet., todo murado, ótimoacabamento, R. Dom João-VI, nº 2255, Jd. O Espigão,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

TERRA, vendo ou troco,3 alq., c/ benfeitoria, emMCR, valor a combinar,aceito troca por casa. Tr.(45) 9978-6422 com Imobi-liária Van Den Boon.

TERRA, vendo, 2 alq.,planta 1.15, c/ 3.000 pés deeucalipto de 4 anos, sembenfeitorias, Linha Vorá,Margarida, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9848-6028ou 3282-1095 com Mario.

Temperatura: 33º/24º Temperatura: 30º/22º Temperatura: 32º/23º Temperatura: 32º/23º Temperatura: 31º/21ºTemperatura: 30º/21º

TERRA, vendo, 5 alq.,1 em plantio, c/ casa, gal-pão, 2 chiqueiros p/ 1.000suínos, propriedade en-costa no asfalto, em SãoJosé das Palmeiras, R$650.000,00. Tratar pelo(45) 9969-6919 ou 9965-4400 com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 5 alq.,planta 3.5, c/ casa de ma-deira, barracão, mangueirap/ 150 animais, 4 açudes,ideal p/ gado de corte,1.800m do asfalto, em NovoHorizonte, R$ 350.000,00.Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo ou tro-co, c/ 2 casas de 130m² e48m², c/ área de festa, fo-gão caipira, portão elet., R.Tulipas, nº 277, Jd. Higie-nópolis, MCR, valor a com-binar, troco por casa menorou terreno em MCR ouNova Santa Rosa. Tr. (45)9988-7316 com Sandra.

TERRENO, vendo, 326m²,Lot. Gralha Azul, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9926-1071 (tim) com Eloi.

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015

TERRENO, vendo,17,50x21,50, Lot. Res. Fla-mengo, fundo mercadonovo da Copagril, MCR, R$118.000,00. Tr. (45) 9978-4560, Creci 13.848.

TERRENO, vendo,358,80m², 12x29,90, sol damanhã, Res. Vila Flora,próx. a Super Creche,MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,364m², 14x26, sol da ma-nhã, R. 31 de Março, cen-tro, Lot. Trento, MCR, R$175.000,00, pode ser finan-ciado. Tratar pelo fone (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,375m², 12,5x30, R. 10 deAbril, Lot. Heimerdinger, 4quadras da rodoviária,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9989-8802.

TERRENO, vendo,4.200m², comercial, R. Mi-nas Gerais esq. c/ R. 22de Abril, MCR, R$1.600.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 9965-4400 comValdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo,441,60m², 12x36,80, Lot.Trentine, atrás do mercadonovo da Copagril, MCR, R$95.000,00, pode ser finan-ciado c/ construção. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,480m², 12x40, doc. ok, nocentro, Entre Rios do Oes-te, R$ 79.000,00. Tr. (45)9850-6681.

TERRENO, vendo,484,375m², 12,5x38,75,Lot. Monte Carlo, em fren-te ao mercado novo da Co-pagril, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim)com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO , vendo,494m², 19x26, p/ cons-trução de 3 casas, R.Mato Grosso esq. c/ R.Cabral, centro, MCR, R$180.000,00, aceito pro-posta. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) comImobiliária Waldow, Cre-ci J03479.

TERRENO , vendo,751m², c/ casa aprox.100m², alvenaria, R. Per-nambuco, ao lado doHospi ta l Munic ipal ,MCR, R$ 320.000,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo,761,45m², 15,70x48,50,lote 13, quadra 3, R. RenyAlfredo Laureth, Lot. Laure-th, 3 quadra do mercadonovo da Copagril, MCR, R$128.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo,800m², Av. Santo Cristo,centro, ao lado da rodoviá-ria, Nova Santa Rosa, valora combinar. Tratar pelo fone(45) 9903-2981.

TERRENO, vendo, no Jd.Líder, MCR, valor a combi-nar. Tratar pelo fone (45)9974-0603 com Jurandir.

TERRENOS, vendo, 2,juntos, c/ 1 casa mista, aolado do posto Tonin, saídap/ Quatro Pontes, emMCR, valor a combinar. Tr.(45) 9982-6511 com Izolé.

TERRENOS, vendo, lo-teamento novo, próx. aomercado da Copagril II,prolongamento da Av. RioGrande do Sul, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)9969-6919 ou 9965-4400com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

APARTAMENTO, alugo,60m², c/ 1 quarto, sala, co-zinha, em MCR, R$450,00, sem condomínio.Tr. (45) 9972-7350.

APARTAMENTO, alugo,c/ 2 quartos, área de fes-ta, vaga de garagem, in-terfone, câmera de segu-rança, Cond. TancredoNeves, MCR, R$ 680,00,incluso condomínio, água,tv a cabo e internet. Tr.(45) 9923-8114.

APARTAMENTO, alugo,c/ 2 quartos, suíte, sala,cozinha, garagem, Av. Ma-ripá, nº 1760, prédio daVorpagel Materiais, MCR,valor a combinar. Tr. (45)8805-4038 ou 3254-2914com Delcio.

APARTAMENTO, alugo,c/ 4 quartos, 2 bwc, sala,cozinha, lavand., sacada,garagem, em MCR, R$788,00. Tr. (45) 9972-7350.

APARTAMENTO, alugo,grande, c/ 2 quartos, suíte,bwc, sala, copa, cozinha,lavand., garagem p/ 2 car-ros, área de festas na co-bertura, pintura nova, R.Ceará, nº 500, Res. Di Ca-valcante, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9926-1202.

APARTAMENTO, alugo,Lot. Avenidas, próx. a Uni-oeste, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9955-2966.

CASA, alugo, 120m², al-venaria, c/ 3 quartos, suíte,garagem, portão elet., Bair-ro Vila Gaúcha, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9919-5398 ou 9962-0379.

CASA, alugo, 120m², c/3 quartos, sala, cozinhaampla, garagem, demaisdependências, em MCR,R$ 600,00. Tratar pelo fone(45) 9935-3143 ou 9144-7751 com Marlene.

CASA, alugo, 84m², alve-naria, c/ 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., ga-ragem c/ churrasq., R. dasRosas, nº 200, Bairro Higi-enópolis, depois da BR163, em MCR, R$ 550,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, aprox.120m², nova, c/ 3 quartos,suíte, sala, copa, cozi-nha, área de serviço, 2bwc, varanda, garagem,toda murada, cercada,beiral de laje, porcelana-to, gesso, R. Maceió, Lot.Imperial, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3888, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 1 quar-to, demais dependências,próx. ao posto Tonin, saídap/ Curvado, MCR, R$520,00. Tr. (45) 9913-1604.

CASA, alugo, c/ 2 quar-tos, suíte, garagem, de-mais dependências, chur-rasq., portão elet., no Lot.Andorinhas, MCR, R$800,00. Tr. (45) 9948-5292com Ingoberto.

CASA, alugo, c/ 3 quar-tos, suíte, 2 salas, 2 bwc,cozinha, lavand., garagem,área de lazer, R. MatoGrosso, nº 1257, em frentea garagem da Princesa dosCampos, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9974-7190com Zenaide.

QUARTOS, alugo, c/bwc, c/ ou sem móveis,próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9913-1604.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, 4 peças, portãoelet., centro, próx. aoBanco I taú, MCR, R$495,00, incluso condomí-nio e água. Tr. (45) 9930-1880 com Rosa.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, bwc, sala/cozi-nha, em MCR, R$300,00, sem condomínio.Tr. (45) 9972-7350.

QUITINETE, alugo, c/ 2quartos, sala e cozinha con-jugada, bwc, garagem, pre-ferência p/ estudante, próx.a Unioeste, em Cascavel,R$ 500,00, sem condomí-nio. Tr. (45) 9935-3143 ou9144-7751 com Marlene.

QUITINETE, alugo, c/ 3peças, sem garagem, p/ 1pessoa, em MCR, R$350,00, incluso água e luz.Tratar pelo fone (45) 9841-4916 com Marcio.

QUITINETE, alugo, c/garagem, portão elet., inter-fone, internet (adsl 5 me-gas), parabólica (31 ca-nais), p/ 1 ou 2 pessoas,Av. Irio Jacob Welp, nº 2474,Res. Klein Haus, MCR, R$520,00, incluso água e in-ternet. Tr. (45) 9981-0118.

QUITINETES, alugo, no-vas, c/ estacionamento, in-ternet, gás da cozinha en-canado, R. 31 de Março,próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9983-0827 com Luciana.

REPÚBLICA, alugo, c/ 2vagas, p/ o sexo masculi-no, Av. Maripá, nº 1111, cen-tro, próx. ao Colégio Mar-tin Luther, MCR, valor acombinar. Tratar pelo fone(45) 9833-2810 (tim) ou9137-3101 com Lari.

SALA COMERCIAL, alu-go, 72m², R. Paraná, Ed.Maioli, centro, próx. aoRimmava, MCR, valor acombinar. Tratar pelo fone(45) 3254-2148 ou 9968-4052 com Juliano.

AMAROK SE, vendo,ano 2012/13, preta, c/ con-trole de estabilidade, blo-queio diferencial, protetorde caçamba, 42.000km,particular, R$ 86.000,00. Tr.(44) 9976-5222.

ASTRA HATCH, vendo,ano 2008/08, preto, 4 por-tas, completo, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9977-7956 com Juca.

ASTRA SEDAN, vendoou troco, ano 2008, prata,valor a combinar, aceito tro-ca de menor valor. Tr. (45)9950-3449.

BELINA II 1.6 L, vendo,ano 86, pneus novos, bomestado, R$ 3.990,00. Tr.(45) 9944-7004.

BLAZER ADVANTAGE2.4, vendo, ano 2011, flex,completa, c/ abs, pneusnovos, 92.000km, R$35.000,00. Tratar pelo fone(45) 9973-6011.

CARRETA, vendo, ano2010/10, Guerra, granelei-ra LS, c/ pneus 295, lonanova, assoalho novo, caixade comida nova, geladeira,roda disco, R$ 63.000,00.Tr. (45) 9933-8444.

CARRETA, vendo, Ran-don LS, toda reformada,valor a combinar. Tratarpelo fone (45) 9902-9894.

CAVALO, vendo, ano2002, Mercedes Benz1938, branco, trucado, R$98.000,00, aceito carro atéR$ 40.000,00. Tr. (45) 9954-4696 ou 8422-6025.

CELTA 1.0, vendo, ano2002, 2 portas, completo,R$ 13.200,00. Tratar pelofone (45) 9979-7209 ou9931-3610 com Amarildo.

CORCEL, vendo, ano 81,R$ 1.600,00 à vista. Tr. (45)9972-6467.

ESCORT XR3, vendo outroco, ano 88, álcool, valora combinar, aceito veículoaté R$ 20.000,00. Tr. (45)9103-9544 com Luiz.

F-1000, vendo, ano 82,cabine dupla, doc. em dia,lataria e estofamento neces-sita de reparos, R$11.000,00. Tr. (45) 9847-1155ou 3254-2471 com Ubiratã.

F-2000, vendo, ano 81,motor na garantia, R$28.000,00. Tr. (45) 3284-2055 ou 9974-0173.

F-4000, vendo, ano 78,motor mwm, DH, toda revi-sada, valor a combinar. Tr.(45) 3053-1288.

FIORINO, vendo, ano 94,álcool, bom estado, valor acombinar, preço de oca-sião. Tr. (45) 9859-6367 ou9999-4891.

FUSCA, vendo, ano 75,mecânica ok, bom estado,valor a combinar. Tr. (45)3281-1224 com Nelson.

GOL, vendo, ano 2001,prata, 4 portas, c/ DH,pneus novos, R$ 9.500,00à vista. Tr. (45) 9972-6467.

GOL, vendo, ano 2004/04, cinza, c/ manual, cha-ve reserva, álcool original defábrica, ótimo estado, R$11.000,00, sem troca. Tr.(45) 9991-4256 ou 9852-7248 com Airton.

GOL, vendo, ano 99,branco, 8v, c/ roda, engate,ar, R$ 8.500,00. Tr. (45)9988-6799.

HILUX SRV, vendo, ano2012/12, preta, automáti-ca, diesel, bancos emcouro, 44.000km, ótimoestado, valor a combinar,abaixo da tabela fipe. Tr.(45) 9903-0231.

HONDA CIVIC, vendoou troco, ano 2003, com-pleto, câmbio automático,banco de couro, original,valor a combinar. Tr. (45)9905-8531.

O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 03/02/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 04/02/2015R$ 2,00PARA ASSINANTES

HONDA CIVIC, vendo,ano 2010, preto, banco decouro, pneus novos, câm-bio mecânico, único dono,valor a combinar. Tr. (45)9972-4828 com Iomar.

KA 1.0, vendo, ano 2003/04, prata, c/ ar-cond., valora combinar. Tratar pelo fone(45) 9935-0035.

KOMBI 1.4, vendo, ano2009, flex, passageiro, óti-mo estado, R$ 26.990,00.Tr. (45) 9944-7004.

MONTANA 1.4, vendo,ano 2013, prata, completa,c/ airbag, abs, cibié, rackteto, escamoteavel, capo-ta marítima, top de linha,placa A, manual, chave re-serva, baixa km, ótimo es-tado, valor a combinar, podeser financiada, aceito troca.Tr. (45) 9941-3550.

MONTANA ARENA,vendo, ano 2010, comple-ta, 57.000km, valor a com-binar. Tr. (45) 8819-2021com Cristina.

OMEGA, vendo ou troco,ano 95, chumbo, comple-to, R$ 11.000,00, aceitomoto. Tr. (45) 9972-6467.

PALIO FIRE, vendo, ano2011/12, vermelho, 4 portas,completo, pneus novos, ma-nual, impecável, R$23.900,00. Tr. (45) 9933-8444.

PEUGEOT 206 1.6, ven-do, ano 2001, completo, c/ar-cond., ar quente, DH, tra-va elét., vidro elét., pneubom, R$ 12.000,00. Tr. (45)9925-8185 com Tatiane.

SANDERO STEPWAY,vendo, ano 2012, prata,completo, banco de couro,único dono, R$ 33.000,00.Tr. (45) 9997-5226.

SANTANA GLS 2.0, ven-do, ano 97, cinza metálico,completo, R$ 8.900,00. Tr.(45) 9909-8313.

SAVEIRO, vendo, ano91/92, R$ 7.500,00. Tr. (45)9946-2881.

STRADA, vendo ou tro-co, ano 2004, valor a com-binar, aceito Strada comple-ta de maior valor. Tr. (45)9961-5123 com Marcelo.

VECTRA ELEGANCE,vendo, ano 2011/11, prata, c/banco de couro, airbag duplo,impecável, R$ 38.000,00. Tr.(45) 9935-0035.

VECTRA GLS 2.2, ven-do, ano 2000, c/ ar digital,ótimo estado de conserva-ção, R$ 15.500,00. Tratarpelo fone (45) 9929-1565.

VECTRA GLS, vendo outroco, ano 98/98, cinza, 8v,c/ ar digital, revisado, ótimoestado, R$ 13.200,00, acei-to Saveiro ou Strada. Tr. (45)3256-1316 ou 9807-4598.

VECTRA GLS, vendo,ano 2000, azul metálico, 8v,completo, ar digital, ótimoestado de conservação, R$17.500,00, aceito moto. Tr.(45) 9909-8313.

VECTRA GTX 2.0, vendo,ano 2009, completo, bancode couro, airbag, manual,53.000km, pneus em ótimoestado, placa A, R$33.000,00. Tr. (45) 9995-6993.

BIZ 125 KS, vendo, ano2008/08, sem partida,doc. em dia, impecável,R$ 3.990,00. Tr. (45)3254-4512 ou 9911-8128com Fernando.

BROS 150 ESD, vendo,ano 2008, ótimo estado,R$ 5.500,00. Tr. (45)9944-7004.

BROS 150 ESD, vendo,ano 2011/11, completa,valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

CBR 600 F, vendo, ano2012/12, c/ pneus novos,manual, chave reserva,8.700km, único dono, im-pecável, valor a combinar,aceito casa no negócio. Tr.(45) 9107-2095.

CG 150 EX, vendo ou tro-co, ano 2010/10, vermelha,flex-mix, c/ manual, chavereserva, revisada, ótimoestado de conservação,valor a combinar. Tr. (45)8809-0202 ou 9941-1088com Marcos.

NEO, vendo, ano 2008/08, preta, revisada, ótimoestado de conservação,valor a combinar. Tr. (45)8809-0202 ou 9941-1088com Marcos.

YBR 125 ED, vendo, ano2008/08, vermelha, c/ manu-al, chave reserva, pneus no-vos, revisada, ótimo estadode conservação, valor a com-binar. Tr. (45) 8809-0202 ou9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR E, vendo,ano 2005/05, prata, R$2.900,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR FACTOR K1, vendo,ano 2014, vermelha, R$5.800,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YS FAZER 250, vendo,ano 2013/14, preta, R$10.300,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CÂMARA FRIA, vendo,branca, 950lts, Zero Grau,valor a combinar. Tr. (45)9946-4718.

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/carro ou moto, crédito R$8.278,09, entrada R$2.600,00, assume 45 par-celas de R$ 186,64. Tr.(45) 8807-5003 (tim).

FAÇO serviços de pintu-ras e soldas em portões,grades, janelas, portas,calhas e telhados, interes-sados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, GoldenRetriever, puro, R$ 300,00. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

FLORICULTURA, ven-do, Av. Maripá, nº 2121,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9994-7092 ou 9810-3805 com Juares.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr.(45) 9945-6693 com Marcio.

MERCADO, vendo oualugo, em Novo Três Pas-sos, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3284-6527 ou9902-9772 com Ivo ou Neli.

MERCADO, vendo ou tro-co, c/ estoque e benfeitori-as, clientela formada, cen-tro, Pato Bragado, valor acombinar. Tr. (45) 9817-0708.

MERCADO, vendo, c/instalações e mercadorias,valor a combinar. Tr. (45)9944-1983 com Rui.

MOTOR, vendo, Yamaha90hp, 4 tempos, valor acombinar. Tr. (45) 3254-4140ou 9967-9634.

MUDANÇA, vendo, com-pleta ou avulsa, valor a com-binar. Tr. (45) 9913-1604.

OFERTA DE TRABALHOp/ soldador, serviços geraise mecânico moleiro, interes-sados. Tr. (45) 9902-9894.

OFERTA DE TRABALHOp/ empregada doméstica,período da manhã, de se-gunda à sexta, entre 30 e 40anos, c/ experiência e refe-rência, interessadas. Tr. (45)9903-0005 com Suzana.

PAINEL DE LED, vendo,3x2, p/ publicidade e pro-paganda, na rotatória daBandeira, MCR, valor acombinar, aceito troca porcarro ou terreno. Tr. (45)8802-5136 com Sandro.

PROCURO moça p/ divi-dir apartamento em Casca-vel, ao lado da Unipar, inte-ressadas. Tr. (45) 9915-5013.

PROCURO trabalhocomo diarista ou p/ cuidarde idosos, interessados. Tr.(45) 9903-6862.

PROCURO trabalhocomo garçon ou serventede pedreiro, interessados.Tr. (45) 9946-7479.

VENDO, aparelho de sol-da Mig, marca Sumig 208C, 220v, bom estado deconservação, sem cilindrode gás, R$ 2.300,00. Tr.(45) 9916-2062.

VENDO, areia e pedra,carga fechada, R$ 35,00 ometro. Tr. (45) 9946-4733.

AVIÁRIOS, vendo, 3,padrão Sadia, p/ 72.000frangos, motor geradornovo, poço artesiano, Li-nha Guaçu, Nova SantaRosa, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CAVALO, vendo, p/ mon-taria, manso, c/ sela nova,R$ 2.400,00. Tr. (45) 8827-1598 ou 3279-1364.

COBERTURAS, vendo,de cavalo, das raças Quar-to de Milha e Paint Horse,nas cores Baio Amarilho,Preto e Branco, Castanhoe Branco, 3 garanhões POe POI, R$ 1.200,00 cada co-bertura. Tr. (45) 3254-2730ou 9841-7917 com Diego.

FENO, vendo, de gramatifton, R$ 3,80 o fardo. Tr.(45) 9846-3310.

GADO, vendo, Nelore,PO, matrizes e tourinhos,linhagens Rambo da MN,Ranchi Ipê Ouro, Bitelo SS,Basco da S.M, Jeru POI doBrumado e outros, valor acombinar. Tr. (45) 3254-2730ou 9841-7917 com Diego.