01.28.2015 auschwitz em português

1
REPORTAGEM VÍDEO Em Auschwitz também se falava português Uma reportagem vídeo da Renascença, nos 70 anos da libertação do campo de concentração nazi. Por Dina Soares e Conceição Sampaio Na tarde do dia 27 de Janeiro de 1945, as tropas soviéticas chegavam a Auschwitz. À sua espera estavam milhares de prisioneiros que conseguiram sobreviver ao extermínio decretado pelo regime de Hitler. Alguns eram portugueses. Veja o vídeo na Renascencença V+. Obama apela à liberdade religiosa na Índia Referência foi feita a horas de terminar a sua visita a um país em que existem graves tensões entre a maioria hindu e minorias religiosas. Barack Obama e o primeiro-ministro Narendra Modi, na Índia. Foto: Indian President House O Presidente norte-americano, Barack Obama, fez um apelo à liberdade religiosa na Índia, antes de terminar a sua visita ao país. A poucas horas de embarcar para regressar aos Estados Unidos, Obama pediu ao Governo que se empenhe em cumprir o compromisso constitucional de permitir às pessoas "professar, praticar e propagar" livremente a sua religião. "A Índia avançará desde que não se deixe dividir em diferentes religiões, desde que não se deixe dividir de todo, e continue unificada como uma nação", afirmou Obama. A questão é especialmente sensível, na Índia, onde a esmagadora maioria da população é hindu, mas 20% professam outras religiões. Há um longo historial de conflito entre a maioria hindu e as minorias, sobretudo com os muçulmanos, que embora minoritários são ainda assim aproximadamente 180 milhões de pessoas. Com os cerca de 24 milhões de cristãos há sobretudo uma história de intolerância e em alguns casos de violência contra comunidades mais isoladas, bem como leis, nalguns estados, que proíbem a evangelização. O actual primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, é do partido nacionalista hindu BJP e viu o seu nome implicado num massacre de muçulmanos no Estado em que era governador, no Gujarat, em 2002, que terminou com a morte de cerca de 2000 pessoas. Quarta-feira, 28-01-2015 17

Upload: ppablo-lima

Post on 21-Nov-2015

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Artigo sobre a história da Shoah e a sua relação com Portugal

TRANSCRIPT

  • REPORTAGEM VDEO

    Em Auschwitztambm se falavaportugusUma reportagem vdeo da Renascena, nos70 anos da libertao do campo deconcentrao nazi.

    Por Dina Soares e Conceio Sampaio

    Na tarde do dia 27 de Janeiro de 1945, as tropassoviticas chegavam a Auschwitz. sua esperaestavam milhares de prisioneiros que conseguiramsobreviver ao extermnio decretado pelo regime deHitler. Alguns eram portugueses.Veja o vdeo na Renascencena V+.

    Obama apela liberdade religiosana ndiaReferncia foi feita a horas de terminar a suavisita a um pas em que existem gravestenses entre a maioria hindu e minoriasreligiosas.

    Barack Obama e o primeiro-ministro Narendra Modi, na ndia. Foto:Indian President House

    O Presidente norte-americano, Barack Obama, fez umapelo liberdade religiosa na ndia, antes de terminar asua visita ao pas. A poucas horas de embarcar para regressar aos EstadosUnidos, Obama pediu ao Governo que se empenhe emcumprir o compromisso constitucional de permitir spessoas "professar, praticar e propagar" livremente asua religio. "A ndia avanar desde que no se deixe dividir emdiferentes religies, desde que no se deixe dividir detodo, e continue unificada como uma nao", afirmouObama. A questo especialmente sensvel, na ndia, onde aesmagadora maioria da populao hindu, mas 20%professam outras religies. H um longo historial de conflito entre a maioria hindue as minorias, sobretudo com os muulmanos, queembora minoritrios so ainda assimaproximadamente 180 milhes de pessoas. Com os cerca de 24 milhes de cristos h sobretudouma histria de intolerncia e em alguns casos deviolncia contra comunidades mais isoladas, bemcomo leis, nalguns estados, que probem aevangelizao. O actual primeiro-ministro da ndia, Narendra Modi, do partido nacionalista hindu BJP e viu o seu nomeimplicado num massacre de muulmanos no Estadoem que era governador, no Gujarat, em 2002, queterminou com a morte de cerca de 2000 pessoas.

    Quarta-feira, 28-01-2015 17