0*1#.23(.*4&5&*$.6.#$.5 )5&7&'8&$95.(*.2*:*4&(.( · ela também é uma paixão. os trabalhadores...

19
Sindicalistas da TAM e da LAN unem-se para defender trabalhadores em 7 países ANo IX - N o 36 - JuNho de 2012 Revista da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CuT

Upload: phungnguyet

Post on 21-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sindicalistas da TAM e da LAN unem-se para defendertrabalhadores em 7 pases

ANo IX - No 36 - JuNho de 2012

Revista da Federao Nacional dos Trabalhadores em Aviao Civil da CuT

02 Conexo | Junho/2012

EDITORIAL

Sempre na luta pela aviao

NESTA EDIO

A aviao civil um setor complexo e essencial ao desenvolvimento do pas. Ela tambm uma paixo.

Os trabalhadores que atuam no setor aerovirios, aeronautas e aeroporturios sempre dizem que so viciados em aviao, em voar, em fazer parte desse universo, do qual participam, claro, os passageiros, mas tambm muitas outras pessoas, que compartilham desse amor por voar, pelo avio, pela aviao, de diferentes formas. H tambm vrios segmentos, como o txi areo, a aviao regional, desportiva etc.

O transporte areo o meio mais moderno de locomoo para o cidado comum e cada vez mais pessoas de diferentes classes sociais tm tido acesso a ele. Com isso, aumentou a responsabilidade dos rgos do governo que cuidam do setor, para garantir a segurana operacional que permite que passageiros e tripulantes cheguem aos seus destinos e que a populao em terra esteja protegida de um eventual acidente.

Os trabalhadores esto na linha de frente de todo esse

sistema, tanto no contato direto com os passageiros, como nos bastidores, garantindo o adequado carregamento de bagagens e o planejamento dos voos. O que a maioria da populao no sabe que esses mesmos trabalhadores, na contramo do crescimento do setor, vem sofrendo cada vez mais com a explorao das companhias areas em todos os nveis, e o descaso do rgo regulamentador, a Anac (Agncia Nacional de Aviao Civil), que acima de tudo vem atendendo aos interesses dos empresrios.

Ao longo dos ltimos anos, viemos denunciando isso e obtendo alguns avanos, mas h muito a reverter em relao s medidas da Agncia, como o processo de privatizao dos aeroportos da Infraero e a reduo de comissrios.

Nesta edio, mudamos o formato do nosso informativo, para torn-lo mais prtico para ser guardado e ampliar seu contedo.

Esperamos que gostem das mudanas. Boa leitura!

(presidente da Fentac/CUT)

EXPEDIENTE

A revista uma publicao da Federao Nacional dos Trabalhadores em Aviao Civil da CUT - Fentac/CUT, com sede na Av. Franklin Roosevelt, 194/702, Cep 20021-120 - Rio de Janeiro - RJ Fone: (21) 2232.9385E-mail: [email protected]: www.fentac.org.br

Secretria de Comunicao: Graziella Baggio

Pauta Nova Comunicao e [email protected] Fone: (11) 3522-7707

Tiragem: 17.000 exemplaresJorn. Resp.: MTB 10.182

He

nriq

ue

Le

ssa

/Pa

uta

No

va

Sindicalistas unem-se para enfrentar fuses

PG. 6-7

Finalmente alguns avanos com a Anac

PG. 8-9

ser levado aos pasesPG. 19

Aeronautas protestam contra reduo de

comissrios de vooPG. 10-11

Sxc

Junho/2012 | Conexo 03

GIRO

Aviao agrcola tem congresso em junho

Acontece, de 27 a 29 de junho, no Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande (MS), o Congresso Nacional de Aviao Agrcola (Sindag) 2012. A direo do Sindicato Nacional dos Aeronautas far parte da mesa de autoridades na cerimnia de abertura do evento.

De carter tecnolgico, o Sindag visa integrar e valorizar os elos do setor aeroagrcola e tambm palco de exposies de produtos, equipamentos e aeronaves. Entre os temas que sero discutidos esto legislao, mercado e novas tecnologias. Mais informaes no site www.congressosindag.com.br.

13 Concut acontece em julho, em SP

Os sindicatos cutistas do setor areo e a Fentac/CUT participam, de 9 a 13 de julho, do 11 Congresso Nacional da CUT (Concut), que ser realizado em So Paulo.

Os congressos estaduais aconteceram em maio e elegeram os novos mandatos. Em Alagoas e Roraima, dois diretores do Sindicato Nacional dos Aeroporturios (Sina) foram eleitos para compor a direo das CUTs estaduais. E dois dirigentes do Sindicato dos Aerovirios de Porto Alegre integraram a nova gesto da CUT/RS. Para saber mais, acesse www.cut.org.br.

Em fevereiro deste ano, foi instalada no Senado a Subcomisso Temporria sobre Aviao Civil (Cistac), ligada Comisso de Servios de Infraestrutura e com um prazo de doze meses para apresentar um relatrio com sugestes de polticas para o setor areo.

A subcomisso foi criada aps uma audincia que discutiu o projeto de lei 434/11, que quer aumentar a jornada de trabalho dos aeronautas e veementemente criticado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

A subcomisso est ouvindo praticamente todos os segmentos envolvidos na aviao civil. A previso de que seu relatrio

J participaram das audincias representantes da Secretaria de Aviao Civil (SAC), Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac), Departamento de Controle do Espao Areo (Decea), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia (Infraero), Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos (Cenipa), dos segmentos da aviao (txi areo, aviao comercial, indstria,

aviao regional, manuteno aeronutica), dos sindicatos de trabalhadores aeronautas e aerovirios. Tambm est prevista a realizao de audincias para debater a concesso de aeroportos, a formao de recursos humanos, alm de audincias regionais, em Manaus, Belm, Recife, Goinia, So Paulo e Porto Alegre.

Representantes das entidades cutistas participaram da reunio realizada em 22 de maio e denunciaram o descumprimento da Poltica Nacional de Aviao Civil (PNAC) e da legislao trabalhista que rege o setor. Na ocasio, o presidente do SNA, Gelson Dagmar Fochesato, denunciou que a Anac e a SAC desconsideram a PNAC e que o vis poltico adotado pela direo da Agncia, privilegiando os interesses econmicos das companhias areas, tem afetado negativamente o setor. O RBAC 121 um exemplo de norma alterada pela Anac para atender um pedido das empresas, que prejudicou trabalhadores e passageiros, ao reduzir de 4 para 3 o nmero mnimo de comissrios de voo nas aeronaves com at 150 assentos.

Jo

na

s P

ere

ira

/Ag

n

cia

Se

na

do

fazer um Raio Xdo setor areo

Presidente do Sindicato Nacional dos Aerovirios, Selma Balbino, e do Sindicato Nacional dos Aeronautas,

Gelson Fochesato, em audincia pblica da Cistac, defendem no Senado a pauta dos trabalhadores

04 Conexo | Junho/2012

GIRO

Pases unem-se para gerenciar segurana operacional

A utoridades da aviao civil reuniram-se num grupo de colaborao internacional para o gerenciamento da segurana operacional, o Safety Management International Collaboration Group, ou SM ICG. A Anac integra o grupo, desde 2009, ao lado de pases como Estados Unidos (FAA), Canad (TCCA), Nova Zelndia (CAA NZ), Japo (JCAB) e Austrlia (CASA), alm da Unio Europeia (EASA), que rene representaes da Frana, Sua, Reino Unido e Holanda.

O objetivo da associao promover o entendimento comum sobre princpios e requisitos do gerenciamento da segurana das operaes da aviao civil. O grupo proporciona a troca de experincias entre autoridades de aviao civil sobre o Programa de Segurana Operacional de um Estado (SSP, ou PSO) e sobre o Sistema de Gerenciamento da Segurana Operacional (SGSO), desenvolvido para operadores areos,

da aviao e empresas responsveis pelo projeto e produo de aeronaves. A adoo de um SSP e de um SGSO uma recomendao da Organizao de Aviao Civil Internacional (OACI). Mais informaes atravs do site www.skybrary.aero.

Percentual de atrasos impresso no bilhete

Desde 4 de junho, todas as companhias

obrigadas a divulgar, na venda das passagens, o percentual de atraso e cancelamento de voos. A determinao foi da Anac (resoluo 218/2012). Os percentuais tambm esto disponveis no site da Agncia.

As empresas que descumprirem a norma, segundo a Agncia, podero ser multadas entre R$ 4 mil e R$ 10 mil. Outra resoluo da Anac (a 141), obriga as companhias a oferecerem aos passageiros comunicao (em atrasos superiores a uma hora); alimentao (duas horas); e acomodao (quatro horas).

A Secretaria de Aviao Civil (SAC) inaugurou, em 15 de maio, um Servio de Informao ao Cidado (SIC). A medida faz parte da nova Lei de Acesso Informao Pblica. Mais informaes no site: www.aviacaocivil.gov.br.

A Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac) assinou, no ltimo dia 14, os contratos de concesso dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Braslia.

Mas o governo quer mais e pretende leiloar o

O ministro-chefe da Secretaria de Aviao Civil (SAC), Wagner Bittencourt, defende a parceria pblico-privada (PPP) nos aeroportos para ampliar a cobertura da aviao brasileira que, atualmente, chega a 79% da populao. Segundo o ministro, a meta que, at o

Valter

Cam

panato

/AB

r

Bittencourt e os representantes das empresas concessionrias durante assinatura dos contratos na sede da Anac, em Braslia

Sxc

Junho/2012 | Conexo 05

SINDICAL

Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical

Foi encerrada em 15 de junho a consulta da CUT lanada em maro para saber a opinio do trabalhador sobre o imposto sindical.

O Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical faz parte da Campanha Nacional por Liberdade e Autonomia Sindical, uma bandeira histrica da Central. Das cinco centrais sindicais brasileiras reconhecidas pelo Ministrio do Trabalho, a CUT a nica que defende o

Em substituio ao imposto sindical, que compulsrio, a

democraticamente em assembleia de trabalhadores, onde eles podem decidir quanto pagar e para qual sindicato. Agora, aguardar a contagem dos votos.

Aerovirios promovem frum de luta sindical

O Sindicato dos Aerovirios de Porto Alegre promoveu, em 14 de junho, um frum para debater o acirramento da proibio do direito de greve e da poltica antissindical das empresas, que vem culminando com a demisso de muitos dirigentes sindicais, como metalrgicos de Canoas e Gravata, e aerovirios da TAM e da TAP M&E.

Na atividade, foram debatidas estratgias em defesa da liberdade sindical e a importncia de se criar um frum de discusso com encontros mensais, reunindo as centrais sindicais, para construir um documento a ser encaminhado Organizao Internacional do Trabalho (OIT).

O evento reuniu sindicalistas de doze entidades, que decidiram criar uma agenda de reunies para

existentes no movimento, como a estabilidade de representantes sindicais, a autonomia das entidades e o direito a greve. Assim como criar novos instrumentos para atuar junto ao governo, para evitar o massacre aos trabalhadores. Somente em 2012, cerca de 150 sindicalistas foram demitidos no pas. As categorias esto sendo impedidas de realizar greve no Brasil ou defender os direitos trabalhistas,

Os sindicatos vm lutando pela reintegrao dos demitidos.

Diretora do Sindigru integraConselho de Assistncia Social

A diretora do Sindigru Dbora Cavalcanti foi eleita para o Conselho Municipal de Assistncia Social (CMAS) de Guarulhos.

O Conselho foi criado em 1997 e um rgo coligado ao sistema de Assistncia Social do Municpio. Ele tem como objetivo estabelecer diretrizes para a elaborao do plano municipal de Assistncia

oramentrias do fundo.O Sindigru apoia e incentiva

aes voltadas para a incluso e o

amparo social, pois acredita que possvel construir uma sociedade mais justa e igualitria.

dbora, ao lado do secretrio municipal de Assistncia Social de Guarulhos, ulisses

Correia, e da ex-conselheira Luiza helena Castro

Div

ulg

ao/S

indig

ru

Carlos V

elh

o/P

auta

Nova

06 Conexo | Junho/2012

CAPA

Sindicalistas unem-se para combater poltica antissindical da LATAM

D irigentes sindicais cutistas do setor areo participaram, nos dias 29 e 30 de maio, do 4 encontro do Projeto Latam, que rene sindicalistas da TAM e da LAN na Amrica Latina. O encontro foi realizado em Lima, no Per, sob coordenao da ITF (Federao Internacional dos Trabalhadores em Transportes), para compartilhar experincias de organizao e negociao em defesa dos trabalhadores e discutir as vulnerabilidades diante da fuso e as medidas positivas e negativas deste processo.

O projeto Latam constitui uma resistncia organizada dos sindicatos para enfrentar as prticas antissindicais da LAN (Chile, Colmbia, Argentina, Per e Equador) e da TAM (Brasil e Paraguai), reunindo 17 entidades sindicais, para defender os direitos dos trabalhadores e os postos de trabalho em meio fuso das duas companhias.

Os sindicatos cutistas integram o projeto desde o anncio da fuso, no ano passado.

A LAN tem uma prtica de destruir a organizao dos trabalhadores por onde passa e precisamos evitar que isso se espalhe na TAM, ressaltou

Div

ulg

a

o/S

ind

igru

o secretrio-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Srgio

Dias. Um dirigente sindical em Porto Alegre (RS-Brasil) e uma na Argentina foram demitidos por sua atuao em defesa dos trabalhadores. Ambos os casos, assim como vrias reivindicaes, constam num documento que ser entregue s companhias, na

prevista para junho.

Os sindicatos do Projeto Latam encaminharam documento rechaando o comercial produzido pela Lan Colmbia com comissrias em situaes repletas de clichs machistas, desconsiderando a importncia da funo para a segurana do voo. Os sindicalistas questionaram a cena em que bailarinas so contratadas como comissrias,

negativos da propaganda.

Div

ulg

ao/T

AM

Junho/2012 | Conexo 07

Compra da Trip pela Azul preocupa trabalhadores

Fuses alteram cenrio da aviao no BrasilA TAM comprou a Pantanal

e est prestes a fundir-se com a LAN. A Gol comprou a Varig e aguarda a aprovao da fuso com a Webjet. A Azul adquiriu a Trip e tambm aguarda a aprovao da fuso pela Anac e CADE. A juno de companhias areas se d para aumentar o volume de voos, essencial para a manuteno das empresas num mercado competitivo com custos elevados e grandes investimentos de mdio e longo prazo. H preocupao, no entanto, no s com o aumento das passagens (que prejudicam o consumidor), como com a reduo de postos de trabalho, devido a sinergia que levar a diminuio de voos realizados por cada companhia antes da fuso ou aquisio.

Em maro de 2007, a Gol comprou por US$ 275 milhes o que restou da Varig. Em dezembro de 2009, a TAM comprou a Pantanal por R$ 13 milhes. Em agosto de 2010, a companhia anunciou a fuso com a LAN. A nova empresa ser a maior da Amrica Latina e a 10 maior em nmero de passageiros no mundo. Segundo a Bloomberg, a compra da TAM pela LAN envolveu uma transao de 3,7 bilhes de dlares.

Em julho de 2011, a Gol comprou a Webjet por R$ 285 milhes. Em dezembro de 2011, a Delta anunciou a compra de aes da Gol, no valor de US$ 100 milhes, tornando-se acionista minoritria da area, com 3% de participao. Cinco meses depois,

com a Passaredo.Em 28 de maio de 2012, Azul

e Trip anunciaram a fuso. Fica mantido, por enquanto, o acordo de compartilhamento iniciado em 2004 entre Trip e TAM (que tentou comprar a menor no ano passado).

No exterior, empresas grandes tambm fundiram-se:

Iberia e Aerolneas Argentinas (1990); Canadian e Air Canad (1992);

Aerocontinente e Faucett (1996); American e TWA, JAL e JAS (2001);

Air France e KLM (2004); Lufthansa e Swiss (2005);

US Airways e American West (2005); Air Berlin e DBA (2006);

(2007); Delta e Northwest (2008); Lufthansa e BMI, Lufthansa e AUA, Aerogal e Avianca, China Eastern e

Xangai Airlines (2009); Iberia e British Airways, e United e Continental (2010).

A fuso da Azul com a Trip foi recebida com preocupao pelos sindicatos cutistas do setor areo. As companhias poderiam continuar crescendo de forma independente, na opinio dos sindicalistas. A fuso, no entanto, ir gerar uma reduo na concorrncia, acentuando a concentrao de mercado no setor.

Com isso, saem perdendo tanto os passageiros (uma vez que a concorrncia reduz o preo das passagens areas e a melhora os servios), quanto os trabalhadores, j que normalmente essas aquisies geram a reduo de postos de trabalho nas empresas.

Juntas, as companhias devem somar cerca de 15% do mercado de aviao do pas. As empresas vo operar separadamente at que a fuso seja aprovada pela Anac (Agncia Nacional de Aviao Civil) e pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econmica). Os sindicatos esto

Wik

ipe

dia

RAnkIng dAS eMPReSAS AReAS bRASILeIRAS

Abril - 2012

MeRCAdO dOMStICO

MeRCAdO InteRnACIOnAL

Sxc

Fonte: Anac

08 Conexo | Junho/2012 Junho/2012 | Conexo 09

ANAC

Entidades renem-se com Anac e obtm respostas positivas para APACs e pilotos

N o dia 14 de junho, dirigentes sindicais cutistas reuniram-se com o diretor presidente da Anac, Marcelo Guaranys, em Braslia, e assessores tcnicos da Agncia, atravs de videoconferncia com o Rio. O objetivo foi debater diversas reivindicaes de aeronautas e aerovirios envolvendo agentes de proteo, mecnicos de manuteno, despachantes tcnicos (DTs), despachantes operacionais (DOvs), pilotos e comissrios.

Em relao aos Agentes de Proteo (APACs), houve avanos. A Agncia disse estar estudando ampliar de um para dois anos o tempo de avaliao dos trabalhadores, e que est

21 centros de treinamento de APACs existentes no pas, tendo

dos agentes. Tambm est sendo estudada

uma mudana na forma de

o histrico do trabalhador nas provas de reciclagem.

O Sindicato Nacional dos Aerovirios encaminhou vrias denncias Anac, que levaram

reconheceu a importncia dos argumentos da entidade e disse que est tentando aprimorar esse processo.

Para a presidente do Sindicato, Selma Balbino, a reunio foi bastante positiva em relao aos APACs.

por algumas empresas, a Agncia

Div

ulg

a

o/S

NA

informou que os documentos esto disponveis no site e podem ser impressos pelos trabalhadores.

Na reunio, tambm foi denunciado Anac o aumento das demisses de dirigentes sindicais (com estabilidade garantida na CCT), como retaliao defesa dos direitos dos trabalhadores,

areas e sindicatos.Sobre a mudana nos critrios

para a contagem de tempo de experincia para a obteno das carteiras de mecnicos de

aeronaves, a Anac disse que est desenvolvendo um estudo e que ir chamar a Fentac/CUT para dar continuidade a essa discusso, com a participao do setor de aeronavegabilidade.

O presidente da Federao,

fundamental que a Anac abra esse debate para que os sindicatos de aerovirios participem do estudo e no haja prejuzo para quem est obtendo agora a carteira de mecnico, nem precarizao na

Sindicatos alertam para riscos com a reduo de despachantes na Gol

O diretor do Sindicato dos Aerovirios de Guarulhos (Sindigru) Rodrigo Maciel protocolou trs relatrios tcnicos de ocorrncias de risco na Gol (VRG) em funo do balanceamento remoto de aeronaves.

O Sindigru e a Fentac/CUT ressaltaram Agncia que no esto discutindo a criao da central de balanceamento em So Paulo (que levou demisso centenas de aerovirios), j que a Anac no aceita discutir questes trabalhistas, mas a forma como o procedimento passou a ser realizado, gerando graves riscos segurana operacional.

Os dirigentes sindicais alertaram que uma prtica das companhias deixar a cargo dos Despachantes Tcnicos (DTs) o planejamento e a feitura das guias de carregamento das aeronaves, mas a Agncia no regula esses trabalhadores, apenas os Despachantes

Operacionais de Voo (DOVs). Os DOVs, em geral, delegam aos DTs o acompanhamento do carregamento e balanceamento. No caso da Gol, no entanto, a partir da centralizao das operaes, foi reduzido o nmero de DTs, e os DOVs foram impedidos de dar suporte aos tcnicos e obrigados a atender exclusivamente os comandantes de voo, gerando uma grande insegurana nas operaes.

Mesmo que a companhia tenha mantido os DOVs nas principais bases, o planejamento, balanceamento, carregamento e fechamento das aeronaves tm se dado de forma precria. Alm

disso, h DTs de nvel 1 fazendo esse servio.

Em outras empresas, o suporte entre DOVs e DTs est mantido, mesmo nos casos em que as operaes foram centralizadas em uma base. As entidades sindicais

Anac e a reverso desse processo de balanceamento distncia.

A companhia reduziu de cerca de 550 para 80 o nmero de DTs. Se antes cada DT fechava

reduo, eles passaram a cuidar de 18 a 20 voos por turno. A Anac demonstrou desconhecer a situao.

O SNA levou Anac a reivindicao dos pilotos para a

de Ingls realizada em escolas no exterior. A Agncia foi signatria de uma recomendao da ICAO sobre

para pilotos e controladores de voo, que estabeleceu mdia 4, no mnimo, para quem atua em rotas internacionais.

A Anac tem escolas e instrutores

credenciados no Brasil para prestar esse exame, e convalida a prova realizada em diversas escolas estrangeiras. Muitos pilotos, no entanto, reclamam que o critrio aplicado no Brasil extremamente rgido, extrapolando as necessidades operacionais. Vrios tentaram realizar o teste no pas sem sucesso mas passaram na prova feita em escolas estrangeiras, como a de Madri.

A Anac considerou alto o nmero

a prova em Madri, encaminhou especialistas para vistoriar a escola e decidiu descredenci-la, exigindo dos pilotos que j tinham obtido a carteira a repetio do curso em at

Na reunio, o Sindicato defendeu a importncia da manuteno do princpio de reciprocidade (que permite que pilotos estrangeiros

sobrevoem e pousem no pas) e questionou a falta de apoio das empresas para os aeronautas aperfeioarem o idioma. A entidade tambm alertou os riscos jurdicos do cancelamento das carteiras j autorizadas.

O dilogo da Agncia com o SNA evoluiu de forma positiva. No dia seguinte, a Anac decidiu prorrogar

os pilotos que realizaram a prova

Madri refazerem o teste no Brasil, atendendo parcialmente ao pedido do SNA.

O Sindicato solicitou a manuteno das carteiras dos pilotos sem a repetio do curso, mas a Anac no aceitou essa possibilidade. A Agncia, no entanto, disse que ir analisar todas as argumentaes da entidade e continuar debatendo o tema.

Wik

ipe

dia

demisses, transferncias sem critrios, fechamento de setores, dobra de jornada e banco de horas fazem parte dos problemas

enfrentados pelos trabalhadores da Gol (VRG)

Dirigentes sindicais de aerovirios e aeronautas apresentam reivindicaes e denncias Anac

10 Conexo | Junho/2012

RBAC 121

Aeronautas protestam contrareduo de comissrios

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou de reunio, em 31 de maio, com a Secretaria de Aviao Civil (SAC) e a Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac), para discutir os prejuzos aos aeronautas e passageiros causados com a mudana no RBAC 121. Na reunio, o Sindicato solicitou a imediata suspenso da alterao promovida pela Anac na norma.

O RBAC 121 foi reeditado, em 17 de maro de 2010, para permitir a reduo do nmero mnimo de comissrios de voo (de 4 para 3) nas aeronaves com at 150 assentos, em atendimento a

as companhias areas.O SNA vem lutando contra a

medida desde que a Anac decidiu realizar consulta pblica sobre o assunto, aplicando a mudana logo em seguida, independentemente das crticas proposta.

A mudana da norma est colocando em risco a segurana de voo. A reduo do nmero de comissrios a bordo deixa descoberta uma das portas da aeronave e apenas um comissrio para atender passageiros e pilotos, em caso de emergncia, na parte da frente do avio.

As companhias Azul, Webjet e Gol esto atuando com um

comissrio a menos, e a TAM j obteve autorizao para reduzir sua tripulao.

Outras duas reunies foram realizadas com a Anac para

junho, mas a Agncia mostrou-se irredutvel.

Centenas de comissrios de voo da Gol (VRG) foram demitidos em razo da mudana. No dia 1 de junho, cerca de 300 aeronautas participaram da assembleia geral convocada pelo Sindicato, na subsede da entidade, em So Paulo, para debater a situao e construir um movimento nacional para denunciar os prejuzos causados pela nova norma.

Fotos: Henrique Lessa/Pauta Nova

Junho/2012 | Conexo 11

RegulamentaoArt. 14 - O rgo competente do Ministrio da Aeronutica,

considerando o interesse da segurana de vo, as caractersticas da rota e do vo, e a programao a ser cumprida, poder

tornarem necessrias.

Os trabalhadores, junto com a direo do Sindicato, saram em caminhada para protestar em frente ao prdio da Anac. A passeata levou interdio parcial da Av. Washington Luiz, interrompendo o trnsito por alguns minutos. No aeroporto de Congonhas, os aeronautas

passageiros informando sobre a norma e suas implicaes na segurana de voo.

No dia 11, houve novo protesto, inspirado no movimento Occupy Wall Street, tambm em Congonhas.

O Sindicato alerta para os riscos que tripulantes e passageiros correm com a reduo, em caso de uma emergncia na aeronave.

Ao fazer a mudana, a Anac levou em considerao a legislao estrangeira, mas desconsiderou as caractersticas do Brasil e contrariou o artigo 14 da

Em reunio com a Anac, em 14 de junho, o presidente do SNA, Gelson Fochesato, pediu novamente a revogao do RBAC 121. O dirigente tambm ressaltou a importncia dos comissrios na segurana de voo, dando como exemplo os dois recentes incidentes nos voos da TAM, em

que ocorreram princpios de incndio. Em ambos os casos, os comissrios perceberam a existncia de fumaa ou cheiro de cigarro e informaram o comandante, que realizou o pouso antecipado para avariguao da aeronave. Em um deles, houve

suspeito. Os sindicalistas tambm

questionaram as centenas de demisses de comissrios na Gol em funo da aplicao da norma e alertaram que vrias empresas esto demitindo funcionrios para cortar custos sem levar em considerao a segurana de voo.

O SNA seguir insistindo com a Agncia a importncia da revogao da medida.

Alm disso, as entidades cutistas iro propor ao governo que crie uma poltica de incentivos s companhias areas, exigindo como contrapartida a manuteno dos postos de trabalho, semelhante ao que ocorreu com a indstria de automveis e eletrodomsticos.

Diante da falta de avanos na discusso entre trabalhadores, Anac e SAC, os aeronautas devem continuar os protestos nos aeroportos para conscientizar a populao e as autoridades sobre os riscos do RBAC 121.

Veja no site da Fentac/CUT as notcias sobre o mundo do trabalho na aviao

www.fentac.org.br

12 Conexo | Junho/2012

LUTAS

Pilotos apoiam colega na

Cinco voos da Aeromxico foram cancelados, em maio, porque os pilotos prestaram solidariedade a um colega demitido por expressar suas posies polticas a bordo.

A demisso do piloto aconteceu aps ele cumprimentar, pelo rdio da aeronave, um candidato presidncia do Mxico presente no voo. A demisso gerou indignao dos trabalhadores. Aps negociaes, o comandante foi reintegrado.

Sindicatos seguem na luta pelos participantes do AerusA soluo para os aposentados

e pensionistas do Aerus era esperada para abril e j estamos em junho sem nenhuma novidade por parte do governo.

No ltimo dia 12, os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Ana Amlia Lemos (PP-RS), e a secretria de Assuntos Previdencirios do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e diretora da Fentac/CUT, Graziella Baggio, reuniram-se com o advogado-geral da Unio (AGU), Lus Incio Adams, para tratar do caso.

A reunio foi mais uma iniciativa em busca de um entendimento com o governo. Esto sendo agendadas audincias com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, Gilberto Carvalho, e com a ministra Carmen Lcia, do

tcnicos e jurdicos e avanar em busca de uma soluo.

Em 22 de maio, dirigentes sindicais dos aeronautas e aerovirios participaram de

audincia pblica na Subcomisso Permanente em Defesa do Emprego e da Previdncia Social (Casemp) do Senado, para tratar do tema, ao lado de representante da Previc e da AGU.

A Previc informou que est preparada para realizar os pagamentos, havendo essa deciso por parte da Unio.

Dentro do governo, as negociaes tm sido realizadas pela AGU, Ministrio da Previdncia e da Fazenda.

Os sindicatos cutistas seguem buscando de todas as formas garantir os direitos dos trabalhadores e torcem agora pela vontade poltica do governo para que a soluo seja concretizada.

Assco

m S

en

. A

na

Am

lia

Violncia contra a mulher tema de

comisso no Senado

A violncia contra a mulher no brasil est sendo investigada por uma Comisso do Senado.

A comisso est promovendo audincias pblicas em todo o pas para discutir a aplicabilidade da Lei Maria da Penha. no dia 4 de junho, a audincia foi realizada na Cmara Municipal de guarulhos e contou com a participao da diretora do Sindigru, dbora Cavalcanti.

Wik

ipedia

Arq

uiv

o/S

NA

Aposentados esperam h 6 anos uma soluo

Junho/2012 | Conexo 13

Aerovirios de Pernambuco comemoram 50 anos

O Sindicato dos Aerovirios de Pernambuco (Sindaero) comemorou 50 anos de fundao. Para promover o jubileu, a entidade realizou um campeonato de futebol mini campo, em 19 de maio, com a participao de aerovirios na ativa e

aposentados, e tambm de aeroporturios. A equipe dos funcionrios da RM Servios Auxiliares foi a campe. O Sindaero est realizando uma grande reforma na sede, com concluso prevista para julho, para fortalecer a entidade e marcar a data.

RM fora da leiDesde que a RM comeou a

operar em Salvador, a direo do Sindicato Nacional dos Aerovirios vem buscando garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores.

A empresa vem crescendo e aumentando o nmero de contratos, mas a insatisfao dos funcionrios tambm crescente.

Entre as irregularidades esto o descumprimento das clusulas referentes a domingos, feriados e folgas. A empresa tambm pratica banco de horas e no fornece equipamentos de proteo individual (EPIs) e vale-transporte, alm de estar em dvida com o FGTS. Vrias reunies com o setor de Recursos Humanos e a gerncia local j foram realizadas para tratar das irregularidades, e uma nova reunio est agendada para o dia 25 de junho, s 14 horas.

BHZ deve diferena no

reajuste aplicado sobre os salrios

O Sindicato Nacional dos Aerovirios vem tentando negociar com a direo da BHZ o pagamento da diferena do reajuste que a empresa aplicou sobre o salrio dos funcionrios. A BHZ estava, de forma equivocada, utilizando o ndice devido aos comercirios, ao invs de aplicar o reajuste conquistado na Conveno Coletiva dos aerovirios, que atuam na venda de passagem para a Amrica Airlines fora do aeroporto. A empresa tambm deve diferena sobre o valor do vale-refeio e vale-alimentao, que foi pago em desacordo com a CCT.

Div

ulg

a

o/S

ind

ae

ro

Aerovirios e aeroporturios realizam protesto em Porto Seguro

Os aerovirios e aeroporturios, com o apoio da Fentac/CUT, realizam um grande ato, no dia 21 de junho, no Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BA), em defesa de melhores condies de trabalho. O objetivo convocar os trabalhadores da Sinart

e da Bahia Airport Service para audincia pblica que ser realizada no Ministrio Pblico do Trabalho, para garantir o reconhecimento legal do Sindicato Nacional dos Aerovirios (SNA) e do Sindicato Nacional dos Aeroporturios como representantes dos trabalhadores nas duas empresas.

O movimento tambm uma resposta criao de um sindicato pelego, que tenta roubar a base de ambas categorias para burlar os direitos dos trabalhadores. Entre as irregularidades, h casos de jornada de at 12 horas dirias em trabalhadores com regime de trabalho por hora. A Justia determinou audincia pblica para que os trabalhadores compaream e determinem qual sindicato os representa.

Cl

udia

Fonseca/S

NA

14 Conexo | Junho/2012

LUTAS

Aeronautas defendem manuteno dos postos de trabalho na Gol

A direo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) defendeu a manuteno dos postos de trabalho na Gol (VRG) e nas demais companhias areas em audincia, realizada em 13 de junho, no Ministrio Pblico do Trabalho de So Paulo (MPT-SP).

Nos ltimos meses, a Gol demitiu mais de mil trabalhadores, entre aeronautas e aerovirios, como forma de conteno de despesas. Outras companhias tambm esto ampliando suas demisses para cortar custos. Para o SNA e os sindicatos de aerovirios, os cortes so prejudiciais segurana operacional, pois aumentam a fadiga, geram excesso de jornada de trabalho e causam prejuzo aos usurios.

Uma norma da Anac que autorizou a reduo do nmero de comissrios a bordo tambm contribuiu para o aumento das demisses nas areas. O SNA busca evitar a todo custo novas dispensas e acredita ser possvel construir um alternativa que recupere os postos de trabalho perdidos nos ltimos meses, revertendo as demisses j efetivadas.

Como na audincia no se chegou a um entendimento, o MPT-SP encerrou a mediao. O rgo, no entanto, deu prazo at o dia 25 de junho para que os institutos de previdncia Aerus e Aeros, a Secretaria da Fazenda de So Paulo e a Aeronutica enviem a listagem dos trabalhadores que recebem complementao ou suplementao de aposentadoria, ou que esto na reserva remunerada da Aeronutica, para que possa ser analisada a situao

O SNA sugeriu Gol, conforme proposta aprovada em assembleia realizada em 11 de junho, a reduo da jornada

para estancar as demisses. A expectativa, com a medida, seria

de pagamento da companhia area, mantendo os empregos, enquanto outras aes possam ser encaminhadas, objetivando a sustentabilidade do setor areo.

O SNA ir propor ao governo federal que seja elaborado um programa de apoio ao setor, para preservar empregos, como ocorreu com a indstria de automveis e eletrodomsticos linha branca,

qualidade dos empregos.

He

nriq

ue

Le

ssa

/Pa

uta

No

va

Pedgio prejudica trabalhadores de

ViracoposO Sindicato dos Aerovirios

de Campinas e Regio (Sintraero) est denunciando os prejuzos causados aos trabalhadores com a implantao do pedgio eletrnico nas imediaes do Aeroporto de Viracopos.

O governo de So Paulo descumpriu uma promessa feita durante a campanha eleitoral, na qual disse que iria revisar os contratos com as concessionrias, para reduzir os valores cobrados. Ao invs disso, ele criou um novo sistema ponto a ponto, que levar a mais praas de pedgios.

A rodovia Santos Dumont servir como teste, prejudicando trabalhadores, usurios do aeroporto e moradores. A estimativa de que, para chegar ao aeroporto, ser necessrio gastar R$ 4,40 por dia.

O Sintraero contrrio ao projeto e est mobilizando a populao para revert-lo.

Para participar do movimento, basta acessar o abaixo-assinado criado pelo Sindicato, no link: www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N25055.

Dirigente reintegradoO delegado sindical

Andr Pinho, da base do Sindicato nacional dos Aerovirios em Salvador, foi reintegrado trs meses aps ser demitido na Impacto.

O Sindicato entrou com ao judicial e conseguiu um acordo que reverteu a demisso.

Junho/2012 | Conexo 15

Aeroporturios esto em campanha salarial para renovar ACT com a Infraero

A primeira rodada de negociao do Acordo Coletivo de Trabalho entre aeroporturios e Infraero foi realizada nos dias 23 e 24 de maio, na sede da estatal, em Braslia.

Em junho, a Infraero apresentou uma contraproposta ao Sindicato Nacional dos Aeroporturios (Sina). Uma nova rodada foi realizada nos dias 14 e 15, no Aeroporto de Salvador. A Infraero ofereceu a reposio

ordem de 5,1%, e houve avano em relao s demais clusulas do acordo. O Sina ponderou o

nos ltimos 3 anos, para ampliar o ndice proposto. A Infraero, no entanto, diz que perdeu receitas com a privatizao dos aeroportos de Cumbica, Braslia e Viracopos.

O Sindicato acredita que a negociao ainda pode avanar. Uma nova rodada est agendada

Din

o S

an

tos/C

UT

Trabalhadores vo s urnase aprovam direo

A chapa nica Unio, Coragem e Responsabilidade, encabeada pelo companheiro Francisco Lemos e com 170 integrantes, foi eleita com 89,72% dos votos.

A reeleio dos dirigentes que vm atuando frente do Sina se deu com amplo apoio da base, o

Novo aeroportoA Infraero anunciou, em 6

de junho, em Florianpolis, o incio da construo do novo aeroporto da capital catarinense. A previso de que a obra custe R$ 117 milhes e a primeira etapa seja concluda at 2014.

O novo complexo ser construdo ao lado da pista do aeroporto Internacional Herclio Luz. A capacidade de passageiros ir dobrar e poder chegar a 6,7 milhes por ano.

Sina faz primeiro contato com concessionrias

Nos dias 4 e 5 de junho, a direo do Sina realizou a primeira reunio com os representantes das concessionrias dos aeroportos leiloados pela Anac. Os encontros aconteceram durante as reunies da Comisso Paritria de Transio da gesto dos aeroportos.

sua viso contrria privatizao dos aeroportos e salientaram que, apesar das concesses, seguiro na luta em defesa dos direitos da categoria. Os representantes das concessionrias comprometeram-se a trabalhar com o Sindicato, ressaltando que no podero abrir mo dos aeroporturios.

aes da direo da entidade.As eleies ocorreram de 29 de

maio a 1 de junho. Dos 3270 votantes, 2934

votaram na chapa 1, 184 votaram

16 Conexo | Junho/2012

MERCADO

empregos na Amrica LatinaSegundo relatrio divulgado

em maro pela Conferncia de Aviao e Meio Ambiente (Aviation and Environment Summit), em Genebra, a aviao mantm mais de quatro milhes de postos de trabalho e gera mais de US$ 107 bilhes em Produto Interno Bruto (PIB) na Amrica Latina e no Caribe.

O relatrio, intitulado Aviation:

produzido pelo Grupo de Ao do Transporte Areo (Air Transport Action Group - ATAG) e pela Oxford Economics. Segundo ele, o setor areo desempenha um papel mais relevante na Amrica Latina, Caribe e economia global do que o esperado.

Somente na Amrica Latina e no Caribe, a aviao gera mais

executivo da ATAG, associao global que representa o transporte areo. Se incluirmos

os empregos indiretos em empresas fornecedoras para o setor, os empregos originados pelos gastos de colaboradores do setor da aviao e os trabalhos gerados no setor de turismo possibilitados pelo transporte areo, chegaramos a uma cifra

trabalho, completou. Se levados

obtidos com as viagens areas e o transporte de cargas, o impacto ainda maior.

Nmero de passageiros deve triplicar at 2030

Jo

s

Cru

z/A

Br

As previses para a Amrica Latina e Caribe indicam que o nmero de passageiros dever quase triplicar, passando de 145,9 milhes em 2010 para 438,9 milhes em 2030. Nesse perodo, est previsto um aumento no volume de carga na ordem

est disponvel no site www.

org e tambm destaca o papel desempenhado pela aviao

milhes de postos de trabalho no mundo todo e gerando US$ 22,2 trilhes ao PIB mundial.

H aproximadamente 1,5 mil companhias areas comerciais utilizando praticamente 24 mil avies para atender 3,8 mil aeroportos globalmente.

O Brasil possui um potencial

O nmero mdio de viagens areas de cidados norte-americanos de 1,8 por ano, enquanto a mdia brasileira de 0,3 voos anuais. Com uma populao de mais de 190 milhes de pessoas, conforme a economia brasileira vai se fortalecendo, existe um grande espao para que o setor de aviao cresa e o efeito-domin

outras reas, como o turismo e o comrcio. (Fonte: Atag.org)

Junho/2012 | Conexo 17

Areas seguem crescendoA participao das companhias de menor porte no mercado

domstico brasileiro teve um aumento de 33% em abril, passando de 19% para 25,3%. Avianca e Trip registraram o maior crescimento: a

2,7% para 4,3%.TAM e Gol seguem na liderana com participao de 39,9% e 34,8%,

respectivamente. Ambas, no entanto, tiveram perda de participao. A TAM caiu 7,1% e a Gol 9,5% na comparao com abril de 2011. A demanda domstica (RPK) aumentou 5,3%, e a oferta (ASK**) 7,3%.

No transporte areo internacional, a demanda caiu 1,5% e a oferta 1,7%, mas no acumulado do primeiro quadrimestre de 2012, houve crescimento da demanda internacional em 1,8%, enquanto a oferta diminuiu 2,2%.

Passageiro preconceituoso

No dia 18 de maio, um passageiro da Trip foi retirado do avio por causar tumulto, aps saber que a piloto que iria comandar o voo, Betnia Porto Pinto (foto), era uma mulher. O caso ganhou grande repercusso na mdia.

A atitude preconceituosa tida como um fato isolado na aviao, pois a participao das mulheres tem crescido bastante no setor ao longo dos ltimos anos, em vrias funes.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, lamentou o ocorrido. Repudiamos essa postura e incentivamos que as mulheres venham a somar na

As companhias areas, todavia, precisam evoluir muito para garantir s trabalhadoras uma igualdade plena de

para continuar na carreira quando tornam-se mes e as mulheres so as maiores vtimas do assdio no trabalho.

As entidades sindicais, como a Federao Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), realizam campanhas de conscientizao para enfrentar a discriminao e garantir s mulheres igualdade de condies.

Sxc

Asa rotativa d passos largosH um boom do mercado de asas rotativas no Brasil, que j conta

com mais de 3 mil pilotos espalhados pelo pas e mais de 1,5 mil helicpteros. Renovao de frota, mais tecnologia e reduo do valor dos equipamentos tm melhorado as condies do setor, apesar de ainda serem necessrios muitos investimentos em infraestrutura. O grande

inteno de permitir a contratao de pilotos estrangeiros, uma vez que

no segmento. (Fonte: Avio Revue)

An

ton

io C

ruz/A

Br

Repro

duo/T

V G

lobo

18 Conexo | Junho/2012

GIRO

Guy Ryder o novo presidente

da OITA eleio do

britnico Guy Ryder, primeiro secretrio-geral da Confederao Sindical Internacional (CSI), para diretor-geral da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), teve um

do secretrio de Relaes Internacionais da CUT, Joo Felcio. De acordo com o dirigente, Guy Rider abre a perspectiva de uma OIT mais presente e atuante, num momento em que os direitos dos trabalhadores esto sob forte ataque.

A OIT tem um papel muito importante na valorizao e defesa dos trabalhadores. A organizao vinculada ONU. Para saber mais, acesse o site www.oit.org.br.

inte

rna

tio

na

lwo

rke

rs.b

log

sp

ot

3 anos do acidente com o voo AF447Os trs anos do acidente com

o voo AF447 da Air France, que fazia a rota Rio-Paris, foram marcados com homenagem de parentes, realizada no Memorial s Vtimas Brasileiras do acidente, localizado no Alto Leblon, no Rio.

O avio caiu no Oceano Atlntico, em 31 de maio de 2009, transportando 228 pessoas de 32 nacionalidades, 58 delas brasileiras.

A previso de que o relatrio conclusivo sobre o acidente seja divulgado em 5 de julho. (Fonte: ABr)

22 de junho o Dia do AerovirioOs aerovirios comemoram o dia da categoria neste 22 de junho. A

cutistas, em todo o pas, com atividades nos aeroportos. Mais que um dia de comemorao, o 22 de junho tambm um dia

trabalhadores, muitas vezes negados pelas empresas que atuam no setor. A todos os aerovirios(as), os parabns dos sindicatos cutistas e da Federao.

Sxc

Salrio mnimo devia ser de R$ 2.383,28, segundo Dieese

Para atender s necessidades bsicas de uma famlia, o salrio mnimo, em maio, deveria ter sido R$ 2.383,28, o que corresponde a 3,83 vezes o valor

Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese).

Em abril, o valor estimado era um pouco menor, de R$ 2.329,35, ou seja,

3,74 vezes o mnimo atual. Os dados foram divulgados em 4 de junho.A cidade de So Paulo continua no topo da lista, com a cesta bsica

mais cara do pas. Para adquirir os 13 produtos bsicos que compem

uma alta de 2,32% em relao a abril. Em segundo lugar, aparece Manaus, seguida por Porto Alegre e Vitria. Os menores custos foram encontrados em Aracaju, Joo Pessoa e Salvador.

Sxc

RIO+20

levado aos chefes de Estado

O s pases participantes da Rio+20 aprovaram o texto que ser levado aos chefes de Estado, com as propostas por um mundo mais sustentvel. O documento j foi aprovado pelos Estados Unidos, Unio Europeia e G77+China. Os chefes de Estado avaliaro o texto ainda esta semana. O governo brasileiro considerou a aprovao uma vitria.

Entre as decises est a criao de um frum universal intergovernamental de alto nvel poltico, construdo com a experincia e recursos da Comisso de Desenvolvimento Sustentvel, para substitu-la.

No texto, h o reconhecimento das necessidades diferenciadas para os pases ricos e os em desenvolvimento, levando em considerao que os ltimos precisam de recursos adicionais para o desenvolvimento sustentvel. Tambm proposta a criao de um processo intergovernamental, sob a tutela da Assembleia Geral das Naes Unidas, para avaliar

seus instrumentos e preparar uma estratgia efetiva de

mobilizao de recursos e seu uso para atingir as metas.

O texto tambm estabelece a erradicao da pobreza como

planeta hoje. E recomenda que o Sistema da ONU, em cooperao com doadores relevantes e

Luiz

Carv

alh

o/C

UT

organizaes internacionais, facilite a transferncia de tecnologia para os pases em desenvolvimento.

Sindicalistas de todo o mundo, inclusive os da CUT, participaram ativamente da Rio+20 e prepararam suas propostas durante um evento preparatrio.

A Rio+20 tornou-se tambm a segunda reunio mundial de trabalhadores. A primeira aconteceu em Nairbi, no Qunia,

O presidente nacional da CUT, Artur Henrique, considerou a reunio sindical internacional fundamental para mostrar a fora do trabalhador na construo de uma agenda de discusses para a Rio+20 e defendeu uma aliana mundial para garantir resultados efetivos na Conferncia.

A assembleia sindical reuniu

organizaes sindicais de todo mundo e props uma aliana internacional por um mundo mais sustentvel, inclusivo e democrtico. (Fonte: G1, ABr e CUT)

Sindicalistas renem-se em evento

preparatrio Rio+20

Junho/2012 | Conexo 19