01 prevencao

23
PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS “O incêndio acontece quando a prevenção falha.”

Upload: jose-wilton-sousa-nunes

Post on 11-Jul-2015

344 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 01 prevencao

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOSPREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

“O incêndio acontece quando a prevenção falha.”

Page 2: 01 prevencao

CAUSAS DOS INCÊNDIOSCAUSAS DOS INCÊNDIOS

NATURAIS: são aquelas originárias de fenômenos da natureza, tais como: raios, terremotos, vulcões, etc.

Page 3: 01 prevencao

CAUSAS DOS INCÊNDIOSCAUSAS DOS INCÊNDIOS

ARTIFICIAIS: são aquelas de origem material e pessoal.

ação culposa: o homem não quer o resultado, mas age com negligência, imprudência ou imperícia.

Page 4: 01 prevencao

CAUSAS DOS INCÊNDIOSCAUSAS DOS INCÊNDIOS

Ação dolosa: o homem quer o resultado (incendiarismo); é causa rara, não chega a 4% de acordo com as estatísticas.

Page 5: 01 prevencao

CAUSAS MAIS FREQUENTESCAUSAS MAIS FREQUENTES Equipamento de aquecimento .................................... 19,4% Cigarros e fósforos ..................................................... 17,1% Eletricidade ................................................................ 16,3% Indeterminado ............................................................ 7,2% Chamas diretas ou fagulhas ....................................... 6,7% Líquidos inflamáveis ................................................. 6,7% Combustão espontânea .............................................. 6,6% Crianças com fósforo ................................................. 5,9% Incendiarismo ............................................................ 3,3% Radiação de calor ...................................................... 2,3% Raio ........................................................................... 2,3% Equipamento de gás .................................................. 1,2% Explosão ................................................................... 0,8%

Page 6: 01 prevencao

incêndios provocados por incêndios provocados por eletricidade eletricidade

Fiação ................................................................................ 40,06% Motores ............................................................................. 21,40% Origem mista ou não especificada ................................... 12,27% Equipamentos aquecidos (inclusive lâmpadas)................ 9,36% Cabo de ligação ............................................................... 7,93% Aparelho de TV ............................................................... 4,24% Transformadores e reatores ............................................. 3,32% Aparelho de rádio ............................................................ 0,79% Fiação de árvores de natal ............................................... 0,71%

Page 7: 01 prevencao

Combustão ExpontâneaCombustão Expontânea

A observação de que substâncias diversas sãocapazes de inflamar-se sem que para tal ocorra o concurso de qualquer causaaparente é bastante antiga.

Tal fenômeno é denominadocombustão espontânea, auto-combustão ou aindaauto-inflamação.

Page 8: 01 prevencao

Combustão ExpontâneaCombustão Expontânea

A combustão espontânea pode ser definida, ou conceituada, daseguinte maneira: “Fogo que se inicia sem a ação de agente ígneo externo, ou de

interferência humana”.

Page 9: 01 prevencao

RISCOS DE INCÊNDIORISCOS DE INCÊNDIO

A classificação do risco decorrente de um incêndio está diretamente relacionada a sua LOCALIZAÇÃO às características da CONSTRUÇÃO, à natureza de sua OCUPAÇÃO.

Page 10: 01 prevencao

RISCOS DE INCÊNDIORISCOS DE INCÊNDIO

Dentre as características construtivas os aspectos mais relevantes são a ÁREA CONSTRUÍDA, a ALTURA, os MATERIAIS EMPREGADOS na estrutura, revestimento e acabamento, bem como suas características arquitetônicas.

Page 11: 01 prevencao

RISCOS DE INCÊNDIORISCOS DE INCÊNDIO

A LOCALIZAÇÃO da edificação, sua vizinhança, vias de acesso, distância de locais de aglomeração de pessoas, estradas, ferrovias, instalações de risco potencial de incêndio, e principalmente sua distância de unidades do Corpo de Bombeiros, irá definir sua classificação de risco de incêndio.

Page 12: 01 prevencao

CARGA DE INCÊNDIO CARGA DE INCÊNDIO

É a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis em um espaço, inclusive os revestimentos das paredes, divisórias, pisos e tetos.

Page 13: 01 prevencao

CLASSIFICAÇÃO DA CARGA DE INCÊNDIO

 

Alto Acima de 1.200MJ/m²

Risco Carga de Incêndio MJ/m²

Baixo até 300MJ/m²

Médio Acima de 300 até 1.200MJ/m²

Page 14: 01 prevencao

CARGA DE INCÊNDIO

Ocupação/Uso Descrição Divisão Carga de incêndio

(qfi) em MJ/m2 Residencial Apartamentos  A-3 300

Comercial varejista

(Loja) Calçados C –2 500

Industrial Artigos de 

cera I – 2 1000

Page 15: 01 prevencao

CARGA DE INCÊNDIO ESPECÍFICA

 

É o valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoule (MJ) por metro quadrado (m²).

Page 16: 01 prevencao

CARGA DE INCÊNDIO ESPECÍFICA  Método para levantamento da carga de incêndio específica

Os valores da carga de incêndio específica para as edificações destinadas a depósitos, explosivos e ocupações especiais podem ser determinadas pela seguinte expressão:  

Qfi =    ΣMi  x Hi

                 _____________

         Af

qfi - valor da carga de incêndio específica, em megajoule por metro quadrado de área de piso;

Mi  - massa  total  de  cada  componente  i  do material  combustível,  em quilograma. Esse valor 

não  poderá  ser  excedido  durante  a  vida  útil  da  edificação  exceto  quando  houver  alteração  de ocupação, ocasião em que Mi deverá ser reavaliado;

Hi  -  potencial  calorífico  específico  de  cada  componente  i  do  material  combustível,  em 

megajoule por quilograma, conforme tabela B.1 abaixo;

Af - área do piso do compartimento, em metro quadrado. 

Page 17: 01 prevencao

Valores do potencial calorífico específico

TIPO DE MATERIAL H(MJ/kg)

Algodão 18

Madeira 19

Graxa, Lubrificante 41

Page 18: 01 prevencao

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A PREVENÇÃO PREVENÇÃO

Há três pontos básicos, nos quais se fundamenta um trabalho prevencionista, que incidem exatamente nas atividades que se busca desenvolver no indivíduo, para que ele esteja apto a atuar na Prevenção de Incêndios:a)   Conhecimento – é necessário conhecer as características do fogo; as propriedades e riscos dos materiais; as causas dos incêndios e o estudo dos combustíveis.b)   Atuação – adquiridos os conhecimentos técnicos, é preciso saber a forma de empregá-los, isto é, em atuar.c)    Comportamento – de nada adianta conhecer e saber atuar, se não se treina a pessoa na arte de manter o controle das próprias reações nervosas, sem se deixar amedrontar e sem perder a presença de espírito.

Page 19: 01 prevencao

FASES DA PREVENÇÃO FASES DA PREVENÇÃO

A prevenção de incêndio é um conjunto de providências, desde as mais simples, como conservação, lubrificação e limpeza, até as mais complexas, como instalações automáticas de combate a incêndio, sistemas automáticos de detecção, ou ainda sistemas inibidores de explosões.

Page 20: 01 prevencao

FASES DA PREVENÇÃO FASES DA PREVENÇÃO

Prevenção Prevenção ConstruturalConstrutural

Prevenção Prevenção OperacionalOperacional

Page 21: 01 prevencao

Prevenção Construtural Prevenção Construtural

É aquela que trata da aplicação da legislação e das medidas preventivas de incêndio, relacionadas com a construção de prédios, é o planejamento dos meios fixos de prevenção taticamente neles instalados, conforme a área, altura e ocupação, com a finalidade de evitar o irrompimento de incêndio, combatê-lo em sua fase inicial e retardar sua ação até a chegada dos bombeiros. Tem, ainda, o objetivo de dotar as edificações dos meios de fuga necessários, estabelecendo uma rota para o público em caso de ocorrência de sinistro.

Page 22: 01 prevencao

Prevenção Operacional Prevenção Operacional Também denominada

prevenção ocupacional, seu objetivo é tratar da aplicação da legislação, normas e instruções relacionadas com o armazenamento de materiais, métodos e processos de utilização de equipamentos e conhecimentos de prevenção a incêndio, bem como da disposição temporária de equipamento e elemento humano em local ou evento, com vista a prevenir a ocorrência de incêndios.

Page 23: 01 prevencao

"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las."

Aristóteles