01 aula4 op manha

32
Opinião Pública e Opinião Pública e Propaganda Propaganda Professor mestre Artur Araujo ([email protected]) Professor mestre Artur Araujo ([email protected]) Definições Definições metodológicas metodológicas de Opinião de Opinião Pública Pública Parte 2 Parte 2 Walter Lippman (1889-1974)

Upload: artur-araujo

Post on 06-Jun-2015

1.579 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 01 Aula4 Op Manha

Opinião Pública e Opinião Pública e PropagandaPropagandaProfessor mestre Artur Araujo ([email protected])Professor mestre Artur Araujo ([email protected])

DefiniçõesDefiniçõesmetodológicasmetodológicas

de Opinião Públicade Opinião PúblicaParte 2Parte 2

Walter Lippman (1889-1974)

Page 2: 01 Aula4 Op Manha

Lembretes para a classeLembretes para a classe

Faremos hoje o sorteio das Faremos hoje o sorteio das apresentações (1/9)apresentações (1/9)

Estamos a 14 dias da entrega dos Estamos a 14 dias da entrega dos relatórios dos seminários (15/9)relatórios dos seminários (15/9)

Page 3: 01 Aula4 Op Manha

Recapitulando...Recapitulando...

Pierre Bourdieu(1930-2002)

Page 4: 01 Aula4 Op Manha

A ressalva de LippmanA ressalva de Lippman

Walter Lippmann é bem Walter Lippmann é bem crítico ao tema ao dizer crítico ao tema ao dizer que em um sistema que em um sistema como o nosso os como o nosso os cidadãos não têm que cidadãos não têm que ser interessados, bem ser interessados, bem informados e dispostos a informados e dispostos a tratar de todos os tratar de todos os assuntos da vida pública assuntos da vida pública com a mesma dedicação com a mesma dedicação que cuidam de seus que cuidam de seus problemas privados.problemas privados.

Walter Lippman (1889-1974)

Page 5: 01 Aula4 Op Manha

As definições de Opinião As definições de Opinião Pública e seus problemas -1Pública e seus problemas -1

O processo de O processo de formação da formação da opinião pública não opinião pública não é sempre racional. é sempre racional.

Julgamento social ou Julgamento social ou consciência comunitária consciência comunitária sobre questão de sobre questão de interesse geral, após interesse geral, após discussão racional. discussão racional.

LimiteLimite Tipo de definiçãoTipo de definição

Page 6: 01 Aula4 Op Manha

As definições de Opinião As definições de Opinião Pública e seus problemas -2Pública e seus problemas -2

Elitiza o sujeito da Elitiza o sujeito da opinião pública. opinião pública. Não existem Não existem critérios objetivos critérios objetivos para definir quem para definir quem sejam os sejam os "moralmente "moralmente superiores". superiores".

Sentimentos sobre Sentimentos sobre qualquer assunto qualquer assunto entre grupo dos entre grupo dos mais informados, mais informados, inteligentes e inteligentes e moralmente moralmente superiores da superiores da sociedade sociedade

LimiteLimite Tipo de definiçãoTipo de definição

Page 7: 01 Aula4 Op Manha

As definições de Opinião As definições de Opinião Pública e seus problemas -3Pública e seus problemas -3

Restringe Restringe mais uma vez mais uma vez o sujeito dao sujeito da opinião opinião pública.pública.

Quando o grupo Quando o grupo envolvido é envolvido é secundário, sem secundário, sem intermediações, intermediações, sem contato sem contato direto com a direto com a fonte. fonte.

LimiteLimite Tipo de definiçãoTipo de definição

Page 8: 01 Aula4 Op Manha

As definições de Opinião As definições de Opinião Pública e seus problemas -4Pública e seus problemas -4

Limita os Limita os fenômenos a fenômenos a assuntos públicos assuntos públicos importantes importantes desconsiderando desconsiderando aqueles que aqueles que podem vir a ser podem vir a ser importantes. importantes.

Atitudes, Atitudes, sentimentos e sentimentos e idéias de um idéias de um grande número de grande número de pessoas sobre um pessoas sobre um assunto público assunto público importante. importante.

LimiteLimite Tipo de definiçãoTipo de definição

Page 9: 01 Aula4 Op Manha

As definições de Opinião As definições de Opinião Pública e seus problemas -5Pública e seus problemas -5

Não lida com as Não lida com as freqüentes freqüentes situações desituações de conflito.conflito.

Opinião que, Opinião que, embora não embora não necessariamente necessariamente consensual, seja consensual, seja majoritariamente majoritariamente aceita. aceita.

LimiteLimite Tipo de definiçãoTipo de definição

Page 10: 01 Aula4 Op Manha

As definições de Opinião As definições de Opinião Pública e seus problemas -6Pública e seus problemas -6

Número e Número e intensidade intensidade qualificam, e qualificam, e nãonão definem, definem, opinião pública.opinião pública.

Opinião pública Opinião pública é um composto é um composto dede número e número e intensidade de intensidade de opiniões.opiniões.

LimiteLimite Tipo de definiçãoTipo de definição

Page 11: 01 Aula4 Op Manha

As definições de Opinião As definições de Opinião Pública e seus problemas -6Pública e seus problemas -6

Opera um Opera um reducionismo, reducionismo, pois associa apois associa a opinião pública opinião pública ao momento da ao momento da entrevista.entrevista.

Reações e Reações e afirmações afirmações definidas emdefinidas em uma situação de uma situação de entrevista.entrevista.

LimiteLimite Tipo de definiçãoTipo de definição

Page 12: 01 Aula4 Op Manha

As definições de Opinião As definições de Opinião Pública e seus problemas -7Pública e seus problemas -7

Restringe o Restringe o sujeito e os sujeito e os temas da temas da opiniãoopinião pública.pública.

Opiniões das Opiniões das pessoas que o pessoas que o governogoverno acha acha por bem por bem conhecer e conhecer e seguir.seguir.

LimiteLimite Tipo de definiçãoTipo de definição

Page 13: 01 Aula4 Op Manha

A proposta de A proposta de Harwood L. Harwood L. ChildsChilds e a crítica e a crítica Childs define opinião pública Childs define opinião pública

como "coleção de (quaisquer) como "coleção de (quaisquer) opiniões individuais". opiniões individuais".

Childs, ao tentar resolver um Childs, ao tentar resolver um problema - a limitação que várias problema - a limitação que várias definições impõem à opinião definições impõem à opinião pública - acaba criando outro, pública - acaba criando outro, pois propõe uma definição pois propõe uma definição extremamente genérica que, a extremamente genérica que, a rigor, não define nada. rigor, não define nada.

Page 14: 01 Aula4 Op Manha

A proposta de A proposta de Harwood L. Harwood L. ChildsChilds e a crítica e a crítica

No limite, a opinião de um No limite, a opinião de um casal sobre um determinado casal sobre um determinado sapato poderia ser sapato poderia ser interpretada como um interpretada como um fenômeno de. opinião fenômeno de. opinião pública, na medida em que pública, na medida em que se trata de uma "coleção de se trata de uma "coleção de opiniões individuais". opiniões individuais".

Page 15: 01 Aula4 Op Manha

Pesquisas: 3 Pesquisas: 3 dimensõesdimensões

O senso comum O senso comum associa mais associa mais freqüentemente freqüentemente a idéia de opinião a idéia de opinião pública aos pública aos resultados das resultados das pesquisas. pesquisas.

Bernard Manin descreve Bernard Manin descreve as 3 dimensões básicas no debate entre as 3 dimensões básicas no debate entre críticos e defensores das pesquisas, críticos e defensores das pesquisas, mostrando que elas correspondem às mostrando que elas correspondem às diferenças essenciais de conceituação da diferenças essenciais de conceituação da opinião pública.opinião pública.

Bernard ManinBernard Manin

Page 16: 01 Aula4 Op Manha

A 1ª crítica de A 1ª crítica de Manin: diferençasManin: diferenças

A primeira A primeira dimensão dimensão relaciona-se ao relaciona-se ao tipo de público tipo de público que pode ser que pode ser o ator da opinião o ator da opinião pública. A opinião de alguns pública. A opinião de alguns (efeito two step flow) pesa mais (efeito two step flow) pesa mais que a de outros.que a de outros.

Bernard ManinBernard Manin

Page 17: 01 Aula4 Op Manha

A 1ª crítica de A 1ª crítica de Manin: réplicaManin: réplica

Os defensores das Os defensores das pesquisas rebatem pesquisas rebatem dizendo que com dizendo que com o advento do o advento do sufrágio universal sufrágio universal cada voto vale um cada voto vale um voto, independentemente da voto, independentemente da qualificação do eleitor. qualificação do eleitor.

Bernard ManinBernard Manin

Page 18: 01 Aula4 Op Manha

Minoria silenciosa Minoria silenciosa Maioria barulhenta Maioria barulhenta

Em termos de Em termos de organização, organização, influência e influência e informação, os informação, os comícios do PT comícios do PT em 1989 e 1994 em 1989 e 1994 foram muito mais foram muito mais ruidosos, organizados e concorridos ruidosos, organizados e concorridos do que os de seus adversários, mas do que os de seus adversários, mas nem por isso o candidato petista nem por isso o candidato petista venceu seus concorrentes. venceu seus concorrentes.

Bernard ManinBernard Manin

Page 19: 01 Aula4 Op Manha

A 2ª crítica de A 2ª crítica de Manin: razão (?)Manin: razão (?)

A segunda A segunda vertente das vertente das críticas centra-se críticas centra-se na idéia de que na idéia de que as pesquisas as pesquisas estariam medindo estariam medindo algo completamente algo completamente diferente das definições históricas diferente das definições históricas de opinião pública, localizadas no de opinião pública, localizadas no final do século XVIII e começo do final do século XVIII e começo do século XIX. século XIX.

Bernard ManinBernard Manin

Page 20: 01 Aula4 Op Manha

A 2ª crítica de A 2ª crítica de ManinManin

Naquele contexto, Naquele contexto, a opinião pública a opinião pública era encarada era encarada como base de como base de legitimação da legitimação da democracia democracia (contratualismo) e o (contratualismo) e o requisito básico para tal seria a requisito básico para tal seria a existência de uma deliberação existência de uma deliberação racional, exprimindo um interesse racional, exprimindo um interesse geral resultante. geral resultante.

Bernard ManinBernard Manin

Page 21: 01 Aula4 Op Manha

Habermas... e Habermas... e KantKant

Habermas, um dos Habermas, um dos expoentes dessa expoentes dessa vertente, coloca a vertente, coloca a opinião pública, tal opinião pública, tal como aparece como aparece atualmente, como atualmente, como parte do que ele parte do que ele considera uma deterioração da considera uma deterioração da rede comunicativa. Para Habermas rede comunicativa. Para Habermas as pesquisas medem "opiniões as pesquisas medem "opiniões comuns" mas não "opinião comuns" mas não "opinião pública". pública".

Bernard ManinBernard Manin

Page 22: 01 Aula4 Op Manha

A 3ª crítica de A 3ª crítica de Manin: espontaneidadeManin: espontaneidade

A terceira A terceira dimensão da dimensão da polêmica usa polêmica usa como ideal de como ideal de opinião pública opinião pública aquela que se aquela que se origine de uma discussão origine de uma discussão espontânea entre atores livres espontânea entre atores livres de influências externas e que de influências externas e que serviria de base para a vida serviria de base para a vida democrática. democrática.

Bernard ManinBernard Manin

Page 23: 01 Aula4 Op Manha

A 3ª crítica de A 3ª crítica de Manin: espontaneidadeManin: espontaneidade

Considera-se aí a Considera-se aí a questão da questão da imposição de imposição de problemáticas problemáticas aos entrevistados, aos entrevistados, que se que se estivessem livres da pressão estivessem livres da pressão não escolheriam aqueles temas não escolheriam aqueles temas para opinar. para opinar.

Bernard ManinBernard Manin

Page 24: 01 Aula4 Op Manha

A proposta A proposta de Maninde Manin

Parte dos Parte dos problemas da problemas da definição de definição de opinião pública opinião pública são realmente são realmente conseqüência de conseqüência de sua identificação com as sua identificação com as pesquisas: o peso de cada pesquisas: o peso de cada indivíduo, a espontaneidade, a indivíduo, a espontaneidade, a deliberação. deliberação.

Bernard ManinBernard Manin

Page 25: 01 Aula4 Op Manha

A proposta A proposta de Maninde Manin

O autor propõe O autor propõe conceber a conceber a opinião pública opinião pública levando em conta levando em conta a sua pluralidade. a sua pluralidade. Segundo essa idéia, Segundo essa idéia, não existe uma, mas várias não existe uma, mas várias maneiras de identificar os maneiras de identificar os fenômenos de opinião pública. fenômenos de opinião pública.

Bernard ManinBernard Manin

Page 26: 01 Aula4 Op Manha

OP para o debate OP para o debate públicopúblico

Opinião pública Opinião pública deve se originar deve se originar do debate público, do debate público, ou seja, de ou seja, de um processo de um processo de discussão coletiva, discussão coletiva, implícito ou explícito. implícito ou explícito.

Bernard ManinBernard Manin

Page 27: 01 Aula4 Op Manha

Debate público: Debate público: diferença com Habermasdiferença com Habermas

A diferença entre A diferença entre esse requisito e a esse requisito e a idéia de "discussão idéia de "discussão pública" usada por pública" usada por Habermas é que Habermas é que não impomos não impomos "a priori" um tipo de "a priori" um tipo de racionalidade ao racionalidade ao debate, nem esquecemos que debate, nem esquecemos que concretamente falando, numa concretamente falando, numa sociedade de massas as discussões sociedade de massas as discussões podem se dar de maneiras difusas e podem se dar de maneiras difusas e muito complexas, sem que fiquem muito complexas, sem que fiquem explicitadas. explicitadas.

Bernard ManinBernard Manin

Page 28: 01 Aula4 Op Manha

A forma do debate: A forma do debate: expressão públicaexpressão pública

Um segundo Um segundo elemento do elemento do conceito diz conceito diz respeito à sua respeito à sua forma. Trata-se da forma. Trata-se da necessidade de necessidade de que haja expressão pública da que haja expressão pública da opinião, pois isso seria um pré-opinião, pois isso seria um pré-requisito ao debate. requisito ao debate.

Bernard ManinBernard Manin

Page 29: 01 Aula4 Op Manha

A importância das A importância das pesquisaspesquisas

Daí a importância Daí a importância das pesquisas, das pesquisas, pois elas são pois elas são capazes de capazes de expressar expressar aspectos latentes aspectos latentes do conjunto dos pensamentos do conjunto dos pensamentos individuais e, portanto, da individuais e, portanto, da própria sociedade. própria sociedade.

Bernard ManinBernard Manin

Page 30: 01 Aula4 Op Manha

A expressão A expressão pública do debatepública do debate Talvez possamos dizer Talvez possamos dizer

que as pesquisas são que as pesquisas são uma das formas em uma das formas em que a deliberação que a deliberação 'ocorre hoje em dia, 'ocorre hoje em dia, funcionando como funcionando como veículos de troca de veículos de troca de informações sobre temas que já estão informações sobre temas que já estão sendo discutidos e pensados por alguns sendo discutidos e pensados por alguns grupos ou pessoas, mas que nem por grupos ou pessoas, mas que nem por isso são totalmente estranhos aos isso são totalmente estranhos aos outros. outros.

Bernard ManinBernard Manin

Page 31: 01 Aula4 Op Manha

Tema da próxima aula:Tema da próxima aula:

Lasswell e a teoria da bala Lasswell e a teoria da bala mágica: a propaganda pode mágica: a propaganda pode tudo?tudo?

Page 32: 01 Aula4 Op Manha

Sorteio de gruposSorteio de grupos

Vamos agora fazer o sorteio dos Vamos agora fazer o sorteio dos grupos de pesquisagrupos de pesquisa