01 16 2015

36

Upload: o-presente-ltda

Post on 07-Apr-2016

280 views

Category:

Documents


43 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 01 16 2015
Page 2: 01 16 2015

“MESTRE, ONDE MORAS? VINDE E VEDE”. E PERMANECERAM COM ELE

No 2º Domingo do Tempo Comum, através doevangelista João, vamos acompanhar Jesus cha-mando os primeiros discípulos para segui-lo; é aprimeira atividade pública de Jesus.

Tudo começa com o olhar de João Batista, ele vêJesus passando e diz em alta voz alta: “Eis o Cordei-ro de Deus”. A partir daí, dois dos seus discípulospassam a seguir Jesus. A pergunta de Jesus édecisiva: “Que procurais”? Dali nasce o convite:“Vinde e vede”. Não é somente um convite paraaprender com Jesus intelectualmente, mas estarcom ele, partilhar de sua vida, conhecer sua missãoe tomar parte nela. A relação que se estabelece émais forte do que mestre e discípulo. Os dois discí-pulos são convidados a participar da vida de Jesuse conhecer a relação que une Pai e Filho no mesmoprojeto de salvação da humanidade. Essa experiên-cia direta convence-os a ficar com Jesus (“ficaramcom Ele nesse dia”). Nasce, assim, a comunidadedo Messias, a comunidade da nova aliança. É acomunidade daqueles que reconhecem Jesus quepassa, procuram nele a verdadeira vida e a verda-deira liberdade, identificam-se com Ele, aceitamsegui-lo no seu caminho de amor e de entrega,estão dispostos a uma vida de total comunhão comEle. Este primeiro passo muda radicalmente a vidadestes homens simples, pescadores, que já seencontravam numa atitude de busca e conversão:eles eram discípulos de João Batista.

A palavra do papa Francisco ecoa forte nesteinstante: “A Alegria do Evangelho enche o coraçãoe a vida inteira daqueles que se encontram comJesus. Quantos se deixam salvar por Ele são liber-tados do pecado, da tristeza, do vazio interior, doisolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem ces-sar a alegria” (Evangelii Gaudium 1).

Voltando ao nosso Evangelho, a partir destemomento, os dois discípulos tornam-se testemu-nhas. É o último passo deste “caminho vocacio-nal”: quem encontra Jesus e experimenta a comu-nhão com Ele, não pode deixar de se tornar teste-munha da sua mensagem e da sua proposta liber-tadora. Trata-se de uma experiência tão marcanteque transborda os limites estreitos do próprio eu ese torna anúncio libertador para os irmãos. Oencontro com Jesus, se é verdadeiro, conduz sem-pre a uma dinâmica de repartir com os outros o quefoi experimentado anteriormente, tornam-se discí-pulos missionários.

A história da vocação de André e do outro discí-pulo (despertados por João Baptista para a presen-ça do Messias) mostra, ainda, a importância dopapel dos irmãos da nossa comunidade na nossaprópria descoberta de Jesus. A comunidade nosajuda a tomar consciência desse Jesus que passae nos aponta o caminho do seguimento. Os desa-fios de Deus ecoam, tantas vezes, na nossa vidaatravés dos irmãos que nos rodeiam, das suasindicações, da partilha que eles fazem conosco eque dispõe o nosso coração para reconhecer Jesuse para segui-lo. É na escuta dos nossos irmãos ecom os olhos atentos aos acontecimentos que noscercam que encontramos, tantas vezes, as propos-tas que o próprio Deus nos apresenta. Isto revelaquanto precisamos uns dos outros para reconhecerJesus que passa e faz um convite. A coragem deresponder e segui-lo está em cada um de nós.

O encontro com Jesus é decisivo e pode acon-tecer a qualquer instante. Depois deste encontronunca mais seremos os mesmos, sentiremos cadavez o desejo de viver em comunidade, partilhar comos outros o que está acontecendo conosco, a fim deque também eles possam encontrar o verdadeirosentido para a sua existência. “Encontramos o Mes-sias” deve ser o anúncio jubiloso de quem fez umaverdadeira experiência de vida nova e verdadeira eanseia por levar os irmãos a uma descoberta seme-lhante. Daí nasce, para alguns, o desejo de viveruma vida exclusiva de dedicação a Deus e aosirmãos como padre, religioso, religiosa. Quem ouvira voz libertadora de Jesus deve segui-lo, ou correráo risco de ser infeliz para sempre.

* O autor é bispo da Diocese de Toledo

[email protected]

Tudo ao contrário02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

A polícia do Paraná prendeu dois crimino-sos que estavam usando tornozeleiras eletrô-nicas, benefício concedido para detentos doregime semiaberto do sistema prisional. Umdeles foi preso por tráfico de drogas, mesmocrime que antes o levara para a cadeia. Ooutro, que tinha passagens por roubo de car-ros, foi detido ao ser encontrado dirigindo umveículo roubado. Tudo aconteceu na RegiãoMetropolitana de Curitiba e estarreceu atémesmo o Governo do Estado, que pretendesaugerir ao Ministério da Justiça mudançasnas regras para a concessão desse tipo debenefício aos presos.

É impressionante como osistema prisional brasileironão tem capacidade para re-generar seus detentos, pelocontrário. Alinhada a essafalta de habilidade, existeuma tremenda incoerênciada Justiça, que, apoiada emleis mais que absurdas paraum país violento e ignoran-te como o Brasil, concede be-nefícios a pessoas que não têmo mínimo apreço pela vida, não têm sequeruma casquinha de responsabilidade social,pelo contrário.

E assim funciona para tantas e tantas re-galias concedidas aos criminosos. Não é preci-so ir tão longe para observar a desconexão queexiste no sistema público de penas. No Natal,um rapaz que, segundo a Justiça, estava aptoa voltar às ruas, recebeu o direito de festejaras festas com a família. Ao invés de estourarfogos, matou a ex-esposa com um tiro nacabeça. Vítima que, aliás, vinha recebendoameaças do próprio detento, de dentro da ca-

deia, via telefone celular. É uma espécie deaval “furada”, pois muitos se valem da voltaà liberdade para cometer crimes e para preju-dicar a sociedade brasileira.

Será que ninguém percebeu que isso nãofunciona em cadeias como as do Brasil, quepunem com a rigidez de locais fedorentos, su-perlotados, onde ladrões de iogurte e latroci-das se misturam? De nada adianta encher asruas de policiais, que prendem, prendem eprendem ao tempo que a Justiça, amparada emleis ultrapassadas, solta, solta e solta. Se umcara tem a capacidade de matar, assaltar ban-

cos, roubar carros, apontararmas para a cabeça de cida-dãos de bem, ele deve cum-prir sua pena pianinho, semchoro nem vela, até o fim. Ecumprir a pena deveria sersinônimo de estudar, traba-lhar, rezar ou qualquer outracoisa que leve o cidadão a termelhores comportamentos emudanças de opinião, basea-das em oportunidades que de-veriam ser iniciadas atrás das

grades e terminar com a reincersão social.Mas não. No Brasil (e não só no Brasil),

presidiários passam o dia comendo, dormindoe, muitos deles, planejando crimes. Crimes quevão cometer ao receber os beneíficos ofertadospelas leis brasileiras.

É óbvio que a violência tem tudo a ver coma falta de educação, mas só isso. Um dos paísesmais violentos do mundo nunca soube e conti-nua a não saber administrar toda essa violên-cia, pelo contrário. Está garantindo o cresci-mento da violência por não admitir o fracassodas leis e do sistema prisional.

Um dos países maisviolentos do mundo

nunca soube e continua anão saber administrar

toda essa violência, pelocontrário. Estágarantindo o

crescimento da violênciapor não admitir o

fracasso das leis e dosistema prisional

Page 3: 01 16 2015

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,16 DE JANEIRODE 2015

Inauguração canceladaPrevista para ocorrer hoje (16), a inauguração da obra de adequação urbana da BR-163,

em Marechal Cândido Rondon, foi cancelada. O anúncio foi feito ontem (15) pela prefeitura,por meio de uma nota à imprensa, após autoridades do Departamento Nacional de Infraes-trutura de Transporte (Dnit) informarem o paço municipal.

Na cerimônia estava prevista a presença do ministro dos Transportes, Antonio CarlosRodrigues. Contudo, uma reunião de planejamento convocada pela presidenta DilmaRousseff, com todo escalão de governo, para hoje, inviabilizou a vinda dele a MarechalRondon, motivando o cancelamento momentâneo da inauguração da rodovia.

Uma nova data deve ser definida em conjunto entre o Dnit e autoridades municipais.

DúvidaQuando se fala no retorno dos três verea-

dores - Adriano Cottica (PP), Elveni CapitaniTurmina (Mari) (PMDB) e Hilário Gauer(PMDB) - à Prefeitura de Marechal CândidoRondon, para reassumirem as secretariasque ocuparam nos dois primeiros anos destemandato do prefeito Moacir Froehlich(PMDB), tem surgido uma interrogação.

Em relação a Adriano Cottica e HilárioGauer, a presença deles no primeiro escalãodo governo municipal é dada como certa pormuitos. No entanto, o mesmo não tem ocorri-do com Mari. Isto porque algumas lideran-ças têm colocado em dúvida o retorno delapara a Secretaria de Saúde.

A pessoas próximas, ela estaria dizendoque retorna para o cargo, mas no meio polí-tico outro nome tem sido especulado comopossível substituto da vereadora na pasta.Assim como Mari, essa pessoa também émuito ligada ao deputado estadual AdemirBier (PMDB).

Como o anúncio de eventuais mudançasdeve ficar para a próxima semana, aí todos osrumores serão respondidos.

VISITVISITVISITVISITVISITAAAAA

O prefeito em exercício de Mercedes, Vilson Martins (PT), recepcionou ontem (15), nogabinete da prefeitura, o deputado federal Zeca Dirceu (PT), que percorreu a região paracumprir agenda em algumas cidades do Oeste.

Na oportunidade, o parlamentar mais uma vez se colocou à disposição de Mercedes.“Estou muito motivado para fazer um segundo mandato ainda melhor do que o primeiro,atendendo o município da melhor maneira possível”, destacou.

“Agradecemos a visita do deputado na nossa cidade e esperamos manter essa parceriade sucesso”, frisou Martins.

Depois da visita ao paço municipal, o prefeito acompanhou o deputado nas obras daEscola Municipal Tiradentes. O investimento foi viabilizado por meio de uma emenda deZeca Dirceu, na ordem de R$ 940 mil.

Comentário do dia - I“Até hoje, não há nenhuma prova sequer contra Graça Foster.

Até hoje, não há nenhuma prova sequer contra esses diretores queaí estão”. Opinião do ministro de Minas e Energia, Eduardo

Braga, ao defender a presidente da Petrobras e membros da atualdiretoria dos escândalos de corrupção envolvendo a estatal.

Comentário do dia - II“Pergunta cretina: se o STF (Supremo Tribunal Federal)

desrespeita seu regimento e não manda ministro devolverprocesso sob vista após um mês, a quem recorrer? Ao bispo?”.

Do jornalista José Roberto Toledo.

O ESQUEMAO ESQUEMAO ESQUEMAO ESQUEMAO ESQUEMACONTINUCONTINUCONTINUCONTINUCONTINUA?A?A?A?A?

O Ministério Público Federal (MPF) sustenta queexistem indícios de que o esquema de corrupção naPetrobras continua funcionando. Ao requerer a prisãopreventiva do ex-diretor Nestor Cerveró, detido namadrugada de quarta-feira (14), os procuradores queintegram a força tarefa da Operação Lava Jato sãotaxativos: “Não há indicativos de que o esquema crimi-noso foi estancado. Pelo contrário, há notícias de paga-mentos de propinas efetuados por empresas para dire-tores da Petrobras mesmo em 2014”, argumentam. OMPF, contudo, não detalha estes pagamentos.

Articulações no PMDB○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB)e o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) se reuni-ram nesta semana, na Assembleia Legislativa, com umgrupo de peemedebistas e definiram o que chamaramde “bases para estruturação da tendência partidária quenorteará um debate amplo e democrático sobre osplanos de futuro da legenda”. Ficou marcado para opróximo dia 03 um encontro na sede do PMDB doParaná, em Curitiba.

Essa articulação quer estabelecer, desde logo, umprograma conjuntural para as eleições municipais de2016 e uma agenda de reunião e mobilização com alcancedos correligionários em todo o Estado Paraná.

Prefeito em exercício de Mercedes, Vilson Martins, recepcionouontem (15) o deputado federal Zeca Dirceu em visita ao município

Divulgação

Page 4: 01 16 2015

04 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

Democracia afinal!A data de ontem (15), digna de ser festejada pela duração

da democracia, que, naquele 15 de março de 1985, começavaa ser implantada, longeva pelo fato de nascer de um “jeitinho”como soe acontecer com as coisas aqui no Brasil. A festançacom a eleição de Tancredo Neves, avô do senador que agoraacaba de ser batido numa disputa em que os métodos empre-gados poderiam até justificar uma impugnação, em realidade,pelos fatos subsequentes necessitou de um entendimentoentre as lideranças políticas para não ser prejudicada. O quedaria pretexto a radicais que não aceitavam Sarney na presidên-cia a novo golpe. Aos fatos: 21 anos se passavam desde o 31de março de 1964, quando o golpe militar interrompera asequência de atitudes do governo Jango Goulart, que suposta-mente levariam o Brasil a um regime sindicalista. De fato, nocurto período em que Jango sucedeu à destemperada atitudede Jânio Quadros, que, eleito com extraordinária aprovaçãopopular, meses depois de empossado, abandonou Brasíliainopinadamente; as versões da época apontavam para umatentativa de golpe para se entronar como ditador. O golpe militar,em princípio recebido com alívio por setores conservadores,inclusive da Igreja Católica amplamente dominante no país,logo passou a ser renegado. Governos se sucediam endurecen-do cada vez mais o poder, inclusive levando jovens, artistas eintelectuais a desafiá-lo, com as consequências que hoje aComissão da Verdade tenta comprovar. As reações dentro doCongresso levaram à apresentação de um projeto exigindoeleições diretas, que o governo tratou de sufocar. Tarde, porém.A semente da democracia estava plantada e as manifestaçõescomeçaram a pipocar pelo país. Restabelecido o direito deeleger o presidente, mesmo que em eleição indireta, com ogoverno tendo maioria no Congresso, acenou-se para a candi-datura do coronel Mário Andreaza, bem aceito pelos civis. Quemnão aceitou a solução foi um pessedista, deputado federalPaulo Maluf, que já afrontara a decisão da revolução anterior-mente, derrotando o candidato oficial Laudo Natel na conven-ção do partido oficial e elegendo-se governador de São Paulo.Novamente conseguiu sucesso. Líderes civis da revolução, JoséSarney, Jorge Bornhausen e Marco Maciel deixaram o PDS(sucessor da Arena) e criaram a Frente Liberal (depois trans-formada em PFL). Uniram-se ao candidato do PMDB, fusão doMDB “velho de guerra”, liderado por Ulisses Guimarães, e doPP, fundado por Tancredo Neves. Sua vitória foi esmagadora,sob aplausos quase gerais, no dia 15 de janeiro de 1985: achapa Tancredo-Sarney recebeu 480 votos contra 180 deMaluf. Quase, curiosamente, naquela eleição o PT, recém-nascido, ter fechado posição contrária. Dos seus oito deputa-dos federais, três votaram em Tancredo, sendo expulsos dopartido Ayrton Soares, Bete Mendes e José Eudes. “O partidoera contra a eleição indireta. Sua posição foi no sentido daseleições diretas”, explicou o advogado e então deputadoEdésio Passos. O inesperado aconteceu a seguir. No dia 14 demarço, véspera da posse, Tancredo é internado no Hospital deBase em Brasília, com diagnóstico de diverticulite. O “jeitinho”funcionou. As lideranças civis apressaram-se em dar posse aJosé Sarney. Posse discutível, na medida em que não tendo otitular sendo empossado, a regra seria Ulisses, presidente daCâmara, assumir e aguardar a melhora do estado de saúde deTancredo. Em não ocorrendo, como de fato não ocorreu,marcar nova eleição. A posse de José Sarney marcou umepisódio inusitado: o presidente João Figueiredo, irritado, nãoapenas não lhe entregou a faixa presidencial, como saiu pelaporta dos fundos do Palácio do Planalto. Tancredo faleceu nodia 21 de abril daquele 1985. Sarney, agora confirmadopresidente, propôs uma Constituinte, que, promulgada em 05de outubro, restabeleceu a eleição direta. Na primeira expe-riência, a democracia mostrou que tinha vindo para ficar. Oeleito, em 1989, no segundo turno realizado em 17 de dezem-bro de 1989, Fernando Collor de Mello, vence o seu concorren-te Luiz Inácio Lula da Silva. Dois anos depois tem seu mandatocassado, supostamente por corrupção. Seu vice, Itamar Fran-co, encerra o período como presidente. Era a primeira prova daforça da nova democracia brasileira que neste 15 de janeirocompletou 30 anos. Em termos de Brasil, um feito!

CONTAS PÚBLICAS

Corte de subsídios na energiaelevará receita nos Estados

Na média nacional, faturas dos consumidores deverão ficar cercade 30% mais caras, o que significa uma elevação semelhante na

arrecadação de PIS/Cofins e de ICMS sobre o insumoAo cortar o repasse de R$ 9

bilhões do Tesouro Nacional pre-visto para o setor elétrico em2015, o ministro da Fazenda, Joa-quim Levy, mirou um pássaro eacertou dois na tentativa de ree-quilibrar a situação fiscal do país.

Além de poupar recursospara pagar os juros da dívidapública, o chamado superávitprimário, a medida acabará re-forçando o caixa dos Estados eda própria União, que tributamcom grande apetite o consumode energia elétrica.

Com o fim dos subsídios doTesouro à conta de luz, a AgênciaNacional de Energia Elétrica (Ane-el) prepara para o próximo mêsum "tarifaço" na eletricidade. Namédia nacional, as faturas dosconsumidores deverão ficar cer-ca de 30% mais caras, o que sig-nifica uma elevação semelhantena arrecadação de PIS/Cofins ede ICMS sobre o insumo.

O aumento ocorre porque asempresas do setor vão faturarmais e tanto PIS/Cofins quantoICMS incidem sobre o fatura-mento das companhias. Para ogoverno, a medida será extre-mamente positiva, uma vez quemais recursos devem entrar noscofres da Receita Federal. Onovo comandante do Fisco, Jor-ge Rachid, afirmou que vai bus-

car incrementos de arrecada-ção "onde for possível".

Fontes da área econômicaconsideram que a arrecadaçãoextra para os Estados acaba sen-do um efeito colateral, já quenão foi o alvo das chamadas"medidas estruturantes" no se-tor elétrico.

Esse aumento independe daalíquota de ICMS cobrada porcada Estado. Como a desmonta-gem dos subsídios às distribuido-ras vai ajudar nas contas regio-nais, o resultado do chamadosetor público consolidado (União,Estados e Municípios) tambémdeve melhorar.

SEM MANOBRASA partir deste ano, o governo

federal voltará a cobrir eventualfrustração da poupança fiscal dosEstados e municípios. No anopassado, numa das "manobras"para se atingir a meta de superá-vit primário, a União foi desobri-gada de fazer isso.

Dessa forma, mesmo que Es-tados e municípios não cumpris-sem sua meta, o governo poderiadar seu objetivo como cumprido.Com esse novo cenário, a revira-volta na política energética aju-dará as contas públicas de umaforma mais ampla.

Em 2012, quando o governo

editou a Medida Provisória 579,com o novo marco regulatóriodo setor elétrico - que tinhacomo objetivo baixar as contasde luz em cerca de 20% -, osgovernadores reclamaram daperda de arrecadação. Os go-vernadores de oposição foramos que mais protestaram, prin-cipalmente os de São Paulo,Minas e Paraná, do PSDB.

O aumento das tarifas deenergia facilita o trabalho daReceita, já que a arrecadação dePIS e Cofins subirá sem o des-gaste político de aumentar a alí-quota desses tributos. O gover-no já está preparando uma ele-vação de PIS/Cofins sobre bensimportados além da criação des-ses impostos sobre a distribui-ção de cosméticos.

Principal artífice da transfe-rência dos custos das distribuido-ras para a conta de luz do consu-midor, o ministro Joaquim Levynegou que um "saco de malda-des" esteja em preparação naequipe econômica.

No entanto, o consumidor seráprejudicado nessa operação. Ogoverno, além de economizar nosgastos, vai aumentar suas recei-tas, porque vai deixar de gastarR$ 9 bilhões no setor elétrico eterá mais receita com tributossobre a energia.

Papa: “Liberdade de expressão nãopermite insultos à fé dos outros”

O papa Francisco afirmou on-tem (15) que a liberdade de ex-pressão é um direito fundamen-tal, mas não permite "insultos à fédos outros". Francisco ressaltou,porém, que "matar em nome deDeus" é "uma aberração".

"Não podemos provocar, nãopodemos insultar a fé dos outros,não podemos ridicularizá-la", dis-se o pontífice aos jornalistas abordo do avião que o levou deColombo, no Sri Lanka, para Ma-nila, nas Filipinas. Perguntado so-bre as caricaturas do semanáriosatírico francês Charlie Hebdo,alvo de um atentado que causou12 mortes na semana passada,em Paris, o papa disse que aliberdade de expressão deve"exercer-se sem ofender". Eleressaltou que o direito de se ex-pressar é "fundamental".

"Todos têm não apenas a li-berdade, o direito, como também

a obrigação de dizer o que pen-sam para ajudar o bem comum. Élegítimo usar esta liberdade, massem ofender", insistiu Francisco,pedindo verdade, principalmen-te na atividade política.

O papa destacou que a liber-dade de religião e de expressão é“direito humano fundamental" econdenou os assassinatos come-tidos em nome da religião. "Nãopodemos ofender, ou fazer a guer-ra, ou matar em nome da própriareligião, em nome de Deus", en-fatizou o chefe da Igreja Católica.Para ele, matar em nome de Deus"é uma aberração" e "é precisoter fé com liberdade, sem ofen-der, sem impor, nem matar".

Segundo Francisco, os aten-tados que ocorrem chocam aspessoas, mas é preciso pensarna própria Igreja Católica."Quantas guerras religiosas ti-vemos? Pensemos na Noite de

São Bartolomeu (massacre de-sencadeado pelos católicos con-tra protestantes franceses, noséculo 17). Também fomos pe-cadores", lembrou o papa.

Francisco chegou ontem àsFilipinas, único país asiático demaioria católica, para uma vi-sita de cinco dias, depois deuma estada no Sri Lanka, demaioria budista.

Os sinos das igrejas sauda-ram a chegada de Francisco naCapital filipina, onde milharesde pessoas se concentraramao longo do percurso da comi-tiva papal entre o aeroporto ea representação do Vaticano,onde pernoitará.

O ponto alto da visita será amissa de domingo (18), no Par-que Rizal, em Manila, para a qualos organizadores da cerimôniaesperam a participação de seismilhões de fiéis.

Page 5: 01 16 2015

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

Cerveró nega irregularidades em transferência de recursosDe acordo com defesa, tentativa de resgatar dinheiro aplicado em um plano de

previdência ocorreu por dificuldades financeiras do ex-diretor da Petrobras

PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL

O ex-diretor da Petrobras,Nestor Cerveró, depôs du-rante mais de três horas namanhã e início da tarde deontem (15) na sede da PolíciaFederal em Curitiba. Presona madrugada de quarta-fei-ra (14), ao voltar de uma vi-agem a Londres, Cerveró res-pondeu a todas as perguntasdos investigadores, de acor-do com o advogado de defesaBeno Brandão.

De início, a defesa afir-mou que ele não deporia for-malmente enquanto estives-se preso. O advogado EdsonRibeiro considerou a prisãoilegal e afirmou que seu cli-ente só falaria depois de li-bertado. Ontem, outro ad-vogado - Beno Brandão - dis-se que Cerveró falaria somen-te sobre três assuntos: suasmovimentações financeirasrecentes, a compra da usinade Pasadena e os navios-son-da da Petrobras. No entan-to, as perguntas sobre Pasa-dena ficaram para um novodepoimento, a ser marcadonos próximos dias. “Não foiperguntado nada sobre Pa-sadena. Haverá outra audi-ência só para isso”, revelouBrandão.

As movimentações finan-ceiras foram o motivo da pri-são preventiva de Cerveró.A Justiça considerou que,além do risco de fuga, au-mentado pelo fato de ele tercidadania espanhola, Cerve-ró estava repassando benspara terceiros, o que dificul-taria o ressarcimento ao Es-tado caso ele seja considera-do culpado.

De acordo com a defesa, atentativa de resgatar o di-nheiro aplicado em um pla-no de previdência ocorreupor dificuldades financeiras.“Ele era um diretor da Pe-trobras que recebia R$ 100mil por mês e desde marçodo ano passado não recebemais esse dinheiro”, afirmouo advogado. Além disso, deacordo com Brandão, o di-nheiro seria usado para tra-tamento de saúde da filhaRaquel Cerveró.

Já a compra da usina dePasadena, nos Estados Uni-dos, e os navios-sonda são acausa da ação penal a que oex-diretor responde. Ele éacusado de fazer um relató-rio parcial e com omissõesrelativo à compra da usina,que acabou causando preju-

ízo milionário para a estatalbrasileira. No caso dos navi-os-sonda, Cerveró é acusadode receber R$ 40 milhões empropinas para direcionar acompra.

“Ele nega veementementeesse fato”, disse Brandão de-pois do depoimento. Segun-do o advogado, o ex-diretorda Petrobras não tem nenhu-ma conta no exterior e a de-fesa cogita pedir a quebra desigilo. “Eu tenho certeza queo senhor Cerveró abre mãode qualquer sigilo”, assegu-rou Brandão.

LIBERDADE

A defesa de Nestor Cerve-ró entrou ontem com umhabeas corpus junto ao Tri-bunal Regional Federal da 4ªRegião (TRF4). “Os motivosque levaram à prisão de Nes-tor Cerveró são bem diferen-tes do motivo que levou aprisão dos demais réus”,mencionou Brandão. A de-cisão do TRF4 não havia sidodivulgada até o fechamentodesta edição. Até então, otribunal negou todos os pe-didos de habeas corpus dosinvestigados na OperaçãoLava Jato.

Governo amplia programa MaisMédicos em 1,5 mil municípios

O Ministério da Saúdeanunciou ontem (15) umanova versão do programaMais Médicos, que agoravai incorporar o Progra-ma de Valorização do Pro-fissional da Atenção Bási-ca (Provab). “Nós deixa-mos para a escolha do mé-dico brasileiro fazer a op-ção, se ele quer o conjuntode regras estabelecidas parao Mais Médicos, ou se elequer acessar os benefíciosdo Provab”, explicou o mi-nistro da Saúde, ArthurChioro.

Na prática, o profissio-nal vai poder escolher sefica três anos no local de-terminado pelo governo,como acontece no MaisMédicos, ou se fica um anoe ganha 10% de bônus nanota de uma eventual pro-va de residência, caracte-rísticas do Provab. Outradiferença é que, enquantoos profissionais do MaisMédicos receberão ajudade custo, o auxílio-mora-dia e auxílio-alimentação,os do Provab não.

Os médicos que termi-narem um ano de Provabpoderão continuar o tra-balho na unidade onde cli-nicam, mas serão absor-vidos pelo Mais Médicos ereceberão os auxílios des-te programa.

A partir de hoje (16) atéo próximo dia 29, estarão

abertas as inscrições para osmédicos brasileiros que que-rem participar do progra-ma. O edital relaciona tam-bém os 1,5 mil municípiosque poderão reivindicar asua inclusão para receber osmédicos.

Os médicos brasileirosformados no exterior po-derão fazer as inscriçõesentre os dias 10 e 20 deabril. Entre os dias 05 e 15de maio estarão abertasas inscrições para estran-geiros formados no exte-rior. Os profissionais for-mados no exterior passa-rão por uma ambientaçãoe começarão a trabalhar nodia 07 de julho.

A prioridade continuasendo os médicos brasilei-ros. Depois serão chama-das inscrições individuaisde médicos formados forado país, e por último osmédicos cubanos, da coo-peração com a Organiza-ção Mundial da Saúde. Abolsa é a mesma (R$ 10 mil)e ao final dos dois progra-mas os médicos são consi-derados especialistas emsaúde da família. Os seleci-onados devem começar atrabalhar no dia 03 de mar-ço. No mínimo 2.920 vagasofertadas no Provab serãoabertas, mas é precisoaguardar a adesão dosmunicípios para definir onúmero exato.

Caixa lidera ranking de reclamaçõesde clientes, mostra Banco Central

Após cinco meses de lide-rança do banco BMG, a CaixaEconômica Federal ficou emprimeiro lugar em dezembrono ranking de queixas entrebancos com mais de dois mi-lhões de clientes. O levanta-mento, divulgado mensal-mente, foi publicado ontem(15) pelo Banco Central (BC).

A alteração na dinâmicaocorreu porque as reclama-ções contra o BMG passarama ser contabilizadas noranking dos bancos com me-nos de dois milhões de clien-tes. Nesta lista, a instituiçãoocupou o quinto lugar en-tre as mais reclamadas. OBMG registrou 97 queixasem dezembro e alcançou umíndice de reclamações de50,37%, de acordo com me-todologia do BC.

Já a Caixa Econômica teve

805 reclamações procedentese índice de 10,84%. Em se-gundo lugar na lista dos ban-cos de maior porte ficou oBanrisul, com 40 queixas eíndice de 10,3%. Em terceiro,o Santander, com 300 quei-xas e pontuação de 9,54%.Por fim, o HSBC teve 81 quei-xas e índice de 8%, e o Brades-co, 425 queixas e pontuaçãode 5,69%.

O índice representa o nú-mero de reclamações da insti-tuição financeira para cadaum milhão de clientes. Parachegar ao percentual, as re-clamações são divididas pelonúmero de clientes do bancoe multiplicadas por um mi-lhão. A posição da institui-ção financeira no ranking doBC dependerá do índice, mes-mo que tenha sido alvo demais reclamações em núme-

ros absolutos.A restrição à realização de

portabilidade de operação decrédito ocupou o primeirolugar entre as queixas con-tra bancos julgadas proce-dentes. Houve 654 queixaspor esse motivo em dezem-bro. Em segundo lugar, fica-ram as irregularidades relativasà confiabilidade, segurança, si-gilo ou legitimidade das opera-ções, com 541 reclamações.

O terceiro lugar ficou comdébito em conta não autoriza-do pelo cliente, com 262 regis-tros. Por fim, descumprimen-to de prazo para responderreclamações e cobrança de ta-rifa por serviços não contrata-dos ocuparam o quarto e quin-to lugares, respectivamente,com 135 e 127 queixas. Nototal, houve 3.333 queixas pro-cedentes em novembro.

Page 6: 01 16 2015

06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

Caixa anuncia reajuste dos juros no financiamento de imóveisFinanciamentos contratados com recursos do programa Minha

Casa, Minha Vida e do FGTS não sofrerão reajuste

NA SEGUNDA-FEIRA

A Caixa Econômica Fede-ral vai reajustar as taxas dejuros das operações para fi-nanciamento de imóveis re-sidenciais contratadas comrecursos da poupança a par-tir de segunda-feira (19). Anova taxa será aplicada so-mente aos imóveis financia-dos depois deste dia.

A instituição afirmou queestá elevando as taxas porcausa do aumento da taxabásica de juros, a Selic. Nosfinanciamentos feitos pelo Sis-tema Financeiro Habitacional(SFH), a taxa balcão - paraclientes sem relacionamentocom o banco - foi mantida em9,15%; para quem já tem rela-cionamento com o banco, osjuros subiram de 8,75% para

9%. Já para imóveis negocia-dos pelo Sistema de Financia-mento Imobiliário (SFI), ataxa balcão subiu de 9,20%para 11%; para clientes comrelacionamento, o juro pas-sou de 9,10% para 10,70%.

Segundo o banco, as ta-xas de financiamentos con-tratados com recursos doprograma Minha Casa, Mi-nha Vida e do FGTS não so-frerão reajuste.

A Caixa detém 70% docrédito imobiliário no país ea mudança na taxa de jurospraticada pela instituição de-verá ter impacto nos jurosdos demais bancos e no rit-mo de atividade da constru-ção civil.

O reajuste nos juros da

Caixa, que funcionam comoum piso do mercado (o ban-co estatal é reconhecido porcobrar as menores taxas),deve levar as demais institui-ções a elevarem também osjuros do empréstimo habita-cional. Apesar da alta gene-ralizada dos juros nas de-mais linhas de crédito em2014, os bancos resistiram emrepassar a variação para oempréstimo imobiliário, queconta com recursos da pou-pança captados com paga-mento de 6% ao ano mais TR.

No ano passado, a taxaSelic subiu de 10% para 11,75%de janeiro a dezembro, en-quanto os juros médios dofinanciamento passaram oano em 8,5%.

O mercado de trabalho naindústria viveu um ano de 2014quase todo em terreno negati-vo. Em novembro, o empregocaiu pelo oitavo mês consecu-tivo, com retração de 0,4% fren-te ao patamar de outubro, nasérie livre de influências sazo-nais, informou ontem (15) oInstituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE).

Na comparação com no-vembro de 2013, o empregoindustrial mostrou queda de4,7%. Trata-se do 38º resulta-do negativo seguido nesse tipode confronto e também o maisintenso desde outubro de 2009

(-5,4%), quando o país vivia oreflexo da crise global. Comesses resultados, o total depessoal ocupado assalariadona indústria caiu 3,1% de ja-neiro a novembro. Já a taxaacumulada nos últimos 12meses teve queda de 3% e man-teve a trajetória descendenteiniciada em setembro de 2013.

Por outro lado, a produ-ção da indústria caiu 0,7% deoutubro a novembro. O re-sultado representa uma piorafrente ao mês anterior, quan-do houve uma leve alta de0,1%. A perda de novembro éa mais intensa na compara-

ção mensal desde junho doano passado, quando o setorregistrou recuo de 1,7%. Emrelação a novembro de 2013,houve retração de 5,8%.

Com o resultado, a produ-ção industrial acumula que-da de 3,2% no ano. Com oritmo atual, é praticamentecerto que o setor industrialfechará o ano com o maisfraco desempenho desde 2009,quando o recuo foi de 7,1%. Oacumulado em 12 meses jásupera a perda de todo o anode 2012 (2,3%) e dificilmente oresultado de dezembro irámudar essa situação.

Pagamento de dívidas encerrao ano com queda de 3%

O indicador de recupera-ção de crédito do consumi-dor - obtido a partir daquantidade de exclusões dosregistros de inadimplência -apontou queda de 3% noacumulado de 2014, em com-paração ao mesmo períodode 2013, de acordo com da-dos nacionais da Boa VistaSCPC (Serviço Central deProteção ao Crédito).

Esse resultado de 2014foi o pior registrado na sériehistórica, desde dezembrode 2006, na análise do acu-mulado de cada ano. Em2013, o pagamento de dívi-das dos consumidores jávinha apresentando enfra-quecimento, mas ainda fe-chou com alta de 3,4%.

Na análise mensal (dez/14contra nov/14), houve que-da de 5,9%, descontados osefeitos sazonais. E na análiseinteranual (dez/14 contra dez/13) o recuo foi de 1,9%.

A expectativa de queda doindicador de recuperação decrédito, anunciada já no fimde 2013 pela Boa Vista SCPC,

acabou se confirmando. Osfatores preponderantes paraesse desempenho são o aper-to no ritmo de crescimentoda concessão de crédito e aestabilidade da inadimplên-cia ao longo do ano.

Na comparação dos da-dos acumulados em 2014,foram observadas quedas,com exceção das regiões Cen-tro-Oeste e Sul, que apre-sentaram altas de 3% e 2,3%,respectivamente. A quedamais expressiva ocorreu noSudeste (-5,1%), seguida daregião Norte (-3,3%), e doNordeste (- 3%).

O indicador que conside-ra a recuperação de créditono setor varejista registrouqueda de 4,5% na compara-ção mensal (dez/14 contradez/13) dos dados dessazo-nalizados, puxada prepon-derantemente pela regiãoSudeste, que apresentou re-cuo de 8,7%. Para as demaisregiões, ficou a seguinte con-figuração: Norte (5,2%), Sul(3,1%), Nordeste (2,1%), eCentro-Oeste (-5,8%).

Emprego na indústria acumula quedade 3,1% até novembro, diz IBGE

O aumento da Contribuiçãode Intervenção no Domínio Eco-nômico (Cide) sobre a comercia-lização de combustíveis será umaforma indireta de o governo Dil-ma Rousseff estimular o setorsucroalcooleiro. Isso porque aelevação da Cide incidirá sobre acomercialização de gasolina ediesel. As empresas distribuido-ras, notadamente a subsidiáriada Petrobras, podem repassaresse aumento ao preço nas bom-bas. Essa alta da gasolina torna-ria, assim, o etanol mais vantajo-so ao consumidor.

O governo deve tambémmanter a comercialização dequerosene de aviação isenta daCide, como forma de evitar umaumento das passagens aéreas.

O combustível é um dos princi-pais custos das companhias.

No caso do etanol, o governofederal também pode definir oaumento de etanol na mistura dagasolina, como forma de estimu-lar a demanda pelo combustívelfabricado pelas usinas sucroal-cooleiras. Hoje, a gasolina vendi-da no Brasil tem 25% de etanol,índice que deve subir a 27%. Oministro-chefe da Casa Civil, Aloi-zio Mercadante, é favorável aessa alteração e deve reunir osetor do etanol, no Palácio doPlanalto, em 15 dias.

Na avaliação do governo, arecente queda no preço do barrildo petróleo é considerada pas-sageira. O preço não deve voltara subir com força, mas dificilmen-

te permanecerá no atual nível -abaixo de US$ 50 o barril do tipoBrent -, o que facilita a cobrançada Cide. Além disso, a alíquotadeve ser baixa.

Finalmente, o governo já ne-gociou com o setor esse aumentoda tributação, em processo se-melhante ao ocorrido com a in-dústria automobilística, que acei-tou a elevação do Imposto sobreProdutos Industrializados (IPI) nocomeço deste ano.

Desde 2013, após uma fortecrise no setor, o governo come-çou a estimular o etanol, com umadesoneração de PIS/Cofins, o pri-meiro aumento na mistura da ga-solina (de 20% para os atuais 25%)e a criação de uma linha de créditodo BNDES para o setor.

Volta da Cide pode estimular setor de álcool

PF investiga fraude de mais deR$ 15 milhões no seguro desemprego

A Polícia Federal deflagrouontem (15), em Brasília, a Ope-ração MAC 70 com o objetivo dedesarticular uma organizaçãocriminosa suspeita de desviarmais de R$ 15 milhões doscofres públicos. A ação contoucom o apoio do Ministério doTrabalho e Emprego (MTE).

Os investigados responde-rão pela prática dos crimes deinserção de dados falsos emsistema de informação e as-sociação criminosa. Além dis-so, serão realizadas investi-gações a fim de garantir o res-sarcimento do prejuízo supor-tado pela União.

Ao todo, foram cumpridos30 mandados, sendo 15 debusca e apreensão, 11 condu-ções coercitivas e quatro pri-sões temporárias. As buscasculminaram na apreensão demais de R$ 125 mil, uma arma,

carros, documentos e remédi-os não autorizados.

A investigação teve início emoutubro do ano passado combase em informações forneci-das pelo MTE. Durante a apura-ção, verificou-se que a fraudeera realizada a partir da inser-ção de dados falsos no sistemado seguro-desemprego por ser-vidores do Sistema Nacional deEmprego (Sine).

Sob suspeita de fraudes,três mil benefícios de seguro-desemprego foram suspensospelo Ministério do Trabalho eEmprego após a investigação.Constatou-se que os beneficiá-rios efetivamente existem e es-tão espalhados em mais de dezEstados. Entretanto, até o mo-mento, não se sabe se são víti-mas ou envolvidos no esque-ma. A PF averiguará a participa-ção de cada um.

Page 7: 01 16 2015

SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 ESTADO O PRESENTE | 07

O contingente de traba-lhadores ocupados no setorindustrial paranaense recuou4,8% em novembro de 2014em relação a novembro de2013, retratando a 16ª varia-ção negativa consecutiva, di-ante retração de 4,7% para oBrasil, que assinalou a 38ªqueda seguida nesse tipo deconfronto e a mais intensadesde novembro de 2009, con-forme a Pesquisa IndustrialMensal de Emprego e Salário(PIMES), divulgada pelo Ins-tituto Brasileiro de Geografiae Estatística (IBGE). A pes-quisa é realizada em dez Esta-dos, mais o conjunto das re-giões Nordeste, Norte e Cen-tro-Oeste, Sudeste e Sul.

Dos 14 locais investigados,todos apresentaram reduçãono emprego fabril. As maio-res contribuições para a des-pencada no emprego regio-nal procederam dos ramos demáquinas e aparelhos elétri-cos e eletrônicos (-29,4%),metal (-14%), vestuário(-11,9%), metalurgia (-11,5%),calçados e couro (-9,1%), mei-os de transporte (-8,5%) eborracha e plástico (-5,5%).Em contrapartida, os ramosde madeira (2,8%), alimentose bebidas (2,3%) e produtos

químicos (2%) mantiveram oritmo de crescimento.

O valor da folha de paga-mento real (descontada a in-flação) do Paraná apontou re-cuo de 4,5% em novembro de2014, na comparação com no-vembro de 2013, frente dimi-nuição de 5,6% na média naci-onal. Os setores que mais in-fluenciaram o desempenho doEstado foram máquinas e apa-relhos elétricos e eletrônicos(-31,7%), meios de transporte(-11,2%), máquinas e equipa-mentos (-7,8%) e fumo (-6,7%).

O indicador do número dehoras pagas do setor fabrilparanaense encolheu 5,9% emnovembro de 2014, diante omês de novembro de 2013,contra redução de 5,5% namédia do país, a oitava conse-cutiva e a mais intensa desdesetembro de 2009 (-6,1%), comcontração em todos os 14 lo-cais pesquisados.

No índice acumulado nos11 meses de 2014, o pessoalempregado nas unidades in-dustriais do Paraná caiu 4,3%,versus decréscimo de 3,1%para o Brasil, com taxas nega-tivas em 13 dos 14 locais in-vestigados. As maiores que-das na média global foramapuradas em máquinas e apa-

relhos elétricos e eletrônicos(-33,2%), vestuário (-10,1%),metalúrgica básica (-8,2%),metal (-7,4%), meios de trans-porte (-5,6%), refino de pe-tróleo e produção de álcool(-5,5%) e borracha e plástico(-5,4%).

Em relação à folha de sa-lários reais, o setor indus-trial do Estado registrou va-riação negativa de 0,4%, di-ante decréscimo de 0,8% emâmbito nacional. Em horaspagas, a indústria parana-ense encolheu 5,2% no acu-mulado de 2014, ante recuode 3,7% para o país, regis-trando taxas negativas nos14 locais acompanhados.

ACUMULADO 12 MESESNo acumulado de 12 me-

ses, encerrados em novem-bro de 2014, o contingentede mão de obra ocupada nosestabelecimentos manufatu-reiros do Paraná caiu 4,1%,versus encolhimento de 3%para o Brasil. As maioresresponsáveis pela queda fo-ram as atividades de máqui-nas e aparelhos elétricos eeletrônicos (-32,9%), vestu-ário (-9,6%), metalúrgicabásica (-7,3%), metal (-6,8%),borracha e plástico (-5,3%) e

Luiz Tarcísio Mossato Pintoreassume presidência do IAPLuiz Tarcísio Mossato Pinto reassumiu ontem

(15) a presidência do Instituto Ambiental do Paraná(IAP). O presidente foi reconduzido ao cargo pelogovernador Beto Richa.

Tarcísio é funcionário de carreira da instituiçãona qual já atuava como presidente desde 2011. Tam-bém é secretário-executivo da Associação Brasileirade Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema)e membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Para a nova gestão frente ao órgão, ele destacaque os principais desafios serão priorizar o atendi-mento ao cumprimento da Lei Complementar Fede-ral nº 140/2011; avançar na implementação de no-vos programas de tecnologia para o monitoramen-to e fiscalização ambiental; aparelhar a instituiçãocom recursos humanos e tecnológicos; e concluiros demais projetos já em andamento. “Nós iremosdar continuidade aos trabalhos que já iniciamos nagestão anterior do governador Beto Richa, sempreem diálogo com a sociedade civil organizada evalorizando o trabalho dos nossos técnicos. Queseja mais uma gestão produtiva e de grandes avan-ços para o desenvolvimento sustentável do nossoEstado”, afirmou.

PARANÁ

Emprego industrial recua 4,8% em novembro de 2014Número de trabalhadores ocupados no setor reduziu em relação a novembro

de 2013, retratando a 16ª variação negativa consecutivameios de transporte (-5,2%).

Em relação à folha de salá-rios reais, o setor fabril doEstado registrou diminuiçãode 1,2% em 12 meses, anteretração de 1% da média naci-onal (o recuo mais acentuadodesde abril de 2010, -1,1%),mantendo a trajetória caden-te iniciada em janeiro de 2014(-1,6%). Em horas pagas, aindústria paranaense enco-lheu 5%, contra retração de3,6% para o país.

ENFRAQUECIMENTODA ECONOMIA

Os números negativos doemprego industrial derivamdo enfraquecimento da eco-nomia brasileira, ao longo dos

últimos quatro anos, explica-do pela recuperação poucosincronizada da economiamundial e pelos efeitos da de-ficiente e confusa orientaçãomacroeconômica, praticadapelo governo federal desde osegundo semestre de 2011 -particularmente a expressi-va elevação do déficit exter-no, o aumento do desequilí-brio das contas públicas e aaceleração da inflação - per-turbando o funcionamentodo sistema produtivo, espe-cialmente o setor industrial,que vem experimentandosubstancial perda de capaci-dade competitiva tanto nasfronteiras domésticas quan-to no mercado internacional.

Luiz Tarcisio Mossato Pinto estáà frente do IAP desde 2011

Orlando Kissner

Page 8: 01 16 2015

08 | O PRESENTE ESTADO SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

Paraná transforma em lei programa que amplia segurança escolarBrigada Escolar visa preparar professores, funcionários e alunos de toda

rede estadual de educação básica para enfrentar situações de perigo

PROJETO PIONEIRO

O Programa Brigada Esco-lar, instituído pelo governa-dor Beto Richa em 2012, acabade virar lei estadual. Pioneirono país, o programa preparaprofessores, funcionários ealunos de toda a rede estadualde educação básica para en-frentar situações de perigo.Além disso, ajuda na adequa-ção dos ambientes escolarescom instalação de equipamen-tos de segurança e sinalizaçãode emergência. Tudo confor-me as orientações do códigode segurança e pânico do Cor-po de Bombeiros.

“A lei, de autoria do Exe-cutivo, fortalece o programae assegura a continuidade dasações ao longo dos governose nos dá a certeza de que noParaná o cuidado com a se-gurança e o bem-estar da co-munidade escolar é um cami-nho sem volta, pois agora oBrigada Escolar é uma políti-ca de Estado”, diz Beto Richa.

Para o coordenador daDefesa Civil, tenente-coronelEdemilson de Barros, a ga-rantia da continuidade doBrigada Escolar é um reco-nhecimento da consistênciado programa e da seriedadedos trabalhos conjuntos daVice-Governadoria, da Secre-taria de Estado da Educação,da Secretaria de Estado daSegurança Pública e da CasaMilitar da Governadoria.“Estamos trabalhando desdemarço de 2011 para construirum plano que insira nas es-colas a cultura da prevenção.

É uma adequação gradual,mas o importante é que agente já começou esse pro-cesso”, afirma.

O tenente-coronel falouainda que, mesmo nesse pou-co tempo, já foi possível per-ceber uma mudança conside-rável nos hábitos das pes-soas. Segundo ele, muitos es-tudantes contam que o trei-namento de abandono dosespaços em riscos mudou aforma como se comportamem lugares como shoppingse cinemas, observando as sa-ídas e montando mentalmen-te possíveis rotas de fuga emcaso de emergência. “Algu-mas vezes pais nos procurampara relatar o que têm apren-dido com os filhos. É muitogratificante perceber que nos-so trabalho está tendo umalcance bem maior que o es-perado”, destacou.

PRÁTICAAs ações do Programa são

divididas em três eixos: cria-ção das brigadas escolares ecapacitação dos brigadistas;elaboração dos planos deabandono de cada escola etreinamentos com simula-ções; adequação dos prédios einstalação de equipamentosde segurança.

Ainda em 2012, foram ela-borados os planos de aban-dono das mais de 2,5 mil es-colas estaduais e convenia-das e as capacitações dos bri-gadistas por meio de cursocom 60 horas teóricas e oito

horas práticas. Na sequên-cia, a Secretaria da Educaçãocomprou e instalou nas es-colas 160 mil novos e moder-nos equipamentos de segu-rança, como extintores, pla-cas de sinalização e luzes deemergência; um investimen-to de quase R$ 12 milhões.

De acordo com Juara Fer-reira, uma das responsáveispelo Brigada Escolar na Se-cretaria da Educação, os es-forços para a adequação dasescolas não param por aqui.“Temos um planejamento ini-cial que se estende até 2020,obedecendo a critérios realis-tas para a expansão e aumen-to da complexidade das ações.

Esse trabalho é contínuo esem fim. Mesmo quando todaa população paranaense sou-ber o que é preciso fazer emsituações de risco, como umincêndio ou um desastre na-tural, precisamos continuarinvestindo na formação dasnovas gerações”, observa.

CONFORMIDADENo mês passado, a Secre-

taria da Educação e a DefesaCivil começaram a emitir oCertificado de Conformida-de do Programa Brigada Es-colar. A certificação indicaque elas já cumprem todasas exigências de segurançaestabelecidas na fase inicial

do programa.Para receber o Certifica-

do de Conformidade, a esco-la precisa protocolar umasolicitação no Núcleo Regi-onal de Educação. Um res-ponsável pelo Brigada Esco-lar no núcleo é enviado paravistoriar as condições doprédio e dos equipamentosde segurança. É verificadotambém se a escola possuiao menos cinco funcionári-os que concluíram o cursode brigadista e se realizoudois planos (exercícios) deabandono em 2014. Se tudoestiver em ordem, a Secreta-ria de Educação e a DefesaCivil emitem o documento.

Programa Brigada EscolarPrograma Brigada EscolarPrograma Brigada EscolarPrograma Brigada EscolarPrograma Brigada Escolarconta com elaboração deconta com elaboração deconta com elaboração deconta com elaboração deconta com elaboração deplanos de abandono deplanos de abandono deplanos de abandono deplanos de abandono deplanos de abandono de

cada escola e treinamentoscada escola e treinamentoscada escola e treinamentoscada escola e treinamentoscada escola e treinamentoscom simulaçõescom simulaçõescom simulaçõescom simulaçõescom simulações

José Fernando Ogura/Arquivo Seed

Page 9: 01 16 2015

O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 ESTADO

Novo presidente do TCE anuncia metas para o biênioPARANÁ

Conselheiro Ivan Bonilha quer a realização de auditorias e indicadores para avaliar gestão públicaNos próximos dois anos, o

foco do Tribunal de Contas doEstado do Paraná (TCE-PR) seráa realização de auditorias ope-racionais nas principais áreasda gestão pública, como sanea-

mento, transporte coletivo, ocu-pação do solo, malha viária emeio ambiente, seguindo os cri-térios da sustentabilidade. Essaé a principal meta do novo pre-sidente da corte de contas, con-

selheiro Ivan Lelis Bonilha.Servidor de carreira do Tri-

bunal, onde ingressou há 21anos por meio de concurso pú-blico para o cargo de assessorjurídico, Bonilha tomou possedo cargo ontem (15), na pri-meira sessão plenária de 2015.Na ocasião, também foram em-possados o vice-presidente,conselheiro Ivens Linhares, e ocorregedor-geral, conselheiroDurval Amaral.

Bonilha anunciou a refor-mulação do sistema de presta-ção de contas municipais, re-vendo procedimentos, elimi-nando exigências burocráticase facilitando a apresentação dedocumentos. “Vamos nos ateraos aspectos realmente impor-tantes, úteis e necessários parabem avaliar o gestor público”,declarou o novo presidente, emseu discurso de posse.

O TCE adotará um quadrode indicadores que permitamavaliar a evolução da gestãode cada administração muni-cipal ou estadual fiscalizada.Desta forma, será possível

mensurar o desempenho dosgestores utilizando-se o con-ceito de “benefício líquido” dasações administrativas para oconjunto da sociedade.

Bonilha também declarouque vai adotar medidas paraconsolidar o TCE-PR como fon-te de informações úteis para apopulação. “O Poder Públicotem que ser administrado empúblico”, afirmou, ao expor umesforço para reduzir o estoquede processos e julgar com mais

rapidez as denúncias sobre mauuso de dinheiro público quechegam à Ouvidoria do Tribu-nal, contribuindo para o com-bate à corrupção e ao desperdí-cio de dinheiro.

A sessão de posse, coman-dada pelo presidente que deixao cargo, conselheiro Artagão deMattos Leão, marcou tambémo sorteio do relator das contasde 2014 do governador do Esta-do. O nome sorteado foi o doconselheiro Ivens Linhares.

Presidente Ivan Lelis Bonilha durante a solenidade de posse, ontem (15)

Divulgação/TCE-PR

Page 10: 01 16 2015

10 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

MARECHAL RONDON

Marquinhos Xavier recebeMedalha de Honra ao Mérito

Requerimento é de autoria do então vereador Arlen Güttges,buscando reconhecer os feitos do técnico que levou a Copagril

a somar dois títulos paranaenses e um vice na Liga Futsal

O treinador MarquinhosXavier de Andrade recebeu aMedalha de Honra ao Mérito,em solenidade oficial da Câma-ra de Vereadores de MarechalCândido Rondon, realizada nanoite de ontem (15). O requeri-mento solicitando a homena-gem foi apresentado pelo entãovereador Arlen Güttges (hojesuplente), com o objetivo de ho-menagear o treinador que co-mandou a equipe Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândi-do Rondon entre as tempora-das de 2009 e 2014, atuandopor mais de cinco anos no mu-nicípio, quando passou a trei-nar o Carlos Barbosa.

Com ele como comandantedo time, a Copagril conquistougrande projeção estadual e na-cional, ao somar dois títulos noCampeonato Paranaense SérieOuro, em 2009 e 2013, e um vice-campeonato na Liga NacionalFutsal, em 2010. Desde 2009,Marquinhos Xavier comandoua equipe em 378 partidas, com212 vitórias e 71 empates, mar-cando 1.097 gols e sofrendo 633.

A solenidade foi conduzidapelo presidente do Poder Le-gislativo, vereador João Mar-cos Gomes, e acompanhadapelos vereadores Adriano Cot-tica, Elveni Capitani Turmina(Mari), Hilário Gauer e JosoéPedralli, pelo suplente ArlenGüttges, vice-prefeito Silves-tre Cottica, representando o

prefeito Moacir Froehlich, epelo homenageado.

Em breves palavras, Güttgesenfatizou o fato de que Marqui-nhos Xavier não marcou ape-nas os esportistas rondonen-ses, que vibraram com grandespartidas da Copagril Futsal, esim toda comunidade local.“Marquinhos Xavier exerceuexcelente comando frente à equi-pe, desenvolvendo o trabalhoao lado de pessoas competen-tes, utilizando sempre de muitaseriedade. É uma história bri-lhante na Copagril a partir de2009, motivando pessoas e dei-xando um ótimo legado, tor-nando-o merecedor desta co-menda”, declarou.

O homenageado enfatizou

que as raízes deixadas no mu-nicípio e as amizades constru-ídas o tornaram admirador deMarechal Rondon. “A Copagrilfoi um filho que nasceu em 2009e hoje tem nome. Consegui aliara minha vida profissional coma minha vida pessoal, graças aoprotagonismo da Copagril. Estaé a homenagem mais impor-tante da minha vida. Fiz ques-tão de estar em Marechal Ron-don e levo daqui os melhoresamigos que tenho e o sentimen-to mais importante que tenho éo de gratidão. Sempre procureioferecer uma imagem positiva,mesmo nas derrotas, pois en-tendo ser preciso vencer os jo-gos, desde que seja com hones-tidade”, finaliza.

Fotos: Joni Lang/OP

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

G1 Paraná (@g1parana)PF abre inquérito para investigar Cerveró por lavar dinheiro e

ocultar bens.

Reuters Brasil (@ReutersBrazil)Conflitos superam preocupações econômicas como maior risco para

mundo no relatório de Davos.

FMI vai nomear brasileira como nova vice-diretora-gerente paraadministrar instituição.

Valor Econômico (@valor_economico)Emprego industrial recua 0,4% em novembro em relação a outubro de

2014.

Para CNI, recuperação só deve vir no meio do próximo ano.

Beto Richa (@BetoRicha)Governador do Paraná

O programa Brigada Escolar, que instituí em 2012, acaba de virar leiestadual.

G1 (@g1)Papa pede mais coragem aos países na luta contra a mudança climática.

Brasileiro será executado neste sábado na Indonésia, diz jornal.

Veja (@Veja)Caixa estuda elevar juros imobiliários em 2015.

Coaf detecta movimentação suspeita envolvendo Vaccari.

G1 - Política (@g1politica)Operação Lava Jato inspira pagode na Polícia Federal, em Curitiba.

Zero Hora (@zerohora)Nível de oceanos subiu 30% mais do que se pensava.

Brasil 2016 (@Brasil2016)70% dos IngressosRio2016 serão destinados a brasileiros.

Compras no exterior serão coordenadas pelos Comitês locais.

Globoesporte.com (@globoesportecom)InstaPato: “viciado” nas redes sociais, são-paulino não desgruda do

celular.

Folha de S.Paulo (@folha)Islâmicos reclamam de “insulto” em nova edição de jornal satírico.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Cristiano Ronaldo supera Neymar e é o goleador internacional de

2014 para a IFFHS.

Após acidente de Bianchi, Ecclestone quer mudar horário do GP daMalásia.

Revista Piauí (@revistapiaui)#thepiauiherald Cerveró é condenado a ficar em Curitiba.

Lancenet! (@lancenet)Com treinos táticos, @BotafogoOficial versão 2015 vai ganhando

cara.

Consultor Jurídico (@Cons_Juridico)Delúbio não tem direito a reduzir pena por fazer curso a distância.

Estadão (@Estadao)“Muçulmanos são as primeiras vítimas do fanatismo”, diz presidente

da França.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Liberação do canabidiol deve aumentar ações judiciais de pacientes.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)(Cascavel) Em duas horas, oito motoristas foram flagrados embriagados.

Autor do requerimento, suplente de vereador Arlen Güttges, homenageado Marquinhos Xavier, vice-prefeito SilvestreCottica e o presidente da Câmara, vereador João Marcos Gomes, por ocasião da entrega da comenda

Marquinhos Xavier:“Esta é a

homenagem maisimportante da

minha vida. Fizquestão de estar emMarechal Rondon e

levo daqui osmelhores amigos

que tenho e osentimento maisimportante que

tenho é o degratidão”

Page 11: 01 16 2015

SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 11

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Um dia que enal-tece as questões cultu-rais, filosóficas, ligadasà justiça e conhecimen-

to. Não aja de forma inflexível.

TOURO: Hora de refletirsobre o que precisa sereliminado e transforma-do em sua vida. Impor-

tantes reflexões sobre mistérios.

GÊMEOS: Relaciona-mento é o tema maisimportante de hoje epede maturidade. Fase

ideal para firmar os vínculos comas pessoas.

CÂNCER: Dia significa-tivo para o desenvolvi-mento profissional. Oconhecimento é a fonte

de inspiração para você progredir.

LEÃO: Um dos mais im-portantes aprendizadosestá ligado às emoções.Procure agir segundo a

verdade do seu coração.

VIRGEM: Cuidado coma tendência a se fecharem certos conceitos eparadigmas. Momento

para se centrar e se conhecer mais.

LIBRA: O momento pedeque você seja capaz deaprofundar conhecimen-tos e capacidade de co-

municação. Leia e aprenda mais.

ESCORPIÃO: É neces-sário agir com cautela,maturidade e pé nochão em relação a te-

mas financeiros. Aprimore suashabilidades.

SAGITÁRIO: É hora deharmonizar de formaequil ibrada os seusanseios. Há necessi-

dade de se expressar com maisautenticidade.

CAPRICÓRNIO: O pe-ríodo é importante paravocê refletir sobre suascrenças. Fase oportu-

na para buscar apoio na psi-cologia.

AQUÁRIO: Demandasassociadas às amizadese ao envolvimento comgrupos. Desenvolva ob-

jetivos junto a outras pessoas.

PEIXES: Ênfase nasquestões ligadas àssuas realizações. Com-preenda o papel do co-

nhecimento e respeite os concei-tos alheios.

MOTELUm casal de judeus, sendo o homem e a mulher com 38

anos, chega ao consultório de um médico terapeuta sexual. Omédico pergunta a eles:

- O que posso fazer por vocês?Jacó responde ao médico:- Você poderia ver a gente fazendo amor?O médico olha espantado, mas concorda. Quando a transa

termina, o médico diz a eles:- Não há nada errado na maneira como vocês fazem sexo.

E, então, cobra R$ 70 pela consulta. Isso se repete por váriassemanas. O casal marca horário, faz sexo sem nenhumproblema, paga o médico e deixa o consultório. Finalmente, omédico já não aguentando mais de tanta curiosidade, resolveperguntar:

- Afinal, o que estão tentando descobrir?E Jacó responde:- Não estamos tentando descobrir coisa alguma. O proble-

ma é que ela é casada e eu não posso ir à sua casa. Tambémsou casado e ela não pode ir até minha casa. No Hotel QuatroRodas, um quarto custa R$ 120; no Sheraton, R$ 100. Aquifazemos amor reembolsando R$ 42 pelo plano de saúde.

NOS BRAÇOS DO...O cara bebeu todas e, na tentativa de voltar pra casa,

acabou se deitando na porta de uma igreja evangélica. Derepente, sai uma mulher maravilhosa, dizendo em voz alta:

- Aleluia! Aleluia! Ontem eu estava nos braços do capeta ehoje estou nos braços de Jesus!

O bêbado levanta a cabeça e pergunta:- E pra amanhã, você já tem compromisso?

TORTA DEFRANGO COM

CREME DE LEITE

Modo de preparo:Em uma panela, refogue a cebola e o alho, coloque o peito

de frango desfiado, refogue o frango com a água do milho.Refogue ele a seu gosto. Acrescente o milho, depois de tudorefogado, desligue o fogo e coloque o creme de leite. Faça amassa batendo os sete primeiros ingredientes no liquidificador,unte uma assadeira, coloque uma parte da massa, o frangorefogado, a muçarela e depois a outra parte da massa. Coloqueem forno médio por cerca de 30 minutos.

Ingredientes:Massa:3 xícaras de farinha de trigo3 ovos3 xícaras de leite1 xícara de óleo1 colher de fermento em pó1 caldo de galinha1 colher de chá de sal

Recheio:1 peito de frango cozido edesfiado2 tomates1 cebolaAlho a gosto1 lata de milho verde1 lata de creme de leiteTempero a gosto300 g de muçarela

SEXTA-FEIRA (16)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Cora exige que Manoel fale para onde José Alfredo foi. Cláudio vai atéo hotel de Enrico. Claraíde e Maria Marta conversam sobre o José Alfredo.João Lucas liga para Maria Ísis, mas desiste antes que ela atenda. Mauríliodescobre que Cristina está indo a Genebra. José Alfredo chega a São JoãoDel Rey. Maria Clara e João Lucas questionam José Pedro. Amanda tem umaideia de negócio para Leonardo. Josué entrega para José Alfredo uma cópiada certidão de casamento de Maurílio. Cora vai à joalheria Império e contaa todos que viu José Alfredo.

IMPÉRIO

Laura avisa a Caíque que foi procurá-lo como jornalista. Fernandobeija Itália. Ricardo garante a Emerson que irá ajudá-lo a provar suainocência. Itália fala mal de Fernando para Nildes. Caíque diz a Laura quenão quer participar da matéria, deixando a jornalista chateada. Suelipercebe que Marcos mandou invadir sua casa para pegar o pen drivecom a gravação de sua conversa com Gustavo. Marcos fica frustradoao constatar que a gravação não está no pen drive.

ALTO ASTRAL

Vitória mostra a Paulo e Beatriz as passagens para os Estados Unidos.Sandra conta a Rafael sobre o novo emprego de Pedro e o casal discute.Célia descobre que Gilda emitiu as passagens para Vitória. Gilda conta paraMário que Paulo pode ser o pai de Vitória. Dani e Rodrigo discutem. Claudiaencoraja Otávio a lutar por Alessandra. Pedro entra no quarto de Sandrae mexe na gaveta da moça. Giovanni vai à casa de Inês com uma proposta.Sandra fica apreensiva com a viagem de Beatriz. Cristina propõe uma trocade favores a Susana.

BOOGIE OOGIE

Marcelo exige conversar com Nando e Delma se irrita. Bete mostrao presente que ganhou de Simplício para Rute. Sol aconselha Jeff a iratrás de Mari. Bianca incentiva Gael a reconquistar Dandara. João pedepara René dormir em sua casa. Gael exige que Pedro não magoe Karina.João chama René de pai. Todos na academia comentam o comportamen-to diferente de Karina. Bianca pede para Duca fazer o teste para Romeu.Mari termina o namoro com Jeff. Bianca e Jade refazem o teste paraJulieta. Lucrécia escolhe a atriz para a peça.

MALHAÇÃO

Page 12: 01 16 2015

O deputado federal Zeca Dir-ceu participou, ontem (15), de reu-nião na Associação Comercial eEmpresarial de Marechal CândidoRondon (Acimacar) para debatera criação do campus da Universi-dade Tecnológica Federal do Para-ná (UTFPR) no município. Partici-param do encontro lideranças eautoridades municipais, como oprefeito Moacir Froehlich, o secre-tário de Indústria, Comércio e Tu-rismo, Guido Herpich, e o presi-dente da Acimacar, Josué Maioli.

Na ocasião, os rondonensesentregaram um ofício ao parla-mentar, solicitando o seu apoiojunto ao governo federal em Bra-sília. Em resposta, Zeca Dirceuconfirmou o seu empenho em lu-tar pela criação do campus daUTFPR em Marechal Rondon. “Fir-mo o compromisso para esta ca-minhada, que tem tudo para ser

Page 13: 01 16 2015

vitoriosa”, garantiu o deputado.Por outro lado, ele defendeu

que, para que o objetivo seja al-cançado, os demais deputadosfederais e estaduais da região,assim como os senadores querepresentam o Paraná, tambémreivindiquem este investimentopara o município. Na opinião deZeca Dirceu, uma vez que a co-missão especial já esteve reuni-da com o reitor da UTFPR, CarlosEduardo Cantarelli, o próximopasso será expor esta intençãoao novo ministro da Educação,Cid Gomes. “Precisamos reunirforças”, declarou o deputado, queconcluiu reafirmando que “Ma-rechal Cândido Rondon e regiãomerecem um campus da UTFPR.Podem contar com meu apoio”.

UTFPRDesde 2013, a prefeitura e a

Acimacar trabalham juntas paraviabilizar a instalação de um cam-pus da universidade no município.O projeto tem o apoio das prefei-turas, câmara de vereadores eassociações comerciais de muni-cípios da microrregião, como En-tre Rios do Oeste, Mercedes, Nova

Santa Rosa, Quatro Pontes e PatoBragado, além de entidades em-presariais, clubes de serviço e em-presas rondonenses de destaque.

Os cursos sugeridos para iní-cio do campus são Tecnologia emAnálise de Sistemas, Tecnologiaem Manutenção Industrial, En-genharia de Alimentos, Tecnolo-gia de Automação Industrial eTecnologia em Energias Renová-veis, os quais qualificarão a mãode obra para atender as deman-das produtivas de Marechal Ron-don e da microrregião.

Na reunião de ontem, o pre-feito Moacir Froehlich reafirmouo compromisso da prefeitura dedisponibilizar um espaço locadopara que a instituição possa inici-ar suas atividades, bem comoadquirir a área necessária para aconstrução da estrutura definiti-va da UTFPR. Da mesma manei-ra, o presidente da Acimacar,Josué Maioli, assegurou que aentidade continuará lutando ebuscando a articulação das lide-ranças políticas regionais paraque Marechal Cândido Rondonseja contemplado com um cam-pus da universidade.

Page 14: 01 16 2015

Sai ano, entra ano e a situ-ação se repete. Dezenas demoradores de Marechal Cân-dido Rondon se queixam darecolha de material orgânicoe reciclável. As reclamaçõesaumentam ainda mais quan-do chega dezembro. Com omês marcado por festa nata-lina, réveillon e diversas ou-tras confraternizações, auto-maticamente a produção delixo se torna maior.

Embora a situação nãoseja tão crítica comparadacom muitos outros lugaresdo Brasil, há munícipes semanifestando em redes so-ciais descontentes com o lixodepositado por vários diasem frente a casa.

Segundo a diretora pre-sidente da Codecar - com-panhia responsável pela co-leta do lixo orgânico -, Amé-lia Grams, são recolhidos e

depositados no aterro mu-nicipal, diariamente, emtorno de 25 toneladas deresíduos. Ela admite que avirada de ano foi marcadapor um sufoco. “Trabalha-mos no limite da frota, dopessoal e do tempo paradarmos conta da demanda,pois o volume do lixo au-mentou muito no período”,afirma.

Hoje a situação já melho-

rou. Conforme a dirigente,as equipes de trabalho naCodecar estão completas.No entanto, não há funcio-nário de reserva para cole-ta. “Há questão de trêsmeses realizamos teste se-letivo, mas a procura para afunção foi pequena. Esta-mos encaminhando novoteste seletivo”, expõe, acres-centando: “É um trabalhoárduo e por isso faço umapelo à população rondo-nense no sentido de cola-borar na separação e noacondicionamento do ma-terial na rua, visando facili-tar a recolha e evitar aci-dentes com objetos cortan-tes, como vidro. Tambémtemos problemas com ca-chorros que atacam os co-letores”, declara.

Amélia reforça que em

Page 15: 01 16 2015

dias de chuva automatica-mente a recolha de lixo atra-sa, tendo em vista que osservidores não trabalhamporque se torna algo peri-goso. “Sugerimos, ainda,que os moradores não colo-quem nem um tipo de lixona rua aos sábados, depoisque a coleta já passou, ten-do em vista que aos domin-gos não tem recolha. Essealerta serve também para ocomércio, quando encerrao expediente no fim de se-mana”, destaca.

Por fim, a diretora presi-dente da Codecar salienta a

necessidade do rondonen-se separar o material orgâ-nico do reciclável. “O orgâ-nico é lixo de cozinha e ba-nheiro, enquanto o reciclá-vel é tudo o que pode serreaproveitado. Ele é comer-cializado pela Cooperagir,que se transforma em salá-rio dos agentes ambientais.Por esta razão e pela ques-tão ambiental, pela qual so-mos fiscalizados pelos ór-gãos competentes, não po-demos enterrar o reciclávelno aterro sanitário”, afirma.

MATERIALRECICLÁVEL

Se a situação relaciona-da ao resíduo orgânico jáestá se normalizando emMarechal Rondon, o mes-mo ainda não é possíveldizer da recolha de materi-al reciclável. Segundo a co-

ordenadora da Coopera-tiva de Agentes Ambi-entais (Cooperagir),Margareth Hofstaet-ter, já no período defestas de fim de anohouve dificuldadeem fazer a coleta emrazão do aumentosignificativo na pro-dução.

No entanto, elarevela que a maiordificuldade está em

achar pessoas interessadasem trabalhar na Coopera-gir. “Existe uma ausênciade compromisso por par-te de algumas pessoas, quecomeçam a trabalhar e jáfaltam”, comenta, citandoque ontem (15) mesmo trêscolaboradores deixaram decomparecer ao trabalho.“Isso desfalca tudo”, ar-gumenta.

Quando isso acontece,explica Margareth, algunsroteiros na cidade ficamdescobertos na recolha domaterial reciclável. Por isso,a coleta, que deveria serfeita naquele dia, acaba pas-sando para o dia seguinte, eassim por diante. “Estamostentando normalizar toda asituação. Tem muitos lo-cais que já foram regulari-zados, mas não estão 100%ainda”, diz.

De acordo com ela, umdos motivos que pode es-tar gerando a falta de com-prometimento é porque aCooperagir é uma coope-rativa, na qual não se tra-balha com carteira assina-da. “Encontramos dificul-dade em conseguir mão deobra”, reforça.

Questionada se a situaçãosempre foi assim, Margarethresponde que não. “De umtempo para cá que estamos

registrando mais essa dificul-dade, principalmente em re-lação a quem trabalha no ca-minhão”, expõe.

COLABORAÇÃOComo a taxa de coleta

de lixo paga pelos contri-buintes rondonenses nãoabrange os trabalhos da Co-operagir, Margareth suge-re que nos dias em que omaterial reciclável estámuito acumulado, se forpossível, que o munícipedestine o resíduo no eco-ponto, localizado no Par-que de Exposições; na sededa cooperativa, que estáinstalada no mesmo localque a Codecar; ou aindana usina de reciclagem.“Os agentes ambientaisprecisam recolher omaterial para fazer seupróprio salário. Se ataxa de coleta dolixo orgânico in-cluísse o mate-rial reciclável, aprefeitura teriaque pagar o sa-lário desses pro-fissionais, quenão é o caso”, re-vela.

Da mesma for-ma como AméliaGrams, a coorde-nadora da Coo-

peragir também pede a co-laboração no sentido de quenão se deposite o material narua depois que os catadoresjá passaram. “Se o catadorpassa na terça-feira, porexemplo, deposite logocedo na rua, e não à noite,quando ele já passou. Istoporque existe todo um ro-teiro”, menciona, segundoa qual, quem tiver dúvidassobre o dia em que os agen-tes ambientais passam emdeterminado local pode en-trar em contato com a coo-perativa, pelo telefone (45)3254-0961.

Page 16: 01 16 2015

16 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SEXTA-FEIRA,16 DE JANEIRO DE 2015

Dia 16: Ademar MarlowDia 16: Ademir Rogério KirstenDia 16: Augusto LimbergerDia 16: Cristiana Dias da SilvaDia 16: João César Silveira PortelaDia 16: Joel Pedro VeigantDia 16: Katia BrandenburgDia 16: Leila AmorimDia 16: Luiz Antonio FonsecaDia 16: Manuel Vitor JohannDia 16: Maria do Carmo Rosa Lima MaffeiDia 16: Pedro Orico da SilvaDia 16: Rodrigo Avan BernardiDia 16: Sônia Scherer

SELEÇÃO DE BOLSISTAEstão abertas as inscrições para a seleção de candidato a bolsista de pós-doutorado

para o programa de Pós-Graduação em Serviço Social, nível mestrado, da Universi-dade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo. O programa estáoferecendo uma vaga e podem se inscrever aqueles que concluíram curso de doutoradoem Serviço Social ou áreas afins.

Para os interessados as inscrições estão abertas entre 04 e 27 de fevereiro, e devem serefetuadas on-line no site http://www.unioeste.br/pos/inscricoes/. Mais informaçõessobre o processo seletivo podem ser obtidas no site http://www.unioeste.br/pos/servicosocial/ ou pelo e-mail [email protected].

VENDASNO

VAREJO

João L

Dayane Schneider e Tiago Costa prestigiandoevento da temporada em Marechal Cândido Rondon

João Livi

Toda juventude de Cintia Herrmann e Ivonei Balena

De janeiro a novem-bro de 2014, as vendasno comércio varejistacresceram 2,4%, mesmoíndice acumulado doBrasil. Os itens maisprocurados pelos para-naenses são artigos deuso pessoal e domésti-co, medicamentos e cos-méticos. Depois disso,aparecem combustíveise as compras de super-mercado. Alguns pro-dutos apresentaramquedas nas vendas,como livros, móveis emateriais de escritório.

Page 17: 01 16 2015

O PRESENTE | 17SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 SOCIAL

VIAJANTEBRASILEIRO

Pesquisa realizada em dezembro peloMinistério do Turismo com duas milpessoas de sete Capitais brasileiras reve-la as tendências e as principais caracte-rísticas do viajante brasileiro. A Sonda-gem do Consumidor - Intenção de Via-gem é um estudo mensal feito em parce-ria com a Fundação Getúlio Vargas quemede a intenção do brasileiro de viajarpelos próximos seis meses. As sete cida-des monitoradas representam 70% dofluxo turístico do país.

Brasília registrou maior intenção deviagem do país. Quase metade dos mo-radores da Capital federal deseja viajar,seja para o Brasil ou exterior. O percen-tual está mais de dez pontos acima damédia nacional. O percentual de brasili-enses que pretende viajar cresce mês amês, desde março de 2014, chegando amais de 45% do público em dezembro de2014. A intenção de viagem do brasilien-se (45,8%) é maior do que a média dopaís (34,9%) e das outras seis cidadesmonitoradas pelo estudo do Ministério doTurismo: Porto Alegre (45,1%), BeloHorizonte (42,8%), São Paulo (33,4%),Salvador (33,1%), Rio de Janeiro(30,3%) e Recife (22,5%).

ATIVIDADES BENÉFICASA falta de exercícios físicos mata mais do que a obesidade. É o que revela

um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Foram registra-das 676 mil mortes por ano por inatividade, contra 337 mil por conta deexcesso de peso. Os cientistas concluem que pelo menos 20 minutos decaminhada todos os dias podem dar bons resultados. Atividades físicas sãobenéficas para pessoas de qualquer peso.

CAPITAL MAISQUENTE

Os cariocas estão acostumadosa conviver com altas temperaturas,mas uma frase é recorrente em con-versas neste período do ano: quecalor é esse? Não é à toa. Com tempe-ratura média de 36,9ºC, de acordocom levantamento feito pelo InstitutoClimatempo, o Rio de Janeiro é a Capi-tal mais quente do país neste verão e,pelo segundo ano consecutivo, supe-rou cidades historicamente mais quen-tes, como Teresina e Cuiabá.

João Livi

O simpático casal Esméria Engels e Wilian da Silva. Semprepresente nos eventos da cidade rondonense

Divulgação

Fernanda Bertelli e Fernando Oliveira, que se casaramrecentemente, em Marechal Cândido Rondon

Page 18: 01 16 2015

No início da noite de ontem(15), a Copagril, de MarechalCândido Rondon, selou umaimportante parceria com a em-presa Astrea, que é brasileiramas conta com acionistas inter-nacionais, a partir da inaugura-ção da Indústria de Farinha eGordura Animal Astrea/Copa-gril, localizada junto à UnidadeIndustrial de Aves (UIA). “É umaparceria para ter vida longa, demuitos anos, com muitos resul-tados positivos”, afirmou o di-retor-presidente da cooperati-va, Ricardo Silvio Chapla, quefoi o anfitrião da inauguraçãojunto com o diretor da Astrea,William Wattie. Participaram doevento o prefeito Moacir Fro-ehlich, o presidente da Câmara,João Marcos Gomes, o diretor-geral da Itaipu Binacional, JorgeSamek, o superintendente deEnergias Renováveis da Binaci-onal, Cícero Bley, o superinten-dente federal da agricultura noParaná, Gil Bueno de Magalhães,o presidente da Acimacar, Jo-sué Maioli, a chefe do InstitutoAmbiental do Paraná (IAP),

Maria da Glória Pozzebon, o di-retor-presidente da Frimesa,Valter Vanzella, entre outrasautoridades.

Além da inauguração da in-dústria, na oportunidade, a Co-operativa do Condomínio deAgroenergia do Ajuricaba (Co-operbiogás), Itaipu, prefeiturae Copagril assinaram o termode cooperação para parceriaem um projeto de incentivo àcadeia produtiva de biogás, in-clusive gerado pela indústriade farinha e gordura animal.

TRABALHOChapla enalteceu a credibili-

dade da parceria entre a Copa-gril e a Astrea. Segundo ele, asempresas estão trazendo aMarechal Rondon tecnologia deúltima geração. “Não precisa-mos mais olhar para o mundopara ver o que há de melhor.Temos aqui o que há de melhor,nas nossas indústrias”, enfati-zou. Ele ressaltou, ainda, a ques-tão ambiental, que está protegi-da através da tecnologia da in-dústria inaugurada, bem como

Page 19: 01 16 2015

em toda a cadeia produtiva daCopagril. “Queremos deixar umespaço melhor para as futurasgerações”.

O diretor-presidente lem-brou, também, que a Copagriljá ultrapassou o faturamentode R$ 1 bilhão - fruto de admi-nistração séria e trabalho dosassociados e funcionários. Eledisse que acredita que o Brasilvai cont inuar crescendo e ,junto com ele, a cooperativavai manter níveis de desen-volvimento.

Froehlich exaltou o fato daCopagril ser a maior empresade Marechal Cândido Rondon eregião, tanto em geração deempregos e renda, quanto emimpostos. “Temos que valori-zar essa empresa que sempreestá fazendo novos investimen-tos e, com isso, proporcionan-do o desenvolvimento do muni-cípio”, parabenizou o prefeito.

Para o diretor da Astrea,William Wattie, a indústria inau-gurada em solo rondonense éum desafio, cuja primeira etapajá foi vencida. “Agora entrega-mos aos trabalhadores para quepossa produzir e crescer”, des-tacou. Segundo ele, a parceriacom a Copagril não é apenaspara negócios, mas também de-senvolvimento de tecnologia econhecimento.

Em seu pronunciamento, odiretor-geral da Itaipu Binaci-onal, Jorge Samek, engrande-ceu iniciativas como a da As-trea e Copagril, que geram em-pregos e renda, mas, ao mes-mo tempo, tem preocupação ecuidado com o meio ambiente,para garantir sustentabilidade.“A Itaipu sempre vai quererser parceira de ações que tra-tem o meio ambiente com res-ponsabilidade”, garantiu.

A INDÚSTRIAO investimento feito na in-

dústria de farinha e gorduraanimal da Copagril/Astreasoma mais de R$ 20 milhões. Afábrica aproveita partes do fran-go impróprias para consumohumano, processando vísceras,sangue e penas, que são trans-formadas em farinhas e óleosutilizados em rações animais.

Modernidade é a principaldefinição da indústria, que con-some menos vapor (cerca de40% menos que as indústriascomuns), emite quase nenhumresíduo líquido e não gera odo-res. Além disso, o prédio foiconstruído para aproveitar a luze a ventilação natural, gastandomenos energia, e a energia tér-mica empregada é recuperadaao longo do processo para con-centrar os resíduos e aproveitá-los no processo. Ainda tem mais,a indústria vai gerar água quen-te, que será utilizada no abate-douro de aves, reduzindo o con-sumo médio de água da UIA.

A qualidade dos produtosfabricados também é citadacomo um importante diferen-cial, sendo a única em solo

brasileiro. As máquinas e aestrutura construídas são ca-pazes de processar o materialde até 340 mil aves por dia,suficiente para acompanhar ocrescimento da Copagril nospróximos anos.

Page 20: 01 16 2015
Page 21: 01 16 2015
Page 22: 01 16 2015

22 | O PRESENTE POLICIAL SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

Civil detém em Rondon suspeito de roubo a bancoSANTA HELENA

Após levantar informaçõessobre o assalto ocorrido namanhã de quarta-feira (14),em uma cooperativa de crédi-to no distrito de Sub Sede,interior de Santa Helena, po-liciais civis prenderam emMarechal Cândido Rondonum dos supostos envolvidos.O jovem com passagens pelosetor policial, inclusive porroubo a banco, foi detido pró-ximo à casa de sua mãe namesma noite do crime. Elenega ter participação, poréma polícia acredita que as pro-vas conseguidas na investi-gação foram suficientes parafazer a prisão em flagrante.

O veículo utilizado na ação- um Toyota Corolla -, quehavia sido tomado em assalto,também em Sub Sede, foi peri-ciado pela Polícia Científica noinício da noite de quarta-feira.

O preso foi entregue naDelegacia de Polícia Civil deSanta Helena. Um dos crimi-nosos ainda está foragido. Odinheiro não foi encontrado.

O ASSALTOA unidade da cooperativa

de crédito Sicredi de Sub Sedefoi assaltada por volta das 10horas. Os bandidos renderamuma família em uma loja demateriais de construção do

Suposto bandido foi capturado em MarechalRondon e levado até Santa Helena

Correio do Lago

Jovem com passagens pela polícia, incluindo roubo a banco, foi presopróximo à casa de sua mãe, na mesma noite do crime

Brasileiro morre após ser atingidopor outdoor no Paraguai

Um brasileiro de 43 anosmorreu no início da manhãde ontem (15), no HospitalMunicipal de Foz do Igua-çu, por causa de ferimentosprovocados pela queda deuma placa de propagandano centro de Ciudad del Este,no Paraguai. O acidente

aconteceu na tarde de quar-ta-feira (14), durante um ven-daval que atingiu a regiãoOeste do Paraná e parte dopaís vizinho. Os ventos nafronteira chegaram a 85 km/h, de acordo com o SomarMeteorologia.

O homem, que morava em

Foz do Iguaçu e trabalhavahá 20 anos como vendedorno Paraguai, foi socorrido elevado ao Hospital de Trau-mas de Ciudad del Este. Nocomeço da noite, ele foi trans-ferido para o Hospital Muni-cipal, mas não resistiu aosferimentos e faleceu.

Bombeiros controlam princípiode incêndio no Sicredi

Bombeiros de MarechalCândido Rondon foram acio-nados na madrugada de ontem(15) para atender um princípiode incêndio em uma agênciabancária, no centro de Mare-chal Cândido Rondon. Uma pes-soa que entrou na Sicredi daAvenida Maripá para fazer umsaque no caixa eletrônico no-tou que havia fumaça no local eavisou os bombeiros.

Eles entraram na agência econstataram que o fogo estava

distrito, roubaram o carrousado no assalto e R$ 500. Doestabelecimento, seguirampara a agência e, com os re-féns na mira de escopetas, oscriminosos obrigaram a ge-rente a abrir os caixas eletrô-nicos e roubaram o dinheiro.Após, fugiram no sentido àLinha Maraskim, abandona-ram o Corolla.

Na loja de materiais deconstrução onde o veículo foiroubado, os policiais encon-traram uma mochila e umcolete balístico que possivel-mente tenha sido roubado deum vigilante em outra açãodos bandidos.

concentrado em uma das lixei-ras que fica entre os caixas. Bitu-cas de cigarro foram encontra-das dentro do compartimento. Asuspeita é de que elas entraramem contato com o papel e plásti-cos e provocaram o fogo.

Não houve grandes danos eninguém ficou ferido. As grava-ções das câmeras de seguran-ça vão auxiliar a polícia a desco-brir se o princípio do incêndio foiproposital e tentar identificar oautor ou os autores.

Cliente alertou bombeiros ao perceber a fumaça

Catve

ATÉ BEBIDA ALCOÓLICABogoni/Catve/Radar BO

Agentes penitenciários epoliciais civis, com apoio daPolícia Militar, fizeram uma

revista dentro da carceragemda Delegacia de Polícia Civilde Toledo. A ação, realizada

na quarta-feira (14), encontrouaté mesmo bebidas alcoólicasartesanais, produzidas pelos

detentos dentro das celas.Entre os objetos ilegais

encontrados estão mais de 80porções de maconha, um

celular, armas artesanais esete garrafas pet, de doislitros, cheias da bebida.

GOL CHEIO DE CIGARROSDivulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) apreendeu na noite de

quarta-feira (14), em umaestrada rural em Céu Azul,

próximo ao posto da corporaçãopolicial, um veículo Gol

carregado com sete mil maçosde cigarros contrabandeados.

Foram presos o condutor de 42anos e um passageiro de 22

anos. Eles disseram quelevariam a mercadoria até

Jaraguá do Sul (SC). Aocorrência foi encaminhada àDelegacia da Polícia Federal

em Foz do Iguaçu.

Page 23: 01 16 2015

O PRESENTE | 23SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 AGRONEGÓCIO

Paraná está em terceiro no ranking de exportaçõesEstado somou US$ 12,63 bilhões. São Paulo liderou o ranking com a soma de US$ 18,18 bilhões

AGRONEGÓCIO

Entre janeiro e dezembrode 2014, São Paulo liderou oranking de exportações doagronegócio com a soma deUS$ 18,18 bilhões. Em se-guida está o Mato Grosso,com US$ 14,60 bilhões, e oParaná, com US$ 12,63 bi-lhões. Em quarto colocadoficou o Rio Grande do Sul,com exportações que alcan-çaram a cifra de US$ 12,19bilhões e em quinto estáMinas Gerais, com o mon-tante de US$ 8,09 bilhões.No total, os cinco Estadossomaram US$ 65,69 bilhões,o que representa 67,9% dototal exportado pelo Brasil.Os dados são do Sistema deEstatísticas de ComércioExterior do AgronegócioBrasileiro (AgroStat).

Em São Paulo, o comple-xo sucroalcooleiro foi des-taque, com exportações quealcançaram a cifra de

US$ 6,76 bilhões. No setor,o açúcar foi o item mais ex-portado, com US$ 5,96 bi-lhões. Em segundo lugar fi-caram as carnes, comUS$ 2,64 bilhões, com des-taque para a carne bovina,que somou US$ 2,12 bilhões.

No Mato Grosso, o com-plexo soja foi responsável porUS$ 9,85 bilhões das expor-tações, sendo US$ 7,21 bi-lhões da soja em grãos. Emsegundo lugar estão os cere-ais, farinhas e preparações,com a soma de US$ 2,06bilhões. Em terceiro, fica-ram as carnes, com o mon-tante de US$ 1,60 bilhãoem exportações.

No Paraná, o destaque foido complexo soja, que alcan-çou a cifra de US$ 5,48 bi-lhões. Deste valor, US$ 3,33bilhões foram da soja emgrãos, US$ 1,61 bilhão dofarelo de soja e US$ 538 mil

do óleo de soja. Em segun-do, ficaram as carnes, com asoma de US$ 2,75 bilhões,sendo que US$ 2,36 bilhõesfoi de carne de frango.

O complexo soja tambémfoi o setor mais exportado peloRio Grande do Sul, com omontante de US$ 5,37 bilhões.O destaque do setor foi a sojaem grãos, com US$ 3,99 bi-lhões. As carnes estão emsegundo lugar entre os pro-dutos mais exportados peloEstado, com US$ 2,24 bi-lhões, sendo que US$ 1,39bilhão foi de carne de frango.

O café foi o destaque deMinas Gerais, com exporta-ções que somaram US$ 4,12bilhões. O segundo setormais exportado pelo estadoforam as carnes, comUS$ 975 milhões, sendo queUS$ 446 milhões foram decarne bovina e US$ 319 mi-lhões de carne de frango.

Coodetec promove Encontro Tecnológico hojeA Coodetec, de Casca-

vel, realiza hoje (16) o En-contro Tecnológico de Ve-rão 2015, com a apresenta-ção de diferentes varieda-des de soja e híbridos demilho. Tecnologias comoPowercore e Intacta RR2PRO™ serão demonstradasno campo, com a explica-ção dos agrônomos e pes-quisadores da Coodetec.

O evento, realizado emparceria com a Dow AgroS-ciences, tem início às 13h30,com a inscrição dos partici-pantes. Na sequência, ha-verá palestra sobre perspec-tivas para o mercado agrí-cola, com o consultor daagência Safras & Mercado,Gil Barabach. A programa-ção conta também com girono campo, onde haverá pa-

lestra sobre fitopatologia,apresentação de produtosDow AgroSciences, além dademonstração das semen-tes de soja e milho da Coo-detec. Finalizadas as apre-sentações em campo, os par-ticipantes terão mais umtempo para tirar dúvidas econversar com os profissio-nais envolvidos durante ocoquetel de encerramento.

Foi inaugurado, na quar-ta-feira (14), o Centro dePesquisa da Copacol (CPA),que será utilizado para aexperimentação agrícola dacooperativa. O CPA ocupaespaço de 35 alqueires, lo-calizado na PR-180, Km 67,em Cafelândia, na saída parao município de Nova Au-rora. A solenidade aconte-ceu durante a abertura do24º Dia de Campo, que con-tou com a participação demais de 800 associados dasunidades de Jotaesse, Jesuí-tas, Carajá, Formosa doOeste e Iracema do Oeste.Na sequência, eles acompa-nharam apresentações rea-lizadas pela equipe técnicasobre cultivares de soja emilho verão, manejo e hí-bridos, nematoides, manejode doenças na soja e aumen-to de produtividade.

Para o associado AdelarGlienke, de Jotaesse, a novaestrutura é de extrema im-portância. “Com certeza esse

novo espaço vem para auxi-liar ainda mais o desenvol-vimento do produtor nocampo, achei muito bem es-truturada a área. Tambémtemos a oportunidade deconhecer as novidades so-bre variedades de sementes esobre os experimentos que acooperativa realiza e que nosajuda a tomar as melhoresdecisões”, explicou.

Segundo o presidenteValter Pitol, através do Pro-pósito Estratégico Copacol4x4, os investimentos estãosendo realizados em todasas atividades da cooperati-va, a área da agricultura,com o novo Centro de Pes-quisa Agrícola, vai auxiliarno aumento de produtivi-dade e rentabilidade nas sa-fras produzidas pelos asso-ciados. “Estamos inaugu-rando uma estrutura mo-derna que será referência emtecnologias de produçãoagrícola para os nossos coo-perados”, afirma Pitol.

Copacol inaugura Centrode Pesquisa Agrícola

Centro de Pesquisa foi inaugurado durante Dia de Campo da Copacol

Divulgação

Page 24: 01 16 2015

24 | O PRESENTE ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

Page 25: 01 16 2015

25O PRESENTESEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

Luciane e Arlei felizes da vida aguardando a chegada de João Claudio

Arquivo pessoal

Integrantes do grupo Amigos do Pedal, de Marechal Cândido Rondon, durante trajeto realiza-do no último sábado (10), pelo interior da região

Joni Lang/OP

Divulgação

Vereadores de Palotina que prestigiaram, na terça-feira (13), o Dia deCampo C.Vale 2015

Marcelo Nava

MELANCIA AFRODISÍACAO consumo regular de melancia pode prevenir a disfunção erétil.Segundo pesquisa realizada pelo Departamento de Agricultura dosEstados Unidos, a fruta possui nutrientes capazes de melhorar a vidasexual devido à presença das vitaminas C, A e B6, além do licopeno edo betacaroteno que agem no sistema nervoso.

PROGRAMADE ESTÁGIOO Instituto Proe (Programa de Estágio), por meio daAssociação Comercial e Empresarial de Palotina(Acipa), dispõe de vagas para estágio remunerado nomunicípio, para auxiliar administrativo em secretaria,em assistência social, em loja de calçados, auxiliar defarmácia, em loja de vestuário e de produção emfábrica de plástico. Podem participar do Programa deEstádio estudantes a partir de 16 anos completos queestejam estudando o Ensino Médio, Ensino Fundamen-tal e Médio EJA ou Ensino Superior. Para realizar ocadastro de encaminhamento para as vagas disponíveisé necessário comparecer na Acipa munido de docu-mentação pessoal. Mais informações podem ser obtidaspelo telefone (44) 3649-4418.

SEGURANÇANAS ESCOLASO Programa Brigada Escolar, instituído em 2012 nasescolas paranaenses, acaba de virar lei estadual e épioneiro no Brasil. Prepara professores, funcionários ealunos da rede estadual de educação para enfrentarsituações de perigo. Também busca a adequação dosambientes escolares com instalação de equipamentosde segurança e sinalização de emergência, segundo asorientações do Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, ladeado pela nova gerente geral daCaixa Econômica Federal da agência do município, Luciane Fátima Rossi Loblein,e pelo antigo gerente, André Luiz Cavichioli

Page 26: 01 16 2015

26 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

PREPARAÇÃO

Aroba fará seletiva de atletas para formar equipe sub-17Peneira será realizada nos dias 22 e 23, em Marechal Cândido Rondon, em local a ser definido

Com o objetivo de for-mar uma equipe com perfilcompetitivo para manter obom retrospecto alcançadonos últimos anos, a comis-são técnica do time Mare-chal Cândido Rondon/Asso-ciação Rondonense de Bas-quete (Aroba) - que é umaparceria entre a SecretariaMunicipal de Esportes e La-zer e o Colégio Rui Barbosa -, está organizando uma sele-tiva regional.

Conforme o técnico daequipe, Guilherme PratesRoma, a peneira acontecerána próxima quinta (22) e sex-ta-feira (23), em MarechalRondon, em local a ser defi-nido e divulgado nos próxi-mos dias. “O teste é válidoexclusivamente para jogado-res do naipe masculino quetêm a intenção de integrar aseleção sub-17 da Aroba,portanto é aberto à partici-pação de jovens nascidos nosanos de 1998 e 2000. Nossoobjetivo é buscar trazer no-vos talentos à equipe que atu-almente é uma das mais pre-miadas no Estado”, afirma.

Entre os títulos conquis-tados pela Aroba está a taçade campeão dos Jogos Es-colares do Paraná (JEPs) noano de 2013, bicampeona-to consecutivo da Taça Pa-raná em 2013 e 2014, bi-campeã paranaense de bas-quete em 2013 e 2014 e

vice-campeã sul-americanade basquete, cujas dispu-tas aconteceram no últimoano em Novo Hamburgo,no Rio Grande do Sul.

De acordo com Roma,atletas de outras cidades te-rão alojamento e alimenta-ção nos dois dias de peneirano município, ficando a car-go dos interessados custeargastos com transporte. Casoaprovado e com bom de-sempenho nos treinos daequipe, o jogador seleciona-do participará de competi-ções como o Campeonato

Jogador da Chave Ouro éanunciado como reforço do Toledo

A comissão técnica da equi-pe ADM Engenharia/ToledoFutsal confirmou na manhãde ontem (15) a contrataçãodo ala Rafael Batata comonovo reforço para a tempora-da 2015. Batata atuou no úl-timo ano pelo Campo Mou-rão no Campeonato Parana-ense Série Ouro e com a con-tratação do atleta, o ToledoFutsal conta com 13 jogado-res para as disputas da SériePrata e da Divisão A dos Jo-gos Abertos do Paraná (JAPs).

De acordo com o jogador,

Toledo esteve muito bem nocenário do futsal no ano pas-sado e a equipe tem um proje-to bem consolidado. “Opteiem jogar na equipe pelo in-centivo que o esporte recebeem todo município. Semprebusco desafios na minha car-reira e em Toledo não serádiferente, junto com o elencoparto em busca de mostrar onosso melhor dentro de qua-dra, trazendo os títulos alme-jados”, afirma.

Conforme o presidente daequipe, Jairo Cerbarro, Bata-

ta é um atleta que já estavasendo sondado desde o últi-mo ano. “Tinha muita con-corrência por times da elite dofutsal paranaense e de outrosEstados em busca da contra-tação do Batata. Fico feliz queele tenha aceitado a nossa pro-posta financeira para vestir edefender as cores da nossaequipe. Com certeza é maisum jogador de alto nível quevem para Toledo, mostrandoa seriedade e as boas referênci-as que temos com as entidadese atletas do futsal”, conclui.

Cianorte anunciamais dois reforçosà temporada 2015

A diretoria do CianorteFutebol Clube segue anun-ciando reforços para a Di-visão de Acesso do Campe-onato Paranaense 2015 eontem (15) lançou duas no-vidades. Uma delas é o vo-lante Davi, velho conheci-do do torcedor. Aos 27anos, ele chega ao Leão doVale para a sua terceira pas-sagem. O jogador esteve noelenco do ano passado e foidestaque na equipe. Xodóda torcida, Davi não es-condeu a felicidade por re-tornar. “Ficamos chatea-dos pelo ocorrido do anopassado, mas volto comtodas as condições de reco-locar o Cianorte na elite.Voltei para colocar o Cia-

norte onde peguei. Chegofeliz e focado em busca des-se objetivo”, afirmou Davi.

O goleiro Edvaldo, de24 anos, também foi con-firmado pela diretoria doLeão. O arqueiro foi des-taque do J.Malucelli no Es-tadual do ano passado echega ao Cianorte focadoem buscar o acesso. A ex-pectativa é muito grande.“Será uma grande honrapoder defender a camisado Cianorte e poder aju-dar a equipe a voltar à elitedo futebol paranaense,onde é seu lugar”, ressal-tou Edvaldo.

Ambos os reforços seapresentam terça-feira(20), junto com o elenco.

Federação Paranaenseainda não marcou

data de eleiçãoAs eleições para a presi-

dência da Federação Para-naense de Futsal (FPFS) se-guem sem data definida. Aescolha do mandatário queficará à frente da entidadeentre 2015 e 2018 teve de seradiada por conta de umadecisão da Justiça e deve serrealizada até fevereiro. AFederação, no entanto, in-forma que ainda não há umadata especificada para o plei-to ocorrer, e que o departa-mento jurídico está sendoconsultado para definirquando deverá ser convo-cada a eleição.

Em dezembro do ano pas-sado a escolha do novo pre-sidente da FPFS teve de sersuspensa após um pedidode liminar da Liga Parnan-guara de Futsal, que solici-tou o adiamento das elei-ções. A justificativa era quea atual gestão não cumpriuas normas do estatuto da

Federação. O edital de con-vocação das eleições foi pu-blicado no dia 15 de novem-bro, as chapas tinham trêsdias para se inscrever.

“Estes documentos per-mitem verificar que entre adata da assembleia convoca-da para a definição do regi-mento eleitoral e a realiza-ção do pleito não se chegoua alcançar o intervalo de 30dias. Ora, é certo que qual-quer processo eleitoral deveser orientado, entre outros,pelo princípio da ampla pu-blicidade. Ocorre que emmenos de 30 dias é absoluta-mente impossível que se ga-ranta tal publicidade”, diziao trecho do documento assi-nado pela juíza substitutaCarolina Gabriele SpinardiPinto. A juíza entendeu queseria impossível conhecer eescolher uma chapa no tem-po determinado e suspen-deu as eleições.

Paranaense Sub-17, Campe-onato Sul-Americano, JogosAbertos do Paraná (JAPs),Jogos Escolares do Paraná(JEPs), Jogos da Juventude,Taça Paraná, entre outras.

Os interessados devemconfirmar presença na pe-neira até terça-feira (20),pelo telefone (45) 9992-7673 ou pelos [email protected] [email protected].É preciso enviar dados comonome completo, data de nas-cimento, clube pelo qualatuou e um vídeo.

Arquivo/OP

Técnico daAroba,

GuilhermeRoma: “O teste

é válidoexclusivamentepara jogadores

do naipemasculino quetêm a intençãode integrar a

seleção sub-17”

Page 27: 01 16 2015

O PRESENTE | 27SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 ESPORTES

Campeonato de Futsal será retomado em Entre RiosSecretário de Esportes afirma que principal competição esportiva do município deve reunir cerca de 300 atletas

NOVIDADE PARA 2015

Possibilitar ao moradorde Entre Rios do Oeste aprática de atividade física eesportiva é o principal ob-jetivo da Secretaria Muni-cipal de Esportes e Lazer,seja para integrar campeo-natos municipais ou paraparticipar de disputas regi-onais e estaduais nas maisdiversas modalidades. Deacordo com chefe da pasta,João Amadeu Salla (Rus-so), no ano passado, apesarde não ter somado muitostroféus e medalhas em dis-putas regionais, o setor foibem movimentado e pres-tigiado pela comunidadelocal. “As equipes que dis-putaram os campeonatosmunicipais e que represen-taram Entre Rios em jogosoficiais procuraram dar omelhor de si, atuando comrespeito aos jogadores deoutros times”, menciona.

O ano de 2014 foi demuito trabalho, sendo quea primeira competição mu-nicipal foi iniciada na se-gunda quinzena do mês dejaneiro e a última foi encer-rada no dia 22 de dezem-bro, há menos de um mês.“Oportunizamos que a co-munidade participasse decampeonatos no futebol su-íço, futebol de campo, bo-cha, bolão 48, entre outros,envolvendo centenas depessoas, desde jogadores apessoas que prestigiavamos jogos”, destaca o secre-tário de Esportes e Lazer.

Entre Rios também foirepresentado em disputasoficiais, como os Jogos daJuventude, Jogos Escolares,Jogos Abertos e a fase regio-nal dos Jogos Escolares Bomde Bola. “O grupo da ter-ceira idade competiu nabocha e participa de amis-tosos e campeonatos com22 atletas, com disputa nosJogos Regionais da Tercei-ra Idade”, cita Russo.

PROJEÇÃOA maior projeção do

município veio por partedo esportista Fabionei Rau-ber, que obteve conquistasexpressivas no Campeona-

to Sul-Americano de Cano-agem e disputou o Campe-onato Mundial, nos Esta-dos Unidos. “Para este ano,a expectativa é de que ocanoísta participe de maisdisputas. Fabionei ingres-sa no Bolsa Atleta e recebe-rá ajuda de custo para trei-nar para novas disputas econquistar mais troféus emedalhas”, enfatiza.

FUTSALA principal meta da Se-

cretaria este ano é inaugu-rar o Ginásio de Esportes,que se encontra em fasefinal de construção. “Que-remos voltar a realizar oCampeonato Municipal deFutsal, principal competi-ção do município e reco-nhecida em toda a região.A partir de fevereiro, for-maremos uma equipe defutsal adulto para dispu-tar o Troféu Difusora, bus-cando a taça de campeão.Mas o foco estará no Mu-nicipal de Futsal, que deveser disputado por dezequipes no masculinoadulto, seis no veterano equatro no naipe feminino,totalizando 20 equipes ecerca de 300 atletas. Cada

rodada deve ser prestigia-da em média por 500 a 600pessoas”, projeta Russo.

Segundo ele, outras mo-dalidades que serão incen-tivadas pelo município sãoo futebol de campo, cujasdisputas acontecerão peloterceiro ano com participa-ção de oito equipes, envol-vendo até 22 atletas portime. “O futebol suíço é tra-dicional e tem disputas emlocalidades do interior, fa-zendo com que a comuni-dade também tenha umcontato e amizade. O cam-peonato chega a envolver14 equipes”, menciona.

O secretário de Esportese Lazer diz ainda que a se-leção de bocha terá desta-que para participar do Cam-peonato Paranaense, alémde estimular e novamenterealizar os campeonatos depoker e truco, que repre-sentam Entre Rios nos Jo-gos da Amizade. “O vôleideve ser incentivado maislocalmente, em nível de es-colinhas e Jogos da Amiza-de, e o handebol queremosfortalecer, por ser uma mo-dalidade que já conquistoubons resultados ao municí-pio”, finaliza.

Estádio Olímpico épreparado para receber

duelo com o GrêmioFaltando poucos dias para

o tão esperado jogo entre Cas-cavel e Grêmio, os preparati-vos seguiam firme ontem (15)mesmo com o sol intenso damanhã. Os retoques no Está-dio Olímpico Regional deCascavel são feitos por umgrupo de detentos da Peni-tenciária Industrial sob osolhares dos vigias. Os ajus-tes são para a partida amis-tosa entre o Grêmio e o Fute-bol Clube Cascavel, cujo du-elo será realizado no próxi-mo dia 25, em preparação aoprimeiro confronto do

Campeonato Paranaense, quecomeça no próximo dia 1º.

Para a realização dos jo-gos foi preciso uma vistoriado Corpo de Bombeiros, quelevou em conta a capacidade,equipamentos de segurançacomo hidrantes, iluminação esaídas de emergências e aces-sibilidade. Foi por meio de umtermo de ajustamento de con-duta que o Estádio Olímpicopôde receber a liberação doCorpo de Bombeiros para re-ceber os jogos. A capacidadeatual do Estádio Olímpico Re-gional é de 26.340 pessoas.

Dois VDois VDois VDois VDois Vizinhos mantém técnicoizinhos mantém técnicoizinhos mantém técnicoizinhos mantém técnicoizinhos mantém técnicoFoca para o ParanaenseFoca para o ParanaenseFoca para o ParanaenseFoca para o ParanaenseFoca para o Paranaense

Depois de muitas conver-sas, a diretoria do Dois Vizi-nhos Futsal anunciou on-tem (15) a primeira renova-ção para este ano, e parasurpresa geral, ela não vemdos bancos de atletas e simda própria comissão técnica.O treinador Antônio RubensVaz (Foca) permanece comoresponsável pelo comandoda equipe na sua primeiraparticipação nas disputas doCampeonato ParanaenseSérie Ouro. Foca continuacomo técnico depois da boacampanha do Galo Futsalna Série Prata, que deixou aequipe na 3ª colocação, com14 vitórias, cinco empates enove derrotas.

“A diretoria do clube op-tou pela renovação devidoao bom trabalho e pelo inte-resse do treinador em conti-nuar a desenvolver um pro-jeto vitorioso. Foca perma-nece mais um ano e está au-xiliando na formação do gru-po”, afirmou o supervisortécnico, Giovani Lima. A di-retoria pretende manter abase da equipe que conquis-tou o acesso pelo conheci-mento e entrosamento como treinador. “Vamos trazer

peças fundamentais dentroda nossa disponibilidade fi-nanceira. Somos realistas nonosso projeto, mas confia-mos que vamos montar umbom grupo”, completa.

O objetivo nesta tempo-rada é a classificação paraa 2ª fase da Série Ouro.“Teremos uma equipe com-petitiva, mas sabemos quea disparidade econômica émuito grande. Queremosaproveitar nosso mandode quadra e avançar da 1ªfase de disputas”, concluiGiovani.

CURRÍCULOAos 60 anos, Foca atuou

em diversos times do Brasile da Itália. A carreira come-çou ainda na década de 1990,quando ele comandou equi-pes nas principais competi-ções nacionais. Na Itália, eleesteve à frente de times naprimeira e segunda divisão,além de fazer estágio na se-leção italiana. Os títulos demais destaque são o de cam-peão mundial interclubes,o tetracampeonato parana-ense pela Inpacel e o títuloda Série A2 da Itália com oReggiana.

Secretário municipal de Esportes e Lazer, João Amadeu Salla (Russo):“Queremos voltar a realizar o Campeonato Municipal de Futsal, principal

competição do município e reconhecida em toda região”

Patrícia Porto

Page 28: 01 16 2015

28 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

Catar mostra poderio e derruba o Brasil na estreiaCom time quase todo naturalizado, anfitriões vencem jogo de abertura

liderados pelo goleiro bósnio Danjiel Saric

MUNDIAL DE HANDEBOL

Em casa, Catar mostrou a força do elenco repleto de jogadores naturalizados e derrotou o Brasil por 28 a 23

Ninguém sabia o que vi-ria pela frente. Nem mesmoos jogadores brasileiros ti-nham noção de como o elen-co do Catar, quase todo na-turalizado, se comportariaem quadra, no jogo de aber-tura do Mundial masculinode handebol, realizado on-tem (15), no Lusail Hall, pró-ximo de Doha. Não demo-rou muito para os coman-dados do técnico Jordi Ribe-ra sentirem o poderio dosdonos da casa.

Contra um time coeso, for-te no contra-ataque e quecontou ótima atuação dogoleiro Danjiel Saric, nasci-do na Bósnia, os brasileirosnão estiveram uma vez se-quer na frente do placar esaíram de quadra derrotadospelo placar de 28 a 23. Aolado de Mahmoud HassabAlla, o brasileiro Chiuffa foio maior goleador da partida.Cada um balançou as redesseis vezes. Saric foi eleito omelhor jogador em quadra.

As outras equipes do Gru-po A, assim como o restantedos países participantes, es-treiam hoje (16) no Mundial.A Espanha enfrenta Belarus,e a Eslovênia pega o Chile.Das seis seleções de cada umadas quatro chaves, quatroavançam ao mata-mata. Na2ª rodada, o Brasil terá umimenso desafio para se reabi-litar: encara os espanhóis,atuais campeões mundiais,no Duhail Sports Hall, ama-nhã (17), às 12 horas.

Primeiro teste tem dois golsde Moreno e show de Douglas

Demorou quatro dias - ousete treinos - para o técnicoLuiz Felipe Scolari (Felipão)esboçar o primeiro Grêmio de2015, mas valeu a pena esperarsobretudo para os torcedoresque encararam chuva e frio nocampo do Gramadense, noqual o Tricolor se prepara napré-temporada, na tarde deontem (15). A tão esperadadupla de ataque jogou lado alado, o novo camisa 10 bri-lhou e a joia de 16 anos se fezpresente entre os 11 iniciais.No final, goleada dos titula-res por 6 a 0 (assista ao vídeocom os três gols marcados noprimeiro tempo).

Felipão colocou o time noestilo 4-4-2 em losango, comnovidades da zaga ao ataque.

Ao contrário da expectativainicial, o garoto Gabriel Silvafoi quem treinou ao lado deRhodolfo, e não Werley. Nomeio-campo, Araújo, outrojovem da base, atuou na vagade Fellipe Bastos, que correudo lado de fora do gramado.Ao seu lado, Lincoln, 16 anose grande promessa. Mais àfrente, completaram a equipeDouglas, Barcos e Moreno.

Foi Douglas o responsávelpelo primeiro gol, ao baterfalta com perfeição. Depois,Moreno roubou a cena. Pri-meiro, aproveitou boa jogadade Barcos e deslocou o goleiroTiago. Depois, aparou de ca-beça um belo cruzamento dolateral argentino Matías Ro-dríguez; o reforço Galhardo

atuou entre os reservas.O segundo tempo foi de

experimentações e muitastrocas. Lincoln chegou a irpara os reservas e depoisvoltar aos titulares. O garo-to mostrou bastante confi-ança ao dar um chapéu numadversário, logo nos primei-ros minutos. Mas essa mes-ma confiança por vezes oatrapalhou, em lances quepoderia ter simplificado.

Já Douglas, aos 32 anos,sabe os atalhos. Aplicou umacaneta no marcador e deu umpasse sem olhar para Barcos,que driblou o goleiro e fez oquarto. Depois, Luan, quecomeçara entre os reservas,fez o quinto para os titulares.Ramiro anotou o sexto.

Guerrero pode assinarpré-contrato com outro clube

O atacante corinthiano Pao-lo Guerrero pode, desde ontem(15), assinar um pré-contratocom qualquer equipe do futebolmundial. O peruano, principaljogador do Corinthians na últi-ma temporada, está vinculadoaté o dia 15 de julho e ainda nãoacertou com a diretoria a reno-vação. De acordo com as nor-mas da Fifa, os jogadores profis-sionais têm direito de assinarum pré-contrato com outro clu-be seis meses antes do venci-mento do contrato. A negocia-ção, porém, só poderá ser con-cluída gratuitamente ao final doacordo em vigor. Apesar da pos-sibilidade, Guerrero, por en-quanto, trata como prioridade arenovação com o Corinthians.

O problema vem sendo che-gar a um acordo financeiro. Ojogador pediu R$ 18 milhões deluvas, uma forma de prêmiopela assinatura. O Timão ofere-ceu R$ 13 milhões e garante quenão subirá a pedida. Guerrerotambém não está muito dispos-

to a abrir mão dos valores. He-rói no título Mundial de Clubesde 2012, o goleador queria tersido negociado na ocasião, masa diretoria barrou. Na análisedele, perdeu dinheiro ao per-manecer no Brasil e agora queruma compensação.

“Para que a torcida saiba,estamos buscando a renova-ção desde 2013. Eu não discutoo que ele pediu, mas precisocapitalizar, tenho os limites doclube. Vamos tentar conciliartudo isso para que ele fique”,afirmou o presidente MárioGobbi Filho. O caso já virou no-vela! Guerrero tem a carreiragerida pelos mesmos empre-sários do atacante Dudu, alvodo Timão, mas que acabou noPalmeiras. Gobbi vetou a con-tratação por considerá-la exces-sivamente cara e entrou ematrito com os agentes. Por isso,a ideia dos empresários é aguar-dar a eleição presidencial doclube, em 07 de fevereiro, paraconversar novamente.

EFE

Atlético-PR realiza treino táticocom Lula e Pedro Gusmão

Com o zagueiro Lula e o ata-cante Pedro Gusmão, o time sub-23 do Atlético-PR realizou um trei-no tático na tarde de ontem (15),no CT do Caju. A equipe, coman-dada por Marcelo Vilhena, repre-sentará o clube no CampeonatoParanaense; a estreia será con-tra o Cascavel, fora de casa, nodia 1° de fevereiro.

Uma das novidades, Lula che-gou ao Furacão no último dia 05.Revelado pelo América-MG, ojogador de 22 anos defendeu oBoa Esporte na Série B do anopassado. Já Pedro Gusmão che-gou ao clube na metade de 2013após brilhar com a camisa doBacabal no Campeonato Mara-

nhense. No final do ano passado,cedido pelo Rubro-Negro, jogoupelo Kerala Blasters na campa-nha do vice-campeonato da equi-pe na Super Liga Indiana.

Marcelo Vilhena aproveitoua atividade para observar os jo-gadores. A todo momento, elegritava palavras de incentivo ouparava para fazer correções.Logo no início, pediu mais inten-sidade, e depois perguntou o queo elenco havia achado do iníciodo treinamento. Um deles res-pondeu destacando as jogadaspelas laterais. O treinador, en-tão, comentou que isso poderiaser aprimorado e passou outrasorientações.

Manchester United abrenegociação por Marquinhos

O zagueiro brasileiro Marquinhos,do Paris Saint-Germain, pode estarprestes a trocar o futebol francês peloinglês. Segundo informações, o Man-chester United iniciou as conversascom o time parisiense para contratar odefensor. O técnico Louis van Gaal vêo atleta como uma solução para seusetor defensivo e estaria disposto apagar altas cifras para tê-lo no elenco.

A imprensa francesa afirma que ozagueiro estaria em busca de maisespaço, já que a defesa do PSG éformada por David Luiz e Thiago Silva,seus compatriotas. Por isso, ele veriao negócio com bons olhos. Na últimatemporada, os franceses contrataramo defensor por £30 milhões (R$ 119,4milhões) junto ao Roma. No Brasil, oatleta defendeu o Corinthians.

Page 29: 01 16 2015

O PRESENTE | 29SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 ESPORTES

INTER

Aguirre fecha treino, mas dá pistas do primeiro time titularRéver participou do trabalho normalmente, enquanto Nilton ficou fora da primeira parte

para evitar desgaste. Imprensa acompanhou apenas o começo da atividadeO primeiro Internacional do

técnico Diego Aguirre foi es-boçado na tarde de ontem (15),em trabalho parcialmente fe-chado, realizado no EstádioMontanha dos Vinhedos, emBento Gonçalves, na Serra Ga-úcha. No fim do treino, quan-do os portões ainda estavamabertos para a imprensa, o trei-nador separou dois times. Notitular estavam jogadores comoValdívia e Réver.

Os jornalistas foram convi-dados a se retirar do campo às17h20. Foi quando Aguirrechamou os jogadores times parao meio de campo, sem os golei-ros. De vermelho atuaram: Léo,Ernando, Réver; Fabrício,Aránguiz, D’Alessandro eAlex; Valdívia e Nilmar. Paraevitar desgaste, Nilton ficou defora da primeira parte e reali-zou um trabalho específico.

Mas iria se juntar a esse grupo.Já com o colete amarelo esta-vam: Cláudio Winck, Alan Cos-ta, Paulão e Alan Ruschel; Ro-drigo Dourado, Bertotto, Tai-berson e Alisson Farias; Eduar-do Sasha e Rafael Moura.

O grupo aprovou a ideiado treino fechado. Para Fabrí-cio, o segredinho é válido.“Em pré-temporada, o treinoé pegado. Fechar o trabalhopode ajudar na hora de for-mar o time. Ele (técnico) nãoquer divulgar em meio a che-gada de jogadores novos, querdeixar segredinho aí tam-bém”, afirmou. Aguirre jáganhou três reforços: o late-ral Léo, o zagueiro Réver e ovolante Nilton. O clube ain-da está acertado com o meiaArrascaeta e o atacante Viti-nho, que ainda não foram con-firmados oficialmente. Diego Aguirre projeta primeiro time da temporada

Diego Guichard

“O Breno monstro vai voltar”,promete zagueiro ao São Paulo

O São Paulo apresentouontem (15) um novo velhoconhecido da torcida: Breno,zagueiro de 25 anos. Depoisde ficar praticamente três anospreso na Alemanha, onde de-fendia o Bayern de Munique,o jogador tenta recomeçar acarreira como profissional noTricolor. Vestindo a camisa denúmero 33, a mesma da suaprimeira passagem pelo clube,ele fez uma promessa: a de queo monstro vai voltar.

“Tudo isso foi um aprendi-zado. Na vida passamos porsituações que servem paraaprender. Se aconteceu tudoisso no passado foi parar tirarcomo provas e pegar as coisasboas. O negativo passou. Pos-so dizer que o Breno monstrode antes vai voltar”, afirmou.Condenado a três anos e novemeses por ter incendiado suaprópria casa, Breno foi liber-tado antes do tempo por bomcomportamento. O ex-za-gueiro, que acertou contratocom o São Paulo até outu-bro, cumpriu dois terços dapena a que foi condenado em04 de julho de 2012 por incên-dio intencional.

Durante a detenção, o de-fensor admite ter pensado emdesistir do futebol, mas reco-

nhece que o São Paulo foifundamental na sua recupe-ração. Ele aproveitou, inclu-sive, para repassar tudo o queocorreu desde o início. “Vouresumir: saí para a Alemanhamuito jovem, com outra cul-tura e um idioma muito difí-cil. Achei que jogaria, masnão foi assim. E nunca fuititular fixo. No Nurembergtive uma sequência de jogos,mas sofri uma lesão e fiqueidez meses parado. Depois quevoltei, tive de operar nova-mente o joelho. Fui ficandotriste e, no dia do acidente,recebi a notícia que iria ope-rar pela terceira vez. Eu bebi,fiquei inconsciente e acabouacontecendo. Falaram em pro-blema de esposa, mas não exis-tiu. Foi um acidente e um erromeu”, disse Breno.

“Aconteceu, paguei pelomeu erro e quero viver sócoisas boas daqui para frente.Passava na cabeça (parar dejogar), mas com meu empre-sário em contato com o SãoPaulo fizemos um contratoquando eu estava lá dentro.Isso me deu pensamento po-sitivo para um dia voltar”,emendou. Olhando para trás,o zagueiro reconhece ter secercado de pessoas ruins, mas

agora pensa em retomar acarreira no futebol. Nesse re-começo, ele não liga para pos-síveis brincadeiras.

“Era garoto e tinha 17 anosquando fui vendido. Queriajogar bola. Meus empresáriosfalaram sobre o Bayern, e queeu iria para jogar. Infelizmen-te não era aquilo mesmo queaconteceu. Pode ser, sim, queeu tenha ouvido as pessoaserradas, mas passou e precisoapagar. Agora é pensar nopresente. Não há medo emvoltar a ser o jogador que euera antes. Não esqueci. Trei-nei com o time e fui bem.Estou tranquilo. Sobre cha-cota e brincadeira não vão meentristecer. Podem brincar,mas não vou ficar com raivade nada”, finalizou.

Após o início da pré-tem-porada no CT da Barra Fun-da, Breno sentiu uma lesãona coxa esquerda. Agora, ojogador acredita que retorna-rá em alguns meses e esperaestar à disposição de MuricyRamalho para o início do Bra-sileirão. A última partidacomo profissional do zaguei-ro foi no dia 17 de abril de2011, pelo Bayern de Muni-que contra o Bayer Leverku-sen, ambos da Alemanha.

Torcedores já podem se cadastrarpara compra de ingressos

O Comitê Organizador dosJogos Olímpicos e Paralímpi-cos Rio 2016 divulgou ontem(15), o programa de compra deingressos para os eventos es-portivos, que acontecem emagosto e setembro do ano quevem. O torcedor pode se cadas-trar desde já no site do Rio 2016(www.rio2016.com/ingressos).No fim de março, será possívelrealizar os pedidos de entradas.

Quem não se inscrever nes-ta etapa só poderá participar dacompra online, a partir de outu-bro. Os brasileiros terão direitoa 70% dos 7,5 milhões bilhetesdas Olimpíadas. Deste número,3,8 milhões custarão até R$ 70.O bilhete mais barato custaráR$ 40 (inteira), e o mais caro, oda Cerimônia de Abertura dodia 05 de agosto: R$ 4,6 mil. Ape-nas 3% dos ingressos custammais de R$ 600. A meia-entradapara pessoas com 60 anos oumais e estudantes está confir-mada, e, assim, ingresso maisbarato sai por R$ 20.

Para efetuar o pedido, os re-quisitos básicos são: ter mais de18 anos, possuir CPF, residir noBrasil e utilizar o cartão da ban-

deira Visa. Nos Jogos Olímpicos,os dias de competições são divi-didos em uma série de sessões,consistidas por uma cerimôniade abertura ou encerramento,ou uma competição esportiva ouum conjunto de competições es-portivas. Deve ser respeitado olimite de até 20 sessões e atéquatro ou seis ingressos por ses-são. O limite de ingressos variade acordo com a procura e onúmero de assentos do local quereceberá a disputa. As compraspodem ser parceladas em atécinco vezes.

Os ingressos serão sortea-dos, sessão a sessão, aleatori-amente. Os pedidos de ingres-sos submetidos em março se-rão sorteados primeiramenteno mês de junho. Já em julho de2015, os torcedores ganhamuma nova chance em um outrosorteio, que terá a presençaapenas daqueles que se inscre-veram na primeira chance. Aexceção será os que consegui-ram as entradas, mas não efe-tuaram o pagamento. Quemnão foi sorteado na primeiraetapa terá prioridade. O resul-tado sai em agosto.

Campeonato Sul-Americano Sub-20JOGOS DE HOJE (16)

20h00 Argentina x Paraguai22h10 Equador x Peru

Page 30: 01 16 2015

Classificados na internet: www.opresente.com.br30 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

APARTAMENTO , vendo,125m², c/ 2 quartos, suíte, bwc,sala c/ 3 ambientes, cozinha,despensa, lavand., vaga degaragem, R. Dom Pedro I, Ed.Colibri, próx. ao posto Stop,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9931-8076 com Genivaldo,Creci F-23.160.

APARTAMENTO, vendo,150m², cobertura, fase final deconstrução, c/ 2 quartos, suíte,bwc, sala de estar, sala de jantar,2 sacadas, terraço, área de servi-ço, R. Rio Grande do Norte, próx.ao Cartório Eleitoral, ótima loca-lização, MCR, R$ 420.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo, 56m²+ vaga de garagem, salão de fes-ta e playground, próx. ao ParqueBarigui, região central, na via rá-pida Martin Afonso, Ed. Moretti,em Curitiba, R$ 295.000,00, acei-to imóvel em MCR. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo, 76m²+ vaga de garagem, novo, c/ 2quartos, R. Rio Grande do Norte,próx. ao Cartório Eleitoral, ótimalocalização, MCR, R$240.000,00. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobili-ária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 100m², c/ 2 quar-tos, suíte grande, sala de estar ejantar, cozinha, bwc, toda mura-da, averbada, terreno 645m²,15x43, R. Men de Sá, nº 1729,50m do Colégio Eron Domingues,MCR, R$ 350.000,00, preço deocasião, pode ser financiada, acei-to proposta. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 105m², c/ laje,2 quartos, 1 suíte, bwc, sala, co-zinha, lavand., jd. de inverno,garagem c/ churrasq., murada,cercada, Lot. Roda D'Água,MCR, R$ 200.000,00, através definanciamento. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 113m², alvena-ria, c/ laje, 3 quartos, 2 bwc, 2salas, cozinha, em Novo Saran-di, valor a combinar. Tr. (45)9917-1218 com Delmar.

CASA, vendo, 114m², c/ laje,terreno 210m², Lot. Raquel Ma-lhas, MCR, R$ 280.000,00, podeser financiada, estudo proposta.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 115m², nova, c/2 quartos, suíte, garagem c/ chur-rasq., lavand., aba em laje, águaquente, R. Rosalino Bellé, nº2005, Lot. Bem Te Vi, MCR, va-lor a combinar, pode ser financi-ada, aceito parte na safra. Tr. (45)9910-0943 ou 8803-0231 (tim)com Herton.

CASA, vendo, 180m², nova, c/laje, 2 quartos, 1 suíte, sala deestar, sala de jantar, cozinha, áreade serviço, despensa, 2 bwc, ga-ragem fechada p/ 2 carros, mura-da, cercada, terreno 361m², Lot.Alto da Boa Vista, MCR, R$385.000,00, pode ser financiada,ou 30% de entrada e saldo p/safra de soja 2015. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 220m², c/ laje,3 quartos, suíte, 2 bwc, sala, cozi-nha, 2 lavand., churrasq., despen-sa, garagem p/ 3 carros, terreno800m², R. Ceará, nº 1900, próx.ao Centro de Eventos, MCR, R$285.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 54m², nova,alvenaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem c/ churrasq., muro naslaterais, R. Irene Kaefer esq.c/ R. Colombo, Lot. RecantoFeliz, MCR, R$ 105.000,00,pelo programa Minha CasaMinha Vida. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 65,65m², alve-naria, c/ laje, 1 quarto, 1 suíte,sala, cozinha, bwc, jd. de inver-no, lavand. fechada c/ churrasq.,garagem, R. Arcelino Jose dosSantos, Lot. Wolstein, MCR, R$135.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 70m², esqui-na, c/ 3 quartos, bwc, sala, co-zinha, lavand., garagem, forropvc, toda murada, terreno320m², Jd. Ciprestes, MCR, R$150.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (t im) com Imobil iár iaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 75m², nova, es-quina, alvenaria, c/ 2 quartos, su-íte, bwc, sala de estar, sala dejantar, cozinha, garagem, área deserviço, janelas blindex, porcela-nato, Lot. Boa Vista, MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 84m², c/ laje,2 quartos, sala de estar, hall, co-zinha, lavand., bwc, garagem,churrasq., terreno 261,69m², Lot.Gralha Azul, MCR, R$150.000,00, pode ser financia-da, estudo proposta. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 89m², esquina,c/ 3 quartos, bwc, sala, cozinha,lavand., garagem, Lot. Maioli,MCR, R$ 190.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 90m², nova, c/acabamento em gesso, porcela-nato, R. Rio Grande do Norte, nº445, centro, ao lado do ColégioEron Domingues, MCR, R$220.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 99m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha planejada, bwc,garagem coberta, terreno 268m²,Lot. Ciprestes, MCR, R$140.000,00, pode ser financiada,estudo proposta. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASAS , vendo, novas, c/laje, em diversos loteamentos,MCR, valor a combinar, podemser f inanciadas pelo MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CHÁCARA , vendo,28.000m², c/ 2 casas mistas,diversas benfeitorias, água cor-rente, açude, 800m do asfal-to, 6km de MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, aprox.43.000m², 1.8 alq., terra plana,c/ aproveitamento de 80%, c/ casade madeira, cural p/ gado, chi-queiro, energia elét., água enca-nada, água de poço, açude pe-queno, em Margarida, MCR, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ açudep/ 10.000 alevinos, cercada, c/mureta, postes de concreto, ara-me galvanizado e soldado, li-nha de biogás em frente,1.100m de MCR, a partir de R$83.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SALA COMERCIAL, vendo,49m², nova, c/ cozinha, 2 bwc, R.Rio Grande do Norte, próx. aoCartório Eleitoral, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

SÍTIO, vendo, 18,6 há, sendo2 em pasto, 16,6 em plantio demandioca, 100% plana, toda cer-cada, c/ casa em alvenaria, emItaquirai, MS, R$ 250.000,00,aceito troca. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 140m², c/ 2quartos, suíte c/ closet, bwc, salade estar, lavabo, cozinha, área deserviço, garagem, piscina, área defesta c/ lavabo e churrasq., portãoelet., ótimo acabamento, gesso,porcelanato, em MCR, R$330.000,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo ou troco, 3 alq.,c/ benfeitoria, em MCR, valor acombinar, aceito troca por casa.Tr. (45) 9978-6422 com Imobiliá-ria Van Den Boon.

TERRA, vendo, 133.000m², 5.05alq., 1 em plantio, restante em po-treiro cercado, sem benfeitorias,água encanada, ponto de energiaelét., MCR, R$ 170.000,00, aceitocasa ou terreno em MCR ouToledo. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 4 alq., LinhaGuavirá, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9919-2090.

TERRA, vendo, 5 alq., planta3.5, c/ casa de madeira, barra-cão, mangueira p/ 150 animais,4 açudes, ideal p/ gado de cor-te, 1.800m do asfalto, em NovoHorizonte, R$ 350.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 1.051,65m²,27x38,95 comp., esquina, c/ 4 ca-sas de madeira alugadas, centro,MCR, R$ 560.000,00, estudoproposta ou troca. Tratar pelofone (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 12x19, es-quina, R. Independência, 300mda rodoviária, ótima localização,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9910-6543.

TERRENO, vendo, 20x20, óti-ma localização, em MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 9844-8687ou 8803-6500 com José.

TERRENO, vendo, 20x40, c/asfalto, na R. Mato Grosso, entreR. Cabral e R. 22 de Abril, MCR,valor a combinar, aceito parte nasafra e carro. Tr. (45) 9910-0943ou 8803-0231 (tim) com Herton.

TERRENO, vendo, 303,75m²,13,5x22,5, Bairro Botafogo,próx. ao Weimann, MCR, R$60.000,00 à vista, ou R$65.000,00 no prazo em até 60pgtos. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 318m²,12x26,5, R. Rogerio V. Grun, Lot.Prass, 6 quadras da Veterináriado Ari, MCR, R$ 115.000,00, par-celo parte. Tr. (45) 9135-3481(tim) com Elsio.

TERRENO, vendo, 358,80m²,12x29,90, sol da manhã, Res.Vila Flora, próx. a Super Cre-che, MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 364m²,14x26, sol da manhã, R. 31 deMarço, centro, Lot. Trento, MCR,R$ 175.000,00, pode ser financi-ado. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 416m²,10,40x40, todo murado, Lot. SãoFrancisco, MCR, R$ 68.250,00,pode ser financiado c/ construção.Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 427,50m²,15x28,50, esquina, Lot. Aveni-das, próx. a Unioeste, MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 441,60m²,12x36,80, Lot. Trentine, atrásdo mercado novo da Copagril,MCR, R$ 95.000,00, pode serfinanciado c/ construção. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 480m²,12x40, doc. ok, no centro, EntreRios do Oeste, R$ 82.000,00. Tr.(45) 9850-6681.

TERRENO, vendo, 484,375m²,12,5x38,75, Lot. Monte Carlo,em frente ao mercado novo daCopagril, MCR, R$ 120.000,00.Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 494m²,19x26, p/ construção de 3 casas,R. Mato Grosso esq. c/ R. Cabral,centro, MCR, R$ 180.000,00, acei-to proposta. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ cons-trução, Lot. Maioli, sentido AnelViário, 500m da Realize Mat.Construção, MCR, valor a combi-nar, parcelamento próprio ou àvista com 5% de desconto. Tr.(45) 9968-4052 ou 3254-2148com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Ra-quel Malhas, MCR, a partir de R$89.500,00. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wa-sem, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wut-zke, em Nova Santa Rosa, a par-tir de R$ 48.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo,100m², c/ 2 quartos grandes cli-matizados, demais dependênci-as, cozinha c/ pia e fogão, c/ sofá,necessita avalista, em cima daMultiplex, MCR, R$ 724,00, in-cluso internet. Tr. (45) 3284-2591ou 9135-3475.

APARTAMENTO, alugo,120m², c/ 3 quartos, 2 bwc, cen-tro, MCR, R$ 850,00. Tr. (45)9801-2367 com Grando.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, Av. Maripá, em cima daBasivil, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, suíte, bwc, sala, copa, co-zinha, lavand., garagem p/ 2 car-ros, área de festas na cobertura,pintura nova, R. Ceará, nº 500,Res. Di Cavalcante, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9926-1202.

APARTAMENTO, alugo, p/temporada, c/ 2 quartos, bwc, salade estar, sala de jantar, cozinha,sacada c/ churrasq., ar-cond.,vaga de garagem, a partir de 18/01, aprox. 150m da praia, prox.ao Shoping Andorinha, em MeiaPraia, SC, valor a combinar. Tr.(45) 9807-1138 ou 9807-1109.

APARTAMENTOS, alugo, no-vos, c/ 1 quarto, R. 31 de Março,nº 1628, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9983-0827 com Luciana.

CASA, alugo, aprox. 110m²,geminada, c/ 1 quarto, suíte, ga-ragem, churrasq., Av. Irio JacobWelp, nº 5000, MCR, R$ 610,00.Tr. (45) 9981-9308.

CASA, alugo, c/ 3 quartos, 2 bwc,garagem, churrasq., pia, 3 ar- cond.,terreno p/ plantio, em Porto Men-des, R$ 350,00, ou vendo. Tr. (45)3254-7707 com Juliete.Temperatura: 37º/25º Temperatura: 34º/23º Temperatura: 36º/24º Temperatura: 36º/24º Temperatura: 35º/22ºTemperatura: 34º/22º

Page 31: 01 16 2015

O PRESENTE | 31SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 CLASSIFICADOSCASA, alugo, c/ 3 quartos, suí-

te, 2 salas, 2 bwc, cozinha, lavand.,garagem, área de lazer, R. MatoGrosso, nº 1257, em frente a gara-gem da Princesa dos Campos,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9974-7190 com Zenaide.

CASA, alugo, c/ 4 cômodos, emMCR, R$ 400,00. Tratar pelo fone(45) 9951-7125.

CASA, alugo, geminada, c/ 1quarto, garagem, demais depen-dências, mobiliada, R. Arlindo Art-mann, nº 28, Jd. Modelo, MCR,R$ 530,00. Tr. (45) 9981-9308.

CASA, alugo, R. Minas Gerais,nº 1360, fundos do Allmayer, MCR,valor a combinar. Tratar pelo fone(45) 9974-7113.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,demais dependências, parabólicacoletiva, centro, próx. a Cercar,MCR, R$ 390,00. Tr. (45) 3254-0298 ou 9959-0433.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,sala, cozinha, bwc, Av. Maripá, cen-tro, MCR, R$ 540,00. Tratar pelofone (45) 9969-8051.

QUITINETE, alugo, c/ 3 peças,R. Goslar, nº 222, Lot. Frankfurt,MCR, R$ 380,00. Tr. (45) 9952-8720 com Solange.

SALA COMERCIAL, alugo,72m², R. Paraná, Ed. Maioli, cen-tro, próx. ao Rimmava, MCR, valora combinar. Tr. (45) 3254-2148 ou9968-4052 com Juliano.

TERRENO, alugo, aprox.3.000m², c/ casa aprox. 400m², ide-al p/ transportadora ou máquinasagrícolas, ao lado do colégio Fren-tino Sackser, saída p/ NSR, emMCR, valor a combinar. Tr. (45)9968-4052 com Juliano.

AGILE 1.4, vendo, ano 2012,completo, impecável, R$29.500,00. Tr. (45) 9936-5937.

BELINA II L 1.6, vendo, ano 86/86, gasolina, c/ pneus novos, bomestado, R$ 3.990,00, sem troca. Tr.(45) 9944-7004.

CAMINHÃO, vendo, ano 93/94,Scania 113, trucado, c/ carreta, ano94, LS, R$ 100.000,00 + consórcio,aceito casa, chácara ou terra atéR$ 150.000,00. Tr. (45) 9982-2786.

CELTA 1.0, vendo, ano 2003,branco, 2 portas, R$ 12.000,00,aceito moto. Tr. (45) 9991-4477.

CELTA LIFE 1.0, vendo, ano2011/12, 2 portas, básico, valor acombinar. Tr. (45) 9951-5552 ou3254-2222.

COROLLA XEI, vendo, ano2011/11, completo, banco de cou-ro, placa A, 2º dono, valor a combi-nar. Tr. (45) 9997-5180 com Paulo.

DACOTA, vendo, ano 2001, pre-ta, diesel, valor a combinar. Tr. (45)9928-1938 (tim).

DUCATO 2.8, vendo, ano 2009,prata, van executiva, 10+1 ou 15lugares, único dono, valor a com-binar. Tr. (45) 8813-0053 (tim) ou9134-0232.

ECOSPORT, vendo, ano 2007,prata, completo, pneus novos, R$27.000,00. Tr. (45) 9936-5937.

FIESTA 1.6, vendo, ano 2013/14, prata, c/ airbag duplo, dire-ção, ar, valor a combinar. Tr. (45)9818-0900.

FIESTA HATCH 1.0, vendo, ano2011/11, prata, 4 portas, básico,alarme original, manual, chave re-serva, 11.000km, ótimo estado, R$22.500,00, sem troca. Tr. (45) 9135-3481 ou 3284-2591 com Elsio.

FOCUS SEDAN GLX 2.0, ven-do, ano 2013, prata, automáti-co, completo, 18.000km, doc.2015 pago, valor a combinar. Tr.(45) 9844-8687 ou 8803-6500com José.

FOX 1.0, vendo, ano 2014, ver-melho tornado, 4 portas, comple-to, ar-cond., direção, alarme, vi-dro elét., computador de bordo,sensor de ré, rodas liga leve 15,faróis e lanternas de neblina, pis-ca no retrovisor, 18.500km, R$23.500,00 + 60 parcelas de R$375,39. Tr. (45) 9925-9842 ou3284-6532 com Maria.

GOL 1.0, vendo, ano 2004, cin-za, 4 portas, R$ 13.000,00, aceitomoto ou carro c/ ar de maior valor.Tr. (45) 9991-4477.

GOL G4 TREND 1.0, vendo, ano2010, prata, flex, 2 portas, c/ ar,vidro, trava, valor a combinar. Tr.(45) 9925-5948 ou 8405-7892 (oi)com Vilmar.

GOL G5, vendo ou troco, ano2009/10, prata, 4 portas, comple-to, c/ ar, trava, alarme, vidros elét.,pneus novos, quase 64.000km, R$23.500,00 à vista. Tr. (45) 9134-0596 com Emerson.

GOL POWER 1.6, vendo, ano2008, preto, flex, 4 portas, valor acombinar. Tr. (45) 9928-1938 (tim).

GOL, vendo, ano 2000, 8v, 2portas, ótimo estado, R$ 9.500,00.Tr. (45) 9923-5543.

HONDA CIVIC, vendo ou troco,ano 2003, prata, completo, bancode couro, R$ 22.000,00. Tr. (45)9905-8531.

I30 2.0, vendo, ano 2012, pra-ta, câmbio automático, airbag, c/3 anos de garantia, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45) 8809-5691 com Nilton.

JEEP WILLYS, vendo, ano 73/74, modelo militar, todo restaura-do, motor 6cc, valor a combinar.Tr. (45) 9936-5937.

KA 1.0, vendo, ano 2003/04,prata, valor a combinar. Tr. (45)9935-0035.

KOMBI, vendo, ano 81, envi-draçado, bom estado de conser-vação, valor a combinar. Tr. (45)9925-5948 ou 8405-7892 (oi)com Vilmar.

MICRO ÔNIBUS, vendo, ano2005, Neobus thander, leito, 16lugares, 9,2m, completo, c/ ar, tv,dvd, geladeira, divisória, calefação,rodas de alumínio, pneus novos,valor a combinar. Tr. (45) 8813-0053 (tim) ou 9134-0232.

MONTANA 1.4, vendo, ano2013, prata, completa, c/ airbag,abs, cibié, rack teto, escamotea-vel, capota marítima, top de linha,placa A, manual, chave reserva,baixa km, ótimo estado, valor acombinar, pode ser financiada,aceito troca. Tr. (45) 9941-3550.

MONTANA, vendo ou troco, ano2014/14, preta, c/ airbag duplo,ar-cond., abs nas 4 rodas, capotamarítima, som, insulfim, direçãoescamoteavel, placa A, R$32.000,00. Tr. (45) 9922-4302com Marcelo.

MONTANA, vendo, ano 2012,branca, c/ ar, R$ 28.900,00. Tr. (45)9979-1172 com Matheus.

OMEGA 2.0, vendo, ano 95,completo, valor a combinar. Tr. (45)9972-6467.

PARATI G3, vendo, ano 2002,cinza, 4 portas, completa, R$11.800,00, aceito moto ou carrode menor valor. Tr. (45) 9978-7850.

PASSAT HIGHLINE 2.0, ven-do, ano 2008, turbo, xenon, ban-co elét., R$ 49.500,00. Tr. (45)9936-5937.

PEUGEOT 207, vendo, ano2008/09, preto, R$ 21.500,00, pre-ço de ocasião. Tr. (45) 3254-1941ou 9963-9056 com Norma.

SANDERO 1.0, vendo, ano2012, 4 portas, ar, direção, impe-cável, R$ 24.500,00. Tratar pelofone (45) 9936-5937.

SAVEIRO, vendo, ano 96, valora combinar. Tratar pelo fone (45)9972-5363 com Gabriel.

STRADA ADVENTURE, vendo,ano 2009/10, preta, cabine esten-dida, 26.000km, valor a combinar.Tr. (46) 9926-1803.

STRADA TREKKING 1.4 MPIFIRE, vendo, ano 2009/09, 8v, flex,cabine estendida, completa, R$25.000,00 à vista ou R$ 26.500,00na troca. Tr. (45) 9921-9844.

VECTRA 2.2, vendo, ano 99,prata, c/ ar digital, 16v, motor novoc/ 8.000km, R$ 14.500,00. Tr. (45)9982-3479 com Celso.

VECTRA ELEGANCE, vendo,ano 2011/11, prata, impecável, R$38.000,00. Tr. (45) 9935-0035.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano97/98, preto, gasolina, completo,banco de couro, ótimo estado, R$15.000,00. Tr. (45) 9841-4916 ou3284-2544 com Marcio.

VECTRA GLS 2.2, vendo, ano2000, c/ ar digital, ótimo estadode conservação, R$ 15.500,00,sem troca. Tr. (45) 9929-1565.

BIZ +, vendo, ano 2004, parti-da elét., roda liga leve, ótimo es-tado, valor a combinar, aceito Bizde menor valor. Tr. (45) 9942-2738.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2005/06, preta, partida elét., R$3.800,00. Tratar pelo fone (45)9953-2832 com Tieles.

BROS 150, vendo, ano 2011,completa, valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

BROS ESD 150, vendo, ano2008, ótimo estado, R$ 4.990,00,sem troca. Tr. (45) 9944-7004.

CG 125, vendo, ano 99, ótimoestado, valor a combinar, parcelopgto. Tr. (45) 9942-2738.

NEO, vendo, ano 2008, preta,toda revisada, ótimo estado deconservação, R$ 3.500,00 à vistaou 3 parcelas de R$ 1.200,00. Tr.(45) 9901-2216 com Carlos.

SUZUKI 1100, vendo, ano 97,valor a combinar, aceito troca. Tr.(45) 9988-8532

XTZ TENERE 250, vendo, ano2011, branca, R$ 10.500,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 ED, vendo, ano 2008/08, preta, R$ 3.400,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR ED, vendo, ano2013/14, vermelha, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

ZX 1200, vendo, ano 2002, ver-de, Kawasaki, 21.000km, valor acombinar. Tr. (45) 9928-1938 (tim).

BALCÃO, vendo, Gelopar, p/bebidas ou frios, seminovo, valor acombinar. Tratar pelo fone (45)9946-4718 com Beth.

BARCO, vendo, seminovo, 4m,R$ 2.100,00. Tr. (45) 9968-7616.

CACHORRO, vendo, Pequinês,macho, adulto, R$ 300,00. Tratarpelo fone (45) 3254-3025 ou 9985-3400 com Nelli.

CÂMARA FRIA, vendo, 950lts,Zero Grau, branco, valor a combi-nar. Tr. (45) 9946-4718 com Maria.

CARRETINHA, vendo, ano2013, 1.60x2.20, de madeira,modelo fazendinha, valor a com-binar. Tr. (45) 9974-4361 com Vili.

ESTEIRA, vendo seminova,marca Kikos, c/ nota fiscal, valor acombinar. Tr. (45) 9989-3200.

ESTUFA, vendo, p/ salgados,Gelopar, c/ 9 formas, seminova,valor a combinar. Tr. (45) 3254-1868 ou 9946-4718 com Beth.

FAÇO serviços de pinturas e sol-das em portões, grades, janelas,portas, calhas e telhados, interes-sados. Tratar pelo fone (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FLORICULTURA, vendo, Av.Maripá, nº 2121, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9810-3805 ou9994-7092 com Juares.

MERCEARIA, vendo ou troco,c/ assador de frango, congelado-res, refrigerador, gôndolas, ar-cond., montado ou p/ retirar dolocal, no centro, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9967-1578com Sonia.

OFERTA DE TRABALHO p/ far-macêutico generalista, não é ne-cessário experiência, período in-tegral, em Mercedes, interessa-dos. Tr. (45) 8811-4881 ou 9844-9107 com Mariana.

OFERTA DE TRABALHO p/garçon e auxiliar de cozinha, das17h30 às 23h30, de quarta à se-gunda, interessados. Tr. (45)9911-8440.

OFERTA DE TRABALHO p/montador de móveis, c/ experi-ência, interessados. Tr. (45) 3254-2960 com José.

PAINEL DE LED, vendo, 3x2,p/ publicidade e propaganda, narotatória da Bandeira, MCR, va-lor a combinar, aceito troca porcarro ou terreno. Tr. (45) 8802-5136 com Sandro.

PANIFICADORA, vendo ou alu-go, completa, em MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9988-8532.

PRANCHA, vendo, p/ camio-neta 3/4, reforçada, 5,5m comp.,c/ redutor, valor a combinar. Tr.(45) 9972-6467.

PROCURO casal p/ trabalharc/ vacas de leite, c/ experiência,interessados. Tr. (45) 9973-7769.

VENDO, areia e pedra, cargafechada, R$ 35,00 o metro. Tr.(45) 9946-4733.

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 16/01/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 17/01/2015R$ 2,00PARA ASSINANTES

VENDO, lanchonete e sorvete-ria, toda equipada, clientela for-mada, 4 anos de mercado, no cen-tro, MCR, valor a combinar, aceitocarro. Tr. (45) 9944-6310 ou 9851-9281 com Luis ou Haide.

VENDO, máquina de milkshake, Tecsoft, pouco usada, re-visada, R$ 10.800,00, aceito pro-posta. Tr. (45) 9925-9842 ou3284-6532 com Iracema.

XBOX 360, vendo, Slim 2013,c/ kinect, controle pc, 2 cabos hdmi,avi, LP 2.0 e 3.0, 27 jogos, 6 origi-nais, 3 jogos kinect, 2 pilhas recar-regáveis c/ carregador, pendrive16gb, free xbox, R$ 1.100,00. Tr.(45) 9952-9095.

AVIÁRIOS, vendo, 3, padrãoSadia, p/ 72.000 frangos, motor egerador novos, poço artesiano, Li-nha Guaçu, Nova Santa Rosa, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CAVALO, vendo, QM, preto,dócil, grande porte, de tambor,valor a combinar. Tr. (45) 8807-2179 com Cássio.

COBERTURAS, vendo, de ca-valo, das raças Quarto de Milhae Paint Horse, nas cores BaioAmarilho, Preto e Branco, Casta-nho e Branco, 3 garanhões PO ePOI, R$ 1.200,00 cada cobertu-ra. Tr. (45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

ÉGUA, vendo, QM, alazã, dó-cil, de laço, valor a combinar. Tr.(45) 8807-2179 com Cássio.

GADO, vendo, Nelore, PO, ma-trizes e tourinhos, linhagens Ram-bo da MN, Ranchi Ipê Ouro, BiteloSS, Basco da S.M, Jeru POI doBrumado e outros, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

VENDO, adubo de aviário, es-parramado na lavoura, valor acombinar. Tr. (45) 9948-6042.

VENDO, casca de arroz, p/ avi-ário e gado leiteiro, valor a combi-nar. Tr. (45) 9948-6042.

Page 32: 01 16 2015
Page 33: 01 16 2015

SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 Edição 4007 - O PRESENTE | 01

Page 34: 01 16 2015

02 | O PRESENTE - Edição 4007 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

Page 35: 01 16 2015

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença de Instalação N°20742 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Leandro André KrauseAtividade: Suinocultura, sistema de UPL para

1000 matrizesEndereço: Lote rural n°201/202/C/A, do 12° perí-

metro, linha GuaviráMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 19/12/2016

Edição 4007 - O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015 EDITAIS

Page 36: 01 16 2015

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que irá requererao IAP Licença de Instalação para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Agrícola Horizonte LtdaAtividade: Ampliação do sistema de tratamento

de águas residuais de feculariaEndereço: Rodovia PR 491, Km 06, Novo Três

PassosMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.

04 | O PRESENTE - Edição 4007 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015