01 15 2015

32

Upload: o-presente-ltda

Post on 07-Apr-2016

271 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 01 15 2015
Page 2: 01 15 2015

MARINGÁ JÁ SE INSTALOU!Avisando de sua chegada, Maringá, na

verdade, já estava vindo. Agora já se insta-lou. E com candidata a governadora, a atualvice - Cida Borghetti, ex-federal, ex-estadu-al. Integra a família atualmente mais repre-sentativa da política paranaense, com Ri-cardo Barros comandando as jogadas, afilha na Assembleia Legislativa e o secretá-rio do Planejamento, Silvio Barros II. Todosdevidamente filiados a partidos diferentes, oque já forma uma coligação para registroeleitoral. Ex-prefeito, filho de prefeito, Ricar-do tem liderança nacional no Partido Pro-gressista, o PP, também abalado pelo men-salão, mas com a torcida de que não paguepor problemas na Operação Lava Jato e seudesfecho cada vez mais próximo.

Silvio Barros II deu uma entrevista à Ga-zeta do Povo no último domingo (11) quemerece ser lida. Secretário do Planejamentoestadual, após dois mandatos na prefeituradaquele município do Noroeste paranaen-se, Silvio não esconde os objetivos da famí-lia, mas não ostenta posição de mando comose estivesse se referindo a um bloco inde-pendente na política. “Garoto propagandade Maringá”, Silvio credita à sociedade localmovimentos a que os políticos se mostramobedientes seguidores.

Ele ressalta o que entende ser Maringá,hoje, uma importante referência em gestãopública. Sobre seu ingresso no governo Ri-cha, diz Silvio que essa experiência de Marin-gá é o que o governador do Paraná quer verinstalada no segundo mandato. Então, comCida Borghetti ao lado de Richa, o irmão afrente de um importante bloco político emnível nacional, ele no Executivo, a sobrinhano Legislativo, o que se quer mais. QueMaringá não só chegue, mas que se tenhacomo inteiramente instalada na cúpula dapolítica no Estado. Daí porque ele destacaque o município já está focado no centenário,em 2047, pois é Maringá um exemplo deobediência aos apontamentos da sociedadelocal, uma vez que trabalha com o documentoMaringá 2030, elaborado pela comunidade.

Fazendo dupla com o secretário da Fa-zenda, Mauro Ricardo Costa, o êxito da atualgestão é importante para os objetivos dosBarros. Ele pode ajudar a que as finanças doParaná sejam colocadas no devido lugar,com o valor natural de que merece pelosignificado do Estado no cenário nacional.Silvio não esconde que não só recebeu cartabranca de Beto Richa como lhe reservouautoridade para sua posição no governo.

Daí entender-se que Ratinho Júnior, Fer-nando Francisquini, Eduardo Sciarra e pou-cos outros que se cuidem, pois quem jogaem família tem mais poder de ataque.

O chapéu serviu?02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

“Ou o PT muda, ou acaba”, sentenciou MartaSuplicy, em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”. As declarações foram dadas no domingo(11), mas ainda estão dando o que falar.

Marta cutucou feridas de seu próprio partidoe companheiros de legenda. Falou tudo o quecertamente é falado nos bastidores políticos,nunca, entretanto, exposto com tamanha firme-za à imprensa. Logicamente que tudo o que foidito não é à toa; está ligado ao passado e apretensões futuras.

O descontentamento de Marta com o Partidodos Trabalhadores vem desde junho de 2012, quandoela foi preterida a ser candidata à Prefeitura de SãoPaulo, sendo Fernando Haddado escolhido, bancado por Lula.Após tanto relutar, semanas de-pois de ter entrado na campa-nha de Haddad, em setembro, oPT contemplou Marta com oMinistério da Cultura, pasta queficou à frente até novembro doano passado.

Desgastada com Dilma de-pois de apoiar o movimento “vol-ta, Lula”, Marta pediu demis-são do cargo em uma carta envi-ada para a presidenta, a qualcausou grande burburinho àépoca, uma vez que a demissionária recomendouque a chefe da Nação resgatasse a credibilidade dogoverno. Pouco tempo depois, ao saber que o indi-cado ao Ministério da Cultura seria um de seusantecessores na pasta e desafeto Juca Ferreira, elavoltou a botar a boca no trombone e a fazerdenúncias de desmandos na área. Agora, veio comessa, de metralhar o petismo em geral.

Obviamente que a amargura de Marta com oPT passa pelo seu futuro político. Ela não escondede ninguém que deseja ser candidata a prefeita deSão Paulo em 2016. Já teria avisado Lula, inclu-sive, que está disposta a disputar prévias com oatual prefeito Fernando Haddad. O problema éque o Partido dos Trabalhadores quer que Had-

dad dispute a reeleição, e hoje essa tendência émajoritária no partido. Está aí todo o “x” daquestão. Preterida duas vezes, não!

Sabendo da disposição da sua legenda, a líderpetista resolveu soltar o verbo, doa a quem doer, enão deve demorar para ela ingressar nas fileiras deuma nova sigla partidária, a fim de buscar espaçopara realizar sua vontade de concorrer em 2016.

Sabe-se que todo esse discurso tem tão somenteum fundo eleitoreiro. Não fosse assim, não aconte-ceria, ou seria muito mais convincente. Dizer, ago-ra, que cada vez que abre “um jornal fica maisestarrecida com os desmandos do que no dia ante-rior” é ignorar fatos passados também estarrece-

dores. Não teria ela, será, ficadoestarrecida com as revelações domensalão? Por que somentebombardear o chefão da vez,Aloizio Mercadante, se não fezo mesmo com José Dirceu, Anto-nio Palocci e por aí vai...?

Marta pode até ter dito mui-tas verdades sobre o PT, mas énotório que faz isso de formaoportunista. Tudo bem, é verda-de, em política tudo é assim: cadaum com seu momento oportuno.

Fora isso, os comentários fei-tos pela senadora deixam claro

que o jogo de bastidores para definição de quemserá o próximo candidato à Presidência da Repú-blica pelo PT já está a todo vapor, e que, ao quetudo indica, vai se transformar na maior batalhainterna dos petistas desde que o partido chegou aoPalácio do Planalto.

Se há de fato um racha entre Lula e Dilma nãose sabe. Se isso vai ou não embaralhar a sucessãoem 2018 também não. O que surpreende, nissotudo, é o silêncio de ambos, o silêncio do PT. Emoutros tempos o partido não aceitaria caladocríticas e declarações polêmicas feitas por umpróprio companheiro, como fez Marta agora enada acontece; tomaria alguma atitude. Será queo chapéu serviu?

Se há de fato um rachaentre Lula e Dilma não sesabe. Se isso vai ou não

embaralhar a sucessão em2018 também não. O que

surpreende, nisso tudo, é osilêncio de ambos, o silênciodo PT. Em outros tempos opartido não aceitaria calado

críticas e declaraçõespolêmicas feitas por um

próprio companheiro

[email protected]

* O autor é jornalista em Curitiba

Page 3: 01 15 2015

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,15 DE JANEIRODE 2015

Região Metropolitana de Toledo

O governador Beto Richa sancionou ontem (14) as leis que criam quatro regiões metropo-litanas no Paraná: de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel e Toledo.

A Região Metropolitana de Cascavel abrange 22 cidades. Já a Região Metropolitana deToledo conta com 17 municípios: Assis Chateaubriand, Diamante do Oeste, Entre Rios doOeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verdedo Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, SãoPedro do Iguaçu, Terra Roxa e Tupãssi.

De portas abertasA vice-governadora do Paraná, Cida Bor-

ghetti (PROS), fez questão de anunciar on-tem (14): seu gabinete estará aberto no dia 1ºde fevereiro, um domingo, quando acontecea posse dos deputados estaduais. “A ideia éaproveitar a vinda de prefeitos, vice-prefei-tos e vereadores para a cerimônia na Alep(Assembleia Legislativa) para discutir as-suntos do Governo do Estado”, informou.

Desde que foi empossada para o cargo, noinício do mês, Cida tem demonstrado quedeve atuar de forma bastante intensa nessaarticulação política no governo. Desde o úl-timo dia 1º ela mantém uma agenda cheia,com reuniões envolvendo diversos políticose participação nas cerimônias de posse desecretários.

Mais reajuste○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

As contas de energia elétrica devem subir, em média,40%, em 2015, segundo estimativa da Agência Nacionalde Energia Elétrica (Aneel) apresentada na segunda-feira(12) à presidenta Dilma Rousseff e aos novos ministros daFazenda, Joaquim Levy, e de Minas e Energia, EduardoBraga. O aumento é bem maior do que o que consta norelatório de inflação do Banco Central, que previa alta de17% e pode representar um acréscimo de 1,2% no índicede inflação (IPCA) deste ano.

Postulantes aocomando da Itaipu

Três nomes estariam “disputando” o cargo de diretor-geral da Itaipu Binacional: opresidente estadual do PT, deputado Ênio Verri, o ex-ministro das Comunicações, PauloBernardo (PT), e o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, ex-senador OsmarDias (PDT).

O atual dirigente do lado brasileiro da Itaipu, Jorge Samek (PT), está no cargo desdeo primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como Dilma tem optadoem seu segundo governo nomear uma equipe que tenha mais a “sua cara” em vez doantecessor, daí surgem as especulações de que Samek poderia estar de saída. De concreto,porém, até agora, nada.

Desses três nomes - Verri, Bernardo e Dias -, o último é o mais próximo de Dilma.

Governador Beto Richa sancionou ontem (14) a Região Metropolitanade Toledo e a de Cascavel, Apucarana e Campo Mourão

Divulgação

Posse prestigiadaO deputado federal Eduardo Sciarra (PSD) já foi nomeado

pelo governador Beto Richa (PSDB) como chefe da Casa Civil.No entanto, sua posse deve acontecer somente amanhã (16).A expectativa é que o evento conte com a participação dediversas lideranças políticas, sendo bastante prestigiada, atépelo fato do cargo ter um papel importante no governo.

Quem deve marcar presença na cerimônia é o ministro dasCidades e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), quepreside o partido nacionalmente.

Eduardo Sciarra será empossado amanhã (16)para o cargo de chefe da Casa Civil

Divulgação

Comentário do dia - I“Ela não falou com o PMDB”. Do vice-presidente da República e

presidente nacional do PMDB, Michel Temer, ao negar que o partidotenha feito um convite formal para que a senadora Marta Suplicy

(PT-SP) se filie à sigla. Uma das fundadoras do Partido dosTrabalhadores, a senadora sinalizou que poderia deixar a agremiação

ao fazer críticas à legenda e ao governo de Dilma Rousseff (PT).

Comentário do dia - II“As investigações da Lava Jato tão se afunilando: Cerveró (ex-diretor

da área Internacional da Petrobras) tinha fortes relações com Baiano(lobista). Atrás dessa conexão há muita coisa a ser revelada”.

Opinião do jornalista de O Globo, Jorge Bastos Moreno.

Page 4: 01 15 2015

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

Campanhas em altaA primeira frase do primeiro capítulo de meu livro, Paraná Político

de Cabo a Rabo, lançado em 1999, diz: “Em política, quando terminauma eleição, outra está se esboçando”. Frase absolutamente atual!Mal reeleitos e empossados, Dilma Rousseff, na Presidência daRepública, e Beto Richa, no Governo do Paraná, já se observa osprimeiros movimentos de 2018. Com participação importante nasdecisões de uma eleição intermediária: a de prefeitos, em 2016. Láem Brasília a situação é mais delicada em função de notória divisãoentre os “dilmistas” e os “lulistas”. Explicitada na entrevista deMarta Suplicy, que recém saída do governo onde ocupou o Ministérioda Cultura, ao reassumir sua cadeira no Senado, talvez pela vizinhan-ça com Roberto Requião, tomou emprestada sua “metralhadoragiratória” e saiu atirando para todos os lados. Sempre atingindoDilma e seus prediletos, como o novo chefe da Casa Civil, AloizioMercadante, que Marta, em longa entrevista à jornalista ElianeCatanhêde, classifica como “arrogante e anti-Lula”. Os detalhes daluta sórdida (como costumam ser as refregas políticas) ocorrida nosbastidores do PT, antes de 2014, envolvendo os que desejavam oretorno de Lula e os defensores da continuidade de Dilma, foramrevelados por Marta. Inclusive frases de Lula, na intimidade deconversas, confirmando em outros termos a que marcou a dissençãode Marta: “Ou o PT muda, ou acaba”. Na dúvida se Lula terácondições, aos 73 anos, de enfrentar uma campanha, nomes de seulado já estão sendo preparados. O próprio Fernando Haddad, prefeitode São Paulo, se conseguir sua reeleição, será uma alternativa. Nolado “dilmista”, Mercadante sonha ser o ungido por ela. Enquantoisso ocorre no PT, por aqui a situação não difere muito. Já hácandidatos de olho no Palácio Iguaçu, de vez que Beto não poderámais se reeleger. São poucos os nomes, mas pelo menos entreRatinho Jr. e o atual prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, alguns dosfatos atuais, especialmente a delicada situação do transporte cole-tivo integrado da Região Metropolitana, já estão no centro da futuradisputa. A indefinição do momentoso assunto, com enorme poten-cial de desgaste político, poderá definir o futuro. Se Gustavo Fruete Beto chegarem ao entendimento, mediado por Ratinho Jr., que dirigeo setor ao qual o setor está afeto, na parte que cabe ao governoestadual, muda o quadro. Se persistir o impasse, Ratinho Jr. poderáser escalado por Beto para disputar a prefeitura curitibana. Situaçãoque, em caso de sua vitória, abrirá espaço a que o governador indiqueum outro nome à sua sucessão. Aí sua dificuldade aumenta.Ninguém ainda cresceu suficientemente à sua sombra. Só FernandaRicha, impedida de disputar.

Disputano tucanatoUma outra curiosidade nes-

se ainda distante horizonte elei-toral: no PSDB, quando todosesperavam “um céu de brigadei-ro para Aécio voar até 2018”, onome de Geraldo Alckmin come-ça a surgir. Reeleito governadorpaulista e assumindo a sua par-cela na extraordinária votaçãoque Aécio obteve em São Paulo,Alckmin se credencia à disputa.Para analistas políticos, Aécionão foi, como se intitula, “omelhor candidato peessedebis-ta. A sua adversária é que eramais fraca que o Lula”.

Boa oportunidadeA depender do crescimento

que a administração de Beto Ri-cha adquira na visão políticanacional, se seu nome ganhardimensão fora do Paraná, pode-rá participar ativamente da dis-puta de 2018. Talvez esteja aí aorigem da especulação sobremudança na área de comunica-ção do Iguaçu: promoção nacio-

nal. A exemplo do que fizeramAlvaro Dias e Roberto Requiãoquando governantes, em todo oBrasil, tentando se credenciarpara a disputa presidencial. Ven-cidos nos dois momentos porUlisses e Quércia, que conhece-ram na sequência fragorosasderrotas. Os poucos nomes deque dispõe o PSDB nacional po-dem criar espaço a Beto.

Aumentosem cascataÀs dificuldades de caixa vivi-

das pelo governo estadual, devemse somar os do efeito-cascata emfunção do aumento sancionadopela presidente Dilma Rousseffna terça-feira (13). Ministros doSupremo Tribunal Federal (STF) eprocurador-Geral da República járeceberão em janeiro R$ 33,763mil. Em consequência, desem-bargadores, juízes, promotores eprocuradores federais e estadu-ais receberão os 14,5% de reajus-te. Um custo anual de R$ 2,85bilhões. Só ao Governo do Paraná,R$ 53,5 milhões.

GOVERNO NO SENADO

PT reivindica liderança emmeio a disputas com PMDB

Senadores, no entanto, saíram do Planalto sem uma garantia.Ministro teria dito a eles que a indicação é prerrogativa

do governo e não da bancada do partidoReceosos de terem de con-

viver com um PMDB fortedemais no Congresso, se-nadores do PT reivindica-ram ontem (14) ao Planaltoa liderança do governo noSenado como forma de di-minuir um pouco o poderdos peemedebistas nesteano. Os senadores José Pi-mentel (PT-CE), HumbertoCosta (PT-PE) e Walter Pi-nheiro (PT-BA) solicitaramuma reunião com o minis-tro Pepe Vargas (RelaçõesInstitucionais) para nego-ciar a indicação de um pe-tista para o posto. O encon-tro não foi registrado naagenda oficial do ministro.

Os senadores, no entan-to, saíram do Planalto semuma garantia. O ministroteria dito a eles que a indica-ção é prerrogativa do gover-

no e não da bancada do par-tido no Senado. A presidentaDilma Rousseff deverá tomara decisão apenas em feverei-ro, depois que a Câmara e oSenado elegerem seus novospresidentes. Até o fim do anopassado, o líder do governono Senado era o senador pe-emedebista Eduardo Braga(AM), que foi nomeado mi-nistro de Minas e Energiapor Dilma no início do seusegundo governo.

Já o PT detém a liderançado governo no Congresso ena Câmara, postos ocupadospelo senador Pimentel e pelodeputado Henrique Fontana(PT-RS), respectivamente. Olíder do PMDB na Câmara,Eduardo Cunha (RJ), está emfranca campanha para arregi-mentar votos para a sua elei-ção como presidente da Casa

no próximo ano. O PT lan-çou a candidatura do seu lí-der, Arlindo Chinaglia (SP),que enfrenta algumas resis-tências dentro da própria ban-cada. Há ainda um terceirocandidato, o deputado JúlioDelgado (PSB-MG), apoiadopor parte da oposição.

No Senado, o presidenteda Casa, Renan Calheiros(PMDB-AL), está articulan-do sua reeleição, mas nega acandidatura nos bastidores.A oposição tenta encontrarum nome para enfrentá-lo. Omais cotado é o senador Ri-cardo Ferraço, que, emboratambém seja do PMDB, é vis-to como "independente". Elecoordenou a campanha dosenador Aécio Neves (PSDB-MG) à presidência da Repú-blica no Espírito Santo noano passado.

Anvisa libera uso terapêutico do canabidiol no BrasilO uso terapêutico do canabidi-

ol está permitido no Brasil. A Agên-cia Nacional de Vigilância Sanitá-ria (Anvisa) aprovou ontem (14),por unanimidade, a mudança naclassificação da substância, pre-sente na maconha. Ela deixa alista de produtos proscritos e pas-sa a figurar na lista C1, de substân-cias de uso controlado.

A decisão é fruto de uma dis-cussão iniciada ano passado,quando familiares de criançasque sofrem recorrentes crises deconvulsão começaram uma mo-vimentação para a liberação do

produto, cujo uso é permitido emoutros países. Estudos mostramque o canabidiol, que não temefeito psicoativo, ajuda a reduziras crises convulsivas.

A presidente da Federação Bra-sileira de Epilepsia, Maria CarolinaDoretto, afirmou esperar que, coma reclassificação, indústrias farma-cêuticas passem a sintetizar o pro-duto. Ela defendeu ainda que eleseja rapidamente incorporado noSistema Único de Saúde (SUS).“Seguindo os padrões estabeleci-dos pelo Conselho Federal de Me-dicina”, destacou.

Na justificativa de seu voto, opresidente em exercício da Anvi-sa, Jaime Oliveira, lembrou que ocanabidiol não é considerado umproduto entorpecente ou psico-trópico e não há relatos de queele possa provocar dependên-cia. O diretor Renato Porto, quetambém votou pela reclassifica-ção, fez avaliação semelhante.Ele ressalvou, no entanto, nãohaver estudos que mostrem aeficácia e a segurança do produ-to a longo prazo, uma lacuna que,em sua avaliação, é preciso serreparada.

Facebook começa a testar rede social voltada para empresasO Facebook lançou ontem (13)

o modo beta do Facebook at Work(Facebook no trabalho, em in-glês), versão da rede social volta-da para o mundo corporativo.Por enquanto, o novo serviço estásendo liberado para testes comempresas específicas, parceirasdo Facebook no projeto.

O novo serviço é muito pare-cido à plataforma original, comrecursos como feeds de notícias,grupos, eventos e mensagens,mas com foco em conectar cole-gas de trabalho, de um modosemelhante a outras redes pro-

fissionais de comunicação.O Linkedin, por exemplo, a

principal rede social profissio-nal, também está explorandoopções para melhorar sua in-terface de comunicação e trocade curtidas entre membros deuma mesma organização em-presarial, para não perder rele-vância neste novo nicho.

"As informações dos funcio-nários que estão na plataformaestão seguras, são confidenci-ais e totalmente separadas doperfil pessoal do Facebook", dis-se a companhia por meio de um

comunicado.Com a entrada no merca-

do corporativo, o Facebook vaiconcorrer com serviços comoo Linkedin, que possuí maisde 90 milhões de usuários ati-vos por mês.

A investida também deverivalizar com ferramentas doGoogle e da Microsoft como oGoogle Drive e o Skype for Busi-ness (Skype para negócios, eminglês). A fabricante do Windo-ws possui ainda o Yammer, redesocial corporativa compradapela companhia em 2012.

Page 5: 01 15 2015

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

Executiva do PMDB confirma apoio a Eduardo CunhaConforme presidente nacional do partido, Michel Temer, decisão ocorreu de forma unânime.

O mesmo, segundo ele, vai acontecer na escolha do candidato a presidente do Senado

CÂMARA DOS DEPUTADOS

O vice-presidente da Re-pública e presidente nacionaldo PMDB, Michel Temer,anunciou oficialmente ontem(14) apoio da executiva dopartido à candidatura do de-putado Eduardo Cunha (RJ)à presidência da Câmara.

“Por unanimidade, deci-diu-se apoiar o nome indicadopela bancada da Câmara dosDeputados e o mesmo será fei-to quando a bancada do Sena-do indicar o nome para a dis-puta da presidência daquelacasa”, disse Temer, após reu-nir-se com lideranças peeme-debistas na Câmara. Ele afir-mou que o anúncio revela aunidade do partido em apoiara decisão das bancadas nasduas casas legislativas.

O deputado Eduardo Cu-nha (RJ) já foi definido por

unanimidade pela bancada,desde o ano passado, comocandidato do partido à presi-dência da Câmara. Após a reu-nião de ontem, o atual presi-dente da Casa, Henrique Al-ves, comentou a decisão nasredes sociais. “A executiva doPMDB confirma o partidounido em torno de EduardoCunha para a disputa da Pre-sidência da Câmara”.

Presente na reunião, o ex-ministro da Integração Naci-onal, Geddel Vieira, destacouque, como aliado do Planal-to, o PMDB espera que o go-verno não se envolva na dis-puta pela presidência da Câ-mara, mas reconhece o direi-to do PT de lançar uma can-didatura. “O que o PT nãotem direito é de cobrar de umgoverno de coalizão apoio a

esse ou aquele partido. Quemquer novos momentos napolítica brasileira tem queentender que essa deve seruma decisão do CongressoNacional”, completou.

Além de Eduardo Cunha,até o momento, mais dois de-putados já apresentaram for-malmente suas candidaturas:Arlindo Chinaglia (PT-SP) eJúlio Delgado (PSB-MG).

Também participaram dareunião do PMDB os senado-res José Sarney (AP) e ValdirRaupp (RO), o deputado Dar-císio Perondi (PMDB-RS),entre outros. No Senado, abancada do PMDB ainda nãodefiniu quem será o candida-to. Os nomes cotados são oatual presidente, Renan Ca-lheiros (AL), e o senador Ri-cardo Ferraço (ES).

Banco Mundial corta projeção decrescimento do Brasil para 1% em 2015

O Banco Mundial fez re-duções significativas nasestimativas para o cresci-mento da economia brasi-leira e apontou uma even-tual “desaceleração desor-denada” do Brasil, Argen-tina ou da Venezuela comoum dos principais riscospara a América Latina -com potencial de contami-nar outros países da re-gião. Em seu cenário prin-cipal, porém, a instituiçãoaposta que a nova equipeeconômica vai reconquis-tar a confiança do setorprivado, levando a umamelhora gradual do inves-timento.

No relatório divulgadona terça-feira (13), o BancoMundial cortou a projeçãopara o avanço do ProdutoInterno Bruto (PIB) brasi-leiro de 1,5% para 0,1% em2014 e de 2,7% para 1% em

2015. Para 2016, a expecta-tiva é que o país cresça commais força - 2,5%, aindaassim abaixo dos 3,1% pre-vistos em junho do anopassado.

Pelos números do Ban-co Mundial, o Brasil teveem 2014 o crescimento maisfraco de todos os países dosBrics (grupo que inclui tam-bém Rússia, Índia, China eÁfrica do Sul), inferior atémesmo ao 0,7% projetadopara a Rússia, que enfrentasanções dos Estados Uni-dos e da Europa e sofre coma queda dos preços do pe-tróleo. Para este ano, po-rém, a previsão é que a eco-nomia russa encolha 2,9%,um desempenho que deveser pior do que o brasileiro.Na América Latina, apenasArgentina e Venezuela de-verão crescer menos que oBrasil.

CNJ determina reajuste a magistradossem necessidade de lei específica

O Conselho Nacional de Justi-ça (CNJ) determinou que os Tribu-nais de Justiça de todo o paísreajustem imediatamente os sa-lários dos juízes e desembarga-dores, sem a necessidade de en-caminhar antes projetos de lei àsAssembleias Legislativas. Oaumento deve ter como referên-cia o reajuste concedido aos mi-nistros do Supremo Tribunal Fe-deral (STF) nesta semana, por umalei sancionada pela presidentaDilma Rousseff. O novo salário éde R$ 33.763 e já aparecerá naconta bancária dos ministros emfevereiro. O acréscimo nos venci-mentos foi de 14,96% sobre os R$29.462 pagos atualmente.

O aumento salarial dos minis-tros do STF reflete em toda amagistratura brasileira. Isso por-que os vencimentos da categoria

funcionam de forma escalona-da: o salário de ministros de tri-bunais superiores e do Tribunalde Contas da União (TCU) cor-responde a 95% dos salários deministros do STF. Na mesma ló-gica, o salário de desembarga-dores de Tribunais de Justiça cor-responde a 95% do valor pago aministros de tribunais superio-res. A primeira instância, por suavez, recebe salário 5% menorque o pago aos desembargado-res.

Conforme essa regra, previs-ta na Constituição Federal, ossalários pago a ministros de tri-bunais superiores serão de R$32.074. Os desembargadores deTribunais de Justiça passarão aganhar R$ 30.474. Na primeirainstância, os vencimentos serãode R$ 28.950.

O reajuste no STF também temo poder de aumentar o salário deservidores do Executivo, Legisla-tivo e Judiciário, tendo em vistaque muitas pessoas recebem gra-tificações que, somadas ao salá-rio, superam o valor do teto dofuncionalismo. Como é proibidoum servidor receber mais que osalário de ministro do Supremo,essas remunerações são corta-das no valor do teto. Com o au-mento do limite para os venci-mentos, esses salários deixarãode ser cortados - ou serão corta-dos em menor proporção que hoje.

A liminar do CNJ foi concedi-da pelo conselheiro Gilberto Mar-tins a pedido da Associação dosMagistrados Brasileiros (AMB).Pela decisão, os Tribunais de Jus-tiça devem estender o reajuste ainativos e pensionistas.

A Agência Nacional deAviação Civil (Anac) publi-cou ontem (14) portaria queestabelece reajuste de 14,21%nas tarifas aeroportuárias deembarque, pouso e perma-nência e de 7,62% na tarifa deconexão cobradas nos aero-portos não concedidos, ad-ministrados pela Infraero.

As tarifas de embarquedoméstico poderão chegar aR$ 18,13 e as de embarqueinternacional a R$ 32,09 nosaeroportos classificados naprimeira categoria, comoCongonhas (SP), SantosDumont (RJ), Galeão (RJ) eConfins (MG). Já as tarifasde conexão podem chegar aR$ 7,53 para voos domésticose voos internacionais, en-quanto as tarifas de pousopodem chegar a R$ 5,68 paravoos domésticos e R$ 15,13

para voos internacionais.Segundo a Anac, o rea-

juste dos tetos tarifários de-verá observar o prazo míni-mo de 30 dias para entrar emvigor, a contar da publica-ção dos valores pelo opera-dor aeroportuário. O adicio-nal do Fundo Nacional deAviação Civil (Fnac) e o adi-cional de Tarifa Aeroportuá-ria (Ataero) também deverãoser cobrados juntamente comas tarifas.

O reajuste ocorre anual-mente, conforme previsto naresolução nº 350/2014, e cor-responde à atualização mo-netária, realizada por meioda aplicação do Índice de Pre-ços ao Consumidor Amplo(IPCA), deduzido do fator X,que compartilha os ganhosde produtividade do setor comos usuários.

Anac reajusta tarifas de aeroportosadministrados pela Infraero

Executiva doPMDB reunidapara discutir apresidência da

Câmara dosDeputados e doSenado Federal

Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados

Page 6: 01 15 2015

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

Preso pela PF, Cerveró chega à carceragem em CuritibaFoi cumprido mandado de prisão preventiva porque, segundo o MPF, “há indícios

de que o ex-diretor continua a praticar crimes e se ocultará da Justiça”

OPERAÇÃO LAVO LATO

O ex-diretor da área Interna-cional da Petrobras, Nestor Cer-veró, foi preso pela Polícia Federal(PF), pouco depois da meia-noitee meia de ontem (14), ao desem-barcar no Aeroporto Internacio-nal Tom Jobim no Rio de Janeiro,vindo de Londres. Ele chegou pou-co depois das 10 horas na carce-ragem da PF em Curitiba, ondeestão presos os outros 13 inves-tigados na Operação Lava Jato.Por volta das 11 horas, o ex-dire-tor foi levado ao Instituto MédicoLegal (IML) para realizar examede corpo de delito.

De acordo com o delegadoda Polícia Federal, Igor Romá-rio de Paula, Cerveró deveriaprestar depoimento à políciano início da tarde de ontem, naSuperintendência da PF, emCuritiba. No entanto, o advo-gado do ex-diretor, Edson Ri-beiro, afirmou que orientou ocliente a permanecer caladodurante o depoimento. “A or-dem que eu dei é que ele nãopreste depoimento. Desde o dia1º de abril de 2014 eu apresenteio Nestor Cerveró à Polícia Fe-deral e ao Ministério PúblicoFederal para prestar depoimen-to. Nenhum dos órgãos o ou-viu”, disse o advogado. “Agoraele não fala mais, enquanto nãofor solto”, garante.

Ribeiro chegou em Curitibapor volta das 15 horas. Ele se-guiu para a Justiça Federal deCuritiba para ter acesso aomandado de prisão e em segui-da visitaria o cliente. À noite, oadvogado viajaria para PortoAlegre para impetrar o habeascorpus.

Em nota divulgada nestamadrugada, o Ministério Pú-blico Federal (MPF) informouque foi cumprido um mandadode prisão preventiva, já que “háindícios de que o ex-diretor con-

tinua a praticar crimes e se ocul-tará da Justiça”. A prisão é portempo indeterminado. A notado MPF relata que na terça-feira(13) foram cumpridos manda-dos de busca e apreensão nacasa de Cerveró e de parentes,“em função de seu envolvimen-to em novos fatos ilícitos relaci-onados os crimes de corrupçãopassiva e lavagem de dinheiroque foram denunciados recen-temente”.

O MPF assegura ter obtidoinformações do Conselho deControle de Atividades Finan-ceiras (COAF) de que logo após orecebimento da denúncia e du-rante o recesso do Judiciário, oex-diretor tentou transferir parasua filha R$ 500 mil - mesmoconsiderando que com tal ope-ração haveria uma perda demais de 20% da aplicação finan-ceira. Cerveró, ainda segundo oMPF, também teria transferidorecentemente três apartamen-tos adquiridos com recursos deorigem duvidosa, em valoresmenores do que eles valeriam,de R$ 7 milhões por R$ 560 mil.

O Ministério Público Federalencerra a nota justificando que“a custódia cautelar é necessá-ria, também, para resguardaras ordens pública e econômica,diante da dimensão dos crimes ede sua continuidade até o pre-sente momento, o que tem am-paro em circunstâncias e pro-vas concretas do caso”.

SEM ILEGALIDADEO advogado de Cerveró afir-

mou que não há nenhuma ilega-lidade nas transações e que setrata apenas de um “adianta-mento de herança”. SegundoRibeiro, os bens foram adquiri-dos com dinheiro limpo e parteda herança do pai do ex-diretor.O valor de R$ 560 mil não cor-

responde ao valor dos imóveis,de acordo com o defensor, e simao valor pago pela transferên-cia para o nome dos filhos. “Seo critério é esse (transferênciade bens para os filhos), a GraçaFoster também deveria ser res-ponsabilizada”, declarou o ad-vogado. “Ela fez a mesma coi-sa”, alegou Ribeiro.

A presidente da Petrobrasrespondeu a acusação do advo-gado. Em nota encaminhadapela assessoria de imprensa, aPetrobras informou que refutaveementemente as alegações deque as transações patrimoniaisde Graça Foster tenham sido“indevidas”.

Ribeiro, em entrevista à Glo-boNews, falou “estranhar” adecisão da Justiça de prenderseu cliente, já que, segundo ele,Cerveró havia combinado como Ministério Público Federal doRio de Janeiro que prestaria de-poimento hoje (15) e seria cita-do amanhã (16).

De acordo com o advogado,o ex-diretor havia informadoao MPF-RJ e à Justiça Federalque faria uma viagem para Lon-dres. O defensor frisou aindaque a tentativa de Nestor Cer-veró de transferir bens paraseus filhos não é ilegal. “Nãohouve crime. Quando ele fezessa transferência do patrimô-nio para os filhos, não existianenhuma restrição administra-tiva ou judicial”, reforçou.

RÉU

Nestor Cerveró se tornou réuno processo da Operação LavaJato em dezembro, quando foidenunciado pelo Ministério Pú-blico Federal do Paraná por la-vagem de dinheiro e corrupçãoativa. Além dele, foram denun-ciados Fernando Antonio Fal-cão Soares, conhecido por Fer-

nando Baiano, o doleiro AlbertoYoussef e o empresário JulioGerin de Almeida Carmargo, daSetal Engenharia.

Cerveró é suspeito de parti-cipar de um grande esquema decorrupção na Petrobras, desvi-ando recursos de contratos daárea internacional para abas-tecer políticos do PMDB, que oindicaram para o cargo. O ope-rador do esquema na área seriaFernando Baiano e o doleiroYoussef, que lavavam até 3% detodos os contratos do setor, re-passando o dinheiro para cam-panhas políticas do PMDB.

Segundo o Ministério Públi-co Federal, Cerveró recebeuR$ 40 milhões de propina, emdois contratos para construçãode navios sonda, usados em

Escolas de Ensino Superior pedem que MEC revise alterações no FiesO Sindicato das Entidades

Mantenedoras de Estabeleci-mentos de Ensino Superior noEstado de São Paulo (Semesp)enviou ontem (14) ofício ao Mi-nistério da Educação (MEC) so-licitando ao ministro da Edu-cação, Cid Gomes, “providên-cias urgentes no sentido deuma revisão das alteraçõesdas regras do Fundo de Finan-ciamento Estudantil (Fies)”,conforme nota divulgada pelaentidade.

No final de dezembro, oMEC publicou, no Diário Ofi-cial da União, portarias quealteram as regras do financi-amento. Para o Semesp, aprincipal mudança é a exi-gência de obtenção de um re-sultado mínimo de 450 pon-tos no Exame Nacional deEnsino Médio (Enem) para osalunos terem acesso ao Fies.Segundo estudo realizadopelo Semesp, o potencial dealunos foi reduzido. Pela re-

gra anterior, o potencial de alu-nos no Fies era de 57,4% do totalde alunos que fazem o Enem,enquanto que pela regra atualesse potencial cai para 16%.

As mudanças “impactamfortemente o planejamentodas instituições de ensino e adiminuição de alunos quemais necessitam estudar, afe-tando a manutenção do pro-grama do Fies, e também aempregabilidade, a inclusãosocial e o cumprimento das

metas do Plano Nacional deEducação”, diz a nota.

Na terça-feira (13) o minis-tro defendeu as alterações, di-zendo que estão “em sintoniacom a busca de qualidade doensino”. Ele disse ainda queterá uma reunião com a presi-denta Dilma Rousseff para tra-tar do assunto.

Além de exigir a nota míni-ma, a portaria também proíbeque o aluno acumule bolsa doPrograma Universidade para

Todos (ProUni) e o financia-mento em cursos diferentes. Acomplementação das bolsasparciais no mesmo curso e namesma instituição continuasendo permitida.

Até meados de 2014, o Fiestinha 1,6 milhão de contratosformalizados. O fundo oferececobertura da mensalidade ajuros de 3,4% ao ano. O con-tratante só começa a quitar ofinanciamento 18 meses de-pois de formado.

Cerveró chegou pouco depois das 10 horas de ontem (14) na carceragemda PF em Curitiba, onde estão presos os outros 14 investigados na

Operação Lava Jato no bairro Santa Cândida

perfurações em águas profun-das. O pagamento foi relatadopelo executivo Julio Camargo,da Toyo Setal, que fez acordo decolaboração com a Justiça.

O ex-diretor de Abasteci-mento da Petrobras, Paulo Ro-berto Costa, também citou Cer-veró no acordo de delação pre-miada. Em depoimento à Justi-ça Federal do Paraná, em outu-bro, Paulo Roberto disse queCerveró recebeu propina nacompra da refinaria de Pasade-na, nos Estados Unidos. Segun-do o Tribunal de Contas daUnião, o negócio gerou prejuí-zos de US$ 792 milhões. Duran-te uma acareação com o ex-di-retor de abastecimento, na CPImista, em dezembro, Cerverónegou as acusações.

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Page 7: 01 15 2015

QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 GERAL O PRESENTE | 07

“Aumento da tarifa de luz serácom certeza menor que 40%”

EDUARDO BRAGA

Sem responder de quanto será o reajuste, ministro deuindícios de que o governo já está renegociando prazos

de pagamento dos empréstimos feitos pelasdistribuidoras, que somam R$ 17,8 bilhões

O ministro de Minas eEnergia, Eduardo Braga, ga-rantiu ontem (14) que o au-mento médio da energia elé-trica neste ano será “com cer-teza” menor que 40%. Semresponder de quanto será oreajuste, ele deu indícios deque o governo já está renego-ciando os prazos de pagamen-to dos empréstimos feitos anopassado pelas distribuidoras,que somam R$ 17,8 bilhões.

“Como eu disse, existe nes-se momento uma reuniãomarcada pela Aneel (AgênciaNacional de Energia Elétrica)para aprovação (do valor) daCDE”, disse. A CDE (Contade Desenvolvimento Energé-tico) funciona como o fundodo setor elétrico, responsávelpor fazer todos os pagamen-tos de programas sociais esubsídios tarifários.

A Aneel definirá, no pró-ximo dia 20, qual será essevalor em 2015. Após essa de-cisão, os consumidores sabe-rão quantos bilhões terão depagar a mais pela energia elé-trica neste ano. O valor serárepassado na forma de au-mento na tarifa. Com maiorpreço da energia, o governo

conseguirá viabilizar seu pla-nejamento de gastos e inves-timentos no setor.

O reajuste deve será maiorpara o consumidor neste anopois o Tesouro Nacional nãofará mais nenhum aporte naconta, segundo informou ogoverno. “Com a base naaprovação da CDE, serão dis-tribuídas as cotas para cadadistribuidora. Então elas en-trarão com seus processospara o reajuste extraordiná-rio”, afirmou Braga. “Apro-vada a revisão extraordiná-ria, nós teremos uma outrasituação, que é o impacto fi-nanceiro (do reajuste extra-ordinário) no reajuste ordi-nário, que acontece no ani-versário de cada uma das dis-tribuidoras”, explicou.

Segundo o ministro, oimpacto do primeiro reajus-te trará uma “mudança sig-nificativa” para a segundacorreção de preços que seráaprovada pela Aneel, dandoa entender que o reajuste or-dinário, o segundo, serámenor que as previsões.Além disso, outro ponto quedeve ser responsável por li-mitar esse segundo aumen-

to da conta de luz foi tratadopor ele como “renegociaçãodas distribuidoras” sobre os“contratos que eles fizeramno ano passado”.

Caso os prazos de paga-mentos dos empréstimos to-mados pelas distribuidoraspassem de dois para quatroanos, como se diz interna-mente no governo, o percen-tual de aumento na tarifa podeser menor. Se fossem repassa-dos para o consumidor, deuma só vez, os dois emprésti-mos de 2014, de R$ 17,8 bi-lhões, e os R$ 2,5 bilhões doempréstimo previsto em 2015,o consumidor teria de pagarao menos R$ 20,3 bilhões,sem considerar o efeito dosjuros. O equivalente a quase20% de aumento na tarifa.

Braga esclareceu tambémque haverá uma “melhoriados recebíveis e da geração decaixa do setor elétrico” paraamenizar esses efeitos, sementrar em detalhes. Mesmolistando esses possíveis efei-tos, ele se recusou a estimar oaumento que será percebidopelo consumidor. “Não pos-so falar em campo de hipóte-se”, concluiu.

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

CGN (@cgncascavel)Falso funcionário da Copel furta R$ 1 mil de morador.

Veja (@Veja)Contas de luz devem subir 40% em 2015, diz Aneel.

CBF cria nova regra de transferências e exclui investidores.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Filha de Maradona relata 1º encontro após 18 anos: “Choramos e o

perdoei”.

Estadão (@Estadao)PT admite ser difícil tirar Marta Suplicy do Senado.

Portal R7.com (@portalR7)Anvisa retoma debate sobre liberação de remédio derivado da maconha.

G1 (@g1)Sonecas são fundamentais para aprendizado de bebês, diz

pesquisa.

Ex-miss nomeada para cargo no RS diz que sofre preconceito porser bela.

Cães ganham bebedouro em cidade do interior de São Paulo.

Reuters Brasil (@ReutersBrazil)Primeira edição do semanário Charlie Hebdo após ataques se esgota

em minutos na França.

Papa canoniza primeiro santo do Sri Lanka diante de multidão.

Vendas no varejo sobem 0,9% em novembro, acima do esperado mascenário ainda é fraco.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Rodrigo Santoro pode ser Jesus Cristo em remake de “Ben-Hur”.

Cerveró é preso no Rio, e advogado reclama: por que não mandaramprender Graça Foster?

Gleisi Hoffmann (@gleisi)Senadora do PT

Bom dia. Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinaçãocontra o #HPV.

Congresso em Foco (@congemfoco)Empresas paralelas da Petrobras foram usadas para propina.

Vida Pública (@gpvidapublica)Novo mandato nem bem começou e o governador Beto Richa já cogita

troca de secretários.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Distribuidoras têm até este mês para rever tarifas de energia.

Defesa de Cerveró nega ilegalidade em tentativa de repasse debens; ex-diretor da Petrobras foi preso.

Folha de S.Paulo (@folha)Sucos de caixinha têm tantas calorias quanto refrigerantes.

Ministério Público deverá denunciar Collor ao STF.

Valor Econômico (@valor_economico)Vendas de supermercados caem e de veículos sobem em novembro.

Jorge Bastos Moreno (@RadiodoMoreno)Jornalista

Sabem a que horas recebi a 3ª ligação do @digaoi me oferecendovelox? Às duas da madrugada. Não é nem mais desrespeito, édesumanidade mesmo.

Zero Hora ((@zerohora)Estado Islâmico e Irã condenam nova capa de Charlie Hebdo.

CNC projeta crescimentodo varejo de 3% em 2015

As vendas do comérciovarejista brasileiro devemcrescer 2,6% em 2014 e 3% esteano. As estimativas foramanunciadas ontem (14) pelaConfederação Nacional doComércio de Bens, Serviços eTurismo (CNC).

Segundo a Pesquisa Men-sal do Comércio, divulgadapelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE),em novembro as vendas docomércio varejista registraramalta de 0,9%, o quarto au-mento consecutivo. O resul-tado foi influenciado pela altade 9,6% no ramo de livros,jornais, revistas e papelaria, e

de 5,4% no de móveis e eletro-domésticos. Já as vendas dehipermercados, supermerca-dos, produtos alimentícios,bebidas e fumo tiveram de-sempenho negativo, com que-da de 0,8%.

“O ano de 2014 foi particu-larmente delicado para o va-rejo brasileiro, em razão dacoincidência de diversos fato-

res desfavoráveis, como infla-ção elevada, crédito ao con-sumidor em níveis recordes edesaceleração da massa de ren-dimentos”, analisou o econo-mista Fábio Bentes, da CNC.

Segundo a entidade, a altade 3% projetada para 2015 sedará, principalmente, em fun-ção da desaceleração, já emcurso, dos preços no varejo.

Page 8: 01 15 2015

08 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

Começa a valer nova regra para pensão por morteA partir de agora, só terá direito ao benefício quem tiver pelo menos dois anos decasamento ou união estável. Outras regras começam a valer nos próximos meses

PREVIDÊNCIA

Começou a valer ontem (14) umadas novas regras anunciadas pelogoverno para a pensão por morte. Apartir de agora, só terá direito aobenefício quem tiver pelo menos doisanos de casamento ou união estável.A legislação anterior não estabeleciaum prazo mínimo para a união.

As mudanças na pensão pormorte fazem parte de um pacote demedidas provisórias anunciadaspelo governo no fim do ano pas-sado para tornar mais rigoroso oacesso da população a uma série debenefícios previdenciários. As mu-danças não afetam quem já recebe obenefício.

Já no dia 30 de dezembro entrouem vigor a alteração que estabeleceque deixa de ter a pensão o depen-dente condenado pela prática de cri-me que tenha resultado na morte dosegurado.

Outras regras para o benefícioentrarão em vigor a partir de 1º demarço. Uma delas estabelece um pra-zo de “carência” de 24 meses decontribuição do segurado para queo dependente obtenha os recursos.Atualmente, não é exigido tempomínimo de contribuição para que osdependentes tenham direito ao be-nefício, mas é necessário que, nadata da morte, o segurado estejacontribuindo.

Também começa a valer em marçoum novo cálculo que reduzirá o va-lor da pensão (do patamar de 100%do salário de benefício para 50% mais10% por dependente até o limite de100% e com o fim da reversão da cotaindividual de 10%).

Outra mudança é a vitaliciedadedo benefício. Cônjuges “jovens” nãoreceberão mais pensão pelo resto davida. Pelas novas regras, o valorserá vitalício para pessoas com até35 anos de expectativa de vida -atualmente quem tem 44 anos oumais. A partir desse limite, a dura-ção do benefício dependerá da ex-pectativa de sobrevida.

Desse modo, o beneficiário quetiver entre 39 e 43 anos receberápensão por 15 anos. Quem tiveridade entre 33 e 38 anos obterá ovalor por 12 anos. O cônjuge com 28a 32 anos terá pensão por noveanos. Quem tiver entre 22 e 27 anosreceberá por seis anos. E o cônjugecom 21 anos ou menos receberá pen-são por apenas três anos.

A minirreforma previdenciáriaanunciada em dezembro inclui tam-bém mudanças no seguro-desem-prego, abono salarial, auxílio-do-ença e seguro-defeso (confira nobox), que começam a valer nos pró-ximos meses.

SEGURO-DESEMPREGOCom as novas regras, que entram em vigor em março, o

trabalhador que solicitar o benefício pela primeira vez, terá de tertrabalhado por 18 meses nos 24 meses anteriores. Na segundasolicitação do benefício, ele terá de ter trabalhado por 12 mesesnos 16 meses anteriores e, a partir da terceira solicitação, terá deter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16meses anteriores.

De acordo com o Ministério da Fazenda, na primeira solicitação,o trabalhador poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhadoentre 18 e 23 meses nos 36 meses anteriores. Poderá receber cincoparcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses nos 36 mesesanteriores. Já na segunda solicitação, ele poderá receber quatroparcelas se tiver trabalhado entre 12 e 24 meses nos 36 mesesanteriores.

A partir da terceira solicitação do seguro-desemprego, vale aregra anterior, que prevê o recebimento de três parcelas para quemtrabalhou entre 6 e 11 meses nos 36 meses anteriores. Para receberquatro parcelas do seguro-desemprego, ele terá de ter trabalhadoentre 12 e 23 meses nos 36 meses anteriores e, para receber cincoparcelas, terá de ter trabalhado por, pelo menos, 24 meses nos 36meses anteriores.

SEGURO-DEFESOO seguro-defeso é um benefício de um salário-mínimo pago para

os pescadores que exercem atividade exclusiva e de forma artesa-nal. O valor é concedido nos períodos em que a pesca é proibida parapermitir a reprodução da espécie.

As novas regras, que começam a valer em abril, veda o acúmulode benefícios assistenciais e previdenciárias com o seguro-defeso.O pescador que recebe, por exemplo, auxílio-doença não poderáreceber o valor equivalente ao seguro-defeso. Além disso, seráinstituída uma carência de 3 anos a partir do registro oficial comopescador, para que o valor seja concedido.

Além disso, o governo informou que o pagamento está limitadoa, no máximo, cinco meses, independente de o prazo que durar operíodo de pesca proibida - necessária para garantir a reproduçãodas espécies.

ABONO SALARIALOutra mudança que foi anunciada pelo governo é no abono

salarial, que será limitado. O benefício equivale a um salário mínimovigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remu-neração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiroé pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo,30 dias consecutivos ou não, no ano.

Com as novas regras, só poderá obter o benefício o trabalhadorque tenha exercido atividade por seis meses. Essa alteração,porém, só alcançará todos os trabalhadores a partir do próximo ano-calendário, que começa no segundo semestre de 2015. Para quemestá recebendo até metade do ano que vem, no atual ano-calendário,vale a regra antiga - que prevê o pagamento para quem trabalhou pelomenos 30 dias consecutivos ou não.

AUXÍLIO-DOENÇACom a nova regra, em vigor a partir de março, o prazo de

afastamento para que a responsabilidade passe do empregador parao INSS será de 30 dias. Além disso, será estabelecido um teto parao valor do auxílio equivalente à média das últimas 12 contribuições.Pela regra anterior, o valor era pago pelo Instituto Nacional deSeguridade Social (INSS) ao trabalhador que ficasse mais de 15dias afastado das atividades.

O QUE MUDA Saúde começa a distribuirremédio 3 em 1 parabrasileiros com HIV

Na próxima semanadeve chegar à rede públicade todos os Estados brasi-leiros o medicamento trêsem um, que deve beneficiar,inicialmente, 100 mil novospacientes com HIV em 2015.Para o secretário de Vigi-lância em Saúde do Minis-tério da Saúde, Jarbas Bar-bosa, é um estímulo paraque os pacientes permane-çam em tratamento. Aospoucos, os pacientes que jáestão se tratando com ostrês comprimidos forneci-dos separadamente vão co-meçar a usar a combinação.

A dose tripla, considera-do tratamento de primeiralinha para quem tem o ví-rus HIV, é a combinaçãodos medicamentos Tenofo-vir (300 mg), Lamivudina(300 mg) e Efavirenz (600mg). “Ele vai facilitar muitoa vida de quem usa o medi-camento, porque diminui aquantidade de comprimidodurante o dia, o que au-menta a adesão ao trata-mento”, disse Barbosa.

O Ministério da Saúdeinvestiu R$ 36 milhões naaquisição de 7,3 milhões decomprimidos. O estoque ésuficiente para atender ospacientes nos próximos 12meses. Conforme o secretá-rio em Vigilância em Saúde,a maioria dos pacientes per-manece no tratamento, masmuitos, por estarem se sen-tindo bem e em alguns ca-sos até acreditarem que oremédio pode fazer mal, de-cidem, por conta própria,interrompê-lo. “Os antirre-trovirais não curam, é im-portante que as pessoas te-nham essa consciência”, ex-plicou, alertando que o tra-tamento para quem tem ovírus é para a vida toda enão permite interrupções.“Qualquer interrupçãopode levar o vírus a se mul-

tiplicar e também pode fa-vorecer a resistência, levan-do a pessoa a não reagirmais ao medicamento e terque buscar outro”, alerta.

Tanto o três em umquanto o dois em um e oritonavir 100 miligramastermoestável, que começa-ram a ser distribuídos emdezembro do ano passado,tinham o uso na rede públi-ca previsto em protocolopublicado em dezembro de2013. O mesmo documentotambém determinou que to-dos os adultos com HIV,independentemente da car-ga viral, têm direito ao tra-tamento pelo SUS.

Barbosa frisou que é im-portante que todas as pes-soas que têm vida sexualativa façam o teste de HIV.Segundo o secretário, atéseis meses depois de inicia-do o tratamento, 90% daspessoas com HIV/Aids es-tarão com a carga viral in-detectável e assim deixarãode ser transmissoras do ví-rus. “Quanto mais cedo co-meçar o tratamento, maiorserá a qualidade de vida dopaciente. O Brasil oferece oque há de mais modernono mundo para o trata-mento de pessoas soropo-sitivas”, afirma.

Os Estados do Rio Gran-de do Sul e Amazonas, quetêm as maiores taxas de de-tecção do vírus, recebem,desde novembro, a dose tri-pla combinada. Nesse perí-odo, cerca de 11 mil pacien-tes foram beneficiados nosdois Estados. De acordo como Ministério da Saúde, atu-almente cerca de 734 milpessoas vivem com HIV eAids no país. Deste total,80% foram diagnosticadase, entre estes, 400 mil estãoem tratamento. Todos osanos, cerca de 39 mil casosde Aids são detectados.

Page 9: 01 15 2015

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 ESTADO

Richa sanciona lei que cria 4 novas regiões metropolitanasMUNICIPALISMO

Novas regiões metropolitanas no Paraná possuem como sede os municípiosde Apucarana, Campo Mourão, Cascavel e Toledo

O governador Beto Ri-cha sancionou a criação dequatro novas regiões me-tropolitanas no Paraná,com sede em Apucarana,Campo Mourão, Cascavel eToledo. “Essas ações vão ga-rantir mais oportunidadesde acesso às políticas públi-cas e também permitir queos municípios se desenvol-vam de forma mais homo-gênea”, disse.

Agora, são oito as regi-ões metropolitanas no Es-tado. As quatro novas sejuntam às de Curit iba,Umuarama, Londrina eMaringá. A criação da re-gião metropolitana ampliao potencial de atração de

investimentos. Por seremáreas com população mai-or, as regiões conseguem fi-nanciamentos que os mu-nicípios não teriam indivi-dualmente. Com a estreitaproximidade à metrópole, ospequenos municípios refor-çam o status e passam a termais oportunidades e a de-sigualdade entre as cidadestende a diminuir. A inte-gração do transporte coleti-vo e de sistemas de sanea-mento básico e o maior aces-so aos serviços públicostambém são benefícios paraa população dessas regiões.

Cada região metropolita-na será gerida por um con-selho com cinco membros

indicados pelo Estado e pelaprefeitura da cidade-sede,além de um conselho con-sultivo formado por repre-sentantes de todos os muni-cípios participantes. Ambosos conselhos devem elabo-rar planos de desenvolvimen-to integrado e executar pro-gramas e projetos comuns.

Cascavel terá a maior re-gião metropolitana, com 23cidades e 500 mil habitan-tes. Fazem parte os municí-pios de Cascavel, Boa Vistada Aparecida, Braganey, Je-suítas, Iracema do Oeste,Nova Aurora, Anahy,Iguatu, Cafelândia, CampoBonito, Catanduvas, CéuAzul, Ibema, Guaraniaçu,

Diamante do Sul, Corbélia,Lindoeste, Santa Lúcia, San-ta Tereza do Oeste, Mate-lândia, Capitão LeônidasMarques, Três Barras do Pa-raná e Vera Cruz do Oeste.

Para o prefeito de Casca-vel, Edgar Bueno, a criaçãoda região metropolitana for-talece o Oeste paranaense eserá um eficiente instru-mento para englobar os mu-nicípios em torno de proje-tos coletivos. “Somos umaregião forte, precisamos tervisão estratégica e buscarnovos rumos para crescer”,apontou.

A região de Toledo terá18 municípios com uma po-pulação estimada de 350 mil

habitantes. Fazem parte ascidades de Toledo, Assis Cha-teaubriand, Diamante doOeste, Entre Rios do Oeste,Guaíra, Marechal CândidoRondon, Maripá, Mercedes,Nova Santa Rosa, Ouro Ver-de do Oeste, Palotina, PatoBragado, Quatro Pontes, San-ta Helena, São José das Pal-meiras, São Pedro do Iguaçu,Terra Roxa e Tupãssi.

Apucarana e região con-centram uma população de300 mil habitantes em 23municípios.

A região de Campo Mou-rão, por sua vez, contarácom 24 cidades e concentrauma população aproxima-da de 340 mil habitantes.

Lau Filho assume Assessoria de Políticas Públicas para a JuventudeO governador Beto Richa

reconduziu ontem (14) EdsonLau Filho ao cargo de asses-sor especial de Políticas Pú-blicas para a Juventude. Emreunião com a equipe técnicada Assessoria, ele reafirmouo compromisso de implantaro Conselho Estadual de Ju-ventude e dar seguimento àsmetas estabelecidas para ju-ventude paranaense no pla-no de governo.

A Assessoria foi implanta-da pelo governador Beto Richaem 2013 com o objetivo de arti-cular e garantir os programas eprojetos destinados ao públicojovem das secretarias e órgãosdo Governo do Estado. A estru-tura tem como metas fomentara criação de Conselhos Munici-

pais da Juventude, estimular oacesso do jovem aos bens pú-blicos (equipamentos esporti-vos, educacionais e culturais)e promover ações de capaci-tação, desenvolvimento eemancipação do jovem. É res-ponsável também por elabo-rar e implantar a Política Es-tadual da Juventude, em con-formidade com a Política Na-cional de Juventude.

Programas como as Audi-ências Públicas Estaduais daJuventude, Jovens Lideranças,Comitê Intergestor de Políti-cas Públicas para Juventudevão continuar em atividadepara ouvir os jovens parana-enses, e devem ser implanta-dos novos programas nesteprimeiro semestre de 2015.

Segundo Lau, a imagem daAssessoria Especial será for-talecida como uma grande fer-ramenta de gestão em conso-nância com os órgãos do Esta-do, que tem ações para juven-tude e reforçar o diálogo com asociedade civil, sendo um ca-nal direto para os jovens jun-to ao poder público.

A Assessoria oferece vá-rios canais para que os jo-vens possam conhecer osprogramas de governo vol-tados para a juventude, darsugestões e tirar suas dúvi-das, como no Território da Ju-ventude (www.juventude.pr.gov.br) e nas redes sociais - Fa-cebook (www.facebook.com/AEJPR) e Twitter (www.twitter.com/aejpr). Edson Lau Filho foi reconduzido ao cargo ontem (14)

Ricardo Moreti

Page 10: 01 15 2015

A Prefeitura de Toledoreiniciou, nesta semana, asobras do Programa Rodovi-as Rurais - Caminhos para oDesenvolvimento na LinhaGavião, em Novo Sarandi.Serão mais 5,87 quilôme-tros de asfaltamento rural àdisposição da população. Ovalor total da obra é de maisde R$ 1,7 milhão, sendoR$ 1,35 milhão aplicado pelaSecretaria de Infraestru-tura Rural e o restante -R$ 351,9 mil - pelos mora-dores. As melhorias serãorealizadas pela Empresa deDesenvolvimento Urbano eRural (Emdur).

Será asfaltada a estradada Linha Gavião e mais umaestrada que leva até a via,informa o diretor técnico daEmdur, Giovani Frantz. “Jácomeçamos a levar as pedraspara iniciar as obras”, co-menta. “O que queremos édeixar no padrão de rodovi-as rurais implantado poresta administração, para quea população que usa estasvias possa ter mais seguran-ça e tranquilidade”, amplia.

O diretor-superinten-dente da Emdur, AscanioButzge, lembrou que a obrase dividiu em dois lotes devi-do à extensão. “No ano pas-sado executamos uma partee agora vamos dar continui-dade aos trabalhos”, menci-ona. O trecho é um dos mai-ores do Programa RodoviasRurais e vai atender toda a

comunidade local.

TRAFEGABILIDADEToledo conta atualmen-

te com 1,8 mil quilômetrosde estradas de uso comum emais de 400 quilômetros deacessos. Destes, cerca de 300mil metros já contam compavimentação, sendo 35quilômetros no novo mo-delo de estradas rurais doPrograma Rodovias Ru-rais - Caminhos para oDesenvolvimento. Em2014 o programa execu-tou 21,54 quilômetros deasfaltamento rural. Comseis metros de largura eduas pistas de rolamento,sinalizadas horizontal everticalmente, o modelooferece mais segurança ecomodidade ao homem docampo.

Além das Rodovias Ru-rais, a Secretaria de Infraes-trutura Rural realizou du-rante o ano 32,97 quilôme-tros de readequações de es-tradas. “Nós levantamos oleito da estrada, o que me-lhora a conservação e im-possibilita que a água dachuva escoe para os rios emananciais. Também é fei-ta a colocação de cascalhoou solo-brita para impe-dir atolamento nos dias dechuva”, declara Butzge. Jáa readequação asfáltica eserviços de tapa-buraco to-talizaram 16.438 metrosquadrados.

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

NOVA SANTA ROSA

Prefeitura promove palestra para servidores no dia 26Objetivo é proporcionar a oportunidade de viver em concordância com sua natureza, percebendo

que no trabalho é possível recomeçar, prosperar e obter sucesso e felicidadeA Prefeitura de Nova Santa

Rosa promoverá uma palestramotivacional para todos os ser-vidores municipais, inclusiveprofessores da rede municipal,na Asmunsar, no próximo dia26, das 08 horas às 11h30, sobreo tema “Benefícios para a vidaatravés do trabalho”. O pales-trante será Leomar Meith, gra-duado em Filosofia, formado nométodo de Constelações Sistê-micas Familiares, formação emPractitioner e Master em PNL eem Reprogramação Biológica.Ele atua na área de palestras etreinamentos desde o ano 2000.

“Todos os servidores devemparticipar da palestra, inclusi-ve aqueles que estão em fériassolicitamos a presença nestedia. A participação é obrigató-ria para todos os servidores,contando como dia de trabalhonormal”, salienta o secretáriode Administração e Planeja-mento, Luiz München.

Ele lembra que o objetivo éproporcionar aos participan-tes a oportunidade de viver emconcordância com sua nature-za, percebendo que no trabalhoé possível recomeçar, prospe-

rar e obter os sinônimos de su-cesso e felicidade.

RESULTADOSPOSITIVOS

O secretário destaca a im-portância das palestras moti-vacionais para o desenvolvi-mento pessoal e coletivo dosservidores e como isso refletena prestação de serviços à co-munidade. “Temos ótimos ser-vidores em Nova Santa Rosa, ecom essas palestras, que foram

realizadas também em 2013 e2014, verificamos que os servi-dores potencializaram o me-lhor de si, resultando em umcompanheirismo maior entre oscolegas e melhoria geral no am-biente de trabalho. Isso é muitopositivo, não só para o servidorou para a prefeitura, mas tam-bém para a nossa comunidade,que recebe os serviços presta-dos por servidores motivados ecomprometidos com o seu tra-balho”, enfatiza München.

Luiz Fernando Cerni

Lar inaugura equipamento em unidade do interior de Santa Helena

Diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues,com lideranças do município beneficiado

Divulgação

A Cooperativa Agroindustri-al Lar, Unidade de Grãos da Li-nha Vera Cruz, interior de SantaHelena, inaugurou na terça-feira(13) um novo equipamento, co-nhecido como tombador. O in-vestimento é de R$ 900 mil e,segundo o prefeito em exercício,Margon Strassburger, demons-tra a confiança da cooperativa

depositada no potencial de de-senvolvimento do município.

Conforme o diretor-presiden-te da Lar, Irineo da Costa Rodri-gues, na unidade são atendidos280 associados da Linha VeraCruz e comunidades próximas.O tombador tem plataforma de21 metros e elevador com capa-cidade de 240 toneladas.

O movimento na unidade ésuperior a 500 mil sacas porano, entre soja, milho e insu-mos, de acordo com o gerenteda Unidade Lar em Santa He-lena, Silvério Winter. Segun-do ele, com a instalação dotombador, diminui-se o tem-po de espera para a descargados caminhões, já que, confor-me dados da cooperativa, oprocedimento demora em tor-no de oito minutos.

“Com certeza, com maisagilidade os produtores tam-bém serão beneficiados”, men-ciona Strassburger.

Outros investimentos estãoprogramados pela Lar em San-ta Helena, caso da implantaçãode uma Unidade de Leitões nodistrito de Moreninha e de umposto de combustíveis na ci-dade. De acordo com o prefeitoem exercício, a área para aUnidade Produtora de Leitõesjá está com as escrituras efetu-adas e em breve será feita aconcessão do espaço para a ins-talação do empreendimento.

Pavimentação asfálticatem continuidadeem Novo Sarandi

Pedras já começaram a ser levadas à estrada da LinhaGavião para iniciar as obras: rodovias padrão

Michael Juliano

Secretário deAdministração ePlanejamento,Luiz München:“Participação é

obrigatória paratodos os

servidores,contando comodia de trabalho

normal”

Page 11: 01 15 2015

QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 11

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: É hora de res-peitar certos limites,sem fazer mais do quevocê realmente pode.

Conheça os aspectos que regem oseu comportamento.

TOURO: É hora de estarmais consciente de cer-tas limitações ligadas aquestões emocionais ou

financeiras. Transformação.

GÊMEOS: Pode haverum descompasso entreos objetivos profissio-nais e as questões dos

seus relacionamentos. Procure suaautonomia.

CÂNCER: Desafio decolocar em prática asideias e os conhecimen-tos que você possui. É

preciso que respeite os seus limi-tes físicos.

LEÃO: Cuidado com atendência a ilusões e aquestões da sua vidaafetiva e relacionamen-

tos. É importante ser mais maduroe coerente.

VIRGEM: Muita atençãocom atitudes de vitimiza-ção em seus relaciona-mentos. Esteja mais

consciente do que é capaz de fazer.

LIBRA: Cuidado com atendência a um desgas-te excessivo nas situa-ções do cotidiano. Mo-

mento oportuno para aprimorar co-nhecimentos.

ESCORPIÃO: Não deixede atender a demandasemocionais em funçãode afazeres e questões

financeiras. Seja prudente.

SAGITÁRIO: O momen-to atual exige maturida-de e responsabilidade.Estabeleça os objetivos

que você quer realizar. Procuredescansar.

CAPRICÓRNIO: Estabe-leça limites que são sau-dáveis para você. Cui-dado com a tendência a

mal-entendidos na comunicação.

AQUÁRIO: Evite nego-ciações e transações fi-nanceiras ilusórias. Omomento é importantepara agir com base em

suas prioridades.

PEIXES: A vontade derealizar determinadosobjetivos pode esbar-rar em questões práti-

cas. Fase de desafios e de equili-brar as demandas.

CHARADAS INFANTISÉ nome de mulher e nome de homem. Ia, mas acabou

não indo?Resposta: IsaíasO que há no meio do coração?Resposta: a letra “a”Quem inventou a fila?Resposta: as formigasNa televisão cobre um país; no futebol, atrai a bola; em casa

incentiva o lazer. O que é?Resposta: a redeMantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso.

O que é?Resposta: a balançaPor que os loucos nunca estão em casa?Resposta: porque vivem fora de si.O que detestamos na praia e adoramos na panela?Resposta: caldoO que cai de pé e corre deitado?Resposta: as gotas da chuvaPor que o boi sobe o morro?Resposta: porque não pode passar por baixoTem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é

gente. O que é?Resposta: alho

BOLO BOMBADE CHOCOLATE

Modo de preparo:Recheio: coloque em uma panela o leite condensado, o leite

comum (três latas), as gemas e o amido de milho. Leve ao fogoaté engrossar, mexendo sempre. Espere esfriar e acrescenteuma lata de creme de leite sem soro. Reserve. Massa: nabatedeira, bata as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescen-te o leite, a farinha e o chocolate, por último as claras em nevee o fermento. A massa fica um pouco mais dura do que dos outrosbolos. Em uma assadeira redonda e untada coloque metade damassa, o recheio frio (não colocar nas bordas) e o restante damassa. Leve para assar em forno médio por 40 minutos emmédia. Aqueça em banho-maria ou no micro-ondas a outra latade creme de leite, acrescente o chocolate mexendo até derretere use para cobrir o bolo quente.

Ingredientes:Recheio:1 lata de leite condensado3 latas de leite comum3 gemas3 colheres de amido de milho2 latas de creme de leite1 barra de 200 g de chocolateao leite

Massa:100 g de margarina3 ovos1 xícara de leite3 xícaras de farinha de trigo3 xícaras de açúcar1 xícara de chocolate em pó1 colher (bem cheia) defermento em pó

QUINTA-FEIRA (15)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Maurílio reclama das suspeitas de Cristina. Antoninho sugere que JoséAlfredo faça uma viagem. Cristina diz a Jurema que vai ao Monte Roraima.José Pedro discute com outros presos. Téo comemora o sucesso de seublog. Cláudio mostra a confissão de Felipe a Beatriz e Bianca. Helenadesconfia do leilão das obras de Salvador. Marisa diz a Josué que vai sentirsaudades quando ele viajar. José Alfredo termina de arrumar as malas.Cristina se despede da família antes da viagem. Cora flagra José Alfredosaindo do bar do Manoel.

IMPÉRIO

Marcos pergunta a Sueli quanto ela quer pela gravação. Laura diza Marcos que quer se casar com ele. Tina afirma a Afeganistão que éela quem faz a comida. Tina incentiva Itália a voltar a trabalhar. Lauradecide entrevistar Caíque para finalizar sua matéria sobre o hospital.Itália chora ao ser alvo de piada dos colegas de trabalho por causa dovídeo. Ricardo pergunta a Emerson se é verdade que ele roubou o bazardo clube. Laura procura Caíque no consultório.

ALTO ASTRAL

Beatriz se recusa a acompanhar Paulo e Vitória para fazer o exame depaternidade. Sandra e Rafael tentam convencer Beatriz a aceitar o examede paternidade. Carlota avisa a Beto que afastará Luisa da Vip Turismo.Pedro pede para ser motorista de Luisa. Bastos elogia Inês e Tadeucomemora. Madalena convoca seus empregados para se exercitarem comela e Vicente. Carlota descobre que Pedro é o motorista de Luisa. Gildaentrega a Vitória as passagens para que ela, Paulo e Beatriz viajem parafazer o exame de paternidade.

BOOGIE OOGIE

Bianca e Jade confessam a sabotagem mútua e Lucrécia ficachocada. Gael leva Bianca e Jade para o hospital. King avisa a Simplícioque a mercadoria foi enviada para a casa de Bete. Sol não acredita quesua mãe esteja voltando a gostar de Simplício. Lucrécia e Gael pensamem não deixar Jade e Bianca fazerem o teste para Julieta, mas Edgarde Dandara tentam convencê-los do contrário. Nando canta no Perfeitãoe Delma se anima. Bete dança com Simplício e Sol o manda embora decasa. Marcelo sente ciúmes de Delma.

MALHAÇÃO

Page 12: 01 15 2015

24 E 25

Mais Verão já tem data definida em Marechal Rondon12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

Evento acontecerá na Praça Willy Barth, com competições de futebol de areia, além de atividades recreativasMarechal Cândido Rondon

sediará as atividades esportivase recreativas do projeto MaisVerão, desenvolvido pelo Go-verno do Estado em parceria comas prefeituras dos municípios daregião, Conselho de Desenvol-

vimento dos Municípios Lindei-ros e Itaipu Binacional. Em Mare-chal Rondon as atividades serãoconcentradas junto à Praça Wi-lly Barth, nos dias 24 e 25 de janei-ro, sob a coordenação da equipeda Secretaria Municipal de Es-

portes e Lazer.A modalidade a ser disputada

será o futebol de areia, nos nai-pes feminino e masculino. A esti-mativa é reunir em torno de 15equipes para a competição.

Paralelo ao evento serão de-

senvolvidas atividades lúdicas,de recreação e brincadeiras paraadultos e crianças, estando pre-sente o “Brincando na Praça”.

Conforme o secretário de Es-portes e Lazer, Roberto Braatz, oMais Verão é voltado ao públicoem geral e as inscrições podemser feitas na Secretaria de Espor-tes e no dia do início das ativida-des, na Praça Willy Barth, até as12 horas. “Convidamos toda apopulação rondonense a partici-par das atividades. O objetivo daorganização do evento é atingir

um número maior de pessoas emrelação às edições passadas, pro-porcionando grandes momentose principalmente incentivando aprática esportiva. As atividadesdo projeto serão supervisiona-das por profissionais da Secreta-ria do Esporte”, reforça Braatz.

O projeto Mais Verão serádesenvolvido em diferentes mu-nicípios e teve início em SantaHelena.

Mais informações podem serobtidas na Secretaria de Esportesou pelo telefone (45) 3284-1421.

Secretário deEsportes, RobertoBraatz: “Desde já

as equipespodem fazer suas

inscrições naSecretaria de

Esportes, juntoao MóduloEsportivo”

Ademir Herrmann

Page 13: 01 15 2015

O PRESENTE | 13QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

HOJE

Copagril inaugura indústria de farinha e gordura animalInvestimento de cerca de R$ 20 milhões é uma parceria com a empresa Astrea

Prédio da indústria foi construído para aproveitar a luz e a ventilação natural, gastando menos energia:capacidade de processar o material de até 340 mil aves por dia

Hoje (15), às 18 horas, será inau-gurada a Indústria de Farinha eGordura Animal Astrea/Copagril,localizada junto à Unidade Indus-trial de Aves (UIA) da Copagril,em Marechal Cândido Rondon. Oinvestimento, que soma cerca deR$ 20 milhões, é uma parceriaentre a Copagril e a Astrea, umaempresa brasileira com acionis-tas internacionais de ampla ex-periência na realização de proje-tos e operação de fábricas emdiversos setores e localizações.

A nova estrutura será utiliza-da para aproveitar partes dofrango impróprias para consu-mo humano. Nela, serão pro-cessadas vísceras, sangue e pe-nas para a produção de farinhase óleos, utilizados na fabricaçãode rações animais.

De acordo com o diretor-exe-cutivo da Astrea, William Wattie,esta instalação é uma das maisavançadas do mundo.

Comparada com fábricas con-vencionais, consome menos va-por, emite quase nenhum resíduolíquido e não gera odores. A linhade processamento de vísceras uti-liza um processo conhecido como“baixa temperatura”, em que aseparação de gorduras e proteínas

acontece mecanicamente, e nãotermalmente, como é o comum.Assim, há uma redução de consu-mo de vapor em torno de 40%.

SUSTENTABILIDADEAlém disso, o prédio foi cons-

truído para aproveitar a luz e aventilação natural, gastando me-nos energia, e a energia térmicaempregada é recuperada ao lon-go do processo para concentraros resíduos e aproveitá-los no pro-cesso. Há ainda mais um pontopositivo: a geração de água quen-te, que será utilizada no abate-douro de aves, diminuindo aindamais o consumo de água da UIA,que já é baixo em relação à médiade outras indústrias semelhantes.

Conforme Wattie, a nova in-dústria também se destaca pelaqualidade dos produtos finais. Oprocesso de baixa temperatura eo secador de disco de vapor indi-reto permitem a secagem semneutralizar proteínas. Isto faz comque a farinha tenha mais digesti-bilidade e conteúdo proteico, oque terá resultados no campo, me-lhorando ainda mais a produçãoavícola da cooperativa e seus as-sociados. Estas característicasfazem com que a Astrea/Copagril

seja a primeira indústria deste tipoem todo o território nacional, euma das melhores do mundo.

POTENCIALAs máquinas e a estrutura

construídas são capazes de pro-cessar o material de até 340 milaves por dia, suficiente para acom-panhar a crescimento da Copa-gril nos próximos anos.

Com isto tudo, segundo o ge-rente do abatedouro, Adolir We-

ber (Kinha), a Unidade Industrialde Aves da Copagril tem o orgu-lho de ser ainda mais benéfica aomeio ambiente, visto que nãogerará resíduo algum. “Toda aágua utilizada no processo indus-trial é devolvida à natureza, de-pois de uma série de tratamen-tos. Agora, com a utilização doóleo e das vísceras por partedesta nova indústria, o tratamen-to da água será ainda mais eficaze rápido”, comenta.

Divulgação

A inauguração do evento con-tará com a presença de repre-sentantes da Copagril, da Astrea,autoridades regionais, do dire-tor-geral da Itaipu Binacional,Jorge Samek, da chefe do Institu-to Ambiental do Paraná, MariaGlória Genari Pozzobon, e do fis-cal federal agropecuário do Mi-nistério da Agricultura e MeioAmbiente (Mapa), Emerson LuizDal Bem. Haverá visitação inter-na para os convidados do evento.

Page 14: 01 15 2015

Depois de mais de uma se-mana com recordes de calor emtodo o Oeste do Paraná, o climade sol e tempo aberto deu lugara uma nuvem de poeira, acom-panhada de rajadas de ventosfortes e seguida por chuva. Ovendaval do meio da tarde deontem (14) atingiu inúmerosmunicípios da região, ocasio-nando estragos de toda ordem,como árvores e galhos derru-bados, queda de estruturas,entre outros.

Em algumas cidades a inten-sidade do vento impressionou.A recordista foi Guaíra, ondeforam registrados ventos de 84quilômetros por hora. Em AssisChateaubriand e Toledo, os ven-tos chegaram à velocidade de65 quilômetros por hora; emCascavel a ventania atingiu 74quilômetros por hora, enquan-to em Foz do Iguaçu a intensi-dade foi mais forte, alcançan-do 80 quilômetros por hora, de

acordo com o meteorologistaReinaldo Kneib, do Instituto Tec-nológico do Paraná (Simepar).

Apesar disso, a intensidadeda chuva não foi muito forte,com registro de 17 milímetros

em Assis Chateaubriand, se-gundo o Simepar. Em MarechalCândido Rondon, as precipita-ções foram de 14 milímetros, con-forme dados da Unidade de Be-neficiamento de Sementes (UBS)

da Copagril, podendo variar emoutras localidades. Não foi pos-sível precisar a intensidade dosventos em Marechal Rondon ePalotina, devido a um problemana estação meteorológica.

Ainda conforme o Simepar,os moradores da região devemficar em alerta, pois o tempomudou e não está descartada apossibilidade de chuvas acom-panhadas por temporais. “Mui-tas tempestades originadas noParaguai podem ser registra-das nas cidades do Oeste doParaná durante os próximosdias, até o fim de semana”, afir-ma Kneib. A previsão para hoje(15) é de nebulosidade variávelno período da manhã; na tarde enoite de hoje, o tempo fica par-cialmente nublado com registrode chuvas e trovoadas paraMarechal Rondon e cidades daregião, com temperatura entre22ºC e 32ºC, e ventos variandode 43 a 50 quilômetros por hora.

ESTRAGOSDe acordo com informações

do Corpo de Bombeiros de Ma-rechal Rondon, até o fechamen-to desta matéria não havia sidoregistrada nenhuma ocorrênciade destelhamento ou queda deárvore na sede e no interior domunicípio. Na cidade de Toledotambém não havia registro de

Page 15: 01 15 2015

estragos ou destruiçõesem virtude do vendaval.

Por outro lado, em PatoBragado os ventos fortesassustaram os moradorese o mau tempo fez comque uma grande quantida-de de folhas ficasse espa-lhada pelas ruas. O maiorcaso registrado foi a der-rubada de uma estruturade um posto de combustí-veis, no centro da cidade,em virtude das intensasrajadas de vento. Segun-do o proprietário do pos-to, Edson Manki, uma es-pécie de redemoinho atin-giu o estabelecimentopor volta das 15h30, oca-sionando a queda de par-te da cobertura. Mankidisse que, apesar do sus-to, o ocorrido não devegerar grandes prejuízos.

Já no município dePalotina, onde a coope-

rativa C.Vale realiza o Dia deCampo, os fortes ventos assus-taram e espantaram parte dopúblico. O mau tempo começouàs 14 horas e chegou a inter-romper as atividades do even-to, a considerar que os prejuí-

zos foram registrados em al-guns estandes, pois tiveram te-lhados arrancados, partes dasestruturas caíram e algumasfachadas foram destruídas. Acentral de palestras precisouser segurada por diversas pes-soas para que não fosse arran-cada pela força dos ventos.Passado o susto, as atividadesforam retomadas e seguemnormalmente até hoje (15) .Apesar dos danos, nenhumapessoa ficou ferida.

SANTAHELENA

O vento de maior intensida-de na cidade de Santa Helena foiregistrado entre os distritos deSub-Sede e São Clemente e narodovia que liga as duas locali-dades. Uma árvore de grandeporte foi arrancada e acabouatrapalhando o trânsito de veí-culos, ônibus e caminhões. Nasaída de São Clemente para omunicípio de Entre Rios do Oes-te também houve obstruçãoparcial da pista asfáltica. A De-fesa Civil foi acionada para aten-der a ocorrência e retirar as ár-vores e galhos derrubados napista nos dois pontos.

NUVENSDE POEIRA

Uma intensa nuvem de po-eira invadiu Cascavel, acom-panhada de fortes ventos. Atemperatura despencou, e deacordo com o Simepar, foram7ºC de diferença em poucosminutos, variando de 30ºC a23ºC. Uma árvore caiu sobreum veículo no estacionamen-to da Guarda Mirim na RuaMarechal Cândido Rondon,no Bairro Cancell i , e outraárvore caiu e destruiu ummuro na Rua Uirapuru, próxi-mo à Avenida das Torres, noBairro Floresta.

O Corpo de Bombeiros nãoprecisou ser acionado paraesta ocorrência e os galhos daárvore foram podados por fun-cionários que fazem o serviçode limpeza pública de Casca-vel. A árvore ficou escoradana residência, que teve umaparte do telhado danificado,

porém ninguém ficou ferido.Já em Foz do Iguaçu os for-

tes ventos foram registradosàs 16 horas, acompanhados deuma imensa nuvem de poeiraque cobriu a cidade, tornandodifícil visualizar a Ponte Inter-

nacional da Amizade e algunsedifícios. Até o fechamentodesta matéria não havia infor-mações sobre outras destrui-ções, como queda de árvores,destelhamentos ou pessoasferidas em Foz.

Page 16: 01 15 2015

16 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,15 DE JANEIRO DE 2015

Dia 15: Ademir LazarottoDia 15: Breno HanselDia 15: Camila FredoDia 15: Catarina PechDia 15: Davi LewandoskiDia 15: Délcio VorpagelDia 15: Emilio Lemos da SilvaDia 15: Ettore José RoncagliaDia 15: Hari Hilário HeinrichDia 15: Johmy Marcos FischerDia 15: Jossoé do Amaral CamposDia 15: Maria Alice PatinoDia 15: Orlando Silvio BalduinoDia 15: Vittoria Schuster

Maria Elena Becker

PARANAENSENO BBB

O estudante Cézar Lima Martins,de Guarapuava, está entre os selecio-nados para o Big Brother Brasil(BBB) 2015. Aos 30 anos, ele é for-mado em Economia e atualmentecursa a faculdade de Direito. Mar-tins diz que quer ser delegado, em-bora sua página no Facebook reveleuma forte tendência pela carreiraartística. Ele já participou como fi-gurante na novela “Os Dez Manda-mentos”, da Rede Record, que tevealguns capítulos gravados em Gua-rapuava. Também não faltam ima-gens dos seus atributos físicos. Alémda experiência como ator, o candi-dato ao prêmio milionário do BBB15 aparece cantando em diversos ví-deos postados no Facebook.

O BBB 15 começa na terça-feira(20) com a proposta de voltar àsorigens “reunindo gente comum”.

CURSO DE FOTOGRAFIAO Centro Europeu, uma das principais escolas de

profissões e idiomas da América Latina, está com asmatrículas abertas para o seu tradicional curso de Foto-grafia, na cidade de Curitiba. Coordenado pelas fotógra-fas Tânia Buchmann e Charly Techio, as atividades visamà formação de profissionais completos, preparados paraatuar em todas as vertentes do segmento. Com duraçãode um ano letivo, o curso é baseado em métodosmodernos, utilizados nas principais escolas de fotografiado mundo, e trabalha diretamente com noções práticas eteóricas do mercado profissional, passando por temascomo história da fotografia; iluminação e introdução aoestúdio; fotografia digital; linguagem fotográfica e análisede imagem; fotografia de moda; fotografia publicitária;fotojornalismo; fotografia artística; e edição.

ECONOMIZAR ÁGUAPequenas mudanças de há-

bito podem ajudar a reduzir oconsumo de água. Segundo aSanepar, os paranaenses con-somem diariamente 124 litrospor pessoa, em média. A Organi-zação das Nações Unidas indicacomo suficiente um consumo de110 litros. Entre as dicas parareduzir o consumo estão utilizara água da máquina de lavar paralimpar calçada e a redução dotempo de banho.

O casal de médicos rondonenses Elizabeth e Ettore Roncaglia em recentejantar da classe. Ettore aniversaria hoje (15). Parabéns!

Karine Munarini

Ronaldo e Juliane Marczinski com a filha Maria Eduarda

Page 17: 01 15 2015

O PRESENTE | 17QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 SOCIAL

PROCURAPOR CRÉDITO

A quantidade de pessoasque buscou crédito recuou 0,5%no acumulado do ano de 2014comparativamente ao ano de2013. Foi o terceiro ano conse-cutivo de fraco desempenho dademanda do consumidor porcrédito já que, no biênio de2010/ 2011, as expansões daprocura do consumidor porcrédito foram bem mais ex-pressivas: altas de 16,4% e7,5%, respectivamente. Deacordo com os economistasda Serasa Experian, a alta dainflação, os esforços do consu-midor em reduzir seus níveisde endividamento e de inadim-plência, a escalada das taxasde juros e do custo do crédito,a alta do dólar e o grau reduzi-do dos índices de confiança dosconsumidores determinaramum desempenho negativo dademanda do consumidor porcrédito no ano de 2014.

REAJUSTE DE TAXAO Parque Nacional do Iguaçu terá a taxa de

transporte e do estacionamento reajustada a partir dopróximo dia 1º. A correção é realizada anualmente nomês de fevereiro e está prevista em cláusula contratual.O valor do transporte passará de R$ 7,90 para R$ 8. Já oestacionamento vai de R$ 17 para R$ 19. O cálculo ébaseado na variação do Índice Geral de Preços (IGP-M),período de novembro de 2013 a novembro de 2014.

PARA SE REFRESCARA onda de calor movimenta o Parque das Águas em

Toledo. Visitantes e moradores do município buscam aspiscinas para se divertir e se refrescar. O parque deveficar aberto até 15 de março. Antes de abrir para atemporada, o local passou por reformas e agora contacom novidades. Entre elas a quadra de futebol de sabão.

MOVIDOS PELA FÉO turismo religioso se destaca e apresenta, a

cada ano, números mais expressivos. Segundo oDepartamento de Estudos e Pesquisas do Ministériodo Turismo, no ano passado, cerca de 17,7 milhões debrasileiros viajaram pelo país levados pela fé. NoParaná, alguns destaques são a Catedral BasílicaMenor de Nossa Senhora da Glória, em Maringá, e aCatedral de Cascavel.

Leandro Tenfene AndreiaHardke

João Livi

João Livi

RejaneChaves eClaudioKöhler

prestigiandoevento da

temporadaem Marechal

Rondon

Page 18: 01 15 2015

Não tem jeito mesmo. Como calorão que tem feito nosúltimos dias em MarechalCândido Rondon, com sen-sação térmica superando fácilos 40 graus centígrados, asolução é encontrar sombra eágua fresca. Por conta disso,a procura por locais que ofe-reçam piscinas e áreas arbori-zadas para descanso e lazertem aumentado muito nomunicípio. Três dos princi-pais destinos registram gran-

de acréscimo na procura des-de o início da temporada. Emum deles, o número de sóciosdobrou em relação aos mesesanteriores. O calor coincidecom o período de férias escola-res, o que aumenta ainda maisa procura por estes locais.

O Clube Concórdia tem140 títulos patrimoniais, queaglomeram cerca de 300 pes-soas, entre sócios e dependen-tes. Além de toda essa gente,outras 300 pessoas “invadi-

ram” o clube nesta temporadapara frequentar as opções, es-pecialmente as duas piscinas.“Nessa época de janeiro a fre-quência é muito grande, atémesmo em relação a dezem-bro, quando as pessoas estãomais envolvidas em festas defim de ano. Até hoje (ontem,14), aumentamos em cerca de100% o número de sócios”,explica o presidente HaroldBatschke. “Temos em médiaentre 260 e 300 pessoas a mais

frequentando o clube nesteverão”, garante.

O sucesso de público, con-forme Batschke, vem do cha-mado título temporário, op-ção para quem não quer serassociado o ano todo, masquer aproveitar as opções doclube durante a temporada,que começou no início denovembro de 2014 e segue atémarço deste ano. Com ele, ointeressado paga uma únicaparcela para usufruir do clu-

be durante a temporada maisquente do ano. “O título tem-porário trouxe grande incre-mento de sócios para o Con-córdia. Já esperávamos isso,pois fizemos um grande tra-balho com as famílias, mastambém oferecemos propos-tas às empresas, com descon-tos progressivos em relaçãoao número de pessoas”, con-ta. Quanto mais gente se as-socia, mais barato fica o títulotemporário. “Para esses títu-

Page 19: 01 15 2015

los, não há cobrança de men-salidade”, frisa (confira ospreços no box). “O resultadoera o esperado, já melhor queno ano passado”, aponta opresidente, que acredita co-mercializar mais títulos até ofim da temporada.

O clube oferece piscinagrande com trampolim e res-balador, piscina para crian-ças, bosque com churrasquei-ras cobertas e ao ar livre, lan-chonete, local para eventos,um deles para 100 pessoas eoutro para 1,6 mil pessoas,além de sauna para os sóciospatrimoniais. Para Batschke,o movimento deve aumentarum pouco até o próximo mês,quando, segundo ele, o climacomeça a ficar mais ameno e aprocura tende a diminuir.“Até fevereiro o movimento émais intenso, depois acabacaindo”, revela.

Mesmo não oferecendo tí-tulos temporários, o ClubeAliança também ampliou nosúltimos meses o número deusuários, de olho nas altastemperaturas e nas piscinasdo local. “Cerca de 30 novostítulos foram vendidos, au-

mentando em aproximada-mente 10% o número de sóci-os somente nesta temporada”,conta o presidente OtávioZang. “Logo no início (datemporada) a procura foi bas-tante grande para novos títu-los e está aumentando cadavez mais. No fim de semana, oclube fica lotado”, diz, ampli-ando: “Com o calor que temfeito na região, não temos oque fazer a não ser procuraráreas como a nossa”, entendeo presidente.

Entre os destaques para estatemporada estão as reformasque o clube ganhou e já bene-ficiam os associados. “Fizemosvárias melhorias em todo oclube e isso contribuiu paraque mais pessoas se interes-sassem em se associar”, pon-tua. “Nem esperávamos tantaprocura, mas com o calor queestá fazendo, ainda estamostendo procura, que deve per-manecer ainda por mais algu-mas semanas”, avalia.

Entre as atrações do ClubeAliança estão área de cam-ping, churrasqueiras sob bos-que, locais para eventos, pis-cinas adulto e infantil, sauna,

quadras para bocha e bolão,lanchonete, campo para fute-bol suíço e quadra de futsal.

Há menos de dez minutosde carro do centro de Mare-chal Rondon está a EstânciaHidromineral Coroados, lo-cal particular que tambémoferece atrações para o verão,no interior da cidade, na es-trada que dá acesso ao distritode Margarida. A exemplo dosclubes, no local as piscinastambém têm sido a atraçãoprincipal no escaldante verãodo Oeste do Paraná.

Entre 500 e 600 pessoasfrequentam o local todo fimde semana, segundo o empre-sário Wagner Peres Lajarim.“Em feriados prolongados,

como Natal, réveillon e Car-naval, são cerca de mil usuá-rios”, revela.

Diferente dos clubes, naEstância Coroados o veranis-ta não paga mensalidade outítulo. Os investimentos sãopara cada atração que a pes-soa se interessar, como cam-ping, chalé ou mesmo os ba-nhos na piscina. “As pessoastêm nos procurado especial-mente para passar o dia e serefrescar nas piscinas, diferen-te do ano passado, quandovinham mais para almoçar”,explica. Apesar do bom nú-mero de frequentadores nosfins de semana, o empresáriodiz que o movimento apre-sentou leve queda nos dias de

semana. Mesmo assim, espe-ra mais visitantes com o calorque ele espera que continuena região, estimulando o ve-ranista a sair de casa. “Se ocalor se prolongar, esperamosuma melhora no movimentoainda no período das fériasescolares”, acredita Lajarim.

A Estância oferece atra-ções como piscina com tobo-água, piscina infantil, cam-po de futebol, quadra de areiapara vôlei e futevôlei, lan-chonete, mesas de bilhar epebolim, bosques com chur-rasqueiras, quiosques, cha-lés, além de ser todo margea-do pelo Arroio Fundo, cursod'água que encanta os turis-tas que frequentam o local.

Page 20: 01 15 2015
Page 21: 01 15 2015
Page 22: 01 15 2015

22 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

Suspeito de roubo é baleado e apreendidoRESPOSTA RÁPIDA

Um suspeito de assalto foiapreendido pela Polícia Mili-tar de Marechal Cândido Ron-don na noite de terça-feira(13), depois de perseguição etroca de tiros. No confronto,o suposto bandido ficou fe-rido. Ele havia feito reféns oproprietário do veículo euma passageira, que foraminterceptados em Toledo elevados até Margarida, dis-trito de Marechal CândidoRondon, onde foram amar-rados para que o bandidoconseguisse fugir.

Na fuga, entretanto, ohomem cruzou com uma via-tura da Polícia Militar que sedeslocava da cidade ao distri-to para atender outra ocor-rência. O suspeito teria se as-sustado e iniciou uma série dedisparos contra a polícia, que

revidou e iniciou persegui-ção. Aproximadamente 200metros à frente, na região daLinha Palmital, o condutorda caminhonete perdeu o con-trole e atingiu uma cerca deuma propriedade rural. Eleainda tentou fugir a pé, masfoi baleado em uma das per-nas e localizado ferido, emuma mata próxima, com trêscelulares e R$ 250 das vítimas.

A arma usada pelo bandi-do não foi localizada. O veícu-lo ficou bastante danificado, eas vítimas não ficaram feridas.O adolescente recebeu atendi-mento médico para depois serlevado à Delegacia de PolíciaCivil. Ele seria do Mato Gros-so e estaria na região visitan-do parentes. O proprietário dacaminhonete seria o diretor deuma faculdade em Toledo. Rapaz foi baleado enquanto tentava fugir da polícia

AquiAgora.net

Adolescente roubou caminhonete em Toledo, fez reféns, masfoi interceptado durante a fuga, em Marechal Rondon

Bandidos abandonam moto e carroNa manhã de ontem (14)

a Polícia Militar (PM) deMarechal Cândido Rondonlocalizou um carro que te-ria sido usado por bandi-dos em uma fuga, na noiteanterior (13), depois que elesroubaram uma moto emMarechal Cândido Rondon.

A equipe da PM encontrouo Ford Versailles abando-nado, por volta das 09h30,no interior do município. Apolícia suspeita que o veícu-lo tenha sido usado por cri-minosos que furtaram umamotocicleta Honda Twisterno centro da cidade.

A moto já havia sido loca-lizada, também abandonada,na mesma noite do crime, emuma mata na estrada que ligao município de Pato Bradadoa Margarida, distrito de Ma-rechal Rondon. Nenhum sus-peito de envolvimento noscrimes foi encontrado.

Estelionatário lesionacomércios de Guaíra

Um homem é procuradopela polícia da região depoisde, possivelmente, ter sidoo autor de dois crimes deestelionato praticados nacidade de Guaíra. O modode operar foi semelhante nasduas situações, que aconte-ceram em cerca de 25 minu-tos. Os crimes ocorreramna manhã de terça-feira (13),no comércio da cidade.

Por volta das 10h50 aequipe policial foi informa-da sobre o primeiro crime,cometido em uma loja decolchões, na área central dacidade. De acordo com de-poimento da vítima à Polí-cia Militar (PM), um senhortrajando roupa social escu-ra e se identificando comodoutor Flavio perguntousobre a proprietária do es-tabelecimento, pois a mes-ma iria lhe dar R$ 1,2 mil emdinheiro em virtude de umserviço prestado por ele.Como ela não estava, o in-divíduo simulou ter ligadopara a proprietária da em-presa e disse ao funcionárioque ela havia autorizado opagamento. O funcionáriopegou seu próprio dinhei-ro, pois não havia nada nocaixa, e entregou para o

homem. Ele só soube quecaiu em um golpe após aproprietária chegar ao esta-belecimento.

Menos de 30 minutos sepassaram para a polícia des-cobrir o segundo golpe. Porvolta das 11h15 os policiaisforam até uma loja de mate-riais de construção, tambémna área central, onde a víti-ma disse ter caído no golpe.Uma pessoa bem vestidaentrou na loja e perguntoupelo proprietário. A funcio-nária disse que o empresá-rio estava em viagem, mo-mento em que o suspeitodisse que trabalhava em umescritório e precisava entre-gar alguns documentos eescrituras que estariamprontos. Novamente ele si-mulou uma ligação para oproprietário da empresa,dando a entender que o pro-prietário havia dado auto-rização para que a funcio-naria realizasse o pagamen-to de R$ 990. A vítima perce-beu que tinha caído em umgolpe somente depois que apessoa já havia deixado olocal. Até a tarde de ontem(14) ele não havia sido iden-tificado ou preso. A PolíciaCivil investiga o caso.

Paraguaios são detidos ao ingressar no BrasilNo início da noite de ter-

ça-feira (13) a equipe da Po-lícia Rodoviária Federal(PRF) localizou nove para-guaios que tentavam ingres-sar no Brasil irregularmen-te. Eles estavam sem a devi-da documentação, em umônibus fretado, abordado em

frente ao posto policial naBR-277, em Santa Terezinhade Itaipu. Além dos noveimigrantes, o coletivo trans-portava ainda 28 brasileiros.Todos iriam para São Paulo(SP), onde possivelmenteseriam recrutados para tra-balhar em indústrias daque-

la região. O ônibus foi enca-minhado para a Polícia Fe-deral em Foz do Iguaçu e osparaguaios levados de voltaa seu país.

A última ocorrência seme-lhante, de acordo com a PRF,havia acontecido no início doano passado.

Divulgação/PRF

Ônibus compassageiros

irregulares foiinterceptado na

BR-277

Page 23: 01 15 2015

O PRESENTE | 23QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 POLICIAL

Prisões por tráfico crescem 26% na região de GuaíraDe janeiro a dezembro do ano passado, corporação prendeu em flagrante

um total de 111 pessoas, ante as 88 prisões efetuadas no ano anterior

BALANÇO DE 2014

O total de pessoas presasem flagrante por tráfico dedrogas pela Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF) na região deGuaíra, que também inclui oposto fiscal em Quatro Pon-tes, cresceu 26,1% em 2014 emrelação ao ano anterior. Dejaneiro a dezembro do anopassado, 111 pessoas forampresas por tráfico de drogaspela PRF na região. Ao longode todo o ano de 2013, foram88 prisões. A informaçãoconsta de balanço divulgadoontem (14) pela Delegacia daPRF em Guaíra.

A execução de mandadosde prisão cresceu 22,3% nomesmo período. O númeropassou de 85 mandadoscumpridos para 104. Aotodo, 624 pessoas foram pre-sas pela PRF na região deGuaíra no ano passado. Em

2013 foram 664 prisões.

APREENSÕESA Delegacia da PRF em Gua-

íra registrou no ano passadoum total de 128,7 quilos decocaína apreendidos, resulta-do 93,8% maior que em 2013,quando foram aprendidos 66,4quilos da droga. Também fo-ram apreendidas 9,1 toneladasde maconha em 2014. Em 2013,quando a delegacia bateu boaparte de seus recordes históri-cos, foram apreendidas 11,9 to-neladas da erva. Em 2012 havi-am sido 3,7 toneladas.

O total de armas apreendi-das por policiais rodoviáriosfederais na região de Guaírachegou a 34 no ano passado,17,2% a mais do que em 2013,quando foram apreendidas29. A PRF apreendeu ainda7,1 milhões de maços de ci-

Somente de maconha, corporação apreendeu 9,1 toneladas

Divulgação/PRF

Em 2014, PF apreende uma tonelada de cocaína e 21 de maconhaA Delegacia da Polícia Fede-

ral (PR) em Foz do Iguaçu divul-gou ontem (14) um balanço desuas ações no ano passado. En-tre as apreensões realizadas em2014, destaca-se que a Delega-cia de Foz do Iguaçu apreendeua maior quantidade de cocaínade sua história, segundo a pró-pria PF, totalizando mais deuma tonelada. O maior volu-me, entretanto, é de maconha,que superou as 21 toneladas.Além disso, 80 armas, quase 43mil munições e 569 veículos eembarcações foram intercepta-dos no ano passado pelos poli-ciais lotados em Foz.

Em 2014 foram instaurados1.949 inquéritos policiais. Destetotal, 418 se deram por prisões emflagrante e 1.531 através de por-tarias. Ao todo, 617 pessoas fo-ram presas, sendo 150 prisões emflagrante por tráfico de drogas.

A Delegacia de Foz do Iguaçumantém postos permanentes noAeroporto Internacional Cata-ratas, na Ponte Tancredo Neves,na Ponte Internacional da Ami-zade e em Santa Helena. Em re-lação à administração da mes-ma, constata-se que, em 2014,esta descentralizada manteve 59contratos com empresas pres-tadoras de serviços, executoras

de obras e fornecedoras de ma-teriais. Vale ressaltar que todosos contratos foram analisados eaprovados pela ControladoriaGeral da União.

Além das apreensões e pri-sões, a Polícia Federal executaoutras atividades inerentes aoórgão. Ao longo do ano, foramemitidos mais de 6,2 mil pas-saportes. A Delegacia realizou19.766 atendimentos a estran-geiros no ano anterior, apre-sentando uma média de 1.647atendimentos por mês. Entre osdiversos serviços oferecidos aosimigrantes, o mais procuradofoi o de “pedido de permanên-cia” com base no Acordo doMercosul. Outro número que

chama atenção é a quantidadede pedidos de refúgio realiza-dos no período: 377.

Como é cobrado uma taxaem alguns dos atendimentos,estes serviços arrecadaramR$ 376 mil. Os valores constitu-em receita do Fundo para Apa-relhamento e Operacionaliza-ção das Atividades-fim da Polí-cia Federal (Funapol).

Além disso, 575.838 estran-geiros entraram em territórionacional por Foz do Iguaçu, en-quanto 561.115 deixaram o país.Estes números foram registra-dos na Ponte Internacional daAmizade, na Ponte TancredoNeves, no Aeroporto Internacio-nal Cataratas e no posto da Polí-

garros e recuperou 125 veí-culos ao longo de todo o anode 2014.

A Delegacia da PRF em Gua-íra fiscaliza 166 quilômetrosde rodovias federais. São três

postos fixos em funcionamen-to, dois deles localizados naBR-163 e um na BR-487.

cia Federal em Santa Helena.No ano passado, foram pro-

duzidos 1.974 laudos periciaisna delegacia. Este dado fica ain-da mais impressionante ao ve-rificar que a delegacia possui18 peritos, alcançando a médiade 109,6 laudos por perito aoano, enquanto a média nacio-nal é de 30,3 laudos.

No âmbito da Campanha doDesarmamento, foram entre-gues 38 armas à Polícia Federalem Foz do Iguaçu. No mesmoperíodo, foram concedidos 80registros de armas e renovadosoutros 633. As licenças para por-te de armas são concedidas so-mente pela Superintendência dePolícia Federal do Paraná.

Apreensãode cocaína éa maior dahistória dacorporação

em Foz

Divulgação/PF

R$ 100 MIL EM CELULARESDivulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu ontem (14), em Cascavel,uma carga de telefones celulares avaliada em US$ 38 mil, o equivalente aR$ 99,4 mil. Os aparelhos estavam escondidos em um fundo falso, sob o

banco traseiro de um Ford Focus. O carro foi abordado na BR-277, emfrente ao posto da PRF. Preso em flagrante por descaminho, o condutor,

de 30 anos, disse aos policiais que pegou a carga em Foz do Iguaçue a levaria até São Paulo (SP). O veículo, o condutor e a mercadoria

foram encaminhados para a Polícia Federal em Cascavel.

Page 24: 01 15 2015

24 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

Dia de Campo C.Vale encerra hojeExtensa programação está prevista para o último dia do evento, hoje (15), em Palotina

PALOTINA

Milhares de pessoas visi-taram ontem (14) o CampoExperimental da C.Vale, parao segundo dia do Dia de Cam-po de Verão. O evento iniciouna terça-feira (13) e encerrahoje (15), em Palotina, atéquando devem passar cercade 15 mil pessoas pelo local.Neste ano, o cadastramentodos visitantes deve propiciaruma contagem mais precisa.

Na tarde de ontem, quemacompanhava o Dia de Cam-po C.Vale teve um susto. For-tes ventos, acompanhados deuma grande nuvem de poeira,

paralisaram as atividades porcerca de uma hora. Algunsestandes tiveram prejuízoscom estruturas que caíramou outras que ficaram deteri-oradas. Vários homens pre-cisaram segurar a tenda dacentral de palestras para quenão fosse levada pelo vento.Após o incidente, a progra-mação foi retomada e os pro-dutores assistiram à palestracom o supervisor do Depar-tamento Agronômico daC.Vale, Enoir Pellizzaro, so-bre Uso de tecnologias paraalta produtividade.

Produtores que comparece-ram ao Campo Experimentalpuderam esclarecer dúvidassobre a inscrição das proprie-dades no Cadastro AmbientalRural. As informações foramrepassadas pelo supervisorambiental da cooperativa Gui-lherme Daniel. Pela manhã, oDepartamento de Fomento àPecuária da C.Vale promoveupalestra sobre a “Ambiência econforto para vacas leiteiras”.

Para hoje (15) está previs-ta a 5ª Ordenha e pesagem doleite dos animais que partici-pam do Torneio Leiteiro epremiação dos ganhadores,palestras sobre “Plantas Me-dicinais”, “Perspectivas Eco-nômicas para o mercado decarne e leite”, e “Tecnologiapara altas produtividades”,dinâmica de máquinas e im-plementos, entre outros.

OTIMISMOO Dia de Campo C.Vale,

mais uma vez, tem o otimis-mo como principal atração.Produtores acompanham as

tecnologias empolgados coma possibilidade de um ano dealta rentabilidade. Também háotimismo por parte da coope-rativa. O diretor-presidenteAlfredo Lang destacou que aempresa já é a segunda maiorcooperativa singular do Bra-sil, com um faturamento anualde mais de R$ 4 bilhões e a

geração de cerca de R$ 174 milimpostos. Presente em qua-tro Estados, além do Para-guai, hoje a C.Vale gera maisde seis mil empregos. E osprojetos e sonhos continuamgrandiosos. Lang revela queo desejo é operar também noexterior. E ninguém duvidaque isto venha a acontecer.

Até o fim do dia de hoje (15), cerca de 15 mil pessoasdevem visitar o Dia de Campo C.Vale

Vista aérea do Campo Experimental da C.Vale ontem (14)

Luciany Franco/OP Rural

Almir Trevisan/C.Vale

Cooperativas se mobilizam pelaliberação de verba suplementar

O setor cooperativistaestá preocupado com a de-mora na liberação de R$ 310milhões referentes ao créditosuplementar para a subven-ção ao prêmio do seguro ru-ral. “Caso os recursos nãosejam disponibilizados parao Ministério da Agricultura(Mapa), os próprios produ-tores terão que honrar oscompromissos dos R$ 310milhões”, afirma o presiden-te do Sistema OCB, MárcioLopes de Freitas, em ofícioencaminhado à ministra daAgricultura, Kátia Abreu, so-licitando apoio da pasta naliberação da verba. Atual-mente, a OCB reúne 1.561 co-operativas agropecuárias,com mais de um milhão decooperados, gerando 162 milempregos diretos.

De acordo com a entida-de, além de causar prejuí-zos aos agricultores, essa si-tuação poderá comprome-ter o avanço do ProgramaNacional de Subvenção doPrêmio do Seguro Rural(PSR), considerado estraté-

gico para o setor. “Entende-se que a quebra contínua dasexpectativas e a impossibi-lidade de acesso aos recur-sos da subvenção, princi-palmente àqueles que jáparticiparam do PSR no anopassado, pode resultar nadesconstrução do progra-ma e no enfraquecimento dacultura necessária para aconsolidação deste instru-mento”, acrescentou Freitasno documento enviado àministra da Agricultura.

No dia 17 de dezembro, oCongresso Nacional apro-vou, por meio do PLN nº 32/2014, a destinação desse re-curso para o pagamento dasubvenção ao prêmio do se-guro rural nas operações con-tratadas pelos produtoresjunto às seguradoras. Alémdisso, era necessária a forma-lização de uma portaria doMinistério do Planejamento,Orçamento e Gestão para aliberação dos limites paraempenho no valor da com-plementação para o Mapa,que não ocorreu.

VBP encerra 2014 com R$ 463,9 bilhõesCom a divulgação dos da-

dos de safras referentes ao anode 2014, a Assessoria de Ges-tão Estratégica do Ministérioda Agricultura, Pecuária eAbastecimento (AGE/Mapa)apresenta o fechamento doValor Bruto da Produção(VBP), que foi de R$ 463,9bilhões, o que representa umaumento de 2,6% em relaçãoao obtido em 2013. Deste va-lor, R$ 291,0 bilhões referem-se às lavouras e R$ 172,9 bi-lhões, à pecuária.

Nas lavouras, os produ-tos que apresentaram melhordesempenho foram: mamona(191,9%); pimenta do reino(35,2%); algodão (30,0%); café(17,0%); batata inglesa(15,8%); maçã (12,2%); man-dioca (8,0%); e banana (7,3%).Os resultados devem-se a umacombinação de preços e, emcertos casos, ao aumento deprodução.

Entre os produtos que ti-veram redução no faturamen-to estão cebola (-31,3%), ca-cau (-17,7%), trigo (-14,7%),cana-de-açúcar (-12,4%), fei-jão (-12,1%), laranja (-6,3) e

milho (-6,3%). Esses resulta-dos devem-se, principalmen-te, à redução de preços dessesprodutos.

Na pecuária, todos os re-sultados foram positivos eapontaram crescimento de10,8% do valor em 2014. Osmelhores resultados ocor-reram em carne bovina (12,9%),carne de frango (12,0%), ovos(10,4%) e leite (8,0%).

Segundo a AGE, o prog-nóstico indica que este anopode ser melhor que 2014. Ovalor da produção previsto éde R$ 296,5 bilhões para as

lavouras e R$ 180,0 bilhõespara a pecuária, totalizandoR$ 476,6 bilhões. Este valorpode representar 2,6% a maisque em 2014.

REGIÕESCom relação ao valor da

produção agropecuária nasregiões, o Sudeste ficou emprimeiro lugar, com R$115,66bilhões, seguido pelo Sul, comR$ 112,9 bilhões. Em terceiroestá o Centro-Oeste, comR$ 111,96 bilhões, seguido peloNordeste, com R$ 43,0 bilhõese Norte, R$ 18,6 bilhões.

Page 25: 01 15 2015

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 ESPORTES

Rondonense fatura campeonato de duplas em LondrinaSUL-BRASILEIRO

Atleta se prepara para disputas que acontecerão em Criciúma,Santa Catarina, e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul

O tenista rondonense ErykErlich, da equipe Wild Tênis,surpreendeu ao iniciar o anocom dois ótimos resultados emcompetições realizadas na ca-tegoria infantojuvenil, 12 anos.Erlich está participando do Cir-cuito Sul-Brasileiro, que é com-posto de seis etapas, disputa-das nas cidades de Londrina,Criciúma, Santa Catarina, eSão Leopoldo, no Rio Grandedo Sul. As competições somampontos para o ranking brasi-leiro da Associação de TenistasProfissionais (ATP).

No último fim de semana,o rondonense concluiu suaparticipação em dois torneiosem Londrina, onde se desta-cou nos confrontos de sim-ples e duplas. Na 1ª etapa, oatleta alcançou a final de sim-ples, sendo superado por Lu-cas Ebenriter, de Santa Cata-rina, com duas parciais 1/6.

Na 1ª rodada, Erlich ven-ceu João Eduardo Schiesel,com parciais 6/4, 7/6; na 2ªrodada, superou Gabriel Hil-bert por 6/4, 6/0; na sequên-cia, venceu Mathias Klimovi-cz, também do Paraná, comparciais 6/3, 6/2; e na semifi-nal levou a melhor no duelocom Pedro Sasso, do Rio Gran-de do Sul, com parciais 4/6, 6/2 e 6/3, sendo derrotado pelocatarinense na final, classifi-cando-se como vice-campeão.

Nas disputas da 2ª etapa deLondrina, Erlich alcançou asemifinal de simples vencendotrês partidas e perdendo paraCesar Pinot, do Rio Grandedo Sul, por 6/4, 6/1. O desta-que maior veio na categoriaduplas, pela qual tornou-secampeão ao lado de GabrielHilbert. Na 1ª rodada, os pa-ranaenses venceram LeandroGuerra e Gabriel Oliveira com

duas parciais 6/0; depois pas-saram por Luca Ebenriter eMathias Klimovicz, por 6/2, 2/6 e 11/9; na final, os jogadoresvenceram Carlos Lopes e Luc-ca Liu, com parciais 6/3 e 6/1.

Erlich tem se preparadobastante para as competi-

ções, fazendo a pré-tempo-rada na Academia Wild Tê-nis e na Academia CorpusFit , sendo treinado porClaudio Wild e Renan Nu-nes. As próximas etapas doCircuito Sul-Brasileiro se-guem em Criciúma, Santa

Deilton é um dos reforçosanunciados pelo Cascavel Futsal

O Cascavel Futsal contratou on-tem (14) o experiente fixo DeiltonOliveira da Costa (Deilton), que temvárias passagens por times do Pa-raná. O jogador tem 28 anos e somapassagens pelo Umuarama, Marre-co, Quedas do Iguaçu, Garça, deSão Paulo, São Paulo/Uberlândia eestava atualmente jogando no SãoSimão, de Goiás.

O fixo tem no seu curriculum umaconvocação à Seleção Brasileira sub-20. Também foi campeão brasileirosub-20, campeão da Liga Sudeste,campeão Paulista do Interior, campeãoda Taça Jorge Kudri e campeão JogosAbertos do Paraná (JAPs).

Deilton é o quinto reforço casca-

velense, juntando-se a Henrique (ex-Maringá), Pulga (ex-Joaçaba), Ninho(ex-Saudades) e Sineu (ex-Toledo). Oelenco soma 18 jogadores, sendo osgoleiros Henrique Rafagnin (ex-Cia-gym Maringá), Taylon (renovação) eMatheus (renovação); fixos Issamu(renovação), Pirulito (renovação), Ra-fael (renovação) e Deílton (ex-São Si-mão-GO). Os alas são Wesley (reno-vação), Cadine (renovação), Wander-son (renovação), Dudu (renovação),Caça (renovação), Ricardinho (reno-vação), Schneider (renovação) e Pul-ga (ex-Joaçaba-SC); pivôs Guilherme(renovação), Ninho (ex-Saudades-SC)e Sineu (Ex-Toledo). O técnico da equi-pe é o experiente Nei Victor.

Gilson Brun é confirmado técnicoda seleção infantojuvenil

O diretor-executivo daFederação Paranaense deVoleibol (FPV), OlegárioStinglin, confirmou recen-temente o nome do treina-dor Gilson Brun como téc-nico da Seleção Paranaenseinfantojuvenil para a tem-porada 2015. Após boa cam-panha no último Campeo-nato Brasileiro de Seleções(CBS) da categoria, o curiti-bano estará mais uma vez àfrente da equipe.

Brun trabalha com asequipes do Círculo Militar/Expoente e no último ano

cravou seu nome na históriado voleibol paranaense. Commuito talento e ousadia, ocomandante conseguiu levaro Paraná à 2ª colocação noCampeonato Brasileiro. Oouro não veio, mas o queficou foi o legado.

Stinglin destaca que, pen-sando na continuidade dotrabalho, a FPV decidiu anun-ciar o nome do técnico. “Ogrande desafio é dar conjun-to para a Seleção Paranaense,pois essa geração é muito for-te e será bem mesclada. Tam-bém vamos ter a responsabi-

lidade de fazer um grandecampeonato e manter o ní-vel da equipe desse ano. Massei que temos grandes atle-tas e vamos conseguir al-cançar esse objetivo”, res-saltou o treinador.

O próximo Campeona-to Brasileiro da categoriaacontecerá entre os dias 22e 28 de março, em Saquare-ma, no Rio de Janeiro. OCentro de Desenvolvimen-to do Voleibol (CDV) serámais uma vez o palco destagrande festa do voleibolbrasileiro.

Wellington Nenê renovacom o Dois Vizinhos Futsal

Depois de definir 80% dosapoiadores para a temporada2015, a equipe do Dois Vizi-nhos Futsal, que disputará oCampeonato Paranaense Sé-rie Ouro pela primeira vez,iniciou o ciclo de renovaçõese contratações para a monta-gem de seu elenco. Segundoinformações de bastidores, oprimeiro atleta a ser confir-

mado no plantel é o goleiroWellington Nenê, de 22 anos.

Apesar de jovem, o arquei-ro já tem experiência na SérieOuro. De 2010 a 2013, Welling-ton defendeu a equipe de Gua-rapuava, sagrando-se campeãoestadual em 2010 (quando erao terceiro goleiro da equipe).Nos anos seguintes, Welling-ton se tornou segundo golei-

ro, atuando em partidas daSérie Ouro e da Liga NacionalFutsal. Em 2014, o arqueiro setransferiu para Dois Vizinhos,onde ajudou sua equipe alcan-çar o acesso. A expectativa é deque, nos próximos dias, o clu-be duovizinhense anuncie acontratação de outros jogado-res que formarão seu elencopara o estadual.

Catarina, e São Leopoldo,no Rio Grande do Sul. Oatleta deve retornar a Mare-chal Rondon no fim de ja-neiro, quando iniciará suapreparação para um torneioestadual que será disputa-do em Ponta Grossa.

Eryk Erlich faturou um vice-campeonato e um 1º lugar nas etapas disputadas em Londrina, no fim de semana

Divulgação

Page 26: 01 15 2015

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

FUTSAL

Arbitral do Campeonato Paranaense será no dia 14 de fevereiroPreferência é do atual campeão, Guarapuava. Dezesseis equipes foram informadas sobre a reunião

A Federação Paranaensede Futsal comunicou, na últi-ma segunda-feira (12), os 16clubes que estão classificadospara as disputas do Campeo-nato Paranaense Série Ouroque a reunião arbitral serárealizada no dia 14 de feverei-ro, em local a ser definido. Ocomunicado partiu do presi-dente da Federação, JesuelLaureano de Souza, que con-duzirá o arbitral.

Quem tem a preferência

por sediar a reunião é o Gua-rapuava, atual campeão dacompetição. Em seguida, seos cascavelenses recusarem oconvite, Cresol/Marreco Fut-sal, de Francisco Beltrão eUmuarama têm a preferência,conforme a sequência das co-locações da última edição.

No ano passado, o encon-tro que definiu a fórmula dedisputa e a tabela de jogosaconteceu em Marechal Cân-dido Rondon. Em 2013 foi

Foz Cataratas renova com oatleta mais baixo da Série Ouro

Com apenas 1,59 metro dealtura, o ala Romário Barba-lho da Silva (Romarinho) é oatleta mais baixinho do Cam-peonato Paranaense SérieOuro. No último dia 07, oFoz Cataratas anunciou querenovou o contrato com ojogador de 21 anos, que énatural de Recife, Pernambu-co. Romarinho fez sete golsna Série Ouro no último anoe o histórico de conquistas doatleta é impressionante. Foi13 vezes campeão pernambu-cano nas categorias de base, étricampeão brasileiro de clu-bes (duas vezes no sub-15 euma no sub-17) e campeãomundial sub-12 em 2005, naSuíça. No ano passado, como Foz Cataratas, foi vice-cam-peão da Divisão A dos JogosAbertos do Paraná (JAPs),em Toledo, e chegou nas quar-

tas de final da Série Ouro.Com a renovação, o Foz

Cataratas já tem 12 atletas con-firmados. Os goleiros Caique(renovação) e Douglas (ex-To-ledo), o fixo Murilo (renova-ção), os alas Romarinho (reno-vação), Roger (renovação),

Rodrigo (renovação), Léo Sil-va (renovação), William (re-novação), Neto (ex-Itaipulân-dia) e Xandy (ex-Triunfo-RS) eos pivôs Douglas Jesus (reno-vação) e Vini (ex-Campo Mou-rão). Fabinho Gomes segue nafunção de técnico da equipe.

Regional de Futsaldeve reunir 16 equipes

A Associação de Árbitros deToledo abriu as inscrições parao Campeonato Regional de Fut-sal, que terá suas disputas inici-adas no dia 09 de fevereiro. Asinscrições podem ser realiza-das até o dia 30, quando aconte-cerá o congresso técnico. Deacordo com os organizadores,o valor da inscrição é de R$ 1 milpor equipe com direito a umjogo de uniforme, podendo serformada por atletas de outrosmunicípios. Mais informaçõespodem ser obtidas pelos telefo-nes (45) 9931-5573 e 8415-7905.

A expectativa é de que ocampeonato seja disputado por16 equipes de diversos municí-pios da região e até ontem (14)estavam confirmadas 13 agre-miações, sendo cinco de Tole-do, duas de Palotina e uma deCascavel. Uma ou duas equi-pes devem ser formadas para

representar a cidade de Mare-chal Cândido Rondon.

A premiação ao campeãoserá uma motocicleta Hondazero quilômetro e R$ 2 mil ao 2ºlugar. Serão entregues troféuse medalhas do 1º ao 3º coloca-do, sendo que este último serápuxado pelo campeão.

Após a confirmação do nú-mero de equipes, o Campeo-nato Regional de Futsal deveser disputado por 240 atletas,além da comissão técnica, apro-ximando-se dos números daedição mais recente, disputa-da no ano de 2012. As partidasserão iniciadas no dia 09 e acon-tecerão no Ginásio de Espor-tes Alcides Pan, em Toledo. Acompetição conta com o apoioda Secretaria de Esportes deToledo, Palotina Esportes, Sta-tus Moto Honda e site Lance aLance.

Palotina vence na estreiada Copa Altônia de Futsal

Uma equipe do município dePalotina está disputando a CopaAltônia de Futsal 2015. Jogandona última segunda-feira (12), oselecionado venceu a equipe dacasa, Supermercado Luiz/Al-tônia, pelo placar de 4 a 3. Napreliminar, a equipe DepósitoAliança/Altônia venceu por 4a 2 a equipe Viccari Esportes/Prefeitura de Iporã.

O grande público e o forteelenco do time adversário nãoabalaram a equipe palotinense,que mostrou bom desempenhoe muita dedicação dentro dasquatro linhas. Esta competiçãoapresenta um verdadeiro des-

file de craques com mais de 40atletas que disputam o Campe-onato Paranaense Série Ouro,bem como Prata e Bronze. Osjogos da Copa Altônia são rea-lizados na quadra do Ginásiode Esportes Tancredo Neves.

Palotina volta a jogar ama-nhã (16) contra a equipe ViccariEsportes/Prefeitura de Iporã, às20h30, e na quarta-feira (21) en-frentará o Depósito Aliança/Al-tônia. O time de Palotina estásob o comando do professorDuda, que no ano passado esta-va no Keima, de Ponta Grossa.No elenco há somente atletas dePalotina.

definido no arbitral que a fór-mula seguiria igual pelos pró-ximos três anos e, assim sen-do, a edição de 2015 não devesofrer mudanças. Se for segui-da a escrita, em caso de desis-tência de alguma equipe, nãohaverá convite para outrasagremiações da Série Prata,como era praticado até 2012.No ano passado a competiçãosofreu com essa medida, poisteve apenas 13 clubes e nãohouve rebaixamento.

Reunião será conduzida pelo presidente da Federação Paranaense de Futsal, Jesuel Laureano de Souza

Divulgação

Autor de sete gols no Campeonato Paranaense, Romarinhofoi anunciado no último dia 07 pela equipe

Divulgação Aulas de ginástica reiniciamsegunda em Marechal Rondon

A Secretaria de Esportes eLazer de Marechal CândidoRondon vai retomar segunda-feira (19) o projeto de aulas deginástica, que são oferecidasgratuitamente à população. Oprojeto é realizado nas segun-das e quartas-feiras, das 18h30às 19h30, e nas terças e quintas-feiras, das 16 às 17 horas, noPavilhão do Orquidário, juntoao Parque de Exposições.

As aulas de ginástica tam-bém acontecem na Associaçãode Moradores do Jardim Pri-mavera, nas segundas e quar-tas-feiras, das 19h30 às 20h30;e no pavilhão da CongregaçãoLuterana da Vila Gaúcha, nasterças e quintas-feiras, das18h30 às 19h30. Para partici-par, as mulheres interessadasdevem apenas comparecer noslocais das aulas.

Page 27: 01 15 2015

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 ESPORTES

Gobbi crê em acerto com Edu Dracena para ser xerifeClube espera fechar com o zagueiro do Santos até amanhã (16)

CORINTHIANS

O presidente do Corinthi-ans, Mário Gobbi Filho, confir-mou ontem (14) que o clube temdesejo de contratar o zagueiroEdu Dracena, do Santos. Omandatário do Timão afirmouque o jogador de 33 anos será onovo xerife da zaga. “Espera-mos fechar com ele e queremoso Edu. É um zagueiro experien-te e que precisamos. Tem tudopara ser o novo xerife do Corin-thians”, disse o presidente Má-

rio Gobbi, ontem, em entrevistaa uma emissora de rádio.

Na última segunda-feira(12), o santista reuniu-se com adiretoria do clube praiano parabuscar uma “aproximação”. Ojogador não quer sair pelasportas do fundo do Peixe. Oexperiente defensor garantiuque não buscaria a Justiça parasair, como fizeram outros atle-tas do elenco, mas exigiu quefosse combinado o pagamento

Aposentado desde 2011,Ronaldo Nazário pode vol-tar aos campos vestindo acamisa do Fort LauderdaleStrikers, dos Estados Uni-dos da América (EUA), clu-be do qual o ex-jogador com-prou parte das ações, tor-nando-se um dos donos. Ementrevista a uma revista ame-ricana, o Fenômeno admitiupublicamente pela primeiravez a chance de voltar a jo-gar aos 38 anos.

“Eu vou tentar jogar al-guns jogos. Neste ano eu

quero treinar bastante, já quenos últimos três eu andei ocu-pado com outros compromis-sos”, revelou o ex-atacante,eleito o melhor jogador domundo pela Fifa três vezes. OFort Lauderdale Strikers dis-putará a North AmericanSoccer League (NASL), ligade segundo escalão do Esta-dos Unidos. “Talvez se che-garmos à final e eu me sentirbem, por que não? Irei ins-crever meu nome na NASLcomo opção”, revelou.

Ronaldo também falou so-

bre a experiência de ser umdos donos de uma equipe.“Eu não posso ser treinador,pois acho que é muito durolidar com 30 jogadores quepensam de forma diferente.Eu acho que ser um dirigen-te é um bom caminho paramostrar a nossos jogadorescomo eu venci”, afirmou,apostando em sua experiên-cia no futebol para motivaros atletas da equipe.

Desde que se aposentoudos campos, Ronaldo teveuma agenda cheia. Ele foium dos membros do ComitêOrganizador da Copa doMundo de 2014 e tambémcomentarista durante o tor-neio. Além disso, Ronaldo édono de uma empresa de ma-rketing, que administra acarreira de atletas de diver-sas modalidades. Agora, emseu novo desafio, Ronaldose diz motivado para ajudaro futebol a crescer em terrasamericanas. “O Fort Lauder-dale Strikers é um time comhistória e tradição. O fute-bol nos EUA está crescendo.E eu acho que é uma grandeoportunidade”, afirmou.

Ronaldo pretende voltar a jogarpor seu próprio time nos EUA

Seleção Brasileira estreia hojeno Sul-Americano sub-20

Chegou o dia do primeirogrande teste da Seleção Brasi-leira sub-20. Após um 2014repleto de amistosos (algunsjogadores atuaram tambémna equipe olímpica) e torneiospequenos, os comandados deAlexandre Gallo estreiam noSul-Americano às 20 horas dehoje (15), contra o Chile, noEstádio Domingo Burgueño,na cidade de Maldonado, noUruguai. Os dois países estãono Grupo B, que ainda contacom Colômbia, Venezuela e oanfitrião Uruguai.

A missão dos 23 jogadoresque vão representar o Brasilnão é fácil. Afinal, além do fa-voritismo natural que a Sele-ção representa em qualquercompetição, os jovens vão car-regar a pressão pelos mausresultados do passado. Nãobastasse a recente perda daCopa do Mundo em casa, comdireito ao sonoro 7 a 1 na der-rota para a Alemanha, a últi-ma participação do país notorneio sul-americano foi pí-fia. Em 2013, na Argentina, otime verde e amarelo foi o úl-timo de sua chave, sendo eli-minado ainda na primeira fasee não disputando o últimoMundial da categoria.

“A preparação foi positiva.Deu continuidade a um traba-

lho realizado pelo técnico Galloe esperamos, inclusive, apa-gar com uma boa campanha omau resultado que tivemosdentro de casa na Copa doMundo”, afirmou o atacanteMalcom, do Corinthians.

O discurso da joia da equi-pe paulista foi seguido pelotécnico Alexandre Gallo, queressaltou a importância quecada um dos jogadores terádentro da competição que as-segura vaga no Mundial dacategoria, que começa emmaio, na Nova Zelândia. Aconfiança de Gallo na garota-da pode se explicar nas esco-lhas do próprio treinador. Nalista final, a grande maioriahoje é titular ou uma boa peçade apoio em suas equipes.Gabriel, do Santos, Nathan,do Atlético-PR, Thalles, doVasco, e Boschilla, do São Pau-lo, são alguns dos exemplosque se encaixam nesse caso.

Gallo não vê esse cenáriocomo vantagem e adota umdiscurso cauteloso quanto aofavoritismo do Brasil. Ontem(14), os jogadores fizeram oreconhecimento do palco daestreia. Certamente quandoa bola rolar, eles terão res-ponsabilidade de gente gran-de para resgatar a confiançada torcida na Seleção.

Balanço no São Paulo apontadéficit de R$ 71 milhões

O balanço do São Paulo refe-rente ao ano de 2014 deverá serdivulgado aos associados e tor-cedores até o final de fevereiro,mas os conselheiros saberão napróxima reunião do Conselho De-liberativo, no dia 09 de fevereiro,que o clube fechou a temporadapassada com déficit de R$ 71 mi-lhões. O prejuízo era previsto pelopresidente Carlos Miguel Aidar,desde que ele assumiu em abril ecomeçou a reclamar das atitudestomadas por seu antecessor, Ju-venal Juvêncio.

O clube viveu um momentodelicado no ano passado. O Tri-color perdeu o patrocínio daSemp Toshiba após a Copa doMundo. Além disso, os R$ 81 mi-lhões ganhos com a venda deLucas para o PSG em 2013, aca-

baram sendo usados para o pa-gamento de empréstimos feitosanteriormente. A situação secomplicou tanto que, em deter-minado momento, o clube atra-sou o pagamento dos direitos deimagem dos jogadores e do téc-nico Muricy Ramalho. Novosempréstimos precisaram ser fei-tos e hoje, somente de juros, oclube paga R$ 3 milhões por mês.

Para 2015, a previsão seguepessimista. Na última reuniãodo Conselho Deliberativo, emjaneiro, o presidente CarlosMiguel Aidar apresentou o or-çamento com previsão de défi-cit de R$ 50 milhões. Esse valordiminui à medida que novas re-ceitas entram, como vendas dejogadores e novos contratos depatrocínio.

Copa São Paulo de Futebol Júnior2ª FASE

Jogos de hoje (15)16h00 Figueirense x Mirassol16h00 Goiás x Guarani16h00 São Caetano x Inter de Limeira17h30 Corinthians x Grêmio Prudente17h30 Criciúma x Lemense21h00 São Paulo x Atlético-PR

Campeonato Sul-Americano Sub-20Jogos de hoje (15)

20h00 Brasil x Chile22h10 Uruguai x Colômbia

de uma antiga dívida que oSantos tem com ele. Além dis-so, uma liberação imediata,apesar do contrato valer até ofim deste ano.

Como vem ocorrendo des-de segunda-feira, o zagueirotreinou ontem com o grupono CT Rei Pelé e espera embreve acertar seu desligamen-to para, enfim, trocar de Alvi-negro, o que deve ocorrer atéamanhã (15).

Zagueiro EduDracena

deve ser onovo

contratadodo Timão

Divulgação

Page 28: 01 15 2015

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que irá requerer

ao IAP Renovação de Licença de Operação para oempreendimento a seguir especificado:

Empresa: Agrícola Horizonte LtdaAtividade: Unidade de recebimento, beneficia-

mento e expedição de cereaisEndereço: Av. Prata, nº 5716, MargaridaMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.

28 | O PRESENTE - Edição 4006 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

Page 29: 01 15 2015

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

A pessoa física abaixo torna público que recebeudo IAP Licença de Instalação para o empreendimentoa seguir especificado:

Pessoa física: Murilo Pedro WasemAtividade: Suinocultura, sistema terminação de

2.000 animaisEndereço: Lote rural nº 196, linha Bela VistaMunicípio: Marechal Candido Rondon, Paraná

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOOdair Taufer torna público que requereu ao IAP

Renovação da Licença de Operação para atividade desuinocultura, sistema de terminação, instalada nolote rural nº 02, linha Morenão, distrito de Moreninha,município de Santa Helena, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOMurilo Pedro Wasem torna público que reque-

reu ao IAP a Licença de Operação para atividade desuinocultura, sistema terminação de 2.000 ani-mais, instalada no lote rural nº 196, linha BelaVista, município de Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Lucas Lazaro Prati torna público que requereuao IAP Licença Prévia para atividade de avicultura decorte, a ser instalada na parte “A”, constituída peloslotes rurais nº 207 e 208, e parte dos lotes rurais nº209 e 210, linha Pacuri, distrito de Moreninha, muni-cípio de Santa Helena, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOJosé Roberto Rigo torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação para atividade de suinocul-tura, instalada na estrada São Joaquim nº 294,município de São José das Palmeiras, Estado doParaná.

Edição 4006 - O PRESENTE | 29QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 EDITAIS

Page 30: 01 15 2015

Classificados na internet: www.opresente.com.br30 | O PRESENTE QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015

APARTAMENTO, vendo,125m², c/ 2 quartos, suíte, bwc,sala c/ 3 ambientes, cozinha, des-pensa, lavand., vaga de garagem,R. Dom Pedro I, Ed. Colibri, próx.ao posto Stop, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9931-8076 comGenivaldo, Creci F-23.160.

APARTAMENTO, vendo, c/ 2quartos, bwc, sala, cozinha,garagem, cond. fechado, próx.ao lago Igapó, caminho da UEL,em Londrina, R$ 160.000,00. Tr.(45) 9922-4484 ou 9107-4209.

CASA, vendo, 115m², nova,c/ 2 quartos, suíte, garagem c/churrasq., lavand., aba em laje,água quente, R. Rosalino Bellé,nº 2005, Lot. Bem Te Vi, MCR,valor a combinar, pode ser finan-ciada, aceito parte na safra. Tr.(45) 9910-0943 ou 8803-0231(tim) com Herton.

CASA, vendo, 220m², c/laje, 3 quartos, suíte, 2 bwc,sala, cozinha, 2 lavand., chur-rasq., despensa, garagem p/3 carros, terreno 800m², R.Ceará, nº 1900, próx. ao Cen-tro de Eventos, MCR, R$285.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 54m², nova,alvenaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem c/ churrasq., muro naslaterais, R. Irene Kaefer esq. c/R. Colombo, Lot. Recanto Feliz,MCR, R$ 105.000,00, pelo pro-grama Minha Casa Minha Vida.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 65,65m², alve-naria, c/ laje, 1 quarto, 1 suíte,sala, cozinha, bwc, jd. de inver-no, lavand. fechada c/ churrasq.,garagem, R. Arcelino Jose dosSantos, Lot. Wolstein, MCR, R$135.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 75m², nova,esquina, alvenaria, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, sala de estar,sala de jantar, cozinha, gara-gem, área de serviço, janelasblindex, porcelanato, Lot. BoaVista, MCR, R$ 150.000,00. Tr.(45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 90m², nova, c/acabamento em gesso, porcela-nato, R. Rio Grande do Norte, nº445, centro, ao lado do ColégioEron Domingues, MCR, R$220.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 28.000m²,c/ 2 casas mistas, diversas ben-feitorias, água corrente, açude,800m do asfalto, 6km de MCR,valor a combinar. Tratar pelofone (45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, aprox.43.000m², 1.8 alq., terra plana,c/ aproveitamento de 80%, c/casa de madeira, cural p/ gado,chiqueiro, energia elét., águaencanada, água de poço, açudepequeno, em Margarida, MCR, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ açudep/ 10.000 alevinos, cercada, c/mureta, postes de concreto, ara-me galvanizado e soldado, linhade biogás em frente, 1.100m deMCR, a partir de R$ 83.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SÍTIO, vendo, 18,6 há, sendo2 em pasto, 16,6 em plantio demandioca, 100% plana, toda cer-cada, c/ casa em alvenaria, emItaquirai, MS, R$ 250.000,00, acei-to troca. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 140m², c/ 2quartos, suíte c/ closet, bwc, salade estar, lavabo, cozinha, área deserviço, garagem, piscina, área defesta c/ lavabo e churrasq., por-tão elet., ótimo acabamento, ges-so, porcelanato, em MCR, R$330.000,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo ou troco, 3 alq.,c/ benfeitoria, em MCR, valor acombinar, aceito troca por casa.Tr. (45) 9978-6422 com Imobiliá-ria Van Den Boon.

TERRA, vendo, 133.000m²,5.05 alq., 1 em plantio, restanteem potreiro cercado, sem benfei-torias, água encanada, ponto deenergia elét., MCR, R$ 170.000,00,aceito casa ou terreno em MCRou Toledo. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 4 alq., LinhaGuavirá, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9919-2090.

TERRENO, vendo, 12x19, es-quina, R. Independência, 300mda rodoviária, ótima localização,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9910-6543.

TERRENO, vendo, 12x34, 50mda BR, Lot. Barcelona, MCR, R$47.000,00. Tratar pelo (45) 9974-4340 com Celso.

TERRENO, vendo, 20x40, c/asfalto, na R. Mato Grosso, en-tre R. Cabral e R. 22 de Abril,MCR, valor a combinar, aceitoparte na safra e carro. Tr. (45)9910-0943 ou 8803-0231 (tim)com Herton.

TERRENO, vendo, 303,75m²,13,5x22,5, Bairro Botafogo, próx.ao Weimann, MCR, R$ 60.000,00à vista, ou R$ 65.000,00 no pra-zo em até 60 pgtos. Tratar pelofone (45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 360m², es-quina, Lot. São Francisco, MCR,R$ 95.000,00. Tr. (45) 9945-4601ou 9960-5906.

TERRENO, vendo, 427,50m²,15x28,50, esquina, Lot. Aveni-das, próx. a Unioeste, MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 480m²,12x40, doc. ok, no centro, EntreRios do Oeste, R$ 82.000,00. Tr.(45) 9850-6681.

TERRENO, vendo, urbano, c/casa de madeira, em Pato Bra-gado, valor a combinar. Tr. (45)8823-2868 com Levino.

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ cons-trução, Lot. Maioli, sentido AnelViário, 500m da Realize Mat. Cons-trução, MCR, valor a combinar, par-celamento próprio ou à vista com5% de desconto. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

APARTAMENTO, alugo,100m², c/ 2 quartos grandes cli-matizados, demais dependênci-as, cozinha c/ pia e fogão, c/sofá, necessita avalista, em cimada Multiplex, MCR, R$ 724,00,incluso internet. Tr. (45) 3284-2591 ou 9135-3475.

APARTAMENTO, alugo,120m², c/ 3 quartos, 2 bwc, cen-tro, MCR, R$ 850,00. Tr. (45)9801-2367 com Grando.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc, la-vand., vaga de garagem, Res.Maioli, centro, MCR, R$ 560,00.Tr. (45) 9968-4052 com Juliano.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, sem condomínio, R. Pa-raná, centro, MCR, R$ 700,00.Tr. (45) 9980-3388 ou 3254-1143com Lourdes.

APARTAMENTO, alugo, p/temporada, c/ 2 quartos, bwc,sala de estar, sala de jantar,cozinha, sacada c/ churrasq.,ar-cond., vaga de garagem, apartir de 18/01, aprox. 150m dapraia, prox. ao Shoping Ando-rinha, em Meia Praia, SC, valora combinar. Tr. (45) 9807-1138ou 9807-1109.

APARTAMENTO, alugo, pe-queno, c/ 1 quarto, sala, cozi-nha, bwc c/ box, lavand., portãoelet., câmeras de segurança,garagem, p/ casal ou solteiro, R.7 de Setembro, nº 436, prédioBatschke, MCR, R$ 620,00, in-cluso água e condomínio. Tr. (45)9971-1150 ou 3254-3141.

APARTAMENTOS, alugo, no-vos, c/ 1 quarto, R. 31 de Março,nº 1628, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9983-0827 com Luciana.

CASA, alugo, alvenaria, se-minova, c/ laje, 3 quartos, salaconjugada, cozinha, lavand.,bwc, garagem fechada, R. Ar-naldo Williams, nº 845, Lot. San-ta Felicidade, em frente a SuperCreche, MCR, R$ 620,00, con-trato anual. Tr. (45) 3254-3141ou 9971-1150.

CASA, alugo, aprox. 110m²,geminada, c/ 1 quarto, suíte, ga-ragem, churrasq., Av. Irio JacobWelp, nº 5000, MCR, R$ 610,00.Tr. (45) 9981-9308.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,suíte, 2 salas, 2 bwc, cozinha,lavand., garagem, área de la-zer, R. Mato Grosso, nº 1257,em frente a garagem da Prin-cesa dos Campos, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9974-7190com Zenaide.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,2 bwc, garagem, churrasq.,pia, 3 ar- cond., terreno p/ plan-tio, em Porto Mendes, R$350,00, ou vendo. Tr. (45)3254-7707 com Juliete.

CASA, alugo, c/ 4 cômodos,em MCR, R$ 400,00. Tr. (45)9951-7125.

CASA, alugo, R. Minas Ge-rais, nº 1360, fundos do All-mayer, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9974-7113.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quar-to, sala, cozinha, bwc, Av. Ma-ripá, centro, MCR, R$ 540,00. Tr.(45) 9969-8051.

QUITINETE, alugo, c/ 3 pe-ças, R. Goslar, nº 222, Lot.Frankfurt, MCR, R$ 380,00. Tr.(45) 9952-8720 com Solange.

SALA COMERCIAL, alugo,72m², R. Paraná, Ed. Maioli,centro, próx. ao Rimmava,MCR, valor a combinar. Tratarpelo fone (45) 3254-2148 ou9968-4052 com Juliano.

SALA COMERCIAL, alugo,c/ casa em anexo, R. Ceará,próx. ao semáforo da Av. Ma-ripá, em MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9964-8282 ou9901-6832.

TERRENO, alugo, aprox.3.000m², c/ casa aprox. 400m²,ideal p/ transportadora ou má-quinas agrícolas, ao lado do co-légio Frentino Sackser, saída p/NSR, em MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9968-4052 com Juliano.

BELINA II L 1.6, vendo, ano86/86, gasolina, c/ pneus novos,bom estado, R$ 3.990,00, semtroca. Tr. (45) 9944-7004.

CAMINHÃO, vendo, ano 93/94, Scania 113, trucado, c/ car-reta, ano 94, LS, R$ 100.000,00+ consórcio, aceito casa, chá-cara ou terra até R$ 150.000,00.Tr. (45) 9982-2786.

CELTA 1.0, vendo, ano 2003,branco, 2 portas, R$ 12.000,00,aceito moto. Tr. (45) 9991-4477.

CELTA LIFE 1.0, vendo, ano2011/12, 2 portas, básico, valora combinar. Tr. (45) 9951-5552ou 3254-2222.

COROLLA XEI, vendo, ano2011/11, completo, banco de cou-ro, placa A, 2º dono, valor a combi-nar. Tr. (45) 9997-5180 com Paulo.

DACOTA, vendo, ano 2001,preta, diesel, valor a combinar.Tr. (45) 9928-1938 (tim).

DUCATO 2.8, vendo, ano2009, prata, van executiva, 10+1ou 15 lugares, único dono, valora combinar. Tr. (45) 8813-0053(tim) ou 9134-0232.

ECOSPORT, vendo, ano2007, prata, completo, pneusnovos, R$ 27.000,00. Tr. (45)9936-5937.

Temperatura: 34º/25º Temperatura: 31º/23º Temperatura: 33º/24º Temperatura: 33º/24º Temperatura: 32º/22ºTemperatura: 31º/22º

Page 31: 01 15 2015

O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

FIESTA 1.6, vendo, ano 2013/14, prata, c/ airbag duplo, dire-ção, ar, valor a combinar. Tr. (45)9818-0900.

FIESTA HATCH 1.0, vendo,ano 2011/11, prata, 4 portas,básico, alarme original, manual,chave reserva, 11.000km, ótimoestado, R$ 22.500,00, sem tro-ca. Tr. (45) 9135-3481 ou 3284-2591 com Elsio.

FOX 1.0, vendo, ano 2014,vermelho tornado, 4 portas,completo, ar-cond., direção,alarme, vidro elét., computa-dor de bordo, sensor de ré,rodas liga leve 15, faróis e lan-ternas de neblina, pisca no re-trovisor, 18.500km, R$23.500,00 + 60 parcelas deR$ 375,39. Tr. (45) 9925-9842ou 3284-6532 com Maria.

GOL 1.0, vendo, ano 2004,cinza, 4 portas, R$ 13.000,00,aceito moto ou carro c/ ar demaior valor. Tr. (45) 9991-4477.

GOL 1.0, vendo, ano 99, bran-co, 16v, c/ ar, 4 pneus novos,mecânica toda revisada, R$7.500,00. Tr. (45) 9813-0532 ou9911-0935 com Luiz.

GOL G4 TREND 1.0, vendo,ano 2010, prata, flex, 2 portas,c/ ar, vidro, trava, valor a combi-nar. Tr. (45) 9925-5948 ou 8405-7892 (oi) com Vilmar.

GOL POWER 1.6, vendo,ano 2008, preto, flex, 4 por-tas, valor a combinar. Tr. (45)9928-1938 (tim).

GOL, vendo, ano 2000, 8v, 2portas, ótimo estado, R$9.500,00. Tr. (45) 9923-5543.

HONDA CIVIC, vendo ou tro-co, ano 2003, prata, completo,banco de couro, R$ 22.000,00.Tr. (45) 9905-8531.

I30 2.0, vendo, ano 2012, pra-ta, câmbio automático, airbag, c/3 anos de garantia, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)8809-5691 com Nilton.

KA 1.0, vendo, ano 2003/04,prata, valor a combinar. Tr. (45)9935-0035.

KOMBI, vendo, ano 81, envi-draçado, bom estado de conser-vação, valor a combinar. Tr. (45)9925-5948 ou 8405-7892 (oi)com Vilmar.

MICRO ÔNIBUS, vendo, ano2005, Neobus thander, leito, 16lugares, 9,2m, completo, c/ ar, tv,dvd, geladeira, divisória, calefa-ção, rodas de alumínio, pneusnovos, valor a combinar. Tr. (45)8813-0053 (tim) ou 9134-0232.

MONTANA 1.4, vendo, ano2013, prata, completa, c/ air-bag, abs, cibié, rack teto, es-camoteavel, capota marítima,top de linha, placa A, manual,chave reserva, baixa km, óti-mo estado, valor a combinar,pode ser financiada, aceito tro-ca. Tr. (45) 9941-3550.

MONTANA, vendo ou troco,ano 2014/14, preta, c/ airbagduplo, ar-cond., abs nas 4 ro-das, capota marítima, som, insul-fim, direção escamoteavel, pla-ca A, R$ 32.000,00. Tr. (45)9922-4302 com Marcelo.

MONTANA, vendo, ano 2012,branca, c/ ar, R$ 28.900,00. Tr.(45) 9979-1172 com Matheus.

PASSAT HIGHLINE 2.0, ven-do, ano 2008, turbo, xenon, ban-co elét., R$ 49.500,00. Tr. (45)9936-5937.

PEUGEOT 207, vendo, ano2008/09, preto, R$ 21.500,00,preço de ocasião. Tr. (45) 3254-1941 ou 9963-9056 com Norma.

SAVEIRO 1.6 MI, vendo, ano2007, motor AP, flex, toda revi-sada, R$ 19.500,00. Tr. (45)9936-5937.

SAVEIRO, vendo, ano 2011,completa, chave reserva, manual,R$ 28.000,00. Tr. (45) 9936-5937.

SAVEIRO, vendo, ano 96, va-lor a combinar. Tr. (45) 9972-5363 com Gabriel.

SCENIC 1.6, vendo, ano 2000/01, c/ manual, chave reserva, im-pecável, R$ 12.500,00, aceito Biz.Tr. (45) 9985-0090 com Davino.

STRADA ADVENTURE, ven-do, ano 2009/10, preta, cabineestendida, 26.000km, valor acombinar. Tr. (46) 9926-1803.

STRADA TREKKING 1.4 MPIFIRE, vendo, ano 2009/09, 8v,flex, cabine estendida, comple-ta, R$ 25.000,00 à vista ou R$26.500,00 na troca. Tr. (45)9921-9844.

UNO VIVACE, vendo, ano2011, completo, 4 portas, mode-lo novo, baixa km, R$ 24.500,00.Tr. (45) 9936-5937.

VECTRA 2.2, vendo, ano 99,prata, c/ ar digital, 16v, motornovo c/ 8.000km, R$ 14.500,00.Tr. (45) 9982-3479 com Celso.

VECTRA ELEGANCE, vendo,ano 2011/11, prata, impecável,R$ 38.000,00. Tratar pelo fone(45) 9935-0035.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano97/98, preto, gasolina, comple-to, banco de couro, ótimo esta-do, R$ 15.000,00. Tr. (45) 9841-4916 ou 3284-2544 com Marcio.

VOYAGE, vendo ou troco, ano91, 4 portas, ar-cond., turbo do-cumentado, suspensão legaliza-da, valor a combinar. Tr. (45)9919-6646 com Mauro.

BIZ +, vendo, ano 2004, parti-da elét., roda liga leve, ótimo es-tado, valor a combinar, aceito Bizde menor valor. Tratar pelo fone(45) 9942-2738.

BROS 150, vendo, ano 2011,completa, valor a combinar. Tr.(45) 9911-9596.

BROS ES, vendo, ano 2005,azul, valor a combinar. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

BROS ESD 150, vendo, ano2008, ótimo estado, R$ 4.990,00,sem troca. Tr. (45) 9944-7004.

CG 125, vendo, ano 99, ótimoestado, valor a combinar, parce-lo pgto. Tr. (45) 9942-2738.

CG TITAN 150 EX, vendo, ano2010/10, vermelha, partida elét.,freio a disco, aro de liga leve, ma-nual, chave reserva, toda revisa-da, ótimo estado de conservação,valor a combinar. Tr. (45) 9941-1088 ou 8809-0202 com Marcos.

NEO, vendo, ano 2008, preta,toda revisada, ótimo estado deconservação, R$ 3.500,00 à vistaou 3 parcelas de R$ 1.200,00.Tr. (45) 9901-2216 com Carlos.

SUZUKI 1100, vendo, ano 97,valor a combinar, aceito troca.Tr. (45) 9988-8532

XJ6 N, vendo ou troco, ano2013, cinza, c/ menos de6.000km, escape esportivo eslider´s, R$ 26.500,00, aceitoBiz. Tratar pelo fone (45) 9134-0596 com Emerson.

XLR 125, vendo, ano 99, ver-melho, R$ 2.300,00. Tratar pelofone (45) 9962-7008.

YBR 125 ED, vendo, ano 2008/08, preta, R$ 3.400,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

YBR 125 ED, vendo, ano 2008/08, vermelha, partida elét., freioa disco, manual, chave reserva,único dono, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 9941-1088 ou8809-0202 com Marcos.

YBR FACTOR ED, vendo, ano2013/14, vermelha, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

ZX 1200, vendo, ano 2002,verde, Kawasaki, 21.000km, va-lor a combinar. Tratar pelo fone(45) 9928-1938 (tim).

BALCÃO, vendo, Gelopar, p/bebidas ou frios, seminovo, va-lor a combinar. Tr. (45) 9946-4718 com Beth.

BARCO, vendo, seminovo,4m, R$ 2.100,00. Tratar pelofone (45) 9968-7616.

CACHORRO, vendo, Pequi-nês, macho, adulto, R$ 300,00.Tratar pelo fone (45) 3254-3025ou 9985-3400 com Nelli.

CÂMARA FRIA, vendo,950lts, Zero Grau, branco, valora combinar. Tratar pelo fone (45)9946-4718 com Maria.

ESTEIRA, vendo seminova,marca Kikos, c/ nota fiscal, valora combinar. Tr. (45) 9989-3200.

ESTUFA, vendo, p/ salgados,Gelopar, c/ 9 formas, seminova,valor a combinar. Tr. (45) 3254-1868 ou 9946-4718 com Beth.

FAÇO serviços de pinturas esoldas em portões, grades, ja-nelas, portas, calhas e telhados,interessados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FLORICULTURA, vendo, Av.Maripá, nº 2121, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9810-3805 ou9994-7092 com Juares.

INSTALADOR DE ANTENAS,parabólicas, sky e digitais, con-sertos e instalações em geral,interessados. Tr. (45) 9945-6693com Marcio.

LENHA, vendo, cortada, seca,p/ churrasco e fogão, valor acombinar. Tr. (45) 9921-2660com Guilherme.

MERCEARIA, vendo ou tro-co, c/ assador de frango, con-geladores, refrigerador, gôndo-las, ar-cond., montado ou p/ re-tirar do local, no centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9967-1578 com Sonia.

OFERTA DE TRABALHO p/farmacêutico generalista, não énecessário experiência, períodointegral, em Mercedes, interes-sados. Tr. (45) 8811-4881 ou9844-9107 com Mariana.

OFERTA DE TRABALHO p/montador de móveis, c/ experi-ência, interessados. Tr. (45)3254-2960 com José.

PAINEL DE LED, vendo, 3x2,p/ publicidade e propaganda, narotatória da Bandeira, MCR, va-lor a combinar, aceito troca porcarro ou terreno. Tr. (45) 8802-5136 com Sandro.

PANIFICADORA, vendo oualugo, completa, em MCR, valora combinar. Tr. (45) 9988-8532.

PROCURO casal p/ trabalharc/ vacas de leite, c/ experiência,interessados. Tratar pelo fone(45) 9973-7769.

VENDO, areia e pedra, cargafechada, R$ 35,00 o metro. Tr.(45) 9946-4733.

VENDO, lanchonete e sor-veteria, toda equipada, clien-tela formada, 4 anos de mer-cado, no centro, MCR, valor acombinar, aceito carro. Tr.(45) 9944-6310 ou 9851-9281com Luis ou Haide.

VENDO, máquina de milkshake, Tecsoft, pouco usada,revisada, R$ 10.800,00, aceitoproposta. Tr. (45) 9925-9842 ou3284-6532 com Iracema.

VENDO, máquinas p/ panifica-dora e confeitaria, gôndolas, fre-ezer, máquina de salgado, semi-novas, valor a combinar. Tr. (45)9942-1864 com Salete.

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 15/01/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 16/01/2015R$ 2,00

PARA ASSINANTES

XBOX 360, vendo, semino-vo, 4gb, c/ 25 jogos, 2 contro-les, desbloqueado, R$ 650,00.Tratar pelo fone (45) 9850-2926com Vinicius.

XBOX 360, vendo, Slim2013, c/ kinect, controle pc, 2cabos hdmi, avi, LP 2.0 e 3.0,27 jogos, 6 originais, 3 jogoskinect, 2 pilhas recarregáveisc/ carregador, pendrive 16gb,free xbox, R$ 1.100,00. Tr. (45)9952-9095.

AVIÁRIOS, vendo, 3, pa-drão Sadia, p/ 72.000 frangos,motor e gerador novos, poçoartesiano, Linha Guaçu, NovaSanta Rosa, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CAVALO, vendo, QM, pre-to, dócil, grande porte, de tam-bor, valor a combinar. Tr. (45)8807-2179 com Cássio.

COBERTURAS, vendo, decavalo, das raças Quarto deMilha e Paint Horse, nas coresBaio Amarilho, Preto e Branco,Castanho e Branco, 3 gara-nhões PO e POI, R$ 1.200,00cada cobertura. Tratar pelofone (45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

ÉGUA, vendo, QM, alazã,dócil, de laço, valor a combi-nar. Tratar pelo fone (45) 8807-2179 com Cássio.

GADO, vendo, Nelore, PO,matrizes e tourinhos, linhagensRambo da MN, Ranchi IpêOuro, Bitelo SS, Basco da S.M,Jeru POI do Brumado e outros,valor a combinar. Tratar pelofone (45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

Page 32: 01 15 2015