01 11 13 catálogo fest cine

40

Upload: adeildo-leite

Post on 17-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

catálogo de filmes

TRANSCRIPT

Page 1: 01 11 13 catálogo fest cine
Page 2: 01 11 13 catálogo fest cine
Page 3: 01 11 13 catálogo fest cine

DESDE 2007 QUE O AUDIOVISUAL VIVE UMA NOVA ERA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. O esforço de implementar políticas públicas para o setor passa não só pelo Edital do Audiovisual, dentro do Funcultura, exclusivo para a linguagem, até projetos contínuos de inclusão e formação de público, como o Cinecabeça, que leva a cada semana cerca de 2.000 alunos de escolas públicas para o Cinema São Luiz e o Cinema na Estrada, que leva as produções para as cidades que não possuem salas de cinema, chegando aos locais mais remotos do Estado, como zonas rurais, al-deias indígenas e comunidades quilombolas.

O Funcultura Audiovisual contempla todos os elos da cadeia produtiva do setor, indo do incentivo ao cineclubismo, mostras e festivais até o fomento à produção de curtas, médias, longas metragens e produtos para televisão, passando pela formação, pesquisa e preservação. Nas suas seis edições investiu R$ 43,1 milhões, em 449 projetos culturais, reverberando positivamente na produção local, que ga-nha cada vem mais espaços nas telas do país, destacando-se nos principais fes-tivais e mostras de cinema brasileiros e do exterior. Esta fase, quem vem sendo chamada por críticos e pesquisadores nacionais como “a era de ouro do cinema pernambucano” deve ser creditada aos investimentos públicos no setor e ao gran-de talento dos realizadores locais. A periodicidade regular do edital, que ocorre anualmente, também possibilita um desenvolvimento sustentável do cinema e do audiovisual produzidos no Estado. Agora o governo do Estado, em conjunto com o setor, parte para transformar em Lei esse instrumento mais que necessário para que esses avanços não se percam ao longo dos anos e em outras gestões.

Page 4: 01 11 13 catálogo fest cine

O diferencial dessa política é também a forma de fazer. Desde 2007 o governo adotou a coges-tão com o setor cultural, que junto com os gestores da área formulam as políticas para a cul-tura e também as específicas para cada segmento. A organização da sociedade civil no Estado também favorece esta política, o audiovisual especificamente tem entidades que congregam realizadores de longa (APCNN), curta-metragistas (ABD/PE-APECI), cineclubes (FEPEC), téc-nicos (STIC) e agora o governo incentiva também o associativismo dos realizadores de festivas e mostras de cinema, que já somam mais de 30 iniciativas no estado, promovendo o 2º Encontro de Produtores de Mostras e Festivais de Cinema, durante o Festcine, o primeiro ocorreu em novembro no 6º Curta Taquary.

Apesar de todo o trabalho realizado, ainda há muitos gargalos a serem enfrentados para fir-mar Pernambuco como polo produtor, exibidor e distribuidor de produtos audiovisuais. Para avançar no sentido de superar esses gargalos, como o baixo network dos produtores locais e as dificuldades de acesso às verbas nacionais disponíveis para a cadeia produtiva do audiovisual, neste ano o Festcine – em associação com o Instituto Delta Zero, FUNDAJ, SDEC, SECTEC, SEBRAE e outros parceiros - inicia uma série de ações para o fortalecimento da cadeia pro-dutiva, reunidas no Market.mov, evento que promove oficinas e uma rodada de negócios do audiovisual voltados para a profissionalização do setor e inserção dos produtos audiovisuais na TVs brasileiras. A rodada de negócios promove o encontro entre os produtores de conteúdo audiovisual locais com empresas do setor de transmissão ou distribuição desses conteúdos no país, chamadas de players, possibilitando a concretização dos negócios na área e consequen-temente maior visibilidade para a produção local, rica em conteúdos, formatos e temáticas.

O 15º Festcine – Festival de Curtas de Pernambuco, único no estado voltado exclusivamente para produções de curtas-metragens pernambucanas, dá um grande panorama da fértil pro-dução recente local, premiando pelo menos 17 produções diferentes nos gêneros ficção, do-cumentário, experimental, animação e videoclipe, que concorrem aos R$ 66 mil em prêmios. Neste ano foram inscritos mais de 80 filmes e selecionados 64 para as mostras competitivas geral e de formação, que revelam uma produção diversificada, que mostra grande criatividade e aspectos relevantes do cotidiano pernambucano e nacional, além de possuírem estética mar-cante em sua realização.

Boas vindas a todos os realizadores, convidados e ao público!Vida longa ao cinema pernambucano! Vida longa ao Festcine!

EQUIPE 15º FESTCINE

Page 5: 01 11 13 catálogo fest cine

O Recife é pioneiro na criação audiovisual. Na década de 20 do século passa-do, nossos cineastas levaram às telas da cidade os seus sonhos. Ao mesmo tempo, deixaram para a história o re-gistro imagético do Recife naquele início de século.

Depois, nos anos 70, o Ciclo do Super 8 movimentou co-rações e mentes e mostrou mais uma vez a força da pro-dução recifense neste segmento cultural. A década de 90 trouxe a retomada da produção cinematográfica pernam-bucana, que conquistou plateias e críticos, dentro e fora do País.

Em 2013, “Tatuagem”, filme de um pernambucano, Hil-ton Lacerda, revisita a história do Grupo Teatral “Chão de Estrelas”, sendo um dos trabalhos mais elogiados do ano. Outro pernambucano e recifense, Kléber Mendonça Filho, com o seu “O som ao redor”, é o representante nacional na maior premiação cinematográfica do mundo: o Oscar.

Nesse contexto, os 15 anos do FestCine, que acontece de 2 a 7 de dezembro no Cinema São Luiz, se apresenta como um debut para novos realizadores do audiovisual, ao mes-mo tempo em que se consolida como uma dos principais projetos de fomento a esse tipo de produção.

Nossos parabéns e agradecimento a esses artistas e que o nosso cinema continue falando de nós para todo o mundo.

LEDA ALVESSecretária de Cultura do Recife

“É com muita satisfação e res-ponsabilidade que olhamos para a produção das artes em Pernambuco, em todos os seus segmentos. Porque, ao mesmo tempo em que se amplia e reverbera noutros territórios, ela exige que o Governo aprofunde o seu olhar sobre suas po-líticas públicas, discutindo, intensificando o diálogo social, na perspectiva de que realizadores e seu públi-co sejam amplamente contemplados.

Com esse sentimento de alegria, e por perceber o êxito das ações que foram adotadas pela gestão do governador Eduardo Campos, que contribuíram para produções de grande qualidade, sucesso de crítica e público em todo Brasil, é que temos a grata oportu-nidade de anunciar mais uma realização para um dos segmentos da cultura que mais cresce em Pernambu-co: o audiovisual. Chegamos ao 15º Festcine, um festi-val que só evidencia o momento de ouro por que passa o cinema pernambucano.

A qualidade das obras selecionadas, que farão parte desta mostra, é resultado deste investimento do qual somos cada vez mais responsáveis. Políticas públicas que se fortalecem e se ampliam como resultado do atendimento às demandas da classe artística. Espera-mos rever a efervescência do Cinema São Luiz, vê-lo, mais uma vez, lotado por um público ávido. Sucesso para os curtas, para os filmes experimentais, video-clipes, ficções, animações e documentários! Que se-jam assistidos, comentados e difundidos. Vida longa ao Festcine!”

MARCELO CANUTOSecretaria de Cultura de Pernambuco

Page 6: 01 11 13 catálogo fest cine

GABRIEL MUNIZ - é designer gráfico (IFPE, 2007), bacharel em Cinema e Audiovisual (UFPE, 2013) e educador social. Atua como cineclubista nos cineclubes Bamako, Cine Vila e na coordenação de memória da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC); também como educador de Design no Centro de Comunicação e Juventude (CCJ-Recife, 2012/13 e educador de Audiovisual na Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! (2013). Atualmente trabalha freelance com captação de Som, edição e finalização de imagem em projetos como Cine Chinelo NoPE e Cine Jangada e na cobertura de eventos (Fliporto, Macuca Jazz & Improviso).

GIORDANO CASTRO - É Ator, dramaturgo e Arte-educador formado pela UFPE / Univer-sidade de Coimbra – PT. Membro e um dos fundadores do Grupo Magiluth, tendo atuado nas peças “ATO”, “UM TORTO”,” O CANTO DE GREGÓRIO”, “AQUILO QUE MEU OLHAR GUARDOU PARA VOCÊ”,” VIÚVA, PORÉM HONESTA” e “LUIZ LUA GONZAGA”. Dentro grupo é um dos responsáveis pela elaboração de jogos teatrais para os processos cria-tivos, além do seu trabalho na criação dramatúrgica. Assina como dramaturgo as peças “UM TORTO”, “AQUILO QUE MEU OLHAR GUARDOU PARA VOCÊ” e “LUIZ LUA GONZA-GA”.

MÁRCIO ANDRADE - Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo PPGEDUMA-TEC, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE, pesquisando na área de Produção de Narrativas Audiovisuais Digitais e Inclusão Digital. Graduado no curso de Comunicação Social - Radialismo e Televisão - da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como Produtor Audiovisual da Unidade Acadê-mica de Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (EADTec - UFRPE), através da Roteirização, Locução e Edição de Áudio e Vídeo orientados para a Educação a Distância e, atualmente, exerce função de Roteirista Audiovisual no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), no Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD).

COMISSÃO JULGADORAJÚRI OFICIAL DA MOSTRA COMPETITIVA DE FORMAÇÃO

Page 7: 01 11 13 catálogo fest cine

DEDETE PARENTE - Atua no mercado audiovisual desde 1989, sen-do produtora desde 2000. Prestou serviços para produtoras como Urso Filmes, Rec Produtores Associados, Center TV, RTV produções, Dezenove Som e Imagem, VideoFilmes, Bananeira Filmes, etc. Trabalhou como Diretora de produção em longas metragens de premiados diretores pernambucanos como Cláudio Assis (Amare-lo Manga; Baixio das Bestas), Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus; Era Uma Vez Eu, Verônica), Paulo Caldas (O Rap do Pe-queno Príncipe Contra As Almas Sebosas; O País do Desejo), entre outros.

LEO FALCÃO – Roteirista e diretor de cine-ma premiado ao longo de mais de 15 anos de trabalho; escritor, músico e professor da Universidade Católica de Pernambuco; doutorando em design pela Universidade Federal de Pernambuco; co-fundador do Scriptoscope, grupo de criação e pesquisa em design de conteúdo; vencedor na cate-goria Mídia do Young Creative Entrepeneur Award 2012 e artista selecionado para o programa Playable City, ligado ao Perva-sive Media Studio at Watershed Institute, Bristol, Reino Unido.

TATIANA FERRAZ – Historiadora em História e mestre pela Universidade Federal de Per-nambuco; Professora de História da Arte pela Faculdade Maurício de Nassau de 2006 a 2012. Idealizadora e Produtora da Mostra de curtas-metragens dos alunos de Comuni-cação Social da Faculdade Maurício de Nassau – Curta Nassau; Produtora dos longas-metragens da diretora Luci Alcântara- JMB: o famigerado, O Melhor Documentário do Mundo; e no curta-metragem da mesma diretora – Minha Alma é Irmã de Deus, basea-do na obra de Raimundo Carrero; Diretora de Arte dos curtas-metragens – Minha Alma é Irmã de Deus, da diretora Luci Alcântara, O homem que virou Peixe,do diretor Cezar Maia, da campanha institucional – Balões Vermelhos, do diretor Leo Crivellari; Produção de objeto de arte do vídeoclipe da Banda Tanga de Sereia – Cada qualidade de homem, da diretora Tuca Siqueira e Assistente de Direção do longo metragem Minha Alma é Irmã de Deus, da diretora Luci Alcantara.

JÚRI OFICIAL

MOSTRA COMPETITIVA GERAL

Page 8: 01 11 13 catálogo fest cine

MOSTRA COMPETITIVA GERAL CATEGORIAS ANIMAÇÃO, DOCUMENTÁ-RIO, EXPERIMENTAL, FICÇÃO E VIDEOCLIPE

1º Lugar – R$ 5.000,002º Lugar – R$ 4.000,003º Lugar – R$ 3.000,00

MOSTRA COMPETITIVA DE FORMAÇÃOCATEGORIASDOCUMENTÁRIO E FICÇÃO

1º Lugar - R$ 3.000,00

PREMIAÇÕES TROFÉU ABD

A Associação Brasileira de Documentaris-tas e Curtametragistas (ABD) foi fundada em 11 de setembro de 1973. Portanto, este ano a entidade completa 40 anos de luta pela promoção do cinema brasileiro. A ABD/APECI (Associação Pernambucana de Cineastas) foi criada em 1979, como uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que mobiliza realizadores no estado. A ABD/APECI defende a produção audiovi-sual independente em todos os formatos e gêneros, com liberdade estética e polí-tica. O troféu ABD/APECI é um prêmio de reconhecimento à criatividade, à liberda-de artística e à sensibilidade perante a re-alidade. O júri é composto por abedistas.

Page 9: 01 11 13 catálogo fest cine

Prêmio criado pela Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC, com objetivo de referendar o melhor filme que estimule o debate e a reflexão. Presente nos principais festivais do Estado, o premio é considerado de grande valia para os que buscam realizar filmes capazes de transformar o espectador. O vencedor recebe um certificado com a justificativa do porque o filme foi premiado e um convite para exibição do mesmo em cineclubes filiados a FEPEC.O júri é composto pelos cineclubistas: Amanda Ramos, Pedro Rampazzo e Tarcísio Camêlo

AMANDA RAMOS – é produtora cultural independente e cineclubista integrante do Cineclube Curta Doze e Meia, do Centro Cultural Correios; Atuou na coordenação dos cineclubes AZouganda (Nazaré da Mata) e Banquete (Recife); Membro-fundadora da Fe-deração Pernambucana de Cineclubes – FEPEC e atuante na diretoria da instituição en-tre os anos de 2008 e 2010; Foi suplente na área de Audiovisual da Comissão de Cultura da Mata Norte de Pernambuco, de abril de 2009 a abril de 2011; Participou do Júri da FEPEC escolhendo o “Melhor Filme para Reflexão” em diversos Festivais do Estado; Mi-nistrou oficinas de criação de cineclubes em escolas, encontros estudantis e municípios de Pernambuco.

PEDRO RAMPAZZO – é graduado em jornalismo pela Unicap, é fotógrafo, gestor cultu-ral, pesquisador da música pernambucana e cineclubista. Dirige o núcleo de produção Sambada Comunicação e Cultura e o selo fonográfico Discos Legais. Na área do audiovi-sual, co-dirigiu o curta-metragem Tebei (2008), premiado em festivais nacionais e pro-duziu a série, com 6 vídeos,Pernambuco Contemporâneo (2013). Criou a Mostra Nacio-nal Curta Sertão e o CineClube Florestano, ambos em 2010.

TARCÍSIO CAMÊLO – é formado em Jornalismo pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Dirigiu o curta-metragem Tempos de Crise, dividindo a direção com Adalberto Oliveira. Trabalhou como repórter e produtor do programa de TV Pé Na Rua exibido pela TVPE, TVU Recife e canal Capibaribe, trabalhou também como editor de texto do Progra-ma de TV, Revista SBPC, produzido durante a cobertura da SBPC 2013 pela TVU Recife e TVPE. Atualmente é jornalista da ONG Auçuba – Comunicação e Educação, atuando na Auçuba Produtora e no Cine Bomba – Cultura e Comunidade, além de ser também radia-lista da rádio comunitária Alto Falante, diretor da TV Comunitária Alto Falante e editor do blog Jornal Cultural-PE (http://jornalcultural.blogspot.com.br/).

TROFÉU CINECLUBISTA

MELHOR FILME PARA REFLEXÃOTROFÉU CINECLUBISTA

MELHOR FILME PARA REFLEXÃO

Page 10: 01 11 13 catálogo fest cine

OFICINASOFICINAS

MINISTRANTE

ISABELA CRIBARI – é psicóloga, produtora cul-tural pós-graduada em Economia da Cultura (UFR-GS) e Gestão Cultural (Faculdade Cândido Mendes), coordenadora de produção, produtora executiva e documentarista. Autora e organizadora de publi-cações como Nordeste feito à mão (2010, Editora Coqueiro), Economia da cultura (2009, Editora Mas-sangana), Produção cultural e propriedade inte-lectual (2006, Editora Massangana), entre outros. Atuou como gestora pública federal na Fundação Joaquim Nabuco (MEC, 2003 a 2011), onde foi Dire-tora de Cultura. Atuou como consultora do Instituto Dragão do Mar (2001 a 2003) onde ministrou vários cursos de produção para cinema e televisão nos cur-sos da Escola de Realização Audiovisual. Fundou a Set Produções Audiovisuais em 1998, produtora res-ponsável por mais de uma centena de produções au-diovisuais para cinema e televisão, que receberam cerca de 200 prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, Isabela Cribari coordena projeto cul-tural de cinema, cultura e saúde em instituição pú-

blica em Pernambuco, mantém um site do Cinema Pernambucano (www.cinemapernambucano.com.br) e coordena curso de cinema à distância, onde também é professora de curso de produção cinema-tográfica.

OBJETIVO | Este curso visa instrumentalizar o pro-dutor audiovisual das necessidades, cuidados e pro-cedimentos em todas as fases de um filme, sejam questões voltadas à direção de produção, ao platô ou à produção executiva, com ênfase na administra-ção financeira do filme.

PÚBLICO-ALVO | Produtores, estudantes e interessados em produção audiovisual.N° DE ALUNOS | 30CARGA HORÁRIA | 10 horasPERÍODO | 06 e 07 de dezembroHORÁRIO | 06/12 - das 9h às 18:30h 07/12 - das 10h às 13hLOCAL | Fundaj (Derby)

Como Administrar um Filme

Page 11: 01 11 13 catálogo fest cine

MINISTRANTE

MARLOM MEIRELLES – Diretor da Eixo Audiovisual, é realizador, fo-tógrafo e professor em projetos de iniciação em cinema.

OBJETIVO | Este curso visa instru-mentalizar o produtor audiovisual das necessidades, cuidados e pro-cedimentos em todas as fases de um filme, sejam questões voltadas à direção de produção, ao platô ou à produção executiva, com ênfase na administração financeira do filme.

PÚBLICO-ALVO | Livre, a partir dos 15 anos. Os participantes não preci-sam possuir conhecimentos prévios no audiovisual.

N° DE ALUNOS | 25CARGA HORÁRIA | 20 h/aulasPERÍODO | 02 a 06 de dezembroHORÁRIO | 14h às 18hLOCAL | Fundaj (Derby)

MINISTRANTE

ALICE GOUVEIA – é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinema-tográfica tendo concluído o curso na New York Film Academy em Nova York no ano de 1998. Também pela Universidade Cató-lica, concluiu em 2007, o curso de especialização em Estudos Cinematográficos. Mestra em comunicação na UFPE com pes-quisa na área de gênero e cinema pernambucano. Atualmente trabalha como diretora de filmes, produtora e finalizadora na produtora Oficina de Imagens e como professora efetiva do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.

OBJETIVO | A oficina visa colocar os participantes em contato com o fazer audiovisual, a partir de aulas expositivas, utilizan-do projeções, distribuição de apostilas com informações sobre produçãoaudiovisual, além de exercícios práticos de realização, da pro-dução de roteiro até a montagem. Os filmes resultantes da ofi-cina serão postados na web e exibidos no último dia do festival.

PÚBLICO-ALVO | população em geral a partir de 16 anos.N° DE ALUNOS | 20CARGA HORÁRIA | 30 horasPERÍODO | 02 a 07 de dezembroHORÁRIO | 9h às 18hLOCAL | Fundaj (Derby)

Mídias Móveis Realizando em 1 minuto

Page 12: 01 11 13 catálogo fest cine

HOMENAGEADO

Alberto Cavalcanti

Alberto Cavalcanti (1897 - 1982), cineasta carioca brasileiro, iniciou a carreira no cinema na França, em 1920, depois mudou-se para a Inglaterra onde fez grandes filmes sendo con-siderado um dos mais influentes documentaristas do mundo. Durante 60 anos, trabalhou como produtor, diretor e cenógrafo em mais de 120 filmes, em vários países europeus: Fran-ça, Inglaterra, Itália, Alemanha, Áustria, Israel. No Brasil, realizou seis filmes, sendo três produções e três direções, dentre elas “O Canto do Mar”, lançado em 1952 no Cinema São Luiz do Recife. No Brasil, Cavalcanti trabalhou como produtor para a Companhia Cinema-tográfica Vera Cruz, um dos principais empreendimentos já realizados no país no sentido da construção de uma indústria nacional. Perseguido como comunista no Brasil voltou à Europa e morreu em Paris, com 85 anos.

“Alberto Cavalcanti foi, ao mesmo tempo, um sonhador e um empreendedor com um sen-tido imediato das possibilidades. T. E. Lawrence dizia que os “sonhadores acordados” são os homens mais “perigosos”, porque os seus sonhos não são apenas sonhos, mas visões de futuras realidades. Cavalcanti tinha essa qualidade: via, nas dobras do tempo (e o seu tem-po não foi um tempo fácil), nos diversos ambientes em que teve intensa atuação, fosse na França da vanguarda artística dos anos de 1920, fosse na Inglaterra mergulhada no esforço de guerra, vinte anos depois, ou fosse aqui no Brasil da década de 1950, no qual deixou uma contribuição que levaria, indiretamente, inclusive à nossa primeira -- e, até agora, única -- Palma de Ouro em Cannes”.

Por Fernando Monteiro – crítico e cineasta

Page 13: 01 11 13 catálogo fest cine

1ª Rodada de Negócios do Audiovisual de Pernambuco26, 27 e 28 de novembro

Aproximar os produtores de conteúdo au-diovisual locais das grandes empresas que atuam no setor de transmissão ou distri-buição desses conteúdos no Brasil é o ob-jetivo da I Rodada de Negócios de Conte-údos Audiovisuais de Pernambuco, evento agregado ao MARKET.MOV, realizado na Associação Comercial de Pernambuco, que também integra a programação do 15º FES-TCINE.

O evento visa proporcionar um ambiente de negócios no Estado, colaborando para in-serção dos produtos da produção indepen-dente pernambucana nas grades de TVs por assinatura e abertas, favorecendo as deter-minações da Lei 12.485/2011, a chamada ‘Lei da TV Paga’, que exige que os canais por assinatura garantam pelo menos três horas e meia do seu horário nobre semanalmente para a veiculação de produções brasileiras, sendo metade desse tempo ocupado por conteúdos de produção independente.

A rodada reúne mais de 30 empresas de produção pernambucana e oito empresas de distribuição e exibição em televisão e novas mídias criando uma sinergia entre esses atores da cadeia produtiva do audio-visual brasileiro.

31 de outubro e 01 de novembroMARKET.MOV – Oficina de Quali-ficação para Projetos Audiovisuais - ANCINE

20 de novembroMARKET.MOV – Preparação para Rodada de Negócios com empre-sas inscritas – SEBRAE e UPTODA-TE EVENTOS

25, 26 e 27 de novem-broMARKET.MOV – 1ª Rodada de Negócios do Audiovisual em Per-nambuco.

02 a 06 de dezembroMostras Competitivas Geral e de Formação - Cinema São Luiz

PROGRAMAÇÃO GERAL

02 a 06 de dezembroOficinas Mídias Móveis, com Marlon Meirelles e Realizando em 1 Minuto, com Alice Gouveia

05 de dezembroEncontro de Realizadores de Fes-tivais e Mostras de Audiovisual de Pernambuco

05 de dezembroLançamento do livro Ary: um Ban-deirante do Cinema Brasileiro, de Nelson Sampaio Júnior.

06 e 07 de dezembroProdução Executiva e prestação de contas – com Isabela Cribari

07 de dezembroEncerramento e Premiação e ho-menagem a Alberto Cavalcanti.

1ª Rodada de Negócios do Audiovisual de Pernambuco26, 27 e 28 de novembro

Aproximar os produtores de conteúdo au-diovisual locais das grandes empresas que atuam no setor de transmissão ou distri-buição desses conteúdos no Brasil é o ob-jetivo da I Rodada de Negócios de Conte-údos Audiovisuais de Pernambuco, evento agregado ao MARKET.MOV, realizado na Associação Comercial de Pernambuco, que também integra a programação do 15º FES-TCINE.

O evento visa proporcionar um ambiente de negócios no Estado, colaborando para in-serção dos produtos da produção indepen-dente pernambucana nas grades de TVs por assinatura e abertas, favorecendo as deter-minações da Lei 12.485/2011, a chamada ‘Lei da TV Paga’, que exige que os canais por assinatura garantam pelo menos três horas e meia do seu horário nobre semanalmente para a veiculação de produções brasileiras, sendo metade desse tempo ocupado por conteúdos de produção independente.

A rodada reúne mais de 30 empresas de produção pernambucana e oito empresas de distribuição e exibição em televisão e novas mídias criando uma sinergia entre esses atores da cadeia produtiva do audio-visual brasileiro.

31 de outubro e 01 de novembroMARKET.MOV – Oficina de Quali-ficação para Projetos Audiovisuais - ANCINE

20 de novembroMARKET.MOV – Preparação para Rodada de Negócios com empre-sas inscritas – SEBRAE e UPTODA-TE EVENTOS

25, 26 e 27 de novem-broMARKET.MOV – 1ª Rodada de Negócios do Audiovisual em Per-nambuco.

02 a 06 de dezembroMostras Competitivas Geral e de Formação - Cinema São Luiz

PROGRAMAÇÃO GERAL

02 a 06 de dezembroOficinas Mídias Móveis, com Marlon Meirelles e Realizando em 1 Minuto, com Alice Gouveia

05 de dezembroEncontro de Realizadores de Fes-tivais e Mostras de Audiovisual de Pernambuco

05 de dezembroLançamento do livro Ary: um Ban-deirante do Cinema Brasileiro, de Nelson Sampaio Júnior.

06 e 07 de dezembroProdução Executiva e prestação de contas – com Isabela Cribari

07 de dezembroEncerramento e Premiação e ho-menagem a Alberto Cavalcanti.

Page 14: 01 11 13 catálogo fest cine

ELO COMPANYRepresentanteMARGOT BRANDÃO A ELO COMPANY oferece serviço completo de distribuição audiovi-sual incluindo lançamentos em sa-las de cinema e licenciamento para TV, VOD e outras mídias no Brasil e exterior, atuando como agência de vendas e distribuidora nacio-nal. Também representa o audiovi-sual brasileiro em grandes eventos nacionais e internacionais (Ventana Sur, Clermont Ferrand, AFM, Banff, Haifa Film Festival, MIPCOM e ou-tros). Unindo todos os elos da cadeia audiovisual, a ELO COMPANY ajuda no desenvolvimento de projetos por meio da estruturação do plano de negócios, plano de viabilização fi-nanceira e distribuição de projetos audiovisuais.

As empresas de distribuição e exibição presentes na ação são:

BOX BRASILRepresentanteRAMIRO PAIVA DE AZEVEDO

A Box Brazil é uma programadora independente que possui quatro canais de tv por assinatura. Com distribuição pelas NET TV (Canal 116); ClaroTV (Canal 68); GVT TV (Canal 109); CTBC (Canal 300); SimTV e ViaCabo. - Prime Box Brazil: O canal busca contemplar a diversidade do cinema e da pro-dução audiovisual independente brasileira deste século, de Norte a Sul do Brasil, sem preconceitos.- Music Box Brazil: Oferece 24 horas de programação dedicadas à música produ-zida no Brasil, exibindo shows e videoclipes de artistas nacionais, além de docu-mentários e entrevistas com os principais nomes da música brasileira dos mais diversos estilos.- Travel Box Brazil: É um canal de TV focado no entretenimento: viagens, esportes, comportamento e culinária, sempre com uma roupagem moderna.- Fashion TV Brazil: Programação dedicada 24h ao dia à moda e às novas tendên-cias.

CANAL BRASILRepresentanteHENRY GALSKY

Fundado em 1998, é um Canal de TV com mais de 12 milhões de assinantes, pre-sente nos pacotes básicos das operadoras Claro TV, NET, Oi TV e Sky. Possui grade diversificada com faixas dedicadas à sétima arte e à música, tendo o cinema cer-ca de 70% da grade, já apresentou mais de 2,5 mil longas, médias e curtas-me-tragens. O Canal Brasil também se dedica à produção e coprodução de filmes e shows nacionais. O selo Coleção Canal Brasil foi criado em 2010 com o intuito de resgatar e fortalecer a distribuição de longas nacionais de ficção e documentá-rios, apresentações de grandes artistas da MPB e programas do canal.

ELO COMPANYRepresentanteMARGOT BRANDÃO

A ELO COMPANY oferece serviço completo de distribuição audiovi-sual incluindo lançamentos em sa-las de cinema e licenciamento para TV, VOD e outras mídias no Brasil e exterior, atuando como agência de vendas e distribuidora nacio-nal. Também representa o audiovi-sual brasileiro em grandes eventos nacionais e internacionais (Ventana Sur, Clermont Ferrand, AFM, Banff, Haifa Film Festival, MIPCOM e ou-tros). Unindo todos os elos da cadeia audiovisual, a ELO COMPANY ajuda no desenvolvimento de projetos por meio da estruturação do plano de negócios, plano de viabilização fi-nanceira e distribuição de projetos audiovisuais.

As empresas de distribuição e exibição presentes na ação são:

BOX BRASILRepresentanteRAMIRO PAIVA DE AZEVEDO

A Box Brazil é uma programadora independente que possui quatro canais de tv por assinatura. Com distribuição pelas NET TV (Canal 116); ClaroTV (Canal 68); GVT TV (Canal 109); CTBC (Canal 300); SimTV e ViaCabo. - Prime Box Brazil: O canal busca contemplar a diversidade do cinema e da pro-dução audiovisual independente brasileira deste século, de Norte a Sul do Brasil, sem preconceitos.- Music Box Brazil: Oferece 24 horas de programação dedicadas à música produ-zida no Brasil, exibindo shows e videoclipes de artistas nacionais, além de docu-mentários e entrevistas com os principais nomes da música brasileira dos mais diversos estilos.- Travel Box Brazil: É um canal de TV focado no entretenimento: viagens, esportes, comportamento e culinária, sempre com uma roupagem moderna.- Fashion TV Brazil: Programação dedicada 24h ao dia à moda e às novas tendên-cias.

CANAL BRASILRepresentanteHENRY GALSKY

Fundado em 1998, é um Canal de TV com mais de 12 milhões de assinantes, pre-sente nos pacotes básicos das operadoras Claro TV, NET, Oi TV e Sky. Possui grade diversificada com faixas dedicadas à sétima arte e à música, tendo o cinema cer-ca de 70% da grade, já apresentou mais de 2,5 mil longas, médias e curtas-me-tragens. O Canal Brasil também se dedica à produção e coprodução de filmes e shows nacionais. O selo Coleção Canal Brasil foi criado em 2010 com o intuito de resgatar e fortalecer a distribuição de longas nacionais de ficção e documentá-rios, apresentações de grandes artistas da MPB e programas do canal.

Page 15: 01 11 13 catálogo fest cine

SATO.CO / NETFLIX - SC COMUNICAÇOES LTDA.RepresentanteNELSON AKIRA SATO

No mercado desde 1981, quando iniciou a BRAZIL HOME VIDEO. Em 90 inicia na área de Licenciamento de produtos e shows. Suas parcerias durante esses anos foram com as emissoras MANCHETE, SBT, REDETV, REDE RECORD, BAND, sendo ou na área comercial ou na venda de conteúdos. Em 2011 se torna o primeiro agregador da Netflix para conteúdos brasileiros. Esse ano fecha com o SBT a nove-la Chiquititas sendo parceiro na área de Licenciamento e Futuros Shows. Parceiro comercial da Endemol e agregador da Samsung, Vivo, Telecine, entre outros. A Sato esta sempre procurando se manter na vanguarda de novas mídias e aberta a conteúdos que despertem o interesse do consumidor. Tem casos como Galinha Pintadinha, Patati Patata, Porta dos Fundos, etc.

SYNAPSE – CANAL CURTA!RepresentanteJOÃO MACABEU WORCMAN

A SYNAPSE tem 25 anos de mercado como distribuidora especializada no forne-cimento de conteúdo independente para televisões no Brasil e no exterior. Desde 2002 mantem o site Porta Curtas, serviço de vídeo sob demanda gratuito, que conta com um acervo de mais de mil curtas-metragens brasileiros disponibiliza-dos via streaming. Mantém também o canal Curta!, que se dedica ao entreteni-mento difundindo arte e cultura com ousadia. O canal está disponível no pacote básico das principais operadoras de PayTV do país - Net (113), ClaroTV (69), OiTV (76), GVT (83), Telefônica DTH (654), TVA SP e Curitiba (91), TVA Foz Iguaçu (12) e TVA Florianopolis (12), para uma base de 10 milhões de lares assinantes.

TV BRASIL - EBC – Empresa Bra-sileira de ComunicaçãoRepresentanteSAMANTHA RIBEIRO (Gerente de Licenciamentos Nacionais)

A TV Brasil veio atender à antiga aspira-ção da sociedade brasileira por uma te-levisão pública nacional, independente e democrática. Sua finalidade é com-plementar e ampliar a oferta de conte-údos, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artís-tica, científica e formadora da cidada-nia. Criada em dezembro de 2007, a TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também responsá-vel pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rá-dios MEC AM e FM, além das Rádios Na-cional do Rio de Janeiro, Nacional AM e FM de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.

FOX INTERNATIONAL CHANNELS - BRASILRepresentanteMARCELLO BRAGA No Brasil congrega os canais de tele-visão por assinatura, como o FOX e FX (ficção), Nat Geo (Documentários) e FOXLife e Bem Simples (Variedades/ Lifestyle).

SATO.CO / NETFLIX - SC COMUNICAÇOES LTDA.RepresentanteNELSON AKIRA SATO

No mercado desde 1981, quando iniciou a BRAZIL HOME VIDEO. Em 90 inicia na área de Licenciamento de produtos e shows. Suas parcerias durante esses anos foram com as emissoras MANCHETE, SBT, REDETV, REDE RECORD, BAND, sendo ou na área comercial ou na venda de conteúdos. Em 2011 se torna o primeiro agregador da Netflix para conteúdos brasileiros. Esse ano fecha com o SBT a nove-la Chiquititas sendo parceiro na área de Licenciamento e Futuros Shows. Parceiro comercial da Endemol e agregador da Samsung, Vivo, Telecine, entre outros. A Sato esta sempre procurando se manter na vanguarda de novas mídias e aberta a conteúdos que despertem o interesse do consumidor. Tem casos como Galinha Pintadinha, Patati Patata, Porta dos Fundos, etc.

SYNAPSE – CANAL CURTA!RepresentanteJOÃO MACABEU WORCMAN

A SYNAPSE tem 25 anos de mercado como distribuidora especializada no forne-cimento de conteúdo independente para televisões no Brasil e no exterior. Desde 2002 mantem o site Porta Curtas, serviço de vídeo sob demanda gratuito, que conta com um acervo de mais de mil curtas-metragens brasileiros disponibiliza-dos via streaming. Mantém também o canal Curta!, que se dedica ao entreteni-mento difundindo arte e cultura com ousadia. O canal está disponível no pacote básico das principais operadoras de PayTV do país - Net (113), ClaroTV (69), OiTV (76), GVT (83), Telefônica DTH (654), TVA SP e Curitiba (91), TVA Foz Iguaçu (12) e TVA Florianopolis (12), para uma base de 10 milhões de lares assinantes.

TV BRASIL - EBC – Empresa Bra-sileira de ComunicaçãoRepresentanteSAMANTHA RIBEIRO (Gerente de Licenciamentos Nacionais)

A TV Brasil veio atender à antiga aspira-ção da sociedade brasileira por uma te-levisão pública nacional, independente e democrática. Sua finalidade é com-plementar e ampliar a oferta de conte-údos, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artís-tica, científica e formadora da cidada-nia. Criada em dezembro de 2007, a TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também responsá-vel pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rá-dios MEC AM e FM, além das Rádios Na-cional do Rio de Janeiro, Nacional AM e FM de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.

FOX INTERNATIONAL CHANNELS - BRASILRepresentanteMARCELLO BRAGA

No Brasil congrega os canais de tele-visão por assinatura, como o FOX e FX (ficção), Nat Geo (Documentários) e FOXLife e Bem Simples (Variedades/ Lifestyle).

Page 16: 01 11 13 catálogo fest cine

MESTRE NADO: A TERRA, A ÀGUA, O FOGO E O SOPRO (Documentário, 17 minutos, 2013), de Tila ChitundaQUINHA (Ficção, 19 minutos, 2013), de Caroline OliveiraÍNDIA MORENA (Documentário, 11 minutos, 2012), de Hanna GodoyBOICOTE (Videoclipe, 5 minutos, 2013), de Marcos CostaMEMÓRIA DA PEDRA (Experimental, 4 minutos, 2013), de Iezu KaeruSANTO GUERREIRO (Documentário, 5 minutos, 2013), de Mauro Lira e Henrique FerreiraQUILOMBO (Videoclipe, 4 minutos, 2013), de Elayne BioneDESTINOS (Doc, 20 minutos, 2013), de Tiago Leitão

A ESCADA (Animação, 3 minutos, 2013), de André ArôxaPELÍCULA (Documentário, 7 minutos, 2013), de Max LeiteSEXTA SÉRIE (Ficção, 18 minutos, 2013), de Cecília da FonteRETRATO (Ficção, 17 minutos, 2012), de Adelina PontualMALDITA POESIA (Experimental, 7minutos, 2012), de Jean Santos e Cíntia Lima

UM PASSO À FRENTE (Documentário, 20 minutos, 2013), de Adriano PortelaREI URBANO (Videoclipe, 5 minutos, 2012), de Bruno BastosSAFADEZA (Animação, 2 minutos, 2013), de Mozart AlbuquerqueOS SILENCIADOS NÃO MUDAM O MUNDO (Documentário, 20 minutos, 2013), de Alexandre AlencarOS SINOS (Videoclipe,4 minutos, 2013), de Raphael Malta e Caio DornelasZENAIDE (Experimental, 6 minutos, 2011), de Mariana PortoVAMOS ABRAÇAR O SOL (Experimental, 4 minutos, 2012), de Brenda LigiaAU REVOIR (Ficção, 20 minutos, 2013), de Milena TimesSOLO (Ficção, 15 minutos, 2013), de Rodrigo CamposMOLHO (Videoclipe, 2 minutos, 2013), de Jean Santos

DUAS LUAS (Ficção, 16 minutos, 2013), de Deby BrennandTUBARÃO (Documentário, 13 minutos, 2013), de Leo Tabosa

PROGRAMAÇÃO MOSTRAS COMPETITIVASLocal: Cinema São Luiz

Terça – 03/12 • Horário: 19h • Classificação: 16 anos

Segunda – 02/12 • Horário: 19h • Classificação: 16 anosSegunda – 02/12 • Horário: 19h • Classificação: 16 anos

Terça – 03/12 • Horário: 19h • Classificação: 16 anos

PROGRAMAÇÃO MOSTRAS COMPETITIVASLocal: Cinema São Luiz

Page 17: 01 11 13 catálogo fest cine

VILLA BARRA (Ficção, 19 minutos, 2013), de Osman GodoyPAUSAS SILENCIOSAS (Documentário, 17 minutos, 2013), de Mariana LacerdaVOLTA (Videoclipe, 4 minutos, 2013), de Johnny HookerORWO FOMA (Experimental, 4 minutos, 2012), de Lia Letícia e karen BlackMETRÓPOLE (Ficção, 17 minutos, 2013), de Sócrates AlexandreETERNAMENTE ELZA (Documentário, 18 minutos, 2013), de Alexandre Figueirôa e Paulo FeitosaFLOR DA SAUDADE (Videoclipe, 4 minutos, 2012), de Eduardo Pereira e Felipe FalcãoRODOLFO MESQUITA E AS MONSTRUOSAS MÁSCARAS DE ALEGRIA E FELICIDADE (Experimental, 14 minutos, 2013),

de Pedro SeverienVOZES DO ALÉM (Videoclipe, 8 minutos, 2013), de Luís Henrique LealDEIXEM DIANA EM PAZ (Animação, 11minutos, 2013), de Júlio Cavani

SUE - TURBULENTA ABERRAÇÃO (Ficção, 20 minutos, 2013), de Camilo Soares e Zizo lima

ONDE HÁ NUVENS (Ficção, 16 minutos, 2013), de Marcelo Agra e Camila LapaZÉ MATEU (Documentário, 7 minutos, 2013), de André de Pina e Vilmar GomesA PAZ LUNÁTICA (Ficção, 13 minutos, 2012),de Escola EngenhoCASAMENTO DE MATUTO (Documentário, 10 minutos, 2013), de Lucas Mariz

MAQUILLAJE (Ficção, 9 minutos, 2012), de Thierry FernandesO SEXTO ANDAR (Ficção, 15 minutos, 2013), de Ivson Sampaio

Quarta – 04/12 • Horário: 19h • Classificação: 18 anos

Quinta – 05/12 • Horário: 19h • Classificação: 14 anosMostra Competitiva de Formação

Quarta – 04/12 • Horário: 19h • Classificação: 18 anos

Quinta – 05/12 • Horário: 19h • Classificação: 14 anosMostra Competitiva de Formação

Page 18: 01 11 13 catálogo fest cine

SOBRE MINHA MELHOR AMIGA (Ficção, 20 minutos, 2013), de Luiz Otávio PereiraDESAPEGO (Videoclipe, 4 minutos, 2013), de Jean SantosPARA MEU IRMÃO (Ficção, 7 minutos, 2013), de Filipe MarcenaESTUDO EM VERMELHO (Experimental, 16 minutos, 2013), de Chico LacerdaPASSIONE, JUNIO BARRETO (Videoclipe, 7 minutos, 2012), de Lírio FerreiraBLUE (Ficção, 10 minutos, 2013), de Rodrigo Barros

SENTIMENTOS INTEGRADOS (Experimental, 1 minuto, 2013), de Mozart AlbuquerqueO PAPA-FIGO (Animação, 2 minutos, 2013), de Paulo LeonardoCARNE (Ficção, 20 minutos, 2013), de Carlos Nigro

BERÇO DE FERRO (Documentário, 16 minutos, 2013), de Alexandre Amorim, Ellen Cocino Correia e Rafaela GalindoVERDE VENTO (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos CarvalhoSOMOS TODOS (Documentário, 20 minutos, 2013), de Bruna Monteiro e Nathalia DieluOLHAR SURDO (Documentário, 15 minutos, 2013), de Carmela Brito e Shaiane OliveiraDE NOVO AQUI (Ficção, 7 minutos, 2012), de Txai Ferraz

Quinta – 05/12 • Horário: 20h15 • Classificação: 16 anos Mostra Competitiva Geral

Sexta-feira – 06/12 • Horário: 19h • Classificação: 12 anosMostra Competitiva de Formação

Quinta – 05/12 • Horário: 20h15 • Classificação: 16 anos Mostra Competitiva Geral

Sexta-feira – 06/12 • Horário: 19h • Classificação: 12 anosMostra Competitiva de Formação

Page 19: 01 11 13 catálogo fest cine

ENTRE, LUA, A CASA É SUA (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos CarvalhoCADEIRA DE ARRUAR (Documentário, 10 minutos, 2013), de Chico EgídioCONSTRUÇÃO (Experimental, 1 minuto, 2013), de Bruno CabúsDANDARA (Videoclipe, 6 minutos, 2013), de Leonardo Castro GomesTRÊS VOLTAS (Ficção, 12 minutos, 2013), de Fabíola Gomes; Txai Ferraz e Vinicius GouveiaMALUNGUINHO (Documentário, 15 minutos, 2013), de Felipe Peres CalheirosSETEMBROS (Experimental, 8 minutos, 2013), de Adalberto OliveiraEM TRÂNSITO (Ficção, 17 minutos, 2013), de Marcelo Pedroso

UM HOMEM E O CINEMA (Documentário, 94 minutos, 1976), de Alberto Cavalcanti

HOMENAGEM A ALBERTO CAVALCANTI

Sexta-feira – 06/12 • Horário: 20h15 • Classificação: 12anosMostra Competitiva Geral

Sábado – 07/12 • Horário: 19h Classificação: LivreExibição Especial

20h45 - Cerimônia de Premiação20h45 - Cerimônia de Premiação

Sexta-feira – 06/12 • Horário: 20h15 • Classificação: 12anosMostra Competitiva Geral

Sábado – 07/12 • Horário: 19h Classificação: LivreExibição Especial

Page 20: 01 11 13 catálogo fest cine

BERÇO DE FERRO (Documentário, 16 minutos, 2013), de Alexandre Amorim, Ellen Cocino Correia e Rafaela Galindo

O documentário revela o que é ser mãe na “Colônia penal Feminina de Recife”, onde mãe e filho vivem juntos em uma curta experiência de apenas seis meses. Berço de ferro retrata uma vida escon-dida da sociedade: o que acontece no mundo da prisão? Qual o sentimento que elas adquirem depois que é dada a sentença? O que se transforma em suas mentes? O que muda com a gravidez?

Ficha Técnica | Direção: Rafaela Galindo; Roteiro: Alexandre Amorim, Ellen Cocino e Rafaela Galindo; Produção: Alexandre Amorim, Ellen Cocino e Rafaela Galindo; Direção de Arte: Henry Lima; Trilha Sonora: Circus Marcus; Produtor Executivo: Alexandre Amorim, Ellen Cocino, Rafaela Galindo; Empresa Produtora: Cabraquente e independente; E-mail:[email protected],[email protected], [email protected]; Fone(s): (81) 9994060 / 686050506 / 97583735 / 416 829 1538 (Canadá).

CASAMENTO DE MATUTO (Documentário, 10 minutos, 2013), de Lucas Mariz

Os noivos querem se casar, mas o pai da noiva não deixa, está feita a confusão. Este curta documen-ta o trabalho realizado nas aulas de teatro com alunos especiais da rede pública.

Ficha Técnica | Direção: Lucas Mariz; Roteiro: Sissi Loreto; Fotografia: Leo Leite; Som Direto: Leo Leite; Pro-dução e Direção de Arte: Sissi Loreto; Montagem: Lucas Mariz; Música (trilha): Ao som da Zabumba” – Kátia Cruz; Ator: Reginaldo Guilherme da Silva; Atriz: Lucila de Barros Cavalcanti; E-mail: [email protected]; Fone(s): (81) 86575599 / 3222 0027.

OLHAR SURDO (Documentário, 15 minutos, 2013), de Carmela Brito e Shaiane Oliveira

Documentário sobre a condição socioeconômica de surdos do Sertão do São Francisco. As barreiras enfrentadas pelos jovens na educação, no serviço público de saúde e para inserção no mercado de trabalho. Vídeo resultante de oficinas de audiovisual para surdos, realizadas pela página 21 em Petro-lina, em 2013.

Ficha Técnica | Direção: Roteiro: Carmela Brito e Shaiane Oliveira Fotografia: Cláudio José da Silva e Ítalo Xisto; Produção: Neilton Martins de Souza; Montagem: Rafael Coelho; Produtor Executivo: Claudia Moraes; Empresa Produtora: Página 21; E-mail: [email protected]; Fone(s): (81) 3125 2121 / 3421 7180.

MOSTRA COMPETITIVA DE FORMAÇÃO

DOCUMENTÁRIO

Page 21: 01 11 13 catálogo fest cine

SOMOS TODOS (Documentário, 20 minutos, 2013), de Bruna Monteiro e Nathalia Dielu

Eram seis horas da manhã, em janeiro de 2012, quando oito mil pessoas, assustadas, começaram a chorar. Pinheirenses dali em diante não seria mais o lar que construíram há cerca de oito anos. Somos Todos dá rosto aos Pinheirenses e voz a dor de quem até hoje espera uma solução para uma reintegração de posse repleta de contradições judiciais e humanas.

Ficha Técnica | Direção Roteiro Fotografia Som Direto Produção Direção de Arte: Bruna Monteiro e Na-thalia Dielu; Montagem: Bruna Monteiro, Nathalia Dielu e Lucas Simões; Música (trilha) e Trilha Sonora: Banda Kalouv; E-mail: [email protected]; Fone(s): (81) 8822 8355 / 9582 3333

ZÉ MATEU (Documentário, 7 minutos, 2013), de André de Pina e Vilmar Gomes

Documentário resultado de uma oficina em cinema, oferecido pelo núcleo de produção Engenho Digital-NPED de Goiana. Faz uma analogia entre um personagem anônimo aos olhos da socieda-de, e ao mesmo tempo protagonista, através da vida cotidiana de uma mesma pessoa, que assume o papel de dois personagens distintos: um feirante e um brincante da cultura popular.

Ficha Técnica | Direção: André de Pina e Vilmar Gomes; Roteiro: Vilmar Gomes e André de Pina; Fotogra-fia: Ernesto Rodrigues e Juazes Rocha Jr.; Som Direto: Durapsom e David Borges; Produção: Sebastião Saraiva e Vidal de Souza; Montagem: Paulo Sano; Música (trilha): O Guarani, Chamada da Divulgadora Tupã; Trilha Sonora: Orquestra Brasileira de musica Jamaicana; Empresa Produtora: Núcleo de Produção Engenho Digital; E-mail: [email protected]; Fone(s): (81) 99545314/ 85453591.

Page 22: 01 11 13 catálogo fest cine

A PAZ LUNÁTICA (Ficção, 13 minutos, 2012), de Escola Engenho

Uma viagem à lua, numa tarde qualquer.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Alunos Escola Engenho; Fotografia: Adalberto Oliveira; Produção: Escola En-genho; Direção de Arte: Adalberto Oliveira, Lia Letícia e Mariana Porto; Montagem: Mariana Porto e Zzui Fer-reira; Música (trilha): Romildo Roma; Ator e Atriz: Alunos Escola Engenho; Produtor Executivo: Escola Engenho; E-mail: [email protected]; Fone(s): (81) 3040 3113 / 9639 6993.

DE NOVO AQUI (Ficção, 7 minutos, 2012), de Txai Ferraz

Mário acabou de voltar sozinho para Recife depois de se mudar quando criança com a fámilia para um lugar distante. Agora que vai passar a morar na casa da tia, contará com a ajuda de um primo para se inserir em uma cidade transformada.

Ficha Técnica | Direção: Txai Ferraz; Assistência de Direção: Renata Monteiro; Roteiro: Txai Ferraz; Fotografia: Larissa Cavalcanti; Som Direto: Lucas Caminha; Produção: Thaís Vidal; Direção de Arte: Vinicius Gouveia; Mon-tagem: Alan Tonello; Música (trilha) eTrilha Sonora: Kalouv; Ator: Luís Távora, Caio Azuirson; Atriz: Mila Puntel; Produtor Executivo: Thaís Vidal; E-mail: [email protected]; Fone: (81) 9928-2536.

MAQUILLAJE(Ficção, 9 minutos, 2012), de Thierry Fernandes

Lúcia é uma garota obcecada com a morte do pai, Humberto, um viúvo atormentado pela falta da esposa. A chegada de Raimundo, um rapaz bonito e sem escrúpulo para subir na vida funciona como pivô para que as emoções latentes entre pai e filha eclodam num final trágico.

Ficha Técnica | Direção: Thierry Fernandes; Roteiro: Diogo Testa; Fotografia: Débora Bittencourt; Som Direto: Gustavo Arruda; Produção: Diogo Testa, Carolina Vila e Túlio Rodrigues; Direção de Arte: Jéssica Fantini; Monta-gem: Gustavo Arruda e Amanda Becça; Ator: João Neto e Leonardo Leão; Atriz: Aline Van Der Linden; Produtor Executivo: Túlio Rodrigues; E-mail: [email protected]

FICÇÃO

Page 23: 01 11 13 catálogo fest cine

O SEXTO ANDAR (Ficção, 15 minutos, 2013), de Ivson Sampaio

Pedro encontra-se preso em um limbo psicológico que o impede de sair do sexto andar de seu apar-tamento, ao decorrer de sua tortura mental do seu passado.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro e Fotografia: Ivson Sampaio; Som Direto: Tiago Martins; Direção de Arte, Produção e Montagem: Ivson Sampaio; Música (trilha): BBC Copyright & FMA (free archive mu-sic); Ator: Albert Tenório; Atriz: Léa Good; E-mail: [email protected]; Fone: (81)93341485.

ONDE HÁ NUVENS (Ficção, 16 minutos, 2013), de Marcelo Agra e Camila Lapa

A estrada fica cada vez mais vazia e o céu cada vez mais nublado. Uma família se afasta da sua zona de conforto, suportando um ao outro dentro de um carro. Entre brigas e brincadeiras, o carro avança para a linha de chegada.

Ficha Técnica | Direção: Marcelo Agra e Camilla Lapa; Roteiro: Camille Reis; Fotografia: Rodrigo S. Pereira; Som Direto: Thiago Guerra; Produção: Camille Reis e Camilla Lapa; Direção de Arte: Guilher-me Cavalcante; Montagem: Camille Reis; Música (trilha) e Trilha Sonora: Lorena Arouche; Ator: Albert Tenório e Antônio Carlos Neto; Atriz: Marina Leimig, Rayssa Lorentz e Adriana Madasil; Produtor Exe-cutivo: Camilla Lapa; E-mail: [email protected]

VERDE VENTO (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos Carvalho

Um cidade é despertada pela misteriosa recitação de “Verde que te quero verde”, de Garcia Lorca”. O poema encanta população, mas irrita uma autoridade local que expulsa o Poeta da cidade. O Recitador se vai, mas a vida das pessoas que o escutaram nunca mais será a mesma - O filme é uma homenagem do povo do sertão pernambucano ao poeta e dramaturgo espanhol, Federico Garcia Lorca, assassinado em agosto de 1936, durante a guerra civil. Ficha Técnica | Direção: Marcos Carvalho; Roteiro: Keyla Syara, Lirani Paica, Adelson Santos, Tairone Feitosa – Coletivo Cinema no Interior; Fotografia: Marcos Carvalho; Som Direto: Camilo Melo; Pro-dução: Serginho Nunes, Cleide, Maycon, Teco Agamenon – Coletivo Cinema no Interiro; Montagem: Marcos Carvalho, Tairone Feitosa e Camilo Melo; Música (trilha) e Trilha Sonora: Camilo Melo; Ator: Teco Agamenon, Adelson Santos e Serginho Nunes; Atriz: Lirani Paiva e Keyla Syara; produtor Execu-tivo: Marcos Carvalho e Sergio Nunes; Empresa Produtora: Mont Serrat Filmes; E-mail: [email protected]

Page 24: 01 11 13 catálogo fest cine

A ESCADA (Animação, 3 minutos, 2013), de André Arôxa

A Escada conta a história de um homem que perdeu tudo que ama e está prestes a tomar uma decisão.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: André Arôxa; Produção: André Arôxa e Marcos Buccini; Direção de Arte e Montagem: André Arôxa; Trilha Sonora: Murilo Carmo e Pierre Leite; Produtor Executivo: André Arôxa; e-mail: [email protected]

DEIXEM DIANA EM PAZ (Animação, 11minutos, 2013), de Júlio Cavani

Diana é uma mulher com uma carreira bem-sucedida, mas resolve deixar de trabalhar. Em uma praia, ela passa a viver apenas de dormir e nadar no mar até a nova rotina chega a um limite.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Júlio Cavani; Som Direto: Claudio Guedes e Carlos Monteiro; Produção: Deby Brennand; Direção de Arte: Ricardo Cavani Rosas; Montagem: Marcos Buccini e Eduardo Padrão; Música (Trilha) e Trilha Sonora: Claudio Guedes e Carlos Montenegro; Ator: Irandhir Santos; Atriz: Joana Gatts; Produtor Executivo: Deby Brennand e Magda Costa; Empresa Produtora: Lunática Filme; E-mail: [email protected]

O PAPA-FIGO (Animação, 2 minutos, 2013), de Paulo Leonardo

Adaptação da Lenda urbana do Papa-figo animado em Xilogravura.

Ficha Técnica | Direção: Paulo Leonardo Fialho; Roteiro: Paulo Leonardo Fialho e Clarissa Machado; Direção de Arte: Paulo Leonardo Fialho e Clarissa Machado; Música (trilha) e Trilha Sonora: Daniel Fialho; E-mail: [email protected]; Fone: (81)8677 6660.

SAFADEZA (Animação, 2 minutos, 2013), de Mozart Albuquerque

A animação é inspirada na música contagiante da banda Cabugá e no graffiti pernambucano do bairro de Santo Amaro, promovida pelo Recifusion Art.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro e Fotografia: Mozart Albuquerque; Música (trilha): Banda Cabugá; E-mail: [email protected]; Fone: (81) 9954 8489.

MOSTRA COMPETITIVA GERAL CATEGORIA ANIMAÇÃO

Page 25: 01 11 13 catálogo fest cine

CADEIRA DE ARRUAR (Documentário, 10 minutos, 2013), de Chico Egídio

Sentando na sua cadeira, seu Francisco Aristides relembra cenas da seca de 1932, no Campo de Concentrado na localidade de Buruti, Crato, Sertão do Ceará.

Ficha Técnica | Direção: Chico Egídio; Roteiro: Chico Egídio; Fotografia: Chico Egídio; Som Direto: Geni-valdo Nascimento; Produção: Genivaldo Nascimento; Montagem: Fernando Pereira; Música (trilha): “Mu-seu da Inconfidência – Cadeira de Arruar” - Autor: Guerra Peixe; Interprete: Orquestra Filarmônica Norde Nordeste - Regente: Aylton Escobar; “Solo” - Autor/Interprete: Dôte do Acordeom; “Saracura” - Autor/Interprete: Nilton Freitas; “Sofrê” - Autor: Roberto Malvezzi (Gogó) - Interprete: Nilton Freitas; Produtor Executivo: Solange Soares; Empresa Produtora: Alegria Alegria Produções; Associação Raízes e Abajur Soluções Audiovisuais; e-mail: [email protected]; fone: (87) 8865 5840

DESTINOS (Doc, 20 minutos, 2013), de Tiago Leitão

Quatro vidas, um destino.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Tiago Leitão; Fotografia: Beto Martins; Som Direto: Rafael Travassos; Produção: Tactiana Braga; Montagem: Fernando Queiroz e Tiago Leitão; Música (Trilha) e Trilha Sonora: Berna Vieira; Produção Executiva: Tactiana Braga e Anny Fernandes; Empresa Produtora: Opara Filmes; E-mail: [email protected]; Fone: (81) 3227 5729.

ETERNAMENTE ELZA (Documentário, 18 minutos, 2013), de Alexandre Figueirôa e Paulo Feitosa

“Eternamente Elza” acompanha o cotidiano e as memórias de Elza Show, transformista recifense dedicada a cantar as grandes divas brasileiras do rádio.

Ficha Técnica | Direção: Alexandre Figueirôa e Paulo Feitosa; Roteiro: Alexandre Figueirôa; Fotografia: Pedro Severien; Som Direto: Aurélio Emanuel e Pedro Severien; Produção: Alexandre Figueirôa e Paulo Fei-tosa; Montagem: Chico Lacerda e Zito Barbosa; Música (trilha): Elza Show; Produtor Executivo: Alexandre Figueirôa e Paulo Feitosa; Empresa Produtora: Surto & Deslumbramento; E-mail: [email protected]; Fone: (81) 9172 3855.

ÍNDIA MORENA (Documentário, 11 minutos, 2012), de Hanna Godoy

O mundo mágico de índia Morena, patrimônio vivo de Pernambuco.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Hanna Godoy; Fotografia: Alexandre Lucena; Som Direto: Roberto Carlos Guga Ro-cha; Produção: Marcia Mansur; Montagem: Camila Valença; Edição de Som(trilha): Luiz Pessoa; Atriz, Produtor Exe-cutivo e Empresa Produtora: Índia Morena; E-mail: [email protected]; Fone(s): (81) 3221 8347 / 9794 4037.

CATEGORIA DOCUMENTÁRIO

Page 26: 01 11 13 catálogo fest cine

MALUNGUINHO (Documentário, 15 minutos, 2013), de Felipe Peres Calheiros

Maluguinho liderou o Quilombo do Catuá no Século XIX. Apesar de ter sido morto em 1835, ainda hoje é cultuado pelos praticantes da Jurema Sagrada, religião de matriz indígena com influência africana do nordeste do país.

Ficha Técnica | Direção: Felipe Peres Calheiros; Roteiro: Felipe Peres Calheiros e Paulo Sano; Fotografia: Luis Henrique Leal; Som Direto: Nicolau Domingues e Rafael Travassos; Produção: Diego Medeiros, Natali Assunção e Adrenalina; Dire-ção de Arte: Sérgio Santos; Montagem: Paulo Sano; Ator: Miró da Muribeca, Antônio Carlos Dos Santos, Luciano Santana, , Paulo Queiroz e Yury Matias; Atrizes: Verônica Santos, Jamila Marques e Patrícia Nascimento; Produtor Executivo: Diego Medeiros; Empresa Produtora: Coletivo Asterisco; E-mail: [email protected]

MESTRE NADO: A TERRA, A ÀGUA, O FOGO E O SOPRO (Documentário, 17 minutos, 2013), de Tila Chitunda

Mestre Nado é o oleiro de profissão. Durante muito tempo se dedicou à fabricação de quartinhas de barro. Com a chegada das geladeiras no Sertão, o mercado para a quartinha de barro diminuiu muito. Foi quando buscava alternativas para sua produção que descobriu que uma quartinha poderia se trans-formar em apito: Assim surgiu o Som de Barro!

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Tila Chitunda; Fotografia: Mariano Maestre; Som Direto: Catarina Apolônio; Produção: Tila Chitunda e Tilovita Produções; Montagem: Tila Chitunda; Música (trilha): O som do Barro; Trilha Sonora: Ciranda de 10 versos –Mestre Nado; Produtor Executivo: Ticiano Arraes e Orbe; Empresa Produ-tora: Tilovita Produções; E-mail: [email protected]

OS SILENCIADOS NÃO MUDAM O MUNDO (Documentário, 20 minutos, 2013), de Alexandre Alencar

O Documentário tem como fio condutor o áudio de entrevista inédita do Educador Paulo Freire, que fala sobre a rebeldia, o autoritarismo, a licenciosidade e o amor. Dois jovens personagens, um do Sertão Per-nambucano e outro das ruas de Recife, unem-se ao educador num recorte atual que estimula a reflexão sobre os temas abordados.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Alexandre Alencar; Fotografia: Ivanildo Sampaio; Som Direto: Moabe Filho e Rafael Travassos; Produção: Amaro Filho; Montagem: Cristiano Lemos; Música (Trilha) e Trilha Sonora: Edu-ardo Braga; Ator: Airton Barbosa e Daniel Souza (protagonistas); Produtor Executivo: Claudia Moraes e Página 21; E-mail: [email protected]

Page 27: 01 11 13 catálogo fest cine

PAUSAS SILENCIOSAS (Documentário, 17 minutos, 2013), de Mariana Lacerda

Um encontro com um fotográfico e seu acervo com imagens de uma cidade que não reconhecemos mais.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Mariana Lacerda; Fotografia: Marcelo Lacerda e Gilvan Barreto; Som Direto: Moabe Filho e Ariel Maia; Produção: Mariana Lacerda e Tyago Bianchi; Montagem: Olivia Brenga; Música (trilha): Lívio Tragtenberg; Trilha Sonora: Lívio Tragtenberg; Produtor Executivo: Marcelo Calhei-ros; Empresa Produtora: Bebinho Salgado 45; E-mail: [email protected]

PELÍCULA (Documentário, 7 minutos, 2013), de Max Leite

O filme retrata um pouco sobre a profissão de Projecionista, que são as pessoas que projetam os filmes nas salas de cinema e mostra a visão de uma profissional que, na maiorias das vezes nem é percebido pelo público que vai ao cinema.

Ficha Técnica | Direção: Max Leite; Roteiro: Max Leite e Petla Pammela; Fotografia: Petla Pammela; Som Direto: Nicolau Domingues; Montagem: Max Leite; Empresa Produtora: Cabaio Filmes; E-mail: [email protected]

SANTO GUERREIRO (Documentário, 5 minutos, 2013), de Mauro Lira e Henrique Ferreira

No dia 23 de abril, comemora-se o Santo Guerreiro São Jorge. Há 44 anos, o terreiro de Pai Messias abre as portas para receber com muita fé, uma multidão de pessoas louvado, catando e celebrando o nosso e celebrando o nosso São Jorge.

Ficha Técnica | Direção: Mauro Lira e Henrique Ferreira; Roteiro: Mauro Lira; Fotografia: Henrique Ferreira; Som Dire-to: Carlos Kalunga; Produção: Fred Cadena; Montagem: Henrique Ferreira; E-mail: [email protected]

Page 28: 01 11 13 catálogo fest cine

TUBARÃO (Documentário, 13 minutos, 2013), de Leo Tabosa

As dificuldades de um estrangeiro em adaptar-se à sua nova realidade.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Leo Tabosa; Fotografia: Breno César e Alex Costa; Som Direto: Nicolau Do-mingues; Produção: Naara Santos; Direção de Arte: Java Araújo; Montagem: João Maria; Produtor Executivo: Jorge Sardo Jr.; Empresa Produtora: Pontilhado Cinematográfico; E-mail: [email protected], [email protected]

UM PASSO À FRENTE (Documentário, 20 minutos, 2013), de Adriano Portela

Três jornalistas documentaristas se infiltram na periferia de Olinda-PE, e registram o som dos tambores e o perfeito movimento dos corpos por meio de crianças artistas. O grupo de percussão “Ação Peixi-nhos” e o de dança afro “Magê Molê” - ambos apoiados por dois integrantes da banda Nação Zumbi e por pessoas que acreditam no sonho outrora planejado por Chico Science -, fazem do colorido bairro de Peixinhos, um “Nascedouro de Cultura”.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Adriano Portela; Fotografia: Flávio Moreira; Som Direto: Ulisses Brandão; Produ-ção: Alexsandra Nascimento; Direção de Arte: Camylla Herculano; Montagem: Erickson Marinho; Música (trilha): Rua do Condor; Trilha Sonora: Combo X; Atriz: Josy Ventura, Juli Ester e Renata Santana; Produtor Executivo: Adriano Portela; Empresa Produtora: Portela Produções e Viu Cine; E-mail: [email protected]

CONSTRUÇÃO (Experimental, 1 minuto, 2013), de Bruno Cabús

Construção simbiótica entre o ser e o espaço.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro e Fotografia: Bruno Cabús; Produção: Laura Dornelles, Elenilson Soares e Luiz Santos; Direção de Arte e Montagem: Bruno Cabús; Música (trilha): Sounddogs.com; Ator: Gilson Bazileu; E-mail: [email protected]

CATEGORIA EXPERIMENTAL

Page 29: 01 11 13 catálogo fest cine

ESTUDO EM VERMELHO (Experimental, 16 minutos, 2013), de Chico Lacerda

Em um prólogo, dois atos e um número musical.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Chico Lacerda; Fotografia: André Antônio, Chico Lacerda, Fábio Rama-lho,e Rodrigo Almeida; Som Direto, Produção, Direção de Arte e Montagem: Chico Lacerda; Ator: Chico Lacerda, Fábio Ramalho e Pedro Neves; Produtor Executivo: Chico Lacerda; Empresa Produtora: Surto & Deslumbramento; E-mail: [email protected]

MALDITA POESIA (Experimental, 7minutos, 2012), de Jean Santos e Cíntia Lima

Imagens em movimento tomam corpos, corpos tomam imagens, modelam e são modelados, possi-bilitando a interação do indivíduo com o meio social, permitindo, assim, a materialização do pensa-mento, aquele que une o indivíduo ao seu entorno.

Ficha Técnica | Direção: Jean Santos e Cíntia Lima; Roteiro: Cíntia Lima; Fotografia: Jean Santos; Pro-dução e Direção de Arte: Jean Santos e Cíntia Lima; Montagem: Jean Santos; Atriz: Cíntia Lima; E-mail: [email protected]

MEMÓRIA DA PEDRA (Experimental, 4 minutos, 2013), de Iezu Kaeru

Silêncio vertical e avalanche de sons. Limo, tinta, mofo, lobo, limbo e manchas sujam de luz e cor o couro de concreto da cidade, formando imagens do que já não é, não mais existe, a transitória cara-paça transformada em memória, numa metáfora onírica sobre as atuais paisagens contemporâneas, o vídeo problematiza o frenético aquecimento imobiliário e as constantes construções de edifícios nas metrópoles.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Iezu Kaeru; Fotografia, Som Direto e Produção: Iezu Kaeru e Zianne Tor-res; Direção de Arte: Iezu Kaeru; Montagem: Luiz Pessoa; Música (trilha) e Trilha Sonora: Poruu; Ator: Iezu Kaeru; Produtor Executivo: Iezu Kaeru; Empresa Produtora: IK MULTIMÍDIA; E-mail: [email protected]

ORWO FOMA (Experimental, 4 minutos, 2012), de Lia Letícia e karen Black

Tudo é lindo numa mulher.

Ficha Técnica | Direção: Roteiro: Lia Letícia e Karen Black; Fotografia: Gustavo Pessoa; Produção: Karen Black; Direção de Arte: Lia Letícia; Montagem: Karen Akerman e Miguel Seabra; Trilha Sonora: Luis Eduar-do Carmo; Atriz: Lia Letícia e Karen Black; E-mail: [email protected]

Page 30: 01 11 13 catálogo fest cine

RODOLFO MESQUITA E AS MONSTRUOSAS MÁSCARAS DE ALEGRIA E FELICIDADE(Experimental, 14 minutos, 2013), de Pedro Severien

O artista plástico Rodolfo Mesquita costuma retratar os seres humanos em sua condição ridícula e errante.

Ficha Técnica | Direção; Roteiro e Fotografia: Pedro Severien; Som Direto: Rafael Travassos e Guga S. Ro-cha; Produção: Pedro Severien; Direção de Arte: Bruno Vilela; Montagem: Maria Cardoso e Ugo Palermo; Música (trilha) e Trilha Sonora: Mateus Alves; Ator: João Lima; Atriz: Giovanna Simões, Laís Vieira e Paulina Albuquerque; Produtor Executivo: Maria Caminha; Empresa Produtora: Orquestra Cinema Estúdios; E-mail: [email protected]

SENTIMENTOS INTEGRADOS (Experimental, 1 minuto, 2013), de Mozart Albuquerque

Vídeo experimental inspirado na escultura e poesia do artista Felipe Soares, que se propõe a fazer uma leitura do homem tecnológico, observando seu comportamento diante de um ambiente generalizado por processos digitais.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro e Fotografia: Mozart Albuquerque, E-mail: [email protected]

SETEMBROS(Experimental, 8 minutos, 2013), de Adalberto Oliveira

“Oh linda situação para se construir uma vila” Duarte Coelho Quantos setembros iremos viver em conflito com nós mesmos? Liberdade, transgressões, repressão, di-ferença social e violência... “Setembros”.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro, Fotografia, Produção, Montagem, Desenho Sonoro: Adalberto Oliveira; E-mail: [email protected]

VAMOS ABRAÇAR O SOL (Experimental, 4 minutos, 2012), de Brenda Ligia

Um olhar sobre uma esquina da Praça Walt Disney em Boa Viagem, Recife, Brasil.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro, Fotografia, Produção, Direção de Arte e Montagem: Brenda Ligia; Música (tri-lha): Junio Barreto e Pupillo; Trilha Sonora: Junio Barreto e Pupillo; Produtor Executivo: Brenda Ligia; Empresa Produtora: Mexerica Filmes; E-mail: [email protected]

Page 31: 01 11 13 catálogo fest cine

ZENAIDE (Experimental, 6 minutos, 2011), de Mariana Porto

Lilith, demônio feminino da noite, tem um aspecto humano, mas também tem asas.

Ficha Técnica | Roteiro e Direção: Mariana Porto; Som Direto: Thelmo Cristovam; Produção: Caio Sales; Montagem: Mariana Porto e Zzui Ferreira; Produção Executiva: Escola de Engenho; E-mail: [email protected]

AU REVOIR(Ficção, 20 minutos, 2013), de Milena Times

Um corredor estreito separa e une a vida de duas vizinhas.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Milena Times; Fotografia: Pedro Sotero; Som Direto Nicolas Hallet e Simone Dourado; Produção: Lívia de Melo; Direção de Arte: Thales Junqueira; Montagem: Daniel Bandeira; Atriz: Rita Carelli e Gigi Bandler; Produtor Executivo: Lellye lima; E-mail: [email protected]

BLUE (Ficção, 10 minutos, 2013), de Rodrigo Barros

O dia começa, pessoas, carros, ruas e vidas se amontoam. Através de uma narrativa poética e senso-rial, Blue mostra o dia de um homem cego através de sua íntima ligação com um velho e bom blues.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro e Fotografia: Rodrigo Barros, Som Direto: Philipe de Castro, Renato Cor-rêa, Anderson Moura e Hugo di Leon; Produção: Cinthia Jordão; Direção de Arte: Cinthia Jordão e Tadeu Borba; Montagem: Rodrigo Barros; Trilha Sonora: Little Water e Muddy Water; Ator: Adriano Cabral; Atriz: Nínive Caldas; Produtor Executivo: Philipe de Castro e Rodrigo Barros; Empresa Produtora: Havirrara Fil-mes; E-mail: [email protected]

CARNE (Ficção, 20 minutos, 2013), de Carlos Nigro

Aquilo de que somos feitos.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Carlos Nigro; Fotografia: Roberto Iuri; Som Direto: Nicolau Domingues e Rafael Travassos; Produção: Bruno Pontes; Direção de Arte: Diogo Balbino; Montagem: João Maria; Música (trilha): Nicolau Domingues; Trilha Sonora: Nicolau Domingues; Ator: João Vigo, Elian Gabriel Bulamarqui, Igor Martins e Alex Ruan; Atriz: Lucrécia Forcioni; Produtor Executivo: Anny Fernandes; Empresa Produtora: D7 Filmes e Nahsom Filmes; E-mail: [email protected]

CATEGORIA FICÇÃO

Page 32: 01 11 13 catálogo fest cine

DUAS LUAS (Ficção, 16 minutos, 2013), de Deby Brennand

Duas Luas é um curta sobre o acaso. Duas personagens femininas, habitantes do mesmo corpo, transi-tam em realidades sociais e temporais distintas. O acaso faz com que os destinos das duas se confun-dam, num jogo proposital onde identidade pessoal é destituída de qualquer importância. O sucesso de uma e/ou o fracasso da outra são meros acidentes de percursos num mundo marcado por um fator que comanda tudo e todos: o tempo.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Deby Brennand; Fotografia: Jane Malaquias; Som Direto: Moabe Filho; Produ-ção: Lunática Filmes; Direção de Arte: Diogo Balbino; Música (trilha): Rodrigo Coelho e Guto Melo; Trilha Sonora: Rodrigo Coelho; Ator: Anthero Montenegro; Atriz: Hermila Guedes; Produtor Executivo: Marília Assis e Deby Bren-nand; Empresa Produtora: Lunática Filmes; E-mail: [email protected]

EM TRÂNSITO (Ficção, 17 minutos, 2013), de Marcelo Pedroso

Elias, em trânsito.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Marcelo Pedroso; Fotografia: Luis Henrique Leal; Som Direto: Rafael Travas-sos; Produção: Marilha Assis; Direção de Arte: Joãomiguel; Montagem: Paulo Sano; Música (trilha) e Trilha So-nora: Mateus Alves; Ator: Elias Santos da Silva; Produtor Executivo: Marilha Assis; Empresa Produtora: Símio Filmes; E-mail: [email protected]

ENTRE, LUA, A CASA É SUA (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos Carvalho

Luiz Gonzaga é levado ao Céu pelos personagens retratados em suas canções. No caminho, ele precisa superar as armadilhas e artimanhas do cão.

Ficha Técnica | Direção: Marcos Carvalho e Edineia Campos; Roteiro: Edineia Campos, Iana Claudia E Tairone Feitosa - Coletivo Cinema No Interior; Fotografia: Marcos Carvalho; Som Direto: Camilo Melo; Produção: Teco Agamenon, Juma Araujo, Geonaldes Elhemberg - Coletivo Cinema No Interior; Direção de Arte: SALOMÉ PAU-LINO, ROSANGELA ALVES - COLETIVO CINEMA NO INTERIOR; Montagem: Marcos Carvalho e Camilo Melo; Música (trilha) e Trilha Sonora:Wagner Miranda; Ator: Joquinha Gonzaga, Teco Agamenon, Reinaldo Vieira e Expedito Viana; Produtor Executivo: Marcos Carvalho; Empresa Produtora: Mont Serrat Filmes; E-mail: [email protected].

Page 33: 01 11 13 catálogo fest cine

METRÓPOLE (Ficção, 17 minutos, 2013), de Sócrates Alexandre

A história começa em Olinda onde Sosha reside. Seu sonho é cruzar os mares até Recife e apresen-tar-se para o mundo.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Sócrates Alexandre; Fotografia e Som Direto: André Antônio e Chico La-cerda; Produção: André Antônio, Chico Lacerda e Sócrates Alexandre; Direção de Arte: Sócrates Alexandre; Montagem: André Antônio e Chico Lacerda; Música (trilha): “Sur la Planche”, La Femme; “Forever Dolphin Lover”, Connan Mockassin; “Suave Peste Negra”, Marli; “Bala com bala”, Elis Regina; “Mein Herr”, Liza Minnelli; Ator: Sócrates Alexandre, André Perez, Chico Lacerda, Fabrício França; Produtor Executivo: Ro-drigo Almeida; Empresa Produtora: Surto Filmes e Deslumbramento; E-mail: [email protected]

PARA MEU IRMÃO (Ficção, 7 minutos, 2013), de Filipe Marcena

Você tem que morder.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Filipe Marcena; Fotografia: Thiago Rocha; Som Direto: Lucas Caminha, Gabriel Mu-niz; Produção: Thiago Guerra; Direção de Arte: Bárbara Souza; Montagem: Germana Glasner; Ator: Alan Tonello e Lucas Parente; Atriz: Amanda Beçça; Produtor Executivo: Filipe Marcena; e-mail: [email protected]

QUINHA(Ficção, 19 minutos, 2013), de Caroline Oliveira

Quinha e sua mãe, Rosa, estão à caminho de seu batizado e procuram por seus próprios milagres: Quinha procura sinais de mágica, Rosa segue esperando a volta de seu marido. Elas se reencontram como uma família completa, de duas mulheres.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Caroline Oliveira; Fotografia: Jimmy Lee Phelan; Som Direto: Pedro Sá; Produção: Brenda da Mata; Direção de Arte: Diogo Balbino; Montagem: João Maria; Música (trilha) e Trilha Sonora: DJ Dolores; Ator: Rodrigo García; Atriz: Hermila Guedes, Maria Helena Mendes e Laís Vieira; Produtor Executivo: João Vieira Jr.; Empresa Produtora: REC Produtores Associados; E-mail: [email protected]

RETRATO (Ficção, 17 minutos, 2012), de Adelina Pontual

Um dia na vida de uma mulher, que ao completar 53 anos, resolve repensar sua vida, confrontar-se consigo mesma e com a imagem que criou de si ao longo dos anos.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Adelina Pontual; Fotografia: Beto Martins; Som Direto: Moabe Filho e Pedrinho Mo-reira; Produção: Mannu Costa; Direção de Arte: Beto Normal; Montagem: João Maria; Música (trilha) e Trilha Sonora: Josi Guimarães; Atriz: Nilza Lisboa; Produtor Executivo: João Vieira Júnior e Mannu Costa; Empresa Produtora: Chá Cinematográfico, REC Produtores e Plano 9; E-mail: [email protected]

Page 34: 01 11 13 catálogo fest cine

SEXTA SÉRIE (Ficção, 18 minutos, 2013), de Cecília da Fonte

Um dia na vida de Clarice, uma garota da sexta série.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Cecília da Fonte; Fotografia: Marcelo Lordello; Som Direto: Guga S. Rocha; Produção: Laura Lins; Direção de Arte: Iomana Rocha e Luíza Accetti; Montagem: Tita; Música (trilha): Karina Buhr; Trilha Sonora: Guga S. Rocha e Bruno Nascimento; Atriz: Elen Ferraz e Laura Dias; Produtor Executivo: Laura Lins e Marília Assis; Empre-sa Produtora: Ventana Filmes; E-mail: [email protected], [email protected]

SOBRE MINHA MELHOR AMIGA (Ficção, 20 minutos, 2013), de Luiz Otávio Pereira

Grandes amizades ensinam muito sobre a vida. E sobre a morte.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Luiz Otávio Pereira; Fotografia: Pedro Sotero; Som Direto: Guga S. Rocha e Phelipe Cabeça; Produção: Manoela Torres; Direção de Arte: Iomana Rocha; Montagem: Luiz Otávio Pereira e Pedro Severien; Música (trilha): Tomaz Alves Souza; Ator: Tião; Atriz: Beatriz Krebs e Bianca Muller; Produtor Executivo: Manoela Torres; Empresa Produtora: Cinemat Filmes Ltda; E-mail: [email protected]

SOLO (Ficção, 15 minutos, 2013), de Rodrigo Campos

Durante o embarque atrasado em um voo Recife-Londres, Mateus e Rebecca se reencontram. Em queda livre, ou de paraquedas, eles viverão a confluência de seus caminhos, entre medos e desejos.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Rodrigo Campos; Fotografia: Marcelo Lordello; Som Direto: Simone Dourado; Produção: Manoela Torres; Direção de Arte: Joana Gatis ;Montagem: Pedro Severien; Música (trilha) e Trilha Sonora: Vitor Araujo; Ator: Acauã Sol; Atriz: Julie McDonnell; Produtor Executivo: Manoela Torres e Amanda Sena; Empresa Produtora: Ouriço Filmes; E-mail: [email protected]

SUE - TURBULENTA ABERRAÇÃO (Ficção, 20 minutos, 2013), de Camilo Soares e Zizo lima

“Eu sou uma mulher, uma jovem, e não estou me sentido muito bem”. Baseado na personagem Sue dos fanzines de Zizo, uma jovem poeta, libertina e literária, que perambula na busca de suas várias iden-tidades em meio a sons e imagens da cidade, palco perfeito para tal poética, suas dores, suas dúvidas.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Camilo Soares e Zizo Lima; Fotografia: Camilo Soares Som; Direto: Nicolau Domingues; Produção: Alba Azevedo ; Direção de Arte: Kelly Lima ; Montagem: Çarungaua; Música (trilha) e Trilha Sonora: Guto Melo, Claudio N e Anaíra Mahin; Ator: Maira Bruce, Rose Lima, Aníra Mahin e Camila Nascimento; Produtor Executivo: Alba Azevedo; E-mail: [email protected]

Page 35: 01 11 13 catálogo fest cine

TRÊS VOLTAS (Ficção, 12 minutos, 2013), de Fabíola Gomes; Txai Ferraz e Vinicius Gouveia

Três amigos, três países diferentes e incertezas em comum. Através da troca de correspondências não necessariamente sinceras, o contato entre as garotas gera uma mudança no cotidiano de cada uma delas.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Fabiola Gomes, Txai Ferraz, Vinicius Gouveia; Fotografia: Ana Lucia Diniz, Vinicius Gouveia; Som Direto: Fabíola Gomes; Produção: Fabiola Gomes, Txai Ferraz, Vinicius Gouveia; Direção de Arte: Fa-biola Gomes, Txai Ferraz, Vinicius Gouveia; Montagem: Txai Ferraz, Vinicius Gouveia; Atriz: Ana Lúcia Diniz, Amanda Beçça, Isbela Trigo; Produtor Executivo: Fabiola Gomes, Txai Ferraz, Vinicius Gouveia; E-mail: [email protected]

VILLA BARRA (Ficção, 19 minutos, 2013), de Osman Godoy

Numa Fotografia do final do século XIX e num carretel de Super 8 dos anos 70 a personalidade de três gerações.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Osman Godoy; Fotografia: Alexandre Lucena; Som Direto: Guga Rocha; Produção e Direção de Arte: Hanna Godoy; Montagem: Osman Godoy; Atriz: Geninha da Rosa Borges e Luzila Gonçalves; Produtor Executivo: Hanna Godoy; Empresa Produtora: SP Filmes

BOICOTE (Videoclipe, 5 minutos, 2013), de Marcos Costa

Videoclipe da música Boicote (letra e música de Carlos Mascarenhas)

Ficha Técnica | Direção, Roteiro, Fotografia, Som Direto, Produção, Direção de Arte e Montagem: Marcos Costa; Música (trilha): Carlos Mascarenhas; Produtor Executivo: Marcos Costa; Empresa Produtora: Paradeiros; E-mail: [email protected]

CATEGORIA VIDEOCLIPE

Page 36: 01 11 13 catálogo fest cine

DANDARA (Videoclipe, 6 minutos, 2013), de Leonardo Castro Gomes

No Clipe de estreia do Café Preto, a cidade de Recife é o plano de fundo para o Canibal cantar a saudade do relacionamento com Dandara, personagem idealizadora, personificada na atuação de Gisele Silgom.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Leonardo Castro Gomes; Fotografia: Leonardo Castro Gomes e Roberto Fernandes; Produção: Mariana Layme e Cannibal Santos; Direção de Arte: Daniela Lapa (coreógrafa); Rayana Krammer (figurino de Dandara); Eduar-do Ferreira (figurino de Café Preto); Sarah Cadosh e Helena Victor (maquiagem); Montagem: Leonardo Castro Gomes; Música (trilha): Dandara - Café Preto; Ator: Cannibal Santos, Pi-R Leite, Bruno Pedrosa; Atriz: Gisele Silgom; Empresa Produtora: AESO-Faculdades Integradas Barros Melo; Combi Audiovisual; e-mail: [email protected]

DESAPEGO (Videoclipe, 4 minutos, 2013), de Jean Santos

Os dilemas do fim de um relacionamento e a assepsia do amor estão presentes no videoclipe da música que dá título ao primeiro disco do pernambucano JuveNIL Silva.

Ficha Técnica | Direção: Jean Santos; Fotografia: Jean Santos, Manoel Otávio e Marco Bonachela; Produção: Marco Bo-nachela; Direção de Arte: Jean Santos; Montagem: Jean Santos e Marco Bonachela; Música (trilha): Juvenil Silva; Atriz: Keyse Menezes; Produtor Executivo: André Soares; Empresa Produtora: Vicioclipes; E-mail: [email protected]

FLOR DA SAUDADE (Videoclipe, 4 minutos, 2012), de Eduardo Pereira e Felipe Falcão

O clipe mostra a busca por uma flor que vai embora do seu jardim, deixando em seu lugar, plantada, a saudade. Na busca pela flor, os integrantes da banda passam por lugares antigos e místicos. Um lugar fantástico, onde pedras ganham vida. Um passeio fotográfico pelo Vale do Catimbau, a bordo de uma Veraneio. Clima de cinema, paisagem de interior.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Eduardo Pereira e Felipe Falcão; Fotografia/Câmera: Roberto Iuri; Assistente de Câmera: Thiago Strassalano; Produção: Fabiana Albuquerque; Montagem: Rafael Reines/Fábrica Estúdio; Música(trilha) e Trilha Sonora: Os Sertões; Ator: Banda Os Sertões; Atriz: Kely Lemos; Produtor Executivo: Eduardo Pereira e Ricardo Carneiro Leão; Empresa Produtora: Sun7 Studio; E-mail: [email protected]

MOLHO (Videoclipe, 2 minutos, 2013), de Jean Santos

Quem não enche a tampa no fim de semana é sem MOLHO!

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Jean Santos; Fotografia: Jean Santos, Manoel Otávio e Marco Bonachela; Produção: André Soares, Danielle França e Marco Bonachela; Direção de Arte: Danielle França e Jean Santos; Montagem: Danielle França, Jean Santos e Marco Bonachela; Música (trilha): Angelo Souza (Graxa); Produtor Executivo: Danielle França; Em-presa Produtora: Vicioclipes; E-mail: [email protected]

Page 37: 01 11 13 catálogo fest cine

OS SINOS (Videoclipe, 4 minutos, 2013), de Raphael Malta e Caio Dornelas

Clipe da música “Os Sinos” de Juliano Holanda está em seu 2º Álbum solo, “Para Saber Ser Nuvem de Cimento Quando o cèu For de Concreto”.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Raphael Malta e Caio Dornelas; Fotografia: Raphael Malta; Produção: Caio Dornelas; Montagem: Raphael Malta; Música (trilha) e Trilha Sonora: Os Sinos; Empresa Produtora: Caio Vinícius Dornelas – ME; E-mail: [email protected], [email protected]

QUILOMBO (Videoclipe, 4 minutos, 2013), de Elayne Bione

Videoclipe da música “Quilombo” da banda pernambucana Hey Ho Charlotte. A Hey Ho Charlotte está se preparando para lançar um DVD em janeiro de 2014. O clipe da música “Quilombo” mostra os bastidores desta gravação, que foi realizada no restaurante ecológico, Quilombo Experimental.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro, Fotografia, Som Direto, Produção e Direção de Arte: Elayne Bione; Mon-tagem: Alex Guterres e Elayne Bione; Música (trilha); Trilha Sonora e Ator: Hey Ho Charlotte; Produtor Executivo: Elayne Bione Empresa Produtora: Dozão Produções; e-mail: [email protected]

REI URBANO (Videoclipe, 5 minutos, 2012), de Bruno Bastos

Uma homenagem ao grande e sempre presente, mestre dos sons, parceiro e amigo CHICO SCIENCE, assim Gilmar Bolla 8, socio-fundador da banda Chico Science & Nação Zumbi, com o clipe REI UR-BANO do álbum de estreia “A ponte” de seu projeto sonoro Combo X, conta com a participação do Balé afro Majê Molê e Balé, foi gravado pela ruas de peixinhos bairro que o projetou para o mundo e também nas remanescentes ruínas do matadouro hoje nascedouro da cultura.

Ficha Técnica | Direção: Bruno Bastos; Roteiro: GIlmar Bolla 8 e Bruno Bastos; Fotografia: Bruno Bastos; Som Direto: Combo X; Produção: Altamiza Melo e Amanda Guerra; Direção de Arte: Bruno Bastos; Monta-gem: Pedro Bedê; Música (trilha) e Trilha Sonora: Combo X; Produtor Executivo: Altamiza Melo; Empresa Produtora: Sun 7 entretenimento; E-mail: [email protected]

PASSIONE, JUNIO BARRETO (Videoclipe, 7 minutos, 2012), de Lírio Ferreira

Vídeoclipe de Passione, música de Júnio Barreto, com a participação de Mariana Ximenes e grande elenco, onde uma suposta namorada procura seu amado pelas ruas, até encontra-lo numa festa com outras garotas, dai segue um desfecho engraçado, onde depois de dar uma pisa no namorado, se arrepende e se entrega ao amor.

Page 38: 01 11 13 catálogo fest cine

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Lírio Ferreira; Fotografia: Helcio Alemão, Fred Ouro Preto e Daniel Bernadelli; Som Direto: Tiago Bittecourt e Fernando Pirata; Produção: Katia Cesana e Carol Dantas; Direção de Arte: Carla Sarmento; Montagem: Dimitri Lucho e Natara Ney; Música (trilha) e Trilha Sonora: Junio Barreto; Ator: Zé Celso Martinez Correia, Xico Sá e Mombojó; Atriz: Mariana Ximenes; Produtor Executivo: Carol Dantas; Empresa Produtora: Solano; E-mail: [email protected]

VOLTA (Videoclipe, 4 minutos, 2013), de Johnny Hooker

Dois amantes se reúnem num palco de teatro para uma última dança.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Johnny Hooker; Fotografia: Dani Neves; Produção: Érica Colaço e Paulo Guerra; Monta-gem: Rapha Spercer; Música (trilha): Johnny Hooker; Trilha Sonora: Pedro Penna; Ator: Irandhir Santos e Johnny Hooker; Empresa Produtora: JDM Pictures e REC Produtores Associados; E-mail: [email protected]

VOZES DO ALÉM (Videoclipe, 8 minutos, 2013), de Luís Henrique Leal

Videoclipe da música Vozes do Além, de Mojav Duo.

Ficha Técnica | Direção, Roteiro e Fotografia: Luís Henrique Leal; Som Direto: Estúdio Casona; Produção: Luís Henrique Leal; Montagem: Paulo Sano; Música (trilha): Vozes do Além; Trilha Sonora: Mojav Duo; Ator: Fred Lyra e Hugo Medeiros; E-mail: [email protected]

EXIBIÇÃO ESPECIALUM HOMEM E O CINEMA (Documentário, 94 minutos, 1976), de Alberto Cavalcanti

Cenas de filmes dirigidos, produzidos e supervisionados por Alberto Cavalcanti e ambientados no Brasil e em alguns países da Europa: França, Inglaterra e Itália. Depoimentos de algumas personalidades, tais como J.B. Priestley, G.K. Chesterton e G.B. Shaw.

Ficha Técnica | Direção: Alberto Cavalcanti – Assistência de Direção: Jonas Breitman – Montagem: Geraldo Veloso - Produção Executiva: Ney Costa

Page 39: 01 11 13 catálogo fest cine

REALIZAÇÃOGoverno de PernambucoPrefeitura da Cidade do Recife

GOVERNO DE PERNAMBUCO

Governador: Eduardo CamposVice-governador: João Lyra NetoSecretário da Casa Civil: Tadeu Alencar

SECRETARIA DE CULTURA DE PERNAMBUCO

Secretário: Marcelo CanutoDiretora de Gestão: Maria de Lourdes MergulhãoDiretor de Políticas Culturais: André BrasileiroCoordenador de Audiovisual: Carla FrancineGestora de Comunicação: Michelle de AssumpçãoAssessores da Coordenadoria de Audiovisual: Milena Evangelista e Shirley Hunther

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Per-nambuco – FUNDARPE

Presidente: Severino PessoaDiretora de Gestão: Sandra BrunoDiretor de Produção: Fernando AugustoDiretor de Gestão do Funcultura: Thiago RochaDiretor de Gestão de Equipamentos Culturais: André AraripeDiretora de Preservação Cultural: Célia Campos

PREFEITURA DO RECIFE

Prefeito do Recife: Geraldo JulioVice-prefeito do Recife: Luciano SiqueiraSecretária de Cultura: Leda AlvesPresidente da Fundação de Cultura: Roberto Lessa

15º FESTCINE – FESTIVAL DE CURTAS DE PERNAMBUCO

Coordenação Geral: Carla FrancineCoordenação de Produção: Milena EvangelistaEquipe de Produção: Djair Freire, Francisco Santana, Márcio Batista e Shirley Hunther, NathaliaFigurino: Club NoirProjeto Gráfico/Ilustração: Adeildo LeiteCriação e edição de vinhetas e vídeos: Daniel Barros

EQUIPE CINEMA SÃO LUIZ

Gestor Cinema São Luiz: Gustavo Co San Chefe de cabine de projeção: João BoscoProjecionista: Miguel TavaresPorteiros: Arthur Abdon e Rosendaall Santos e SilvaBilheteiro: Arthur Frederick

APOIOFUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ)

ENTIDADES PARCEIRASAssociação Brasileira de Documentaristas (ABD-PE/APECI)Associação de Produtores de Cinema do Norte e Nordeste (APCNNE)Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC)Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Cinema – Delegacia PE

PARCERIAS INSTITUCIONAISSecretaria de Educação do EstadoSecretaria de Educação do MunicípioFundação Joaquim Nabuco

MAIS INFORMAÇÕESwww.fundarpe.pe.gov.brwww.recife.pe.gov.br

EXPEDIENTE

Page 40: 01 11 13 catálogo fest cine