01 10 2017 sementeira 02 calendário da campanha nacional de jejum e oração 7 de outubro a 15 de...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 40 DATA: 01/10/2017 PERDÃO UNILATERAL No Velho Testamento encontramos orações que podemos chamar de “ora-ções de retaliação”. São aquelas em que o servo de Deus ora para que Deus dê paga aos seus inimigos. E no Antigo Testamento havia atitudes assim também. Quando Davi recebeu alguns que foram a Hebrom para lhe dar apoio, antes que eles dissessem alguma palavra, Davi, desconfiado disse: “Se vós vindes a mim pacificamente e para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém, se é para me entregardes aos meus adversários, não havendo maldade em mim, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda” (1 Crônicas 12.17). O profeta Zacari-as, filho de Jeoiada, foi morto por ordem do rei Joás. No momento em que morria ele disse: ”O Senhor o verá e o retribuirá” (2 Crônicas 24.22). Esse era o espírito da lei, que permitia “olho por olho, dente por dente”. Mesmo assim, na Lei de Moisés estava escrito: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Já no Novo Testamento encontramos Jesus mudando os conceito da Lei no “Sermão do Monte”, ao ensinar: “...eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5.44). Com isso, o Senhor ensinava também um novo modelo de perdão: O PERDÃO UNILATERAL. Perdão Unilateral significa que não há necessidade de alguém lhe pedir per-dão para que você perdoe. A pessoa que tem tal atitude, com certeza, terá uma vida completamente livre, com um coração puro. E quem nos dá o exemplo é o próprio Senhor. Quando chegou ao Calvário, logo que foi crucificado, Ele orou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.44). Nenhuma daquelas pessoas pediram perdão a Jesus, ou se dirigiram ao Pai para pedir perdão dos seus atos, senão um dos ladrões crucificados. Contudo, o Senhor pediu perdão para os que o crucificaram. Esse exemplo foi seguido de perto por Estevão. Quando estava sendo ape- drejado, ele, “ajoelhando-se, clamou em alta voz: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” (Atos 7.60). A questão do perdão tem sido uma das mais difíceis para a raça humana. Perdoar, para muitas pessoas, é muito difícil. Mas a Palavra de Deus nos manda perdoar os que nos ferem, sejam inimigos ou amigos íntimos. E não há necessi-dade de que alguém nos peça perdão para que lhes perdoemos. O nosso perdão precisa ser, antes de tudo, unilateral. Não importa se a pessoa que ofendeu peça perdão ou não. O importante é que perdoemos. Isso faz o nosso coração ser semelhante ao coração do Pai.

Upload: vanhuong

Post on 02-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 40 DATA: 01/10/2017

perdão unilateral No Velho Testamento encontramos orações que podemos chamar de “ora-ções

de retaliação”. São aquelas em que o servo de Deus ora para que Deus dê paga aos seus inimigos. E no Antigo Testamento havia atitudes assim também. Quando Davi recebeu alguns que foram a Hebrom para lhe dar apoio, antes que eles dissessem alguma palavra, Davi, desconfi ado disse: “Se vós vindes a mim pacifi camente e para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém, se é para me entregardes aos meus adversários, não havendo maldade em mim, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda” (1 Crônicas 12.17). O profeta Zacari-as, fi lho de Jeoiada, foi morto por ordem do rei Joás. No momento em que morria ele disse: ”O Senhor o verá e o retribuirá” (2 Crônicas 24.22). Esse era o espírito da lei, que permitia “olho por olho, dente por dente”. Mesmo assim, na Lei de Moisés estava escrito: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Já no Novo Testamento encontramos Jesus mudando os conceito da Lei no “Sermão do Monte”, ao ensinar: “...eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5.44). Com isso, o Senhor ensinava também um novo modelo de perdão: O PERDÃO UNILATERAL.

Perdão Unilateral signifi ca que não há necessidade de alguém lhe pedir per-dão para que você perdoe. A pessoa que tem tal atitude, com certeza, terá uma vida completamente livre, com um coração puro.

E quem nos dá o exemplo é o próprio Senhor. Quando chegou ao Calvário, logo que foi crucifi cado, Ele orou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.44). Nenhuma daquelas pessoas pediram perdão a Jesus, ou se dirigiram ao Pai para pedir perdão dos seus atos, senão um dos ladrões crucifi cados. Contudo, o Senhor pediu perdão para os que o crucifi caram.

Esse exemplo foi seguido de perto por Estevão. Quando estava sendo ape-drejado, ele, “ajoelhando-se, clamou em alta voz: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” (Atos 7.60).

A questão do perdão tem sido uma das mais difíceis para a raça humana. Perdoar, para muitas pessoas, é muito difícil. Mas a Palavra de Deus nos manda perdoar os que nos ferem, sejam inimigos ou amigos íntimos. E não há necessi-dade de que alguém nos peça perdão para que lhes perdoemos. O nosso perdão precisa ser, antes de tudo, unilateral. Não importa se a pessoa que ofendeu peça perdão ou não. O importante é que perdoemos. Isso faz o nosso coração ser semelhante ao coração do Pai.

Sementeira 02

Calendário da Campanha naCional de JeJum e oração7 de outubro a 15 de novembro

Esse calendário foi sugerido pela Convenção Batista Nacional, a fim de que cada igreja possa garantir que haverá, pelo menos, algumas pessoas jejuando e orando todos os dias, durante esses 40 dias da Campanha de Jejum e Oração. A nossa estimativa é que tenhamos, no mínimo, cinco pessoas por dia, jejuando e orando pela igreja, pelo Brasil e por sua família.

Portanto, cada pessoa que desejar, pode escrever seu nome nos dias que lhe convèm para jejuar, já que é difícil para muitas pessoas, jejuarem e orarem durante todos os 40 dias. Cada irmão pode escolher um, dois ou mais dias de cada semana para orar e jejuar e então escreva o seu nome no calendário. Isso será um compromisso que você irá fazer consigo mesmo, com a igreja e com o Senhor.

O calendário já está pronto e disponível na mesa, onde ficam as bíblias para serem vendidas.

Quem não puder jejuar, ore, interceda pelos pedidos de oração. Não fique de fora da Campanha de Oração e Jejum.

Comemorações do 50º aniversário do FmaBJIniciamos hoje as comemorações dos 50 anos de organização do FMABJ. Não teremos uma “Sé-

rie de Conferências”, e, sim, o seguinte programa, que abrangerá todo o mês de outubro:DIA 1 – PASTOR RONALD CARVALHO. Ele prega hoje pela manhã e à noite. O Pr. Ronald é o Secretário

Executivo da JAMI (Junta Administrativa de Missões) da Convenção Batista Nacional (CBN). DIA 8 – Nesse dia teremos a presença do Dr. Robson Mendes Dutra e seu sogro, Pastor Antônio.

O Dr. Robson irá ministrar ensino sobre saúde no período da Escola Bíblica Dominical e o Pr. Antônio vai pregar no culto, de manhã.

DIA 15 – O Pastor Hélder, responsável pelo Departamento de Missões da Convenção Batista Nacional – Secção Minas Gerais, irá pregar nos cultos de manhã e à noite. Ele é pastor da Igreja Evangélica Batista, a igreja onde foi realizado o culto de gratidão pelo Jubileu de Ouro da CBN.

DIA 29 – Nesse dia teremos conosco, pela manhã, o Coral Evangélico. Será um tempo de louvor e gratidão a Deus pelo Fundo Missionário.

Campanha para Compra da sede CampestreNossa Campanha para Compra de um loCal de retiros/aCampamento está em

andamento. Ore e pergunte ao Senhor qual será a sua participação neste projeto. Contamos com a participação de todos os membros da Igreja. Por isso, pedimos que todos se envolvam, principalmente em oração e contribuindo. Os envelopes destinados a esta oferta, estão à disposição em nosso quadro na entrada do templo.

Se olharmos para os nossos recursos, teremos dificuldades. Precisamos exercer a nossa fé para este projeto. Que cada irmão contribua voluntariamente, porque “Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9.7). E, para isso é necessário que o nosso coração seja movido por Deus, como foi com o povo de Israel no deserto, quando Deus falou a Moisés, dizendo: “de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta” (Êxodo 25.2).

Contribua com amor. Contribua com fé.E vamos aguardar grandes coisas de Deus para os irmãos e para a Igreja.

Sementeira 03

viagem missionária a maravilhas/mgNo último fim de semana, dias 23 e 24/09 estivemos na cidade de Maravilhas,

com um grupo de irmãos da Terceira Igreja. Fomos até este campo missionário dar assistência a nossa Congregação naquela cidade, que é liderada pelo Pr. Állan Jean.

Chegamos a Maravilhas na manhã de sábado e fomos recebidos na congregação pelos irmãos que já nos aguardavam. Reunimos o grupo para dar orientações quanto ao trabalho que seria desenvolvido e logo após o almoço, os irmãos foram encaminhados aos lares que ofereceram hospedagem. Foram realizadas visitas e à noite houve um culto com o Pr. Francinaldo ministrando a Palavra. Após o culto tivemos um bom tempo de comunhão com os irmãos.

Na manhã de domingo, após o café da manhã que foi servido na igreja, realizamos um culto e em seguida, foi servido um delicioso almoço preparado pelas irmãs daquela congregação. À tarde dividimos os irmãos em grupos para entrega de folhetos e evangelismo pessoal nas ruas da cidade. Os pastores Állan e Francinaldo, acompanhados das ir. Nágila e Albina foram visitar irmãos que se encontravam afastados da comunhão da igreja. Foram visitas muito proveitosas.

O culto da noite teve início às 18h e o salão de culto estava quase cheio. Tivemos louvor, apresentação de teatro e a mensagem que foi pregada pelo Pr. Francinaldo. Ao final, após apelo evangelístico, houve uma conversão e uma reconciliação com o Senhor.

O grupo então se despediu dos irmãos com grande alegria e ânimo renovado, retornando a Belo Horizonte. Foi realmente um tempo de experimentar da graça e bondade do Senhor.

Agradecemos a Deus pela vida de cada um dos irmãos que se prontificou a realizar esta viagem de apoio missionário. Oremos para que o Senhor continue a abençoar o campo de Maravilhas, bem como, aos irmãos que ali congregam.

A Bíblia edição Comemorativa dos 80 anos de nossa Igreja está sendo vendida ao custo de r$ 20,00. Esta Bíblia traz um resumo da história desses 80 anos de vida da Ter-

ceira Igreja Batista. Além de ser uma Bíblia com encadernação de Luxo e Letra Gigante, o que facilita a leitura. Então, adquira sua Bíblia para seu uso pessoal ou para oferecer de presente a outras pessoas.

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Leia as frases abaixo marque as que são boas e que fa-zem bem aos outros.

( ) Mãe, esse almoço está muito bom. Obrigado!( ) Ei, cara, vem aqui se tem coragem!! Você é mesmo

um medroso!( ) Você não entende mesmo nada, né? Parece mais

burro que meu cachorro!( ) Você viu como a Maria é gulosa? É por isso que está

gorda assim!( ) Não faz mal que você não sabia jogar! Vem comigo,

eu ajudo você!( ) Ei, amiga, não ligue para o que os outros estão dizen-

do. Eu fi co com você durante o recreio.

palavras Que FaZem Bem (eFÉsios 4.29)

oração: Senhor ajuda-me a não falar mal dos outros, nem desprezar as pessoas. (Mas se fi zer isso, fale com Jesus).

Sementeira 05

Se você tem a Bíblia na versão de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada (RA), vai encontrar algo interessante (como todas as demais coisas interessantes da Bíblia) em Efésios, nos capítulos 5 e 6. Em Ef 5, entre os versos 21 e 22 foi colocado um título: O LAR CRISTÃO: MARIDO E MULHER. Antes do verso 1 do capítulo 6: O LAR CRISTÃO: FILHOS E PAIS. E, antes do verso 5: O LAR CRISTÃO: SERVOS E SENHORES. A seguir, nos versículos 5 a 9 Paulo instrui sobre como devem agir os servos e os senhores - Os patrões e os emprega-dos. Por que Paulo coloca o relacionamento entre patrões e empregados bem ao lado dos relacionamentos familiares? Porque os empregados eram considerados pessoas da família.

É triste quando hoje, se tem notícia de que em determinado lugar um patrão diz que não quer ter crentes trabalhando para ele. Isso, da parte de patrões crentes que se de-cepcionaram com empregados crentes. Algo a se lamentar, porque os crentes deveriam ser os melhores patrões e os melhores empregados do mundo. Há histórias de crentes que se empregaram em casas e negócios de crentes e furtaram, e não levaram a sério a sua função. O fato de o patrão ser crente não diminui em nada a responsabilidade do empregado crente.

E, que o patrão que também é crente, deve ser o melhor, Paulo deixa claro quando escreve a Filemon, falando do empregado deste, que o apóstolo ganhara para Jesus na prisão. Paulo estava enviando Onésimo de volta a Filemon e lhe fez um uma declara-ção: “Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fi m de que o recebas para sempre, não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo” (Fm 15,16).

Penso que o maior exemplo de bom relacionamento entre patrão e empregados que podemos encontrar na Bíblia se acha no livro de Rute. Repare neste único versículo: “Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O Senhor seja convosco! Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe” (Rute 2.4). E, com este relacionamento, a posição de Boaz não se rebaixou nem a dos empregados deixou de ser de submissão ao seu senhor. Ele continu-ava dando ordens e eles continuavam a obedecer, sabendo que o trabalho de cada um era importante, e a dignidade de cada um foi aumentada pela bênção do Senhor.

Crentes que não cumprem seu dever, que não se importam com horários, que “dão um jeitinho” para não cumprirem fi elmente suas tarefas, que falam mal de seus patrões, ou patrões que escravizam seus empregados, não honram a Deus. E, veja a importância de os empregados serem fi éis nestas palavras de Paulo a Timóteo (2.9,10): “Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhes motivo de satisfação; não sejam respondões, não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fi delidade, a fi m de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador”.

Pr. João Leão

de patrões e empregados

Sementeira 06

Calendário eClesiástiCo

orientações para os 40 dias de JeJum e oração

outuBro

Dia 1• Início das comemorações de Ani-

versário do FMABJ. Pr. Ronald Carvalho (Secretário Executivo da JAMI) prega pela manhã e noite.

Dia 7• Início 40 dias de Jejum e Oração

CBN• Casamento dos ir. Gabriela e

Davi na Igreja Batista Ágape

Dia 8• EBD: Dr. Robson Mendes Dutra

ministra sobre saúde e, Pr. An-tônio prega pela manhã

Dia 14• Casamento dos ir. Andréia Braga

e Lázaro em Montes Claros/MG

Dia 15• Ceia do Senhor• Pr. Helder, Departa-mento Mis-

sões CBN/MG prega pela manhã e noite.

Dia 27• Vigília

7 de outubro a 15 de novembro

o uso do devocional nasreuniões da célula.

Cremos que o devocional para esses 40 dias, que os irmãos adquiriram, pode ser muito útil nas reuniões das células. Por isso, sugerimos que no dia da célula seja feita a leitura devocional do dia e tenham um momento de oração, também pelos pedidos de oração constantes no fi m de cada devocional.

Calendário de oraçãoJá estão sendo entregues os calendários

de oração específi cos para as células. O lí-der de célula que ainda não recebeu o ca-lendário, favor pegar com a coordenadora.

Esse calendário específi co para as célu-las foi confeccionado, porque tem muitas pessoas que frequentam as células e não têm frequentado assiduamente os cultos da igreja. Além do mais, num grupo pe-queno, é mais fácil envolver as pessoas nas atividades da igreja.

Portanto, o líder deve, na medida do possível, procurar preencher todos os 40 dias da Campanha de Jejum e Oração, com nomes de pessoas de sua célula, para estarem juntos, orando e jejuando, pe-los motivos que mencionamos no boletim anterior.

Todas as células devem se envolver nessa Campanha de Jejum e Oração!

Miss. Vera Lúcia Rocha

no “ano das Boas novas” espalhe

as Boas novas do evangelho

Sementeira 07

pedidos de oração para a semana

aniversariantes louvor

portaria

introdutores (culto à noite)

aniversariantesde Casamento

dia pela igreJa pelo Fundo pela patrÍa/outros

01/10Dom

Ore pelo Pr. Ronald Carvalho (JAMI) que prega pela ma-nhã e noite em nossa igreja.

Pelo início das comemora-ções de aniversário de 50 anos do Fundo Missionário.

Ore pelo Governo Brasilei-ro, por salvação e temor do Senhor.

02/10Seg

Oremos pelos casais de noi-vos que estão se preparando no Curso de Noivos a Igreja.

Pelas pessoas que foram evangelizadas em Maravi-lhas, nos dias 23 e 24/9.

Oremos pelo problema do crescimento do tráfico de dro-gas em nossa região.

03/10Ter

Oremos pelo Departamento Infantil – Geração Vida. Por seus professores e crianças.

Oremos pela Diretoria do Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

Pelas famílias que residem nas áreas de conflito nos bairros São Lucas, Serra e Cafezal.

04/10Qua

Oremos pelo grupo da União Feminina e suas atividades na igreja.

Ore para que o Senhor pro-mova um grande desperta-mento nos campos do FMABJ.

Oremos pela Coréia do Nor-te e o problema do conflito com os Estados Unidos.

05/10Qui

Ore pela saúde física e espi-ritual de nossos pastores e obreiros da igreja

Ore em gratidão a Deus pelos missionários, obreiros e pas-tores que atuam no FMABJ

Oremos pelas Igrejas e líderes Evangélicos em nossa nação, por unidade em nosso meio.

06/10Sex

Oremos pelo Pr. Jone e o trabalho do grupo de Bata-lha Espiritual.

Por libertação de vidas em cada campo missionário as-sistido pelo FMABJ.

Oremos por salvação de vi-das em nossa região e bair-ros vizinhos.

07/10Sáb

Oremos pela Campanha Na-cional de Oração e Jejum da CBN que começa hoje.

Oremos para que novos campos missionários sejam abertos.

Ore pela CBN – Convenção Batista Nacional, pelas Igre-jas e Pastores.

dia 01/10 – Elenir Araújo Martins Sílvia Márcia Santos Nascimentodia 02/10 – Davi Rafael Rodrigues Santos (SM)dia 04/10 – Adaíza Torres de Barrosdia 06/10 – Martinelli José de Paula (Gou)

(não há aniversariantes de casamento nesta semana)

“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano” (Sal-mo 92.12).

hoJe, dia 01/10/2017manhã: Luciana Mendes e Elbertnoite: Deives

prÓXimo domingo, dia 08/10/2017manhã: Raquel Paula e Isabela noite: Maurício e Miriam Paula

hoJe, dia 01/10/2017manhã: Áureo

prÓXimo domingo, dia 08/10/2017manhã: Mário Lúcio

hoJe, dia 24/09/2017Adriana Meireles e Cristiano

prÓXimo domingo, dia 01/10/2017Elza e Arlindo

Sementeira 08

sede e seCretaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

endereço para CorrespondÊnCia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

templo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

horário de atendimento da seCretaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atividade permanentes

domingo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

Quarta Feira:• 15h - União Feminina

todo terCeiro domingo:• Ceia do Senhor

Quinta-Feira:• 19h30 - Culto

seXta Feira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sáBado: • 19h30 - Culto Jovem

toda Última 6ª Feira:• 19h30 às 24h - Vigília

Fundo missionárioaChilles BarBosa e JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

missionários:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Este ano tem sido muito especial para os jovens na constituição de famílias e na geração de fi lhos. Em nossa igreja tivemos o casamento dos jovens Júlia e Lorisvaldo (em junho) e teremos ainda: Misael e Caroline; Israel e Luciana. Também casarão em outras igrejas, os jovens Davi e Gabi; Andréia e Lázaro.

Na geração de fi lhos, já tivemos o nascimento do Lucas, Lucca, Larissa, Sofi a e no último fi nal de semana, da Júlia, fi lha do casal Renato e Poliana Calixto. Todos primeiros fi lhos de jovens casais que estão casados a poucos anos. E ainda temos o casal Carla e Deives grávidos.

Isso mostra que os jovens entendem a importância da família, mesmo com os vários ataques da sociedade para destruí-la. Também entendem a benção que é ter fi lhos e por isso estão multiplicando-se.

Aos demais jovens que estão namorando, não apenas pensem em casar, mas comecem a planejar o casamento, pois Deus é com vocês e abrirá todas as portas necessárias. Aos jovens que já estão casados, não tenham medo de ter fi lhos, mas façam planos de tê-los, pois mesmo em meio às difi culdades para criar uma criança nos dias atuais, o Senhor nos guiará.

Aguinaldo dos Santos

ainda soBre Casamento, FamÍlia e Crianças