004183 livreto vigilia de pentecostesarquivo.arquidiocesebh.org.br/site/downloads/2012/... ·...

16
ORIENTAÇÕES GERAIS Sobre a Vigília de Pentecostes, cada comunidade/paróquia deverá es- colher o modo de realizá-la (com ou sem Celebração Eucarística). O roteiro se adapta, com as devidas proposições nele indicadas, para am- bas opções. Trata-se de um roteiro a ser preparado pelas Equipes de Liturgia, da qual é integrante o padre que acompanha a paróquia/comunidade. Este material é para uso da Equipe. Para o povo, seja providenciado um folheto que contenha tão somente os cantos e orações comuns, como o Credo. Para as leituras e demais orações, estes participarão pela escuta atenta e obediente da Palavra de Deus que se exprime tanto nos textos bíblicos como nos demais, como a Carta de Clemente Romano e as orações presidenciais, bênçãos e etc. O Rito da Memória da Confirmação foi concebido a partir de cele- brações realizadas pela Igreja de Roma no dia de Pentecostes. Não é renovação do Crisma, pois este sacramento não se renova pois é dado uma vez apenas e, tampouco, é renovação das promessas batismais, que no Tempo Pascal são realizadas na Vigília Pascal. É um rito de re- cordação do Sacramento do Crisma. Cuide-se para que dele tenham acesso apenas aqueles que já celebraram o Sacramento da Confirma- ção. O óleo a ser utilizado não é o óleo do Crisma, mas outro óleo de origem vegetal. Este roteiro pode ser utilizado pelas comunidades que não têm pos- sibilidades da presença de um padre para a presidência. Neste caso, sigam, atentamente, as instruções para a celebração fora da Missa. Para os domingos seguintes, a partir da Celebração da Santíssima Trin- dade, está prevista a distribuição de roteiros para os fiéis, integran- do toda a Arquidiocese na participação da IV Assembleia do Povo de Deus. Os roteiros contêm orações retiradas dos formulários litúrgicos de cada domingo. Seria bastante oportuno que durante as respectivas celebrações, os mesmos fossem utilizados. Os textos dos roteiros es- ROTEIRO PARA A VIGÍLIA DE PENTECOSTES IV ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS

Upload: vanthien

Post on 29-Jun-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

orientaçÕeS geraiS

•Sobre a Vigília de Pentecostes, cada comunidade/paróquia deverá es-colher o modo de realizá-la (com ou sem Celebração Eucarística). O roteiro se adapta, com as devidas proposições nele indicadas, para am-bas opções.

•Trata-se de um roteiro a ser preparado pelas Equipes de Liturgia, da qual é integrante o padre que acompanha a paróquia/comunidade. Este material é para uso da Equipe. Para o povo, seja providenciado um folheto que contenha tão somente os cantos e orações comuns, como o Credo. Para as leituras e demais orações, estes participarão pela escuta atenta e obediente da Palavra de Deus que se exprime tanto nos textos bíblicos como nos demais, como a Carta de Clemente Romano e as orações presidenciais, bênçãos e etc.

•O Rito da Memória da Confirmação foi concebido a partir de cele-brações realizadas pela Igreja de Roma no dia de Pentecostes. Não é renovação do Crisma, pois este sacramento não se renova pois é dado uma vez apenas e, tampouco, é renovação das promessas batismais, que no Tempo Pascal são realizadas na Vigília Pascal. É um rito de re-cordação do Sacramento do Crisma. Cuide-se para que dele tenham acesso apenas aqueles que já celebraram o Sacramento da Confirma-ção. o óleo a ser utilizado não é o óleo do Crisma, mas outro óleo de origem vegetal.

•Este roteiro pode ser utilizado pelas comunidades que não têm pos-sibilidades da presença de um padre para a presidência. Neste caso, sigam, atentamente, as instruções para a celebração fora da Missa.

•Para os domingos seguintes, a partir da Celebração da Santíssima Trin-dade, está prevista a distribuição de roteiros para os fiéis, integran-do toda a Arquidiocese na participação da IV Assembleia do Povo de Deus. Os roteiros contêm orações retiradas dos formulários litúrgicos de cada domingo. Seria bastante oportuno que durante as respectivas celebrações, os mesmos fossem utilizados. Os textos dos roteiros es-

roteiro Para a vigília de PentecoSteSiv aSSemBleia do Povo de deuS

| 2 | RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

tão, também, em sintonia com a Liturgia da Palavra de cada domingo, suas ideias podem ser contempladas na homilia. Sugerimos, portanto, que, na preparação dessas celebrações, tenha-se em conta seu conte-údo. Pode ser distribuído logo após a oração, depois da comunhão, momento no qual, ditos os avisos, a comunidade poderá rezar a Ora-ção da IV Assembleia do Povo de Deus. Cada comunidade/paróquia valha-se de sadia criatividade para integrar o conteúdo dos roteiros em suas celebrações dominicais: por exemplo, o sentido litúrgico (tam-bém chamado de comentário inicial), oração dos fiéis, etc.

Ambiente: Círio Pascal1, Cruz, Lecionário (no Ambão), Evangeliário2 (em lugar de destaque), óleo perfumado, velas para o rito do lucernário.

•Ambiente na penumbra.•Braseiro de incenso queimando diante do altar.•Enquanto as pessoas chegam, penumbra e silêncio para oração pessoal.

Uma equipe pode dar as boas-vindas na entrada e distribuir pequenas velas e o livreto que deve conter apenas os cantos e o Salmo. Deixar perpassar na acolhida uma atitude de silêncio e meditação.

1. Para aquecer o coração

•Caso se deseje realizar a Vigília com a Celebração Eucarística, os ritos iniciais são substituídos pelo que segue, até o n. 5, inclusive.

•Faltando alguns poucos minutos para o início da Vigília, a Equipe de Cantos entoa um refrão apropriado, semelhante ao que segue:

Tu és fonte de vida (Taizé)Tu és fogo, tu és amorVem Espírito SantoVem Espírito Santo

Ou

Ó Luz do Senhor (Ofício Divino das Comunidades)Que vem sobre a terra

1 Pode ser posto junto à Mesa da Palavra.2 As comunidades que não dispuserem de um exemplar, poderão usar o Lecioná-

rio para a proclamação do Evangelho.

| 3 |RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

Clareia o UniversoCom teu esplendor

Ou

Vem Divino Espírito (Taizé)Do teu amor o fogo acende.Vem Divino EspíritoVem Divino Espírito.

Ou

De noite, iremos de noite (Ofício Divino das Comunidades)Iremos buscar a fonte.Só nossa sede nos guiaSó nossa sede nos guia.

2. entrada

Guiados pela cruz processional, entram o presidente e os ministros que colaborarão para oficiar a celebração. Canto:

Nós estamos aqui reunidos,Como estavam em Jerusalém,Pois só quando vivemos unidos,É que o Espírito Santo nos vem.

Ninguém para este vento passandoNinguém vê e ele sopra onde quer.Força igual tem o Espírito, quandoFaz a Igreja de Cristo crescer.

Feita de homens, a Igreja é divina,Pois o Espírito Santo a conduz.Como um fogo que aquece e ilumina,Que é pureza, que é vida, que é luz.

Sua imagem são línguas ardentes,Pois amor é comunicação:E é preciso, que todas as gentesSaibam, quanto felizes serão.

| 4 | RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

Quando o Espírito espalma suas graças,Faz dos povos um só coração:Cresce a Igreja, onde todas as raçasUm só Deus, um só Pai, Louvarão. Ou:

Presente tu estás desde o principio (Zé Vicente, CD Presente “Hino ao Divino”)nos dias da criação, Divino Espirito!És sopro criador que a terra fecundoue a vida no universo dispertou!

Presente tu estás desde o Egito, vencendoa opressão, Divino Espirito! És fogo e claridão, luz da libertação de um povo em movimento de união!

Presente tu estás em Jesus Cristo na cruz, ressureição, Divino Espirito! Boa-Nova do perdão, carinho entre irmãos ardor na militância e na missão!

Presente tu estás desde o início nosprimeiros cristãos, Divino Espírito!Firmeza e novidade, estrela da unidade, amor concreto solidariedade!

Presente tu estás no sacrifício, na dor das multidões, Divino Espírito! Clamor e profecia ternura e ousadia, sabor do nosso pão de cada dia!

Ou:

Veni Creator (versão do Pe. Zezinho, Ofício Divino das Comunidades)

Senhor e Criador que és nosso DeusVem inspirar estes filhos teusEm nossos corações derrama tua pazE um povo renovado ao mundo mostrarás

Sentimos que tu és a nossa luzFonte do amor, fogo abrasador

| 5 |RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

Por isso é que ao rezar em nome de JesusPedimos nesta hora os dons do teu amor

Se temos algum bem, virtude ou domnão vem de nós, vem do teu favorPorque sem ti ninguém, ninguém pode ser bomSó tu podes criar a vida interior

Infunde, pois agora em todos nósQue como irmãos vamos refletirA luz do teu saber e a força do quererA fim de que possamos juntos construir

E juntos cantaremos sem cessarCantos de amor para te exaltarÉs Pai, és Filho e és Espírito de pazPor isso em nossa mente Tu sempre reinarásAmém, aleluia Ou:

Veni Creator Spiritus (versão tradicional para as comunidades que tem manejo com latim, Liturgia das Horas)

Veni, Creator Spiritus mentes tuorum visita Imple superna gratia quae tu creasti pectora

Qui diceris Paraclitus donum Dei Altissimi Fons vivus, ignis, caritas et spiritalis unctio

Tu septiformis munere digitus paternae dexterae Tu rite promissum Patris Sermone ditans guttura

Accende lumen sensibus infunde amorem cordibus Infirma nostri corporis virtute firmans perpeti

Hostem repellas longius pacemque dones protinus Ductore sic te praevio vitemus omne noxium

Per te sciamus da Patrem noscamus atque Filium Te utriusque Spiritum credamus omni tempore.

| 6 | RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

3. Saudação

Pr. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ass. Amém.

Pr. Estimados irmãos e irmãs, no Senhor estejam convosco a paz e a graça da parte de Deus nosso Pai e de seu Filho Jesus, cujo Espírito nos foi dado para que sejamos fortalecidos na fé.

Ass. Bendito seja Deus para sempre

Ou: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo Ou: Aleluia! Cristo Ressurgiu e vive em nosso meio.

4. acendimento Solene do círio PaScal

Em silêncio, o/a ministro/a se aproxima do Círio Pascal e o acende, à vista de todos. Em seguida, diante da chama, voltando-se para o alto e com braços erguidos, recita, de cor, a seguinte oração:

Bendito sejas tu, ó Deus, nosso Pai;Na Páscoa de teu Filho, clarão da tua glória, deste-nos a vida,livrando-nos das sombras da morte.Por tua Palavra, coluna reluzente a guiar nossos caminhos,concedeste-nos a graça do Espírito,que de ti, mas também do Senhor Jesus procede.Por esta luz que, robusta, nos salva e ilumina,clareia a noite do teu povo que atenta vigia, na esperança aguardae na docilidade se alegra.

•O grupo de canto retoma o refrão inicial, enquanto as velas do povo são acendidas.

•Breve silêncio. O ministro se retira e o Animador se dirige à assembleia com palavras semelhantes:

Irmãs e irmãos queridos, eleitos por Deus para ser sinal de seu amor misericordioso no mundo, reunimo-nos nesta noite para celebrar a ex-pectativa da vinda do Espírito do Senhor. Em todas as partes do mundo, nossa Igreja aguarda a visita do Consolador e jubila porque n’Ele cremos, movemo-nos e somos. Nossa amada Arquidiocese, em particular, reza

| 7 |RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

nesta noite por seu caminhar, às vésperas da abertura da IV Assembleia do Povo de Deus. Unidos, portanto, no mesmo Espírito, na mesma fé e na obediência à mesma Palavra, vigiemos e celebremos o envio do Espí-rito do Pai e do Filho!•retoma-se o refrão do canto de abertura ou um dos refrãos meditativos.

Em seguida, todos se assentam e faz-se um pequeno tempo de silêncio. O animador com um gesto convida a todos para que se assentem. Logo após, a dois coros, entoa-se o salmo que segue:

5. Salmodia

SAlmo 104

leitor: Se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. (2Cor 5,17)o animador convida: Cantemos este salmo que recorda, a partir da criação, a força do Espírito que a tudo sustenta como uma grande sinfonia de louvor a Deus. Em Cristo, essa criação foi renovada com o derramamento do Espírito Santo.

•O grupo de canto orienta como será a execução do salmo. O canto alternado exprime o diálogo da Aliança entre Deus e o seu povo. A alternância vai depender da situação. Poderá ser feita entre homens e mulheres, entre os ministros e o povo, ou entre um solista e o povo.

Envia teu Espírito SenhorE renova a face da terra.–1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor! * Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!–2 De majestade e esplendor vos revestis * e de luz vos envolveis como num manto. –3 Estendeis qual uma tenda o firmamento, * construís vosso palácio sobre as águas;– das nuvens vós fazeis o vosso carro, * do vento caminhais por sobre as asas;–4 dos ventos fazeis vossos mensageiros, * do fogo e chama fazeis vossos servidores. –5 A terra vós firmastes em suas bases, * ficará firme pelos séculos sem fim;

| 8 | RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

–6 os mares a cobriam como um manto, * e as águas envolviam as montanhas. –7 Ante a vossa ameaça elas fugiram, * e tremeram ao ouvir vosso trovão;–8 saltaram montes e desceram pelos vales * ao lugar que destinastes para elas;–9 elas não passam dos limites que fixastes, * e não voltam a cobrir de novo a terra. –10 Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes * que passam serpeando entre as montanhas;–11 dão de beber aos animais todos do campo, * e os da selva nelas matam sua sede;–12 às suas margens vêm morar os passarinhos, * entre os ramos eles erguem o seu canto. –13 De vossa casa as montanhas irrigais, * com vossos frutos saciais a terra inteira;–14 fazeis crescer os verdes pastos para o gado * e as plantas que são úteis para o homem; –15 para da terra extrair o seu sustento * e o vinho que alegra o coração,– o óleo que ilumina a sua face * e o pão que revigora suas forças. –16 As árvores do Senhor são bem viçosas * e os cedros que no Líbano plantou;–17 as aves ali fazem os seus ninhos * e a cegonha faz a casa em suas copas;–18 os altos montes são refúgio dos cabritos, * os rochedos são abrigo das marmotas. –19 Para o tempo assinalar destes a lua, * e o sol conhece a hora de se pôr;–20 estendeis a escuridão e vem a noite, * logo as feras andam soltas na floresta;–21 eis que rugem os leões, buscando a presa, * e de Deus eles reclamam seu sustento. –22 Quando o sol vai despontando, se retiram, * e de novo vão deitar-se em suas tocas.

| 9 |RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

–23 Então o homem sai para o trabalho, * para a labuta que se estende até à tarde. =24 Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, † e que sabedoria em todas elas! * Encheu-se a terra com as vossas criaturas! =25 Eis o mar tão espaçoso e tão imenso, † no qual se movem seres incontáveis, * gigantescos animais e pequeninos;=26 nele os navios vão seguindo as suas rotas, † e o monstro do oceano que criastes * nele vive e dentro dele se diverte. –27 Todos eles, ó Senhor, de vós esperam * que a seu tempo vós lhes deis o alimento;–28 vós lhes dais o que comer e eles recolhem, * vós abris a vossa mão e eles se fartam. =29 Se escondeis a vossa face, se apavoram, † se tirais o seu respiro, eles perecem * e voltam para o pó de onde vieram;–30 enviais o vosso espírito e renascem * e da terra toda a face renovais. –31 Que a glória do Senhor perdure sempre, * e alegre-se o Senhor em suas obras!–32 Ele olha para a terra, ela estremece; * quando toca as montanhas, lançam fogo. –33 Vou cantar ao Senhor Deus por toda a vida, * salmodiar para o meu Deus enquanto existo.–34 Hoje seja-lhe agradável o meu canto, * pois o Senhor é a minha grande alegria! =35 Desapareçam desta terra os pecadores, † e pereçam os perversos para sempre! * Bendize, ó minha alma, ao Senhor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

| 10 | RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

– Tempo de silêncio, meditação, repetição de expressões que tocaram o coração. Para concluir, canta-se novamente o refrão e o presidente conclui à oração:

oremos Ó Deus, em teu imenso amor de Pai fizeste a criação inteira ale-grar-se com teus cuidados. Em Cristo, teu Filho e nosso irmão, fizeste brotar para nós a fonte da vida. Dá a teu povo, aqui reunido, por toda a vida ser fiel à tua Palavra e no mundo testemunhar teu Amor. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

6. iª leitura

•No caso de se optar pela Celebração Eucarística, substituam-se os nú-mero 6, 7 e 8 pela I leitura, Salmo e II leitura da Missa de Vigília; Retome-se este roteiro a partir do número 9.

•No caso da Vigília fora da Celeração Eucarística, escolher uma das opções da missa da Vigília de Pentecostes:

- Gn 11,1-9 - Ex 19,3-8a.16-20b - Ez 37,1-14 - Jl 3,1-5

7. reSPonSório3

Enviai, Senhor sobre o vosso povo,o Espírito de Santidade.

Que o Espírito nos ensine a rezar,Que ele nos dê a audácia dos santos.

Que ele encha os corações de alegria,E sua paz ilumine nossa fronte!

Passo a passo ele nos guie para Deus,E sua lei grave em nossos corações.

3 Cantado. Pode-se utilizar um tom sálmico conhecido.

| 11 |RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

8. iiª leitura

•Antologia Litúrgica, p.84, n. 157 – de Clemente Romano. (cf. Anexo4)

Vem, Espírito Santo, vemVem iluminar. (bis)

Nossos caminhos, vem.Iluminar.Nossas ideias, vem.Iluminar.Os que te esperam, vem.Iluminar.A nós dispersos, vem.Iluminar.

9. aclamação ao evangelho.

Aleluia.

Vinde, Espírito divino,E enchei com vossos dons os corações dos fiéis,E acendei neles o amor, como um fogo abrasador.

10. evangelho

•À escolha, dentre aqueles previstos para a Missa da Vigília.

11. homilia

12. memória da confirmação

•Antes do Credo, todos acendem suas velas no Círio Pascal. Enquanto as pessoas se aproximam, entoe-se um refrão apropriado que pode ser escolhido dentre aqueles previstos no início deste roteiro. Abençoa-se o

4 Deve ser anexado ao Lecionário para a proclamação.

| 12 | RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

óleo. Em seguida, recita-se o Credo a dois coros. Logo depois, faça-se a memória da confirmação, ungindo os participantes com o óleo aben-çoado. Importante frisar que só as pessoas crismadas podem dele par-ticipar.

Bênção do Óleo

Ó Deus da vida,Que firmaste, no dia de hoje,Uma aliança conosco.Derramando em nossos coraçõesO fogo do teu amor,Abençoa este óleo,Para que, ungidos no corpo,Vejamos a consagração do nosso batismo.Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Credo Niceno-Constantinopolitano

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado.Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras;

| 13 |RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.Professo um só batismo para remissão dos pecados.Espero a ressurreição dos mortos;E a vida do mundo que há de vir.

Amém.

•Procede-se com a unção. Para acompanhar o rito, entoem-se hinos e cânticos apropriados. Como sugestão, escolha-se dentre aqueles sugeri-dos para os ritos iniciais.

13. oração doS fiéiS

Pr. O Espírito do Senhor, esperado e invocado, desce sobre a Igreja para cumprir também em nosso tempo as grandes maravilhas de Pentecostes. Abramo-nos a sua ação para anunciar e testemunhar a todos a potência libertadora da Páscoa da Ressurreição.

Renova-nos, ó Pai, no Espírito de teu Filho.

Senhor da vida, pedimos pela tua Igreja espalhada pelo mundo, a fim de que tenha a consciência viva de ser povo messiânico, ungido pelo Espírito e tendo como Lei a caridade.

Senhor da vida, pedimos pelo Papa Bento, por nosso Bispo Dom Walmor e seus bispos auxiliares Dom Joaquim, Dom Luis, Dom Wilson e Dom João Justino: animados pela sabedoria e pela força do Espírito anunciem por seu Pastoreio o Evangelho que salva.

| 14 | RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

Senhor da vida, pedimos por nossos ministros ordenados – padres e diáco-nos – e também pelos ministros e ministras leigos, a quem deste o encargo de cuidar da vida e da fé. Sejam eles profundos conhecedores de vossa Palavra e seu ministério seja sua sincera difusão.

Senhor da vida, pedimos por todos os teus filhos e filhas, para que, cons-cientes da dignidade profética, sacerdotal e real a todos comunicada pelo Espírito Santo, tornem-se cada vez mais Evangelho encarnado aos que estão próximos e distantes.

Senhor da vida, pedimos pela IV Assembleia do Povo de Deus. Que seja um tempo de experimentar a tua ternura que nos move à escuta, à conver-são, e nos impulsiona com coragem à missão.

•preces espontâneas

Pai Nosso..., pois vosso é o Reino, o poder...

•em seguida, continua:

Pai Amoroso, por Jesus Cristo e no Espírito Santo, quereis a Igreja servidora da humanidade para que todos tenham vida plena.

Dai-nos a graça de vivenciar a 4ª Assembleia do Povo de Deus, na Arquidiocese de Belo Horizonte, como tempo favorável de escuta,

conversão e busca de novos rumos para a evangelização.

Nossa Senhora da Piedade, acompanhe-nos neste caminho, para que sejamos revigorados em nosso compromisso de discípulas e discípulos

missionários! Amém.

•Caso se tenha optado pela Missa, a partir daqui proceda-se com a Liturgia Eucarística. Neste caso omite-se o Pai Nosso e desloca-se a Oração da IV Assembleia do Povo de Deus para os ritos finais.

•Caso a Vigília não se dê na Celebração Eucarística, encerra-se com a seguinte fórmula de bênção:

O Senhor esteja convosco.Ele está no meio de nós!

| 15 |RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

Deus, o Pai das Luzes, que hoje iluminou os corações dos discípulos,Derramando sobre eles o Espírito Santo, conceda-vos a alegria de sua bênçãoE a plenitude dos dons do mesmo Espírito.

Amém.

Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulosPurifique os vossos corações de todo malE vos transfigure em sua luz.

Amém.

Aquele que na proclamação de uma só féReuniu todas as línguasFaça-vos perseverar na mesma fé,Passando da esperança à realidade.

Amém.

Abençoe-vos Deus todo-poderosoPai e Filho e Espírito Santo.

Amém.

Ide em paz, que o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Aleluia!Graças a Deus. Aleluia. Aleluia.

•No caso de presidência leiga:

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós!

O Deus da Vida que ressuscitou Jesus dos mortos e enviou o Espírito Santo para que sejamos fiéis ao seu Evangelho, ressuscite-nos para uma vida nova.

A Ele a glória e o poder, agora e para sempre. Amém.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia.

Para sempre seja louvado. Aleluia.

| 16 | RoteiRo paRa a Vigília de pentecostes - iV assembleia do poVo de deus

Prod

ução

grá

fica:

FU

MAR

C

aneXo 1

Da Carta aos Coríntios, de Clemente Romano,

Todos alimentáveis sentimentos de humildade, sem arrogância, mais dispostos a obedecer do que a mandar, mais felizes em dar do que em receber. Satisfeitos com as provisões que Cristo vos dava e atentos à suas palavras, vós as guardáveis cuidadosamente no coração, trazendo os seus sofrimentos diante dos vossos olhos. Deste modo, a todos era con-cedida uma paz profunda e esplêndida e um desejo insaciável de fazer o bem, pela abundante efusão do Espírito Santo. Cheios de um santo dese-jo e com alegria, estendíeis as vossas mãos para Deus todo-poderoso, im-plorando a sua misericórdia, quando involuntariamente cometíeis algum pecado. Combatíeis, dia e noite, pela comunidade dos irmãos, a fim de conseguir, graças a esta misericórdia e sentir comuns, a salvação de todos os eleitos. Éreis sinceros, simples e sem malícia para com os outros. Abo-mináveis toda revolta e todo o cisma, choráveis os pecados do próximo, consideráveis vossas as suas necessidades. Éreis incansáveis em toda a es-pécie de bem-fazer, sempre prontos para toda a boa obra. Adornados por uma vida cheia de virtude e digna de veneração, tudo fazíeis no temor de Deus. Os mandamentos e preceitos do Senhor estavam inscritos em vosso coração.