004 edição do jornal ação e reação 2012

8
Nº 04 Maio/Junho 2012 Lixo Eletrônico Pág.04 Interação Ação no mês de Maio, para reação todo dia ! A importância de fazer compostagem Relato sobre visita na EPAGRI Caça-Palavras sobre Compostagem Sua receita de como aproveitar melhor os alimentos. Os alunos estão juntos nesta campanha Pág.06 Produzir adubo na propriedade rural é uma prática fácil de se realizar devido a quantidade de matéria prima existente. Tudo que seria descartado pode ser utilizado, desde os resíduos orgânicos considerados lixo doméstico, bem como as folhas que caem das árvores, ramos, cascas, bagaços. Até mesmo as frutas que caem do pé e não são consumidas podem ser transformadas em adubo. Também podem ser aproveitados restos de origem animal. Tudo aquilo que não é aproveitado para a alimentação, é dado um destino correto, pois na natureza tudo se transforma. Esta prática de aproveitamento de resíduos orgânicos é chamado de compostagem. "Dá-se o nome de compostagem ao processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Esse processo tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. " A compostagem, portanto, produz o adubo que é essencial para o solo na melhoria de sua estrutura e fertilidade, além de proporcionar às culturas um vigor extraordinário com aumento na sua produtividade. Isto pode ser verificado na satisfação do produtor rural que realiza tal tarefa. Esta cartilha visa orientar, de forma simples, os procedimentos a serem adotados pelos produtores rurais na compostagem com a finalidade de diminuir seus custos de produção, aumentar a produtividade, melhorar a renda e, consequentemente, sua qualidade de vida. O que é a compostagem? É a produção do composto (adubo) orgânico formado por matéria orgânica (Mo) umidificada, obtida a partir da transformação (decomposição biológica) de restos orgânicos (sobras de culturas, frutas, verduras, dejetos de animais, etc.) pela ação microbiana do solo. No final da decomposição, o composto apresenta estrutura fofa, cheiro agradável, temperatura ambiente, pH próximo de 7, livre de agentes patogênicos e de sementes de ervas daninhas. Aplicação Serve para enriquecer solos pobres, melhorando a sua estrutura e permitindo uma boa fertilidade. Aumenta a capacidade das plantas na absorção de nutrientes (macro e micro), fornecendo substâncias que estimulam seu crescimento. Pode-se citar os macronutrientes - N, P, K,Ca e Mg e os micronutrientes - Bo, Cl, Cu, Co, Na; Facilita a aeração do solo, retém a água e reduz a erosão provocada pelas chuvas; Funciona como inoculante para o solo, acumulando os macro e microorganismos (fungos, actinomicetos, bactérias, minhocas e protozoários) que são formadores naturais do solo. PREFEITURA CAMBORIÚ Afirmando os benefícios Trabalho de Campo Fonte: Compostagem: SECTAM, 2008.

Upload: prefeitura-municipal-de-balneario-camboriu

Post on 19-Jun-2015

340 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 004 edição do jornal ação e reação 2012

Nº 04

Maio/Junho

2012

Lixo Eletrônico

Pág.04

Interação

Ação no mês de Maio, para reação todo dia !

A importância de fazer compostagem

Relato sobre

visita na EPAGRI

Caça-Palavras

sobre Compostagem

Sua receita de como

aproveitar melhor os alimentos.

Os alunos estão

juntos nesta

campanha

Pág.06

Produzir adubo na propriedade rural é uma prática fácil de se realizar devido a quantidade de matéria prima existente. Tudo que seria descartado pode ser utilizado, desde os resíduos orgânicos considerados lixo doméstico, bem como as folhas que caem das árvores, ramos, cascas, bagaços. Até mesmo as frutas que caem do pé e não são consumidas podem ser transformadas em adubo. Também podem ser aproveitados restos de origem animal. Tudo aquilo que não é aproveitado para a alimentação, é dado um destino correto, pois na natureza tudo se transforma. Esta prática de aproveitamento de resíduos orgânicos é chamado de compostagem."Dá-se o nome de compostagem ao processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Esse processo tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. "A compostagem, portanto, produz o adubo que é essencial para o solo na melhoria de sua estrutura e fertilidade, além de proporcionar às culturas um vigor extraordinário com aumento na sua produtividade. Isto pode ser verificado na satisfação do produtor rural que realiza tal tarefa.Esta cartilha visa orientar, de forma simples, os procedimentos a serem adotados pelos produtores rurais na compostagem com a finalidade de diminuir seus custos de produção, aumentar a produtividade, melhorar a renda e, consequentemente, sua qualidade de vida.

O que é a compostagem? É a produção do composto (adubo) orgânico formado por matéria orgânica (Mo) umidificada, obtida a partir da transformação (decomposição biológica) de restos orgânicos (sobras de culturas, frutas, verduras, dejetos de animais, etc.) pela ação microbiana do solo.No final da decomposição, o composto apresenta estrutura fofa, cheiro agradável, temperatura ambiente, pH próximo de 7, livre de agentes patogênicos e de sementes de ervas daninhas.

AplicaçãoServe para enriquecer solos pobres, melhorando a sua estrutura e permitindo uma boa fertilidade.Aumenta a capacidade das plantas na absorção de nutrientes (macro e micro), fornecendo substâncias que estimulam seu crescimento. Pode-se citar os macronutrientes - N, P, K,Ca e Mg e os micronutrientes - Bo, Cl, Cu, Co, Na;

Facilita a aeração do solo, retém a água e reduz a erosão provocada pelas chuvas;Funciona como inoculante para o solo, acumulando os macro e microorganismos (fungos, actinomicetos, bactérias, minhocas e protozoários) que são formadores naturais do solo.

PREFEITURA

CAMBORIÚ

Afirmando

os benefícios

Trabalho de Campo

Fonte: Compostagem: SECTAM, 2008.

Page 2: 004 edição do jornal ação e reação 2012

02

Benefícios da Compostagem

Editorial

ratos e outros animais transmissores de doenças. Para subsidiar o trabalho de elaboração do Jornal, os alunos realizaram uma visita técnica junto à EPAGRI, onde tiraram dúvidas quanto a forma correta de realizar esta importante tarefa. A partir da visita, os alunos passaram a trabalhar diretamente com a compostagem na Horta Escolar, esta, idealizada a partir da implantação do Projeto Mais Educação em parceria com o Ministério da Educação.

A árdua tarefa de coordenar este grupo de jovens talentos no desenvolvimento das pesquisas de campo é conduzida com maestria pelos professores Antônio Carlos Mesquita Leite e Sérgio Dallalibera.

Usem as informações para conscientizar seus familiares e amigos. Seja você também um maestro em sua comunidade, o meio ambiente agradece!!

Carin B. Krug

Nesta quarta edição do Informativo Jornal Ação e Reação, objetivamos continuar nosso trabalho de conscientização da

comunidade quanto ao destino do lixo que produzimos.

A temática a ser apresentada, versa sobre a compostagem de lixo orgânico e sua importância para o meio ambiente e saúde das pessoas.

A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. Nosso objetivo é levar as informações adequadas, para que o lixo orgânico, deixe de ser descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos o r g â n i c o s a c é u a b e r t o f a v o r e c e o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece a proliferação de insetos,

O lixo industrial e doméstico se enquadram no sentido mais abrangente de poluição, mas quando analisado sob diversos aspectos, pode também ser visto como um problema social ou, ao contrário, como uma solução, ou pelo menos, paliativo para vários outros problemas.Certas técnicas de tratamento do lixo permitem, entre outras coisas, obter energia através do biogás e composto orgânico através da compostagem, que é um processo de transformação de matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal.

O crescimento acelerado das cidades e a mudança de hábitos das pessoas, ligados a um consumo exagerado deram origem a fatores que vêm gerando um lixo diferente em qualidade, quantidade e composição.

Os processos de reciclagem atuais devem ser revistos focando na busca de um melhor gerenciamento do lixo, o que inclui a sua formação, descarte e reaproveitamento.

Segundo Nascimento, et al (2005,p.53-54) como vantagens da compostagem podemos observar:

? "melhora da saúde do solo. A matéria orgânica composta se liga às partículas (areia, limo e argila), ajudando na retenção e drenagem do solo melhorando sua o aeração;

? aumenta a capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão;

? dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras;

? aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis, devido a presença de matéria orgânica, reduzindo a incidência de doenças de plantas;

? mantêm a temperatura e os níveis de acidez do solo;? ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de

microorganismos benéficos às culturas agrícolas;? possibilita a resolução do problema da deposição

final de grande parte dos resíduos sólidos urbanos."? redução do lixo destinado ao aterro, com a

consequente economia com os custos de aterro e aumento de sua vida útil;

? aproveitamento agrícola da matéria orgânica;? processo ambientalmente seguro;? eliminação de patógenos;? economia de tratamento de efluentes.

Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/beneficios-da-compostagem/3315/

Page 3: 004 edição do jornal ação e reação 2012

03

Trabalho de Campo

elato sobre a visita técnica realizada na EPAGRI-Itajaí em R17/04/2012

Alunos participantes do visita: Thalia Santos, Matheus Kusse, Romário Luiz Caldeira, Alícia Santos, Elber Antero, Lucas Benjamim, Karoline Garbin, Gabriel Luiz, Alencar Amaral Silva, Elisa Cristina, Amanda Santos, Samanta Almeida, Kevyn Werlang.

Conhecemos na estação Meteorológica, aparelhos de mostravam a direção e velocidade do vento (anemômetro), temperatura do solo em várias profundidades (termômetros), quantidade de água evaporada por dia (evaporômetro), medição da quantidade de luz solar diária (heliômetro), quantidade de água da chuva (pluviômetro).

Conhecemos também a estação automática meteorológica, que esta sendo implantada ao longo do Rio Camboriú para monitorar a possibilidade de enchentes, sendo o total de quatro estações, esses dados segundo o técnico serão encaminhados via satélite diretamente para a CIRAM-EPAGRI onde ao recolher os dados das várias estações poderá criar virtualmente um possível cenário de enchente dando assim as pessoas a possibil idade de se precaverem com antecedência.

O novo grupo do Núcleo Jovem de Defesa Civil Anita

Podemos conhecer também a estufa de plantação de tomates, sendo que esta era completamente isolada por telas finas para evitar tanto a entrada de insetos como de aves. Desta forma não transmitiriam doenças para os tomateiros. A entrada na estufa somente é permitida à pessoas autorizadas e devidamente equipadas.

Depois fomos até um local aonde havia um canteiro com vários experimentos de compostagem, no qual era depositado esterco de vários tipos de animais e misturado com diferentes espécies de capim e palha. Observamos que junto aos montes de compostagem, havia um líquido escuro e mal cheiroso, que o Técnico Samuel identificou como chorume. Este material é extremamente tóxico. O mesmo é tratado separadamente, evitando assim a contaminação do meio ambiente.

No final da visita, conhecemos uma biblioteca diferente: a “Xiloteca, onde são guardadas e catalogadas diferentes espécies madeira. Neste local havia um tronco de árvore petrificado há milhões de anos. Havia também um tronco de pinos cortado de forma que era possível ler os anéis, que correspondiam aos anos vividos por aque la á rvore . O g rupo fo i acompanhado pelo professor Antonio Carlos Mesquita e orientado pela equipe da EPAGRI.

Page 4: 004 edição do jornal ação e reação 2012

04

Lixo Eletrônico

Para ficar mais interessante, o grupo sugeriu fazer uma gincana sendo que a sala vencedora ( aquela que arrecadar mais lixo eletrônico) ganhará um passeio surpresa, promovido pela diretora Carin. Contamos com a colaboração de todos os alunos e pais para que nossa campanha seja bem sucedida. Agradecemos a todos.

O que você faz com um equipamento eletrônico que não funciona mais?Demorou? Não sabe a resposta? Computadores, celulares, TVs, micro-ondas e outros eletrônicos, que chegaram ao fim de sua vida útil, são chamados de lixo eletrônico e devem ser coletados separadamente do lixo comum para terem o seu destino correto.Se o lixo eletrônico é recolhido junto ao lixo comum, o meio ambiente corre sérios riscos. Estes equipamentos contêm materiais que são feitos de substâncias nocivas, que em contato com o solo, resul tam na contaminação do lençol freático. Se forem queimados poluem o ar, podendo atingir as plantas, os animas e as pessoas.

O eletrônico fora de uso deve ser encaminhado para empresas especializadas em reciclagem desse tipo material. Este processo tem início com a reparação dos materiais que compõem o equipamento, e termina com as peças que podem ser reutilizadas.

O Núcleo Jovem de Defesa Civil Anita e o Jornal Ação & Reação estão trabalhando a todo vapor incentivando a campanha de coleta do lixo eletrônico patrocinado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Todas as escolas do município de Camboriú estão participando, ou seja, todas estão coletando material. A Escola Anita se destaca, pois esta unidade escolar conta com um grupo especializado em Educação Ambiental, somado ao apoio incondicional e auxilio dos professores,que tira de letra esta campanha.

Page 5: 004 edição do jornal ação e reação 2012

05

Núcleo Jovem de Defesa Civil em ação

GINCANA DE PROMOÇÃO ECOLÓGICA

RECOLHA O LIXO ELETRÔNICO

Coleta de 09 a 16 de março de 2012

PONTUAÇÃO PRODUTOS

01 ponto Pilha

02 pontos Baterias

05 pontos Mouse

08 pontos Teclado

10 pontos Celular

20 pontos Rádio à pilha

25 pontos Rádio elétrico

30 pontos Monitor

35 pontos Impressora

40 pontos Micro-ondas

45 pontos Vídeo game

50 pontos CPU

70 pontos Pequenos eletros

100 pontos Notebook

150 pontos TV

500 pontos Grandes eletros

Promoção: JAR- Jornal Ação & ReaçãoAuxílio: EBM Anita Bernardes Ganancini

A sala de aula vencedora realizará um passeio surpresa promovida pela direção da escola.

Turmas Total de Pontos

61 546

62 251

63 1231

71 147

72 1451

74 832

75 1825

701 44

702 98

Turmas Total de Pontos

64 70

65 382

66 154

67 95

71-A 24

76 05

78 03

79 280

705 165

706 18

709 234

MATUTINO

VESPERTINO

A Gincana foi muito importante para os alunos e a escola.Estimulados por realizarem um passeio gratuito, os aluno envolveram-se na campanha. Algumas turmas se destacaram, envolvendo os pais e a comunidade, que se sentiram satisfeitos em participar desta campanha do lixo eletrônico.

A turma vencedora foi a 75 com o total de 1.825 pontos. No total foram recolhidos 5.210 itens, somando 7.855 pontos. Nós nos sentimos muito satisfeitos com o resultado obtido, pois a natureza agradece.

Page 6: 004 edição do jornal ação e reação 2012

CAÇA-PALAVRAS SOBRE COMPOSTAGEM

ESTRUME - BACTERIA - COMPOSTAGEM - MICRORGANISMO - RESÍDUOS

- CHORUME -PALHA - LEIRA - HUMUS - ADUBO - SOLO - ATERRO

INTERAÇÃO

Escreva uma receita que utilize os alimentos da melhor maneira e que gere menos desperdício. Entregue junto à Escola Anita Bernardes Ganancini. Caso queira enviar mais de uma receita, poderá escrever em uma folha, contendo seu nome, endereço e contato. Na próxima edição sua receita poderá ser publicada.

Nome:__________________________Endereço:_______________________N°_____ Bairro:________________Fone:_____________________

Nome da receita _____________________________

E S T R U M E S B T X A E

A C B R T I B T E V K H C

C P A L H A T R A I T U H

M I C R O R G A N I S M O

M R T O F F E T A B I M R

P A E L I A L E I R A O U

S D R A T H U R I J E S M

V A I I N F A R O I 0 L E

W E A D U B O O A L C Z I

A G F R H J U M O E A F I

A E M E G A T S O P M O C

F I R E S I D U O S D E S

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nome:__________________________Endereço:_______________________N°_____ Bairro:________________Fone:_____________________

Nome da receita _____________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 7: 004 edição do jornal ação e reação 2012

07

Fazendo você mesmo Compostagem

Os materiais após serem colhidos e separados, devem ser triturados ou cortados em pequenos pedaços, para u m a m e l h o r u n i f o r m i d a d e e decomposição dos mesmos.

A construção da pilha deve ser iniciada espalhando na área uma camada de restos de culturas com material pobre em nitrogênio (milho, feijão, gramíneas) até a altura de 20 cm, e em seguida molhar a camada. Deve-se evitar o encharcamento, de modo que a umidade ideal esteja em torno de 45% a 50%.

Feita a 1ª camada, espalhar sobre esta a 2ª, que deverá ser feita com material rico em nitrogênio (esterco), numa altura de 5 cm. Molhar novamente. Repetir esta operação, de modo que a pilha atinja a altura recomendada. A última camada deve conter material pobre em nitrogênio.

Depois de pronta, a pilha deve ser coberta com folhas de bananeira ou de sororoca, para proteger das intempéries (chuvas, vento, insolação, etc.) e reduzir a evaporação.

Podem-se enriquecer as camadas com fosfato de rocha e calcário dolomítico ou cascas (carapaças) de caranguejo moídas, mexilhão e ostras. Esses produtos servem para neutralizar a massa em decomposição.

A temperatura ideal para que se obtenha com sucesso o adubo orgânico, deve

Materiais empregados no preparo:

· Dejetos de animais (estercos de

galinha, gado, porco, carneiro, etc.);

· Cascas, bagaços de frutas e caroços

não comercializados;

· Resíduos de culturas (cascas de

arroz, palha de milho, vagem seca de

feijão, casca seca de café);

· Folhas e ramos de mandioca,

bananeira;

· Serragem;

· Restos de capim (colonião, elefante,

brachiara, quicuiu, etc).

Construção da pilha. Deve-se preparar

a área para a construção da pilha

através de capina e limpeza.

Após esta etapa, demarcar o local em torno da área a ser utilizada para a construção da pilha, e fazer caneletas ao redor para protegê-la das enxurradas e facilitar as regas.

A pilha deve ter de 1 a 2 metros de largura e de 1,5 a 1, 8 metro de altura. Quanto ao comprimento, dependerá da quantidade de resíduos disponíveis.

ser mantida entre a 60° a 70° C (não suportável ao tato),pois se ocorrer a variação desses limites para cima ou pra baixo, poderá ocasionar a queima ou

apodrecimento do material, perdendo com isso o seu valor nutritivo para as plantas. O controle da temperatura é conseguido fazendo o reviramento periódico das pilhas de 15 em 15 dias, até que a temperatura chegue ao ideal.

A medida da temperatura pode ser obtida através de um termômetro apropriado ou uma barra de ferro de 1,5 metros, introduzida até o centro da pilha por 30 minutos. Ao retirá-la, fazer a medição da temperatura pelo tato.

O tempo total de decomposição fica em torno de 90 a 120 dias. Atualmente existe no mercado especializado um produto a base de bactérias que tem a função de acelerar o processo de decomposição, diminuindo o tempo de preparação do adubo orgânico pela metade.

Para se ter uma boa atividade microbiana, além de controlar a temperatura, deve-se ter cuidado na preparação das camadas quanto à umidade, evitando o encharcamento ao molhá-las. Se isto não for evitado, provocará uma decomposição lenta devido a falta de aeração e o empobrecimento do esterco em substâncias nutritivas. Depois é só aplicar no solo ao lado das plantas.

Fonte: Compostagem: SECTAM, 2008.

EVITE CONTATO COM A ÁGUA DAS ENCHENTES! ÁGUA DAS

ENCHENTES PODE TRANSMITIR VÁRIAS DOENÇAS.

Page 8: 004 edição do jornal ação e reação 2012

Reci

cláve

l N

ão jo

gue L

ixo n

a R

ua

EDIÇÃO DE MAIO/ JUNHO 2012

08

O AMBIENTE

PREFEITURA

CAMBORIÚ

COLABORADORES

Thalia Santos Matheus Kusse

Romário Luiz Caldeira Alícia SantosElber Antero

Lucas Benjamim Vanessa Brigido

Gabriel Luiz Alencar Amaral Silva

Elisa Cristina Amanda Santos

Samanta Almeida Kevyn Werlang

PROFESSORES COORDENADORES SÉRGIO DALLALIBERA

ANTONIO CARLOS MESQUITA LEITE

Blog: jornalacaoereacao.blogspot.com.brA Prefeitura de Camboriú, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, celebrou no mês de junho a Semana Nacional do Meio A m b i e n t e . D i v e r s a s a ç õ e s movimentaram a cidade, com o intuito de despertar a atenção da população para a importância do meio ambiente nos dias atuais.

Na segunda-feira, dia 4, uma palestra ministrada aos alunos da Escola Ivone Terezinha Garcia abriu a programação. Os estudantes receberam informações sobre o Parque Linear com Bacia de Retenção do Rio Camboriú. Na sequência, os alunos visitaram a obra, que está sendo construída no Bairro Santa Regina.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com a distribuição de mudas, no pátio da Secretaria da Agricultura. Foram distribuídas 2 mil mudas, da Campanha de Mudas Frutíferas. Além disso, os alunos das escolas da rede municipal e das escolas particulares assistiram a uma palestra e receberam mudas de Palmito.

A programação encerrou na quarta-feira, dia 6, com o plantio de mudas em áreas degradadas da Bacia do Rio Camboriú. “A Secretaria do Meio Ambiente trabalha o ano inteiro em ações educativas em diversas áreas. A semana do Meio Ambiente é mais uma oportunidade para aproximar nossos jovens e população em geral do nosso trabalho”, garante Márcio da Rosa, secretário de Agricultura.

Campanha do Óleo Vegetal continua

A campanha para a coleta de óleo vegetal, o popular óleo de cozinha, iniciada no ano passado em Camboriú, segue com mais de 60 postos de coleta por toda a cidade. A ação, promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem o objetivo de reduzir a liberação do óleo em ralos ou no solo.

Para fazer sua parte, os moradores podem armazenar o óleo de cozinha produzido em suas casas, em recipientes como garrafas pet e levá-las diretamente a algum dos postos de coleta, localizados em escolas, creches, postos de gasolina e comércios da cidade. O material coletado será reciclado e convertido em combustível para abastecer os veículos da Secretaria de Obras.

Prefeitura de Camboriú Caic Monte Alegre

BM Anita Bernardes Ganancini EBM Ivone Terezinha Garcia

EBM Lucinira Melo Rebelo GEM Abalor Américo Madeira

GEM Andrônico Pereira GEM Domingos Fonseca

GEM Marlene Pereira Zuchi GEM Prof. Artur Sichmann

GEM Profª Clotilde Ramos Chaves GEM Prof Joaquim Magalhães

JIM Pe. Sérgio Maykot CEM Abelardo Torquato Rosa

CEI Euripes Paula da Silva CEI Judite Rocha Dalago

CEI Monte Alegre CEI Bela Vista

CEI Rio do Meio CEI Odete Ramos Poltronieri

CEI Maria Bittencourt Saut CEI Neide Merísio Molleri

CEI Maria Russi CEI Menino Jesus

S. de Agricultura e Meio Ambiente Escola de Campo Adolfo Ovídio Coppi

Escola de Campo Hercílio Zimmermann Escola de Campo Caetés

Escola de Campo Lajeado

Locais dos postos de coleta do óleo :

COORDENAÇÃO

Carin Bernadete Krug

Karen Elisabeth da Silva Bezerra

ESTE JORNAL TEM A FINALIDADE DE INFORMAR E CONSCIENTIZAR. NÃO JOGUE EM VIA PÚBLICA! RECICLE!