00154 - os astros e o teu destino

Upload: ricardo-placa

Post on 12-Oct-2015

21 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • FRANCISCO WALDNER

    OS ASTROS E

    O TEU DESTINO

    Traduo deE. Jacy Monteiro

    2 edio

    HEMUS

  • 6

  • Uma estrela guiou os Reis magos paraum destino glorioso. Todos podem descobrirno Cu a prpria estrela e sonhar com oDestino que os aguarda.

  • 8

  • NDICE

    Prefcio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11Exposio do autor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13ries carter excepcional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21Touro carter contraditrio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31Gmeos carter inacessvel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41Cncer carter difcil e reservado . . . . . . . . . . . . . . . . . 53Leo carter radiante e generoso . . . . . . . . . . . . . . . . . 65Virgem carter conformado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75Libra carter sutil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85Escorpio carter equilibrado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95Sagitrio carter equilibrado . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107Capricrnio carter tenaz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117Aqurio carter de visionrio . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127Peixes carter tmido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137Personalidade pelo signo ascendente . . . . . . . . . . . . . . . 145

    9

  • 10

  • PREFCIO

    Francisco Waldner um cientista. Possui, alm de profundo conhecimentodo cosmos, dom excepcional de clarividncia, que lhe permite interpretaes desurpreendente exatido, tanto do ponto de vista restrito dos rasgos do cartercomo da psicologia humana. Assim se explica o crdito de que desfruta junto aopblico francs em virtude de predies e estudos, publicados com imenso xitona revista ELLE, que goza da exclusividade dos seus escritos.

    Tudo comeou em janeiro de 1959, quando Francisco Waldner predisse oque aconteceria naquele ano. Ao trmino desse ano, bastava lanar-se os olhospara o artigo publicado em ELLE, no nmero 681, para experimentar-se o maiorassombro: nele se anunciava tudo quanto veio q ocorrer depois. Falava-se doidlio de Brigitte Bardot com Sacha Distei, que se viam juntos por toda parte.No, disse Francisco Waldner, no se casaro. E, com efeito, ela se casariacom outro, do qual teria um filho ao findar aquele ano. O X da Prsia haviarompido com Soraya e, contudo, ainda parecia hesitar. No, disse FranciscoWaldner, tudo se acabou; mas o x voltara a casar-se no fim do ano com umajovem de quem ningum fala hoje. Por ltimo, anunciou que a princesa Margari-da, da Inglaterra, se casaria em 1960 com um desconhecido e que, logo emseguida, o luto pela morte de um parente do noivo empanaria a felicidade dosjovens esposos. Apenas tornou-se conhecido em maro de 1960 o compromissomatrimonial, o jovem Tony perdeu a av, a quem dedicava grande afeio. Enfim,Francisco Waldner anunciou, sempre na revista ELLE (nmero 782, janeiro de1960) que, infelizmente, 1960 seria ano infausto, assinalando-se por acidentes ecatstrofes espetaculares, devidos aos elementos, porquanto se achava sob osigno de Marte, planeta das guerras e das tempestades. Prognosticou igualmenteque o filho da. soberana inglesa seria um menino, como de fato aconteceu.

    11

  • Esse homem tranqilo e misterioso que muito sabe e tudo adivinha, gostasobretudo de estudar os caracteres por meio da astrologia; em seguida, utilizan-do o sexto sentido agudo que possui, analisa os tipos humanos com acuidade toextraordinria que to logo a revista ELLE publicou, palavra por palavra, essasrie de estudos, comearam a escrever-lhe de todos os lados para agradecer-lhea ajuda proporcionada. Algumas cartas chegavam revista e outras casa dele,subscritadas simplesmente com as palavras: Francisco Waldner, Roma. O Cor-reio Geral da cidade no demorou em preocupar-se com o nmero crescente decartas, informou-se a respeito do destinatrio e... distribuiu sem mais nada, coti-dianamente, aquela correspondncia dirigida a um homem que, por outro lado,era conhecido de todos os grandes deste mundo e tambm, desde entro, peloscarteiros de Roma.

    Eis por que este livro, que rene em um s volume todos os estudos funda-mentais de Waldner, constituir para o leitor precioso aliado, ajudando-o a co-nhecer-se a si mesmo, a melhor conhecer ao prximo e, em uma palavra, adesenrolar a meada da prprio. vida. Trata-se, em resumo, no que diz respeito atais estudos, de enxergar claramente, de compreender, de conseguir xito no quese empreende, de alcanar a felicidade e tornar felizes os outros.

    No h um nico instante da vida que no represente problema a exigirsoluo. Deve-se a ocorrncia cada vez maior de tenses e crises nervosas sdificuldades que a vida diria se encarrega de multiplicar. Problemas afetivos,problemas de situao material, problemas de relaes humanas... Tanto o ho-mem quanto a mulher so presas fceis da inquietao e da angstia, encontran-do-se ss ante a complexidade da existncia, cujos fios so cada vez mais difceisde desembaraar. Existem mquinas para calcular, traduzir e diagnosticar, masno, pelo menos at agora, para aconselhar psicologicamente. Sem dvida algu-ma, a religio, a filosofia e a moral so armas poderosas, guias luminosos, e aorao, nos instantes decisivos da vida, conforme o demonstrou Alexis Carrel,alavanca tranqilizadora. Mas, apesar de tudo, continua a existir um sem nmerode mas situaes dirias, semelhana de labirintos complicados, inextricveis eangustiosos.

    No sei como sair destes apuros, a frase favorita do sculo XX nospases ocidentais. preciso ir para a frente a frase favorita do otimista.Quando se trata, porm, de resolver ou prevenir, impe-se o conhecimento decertos dados e circunstncias. No obstante, e a isso se deve seja a vida tofrequentemente cruel, costumam tais dados ser-nos desconhecidos, fugindo-nos,s vezes, completamente.

    A este livro seguir-se-o outros e, no fim do ano, um almanaque astrolgi-co, primeiro no gnero, que permitir a Francisco Waldner colocar o leitor, dia adia e segundo o respectivo signo astrolgico, ante o conjunto de seus problemaspessoais.

    12

  • FRANCISCO WALDNER diz ao leitoro que deve saber a respeito dos astros e dosplanetas, antes de ler os captulos seguintes.

    Quando erguemos maquinalmente a cabea e contemplamos oextraordinrio esplendor de uma noite estrelada, realizamos, sem osaber, certo rito sagrado da antiga Babilnia. Para os babilnios, osdeuses planetrios viviam em um circulo situado em torno do Cu. Talcrculo, a que deram o nome de anel zodaco supunham dividido emdoze signos, cada um dos quais o Sol atravessava no curso de trintadias. Neles tinham os deuses os seus palcios. Os babilnios deram acada zona o nome de uma constelao, nome esse que obedecia posio das estrelas fixas que formavam o squito da divindade. Con-servaram-se essas denominaes at os nossos dias. Segundo a tradi-o, tais divindades se projetam sobre a Terra, modificando as zonasinconscientes da alma.

    Essa mitologia milenar, transmitida pelas antigas civilizaes,sobrevive no subconsciente de cada indivduo e s vezes a ele se revelapor meio de sonhos estranhos, exaltaes e amplas sensaes inexpli-cveis. O mundo celeste manifesta-se sempre com a violncia incrveldas nostalgias do passado.

    Vamos examinar neste livro as evolues astrais, signo por signo,mas em caso algum o leitor deve acreditar que encontrar prediesabsolutas, desprezando-se a parte de livre arbtrio de que todos nsdispomos. O astrlogo no feiticeiro. Sua obra baseia-se principal-

    13

  • mente na psicologia, no carter e nas inclinaes individuais. No serdemais, por, tanto, repetir que Possumos vontade livre e que noestamos, nem de modo algum devemos estar, submetidos inexoravel-mente s predies. Por vezes a astrologia nos surpreende; por isso queno ficamos adstritos inteiramente s caractersticas do signo de nossonascimento. Na realidade, no de surpreender, visto como nem tudo assim to simples. Cada signo est dominado por um planeta. (Confor-me se ver mais adiante, ries, por exemplo, est dominado por Mar-te, planeta da ao.) Alm disso, todos ns possumos misterioso signoascendente: o do Zodaco, que surge no horizonte quando vimos a luz.Tudo gira no Cu: quando um astro desce outro sobe. Como achar essesigno ascendente? Vamos aprend-lo juntos. Arranjei para o leitor umsistema de clculo que, sem chegar a convert-lo em astrlogo consu-mado, lhe permitir estabelecer, por conta prpria, o respectivo hors-copo. Esse signo ascendente poderoso, comportando aes heredit-rias e conscincia remota que de certo modo nos precede.

    Em cada signo h uma parte boa e outra m, donde tornar-seindispensvel conhecer e conseguir que entre o humano e o espiritualse estabelea certa coordenao benfica. So importantes e do maiorinteresse as caractersticas principais dos planetas que exercem influ-ncia sobre os signos do Zodaco, pelo que as resumirei mais adiantecom o intuito de esboar uni quadro geral do cosmos.

    O Sol a fonte da fora vital, a individualidade, o impulso cria-dor que existe em ns e a parte espiritual que os antigos denominavamcentelha divina. Simboliza a vontade, a atividade mental, o xito naprofisso que se exerce, tudo o que imutvel e os impulsos da gene-rosidade. Confere carter nobre e altivo, bem como personalidade inci-siva e saliente. Nos aspectos negativos determina temperamento cruel,arrogncia, presuno, impulsividade e egocentrismo.

    A Lua domina os impulsos naturais, a vida sentimental, afetos esentidos. Ocupa lugar saliente entre os planetas devido multiplicida-de das influncias a que d origem.

    Com efeito, a Lua que transmite esse desejo natural de mudar,de realizar viagens curtas, para regressar sempre ao ponto de partida;confere igualmente grande sensibilidade, intuio, qualidades medini-cas, passividade. Regula as funes dos rgos femininos, as perturba-es nervosas, a fertilidade, o obstculo, o nascimento. Exerce, alm

    14

  • disso, grande influncia sobre mulheres e crianas. o prprio smbo-lo da mulher.

    A expresso, negativa da Lua promove a extravagncia e o histe-rismo, desequilibrando o sistema nervoso. Alm disso provoca inme-ros fenmenos naturais, como, por exemplo, as mars, e, principal-mente quando cheia ou crescente, exerce influncia sobre o tempo esobre indivduos hipersensveis.

    Neste ponto convm chamar a ateno, embora resumidamente,para a influncia dos eclipses do Sol e da Lua. Os primeiros exerceminfluncia nefasta sobre as famlias reais e pessoas que ocupem posi-o privilegiada. Durante o eclipse solar de 30 de Maio de 1946 tevelugar na Itlia o referendo que provocou a queda da monarquia e a 2 dejunho do mesmo ano a proclamao da Repblica.

    Os eclipses da Lua so prejudiciais s crianas, s massas popu-lares e s mulheres. Grandes desgraas, motins, revolues e perdassensveis observam-se com grande freqncia depois de um eclipselunar.

    Mercrio o planeta da inteligncia e da sagacidade, das profis-ses e dos negcios, particularmente dos que se relacionam com ocomrcio. ele que decide o papel que uma pessoa poder desempe-nhar.

    As influncias positivas dele aumentam a capacidade de racioc-nio e as relaes de interesses; comunicam vivacidade de esprito,apego ao trabalho e temperamento variado e dinmico. Suas influn-cias negativas tornam o indivduo volvel, fantasioso, ladro, hipcri-ta, favorecendo freqentemente toda sorte de deficincias mentais.

    Sbios, artistas, escritores, polticos e homens de negcios distin-guiram-se graas poderosa influncia de Mercrio, que representa oprincpio do pensamento e da crtica.

    Marte, planeta da energia e do valor, da perspiccia, dos esportese das foras armadas, no permite nunca o repouso. Seu natural gneodesperta os instintos e as foras animais. Marte decide quais os objeti-vos qu tero de conquistar os por ele marcados. A ambio e a vidasexual de cada indivduo esto submetidas a Marte. Regido pela von-tade, Marte transforma os homens em valentes, empreendedores eresolvidos a tudo; sem este planeta a humanidade seria aptica, indo-lente e fraca.

    15

  • Seus aspectos negativos fazem-nos tender destruio, intem-perana dos sentidos, clera e vingana. Possui, em suma, as cara-tersticas que lhe correspondem corno planeta da guerra.

    Pode considerar-se Vnus como o planeta que proporciona aalegria e tudo quanto agradvel. Vnus, deusa da arte, da expresso eda graa, quem torna os homens bons, afveis, caridosos e sociveispara com os outros homens. Incita ao amor, estreita os laos sentimen-tais e afetivos e a. tudo empresta expresso de gentileza.

    Vnus traz segurana, proteo e bem-estar. Influindo, porm,em sentido negativo, torna aos que esto sob seu signo preguiosos,sensuais, depravados, obstinados, vaidosos e desordenados. Em geral,pode dizer-se que este planeta leva o indivduo a entregar-se aos praze-res da vida.

    Jpiter o planeta da sorte propcia, dos bons sentimentos e daenergia construtiva; igualmente o planeta da justia, prudncia, gene-rosidade e grandeza dalma. Concede riqueza, honras, sinceridade ecordura.

    Se se revela favorvel concede cargos importantes, protege oexerccio da advocacia e da justia, a vocao religiosa e eclesistica, avida filosfica e sem violncias. Se se manifesta hostil, conduz pre-suno, arrogncia e hipocrisia e incute a paixo prejudicial do jogo,os vcios e a dissipao dos bens.

    Realizador do destino, Saturno leva o homem a subir lentamenteos degraus do desenvolvimento espiritual e social, no tempo prprioem que tem de aplicar as energias necessrias para conseguir tal fim. o planeta da dor e do sentimento do dever.

    Saturno, quando favorvel, concede carter resistente e tenaz,disposto a fazer frente a tudo, capaz dos maiores sacrifcios e de gran-de perseverana. Sua expresso negativa toma a vida difcil e cheia decontratempos, visto como traz consigo pessimismo, avareza, intolern-cia, melancolia e desconfiana para com o prximo, bem como paracontigo mesmo.

    Ainda no se aprofundou o estudo do planeta Urano, nem topouco o de Netuno e Pluto, visto ser recente o seu descobrimento.Contudo, parece no haver dvidas quanto carter explosivo que pos-sui. A este planeta esto submetidos os inventos, a tcnica e a desco-berta das foras nucleares.

    16

  • Quando a sua influncia positiva, Urano favorece os grandesempreendimentos resolvidos em pouco tempo, as viagens de explora-o, a originalidade do carter, com tendncias a extravagncia e aoexibicionismo. Caracteriza o gnio e faz com que se produzam na vidade cada um os acontecimentos imprevistos. Em sentido contrrio, con-duz aos atos violentos, ao crime e aos desvios morais.

    Netuno o planeta que favorece a capacidade criadora e a ativi-dade artstica, que em ns promove as foras do esprito e do ideal.

    Em posio favorvel, exerce grande influncia sobre o amorespiritual e a caridade, podendo produzir grandes gnios, ascetas emsticos, tanto como grandes mistificaes. Em posio contrria dorigem confuso, complicaes, paixes misteriosas e intrigas.

    Conforme as observaes realizadas at esta data, Pluto conferecarter marcial com matizes que correspondem a Mercrio. Sob suainfluncia benfica, capaz de conduzir maior genialidade, enquantoque no sentido negativo arrasta maior criminalidade. Entretanto, de-morar. muito para que se formule juzo definitivo, visto como esteplaneta percorre o zodaco mui lentamente, sendo grandemente discu-tveis as concluses tiradas at agora a seu respeito.

    Repartem-se os doze signos do zodaco em quatro categorias quecorrespondem aos quatro elementos e aos quatro temperamentos fun-damentais.

    Signos do fogo: ries Leo Sagitrio. Temperamento am-bicioso, a que se atribui: argcia, eloqncia, desejo de honras.

    Signos do ar: Gmeos Libra Aqurio. Temperamento san-gneo: amizade, concrdia, eqidade.

    Signos da terra: Touro Virgem Capricrnio. Temperamentonervoso: religio, afeio pela vida do campo e obstinao.

    Signos da gua: Cncer Escorpio Peixes. Temperamentofleumtico: inconstncia, reserva, inclinao aos prazeres.

    Os signos do fogo e do ar so caracteres mais masculinos ediurnos, enquanto os signos da terra e da gua so mais femininos enoturnos.

    Os signos do Zodaco dividem-se igualmente em signos mveis,fixos e comuns.

    17

  • Os signos mveis ou cardiais so ries, Cncer, Libra e Capri-crnio. Implicam em pressgios e, quanto ao carter d o homem, emmudana e inconstncia.

    Os signos fixos, Touro, Leo, Escorpio e Aqurio indicam bensduradouros e tornam o homem constante, firme e perseverante.

    Por ltimo, os signos comuns, Gmeos, Virgem, Sagitrio e Pei-xes produzem efeitos mistos, moderados e variveis.

    18

  • De 22 de maro a 20 de abril

    RIES

    SIGNO DO FOGO, SOB A DOMINANTE DE MARTE

    Dominado por Marte, planeta da guerra e da ao, da energia,valor e vontade.

    19

  • 20

  • CARTER EXCEPCIONALFora Poder xito

    ZolaGoya

    Anatole FranceBach

    HaydnVertaine

    Mximo GorkiChaplin

    Von BraunDescartes

    ries, signo do fogo, d incio ao Zodaco, seguindo assim aspegadas da criao: no princpio reinava a fora descontrolada; Deus,pela prpria vontade, harmonizou a fora. e transformou-a em luz.

    A expresso da fora escolheu por sede o planeta Marte. E osigno de ries a ele corresponde em virtude de sua natureza dinmica,rpida e ardente.. Os tipos a que d origem, mui diferentes conformepossuam ou no qualidades espirituais, distinguem-se pela vontade eesprito empreendedor.

    Os que nascem sob este signo, homens ou mulheres, personifi-cam a fora vital e como que instintivamente dirigem os outros. Quali-dades caractersticas dos que nascem sob o signo de ries, sejamhomens ou mulheres, so o desejo de domnio, a sinceridade nas pai-xes, o otimismo, a ambio e o idealismo; tudo isso, contudo, comcerta tendncia ao exagero e a impulsividade.

    O tipo ries revela generosidade provada, se nem sempre emquestes de dinheiro pelo menos sob outros aspectos: pode, por exem-plo, sacrificar-se no trabalho em proveito dos companheiros. Manifestasempre generosidade em relao a pessoas que estejam sob suas or-dens. Tem base moral ou religiosa que respeita, mesmo quando seafasta sensivelmente da ortodoxia.

    21

  • Para quem nasceu em ries natural, depois de troca de palavrasdesagradveis com algum, portar-se amigavelmente como se nadahouvera sucedido. Assim se d porque, devido tendncia, agressivi-dade e violncia, procede sem verdadeira malcia, sem refletir e semlevar em conta a susceptibilidade do prximo. ao sucede a refle-xo, procurando ento o que nasce em ries reduzir ao mnimo agravidade da ao cometida: no imagina que os outros possam guar-dar-lhe rancor. Em resumo ele mesmo se justifica.

    Sente a necessidade de estar constantemente em ao. Tem prazerem empreender, mas uma vez alcanado o objetivo abandonado gosto-samente para dirigir as vistas para outros fins. Tal atitude pode redun-dar-lhe em prejuzo da situao econmica. Vive no presente, esqueceo passado e s se interessa pelo futuro quando se converte em realida-de. Se estiver dominado por chefes ou sujeito vontade alheia, noconseguir nunca adaptar-se situao conservando-se de mau humor,desanimado e impaciente. Bem conhecida a sede de justia de quemnasce em ries. Uma questo judicial pode obsec-lo ou provocar-lheesgotamento nervoso se, obrigado a longa espera, no puder passar aoataque. Se intervier nela, complicar a situao, visto como a falta deflexibilidade e de diplomacia criaro novos obstculos. Sem dvidaalguma, preferir um prejuzo material a essa expectativa extenuante.

    Homem ou mulher nascido em ries, mais do que os que perten-cem a qualquer outro signo, faz do trabalho a. razo principal da vida.No o assustam as dificuldades e quando parece que vai sucumbirdiante delas, descobre foras suficientes para cobrar nimo e venc-las. No caso de perigoso desequilbrio financeiro capaz de consolidara posio. Modelo de vontade, a fora de concentrao que possuipode lev-lo a subir aos mais altos postos nas profisses que se lheoferecem. Que profisses? Quase todas. Em todos os campos em queh necessidade de personagem brilhante para dirigir outras pessoas,encontra-se algum nascido sob ries. A fora que possui torna-o sermagntico e magnetizante. capaz de dominar o pblico, os colabora-dores e os chefes. Homens dessa espcie encontram-se igualmente nacirurgia, nos bancos, na magistratura, exrcito, metalurgia, medicina:nenhum outro signo do Zodaco produz tantos mdicos como este.Todos se fazem notar pela rapidez dos diagnsticos, que quase sempre,quando analisados, se revelam exatos. Mas as profisses mais abstra-

    22

  • tas, como a publicidade, o jornalismo e as artes, longe esto de lhesserem vedadas. Notveis indivduos, nascidos, sob o signo de riesdominam o maior nmero de assuntos, por assim dizer, simultanea-mente. A mobilidade de esprito que possuem tornou-se lendria. Tos-canini, o grande regente de orquestra nasceu sob este signo, comotambm Karajan. Quem nasce sob ries ser homem de ao sempreque lhe seja dado dirigir sozinho a orquestra ou o combate.

    No se presta para juntar-se comunidade ou ao sindicato.Apraz-lhe que o sigam mas no gosta de seguir a outrem, Por vezes tirnico. Mau mediador, no se acomoda humildemente ao sociallenta e continuada. Falta-lhe capacidade para controlar-se e no contacom meio algum de ao discreta e a longo prazo. Impulsivo e genial,deve tantos triunfos inspirao imediata que sente dificuldade emplanear qualquer ao a longo prazo. Sendo igualmente orgulhoso, temsempre necessidade do xito para manter-se em forma e governar ainteligncia e os dotes que possui. , porm, mais complexo do queparece: assim o demonstra a fragilidade de seu sistema nervoso.

    Impossvel de explicar pela razo o que prova lhe assinalaremo destino acontecimentos estranhos freqentemente a nostalgia aba-te quem nasce sob este signo, fazendo-o mergulhar na depresso. Essesesgotamentos nervosos, cuja origem psquica no oferece a menor d-vida, marcam com uma nota de angstia estes caracteres, embora bemdelineados e extraordinariamente concretos. Nos momentos de depres-so total, no podendo mais contar com as foras inatas exuberantesfica reduzida a uma alma a sofrer, totalmente desamparada, a suplicarauxlio. Tal fenmeno explicvel. Como consumiu todas as forasmarcianas na luta e na ao para conquistar o xito material, chega aum momento na vida em que fica desamparado dos recursos habituais:vivacidade, entusiasmo, necessidade de tomar a iniciativa. Passa entoa formular perguntas a si prprio e esse grande lutador costuma sentira necessidade de grandes idias, de ideais e, em resumo da idealizaoda prpria vida. Alm da sua grande atividade parece que deve haveralgo mais. Poder alcan-lo? E sobretudo por que meios o consegui-r? Pela meditao? Pela religio? Pela filosofia? Realizando obrassociais?

    23

  • A meio caminho da vida nem mesmo sabe. juntar-se-, porm aqualquer pessoa que o ajude a aproximar-se da nova necessidade quelhe domina o esprito, para humanizar a vida, para retroceder.

    Em certas ocasies, embora seja necessrio admitir que raramen-te, o amor lhe oferece a soluo de todos os problemas. raro queassim acontea, eis que o mundo do amor lhe privativo, diferindodaquele em que vive a maior parte dos mortais. O homem nascido sobries exerce poderosa atrao sobre as mulheres, que o acham fasci-nante e sedutor, tanto pela espontaneidade quanto pela fora magnti-ca. Alm disso, apaixona-se arrebadatamente e sem reservas. Por igualo dominam tanto as grandes paixes como a temvel loucura do cime.

    Se a fidelidade no o seu forte, deve-se tanto aos motivos queacabamos de expor quanto vaidade. A esta porque freqentemente sejulga obrigado a desempenhar o papel que lhe atribui a posio social,e a ceder s tentaes que lhe do prestgio. Tais aventuras, emgeral, no tm importncia esquecendo-as com a mesma rapidez comque as empreendeu. Nota-se uma exceo: que se apaixone por um sermais misterioso do que ele, um pouco mdium, um pouco oculto, devida interior intensa e que possua viso supraterrestre de tudo. Nestecaso, seu esprito, cansado de errar de um lado para outro, poderachar neste ser um ponto de fixao e, pela primeira vez, ele quesempre ajudou a outros, encontrar ajuda verdadeira.

    No sendo assim, um matrimnio normal passar por altos ebaixos, devidos ao carter de quem nasce sob ries. Se a unio semantm, converter-se- durante o segundo perodo do matrimnio, emcompanheiro fiel e excelente, tanto mais que, extintas as foras com-bativas de que dispunha, experimenta relaxao, deixando que falem aternura e a linguagem dos sentimentos.

    Em geral d mais importncia aos amigos do que aos membrosda famlia a que pertence, seja porque as recordaes da infncia nose mostrem bastante alegres, seja porque o destino o leve a afastar-sedos pais. Tal o motivo por que sente verdadeira afeio pelas pessoascom quem se aparentou em virtude do casamento.

    24

  • Signos favorveis a quem nasce sob riesOs signos favorveis so: Leo, Sagitrio, Gmeos e Aqurio.

    Tem freqentemente conflitos com os que nascem sob Cncer, Capri-crnio e Libra.

    A unio de Leo signo do corao com ries, signo da cabe-a forma o binmio corao-cabea A unio com Sagitrio exce-lente, porque este, com a sua sabedoria, filosofia e tranqilidade, mo-dera aquele. Enquanto que os Gmeos e o Aqurio, dispondo de paci-ncia, contm, mais do que qualquer outro, a impetuosidade de ries.

    Com Libra haver grande atrao fsica e possibilidade de cho-que imediato ou de entendimento profundo. Com os Peixes ou o Tourogrande compreenso e afinidade de gostos, mas possibilidade de cho-ques, em particular com os Peixes.

    compreenso inicial com o signo de Virgem segue-se um res-friamento provocado em grande parte pelo sentimento crtico dos quenascem sol, este sigilo, que consegue destruir com facilidade o idealis-mo dos que nascem sob ries.

    So numerosas as unies com o Escorpio, visto como, mesmoquando os caracteres dos dois signos so diferentes, originam-se afini-dades devidas a intensidades dos sentimentos.

    unio com Cncer e com Capricrnio mais complicada: nemos casamentos nem as unies conseguem resistir bastante. Com os quenascem sob estes signos os de ries estabelecem amizades duradouras,irias a boa harmonia fsica e sentimental cede ao desgaste.

    A mulher que nasce sob ries ativaQuase todas as mulheres que nascem sob ries abraam uma

    profisso. Como so ativas, por igual com os homens nascidos sob estesigno, encontrmo-las em todos os terrenos, sobretudo nas profisses ecargos mais prprios dos homens, aos quais superam freqentementeem habilidade. Seria fcil encontr-las na Cruz Vermelha, no exerccioda medicina, nos diferentes ramos da cincia e nas instituies deassistncia. Podem ser fotgrafas, jornalistas, decoradouras, artistas,ou ento ocupar-se de modas com originalidade notvel.

    A mulher que nasce sob ries pode ser excelente organizadorado lar, mas sente-se pouco inclinada a acompanhar a marcha dos deta-

    25

  • lhes cotidianos. Participa das inclinaes poticas dos primitivos namaneira de viver, alimentar-se e vestir-se. Prefere os tons vivos. A corpreferida o vermelho em todos os matizes. As pedras preciosas deque gosta so: rubi, granada e cornalina. Inclina-se mais para o que prtico e simples do que para a excentricidade.

    Sente grande atrao pela arte. Nas criaes artsticas revela vi-gor, vivacidade e naturalidade, dentro de orientao independente. tambm capaz de dedicar-se a um artista, escritor ou msico, paraviver feliz e sem grandes necessidades. Quanto ao carter possui osmesmos dotes que os homens nascidos sob este signo.

    Talvez seja este o motivo de pretender assumir papel autoritriono matrimnio. Pelo temperamento independente, sincero e espont-neo, embora por vezes demasiado impetuoso, antes do casamento ver-se- rodeada de admiradores, na maioria inteligentes e atraentes, masfracos e pouco confiantes em si. Ela os ajudar a organizar-se e asituar-se na vida; assumir tambm o papel de protetora. Com efeito,embora possua grande sensibilidade e sensualidade bastante femininas,a mentalidade e o modo de conduzir-se so freqentemente masculi-nos. A mulher deste signo procura na realidade um carter mais forte,ao qual se adapte e que a domine, pelo menos espiritualmente. Nocostuma ter muitos filhos, mas estes a estimam e respeitam, emboraela se mostre pouco me no sentido clssico da palavra.

    Sade dos que nascem sob riesOs que nascem sob ries possuem sade muito curiosa, sofrem

    dores de cabea, dos olhos, que tm delicados, da boca e do aparelhodigestivo (fgado, estmago, intestinos), bem como de molstias rpi-das, acessos de febre, que s vezes desaparecem, mesmo antes que selhes aplique qualquer remdio. Mas cuidado, quem nasce sob ries,apesar dessa m sade de ferro no doente imaginrio. Tem sim-plesmente sensibilidade nervosa to aguda que provoca indisposiespassageiras, embora deva sempre verificar a natureza do mal.

    Se o leitor nasceu sob o signo de ries aprenda a ter pacincia seno quiser tudo perder devido irascibilidade. Medite a respeito daprpria existncia. Se jovem continue a lutar, construa, organize avida, os xitos e ponha em ao todas as foras vivas de que dispe; de

    26

  • qualquer maneira, no ter outro remdio seno assim fazer. Se no bastante jovem, no procure levar por diante a todo custo a vida inte-rior e a vida social. Proceda com menos precipitao, conceda a siprprio um pouco de tempo para meditao e interesse pelos livros,pelas artes e pela msica; oferea a si prprio a oportunidade de passarda atividade intensa e exterior para a vida espiritual, acalmando dessemodo as angstias: o horror fuga do tempo e inao. Precisa trans-formar as foras ativas em reflexo e a espontaneidade em madureza.Desse modo a inteligncia sair ganhando e o leitor ou a leitora trans-formar-se- em perfeito cavalheiro ou grande senhora, possuindo tantoo poder material quanto o espiritual.

    Em vrias religies, considerava-se o smbolo deste signo comoo animal do sacrifcio. Para o cristianismo o smbolo de So Pedro,da luta que teve de sustentar e o elo ideal da unio com So Joo,expresso mxima do amor e da espiritualidade. Ao meio do caminhoda vida h de passar por grandes provaes espirituais e talvez experi-mente to grandes transformaes que a vida se lhe modificar com-pletamente.

    Crianas nascidas sob o signo de ries: foras a utilizarNo tm como caracterstica a dificuldade de compreender-se.

    Mas tal se d por isso que no fcil aos pais acompanhar-lhes a curvade vitalidade, interrompida por bruscas prostraes nervosas, exceto sefor possvel constrang-los rigorosamente vida normal, precisamenteporque o excesso de vitalidade no tem qualquer ponto vulnervel.

    Os que nascem sob ries possuem a alegria de viver, visto comoeste signo corresponde ao despertar da Primavera. Fora, dinamismo,carter exuberante.

    Nas diverses ou nos esportes manifestam amor pela luta (so osque comeam a atirar) e horror pelo repouso. Sentem-se orgulhososdas possibilidades da vida. Encontra-se dificuldade em organizar racio-nalmente as frias dos jovens nascidos sob Aries, que no sabem nun-ca deter-se.

    O menino nascido sob Aries no positivamente indcil, masno pode conceber, em plena vitalidade, que deva adaptar-se a umaordem social determinada, seja da famlia ou da escola.

    27

  • Com ele no se conseguem jamais bons resultados com ordembreve, simples, rigorosa. Como inteligente, prefervel dar-lhe expli-caes, procurando conseguir que obedea por meio da compreenso.

    Como lhe falta a malcia, afetuoso, mas cheio de pudor. preciso saber consol-lo, visto como freqentemente se v desiludidoem amizades e admiraes infantis. Entrega-se sempre totalmente epe o corao em cada um dos atos que pratica.

    Ao atingir a adolescncia, lana-se contra qualquer obstculo,escolhe os caminhos mais difceis e profisses totalmente inacessveis,entrando em conflito com os pais. Se estes no souberem amoldar-se atais caracteres inteirios, produzir-se- a ruptura e o ressentimento porparte desses adolescentes, que continuaro a viver solitariamente.Deve pensar-se, se no se quiser chegar a tais extremos, na fogosidadedo potro novo, afrouxando-lhe as rdeas, sem, contudo, solt-las intei-ramente.

    De grande auxlio para os pais sero a natureza, os esportes, asviagens, o artesanato e a habilidade de desviar para um desses leitos acorrenteza excepcional de energia, que preciso canalizar, utilizar etransformar em ao eficaz.

    Durante a adolescncia quem nasce sob ries deve ser sbrio,bebendo pouco.

    28

  • De 21 de abril a 21 de maio

    TOURO

    SIGNO DA TERRA, SOB A DOMINANTE DE VNUS

    Vnus planeta enfeitiador, que distribui toda sorte de encantos.Deusa do Amor, das Belas Artes, da Poesia e da Bondade.

    29

  • 30

  • CARTER CONTRADITRIORealista e Vulnervel

    Maria Tereza da ustriaMacchiavel

    Carlos MarxLenine

    MarconiSamuel MorseHenri Dunant

    FreudBalzac

    Signo da Terra, o Touro deve a esse parentesco firme a fora e aconstncia, o bom sentimento e o esprito prtico. Dominado, contudo,por Vnus, o Touro no se apresenta como grande signo s por si,como seria possvel acreditar-se. Vnus planeta de influncias pode-rosas, que marca profundamente os filhos. Ao Touro duro e firme,Vnus comunica suavidade, graa e gosto pelos prazeres, sensualidade,capacidade de amor, e certa dose de negligncia, desordem e debilida-de.

    Este duplo apadrinhamento transforma, portanto, o Touro em si-gno de grande complexidade, e o encanto um pouco desconcertanteque possui reside precisamente em achar-se nele fora exemplar egrande abandono. Como aprecia o concreto organiza-se segundo a co-modidade material, que acaba convertendo-se em apetite pelo luxo porvezes desenfreado, devido malcia de Vnus. Tudo assim sucede navida de quem nasce sob o signo do Touro: solidamente materialistamas pe sempre uma nota de beleza, arte e poesia no cotidiano. Se spode comprar uma mesa de madeira branca, pe-lhe por cima um panode veludo purpurino. Quem nasce sob o signo de Touro desse modo,exagerado na riqueza, inspirado na pobreza. Como possui o sentimentodos tesouros, adora os ganhos e fica possudo pelo instinto da posse.

    31

  • O Touro gosta das tradiesNo h dvida alguma que quem nasce sob o signo do Touro

    gosta das tradies, sejam de famlia, sejam sociais. Orgulha-se- depo-sio e das prerrogativas. Tal acontece porque representa a vida s,conservadora, conforme se desenvolve em ambiente determinado e demodo bastante conciliador.

    Procura atingir o objetivo com vontade e tenacidade devidas grande resistncia fsica de que dispe, calma e pacincia, somenteinterrompidas por ataques repentinos de clera, dos quais no deixanunca de arrepender-se, passando a domin-los melhor medida quevai adquirindo madureza.

    Donde tira quem nasce sob o signo do Touro tantas foras ines-gotveis? Da Terra. Assemelha-se rvore de razes profundas, quecolhe e absorve as substncias do solo.

    O Touro no campoPor outro lado, ama profundamente a Terra, seja que se orgulhe

    do prprio lar, que defende com energia, seja que se dedique realmente explorao agrcola. Intimamente ligado natureza, que sente pro-fundamente como necessidade e complemento indispensveis da pr-pria vida, quem nasce sob o signo do Touro pode tornar-se modestolavrador, dos que possuem virtudes acrisoladas ou ento fazendeiroimportante que saber valorizar regies inteiras anteriormente abando-nadas.

    Pelos mesmos motivos, muito embora viva ao ritmo da naturezae suas estaes, possui um dom que o oriente para as terras ricas,evitando as pouco frteis. Parece mago. Far de fazendas abandonadasexploraes modelares, cujas colheitas se multiplicaro. O simples fatode cultivar nos fins de semana pequeno jardim pode proporcionar aoque nasceu sob o signo do Touro a prpria renovao das foras..Todavia este sentimento pela terra no est isento de perigo. Podeconvert-lo em colonizador, orgulhoso, prdigo em generosidades ou,ao contrrio, em possuidor de terras ambicioso e avarento. O mvel,porm, ser idntico; acumular riquezas e conservar a terra, para si epara os herdeiros. Possessrio em grau extremo, tem muito zelo pelosseus bens. E mais comumente do que se acredita, tormento sombrio o

    32

  • corri, emprestando-lhe, sob certos aspectos, algo de personagem deBalzac. Nele se ope a necessidade de adquirir ao desejo de gozos esentimento de luxo.

    O Touro na cidade

    Se no ceder tentao do absoluto, quem nasce sob o signo doTouro ser cidado apurado e magnfico. Neste caso Vnus supera aTerra. Diletante, enamorado da vida, realiza uma transmutao dasprprias foras no sentido do sucesso e dos negcios. Empreendedorde esprito largo, possuindo o sentimento inato dos bons negcios, comele se depara nas esferas mais elevadas do mundo. Mesmo quando setrata de um sapateiro, possuir a melhor clientela do bairro e as solasque aplicar sero as melhores e mais slidas, visto como quem nascesob o signo do Touro no engana nunca em relao natureza dotrabalho que executa.

    Associa-se com facilidade a pessoas importantes. Cultiva as rela-es. Sabe ser til com encanto e simpatia. Excelente colaborador,esprito positivo, granjeia a confiana de todos ao dar essa extraordin-ria impresso de solidez. E assim acontece, em primeiro lugar por serreservado por natureza. Se d a impresso de falar muito , na realida-de, reservado e discreto. Trata da sua situao, mas no se mostranunca mesquinho. Se, entretanto, lana a prpria fora, lenta e con-centrada, em torno a um nico objetivo, consegue poder de realizaoque raramente se encontra nos seres humanos. Assim a tal ponto quepode s vezes adoecer por falta de discernimento. Superpe-se, porm,a todas as dificuldades e a todos os duros golpes do destino, com oinstinto de um animal que sabe proteger-se cegamente.

    Vulnervel

    Quem nasce sob o signo do Touro, apesar de ser to duro emcertas ocasies terrvel e mesmo perigosamente vulnervel. Entretan-to, custa-lhe muito no se entregar boa mesa ou aos bons vinhos. Ainclinao pelos bons pratos pode apoderar-se dele, correndo no s orisco de engordar mas a sensualidade com que se entrega ao ato decomer ou de beber capaz de lev-lo total intemperana. De igual

    33

  • maneira vulnervel aos encantos de terceiros; pode interessar-se oudesinteressar-se, at levar vida sentimental inescrupulosa e mais doque turbulenta. A fim de vencer essa dupla personalidade, capaz derefazer-se e conter-se, especialmente se existirem slidos laos de fa-mlia. Caso contrrio poder ver-se arrastado maior imoralidade eluxria.

    Vida em famliaQuem nasce sob o signo do Touro , como marido, autoritrio;

    exigindo da esposa completa submisso; se no o consegue obstina-seat pr em perigo o matrimnio. No gosta de discusses, ofende-sefacilmente, poucas vezes perdoa e no admite conselhos de bom grado;mas ser atencioso e generoso para com a mulher que amar: presentes,jias, perfumes, flores e peles. Quando feliz no matrimnio ser fiel eisto pouco lhe custa, porquanto no lhe agrada, uma vez estabelecidosocialmente, ver-se arrastado aventura, visto como as suas preocupa-es primordiais consistem sempre na posio, na famlia, nos filhos eno lar. Costuma ser pai feliz, tendo raramente problemas graves comos filhos; as relaes com eles so fceis, sobretudo quando crescem.Em compensao difcil como irmo, por pretender dar conselhos oufazer prevalecer pontos de vista prprios. Com os pais tem os mesmosproblemas e dificuldades.

    Vida SocialTem altos e baixos. Quase sempre tem inteno determinada no

    desejo de acumular certa fortuna. A primeira parte de sua vida seassinala pela. incerteza embora muita vez receba heranas, rendas ouimportncias. Sob este aspecto ter de desconfiar das especulaes edos processos longos e dispendiosos. Nos negcios cria freqentemen-te inimigos devido ao carter obstinado que possui e que s vezes fazdele indivduo de trato difcil. Rompe amizades que nunca mais reata,porquanto se nega a transigir.

    34

  • Ocupaes de quem nasce sob o signo do TouroEntre as pessoas que nascem sob o signo do Touro contam-se

    polticos notveis, frequentemente partidrios de idias revolucionri-as. Os grandes banqueiros podem pertencer a este signo; sabem fazer odinheiro render e organizam a marcha dos negcios com certa naturali-dade que no se encontra nos que nascem sob qualquer outro signo.No sentem inclinao pela especulao nem pelos jogos de azar maspossuem grande intuio para as inverses.

    Alm disso, os que nascem sob o signo do Touro sentem-se atra-dos especialmente pelas artes de construo, arquitetura, decorao,desenho, pintura, escultura, antigidades, comrcio e negcio de ho-tis.

    Entre as artes, prefere a msica. A constituio fsica os fazgrandes cantores. Devido ao trax amplo, grande corpulncia e pesco-o de touro, desenvolvem-se neles perfeitamente as cordas vocais e alaringe, tornando-os os melhores intrpretes da msica de pera.

    Tambm os atraem o artesanato e a moda, sendo capazes de lhesimpor gosto apurado.

    Como esportista tambm o sua maneira no volante do carro(que troca dificilmente). motorista seguro, preferindo velocidade acontemplao da paisagem.

    Conjunes mais felizesSo as da Virgem, Capricrnio, Cncer e Peixes (pode casar-se

    com os que nascem sob estes signos), enquanto o Leo, Escorpio eAqurio no lhe do sorte.

    O Touro possui muitos pontos comuns com Aries, podendo, en-tretanto, a ele se opor violentamente. vantajosa a fuso nos domniosda atividade, aos quais ries traz dinamismo e o Touro estabilidade.

    Com os que nascem sob os Gmeos, o nascido sob o Touromantm excelentes relaes, mas contanto que somente se encontremde quando em vez, pois os Gmeos no querem ser absorvidos. Quemnasce sob o Cncer capaz de determinar forte corrente de simpatia.As relaes entre os que nascem sob estes dois signos consolidam-seem base de suave simplicidade. Os raros pontos de atrito que entre eles

    35

  • se produzem despertaro a fantasia do que nasceu sob Cncer emoposio ao realismo do que nasceu sob o signo do Touro.

    Com o Leo notam-se mais atritos do que acordo mtuo. Os quenascem sob um ou outro signo acham-se, com toda certeza, demasia-damente encastelados em suas posies para que admitam crtica rec-proca.

    O signo da Virgem suscita corrente de simpatia e compreenso;os dois signos possuem slido sentido prtico. Entendem-se bem e seassociam eficazmente para a defesa de interesses comuns. A unio favorvel graas grande elasticidade mental de quem nasce sob osigno da Virgem. Existem igualmente afinidades com Libra, vistocomo estes dois signos possuem a mesma sensibilidade. Tm gostoscomuns, embora os de Libra sejam mais apurados.

    Pode dar-se forte atrao mtua com o que nasce sob o signo doEscorpio ou, ao contrrio, profundo antagonismo, ruas nunca indife-rena. A unio costuma ser mui superficial com o Sagitrio. Com oCapricrnio o Touro forma geralmente associao estvel, que repousaem afinidades substanciais. O Aqurio encontra-se nos antpodas doTouro; quase impossvel harmonizar a paixo deste com a sensibili-dade espiritual daquele.

    A unio com o que nasce sob os Peixes slida no sensual eafetivo, bem como no que se refere compreenso mtua.

    Entre duas pessoas nascidas no Touro podem existir boa amizadee colaborao proveitosa. Apesar disso, o matrimnio entre elas ofere-ce riscos, porque as mulheres do Touro, e possuem as mesmas qualida-des dos homens nascidos sob esse signo, so ainda mais exclusivistasdo que eles.

    Mulher nascida sob o signo do Touro: encanto e seduo

    Possui a mesma natureza que o homem nascido sob o signo doTouro, acentuada pelo encanto de Vnus que a torna terrivelmentefeminina. O que no homem nascido sob o signo do Touro debilidade,nela converter-se em atrao e seduo.

    O amor pelas Belas Artes, pelos tecidos luxuosos, jardins flori-dos, residncias maravilhosas, boa cozinha e mesa bem enfeitada redo-

    36

  • bram os encantos desta mulher para os homens, que lhe apreciam oapuro e a arte de servir.

    preciso advertir que a mulher nascida sob o signo do Tourodeve combater a mesma tendncia obesidade acima referida.

    Esta filha de Vnus tambm ciumenta e possessria Com osfilhos corre o risco de tornar-se me absorvente, principalmente comos vares. De carter exclusivista e inteirio, para ela vale muito apalavra empenhada. Possui o sentimento da famlia (terrcola) e nogosta de ver o lar desfeito. Se tal se der, lutar para que tudo volte aoque deve ser.

    Conseguir xito nas profisses artsticas ou profissionais, bemcomo em qualquer ocupao feminina que exija intervenes decisivasda intuio e da sensibilidade.

    As mulheres que nascem sob o signo do Touro precisam, porvezes, da vontade construtiva, se esta tiver de conservar-se por muitotempo. Se no encontrarem o companheiro para a vida, correro operigo de deixar-se arrastar por paixes muita vez nefastas, de quedificilmente sairo vitoriosas visto se obstinarem no mal to fortemen-te quanto no bem.

    De porte sempre gracioso e geralmente mui belo, a mulher nasci-da sob o signo do Touro e de Vnus possui corao terno, tenaz nodio, tem esprito alegre e apetite sensual.

    Se o leitor encontrar um homem nascido sob o signo do Touroforte e vulnervel, amigo simptico e maravilhoso, h de verificar quealimenta ocultamente grande desejo secreto: realizar-se plenamente nopatriarcado. Se no for fundador de religio ou de sociedade filantrpi-ca, ser na famlia patriarca cnscio da misso que lhe incumbe. Masconservar sempre sentimento inato de justia e corao de ouro, por-que conhece as prprias fraquezas... e, por conseguinte, tambm as doprximo.

    As crianas nascidas sob o signo do Touro:amveis e gulosas

    No existe, a dizer a verdade, diferena profunda entre as crian-as e os adultos nascidos sob o signo do Touro. O carter, com asdebilidades e a fortaleza, neles se acusa desde que nascem: tenacidade,

    37

  • sensualidade, amor justia, como igualmente inclinao comodida-de, boa mesa e indolncia. Quando jovens revelam glutonaria um tantoinquietadora.

    Para educ-los bem, preciso, indiscutivelmente, sobre eles exer-cer grande autoridade, visando a disciplinar-lhes o imenso apego aosbens materiais.

    O maior servio que se pode prestar-lhes consiste em impor-lhesdesde muito cedo o mais rigoroso regime alimentcio, visto como aoatingirem a maioridade experimentaro inclinao desmedida pelosprazeres da mesa.

    So crianas encantadoras, que seduzem facilmente os pais esabem deles conseguir tudo quanto querem.

    Convm despertar-lhes interesse pelos esportes, para combater anegligncia e a falta de desejo de mover-se.

    As meninas mostram-se precocemente faceiras, gostando desdemuito cedo dos vestidos, jias e futilidades.

    Antes de atingirem a estabilidade, os meninos deste signo reve-lam grande sensibilidade e os desgostos que a eles se causam podemtorn-los suscetveis e em certas ocasies, rancorosos.

    Felizmente, o que grande vantagem, adoram a natureza, osanimais, as flores, o jardim... E deles obtm serenidade.

    Sade de quem nasce sob o TouroAs molstias de que sofre quem nasce sob o signo do Touro

    devem-se em grande parte aos excessos cometidos na mesa: em comere em beber. Mostra predisposio corpulncia, m circulao, safees da garganta e s vertigens. Os rgos dominados por estesigno, e, em conseqncia, os mais sensveis, so a garganta, os rins enas pessoas nascidas depois de dez de Maio, os olhos. O Touro contacom grandes reservas de energia e com uma capacidade de recupera-o que lhe permite sobrepor-se com facilidade s enfermidades, mes-mo quando de grande durao. Quase todos vivem muitos anos.

    38

  • De 22 de maio a 21 de junho

    GMEOS

    SIGNO DO AR, SOB A DOMINANTE DE MERCRIO

    Dominado por Mercrio, planeta da inteligncia e do esprito

    39

  • 40

  • CARTER INACESSVELDualidade e Constante

    Franoise SaganFederico Garcia de Lorca

    PouchkineVelsquezGauguin

    Van GoghGrieg

    GounodSartreKafka

    Walt Whitman

    Este o primeiro signo do Zodaco representado por figura hu-mana: dois adolescentes que, segundo a mitologia grega, foram Castore Plux, mortal o primeiro e imortal o segundo. Dizem que, quandoCastor morreu, Plux desesperado porque no podia segui-lo, por serimortal, tanto pediu aos deuses que estes, comovidos por fidelidade togrande, lhe permitiram passasse um dia com o irmo no inferno e oseguinte com os deuses no Cu.

    Trata-se to-s de uma lenda; mas se se observar a mobilidadedos que nascem sob os Gmeos e sua natureza cheia de contrastes,parecem verdadeiramente dotados das caractersticas que personifi-cam: duplos, alternados, violentamente opostos, infinitamente misteri-osos.

    Mercrio, planeta da inteligncia e do movimento, predominasobre os Gmeos e por acrscimo, aumenta o extraordinrio poder dedesdobramento que possui. Aos que nascem sob este signo torna inteli-gentes, versteis e interessados sempre por vrias questes ao mesmotempo. A necessidade de desenvolver a atividade mental em novosdomnios pode conduzir os nascidos sob este signo a conhecimentossuperficiais. Sentem curiosidade por tudo, aprendem lnguas com faci-

    41

  • lidade e adaptam-se rapidamente a todas as situaes. Mas estes doisseres em um s, que tm de afrontar igualmente dificuldades duplas,sofrem as conseqncias dessa qualidade de carter, de que lhes proce-de a indeciso e insegurana.

    Tais circunstncias pem uma dupla pergunta, fundamental noque diz respeito a este signo: So felizes os que nascem sob os Gme-os? Tem-se felicidade com eles? Para responder a tais perguntas, ne-cessrio se torna definir este tipo humano, to curioso como evasivo,penetrar-lhe a natureza cativante e o temperamento forte e violento, dereaes imprevisveis.

    Nos casos de dualidade menor, o tipo dos Gmeos , em conse-qncia, mais harmonioso; possui ento constncia e tenacidade. Dequalquer maneira, porm, irritvel, nervoso, atravessando estadosnervosos que provocam uma espcie de mania de perseguio.

    Se quem nascer sob o signo dos Gmeos for muito intelectual,precisar esforar-se para criar e concentrar-se para produzir. V-seatormentado constantemente por um sentimento de insegurana quecorre o perigo de converter-se em obsesso. vtima da necessidadede busca contnua. A tenso nervosa em que vive contra a vontadepode degenerar em neurastenia, em idia fixa.

    Em conseqncia, este signo produz variada gama de tipos huma-nos, que vai desde o brilhante e refletido, do que resolve todos osproblemas como por manobras ocultas, ao que consome a existnciano altar de uma causa perdida. O carter de quem nasce sob os Gme-os pode ir desde a retido moral exemplar at uma espcie de compla-cncia, desde a evoluo do pensamento quase espiritual at grandeincoerncia mental. Nenhum outro signo comporta de tal maneira dis-cordncias maiores e mais imprevistas. Dessa natureza dupla procedeo encanto dos Gmeos, difceis de entender, que to depressa muitoentregam de si mesmos quanto com a mesma rapidez se afastam semque se possa saber por que motivo, mergulhando aos que deles gostamem um mar de dvidas.

    Os que, nascem sob os Gmeos, que sempre se ter de conquistare reconquistar, so companheiros cativantes, amigos to rapidamentedifceis como serviais. Possuem a graa enigmtica dos que afastamqualquer compromisso afetivo.

    42

  • Os que nascem sob os Gmeos tm necessidade de saber-se ama-do e protegido, sem que tenha forosamente de responder por igualmaneira, visto como , em geral, demasiado mental e pouco dado aefuses de ternura. Mas a necessidade de afeto leva-os em certas ocasi-es a suportar pessoas a quem no estimam por lhes parecer prefervel solido e falta de afeto. Tal situao de modo algum lhes pareceinjusta: gostam que os estimem, embora com certa altivez, mas com odesejo vivo e tranqilizador de no causar mal algum. Evidentementeo outro o que o estima, procurar sempre no olhar insondvel donascido sob os Gmeos uma resposta, um chamado, algo que no sernunca capaz, de ler nele, porque o olhar sedutor dos Gmeos todoseles possuem olhos estranhos , semelhana do Cu, da noite oudo infinito, profundo, desconcertante, encoberto, absoluto, rigorosoe magnificamente impessoal e mental.

    Todos e particularmente os astrlogos gostariam de saber o queso realmente os Gmeos. Tudo quanto deles se pode dizer que acolaborao com eles d resultados muito bons, sempre que algumesteja junto deles para reunir o que imaginam, utilizar as ondas queemitem ou, ao invs, para preparar todos os elementos de que voprecisar para se tornarem brilhantes, criadores e eficazes. raro quequem nasce sob os Gmeos possa fazer tudo. Embora seja acessvel atodas as teorias e a todos os ensinamentos, sua inteligncia privilegia-da no capaz de reter as idias, que lhe atravessam o intelecto e neleno permanecem.

    Essa inteligncia extraordinria uma espcie de estao de trn-sito, em que, por outro lado, no se detm pesares e lamentaes. Amudana e o ritmo seduzem a quem nasce sob os Gmeos.

    Admite com facilidade que nada eterno e tudo deve transfor-mar-se. No trabalho, os Gmeos. procuram o ideal, que para eles con-sistiria em uma combinao, trabalho-pensamento. A vida assimequilibrada torn-los-ia muito felizes.

    Embora paream indecisos e pouco perseverantes no trabalho,surpreendem pelo brio e rapidez de ao, bem como pela facilidadecom que terminam uma tarefa. Seu comportamento, nisto como emtudo mais, assinala-se pela dualidade inata.

    Pela habilidade e dinamismo, conseguem grande xito na ativida-de profissional. Apesar disso, frequentemente a mania de empreender

    43

  • diversas atividades ao mesmo tempo capaz de lev-los at a serperseguidos judicialmente e a dar origem a inimizades capazes detrazer-lhes grandes prejuzos.

    As profisses caractersticas deste signo conjugam-se ao mundoda dialtica, da cincia, da literatura e do jornalismo; trata-se, comfreqncia, de escritores, jornalistas, editores, livreiros, professores,oradores, advogados, atores, bailarinas, pintores e msicos. Trabalhamem agncias de viagens, no trnsito terrestre e na aviao. Seu destinoprofissional est subordinado s viagens e s relaes com outros pa-ses. Apesar disso, conforme dissemos acima, suas inclinaes no fi-cam satisfeitas com uma nica profisso, de sorte que se dedicam aoutras profisses anexas.

    Tendo todos em estima, o que nasce sob os Gmeos costuma serinconstante e volvel; nas relaes sentimentais no se comprometepor muito tempo principalmente se no for possvel transportar a pai-xo a um plano intelectual e se no sentir-se preso por afinidade inte-lectual. Tambm nele, como nos pequenos detalhes da vida cotidiana,se manifesta evidentemente a dualidade.

    No casamento prefere unir-se a pessoa tranqila, porque, de talmodo, em ambiente domstico sem nervosismo e calmo, encontrarcompreenso para as crises nervosas e para a mobilidade incessante,que lhe caracterizam a vida.

    Freqentemente se casa mais de uma vez, podendo o casamentoperigar em conseqncia do seu temperamento instvel e inquieto e daindiferena com que repentinamente trata o cnjuge. Como tende aarriscar-se, pode ver-se envolvido em aventuras complicadas.

    Mulher nascida sob os Gmeos: independenteVimos at aqui, no que respeita a ries e ao Touro, que as carac-

    tersticas das mulheres nascidas sob estes signos so bastante parecidass dos homens. O mesmo no sucede com todo os signos, e desde jassim acontece com os Gmeos, signo que favorece extremamente smulheres. Aqueles a quem a vida tenha proporcionado, no amor ou notrabalho, relao com mulheres nascidas sob este signo, no as des-mentiro. Criaturas misteriosas as mulheres dos Gmeos! Este gran-de signo feminino, como ries masculino. A mulher que nasce sob44

  • os Gmeos grandemente amiga, inteligente, viva, sensvel, perspicaz,alegre, otimista: com ela quase impossvel a gente aborrecer-se.

    capaz de entabular discusses sobre qualquer assunto, l muitoe est sempre ao corrente do que se passa. Freqentemente exerceatividade ou profisso. independente, tanto na conduta quanto nomodo de pensar.

    dessas pessoas que chamam a ateno e se fazem admirar pelainteligncia e finura do esprito, bem como pelos conselhos e pelaajuda que so capazes de oferecer. Tudo isso se deve tanto s suasqualidades inatas como possibilidade de recorrer ao largo crculo derelaes de amizade.

    Como intermedirias nas relaes excelente secretria que re-solve com habilidade os problemas do chefe; mas de grande impor-tncia que seu trabalho no seja montono, proporcionando-lhe grandenmero de derivaes ou aplicaes diversas que lhe permitam mlti-plas evases.

    Revela nos negcios habilidade consumada. jornalista, fotgra-fa, hoteleira; salienta-se no teatro, no cinema, no rdio, na televiso.Alm disso, sabe perfeitamente como combinar o trabalho domsticocom a atividade profissional.

    Muitos homens sentem-se atrados pela personalidade dessas mu-lheres, que quase sempre so altas e esbeltas, de feies irregulares, onariz um pouco largo e acentuado na parte inferior. Pelos gestos, ma-neiras rpidas e diversidade de atitudes possuem algo de felino.

    A mulher casada que nasceu sob os Gmeos sabe adaptar-se aoesposo e amoldar o temperamento semelhana do dele. A mentalida-de um pouco masculina, comporta certa segurana.

    Envelhece lentamente, visto conservar prolongada juventude, nos de corpo como tambm de esprito.

    Aborrece-se facilmente e por Isso necessita, uma vez casada, deuni crculo de amizades (que inclusive procura ampliar) de poder em-preender viagens, de dedicar-se cultura e de ter mil assuntos a queacudir.

    Se no conseguir o equilbrio ntimo, com o fito de chamar aateno torna-se particularmente agitada e descontente, assume atitu-des teatrais, acentua a personalidade, criticando e discutindo apaixona-damente.

    45

  • difcil ter certeza de que a mulher ou a moa dos Gmeosencontre a felicidade, mas perfeitamente capaz de situar-se depoisde tentativas ambiciosas, desempenhando com perfeio o papel quelhe tenha sido distribudo sem que ningum se no se tratar deamizade mais perspicaz possa perceber que a perfeio na ao e acoerncia extraordinria escondem nostalgia feroz. Quanto tempo du-ram essas tentativas? s vezes a vida inteira, s vezes s at o meio eamide se vem mulheres sensatas e admirveis que, aparentementesem explicao, comeam a praticar as maiores loucuras. So mulhe-res nascidas sob os Gmeos, vtimas da prpria dualidade, que rebentacomo bomba de exploso retardada.

    Seus signos favorveisConforme sucede com todos os outros signos, cabe predizer em

    princpio se as relaes que se estabelecem entre os que nascem sob osGmeos e os que pertencem a outros signos do Zodaco sero mais oumenos favorveis.

    As unies mais harmoniosas dos nascidos sob os Gmeos so asque se contraem com os que nascem sob ries, Libra, Aqurio e Leo;as menos harmoniosas, contraem-se com os que pertencem aos Peixes, Virgem e ao Sagitrio.

    Com o que nasce sob ries pode produzir-se simpatia recproca;a versatilidade desses dois signos comporta renovao continuada ebom entendimento.

    O que nasce sob os Gmeos pode achar muitos pontos de contatocom os nascidos sob o signo do Touro, tanto no espiritual quanto nosensual. Exige, contudo, que o do Touro refreie o carter ciumento edominador.

    Pode realizar-se boa unio com o tipo de Cncer. Conjugadoscolaboraro harmoniosamente, pela possibilidade de se imporem osdos Gmeos no domnio do esprito e os do Cncer no do afeto. Am-bos possuem em comum a inclinao pelas mudanas.

    O que nasce sob os Gmeos colabora com o do Leo em virtudeda identidade de pontos de vista na ao; a unio do esprito com afora, que s comporta riscos relativos. Se a atrao inicial for muitoforte ser difcil que no se produzam crises devido principalmente ao

    46

  • orgulho do tipo Leo, que se opor flexibilidade excessiva dos nasci-dos sob os Gmeos. pouco provvel que se desenvolvam vnculosharmoniosos com o signo da Virgem. Na realidade, o signo da Virgem demasiadamente pouco mental para os Gmeos, que por seu lado,so demasiado inquietos para aquele. difcil que entre esses doissignos se origine intimidade ardente.

    Os Gmeos e Libra podem entender-se perfeitamente porque am-bos esto sob a influncia da sensibilidade que o signo do ar confere.Possuem gostos e interesses comuns, bem como forte atrao fsica,que tornam oportuna e estvel a unio entre eles. Os Gmeos encon-tram amiudadamente compenetrao intelectual com o Escorpio; ape-sar disso, suas relaes podem romper-se em conseqncia das respec-tivas crticas e dos cimes do Escorpio. Numerosos pontos de contatounem o signo dos Gmeos com o do Sagitrio; colaborao recproca,afinidades materiais, inclinao pelas viagens e deslocamentos em ge-ral; apesar disso, a concepo da vida diferente, parecendo at queno falem a mesma linguagem.

    Com o signo de Capricrnio, a utilidade recproca no trabalhono basta para estabelecer compenetrao slida. So em demasia asquestes que os separam, sendo muito freqente coincidirem em umponto sem que cheguem a ver-se ou a compreender-se. So bem maisraros os casos em que se consegue vnculo profundo.

    Os Gmeos podem unir-se estreitamente com o Aqurio, princi-palmente se tm ideal comum a defender. Em geral, sentem-se atradospor afinidades de carter e de pensamento.

    Embora se sinta por ele atrado, o signo dos Peixes se encontraem plano demasiado diferente para que compreenda inteiramente oque nasce sob os Gmeos. Os nascidos sob estes dois signos podemviver juntos um do outro; mas sem comunho de idias e aspiraes,torna-se difcil a compreenso mtua.

    Os nascidos sob os Gmeos ligam-se raramente entre si; podempossuir muitas afinidades espirituais ou intelectuais, mas mais prov-vel que entre eles exista boa amizade do q e casamento. Este difcilporque, possuindo as mesmas qualidades e defeitos, acabam chocando-se sem poder complementar-se.

    47

  • Sade dos nascidos sob os GmeosAs molstias dos que nascem sob este signo so geralmente de

    origem nervosa; podem sofrer crises de ansiedade que tero repercus-ses nos intestinos e na digesto. Por outro lado, revelam predisposi-o por inflamaes e estados febris, especialmente em relao com asvias respiratrias e os pulmes. Muitas molstias de que sofrem sodevidas, igualmente, a excessos de toda espcie, como o fumo e abebida. Tm propenso ao reumatismo das espduas, dos braos e dasmos, bem como a pequenos acidentes.

    Podem melhorar consideravelmente o estado de sade por meiode exerccios de concentrao e de respirao pelo sistema ioga.

    Embora sejam comumente de constituio delicada, sem granderesistncia fsica, a profunda vitalidade nervosa e fisiolgica dos quenascem sol) os Gmeos lhes assegura fora considervel e longa vida.

    Reveste-se de importncia para os que nascem sob os Gmeosconseguir dominar o intelectualismo; abrir-se- ento para eles largocampo de conhecimentos, tornar-se-o profundos, espirituais e sua in-teligncia chegar, finalmente, a abraar todos os ramos da sabedoria.

    Podem converter-se em homens de letras espiritualistas, comoDante e Thomas Mann; podem sobressair na teologia (Santo Incio deLoyola, fundador da Companhia de Jesus) ou na jurisprudncia. Ne-nhum domnio lhe est fechado.

    Quem nasce sob os Gmeos capaz de extrair ensinamentosteis e edificantes no af da pesquisa e dos esforos interiores. Conver-te-se na prpria personificao de Mercrio, mensageiro dos deuses,rpido, inteligente e de memria pronta, possuindo o dom de conven-cer e da eloqncia fcil.

    Crianas nascidas sob os Gmeos: precocidade egentileza

    Desde os primeiros anos ou mesmo desde os primeiros meses, ascrianas nascidas sob os Gmeos mostram-se vivas, alegres e preco-ces, dotadas de vivacidade de esprito e observao. Gostam de mover-se e caminhar; os divertimentos preferidos so os que se realizam ao arlivre. Apaixonam-se, principalmente, pela leitura.

    48

  • Nas discusses inevitveis com os companheiros de diversesobstinam-se em fazer prevalecer o prprio ponto de vista, com o querevelam tendncia inata discusso.

    Embora lhes falte fora de concentrao, revelam grande facili-dade para os estudos, e tm to boa memria como se mostram Turbu-lentos na escola. Os professores os apreciam porque vem neles umvulco de iniciativas e de possibilidades a desenvolver.

    Como se interessam por tudo, a curiosidade uma das suas fra-quezas. So corteses, afetuosos e de bom carter. Aprendem rapida-mente como se devem comportar com os mais velhos e formam amplocrculo de amizades.

    Na primeira adolescncia, toda essa precocidade se transformaem vontade. Entre 12 e 13 anos o carter profundo deles se fixar bemclaramente e desde ento, com grande vontade e surpreendente perse-verana, se esforaro por alcanar o objetivo que lhes propuserem.

    Os pais das crianas nascidas sob os Gmeos devem evitar atendncia de mostrar admirao excessiva por essas crianas muitocomumente brilhantes e sedutoras. Torna-se necessria educao bas-tante rigorosa para que as suas grandes qualidades no se transformemem defeitos. A extraordinria facilidade de expresso poderia, porexemplo, converter-se em disperso e ociosa charlatanice.

    49

  • 50

  • De 22 de junho a 22 de junho

    CNCER

    SIGNO DA GUA, SOB A DOMINANTE DA LUA

    Dominado pela Lua, astro dos sonhos e dos rodopios da alma

  • 52

  • CARTER DIFCIL E RESERVADONatureza Imagiosa e Irreal

    Jlio CesarGaribaldi

    MazziniPearl Buck

    Herman HesseMarcel Proust

    Jean-Jacques RousseauGeorge SandHemingway

    Puccini

    O Cncer o signo mais estranho do Zodaco porque a Lua,rainha das noites e dos mundos csmicos, sobre ele influi dramatica-mente. A Lua comea a 22 de junho a ascenso para o maior poder quevai crescendo at 22 de julho. O Cncer assinala-se prodigiosamentepela importncia primordial desse corpo celeste, o mais ativo detodos e por ser o nico signo do Zodaco por baixo de sua dominante.A Lua, dominadora das foras naturais, da vida sentimental e da sensu-alidade, imprime impulsos to diversos aos que nascem sob Cncerque por vezes se tornam completamente incompreensveis para as pes-soas que os rodeiam. A Lua lhes confere mobilidade de esprito quechega ao extremo, intuio que quase dom de adivinhao e qualida-des de mdium que os condena a sofrer constantemente grande tensonervosa. Regula tambm a existncia feminina, a fertilidade, a gravi-dez e a maternidade.

    Se a influncia da Lua no se pudesse corrigir conforme suce-de na maioria dos casos por meio de um dos seus influxos benfi-cos, conduziria extravagncia, ao histerismo e s perturbaes men-tais. Especialmente no plenilnio e no quarto crescente, sua influnciareveste-se do carter mais nefasto para as pessoas hipersensveis, e por

    53

  • vezes conduz aos piores extremos os espritos desequilibrados (assassi-nos da Lua cheia).

    Que dizer dos estados de nimo de quem nasce sob o Cncer, queter de contar de antemo com esta verdadeira luz negra? Desde logodeve advertir-se que no nem ser nunca pessoa como as demais,porque a Lua a dotou dessa segunda natureza ao mesmo tempo prodi-giosa e perigosa que se chama imaginao.

    Quem nasce sob o signo de Cncer imaginoso ao ponto dechegar ao desdobramento da personalidade.

    Tal estado de sortilgio e uma inconscincia total produzem gran-de irritao nas pessoas que o rodeiam. Ser preciso renunciar, umavez por todas, lgica e ao raciocnio se se quiser viver em bonstermos com uma pessoa nascida sob o signo de Cncer, sendo forosoadmitir-lhe a sinceridade na instabilidade, a boa f na cegueira, de qued provas constantemente. Se os que viverem perto de algum nascidosob o signo de Cncer acreditarem que est dissimulando, tero perdi-do a partida, tornando-se cada vez maior a incompreenso. No dissi-mula de maneira alguma, nem age de m f. Limita-se simplesmente ecom a maior naturalidade a passar sem transio do racional ao irracio-nal. E precisamente porque neste ltimo que se move mais livremen-te, penetra em domnios inacessveis a qualquer esprito prosaico.

    Alm disso, o que nasce sob Cncer sofre, porque possui sensibi-lidade comparvel aos crculos concntricos provocados pela queda deuma pedra em um tanque de gua, crculos que vo aumentando at setornarem enormes. Como o eterno movimento das ondas, a vida dequem nasce sob Cncer uma sucesso de estados emotivos alterna-dos, visto como o menor acontecimento o impressiona. O que para osoutros significa muito pouco, adquire para ele importncia exagerada.Acusa estas manifestaes de hipersensibilidade principalmente na pri-meira juventude, quando ainda no fez mais do que passar de levepelas realidades da vida.

    Quem nasce sob o Cncer no conhece o sossego nem na infn-cia nem na adolescncia. Cada fato, cada pessoa, cada acontecimento para ele problema total. Depois, at os vinte anos, a vida adquire paraele certa forma. Parece sair d casulo, procurando um modo de viver,uma orientao, o que no se produzir sem dificuldades, tanto maisquanto o jovem nascido sob Cncer se v geralmente favorecido du-54

  • rante este perodo pela proteo moral e material, s vezes excessiva,dos que o rodeiam. O interesse em proteger o ,nascido sob Cncerconstitui movimento reflexo, por inspirar ternura, tendo algo do me-nino perdido no bosque, mas nem sempre d resultado marcar o mo-mento em que se deve faz-lo entrar em contato com a realidade.

    Ao sair destas primeiras dificuldades, o que nasce sob Cncerprocura imediatamente uma casa, um lar, porque precisa sentir-se am-parado, seguro, o que continua a ser uma proteo. A Casa, com mai-scula, desempenha alm disso papel importante na vida de quemnasce, sob Cncer, seja homem ou mulher. Adora a casa mas principal-mente certo cmodo determinado dentro dela.

    Se a casa for grande, escolher um cmodo livre de rudos, semluz excessiva e um pouco separado da vida da famlia, para instalar-see viver ali quase unicamente no seu refgio, que organizar e ornarconforme o prprio gosto. Dar trabalho faz-lo sair desse cmodo,salvo se o convidarem a realizar uma viagem por mar, visto comoadora a gua (embora no aprecie viagens muito demoradas). Se aindano casou, dificilmente se entender com a famlia, especialmente comirmos e irms. o bicho raro, a nota discordante em um meiofamiliar que nem sempre quer admitir a imensa particularidade do quenasceu sob Cncer.

    Para desempenhar o papel de homem ou de mulher e assumir asresponsabilidades de adulto, o que nasce sob Cncer deve superar, acusta de no pequeno esforo, as dificuldades interiores. Apesar de serbrilhante, perde-se em manobras falsas e em erros de orientao. Suainiciao profissional difcil, por faltar-lhe boa capacidade de adapta-o e de submisso e, ao invs, possui carter suscetvel. Contudo,manifesta enorme capacidade de trabalho e energia tenaz, logo que sesitue por si mesmo em trajetria determinada. na segunda metade davida que costuma colher os frutos de suas atividades, visto como ocupaa totalidade da primeira em buscar. Este esprito intuitivo pode de-sempenhar cargos polticos; pode, por exemplo, chegar aos mais altospostos na carreira pblica. A pacincia de formiga que possui lhe fazpreferir as carreiras que exigem amor particular por uma coleo qual-quer, como objetos ou uma arte. Os que nascem sob Cncer podem serantiqurios, colecionadores, pintores, escritores e msicos. Como ado-ram a arte culinria, podem ser gastrnomos, interessar-se por produ-

    55

  • tos alimentcios, indstria hoteleira e restaurantes. O bom gosto inatoos conduz tambm alta costura; a facilidade de sair de si mesmo arte cnica, comdia ou tragdia; o senti. mento do passado, arqueo-logia; o espiritualismo, ao trabalho nos hospitais, s obras de benefi-cncia e organizaes religiosas; o encanto pela gua, Marinha ouaos esportes nuticos; e a intuio Medicina. Podem ser poetas, massempre de inspirao romntica. Se forem artistas, os que viveremjunto deles tero de ser modelos de tato e sensibilidade... porquanto setrata de artistas com os quais ser muito difcil conviver, de sorte queser conveniente deix-los na atmosfera prpria, sem tentar faz-losmudar; no mximo poder-se- tentar estabelecer um pouco de ordemem torno deles. Com o que nasce sob Cncer de carter criador, aindaser mais necessrio do que com relao a outros tambm sob elenascidos, renunciar a faz-lo, dar-se conta do que de intil faz ou diz.Seu sistema fantstico de participar da vida o absorver at o ponto desufocar o sentimento crtico e por vezes at mesmo o gnio natural.

    O carter mauOs que pertencem a alguns outros signos do Zodaco so difceis,

    mas poucos se mostram to difceis como o de Cncer, dado o seu maucarter. Quem nasce sob Cncer exige respeito e somente a este preo possvel chegar a acordo com ele. As intimidades, a frieza, as grosse-rias e os maus modos, bem como a curiosidade no que entende com avida privada constituem outros tantos motivos de desacordo com ele.Os que nascem sob este signo nunca perdoam, sejam homens ou mu-lheres e. menos ainda esquecem. Guardam o que for mas chegar ummomento geralmente o mais doloroso para os outros em que lhesestimularo o rancor a ponto de se tornarem malvados. Orgulhoso aseu modo, o que nasce sob Cncer tem em grande conta a opinio quedele formam os outros. Ofende-lhe a tentativa de penetrar-lhe os pen-samentos, e leva a mal qualquer inteno de intimidade espiritual; noresponde a qualquer pergunta que lhe diga respeito e chega a tratarasperamente a quem insistir. Somente se deixa vencer se se souberconduzi-lo a ambiente de doura e tranqilidade. Todavia, carter todifcil pode revelar reaes surpreendentes: nos momentos de perigo, capaz de concentrar as foras e dar provas de disciplina exemplar, e at

    56

  • mesmo de grande dureza para consigo mesmo. Insacivel, de grandecapacidade de assimilao, memria infalvel e uma espcie de clarivi-dncia muitos mdiuns tm nascido sob Cncer tudo absorve esabe de tudo. Seu esprito no descansa nunca. Encerra-o todo em si,acumula pensamentos, idias e impresses. Possui muitas das caracte-rsticas do animal que o signo simboliza: o caranguejo. Como ele, andapara trs e esconde, como os magos, os prprios segredos.

    Matrimnio difcilNa realidade, quem nasce sob o signo de Cncer encontra muitas

    dificuldades para ser feliz no casamento, seja homem ou mulher. Ape-sar de tudo, no lhe falta possibilidade de xito. Signo atraente, osamores que inspira so tumultuosos e despontam sempre marcados poruma espcie de fatalidade que os torna difceis. Desperta paixes eprovoca movimentos impulsivos, embora freqentemente sem espe-ranas. Porque to atraente? Porque sublima e transfigura. Fazsurgir nos outros o melhor e s vezes o pior de todos os cimes. Emuma palavra, difcil fazer-se amar por um homem ou uma mulhernascidos sob Cncer, e ainda mais difcil continuar a am-los sempre.

    O homem deste signo possui quase sempre rosto agradvel echeio de simpatia. Bastante sensvel e afetuoso homem que procuracasamento por amor e que menos importncia d s condies econ-micas e sociais da companheira. Oculta a desconfiana inata sob amscara que lhe d a aparncia de pessoa serena e tranqila, at oextremo de tornar-se s vezes enfadonho; na realidade, no to-sdesconfiado mas muito orgulhoso, sendo difcil imaginar como sus-cetvel e at que ponto pode tornar-se enredado e menos razovelquando se sente ou se considera incompreendido.

    Aprecia a tranqilidade do lar, da famlia, dos filhos, da boa mesae de todas as comodidades que pode oferecer a vida de famlia; comu-mente se interessa pela arte culinria, na qual chega a salientar-se, bemcomo no arranjo da vida cotidiana.

    O casamento nem sempre bem sucedido, porque freqentemen-te ter de confrontar-se com uma companheira que se revele diferenteda que imaginou; por vezes, o fracasso do matrimnio deve-se a exi-gncias excessivas e loucas, e s dificuldades. com que se defronta a

    57

  • mulher, nem sempre bastante dctil para compreender os costumes enecessidades do marido. Realiza ento novas experincias sentimen-tais, no porque seja infiel por natureza, mas porque deseja encontrar amulher ideal.

    Signos favorveis para quem nasce sob o CncerDepois de um exame geral e aproximado dos veculos, mais ou

    menos favorveis que o nascido sob Cncer tem possibilidades decontrair com outros signos, de presumir boa harmonia com os quenascem sob o signo d Touro, Escorpio, Virgem e Peixes. Menosprovvel apresenta-se unio feliz com ries, Libra e Capricrnio. Boainteligncia com o que nasce sob ries rara devido diversidade deopinies e ao conflito que se produz entre os ideais de um e de outro.

    ries demasiado impulsivo para a suscetibilidade de Cncer.Podem, no obstante, criar-se laos entre eles em conseqncia daforte atrao fsica que experimentam reciprocamente, contanto que sevejam raramente.

    Existem muitas afinidades de carter entre os que nascem sobCncer e sob o Touro, mas sobretudo possuem interesses comuns notrabalho. Os dois gostam do lar, da vida confortvel e dos costumesadquiridos. Da a possibilidade de desenvolver-se forte compreensoafetiva entre eles, se ambas as partes conseguirem dominar o carterobstinado.

    Cncer pode estabelecer com os Gmeos slida amizade e mes-mo vnculos duradouros. Apesar disso, o interesse geralmente maissentimental e espiritual do que fsico, A veemncia e o temperamentoinquieto dos que nascem sob os Gmeos acham no Cncer freio eequilbrio.

    Entre duas pessoas nascidas sob o signo de Cncer estabelece-seboa amizade mas os casos de casamentos duradouros so bem maisraros.

    O Leo exerce sobre o Cncer grande atrao e com ele contraiamizade notvel. So muitas as atividades de que partilham no traba-lho. Entre estes dois signos pode nascer grande paixo ou matrimnioestvel.

    58

  • Cncer tem muitas afinidades com a Virgem. Apesar disso, suasrelaes encontraro dificuldades a princpio por causa da grande sen-sibilidade de um e de outro. O esprito crtico do signo da Virgem ferea suscetibilidade do de Cncer. Mas com o tempo chegar a reinarcerta harmonia entre eles.

    difcil para o que nasce sob o Cncer encontrar pontos decontato com quem nasce sob a Libra. Amide, depois de incios pro-missores surgem dificuldades. A isso se deve que quase nunca se possarealizar matrimnio feliz entre estes dois signos.

    Cncer possui inmeras afinidades com o Escorpio, que umsigno apaixonado, impulsivo, absorvente e caseiro. A unio entre elescostuma ser duradoura, embora com os do Escorpio possam surgircrises que, alis, so superveis.

    O signo do Sagitrio mostra-se bastante independente em relaoao de Cncer, mas podem uni-los excelentes relaes de amizade e detrabalho. Isto tambm porque muitas vezes o primeiro possui conside-rvel ascendente sobre o segundo, estimulando-o e transformando-o.

    Sente grande atrao pelo signo do Capricrnio, mas os doisvivem em mundos diferentes, e torna-se necessrio muito tempo eprofundo conhecimento recproco at que se possa chegar mtuacompreenso.

    Com o Aqurio, boa amizade. Entre estes dois signos podemestabelecer-se slidos vnculos sentimentais, contanto que se baseiemna compreenso e estima recprocas.

    Os do Cncer podem muito bem relacionar-se com os que nas-cem sob o signo dos Peixes, seja mediante laos de amizade, de com-penetrao no trabalho ou sentimentalmente. O matrimnio entre elestem possibilidade de ser feliz se os cnjuges no se obstinarem nosdetalhes.

    A mulher que nasce sob o Cncer: magia interiorA mulher que nasce sob o signo de Cncer partilha com o homem

    de todas as caractersticas que acabamos de indicar. Se as influnciasque recebe forem favorveis, ser meiga e materna, possuindo encantoambguo e olhar cheio de poesia. Se a Lua tiver maior influncia,ver-se- induzida, por igual ao homem nascido sob este signo, a toda

    59

  • espcie de experincias difceis, e ter de esforar-se muito para ven-cer os erros e a falta total de realismo. Mas a mulher nascida sob oCncer capaz de iluminar toda uma vida com a sua magia interior.

    Sade dos que nascem sob o signo de CncerOs que pertencem a este signo podem sofrer de enfermidades do

    estmago, ou dos brnquios, bem como de molstias linfticas, nutriti-vas ou das glndulas. Seus pontos fracos so o trax, o peito e os seios.

    Quem nasce sob o Cncer no possui sade de ferro, mas, aoinvs, certa fraqueza e inclinao s enfermidades. V-se afetado pormolstias s vezes imaginrias e de natureza nervosa. Tende a tudodramatizar, afigurando-se-lhe o menor mal-estar grave enfermidade.Apesar disso, a tenacidade o ajuda a superar tais situaes.

    As variaes da Lua, do primeiro ao ltimo quarto, I passandopela cheia, conferem a quem nasce sob o Cncer esse carter de aspec-tos to contraditrios. Se se conseguir considerar essa versatilidadecom a maior elasticidade possvel, sem contrari-la, podem encontrar-se neste signo personalidades de apaixonar, dignas de observao. Mas preciso no contar receber delas o auxlio que seria de esperar em ummomento dado. at mesmo curioso seja possvel sentir-se to-sjunto de algum nascido sob o signo de Cncer, seja homem ou mu-lher; mas podem recuperar-se e logo soltar todas as foras e ajud-los aalcanar ideal elevado, com admirvel esprito de sacrifcio.

    Se viver com os que nascem sob o signo de Cncer constituiaventura, tambm o para eles sustentarem-se e se compreenderem.Filhos da Lua e da noite, os que nascem sob o signo de Cncer somsticos que s vezes lanam a ncora e podem salvar-se.

    As crianas nascidas sob Cncer: difceis e sensveisAs crianas nascidas sob o signo de Cncer so hipersensveis e

    inquietas. preciso trat-las com muito tato. Como esto sujeitas acrises de excitao e nervosismo, tm necessidade de amor, afeto ecompreenso. Mas em ocasio oportuna, no se deve mim-las. Asimpatia, a compreenso, as palavras de consolo, so mais eficazes doque os beijos constantes. erro completo, atitude demasiadamente60

  • rspida, acompanhada de repreenses severas. Estas crianas precisamsentir-se amparadas para recuperarem a confiana em si mesmas pormeio de obsquios.

    So, em geral, pacficas e tranqilas; mas tambm amalucadas einconstantes. Dada a sua sensibilidade, podem sentir-se feridas facil-mente pelos companheiros de diverses ou pelos professores. Os paisno devem impressionar-se demasiadamente quando as virem chegarem casa lavadas em pranto. Geralmente errado defend-las quandoentram em choque com outras crianas; ao contrrio, ser preciso ensi-nar-lhes a se adaptarem s outras.

    Agrada s crianas nascidas sob o signo de Cncer os diverti-mentos tranqilos e os brinquedos. Sentem inclinao para se ocupa-rem com a casa e do provas de grande sensibilidade para com ani-mais, flores e plantas.

    Os pais das crianas nascidas sob este signo precisam ter sempremuita pacincia para compreender os filhos misteriosos. A tarefa deeducadores lhes apresentar dificuldades, da primeira infncia ado-lescncia. Evitar a ruptura ser sempre o objetivo a ter presente. Noser preciso dispensar muita ateno s crises, irias tambm no sedevem ignor-las: as crianas nascidas sob Cncer sentem inclinaopela solido. preciso no esquecer que, mesmo depois de passaremdos vinte anos, de tudo se recordaro.

    61

  • 62

  • De 23 de julho a 23 de agosto

    LEO

    Signo do fogo, sob a dominante do sol

    Dominado pelo rei dos astros, o Sol, fonte de foras vitais e criadoras

    63

  • 64

  • CARTER RADIANTE E GENEROSOApego ao luxo e ostentao

    Os Imperadores: Francisco-Jos e SelassiNapoleoMussoliniPoincar

    A Princesa MargaridaHenri Ford

    V. KruppWalter Scott

    Signo do fogo, glorificado pelo Sol, rei dos astros, o Leo ,evidentemente, afirmao grande e pura do Zodaco.

    O Leo irradia, reina, reanima. o signo dos signos. E se porisso s vezes se torna difcil ser o Leo, ainda mais difcil continuar aser Leo amvel, pois so extremamente grandes as tentaes paraabusar da prpria fora e converter-se em pequeno sol, ao redor doqual gravitam astros fanatizados.

    Falemos melhor do Leo: humano, de maneira espontnea esem afetao. Esta bondade profunda lhe granjeia simpatias e impulsosgenerosos. Perto dele cada qual se sente mais compreendido e melhor,mais completo e mais fraternalmente ajudado. Em meio civilizaoatmica, de dureza sem precedentes, o Leo, com a sua ternura viril,representa um refgio. Homem de boa vontade, possui sentimentosmuito vivos, ardentes, impulsivos, espontneos. Dispe de enorme for-a interior. Tem um corao, semelhante a forno alimentado incessan-temente pelo fogo do seu signo. Assinalam-lhe os atos o zelo da rgiaautoridade, sendo admirvel na ao, porque se conduz sempre comgrandeza e segurana, sem nunca abandonar o sentimento do herico,que lhe inato. Aprendeu a fazer com que atuem os que o cercam,reservando para si as intervenes brilhantes. Sabe mandar melhor doque qualquer outro, o que no causa mal algum visto como os colabo-radores o adoram.

    Revela, a princpio, tendncia vaidade; em seguida, certa faltade intuio psicolgica que o arrasta a erros lamentveis. O mais co-mum consiste em degenerar-lhe a energia, no znite da carreira, em

    65

  • autoritarismo. infantil, por vezes um tanto ingnuo, podendo deixar-se apanhar em muitas ciladas.

    Sobretudo, a falta de penetrao psicolgica leva-o a considerarqualquer pessoa to naturalmente honrada como . Contudo, apresentaa particularidade de no se tornar ressentido em virtude dos prprioserros. Se os outros no se governam pelo mesmo cdigo de honra, dizconsigo: Pior para eles, e nem sequer lhes presta ateno. Sujeito aum signo que se rege sempre pelo corao, no conhece a vingana;chega, quando muito, clera brusca, seguida sempre do perdo. Con-tudo a baixeza do prximo o enche de pasmo. Se se sentir ferido e asfaltas procederem de pessoas muito ntimas pode manifestar em re-lao a elas dureza comparvel ao castigo dos deuses: o clebrecoice.

    Como a prpria representao da fora viril, sente-se por vezessuper-homem e, dado o apego que tem ao poder e o sentimento quedele tem evidente a tendncia a desejar em roda mais a obedinciado que a discusso.

    Ser infiel quem nasce sob o signo do Leo? Talvez seja estapalavra um pouco forte para definir-lhe a sensualidade exuberante e amobilidade do esprito. No h dvida alguma que realiza grandeconsumo de seres humanos: possui tantas riquezas interiores a repar-tir... Constitui verdadeira sorte contar-se entre os seus amigos mascontinuar a ser amigo representa s vezes uma lana em frica, noporque o Leo seja inconstante nas afeies, mas porque se sente acontragosto atrado por outros rostos. Com as pessoas que nascem sobo signo do Leo os instantes so preciosos e impe-se viv-los plena-mente, sem clculos nem regateios. Dar-lhe tudo prontamente e dar-lhe tudo tambm o nico meio de a ele igualar-se e ret-lo. Paraquem nasce sob o Leo, o dia de hoje tudo, o amanh ainda noexiste.

    Os homens e as mulheres nascidos sob este signo gostam de levarvida luxuosa. As riquezas os encantam; talvez tambm se devessedizer os tesouros. Adoram os palcios, os desvos, os trajes maravilho-sos. Gostam de viajar em condies faustosas. Tal a tradio do Leo. tambm a mola que lhes far orientar a vida para as situaes deprimeiro plano e de tudo lanar mo para triunfarem na carreira queescolheram. Neste assunto no conta com qualquer soluo que o aca-

    66

  • so lhe oferea: estuda, trabalha, prev e organiza. Mas, evidentemente,no momento preciso dispe de uma caudal de idias que se originamde sua natureza intuitiva. Sabe orientar as prprias foras. Dirige commo de mestre a prpria energia, e graas ao ardor e persistnciaconsegue vencer as dificuldades. No deixa nunca de ter concepoclara do objetivo que se prope alcanar. No lhe interessa em primei-ro plano a vida espiritual, nem mesmo a filosofia, porque teme e afastainstintivamente tudo quanto possa det-lo na carreira em busca dopoder e da grandeza.

    Expansivo e hospitaleiro, dispensa agradvel acolhimento aosque recebe e, no entusiasmo de tratar bem a todos, torna-se um tantopomposo, podendo mesmo faltar-lhe o bom gosto (em conseqncia dafalta de penetrao psicolgica); mas ainda assim comove sempre pelaefuso.

    Para quem nasce sob o signo do Leo grave se no consegueprogredir na profisso, vendo-se forado a viver modestamente. Se notriunfar plenamente na carreira pode ficar neurastnico, encher-se decomplexos, arruinar a vida de famlia e tornar infelizes a todos que lhevivam em torno. Arrogante no fracasso, torna-se esquivo, sem jamaisconfessar as verdadeiras causas das suas preocupaes.

    Experimenta reaes anlogas se verifica que, apesar de ter al-canado boa posio, no lhe foi possvel satisfazer s aspiraes maisntimas ou alcanar o objetivo que se propusera. Geralmente a parte davida que parece assinalada por estes fatos a segunda. Em tal caso,chega a mudar totalmente de aspecto e embora conserve suprema ele-gncia de gestos e de atitudes, perde o esprito de ataque e encerra-seem mutismo. Ou por outras palavras, abandona o campo. Na melhordas hipteses pode inclinar-se para a vida espiritual e descobrir secre-tamente os labirintos do pensamento, mais difceis para ele do que osda ao. Visto ser o seu ideal muito mais de natureza prtica, prefere