· web viewserviÇo pÚblico federal. conselho federal de engenharia e agronomia - confea....

22
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA PROPOSTA Nº01/2016-CREA-GO Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:23:08 AM EIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade Título da Proposição: Fiscalizações Integradas I – Situação existente: O Corpo de Bombeiros Militar pede laudo ou ART no termo de inspeção das edificações ? manutenção. Nas fiscalizações de condomínios e edificações realizadas pelo Corpo de Bombeiros atualmente é solicitado somente a ART de projeto ou manutenção dos sistemas de controle de incêndio, SPDA e Iluminação de Emergência. II – Descrição da Proposição Estabelecer com o Corpo de Bombeiros uma parceria para que o mesmo possa exigir em suas fiscalizações, não somente ART, mas também os projetos ou laudos de inspeção e manutenção. III – Justificativa Melhorar a qualidade dos serviços de engenharia e combater o acobertamento profissional. IV – Fundamentação legal Lei 5.194/66 V – Sugestão de mecanismo de implantação Modificar o formulário de inspeção do Corpo de Bombeiros para que sejam solicitadas apenas as ARTs e solicitar, também, os projetos ou laudos de inspeção e manutenção. Intensificação das fiscalizações do Crea com ênfase também na qualidade dos serviços prestados.

Upload: doannhi

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº01/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:23:08 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Fiscalizações IntegradasI – Situação existente:O Corpo de Bombeiros Militar pede laudo ou ART no termo de inspeção das edificações ? manutenção.Nas fiscalizações de condomínios e edificações realizadas pelo Corpo de Bombeiros atualmente é solicitado somente a ART de projeto ou manutenção dos sistemas de controle de incêndio, SPDA e Iluminação de Emergência.II – Descrição da ProposiçãoEstabelecer com o Corpo de Bombeiros uma parceria para que o mesmo possa exigir em suas fiscalizações, não somente ART, mas também os projetos ou laudos de inspeção e manutenção.

III – JustificativaMelhorar a qualidade dos serviços de engenharia e combater o acobertamento profissional.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoModificar o formulário de inspeção do Corpo de Bombeiros para que sejam solicitadas apenas as ARTs e solicitar, também, os projetos ou laudos de inspeção e manutenção. Intensificação das fiscalizações do Crea com ênfase também na qualidade dos serviços prestados.

Page 2:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº02/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:23:26 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Legislação e Ética ProfissionalI – Situação existente:Dificuldade de acesso às informações sobre o sistema profissional CONFEA/CREA/MÚTUA durante o período de formação profissional.

II – Descrição da ProposiçãoCriação de uma proposta de ementa para ofertar, dentro das instituições de ensino, uma disciplina abordando o sistema profissional, onde Crea, Sindicatos e Associações se envolverão de fato, ministrando as aulas da disciplina ou seja, Crea e entidade se responsabilizarem por ofertar uma disciplina, que seja em caráter optativo ou obrigatório nas instituições. Propor a exigência da disciplina Ética Profissional seja indispensável na grade dos cursos de engenharia e agronomia.III – JustificativaConscientizar os futuros profissionais acerca de suas responsabilidades no desempenho da profissão. A disciplina sobre os princípios éticos deve ter mais destaque nos cursos, para que o profissional saia da instituição de ensino com a visão consolidada quanto à ética profissional.IV – Fundamentação legalAtualização da Resolução CNE/CES 11 do MEC.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoVerificar com as instituições o interesse e disponibilidade em dar espaço para a disciplina, assim formatar uma ementa, algo em torno de 20 horas para abordar todas as temáticas que Crea e entidades julguem necessários ao exercício profissional. Fazer levantamento de quanto as instituições priorizam tais disciplinas. Levar em assembleias quais conceitos seriam indispensáveis ao futuro profissional garantir a ética profissional . Apresentar um projeto ao MEC quanto a obrigatoriedade dos tópicos e a carga horária da disciplina.

Page 3:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº03/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:26:06 AMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Entrega de CarteirasI – Situação existente:Entrega informal das carteiras.

II – Descrição da ProposiçãoInstituir a solenidade de entrega das carteiras profissionais em todo o território nacional.

III – JustificativaValorização profissional.

IV – Fundamentação legalCriar Resolução do Confea.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoPropor projeto de Resolução no Confea.

Page 4:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº04/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:26:32 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Entidades de ClasseI – Situação existente:A base de sustentabilidade econômica e financeira, ou seja, o profissional é o principal usuário do sistema Confea/Crea

II – Descrição da ProposiçãoCriar uma formação jurídica de sustentabilidade das entidades de classe pois estas são a base de apoio dos profissionais. O conselho é constituído de profissionais oriundos das entidades, logo estas tem que ter sustentabilidade vindas da ART.

III – JustificativaValorização das entidades de classe.

IV – Fundamentação legalPropor legislação.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoPropor projeto de Resolução para regulamentação da Lei 6496/77.

Page 5:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº05/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:24:29 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Exploração FlorestalI – Situação existente:Apenas os órgãos de licenciamento ambiental possuem termos de referência que, na grande maioria dos casos, são desatualizados, insuficientes, inadequados e, sobretudo, negligentes com as florestas brasileiras.Deixar a responsabilidade sobre esses órgãos contribui para a exploração predatória e irresponsável das florestas, uma vez que se provaram incapazes de criar termos de referência adequadas.A fiscalização da exploração madeireira costuma acontecer apenas no corte e transporte, negligenciando o beneficiamento, isto possibilita que desmatamentos ilegais continuem tendo demanda e mercado.II – Descrição da ProposiçãoElaboração de um termo de referência com participação do Sistema Confea/Crea, junto a entidades regulamentadoras, para o levantamento de vegetação para fins de exploração florestal, enumerando:1- tipologias florestais;2- metodologias de levantamento;a) métodos de amostragemb) sistemas de amostragem;c) identificação de espécies;d) Estimativas de volume etc.Exigência de ART para todas as empresas beneficiadoras e comercializadoras de produtos madeireiros: marcenarias, madeireiras, movelarias e outras.A responsabilidade técnica contribui no sentido de se exigir a comprovação da origem da madeira.III – JustificativaCriar artifícios para diminuir o desmatamento de florestas brasileiras e assegurar que atividades privativas dos profissionais do sistema Confea/Crea sejam realizados por profissionais habilitados.

IV – Fundamentação legalResolução 417/98 do Confea e Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal).

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCriar comissões estaduais para elaboração de termos de referência estaduais;Considerar literaturas existentes para elaboração dos termos;Notificação de todas as empresa do ramo que providenciem a contratação de responsável técnico.

Page 6:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº06/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:24:42 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Assistência Técnica RuralI – Situação existente:A maioria dos produtores brasileiros não tem assistência técnica, principalmente as áreas de assentamento com distribuição de terras já concretizadas e não produtivas, superior a 55.000.000 ha de produção, existentes hoje.Ao longo das últimas décadas tem-se observado a falta de investimento e redução da atividade de extensão rural por parte de órgãos públicos, ficando a assistência técnica restrita à agricultura familiar e/ou associações de pequenos produtores. Nesse contexto, a agricultura empresarial se vê na necessidade de contar com assistência de representantes comerciais ou revendedores de produtos agrícolas.II – Descrição da ProposiçãoQue seja obrigatória a assistência técnica a todos produtores nacionais, para podemos alcançar melhores produtividades.Dotar órgãos de assistência técnica e extensão rural de estrutura e pessoal qualificado para difundir tecnologias, de forma a melhorar a produção agropecuária brasileira.III – JustificativaSubsidiar a produção agrícola brasileira, aumentando sua produtividade e respeitando o meio ambiente.

IV – Fundamentação legalManual do crédito rural junto ao Banco Central.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoEngenheiros Agrônomos ? Governo Federal, estadual e municipal.Integração de universidades, escolas, sindicatos rurais, cooperativas e associações.Cobrar percentual da produção agropecuária.

Page 7:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº07/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:24:53 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Acobertamento ProfissionalI – Situação existente:Profissionais que assinam projetos e não os executam, acobertamento profissional.

II – Descrição da ProposiçãoAções punitivas mais severas de forma a coibir as práticas de acobertamento em obras e projetos

III – JustificativaValorizar os profissionais perante a sociedade, abrir novos campos de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços técnicos prestados à população.

IV – Fundamentação legalA Lei 5.194/66 deverá ser reformulada.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAmpliação das punições para os acobertadores que estão executando serviços na área tecnológica e de engenharia.

Page 8:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº08/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:25:11 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Manutenção HospitalarI – Situação existente:Atualmente existem diversas clinicas e hospitais sem responsáveis técnicos pelo funcionamento das máquinas e equipamentos.Hospitais e clínicas não possuem a obrigatoriedade de possuir equipe de manutenção de seus equipamentos para saúde e exames, ou mesmo de um procedimento de inspeção e fiscalização.II – Descrição da ProposiçãoCriação de exigência de profissionais responsáveis habilitados pelo funcionamento e manutenção desses equipamentos.Propor uma metodologia para assegurar o controle e calibrações dos equipamentos hospitalares através de projetos e rotinas de manutenção. Solicitar a responsabilidade técnica dos hospitais.III – JustificativaAbrir novos campos de trabalho aos profissionais do sistema Confea/Crea e assegurar melhor qualidade dos serviços técnicos de engenharia prestados à sociedade.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66 e Normativos da Anvisa.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoFiscalização conjunta do Crea e Anvisa nos estabelecimentos de saúde.1 ? Elaboração de procedimentos e metodologia;2 ? Determinação de prazos;3 ? Fiscalização, auditoria preliminar;4 ? Análise de GAP's e implantação de melhorias;5 ? Fiscalização e solicitação de laudos de calibração.

Page 9:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº09/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:25:24 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Representação do Confea junto ao CNEI – Situação existente:Atualmente o Confea não participa efetivamente no Conselho Nacional de Educação. Esta situação compromete a avaliação das propostas de novos cursos de engenharia e agronomia.

II – Descrição da ProposiçãoParticipação do Confea no Conselho Nacional de Educação.

III – JustificativaAuxiliar na criação de quesitos técnicos para avaliação e criação de cursos de engenharia e agronomia.

IV – Fundamentação legalLei 9.131/95.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoSolicitação formal de participação do Confea no Conselho Nacional de Educação, de forma análoga aos demais Conselhos de Classe que participam deste órgão consultivo.

Page 10:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº010/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:25:39 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Projeto Executivo em LicitaçõesI – Situação existente:As licitações não contemplam projeto executivo, apenas projeto básico.

II – Descrição da ProposiçãoObrigatoriedade de projeto executivo nas licitações, inclusive com anotação da sua ART.

III – JustificativaMelhorar o controle e qualidade das obras públicas.

IV – Fundamentação legalLei 8.666/93, Lei 12.462/2011 e Decreto 7.581/2011.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoGestão junto aos órgãos públicos, câmeras de vereadores, assembleia, cama dos deputados e senado, em defesa da economicidade e eficiência que será obtida com esta exigência.Estender a aplicação do Decreto 7.851/2011 e Lei 12.462/2011 em todo território nacional, em caráter permanente.

Page 11:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº011/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:26:54 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Residência TécnicaI – Situação existente:Há um vazio existente a partir da conclusão do curso para o graduado e a sua colocação no mercado de trabalho. A compra de vagas pelo Governo Federal junto a instituições privadas de ensino superior tem apresentado como resultado a perda de qualidade profissional para o engenheiro iniciante.Engenheiros saem sem experiência ao campo profissional, ocorrendo prejuízos para produtores com baixa produtividade na áreas rurais.Falta de incentivo das instituições públicas para pesquisa; Profissional mal preparado para o mercado de trabalho, e cursos técnicos superiores sem qualidade.Atualmente os recém formados saem das universidades com baixa capacitação, por falta de oportunidade no mercado de trabalho para se profissionalizarem, durante a graduação. Assim, os mesmos chegam a aceitar ofertas de empregos abaixo dos salários compatíveis com sua formação, desvalorizando sua profissão.As universidades formam alunos para serem professores, não para entrarem no mercado de trabalho.

II – Descrição da ProposiçãoImplantação/formatação de um programa de residência técnica nos moldes do que ocorre no Paraná e Rio Grande do Sul.Proponho um sistema de residência técnica prática, similar ao sistema de medicina, proporcionando oportunidades de vivência da profissão. Tal proposta, além da capacitação dos recém formados, será importante para a valorização da profissão, quanto a contratação dos profissionais pagando o devido piso salarial.Criação e expansão de centros de pesquisas tipo Embrapa, nos municípios com aptidão agrícola, com incremento de verbas para melhor formação profissional nas universidades, pois o estágio obrigatório é pouco para o seu exercício profissional.

III – JustificativaMelhorar a capacidade técnica dos profissionais.

IV – Fundamentação legalAnáloga à Lei 16020 de 19 de dezembro de 2008 no Paraná; Normativos do MEC; Lei 11.788/2008 (Lei do Estágio).

V – Sugestão de mecanismo de implantação

Page 12:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

Implantar nos moldes do que já existe na Paraná e no Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Unioeste).Atuar no consentimento dos sindicatos e empresários para inserir e qualificar os profissionais recém formados.Sugerir ao MEC critérios técnicos para avaliação e cadastro de faculdades de engenharia e agronomia.Como prerrogativa da empresa e opção do profissional que não poderia assinar ART durante o período da residência de 2 anos, com salário compatível a um valor inicial menor que o pago durante a atividade profissional plena.Participação de graduandos e recém formados, mediante contrato de estágio ou residência em parcerias através de convênios entre Crea/Instituições de Ensino/Prefeituras, em atividades de engenharia pública.

Page 13:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº012/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 3:42:14 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: PEC 65/2012I – Situação existente:Tramita no Senado uma PEC 65/2012 que altera o licenciamento ambiental, suas regras.

II – Descrição da ProposiçãoBarrar a PEC 65/2012.

III – JustificativaA PEC impossibilitará que a administração pública reveja situações em que fatos possam ter sido negligenciados, mesmo que a ação e/ou omissão possa trazer danos ao meio ambiente.

IV – Fundamentação legalPEC 65/2012; Lei 9784/99; CF 88.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAção junto aos senadores.

Page 14:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº013/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:27:11 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Visto ProfissionalI – Situação existente:Para realizar serviços em outros estados há necessidade de pedir visto de profissional no Crea daquele estado.

II – Descrição da ProposiçãoEliminar o visto de profissional e usar o registro nacional de profissional.

III – JustificativaDesburocratizar o exercício profissional.

IV – Fundamentação legalA Lei 5.194/66 deverá ser reformulada.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoRNP ? Registro Nacional de Profissionais do Confea já existente e está implantado.

Page 15:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº014/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 3:48:57 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Extinção dos Cursos de EADI – Situação existente:Devido ao acréscimo dos cursos de EAD, demanda-se profissionais com pouca instrução.

II – Descrição da ProposiçãoO fim do curso de engenharia à distância para a graduação.

III – JustificativaDiminuir a incidência de profissionais descapacitados no mercado, o que mancha a imagem da engenharia e agronomia perante à sociedade.

IV – Fundamentação legalAlterar a Lei 9394/96.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoPropor alteração da Lei 9.394/96.

Page 16:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº015/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:27:31 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Exercício Profissional em Instituições PúblicasI – Situação existente:O Brasil conta com 6 mil municípios sendo que mais da metade não conta com o um profissional da engenharia.Em muitos órgãos públicos não existem um profissional como responsável técnico capacitado em áreas específicas para emitir licenciamentos e alvarás, fiscalizar e atuar profissionalmente.

II – Descrição da ProposiçãoContratação, em todos os órgãos públicos, de pelo menos dois profissionais que sejam responsáveis técnicos para atuar, fiscalizar, licenciar, entre outras atividades, variando de acordo com às áreas tecnológicas e vocação do município, seja civil, agronomia, ambiental, geologia etc.III – JustificativaValorizar os profissionais e melhorar a qualidade dos serviços técnicos prestados por órgãos públicos.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCriação de Lei específica sobre o assunto e atuação junto aos tribunais de contas.Tomar por base o projeto de carreira de estado para o engenheiro e se estender a todos os municípios.

Page 17:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº016/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:27:59 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Empresas JunioresI – Situação existente:As empresas juniores têm dificuldades para firmar convênios com instituições públicas ou instituições privadas.Os engenheiros são formados sem noção básica de empreendedorismo, o que o leva a pensar apenas como empregado.

II – Descrição da ProposiçãoProponho que as empresas júnior sejam registradas no CREA-GO, na condição de isenção de taxas e anuidades, dessa maneira o professor responsável pela orientação dos alunos seria o responsável técnico junto ao Crea. Com o objetivo de facilitar os convênios e a participação do Crea em atividades desenvolvidas pelas empresas júnior.III – JustificativaInserir jovens profissionais ao mercado de trabalho e melhorar a capacidade técnica dos profissionais.

IV – Fundamentação legalRegulamentar por Resolução do Confea.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoPropor projeto de Resolução no Confea para regulamentar o registro de tais empresas.

Page 18:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº017/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:28:21 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Engenharia AmbientalI – Situação existente:Essas propostas foram construídas durante o 8º Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental em Curitiba-PR. Foram elaboradas e aprovadas por todos as representações estaduais e regionais presente.

II – Descrição da ProposiçãoDeliberações 6 e 10.N° 6: Estimular a criação e participação nas Frentes Parlamentares de Engenharia (abrangendo todas as modalidades/especialidades, principalmente a da Engenharia Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária), no que tange aos três poderes, dentro da Federação, visando à defesa dos princípios e direitos estabelecidos na Constituição Federal, bem como aprovar novas leis de interesse da Engenharia e da sociedade.N° 10: Elaborar, em parceria com outras associações profissionais, propostas de reformulações de Projetos de Lei que impactam diretamente a categoria da Engenharia Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária, contando para isto com o apoio dos CREAs e do CONFEA, para eventuais intervenções, quando couber.III – JustificativaLei 5.195/66; Resolução 447/2000Valorização da engenharia ambiental.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66;

Propostas elaboradas por uma Comissão Nacional da Área.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoMobilização por parte do Sistema.

Page 19:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº018/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:28:42 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Competências dos Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPAI – Situação existente:Os Engenheiros de Alimentos não são reconhecidos e não estão autorizados a ser fiscal do MAPA. Existe uma petição pública em aberto.

II – Descrição da ProposiçãoApoio político e jurídico para que a Engenharia de Alimentos passe a participar e exercer a função de fiscal do MAPA, através dos concursos.

III – JustificativaAssegurar aos engenheiros de alimentos o exercício das atividades inerentes a suas atribuições.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66; Resolução 218/73

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoO Confea viabilizar um projeto de lei junto ao Congresso para votação. Utilizar a base/grade curricular do curso para embasar o projeto.

Page 20:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº019/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:29:02 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Eleições de Chapas de DiretoriaI – Situação existente:Eleição dos representantes nos Regionais são feitas de forma direta somente do presidente.

II – Descrição da ProposiçãoEleição para chapa da diretoria Confea/Crea.

III – JustificativaPropiciar aos profissionais do sistema a escolha direta da diretoria dos Regionais.

IV – Fundamentação legalAlterar Resolução 1.021/2007 do Confea.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoPropor projeto de Resolução no Confea.

Page 21:  · Web viewSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. SERVIÇO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº020/2016-CREA-GO

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-GO

Data e Hora de Envio: 7/13/2016 11:29:21 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Exame de ProficiênciaI – Situação existente:O profissional faz registro do curso e não há avaliação, sendo expedido a habilitação pelo Conselho, independente do seu conhecimento.

II – Descrição da ProposiçãoInstituir o ?Exame de Proficiência? como requisito para obtenção do registro no Crea.

III – JustificativaDiminuir a incidência de profissionais não capacitados no mercado, o que mancha a imagem da engenharia e agronomia perante à sociedade.

IV – Fundamentação legalAlteração da Lei 5.194/66.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAlteração da Lei 5.194, de 1966, de modo a incluir o Exame de Proficiência como requisito para obtenção de registro no Crea, por meio de projeto de Lei a ser apresentada junto ao Congresso Nacional.MINUTA: Art. 1º o Artigo 55, da Lei nº 5194 de 24 de dezembro de 1966, passa a vigorar com a seguinte redação: ?Art. 55 ? Os profissionais habilitados na forma estabelecida nesta lei só poderão exercer a profissão após aprovação em Exame de Proficiência e registro no Conselho Regional, cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.Paragrafo único ? o Exame de Proficiência é regulamentado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. "