· web viewse persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve...

8
1 COLÉGIO EQUIPE DE VISCONDE DO RIO BRANCO REVISIONAL DE GEOGRAFIA – QUARTO BIMESTRE - PROFESSOR EDGAR CARVALHO ENSINO MÉDIO – PRIMEIRA SÉRIE 1) Observe a imagem abaixo. A partir da leitura do cartograma, é correto afirmar que a informação utilizada para sua elaboração foi a (o) a) Índice de Desenvolvimento Humano. b) quantitativo da população absoluta. c) grau de desenvolvimento econômico. d) percentual de investimento em tecnologia. 2) Assinale a alternativa que apresenta características da dinâmica populacional de um país quando este conclui a sua transição demográfica. a) Alta taxa de fecundidade e de mortalidade. b) Alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade. c) Alta taxa de fecundidade e baixa taxa de mortalidade. d) Baixa taxa de fecundidade e alta taxa de mortalidade. e) Baixa taxa de natalidade e de mortalidade. 3) Examine o gráfico. Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar: a) A elevada taxa de incremento populacional registrada entre 1900 e 1920 resultou do aumento da natalidade, associado ao processo de urbanização. b) Na década de 1960, o crescimento da população pode ser associado à revolução sexual, que provocou um aumento substancial das taxas de fecundidade. c) Se persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década. d) Na década de 1940, o crescimento da população resultou da combinação entre a baixa fecundidade e a baixa mortalidade. e) Desde a década de 1960, registra-se uma tendência de queda do ritmo de crescimento da população, devido ao recuo da fecundidade. 4)

Upload: dodien

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewSe persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década. Na década de 1940, o crescimento da população

1

COLÉGIO EQUIPE DE VISCONDE DO RIO BRANCOREVISIONAL DE GEOGRAFIA – QUARTO BIMESTRE - PROFESSOR EDGAR CARVALHO

ENSINO MÉDIO – PRIMEIRA SÉRIE

1) Observe a imagem abaixo.

A partir da leitura do cartograma, é correto afirmar que a informação utilizada para sua elaboração foi a (o)

a) Índice de Desenvolvimento Humano. b) quantitativo da população absoluta. c) grau de desenvolvimento econômico. d) percentual de investimento em tecnologia.

2) Assinale a alternativa que apresenta características da dinâmica populacional de um país quando este conclui a sua transição demográfica.

a) Alta taxa de fecundidade e de mortalidade. b) Alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade. c) Alta taxa de fecundidade e baixa taxa de mortalidade. d) Baixa taxa de fecundidade e alta taxa de mortalidade. e) Baixa taxa de natalidade e de mortalidade.

3) Examine o gráfico.

Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar:

a) A elevada taxa de incremento populacional registrada entre 1900 e 1920 resultou do aumento da natalidade, associado ao processo de urbanização.

b) Na década de 1960, o crescimento da população pode ser associado à revolução sexual, que provocou um aumento substancial das taxas de fecundidade.

c) Se persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década.

d) Na década de 1940, o crescimento da população resultou da combinação entre a baixa fecundidade e a baixa mortalidade.

e) Desde a década de 1960, registra-se uma tendência de queda do ritmo de crescimento da população, devido ao recuo da fecundidade.

4)

A despeito das taxas de fecundidade apresentadas, a estabilidade demográfica, projetada para vários países desenvolvidos em 2050, baseia-se em fenômenos atuais, com destaque para:

a) redução da natalidade, estabelecida pela maior expectativa de vida.

b) expansão da mortalidade, provocada pelo envelhecimento dos grupos etários.

c) deslocamento populacional, condicionado pelas disparidades socioeconômicas.

d) demanda por mão de obra qualificada, favorecida por políticas governamentais.

Page 2:  · Web viewSe persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década. Na década de 1940, o crescimento da população

2

5) Nos últimos anos o Brasil tem registrado mudanças significativas em suas taxas de crescimento vegetativo. Em 1960 a taxa de crescimento da população era de 2,99% e em 2010, de 1,17%. Várias teorias procuram entender e explicar as mudanças populacionais registradas nos diferentes países e/ou sociedades. Quanto às teorias populacionais e suas tentativas em explicar o desenvolvimento da população brasileira, assinale a afirmativa correta.

a) A Teoria Reformista preconiza que, com maior acesso à educação, saúde, emprego e distribuição de renda, as taxas de crescimento vegetativo começarão a diminuir como consequência da melhor qualidade de vida da população brasileira.

b) Segundo as fases de desenvolvimento da população, o Brasil está na primeira fase, registrando elevadas taxas de natalidade e mortalidade, que resulta em sua baixa taxa de crescimento vegetativo.

c) Segundo os econeomalthusianos é necessário ocupar a Amazônia brasileira para que a população não padeça por falta de comida.

d) A teoria neomalthusiana explica bem o desenvolvimento populacional do Brasil ao indicar que um país se torna rico quanto mais população houver, pois haverá mão de obra excedente para a produção de riquezas.

e) A teoria populacional de Malthus, de 1789, se aplica bem ao Brasil, já que vivemos atualmente a chamada “explosão demográfica” e temos uma das maiores populações absolutas do mundo, tornando-nos um dos países com maior densidade demográfica.

6) Sobre a população brasileira, pode-se afirmar:

I. No Censo de 2000, a população brasileira era de quase 170 milhões de habitantes. Em 2010, esse número aumentou para mais de 190 milhões.

II. Na população brasileira, há aproximadamente 97 milhões de mulheres e 93 milhões de homens.

III. A maioria das famílias brasileiras (91%) é formada por pessoas com laços de parentesco. Mas existem também as famílias sem parentesco, que podem ser duas ou mais pessoas ou unipessoais (apenas uma pessoa). O número de famílias unipessoais foi o que mais aumentou: de 2,4 milhões em 1991 para 4,1 milhões em 2000.

IV. A taxa de fecundidade vem reduzindo, no Brasil, desde a década de 1960.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

7) Em 2011, o IBGE divulgou a Sinopse do Censo Demográfico 2010. Observe alguns dados:

De acordo com os dados é possível afirmar:

a) o Brasil passa a apresentar um processo de envelhecimento a partir das décadas de 1950 e 1960.

b) a diminuição da população brasileira é observada a partir das duas últimas décadas devido a queda da fecundidade.

c) a queda da taxa de fecundidade na metade do século XX e o processo de urbanização, que se seguiu a partir desse período, ajudam a compreender o crescimento vegetativo.

d) a queda da taxa de mortalidade que provocou a desaceleração do crescimento vegetativo nos anos 1950, está relacionada à evolução da medicina e à melhoria das condições sanitárias.

e) a população brasileira segue aumentando apesar da desaceleração do crescimento.

8) Sistematicamente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem apresentado resultados do Censo 2010. Dentre esses resultados pode-se destacar

a) o expressivo crescimento demográfico das regiões Norte e Centro-Oeste.

b) a manutenção do predomínio de população rural nos estados do Amapá e do Piauí.

c) a redução do número de idosos nas grandes capitais do Sudeste e do Nordeste.

d) a sensível redução da população indígena nos estados amazônicos.

e) o crescimento expressivo da taxa de fecundidade em todos os estados.

Page 3:  · Web viewSe persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década. Na década de 1940, o crescimento da população

3

9) Analise os gráficos.

A partir da comparação das pirâmides etárias do Brasil de 2000 e 2010, é correto afirmar que houve

a) redução no Índice de Desenvolvimento Humano. b) decréscimo na esperança de vida ao nascer. c) incremento na taxa de mortalidade infantil. d) aumento da demanda previdenciária.

10) Sobre a dinâmica da população mundial, é CORRETO afirmar que

a) os indicadores socioeconômicos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento demonstram diminuição da população economicamente ativa do setor terciário.

b) os países mais populosos do mundo são os que apresentam as maiores densidades demográficas.

c) os fluxos migratórios têm aumentado em direção às metrópoles, provocando a diminuição da população nas cidades médias.

d) as taxas de natalidade têm diminuído enquanto o número de idosos tem aumentado, principalmente nos países mais desenvolvidos.

11) Observe a imagem abaixo

Essa imagem ilustrou a capa de uma revista que trazia como manchete o envelhecimento da população mundial.

Sobre esse envelhecimento, é INCORRETO afirmar que

a) em países asiáticos, como Japão e China, resulta em uma pirâmide etária com uma base larga e um ápice estreito.

b) é dinâmico e se estabelece em etapas sucessivas, o que é conhecido como "transição demográfica".

c) é um fenômeno que predomina em escala mundial, sendo mais frequente nos países mais desenvolvidos.

d) o continente que apresenta a maior taxa de idosos em relação à população total é o continente europeu.

12) Analise o gráfico a seguir:

Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

a) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, consequentemente apresentando taxas de longevidade acima da de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos, como saúde, escolarização e nutrição.

b) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil se encontra no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países, como Suécia, Itália e Serra Leoa.

c) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira, entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

d) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme, em todas as regiões brasileiras.

e) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

Page 4:  · Web viewSe persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década. Na década de 1940, o crescimento da população

4

13) O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza.

Observe o gráfico que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a 2008.

Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi:

a) elevação do valor real do salário mínimo b) redução da carga tributária do setor produtivo c) diminuição da taxa básica de juros ao consumidor d) ampliação do investimento público em infraestrutura

14) Observe os gráficos.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana.

b) O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região.

c) O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período.

d) Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970.

e) A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural.

15) Leia o texto abaixo, que trata do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão da ONU responsável pela coleta e publicação dos

dados do IDH, o desenvolvimento humano tem de refletir tanto o nível econômico da população quanto os aspectos culturais e

sociais. Por isso, foi criado o IDH.GE ATUALIDADES VESTIBULAR ENEM 1ºs 2010. São Paulo: Abril,

2010. p. 124.

O índice de desenvolvimento humano de uma nação é obtido pela média de três indicadores:

a) média dos salários pagos, taxa de natalidade e alunos matriculados.

b) quantidade de impostos, índice de mortalidade e número de bibliotecas.

c) acessoa Internet, quantidade de computadores e taxa de fecundidade.

d) PIB per capita, taxa de alfabetização e expectativa de vida ao nascer.

e) PNB per capita, número de escolas e taxa de mortalidade infantil.

Page 5:  · Web viewSe persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década. Na década de 1940, o crescimento da população

5

16)

Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.

Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:

a) Revisão das bases da legislação sindicalb) Alteração das regras da previdência socialc) Expansão das verbas para o ensino fundamentald) Ampliação dos programas de prevenção sanitária

17) Os dados a seguir, obtidos no sítio (site) do IBGE, no mês de abril de 2012, mostram a distribuição da população do Estado de São Paulo, no período de 1970 a 2010, residente em domicílio particular permanente, de acordo com a localização na região urbana ou na região rural.

Analisando o gráfico, pode-se afirmar que,

a) em 1970, a população rural era um terço da população urbana.

b) em 1991, a população urbana era quatorze vezes a população rural.

c) em 2000, de cada dez habitantes do Estado exatamente sete tinham domicílio urbano.

d) no período de 1970 a 2010, a população rural decresceu continuamente.

e) no período de 2000 a 2010, a população urbana aumentou em 261 mil habitantes.

18) Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado

a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.

b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.

c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.

d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.

e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.

19) O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações a seguir:

I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles.

II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem

Page 6:  · Web viewSe persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década. Na década de 1940, o crescimento da população

6

condições insalubres e extenuantes.III. A persistência do trabalho escravo ou semiescravo no

Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.

Está correto o que se afirma em:

a) I, somente. b) II, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.

20)

Desde o final da década de 1970, no Brasil, os movimentos sociais urbanos têm reivindicado o chamado Direito à Cidade, em que a moradia é elemento fundamental. Acerca desse tema, considere os gráficos, seus conhecimentos e as seguintes afirmações:

I. A Região Sudeste responde por mais da metade do PIB nacional, sendo, porém, a região com maior deficit habitacional. Consequentemente, forte concentração de capital não significa acesso à moradia.

II. A Região Nordeste tem o segundo maior deficit habitacional e a terceira maior participação no PIB nacional. Isso significa que a histórica desigualdade social nessa região foi superada.

III. A Região Norte tem o segundo menor deficit habitacional e a menor participação no PIB nacional.

IV. Isso significa que o deficit habitacional é um problema desvinculado da produção/distribuição de riqueza.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III