· web viewquestÕes de direito societÁrio uff /niterói profª. rachel bruno pessanha 1. (fumarc...

8

Click here to load reader

Upload: phamdieu

Post on 19-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewQUESTÕES DE DIREITO SOCIETÁRIO UFF /Niterói Profª. Rachel Bruno Pessanha 1. (FUMARC – 2011) A evolução do Direito Empresarial é encontrada na doutrina basicamente

QUESTÕES DE DIREITO SOCIETÁRIOUFF /Niterói

Profª. Rachel Bruno Pessanha

1. (FUMARC – 2011) A evolução do Direito Empresarial é encontrada na doutrina basicamente em três fases: conceito subjetivo (Direito do Comerciante), conceito objetivo (Direito do Comércio) e a última denominada teoria da empresa - conceito subjetivo moderno, inicialmente utilizada pelo Direito Italiano, em 1942. Diante das alterações introduzidas no Direito Brasileiro com a edição do Código Civil em 2002, analise as assertivas: 

I) Considera-se empresário quem exerce pessoalmente atividade econômica organizada para a produção e a circulação de bens ou de serviços.II) Considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística com o concurso de auxiliares ou colaboradores e o exercício da profissão não constitui elemento da empresa. III) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.  Baseando-se nas assertivas acima, marque a alternativa CORRETA:a) apenas a assertiva I está correta.b) apenas a assertivas II está corretas.c) todas as assertivas estão corretas.d) todas as assertivas estão incorretas.e) apenas a assertiva III está correta.

2. (UPENET – 2012 – JUCEPE – Técnico de Registro Empresarial) À luz da Lei nº 10.406/2002, o conceito de empresa equivale ao de

a) estabelecimento, como o conjunto de bens empregados para o exercício da atividade mercantil. b) empresário, isto é, o sujeito da atividade mercantil que ostenta os riscos do negócio. c) qualquer entidade de fins lucrativos, inobstante a forma utilizada. d) empresário, forma societária qualquer ou de estabelecimento, não se tratando de conceito inequívoco. e) uma atividade organizada com o fito da obtenção de lucros.

3. (PGE-PA – Procurador – 2012) Analise as proposições a seguir:

I - A empresa individual de responsabilidade limitada constitui pessoa jurídica de direito privado), de maneira que sua instituição representa possibilidade de limitação da responsabilidade do empreendedor individual sobre as obrigações decorrentes de sua atividade empresarial.

Page 2:  · Web viewQUESTÕES DE DIREITO SOCIETÁRIO UFF /Niterói Profª. Rachel Bruno Pessanha 1. (FUMARC – 2011) A evolução do Direito Empresarial é encontrada na doutrina basicamente

II - Face à inexistência de vedação legal, bem ainda ao princípio da autonomia privada, a empresa individual de responsabilidade limitada pode instituir nova EIRELI para execução de atividades subsidiárias ou correlatas. III - A EIRELI pode ser instituída de maneira originária, quando criada diretamente por seu fundador, ou derivada quando decorrente de aproveitamento de ente anterior, a exemplo da concentração das quotas de modalidade societária em um único sócio. IV - A existência da EIRELI depende do registro e/ou arquivamento de seus atos constitutivos, formalizados a partir de acordo de vontades (UNIPESSOAL), perante a Junta Comercial do Estado em que a empresa terá sua sede.

De acordo com as proposições apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:

a) todas estão corretas b) II e III estão corretas c) somente a II está correta d) I e III estão corretas e) todas estão incorretas

4. (TJ-MG – Juiz – 2012) No que diz respeito ao empresário individual, assinale a alternativa correta.

a) Não é pessoa jurídica e pode ingressar em juízo em nome próprio. b) É pessoa jurídica e não pode ingressar em juízo em nome próprio. c) Não é pessoa jurídica e pode ingressar em juízo em nome próprio, mas, para tanto, exige-se que tenha CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e não CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). d) É pessoa híbrida e, para que ingresse em juízo, é necessário que outorgue duas procurações, uma em nome da pessoa física e outra em nome da empresa.

5. (OAB-SP - 2008) Não constitui elemento do contrato de sociedade referido no Código Civil

a) o exercício de atividade econômica. b) a partilha dos resultados. c) a contribuição dos sócios consistente apenas em bens. d) a affectio societatis.

6. (Auditor Fiscal da Receita Federal - 2012) São elementos do conceito de sociedade, exceto

a) pluralidade de partes. b) exercício de atividade econômica. c) personalidade jurídica. d) affectio societatis. e) co-participação dos sócios nos resultados.

Page 3:  · Web viewQUESTÕES DE DIREITO SOCIETÁRIO UFF /Niterói Profª. Rachel Bruno Pessanha 1. (FUMARC – 2011) A evolução do Direito Empresarial é encontrada na doutrina basicamente

7. (TRF – 4ª Região – Juiz Federal – 2009) Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta quanto à empresa, ao empresário e às sociedades simples e às empresárias.

I. A empresa é uma atividade exercida pelo empresário, não pressupondo a existência de uma sociedade, podendo ser desenvolvida pelo empresário unipessoal. II. A sociedade simples distingue-se da sociedade empresária, pois naquela inexiste uma organização de bens materiais e imateriais (intelectuais) e recursos humanos, voltados para a produção sistemática da riqueza, sendo a sociedade cooperativa um de seus exemplos. III. Podem ser empresários os menores de 18 anos.IV. Há identidade entre os conceitos de empresário e sócio da sociedade.

a) Estão corretas apenas as assertivas I e IV. b) Estão corretas apenas as assertivas II e III. c) Estão corretas apenas as assertivas I, II e III. d) Estão corretas todas as assertivas.

8. (OAB-SP – 2008) Assinale a opção em que as entidades mencionadas podem ser constituídas sob a forma de sociedade unipessoal.

a) subsidiária integral e sociedade simples b) sociedade de economia mista e empresa pública c) sociedade limitada e sociedade anônima d) empresa pública e subsidiária integral

9-CESPE - 2010 - AGU - Procurador

Marcelo e Antônio decidiram constituir sociedade simples adotando a forma de sociedade limitada. Nessa situação, o registro de seus atos deverá ser feito no Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das juntas comerciais.

( ) Certo ( ) Errado

10- CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase

Não constitui elemento do contrato de sociedade referido no Código Civil.

a) o exercício de atividade econômica.

b) a partilha dos resultados.

c) a contribuição dos sócios consistente apenas em bens.

d) a affectio societatis

11-  FGV - 2010 - SEAD-AP - Fiscal da Receita Estadual - Prova 2

Page 4:  · Web viewQUESTÕES DE DIREITO SOCIETÁRIO UFF /Niterói Profª. Rachel Bruno Pessanha 1. (FUMARC – 2011) A evolução do Direito Empresarial é encontrada na doutrina basicamente

Bella Vista Aço Ltda. (Bella Vista) tem como sócios Pedro, titular de 99% das

quotas, e Paulo, titular do 1% restante. Antônio era o único administrador da Bella

Vista, nomeado no próprio contrato social. Em 13 de dezembro de 2009, Antônio

renuncia ao seu cargo de administrador, mediante o envio de carta escrita aos sócios,

entregue pessoalmente nesta data.

Os sócios, no entanto, providenciaram a alteração do contrato social, contendo a

eleição de novo administrador e a renúncia de Antônio, e o respectivo registro na

Junta Comercial competente, apenas em 13 de fevereiro de 2010.

Considerando os fatos expostos e nos termos do disposto no Código Civil, é correto

afirmar que a renúncia de Antônio ao cargo de administrador:

a) tem efeitos para terceiros desde o dia 13 de dezembro de 2009.

b) tem efeitos perante a sociedade e perante terceiros desde 13 de dezembro de 2009.

c) tem efeitos perante a sociedade, desde o dia 13 de dezembro de 2009, e perante terceiros apenas após a averbação e publicação prevista em lei.

d) tem efeitos apenas perante os sócios desde o dia 13 de dezembro de 2009.

e) não tem validade antes da averbação e publicação no registro competente.

12-  FGV - 2010 - SEAD-AP - Auditor da Receita do Estado - Prova 2

Mário Souza alienou as suas quotas da Sociedade Bom Garfo Restaurantes Ltda. para

Pedro Silva. O contrato social, no entanto, não foi alterado para reproduzir a

modificação do quadro societário, nem houve registro do instrumento de cessão de

quotas no órgão competente.

Considerando os fatos expostos, é correto afirmar que:a) a alienação das quotas não tem validade entre Mário Souza e Pedro Silva.

b) a alienação das quotas tem eficácia tanto entre as partes - Mário Souza e Pedro Silva - quanto perante a sociedade Bom Garfo Restaurantes Ltda.

c) Mário Souza deve se preocupar com a modificação do contrato social que contenha a retirada do seu nome como sócio, pois ele é responsável solidariamente com Pedro

Page 5:  · Web viewQUESTÕES DE DIREITO SOCIETÁRIO UFF /Niterói Profª. Rachel Bruno Pessanha 1. (FUMARC – 2011) A evolução do Direito Empresarial é encontrada na doutrina basicamente

Silva, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações de sócio, até dois anos após a averbação da modificação contratual referente à sua retirada.

d) a condição de sócio é questão de fato e independe de qualquer formalidade para efeitos jurídicos.

societário, o negócio de alienação das quotas é inexistente, não produz qualquer efeito e tem o prazo de 12 meses para a sua anulação.

e) se não houver alteração do contrato social para formalizar a alteração do quadro societário, o negócio de alienação das quotas é inexistente, não produz qualquer efeito e tem o prazo de 12 meses para a sua anulação.

13 - PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA: 

a) Todas as sociedades no direito brasileiro possuem personalidade jurídica.

b) Após totalmente integralizado o capital social em uma sociedade limitada, a regra é de que seus sócios respondem, de forma direta e pessoal, pelas obrigações da sociedade.

c) Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público (quando lhe couber intervir no processo), que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios de pessoas jurídicas. Uma decisão desta natureza implica na chamada “desconsideração da personalidade jurídica”.

d) O ato pelo qual o sócio se obriga a entregar para a sociedade bens ou direitos de sua propriedade, suscetíveis de apreciação econômica, para a formação do capital social, é chamado de integralização, enquanto que a subscrição de capital é a efetiva transferência, pelo sócio para a sociedade, do bem ou direito mencionado na integralização.

e) O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações, que podem ser ordinárias ou preferenciais, estas sem direito de voto.

14. (SECONT-ES – Auditor do Estado – 2009 – adaptada). É possível que o contrato social de uma sociedade empresária exclua determinado sócio da participação das perdas ou dos lucros auferidos pela sociedade? Explique, dando o nome da referida cláusula e fundamentando.

15. (TJ-PR – Juiz – 2011 – adaptada). Qual a natureza jurídica do ato constitutivo de sociedade empresária? Explique

Page 6:  · Web viewQUESTÕES DE DIREITO SOCIETÁRIO UFF /Niterói Profª. Rachel Bruno Pessanha 1. (FUMARC – 2011) A evolução do Direito Empresarial é encontrada na doutrina basicamente