simpleselementos.files.wordpress.com · web viewe renovais a face da terra. segunda leitura leitura...

46

Upload: vuongkiet

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura
Page 2: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

2______________________________________________________________________________________

MISSAL ROMANORITO DA CONFIRMAÇÃO DENTRO DA MISSA

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA PRESIDIDA

POR SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA

DOM N.,BISPO AUXILIAR DE LISBOA

POR OCASIÃO DA (CELEBRAÇÃO VICARIAL)

DO SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO

(NOME DA IGREJA)

PARÓQUIA ((NOME DA PARÓQUIA)

(DATA)

Page 3: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

3______________________________________________________________________________________

RITOS INICIAISReunido o povo, o Bispo e os ministros encaminham-se para o altar enquanto se executa o CÂNTICO DE ENTRADA.

Feita a inclinação profunda, os concelebrantes beijam o altar e tomam os seus lugares no presbitério.

O Bispo, ao chegar junto do altar, entrega o báculo, depõe a mitra, e beija-o, juntamente com os diáconos.Seguidamente, incensa o altar e a cruz. Depois dirige-se para a sede. Junto da sede, dum e doutro lado, ficam os dois diáconos.

Terminado o cântico de entrada, Bispo e fiéis, todos de pé, benzem-se, enquanto o Bispo, voltado para o povo, diz:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

O povo responde:

Amen.

O Bispo, diz:

A paz esteja convosco.

O povo responde:

Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Segue-se a BÊNÇÃO DA ÁGUA e a ASPERSÃO.

O Bispo permanece de pé junto à sua sede, voltado para o povo, tendo diante de si um recipiente de água para benzer.

O Bispo exorta o povo à oração, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:

Oremos, irmãos caríssimos, a Deus nosso Senhor,suplicando-Lhe que Se digne abençoar esta água,que vai ser aspergida sobre nós para memória do nosso Baptismo,e nos renove interiormente,a fim de permanecermos fiéis ao Espírito que recebemos.

Page 4: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

4______________________________________________________________________________________

Depois de breve oração em silêncio, o Bispo diz, de mãos juntas:

Deus eterno e omnipotente,escutai benignamente as orações do vosso povo.Ao celebrarmos a obra admirável da nossa criaçãoe a maravilha ainda maior da nossa redenção,dignai-Vos abençoar esta água.

Vós a criastes para dar fecundidade à terrae frescura e pureza aos nossos corpos.Vós a fizestes instrumento de misericórdia,libertando da escravidão o vosso povoe matando a sua sede no deserto.Por meio dos Profetas,Vós a proclamastes sinal da nova aliançaque quisestes estabelecer com os homens.

Finalmente, nas águas do Jordão,santificadas por Cristo,inaugurastes o sacramento da regeneração espiritual,que renova a nossa natureza humana,libertando-a da corrupção do pecado.

Esta água, Senhor,nos faça reviver o Baptismo que recebemose nos leve a participar na alegria dos nossos irmãosbaptizados na Páscoa de Cristo Nosso Senhor.Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Amen.

O Bispo toma no hissope, asperge-se a si mesmo e depois os ministros, o clero e os fiéis. Se parecer conveniente, pode passar através da igreja para a aspersão dos fiéis.

Entretanto, canta-se um cântico apropriado.

Page 5: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

5______________________________________________________________________________________

Então o Bispo volta para a sua sede.Terminado o cântico, volta-se para o povo e diz:

Deus omnipotente nos purifique do pecadoe, pela celebração da Eucaristia,nos torne dignos de participar na mesa do seu reino.

Em seguida o Bispo entoa o hino Glória.

Glória a Deus nas alturase paz na terra aos homens por Ele amados.Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso:nós Vos louvamos,nós Vos bendizemos,nós Vos adoramos,nós Vos glorificamos,nós Vos damos graças,por vossa imensa glória.Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai:Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.Só Vós sois o Santo;só Vós, o Senhor;só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo;com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amen.

Page 6: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

6______________________________________________________________________________________

Terminado o hino, o Bispo, de mãos juntas, diz:

Oremos.E todos, juntamente com o Bispo, oram em silêncio durante alguns momentos.

Depois o Bispo, de braços abertos, diz a ORAÇÃO COLECTA.

Deus eterno e omnipotente, que na festa de Pentecostescompletais os cinquenta dias do mistério pascal,fazei que, pela acção do vosso Espírito,os povos dispersos se reúnam de novoe todas as línguas proclamem numa só fé a glória do vosso nome.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

No fim o povo aclama:

Amen.

Depois, o Bispo senta-se e recebe a mitra. 

Page 7: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

7______________________________________________________________________________________

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I Gen 11, 1-9

«Chamaram-lhe Babel, porque aí se confundiu a linguagem de todo o mundo»

Leitura do Livro do Génesis

Toda a terra tinha uma só língua e usava as mesmas palavras.Ao emigrarem do Oriente,os homens encontraram uma planície na região de Senaare nela se fixaram.Disseram então uns aos outros: «Vamos fabricar tijolos e cozê-los ao fogo».Os tijolos serviam-lhes de pedra e o betume de argamassa.Disseram ainda:«Vamos edificar uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus,para nos tornarmos famosose não nos dispersarmos por toda a superfície da terra».Mas o Senhor desceu para ver a cidade e a torreque os filhos dos homens construíam.Disse então o Senhor:«Aí está um povo unido e todos falam a mesma língua.Se este é o começo dos seus empreendimentos,nenhum projecto lhes será difícil.Vamos descer até lá para lhes confundir a linguagem,de modo que não entendam a fala uns dos outros».E o Senhor dispersou-os por toda a superfície da terrae eles desistiram de construir a cidade.Por isso lhe chamam Babel,porque lá o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundoe de lá dispersou os habitantes por toda a superfície da terra.

No fim da leitura o leitor diz:Palavra do Senhor.

Todos respondem com a aclamação:

Page 8: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

8______________________________________________________________________________________

Graças a Deus.O salmista canta o SALMO, ao qual o povo responde com o refrão.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 103 (104), 1-2a.24.35c.27-28.29bc-30(R. 30)

Refrão: Enviai, Senhor, o vosso Espíritoe renovai a face da terra.

Bendiz, ó minha alma, o Senhor.Senhor, meu Deus, como sois grande!Revestido de esplendor e majestade,envolvido em luz como num manto.

Como são grandes, Senhor, as vossas obras!Tudo fizestes com sabedoria:a terra está cheia das vossas criaturas!Bendiz, ó minha alma, o Senhor.

Todos de Vós esperamque lhes deis de comer a seu tempo.Dais-lhes o alimento e eles o recolhem,abris a mão e enchem-se de bens.

Se lhes tirais o alento, morreme voltam ao pó donde vieram.Se mandais o vosso espírito, retomam a vidae renovais a face da terra.

Page 9: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

9______________________________________________________________________________________

SEGUNDA LEITURA

LEITURA II Rom 8, 22-27

«O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos:Nós sabemos que toda a criatura geme ainda agorae sofre as dores da maternidade.E não só ela, mas também nós, que possuímos as primícias do Espírito,gememos interiormente,esperando a adopção filial e a libertação do nosso corpo.É em esperança que estamos salvos,pois ver o que se espera não é esperança:quem espera o que já vê?Mas esperar o que não vemos é esperá-lo com perseverança.Também o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza,porque não sabemos o que pedir nas nossas orações;mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.

No fim da leitura o leitor diz:Palavra do Senhor.

Todos respondem com a aclamação:Graças a Deus.

Segue-se o ALELUIA. Começado o Aleluia, todos se levantam excepto o Bispo.

O turiferário aproxima-se e, enquanto um dos diáconos apresenta a naveta, o Bispo deita e benze o incenso sem dizer nada.

Page 10: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

10______________________________________________________________________________________

O diácono que houver de proclamar o Evangelho, inclina-se profundamente diante do Bispo e pede a bênção em voz baixa, dizendo:

A vossa bênção.

O Bispo abençoa-o, dizendo:

O Senhor esteja no teu coração e nos teus lábios,para anunciares dignamente o seu Evangelho:Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

O diácono benze-se e responde:

Amen.

O diácono aproxima-se do altar, toma com reverência o livro dos Evangelhos e, sem fazer inclinação ao altar, levando solenemente o livro, dirige-se para o ambão, precedido do turiferário.

No ambão, o diácono, de mãos juntas, saúda o povo, dizendo:

O Senhor esteja convosco.

O povo responde :

Ele está no meio de nós.

O diácono diz:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João.A estas palavras faz o sinal da cruz, primeiro sobre o livro e depois sobre si mesmo na fronte, no lábios e no peito, e o mesmo fazem todos os demais.

O povo aclama:

Glória a Vós, Senhor.

O Bispo recebe o báculo. O diácono incensa o livro e proclama o Evangelho, estando todos de pé, voltados para ele.

Page 11: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

11______________________________________________________________________________________

EVANGELHO Jo 7, 37-39«Correrão rios de água viva»

No último dia, o mais solene da festa,Jesus estava de pé e exclamou:«Se alguém tem sede, venha a Mim e beba:do coração daquele que acredita em Mim– como diz a Escritura –correrão rios de água viva».Referia-se ao Espírito que haviam de receberos que acreditassem n’Ele.O Espírito ainda não viera,porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

Terminado o Evangelho, o diácono diz:

Palavra da salvação.

O povo responde com a aclamação:

Glória a Vós, Senhor.

O diácono leva o livro ao Bispo; este beija-o e diz em voz baixa:

Por este santo Evangelho, perdoai-nos, Senhor.

Page 12: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

12______________________________________________________________________________________

RITO DA CONFIRMAÇÃO

Depois da proclamação do Evangelho, o Bispo com mitra (e os presbíteros que se lhe associam) sentam-se nos lugares para eles preparados.Os confirmandos são apresentados pelo (Pároco) e ficam de pé.

Homilia ou alocução

Neste momento, o Bispo faz uma breve homilia, na qual, explicando as leituras proclamadas, procura levar os confirmandos, os seus padrinhos e pais, bem como toda a assembleia dos fiéis, a uma compreensão mais profunda do mistério da Confirmação.

Renovação das promessas Baptismais

Terminada a homilia, o Bispo senta-se de mitra e báculo e interroga os confirmandos; estes, de pé, respondem conjuntamente.

Renunciai a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas seduções.

Confirmandos:Sim, renuncio.

Bispo:

Credes em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

Confirmandos:Sim, creio.

Bispo:

Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está à direita do Pai?

Confirmandos:Sim, creio.

Bispo:

Credes no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e que hoje, pelo sacramento da Confirmação, de modo singular vos é comunicado, como aos Apóstolos no dia do Pentecostes?

Page 13: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

13______________________________________________________________________________________

Confirmandos:

Sim, creio.

Bispo:

Credes na santa Igreja católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?

Confirmandos:

Sim, creio.

O Bispo faz sua esta profissão, proclamando a fé da Igreja: 

Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja,

que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo,

Nosso Senhor.

E a assembleia dos fiéis dá o seu assentimento, respondendo:

Amen.

Page 14: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

14______________________________________________________________________________________

Imposição das Mãos

Em seguida, o Bispo depõe o báculo e a mitra e (tendo junto de si os presbíteros que se lhe associam), de pé e de mãos juntas, voltado para o povo, diz: 

Oremos irmãos,a Deus Pai todo-poderoso,para que, sobre estes seus filhos adoptivos,que pelo Baptismo já renasceram para a vida eterna,derrame agora o Espírito Santo,que os fortaleça com a abundância dos seus donse, pela sua unção espiritual,os torne imagem perfeita de Cristo, Filho de Deus.

Todos oram, em silêncio, durante algum tempo.Seguidamente, o Bispo (e os presbíteros que se lhe associam) impõem as mãos sobre todos os confirmandos. O Bispo, sozinho, diz:

Deus todo-poderoso,Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,que, pela água e pelo Espírito Santo,destes uma vida nova a estes vossos servos,e os libertastes do pecado,enviai sobre eles o Espírito Santo Paráclito;dai-lhes, Senhor,o espírito de sabedoria e de inteligência,o espírito de conselho e de fortaleza,o espírito de ciência e de piedade,e enchei-os do espírito do vosso temor.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos:

Page 15: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

15______________________________________________________________________________________

Amen.

Crismação

Neste momento, o Bispo senta-se, recebe a mitra, e um diácono apresenta-lhe o santo Crisma.

Os confirmandos aproximam-se um por um do Bispo. Aquele que apresentou o confirmando, põe a mão direita sobre o ombro do confirmando e diz o nome deste ao Bispo.

O Bispo humedece o polegar da mão direita no Crisma e traça o sinal da cruz na fronte do confirmando, dizendo: 

N., RECEBE, POR ESTE SINAL, O ESPÍRITO SANTO,O DOM DE DEUS.

E o confirmando responde:

Amen.

O Bispo acrescenta:

A paz esteja contigo.

Confirmado:

Amen.

Durante a unção cantam-se cânticos apropriados. Após a unção, o Bispo lava as mãos.

O Bispo depõe a mitra. Levanta-se e, na sede, de mãos juntas, faz a monição a convidar os fiéis à oração universal, estando todos de pé.

Page 16: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

16______________________________________________________________________________________

Oração Universal 

Segue-se a Oração universal:

Bispo:Irmãos e irmãs:Façamos subir até Deus a nossa oração unânime,pois estamos unidos na mesma fé,esperança e caridade,que nos vêm do seu Espírito Santo,e digamos, cheios de fé:

 R. Ouvi-nos, Senhor.

1. Por estes seus servos, marcados com o Crisma da salvação,para que, enraizados na fé e firmes na caridade,dêem, em todo o seu viver,testemunho de Cristo,oremos ao Senhor.

 

2. Pelos pais e padrinhos, garantes da fé destes confirmados,para que não deixem de os ajudar,pela palavra e pelo exemplo,a seguir os passos de Cristo,oremos ao Senhor.

 

3. Pela santa Igreja de Deus,com o Papa (N.) o nosso (Patriarca, N.),e todos os bispos da Igreja,para que, reunida no Espírito Santo,se dilate e cresça na unidade da fé,até à vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo,oremos ao Senhor.

 

Page 17: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

17______________________________________________________________________________________

4. Pelo mundo inteiro,para que todos os homens,que têm um só Criador e um só Pai,se reconheçam como irmãos,sem distinção de raças nem de povos,e, de coração sincero, busquem o reino de Deus,oremos ao Senhor.

 5. Por todos nós aqui reunidos em assembleia,

para que o Espírito Santo venha aos nossos corações,como desceu, na manhã do Pentecostes,sobre os Apóstolos reunidos com Maria, Mãe de Jesus,oremos ao Senhor.

 O Bispo conclui com esta oração:

Senhor, nosso Deus,que destes o Espírito Santo aos vossos Apóstolose, por eles e pelos sucessores deles,quisestes que o mesmo Espírito fosse comunicado

aos outros fiéis,escutai a nossa oração e continuai também agora no coração

dos crentesa obra que o vosso amor realizouno princípio da pregação do Evangelho.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Page 18: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

18______________________________________________________________________________________

LITURGIA EUCARÍSTICA 

Terminada a Oração universal, o Bispo senta-se, de mitra. Os concelebrantes e o povo sentam-se também. Executa-se, então, o canto do ofertório, o qual se prolonga pelo menos até os dons terem sido depostos no altar.

Os diáconos e os acólitos colocam no altar o corporal, o sanguinho o cálice e o Missal.

Em seguida apresentam-se as oferendas. Três confirmandos apresentam o pão, o vinho e a água para a celebração da Eucaristia. São recebidos na sede pelo bispo.

O Bispo vai para o altar, depõe a mitra, recebe do diácono a patena com o pão e, segurando-a com ambas as mãos um pouco elevada acima do altar, diz em voz baixa:

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,pelo pão que recebemos da vossa bondade,fruto da terra e do trabalho do homem,que hoje Vos apresentamose que para nós se vai tornar Pão da vida.

Em seguida, depõe a patena com o pão sobre o corporal.

Entre tanto, o diácono deita vinho e um pouco de água no cálice, dizendo em silêncio:

Pelo mistério desta água e deste vinhosejamos participantes da divindaded’Aquele que assumiu a nossa humanidade.

Depois, apresenta o cálice ao Bispo, o qual, segurando-o com ambas as mãos um pouco acima do altar, diz, em voz baixa:

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,pelo vinho que recebemos da vossa bondade,fruto da videira e do trabalho do homem,que hoje Vos apresentamose que para nós se vai tornar Vinho da Salvação.

Page 19: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

19______________________________________________________________________________________

Em seguida, depõe o cálice sobre o corporal.Depois, o Bispo, inclinado a meio do altar, diz em voz baixa:

De coração humilhado e contritosejamos recebidos por Vós, Senhor.Assim o nosso sacrifícioseja agradável a vossos olhos.

Depois, incensa as oblatas, o altar e a cruz, acompanhado pelo diácono. Feito isto, todos se levantam e o diácono, postado ao lado do altar, incensa o Bispo de pé, sem mitra, depois os concelebrantes e, a seguir, o povo.

Incensado o Bispo, e estando este de pé, ao lado do altar, aproximam-se os ministros com o jarro da água, a bacia e a toalha. O Bispo, enquanto lava as mãos, diz, em voz baixa:

Lavai-me, Senhor da minha iniquidadee purificai-me do meu pecado.

Enxugadas as mãos, o Bispo volta ao meio do altar. Voltando-se para o povo, abre e junta as mãos, e convida o povo a orar, dizendo:

Orai, irmãos,para que o meu e vosso sacrifícioseja aceite por Deus Pai todo poderoso.

O povo responde:Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício,para glória do seu nome,para nosso beme de toda a santa Igreja.

Em seguida o Bispo abre os braços e diz a ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS.

No fim o povo aclama:Amen.

Seguidamente retira-se o solidéu ao Bispo. Os concelebrantes aproximam-se do altar e colocam-se à volta dele.

Page 20: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

20______________________________________________________________________________________

Os diáconos ficam atrás dos concelebrantes, para, quando for necessário, um deles ministrar ao cálice ou ao missal.

Page 21: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

21______________________________________________________________________________________

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

O Bispo dá início à ORAÇÃO EUCARÍSTICA.

PREFÁCIO O mistério do Pentecostes

V. O Senhor esteja convosco.R. Ele está no meio de nós.V. Corações ao alto.R. O nosso coração está em Deus.

V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.R. É nosso dever, é nossa salvação.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente,é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvaçãodar-vos graças sempre e em toda a parte.

Hoje manifestastes a plenitude do mistério pascale sobre os filhos de adopção,unidos em comunhão admirável ao vosso Filho Unigénito,derramastes o Espírito Santo,que no princípio da Igreja nascenterevelou o conhecimento de Deus a todos os povos da terrae uniu a diversidade das línguas na profissão duma só fé.

Por isso, na plenitude da alegria pascal,exultam os homens por toda a terrae com os Anjos e os Santos proclamam a vossa glória,cantando numa só voz:

Conclui, cantando com o povo:

Santo, Santo, Santo,Senhor Deus do Universo.O céu e a terra proclamam a vossa glória.Hossana nas alturas.Bendito O que vem em nome do Senhor.Hossana nas alturas.

Page 22: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

22______________________________________________________________________________________

Desde a epiclese até à elevação do cálice, os diáconos permanecem de joelhos.

O diácono do Evangelho deita incenso no turíbulo, e incensa a hóstia e o cálice a cada elevação.

O Bispo, de braços abertos, continua.

Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo,sois a fonte de toda a santidade.

Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a Igreja,ao celebrarmos o dia santíssimo do Pentecostes,em que o Espírito Santo se manifestou aos Apóstolosem numerosas línguas de fogo,humildemente Vos suplicamos:

Junta as mãos e, estendendo-as sobre as oblatas, diz:

Santificai estes dons,derramando sobre eles o vosso Espírito,

Junta as mãos e, estendendo-as sobre as oblatas, diz:

de modo que se convertam, para nós,no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Junta as mãos.

Page 23: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

23______________________________________________________________________________________

Nas fórmulas que se seguem, as palavras do Senhor devem pronunciar-se distintamente, como requer a natureza das mesmas palavras.

Na hora em que Ele se entregava,para voluntariamente sofrer a morte,

Toma o pão e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou o pão e, dando graças,partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo:

Tomai, todos, e comei:isto é o meu Corpoque será entregue por vós.

Mostra ao povo a hóstia consagrada, coloca-a sobre a patena e genuflecte em adoração.

Depois continua:

De igual modo, no fim da Ceia,

Toma o cálice e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, continua:

tomou o cálice e, dando graças,deu-o aos seus discípulos, dizendo:

Inclina-se um pouco.

Tomai, todos, e bebei:este é o cálice do meu Sangue,o Sangue da nova e eterna aliança,que será derramado por vós e por todos,para remissão dos pecados.

Fazei isto em memória de Mim.Mostra ao povo o cálice, coloca-o sobre o corporal e genuflecte em adoração.

Page 24: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

24______________________________________________________________________________________

Em seguida, diz:

Mistério da fé!O povo aclama, dizendo:

Anunciamos, Senhor a vossa morte,proclamamos a vossa ressurreição.Vinde, Senhor Jesus!

Depois, o Bispo, de braços abertos, diz:

Celebrando agora, Senhor,o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho,nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvaçãoe Vos damos graçasporque nos admitistes à vossa presençapara Vos servir nestes santos mistérios.

Humildemente Vos suplicamosQue, participando no Corpo e Sangue de Cristo,Sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

O concelebrante, (Ofício, N.), diz:

Lembrai-vos, Senhor da vossa Igreja,dispersa por toda a terra,e tornai-a perfeita na caridadeem comunhão com o Papa Francisco,o nosso Patriarca (N.), os seus Bispos Auxiliares,Dom (N.), aqui presente,e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo.

Lembrai-Vos daqueles que fizestes renascer pelo Baptismoe que hoje confirmastes com o dom do Espírito Santo;conservai neles a vossa graça.

Page 25: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

25______________________________________________________________________________________

O concelebrante, (Ofício, N.), diz:

Lembrai-Vos também dos nossos irmãosque adormeceram na esperança da ressurreição,e de todos aquelesque na vossa misericórdia partiram deste mundo:admiti-os na luz da vossa presença.

O concelebrante, (Ofício, N.), diz:

Tende misericórdia de nós, Senhor,e dai-nos a graça de participar na vida eterna,com a Virgem Maria, Mãe de Deus,os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santosque desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade,para cantarmos os vossos louvores,

Junta as mãos:por Jesus Cristo, vosso Filho.

O diácono eleva o cálice, enquanto o Bispo eleva a patena com a hóstia, até que o povo tenha dito a aclamação Amen:

Por Cristo, com Cristo, em Cristo,a Vós, Deus Pai todo-poderoso,na unidade do Espírito Santo,toda a honra e toda a glóriaagora e para sempre.

O povo aclama:Amen.

Page 26: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

26______________________________________________________________________________________

RITOS DA COMUNHÃO

Tendo colocado o cálice e a patena sobre o altar, o Bispo, de mãos juntas, diz:

Fíéis aos ensinamentos do Salvador, ousamos dizer:______________________________________________OuNum só coração e numa só alma,ousamos dizer como o Senhor nos ensinou.

OuPorque nos chamamos e somos filhos de Deus,ousamos dizer com toda a confiança:_________________________________________________________

Abre os braços e, juntamente com o povo, continua:

Pai nosso, que estais nos céus,santificado seja o vosso nome;venha a nós o vosso reino;seja feita a vossa vontadeassim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje;perdoai-nos as nossas ofensas,assim como nós perdoamosa quem nos tem ofendido;e não nos deixeis cair em tentação;mas livrai-nos do mal.

Page 27: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

27______________________________________________________________________________________

De braços abertos, o Bispo diz sozinho:

Livrai-nos de todo o mal, Senhor,e dia ao mundo a paz em nossos dias,para que, ajudados pela vossa misericórdia,sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação,enquanto esperamos a vinda gloriosade Jesus Cristo nosso Salvador.Junta as mãos.O povo conclui a oração, aclamando:Vosso é o reino e o podere a glória para sempre.

Em seguida o Bispo, de braços abertos, diz em voz alta:

Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos;Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz:não olheis aos nossos pecados mas à fé da vossa Igrejae dai-lhe a união e a paz, segundo a vossa vontade,Junta as mãos:

Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo,O povo responde:Amen.

O Bispo, voltado para o povo, estendendo e juntando as mãos, diz:

A paz do Senhor esteja sempre convosco.

O povo responde:O amor de Cristo nos uniu.

Em seguida, o diácono acrescenta:

Saudai-vos na paz de Cristo.O Bispo dá a paz aos concelebrantes que estão ao lado dele, e depois ao primeiro dos diáconos. E todos se dão mutuamente a paz e a caridade.O Bispo dá início à fracção do pão.O Bispo deita no cálice uma partícula da hóstia, dizendo em voz baixa: Esta união do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo,

Page 28: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

28______________________________________________________________________________________

que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.Entretanto canta-se:

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,dai-nos a paz.

Em seguida, o Bispo, de mãos juntas, diz em silêncio:

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo,que por vontade do Pai e com o poder do Espírito Santo,destes a vida ao mundo pela vossa morte,livrai-me de todos os meus pecados e de todo o mal,por este vosso santíssimo Corpo e Sangue;conservai-me sempre fiel aos vossos mandamentose não permitais que eu me separe de Vós.

Genuflecte e pega na patena. Depois, toma a hóstia e, levantando-a um pouco acima da patena, diz, voltado para o povo:

Felizes os convidados para a Ceia do Senhor.Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

E, juntamente com os concelebrantes e com o povo, acrescenta uma só vez:

Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada,mas dizei uma palavra e serei salvo.

Voltado para o altar, o Bispo diz em silêncio:

O Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.

E comunga com reverência o Corpo de Cristo.

Page 29: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

29______________________________________________________________________________________

Em seguida, toma o cálice e diz em silêncio:

O Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.

E comunga com reverência o Sangue de Cristo.

Os concelebrantes comungam o Corpo e o Sangue de Cristo. O Bispo distribui a Comunhão aos diáconos e aos fiéis, dizendo:

O Corpo de Cristo.

O comungante responde:

Amen.

E comunga.Enquanto o Bispo comunga o Corpo de Cristo, começa-se o CÂNTICO DA COMUNHÃO.

Terminada a distribuição da Comunhão, prepara-se a Reserva eucarística. O diácono consome o resto do Sangue sobre o altar e, na credência, purifica a patena sobre o cálice e o próprio cálice.

Durante a purificação diz em silêncio:

O que em nossa boca recebemos, Senhor,seja por nós acolhido em coração puro,e estes dons da vida temporalse tornem remédio de vida eterna.

Regressado à sede, após a Comunhão, o Bispo retoma o solidéu. Se convier, podem-se guardar uns momentos de silêncio sagrado ou recitar um cântico de louvor.

Page 30: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

30______________________________________________________________________________________

Em seguida, de pé, junto da sua sede, o Bispo diz:

Oremos.E todos, juntamente com o Bispo, oram em silêncio durante alguns momentos.

Depois o Bispo, de braços abertos, diz a ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO.Senhor nosso Deus,que concedeis com abundância à vossa Igreja os dons sagrados,conservai nela a graça que lhe destes,para que floresça sempre em nós o dom do Espírito Santo,e o alimento espiritual que recebemosnos faça progredir no caminho da salvação.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

No fim o povo aclama:

Amen.

Seguem-se os breves agradecimentos.

Page 31: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

31______________________________________________________________________________________

RITOS DE CONCLUSÃOO Bispo recebe a mitra e, abrindo os braços, saúda o povo, dizendo:

O Senhor esteja convosco.

O povo responde:

Ele está no meio de nós.

O diácono dirige ao povo o convite:

Inclinai-vos para receber a bênção.

O Bispo profere as primeiras invocações mantendo as mãos estendidas sobre o povo:

Deus, fonte de toda a luz,que hoje iluminou o coração dos discípulos,derramando sobre eles o seu Espírito Santificador,vos alegra com as suas bênçãose vos conforte sempre com os dons do Espírito Santo.R. Amen.

O fogo do Espírito Santo,que apareceu admiravelmente sobre os discípulos,purifique os vossos corações de todo o male Vos ilumine com o esplendor da sua luz.R. Amen.

O Espírito Santo,que congregou os povos diversos na confissão duma só fé,vos faça perseverar na mesma fé e vos confirme na esperança,até que possais ver a Deus face a face.R. Amen.

Depois recebe o báculo, e diz.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso,Pai, Filho e Espírito Santo.R. Amen.

Page 32: simpleselementos.files.wordpress.com · Web viewe renovais a face da terra. SEGUNDA LEITURA LEITURA II Rom 8, 22-27 «O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis» Leitura

32______________________________________________________________________________________

O diácono despede o povo, dizendo:

Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

O povo responde:

Graças a Deus.

Os concelebrantes e todos os demais que estão no presbitério saúdam o altar, como no princípio, e voltam processionalmente à sacristia, pela mesma ordem em que vieram.