· web viewa era vargas (1930-1945) revisÃo 1. (g1 - ifsc 2016) em 1937, getúlio vargas deu...

22
1 A era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que ficou conhecido como “Era Vargas”. Sobre o Estado Novo, assinale a alternativa CORRETA. a) O nacionalismo varguista não permitiu qualquer tipo de interferência estrangeira no país, fosse por meio de empréstimos, por migrações, tampouco por instalações de bases militares. b) Por ter entre suas características o nacionalismo, Vargas governou com o auxílio dos integralistas. c) A imigração alemã para o Brasil foi incentivada, sendo permitida a manutenção do uso do idioma de origem pelos imigrantes no cotidiano. d) O fim do Estado Novo foi acelerado pela vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, que demonstrou contradição com a permanência de um ditador na presidência do Brasil. e) Para não entrar em contradição com seus aliados estrangeiros, Vargas adotou a livre imprensa e a livre fundação de partidos políticos. 2. (G1 - ifce 2016) O Governo Getúlio Vargas (1930-1945) notabilizou- se por adotar diversas medidas em benefício da classe trabalhadora, dentre as quais é possível destacar a) a implementação de férias remuneradas, licença paternidade e seguro desemprego. b) a criação de creches nas empresas, do salário alimentação e a implementação da jornada de 48 horas semanais. c) a criação da carteira de trabalho, do salário mínimo e do Ministério do Trabalho. d) a criação do Ministério do Trabalho, da Previdência Social e a implementação da jornada de 40 horas semanais. e) a criação do seguro desemprego, do auxílio doença e da licença paternidade. 3. (Upf 2016) No contexto do Estado Novo (1937-1945), a política externa do governo Vargas oscilou entre aproximar-se da Alemanha e dos Estados Unidos. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Brasil e Estados Unidos acabaram por negociar pragmaticamente condições para o alinhamento. Assinale a alternativa que apresenta questões que estavam envolvidas na agenda de discussões entre os dois países.

Upload: dangtruc

Post on 09-Feb-2019

283 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

1

A era Vargas (1930-1945)REVISÃO

1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que ficou conhecido como “Era Vargas”. Sobre o Estado Novo, assinale a alternativa CORRETA.

a) O nacionalismo varguista não permitiu qualquer tipo de interferência estrangeira no país, fosse por meio de empréstimos, por migrações, tampouco por instalações de bases militares.

b) Por ter entre suas características o nacionalismo, Vargas governou com o auxílio dos integralistas. c) A imigração alemã para o Brasil foi incentivada, sendo permitida a manutenção do uso do idioma de

origem pelos imigrantes no cotidiano. d) O fim do Estado Novo foi acelerado pela vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, que

demonstrou contradição com a permanência de um ditador na presidência do Brasil. e) Para não entrar em contradição com seus aliados estrangeiros, Vargas adotou a livre imprensa e a

livre fundação de partidos políticos. 2. (G1 - ifce 2016) O Governo Getúlio Vargas (1930-1945) notabilizou-se por adotar diversas medidas em benefício da classe trabalhadora, dentre as quais é possível destacar

a) a implementação de férias remuneradas, licença paternidade e seguro desemprego. b) a criação de creches nas empresas, do salário alimentação e a implementação da jornada de 48 horas

semanais. c) a criação da carteira de trabalho, do salário mínimo e do Ministério do Trabalho. d) a criação do Ministério do Trabalho, da Previdência Social e a implementação da jornada de 40 horas

semanais. e) a criação do seguro desemprego, do auxílio doença e da licença paternidade. 3. (Upf 2016) No contexto do Estado Novo (1937-1945), a política externa do governo Vargas oscilou entre aproximar-se da Alemanha e dos Estados Unidos. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Brasil e Estados Unidos acabaram por negociar pragmaticamente condições para o alinhamento.

Assinale a alternativa que apresenta questões que estavam envolvidas na agenda de discussões entre os dois países.

a) O fim do desmatamento da Amazônia pelo Brasil, a diminuição da emissão de gás carbono e a liberação da navegação do rio Negro pelos Estados Unidos.

b) A cessão das bases do Nordeste do Brasil para o estacionamento de tropas norte-americanas, a concessão de financiamento norte-americano para a modernização das Forças Armadas brasileiras e a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

c) O financiamento para reabertura do Banco do Brasil e a concessão da base de Alcântara para lançamento de satélites norte-americanos.

d) O ensino obrigatório da língua inglesa nas escolas brasileiras e a proibição do idioma italiano e alemão.

e) A implementação do ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas) e a venda de materiais estratégicos brasileiros – bauxita, berilo, cromita, ferro-níquel, diamantes industriais, minério de manganês, mica, cristais de quartzo, borracha, titânio e zircônio.

4. (Fatec 2016) Observe atentamente a imagem.

Page 2:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

2

A charge refere-se ao período

a) do Império (1822-1889), governado por D. Pedro II, que tinha grande interesse por inovações tecnológicas e utilizou o rádio como instrumento de propaganda.

b) da Primeira República (1889-1930), cuja principal marca foi a censura a artistas, intelectuais e jornalistas contrários ao governo.

c) do Estado Novo (1937-1945), sob o comando de Getúlio Vargas, que utilizou o rádio para enaltecer os feitos de seu governo.

d) do desenvolvimentismo (1955-1961), liderado por Juscelino Kubitschek, que introduziu os meios de comunicação de massa no Brasil.

e) da ditadura civil-militar (1964-1985), no qual artistas e jornalistas podiam expressar-se livremente nas rádios, porém eram censurados nas redações dos jornais e emissoras de TV.

5. (G1 - cftmg 2016)

Page 3:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

3

A imagem apresentada contém símbolos de um movimento político vigente no Brasil nos anos 1930, que propunha a

a) construção do país com base no sentimento nacionalista e nos valores morais da época. b) criação do estado fundamentada no modelo populista e na defesa da classe trabalhadora. c) edificação da nação baseada em valores comunistas cujo lema seria "Deus, pátria e família". d) lapidação da pátria inspirada nos ideais anarquistas que defendiam um estado forte e liberal. 6. (Acafe 2016) A revolta constitucionalista de 1932, ocorrida em São Paulo, buscava recuperar a hegemonia política perdida em 1930 e a constitucionalização do país.

Sobre essa revolta, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) Os paulistas contaram com o apoio político e militar do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Posteriormente, mineiros e paulistas iriam formar uma aliança para as eleições presidenciais de 1934.

b) No esforço de guerra em prol de São Paulo, empresários apoiaram o movimento constitucionalista na produção de capacetes, armas e munições.

c) O governo paulista realizou a campanha “ouro para o bem de São Paulo”, convocando a população para contribuir no esforço de guerra.

d) Apesar da derrota militar, muitos argumentam que o Estado de São Paulo foi vitorioso politicamente, pois foi convocada uma Assembleia Constituinte que promulgou, em 1934, uma nova Constituição.

7. (Uece 2016) Acerca das razões apontadas para o final do Estado Novo (1937-1945) no Brasil, observe as proposições abaixo.

I. A contradição percebida na prática estadonovista – externamente lutara contra regimes autoritários e centralizadores na segunda guerra mundial, e internamente mantinha um regime antidemocrático e centralizador – é apontada como uma forte razão para a queda do regime.

II. A criação e a organização de vários partidos políticos compostos por adversários do regime, como o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido Social Democrático (PSD) e, principalmente, a União Democrática Nacional (UDN), que formaram a mais forte oposição ao Estado Novo, levando-o ao seu final.

III. A nomeação de Benjamin Vargas, irmão de Getúlio Vargas, um civil, para o cargo de chefe de polícia do Distrito Federal, tradicionalmente ocupado por militares, desagradou profundamente aos setores militares, o que contribuiu para a queda do regime.

É correto o que se afirma em

Page 4:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

4

a) I, II e III. b) I e II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. 8. (Ufu 2016) [Populismo] Foi uma construção dos liberais derrotados e, depois, das esquerdas revolucionárias. Para os liberais, eles só poderiam ter perdido porque alguém se deixou ludibriar. Para as esquerdas, que queriam primazia nos movimentos populares, os populistas eram todos os demais, inclusive outros ramos marxistas. Além da direita e da esquerda, juntaram-se nessa poderosa aliança a universidade, tentando dar uma consistência teórica à definição, e a imprensa, difundindo e popularizando a caracterização. O princípio, totalmente improvável, é da existência de uma multidão de tolos, um bando de idiotas, a seguir um líder malicioso e poderosíssimo. Um sujeito capaz de enganar milhões e milhões de pessoas durante décadas.

FERREIRA, Jorge. Todos populistas. Revista Época, 22.set. 2009. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI31162-15228,00-

JORGE+FERREIRA+TODOS+POPUL STAS.html>. (Adaptado).

O conceito de populismo é largamente utilizado tanto por intelectuais quanto por jornalistas, e mesmo no cotidiano. Recentemente, como se depreende da citação do historiador Jorge Ferreira, tal conceito vem ganhando novos significados em função

a) da percepção de que, nas grandes políticas nacionais, tal como a legislação trabalhista de Vargas, há um ativo protagonismo das camadas populares em busca do atendimento de suas demandas históricas.

b) da reavaliação do alcance das políticas populistas, como a legislação trabalhista, as quais, para vários autores, só foram efetivamente implementadas entre as camadas rurais.

c) do distanciamento em relação à herança getulista que os governos Lula e Dilma fizeram questão de efetivar.

d) do questionamento da real capacidade da legislação trabalhista em produzir uma efetiva consciência de classe entre os trabalhadores brasileiros.

9. (G1 - ifba 2016) Getúlio Dorneles Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945. Sobre as fases em que Vargas governou o Brasil, é correto afirmar que:

a) entre 1937 e 1945, Vargas se aliou ao Nazismo Alemão e garantiu o poder no Brasil.

Page 5:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

5

b) entre 1932 e 1934, Vargas promoveu eleições diretas no Brasil para todos os cargos da Democracia Nacional.

c) entre 1930 e 1932, ocorreu o governo provisório, que visava garantir a democracia no Brasil e, assim, evitar a ameaça fascista no Brasil.

d) entre 1937 e 1945, ocorreu o Estado Novo, no qual Vargas governou mediante a alegação de um golpe tramado contra a democracia brasileira, o plano Cohen.

e) Vargas, entre 1930 e 1937, promoveu reformas trabalhistas que, além de garantir os direitos dos trabalhadores, garantiu o controle das classes trabalhadoras baseado no trabalhismo alemão.

10. (Pucrs 2016) Leia o trecho abaixo do discurso de Getúlio Vargas, proferido em sua posse como chefe do Governo Provisório, em 3 de novembro de 1930, depois da Revolução de 1930.

“O movimento revolucionário, iniciado vitoriosamente a 3 de outubro no sul, centro e norte do país, e triunfante a 24 nesta capital, foi a afirmação mais positiva que até hoje tivemos da nossa existência como nacionalidade. Em toda a nossa história política, não há, sob esse aspecto, acontecimento semelhante. Ele é, efetivamente, a expressão viva e palpitante da vontade do povo brasileiro, afinal senhor de seus destinos e supremo árbitro de suas finalidades coletivas.”

Sobre o discurso de Vargas e a Revolução de 1930 referida no texto, afirma-se:

I. O “movimento revolucionário” mencionado é a Aliança Nacional Libertadora, que defendia o combate ao imperialismo, a reforma agrária e a instalação do socialismo no Brasil.

II. Por definir o “povo” como “senhor de seus destinos e supremo árbitro de suas finalidades coletivas”, Vargas pautou seu governo pela defesa das camadas populares e pelo respeito às liberdades democráticas.

III. Na campanha eleitoral à Presidência, em 1930, Vargas defendeu o voto secreto e a autonomia da justiça eleitoral, o que lhe possibilita associar o movimento revolucionário à “expressão viva e palpitante da vontade do povo brasileiro”.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afimativa(s)

a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 11. (Pucpr 2016) Observe a primeira propaganda da Coca-Cola no Brasil, divulgada em 1943. Em seguida, analise os itens propostos.

Page 6:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

6

I. A expressão “gostará imensamente do seu delicioso sabor” demonstra que o produto já era bem conhecido no Brasil.

II. Considerando que a empresa Coca Cola produzia também geladeiras, é possível afirmar que a campanha em favor da Coca-Cola “bem fria” divulgava ao mesmo tempo a venda dos refrigeradores, que possibilitariam o consumo do produto gelado.

III. A expressão “Unidos hoje, unidos sempre” representa uma aproximação da política brasileira e norte-americana no período, que implicará um aumento das importações dos produtos norte-americanos pelo Brasil.

IV. Apesar de a propaganda ser do ano 1943, não é possível estabelecer nenhuma relação entre a comercialização da Coca-Cola no Brasil na década de 1940 e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Assinale a alternativa CORRETA

a) Somente as afirmações II e IV estão corretas. b) Somente as afirmações II e III estão corretas. c) Somente as afirmações III e IV estão corretas. d) Somente as afirmações I e III estão corretas. e) Somente as afirmações I e II estão corretas. 12. (Fgv 2016) Leia as tabelas.

Page 7:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

7

Aumento das Taxas de Urbanização1940 1960 1980 1991 1996

BrasilNorteNordesteSudesteSulCentro-Oeste

(IBGE)

Melhoria dos Índices SociaisEsperança

de vida(anos)

Analfabetismo(%)

MortalidadeInfantil

(por mil)

Taxa defertilidade(filhos por

Família)1940195019601970198019901996

(IBGE)

(apud Hervé Thery, Retrato cartográfico e estatístico In: Ignacy Sachs et al, Brasil: um século de transformações. 2001)

A partir das tabelas e da história brasileira desde os anos 1940, é correto afirmar que

a) uma situação paradoxal ocorreu na sociedade brasileira nos últimos sessenta anos, pois o processo de urbanização foi mais rápido nas regiões produtoras de mercadorias industrializadas, mas a melhoria dos indicadores sociais nessas regiões chegou a estagnar em algumas áreas.

b) desde os anos 1950, o Brasil já era considerado um país essencialmente urbano, porém as condições de saúde e educação melhoraram no Sul e no Sudeste e tiveram uma acentuada piora no Norte e no Nordeste, além do Centro-Oeste, ainda hoje de maioria da população no campo.

c) uma transformação vivenciada no Brasil, talvez a mais marcante da segunda metade do século XX, foi a forte onda de urbanização, fenômeno importante porque foi um dos provocadores da melhoria de todos os indicadores sociais apresentados.

d) a lenta passagem do Brasil de país rural para urbano, condição atingida em meados dos anos 1980, produziu uma série de efeitos negativos, como a estagnação do grau de escolaridade entre os mais jovens e a frágil melhora no aumento de expectativa de vida.

e) a mais significativa mudança na organização social brasileira no século XX refere-se ao excepcional processo de urbanização nas áreas mais pobres do Norte e do Nordeste, mas que não veio acompanhado de efeitos positivos na maioria dos indicadores sociais.

13. (Unesp 2016) Em março de 1988, o modelo sindical levado por Lindolfo Collor para o Ministério do Trabalho completou 57 anos de idade. Em todos estes anos foi olhado com suspeita pelos empresários e com bastante desconfiança pelos grupos socialistas, comunistas e pela esquerda em geral. Atribuía-se sua criação, na década de 30, à influência das doutrinas autoritárias e fascistas então na moda.

(Letícia Bicalho Canêdo. A classe operária vai ao sindicato, 1988.)

Page 8:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

8

Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam

a) o direito de greve e a valorização da luta de classes. b) a unicidade sindical por categoria e o corporativismo. c) a liberdade de organização sindical e a conscientização política dos trabalhadores. d) o predomínio de lideranças de esquerda e a autonomia de atuação dos sindicatos. e) o controle governamental e a sindicalização obrigatória dos trabalhadores. 14. (Pucpr 2016) Leia a carta enviada por um cidadão brasileiro a Getúlio Vargas em 1939 e considere as afirmações a seguir:

Pindamonhangaba, 3 de dezembro de 1939. Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas. Operário, mas sabendo ler e escrever, acompanho pela leitura dos jornais tudo quanto se relaciona com o desenvolvimento, com o progresso de nossa Pátria. Com esse interesse era natural que não me escapassem as notícias sobre a organização do Código da Família, obra meritória de que está cogitando o benemérito governo de V. Excia. Nessa expectativa, peço licença a V. Excia. para juntar a esta uma fotografia, minha, de minha mulher e de meus filhos em número de onze, esperando que o governo patriótico do Estado Novo me ampare, dando-me trabalho e aos meus filhos a fim de que honesta e dignamente eu possa cuidar da manutenção e da instrução da prole, promovendo, assim, a grandeza do nosso querido Brasil. Não quero, Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas, uma esmola, mas preciso sim de trabalho e de assistência, pois agora mesmo sinto a minha saúde abalada e devo confessar a V. Excia. a minha impossibilidade. Não será isso, aliás, de admirar, pois o que pode ganhar, numa cidade do interior, um modesto ferreiro? Subscrevo, patrício, admirador e criado.

Sebastião Nogueira

Fonte: Arquivo Nacional. Presidência da República. Série 17 – Ministérios. Lata 192 – 1938-1939. (Foi mantida a grafia original das cartas)

I. A carta foi escrita durante o Estado Novo, período marcado pela democracia populista de Getúlio Vargas.

II. Pelo caráter ditatorial do Estado Novo, é possível afirmar que o governo não respondeu à demanda solicitada, uma vez que o assistencialismo não era uma prática política desse período.

III. A partir da leitura da carta é possível afirmar que Vargas mantinha uma política de aproximação com os trabalhadores como meio de promover o desenvolvimento do país.

IV. O argumento do operário Sebastião Nogueira ao solicitar auxílio ao presidente é o de cooperar como trabalhador e pai de família para a grandeza da nação brasileira.

Está(ão) CORRETA(S) somente a(s) afirmação(ões):

a) III e IV. b) III. c) II. d) I e III. e) I, III e IV. 15. (Ucs 2016) Considere as seguintes afirmativas sobre a legislação trabalhista implantada no Brasil a partir de 1930.

I. Conjunto de leis que concedia determinados direitos aos trabalhadores, como jornada de oito horas de trabalho, aposentadoria, descanso remunerado, férias, etc. Até então, esses direitos tinham sido objeto de muitas lutas no Brasil.

Page 9:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

9

II. Getúlio Vargas, ao chegar ao poder, abraçou a causa dos trabalhadores e apresentou a legislação social como uma dádiva, um ato de generosidade, pelo qual o governo brasileiro outorgou os direitos trabalhistas ao povo.

III. Lindolfo Collor, primeiro ministro do Trabalho, foi o organizador dessa legislação, definindo a estruturação sindical corporativista e vinculada ao Estado. Queria que os sindicatos fossem “amortecedores” da luta de classes.

Das afirmativas apresentadas,

a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas. 16. (Ufpr 2016) Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945”

(CPDOC. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FEB>).

Assinale a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).

a) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na Europa com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime autoritário.

b) Ao lutar pela democracia e derrotar os fascismos na Europa, os pracinhas conquistaram apoio popular para derrubar a ditadura de Vargas.

c) Ao derrubar o regime franquista na Espanha, os soldados brasileiros inspiraram a população a lutar por eleições, após 15 anos de Estado Novo.

d) Ao derrotar os fascistas na Batalha de Monte Castelo na Itália, a FEB conquistou o apoio norte-americano para derrubar a ditadura de Vargas.

e) Ao lutar pela libertação dos povos europeus, o governo brasileiro esgotou seus recursos financeiros no Exército, precipitando a queda de Vargas.

17. (Uece 2016) O período de exceção política comandada por Getúlio Vargas (1930-1945) foi marcado pelo forte controle das atividades culturais e intensificado com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) em 1939. Contudo, entre os anos 1930 e 1940, genericamente, o Brasil conheceu um período em que certo aparato cultural pôde ser percebido. Considerando esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.

a) O rádio, com seus programas de auditórios, musicais e novelas, tornou-se um dos divertimentos preferidos da população brasileira.

b) Na literatura, importantes obras foram lançadas como Vidas Secas de Graciliano Ramos; Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector; Terras do Sem Fim de Jorge Amado, entre outras.

c) O teatro de revista, com suas vedetes que se tornaram musas nacionais, iniciou, nesse período, os seus primeiros espetáculos, em grande parte, copiados dos Estados Unidos.

d) As salas de cinema, com as musas de Hollywood e do cinema nacional, representaram um dos principais entretenimentos desse período nas maiores cidades brasileiras.

18. (G1 - cftmg 2016) “No quadro geral de emergência de regimes totalitários e autoritários, tanto na Europa do Leste como na Europa ocidental, é possível apontar alguns regimes com direta influência na organização do Estado Novo e na construção de sua ideologia. Chovendo no molhado, lembro, por exemplo, que a moldura sindical do Estado Novo teve forte influência da Carta del Lavoro, vigente na Itália de Mussolini, e que as técnicas de propaganda estadonovistas foram muito influenciadas pelo exemplo nazifascista.”

Page 10:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

10

Adaptado de: FAUSTO, Boris. O Estado Novo no contexto internacional. In PANDOLFI, Dulce Chaves; FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999, p. 18.

Tendo em vista a citação pode-se afirmar que

a) a solução brasileira para a crise econômica que se espalhou pelo mundo ao longo dos anos de 1930 foi pioneira.

b) o projeto estadonovista buscava a modernização do país seguindo modelos importados, como garantia aos direitos políticos e civis.

c) a política trabalhista do período reforçava o antagonismo entre trabalhadores e empresários, prática influenciada pelo governo italiano.

d) o limite do liberalismo ficou evidente a partir de 1929, o que gerou um projeto que primava pelo autoritarismo político e pela intervenção do Estado na economia.

19. (Upe-ssa 3 2016) No primeiro governo de Getúlio Vargas, o fortalecimento do samba como canção nacional veio juntamente com o apoio ao carnaval, e isso acontecia oficial e extraoficialmente. Em 1932, foi realizado o primeiro baile de carnaval no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; em 1935, Villa Lobos incorporou um samba de Ernani Silva em uma apresentação; em 1936, a Hora do Brasil transmitia um samba da Escola Mangueira “diretamente para a Alemanha nazista”, e, em 1937, o governo estabeleceu que os enredos de escolas de samba teriam “caráter histórico, didático e patriótico”.

MACEDO, Káritha Bernardo de. Carmem Miranda e o nacionalismo na década de 1930. UDESC/Ceart, p. 387/388. (Adaptado)

Uma consequência sociopolítica do contexto apresentado pelo texto foi a

a) nacionalização do samba e sua ligação a um projeto de modernização do país. b) competição com a bossa-nova como gênero musical da elite boêmia nacional. c) marginalização do samba como gênero musical com a institucionalização da censura. d) identificação do samba com música “marginal”, prejudicando a imagem do Brasil no cenário

internacional. e) oposição dos principais cantores nacionais, Carmem Miranda, Sílvio Caldas e Francisco Alves, ao

gênero samba. 20. (Espm 2016) Muitos anos seriam precisos para despertar essas massas enganadas, sonolentas – e a propaganda feita em alguns meses fora escassa. Organização precária. (...) não davam mostras de querer submeter-nos a julgamento. E era possível que já nos tivessem julgado e cumpríssemos pena, sem saber. Suprimiam-nos assim todos os direitos, os últimos vestígios deles. Desconhecíamos até o foro que nos sentenciava.

(Graciliano Ramos. Memórias do Cárcere)

Mais do que um livro de memórias, o escritor Graciliano Ramos deixou um testemunho de sua passagem pela prisão e sua convivência com variados tipos encontrados entre os presos políticos. No texto Graciliano Ramos registra que a propaganda para o movimento fora escassa e a organização precária.

O aprisionamento de Graciliano Ramos ocorreu por conta de seu envolvimento:

a) na Coluna Prestes; b) na Revolução Constitucionalista de 1932; c) no Levante Comunista de 1935 (“Intentona”);

Page 11:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

11

d) no Putsch Integralista; e) na ação do Partido Comunista no governo de João Goulart. 21. (Uece 2016) Atente ao seguinte excerto: “A produção do algodão para exportação ou indústrias da fiação e tecelagem de Fortaleza era o principal fator que fazia crescer o cofre dos capitalistas cristãos do Ceará. Vale lembrar que a principal expressão comercial da década de 1930 ligava-se intimamente ao algodão”.

RIOS, Kênia Souza. A cidade cercada: festa e isolamento na seca de 1932, in SOUZA, Simone (org). SECA. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2002.

Considerando o excerto acima e os desdobramentos da atividade algodoeira no Ceará na década de 1930, analise os seguintes itens:

I. o aparecimento de várias fábricas e lojas de tecidos, que diariamente ganhavam destaque nos jornais da cidade de Fortaleza, e sua multiplicação em grande número, pelo interior do estado do Ceará;

II. o surgimento de uma mão de obra especializada, oriunda dos retirantes da seca, que passaram a vender sua força de trabalho a essa indústria;

III. o fortalecimento do controle da indústria sobre os homens vindos do sertão, fugindo da seca, em busca de emprego, pelo fato de que o grande número de famintos aumentava a oferta de mão de obra barata.

Corresponde(m) a desdobramento(s) da atividade algodoeira no Ceará na década de 1930 somente a) os itens I e II. b) o item III. c) os itens I e III. d) o item II. 22. (G1 - ifpe 2016) A Era Vargas, ou Período Getulista, como também ficou conhecida, teve início com a Revolução de 1930, que deu fim à República dos Oligarcas, afastando o então presidente Washington Luís e uma série de governadores do poder. Essa era teve seu fim em 1945, quando terminou a Segunda Guerra Mundial e Vargas foi pressionado pelos militares a deixar o cargo e retirar-se para o Rio Grande do Sul, sua terra natal.

Identifique, nos itens abaixo, as principais mudanças do período.

a) Os direitos trabalhistas concedidos permitiam plena liberdade de organização da classe trabalhadora sem nenhum controle do governo sobre os sindicatos.

b) Entre os direitos trabalhistas estavam o Décimo Terceiro Salário, licença maternidade por dias e o adicional de um terço do salário no mês de férias.

c) A Constituição de 1934 adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino.

d) Houve a extinção do Ministério do Trabalho e dos tribunais do trabalho, medidas que visavam cortes nos gastos públicos para estabilizar o país, que ainda sofria reflexos da Crise de 1929.

e) Ocorreu estímulo à indústria leve e criação de mecanismos para proteger os interesses dos cafeicultores, pois o governo deveria comprar os excedentes da produção de café para salvar o setor agrícola.

23. (G1 - ifba 2016) Examinando decididamente o fator econômico de maior predominância na evolução social, penso não errar afirmando que a causa principal de falharem todos os sistemas econômicos, experimentados para estabelecer o equilíbrio das forças produtoras, se encontra na livre atividade permitida à atuação das energias naturais. Isto é, falta de organização do capital e do trabalho, elementos dinâmicos preponderantes no fenômeno da produção, cuja atividade cumpre, antes de tudo, regular e disciplinar.

Page 12:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

12

(Fonte: VARGAS, Getúlio. A nova política do Brasil. Vol. 3. Rio de Janeiro: Vitória, 1938, p. 116)

O discurso de Vargas é significativo para compreender o modelo de Estado corporativista implantado no Brasil, a partir dos anos de 1930, a quem coube:

a) Definir novas formas de organização e de participação, manter as hierarquias, mas evitar os conflitos e as lutas de classe.

b) estabelecer uma política de proteção ao trabalho, particularmente no campo, onde se encontrava a principal linha de investimento do Estado.

c) criar as bases de um regime socialista no país, através da incorporação dos sindicatos nos principais setores de assessoramento do governo.

d) constituir uma política de base liberal que reduzisse a participação do Estado na economia e permitisse uma aliança com o capital estrangeiro.

e) Estabelecer novos arranjos político-partidários, capazes de ampliar a participação das classes trabalhadoras nas decisões governamentais.

24. (G1 - col.naval 2016) Observe a imagem a seguir.

O Queremismo foi um movimento surgido em maio de 1945 que visava defender a continuidade do presidente Getúlio Vargas no poder. Sendo assim, é correto afirmar que o Queremismo resultou

a) em um movimento militar liderado pelo Marechal Eurico Gaspar Dutra que depôs o presidente Getúlio e instituiu um período ditatorial por cinco anos (1945-1950).

b) na crescente participação popular e de setores sindicais, o que viabilizou a candidatura de Getúlio Vargas em 1945, que perdeu as eleições devido a fraudes eleitorais.

c) na candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República em 1945, sendo eleito pela primeira vez com a maioria absoluta dos votos.

d) em um movimento civil organizado por políticos de oposição, liderados por Carlos Lacerda, que articularam o impeachment de Getúlio Vargas após denúncias de corrupção.

e) na crescente desconfiança de alguns políticos e chefes militares de que Getúlio Vargas estava preparando um golpe para permanecer no poder, o que levou à sua deposição.

25. (G1 - ifsc 2016) Em 31 de março de 1964 ocorreu o chamado Golpe Militar no Brasil, após o qual os militares governaram o país de forma ditatorial por cerca de vinte anos. Por ser a ditadura mais recente da história do Brasil, ela é a mais lembrada, com heranças que percebemos até os dias atuais; esse, porém, não foi o único regime autoritário brasileiro. Podemos destacar, ainda, três momentos da República brasileira em que ocorreram golpes ou revoluções no governo nacional: 1889, 1937 e 1964. Sobre esses momentos da história do Brasil, é CORRETO afirmar:

Page 13:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

13

a) Os três golpes tiveram cunho militar e, ao destituir o presidente anterior, implantaram medidas prendendo o antecessor.

b) Tanto na ditadura de Getúlio Vargas, quanto no governo dos militares, o Estado estava preocupado com uma suposta revolução político-social no Brasil.

c) Tanto em 1889, quanto em 1964, os militares instituíram departamentos de imprensa e propaganda para o controle midiático de jornais, rádio e televisão.

d) As perseguições políticas foram comuns nestes períodos; porém, somente na ditadura de Vargas, entre 1937 e 1945, ocorreram mortes.

e) Somente em 1937 e 1964 os golpes tiveram grande influência das forças militares; em 1889, o exército apenas deu apoio moral aos revoltosos.

Gabarito:

Resposta da questão 1: [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão remete à Era Vargas, 1930-1945, em especial, à ditadura do Estado Novo, 1937-1945. O golpe dado por Vargas em 1937 tem uma forte inspiração nos estados totalitários europeus. Getúlio cancelou as eleições em 1937 e assumiu o executivo com muito poder legitimado por uma nova constituição. Fechou agremiações políticas, adotou um populismo nacionalista, criou as CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi contraditória considerando que mandou os pracinhas brasileiros para lutar contra ditaduras na Europa e havia uma ditadura no Brasil. Desta forma, a derrota do nazifascismo na Europa contribuiu para o fim do regime ditatorial no Brasil.

Resposta da questão 2: [C]

A questão aponta para as realizações sociais do governo Vargas entre 1930-1945. A CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, foi elaborada durante a Era Vargas dentro de um contexto populista-nacionalista caracterizado por uma forte ingerência do Estado na vida do país. Vargas perdeu a eleição presidencial de 1930 e assumiu logo após o “Movimento de 1930”, criou diversos ministérios como o do Trabalho, começou a ser elaborada a CLT com o surgimento do salário mínimo, carteira de trabalho, descanso semanal, 48 horas de trabalho por semana, etc. Outras conquistas sociais foram inseridas posteriormente como um terço de férias, aumento da licença maternidade, etc.

Resposta da questão 3: [B]

A questão remete à Era Vargas, 1930-1945, em especial o período do Estado Novo, 1937-1945. Vargas implantou no Brasil, em 1937, uma ditadura política inspirada em regimes totalitários europeus. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial em setembro de 1939, o governo adotou uma neutralidade estratégica oscilando entre os EUA e a Alemanha. Após o ataque japonês à base estadunidense de Pearl Harbor, em dezembro de 1941, os EUA entraram na guerra contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e o Brasil entrou na guerra apoiando os Estados Unidos. Vargas recebeu empréstimo para bancar a modernização do Brasil através da indústria de base, modernização das forças armadas e a cessão de uma base no Nordeste.

Resposta da questão 4: [C]

Somente a proposição [C] está correta. A questão remete à criação da “Voz do Brasil” durante a ditadura do Estado Novo, 1937-1945. O presidente Getúlio Dorneles Vargas utilizou os meios de comunicação de

Page 14:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

14

massa para defender a ideologia do Estado como o nacionalismo, populismo e a construção de uma identidade nacional.

Resposta da questão 5: [A]

A questão remete ao Movimento Integralista conhecido como AIB, Ação Integralista Brasileira, liderada por Plínio Salgado. Este grupo tinha como referência o fascismo italiano, possuía uniforme verde, tinha como símbolo a letra grega “sigma”, anauê, apoiava um governo centralizado e nacionalista. Tinha um discurso moralista através do lema: Deus, Pátria e Família. Criticava as ideias comunistas e não apoiava o anarquismo.

Resposta da questão 6: [A]

A questão remete a Era Vargas, 1930-1945, em especial a Revolução Constitucionalista de 1932. Júlio Prestes, de São Paulo, ganhou a eleição presidencial em 1930, mas não assumiu devido ao importante movimento de 1930 que alguns historiadores chamam de Revolução de 30. Vargas, candidato derrotado da Aliança Liberal, assumiu o poder e anulou a constituição do país, fechou o congresso nacional, as assembleias legislativas, afastou os governadores dos estados e colocou os interventores. Em 1932, São Paulo deu início ao movimento denominado de “Revolução Constitucionalista” que defendia a elaboração de uma nova constituição e o retorno dos paulistas ao governo federal. Isolado e praticamente sem apoio, os paulistas foram derrotados pelo governo federal, mas em 1934 foi elaborada uma nova constituição para o Brasil.

Resposta da questão 7: [C]

A afirmativa [II] está incorreta, porque o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) era varguista e apoiava o presidente e seu regime político.

Resposta da questão 8: [A]

Somente a proposição [A] está correta. A questão remete as diferentes interpretações sobre o conceito de “Populismo”. O Populismo no Brasil caracterizou o período que vai do movimento de 1930 que colocou o candidato derrotado (Vargas) no poder até o golpe de 1964 que derrubou o governo de Jango. Vargas de fato criou a CLT, a legislação trabalhista, mas não devemos desprezar a atuação dos novos sujeitos históricos do Brasil, o operário. Historiadores como Ângela Castro Gomes afirma que havia uma relação de troca entre os trabalhadores e o Estado.

Resposta da questão 9: [D]

A Era Vargas, 1930-1945, pode ser dividida em três momentos: Governo Provisório, 1930-1934, Governo Constitucional, 1934-1937 e a Ditadura do Estado Novo, 1937-1945. Em 1937 Vargas cancelou as eleições presidenciais e criou uma nova constituição que concedia amplos poderes ao executivo, tal carta visava dar maior legitimidade a ditadura. As demais alternativas estão incorretas. Vargas não se aliou com o nazismo e sim com Aliados na Segunda Guerra. A eleição presidencial em 1934 foi indireta e não direta. O Governo Provisório não possuía um viés democrático.

Resposta da questão 10: [C]

A afirmativa [I] está incorreta porque o movimento revolucionário a que Vargas faz referência é a Revolução de 1930.

Page 15:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

15

A afirmativa [II] está incorreta porque o governo de Vargas não foi completamente democrático, devido à instalação do Estado Novo, em 1937.

Resposta da questão 11: [B]

A questão remete a relação entre Brasil e EUA no contexto da Segunda Guerra Mundial através da propaganda da Coca-Cola. Após o ataque japonês a base americana “Pearl Harbor” em dezembro de 1941, os EUA entraram na guerra contra o EIXO (Alemanha, Itália e Japão). O Brasil governado por Vargas precisava de recursos para investir na indústria de base. Assim, com investimento dos USA, o Brasil entrou na guerra ao lado do EUA contra o EIXO. Ocorreu uma aproximação política, econômica e cultural entre Brasil e EUA. Basta observar o sucesso de Carmem Miranda naquele país. O Brasil importava muitos produtos dos Estados Unidos. Esta propaganda é apenas uma expressão daquele contexto histórico.

Resposta da questão 12: [C]

Somente a alternativa [C] está de acordo com as tabelas apresentadas. Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 até 1945. Na sua gestão ocorreu uma transição de um país rural, arcaico e tradicional para um Brasil mais moderno, urbano e industrial. Vargas mudou o modelo econômico do Brasil, de agrário exportador para uma indústria de substituição de importação. JK governou o Brasil entre 1956 e 1960, seu Plano de Metas contribuiu muito para a modernização do país. Na década de 1960 a população urbana ultrapassou a população rural e ocorreram melhorias significativas nos indicadores sociais conforme apontam as pesquisas do IBGE.

Resposta da questão 13: [B]

Dentre as características do modelo sindical criado por Lindolfo Collor estavam a união sindical de acordo com a profissão do trabalhador e a defesa do corporativismo trabalhista.

Resposta da questão 14: [A]

[I] Incorreta: porque o período do Estado Novo não foi marcado pela democracia, e sim pelo autoritarismo;

[II] Incorreta: porque o caráter ditatorial do governo de Vargas não o impedia de prestar assistência aos cidadãos brasileiros, em especial aos trabalhadores.

Resposta da questão 15: [E]

Somente a alternativa [E] está correta. A questão remete à CLT, a Consolidação das Leis Trabalhistas. Vargas assumiu a presidência do Brasil em 1930 (mesmo perdendo as eleições) diante de um movimento conhecido como “Revolução de 30”. Getúlio Vargas mudou a estrutura política, econômica e social do Brasil. Rompeu com a política descentralizada da República Velha centralizando o poder no Estado. Defendeu outro modelo econômico denominado de “indústria de substituição de importação” rompendo com o modelo agrário exportador. Também mudou seu olhar sobre o “social”. A questão social na República Velha era vista como uma questão de polícia, para o novo governo a questão social é uma questão de Estado. Desta forma, criou as leis trabalhistas visando harmonizar capital e trabalho.

Resposta da questão 16: [A]

Page 16:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

16

A participação brasileira na Segunda Guerra foi controversa: dirigindo um regime autoritário, Vargas colocou o Brasil do lado democrático da guerra, o que, a longo prazo, contribuiu para enfraquecer seu governo.

Resposta da questão 17: [C]

O Teatro de Revista surgiu no Brasil na segunda metade do século XIX e tinha influências francesas, não norte-americanas.

Resposta da questão 18: [D]

O texto do historiador Boris Fausto estabelece uma relação entre o Estado Novo, 1937-1945, com os regimes totalitários europeus. A Crise de 1929 gerou a crise do modelo liberal e surgiu um Estado mais presente, mais intervencionista. Foi uma tendência mundial. O Movimento de 1930 no Brasil, que muitos historiadores chamam de Revolução de 30, colocou Vargas no poder, mesmo este sendo derrotado no pleito eleitoral. A partir desta data, o Estado varguista ampliou muito sua esfera de atuação culminando na ditadura do Estado Novo, 1937-1945. O Estado Novo não garantiu os direitos civis. A criação da CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, procurou conciliar capital e trabalho e não reforçar o antagonismo entre trabalhadores e patrões.

Resposta da questão 19: [A]

O samba – adotado e utilizado por Vargas para forjar uma base popular de sustentação do seu governo – transformou-se em um produto nacional, legitimamente brasileiro, e passou a ser usado no discurso de modernização pelo qual o país passava.

Resposta da questão 20: [C]

Graciliano Ramos participou de um levante comunista contra o governo de Getúlio Vargas que se autodenominou Intentona Comunista. O levante foi promovido pela Aliança Nacional Libertadora com vistas a golpear o governo varguista. Por essa razão, foi duramente reprimida pelo governo, o que resultou na prisão de vários de seus participantes.

Resposta da questão 21: [B]

As afirmativas [I] e [II] estão incorretas porque a produção algodoeira se concentrou nos centros de Fortaleza, e não no interior, e os retirantes da seca não se tornaram uma mão de obra especializada, e sim uma mão de obra explorada pelos industriais.

Resposta da questão 22: [C]

A questão remete a Era Vargas, 1930-1945. Neste contexto histórico, o Brasil passou por inúmeras transformações na área social, política, econômica e cultural. Na política aumentou o poder do Estado, executivo, culminando na ditadura do Estado Novo, 1937-1945. Na economia, Getúlio mudou o modelo econômico do Brasil, de uma economia agrária exportadora para uma indústria de substituição de importação. No social, rompeu com a ideia de que a questão social é uma questão de polícia. Para Vargas, a questão social é uma questão de Estado, daí a criação da CLT, as leis trabalhistas. Adotou um nacionalismo na busca da construção de uma identidade nacional. Na constituição de 1934 foi inserido o voto secreto e feminino e as leis trabalhistas.

Page 17:  · Web viewA era Vargas (1930-1945) REVISÃO 1. (G1 - ifsc 2016) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que

17

Resposta da questão 23: [A]

A questão aponta para o projeto que o governo implantou no Brasil a partir de 1930. Vargas possuía uma formação Positivista que valorizava a ordem, progresso e disciplina. Perdeu a eleição em 1930, assumiu diante de um movimento a que muitos historiadores denominam de “Revolução de 1930”. Priorizou em seu governo a criação da CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, como forma de conciliar capital e trabalho evitando conflito. Aumentou o papel do Estado e adotou outro modelo econômico chamado de “indústria de substituição de importação”. Criou a indústria de base através das estatais como a Vale do Rio Doce e a Siderúrgica de Volta Redonda.

Resposta da questão 24: [E]

A questão faz menção ao “Queremismo”, ocorrido em maio de 1945, quando muitas pessoas defendiam a permanência de Vargas no governo. Vargas observava com cuidado o fim da Segunda Guerra Mundial e entendia que a derrota das ditaduras políticas na Europa iria influenciar diretamente no Brasil. Desta forma, o experiente presidente começou a abrir o regime político permitindo a criação de partidos políticos. Os políticos oponentes de Vargas criaram a UDN, estes entendiam que Getúlio tinha pretensões continuístas.

Resposta da questão 25: [B]

A questão remete à influência dos militares na história política da República Brasileira. A própria proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, foi caracterizada por um golpe militar que colocou o marechal Deodoro da Fonseca como presidente provisório da recém-implantada República. Em 1937, Vargas colocou a sociedade brasileira contra os comunistas para legitimar o seu golpe denominado de Estado Novo, uma ditadura política que permaneceu até 1945. Em 1964, os militares depuseram João Goulart, tomaram o poder em nome da segurança e da ordem nacional.