cnaturaiscomtic.files.wordpress.com · web viewao fim de 3 a 5 dias depois de ter sido transportado...

2
Introdução No âmbito da disciplina de Ciências Naturais fomos visitar no concelho de Santarém as Salinas de Rio Maior, com o objectivo de conseguirmos encontrar resposta para o seguinte problema: Como se formaram as salinas de Rio Maior se estão longe do mar? Como hipótese considerámos a possibilidade de haver um rio que desaguava nas salinas. Com as informações e imagens que recolhemos tirámos algumas conclusões relativamente ao problema em estudo e verificámos se a nossa hipótese estava correcta ou não. SALINAS DE RIO MAIOR As Salinas de Rio Maior ou Marinhas de Sal como são vulgarmente conhecidas, encontram-se localizadas num vale a três quilómetros de Rio Maior, mais precisamente no sopé da Serra dos Candeeiros que está a 30 quilómetros do mar. Esta zona onde as Salinas de Rio Maior se situam foi coberta por mar há 200 milhões de anos. No entanto, com o movimento das placas tectónicas o mar afundou-se e debaixo de terra ficou um grande lago salgado que se transformou em sal-gema, que é 7 vezes mais salgada do que a água do mar. Sal- Gema Este sal que é fabricado nas salinas é biológico e por ser biológico os alemães vêm cá comprar para a sua confecção do pão. No tempo dos Romanos como não havia electricidade usavam o sal para conservar os alimentos, nessa altura era como um frigorifico. Processo de obtenção de sal nas Salinas de Rio Maior: A água salgada é retirada do poço com uma bomba e é colocada em tanques e começa o processo de evaporação; De seguida, é transportada para os talhos para acabar de evaporar; Carolina Mestre; Catarina Mestre; David Serra; José Domingos Couto

Upload: lethu

Post on 21-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: cnaturaiscomtic.files.wordpress.com · Web viewAo fim de 3 a 5 dias depois de ter sido transportado para os talhos ocorre o resto da evaporação e dá-se o processo de cristalização

IntroduçãoNo âmbito da disciplina de Ciências Naturais fomos visitar no concelho de Santarém as Salinas de Rio Maior, com o objectivo de conseguirmos encontrar resposta para o seguinte problema: Como se formaram as salinas de Rio Maior se estão longe do mar? Como hipótese considerámos a possibilidade de haver um rio que desaguava nas salinas.Com as informações e imagens que recolhemos tirámos algumas conclusões relativamente ao problema em estudo e verificámos se a nossa hipótese estava correcta ou não.

SALINAS DE RIO MAIOR

As Salinas de Rio Maior ou Marinhas de Sal como são vulgarmente conhecidas, encontram-se localizadas num vale a três quilómetros de Rio Maior, mais precisamente no sopé da Serra dos Candeeiros que está a 30 quilómetros do mar.

Esta zona onde as Salinas de Rio Maior se situam foi coberta por mar há 200 milhões de anos. No entanto, com o movimento das placas tectónicas o mar afundou-se e debaixo de terra ficou um grande lago salgado que se

transformou em sal-gema, que é 7 vezes mais salgada do que a água do mar.

Sal-Gema

Este sal que é fabricado nas salinas é biológico e por ser biológico os alemães vêm cá comprar para a sua confecção do pão. No tempo dos Romanos como não havia electricidade usavam o sal para conservar os alimentos, nessa altura era como um frigorifico.

Processo de obtenção de sal nas Salinas de Rio Maior:

1º A água salgada é retirada do poço com uma bomba e é colocada em tanques e começa o processo de evaporação;

2º De seguida, é transportada para os talhos para acabar de evaporar;

3º Ao fim de 3 a 5 dias depois de ter sido transportado para os talhos ocorre o resto da evaporação e dá-se o processo de cristalização.

4º No final, o sal é apanhado e colocado nas eiras e transportado para os armazéns.

Carolina Mestre; Catarina Mestre; David Serra; José Domingos Couto

Page 2: cnaturaiscomtic.files.wordpress.com · Web viewAo fim de 3 a 5 dias depois de ter sido transportado para os talhos ocorre o resto da evaporação e dá-se o processo de cristalização

Conclusão Verificamos que o rio é subterrâneo e não desagua nas Salinas. Em tempos as Salinas tiveram ali mar, mas agora apenas está por baixo delas um lago salgado que se transformou em sal-gema. Então assim concluímos que a nossa hipótese não estava correcta.

Antigamente eram os agricultores que tratavam e guardavam o sal em pequenas casas de madeira. Contudo, como o sal estragava as fechaduras feitas em ferro, os agricultores tiveram que inventar umas em madeira.

Curiosidade: A água das salinas é tão densa que mesmo quando uma pessoa cai ao poço e não sabe nadar não se afunda.